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TRABALHO Ações
PREVALÊNCIA E EVOLUÇÃO DE MICOSES PULMONARES E SISTÊMICAS EM PACIENTES COM AIDS E IMUNOSSUPRESSÃO GRAVE EM MATO GROSSO DO SUL
Curso Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias
Tipo Tese
Data 26/11/2025
Área DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Orientador(es)
  • Anamaria Mello Miranda Paniago
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • LEILANE SOUZA PRADO TAIR
    Banca
    • Anamaria Mello Miranda Paniago
    • Angelita Fernandes Druzian
    • Claudia Elizabeth Volpe Chaves
    • Oleci Pereira Frota
    • URSULLA VILELLA ANDRADE
    Resumo
    AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA DEVIDO AO CONSUMO DE CONSERVAS DE SARDINHA COMERCIALIZADAS NO BRASIL
    Curso Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
    Tipo Tese
    Data 25/11/2025
    Área SAÚDE E BIOLÓGICAS
    Orientador(es)
    • Valter Aragao do Nascimento
    Coorientador(es)
    • Elaine Silva de Padua Melo
    Orientando(s)
    • Luana Carolina Santos Leite
    Banca
    • Carlos Renato Menegatti
    • Diego Azevedo Zoccal Garcia
    • Heurison de Sousa e Silva
    • Rodrigo Juliano Oliveira
    • Rosangela dos Santos Ferreira
    • Valter Aragao do Nascimento
    Resumo
    ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CORUMBÁ-MS
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 24/11/2025
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Barbara Amaral Martins
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Francisca Dias Duarte Sabljak
      Banca
      • Alexandre Cougo de Cougo
      • Barbara Amaral Martins
      • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
      Resumo
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        Identificação Automática de Áreas de Cana-de-Açúcar e Árvores Isoladas Utilizando Segmentação Semântica
        Curso Mestrado em Ciência da Computação
        Tipo Dissertação
        Data 24/11/2025
        Área CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
        Orientador(es)
        • Wesley Nunes Goncalves
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • THIAGO EDGAR BAUCE VENANCIO
          Banca
          • Edson Takashi Matsubara
          • Jonathan de Andrade Silva
          • Jose Marcato Junior
          • LUCAS CORREIA RIBAS
          • Wesley Nunes Goncalves
          Resumo
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            Formação em Língua Inglesa a partir dos Letramentos Críticos e da Perspectiva decolonial em Contexto de Instituto Federal
            Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
            Tipo Tese
            Data 24/11/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Nara Hiroko Takaki
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Noemi Lopes da Silva
              Banca
              • Ana Karla Pereira de Miranda
              • Andréa Machado de Almeida Mattos
              • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
              • Elizabete Aparecida Marques
              • Nara Hiroko Takaki
              • Ruberval Franco Maciel
              • Simone Batista da Silva
              Resumo dos em aulas de língua inglesa ministradas a alunos do ensino médio técnico desde uma
              perspectiva crítico-decolonial?”, o objetivo geral desta tese é analisar os tensionamentos e as
              possibilidades de uma prática pedagógica fundamentada nos letramentos críticos e na perspectiva
              decolonial no ensino de língua inglesa em um Instituto Federal. De forma mais específica, buscou-se:
              (1) discutir as tensões e resistências emergentes no contexto da pesquisa, problematizando os desafios
              de promover a agentividade discente frente a estruturas coloniais de poder, saber e ser; e (2) refletir
              criticamente sobre os dados da pesquisa e sobre minha própria prática docente, construindo narrativas
              (auto)críticas sobre minhas praxiologias. A pesquisa foi realizada entre setembro e dezembro de 2023,
              ao longo de onze aulas ministradas semanalmente, tendo como base teórica as perspectivas dos
              letramentos críticos (Janks, 2014, 2016; Menezes de Souza, 2011; Monte Mór, 2015, 2019) e da
              decolonialidade (Maldonado-Torres, 2007; Quijano, 2000; Walsh, 2009, 2013, 2018). A metodologia
              adotada foi qualitativa (Denzin, 2006), de caráter autoetnográfico (Pardo, 2019) e (auto)crítico-reflexivo
              (Takaki, 2019), considerando tanto a participação discente quanto a atuação da pesquisadora no
              processo. As análises evidenciam que os tensionamentos decorrentes da adoção de uma pedagogia
              crítico-decolonial impactaram significativamente as formas de participação estudantil. Tais tensões
              revelam movimentos de resistência e possibilidades de reexistência no espaço escolar. No campo da
              prática docente, as reflexões apontam para a importância da escuta sensível, da revisão de concepções
              transmissivas ainda presentes no ensino e da valorização de práticas reflexivas no cotidiano da sala
              de aula. Conclui-se que esta tese contribui para o debate sobre práticas pedagógicas decoloniais no
              ensino de formação em línguas não somente em contexto de IF e para a compreensão do papel da
              afetividade, da escuta e do inacabamento como dimensões formativas centrais em processos
              educativos críticos
              SALIÊNCIA DOS STAKEHOLDERS: UMA ANÁLISE DA CONGRUÊNCIA ENTRE A VISÃO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE E A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS EXTERNOS EM DIFERENTES FASES DO CICLO INDUSTRIAL
              Curso Doutorado em Administração
              Tipo Tese
              Data 24/11/2025
              Área ADMINISTRAÇÃO
              Orientador(es)
              • Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Higya Alessandra Merlin
                Banca
                • Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
                • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
