A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/12/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Arthur Henrique Sousa de Oliveira
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Banca |
- Daisy Alves Fragoso Galvao
- Gustavo Rodrigues Penha
- Manoel Camara Rasslan
- Murilo Ferreira Velho de Arruda
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Resumo |
Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
humanizada e significativa.
PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais |
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A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/12/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa. |
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O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Alexandre Luiz Porto Junior
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Ariane Guerra Barros
- Flávia Janiaski Vale
- William Fernandes Molina
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Resumo |
RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
envolvidos.
PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama |
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Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Celsa Aparecida dos santos Moraes
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Fábio Ricardo Mizuno Lemos
- Gustavo Rodrigues Penha
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Rafael Duailibi Maldonado
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Resumo |
Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar. |
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O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica. |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria Aparecida Miatello Moraes
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Banca |
- Janedalva Pontes Gondim
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Roberta Maira de Melo
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte. |
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EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/07/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Maristela Müller
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
mais conscientes e inclusivos. |
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Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1 |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Renata Soares de Oliveira Angelozi
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Samira Saad Pulcherio Lancillotti
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber. |
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O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- José Sergio Rodrigues de Souza
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Carla Villamaina Centeno
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
suas representações e características, assim como referências a outras obras por
meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
Artes. |
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ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
02/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliana Ferreira de Almeida Arruda
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Patrícia Lacombe Pinheiro
- Sidiney Peterson Ferreira de Lima
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as). |
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INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
01/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Patrícia Lacombe Pinheiro
- Sidiney Peterson Ferreira de Lima
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados. |
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Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Elisabete Rodrigues Pereira
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Banca |
- Daisy Alves Fragoso Galvao
- Gustavo Rodrigues Penha
- Manoel Camara Rasslan
- Mariana de Araujo Stocchero
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Resumo |
Este trabalho apresenta uma proposta teórico-prática identificando as contribuições e
outras possibilidades do ensino de música desenvolvidas dentro do componente curricular Arte,
através do ensino coletivo da percussão corporal juntamente com a utilização de recursos acessíveis aos estudantes, na modalidade de Ensino Médio Regular. A proposta foi vivenciada durante as aulas de Arte com estudantes de 15 a 17 anos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2023. A prática de ensino teve como propósito investigar como a percussão corporal, associada à voz (fonemas) e a recursos sonoros alternativos e acessíveis, pode contribuir e tornar possível o ensino de música nas
escolas, propiciando também uma escuta sonora mais consciente e sensibilizada (educação sonora) e
uma maior socialização e integração entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia aplicada
na pesquisa foi a bibliográfica juntamente com a pesquisa-ação através de uma proposta pedagógica
com atividades teórico-práticas e um questionário semiestruturado. O desenvolvimento das aulas se
caracterizou por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de habilidades musicais que
promoveu a cada avanço, um novo saber fazer, o que favoreceu o envolvimento de todos os
participantes na proposta. |
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Da maturação à felicidade: o teatro em sala de aula - ensinando a ser feliz |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/12/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Eduardo Rellyson Menezes Araújo
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Matheus Vinícius de Sousa Fernandes
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo propiciar a capacidade de
desenvolver um pensamento livre, democrático, resiliente e autoconfiante que
estimule a potência para a felicidade por meio do ensino de teatro em sala de
aula. Para tal, exploramos o entendimento filosófico de felicidade ao longo da
existência humana, construído pela civilização ocidental, analisando conceitos
que identificam e contextualizam historicamente o ser humano em sua época e
sociedade, e a sua busca pela felicidade. Observamos, por meio da análise feita
por Marilena Chauí (2008) sobre ideologia; e da educação pelo amor, de
Humberto Maturana (1995), os preceitos que nos mostram caminhos para a
felicidade. Metodologicamente, nos apropriaremos da pedagogia de Paulo
Freire (1987, 1996, 2001) como forma de valorizar e respeitar o lugar de fala do
docente, enquanto oprimido por uma sociedade que dita a ideologia e faz as
regras morais da sociedade ao qual se inserem. Destarte, utilizaremos os Jogos
Teatrais e Teatro de Improvisação, de Viola Spolin (2015), contribuindo para o
desenvolvimento de temas que possam realizar o despertar desejado em quem
esteja inserido causando o devir esperado, tais temas são propostos de forma
direta ou subentendidos nos contextos abordados nas aulas de arte, respaldados
nos conceitos fornecidos também por Augusto Boal (1977, 2005, 2008), para
compor a liberdade de pensamento dos discentes, contextualizando-os em seu
meio, sua comunidade, sua realidade percebida. |
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QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico-cultural |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Sabrina Vieira da Silva Santos
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Banca |
- Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
- Giovana Bianca Darolt Hillesheim
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Resumo: A pesquisa busca investigar a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e apontar pressupostos dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de reproduções de obras de arte, edifica a importância da sua presença no ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos contextualizar os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, sobre a base teórica do materialismo histórico e dialético, de seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para construção de uma educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, em meio a contradições próprias da sociedade de modelo capitalista, podem estabelecer crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum. Este trabalho, portanto, desenvolve-se com o respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte, particularmente na formação dos sentidos, e do acesso aos conhecimentos artísticos necessários à educação para a comunicação.
