PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/06/2023 |
Área |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Aline Regina de Souza Barros
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Natalia Cristina de Oliveira
- Norma Silvia Trindade de Lima
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Resumo |
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O DIREITO À INCLUSÃO DIGITAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL |
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Curso |
Mestrado em Direito |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/05/2023 |
Área |
DIREITO |
Orientador(es) |
- Luciani Coimbra de Carvalho
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Paula Martins Amaral
- Claudio de Castro Panoeiro
- Elaine Cler Alexandre dos Santos
- Elisaide Trevisam
- Luciani Coimbra de Carvalho
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Resumo |
Este estudo, utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental, centra-se no seguinte problema de pesquisa: O direito à acessibilidade das pessoas com deficiência assegurado na Constituição Federal Brasileira, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei Brasileira de Inclusão é suficiente para assegurar a inclusão digital das pessoas com deficiência visual no Brasil? Como objetivo, a pesquisa buscou compreender o panorama jurídico da inclusão das pessoas com deficiência visual por meio da acessibilidade, demonstrando as barreiras existentes dentro da utilização da web. Realizou-se a análise da Teoria do Reconhecimento, no modelo proposto por Axel Honneth e das teorias críticas paralelas, utilizando-se os ideais de Charles Taylor e Nancy Fraser. Por fim, o presente estudo analisou o conceito da acessibilidade definido pelas normas brasileiras e internacionais, suas implicações e como a acessibilidade digital é fundamental no processo de inclusão. Verificou-se ainda que as tecnologias assistivas relacionadas à utilização da web são robustas e recebem investimento significativo, de modo que o Brasil possui uma gama de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e que estas auxiliam e muito neste processo, especialmente no aspecto educacional. Assim, como resultados, restou evidenciado que, muito embora a pessoa com deficiência possua seu direito de inclusão digital assegurado no ambiente online, a atuação do Poder Público é insuficiente para propiciar as ferramentas para que a inclusão digital seja concretizada em nosso país. |
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COBERTURA VACINAL ENTRE CASOS CONFIRMADOS DE DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL, 2011 A 2020 |
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Curso |
Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/05/2023 |
Área |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS |
Orientador(es) |
- Everton Falcao de Oliveira
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Orientando(s) |
- Danielli de Almeida Moura
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Banca |
- Claudia Du Bocage Santos Pinto
- Everton Falcao de Oliveira
- Márcio José de Medeiros
- Maria Elizabeth Araujo Ajalla
- Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira
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Resumo |
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OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE E O TRABALHO DE MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/05/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Andréia Nunes Militão
- Carina Elisabeth Maciel
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- Solange Jarcem Fernandes
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Resumo |
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MULHERES NO ESPAÇO PENAL FEMININO DE TRÊS LAGOAS/MS: MEMÓRIAS, ESCRITAS DE SI E A FORMAÇÃO. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
Orientador(es) |
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
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Orientando(s) |
- MICHELA VANESSA CRISOSTOMO COIMBRA MARTINS
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Maristela Carneiro
- ROSELI TEREZINHA BOSCHILIA
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Resumo |
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Representações sociais de homens gays sobre homens gays com deficiência visual |
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Curso |
Mestrado em Psicologia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
PSICOLOGIA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Geíza Ferreira dos Santos
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Banca |
- Alberto Mesaque Martins
- Alexandra Ayach Anache
- Luiz Paulo Ribeiro
- Zaira de Andrade Lopes
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Resumo |
