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TRABALHO Ações
Escrevo com o corpo: inter-corporeidade em A hora da estrela, de Clarice Lispector
Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
Tipo Tese
Data 27/08/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Marina Maura de Oliveira Noronha
    Banca
    • Carlos Igor de Oliveira Jitusumori
    • Carlos Vinicius da Silva Figueiredo
    • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
    • Fabio Pereira do Vale Machado
    • Lucilene Machado Garcia Arf
    • Luiz Lopes
    • Marta Francisco de Oliveira
    Resumo Esta tese propõe uma discussão teórico-crítica a partir da presença conceitual de
    intercorporeidade (PESSANHA, 2018) na construção de todo o trabalho, e por escopo
    desencadeador da discussão o livro A hora da estrela (1977), da intelectual Clarice
    Lispector. Para tanto, utilizarei-me de uma metodologia outra assentada na crítica
    biográfica fronteiriça (NOLASCO, 2015) que, a seu modo, tem por base de toda sua
    teorização a presença do “bios” e do “lócus”, e, por relevância geoistóricoepistemológica, o fato que tal reflexão é pensada a partir do lócus aqui denominado
    de fronteira-sul. Para tanto, as articulações sob o prisma da descolonialidade me
    direcionam a um recorte teórico outro, ao observarmos que Clarice põe em prática um
    “Escrever com o corpo” que abre espaço para o que busco conceituar de gramática
    do corpo para esta tese, como ponto conclusivo parte da hipótese de que a autora em
    seus projetos, e em especifico em A hora da estrela, re-escre(vi)ve corpográfias
    (MIGNOLO) de si e também do outro. Portanto o “Escrevo com o corpo” de Clarice
    me possibilita entender o que estou chamando de gramática do corpo e ao me valer
    do “Prologómeno a uma gramática de la descolonialidad” (MIGNOLO, 2010) bem
    como de outros teóricos, entre os quais alguns partem da fortuna crítica da escritora,
    tratam ou aludem à discussão por mim proposta. Ademais, o trabalho em questão se
    apresenta – dividido em três capítulos, como segue: no primeiro capítulo, “INTERCORPOREIDADE POLÍTICA EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE
    LISPECTOR: por uma crítica biográfica fronteiriça”, abordarei discussões que passam
    pelo bios e lócus, justificadas pelas passagens do escritor-autor-personagem criador
    de Macabéa, além da reflexão que também está envolta ao pensar a realidade
    brasileira atravessada pelo social e pela política, tendo como contraponto uma
    desobediência e um desprendimento, a partir dos livros fundamentais de Recusa do
    não-lugar (2018), de Juliano Pessanha, Desobediencia epistémica (2010) de Walter
    Mignolo, ¿Podemos pensar los no-europeos?(2018), de Facundo Giuliano, entre
    outros. No segundo capítulo, “A HORA DA ESTRELA: re-escrevendo o pensamento
    fronteiriço”, a discussão centra-se nos conceitos basilares como o de pensamento
    próprio de Kusch, e que pode ser compreendido com o presente pensamento
    fronteiriço e o conceito de re-escrever, levado a cabo pela descolonialidade. Tal
    conceito de re-escrever se encena teoricamente na contracorrente do “descrever”
    encontrado no livro em reflexão. Já no terceiro e último capítulo, “POR UMA
    GRAMÁTICA DO CORPO EM A HORA DA ESTRELA”, dando continuidade com o
    conceito de “intercorporeidade” a partir da inscrição e presença do corpo da
    protagonista da narrativa Macabéa, será de fundamental importância arrolar uma
    discussão teórica acerca da gramática do corpo, tendo como conceitos chaves o
    conceito de gramática da descolonialidade (MIGNOLO, 2010) e os conceitos de
    geopolítica e o de corpo-política, ambos de Walter Mignolo, entre outros.
    Considerando que toda a discussão conceitual proposta vem assentada no
    pensamento descolonial e fronteiriço, serão fundamentais os autores: Walter Mignolo,
    Juliano Garcia Pessanha, Gloria Anzaldúa, Facundo Giuliano, Edgar Cézar Nolasco,
    entre outros. Assim, espero que embasada pelo que tais autores propõem, eu possa
    contornar a teorização que grassa em torno de uma prática outra a partir de A hora da
    estrela que resulta no “Escrevo com o corpo” encontrado no título desta tese
    configurando-se na gramática do corpo aqui proposto.
    PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUPORTE HÍBRIDO PARA IMOBILIZAÇÃO DE PENICILINA G ACILASE
    Curso Mestrado em Química
    Tipo Dissertação
    Data 27/08/2025
    Área QUÍMICA
    Orientador(es)
    • Rebeca Yndira Cabrera Padilla
    Coorientador(es)
    • Adilson Beatriz
    Orientando(s)
    • Jean Alain Renaud
    Banca
    • Adriana Pereira Duarte
    • Ana Camila Micheletti
    • Edson Romano Nucci
    • Maria Lucila Hernandez Macedo
    • Rebeca Yndira Cabrera Padilla
    Resumo A imobilização enzimática em suportes híbridos orgânico-inorgânicos surge como
    estratégia promissora para otimizar a produção de 6-APA, combinando a estabilidade da
    sílica com a sustentabilidade de resíduos agroindustriais como o endocarpo de cumbaru.
    Este estudo teve como objetivo desenvolver e caracterizar um suporte híbrido à base de
    sílica e endocarpo de cumbaru (Dipteryx alata Vogel) para a imobilização da enzima
    penicilina G acilase (PGA), visando à produção de ácido 6-aminopenicilânico (6-APA)
    por meio de hidrólise enzimática da penicilina G. Foram preparadas pelo método sol-gel
    matrizes híbridas com diferentes porcentagens de endocarpo de cumbaru (1%, 1,5% e
    2%) e sílica, assim mesmo foram preparadas matrizes com sílica e 2% de endocarpo de
    cumbaru previamente tratados com dioxano e periodato de sódio. Em seguida, todos os
    suportes híbridos preparados foram ativados com glutaraldeído e epicloridrina. A
    caracterização dos suportes preparados foi realizada por microscopia eletrônica de
    varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier
    (FTIR) e análise termogravimétrica (TGA). As análises por MEV e FTIR confirmaram
    a formação bem-sucedida do suporte híbrido, evidenciando uma estrutura porosa e a
    presença de grupos funcionais essenciais para a imobilização enzimática. A TGA
    demonstrou que o material ativado com glutaraldeído apresentou maior estabilidade
    térmica, com perda de massa de apenas 16,3% até 700°C, destacando sua robustez para
    aplicações industriais. Após a caracterização foi selecionado o suporte híbrido
    preparado com sílica e 2% de endocarpo de cumbaru ativado com glutaraldeído para
    realizar a imobilização da penicilina G acilase (PGA) pelo método de ligação covalente,
    em seguida foi realizada a determinação da atividade enzimática da enzima livre e
    imobilizada, bem como o rendimento de imobilização (29%). A pesar do rendimento de
    imobilização obtido ser relativamente baixo, o suporte híbrido desenvolvido com os
    ajustes necessários apresenta-se com potencial promissor para aplicações
    biotecnológicas, destacando-se como uma alternativa sustentável para processos
    industriais baseados em biocatálise.
    Professoras em situação de inserção profissional que atuam na educação infantil da rede municipal de Birigui/ SP
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 27/08/2025
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Luara Tavares da Silva
      Banca
      • Analigia Miranda da Silva
      • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
      • Melissa Rodrigues da Silva
      • Natalia Cristina de Oliveira
      • Paulo Fioravante Giareta
      Resumo O presente estudo tem como objeto de pesquisa o período inicial de exercício da docência, na
      educação infantil. Fase que compreende os primeiros anos de exercício profissional no magistério e
      possui especificidades e desafios próprios. Diante disso, delineou-se o seguinte questionamento: Quais
      os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal
      de Birigui/SP? A fim de responder a problemática da pesquisa, elege-se os seguintes objetivos: Objetivo
      geral: analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na
      rede municipal de Birigui/SP. Objetivos específicos: (i) identificar e mapear o perfil dos professores
      iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP; (ii) compreender como os
      desafios vivenciados pelos professores iniciantes refletem na identidade profissional docente. A
      pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com professores que se encontram no início
      de carreira e atuam na educação infantil, na rede municipal do município de Birigui/SP. A fim de
      alcançar os objetivos propostos, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados questionário
      (Lakatos; Marconi, 2017) com perguntas fechadas e abertas, o qual foi disponibilizado via pelo Google
      Forms e entrevista semiestruturada (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). Esta pesquisa está
      fundamentada em Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995) entre outros.
