INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À GOVERNANÇA AMBIENTAL: PROPOSTAS PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO POR MICROPLÁSTICOS NO BRASIL |
|
Curso |
Doutorado em Tecnologias Ambientais |
Tipo |
Tese |
Data |
09/10/2025 |
Área |
ENGENHARIA SANITÁRIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Cleiton Oliveira dos Santos
|
Banca |
- Ana Paula Lemke
- Carlos Nobuyoshi Ide
- Jhonatan Barbosa da Silva
- Jonas de Sousa Correa
- Kennedy Francis Roche
- William Marcos da Silva
|
Resumo |
|
|
As palavras fantásticas delas: registro crítico historiográfico da literatura fantástica de autoria feminina de Mato Grosso do Sul |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
06/10/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Andre Rezende Benatti
- Bruno Anselmi Matangrano
- Geovana Quinalha de Oliveira
- Gregório Foganholi Dantas
- Paulo Custódio de Oliveira
- Ramiro Giroldo
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
|
Resumo |
Esta pesquisa é realizada com o objetivo de construir um registro histórico e crítico da
produção artístico-literária de autoria feminina de Mato Grosso do Sul, em especial
daquela produção que se entende por narrativa literária fantástica. A partir de uma
proposta que se aproxima do campo da História das Mulheres, sob a perspectiva do
feminismo interseccional, tem por objetivo a realização de um documento referencial
consciente em prol da construção da fortuna crítica de escritoras sul-mato-grossenses.
Como parte da metodologia, através de pesquisa bibliográfica, foi elaborada a revisão de
trabalhos e pesquisas sobre feminismo, produção literária de autoria feminina, resgate de
literatura de autoria feminina, teorias da literatura fantástica e literatura sul-matogrossense, para compreender as nuances da discussão do apagamento dessas literaturas e
das produções de autoria feminina. A análise do corpus é referente ao levantamento de
obras ocorrido no período entre junho de 2021 e maio de 2024, levando em consideração
autoras e publicações encontrados até a última data. Tendo em vista a discussão sobre as
diferentes abordagens possíveis da teoria acerca de fantástico, desde sua caracterização –
gênero, categoria estética ou modo narrativo –, até as nuances de influências históricas e
reflexivas sobre a construção da tradição literária fantástica – como o fantástico europeu,
o realismo maravilhoso latino-americano e o realismo animista africano, estabeleceu-se,
como definição referencial, o fantástico entendido como um modo amplo de construção
narrativo, que não se dá por meios exclusivos, definidos e definitivos; caracterizado por
aquilo que rompe, dentro da narrativa, com sua realidade intradiegética, intrinsicamente
atrelada à verossimilhança com a realidade externa à obra; onde o elemento fantástico
pode ser sobrenatural, ou transgressor da realidade, inexplicável, incômodo, estranho ou
insólito; e passa a existir a partir e através da linguagem, pois, de outra maneira não se
explica ou é possível sua existência. Deu-se, dessa forma, a leitura crítica das obras,
selecionando como escopo a produção no formato de conto, com o intuito de esmiuçar
três pontos: a construção da narrativa em relação ao elemento fantástico; os aspectos
relacionais da obra com o contexto histórico e social em que a escritora está inserida; e a
representação da mulher (quando cabível). Para, enfim, buscar compreender como se dá
a construção do imaginário fantástico dos escritorassul-mato-grossenses que, por sua vez,
permite observar como representam suas percepções de existência, tornando indissociável
perceber e discutir alguns aspectos relacionados a sua forma, conteúdo e contexto. |
|
CLUBE DO ORIGAMI: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO DE DOBRADURAS |
|
Curso |
Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/10/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Fernando Pereira de Souza
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- José Augusto da Costa Jacomeli
|
Banca |
- Antonio Carlos Tamarozzi
- Edivaldo Romanini
- Eugenia Brunilda Opazo Uribe
- Fernando Pereira de Souza
|
Resumo |
|
|
Molecular taxonomy as a tool for surveying the plant species diversity in the Cerrado and Pantanal |
|
Curso |
Doutorado em Ecologia e Conservação |
Tipo |
Tese |
Data |
02/10/2025 |
Área |
ECOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
|
Resumo |
|
|
GÊNERO DISCURSIVO RELATOS DE EXPERIÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/10/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Clemilton Pereira dos Santos
- Onilda Sanches Nincao
- Silvane Aparecida de Freitas
- Silvelena Cosmo Dias
|
Resumo |
|
|
A CONTRIBUIÇÃO DO MUSEU NO PROCESSO FORMATIVO DE CRIANÇAS: UM ESTUDO SOBRE O MUSEU ABERTO DE MECIENE-CHONGOENE EM MOÇAMBIQUE |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Mariana Esteves de Oliveira
- Nádia Bigarella
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
|
Resumo |
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e
Formação de Professores, tem como objeto a função educativa do Museu aberto de Maciene. Responde pelo objetivo
geral de analisar a contribuição do Museu aberto de Maciene, no processo de formação das crianças.
