Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Migrar é direito humano! bastidores da recepção e acolhimento aos imigrantes e refugiados em Corumbá (MS)
Curso Mestrado em Estudos Fronteiriços
Tipo Dissertação
Data 02/07/2025
Área INTERDISCIPLINAR
Orientador(es)
  • Anderson Luis do Espirito Santo
Coorientador(es)
  • Douglas Josiel Voks
Orientando(s)
  • Erika Luana Lopez Flores
Banca
  • Anderson Luis do Espirito Santo
  • Edgar Aparecido da Costa
  • Eric Gustavo Cardin
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani
  • Vivian da Veiga Silva
Resumo
Download
    Validação de face de um aplicativo direcionado para o autogerenciamento de indivíduos com dor lombar crônica não específica: um estudo transversal
    Curso Mestrado em Ciências do Movimento
    Tipo Dissertação
    Data 02/07/2025
    Área EDUCAÇÃO FÍSICA
    Orientador(es)
    • Thomaz Nogueira Burke
    Coorientador(es)
    • Karina Ayumi Martins Utida
    Orientando(s)
    • Tarson Brito Landolfi
    Banca
    • Hugo Alexandre de Paula Santana
    • Mauricio Oliveira Magalhães
    • Paula Felippe Martinez
    • Thomaz Nogueira Burke
    Resumo Introdução: A dor lombar crônica não específica (DLCNE) representa uma das principais causas de incapacidade funcional no mundo, impactando significativamente a qualidade de vida e a produtividade da população economicamente ativa. Objetivo: Validar a face do aplicativo e-back, desenvolvido para auxiliar o autogerenciamento de indivíduos com DLCNE por meio de um sistema personalizado de suporte à decisão clínica.
    Metodologia: Foi conduzido um estudo exploratório de abordagem mista com aplicação das escalas SUS, uMARS, eHEALS, PAM-13 e instrumentos estruturados a uma amostra intencional de pacientes, fisioterapeutas e profissionais de tecnologia da informação.
    Resultados: Os resultados indicaram alta aceitabilidade, boa usabilidade e reconhecimento da utilidade do aplicativo em todos os grupos, com destaque para o engajamento dos usuários com maior alfabetização digital e níveis elevados de ativação em saúde. Conclusão: O aplicativo apresenta potencial para ser uma ferramenta eficaz e complementar no tratamento da DLCNE, respeitando os princípios do modelo biopsicossocial.
    ANÁLISE QUALITATIVA DA ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE NOS PLANOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL: CONFORMIDADES E LACUNAS
    Curso Mestrado em Saúde da Família
    Tipo Dissertação
    Data 02/07/2025
    Área SAÚDE COLETIVA
    Orientador(es)
    • Camila Medeiros da Silva Mazzeti
    Coorientador(es)
    • Bruna Paola Murino Rafacho
    Orientando(s)
    • Renata Midoguti Joia
    Banca
    • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
    • Camila Medeiros da Silva Mazzeti
    • Mariane Helen de Oliveira
    • Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva
    • Teresa Cristina Abranches Rosa
    Resumo
    A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E ESCOLA NO ATUAL CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 01/07/2025
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Paulo Fioravante Giareta
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • MARIA FERNANDA PACI HIRATA SHIMADA
      Banca
      • Ana Claudia dos Santos Rocha
      • Paulo Fioravante Giareta
      • Sheila Fabiana de Quadros
      • Tarcisio Luiz Pereira
      Resumo
      POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ESPORTES PARALÍMPICOS EM CAMPO GRANDE-MS.
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 30/06/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Dirceu Santos Silva
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • LUCAS BARBOSA SILVA
        Banca
        • Carina Elisabeth Maciel
        • Dirceu Santos Silva
        • Michele Pereira de Souza da Fonseca
        • Philipe Rocha de Camargo
        Resumo
        Download
          A alfabetização de alunos de origem boliviana na fronteira Brasil/Bolívia na visão de professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS
          Curso Mestrado em Educação
          Tipo Dissertação
          Data 30/06/2025
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Renata de Oliveira Esquer
            Banca
            • Ana Paula Ferreira da Silva
            • Elizabeth Orofino Lucio
            • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
            • Patricia Teixeira Tavano
            • Silvia Adriana Rodrigues
            Resumo
            Download
              FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.