      O tratamento dos dados foi realizado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os
      resultados desta pesquisa indicam que a docência nessa etapa é vista como a extensão do cuidado
      materno, o que influencia a valorização profissional, as condições de trabalho das professoras e a
      identidade docente. Estes fatores não apenas moldam a cultura da escola, mas também influenciam
      diretamente as maneiras de ser e agir das professoras.
      A Fast and Scalable Feedback-Driven Scheduler for Datacenter Applications
      Curso Mestrado em Ciência da Computação
      Tipo Dissertação
      Data 27/08/2025
      Área CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
      Orientador(es)
      • Ronaldo Alves Ferreira
      Coorientador(es)
      • FABRICIO BARBOSA DE CARVALHO
      Orientando(s)
      • Mayco Souza Berghetti
      Banca
      • Carlos Alberto da Silva
      • FABRICIO BARBOSA DE CARVALHO
      • LUCIANO PASCHOAL GASPARY
      • Nahri Balesdent Moreano
      • Ronaldo Alves Ferreira
      Resumo
      Download
        Diálogos entre stakeholders das redes de mulheres do agronegócio no Estado de Mato Grosso: o caso Agroligadas
        Curso Doutorado em Administração
        Tipo Tese
        Data 27/08/2025
        Área ADMINISTRAÇÃO
        Orientador(es)
        • Denise Barros de Azevedo
        Coorientador(es)
        • Yasmin Gomes Casagranda
        Orientando(s)
        • ROSICLEY NICOLAO DE SIQUEIRA
        Banca
        • Denise Barros de Azevedo
        • Erlaine Binotto
        • Jose Carlos de Jesus Lopes
        • José Francisco dos Reis Neto
        • Leonardo Francisco Figueiredo Neto
        • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
        Resumo
        Download
          A “OUTRIDADE” NA POESIA SOCIAL E NA METAPOESIA DE FERREIRA GULLAR
          Curso Doutorado em Letras
          Tipo Tese
          Data 27/08/2025
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Kelcilene Gracia Rodrigues
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Zenilda Durci
            Banca
            • Carina Marques Duarte
            • Kelcilene Gracia Rodrigues
            • NISMÁRIA ALVES DAVID
            • Rodrigo Garcia Barbosa
            • Rony Marcio Cardoso Ferreira
            • Vivianny Bessao de Assis
            Resumo
            Saber, poder e resistência: Beleza negra e a construção identitária de negras(os) racializadas(os)
            Curso Doutorado em Letras
            Tipo Tese
            Data 27/08/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Gilmar Ribeiro Pereira
              Banca
              • Amanda Batista Braga
              • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
              • Cintia Santos Diallo
              • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
              • GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
              • Icleia Caires Moreira
              • Michelle Sousa Mussato
              Resumo
              COMPETÊNCIAS MÉDICAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ANÁLISE A PARTIR DA FORMAÇÃO DO MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.