Consequentemente, pelos objetivos específicos de identificar as atividades realizadas no Museu para processo
formativo das crianças; explicar as funções pedagógicas do Museu no processo de formação escolar das crianças; e
descrever as características históricas do Museu aberto de Maciene na perspectiva da comunidade educativa.
Estrutura-se a partir da problemática da análise de como o Museu aberto de Maciene pode contribuir para o processo
formativo da criança? Metodologicamente, a pesquisa indica para uma análise qualitativa, com o aporte da Análise
Documental e da análise dos dados levantados e organizados a partir da aplicação de Entrevista com discentes e
docentes que participam de projetos formativos vinculados ao Museu aberto de Maciene. Como resultado da pesquisa
é possível indicar que o Museu desempenha uma importante contribuição na educação, assim como na comunidade de
Maciene, pois as crianças aprendem através dos objetos e aprendem a conservar e preservar os locais históricos. Ainda,
a pesquisa indica que o Museu tem um papel relevante na formação dos sujeitos que vivem na comunidade onde está
o Museu e no estudo do passado e das lutas deste povo através dos objetos. |
|
DIALOGANDO SOBRE AS VIVÊNCIAS: uma proposta metodológica para o ensino médio fundamentada em Sócrates. |
|
Curso |
Mestrado em Filosofia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2025 |
Área |
FILOSOFIA |
Orientador(es) |
- Cristina de Souza Agostini
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Cristina de Souza Agostini
- Fabricio Santiago Almeida
- Maira de Souza Borba
- Ricardo Pereira de Melo
|
Resumo |
|
|
CARACTERIZAÇÃO DOS AÇÚCARES MASCAVO, DEMERARA, CRISTAL E REFINADO PRODUZIDOS NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS: ASPECTOS CENTESIMAIS, COMPOSIÇÃO ELEMENTAR E TÉCNICAS ESPECTROSCÓPICAS |
|
Curso |
Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2025 |
Área |
SAÚDE E BIOLÓGICAS |
Orientador(es) |
- Valter Aragao do Nascimento
|
Coorientador(es) |
- Elaine Silva de Padua Melo
|
Orientando(s) |
- Carla Maiara Lopes Cardozo
|
Banca |
- ANDREIA CRISTINA LOPES CORRÊA
- Heurison de Sousa e Silva
- Priscila Aiko Hiane Siroma
- Rita de Cassia Avellaneda Guimaraes
- Teofilo Fernando Mazon Cardoso
- Valter Aragao do Nascimento
|
Resumo |
|
|
AVALIAÇÃO DO USO DE LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMO ESTABILIZADOR EM CAMADAS DE PAVIMENTO |
|
Curso |
Mestrado em Recursos Naturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2025 |
Área |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
Orientador(es) |
- Alexandre Meira de Vasconcelos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Gabriel Araujo Silva Marques
|
Banca |
- Aleska Kaufmann Almeida
- Alexandre Meira de Vasconcelos
- Eliane Guaraldo
- Jose Otavio Serrao Eleuterio
- Rafael Sanaiotte Pinheiro
|
Resumo |
|
|
Proposta de um referencial teórico-metodológico para construção de HQ pedagógicas autorais |
|
Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Danielle Barros Silva Fortuna
- Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
- Michel Corci Batista
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Nelson Dias
- Vinicius Carvalho da Silva
|
Resumo |
Esta tese de doutorado aborda a elaboração e o uso de histórias em quadrinhos como material didático
para o ensino de Física no Ensino Médio. Diante das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na
leitura de textos científicos originais e da carência de materiais didáticos adequados, o estudo propõe
a construção de um referencial teórico-metodológico voltado aos professores, com o objetivo de auxiliar
na construção de histórias em quadrinhos contextualizadas, que tornem os conceitos científicos mais
acessíveis por meio de uma abordagem histórico-conceitual. Parte-se do pressuposto de que a inclusão
de elementos históricos, aliada ao uso de uma linguagem visual simplificada, pode motivar os
estudantes a se interessarem pelos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem
potencialmente significativa. Para tanto, utilizam-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria
da Aprendizagem Significativa (TAS), e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A
TAS tem como foco a integração de novas informações à estrutura cognitiva pré-existente do estudante,