Palavras-chave: Leitura de imagem; Artes visuais; Educação estética; Perspectiva Histórico-Crítica; Perspectiva Histórico-Cultural. |
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Movimento e expressão corporal na preparação vocal do coro infantil |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/06/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Ariane Guerra Barros
- Maria José Chevitarese de Souza Lima
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta proposta de investigação retrata o aprendizado da música por meio do canto coral em
uma perspectiva do movimento, inspirada em Laban (1978, 1990) e tem motivação na
trajetória deste pesquisador, concernente à linguagem musical em escolas de educação básica.
Ela objetiva pesquisar a expressão corporal na preparação vocal do canto coral infantil,
visando à sua aplicação nas aulas de Arte no ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida
no 4º ano da Escola Municipal José do Patrocínio com alunos na faixa etária de 09 anos de
idade, e, no 5º ano da Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, com alunos na faixa
etária de 10 anos de idade, ambas escolas rurais. Especificamente, este estudo pretende
identificar a concepção dos alunos acerca da expressão corporal e preparação vocal, analisar a
proposta do Sistema Laban e sua aplicabilidade na preparação vocal do coro infantil, bem
como elaborar material didático a partir dos estudos realizados. O desenho metodológico é
orientado pela pesquisa qualitativa, com procedimentos da pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A
principal fundamentação para o movimento corporal encontra-se em Laban (1978, 1990), com
elementos como peso, tempo, espaço e fluxo, além de uma possível notação de movimentos –
a partir de seus preceitos – para direcionamentos na preparação vocal. Para um discurso
reflexivo, a pesquisa traz pressupostos da educação musical e do canto coral de autores como
Jaques-Dalcroze (1931) - com sua perspectiva de música relacionada ao movimento corporal -
Gaborim-Moreira (2015) e Leck (2020), com as abordagens teórico-metodológicas e
experiências no canto coral, além de outros aportes teóricos pertinentes, com a finalidade de
propiciar uma prática pedagógica que se insira na realidade da sala de aula.
Palavras-chave: educação musical no ensino fundamental, canto coral infantojuvenil,
Movimento e expressão corporal, Laban |
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CINEMAÇÃO: o audiovisual como instrumento de criação artística nas aulas de arte |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/05/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniela Giovana Siqueira
- Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem
audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio
durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma
escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do
audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza
qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com
análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma
proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da
Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos
presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa
ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa
contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender
como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer
do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos
as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e
os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo
criativo por meio da linguagem audiovisual.
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O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula. |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Gustavo Rodrigues Penha
- Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
acordo com a realidade e o contexto da escola. |
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DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/05/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Manoel Camara Rasslan
- Sulian Vieira Pacheco
- Tharyn Stazak de Freitas
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Resumo |
A presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama
com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a
efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão
foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos
Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu
do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os
episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra
correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no
processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação
cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a
discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington
Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral. |
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A contação de história na educação infantil: Teatralidade e Educação Somática. |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/03/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ana Paula Galdino da Silva
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Gabriela Di Donato Salvador Santinho
- Simone Rocha de Abreu
- Vinicius da Silva Lírio
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Resumo |
Esta pesquisa, vinculada ao programa do Mestrado Profissional em Artes -
Prof-Artes, buscou discutir a prática da contação de história na formação da criança na
educação infantil, ao propor elementos do teatro e alguns princípios da educação somática
para a sala de aula sob a perspectiva de seus possíveis desdobramentos criativos e
pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento teórico dos principais pressupostos
da educação somática, investigando ainda o campo da teatralidade e da contação de
histórias. O presente estudo traz um levantamento bibliográfico dos temas contação de
história, educação somática, teatralidade e educação infantil, abordados na pesquisa e
elabora um roteiro de experimentações pensadas para sala de aula. A partir de Slade
(1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey
(2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) e Janiaski (2021),
entre outros teóricos, a pesquisa buscou compreender as possíveis relações e
complementaridades entre contação de história, teatralidade e princípios da educação
somática presentes na prática pedagógica em sala de aula.
