Mestrado em Artes em Rede Nacional

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TRABALHO Ações
“O PASSO” COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 05/09/2025
Área ARTES
Orientador(es)
  • Jorge Augusto Mendes Geraldo
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Paulo Cesar Ribeiro Gauna
    Banca
    • Gustavo Rodrigues Penha
    • Jorge Augusto Mendes Geraldo
    • Marcus Vinicius Medeiros Pereira
    • Mariana de Araujo Stocchero
    Resumo Esta pesquisa investigou a aplicação do método “O Passo” para o ensino de música nos anos
    finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
    “O Passo” é um sistema estruturado que se utiliza do corpo num andar localizado dentro de uma
    métrica, da voz e de palmas, permitindo a experimentação integrada de elementos rítmicos,
    melódicos e harmônicos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi bibliográfico-documental e teve
    como objetivo compreender a relação entre a referida metodologia e os princípios da Educação
    Básica, visando a elaboração de uma proposta pedagógica que possibilite experiências estéticas e
    uma aprendizagem significativa. As análises foram ancoradas em referenciais teóricos da
    sociologia da cultura e da educação musical, a partir de conceitos como habitus conservatorial,
    cultura escolar e metodologias ativas. O desenho metodológico incluiu a análise dos marcos
    legais que orientam a presença da música como componente curricular da Arte, como a Lei de
    Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular
    (BNCC), o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande-MS
    e a Lei 13.278/2016, bem como a consulta a documentos privativos da escola investigada, como
    seu projeto político-pedagógico. Como resultado, foi proposta uma sequência didática que
    estimula a experiência estética, identificando os limites e as possibilidades do método “O Passo”
    no contexto escolar. Concluiu-se que o método se apresenta como uma potente alternativa ao
    habitus conservatorial, pois, por meio da valorização do corpo, da música popular e de uma
    prática inclusiva, possibilita uma experiência sensível e reflexiva que promove a autonomia e a
    apreciação da diversidade musical.
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      Fábulas Imediatistas: processo criativo e percepção da imagem
      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 05/09/2025
      Área ARTES
      Orientador(es)
      • Paulo Cesar Antonini de Souza
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Eliseu de Araujo Pereira
        Banca
        • Evandro Rodrigues Higa
        • Leda Maria de Barros Guimaraes
        • Paulo Cesar Antonini de Souza
        • Rafael Duailibi Maldonado
        Resumo Esta dissertação, elaborada como parte dos requisitos para a obtenção do
        título de Mestre em Arte pelo curso de Mestrado Profissional em Artes em rede
        nacional (PROFARTES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes
        (PPGARTES) da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da
        Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo
        investigar de que maneira a percepção discente de obras de arte pode ser
        utilizada para estimular a criatividade no ensino de artes visuais. A pesquisa,
        de abordagem qualitativa e fenomenológica, centra-se na análise da obra
        pictórica da artista local Priscilla Pessoa, cuja poética fundamenta uma
        intervenção pedagógica com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em
        uma escola pública de Campo Grande/MS. A coleta de dados, realizada por
        meio de notas de campo, possibilitou a identificação de quatro categorias
        emergentes: (A) a importância da troca de ideias e da interação; (B) em tom de
        brincadeira; (C) criando um ambiente propício; e (D) a experimentação no
        processo criativo, que revelam aspectos centrais da experiência estudantil
        durante a intervenção. A análise dos dados revelou as potencialidades da
        criação artística no ensino de artes visuais em escolas públicas, sustentadas
        pela fenomenologia como base pedagógica. Esses resultados possibilitaram a
        revisão da intervenção e ampliaram a compreensão dos processos perceptivos
        diante de estímulos visuais, fortalecendo a capacidade de interpretação e
        expressão por meio das imagens. Como desdobramento, elaborou-se um
        recurso educacional de apoio a docentes, buscando contribuir com subsídios
        teóricos e práticos para a experiência de outras professoras e outros
        professores de arte, estimulando a criatividade e promovendo reflexões sobre o
        papel da imagem nos processos de ensino-aprendizagem.
