Mestrado em Artes em Rede Nacional

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 12/12/2024
Área ARTES
Orientador(es)
  • Gustavo Rodrigues Penha
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Arthur Henrique Sousa de Oliveira
    Banca
    • Daisy Alves Fragoso Galvao
    • Gustavo Rodrigues Penha
    • Manoel Camara Rasslan
    • Murilo Ferreira Velho de Arruda
    • Paulo Cesar Antonini de Souza
    Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
    humanizada e significativa.
    PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais
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    A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 12/12/2024
    Área ARTES
    Orientador(es)
      Coorientador(es)
      Orientando(s)
        Banca
          Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
          para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
          processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa.
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            O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo
            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 29/08/2024
            Área ARTES
            Orientador(es)
            • Ariane Guerra Barros
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Alexandre Luiz Porto Junior
              Banca
              • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
              • Ariane Guerra Barros
              • Flávia Janiaski Vale
              • William Fernandes Molina
              Resumo RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
              metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
              ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
              Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
              entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
              consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
              envolvidos.
              PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama
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              Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais
              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 23/08/2024
              Área ARTES
              Orientador(es)
              • Paulo Cesar Antonini de Souza
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Celsa Aparecida dos santos Moraes
                Banca
                • Elsieni Coelho da Silva
                • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                • Gustavo Rodrigues Penha
                • Paulo Cesar Antonini de Souza
                • Rafael Duailibi Maldonado
                Resumo Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar.
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                O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica.
                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 01/08/2024
                Área ARTES
                Orientador(es)
                • Vera Lucia Penzo Fernandes
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Maria Aparecida Miatello Moraes
                  Banca
                  • Janedalva Pontes Gondim
                  • Paulo Cesar Antonini de Souza
                  • Roberta Maira de Melo
                  • Vera Lucia Penzo Fernandes
                  Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte.
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                  EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva
                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 18/07/2024
                  Área ARTES
                  Orientador(es)
                  • Vera Lucia Penzo Fernandes
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Elivane Gonçalves Graeff
                    Banca
                    • Elsieni Coelho da Silva
                    • Maristela Müller
                    • Paulo Cesar Antonini de Souza
                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                    Resumo Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
                    escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
                    específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
                    questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
                    visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
                    valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
                    composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
                    Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
                    democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
                    histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
                    registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
                    exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
                    intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
                    Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
                    formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
                    estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
                    exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
                    inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
                    arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
                    incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
                    enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
                    promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
                    mais conscientes e inclusivos.
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                      Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1
                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 06/03/2024
                      Área ARTES
                      Orientador(es)
                      • Paulo Cesar Duarte Paes
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Renata Soares de Oliveira Angelozi
                        Banca
                        • Ariane Guerra Barros
                        • Paulo Cesar Duarte Paes
                        • Samira Saad Pulcherio Lancillotti
                        • Simone Rocha de Abreu
                        Resumo Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
                        do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
                        elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
                        Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
                        estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
                        2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
                        arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
                        elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
                        ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
                        contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
                        assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
                        teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
                        história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
                        esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
                        vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
                        Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber.
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                        O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 04/03/2024
                        Área ARTES
                        Orientador(es)
                        • Paulo Cesar Duarte Paes
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • José Sergio Rodrigues de Souza
                          Banca
                          • Ariane Guerra Barros
                          • Carla Villamaina Centeno
                          • Paulo Cesar Duarte Paes
                          • Simone Rocha de Abreu
                          Resumo O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
                          fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
                          contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
                          histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
                          concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
                          na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
                          ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
                          intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
                          Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
                          MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
                          penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
                          prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
                          humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
                          alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
                          artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
                          suas representações e características, assim como referências a outras obras por
                          meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
                          reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
                          denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
                          exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
                          comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
                          Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
                          Artes.
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                          ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 02/03/2024
                          Área ARTES
                          Orientador(es)
                          • Simone Rocha de Abreu
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Juliana Ferreira de Almeida Arruda
                            Banca
                            • Dora de Andrade Silva
                            • Patrícia Lacombe Pinheiro
                            • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                            • Simone Rocha de Abreu
                            Resumo A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as).
