Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
A SIGNIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO ÍCONE E DAS PRÁTICAS DEVOCIONAIS
Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
Tipo Dissertação
Data 16/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Sueli Maria Ramos da Silva
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Renan Ramires de Azevedo
    Banca
    • Alexandre Marcelo Bueno
    • Geraldo Vicente Martins
    • Ivã Carlos Lopes
    • Maria Luceli Faria Batistote
    • Sueli Maria Ramos da Silva
    Resumo O presente estudo teve como objetivo geral identificar como se dá o processo de significação do
    ícone e das práticas devocionais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para isso, utilizamos
    os preceitos teóricos-metodológicos da Semiótica Discursiva (Greimas, 1966), teoria francesa
    que possui como objeto a significação de textos, por meio da análise de suas respectivas
    estruturas, na relação de conteúdo e expressão (Hjelmslev, 2013 [1961]) que, assim, produz o
    sentido. O corpus deste trabalho, como previamente dito, são os enunciados relacionados à
    figura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, obtendo como recorte, para demonstração
    analítica, as práticas ocorridas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
    localizado na cidade Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Brasil – tendo em vista ser o
    Santuário que mais reproduz práticas desta devoção popular no país. Mais precisamente, o
    corpus está organizado em: a) a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – por meio do
    rito registrado no Novenário/Livro de Bolso, a prática em si e sua manutenção on-line frente à
    pandemia da Covid-19, pela gravação do rito no YouTube; b) o Ícone de Nossa Senhora do
    Perpétuo Socorro e sua disposição no espaço sagrado; e c) recortes de enunciados de Perpétuo
    Socorro como padroeira de um lugar, neste caso, foram recortadas a ladainha e a consagração
    da padroeira de Mato Grosso do Sul, rezadas na missa do dia da padroeira no mesmo locus em
    questão. Para análise, foi utilizada a metodologia do percurso gerativo do sentido, por meio dos
    conceitos do nível fundamental, do nível narrativo e do nível discursivo na análise do conteúdo,
    e as categorias cromáticas, eidéticas e topológicas, na análise da expressão pictórica do ícone.
    Além disso, esta pesquisa apresenta considerações tensivas sobre a tonicidade dos gêneros do
    discurso ritual na novena e dos enunciatários religiosos (Deus, Nossa Senhora e Santos em
    geral) no presente rito católico que, relacionados, apresentam determinada hierarquização.
    Assim, esta pesquisa se insere na tradição de estudos semióticos sobre religião/ religiosidade e,
    a partir dos resultados apreendidos, pudemos entender, por exemplo, a organização textual dos
    enunciados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quais seus temas e figuras e como estes
    se relacionam, seu funcionamento enunciativo, dentre outros pontos de contribuição. Com a
    divulgação da presente pesquisa, esperamos apresentar novos objetos semióticos no domínio
    discursivo religioso e proporcionar novos limites e significados na concepção do sagrado em suas
    mais variadas formas de manifestação.
    Download
      A FORÇA E A REPRESENTATIVIDADE DE UMA MARCA: Estudo de caso da marca J&J
      Curso Especialização em Marketing
      Tipo Trabalho Final de Curso
      Data 13/09/2024
      Área MERCADOLOGIA
      Orientador(es)
      • Thelma Lucchese Cheung
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Katiane Ribeiro Teixeira
        Banca
        • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
        • Rafaela Flores Kuff
        • Thelma Lucchese Cheung
        Resumo
        Doação de alimentos Fora do Padrão de Venda: Problema ou Solução para o Desperdício de Alimentos no Varejo Supermercadista?