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          “DECOLONIALIDADE NAS AULAS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DO ENSINO DOS FESTEJOS DE SIRIRI E CURURU EM CUIABÁ-MT
          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 02/09/2025
          Área ARTES
          Orientador(es)
          • Simone Rocha de Abreu
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Inês Rosa de Arruda Ribeiro
            Banca
            • Beatriz dos Santos Landa
            • Priscila Leonel de Medeiros Pereira
            • Priscilla de Paula Pessoa
            • Simone Rocha de Abreu
            Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da abordagem decolonial no
            ensino de artes, utilizando os festejos tradicionais de siriri e cururu para promover a
            valorização da cultura local entre estudantes do quarto ano do ensino fundamental. A
            investigação ocorreu na EMEB Aristotelino Alves Praeiro, entre maio e agosto de 2024,
            por meio de uma intervenção pedagógica baseada em uma sequência didática que
            abordou os aspectos históricos e sociais desses festejos culturais. Participaram 40
            estudantes, que estiveram envolvidos de forma ativa em todas as etapas da pesquisa A
            pesquisa participativa possibilitou a valorização da cultura regional, a aproximação dos
            estudantes com suas raízes ancestrais e o fortalecimento dos laços familiares. Além disso,
            os alunos ampliaram suas habilidades artísticas e a apreciação do patrimônio cultural
            regional, evidenciando o potencial transformador do ensino contextualizado e decolonial.
            Dessa maneira, o estudo ressaltou a relevância de integrar manifestações culturais
            populares no currículo escolar como estratégia para fortalecer a identidade cultural e
            fomentar uma educação mais plural e significativa.
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              BOIS E REFRIGERANTES NO ENSINO DA ARTE EM EM MATO GROSSO DO SUL
              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 22/08/2025
              Área ARTES
              Orientador(es)
              • Vera Lucia Penzo Fernandes
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Roseneide Jung
                Banca
                • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
                • Paulo Cesar Antonini de Souza
                • Simone Rocha de Abreu
                • Vera Lucia Penzo Fernandes
                Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma proposta pedagógica que investigou como estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de Rio Brilhante/MS, no ano letivo de 2024, foram capazes de identificar metáforas de poder e consumo nas obras de arte contemporânea, reinterpretando criticamente elementos de sua própria realidade social. O tema delimita-se à análise da mediação pedagógica com base nas obras dos artistas sul-mato-grossenses Humberto Espíndola e Evandro Prado, a partir dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no ensino da arte. O objetivo foi analisar como a vivência artística mediada por obras de arte contemporânea de Mato Grosso do Sul contribuiu para a formação crítica de estudantes do ensino médio. A metodologia adotada foi qualitativa, com base na análise das produções dos alunos realizadas ao longo da intervenção pedagógica. Os resultados foram organizados em quatro eixos temáticos: (1) deslocamento de repertório visual e conceitual; (2) apropriação simbólica e resignificação de elementos cotidianos; (3) produção estética como síntese crítica; e (4) vinculação entre estética, território e consciência de classe.
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                  O desenho virou gigante: Aves que migram de territórios da infância para as cores de uma parede e vice e versa
                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 11/08/2025
                  Área ARTES
                  Orientador(es)
                  • Simone Rocha de Abreu
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Angela Salvatini Fakir
                    Banca
                    • Clarissa Lopes Suzuki
                    • Patrícia Lacombe Pinheiro
                    • Priscilla de Paula Pessoa
                    • Simone Rocha de Abreu
                    Resumo Esta dissertação investiga o processo criativo de crianças da Educação Infantil a partir de uma experiência realizada no Centro de Educação Infantil Professora Carolina N. Pelush, localizado em Ponta Porã, cidade de fronteira entre Brasil e Paraguai. A pesquisa parte de um conjunto de experiências vividas com as crianças e de memórias da autora, articulando atravessamentos entre arte, docência e infância. Foi elaborada uma sequência didática com base na escuta e na observação das ações das crianças, tomando como ponto de partida os interesses e narrativas que emergiram nas relações entre elas, os adultos, os espaços da escola e os materiais. As propostas giraram em torno da temática dos passarinhos e culminaram na criação coletiva de um mural no Parque dos Ervais. As crianças foram compreendidas como sujeitas de experiência, pensamento e invenção. A metodologia da pesquisa é qualitativa e os registros foram feitos a partir de diários de campo, registros fotográficos e falas das crianças durante as atividades. Os resultados apontam que, quando são oferecidos espaços de experimentação e liberdade, as crianças produzem saberes, imaginações e memórias de forma potente, revelando lógicas próprias de existência e criação. O mural, nesse contexto, foi compreendido como extensão e expressão dos percursos vividos pelas crianças e não apenas como produto final. Conclui-se que experiências como essa podem contribuir para a valorização dos processos criativos infantis no contexto escolar e para a ampliação do olhar docente sobre as infâncias.
