Mestrado em Artes em Rede Nacional

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TRABALHO Ações
O Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais
Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 06/03/2025
Área ARTES
Orientador(es)
  • Paulo Cesar Duarte Paes
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Ricardo Grassi Martins
    Banca
    • José Deribaldo Gomes dos Santos
    • Paulo Cesar Duarte Paes
    • Rafael Duailibi Maldonado
    • Simone Rocha de Abreu
    Resumo Este trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do
    ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo
    Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos
    como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem
    histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética
    e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e
    territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um
    estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no
    campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos
    documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à
    prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir
    para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos.
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    VOZ, CORPO E INCLUSÃO: benefícios do canto coral e da expressão cênica em estudantes com deficiência visual e normovisuais da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul.
    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 27/02/2025
    Área ARTES
    Orientador(es)
    • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Karoline Martinez Espinola Giglio Munhoz
      Banca
      • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
      • Ariane Guerra Barros
      • Gustavo Rodrigues Penha
      • Juliana Melleiro Rheinboldt
      Resumo A presente pesquisa visa investigar os benefícios que o ensino musical, através do canto coral, e a expressão cênica podem desenvolver em estudantes com deficiência visual e normovisuais que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS), na cidade de Campo Grande. Foram analisados os aspectos artístico-musicais e sociais que a prática vocal, aliada ao trabalho de expressão cênica, desenvolveu na vida destes estudantes. Como referenciais teóricos, destacam-se os trabalhos de educadores musicais ativos do século XX – Dalcroze e Kodály – e do contemporâneo Keith Swanwick, bem como pesquisadores e representantes do coro cênico e do corpo em movimento: Muller, Puebla e Bertazzo. Nesta pesquisa, com o objetivo de suscitar a prática da inclusão social e fortalecimento de vínculos dos educandos,
      houve a mescla de estudantes com e sem deficiência. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa-ação, com participação ativa desta pesquisadora na realização das atividades em cada etapa – por meio de gravação audiovisual dos encontros e entrevista semi-estruturada após o recital final. Tais experiências com a expressividade corporal no canto coral apontaram para um desenvolvimento significativo de cada participante, onde foram, nos relatos ao final da pesquisa,
      verificados avanços nos aspectos psicomotores e artístico-musicais individuais, bem como nas relações sociais do grupo.
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      A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 12/12/2024
      Área ARTES
      Orientador(es)
      • Gustavo Rodrigues Penha
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Arthur Henrique Sousa de Oliveira
        Banca
        • Daisy Alves Fragoso Galvao
        • Gustavo Rodrigues Penha
        • Manoel Camara Rasslan
        • Murilo Ferreira Velho de Arruda
        • Paulo Cesar Antonini de Souza
        Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
        humanizada e significativa.
        PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais
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        A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 12/12/2024
        Área ARTES
        Orientador(es)
          Coorientador(es)
          Orientando(s)
            Banca
              Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
              para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
              processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa.
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                O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo
                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 29/08/2024
                Área ARTES
                Orientador(es)
                • Ariane Guerra Barros
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Alexandre Luiz Porto Junior
                  Banca
                  • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                  • Ariane Guerra Barros
                  • Flávia Janiaski Vale
                  • William Fernandes Molina
                  Resumo RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
                  metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
                  ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
                  Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
                  entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
                  consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
                  envolvidos.
                  PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama
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                  Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais
                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 23/08/2024
                  Área ARTES
                  Orientador(es)
                  • Paulo Cesar Antonini de Souza
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Celsa Aparecida dos santos Moraes
                    Banca
                    • Elsieni Coelho da Silva
                    • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                    • Gustavo Rodrigues Penha
                    • Paulo Cesar Antonini de Souza
                    • Rafael Duailibi Maldonado
                    Resumo Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar.
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                    O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica.
                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 01/08/2024
                    Área ARTES
                    Orientador(es)
                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Maria Aparecida Miatello Moraes
                      Banca
                      • Janedalva Pontes Gondim
                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                      • Roberta Maira de Melo
                      • Vera Lucia Penzo Fernandes
                      Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte.