                • Jeovan de Carvalho Figueiredo
                • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
                • Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
                • Simone Sehnem
                Resumo
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                  Telenovela e memória midiática: a recepção da telenovela Pantanal
                  Curso Mestrado em Comunicação
                  Tipo Dissertação
                  Data 24/11/2025
                  Área COMUNICAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Marcia Gomes Marques
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Camila Barbieri Barbosa
                    Banca
                    • Alexandre Tadeu dos Santos
                    • Laura Seligman
                    • Marcia Gomes Marques
                    • Regis Orlando Rasia
                    Resumo
                    FATORES E VÁCUOS JURÍDICOS QUE ATUAM COMO BARREIRAS NA CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS NAS ALFÂNDEGAS DE FRONTEIRA DE SANTA CRUZ, NA BOLÍVIA, E MATO GROSSO DO SUL, NO BRASIL – 2024
                    Curso Mestrado em Estudos Fronteiriços
                    Tipo Dissertação
                    Data 24/11/2025
                    Área INTERDISCIPLINAR
                    Orientador(es)
                    • Elisa Pinheiro de Freitas
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • RILMA GEOVANA TORRICO REQUE
                      Banca
                      • Elisa Pinheiro de Freitas
                      • Fabiano Quadros Ruckert
                      • Gleicy Denise Vasques Moreira
                      • Márcia da Silva
                      Resumo
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                        O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO DE MATO GROSSO DO SUL
                        Curso Doutorado em Educação
                        Tipo Tese
                        Data 24/11/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Alexandra Ayach Anache
                        Coorientador(es)
                        • Eladio Sebastian Heredero
                        Orientando(s)
                        • Jociane de Oliveira Nunes Gonçalves
                        Banca
                        • Alexandra Ayach Anache
                        • Andressa Santos Rebelo
                        • Celi Correa Neres
                        • Eladio Sebastian Heredero
                        • Hellen Jaqueline Marques
                        • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                        Resumo
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                          FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
                          Curso Doutorado em Educação
                          Tipo Tese
                          Data 20/11/2025
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Rafael Rossi
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Jucilene de Souza Ruiz
                            Banca
                            • Carina Elisabeth Maciel
                            • Dirceu Santos Silva
                            • Eloiza Cristiane Torres
                            • Hellen Jaqueline Marques
                            • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
                            • Rafael Rossi
                            Resumo
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                              POLÍTICA DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO/MS
                              Curso Mestrado em Educação
                              Tipo Dissertação
                              Data 20/11/2025
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Fabiano Antonio dos Santos
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Marta Janice da Silva Rodrigues
                                Banca
                                • Andreliza Cristina de Souza
                                • Fabiano Antonio dos Santos
                                • João Batista Zanardini
                                • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                                Resumo
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                                  Educação, formação continuada e experimentação: uma análise dialógica entre modelos formativos e o ensino de ciências
                                  Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                  Tipo Tese
                                  Data 20/11/2025
                                  Área ENSINO
                                  Orientador(es)
                                  • João José Caluzi
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • EDVARGUE AMARO DA SILVA JUNIOR
                                    Banca
                                    • Ana Maria de Andrade Caldeira
                                    • Eliéverson Guerchi Gonzales
                                    • João José Caluzi
                                    • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
                                    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                    • Vera de Mattos Machado
                                    • Wellington Pereira de Queiros
                                    Resumo Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores de Ciências” do
                                    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal de Mato
                                    Grosso do Sul (UFMS), investiga a natureza experimental do ensino de Ciências no contexto
                                    da formação continuada de professores da rede municipal de Cuiabá-MT, com ênfase no uso
                                    dos Laboratórios Didáticos Móveis (LDM) como mediadores pedagógicos. O objetivo central
                                    foi analisar como diferentes modelos de formação continuada – clássico, prático-reflexivo e
                                    político-emancipatório – contribuem para a construção do conhecimento docente e para o