O modo como é percebido o indivíduo com deficiência está ligado aos valores em distintos momentos históricos e culturais. A Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe à luz os direitos deste público, reforçando a necessidade global de garanti-los em todos os países signatários. As pessoas com deficiência visual, mesmo dotadas de direitos que asseguram a sua total integração na sociedade, encontram dificuldades para exercerem a sua sexualidade. Por não estarem adequados a um padrão socialmente imposto, os homens gays com deficiência visual podem ainda sofrer preconceitos relacionados ao próprio grupo de pertença, neste caso, dos homens gays sem deficiências, pelo fato de não possuir alguns atributos almejados por eles. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as Representações Sociais (RS) de homens gays sobre homens gays com deficiência visual. A pesquisa foi alicerçada na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS) e, mais especificamente na Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Participaram do estudo, homens gays (cis ou transgêneros), residentes no estado do Mato Grosso do Sul. Dos 105 participantes, 86 foram eletivos e assinalaram o termo de aceite, além de responderam o formulário virtual, visando traçar um perfil sociodemográfico. Utilizou-se as técnicas de substiyução para analisar a zona muda e a TALP, a partir dos evocadores: homem gay, deficiência visual e homem gay com deficiência visual. Os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq. Desta forma, para o termo indutor “homem gay”, foram evocadas, em situação normal, as palavras: “Liberdade”, com maior frequência representando o núcleo duro das representações e; “arco-íris”, com menor frequência. Em situação de substituição surgiram as palavras: “sexo”, em maior frequência e “academia” com frequência menor. Para o termo indutor “deficiência visual”, emergiram como centralidade “acessibilidade” e “cão-guia” em menor frequência. Na zona muda surgiram “Dificuldade” como núcleo central e “Apoio” com pouca frequência. Para o termo indutor “homem gay com deficiência visual”, em situação normal emergiram palavras como “Preconceito” como núcleo duro e “Deficiência” em menor frequência. Na zona muda aparecem as palavras “preconceito” como núcleo central e “empatia” na zona de contraste. Em síntese, as palavras emergidas com os termos indutores em situação normal e em situação de substituição revelam que as pessoas investigadas possuem uma imagem acerca do público com deficiência visual pautada no contexto de respeito aos direitos, presentes nas palavras “acessibilidade” e “cão-guia”. No entanto, emergiram em situação normal e em situação de substituição a palavra “Preconceito” como centralidade quando se referia ao termo indutor “homem gay com deficiência visual”, destoantes das palavras relacionadas com o termo indutor “homem gay” que foram “liberdade” e “sexo” em situação normal e em substituição respetivamente. Com estes dados, pode-se inferir que as pessoas com deficiência visual ainda são vistas por este público em um contexto que beira o capacitismo, dito que para eles, trata-se de uma parcela da sociedade que necessita de cuidado e empatia, mas não são percebidas como pessoas dotadas de sexualidade, invisibilizando-os frente à diversidade da sigla LGBTQIAP+. |
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ATIVISMO JUDICIAL E JUDICIALIZAÇÃO: ENTRE A DEMOCRACIA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS |
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Curso |
Mestrado em Direito |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
DIREITO |
Orientador(es) |
- Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
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Orientando(s) |
- Thiago André Silva Gonçalves
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Banca |
- Antonio Conceicao Paranhos Filho
- Elisaide Trevisam
- Luciani Coimbra de Carvalho
- Thais Novaes Cavalcanti
- Vivian de Almeida Gregori Torres
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as diferenças entre ativismo e judicialização das políticas e suas relações com a democracia e os direitos fundamentais. A problemática norteadora da pesquisa pode ser definida por meio de dois questionamentos pilares: (i) existem diferenças entre a prática do ativismo judicial e da judicialização? e (ii) como estas posturas influenciam a democracia, o constitucionalismo e os direitos fundamentais? De forma acessória, surgem outras indagações: cumprir os direitos fundamentais expressos na Constituição Federal, através do processo de judicialização, significa desaguar no ativismo judicial? Para isto, foi preciso compreender o redimensionamento da jurisdição constitucional após a Segunda Guerra Mundial e qual o seu papel na efetivação dos direitos humanos. Em contrapartida, analisa-se como o processo do ativismo judicial causa fissuras no sistema representativo, na medida em que se adota uma postura voluntarista diante da legislação, desrespeitando os limites semânticos do texto normativo. Conclui-se que nos países periféricos, como é o caso do Brasil, é preciso haver uma jurisdição constitucional que não caia no decisionismo, mas ao mesmo tempo implemente direitos. Para atingir um resultado satisfatório, utilizou-se da metodologia bibliográfica e documental, partindo-se do método hipotético-dedutivo. |
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FEMINISMO NEGRO, INTERSECCIONALIDADE E ESTUDOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NA VIDA E OBRA DE ELZA SOARES |