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                      Das ruas para a escola: a negritude e a poética do grafite
                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 08/08/2025
                      Área ARTES
                      Orientador(es)
                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Fabíola dos Santos Lima
                        Banca
                        • Elsieni Coelho da Silva
                        • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                        • Paulo Cesar Antonini de Souza
                        • Simone Rocha de Abreu
                        Resumo Objetivando desvelar características e condições que auxiliem a compreensão do fenômeno da criação artística na arte urbana e suas possibilidades como manifesto de enfrentamento ao racismo estrutural, esta dissertação, apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (ProfArtes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), se estrutura como meio para contribuir com práticas pedagógicas por meio do ensino de arte. A investigação centra-se no trabalho do artista urbano Leonardo Mareco, utilizando uma abordagem qualitativa fenomenológica, com coleta de dados realizada por meio de uma intervenção pedagógica com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS. Ao final da pesquisa, após a análise dos dados coletados por meio das notas de campo, emergiram três categorias nomeadas: A) Um pequeno caos, B) Pela cor preta e C) Pelas ruas da cidade. Conclui-se que a pesquisa permanece em movimento, sustentada pela busca por conteúdos significativos para a aprendizagem. A ausência explícita de reflexões sobre a negritude nas aulas, mesmo com a presença de artistas negros, não denota indiferença, mas revela a naturalização do racismo no cotidiano dos estudantes, evidenciando a urgência de práticas pedagógicas contínuas que favoreçam a escuta, a elaboração crítica e a tomada de consciência. Defende-se, assim, que a escola transcenda o currículo formal, assumindo-se como espaço de mediação, de trocas de saberes e de formação de sujeitos críticos, conscientes e comprometidos com a justiça social e o respeito às diferenças. A intervenção foi reavaliada, resultando na criação de um material para ser utilizado como recurso educacional por outros docentes, contribuindo para um ambiente de ensino-aprendizagem mais justo e equitativo, que reconhece e valoriza a cultura negra, utilizando a arte como instrumento de resistência e transformação social.
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                        Das ruas para a escola: a negritude e a poéca do grafite
                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 08/08/2025
                        Área ARTES
                        Orientador(es)
                          Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                            Banca
                            • Elsieni Coelho da Silva
                            • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                            • Paulo Cesar Antonini de Souza
                            • Simone Rocha de Abreu
                            Resumo Esta dissertação, apresentada como requisito para a obtenção de créditos de
                            Defesa ao título de Mestra em Arte, junto ao curso de Mestrado Profissional em
                            Artes em rede nacional (ProfArtes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
                            Artes (PPGARTES), na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), da
                            Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), visa proporcionar uma base
                            formal para a prática pedagógica nas artes visuais, problematizando e superando o
                            racismo estrutural. O estudo sobre o grafite, focado no trabalho de seis artistas,
                            busca desvelar características e condições que auxiliem a compreensão do
                            fenômeno da criação artística na arte urbana e suas possibilidades como manifesto
                            de repúdio ao racismo estrutural. A investigação centra-se no trabalho do artista
                            urbano Leonardo Mareco, utilizando uma abordagem qualitativa fenomenológica,
                            com coleta de dados por meio de uma intervenção pedagógica com estudantes do
                            4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande/MS. Ao final
                            da pesquisa, após a análise dos dados coletados por meio das notas de campo,
                            emergiram três categorias nomeadas: A) Um pequeno caos, B) Pela cor preta, e C)
                            Pelas ruas da cidade, concluindo-se que a pesquisa permanece em movimento,
                            sustentada pela busca por conteúdos significativos para a aprendizagem, a ausência
                            explícita de reflexões sobre a negritude nas aulas com a presença de artistas negros
                            não denota indiferença, mas revela a naturalização do racismo no cotidiano dos
                            estudantes, evidenciando a urgência de práticas pedagógicas contínuas que
                            favoreçam a escuta, a elaboração crítica e a tomada de consciência. Defende-se,
                            assim, que a escola transcenda o currículo formal, assumindo-se como espaço de
                            mediação, de trocas de saberes e de formação de sujeitos críticos, conscientes e
                            comprometidos com a justiça social e o respeito às diferenças. A intervenção foi
                            reavaliada resultando na criação de um material para ser utilizado como recurso
                            educacional por outros docentes, contribuindo para um ambiente de
                            ensino-aprendizagem mais justo e equitativo, que reconhece e valoriza a cultura
                            negra, utilizando a arte como instrumento de resistência e transformação social.