favorecendo a assimilação e a retenção do conhecimento, enquanto a TCAM enfatiza a combinação
de palavras e imagens para facilitar o processamento das informações, evitando a sobrecarga
cognitiva. Com base nessas teorias, a tese propõe um modelo que integra os princípios da TAS e da
TCAM à linguagem das histórias em quadrinhos, criando um referencial metodológico para o
desenvolvimento de materiais didáticos que atuem como organizadores avançados. Como parte dessa
proposta, foi elaborado um texto histórico sobre a vida e a obra de Galileu Galilei, que serviu de base
para a construção do roteiro e, posteriormente, para a criação dos quadrinhos. Esse processo criativo
seguiu seis passos — estruturação da ideia, forma do desenho, estrutura dos quadrinhos, habilidade e
superfície —, sendo utilizados desenhos autorais feitos em tablet com o auxílio de aplicativo de
ilustração. O maior desafio enfrentado foi a adaptação de referências visuais históricas para o estilo
das HQs, preservando tanto a fidelidade histórica quanto a clareza didática. As histórias em quadrinhos
alcançaram o objetivo de tornar os conhecimentos científicos mais acessíveis e interessantes aos
estudantes, atuando como organizadores avançados. Por fim, as tirinhas produzidas demonstraram a
eficácia do uso de HQs na promoção de u |
|
Os fantasmas da Colonialidade que assombram a América Latina: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais no Gótico Tropical de Mariana Enriquez e Carlos Mayolo |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marcos Antonio Leite Junior
|
Banca |
- Fabio da Silva Sousa
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
- Tereza Maria Spyer Dulci
|
Resumo |
|
Download |
|
|
PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS CONTRA SARS-CoV-2 EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL |
|
Curso |
Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2025 |
Área |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS |
Orientador(es) |
- Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho
|
Coorientador(es) |
- Reinaldo Souza dos Santos
|
Orientando(s) |
- Jheniffer Kimberly Viana da Silva
|
Banca |
- Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho
- Ana Lucia Lyrio de Oliveira
- Daniel Maximo Corrêa de Alcantara
- Glaucia Elisete Barbosa Marcon
- Mônia Maia de Lima
|
Resumo |
|
|
PROJETO DE VIDA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE SARTRE E DELEUZE. |
|
Curso |
Mestrado em Filosofia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2025 |
Área |
FILOSOFIA |
Orientador(es) |
- Cristina de Souza Agostini
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- João batista de souza maia
|
Banca |
- Cristina de Souza Agostini
- Hélio Salles Gentil
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- VICTOR HUGO DE OLIVEIRA MARQUES
|
Resumo |
|
|
PADRONIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS NO ÂMBITO MUNICIPAL: Um estudo sobre o uso de Roteiro Objetivo de Inspeção |
|
Curso |
Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Lucas Sanches de Oliveira
|
Banca |
- Gemael Chaebo
- Gustavo Henrique Petean
- Lia de Azevedo Almeida
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DOCÊNCIA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE TER UM PROFESSOR HOMEM |
|
Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
29/09/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Leonardo Felipe Gonçalves Duarte
|
Banca |
- Celia Regina de Carvalho
- Constantina Xavier Filha
- ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
- Hellen Jaqueline Marques
- Ida Carneiro Martins
- Josiane Peres Goncalves
|
Resumo |
Esta tese, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), parte da seguinte problematização: Qual é a percepção das crianças sobre ter um professor homem nas instituições de educação infantil? Assim, essa pesquisa de doutorado tem como objetivo compreender, por meio da perspectiva Histórico-Cultural, o que pensam as crianças de educação infantil sobre ter um professor homem. A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa e inicialmente foi feito um levantamento da bibliografia sobre o tema pesquisado. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para o debate de constituição do sujeito, já para as discussões sobre as questões de gênero foram utilizados autores da perspectiva pós-estruturalista, que melhor alinha-se ao referencial teórico da THC, de forma a possibilitar uma interrelação entre ambas as linhas teóricas. Para o levantamento dos dados empíricos, que ainda será realizado, optamos pelo uso de indicação por parte da Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande. Após feita esse processo de identificação do professor homem, será feito o contato com os responsáveis dos estudantes para que seja feita a apresentação da pesquisa. Após o primeiro contato com as famílias será um processo de observação para que os estudantes se acostumem com minha presença. realizada a entrevista em grupo das crianças seguindo a metodologia de narrativa lúdica. Os dados serão examinados, por meio da análise interpretativa, que consiste em perceber os dados como algo que se analisa em processo, inter-relacionando os dados obtidos, aos princípios teóricos adotados. Espera-se compreender a dinâmica da voz das crianças sobre a docência masculina na educação infantil, bem como, observar com base na narrativa dos estudantes a constituição da profissionalização docente e as questões de gênero que permeiam a profissão. |
Download |
|
|
OLHARES BAKHTINIANOS SOBRE A MÚSICA DE ALMIR SATER E A EDUCAÇÃO QUÍMICA |
|
Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
29/09/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Adriana Marques de Oliveira
- Daniele Correia
- Dioni Paulo Pastorio
- Elaine da Silva Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
|
Resumo |
Pesquisadores da área de ensino de ciências têm destacado o potencial pedagógico da
música no desenvolvimento da formação integral dos estudantes da educação básica.
Nesta direção, o presente trabalho está organizado no formato de quatro artigos
científicos: Artigo 1- A música no ensino de ciências da natureza: uma revisão
sistemática da literatura; Artigo 2- Explorando a química por meio das letras de Almir
Sater: uma perspectiva bakhtiniana; Artigo 3- O processo de criação de músicas por
estudantes e sua articulação com o ensino de química: uma análise bakhtiniana; Artigo
4 -Releituras das canções do cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater na
perspectiva da química: apropriações científicas e os discursos emergentes. Como
resultados, contemplados no Artigo 1, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL)
revela um crescente aumento da produção científica relacionada às tendências da
inserção da música no ensino de ciências. No que diz respeito aos impactos percebidos
quanto ao uso da música no desenvolvimento dos conteúdos, reverberam as
aprendizagens de conteúdos atitudinais na educação básica, revelando que a música é
um recurso que promove o engajamento e a motivação dos estudantes. O impacto
positivo se estende à criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, ao
desenvolvimento da criatividade, à diversidade cultural e até mesmo ao estímulo da
memória cognitiva. O Artigo 2, apresenta o processo de análise dos elementos
presentes nas canções de Almir Sater, em que possível identificar signos, símbolos e
representações que estabelecem conexões significativas com o universo teórico e
cultural da química. Esses, quando interpretados sob uma perspectiva científica e
contextual, revelam analogias, conceitos e práticas relacionadas à ciência química,
evidenciando como manifestações culturais, por exemplo, a música, podem dialogar
com saberes acadêmicos, aproximando o conhecimento científico e o cotidiano. Os
artigos 3 e 4 apresentam resultados do estudo empírico, de abordagem qualitativa,
desenvolvido nesta tese de doutoramento. Nestes artigos, são analisados os resultados
da intervenção didática desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do ensino
médio de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Dourados, no
estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2024, em que os estudantes foram orientados
a refletirem sobre a música regional do cantor e compositor Almir Sater, produzindo
releituras das obras do artista. O objetivo foi compreender de que modo as canções do
cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater aproximam o mundo da vida dos
estudantes aos saberes teóricos da Química, relacionados à composição de materiais.