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Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Larissa Papa Nogueira Martins
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Banca |
- Ana Paula Squinelo
- Fabio da Silva Sousa
- Raffaella Andrea Fernandez
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Resumo |
Digite aqui o Resumo de sua Dissertação |
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DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL À ÁGUA POTÁVEL E AO SANEAMENTO: DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL À NACIONAL |
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Curso |
Mestrado em Direito |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
DIREITO |
Orientador(es) |
- Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
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Orientando(s) |
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Banca |
- Gina Vidal Marcílio Pompeu
- Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
- Livia Gaigher Bosio Campello
- Patricia Martinez Almeida
- Vladmir Oliveira da Silveira
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Resumo |
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O controle de convencionalidade como mecanismo de implementação dos diálogos interjudiciais entre juízes nacionais e a Corte Interamericana de Direitos Humanos |
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Curso |
Mestrado em Direito |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/05/2023 |
Área |
DIREITO |
Orientador(es) |
- Luciani Coimbra de Carvalho
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Orientando(s) |
- Renato Sabino Carvalho Filho
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Banca |
- ANGELA JANK CALIXTO
- Luciani Coimbra de Carvalho
- Luiz Guilherme Arcaro Conci
- Thereza Chtistina Nahas
- Vladmir Oliveira da Silveira
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Resumo |
A pesquisa analisará se o controle de convencionalidade é um dos mecanismos para se implementar os diálogos interjudiciais entre as decisões proferidas pelo Poder Judiciário brasileiro e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. O problema principal é: o controle de convencionalidade é um meio para se implementar os diálogos interjudiciais entre os juízes nacionais e a Corte Interamericana de Direitos Humanos? O objetivo geral do trabalho é fazer a análise doutrinária acerca dos diálogos entre os ordenamentos jurídicos e da sua ligação com o controle de convencionalidade. Os objetivos específicos são analisar do surgimento da constitucionalização do direito internacional e do fundamento que justifica a integração entre o direito internacional e o direito interno, analisar o funcionamento e as competências da Corte Interamericana, para se compreender um dos sujeitos responsáveis pelos diálogos interjudiciais, bem como verificar como os juízes brasileiros fazem o controle de convencionalidade e como tem sido a postura do Supremo Tribunal Federal quanto aos diálogos. Foram utilizados os métodos dialético, dedutivo e sistemático. Como fontes, foram usados textos legislativos nacionais e estrangeiros que regulam a matéria, bem como pesquisa jurisprudencial. |
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JUVENTUDE(S), ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETOS DE VIDA: ENTRE REFORMAS, TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1990 – 2018) |
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Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
26/05/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Christiane Caetano Martins Fernandes
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
- Luiz Carlos Novaes
- Monica Dias Peregrino Ferreira
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Resumo |
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JUVENTUDE(S), ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETOS DE VIDA: ENTRE REFORMAS, TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1990 – 2018) |
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Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
26/05/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Christiane Caetano Martins Fernandes
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
- Luiz Carlos Novaes
- Monica Dias Peregrino Ferreira
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Resumo |
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Discurso transgressor a partir de Silviano Santiago: uma leitura crítica biográfica fronteiriça |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/05/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Marta Francisco de Oliveira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Damaris Pereira Santana Lima
- Edgar Cezar Nolasco dos Santos
- Fábio Pereira do Vale Machado
- Marcos Antônio de Oliveira
- Marta Francisco de Oliveira
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Resumo |
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Nanocompósitos MWCNT/Nb2O5 e MWCNT/TiO2 : Síntese, Caracterização e Aplicação em Sensores Eletroquímicos |
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Curso |
Doutorado em Ciência dos Materiais |
Tipo |
Tese |
Data |
