“O PASSO” COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Jorge Augusto Mendes Geraldo
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Paulo Cesar Ribeiro Gauna
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Banca |
- Gustavo Rodrigues Penha
- Jorge Augusto Mendes Geraldo
- Marcus Vinicius Medeiros Pereira
- Mariana de Araujo Stocchero
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Resumo |
Esta pesquisa investigou a aplicação do método “O Passo” para o ensino de música nos anos
finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
“O Passo” é um sistema estruturado que se utiliza do corpo num andar localizado dentro de uma
métrica, da voz e de palmas, permitindo a experimentação integrada de elementos rítmicos,
melódicos e harmônicos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi bibliográfico-documental e teve
como objetivo compreender a relação entre a referida metodologia e os princípios da Educação
Básica, visando a elaboração de uma proposta pedagógica que possibilite experiências estéticas e
uma aprendizagem significativa. As análises foram ancoradas em referenciais teóricos da
sociologia da cultura e da educação musical, a partir de conceitos como habitus conservatorial,
cultura escolar e metodologias ativas. O desenho metodológico incluiu a análise dos marcos
legais que orientam a presença da música como componente curricular da Arte, como a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande-MS
e a Lei 13.278/2016, bem como a consulta a documentos privativos da escola investigada, como
seu projeto político-pedagógico. Como resultado, foi proposta uma sequência didática que
estimula a experiência estética, identificando os limites e as possibilidades do método “O Passo”
no contexto escolar. Concluiu-se que o método se apresenta como uma potente alternativa ao
habitus conservatorial, pois, por meio da valorização do corpo, da música popular e de uma
prática inclusiva, possibilita uma experiência sensível e reflexiva que promove a autonomia e a
apreciação da diversidade musical. |
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Fábulas Imediatistas: processo criativo e percepção da imagem |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Evandro Rodrigues Higa
- Leda Maria de Barros Guimaraes
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Rafael Duailibi Maldonado
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Resumo |
Esta dissertação, elaborada como parte dos requisitos para a obtenção do
título de Mestre em Arte pelo curso de Mestrado Profissional em Artes em rede
nacional (PROFARTES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes
(PPGARTES) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo
investigar de que maneira a percepção discente de obras de arte pode ser
utilizada para estimular a criatividade no ensino de artes visuais. A pesquisa,
de abordagem qualitativa e fenomenológica, centra-se na análise da obra
pictórica da artista local Priscilla Pessoa, cuja poética fundamenta uma
intervenção pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em
uma escola pública de Campo Grande/MS. A coleta de dados, realizada por
meio de notas de campo, possibilitou a identificação de quatro categorias
emergentes: (A) a importância da troca de ideias e da interação; (B) em tom de
brincadeira; (C) criando um ambiente propício; e (D) a experimentação no
processo criativo, que revelam aspectos centrais da experiência estudantil
durante a intervenção. A análise dos dados revelou as potencialidades da
criação artística no ensino de artes visuais em escolas públicas, sustentadas
pela fenomenologia como base pedagógica. Esses resultados possibilitaram a
revisão da intervenção e ampliaram a compreensão dos processos perceptivos
diante de estímulos visuais, fortalecendo a capacidade de interpretação e
expressão por meio das imagens. Como desdobramento, elaborou-se um
recurso educacional de apoio a docentes, buscando contribuir com subsídios
teóricos e práticos para a experiência de outras professoras e outros
professores de arte, estimulando a criatividade e promovendo reflexões sobre o
papel da imagem nos processos de ensino-aprendizagem. |
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“DECOLONIALIDADE NAS AULAS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DO ENSINO DOS FESTEJOS DE SIRIRI E CURURU EM CUIABÁ-MT |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Inês Rosa de Arruda Ribeiro
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Banca |
- Beatriz dos Santos Landa
- Priscila Leonel de Medeiros Pereira
- Priscilla de Paula Pessoa
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da abordagem decolonial no
ensino de artes, utilizando os festejos tradicionais de siriri e cururu para promover a
valorização da cultura local entre estudantes do quarto ano do ensino fundamental. A
investigação ocorreu na EMEB Aristotelino Alves Praeiro, entre maio e agosto de 2024,
por meio de uma intervenção pedagógica baseada em uma sequência didática que
abordou os aspectos históricos e sociais desses festejos culturais. Participaram 40
estudantes, que estiveram envolvidos de forma ativa em todas as etapas da pesquisa A
pesquisa participativa possibilitou a valorização da cultura regional, a aproximação dos
estudantes com suas raízes ancestrais e o fortalecimento dos laços familiares. Além disso,
os alunos ampliaram suas habilidades artísticas e a apreciação do patrimônio cultural
regional, evidenciando o potencial transformador do ensino contextualizado e decolonial.