              Curso Mestrado em Saúde da Família
              Tipo Dissertação
              Data 27/08/2025
              Área SAÚDE PÚBLICA
              Orientador(es)
                Coorientador(es)
                Orientando(s)
                  Banca
                  • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
                  • Danusa Cespedes Guizzo
                  • Guilherme Oliveira de Arruda
                  • JOAO MAZZONCINI DE AZEVEDO MARQUES
                  • Nathan Aratani
                  • Priscila Maria Marcheti Fiorin
                  Resumo
                  Competências médicas para o cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde: análise a partir da formação do médico de família e comunidade
                  Curso Mestrado em Saúde da Família
                  Tipo Dissertação
                  Data 27/08/2025
                  Área SAÚDE PÚBLICA
                  Orientador(es)
                  • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Matheus Silva Casquer
                    Banca
                    • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
                    • Danusa Cespedes Guizzo
                    • Guilherme Oliveira de Arruda
                    • JOAO MAZZONCINI DE AZEVEDO MARQUES
                    • Nathan Aratani
                    • Priscila Maria Marcheti Fiorin
                    Resumo
                    DOCÊNCIA E FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE DRACENA - SP (1949-1996)
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 26/08/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Natalia Cristina de Oliveira
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Mariana Marques Valentim
                      Banca
                      • Ariele Mazoti Crubelati Musialak
                      • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                      • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                      • Marcos Pereira Coelho
                      • Natalia Cristina de Oliveira
                      Resumo
                      CURRÍCULO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
                      Curso Mestrado em Educação
                      Tipo Dissertação
                      Data 26/08/2025
                      Área EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Armando Marino Filho
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • DAIANE GONZAGA RODRIGUES DOS SANTOS
                        Banca
                        • Armando Marino Filho
                        • Celia Beatriz Piatti
                        • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                        • Maria Silvia Rosa Santana
                        Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo escolar do estado de Mato
                        Grosso do Sul, com enfoque na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia HistóricoCrítica. O objetivo foi analisar a relação entre o conteúdo do currículo escolar e a
                        formação do pensamento teórico dos estudantes, especificamente para identificar e
                        separar as unidades de sentido que compõem o currículo; descrever as unidades de
                        sentido diretamente relacionadas à formação do pensamento teórico dos estudantes;
                        e verificar se esses conteúdos específicos estão em consonância com as
                        necessidades de aprendizagem dos alunos. Buscou-se compreender como os
                        conteúdos de Língua Portuguesa, previstos no currículo, contribuem — ou não — para
                        o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes nos Anos iniciais, tendo
                        como eixo norteador a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Foi utilizado
                        nesta pesquisa o Materialismo Histórico-Dialético, adotando-se uma abordagem
                        qualitativa. A metodologia de análise de dados baseou-se nos núcleos de significação,
                        que forneceram subsídios para compreender o currículo por meio de suas unidades
                        de sentido. Essa metodologia possibilitou a identificação das unidades de sentido
                        dentro de um quadro histórico e social. Para cumprir esses objetivos, foram utilizados,
                        como aporte teórico, entre outros, os seguintes autores: Duarte (2016); Gama e
                        Duarte (2017); Davidov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016);
                        Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos e Oliveira (2020); Saviani
                        (2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes e Macedo (2011); Luria
                        (1987, 1988), que forneceram fundamentação teórica para analisar e discutir a
                        seguinte questão: como o currículo escolar de Mato Grosso do Sul implica a formação
                        do pensamento teórico dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos iniciais –
                        como eixo norteador a disciplina de Língua Portuguesa – Leitura e escrita na
                        alfabetização. Em suma, espera-se que se aponte para a necessidade de uma
                        reflexão crítica sobre o currículo escolar desse estado, contribuam para o debate
                        contemporâneo sobre o currículo, valorizando a construção de uma proposta
                        sociocultural, que possibilite um ensino direcionado à superação de práticas
                        mecânicas, auxiliando professores, estudiosos e profissionais da educação na
                        reflexão sobre suas práticas pedagógicas.
                        A ILHA DE CALOR COMO RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM TRÊS LAGOAS/MS
                        Curso Mestrado em Geografia
                        Tipo Dissertação
                        Data 26/08/2025
                        Área GEOGRAFIA
                        Orientador(es)
                        • Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Juliana Carla Pereira de Freitas
                          Banca
                          • Danielle Cardozo Frasca Teixeira
                          • Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
                          • Márcio José Celeri
                          • Patricia Helena Milani
                          • Patricia Helena Mirandola Garcia
                          Resumo O presente trabalho teve por objetivo analisar o campo térmico de Três Lagoas/MS, para
                          identificar grupos sociais em risco e vulnerabilidade socioambiental à ilha de calor urbana nos
                          meses de janeiro a junho de 2025. As cidades brasileiras estão mais urbanizadas e o
                          planejamento socioambiental é necessário para garantir desenvolvimento sustentável e
                          qualidade de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,
                          2022), a população urbana brasileira aumentou de 34,3% na década de 1940 para 61% em 2022.