                                    fortalecimento de práticas experimentais com mais significado. O estudo adotou uma
                                    abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando questionários diagnósticos,
                                    entrevistas semiestruturadas e questionários finais, analisados por meio da Análise Dialógica
                                    do Discurso (ADD), inspirada em Bakhtin e no Círculo. Essa perspectiva permitiu compreender
                                    os enunciados dos professores como vozes situadas, atravessadas por memórias formativas,
                                    tensões e possibilidades de transformação. Os resultados apontam que o modelo práticoreflexivo se revelou como o mais adequado às necessidades formativas dos docentes, pois
                                    promoveu maior integração entre teoria e prática, favorecendo o planejamento de atividades
                                    experimentais investigativas, o engajamento discente e a ressignificação do papel do professor
                                    como mediador do conhecimento. O LDM, nesse contexto, emergiu como recurso central para
                                    democratizar o acesso à experimentação e estimular práticas pedagógicas inovadoras. Concluise que formações continuadas fundamentadas no diálogo e na reflexão crítica potencializam o
                                    desenvolvimento profissional docente e podem subsidiar políticas educacionais voltadas à
                                    melhoria do ensino de Ciências na escola pública
                                    FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
                                    Curso Doutorado em Educação
                                    Tipo Tese
                                    Data 20/11/2025
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                      Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                        Banca
                                          Resumo
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                                            METODOLOGIA APRIMORADA DE DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO E HIDROENERGÉTICO EM RECALQUE
                                            Curso Doutorado em Tecnologias Ambientais
                                            Tipo Tese
                                            Data 19/11/2025
                                            Área ENGENHARIA SANITÁRIA
                                            Orientador(es)
                                            • Fabio Verissimo Goncalves
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Danilo de Mattos Flores
                                              Banca
                                              • Antonio Conceicao Paranhos Filho
                                              • Ariel Ortiz Gomes
                                              • Carlos Nobuyoshi Ide
                                              • Enio Arriero Shinma
                                              • Fabio Verissimo Goncalves
                                              • Keila Roberta Ferreira de Oliveira
                                              • Moacir Muniz Pereira Junior
                                              Resumo Este trabalho apresenta uma metodologia para o dimensionamento econômico de sistemas de recalque de água que consomem energia elétrica da rede de concessionárias brasileiras. Essa metodologia foi incorporada no desenvolvimento em Visual Basic, de um aplicativo computacional específico para elaboração de projetos denominado Supply. A utilização de recursos computacionais para determinar a solução permite economizar tempo de planejamento, evitar erros de quantificação, simular condições distintas de implantação e operação e principalmente, enriquecer a modelagem do sistema. A modelagem hidráulica, elétrica e econômica do sistema foi aprimorada após uma minuciosa revisão de literatura sobre o tema. O dimensionamento é realizado pela análise de custos através do método das tentativas com o apoio da equação de Bresse, para orientar sobre os diâmetros que devem ser testados na adutora do sistema. A perda de carga do tipo contínua pode ser determinada tanto pela equação de Darcy-Weissbach, quanto pela equação de Hazen-Williams. A perda de carga localizada pode ser determinada pelo método do comprimento equivalente, pelo método direto, estimada sobre a perda de carga contínua ou desprezada. O diâmetro econômico para a adutora minimiza o custo total anual, composto pelos custos de implantação e operação, destacando-se o impacto da energia elétrica no orçamento. Dessa forma, técnicas alternativas de dimensionamento como a utilização de inversor de frequência, banco de capacitores e sistemas fotovoltaicos on-grid foram propostas para maximizar a eficiência econômica. Depois de desenvolvido, Supply foi utilizado para comprovar algumas hipóteses levantadas sobre a otimização do regime de operação dos sistemas de recalque de água e para determinar a viabilidade econômica do emprego das técnicas alternativas propostas para o dimensionamento econômico. As hipóteses levantadas analisaram a viabilidade do uso do inversor de frequência como dispositivo para selecionar o melhor ponto de operação do sistema, a utilização de banco de capacitores e sistema fotovoltaico on-grid para redução do custo de operação com energia elétrica, a conexão em média tensão de consumidores que podem ser conectados na rede de baixa tensão com a finalidade de reduzir custos, o aumento da vazão para reduzir o tempo de operação e aumentar a eficiência econômica de sistemas que estão operando de forma contínua. O aplicativo computacional Supply colaborou para a verificação e comprovação das hipóteses levantadas apresentando bom desempenho de funcionamento, dessa forma, concluiu-se que essa ferramenta pode colaborar de forma significativa para o incremento da eficiência econômica tanto de novos projetos, como na reforma de sistemas existentes. Auxiliando engenheiros, técnicos e acadêmicos na determinação da solução ótima e no uso racional dos insumos envolvidos.