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                            INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO
                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                            Tipo Artigo Científico
                            Data 01/03/2024
                            Área ARTES
                            Orientador(es)
                            • Simone Rocha de Abreu
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Silvana Saturnino Teles
                              Banca
                              • Dora de Andrade Silva
                              • Patrícia Lacombe Pinheiro
                              • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                              • Simone Rocha de Abreu
                              Resumo Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados.
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                                Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar
                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 29/02/2024
                                Área ARTES
                                Orientador(es)
                                • Gustavo Rodrigues Penha
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Elisabete Rodrigues Pereira
                                  Banca
                                  • Daisy Alves Fragoso Galvao
                                  • Gustavo Rodrigues Penha
                                  • Manoel Camara Rasslan
                                  • Mariana de Araujo Stocchero
                                  • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                  Resumo Este trabalho apresenta uma proposta teórico-prática identificando as contribuições e
                                  outras possibilidades do ensino de música desenvolvidas dentro do componente curricular Arte,
                                  através do ensino coletivo da percussão corporal juntamente com a utilização de recursos acessíveis aos estudantes, na modalidade de Ensino Médio Regular. A proposta foi vivenciada durante as aulas de Arte com estudantes de 15 a 17 anos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2023. A prática de ensino teve como propósito investigar como a percussão corporal, associada à voz (fonemas) e a recursos sonoros alternativos e acessíveis, pode contribuir e tornar possível o ensino de música nas
                                  escolas, propiciando também uma escuta sonora mais consciente e sensibilizada (educação sonora) e
                                  uma maior socialização e integração entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia aplicada
                                  na pesquisa foi a bibliográfica juntamente com a pesquisa-ação através de uma proposta pedagógica
                                  com atividades teórico-práticas e um questionário semiestruturado. O desenvolvimento das aulas se
                                  caracterizou por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de habilidades musicais que
                                  promoveu a cada avanço, um novo saber fazer, o que favoreceu o envolvimento de todos os
                                  participantes na proposta.
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                                  Da maturação à felicidade: o teatro em sala de aula - ensinando a ser feliz
                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 20/12/2023
                                  Área ARTES
                                  Orientador(es)
                                  • Ariane Guerra Barros
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Eduardo Rellyson Menezes Araújo
                                    Banca
                                    • Ariane Guerra Barros
                                    • Matheus Vinícius de Sousa Fernandes
                                    • Paulo Cesar Duarte Paes
                                    • Simone Rocha de Abreu
                                    Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo propiciar a capacidade de
                                    desenvolver um pensamento livre, democrático, resiliente e autoconfiante que
                                    estimule a potência para a felicidade por meio do ensino de teatro em sala de
                                    aula. Para tal, exploramos o entendimento filosófico de felicidade ao longo da
                                    existência humana, construído pela civilização ocidental, analisando conceitos
                                    que identificam e contextualizam historicamente o ser humano em sua época e
                                    sociedade, e a sua busca pela felicidade. Observamos, por meio da análise feita
                                    por Marilena Chauí (2008) sobre ideologia; e da educação pelo amor, de
                                    Humberto Maturana (1995), os preceitos que nos mostram caminhos para a
                                    felicidade. Metodologicamente, nos apropriaremos da pedagogia de Paulo
                                    Freire (1987, 1996, 2001) como forma de valorizar e respeitar o lugar de fala do
                                    docente, enquanto oprimido por uma sociedade que dita a ideologia e faz as
                                    regras morais da sociedade ao qual se inserem. Destarte, utilizaremos os Jogos
                                    Teatrais e Teatro de Improvisação, de Viola Spolin (2015), contribuindo para o
                                    desenvolvimento de temas que possam realizar o despertar desejado em quem
                                    esteja inserido causando o devir esperado, tais temas são propostos de forma
                                    direta ou subentendidos nos contextos abordados nas aulas de arte, respaldados
                                    nos conceitos fornecidos também por Augusto Boal (1977, 2005, 2008), para
                                    compor a liberdade de pensamento dos discentes, contextualizando-os em seu
                                    meio, sua comunidade, sua realidade percebida.