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                              Roda de Danças Brasileiras na Educação Infantil: Rodando, circulando, criando
                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                              Tipo Dissertação
                              Data 06/05/2025
                              Área ARTES
                              Orientador(es)
                              • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Daynara Loubet de Barros
                                Banca
                                • Dora de Andrade Silva
                                • Gabriela Di Donato Salvador Santinho
                                • Marcos Antônio Bessa Oliveira
                                • Simone Rocha de Abreu
                                • Vinicius da Silva Lírio
                                Resumo A pesquisa aqui apresentada buscou observar, estudar e refletir sobre as rodas de danças
                                populares brasileiras realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Danças Populares Brasileiras
                                Renda que Roda (MS), e por meio dos estudos apresentados elaboramos uma proposta de
                                trabalho voltada para crianças da educação infantil da rede pública de ensino de Campo
                                Grande - MS. Faz parte da proposta proporcionar para as crianças experiências corporais por
                                meio das danças brasileiras, promovendo pensamentos e práticas não eurocêntricas, com uma
                                abordagem apoiada no pensamento contra-colonial, defendido por Antônio Bispo dos Santos,
                                Daniel Munduruku e pelo grupo de dança observado. Essa pesquisa tem caráter teórico-prático
                                e, apesar de se apoiar em um pensamento contra-colonial, ela também se utiliza de autores e
                                autoras que tratam da dança na educação, tais quais Gabriela Salvador Santinho- ao tratar das
                                danças brasileiras – Ana Carolina Andrade, Isabel Marques entre outras autoras- ao tratar da
                                dança na educação infantil - Marcos Antônio Almeida Campos e Patrick Anderson Martins
                                Magalhães, Camila Mota Farias e Francisco José Gomes Damasceno ao tratar as danças que
                                são levadas pelo grupo para as escolas durante as rodas. Além desses autores, são usados
                                documentos legais que sugerem o trabalho com a dança e com a cultura brasileira na educação
                                infantil, como a lei 10.639/2003 (posteriormente complementada pela lei 11.645/2008).
                                Esperamos que por meio dos escritos aqui apresentados possamos compreender a potência
                                das danças brasileiras na educação infantil com destaque para o trabalho realizado pelo grupo
                                Renda que Roda como agente de valorização das culturas do nosso país.
                                Palavras-chave: danças brasileiras; educação Infantil; práticas corporais.
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                                O Beijo: superação crítica de uma prática de ensino de artes visuais
                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 06/03/2025
                                Área ARTES
                                Orientador(es)
                                • Paulo Cesar Duarte Paes
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Ricardo Grassi Martins
                                  Banca
                                  • José Deribaldo Gomes dos Santos
                                  • Paulo Cesar Duarte Paes
                                  • Rafael Duailibi Maldonado
                                  • Simone Rocha de Abreu
                                  Resumo Este trabalho tem o objetivo de fundamentar a superação de uma prática pedagógica do
                                  ensino de arte, tendo como conteúdo curricular os monumentos artísticos da cidade de Campo
                                  Grande – MS, com ênfase na obra “O Beijo”, de Pedro Guilherme Garcia Góes. Utilizamos
                                  como fundamento teórico-metodológico para a crítica do ensino de arte a abordagem
                                  histórico-crítica e ontológica. O estudo abrange questões como objetivação artística e estética
                                  e a formação humana, além de explorar elementos como catarse, vivência artística e
                                  territorialidade/lugar, articulados pela dialética entre singular, particular e universal, em um
                                  estudo sobre um artista local em relação à totalidade concreta. O trabalho se desenvolve no
                                  campo teórico, fundamentando metodologicamente a crítica à abordagem triangular, aos
                                  documentos norteadores e a toda uma corrente de pensamento, para que, ao retornarmos à
                                  prática, possamos promover uma educação emancipadora. Com isso acreditamos contribuir
                                  para o ensino de arte na perspectiva histórico-critica fornecendo subsídios teóricos e práticos.
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                                  VOZ, CORPO E INCLUSÃO: benefícios do canto coral e da expressão cênica em estudantes com deficiência visual e normovisuais da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul.