                                              Palavras-chave: Bombeamento de água, Projeto, Eficiência econômica, Energia solar, Fator de potência, Inversor de frequência.
                                              INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMAZÔNICOS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM A NATUREZA
                                              Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                              Tipo Tese
                                              Data 19/11/2025
                                              Área ENSINO
                                              Orientador(es)
                                              • Patricia Helena Mirandola Garcia
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Fabrícia Souza da Silva
                                                Banca
                                                • Icleia Albuquerque de Vargas
                                                • José Camilo Ramos de Souza
                                                • Marcos Vinicius Campelo Junior
                                                • Patricia Helena Mirandola Garcia
                                                • Rogerio Rodrigues Faria
                                                • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                • Whasgthon Aguiar de Almeida
                                                Resumo A Amazônia é um território de ampla diversidade biológica e cultural, que reúne riquezas naturais únicas e modos de vida tradicionais, reafirmando sua relevância socioambiental. Apesar disso, esse potencial ainda é pouco explorado na Educação Infantil, etapa em que o contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e motor das crianças. Autores como Capra (2006), Tiriba (2010), Profice (2016), Louv (2016) Horn e Barbosa (2022), apontam que a aproximação com ambientes naturais na infância favorece vínculos positivos com o meio e estimula a sensibilização para os problemas socioambientais. Nesse contexto, a integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil mostra-se fundamental para proporcionar experiências significativas de interação com a natureza, contribuindo para a construção de valores e atitudes socioambientais desde a primeira infância. Partindo desse princípio, o objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os desafios da integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil, com vistas à promoção de experiências significativas de interação das crianças com a natureza. No que se refere aos aspectos metodológicos da pesquisa, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de campo. Os dados foram coletados em um Centro Integrado Municipal de Educação Infantil e em quatro espaços educativos não formais localizados em diferentes zonas da cidade de Manaus, AM. Participaram da pesquisa crianças pequenas e professores da Educação Infantil e um gestor do Museu da Amazônia. As técnicas de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observação participante, sequência didática e pesquisa de campo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo de Bardin e a metodologia de análise de mapas mentais de Salete Kozel. Os resultados encontrados evidenciam que a integração entre os espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos e o currículo da Educação Infantil favorece vivências significativas, ampliando a conexão das crianças com a natureza e estimulando o pertencimento ao território. As experiências possibilitaram aprendizagens contextualizadas, despertaram curiosidade, encantamento e valores de cuidado socioambiental, tornando o currículo mais próximo da realidade amazônica. Entre os desafios identificados, destacam-se a dificuldade de acesso, limitações de infraestrutura, ausência de políticas institucionais que assegurem visitas regulares e a necessidade de maior qualificação da mediação pedagógica. No entanto, esses obstáculos não se sobrepõem aos benefícios. Ao contrário, reforçam a necessidade de ampliar e consolidar tais práticas, dado o impacto positivo na formação das crianças. Em síntese, os resultados indicam que a integração dos espaços não formais ao currículo é uma estratégia promissora, capaz de enriquecer a Educação Infantil com experiências únicas de contato com a natureza e de fortalecimento de valores socioambientais.