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                                    QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico-cultural
                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 24/08/2023
                                    Área ARTES
                                    Orientador(es)
                                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Sabrina Vieira da Silva Santos
                                      Banca
                                      • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
                                      • Giovana Bianca Darolt Hillesheim
                                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                      • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                      Resumo Resumo: A pesquisa busca investigar a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e apontar pressupostos dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de reproduções de obras de arte, edifica a importância da sua presença no ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos contextualizar os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, sobre a base teórica do materialismo histórico e dialético, de seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para construção de uma educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, em meio a contradições próprias da sociedade de modelo capitalista, podem estabelecer crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum. Este trabalho, portanto, desenvolve-se com o respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte, particularmente na formação dos sentidos, e do acesso aos conhecimentos artísticos necessários à educação para a comunicação.

                                      Palavras-chave: Leitura de imagem; Artes visuais; Educação estética; Perspectiva Histórico-Crítica; Perspectiva Histórico-Cultural.
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                                      Movimento e expressão corporal na preparação vocal do coro infantil
                                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 19/06/2023
                                      Área ARTES
                                      Orientador(es)
                                      • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Alex Barbosa de Lima
                                        Banca
                                        • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                        • Ariane Guerra Barros
                                        • Maria José Chevitarese de Souza Lima
                                        • Simone Rocha de Abreu
                                        Resumo Esta proposta de investigação retrata o aprendizado da música por meio do canto coral em
                                        uma perspectiva do movimento, inspirada em Laban (1978, 1990) e tem motivação na
                                        trajetória deste pesquisador, concernente à linguagem musical em escolas de educação básica.
                                        Ela objetiva pesquisar a expressão corporal na preparação vocal do canto coral infantil,
                                        visando à sua aplicação nas aulas de Arte no ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida
                                        no 4º ano da Escola Municipal José do Patrocínio com alunos na faixa etária de 09 anos de
                                        idade, e, no 5º ano da Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, com alunos na faixa
                                        etária de 10 anos de idade, ambas escolas rurais. Especificamente, este estudo pretende
                                        identificar a concepção dos alunos acerca da expressão corporal e preparação vocal, analisar a
                                        proposta do Sistema Laban e sua aplicabilidade na preparação vocal do coro infantil, bem
                                        como elaborar material didático a partir dos estudos realizados. O desenho metodológico é
                                        orientado pela pesquisa qualitativa, com procedimentos da pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A
                                        principal fundamentação para o movimento corporal encontra-se em Laban (1978, 1990), com
                                        elementos como peso, tempo, espaço e fluxo, além de uma possível notação de movimentos –
                                        a partir de seus preceitos – para direcionamentos na preparação vocal. Para um discurso
                                        reflexivo, a pesquisa traz pressupostos da educação musical e do canto coral de autores como
                                        Jaques-Dalcroze (1931) - com sua perspectiva de música relacionada ao movimento corporal -
                                        Gaborim-Moreira (2015) e Leck (2020), com as abordagens teórico-metodológicas e
                                        experiências no canto coral, além de outros aportes teóricos pertinentes, com a finalidade de
                                        propiciar uma prática pedagógica que se insira na realidade da sala de aula.
                                        Palavras-chave: educação musical no ensino fundamental, canto coral infantojuvenil,
                                        Movimento e expressão corporal, Laban
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                                        CINEMAÇÃO: o audiovisual como instrumento de criação artística nas aulas de arte
                                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 29/05/2023
                                        Área ARTES
                                        Orientador(es)
                                        • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Thais Mendes Sampaio
                                          Banca
                                          • Daniela Giovana Siqueira
                                          • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
                                          • Paulo Cesar Duarte Paes
                                          • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                          Resumo Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem
                                          audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio
                                          durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma
                                          escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do
                                          audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza
                                          qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com
                                          análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma
                                          proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da
                                          Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos
                                          presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa
                                          ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa
                                          contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender
                                          como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer
                                          do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos
                                          as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e
                                          os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo
                                          criativo por meio da linguagem audiovisual.