Palavras-chave: Arte educação; Artes Cênicas; Teatro; Corpo. |
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(da) terra vermelha do Itamaracá: possibilidades de experimentação e criação em artes cênicas para a sala de aula |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/03/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Adeline Silva Barreto Souza
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Gabriela Di Donato Salvador Santinho
- Marcos Antônio Bessa Oliveira
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Resumo |
Esta é uma pesquisa em arte que se propôs aproximar pesquisadora e objeto, refletindo sobre
os percursos criativos pelos quais ambos passaram durante a construção de um experimento
cênico. Este foi desenvolvido de forma colaborativa, nas aulas de Arte, com as crianças da
turma 2° ano A do ensino fundamental I, da Escola Municipal Antônio José Paniago. A
fim de reconhecer e valorizar a criança como produtora de arte, cultura e conhecimento, irei
me apoiar em estudos de cultura, sobretudo das pesquisas desenvolvidas pelo artistaprofessor-pesquisador local Bessa-Oliveira. As práticas corporais para a experimentação e
criação em artes cênicas foram desenvolvidas segundo abordagens da educação somática
que entendem o corpo como uma unidade e o sujeito enquanto uma singularidade, e para
tanto contei, principalmente, com as reflexões das autoras Miller (2012 e 2016),
Strazzacappa (2012) e Silva e Santinho (2016 e 2016A). Trago ainda, contribuições da crítica
genética, a partir de Salles (2011), para analisar os caminhos criativos percorridos, bem
como rastros, abandonos, leis internas, tensões, etc., que emergiram durante a criação do
experimento cênico. Assim, lancei mão do método cartográfico de pesquisa para
acompanhar os percursos criativos do experimento cênico a partir dos autores Rabelo (2014
e 2021), Passos; Kastrup; Escóssia (2020). O processo criativo compreendeu cinco etapas,
nomeadas, nesta pesquisa, de pistas metodológicas: prólogo, memória, aqui e agora, sonhos
e epílogo. As pistas se deram de forma lúdica, a partir de jogos de improvisação em dança e
teatro, que buscaram convidar para dentro do processo criativo histórias, memórias e sonhos
das próprias crianças, selecionadas e contadas por elas. Todo o percurso resultou na
elaboração de uma proposta pedagógica abrangendo experiências vividas durante esta
pesquisa, a fim de colaborar com o ensino das artes cênicas para a sala de aula. |
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A PRODUÇÃO DE MULHERES ARTISTAS NO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TATEANDO PRESENÇA E AUSÊNCIAS |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/03/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Kassiane Ribeiro Sena Massuda
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Gabriela Di Donato Salvador Santinho
- Maristela Sanches Rodrigues
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
O presente trabalho tem por temática a presença da produção de mulheres artistas latino-americanas como referência visual/imagética no ensino de Arte na Educação Básica. Partindo de inquietações advindas da prática enquanto arte-educadora e tendo como premissa a relevância da produção de mulheres artistas para o ensino de Arte, apresento essa pesquisa, que se constrói com abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados questionário e entrevistas semiestruturadas com professoras/professores de Arte, atuantes na Educação Básica (EB) na rede pública municipal de Campo Grande -MS. Pautada na teoria decolonial, parte da hipótese de que as mulheres artistas são pouco ou não são trabalhadas neste contexto. Além de, em linhas iniciais, corroborar tal hipótese, a pesquisa revela presenças e muitas ausências de mulheres artistas no ensino de Arte na EB, assim como na formação docente. A escrita foi organizada em três partes principais: As vozes que orientam o caminho (orbitam entre conceitos da abordagem decolonial, a curadoria educativa, a Abordagem Triangular e mediação cultural); As mulheres artistas estão na escola? (traz discussões em torno dos questionários e entrevista semiestruturadas com arte-educadoras/educadores); Construções curatoriais coletivas (um relato de experiência da construção curatorial coletiva enaltecendo a produção de mulheres artistas junto à/aos professoras/professores participantes da pesquisa). A escola na qual os questionários, entrevistas e a construção curatorial foram construídas é onde a própria pesquisadora atua como docente do componente curricular Arte desde 2010.
Palavras-chave: Mulheres Artistas, Arte latino-americana, Práticas docentes, Representatividade, Decolonialidade;
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