25/05/2023 |
Área |
MATERIAIS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Rafael Henrique de Oliveira
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Banca |
- Alem Mar Bernardes Goncalves
- Alexandre Pancotti
- Bruno Spolon Marangoni
- Cicero Rafael Cena da Silva
- Daniel Araujo Gonçalves
- Diogo Duarte dos Reis
- Flavio Santana Michels
- Monize Martins da Silva
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Resumo |
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ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES HORIZONTAIS ATUANTES NA FÔRMA DO SISTEMA DE TAIPA DE PILÃO |
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Curso |
Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
24/05/2023 |
Área |
ENGENHARIA CIVIL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Paula da Silva Milani
- Andrea Naguissa Yuba
- Jose Alberto Ventura Couto
- Jose Otavio Serrao Eleuterio
- Márcio Vieira Hoffmann
- Mayara Dias de Souza
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Resumo |
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A Migração Haitiana para o Brasil: Estudos sobre Trabalho e Aculturação |
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Curso |
Mestrado em Psicologia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2023 |
Área |
PSICOLOGIA |
Orientador(es) |
- Alexandre Jose de Souza Peres
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandre Jose de Souza Peres
- Frederico Neves Condé
- Jeferson Camargo Taborda
- Luciane Pinho de Almeida
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Resumo |
Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os aspectos psicossociais relacionados ao processo de migração, com foco na migração de haitianos para o Brasil na década de 2010, especificamente em questões relacionadas ao trabalho e à aculturação desses migrantes. Para tanto, foram realizados três estudos independentes, mas complementares, a fim de compreender melhor esse fluxo migratório. No Estudo 1, intitulado "Psicologia e Migração: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira", realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo geral de investigar como se caracteriza a pesquisa produzida pela Psicologia brasileira sobre a migração de estrangeiros para o Brasil, em termos de fluxos migratórios e construtos estudados. No Estudo 2, intitulado "Migração, Adaptação Cultural e Trabalho: A Situação de Haitianos em Mato Grosso do Sul", buscou-se descrever e analisar relatos das condições de trabalho às quais os migrantes haitianos estão submetidos no Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com uma amostra de migrantes haitianos trabalhadores que residem em um município de Mato Grosso do Sul. Por fim, no Estudo 3, "Indicadores de Trabalho e Educação como Proxies da Aculturação de Migrantes Haitianos no Brasil", investigou-se as dimensões da aculturação dos migrantes haitianos no Brasil por meio da análise de dados oficiais sobre trabalho e educação, referentes à série histórica de 2011-2020. Para tanto, buscou-se identificar indicadores acerca das dimensões de permanência e da díade integração e marginalização desses migrantes nos dados analisados. |
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A CONSTRUÇÃO DE UM 'BAD ROMANCE': UM ESTUDO SEMIÓTICO DA INTERTEXTUALIDADE NA DRAMATIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS EM TRÊS VIDEOCLIPES DE LADY GAGA |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Euclides Vieira de Sousa Filho
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Banca |
- Desiree Paschoal de Melo
- Eluiza Bortolotto Ghizzi
- Nara Hiroko Takaki
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
A cantora Lady Gaga (n.1986) pode ser considerada uma porta-voz da sua geração, na
medida em que se propõe a discutir problemas, especialmente da juventude, vivenciados
por seus fãs, chamados por ela de Little monsters (monstrinhos). Assuntos como fluidez
de gênero, respeito à comunidade LGBTQIAP+ e doenças mentais são alguns entre os
que estão presentes nas músicas da cantora. Considerando a videografia de Lady Gaga,
destacaram-se para nós seus aspectos de arte autobiográfica e engajada, paralelamente às
misturas de signos de diferentes linguagens, entre as quais encontram-se referências a
obras de outros artistas. Entendemos isso como gerando uma intertextualidade associada
à dramatização de problemas sociais. E é essa intertextualidade que tomamos como objeto
de estudo nesta dissertação, analisada em três videoclipes dessa cantora: Born This Way
(2011); Applause (2013) e 911 (2020). O referencial teórico-metodológico adotado para
a pesquisa correlaciona os conceitos de dialogismo, polifonia e intertextualidade de
Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), com conceitos da semiótica de Charles
Sanders Peirce (1839-1914), pertinentes à significação, à objetivação e à interpretação.
As análises dos três videoclipes selecionados, para além de reconhecer que as misturas
de signos são possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e
comunicação, permite visualizar como esses videoclipes vão referenciando e promovendo
o diálogo com outras obras, já conhecidas pelo intérprete da cultura audiovisual.