                                                ENCANTAR-SE COM O ENCANTO: MANIFESTO POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROFUNDA
                                                Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                                Tipo Tese
                                                Data 19/11/2025
                                                Área ENSINO
                                                Orientador(es)
                                                • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Lui Henrique Ortelhado Valverde
                                                  Banca
                                                  • GILEANDRO BARBOSA PEDRO
                                                  • Icleia Albuquerque de Vargas
                                                  • LAÍSA MARIA FREIRE DOS SANTOS
                                                  • Maria Helena da Silva Andrade
                                                  • Mirian Xavier
                                                  • Patricia Zaczuk Bassinello
                                                  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                  Resumo Esta tese propõe e fundamenta a Educação Ambiental Profunda (EAP) proposta e desenvolvida
                                                  como uma nova episteme para a formação docente em Ciências Biológicas, concebida como
                                                  uma resposta à crise civilizatória contemporânea, que é ao mesmo tempo socioambiental,
                                                  epistêmica e existencial. Inspirada nos referenciais da Ecologia Profunda, da Educação
                                                  Ambiental crítica e decolonial, e nas cosmologias indígenas e afro-latino-americanas. A EAP
                                                  se ergue como práxis ética, sensível, espiritual, política e decolonial, capaz de religar ciência e
                                                  corpo, currículo e território, universidade e comunidade. Organizada no formato multipaper, a
                                                  tese é composta por artigos que dialogam entre si e mostram o percurso investigativo e
                                                  formativo realizado, no qual se transportou da crítica ao cartesianismo no currículo de Ciências
                                                  Biológicas às experiências sensíveis de reconexão com o mundo natural, evidenciando
                                                  deslocamentos epistemológicos e ontológicos que sustentam a emergência de uma EAP. O
                                                  ponto de partida da investigação foi a análise crítica do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de
                                                  Ciências Biológicas da UFMS, que, embora cumpra exigências legais e normativas, mantém
                                                  fortes marcas do paradigma cartesiano com fragmentação curricular, separação entre teoria e
                                                  prática, ênfase num currículo conteudista e quase inexistência de perspectivas interculturais e
                                                  socioambientais. Frente a esse cenário, desenvolveu-se uma disciplina experimental de
                                                  Ecologia Profunda, em que práticas disruptivas como banhos de floresta, trilhas sensoriais,
                                                  rodas de escuta e silêncio, elaboração de mapas ecosóficos e a ação da construção de uma
                                                  cápsula do tempo foram realizadas como dispositivos pedagógicos. Tais experiências
                                                  revelaram-se como um eixo formativo que instaurou deslocamentos éticos, perceptivos e
                                                  ontológicos nos estudantes. De natureza qualitativa e de delineamento estudo de caso com
                                                  intervenção, a investigação baseou-se em análise documental, observações participantes e
                                                  registros narrativos. Os resultados demonstram que a experiência vivida produz teoria: o corpo
                                                  torna-se método e arquivo; o afeto, fundamento epistemológico; a espiritualidade cotidiana, o
                                                  pertencimento e o cuidado. A Educação Ambiental Profunda delineada nasce do gesto
                                                  insurgente que denomino “encantar-se com o encanto”, pelo qual buscou-se compreender que
                                                  o processo é mais fértil que o resultado, que a educação é um ato estético, ético e político de
                                                  reconexão com a vida, e que formar professores é também formar sujeitos de resistência e
                                                  reexistência. Sustento, portanto, que a EAP deve ser compreendida como episteme latina
                                                  emergente, capaz de articular ciência, arte, espiritualidade, ancestralidade e território na
                                                  construção de futuros comuns e sustentáveis.
