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TRABALHO Ações
PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 02/06/2023
Área POLÍTICA EDUCACIONAL
Orientador(es)
  • Christian Muleka Mwewa
Orientando(s)
  • Aline Regina de Souza Barros
Banca
  • Christian Muleka Mwewa
  • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
  • Natalia Cristina de Oliveira
  • Norma Silvia Trindade de Lima
Resumo
O DIREITO À INCLUSÃO DIGITAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL
Curso Mestrado em Direito
Tipo Dissertação
Data 31/05/2023
Área DIREITO
Orientador(es)
  • Luciani Coimbra de Carvalho
Orientando(s)
  • Jerusa Gabriela Ferreira
Banca
  • Ana Paula Martins Amaral
  • Claudio de Castro Panoeiro
  • Elaine Cler Alexandre dos Santos
  • Elisaide Trevisam
  • Luciani Coimbra de Carvalho
Resumo Este estudo, utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental, centra-se no seguinte problema de pesquisa: O direito à acessibilidade das pessoas com deficiência assegurado na Constituição Federal Brasileira, na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei Brasileira de Inclusão é suficiente para assegurar a inclusão digital das pessoas com deficiência visual no Brasil? Como objetivo, a pesquisa buscou compreender o panorama jurídico da inclusão das pessoas com deficiência visual por meio da acessibilidade, demonstrando as barreiras existentes dentro da utilização da web. Realizou-se a análise da Teoria do Reconhecimento, no modelo proposto por Axel Honneth e das teorias críticas paralelas, utilizando-se os ideais de Charles Taylor e Nancy Fraser. Por fim, o presente estudo analisou o conceito da acessibilidade definido pelas normas brasileiras e internacionais, suas implicações e como a acessibilidade digital é fundamental no processo de inclusão. Verificou-se ainda que as tecnologias assistivas relacionadas à utilização da web são robustas e recebem investimento significativo, de modo que o Brasil possui uma gama de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e que estas auxiliam e muito neste processo, especialmente no aspecto educacional. Assim, como resultados, restou evidenciado que, muito embora a pessoa com deficiência possua seu direito de inclusão digital assegurado no ambiente online, a atuação do Poder Público é insuficiente para propiciar as ferramentas para que a inclusão digital seja concretizada em nosso país.
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    COBERTURA VACINAL ENTRE CASOS CONFIRMADOS DE DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL, 2011 A 2020
    Curso Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias
    Tipo Dissertação
    Data 31/05/2023
    Área DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
    Orientador(es)
    • Everton Falcao de Oliveira
    Orientando(s)
    • Danielli de Almeida Moura
    Banca
    • Claudia Du Bocage Santos Pinto
    • Everton Falcao de Oliveira
    • Márcio José de Medeiros
    • Maria Elizabeth Araujo Ajalla
    • Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira
    Resumo
    OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE E O TRABALHO DE MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO.
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 31/05/2023
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Solange Jarcem Fernandes
    Orientando(s)
    • Mariana Sayd Bellé
    Banca
    • Andréia Nunes Militão
    • Carina Elisabeth Maciel
    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
    • Solange Jarcem Fernandes
    Resumo
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      MULHERES NO ESPAÇO PENAL FEMININO DE TRÊS LAGOAS/MS: MEMÓRIAS, ESCRITAS DE SI E A FORMAÇÃO.
