Mestrado em Artes em Rede Nacional

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
O desenho virou gigante: Aves que migram de territórios da infância para as cores de uma parede e vice e versa
Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 01/07/2025
Área ARTES
Orientador(es)
  • Simone Rocha de Abreu
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Angela Salvatini Fakir
    Banca
    • Clarissa Lopes Suzuki
    • Patrícia Lacombe Pinheiro
    • Priscilla de Paula Pessoa
    • Simone Rocha de Abreu
    Resumo Esta dissertação investiga o processo criativo de crianças da Educação Infantil a partir de uma experiência realizada no Centro de Educação Infantil Professora Carolina N. Pelush, localizado em Ponta Porã, cidade de fronteira entre Brasil e Paraguai. A pesquisa parte de um conjunto de experiências vividas com as crianças e de memórias da autora, articulando atravessamentos entre arte, docência e infância. Foi elaborada uma sequência didática com base na escuta e na observação das ações das crianças, tomando como ponto de partida os interesses e narrativas que emergiram nas relações entre elas, os adultos, os espaços da escola e os materiais. As propostas giraram em torno da temática dos passarinhos e culminaram na criação coletiva de um mural no Parque dos Ervais. As crianças foram compreendidas como sujeitas de experiência, pensamento e invenção. A metodologia da pesquisa é qualitativa e os registros foram feitos a partir de diários de campo, registros fotográficos e falas das crianças durante as atividades. Os resultados apontam que, quando são oferecidos espaços de experimentação e liberdade, as crianças produzem saberes, imaginações e memórias de forma potente, revelando lógicas próprias de existência e criação. O mural, nesse contexto, foi compreendido como extensão e expressão dos percursos vividos pelas crianças e não apenas como produto final. Conclui-se que experiências como essa podem contribuir para a valorização dos processos criativos infantis no contexto escolar e para a ampliação do olhar docente sobre as infâncias.
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      Roda de Danças Brasileiras na Educação Infantil: Rodando, circulando, criando
      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 06/05/2025
      Área ARTES
      Orientador(es)
      • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Daynara Loubet de Barros
        Banca
        • Dora de Andrade Silva
        • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
        • Marcos Antônio Bessa Oliveira
        • Simone Rocha de Abreu
        • Vinicius da Silva Lírio
        Resumo A pesquisa aqui apresentada buscou observar, estudar e refletir sobre as rodas de danças
        populares brasileiras realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras
        Renda que Roda (MS), e por meio dos estudos apresentados elaboramos uma proposta de
        trabalho voltada para crianças da educação infantil da rede pública de ensino de Campo
        Grande - MS. Faz parte da proposta proporcionar para as crianças experiências corporais por
        meio das danças brasileiras, promovendo pensamentos e práticas não eurocêntricas, com uma
        abordagem apoiada no pensamento contra-colonial, defendido por Antônio Bispo dos Santos,
        Daniel Munduruku e pelo grupo de dança observado. Essa pesquisa tem caráter teórico-prático
        e, apesar de se apoiar em um pensamento contra-colonial, ela também se utiliza de autores e
        autoras que tratam da dança na educação, tais quais Gabriela Salvador Santinho- ao tratar das
        danças brasileiras – Ana Carolina Andrade, Isabel Marques entre outras autoras- ao tratar da
        dança na educação infantil - Marcos Antônio Almeida Campos e Patrick Anderson Martins
        Magalhães, Camila Mota Farias e Francisco José Gomes Damasceno ao tratar as danças que
        são levadas pelo grupo para as escolas durante as rodas. Além desses autores, são usados
        documentos legais que sugerem o trabalho com a dança e com a cultura brasileira na educação
        infantil, como a lei 10.639/2003 (posteriormente complementada pela lei 11.645/2008).
        Esperamos que por meio dos escritos aqui apresentados possamos compreender a potência
        das danças brasileiras na educação infantil com destaque para o trabalho realizado pelo grupo
        Renda que Roda como agente de valorização das culturas do nosso país.