Dessa maneira, o estudo ressaltou a relevância de integrar manifestações culturais
populares no currículo escolar como estratégia para fortalecer a identidade cultural e
fomentar uma educação mais plural e significativa. |
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BOIS E REFRIGERANTES NO ENSINO DA ARTE EM EM MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/08/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Simone Rocha de Abreu
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Este artigo apresenta os resultados de uma proposta pedagógica que investigou como estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de Rio Brilhante/MS, no ano letivo de 2024, foram capazes de identificar metáforas de poder e consumo nas obras de arte contemporânea, reinterpretando criticamente elementos de sua própria realidade social. O tema delimita-se à análise da mediação pedagógica com base nas obras dos artistas sul-mato-grossenses Humberto Espíndola e Evandro Prado, a partir dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no ensino da arte. O objetivo foi analisar como a vivência artística mediada por obras de arte contemporânea de Mato Grosso do Sul contribuiu para a formação crítica de estudantes do ensino médio. A metodologia adotada foi qualitativa, com base na análise das produções dos alunos realizadas ao longo da intervenção pedagógica. Os resultados foram organizados em quatro eixos temáticos: (1) deslocamento de repertório visual e conceitual; (2) apropriação simbólica e resignificação de elementos cotidianos; (3) produção estética como síntese crítica; e (4) vinculação entre estética, território e consciência de classe. |
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O desenho virou gigante: Aves que migram de territórios da infância para as cores de uma parede e vice e versa |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/08/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Clarissa Lopes Suzuki
- Patrícia Lacombe Pinheiro
- Priscilla de Paula Pessoa
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta dissertação investiga o processo criativo de crianças da Educação Infantil a partir de uma experiência realizada no Centro de Educação Infantil Professora Carolina N. Pelush, localizado em Ponta Porã, cidade de fronteira entre Brasil e Paraguai. A pesquisa parte de um conjunto de experiências vividas com as crianças e de memórias da autora, articulando atravessamentos entre arte, docência e infância. Foi elaborada uma sequência didática com base na escuta e na observação das ações das crianças, tomando como ponto de partida os interesses e narrativas que emergiram nas relações entre elas, os adultos, os espaços da escola e os materiais. As propostas giraram em torno da temática dos passarinhos e culminaram na criação coletiva de um mural no Parque dos Ervais. As crianças foram compreendidas como sujeitas de experiência, pensamento e invenção. A metodologia da pesquisa é qualitativa e os registros foram feitos a partir de diários de campo, registros fotográficos e falas das crianças durante as atividades. Os resultados apontam que, quando são oferecidos espaços de experimentação e liberdade, as crianças produzem saberes, imaginações e memórias de forma potente, revelando lógicas próprias de existência e criação. O mural, nesse contexto, foi compreendido como extensão e expressão dos percursos vividos pelas crianças e não apenas como produto final. Conclui-se que experiências como essa podem contribuir para a valorização dos processos criativos infantis no contexto escolar e para a ampliação do olhar docente sobre as infâncias. |
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Das ruas para a escola: a negritude e a poética do grafite |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/08/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Fábio Ricardo Mizuno Lemos
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Objetivando desvelar características e condições que auxiliem a compreensão do fenômeno da criação artística na arte urbana e suas possibilidades como manifesto de enfrentamento ao racismo estrutural, esta dissertação, apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (ProfArtes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), se estrutura como meio para contribuir com práticas pedagógicas por meio do ensino de arte. A investigação centra-se no trabalho do artista urbano Leonardo Mareco, utilizando uma abordagem qualitativa fenomenológica, com coleta de dados realizada por meio de uma intervenção pedagógica com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS. Ao final da pesquisa, após a análise dos dados coletados por meio das notas de campo, emergiram três categorias nomeadas: A) Um pequeno caos, B) Pela cor preta e C) Pelas ruas da cidade. Conclui-se que a pesquisa permanece em movimento, sustentada pela busca por conteúdos significativos para a aprendizagem. A ausência explícita de reflexões sobre a negritude nas aulas, mesmo com a presença de artistas negros, não denota indiferença, mas revela a naturalização do racismo no cotidiano dos estudantes, evidenciando a urgência de práticas pedagógicas contínuas que favoreçam a escuta, a elaboração crítica e a tomada de consciência. Defende-se, assim, que a escola transcenda o currículo formal, assumindo-se como espaço de mediação, de trocas de saberes e de formação de sujeitos críticos, conscientes e comprometidos com a justiça social e o respeito às diferenças. A intervenção foi reavaliada, resultando na criação de um material para ser utilizado como recurso educacional por outros docentes, contribuindo para um ambiente de ensino-aprendizagem mais justo e equitativo, que reconhece e valoriza a cultura negra, utilizando a arte como instrumento de resistência e transformação social. |