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 30/05/2023
      Área EDUCAÇÃO DE ADULTOS
      Orientador(es)
      • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
      Orientando(s)
      • MICHELA VANESSA CRISOSTOMO COIMBRA MARTINS
      Banca
      • Christian Muleka Mwewa
      • Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
      • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
      • Maristela Carneiro
      • ROSELI TEREZINHA BOSCHILIA
      Resumo
      Representações sociais de homens gays sobre homens gays com deficiência visual
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 30/05/2023
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Alberto Mesaque Martins
      Orientando(s)
      • Geíza Ferreira dos Santos
      Banca
      • Alberto Mesaque Martins
      • Alexandra Ayach Anache
      • Luiz Paulo Ribeiro
      • Zaira de Andrade Lopes
      Resumo O modo como é percebido o indivíduo com deficiência está ligado aos valores em distintos momentos históricos e culturais. A Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe à luz os direitos deste público, reforçando a necessidade global de garanti-los em todos os países signatários. As pessoas com deficiência visual, mesmo dotadas de direitos que asseguram a sua total integração na sociedade, encontram dificuldades para exercerem a sua sexualidade. Por não estarem adequados a um padrão socialmente imposto, os homens gays com deficiência visual podem ainda sofrer preconceitos relacionados ao próprio grupo de pertença, neste caso, dos homens gays sem deficiências, pelo fato de não possuir alguns atributos almejados por eles. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as Representações Sociais (RS) de homens gays sobre homens gays com deficiência visual. A pesquisa foi alicerçada na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS) e, mais especificamente na Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Participaram do estudo, homens gays (cis ou transgêneros), residentes no estado do Mato Grosso do Sul. Dos 105 participantes, 86 foram eletivos e assinalaram o termo de aceite, além de responderam o formulário virtual, visando traçar um perfil sociodemográfico. Utilizou-se as técnicas de substiyução para analisar a zona muda e a TALP, a partir dos evocadores: homem gay, deficiência visual e homem gay com deficiência visual. Os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq. Desta forma, para o termo indutor “homem gay”, foram evocadas, em situação normal, as palavras: “Liberdade”, com maior frequência representando o núcleo duro das representações e; “arco-íris”, com menor frequência. Em situação de substituição surgiram as palavras: “sexo”, em maior frequência e “academia” com frequência menor. Para o termo indutor “deficiência visual”, emergiram como centralidade “acessibilidade” e “cão-guia” em menor frequência. Na zona muda surgiram “Dificuldade” como núcleo central e “Apoio” com pouca frequência. Para o termo indutor “homem gay com deficiência visual”, em situação normal emergiram palavras como “Preconceito” como núcleo duro e “Deficiência” em menor frequência. Na zona muda aparecem as palavras “preconceito” como núcleo central e “empatia” na zona de contraste. Em síntese, as palavras emergidas com os termos indutores em situação normal e em situação de substituição revelam que as pessoas investigadas possuem uma imagem acerca do público com deficiência visual pautada no contexto de respeito aos direitos, presentes nas palavras “acessibilidade” e “cão-guia”. No entanto, emergiram em situação normal e em situação de substituição a palavra “Preconceito” como centralidade quando se referia ao termo indutor “homem gay com deficiência visual”, destoantes das palavras relacionadas com o termo indutor “homem gay” que foram “liberdade” e “sexo” em situação normal e em substituição respetivamente. Com estes dados, pode-se inferir que as pessoas com deficiência visual ainda são vistas por este público em um contexto que beira o capacitismo, dito que para eles, trata-se de uma parcela da sociedade que necessita de cuidado e empatia, mas não são percebidas como pessoas dotadas de sexualidade, invisibilizando-os frente à diversidade da sigla LGBTQIAP+.
      ATIVISMO JUDICIAL E JUDICIALIZAÇÃO: ENTRE A DEMOCRACIA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS
      Curso Mestrado em Direito
      Tipo Dissertação
      Data 30/05/2023
      Área DIREITO
      Orientador(es)
      • Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
      Orientando(s)
      • Thiago André Silva Gonçalves
      Banca
      • Antonio Conceicao Paranhos Filho
      • Elisaide Trevisam
      • Luciani Coimbra de Carvalho
      • Thais Novaes Cavalcanti
      • Vivian de Almeida Gregori Torres
      Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar as diferenças entre ativismo e judicialização das políticas e suas relações com a democracia e os direitos fundamentais. A problemática norteadora da pesquisa pode ser definida por meio de dois questionamentos pilares: (i) existem diferenças entre a prática do ativismo judicial e da judicialização? e (ii) como estas posturas influenciam a democracia, o constitucionalismo e os direitos fundamentais? De forma acessória, surgem outras indagações: cumprir os direitos fundamentais expressos na Constituição Federal, através do processo de judicialização, significa desaguar no ativismo judicial? Para isto, foi preciso compreender o redimensionamento da jurisdição constitucional após a Segunda Guerra Mundial e qual o seu papel na efetivação dos direitos humanos. Em contrapartida, analisa-se como o processo do ativismo judicial causa fissuras no sistema representativo, na medida em que se adota uma postura voluntarista diante da legislação, desrespeitando os limites semânticos do texto normativo. Conclui-se que nos países periféricos, como é o caso do Brasil, é preciso haver uma jurisdição constitucional que não caia no decisionismo, mas ao mesmo tempo implemente direitos. Para atingir um resultado satisfatório, utilizou-se da metodologia bibliográfica e documental, partindo-se do método hipotético-dedutivo.