                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 27/02/2025
                                  Área ARTES
                                  Orientador(es)
                                  • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Karoline Martinez Espinola Giglio Munhoz
                                    Banca
                                    • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                    • Ariane Guerra Barros
                                    • Gustavo Rodrigues Penha
                                    • Juliana Melleiro Rheinboldt
                                    Resumo A presente pesquisa visa investigar os benefícios que o ensino musical, através do canto coral, e a expressão cênica podem desenvolver em estudantes com deficiência visual e normovisuais que frequentam o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual de Mato Grosso do Sul (CAP-DV/MS), pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS), na cidade de Campo Grande. Foram analisados os aspectos artístico-musicais e sociais que a prática vocal, aliada ao trabalho de expressão cênica, desenvolveu na vida destes estudantes. Como referenciais teóricos, destacam-se os trabalhos de educadores musicais ativos do século XX – Dalcroze e Kodály – e do contemporâneo Keith Swanwick, bem como pesquisadores e representantes do coro cênico e do corpo em movimento: Muller, Puebla e Bertazzo. Nesta pesquisa, com o objetivo de suscitar a prática da inclusão social e fortalecimento de vínculos dos educandos,
                                    houve a mescla de estudantes com e sem deficiência. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa-ação, com participação ativa desta pesquisadora na realização das atividades em cada etapa – por meio de gravação audiovisual dos encontros e entrevista semi-estruturada após o recital final. Tais experiências com a expressividade corporal no canto coral apontaram para um desenvolvimento significativo de cada participante, onde foram, nos relatos ao final da pesquisa,
                                    verificados avanços nos aspectos psicomotores e artístico-musicais individuais, bem como nas relações sociais do grupo.
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                                    A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 12/12/2024
                                    Área ARTES
                                    Orientador(es)
                                    • Gustavo Rodrigues Penha
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Arthur Henrique Sousa de Oliveira
                                      Banca
                                      • Daisy Alves Fragoso
                                      • Gustavo Rodrigues Penha
                                      • Manoel Camara Rasslan
                                      • Murilo Ferreira Velho de Arruda
                                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                      Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais
                                      humanizada e significativa.
                                      PALAVRAS-CHAVE: Educação musical; Ludicidade; Jogos musicais
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                                      A MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS MUSICAIS: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
                                      Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 12/12/2024
                                      Área ARTES
                                      Orientador(es)
                                        Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                          Banca
                                            Resumo Este trabalho investiga a musicalização por meio de atividades lúdicas, destacando o brincar como uma linguagem universal e ferramenta pedagógica essencial no desenvolvimento integral das crianças. Com base na ludicidade e na exploração do movimento corporal, o estudo busca promover o aprendizado musical de forma criativa e inclusiva, alinhando práticas educativas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São explorados elementos como percepção auditiva, coordenação motora, socialização, expressividade, criatividade e improvisação, que se apresentam como centrais para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. As propostas foram pensadas
                                            para aplicação em escolas de Ensino Fundamental I, considerando as particularidades socioculturais de Campo Grande, MS. Além disso, a pesquisa reflete sobre a importância de estimular a imaginação e a capacidade de improvisação das crianças, promovendo autonomia criativa e sensibilização para os diferentes elementos musicais. Essa abordagem não apenas amplia o repertório cultural dos estudantes, mas também potencializa sua integração social, valorizando a expressão artística e a inclusão no
                                            processo educativo. O trabalho ressalta o papel do professor como mediador, incentivando a participação ativa dos alunos no aprendizado musical e favorecendo uma educação mais humanizada e significativa.
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                                              O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo
                                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 29/08/2024
                                              Área ARTES
                                              Orientador(es)
                                              • Ariane Guerra Barros
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Alexandre Luiz Porto Junior
                                                Banca
                                                • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                                                • Ariane Guerra Barros
                                                • Flávia Janiaski Vale
                                                • William Fernandes Molina
                                                Resumo RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como
                                                metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de
                                                ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa
                                                Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações
                                                entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz
                                                consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes
                                                envolvidos.