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                      EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva
                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 18/07/2024
                      Área ARTES
                      Orientador(es)
                      • Vera Lucia Penzo Fernandes
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Elivane Gonçalves Graeff
                        Banca
                        • Elsieni Coelho da Silva
                        • Maristela Müller
                        • Paulo Cesar Antonini de Souza
                        • Vera Lucia Penzo Fernandes
                        Resumo Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
                        escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
                        específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
                        questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
                        visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
                        valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
                        composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
                        Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
                        democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
                        histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
                        registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
                        exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
                        intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
                        Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
                        formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
                        estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
                        exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
                        inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
                        arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
                        incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
                        enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
                        promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
                        mais conscientes e inclusivos.
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                          Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1
                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 06/03/2024
                          Área ARTES
                          Orientador(es)
                          • Paulo Cesar Duarte Paes
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Renata Soares de Oliveira Angelozi
                            Banca
                            • Ariane Guerra Barros
                            • Paulo Cesar Duarte Paes
                            • Samira Saad Pulcherio Lancillotti
                            • Simone Rocha de Abreu
                            Resumo Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
                            do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
                            elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
                            Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
                            estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
                            2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
                            arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
                            elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
                            ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
                            contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
                            assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
                            teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
                            história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
                            esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
                            vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
                            Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber.
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                            O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 04/03/2024
                            Área ARTES
                            Orientador(es)
                            • Paulo Cesar Duarte Paes
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • José Sergio Rodrigues de Souza
                              Banca
                              • Ariane Guerra Barros
                              • Carla Villamaina Centeno
                              • Paulo Cesar Duarte Paes
                              • Simone Rocha de Abreu
                              Resumo O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
                              fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
                              contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
                              histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
                              concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
                              na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
                              ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
                              intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
                              Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
                              MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
                              penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
                              prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
                              humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
                              alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
                              artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
                              suas representações e características, assim como referências a outras obras por
                              meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
                              reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
                              denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
                              exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
                              comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
                              Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
                              Artes.
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                              ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 02/03/2024
                              Área ARTES
                              Orientador(es)
                              • Simone Rocha de Abreu
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Juliana Ferreira de Almeida Arruda
                                Banca
                                • Dora de Andrade Silva
                                • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                • Simone Rocha de Abreu
                                Resumo A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as).
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                                INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO
                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                Tipo Artigo Científico
                                Data 01/03/2024
                                Área ARTES
                                Orientador(es)
                                • Simone Rocha de Abreu
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Silvana Saturnino Teles
                                  Banca
                                  • Dora de Andrade Silva
                                  • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                  • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                  • Simone Rocha de Abreu
                                  Resumo Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados.
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                                    Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar
                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 29/02/2024
                                    Área ARTES
                                    Orientador(es)
                                    • Gustavo Rodrigues Penha
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Elisabete Rodrigues Pereira
                                      Banca
                                      • Daisy Alves Fragoso Galvao
                                      • Gustavo Rodrigues Penha
                                      • Manoel Camara Rasslan
                                      • Mariana de Araujo Stocchero
                                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                      Resumo Este trabalho apresenta uma proposta teórico-prática identificando as contribuições e
                                      outras possibilidades do ensino de música desenvolvidas dentro do componente curricular Arte,
                                      através do ensino coletivo da percussão corporal juntamente com a utilização de recursos acessíveis aos estudantes, na modalidade de Ensino Médio Regular. A proposta foi vivenciada durante as aulas de Arte com estudantes de 15 a 17 anos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2023. A prática de ensino teve como propósito investigar como a percussão corporal, associada à voz (fonemas) e a recursos sonoros alternativos e acessíveis, pode contribuir e tornar possível o ensino de música nas
                                      escolas, propiciando também uma escuta sonora mais consciente e sensibilizada (educação sonora) e
                                      uma maior socialização e integração entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia aplicada
                                      na pesquisa foi a bibliográfica juntamente com a pesquisa-ação através de uma proposta pedagógica
                                      com atividades teórico-práticas e um questionário semiestruturado. O desenvolvimento das aulas se
                                      caracterizou por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de habilidades musicais que
                                      promoveu a cada avanço, um novo saber fazer, o que favoreceu o envolvimento de todos os
                                      participantes na proposta.