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        FEMINISMO NEGRO, INTERSECCIONALIDADE E ESTUDOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NA VIDA E OBRA DE ELZA SOARES
        Curso Mestrado em Estudos Culturais
        Tipo Dissertação
        Data 30/05/2023
        Área SOCIAIS E HUMANIDADES
        Orientador(es)
        • Fabio da Silva Sousa
        Orientando(s)
        • Larissa Papa Nogueira Martins
        Banca
        • Ana Paula Squinelo
        • Fabio da Silva Sousa
        • Raffaella Andrea Fernandez
        Resumo Digite aqui o Resumo de sua Dissertação
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          DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL À ÁGUA POTÁVEL E AO SANEAMENTO: DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL À NACIONAL
          Curso Mestrado em Direito
          Tipo Dissertação
          Data 30/05/2023
          Área DIREITO
          Orientador(es)
          • Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
          Orientando(s)
          • Alyre Marques Pinto
          Banca
          • Gina Vidal Marcílio Pompeu
          • Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
          • Livia Gaigher Bosio Campello
          • Patricia Martinez Almeida
          • Vladmir Oliveira da Silveira
          Resumo
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            O controle de convencionalidade como mecanismo de implementação dos diálogos interjudiciais entre juízes nacionais e a Corte Interamericana de Direitos Humanos
            Curso Mestrado em Direito
            Tipo Dissertação
            Data 29/05/2023
            Área DIREITO
            Orientador(es)
            • Luciani Coimbra de Carvalho
            Orientando(s)
            • Renato Sabino Carvalho Filho
            Banca
            • ANGELA JANK CALIXTO
            • Luciani Coimbra de Carvalho
            • Luiz Guilherme Arcaro Conci
            • Thereza Chtistina Nahas
            • Vladmir Oliveira da Silveira
            Resumo A pesquisa analisará se o controle de convencionalidade é um dos mecanismos para se implementar os diálogos interjudiciais entre as decisões proferidas pelo Poder Judiciário brasileiro e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. O problema principal é: o controle de convencionalidade é um meio para se implementar os diálogos interjudiciais entre os juízes nacionais e a Corte Interamericana de Direitos Humanos? O objetivo geral do trabalho é fazer a análise doutrinária acerca dos diálogos entre os ordenamentos jurídicos e da sua ligação com o controle de convencionalidade. Os objetivos específicos são analisar do surgimento da constitucionalização do direito internacional e do fundamento que justifica a integração entre o direito internacional e o direito interno, analisar o funcionamento e as competências da Corte Interamericana, para se compreender um dos sujeitos responsáveis pelos diálogos interjudiciais, bem como verificar como os juízes brasileiros fazem o controle de convencionalidade e como tem sido a postura do Supremo Tribunal Federal quanto aos diálogos. Foram utilizados os métodos dialético, dedutivo e sistemático. Como fontes, foram usados textos legislativos nacionais e estrangeiros que regulam a matéria, bem como pesquisa jurisprudencial.