                                                PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama
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                                                Vai remendano: a obra de Rozi Santos no ensino de artes visuais
                                                Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 23/08/2024
                                                Área ARTES
                                                Orientador(es)
                                                • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Celsa Aparecida dos santos Moraes
                                                  Banca
                                                  • Elsieni Coelho da Silva
                                                  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos
                                                  • Gustavo Rodrigues Penha
                                                  • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                  • Rafael Duailibi Maldonado
                                                  Resumo Este Trabalho Final de Curso foi desenvolvido a partir do interesse pessoal da autora na arte regional e na cultura popular, manifestada em esculturas e outras criações tridimensionais de artistas populares. A investigação focou-se em uma artista popular de Dourados/MS, utilizando uma abordagem qualitativa com base fenomenológica. As etapas da pesquisa buscaram identificar e compreender como a arte regional, especificamente a produção artística de Rozi Santos, pode contribuir para práticas educativas escolares, destacando o fenômeno da criação artística e sua importância na formação cultural e artística dos alunos. A coleta de dados ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica organizada em quatro encontros, registrados em diários de campo, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre a cultura popular e a arte regional, inspirados pelas esculturas de Rozi Santos. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: A) A caixa em que estavam as madeiras e B) Formato de casinhas. Ao final da pesquisa, conclui-se que a valorização da arte e cultura regional é essencial para preservar e divulgar tradições locais, fortalecendo a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. A intervenção pedagógica desenvolveu habilidades manuais e emocionais nos alunos, promovendo autoconfiança quanto à expressão artística. Constatou-se o protagonismo da arte regional na mediação dos conteúdos, contribuindo para os processos de ensino e aprendizado e destacando a importância de projetos artísticos no contexto escolar.
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                                                  O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma análise de mediação pedagógica.
                                                  Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 01/08/2024
                                                  Área ARTES
                                                  Orientador(es)
                                                  • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Maria Aparecida Miatello Moraes
                                                    Banca
                                                    • Janedalva Pontes Gondim
                                                    • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                    • Roberta Maira de Melo
                                                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica no ensino de arte, com foco na perspectiva da educação inclusiva, tendo como base empírica a prática pedagógica desenvolvida a partir de sequência didática aplicada aos alunos no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em duas escolas públicas na cidade de Nova Andradina, situada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisadora atua como docente na Rede Municipal de Ensino. O estudo se concentra especialmente na educação como espaço para procedimentos metodológicos, englobando revisões da literatura de teóricos e legislações relacionadas à mediação pedagógica e à educação inclusiva, além da aplicação de uma sequência didática em duas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental I. As obras de Vigotski (2001, 2021), Fernandes (2016) e Saviani (2019), entre outros, são referências teóricas importantes para este estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de descrições de prática pedagógicas, que constituíram a base para as ponderações e conclusões da pesquisa. Os principais resultados indicaram que o ensino de arte promoveu uma experiência de aprendizado, criação e inclusão significativa. Finalmente, esperamos que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos estudos sobre inclusão e ensino de arte.
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                                                    EXPOSIÇÃO DE ARTE NA ESCOLA: Uma experiência inclusiva
                                                    Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                    Tipo Dissertação
                                                    Data 18/07/2024
                                                    Área ARTES
                                                    Orientador(es)
                                                    • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                    Coorientador(es)
                                                      Orientando(s)
                                                      • Elivane Gonçalves Graeff
                                                      Banca
                                                      • Elsieni Coelho da Silva
                                                      • Maristela Müller
                                                      • Paulo Cesar Antonini de Souza
                                                      • Vera Lucia Penzo Fernandes
                                                      Resumo Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da exposição de arte na
                                                      escola na perspectiva da inclusão. Para isso, foram estabelecidos objetivos
                                                      específicos, tais como: identificar como a exposição de arte na escola foi legitimada e
                                                      questionada; entender como ela contribui para aumentar a autoconfiança dos alunos,
                                                      visando promover a inclusão escolar ao criar um ambiente onde cada aluno se sinta
                                                      valorizado, respeitado e capaz de atingir seu pleno potencial social; e vivenciar a
                                                      composição de uma exposição de arte na escola, utilizando os materiais disponíveis.
                                                      Ao adentrar nesse tema, buscamos expandir os horizontes do debate sobre a
                                                      democratização da arte. A fundamentação teórica desta pesquisa seguiu a teoria
                                                      histórico-cultural, por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das aulas,
                                                      registros e publicações em redes sociais, para posterior análise das contribuições da
                                                      exposição de arte na escola. Para fortalecer a relevância deste estudo, uma
                                                      intervenção pedagógica foi realizada com a exposição de arte na Escola Municipal Dr.