                          Nesse sentido, para atender ao objetivo geral e específicos se embasa na teoria do Sistema Clima
                          Urbano (SCU), de Monteiro (1975) e no Sistema Socioambiental Urbano (SAU) de Mendonça
                          (2004, 2004ª), além da classificação da intensidade e magnitude da ilha de calor de Fernández
                          García (1996). Os procedimentos metodológicos envolveram a mensuração da temperatura do
                          ar em cinco pontos fixos (Centro Urbano, bairro Santos Dumont, Condomínio Fechado, Vila
                          Haro e área rural próxima), com posterior tratamento dos dados em aplicativos específicos. A
                          análise socioeconômica baseou-se no mapa de renda de Ortiz Porangaba (2024) e no mapa de
                          uso e cobertura do solo de Brito (2025), resultando na elaboração de tabelas, gráficos e mapas
                          voltados à identificação dos segmentos socioeconômicos mais vulneráveis da cidade. Foram
                          realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com duas moradoras dos bairros Santos
                          Dumont e Vila Haro, buscando diferentes segmentos socioeconômicos, analisando as vivências
                          socioespaciais e climáticas nesses espaços. Os resultados identificaram ilhas de calor em todos
                          os pontos analisados sendo no Centro Urbano com 8,5 ºC, no Condomínio Fechado com 7,9 ºC,
                          no Bairro Santos Dumont com 6,6 ºC e a Vila Haro com 6,5 ºC, tais resultados demonstraram
                          ilhas de calor classificadas como de muito forte magnitude, assim a partir dos dados
                          socioeconômicos foram selecionados os bairros Santos Dumont e Vila Haro por segmentos de
                          rendas distintas, identificando que a Vila Haro encontra-se em risco e vulnerabilidade
                          socioambiental às ilhas de calor na cidade de Três Lagoas. Medidas de adaptação e resiliência
                          devem ser adotadas para promover o planejamento urbano sustentável, preparar a população
                          para eventos extremos, incentivar construções eficientes ecologicamente e investir em educação
                          ambiental.
                          Sofrimento psíquico e cultura acadêmica: a escuta psicanalítica como estratégia de cuidado na UFMS
                          Curso Mestrado em Psicologia
                          Tipo Dissertação
                          Data 26/08/2025
                          Área PSICOLOGIA
                          Orientador(es)
                          • Tiago Ravanello
                          Coorientador(es)
                          • Tiago Ravanello
                          Orientando(s)
                          • Evila Conceição Gajoço
                          Banca
                          • Carlos Mendes Rosa
                          • Diego Avelino de Moraes Carvalho
                          • Tiago Iwasawa Neves
                          • Tiago Ravanello
                          Resumo Esta pesquisa analisa a implantação de dispositivos de escuta clínica psicanalítica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com foco no cuidado com a saúde mental dos estudantes. O estudo tem como ponto de partida o projeto de extensão Escuta UFMS, criado em 2021, que oferece atendimentos voluntários realizados por psicólogos, inicialmente voltados aos estudantes de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Em 2023, a proposta se ampliou com a criação do Laboratório de Escuta e Apoio Psicológico (LEAP), que passou a integrar estágios supervisionados e a atender também estudantes da Faculdade de Odontologia (FAODO), do Instituto Integrado de Saúde (INISA) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). O objetivo central deste estudo é investigar os efeitos do dispositivo psicanalítico nos contextos de atendimentos individuais e grupais, bem como analisar as intervenções baseadas na escuta clínica. Busca-se compreender de que forma essas práticas impactam a cultura acadêmica dos cursos atendidos e promovem transformações nas relações universitárias, visando à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico. A pesquisa se fundamenta na psicanálise, especialmente na teoria de Lacan, articulando conceitos como desejo, falta, discurso e sofrimento psíquico. A metodologia adotada seguiu os princípios da análise de discurso, com construção de categorias a partir do material produzido nos atendimentos clínicos realizados entre agosto e dezembro de 2024, tomando os relatos dos estudantes como campo de escuta e interpretação. O foco não esteve na quantificação, mas na elaboração simbólica e discursiva dos sentidos que emergiram nas falas dos sujeitos. Os resultados apontam para a intensificação de sentimentos de inadequação diante das exigências acadêmicas, bem como para o apagamento da dimensão subjetiva nas vivências universitárias. A escuta psicanalítica mostrou-se uma ferramenta potente para acolher o sofrimento, construir intervenções clínicas e sugerir ações institucionais mais sensíveis à singularidade dos sujeitos. O estudo contribuiu para reflexões sobre serviços psicológicos universitários e políticas públicas, integrando teoria e prática em estratégias mais sensíveis às necessidades da comunidade acadêmica.