              Curso Doutorado em Educação
              Tipo Tese
              Data 30/06/2025
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • Suely Scherer
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • MAXLEI VINICIUS CÂNDIDO DE FREITAS
                Banca
                • Adamo Duarte de Oliveira
                • Agnaldo de Oliveira
                • Frederico Fonseca Fernandes
                • Gláucia da Silva Brito
                • Marcelo Máximo Purificação
                • Suely Scherer
                Resumo
                Download
                  FONTES DE FIBRA E FREQUÊNCIA DE FORNECIMENTO DAS DIETAS PARA TERMINAÇÃO DE BOVINOS NELORE EM CONFINAMENTO
                  Curso Mestrado em Ciência Animal
                  Tipo Dissertação
                  Data 30/06/2025
                  Área ZOOTECNIA
                  Orientador(es)
                  • Luis Carlos Vinhas Itavo
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Maria Fernanda Garcia Baveloni
                    Banca
                    • Luis Carlos Vinhas Itavo
                    • Priscilla Dutra Teixeira
                    • Rodolpho Martin do Prado
                    Resumo
                    Eficiência do uso de água e de alimentos por bovinos Nelore a pasto e em confinamento: correlações e diferenças entre classes de eficiência
                    Curso Mestrado em Ciência Animal
                    Tipo Dissertação
                    Data 30/06/2025
                    Área ZOOTECNIA
                    Orientador(es)
                    • Rodrigo da Costa Gomes
                    Coorientador(es)
                    • Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes
                    Orientando(s)
                    • Anny Caroline Della Vechia de Souza
                    Banca
                    • Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes
                    • Ivan Carvalho Filho
                    • Miguel Henrique de Almeida Santana
                    • Rodrigo da Costa Gomes
                    Resumo
                    Os arquivos do século XIX como possibilidade de “enxergar antigamentes”: educação de surdos no Brasil Imperial
                    Curso Doutorado em Educação
                    Tipo Tese
                    Data 27/06/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                      Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                        Banca
                        • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                        • Carina Elisabeth Maciel
                        • Linoel de Jesus Leal Ordonez
                        • Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado
                        • Marcelo Victor da Rosa
                        • Vanessa Regina de Oliveira Martins
                        Resumo
                        Download
                          Da Universidade à Sala de Aula: A Influência da Abordagem Investigativa na Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Públicas do Piauí.
                          Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                          Tipo Tese
                          Data 27/06/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • Vera de Mattos Machado
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • THÂMARA CHAVES CARDOSO
                            Banca
                            • Ademir Pereira da Silva
                            • Airton José Vinholi Júnior
                            • Francielle Alline Martins
                            • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
                            • Mirian Xavier
                            • Vera de Mattos Machado
                            • Vivian dos Santos Calixto
                            Resumo
                            AS INTERAÇÕES EM PRÁTICAS DE REVISÃO E DE REESCRITA TEXTUAIS REALIZADAS POR MEIO DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
                            Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                            Tipo Tese
                            Data 27/06/2025
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Vinicius da Silva Zacarias
                              Banca
                              • Ana Karla Pereira de Miranda
                              • Cláudia Valéria Doná Hila
                              • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                              • Elaine de Moraes Santos
                              • Fabiana Pocas Biondo
                              • Rosângela Hammes Rodrigues
                              Resumo Esta tese trata da interação entre os estudantes e deles com o professor nas
                              práticas de revisão e de reescrita realizadas por meio de metodologias ativas. O
                              trabalho resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativista,
                              filiada à Linguística Aplicada (Fabrício, 2006; Moita Lopes, 1994, 2006, 2009;
                              Rajagopalan, 2021) e desenvolvida pela metodologia da pesquisa-ação (Thiollent,
                              2011; Tripp, 2005). A tese defendida é a de que a participação dos estudantes em
                              atividades de revisão e de reescrita, em grupos, organizadas pelo modelo de rotação
                              por estações, em conjunto com as ações realizadas pelo docente ao longo da
                              atividade educativa, contribui para o desenvolvimento da autonomia desses
                              discentes enquanto revisores de seus próprios textos. Assim, o objetivo geral do
                              estudo é compreender como as interações dos estudantes de ensino médio
                              integrado, entre si e com o docente, durante a participação em atividades de revisão
                              e reescrita coletivas pautadas pelo modelo de rotação por estações pode
                              desenvolver a autonomia desses aprendizes como revisores de suas próprias
                              produções textuais. Os objetivos específicos são: i) analisar a contribuição dos
                              andaimes presentes nas interações entre os estudantes e nas deles com o docente,
                              durante as atividades de revisão e reescrita realizadas coletivamente, para o
                              desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de textos; ii) verificar e analisar
                              quais aspectos das discussões em grupo aparecem refletidos na produção textual
                              dos estudantes quando eles precisam revisar e reescrever seus próprios textos sem
                              o auxílio de um leitor externo; e iii) analisar se há desenvolvimento da autonomia dos
                              estudantes para assumirem a posição de revisores de seus próprios textos a partir
                              das discussões realizadas coletivamente com os pares e/ou com o professor. As
                              principais bases teóricas em que se apoia o trabalho são: o entendimento
                              enunciativo-discursivo da linguagem (Bakhtin, 2015, 2016; Volóchinov, 2017, 2019);
                              a compreensão da escrita como trabalho (Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994 [1991];
                              Geraldi, 1997 [1991], 2012a [1984]; Menegassi, 2016); os estudos de Vigotski (2001,
                              2007) sobre interação, colaboração e internalização, bem como os de Van de Pol,
                              Volman e Beishuizen (2010) acerca da andaimagem. Os dados foram gerados a
                              partir de um projeto de ensino sobre a redação do Enem, conduzido pelo autor deste
                              trabalho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do
                              Sul (IFMS) - câmpus Coxim, em 2023. Os instrumentos metodológicos empregados,
                              e analisados de forma qualitativa e interpretativista, foram: gravações das interações
                              em áudio, questionários aplicados aos estudantes após a participação nessas
                              interações, entrevistas semiestruturadas, materiais escritos pelos discentes e pelo
                              professor pesquisador, bem como anotações de campo. A contribuição do estudo
                              está no fato de que ele permite ampliar a compreensão, o desenvolvimento e o
                              aprimoramento do trabalho com revisão e reescrita textuais coletivas e colaborativas
                              por meio de metodologias ativas. Os resultados indicam que tanto as interações
                              estabelecidas entre os estudantes quanto as deles com o educador contribuíram
                              para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de seus próprios textos.