        Palavras-chave: danças brasileiras; educação Infantil; práticas corporais.
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        O Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais
        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 06/03/2025
        Área ARTES
        Orientador(es)
        • Paulo Cesar Duarte Paes
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Ricardo Grassi Martins
          Banca
          • José Deribaldo Gomes dos Santos
          • Paulo Cesar Duarte Paes
          • Rafael Duailibi Maldonado
          • Simone Rocha de Abreu
          Resumo Este trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do
          ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo
          Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos
          como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem
          histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética
          e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e
          territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um
          estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no
          campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos
          documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à
          prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir
          para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos.
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          VOZ, CORPO E INCLUSÃO: benefícios do canto coral e da expressão cênica em estudantes com deficiência visual e normovisuais da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul.
          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 27/02/2025
          Área ARTES
          Orientador(es)
          • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Karoline Martinez Espinola Giglio Munhoz
            Banca
            • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
            • Ariane Guerra Barros
            • Gustavo Rodrigues Penha
            • Juliana Melleiro Rheinboldt
            Resumo A presente pesquisa visa investigar os benefícios que o ensino musical, através do canto coral, e a expressão cênica podem desenvolver em estudantes com deficiência visual e normovisuais que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS), na cidade de Campo Grande. Foram analisados os aspectos artístico-musicais e sociais que a prática vocal, aliada ao trabalho de expressão cênica, desenvolveu na vida destes estudantes. Como referenciais teóricos, destacam-se os trabalhos de educadores musicais ativos do século XX – Dalcroze e Kodály – e do contemporâneo Keith Swanwick, bem como pesquisadores e representantes do coro cênico e do corpo em movimento: Muller, Puebla e Bertazzo. Nesta pesquisa, com o objetivo de suscitar a prática da inclusão social e fortalecimento de vínculos dos educandos,
            houve a mescla de estudantes com e sem deficiência. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa-ação, com participação ativa desta pesquisadora na realização das atividades em cada etapa – por meio de gravação audiovisual dos encontros e entrevista semi-estruturada após o recital final. Tais experiências com a expressividade corporal no canto coral apontaram para um desenvolvimento significativo de cada participante, onde foram, nos relatos ao final da pesquisa,
            verificados avanços nos aspectos psicomotores e artístico-musicais individuais, bem como nas relações sociais do grupo.
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            A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 12/12/2024
            Área ARTES
            Orientador(es)
            • Gustavo Rodrigues Penha
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Arthur Henrique Sousa de Oliveira
              Banca
              • Daisy Alves Fragoso Galvao
              • Gustavo Rodrigues Penha
              • Manoel Camara Rasslan
              • Murilo Ferreira Velho de Arruda
              • Paulo Cesar Antonini de Souza
              Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
              humanizada e significativa.
              PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais
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              A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 12/12/2024
              Área ARTES
              Orientador(es)
                Coorientador(es)
                Orientando(s)
                  Banca
                    Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
                    para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
                    processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa.
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                      O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo
                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 29/08/2024
                      Área ARTES
                      Orientador(es)
                      • Ariane Guerra Barros
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Alexandre Luiz Porto Junior
                        Banca
                        • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                        • Ariane Guerra Barros
                        • Flávia Janiaski Vale
                        • William Fernandes Molina
                        Resumo RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
                        metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
                        ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
                        Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
                        entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
                        consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
                        envolvidos.
                        PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama
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                        Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais
                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 23/08/2024
                        Área ARTES
                        Orientador(es)
                        • Paulo Cesar Antonini de Souza
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Celsa Aparecida dos santos Moraes
                          Banca
                          • Elsieni Coelho da Silva
                          • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                          • Gustavo Rodrigues Penha
                          • Paulo Cesar Antonini de Souza
                          • Rafael Duailibi Maldonado
                          Resumo Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar.
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                          O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica.