                                                  AVALIAÇÃO DE RISCO A EXPOSIÇÃO MEDICAMENTOSA DE METAIS PESADOS EM FLUOXETINA E CARBAMAZEPINA COMERCIALIZADOS NO BRASIL
                                                  Curso Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
                                                  Tipo Tese
                                                  Data 19/11/2025
                                                  Área SAÚDE E BIOLÓGICAS
                                                  Orientador(es)
                                                  • Valter Aragao do Nascimento
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • Suellen Alves da Silva
                                                    Banca
                                                    • Aline Carla Inada
                                                    • ANDREIA CRISTINA LOPES CORRÊA
                                                    • Diego Azevedo Zoccal Garcia
                                                    • Rita de Cassia Avellaneda Guimaraes
                                                    • Rodrigo Juliano Oliveira
                                                    • Valter Aragao do Nascimento
                                                    Resumo
                                                    Governança Relacional para rastreabilidade da cadeia da carne bovina no Pantanal de Mato Grosso do Sul
                                                    Curso Doutorado em Administração
                                                    Tipo Tese
                                                    Data 18/11/2025
                                                    Área ADMINISTRAÇÃO
                                                    Orientador(es)
                                                    • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
                                                    Coorientador(es)
                                                    • Guilherme Cunha Malafaia
                                                    Orientando(s)
                                                    • Alessandra de Melo Lima Marques
                                                    Banca
                                                    • Antônio André Cunha Callado
                                                    • Denise Barros de Azevedo
                                                    • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
                                                    • Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
                                                    • Simone Bernardes Voese
                                                    • Urbano Gomes Pinto de Abreu
                                                    Resumo
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                                                      UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA PARA GESTÃO DA SAÚDE NAS CIDADES GÊMEAS DE CORUMBÁ (BR) E PUERTO QUIJARRO (BO)
                                                      Curso Mestrado em Estudos Fronteiriços
                                                      Tipo Dissertação
                                                      Data 18/11/2025
                                                      Área INTERDISCIPLINAR
                                                      Orientador(es)
                                                      • Edgar Aparecido da Costa
                                                      Coorientador(es)
                                                      • Luiza Vieira Sá de Figueiredo
                                                      Orientando(s)
                                                      • Fernando Eduardo Silva de Andrade
                                                      Banca
                                                      • Aguinaldo Silva
                                                      • Beatriz Lima de Paula Silva
                                                      • Edgar Aparecido da Costa
                                                      • Maria Cristina Lanza de Barros
                                                      • Roberta Ferme Sivolella
                                                      Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar os desafios e propor caminhos para a
                                                      efetivação de uma gestão compartilhada da saúde em regiões de fronteira, à luz do princípio da
                                                      universalidade do direito à saúde e dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
                                                      Partindo da premissa teórica da igualdade entre brasileiros e estrangeiros, o estudo examina os
                                                      marcos normativos que sustentam o acesso de estrangeiros ao Sistema Único de Saúde (SUS),
                                                      as estratégias de gestão adotadas nas regiões de fronteira brasileiras e as experiências nacionais
                                                      e internacionais de cooperação sanitária transfronteiriça. A pesquisa adota metodologia
                                                      quantitativa, qualitativa e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica, análise
                                                      documental e entrevistas realizadas com gestores, profissionais de saúde e representantes
                                                      institucionais de ambos os lados da fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro. Os resultados
                                                      evidenciam uma realidade assimétrica entre os sistemas de saúde dessas cidades-gêmeas,
                                                      marcada por desigualdades estruturais, administrativas e financeiras que comprometem a
                                                      continuidade de tratamentos, a troca de informações epidemiológicas e a coordenação de ações
                                                      de vigilância sanitária. Ainda assim, observa-se disposição dos atores locais em avançar para
                                                      mecanismos cooperativos que superem a mera assistência emergencial e informal e consolidem
                                                      práticas institucionais permanentes. Como proposta prática, a dissertação sugere a criação do
                                                      Comitê Binacional de Saúde Corumbá–Puerto Quijarro, concebido como espaço permanente
                                                      de diálogo, planejamento e execução de ações conjuntas em saúde, sustentado pela
                                                      paradiplomacia municipal e pela cooperação técnica entre instituições locais. Conclui-se que a
                                                      consolidação de políticas de cooperação sanitária em regiões de fronteira depende da
                                                      institucionalização desses espaços binacionais, com respaldo normativo, financiamento
                                                      conjunto e envolvimento das universidades, órgãos locais de saúde e da sociedade civil. Assim,
                                                      reafirma-se a fronteira como território de integração e solidariedade, no qual a efetivação do
                                                      direito à saúde exige governança compartilhada e comunicação institucional permanente entre
                                                      nações vizinhas.
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                                                        Curso Especialização em MBA em Gestão, Gastronomia e Promoção da Saúde em Serviços de Alimentação
                                                        Tipo Trabalho Final de Curso
                                                        Data 18/11/2025
                                                        Área CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
                                                        Orientador(es)
                                                          Coorientador(es)
                                                          Orientando(s)
                                                            Banca
                                                              Resumo
                                                              Página 1 de 1.329 (20 de 26.576 registros).