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                            ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE ADOLESCENTES COM O COMPORTAMENTO DE AUTOLESÃO NÃO SUICIDA E SUA FAMÍLIA
                            Curso Mestrado em Enfermagem
                            Tipo Dissertação
                            Data 26/08/2025
                            Área ENFERMAGEM
                            Orientador(es)
                            • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Gabriele Cássia Santos Silva
                              Banca
                              • Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
                              • Elen Ferraz Teston
                              • Guilherme Oliveira de Arruda
                              • Marcelle Paiano
                              • Monika Wernet
                              • Sonia Regina Zerbetto
                              Resumo
                              DIÁRIO DE BITITA: UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO FEMINISMO NEGRO
                              Curso Doutorado em Letras
                              Tipo Tese
                              Data 25/08/2025
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Kelcilene Gracia Rodrigues
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Jorlaine Monteiro Girão de Almeida
                                Banca
                                • ALAN SILUS DA CRUZ SILVA
                                • Carina Marques Duarte
                                • Cristina Maria da Costa Vieira
                                • GERMANA HENRIQUES PEREIRA
                                • Kelcilene Gracia Rodrigues
                                • Rony Marcio Cardoso Ferreira
                                • Yurgel Pantoja Caldas
                                Resumo
                                Contribuições de jogos envolvendo Matemática na Educação Infantil
                                Curso Mestrado em Educação Matemática
                                Tipo Dissertação
                                Data 25/08/2025
                                Área MATEMÁTICA
                                Orientador(es)
                                • Marilena Bittar
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Laís Carvalho Vieira Barbosa
                                  Banca
                                  • Cintia Melo dos Santos
                                  • Jose Luiz Magalhaes de Freitas
                                  • Marilena Bittar
                                  • RENAN GUSTAVO ARAUJO DE LIMA
                                  • Rosinalda Aurora de Melo Teles
                                  • Thiago Pedro Pinto
                                  Resumo
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                                    O RISO CÉTICO EM ADALGISA NERY E LOURENÇO MUTARELLI
                                    Curso Doutorado em Letras
                                    Tipo Tese
                                    Data 22/08/2025
                                    Área LETRAS
                                    Orientador(es)
                                    • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • MARCOS ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS
                                      Banca
                                      • Andre Rezende Benatti
                                      • Carina Marques Duarte
                                      • João Adalberto Campato Junior
                                      • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                      • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                                      • Vanessa Hagemeyer Burgo
                                      • Wagner Corsino Enedino
                                      Resumo
                                      AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
                                      Curso Mestrado em Educação
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 22/08/2025
                                      Área EDUCAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • Ione da Silva Cunha Nogueira
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Ana Paula Marinho Vasconcelos Souza
                                        Banca
                                        • Érika Porceli Alaniz
                                        • Ione da Silva Cunha Nogueira
                                        • Natalia Cristina de Oliveira
                                        • Paulo Fioravante Giareta
                                        • Vera Luisa de Sousa
                                        Resumo O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
                                        Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na
                                        linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas. Foi delineado em
                                        torno da seguinte questão norteadora: Quais as consequências da influência
                                        neoliberal nas políticas de formação de professores? Tem como principal objetivo
                                        investigar as políticas de formação de professores de formação inicial e continuada
                                        na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a partir de
                                        normativas vigentes, assim como, a Resolução CNE/CP n. 02/2015, a Resolução
                                        CNE/CP n. 02/2019, a Resolução CNE/CP nº 4/2024 e investigar a existência de
                                        influências da doutrina neoliberal nas políticas de formação de professores diante da
                                        Constituição Federal de 1988. O procedimento metodológico adotado tem como
                                        premissas o método dialético e a metodologia a ser adotada será de pesquisa
                                        documental, para que seja feita análise, coleta e seleção de dados de artigos da
                                        Constituição Federal, da Base Nacional Comum para formação de professores, da
                                        Resolução CNE/CP n. 02/2015, Resolução CNE/CP n. 02/2019 e Resolução CNE/CP
                                        nº 4/2024. A problemática da pesquisa será desenvolvida visando à abordagem
                                        qualitativa, com objetivo de pesquisa descritiva. A análise das políticas educacionais
                                        de formação de professores abrange uma trajetória histórica da educação brasileira
                                        desde o período de governo de José Sarney até as diretrizes normativas vigentes no
                                        governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visando apontar reflexões sobre o avanço da
                                        educação junto à formação de professores, tendo em vista as influências neoliberais,
                                        bem como, as atualizações legislativas do sistema de ensino brasileiro sobre diretrizes
                                        de formação inicial e continuada, como também analisar se há a efetiva
                                        predominância do Estado Democrático de Direito, garantia de direitos fundamentais e
                                        políticas públicas que alcancem a qualidade e desenvolvimento escolar da educação
                                        básica. Ademais, por meio de análises bibliográficas e de documentos normativos
                                        concluir a importância da aplicação de políticas públicas de formação de professores
                                        e sua influência nas reflexões de aprendizagem do indivíduo e seus impactos nas
                                        concepções educacionais contemporâneas desde a Constituição Federal de 1988.