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                                      Da maturação à felicidade: o teatro em sala de aula - ensinando a ser feliz
                                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 20/12/2023
                                      Área ARTES
                                      Orientador(es)
                                      • Ariane Guerra Barros
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Eduardo Rellyson Menezes Araújo
                                        Banca
                                        • Ariane Guerra Barros
                                        • Matheus Vinícius de Sousa Fernandes
                                        • Paulo Cesar Duarte Paes
                                        • Simone Rocha de Abreu
                                        Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo propiciar a capacidade de
                                        desenvolver um pensamento livre, democrático, resiliente e autoconfiante que
                                        estimule a potência para a felicidade por meio do ensino de teatro em sala de
                                        aula. Para tal, exploramos o entendimento filosófico de felicidade ao longo da
                                        existência humana, construído pela civilização ocidental, analisando conceitos
                                        que identificam e contextualizam historicamente o ser humano em sua época e
                                        sociedade, e a sua busca pela felicidade. Observamos, por meio da análise feita
                                        por Marilena Chauí (2008) sobre ideologia; e da educação pelo amor, de
                                        Humberto Maturana (1995), os preceitos que nos mostram caminhos para a
                                        felicidade. Metodologicamente, nos apropriaremos da pedagogia de Paulo
                                        Freire (1987, 1996, 2001) como forma de valorizar e respeitar o lugar de fala do
                                        docente, enquanto oprimido por uma sociedade que dita a ideologia e faz as
                                        regras morais da sociedade ao qual se inserem. Destarte, utilizaremos os Jogos
                                        Teatrais e Teatro de Improvisação, de Viola Spolin (2015), contribuindo para o
                                        desenvolvimento de temas que possam realizar o despertar desejado em quem
                                        esteja inserido causando o devir esperado, tais temas são propostos de forma
                                        direta ou subentendidos nos contextos abordados nas aulas de arte, respaldados
                                        nos conceitos fornecidos também por Augusto Boal (1977, 2005, 2008), para
                                        compor a liberdade de pensamento dos discentes, contextualizando-os em seu
                                        meio, sua comunidade, sua realidade percebida.
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                                        QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico-cultural
                                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 24/08/2023
                                        Área ARTES
                                        Orientador(es)
                                        • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Sabrina Vieira da Silva Santos
                                          Banca
                                          • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
                                          • Giovana Bianca Darolt Hillesheim
                                          • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                          • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                          Resumo Resumo: A pesquisa busca investigar a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e apontar pressupostos dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de reproduções de obras de arte, edifica a importância da sua presença no ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos contextualizar os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, sobre a base teórica do materialismo histórico e dialético, de seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para construção de uma educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, em meio a contradições próprias da sociedade de modelo capitalista, podem estabelecer crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum. Este trabalho, portanto, desenvolve-se com o respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte, particularmente na formação dos sentidos, e do acesso aos conhecimentos artísticos necessários à educação para a comunicação.

                                          Palavras-chave: Leitura de imagem; Artes visuais; Educação estética; Perspectiva Histórico-Crítica; Perspectiva Histórico-Cultural.
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                                          Movimento e expressão corporal na preparação vocal do coro infantil
                                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 19/06/2023
                                          Área ARTES
                                          Orientador(es)
                                          • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Alex Barbosa de Lima
                                            Banca
                                            • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                            • Ariane Guerra Barros
                                            • Maria José Chevitarese de Souza Lima
                                            • Simone Rocha de Abreu
                                            Resumo Esta proposta de investigação retrata o aprendizado da música por meio do canto coral em
                                            uma perspectiva do movimento, inspirada em Laban (1978, 1990) e tem motivação na
                                            trajetória deste pesquisador, concernente à linguagem musical em escolas de educação básica.
                                            Ela objetiva pesquisar a expressão corporal na preparação vocal do canto coral infantil,
                                            visando à sua aplicação nas aulas de Arte no ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida
                                            no 4º ano da Escola Municipal José do Patrocínio com alunos na faixa etária de 09 anos de
                                            idade, e, no 5º ano da Escola Municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo, com alunos na faixa
                                            etária de 10 anos de idade, ambas escolas rurais. Especificamente, este estudo pretende
                                            identificar a concepção dos alunos acerca da expressão corporal e preparação vocal, analisar a
                                            proposta do Sistema Laban e sua aplicabilidade na preparação vocal do coro infantil, bem
                                            como elaborar material didático a partir dos estudos realizados. O desenho metodológico é
                                            orientado pela pesquisa qualitativa, com procedimentos da pesquisa-ação (TRIPP, 2005). A
                                            principal fundamentação para o movimento corporal encontra-se em Laban (1978, 1990), com
                                            elementos como peso, tempo, espaço e fluxo, além de uma possível notação de movimentos –
                                            a partir de seus preceitos – para direcionamentos na preparação vocal. Para um discurso
                                            reflexivo, a pesquisa traz pressupostos da educação musical e do canto coral de autores como
                                            Jaques-Dalcroze (1931) - com sua perspectiva de música relacionada ao movimento corporal -
                                            Gaborim-Moreira (2015) e Leck (2020), com as abordagens teórico-metodológicas e
                                            experiências no canto coral, além de outros aportes teóricos pertinentes, com a finalidade de
                                            propiciar uma prática pedagógica que se insira na realidade da sala de aula.