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Das ruas para a escola: a negritude e a poéca do grafite |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/08/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Fábio Ricardo Mizuno Lemos
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta dissertação, apresentada como requisito para a obtenção de créditos de
Defesa ao título de Mestra em Arte, junto ao curso de Mestrado Profissional em
Artes em rede nacional (ProfArtes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Artes (PPGARTES), na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), visa proporcionar uma base
formal para a prática pedagógica nas artes visuais, problematizando e superando o
racismo estrutural. O estudo sobre o grafite, focado no trabalho de seis artistas,
busca desvelar características e condições que auxiliem a compreensão do
fenômeno da criação artística na arte urbana e suas possibilidades como manifesto
de repúdio ao racismo estrutural. A investigação centra-se no trabalho do artista
urbano Leonardo Mareco, utilizando uma abordagem qualitativa fenomenológica,
com coleta de dados por meio de uma intervenção pedagógica com estudantes do
4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS. Ao final
da pesquisa, após a análise dos dados coletados por meio das notas de campo,
emergiram três categorias nomeadas: A) Um pequeno caos, B) Pela cor preta, e C)
Pelas ruas da cidade, concluindo-se que a pesquisa permanece em movimento,
sustentada pela busca por conteúdos significativos para a aprendizagem, a ausência
explícita de reflexões sobre a negritude nas aulas com a presença de artistas negros
não denota indiferença, mas revela a naturalização do racismo no cotidiano dos
estudantes, evidenciando a urgência de práticas pedagógicas contínuas que
favoreçam a escuta, a elaboração crítica e a tomada de consciência. Defende-se,
assim, que a escola transcenda o currículo formal, assumindo-se como espaço de
mediação, de trocas de saberes e de formação de sujeitos críticos, conscientes e
comprometidos com a justiça social e o respeito às diferenças. A intervenção foi
reavaliada resultando na criação de um material para ser utilizado como recurso
educacional por outros docentes, contribuindo para um ambiente de
ensino-aprendizagem mais justo e equitativo, que reconhece e valoriza a cultura
negra, utilizando a arte como instrumento de resistência e transformação social. |
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Roda de Danças Brasileiras na Educação Infantil: Rodando, circulando, criando |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/05/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Gabriela Di Donato Salvador Santinho
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Gabriela Di Donato Salvador Santinho
- Marcos Antônio Bessa Oliveira
- Simone Rocha de Abreu
- Vinicius da Silva Lírio
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Resumo |
A pesquisa aqui apresentada buscou observar, estudar e refletir sobre as rodas de danças
populares brasileiras realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras
Renda que Roda (MS), e por meio dos estudos apresentados elaboramos uma proposta de
trabalho voltada para crianças da educação infantil da rede pública de ensino de Campo
Grande - MS. Faz parte da proposta proporcionar para as crianças experiências corporais por
meio das danças brasileiras, promovendo pensamentos e práticas não eurocêntricas, com uma
abordagem apoiada no pensamento contra-colonial, defendido por Antônio Bispo dos Santos,
Daniel Munduruku e pelo grupo de dança observado. Essa pesquisa tem caráter teórico-prático
e, apesar de se apoiar em um pensamento contra-colonial, ela também se utiliza de autores e
autoras que tratam da dança na educação, tais quais Gabriela Salvador Santinho- ao tratar das
danças brasileiras – Ana Carolina Andrade, Isabel Marques entre outras autoras- ao tratar da
dança na educação infantil - Marcos Antônio Almeida Campos e Patrick Anderson Martins
Magalhães, Camila Mota Farias e Francisco José Gomes Damasceno ao tratar as danças que
são levadas pelo grupo para as escolas durante as rodas. Além desses autores, são usados
documentos legais que sugerem o trabalho com a dança e com a cultura brasileira na educação
infantil, como a lei 10.639/2003 (posteriormente complementada pela lei 11.645/2008).