        Curso Especialização em Marketing
        Tipo Trabalho Final de Curso
        Data 13/09/2024
        Área MERCADOLOGIA
        Orientador(es)
        • Thelma Lucchese Cheung
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Giovane Ribeiro de Freitas
          • Bruno Arias Rocha
          Banca
          • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
          • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
          • Thelma Lucchese Cheung
          Resumo
          “DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: uma revisão e análise de campanha de comunicação
          Curso Especialização em Marketing
          Tipo Trabalho Final de Curso
          Data 13/09/2024
          Área MERCADOLOGIA
          Orientador(es)
          • Thelma Lucchese Cheung
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Mayara da Costa Lopes
            Banca
            • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
            • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
            • Thelma Lucchese Cheung
            Resumo
            Análise do Comportamento de Consumo de Vestuário Esportivo entre Mulheres: Tendências, Preferências e Fatores Influenciadores
            Curso Especialização em Marketing
            Tipo Trabalho Final de Curso
            Data 13/09/2024
            Área MERCADOLOGIA
            Orientador(es)
            • Camila Moreira Almeida de Miranda
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Giovanna Martins de Souza e Silva
              Banca
              • Camila Moreira Almeida de Miranda
              • Caroline Pauletto Spanhol
              • Naira Denise Kalb
              Resumo
              Impactos Ambientais e Vantagens Econômicas Da Energia Solar: Uma Abordagem sobre Sustentabilidade e Rentabilidade Energética
              Curso Especialização em Marketing
              Tipo Trabalho Final de Curso
              Data 13/09/2024
              Área MERCADOLOGIA
              Orientador(es)
              • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Márcio Ferreira de Castro
                Banca
                • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
                • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
                • Leonardo de Oliveira Dresch
                Resumo
                A Motivação dos Funcionários de Linha de Frente nos Serviços à Luz da Teoria da Autodeterminação: Uma Análise Sistemática
                Curso Especialização em Marketing
                Tipo Trabalho Final de Curso
                Data 13/09/2024
                Área MERCADOLOGIA
                Orientador(es)
                • Caroline Pauletto Spanhol
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Breno Rodrigues Acácio
                  Banca
                  • Caroline Pauletto Spanhol
                  • Thaisa Pase Machado
                  • Thelma Lucchese Cheung
                  Resumo
                  TEM CABIMENTO? INFÂNCIAS, MATEMÁTICAS E VIDAS NA “DIPIANDENIA”
                  Curso Doutorado em Educação Matemática
                  Tipo Tese
                  Data 13/09/2024
                  Área MATEMÁTICA
                  Orientador(es)
                  • Luzia Aparecida de Souza
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Vivian Nantes Muniz Franco
                    Banca
                    • Aparecida Santana de Souza Chiari
                    • Carla Regina Mariano da Silva
                    • Giovani Cammarota Gomes
                    • Heloisa da Silva
                    • Luzia Aparecida de Souza
                    • Paola Judith Amaris Ruidiaz
                    • Roger Miarka
                    Resumo
                    Download
                      Ressignificando a avaliação educacional: diálogos entre saberes locais-globais nas perspectivas decoloniais
                      Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Tese
                      Data 12/09/2024
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Nara Hiroko Takaki
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Jany Baena Fernandez
                        Banca
                        • Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome
                        • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                        • Nara Hiroko Takaki
                        • Patricia Graciela da Rocha
                        • Rosivaldo Gomes
                        • Souzana Mizan
                        Resumo Esta pesquisa trata de avaliação educacional de alunos do 8º ano do ensino
                        fundamental em larga escala, realizada em 2018 pela Secretaria Municipal de
                        Educação de Campo Grande – MS. O objetivo é ampliar os meus
                        conhecimentos, dos estudantes e dos profissionais da educação, relacionados à
                        avaliação na área de Língua Portuguesa, a partir de análise de testes de leitura
                        e de produção de texto, de autoria dos alunos dos anos finais do ensino
                        fundamental, amparada nas perspectivas decoloniais, transitando pelos
                        letramentos críticos. Para tal, fomento diálogos, acerca dos diferentes saberes,
                        locais-globais. A metodologia de pesquisa é documental, de natureza qualitativa,
                        com estudo interpretativo. O embasamento teórico está alicerçado,
                        principalmente, em teorias que tratam da linguagem, da avaliação, das visões
                        decoloniais e dos letramentos críticos como princípios que buscam compreender
                        a diversidade e a complexidade da sociedade atual. Sendo assim, os contextos
                        locais são evidenciados e vinculados ao processo histórico global que legitimou
                        e normalizou pensamentos hegemônicos, oriundos de uma visão eurocêntrica
                        que desencadeou crises sociais, fortemente destacadas em tempos atuais.