                                            Palavras-chave: educação musical no ensino fundamental, canto coral infantojuvenil,
                                            Movimento e expressão corporal, Laban
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                                            CINEMAÇÃO: o audiovisual como instrumento de criação artística nas aulas de arte
                                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 29/05/2023
                                            Área ARTES
                                            Orientador(es)
                                            • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Thais Mendes Sampaio
                                              Banca
                                              • Daniela Giovana Siqueira
                                              • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
                                              • Paulo Cesar Duarte Paes
                                              • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                              Resumo Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem
                                              audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio
                                              durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma
                                              escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do
                                              audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza
                                              qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com
                                              análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma
                                              proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da
                                              Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos
                                              presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa
                                              ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa
                                              contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender
                                              como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer
                                              do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos
                                              as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e
                                              os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo
                                              criativo por meio da linguagem audiovisual.
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                                              O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.
                                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 22/05/2023
                                              Área ARTES
                                              Orientador(es)
                                              • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Hudson de Souza Campos
                                                Banca
                                                • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                • Gustavo Rodrigues Penha
                                                • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
                                                • Simone Rocha de Abreu
                                                Resumo Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
                                                o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
                                                aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
                                                repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
                                                pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
                                                pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
                                                somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
                                                gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
                                                Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
                                                teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
                                                Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
                                                Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
                                                gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
                                                também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
                                                universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
                                                documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
                                                Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
                                                objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
                                                habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
                                                previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
                                                linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
                                                da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
                                                Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
                                                com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
                                                fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
                                                processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
                                                uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
                                                encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
                                                acordo com a realidade e o contexto da escola.
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                                                DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
                                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 11/05/2023
                                                Área ARTES
                                                Orientador(es)
                                                • Ariane Guerra Barros
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Vanessa Lopes Ribeiro
                                                  Banca
                                                  • Ariane Guerra Barros
                                                  • Manoel Camara Rasslan
                                                  • Sulian Vieira Pacheco
                                                  • Tharyn Stazak de Freitas
                                                  Resumo A presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama
                                                  com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a
                                                  efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão
                                                  foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos
                                                  Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu
                                                  do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os
                                                  episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra
                                                  correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no
                                                  processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação
                                                  cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a
                                                  discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington
                                                  Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral.
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                                                  A contação de história na educação infantil: Teatralidade e Educação Somática.
                                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 21/03/2023
                                                  Área ARTES
                                                  Orientador(es)
                                                  • Dora de Andrade Silva
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Ana Paula Galdino da Silva
                                                    Banca
                                                    • Dora de Andrade Silva
                                                    • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                                                    • Simone Rocha de Abreu
                                                    • Vinicius da Silva Lírio
                                                    Resumo Esta pesquisa, vinculada ao programa do Mestrado Profissional em Artes -
                                                    Prof-Artes, buscou discutir a prática da contação de história na formação da criança na
                                                    educação infantil, ao propor elementos do teatro e alguns princípios da educação somática
                                                    para a sala de aula sob a perspectiva de seus possíveis desdobramentos criativos e
                                                    pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento teórico dos principais pressupostos
                                                    da educação somática, investigando ainda o campo da teatralidade e da contação de
                                                    histórias. O presente estudo traz um levantamento bibliográfico dos temas contação de
                                                    história, educação somática, teatralidade e educação infantil, abordados na pesquisa e
                                                    elabora um roteiro de experimentações pensadas para sala de aula. A partir de Slade
                                                    (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey
                                                    (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) e Janiaski (2021),
                                                    entre outros teóricos, a pesquisa buscou compreender as possíveis relações e
                                                    complementaridades entre contação de história, teatralidade e princípios da educação
                                                    somática presentes na prática pedagógica em sala de aula.
                                                    Palavras-chave: Arte educação; Artes Cênicas; Teatro; Corpo.
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