                                                      Sudalydio Rodrigues Machado, permitindo analisar o impacto dessa experiência na
                                                      formação dos estudantes. A análise foi conduzida por meio de categorias analíticas
                                                      estabelecidas previamente: Práticas pedagógicas para a organização de uma
                                                      exposição de arte na escola; O espaço expositivo na escola; Perspectivas sobre
                                                      inclusão e a exposição de arte na escola. Identificou-se que essas categorias têm o potencial de demonstrar a eficácia da aprendizagem proporcionada pela exposição de
                                                      arte na escola, destacando como ela despertou o interesse dos alunos pela cultura e
                                                      incentivou a apreciação das produções artísticas desenvolvidas em aula. Esse
                                                      enfoque contribui para uma visão mais ampla do desenvolvimento dos estudantes,
                                                      promovendo senso de empatia, respeito pelas diferenças e formação de cidadãos
                                                      mais conscientes e inclusivos.
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                                                        Arte contemporânea e elevação estética: práticas no ensino fundamental 1
                                                        Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                        Tipo Dissertação
                                                        Data 06/03/2024
                                                        Área ARTES
                                                        Orientador(es)
                                                        • Paulo Cesar Duarte Paes
                                                        Coorientador(es)
                                                          Orientando(s)
                                                          • Renata Soares de Oliveira Angelozi
                                                          Banca
                                                          • Ariane Guerra Barros
                                                          • Paulo Cesar Duarte Paes
                                                          • Samira Saad Pulcherio Lancillotti
                                                          • Simone Rocha de Abreu
                                                          Resumo Este trabalho tem como objetivo propor a sistematização de uma prática pedagógica por meio
                                                          do uso de referências artísticas da Arte Contemporânea, tendo em vista proporcionar a
                                                          elevação estética dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Nagen
                                                          Jorge Saad, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Ressalta-se que conforme
                                                          estudos de Lukács (1970), Paes (2021), Santos (2017), Vázques (1978) e Vigotski (2001;
                                                          2018) a elevação estética acontece quando um indivíduo singular se eleva à universalidade da
                                                          arte historicamente produzida como um processo de humanização. A hipótese é de que a
                                                          elevação estética ocorre quando há uma vivência e experimentação dos estudantes em relação
                                                          ao conteúdo e à forma da Arte Contemporânea. Nesse sentido, a apropriação artística
                                                          contempla o que existe de mais desenvolvido historicamente pela humanidade, tornando
                                                          assim imprescindível o ensino de Arte. A análise da prática do ensino de Arte teve como base
                                                          teórica a Pedagogia Histórico-crítica, que por sua vez valoriza os conteúdos clássicos da
                                                          história da arte e da criatividade artística como fundamento da prática de ensino. Portanto,
                                                          esta pesquisa evidenciou através das práticas pedagógicas as possibilidades de os estudantes
                                                          vivenciarem e experienciarem a elevação estética, a fim de tornar possível o ensino de Arte
                                                          Contemporânea por meio da apropriação do conhecimento tanto na produção quanto no saber.
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                                                          O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA PENITENCIÁRIA DE RIO BRILHANTE – MS: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
                                                          Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                          Tipo Dissertação
                                                          Data 04/03/2024
                                                          Área ARTES
                                                          Orientador(es)
                                                          • Paulo Cesar Duarte Paes
                                                          Coorientador(es)
                                                            Orientando(s)
                                                            • José Sergio Rodrigues de Souza
                                                            Banca
                                                            • Ariane Guerra Barros
                                                            • Carla Villamaina Centeno
                                                            • Paulo Cesar Duarte Paes
                                                            • Simone Rocha de Abreu
                                                            Resumo O presente estudo aborda a relação entre o indivíduo e a emancipação humana,
                                                            fundamentando-se nas obras de Paes, Tonet, Duarte e Saviani e outros autores,
                                                            contextualizando a emancipação humana sob uma perspectiva ´do materialismo
                                                            histórico-dialético e embasado na pedagogia histórico-crítica, visando apresentar a
                                                            concepção da humanização por meio da apropriação do conhecimento e da vivência
                                                            na fruição e criação artística. Na abordagem da pedagogia histórico-crítica, destacase a importância da ciência e da estética para a educação escolar e a importância do
                                                            ensino de artes. Para estruturação teórica e análise prática, propõe-se uma
                                                            intervenção didática em artes visuais para uma turma de Educação de Jovens e
                                                            Adultos (EJA) no Estabelecimento Penal Masculino do município de Rio Brilhante –
                                                            MS, considerando as descrições de Wacquant e Novo para compreensão do sistema
                                                            penal. A pesquisa integra os referenciais bibliográficos com análises e reflexões da
                                                            prática no ensino de artes visuais, relacionando as concepções da arte na formação
                                                            humana e as necessidades de superação do domínio do capital que reproduz a
                                                            alienação. Nas conclusões e descrição prática, a intervenção inclui análise e produção
                                                            artística, utilizando como referência obras do artista Fernando Botero, destacando
                                                            suas representações e características, assim como referências a outras obras por
                                                            meio de reproduções. Adicionalmente, é realizada a apresentação da temática da
                                                            reprodução da violência na formação humana, aplicada nas obras do artista
                                                            denominada "Dores da Colômbia". A síntese dos resultados, com a criação e
                                                            exposição das obras para a comunidade, juntamente com o texto sistematizado,
                                                            comporá o acervo do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da
                                                            Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mestrado Profissional em
                                                            Artes.