Nesta etapa da pesquisa, as produções orais e escritas dos estudantes foram analisadas
a partir dos pressupostos do referencial filosófico de Mikhail Bakhtin e de princípios
musicológicos. Os resultados relatados nos artigos 3 e 4 evidenciam que a criação de
canções autorais, a partir da releitura das composições de Almir Sater, mobilizou
elementos musicais que possibilitaram a construção e apropriação de conceitos
científicos relacionados aos fenômenos como o brilho dos vagalumes, o surgimento
das estrelas, características das plantas e processos envolvidos na produção de tinta
aquarela. Esta abordagem revelou compreensões que se manifestaram por meio de
sentidos e significados (re)construídos pelos estudantes durante o desenvolvimento das
atividades. Além disso, a proposta permitiu que a sala de aula, inicialmente concebida
como um cronotopo tradicional, fosse ressignificada, passando a ser reconhecida como
um espaço dinâmico, no qual os enunciados foram respeitados, orientados e
modificados, promovendo a emergência de relações dialógicas e polifônicas entre os
participantes (Artigo 3 e 4). Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para
ampliar e fortalecer os debates sobre a relevância da valorização e da articulação entre
o ensino de química e a música |
|
JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA PALEONTOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Geografia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2025 |
Área |
GEOGRAFIA |
Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alessandro Marques de Oliveira
- Eva Teixeira dos Santos
- Vicentina Socorro da Anunciacao
|
Resumo |
A Paleontologia, embora extremamente relevante para a compreensão da história da vida
na Terra e do próprio território brasileiro, ainda é pouco abordada nas instituições
escolares, especialmente no estado de Mato Grosso do Sul, onde há importante patrimônio
fossilífero. Este trabalho traz à tona a popularização do conhecimento sobre a
Paleontologia regional fazendo uso de jogos educativos. A pesquisa consistiu em um
estudo bibliográfico acerca dos conteúdos paleontológicos e das metodologias lúdicas no
ensino, seguido da criação de seis jogos: dois de tabuleiro e quatro de cartas. Os jogos
abordam os conceitos de Éons, Eras e Períodos geológicos, dieta de dinossauros e da
megafauna brasileira, além da importância da preservação dos sítios paleontológicos por
meio da educação ambiental. A proposta foi estruturada com planos de aula específicos
para cada jogo, visando sua aplicação em instituições formais e não formais de ensino. Os
resultados apontam que os jogos educativos são ferramentas eficazes para promover uma
aprendizagem ativa, lúdica e contextualizada, despertando o interesse dos alunos pelo
conteúdo e favorecendo o protagonismo estudantil. Além disso, a abordagem contribui
para a valorização do patrimônio paleontológico sul-mato-grossense, integrando as áreas
de Ciências da Natureza e Ciências Humanas de maneira interdisciplinar. |
Download |
|
|
O DIÁLOGO PLATÔNICO E A TOLERÂNCIA RELIGIOSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO |
|
Curso |
Mestrado em Filosofia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2025 |
Área |
FILOSOFIA |
Orientador(es) |
- Cristina de Souza Agostini
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Cristina de Souza Agostini
- Pedro Damasceno Uchoas
- Ricardo Pereira de Melo
- Walter Valdevino Oliveira Silva
|
Resumo |
|
|
Estudo de metabólitos secundários das folhas de Galianthe thalictroides (Rubiaceae) |
|
Curso |
Mestrado em Química |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2025 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
- Patricia de Oliveira Figueiredo
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Glaucia Braz Alcantara
- Luciana Marcal Ravaglia
- Luzinatia Ramos Soares
- Patricia de Oliveira Figueiredo
- Talita Vilalva Freire
|
Resumo |
O presente trabalho dá continuidade às pesquisas realizadas no Laboratório de Produtos Naturais
(PRONABio) sobre os constituintes químicos da Galianthe thalictroides (K. Schum.) E. L. Cabral,
uma espécie arbustiva de distribuição restrita na América do Sul. Estudos anteriores já haviam
resultado no isolamento de diversos alcaloides β-carbolínicos e ciclopeptídeos do tipo Rubiaceae,
alguns deles inéditos na literatura e com relevante atividade biológica. Nesta etapa, aprofundou-se a
investigação fitoquímica das folhas da espécie, empregando métodos clássicos de extração e
fracionamento aliados a diferentes técnicas espectroscópicas e espectrométricas, incluindo RMN uni
e bidimensional, espectroscopia no UV-Vis e no infravermelho, além da análise por LC-MS/MS. Esse
conjunto de abordagens permitiu o isolamento e a caracterização estrutural de três alcaloides β-