                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 01/08/2024
                          Área ARTES
                          Orientador(es)
                          • Vera Lucia Penzo Fernandes
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Maria Aparecida Miatello Moraes
                            Banca
                            • Janedalva Pontes Gondim
                            • Paulo Cesar Antonini de Souza
                            • Roberta Maira de Melo
                            • Vera Lucia Penzo Fernandes
                            Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte.
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                            EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva
                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 18/07/2024
                            Área ARTES
                            Orientador(es)
                            • Vera Lucia Penzo Fernandes
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Elivane Gonçalves Graeff
                              Banca
                              • Elsieni Coelho da Silva
                              • Maristela Müller
                              • Paulo Cesar Antonini de Souza
                              • Vera Lucia Penzo Fernandes
                              Resumo Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
                              escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
                              específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
                              questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
                              visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
                              valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
                              composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
                              Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
                              democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
                              histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
                              registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
                              exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
                              intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
                              Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
                              formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
                              estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
                              exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
                              inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
                              arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
                              incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
                              enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
                              promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
                              mais conscientes e inclusivos.
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                                Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1
                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 06/03/2024
                                Área ARTES
                                Orientador(es)
                                • Paulo Cesar Duarte Paes
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Renata Soares de Oliveira Angelozi
                                  Banca
                                  • Ariane Guerra Barros
                                  • Paulo Cesar Duarte Paes
                                  • Samira Saad Pulcherio Lancillotti
                                  • Simone Rocha de Abreu
                                  Resumo Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
                                  do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
                                  elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
                                  Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
                                  estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
                                  2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
                                  arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
                                  elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
                                  ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
                                  contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
                                  assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
                                  teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
                                  história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
                                  esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
                                  vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
                                  Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber.
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                                  O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 04/03/2024
                                  Área ARTES
                                  Orientador(es)
                                  • Paulo Cesar Duarte Paes
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • José Sergio Rodrigues de Souza
                                    Banca
                                    • Ariane Guerra Barros
                                    • Carla Villamaina Centeno
                                    • Paulo Cesar Duarte Paes
                                    • Simone Rocha de Abreu
                                    Resumo O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
                                    fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
                                    contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
                                    histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
                                    concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
                                    na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
                                    ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
                                    intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
                                    Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
                                    MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
                                    penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
                                    prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
                                    humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
                                    alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
                                    artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
                                    suas representações e características, assim como referências a outras obras por
                                    meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
                                    reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
                                    denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
                                    exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
                                    comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
                                    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
                                    Artes.
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                                    ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 02/03/2024
                                    Área ARTES
                                    Orientador(es)
                                    • Simone Rocha de Abreu
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Juliana Ferreira de Almeida Arruda
                                      Banca
                                      • Dora de Andrade Silva
                                      • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                      • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                      • Simone Rocha de Abreu
                                      Resumo A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as).
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                                      INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO
                                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 01/03/2024
                                      Área ARTES
                                      Orientador(es)
                                      • Simone Rocha de Abreu
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Silvana Saturnino Teles
                                        Banca
                                        • Dora de Andrade Silva
                                        • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                        • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                        • Simone Rocha de Abreu
                                        Resumo Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados.
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                                          Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar
                                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 29/02/2024
                                          Área ARTES
                                          Orientador(es)
                                          • Gustavo Rodrigues Penha
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Elisabete Rodrigues Pereira
                                            Banca
                                            • Daisy Alves Fragoso Galvao
                                            • Gustavo Rodrigues Penha
                                            • Manoel Camara Rasslan
                                            • Mariana de Araujo Stocchero
                                            • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                            Resumo Este trabalho apresenta uma proposta teórico-prática identificando as contribuições e
                                            outras possibilidades do ensino de música desenvolvidas dentro do componente curricular Arte,
                                            através do ensino coletivo da percussão corporal juntamente com a utilização de recursos acessíveis aos estudantes, na modalidade de Ensino Médio Regular. A proposta foi vivenciada durante as aulas de Arte com estudantes de 15 a 17 anos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2023. A prática de ensino teve como propósito investigar como a percussão corporal, associada à voz (fonemas) e a recursos sonoros alternativos e acessíveis, pode contribuir e tornar possível o ensino de música nas
                                            escolas, propiciando também uma escuta sonora mais consciente e sensibilizada (educação sonora) e
                                            uma maior socialização e integração entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia aplicada
                                            na pesquisa foi a bibliográfica juntamente com a pesquisa-ação através de uma proposta pedagógica
                                            com atividades teórico-práticas e um questionário semiestruturado. O desenvolvimento das aulas se
                                            caracterizou por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de habilidades musicais que
                                            promoveu a cada avanço, um novo saber fazer, o que favoreceu o envolvimento de todos os
                                            participantes na proposta.