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                                                            ARTISTA PATY WOLFF - CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                                            Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                            Tipo Artigo Científico
                                                            Data 02/03/2024
                                                            Área ARTES
                                                            Orientador(es)
                                                            • Simone Rocha de Abreu
                                                            Coorientador(es)
                                                              Orientando(s)
                                                              • Juliana Ferreira de Almeida Arruda
                                                              Banca
                                                              • Dora de Andrade Silva
                                                              • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                                              • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                                              • Simone Rocha de Abreu
                                                              Resumo A presente pesquisa está focada na educação para com as relações étnico-raciais através do ensino de arte como instrumento de representação e valorização da cultura africana. Propõem-se o desenvolvimento de aulas didáticas, contemplando o ensino da história e cultura afro-brasileira, em acordo com as leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira, com o objetivo de promover princípios sociais multiculturais e legitimamente democráticos, associados ao enfrentamento do racismo no espaço escolar. Buscando envolver os(as) estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, diversidades étnicas, racismo e cultura africana. A proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida na EMEB José Torquato da Silva (Cuiabá/MT), com a turma do 4ºano C - considerada uma turma multiétnica - e foi construída a partir de uma reflexão teórica em torno do pensamento decolonial com um diálogo com os seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2001 e 2003), Djamila Ribeiro (2019) e bell hooks (2017), mulheres que contextualizam o racismo presente na educação. A referida intervenção parte das obras da artista cuiabana Paty Wolff, que, através de pinturas, esculturas e ilustrações de seu livro Como pássaros no céu de Aruanda (Entrelinhas, 2021), trabalha a representação e o olhar sobre os corpos dos(as) negros(as).
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                                                              INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO: A ARTE COMO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE/ALTERIDADE FRENTE AO RACISMO
                                                              Curso Mestrado em Artes em Rede Nacional
                                                              Tipo Artigo Científico
                                                              Data 01/03/2024
                                                              Área ARTES
                                                              Orientador(es)
                                                              • Simone Rocha de Abreu
                                                              Coorientador(es)
                                                                Orientando(s)
                                                                • Silvana Saturnino Teles
                                                                Banca
                                                                • Dora de Andrade Silva
                                                                • Patrícia Lacombe Pinheiro
                                                                • Sidiney Peterson Ferreira de Lima
                                                                • Simone Rocha de Abreu
                                                                Resumo Esta pesquisa visa levantar o enfrentamento ao racismo, ao propor o reconhecimento e fortalecimento das relações de identidade e alteridade, baseando-se numa perspectiva intercultural, analisando crítica e sistematicamente, dentro do território escolar e do Ensino de Artes Visuais, novos caminhos para um trabalho de intervenção pedagógica que interaja com os indivíduos pesquisados, coletiva e individualmente, buscando trabalhar os processos advindos do sistema de colonização como: a desigualdade, a discriminação e o racismo institucional. Utilizarei uma proposta pedagógica dentro das Artes Visuais, pensada para aproximar as/os estudantes pesquisadas/os e pesquisadora, captando detalhadamente o sentido das representações sociais e das estratégias utilizadas por estes estudantes (3° ano do fundamental I), no intuito de alcançar um grau de investigação e análise de dados mais acurados.
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