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              JUVENTUDE(S), ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETOS DE VIDA: ENTRE REFORMAS, TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1990 – 2018)
              Curso Doutorado em Educação
              Tipo Tese
              Data 26/05/2023
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
                Orientando(s)
                  Banca
                  • Carina Elisabeth Maciel
                  • Christiane Caetano Martins Fernandes
                  • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                  • LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
                  • Luiz Carlos Novaes
                  • Monica Dias Peregrino Ferreira
                  Resumo
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                    JUVENTUDE(S), ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETOS DE VIDA: ENTRE REFORMAS, TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1990 – 2018)
                    Curso Doutorado em Educação
                    Tipo Tese
                    Data 26/05/2023
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                    Orientando(s)
                    • Luciano Rodrigues Duarte
                    Banca
                    • Carina Elisabeth Maciel
                    • Christiane Caetano Martins Fernandes
                    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                    • LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
                    • Luiz Carlos Novaes
                    • Monica Dias Peregrino Ferreira
                    Resumo
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                      Discurso transgressor a partir de Silviano Santiago: uma leitura crítica biográfica fronteiriça
                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Dissertação
                      Data 25/05/2023
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Marta Francisco de Oliveira
                      Orientando(s)
                      • Dênis Angelo Ferraz
                      Banca
                      • Damaris Pereira Santana Lima
                      • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
                      • Fábio Pereira do Vale Machado
                      • Marcos Antônio de Oliveira
                      • Marta Francisco de Oliveira
                      Resumo
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                        Nanocompósitos MWCNT/Nb2O5 e MWCNT/TiO2 : Síntese, Caracterização e Aplicação em Sensores Eletroquímicos
                        Curso Doutorado em Ciência dos Materiais
                        Tipo Tese
                        Data 25/05/2023
                        Área MATERIAIS
                        Orientador(es)
                        • Diogo Duarte dos Reis
                        Orientando(s)
                        • Rafael Henrique de Oliveira
                        Banca
                        • Alem Mar Bernardes Goncalves
                        • Alexandre Pancotti
                        • Bruno Spolon Marangoni
                        • Cicero Rafael Cena da Silva
                        • Daniel Araujo Gonçalves
                        • Diogo Duarte dos Reis
                        • Flavio Santana Michels
                        • Monize Martins da Silva
                        Resumo
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                          ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DAS PRESSÕES HORIZONTAIS ATUANTES NA FÔRMA DO SISTEMA DE TAIPA DE PILÃO
                          Curso Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade
                          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                          Data 24/05/2023
                          Área ENGENHARIA CIVIL
                          Orientador(es)
                          • Andrea Naguissa Yuba
                          Orientando(s)
                          • Rafael Monteiro Mendonça
                          Banca
                          • Ana Paula da Silva Milani
                          • Andrea Naguissa Yuba
                          • Jose Alberto Ventura Couto
                          • Jose Otavio Serrao Eleuterio
                          • Márcio Vieira Hoffmann
                          • Mayara Dias de Souza
                          Resumo
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                            A Migração Haitiana para o Brasil: Estudos sobre Trabalho e Aculturação
                            Curso Mestrado em Psicologia
                            Tipo Dissertação
                            Data 22/05/2023
                            Área PSICOLOGIA
                            Orientador(es)
                            • Alexandre Jose de Souza Peres
                            Orientando(s)
                            • Wydglan da Silva Cruz
                            Banca
                            • Alexandre Jose de Souza Peres
                            • Frederico Neves Condé
                            • Jeferson Camargo Taborda
                            • Luciane Pinho de Almeida
                            Resumo Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os aspectos psicossociais relacionados ao processo de migração, com foco na migração de haitianos para o Brasil na década de 2010, especificamente em questões relacionadas ao trabalho e à aculturação desses migrantes. Para tanto, foram realizados três estudos independentes, mas complementares, a fim de compreender melhor esse fluxo migratório. No Estudo 1, intitulado "Psicologia e Migração: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira", realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo geral de investigar como se caracteriza a pesquisa produzida pela Psicologia brasileira sobre a migração de estrangeiros para o Brasil, em termos de fluxos migratórios e construtos estudados. No Estudo 2, intitulado "Migração, Adaptação Cultural e Trabalho: A Situação de Haitianos em Mato Grosso do Sul", buscou-se descrever e analisar relatos das condições de trabalho às quais os migrantes haitianos estão submetidos no Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com uma amostra de migrantes haitianos trabalhadores que residem em um município de Mato Grosso do Sul. Por fim, no Estudo 3, "Indicadores de Trabalho e Educação como Proxies da Aculturação de Migrantes Haitianos no Brasil", investigou-se as dimensões da aculturação dos migrantes haitianos no Brasil por meio da análise de dados oficiais sobre trabalho e educação, referentes à série histórica de 2011-2020. Para tanto, buscou-se identificar indicadores acerca das dimensões de permanência e da díade integração e marginalização desses migrantes nos dados analisados.