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                                          O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.
                                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 22/05/2023
                                          Área ARTES
                                          Orientador(es)
                                          • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Hudson de Souza Campos
                                            Banca
                                            • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                            • Gustavo Rodrigues Penha
                                            • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
                                            • Simone Rocha de Abreu
                                            Resumo Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
                                            o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
                                            aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
                                            repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
                                            pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
                                            pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
                                            somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
                                            gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
                                            Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
                                            teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
                                            Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
                                            Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
                                            gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
                                            também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
                                            universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
                                            documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
                                            Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
                                            objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
                                            habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
                                            previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
                                            linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
                                            da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
                                            Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
                                            com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
                                            fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
                                            processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
                                            uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
                                            encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
                                            acordo com a realidade e o contexto da escola.
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                                            DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
                                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 11/05/2023
                                            Área ARTES
                                            Orientador(es)
                                            • Ariane Guerra Barros
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Vanessa Lopes Ribeiro
                                              Banca
                                              • Ariane Guerra Barros
                                              • Manoel Camara Rasslan
                                              • Sulian Vieira Pacheco
                                              • Tharyn Stazak de Freitas
                                              Resumo A presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama
                                              com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a
                                              efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão
                                              foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos
                                              Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu
                                              do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os
                                              episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra
                                              correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no
                                              processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação
                                              cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a
                                              discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington
                                              Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral.
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                                              A contação de história na educação infantil: Teatralidade e Educação Somática.
                                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 21/03/2023
                                              Área ARTES
                                              Orientador(es)
                                              • Dora de Andrade Silva
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Ana Paula Galdino da Silva
                                                Banca
                                                • Dora de Andrade Silva
                                                • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                                                • Simone Rocha de Abreu
                                                • Vinicius da Silva Lírio
                                                Resumo Esta pesquisa, vinculada ao programa do Mestrado Profissional em Artes -
                                                Prof-Artes, buscou discutir a prática da contação de história na formação da criança na
                                                educação infantil, ao propor elementos do teatro e alguns princípios da educação somática
                                                para a sala de aula sob a perspectiva de seus possíveis desdobramentos criativos e
                                                pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento teórico dos principais pressupostos
                                                da educação somática, investigando ainda o campo da teatralidade e da contação de
                                                histórias. O presente estudo traz um levantamento bibliográfico dos temas contação de
                                                história, educação somática, teatralidade e educação infantil, abordados na pesquisa e
                                                elabora um roteiro de experimentações pensadas para sala de aula. A partir de Slade
                                                (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey
                                                (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) e Janiaski (2021),
                                                entre outros teóricos, a pesquisa buscou compreender as possíveis relações e
                                                complementaridades entre contação de história, teatralidade e princípios da educação
                                                somática presentes na prática pedagógica em sala de aula.
                                                Palavras-chave: Arte educação; Artes Cênicas; Teatro; Corpo.