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                                            Da maturação à felicidade: o teatro em sala de aula - ensinando a ser feliz
                                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 20/12/2023
                                            Área ARTES
                                            Orientador(es)
                                            • Ariane Guerra Barros
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Eduardo Rellyson Menezes Araújo
                                              Banca
                                              • Ariane Guerra Barros
                                              • Matheus Vinícius de Sousa Fernandes
                                              • Paulo Cesar Duarte Paes
                                              • Simone Rocha de Abreu
                                              Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo propiciar a capacidade de
                                              desenvolver um pensamento livre, democrático, resiliente e autoconfiante que
                                              estimule a potência para a felicidade por meio do ensino de teatro em sala de
                                              aula. Para tal, exploramos o entendimento filosófico de felicidade ao longo da
                                              existência humana, construído pela civilização ocidental, analisando conceitos
                                              que identificam e contextualizam historicamente o ser humano em sua época e
                                              sociedade, e a sua busca pela felicidade. Observamos, por meio da análise feita
                                              por Marilena Chauí (2008) sobre ideologia; e da educação pelo amor, de
                                              Humberto Maturana (1995), os preceitos que nos mostram caminhos para a
                                              felicidade. Metodologicamente, nos apropriaremos da pedagogia de Paulo
                                              Freire (1987, 1996, 2001) como forma de valorizar e respeitar o lugar de fala do
                                              docente, enquanto oprimido por uma sociedade que dita a ideologia e faz as
                                              regras morais da sociedade ao qual se inserem. Destarte, utilizaremos os Jogos
                                              Teatrais e Teatro de Improvisação, de Viola Spolin (2015), contribuindo para o
                                              desenvolvimento de temas que possam realizar o despertar desejado em quem
                                              esteja inserido causando o devir esperado, tais temas são propostos de forma
                                              direta ou subentendidos nos contextos abordados nas aulas de arte, respaldados
                                              nos conceitos fornecidos também por Augusto Boal (1977, 2005, 2008), para
                                              compor a liberdade de pensamento dos discentes, contextualizando-os em seu
                                              meio, sua comunidade, sua realidade percebida.
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                                              QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico-cultural
                                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 24/08/2023
                                              Área ARTES
                                              Orientador(es)
                                              • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Sabrina Vieira da Silva Santos
                                                Banca
                                                • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
                                                • Giovana Bianca Darolt Hillesheim
                                                • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                Resumo Resumo: A pesquisa busca investigar a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e apontar pressupostos dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de reproduções de obras de arte, edifica a importância da sua presença no ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos contextualizar os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, sobre a base teórica do materialismo histórico e dialético, de seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para construção de uma educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, em meio a contradições próprias da sociedade de modelo capitalista, podem estabelecer crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum. Este trabalho, portanto, desenvolve-se com o respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte, particularmente na formação dos sentidos, e do acesso aos conhecimentos artísticos necessários à educação para a comunicação.

                                                Palavras-chave: Leitura de imagem; Artes visuais; Educação estética; Perspectiva Histórico-Crítica; Perspectiva Histórico-Cultural.