                              TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA LEVANTAMENTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA/MS
                              Curso Mestrado em Geografia
                              Tipo Dissertação
                              Data 27/06/2025
                              Área GEOGRAFIA
                              Orientador(es)
                              • Elisangela Martins de Carvalho
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • ALINE VARGAS DE MORAES
                                Banca
                                • Elisangela Martins de Carvalho
                                • Sandro Sidnei Vargas de Cristo
                                • Vitor Matheus Bacani
                                Resumo
                                Download
                                  PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE (RE)FIXAÇÃO DO CATETER NASOENTERAL COM FITA ADESIVA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO
                                  Curso Mestrado em Enfermagem
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 27/06/2025
                                  Área ENFERMAGEM
                                  Orientador(es)
                                  • Oleci Pereira Frota
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Ana Beatriz de Castro Vilalba
                                    Banca
                                    • Alvaro Francisco Lopes de Sousa
                                    • Carolina Mariano Pompeo
                                    • Elaine Aparecida Rocha Domingues
                                    • Marcos Antonio Ferreira Junior
                                    • Oleci Pereira Frota
                                    Resumo
                                    Estrutura das redes frugívoros-plantas e atributos funcionais de espécies vegetais consumidas por vertebrados em áreas urbanas
                                    Curso Mestrado em Ecologia e Conservação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 27/06/2025
                                    Área ECOLOGIA
                                    Orientador(es)
                                    • Andrea Cardoso de Araujo
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Carla Damaris Da Silva Lacerda
                                      Banca
                                        Resumo
                                        OS ARQUIVOS DO SÉCULO XIX COMO POSSIBILIDADE DE "ENXERGAR ANTIGAMENTES": EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL IMPERIAL.
                                        Curso Doutorado em Educação
                                        Tipo Tese
                                        Data 27/06/2025
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Carlos Roberto de Oliveira Lima
                                          Banca
                                          • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                                          • Carina Elisabeth Maciel
                                          • Linoel de Jesus Leal Ordonez
                                          • Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado
                                          • Marcelo Victor da Rosa
                                          • Vanessa Regina de Oliveira Martins
                                          Resumo
                                          Download
                                            O jovem como leitor e autor da própria vida: contribuições de Paul Ricoeur para o autoconhecimento e o projeto de vida no Novo Ensino Médio"
                                            Curso Mestrado em Filosofia
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 26/06/2025
                                            Área FILOSOFIA
                                            Orientador(es)
                                            • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Rafael Zanata Albertini
                                              Banca
                                              • Luciano Carlos Utteich
                                              • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                                              • Ricardo Pereira de Melo
                                              • VICTOR HUGO DE OLIVEIRA MARQUES
                                              • Weiny Cesar Freitas Pinto
                                              Resumo
                                              A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DA AUTORIA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA
                                              Curso Mestrado em Geografia
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 26/06/2025
                                              Área GEOGRAFIA
                                              Orientador(es)
                                              • Vicentina Socorro da Anunciacao
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Francis Aréco Tôrres
                                                Banca
                                                • Flavio Cabreira dos Santos
                                                • Gustavo da Silva
                                                • Vicentina Socorro da Anunciacao
                                                Resumo
                                                Download
                                                  ANÁLISE CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANTES E APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19
                                                  Curso Mestrado em Enfermagem
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 26/06/2025
                                                  Área ENFERMAGEM
                                                  Orientador(es)
                                                  • Carolina Mariano Pompeo
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Vanessa Barbosa de Souza Corbetta
                                                    Banca
                                                    • Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso
                                                    • Carolina Mariano Pompeo
                                                    • Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi
                                                    • Mercy da Costa Souza
                                                    • Oleci Pereira Frota
                                                    Resumo
                                                    Eficiência hídrica de bovinos Nelore a pasto na fase de recria: interação entre comportamento de consumo de água, microclima e composição de carcaça
                                                    Curso Mestrado em Ciência Animal
                                                    Tipo Dissertação
                                                    Data 26/06/2025
                                                    Área ZOOTECNIA
                                                    Orientador(es)
                                                    • Marina de Nadai Bonin Gomes
                                                    Coorientador(es)
                                                      Orientando(s)
                                                      • Laura Machado Berwerth
                                                      Banca
                                                      • Luis Carlos Vinhas Itavo
                                                      • Nivaldo Karvatte Junior
                                                      • Viviane Maria Oliveira dos Santos
                                                      Resumo
                                                      Página 1 de 1.177 (20 de 23.532 registros).