Esperamos que por meio dos escritos aqui apresentados possamos compreender a potência
das danças brasileiras na educação infantil com destaque para o trabalho realizado pelo grupo
Renda que Roda como agente de valorização das culturas do nosso país.
Palavras-chave: danças brasileiras; educação Infantil; práticas corporais. |
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O Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/03/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- José Deribaldo Gomes dos Santos
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Rafael Duailibi Maldonado
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Este trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do
ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo
Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos
como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem
histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética
e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e
territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um
estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no
campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos
documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à
prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir
para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos. |
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VOZ, CORPO E INCLUSÃO: benefícios do canto coral e da expressão cênica em estudantes com deficiência visual e normovisuais da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/02/2025 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Karoline Martinez Espinola Giglio Munhoz
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Ariane Guerra Barros
- Gustavo Rodrigues Penha
- Juliana Melleiro Rheinboldt
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Resumo |
A presente pesquisa visa investigar os benefícios que o ensino musical, através do canto coral, e a expressão cênica podem desenvolver em estudantes com deficiência visual e normovisuais que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS), na cidade de Campo Grande. Foram analisados os aspectos artístico-musicais e sociais que a prática vocal, aliada ao trabalho de expressão cênica, desenvolveu na vida destes estudantes. Como referenciais teóricos, destacam-se os trabalhos de educadores musicais ativos do século XX – Dalcroze e Kodály – e do contemporâneo Keith Swanwick, bem como pesquisadores e representantes do coro cênico e do corpo em movimento: Muller, Puebla e Bertazzo. Nesta pesquisa, com o objetivo de suscitar a prática da inclusão social e fortalecimento de vínculos dos educandos,
houve a mescla de estudantes com e sem deficiência. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa-ação, com participação ativa desta pesquisadora na realização das atividades em cada etapa – por meio de gravação audiovisual dos encontros e entrevista semi-estruturada após o recital final. Tais experiências com a expressividade corporal no canto coral apontaram para um desenvolvimento significativo de cada participante, onde foram, nos relatos ao final da pesquisa,
verificados avanços nos aspectos psicomotores e artístico-musicais individuais, bem como nas relações sociais do grupo. |
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A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/12/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Arthur Henrique Sousa de Oliveira
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Banca |
- Daisy Alves Fragoso
- Gustavo Rodrigues Penha
- Manoel Camara Rasslan
- Murilo Ferreira Velho de Arruda
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Resumo |
Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
humanizada e significativa.
PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais |
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A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/12/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa. |
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O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Alexandre Luiz Porto Junior
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Ariane Guerra Barros
- Flávia Janiaski Vale
- William Fernandes Molina
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Resumo |
RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
envolvidos.
PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama |
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Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Paulo Cesar Antonini de Souza
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Celsa Aparecida dos santos Moraes
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Fábio Ricardo Mizuno Lemos
- Gustavo Rodrigues Penha
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Rafael Duailibi Maldonado
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Resumo |
Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar. |
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O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica. |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria Aparecida Miatello Moraes
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Banca |
- Janedalva Pontes Gondim
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Roberta Maira de Melo
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte. |
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EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/07/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elsieni Coelho da Silva
- Maristela Müller
- Paulo Cesar Antonini de Souza
- Vera Lucia Penzo Fernandes
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Resumo |
Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
mais conscientes e inclusivos. |
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Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1 |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Renata Soares de Oliveira Angelozi
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Samira Saad Pulcherio Lancillotti
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber. |
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O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- José Sergio Rodrigues de Souza
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Banca |
- Ariane Guerra Barros
- Carla Villamaina Centeno
- Paulo Cesar Duarte Paes
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
suas representações e características, assim como referências a outras obras por
meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
Artes. |
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ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
02/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliana Ferreira de Almeida Arruda
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Patrícia Lacombe Pinheiro
- Sidiney Peterson Ferreira de Lima
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as). |
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INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO |
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Curso |
Mestrado em Artes em Rede Nacional |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
01/03/2024 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Dora de Andrade Silva
- Patrícia Lacombe Pinheiro
- Sidiney Peterson Ferreira de Lima
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados. |
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