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                                                Movimento e expressão corporal na preparação vocal do coro infantil
                                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 19/06/2023
                                                Área ARTES
                                                Orientador(es)
                                                • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Alex Barbosa de Lima
                                                  Banca
                                                  • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                  • Ariane Guerra Barros
                                                  • Maria José Chevitarese de Souza Lima
                                                  • Simone Rocha de Abreu
                                                  Resumo Esta proposta de investigação retrata o aprendizado da música por meio do canto coral em
                                                  uma perspectiva do movimento, inspirada em Laban (1978, 1990) e tem motivação na
                                                  trajetória deste pesquisador, concernente à linguagem musical em escolas de educação básica.
                                                  Ela objetiva pesquisar a expressão corporal na preparação vocal do canto coral infantil,
                                                  visando à sua aplicação nas aulas de Arte no ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida
                                                  no 4º ano da Escola Municipal José do Patrocínio com alunos na faixa etária de 09 anos de
                                                  idade, e, no 5º ano da Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, com alunos na faixa
                                                  etária de 10 anos de idade, ambas escolas rurais. Especificamente, este estudo pretende
                                                  identificar a concepção dos alunos acerca da expressão corporal e preparação vocal, analisar a
                                                  proposta do Sistema Laban e sua aplicabilidade na preparação vocal do coro infantil, bem
                                                  como elaborar material didático a partir dos estudos realizados. O desenho metodológico é
                                                  orientado pela pesquisa qualitativa, com procedimentos da pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A
                                                  principal fundamentação para o movimento corporal encontra-se em Laban (1978, 1990), com
                                                  elementos como peso, tempo, espaço e fluxo, além de uma possível notação de movimentos –
                                                  a partir de seus preceitos – para direcionamentos na preparação vocal. Para um discurso
                                                  reflexivo, a pesquisa traz pressupostos da educação musical e do canto coral de autores como
                                                  Jaques-Dalcroze (1931) - com sua perspectiva de música relacionada ao movimento corporal -
                                                  Gaborim-Moreira (2015) e Leck (2020), com as abordagens teórico-metodológicas e
                                                  experiências no canto coral, além de outros aportes teóricos pertinentes, com a finalidade de
                                                  propiciar uma prática pedagógica que se insira na realidade da sala de aula.
                                                  Palavras-chave: educação musical no ensino fundamental, canto coral infantojuvenil,
                                                  Movimento e expressão corporal, Laban
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                                                  CINEMAÇÃO: o audiovisual como instrumento de criação artística nas aulas de arte
                                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 29/05/2023
                                                  Área ARTES
                                                  Orientador(es)
                                                  • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Thais Mendes Sampaio
                                                    Banca
                                                    • Daniela Giovana Siqueira
                                                    • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
                                                    • Paulo Cesar Duarte Paes
                                                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                    Resumo Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem
                                                    audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio
                                                    durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma
                                                    escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do
                                                    audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza
                                                    qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com
                                                    análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma
                                                    proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da
                                                    Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos
                                                    presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa
                                                    ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa
                                                    contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender
                                                    como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer
                                                    do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos
                                                    as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e
                                                    os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo
                                                    criativo por meio da linguagem audiovisual.
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                                                    O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.
                                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                    Tipo Dissertação
                                                    Data 22/05/2023
                                                    Área ARTES
                                                    Orientador(es)
                                                    • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                    Coorientador(es)
                                                      Orientando(s)
                                                      • Hudson de Souza Campos
                                                      Banca
                                                      • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                      • Gustavo Rodrigues Penha
                                                      • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
                                                      • Simone Rocha de Abreu
                                                      Resumo Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
                                                      o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
                                                      aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
                                                      repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
                                                      pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
                                                      pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
                                                      somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
                                                      gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
                                                      Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
                                                      teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
                                                      Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
                                                      Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
                                                      gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
                                                      também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
                                                      universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
                                                      documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
                                                      Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
                                                      objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
                                                      habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
                                                      previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
                                                      linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
                                                      da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
                                                      Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
                                                      com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
                                                      fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
                                                      processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
                                                      uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
                                                      encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
                                                      acordo com a realidade e o contexto da escola.
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