Considerando que essa estratégia leva à construção de um discurso dramático,
autobiográfico e relacionado tematicamente com problemas sociais vivenciados por seu
público, propusemos classificar os videoclipes como arte engajada. Concluímos a
pesquisa destacando, por meio dessas obras, signos organizados em um discurso
intertextual e que fala de problemas vivenciados pela própria cantora e, ainda, que são
comuns a parte da sua geração; são dramas pessoais, alguns envolvendo riscos à saúde
daqueles que os vivenciam. Eles são o tema das canções e dos videoclipes, razão pela
qual interpretamos tais obras como contendo a narrativa de um romance ruim (Bad
romance). As contribuições desta dissertação, além de abordar problemas sociais ainda
presentes na nossa atualidade, focam a relação entre os estudos de linguagem, o
videoclipe, a arte engajada e a pop music contemporânea. |
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O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula. |
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Curso |
Mestrado em Artes |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/05/2023 |
Área |
ARTES |
Orientador(es) |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
- Gustavo Rodrigues Penha
- Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
- Simone Rocha de Abreu
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Resumo |
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
acordo com a realidade e o contexto da escola. |
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GESTAÇÃO NO PRESÍDIO: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE |
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Curso |
Mestrado em Psicologia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/05/2023 |
Área |
PSICOLOGIA |
Orientador(es) |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
- Rafael Christofoletti
- Zaira de Andrade Lopes
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Resumo |
Este estudo teve como objetivo compreender processos de subjetivação de gestantes privadas de liberdade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com uso de entrevista semiestruturada para o levantamento de informações, com perguntas abertas sobre o estado gestacional e a experiência de gestar na prisão. Os sujeitos da pesquisa foram gestantes detidas no complexo penitenciário feminino do presídio Francisco de Oliveira Conde, situado no município de Rio Branco, capital do Estado do Acre. A análise dos dados coletados foi realizada a partir dos referenciais foucaultianos, com ênfase na compreensão de disciplina, panóptico, controle dos corpos, concepção de crime, medidas punitivas e status do criminoso como transgressor do pacto social. Os resultados possibilitaram reconhecer que, assim como as instituições modelam comportamentos, através do viés discursivo de saber-poder, a maternidade também o faz, diferencia-se, contudo, pela característica social atribuída, cujo foco principal é gerir corpos de mulheres fortalecidos por grandes disciplinas como a Obstetrícia que estipula modos corretos de maternar no planejamento familiar, no pré-natal, durante o parto e no pós-parto. Assim, os mecanismos de controle socialmente convencionados à maternidade intervêm sobre a gestão do que é ser mãe. Não obstante, as gestantes presas são incluídas nesse duplo jogo de poder, a instituição prisional e a maternidade que, por sua vez, pode obter caráter punitivo da mesma forma que o presídio, produzindo diferentes modos de subjetivação e objetividade a que são submetidas. |
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DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
18/05/2023 |
Área |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
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Orientando(s) |
- André Júnior Santi Ortelan
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Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Fabiano Greter Moreira
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Resumo |
A busca por relatórios e demonstrações que ajudem os gestores a mensurar a
lucratividade, evolução e contribuição econômica das entidades, levou ao
surgimento da Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Regulamentada pela
Lei n. 11.638/2007, tem o propósito de evidenciar a formação e distribuição da
riqueza das entidades. Porém, observa-se uma dificuldade na compreensão e
utilização dessa demonstração em sua totalidade, visto que, a não
obrigatoriedade e bem como a grande parte das empresas, principalmente micro
e pequenas, desconhecem sua utilidade e, de certa forma, ignoram seu uso.
Este trabalho objetiva evidenciar a importância da DVA como ferramenta
gerencial na tomada de decisão pelos gestores e sua relevância como
instrumento informativo da riqueza gerada e distribuída pelas organizações de
pequeno porte. Utilizando de procedimentos técnicos como estudo de caso, este
trabalho classifica-se como estudo de natureza descritiva. As informações de pesquisa foram extraídas de uma empresa de pequeno porte do ramo de
comércio e serviços, estabelecida no município de Nova Andradina, estado de
Mato Grosso do Sul. Através de informações contábeis fornecidas, foi possível
elaborar a DVA e identificar sua importância como ferramenta gerencial na
tomada de decisão pela empresa e a distribuição de sua riqueza gerada. |
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