                            A CONSTRUÇÃO DE UM 'BAD ROMANCE': UM ESTUDO SEMIÓTICO DA INTERTEXTUALIDADE NA DRAMATIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS EM TRÊS VIDEOCLIPES DE LADY GAGA​
                            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                            Tipo Dissertação
                            Data 22/05/2023
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Eluiza Bortolotto Ghizzi
                            Orientando(s)
                            • Euclides Vieira de Sousa Filho
                            Banca
                            • Desiree Paschoal de Melo
                            • Eluiza Bortolotto Ghizzi
                            • Nara Hiroko Takaki
                            • Renato Rodrigues Pereira
                            Resumo A cantora Lady Gaga (n.1986) pode ser considerada uma porta-voz da sua geração, na
                            medida em que se propõe a discutir problemas, especialmente da juventude, vivenciados
                            por seus fãs, chamados por ela de Little monsters (monstrinhos). Assuntos como fluidez
                            de gênero, respeito à comunidade LGBTQIAP+ e doenças mentais são alguns entre os
                            que estão presentes nas músicas da cantora. Considerando a videografia de Lady Gaga,
                            destacaram-se para nós seus aspectos de arte autobiográfica e engajada, paralelamente às
                            misturas de signos de diferentes linguagens, entre as quais encontram-se referências a
                            obras de outros artistas. Entendemos isso como gerando uma intertextualidade associada
                            à dramatização de problemas sociais. E é essa intertextualidade que tomamos como objeto
                            de estudo nesta dissertação, analisada em três videoclipes dessa cantora: Born This Way
                            (2011); Applause (2013) e 911 (2020). O referencial teórico-metodológico adotado para
                            a pesquisa correlaciona os conceitos de dialogismo, polifonia e intertextualidade de
                            Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), com conceitos da semiótica de Charles
                            Sanders Peirce (1839-1914), pertinentes à significação, à objetivação e à interpretação.
                            As análises dos três videoclipes selecionados, para além de reconhecer que as misturas
                            de signos são possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e
                            comunicação, permite visualizar como esses videoclipes vão referenciando e promovendo
                            o diálogo com outras obras, já conhecidas pelo intérprete da cultura audiovisual.
                            Considerando que essa estratégia leva à construção de um discurso dramático,
                            autobiográfico e relacionado tematicamente com problemas sociais vivenciados por seu
                            público, propusemos classificar os videoclipes como arte engajada. Concluímos a
                            pesquisa destacando, por meio dessas obras, signos organizados em um discurso
                            intertextual e que fala de problemas vivenciados pela própria cantora e, ainda, que são
                            comuns a parte da sua geração; são dramas pessoais, alguns envolvendo riscos à saúde
                            daqueles que os vivenciam. Eles são o tema das canções e dos videoclipes, razão pela
                            qual interpretamos tais obras como contendo a narrativa de um romance ruim (Bad
                            romance). As contribuições desta dissertação, além de abordar problemas sociais ainda
                            presentes na nossa atualidade, focam a relação entre os estudos de linguagem, o
                            videoclipe, a arte engajada e a pop music contemporânea.
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                            O uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.
                            Curso Mestrado em Artes
                            Tipo Dissertação
                            Data 22/05/2023
                            Área ARTES
                            Orientador(es)
                            • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                            Orientando(s)
                            • Hudson de Souza Campos
                            Banca
                            • Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
                            • Gustavo Rodrigues Penha
                            • Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
                            • Simone Rocha de Abreu
                            Resumo Esta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre
                            o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o
                            aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do
                            repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas
                            pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo
                            pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco
                            somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos
                            gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre
                            Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em
                            teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok,
                            Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes,
                            Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras
                            gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas
                            também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o
                            universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o
                            documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de
                            Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os
                            objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as
                            habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão
                            previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em
                            linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale
                            da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional).