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                                                (da) terra vermelha do Itamaracá: possibilidades de experimentação e criação em artes cênicas para a sala de aula
                                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 13/03/2023
                                                Área ARTES
                                                Orientador(es)
                                                • Dora de Andrade Silva
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Adeline Silva Barreto Souza
                                                  Banca
                                                  • Dora de Andrade Silva
                                                  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                                                  • Marcos Antônio Bessa Oliveira
                                                  • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                  Resumo Esta é uma pesquisa em arte que se propôs aproximar pesquisadora e objeto, refletindo sobre
                                                  os percursos criativos pelos quais ambos passaram durante a construção de um experimento
                                                  cênico. Este foi desenvolvido de forma colaborativa, nas aulas de Arte, com as crianças da
                                                  turma 2° ano A do ensino fundamental I, da Escola Municipal Antônio José Paniago. A
                                                  fim de reconhecer e valorizar a criança como produtora de arte, cultura e conhecimento, irei
                                                  me apoiar em estudos de cultura, sobretudo das pesquisas desenvolvidas pelo artistaprofessor-pesquisador local Bessa-Oliveira. As práticas corporais para a experimentação e
                                                  criação em artes cênicas foram desenvolvidas segundo abordagens da educação somática
                                                  que entendem o corpo como uma unidade e o sujeito enquanto uma singularidade, e para
                                                  tanto contei, principalmente, com as reflexões das autoras Miller (2012 e 2016),
                                                  Strazzacappa (2012) e Silva e Santinho (2016 e 2016A). Trago ainda, contribuições da crítica
                                                  genética, a partir de Salles (2011), para analisar os caminhos criativos percorridos, bem
                                                  como rastros, abandonos, leis internas, tensões, etc., que emergiram durante a criação do
                                                  experimento cênico. Assim, lancei mão do método cartográfico de pesquisa para
                                                  acompanhar os percursos criativos do experimento cênico a partir dos autores Rabelo (2014
                                                  e 2021), Passos; Kastrup; Escóssia (2020). O processo criativo compreendeu cinco etapas,
                                                  nomeadas, nesta pesquisa, de pistas metodológicas: prólogo, memória, aqui e agora, sonhos
                                                  e epílogo. As pistas se deram de forma lúdica, a partir de jogos de improvisação em dança e
                                                  teatro, que buscaram convidar para dentro do processo criativo histórias, memórias e sonhos
                                                  das próprias crianças, selecionadas e contadas por elas. Todo o percurso resultou na
                                                  elaboração de uma proposta pedagógica abrangendo experiências vividas durante esta
                                                  pesquisa, a fim de colaborar com o ensino das artes cênicas para a sala de aula.
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                                                  A PRODUÇÃO DE MULHERES ARTISTAS NO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TATEANDO PRESENÇA E AUSÊNCIAS
                                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 11/03/2023
                                                  Área ARTES
                                                  Orientador(es)
                                                  • Simone Rocha de Abreu
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Kassiane Ribeiro Sena Massuda
                                                    Banca
                                                    • Dora de Andrade Silva
                                                    • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                                                    • Maristela Sanches Rodrigues
                                                    • Simone Rocha de Abreu
                                                    Resumo O presente trabalho tem por temática a presença da produção de mulheres artistas latino-americanas como referência visual/imagética no ensino de Arte na Educação Básica. Partindo de inquietações advindas da prática enquanto arte-educadora e tendo como premissa a relevância da produção de mulheres artistas para o ensino de Arte, apresento essa pesquisa, que se constrói com abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados questionário e entrevistas semiestruturadas com professoras/professores de Arte, atuantes na Educação Básica (EB) na rede pública municipal de Campo Grande -MS. Pautada na teoria decolonial, parte da hipótese de que as mulheres artistas são pouco ou não são trabalhadas neste contexto. Além de, em linhas iniciais, corroborar tal hipótese, a pesquisa revela presenças e muitas ausências de mulheres artistas no ensino de Arte na EB, assim como na formação docente. A escrita foi organizada em três partes principais: As vozes que orientam o caminho (orbitam entre conceitos da abordagem decolonial, a curadoria educativa, a Abordagem Triangular e mediação cultural); As mulheres artistas estão na escola? (traz discussões em torno dos questionários e entrevista semiestruturadas com arte-educadoras/educadores); Construções curatoriais coletivas (um relato de experiência da construção curatorial coletiva enaltecendo a produção de mulheres artistas junto à/aos professoras/professores participantes da pesquisa). A escola na qual os questionários, entrevistas e a construção curatorial foram construídas é onde a própria pesquisadora atua como docente do componente curricular Arte desde 2010.
                                                    Palavras-chave: Mulheres Artistas, Arte latino-americana, Práticas docentes, Representatividade, Decolonialidade;
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