                        Ressalto que essa perspectiva pode transformar as práticas avaliativas, pela
                        expansão na (re)construção de significados, o que provavelmente, refletirá na
                        elaboração dos testes, por meio de uma visão “pluri” e horizontal dos professores
                        e nos discursos presentes nas produções textuais dos alunos, perante as
                        avaliações educacionais, devido à valorização de saberes locais. Espera-se que
                        tal estudo proporcione diálogos mais horizontais, o que pode contribuir para
                        ressignificar conhecimentos e concepções de avaliação educacional com base
                        em outras construções de sentido, desconstruindo visões universais,
                        hegemônicas e eurocêntricas que são observadas em contextos educacionais.
                        Download
                          Evento Musical, Marca, Patrocínio e a Intenção de Compra de Bebida
                          Curso Especialização em Marketing
                          Tipo Trabalho Final de Curso
                          Data 12/09/2024
                          Área MERCADOLOGIA
                          Orientador(es)
                          • Caroline Pauletto Spanhol
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Cleber Da Silva Dos Santos Vaz
                            Banca
                            • Caroline Pauletto Spanhol
                            • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
                            • Jacyara de Souza
                            Resumo
                            Estudo de Caso sobre a Prática do Marketing Relacional: Técnicas e Ações Estratégicas
                            Curso Especialização em Marketing
                            Tipo Trabalho Final de Curso
                            Data 12/09/2024
                            Área MERCADOLOGIA
                            Orientador(es)
                            • Erick Pusch Wilke
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Anaize Leite Gonçalves Klein
                              Banca
                              • Camila Moreira Almeida de Miranda
                              • Erick Pusch Wilke
                              • Marcelo Ribeiro Silva
                              Resumo
                              Estratégias de Marketing nas Redes Sociais para Cadeias de Fast Food na Atualidade: Um Estudo de Análise e Proposição
                              Curso Especialização em Marketing
                              Tipo Trabalho Final de Curso
                              Data 12/09/2024
                              Área MERCADOLOGIA
                              Orientador(es)
                              • Leonardo Vils
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Ricardo Andrey Lautert
                                Banca
                                • Eduardo André Cândido Silva
                                • Laurival Siqueira Calçada Junior
                                • Leonardo Vils
                                Resumo
                                O Impacto da Desmarketização e da Humanização do Marketing no Comportamento do Consumido
                                Curso Especialização em Marketing
                                Tipo Trabalho Final de Curso
                                Data 12/09/2024
                                Área MERCADOLOGIA
                                Orientador(es)
                                • Naira Denise Kalb
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Yuri Nakashima
                                  Banca
                                  • Camila Moreira Almeida de Miranda
                                  • Caroline Pauletto Spanhol
                                  • Naira Denise Kalb
                                  Resumo
                                  MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS JORNALISTAS DE CAMPO GRANDE-MS: Análise dos jornais on-line Midiamax e Campo Grande News
                                  Curso Mestrado em Comunicação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 11/09/2024
                                  Área COMUNICAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Daniela Cristiane Ota
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Eduardo Rafael Fregatto
                                    Banca
                                    • Daniela Cristiane Ota
                                    • Janaina Visibeli Barros
                                    • Marcos Paulo da Silva
                                    • Mario Luiz Fernandes
                                    Resumo A proposta desta dissertação é mapear as condições de trabalho e a precarização do
                                    jornalismo on-line de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No desenvolvimento do
                                    arcabouço teórico, apresentamos um panorama sobre a crise do modelo de negócios do
                                    jornalismo, das transições tecnológicas e da flexibilização das relações de trabalho,
                                    elementos que vêm intensificando o processo de precarização, além de afetar a qualidade
                                    das notícias e a saúde dos profissionais. Também abordamos a crise de credibilidade
                                    enfrentada pelo jornalismo, as violências sofridas pelos profissionais da área e as
                                    dificuldades sentidas nas redações durante a pandemia de Covid-19. Em seguida,
                                    destacamos a perspectiva geográfica/territorial do trabalho, tendo em vista que o
                                    jornalismo feito em Campo Grande-MS está distante da região concentrada de mídia do
                                    país e apresenta diversas características atribuídas ao jornalismo regional. O objetivo é
                                    mapear, por meio de um estudo de caso, quais são as principais expressões de
                                    precarização do trabalho em portais de jornalismo on-line da capital sul-mato-grossense.