                            Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente
                            com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a
                            fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o
                            processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em
                            uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9
                            encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de
                            acordo com a realidade e o contexto da escola.
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                              GESTAÇÃO NO PRESÍDIO: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
                              Curso Mestrado em Psicologia
                              Tipo Dissertação
                              Data 18/05/2023
                              Área PSICOLOGIA
                              Orientador(es)
                              • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                              Orientando(s)
                              • Halanna Silva de Miranda
                              Banca
                              • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                              • LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
                              • Rafael Christofoletti
                              • Zaira de Andrade Lopes
                              Resumo Este estudo teve como objetivo compreender processos de subjetivação de gestantes privadas de liberdade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com uso de entrevista semiestruturada para o levantamento de informações, com perguntas abertas sobre o estado gestacional e a experiência de gestar na prisão. Os sujeitos da pesquisa foram gestantes detidas no complexo penitenciário feminino do presídio Francisco de Oliveira Conde, situado no município de Rio Branco, capital do Estado do Acre. A análise dos dados coletados foi realizada a partir dos referenciais foucaultianos, com ênfase na compreensão de disciplina, panóptico, controle dos corpos, concepção de crime, medidas punitivas e status do criminoso como transgressor do pacto social. Os resultados possibilitaram reconhecer que, assim como as instituições modelam comportamentos, através do viés discursivo de saber-poder, a maternidade também o faz, diferencia-se, contudo, pela característica social atribuída, cujo foco principal é gerir corpos de mulheres fortalecidos por grandes disciplinas como a Obstetrícia que estipula modos corretos de maternar no planejamento familiar, no pré-natal, durante o parto e no pós-parto. Assim, os mecanismos de controle socialmente convencionados à maternidade intervêm sobre a gestão do que é ser mãe. Não obstante, as gestantes presas são incluídas nesse duplo jogo de poder, a instituição prisional e a maternidade que, por sua vez, pode obter caráter punitivo da mesma forma que o presídio, produzindo diferentes modos de subjetivação e objetividade a que são submetidas.
                              DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL
                              Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 18/05/2023
                              Área CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
                              Orientador(es)
                              • Luciana Codognoto da Silva
                              Orientando(s)
                              • André Júnior Santi Ortelan
                              Banca
                              • Antonio Sergio Eduardo
                              • Fabiano Greter Moreira
                              Resumo A busca por relatórios e demonstrações que ajudem os gestores a mensurar a
                              lucratividade, evolução e contribuição econômica das entidades, levou ao
                              surgimento da Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Regulamentada pela
                              Lei n. 11.638/2007, tem o propósito de evidenciar a formação e distribuição da
                              riqueza das entidades. Porém, observa-se uma dificuldade na compreensão e
                              utilização dessa demonstração em sua totalidade, visto que, a não
                              obrigatoriedade e bem como a grande parte das empresas, principalmente micro
                              e pequenas, desconhecem sua utilidade e, de certa forma, ignoram seu uso.
                              Este trabalho objetiva evidenciar a importância da DVA como ferramenta
                              gerencial na tomada de decisão pelos gestores e sua relevância como
                              instrumento informativo da riqueza gerada e distribuída pelas organizações de
                              pequeno porte. Utilizando de procedimentos técnicos como estudo de caso, este
                              trabalho classifica-se como estudo de natureza descritiva. As informações de pesquisa foram extraídas de uma empresa de pequeno porte do ramo de
                              comércio e serviços, estabelecida no município de Nova Andradina, estado de
                              Mato Grosso do Sul. Através de informações contábeis fornecidas, foi possível
                              elaborar a DVA e identificar sua importância como ferramenta gerencial na
                              tomada de decisão pela empresa e a distribuição de sua riqueza gerada.
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