carbolínicos, dos quais dois apresentam porções monoterpênicas ligadas a uma unidade de flavan-3-
ol, constituindo moléculas de grande interesse estrutural. Os resultados obtidos reforçam a relevância
química da G. thalictroides e contribuem para ampliar o conhecimento acerca da diversidade e da
complexidade estrutural de alcaloides β-carbolínicos presentes na família Rubiaceae. |
|
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: parâmetros para um tratamento lexicográfico didático |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
26/09/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
- Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
|
Orientando(s) |
- Simone Marques dos Santos Ribeiro
|
Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
- Mariângela de Araújo
- Renato Rodrigues Pereira
|
Resumo |
É de conhecimento comum, pelo menos na área acadêmica, que no ensino de uma língua
estrangeira (LE), para além do domínio de estruturas gramaticais e estruturais do idioma, é
preciso conhecer também os elementos lexicais e culturais que possam possibilitar a
comunicação em distintas situações discursivas. Nesse sentido, as unidades fraseológicas
(UF), sobretudo as expressões idiomáticas (EI), desempenham um papel importante no
aprendizado, pois constituem uma parte do acervo lexical que apresenta uma estreita relação
com a cultura. Pelo alto grau de complexidade que possuem, elas, por vezes, demandam mais
atenção no processo de ensino/aprendizagem tanto por parte dos professores quanto dos
estudantes. Os dicionários, nessa perspectiva, podem ocupar um lugar de destaque nesse
processo, posto que ajudam a compreender as EI mais usuais e importantes para o
desenvolvimento das competênciasdo estudante.Justifica-se, assim, nossa investigação, à
medida que percebemos, enquanto professora e pesquisadora, que o tratamento das EI nos
dicionários pedagógicos de espanhol e português ainda é insuficiente ou inconsistente, não
atendendo plenamente às necessidades do processo de ensino/aprendizagem de LE. Partimos,
assim, da hipótese de que, embora as EI estejam presentes nos dicionários pedagógicos, seu
tratamento permanece insatisfatório, marcado pela ausência de critérios claros de seleção e
organização, bem como por informações insuficientes e, por vezes, incoerentes ao consulente.
Acreditamos que a adoção de critérios mais didáticos e coerentes com os princípios da
Lexicografia Pedagógica possa melhorar significativamente a compreensão e o uso dessas UF
pelos estudantes.Com base nesse panorama, elaboramos uma proposta de tratamento
lexicográfico voltado às EI, com vistas à sua incorporação em futuros repertórios
lexicográficos organizados de maneira mais didática. Para tanto, objetivamos: i) apresentar
um panorama das disciplinas que norteiam a elaboração de dicionários monolíngues,
bilíngues e semibilíngues pedagógicos; eii) analisar o tratamento lexicográfico dispensado às
EI em dicionários de espanhol e de português, com vistas a identificar critérios seguidos pelos
autores dessas obras e que possam servir de base para nossa proposta.Para o alcance dos
objetivos estabelecidos, além de nos orientarmos pelos princípios teóricos e metodológicos da
Lexicografia Geral e Pedagógica, da Fraseologia e da Fraseografia, guiamo-nos pelas
seguintes questões norteadoras: i) as EI são contempladas nos repertórios lexicográficos em
ambas as línguas? Se afirmativo, como?; e ii) há coerência entre as informações apresentadas
na front mattere seu registro na macro e microestrutura?;iii) As diferentes formas de
tratamento adotadas por dicionários voltados à aprendizagem do espanhol como língua
estrangeira são suficientes para atender às necessidades do consulente brasileiro em processo
de aquisição dessa língua? O resultado das análises demonstra falhas recorrentes no
tratamento das EI, como a ausência de critérios explícitos na front matter, inconsistências na
lematização, uso aleatório de marcas de uso e falta de distinção tipológica entre UF. Embora a
inserção de definições perifrásticas represente um ponto positivo, essas obras ainda carecem
de sistematicidade e clareza suficientes para atender adequadamente às necessidades do
consulente em formação. Em face disso, apresentamos parâmetros lexicográficos didáticos
dispensados às EI, destinados a dicionários pedagógicos dirigidos a aprendizes de espanhol
como LE, de níveis inicial e intermediário. Esperamos que nossas reflexões e nossos
parâmetrospara o registro de EI possam ser somados aos estudos metalexicográficos e
metafraseográficos e, sobretudo, colaborar com o processo de elaboração e/ou reorganização
de obras lexicográficas pedagógicas, de forma que atendam às necessidades dos consulentes. |
|