                                    Na fase empírica, realizamos entrevistas em profundidade com dez jornalistas dos portais
                                    Campo Grande News e Midiamax. Os resultados obtidos foram analisados a partir de
                                    estratégias descritivas e, por vezes, comparativas. As análises mostram que, apesar de
                                    terem carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados, os profissionais campograndenses descrevem uma rotina cansativa, com relatos de assédio moral e impactos na
                                    saúde. As características presentes no jornalismo regional influenciam nas expressões da
                                    precarização. Alguns jornalistas mantêm otimismo quanto ao papel essencial do
                                    jornalismo, embora a maioria considere mudar de carreira
                                    Download
                                      A Importância da Imagem Corporativa para as Empresas
                                      Curso Especialização em Marketing
                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                      Data 11/09/2024
                                      Área MERCADOLOGIA
                                      Orientador(es)
                                      • Caroline Pauletto Spanhol
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Izabela Farias Pereira
                                        Banca
                                        • Camila Moreira Almeida de Miranda
                                        • Caroline Pauletto Spanhol
                                        • Naira Denise Kalb
                                        Resumo
                                        Abordagem híbrida de otimização multiobjetivo aplicada a operação de estações elevatórias em sistemas de abastecimento de água
                                        Curso Doutorado em Tecnologias Ambientais
                                        Tipo Tese
                                        Data 11/09/2024
                                        Área ENGENHARIA SANITÁRIA
                                        Orientador(es)
                                        • Carlos Nobuyoshi Ide
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Moacir Muniz Pereira Júnior
                                          Banca
                                          • Carlos Nobuyoshi Ide
                                          • Enio Arriero Shinma
                                          • Fabio Verissimo Goncalves
                                          • Keila Roberta Ferreira de Oliveira
                                          • Paulo José Alves de Oliveira
                                          • Peter Batista Cheung
                                          • Robert Schiaveto de Souza
                                          Resumo
                                          Jingles e Campanhas Políticas: Um Estudo sobre a Eleição Presidencial de 2022 no Estado de Mato Grosso
                                          Curso Especialização em Marketing
                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                          Data 11/09/2024
                                          Área MERCADOLOGIA
                                          Orientador(es)
                                          • Leonardo Vils
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Izabela Aparecida Rodrigues Dias
                                            Banca
                                            • Eduardo André Cândido Silva
                                            • Laurival Siqueira Calçada Junior
                                            • Leonardo Vils
                                            Resumo
                                            Percepção de Valor: Estudo de Caso sobre Produtos de uma Organização Dedicada ao Desenvolvimento Sustentável no Bioma do Cerrado
                                            Curso Especialização em Marketing
                                            Tipo Trabalho Final de Curso
                                            Data 11/09/2024
                                            Área MERCADOLOGIA
                                            Orientador(es)
                                            • Erick Pusch Wilke
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Priscila Regina Bueno Evangelista
                                              • Celeste Rodrigues da Cruz
                                              Banca
                                              • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                                              • Danielle Bogo
                                              • Erick Pusch Wilke
                                              Resumo
                                              INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Como a IA está Impactando o Marketing das Micro e Pequenas Empresas no Brasil
                                              Curso Especialização em Marketing
                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                              Data 10/09/2024
                                              Área MERCADOLOGIA
                                              Orientador(es)
                                              • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Gessika Chaves Tiago
                                                Banca
                                                • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
                                                • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
                                                • Rafaela Flores Kuff
                                                Resumo
                                                Agile Marketing: Estudo de Caso sobre a Eficiência da Aplicação de Práticas Ágeis no Marketing
                                                Curso Especialização em Marketing
                                                Tipo Trabalho Final de Curso
                                                Data 10/09/2024
                                                Área MERCADOLOGIA
                                                Orientador(es)
                                                • Erick Pusch Wilke
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Júlia de Almeida Lamim
                                                  Banca
                                                  • Caroline Pauletto Spanhol
                                                  • Erick Pusch Wilke
                                                  • Naira Denise Kalb
                                                  Resumo
                                                  Página 1 de 1.132 (20 de 22.639 registros).