                                        O corpo (geo)político boliviano: Práticas de teorizações fronteiriças descoloniais
                                        Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                        Tipo Tese
                                        Data 22/08/2025
                                        Área LETRAS
                                        Orientador(es)
                                        • Marta Francisco de Oliveira
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman
                                          Banca
                                          • Damaris Pereira Santana Lima
                                          • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
                                          • Lilibeth Janneth Zambrano Contreras
                                          • Marcio Antonio de Souza Maciel
                                          • Marcos Antônio Bessa Oliveira
                                          • Marta Francisco de Oliveira
                                          • Pablo Mamani Ramirez
                                          Resumo Esta tese tem como objetivo refletir acerca das configurações dos
                                          corpos (geo)políticos bolivianos, entendidos como corpos situados em um lócus
                                          específico — a Bolívia — e atravessados por diferentes epistemologias,
                                          resistências e formas de existir e pensar. Para tanto, intenta, sob o viés da
                                          crítica biográfica (SOUZA, 2002), da crítica biográfica fronteiriça (NOLASCO,
                                          2013) e das teorizações descoloniais (MIGNOLO, 2003), construir uma reflexão
                                          sobre como esses corpos (geo)políticos bolivianos vêm, desde o período
                                          colonial, resistindo e praticando aquilo que hoje conceituamos como
                                          descolonialidade. Para tal reflexão, recorre a Silvia Rivera Cusicanqui, Fausto
                                          Reinaga, Juan José Bautista, Rafael Bautista Segales, Pablo Mamani Ramírez,
                                          Walter Mignolo, Edgar Cézar Nolasco, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, dentre
                                          outros autores. A tese é organizada em quatro capítulos. No primeiro, intitulado
                                          ―Pensar é o mesmo que sentir e viver: a re-volta do ser donde yo pienso‖, é
                                          traçada uma malha histórica da formação da Bolívia, articulando os processos
                                          coloniais e suas permanências na constituição dos corpos (geo)políticos
                                          bolivianos. No segundo capítulo, ―Interculturalidade como projeto pluriversal
                                          desde abajo‖, são discutidas as colonialidades do ser, do saber e do poder,
                                          bem como suas rupturas a partir dos ideais do Estado Plurinacional e da
                                          Interculturalidade, considerando os projetos descoloniais e a atuação dos
                                          movimentos sociais que reconfiguram a cena política do país. O terceiro
                                          capítulo, ―Práticas de teorizações descoloniais: os corpos pluriversais
                                          bolivianos‖, dedica-se às práticas cotidianas que, embora por vezes
                                          tensionadas pelas estruturas modernas, não deixam de produzir sentidos
                                          outros, vinculados a modos próprios de existência e pensamento, o que dá
                                          corpo e concretude à hipótese em desenvolvimento. Por fim, o quarto capítulo,
                                          ―Voltar ao passado e caminhar no presente: haverá um futuro?‖, reflete sobre
                                          os acontecimentos mais recentes, entre 2024 e 2025, problematizando as
                                          formas de governo possíveis e os tensionamentos entre o Estado-nação e os
                                          projetos de autogoverno indígena em curso no país, encerrando a
                                          argumentação no intuito de comprovar a tese levantada.
                                          QUANTIFICAÇÃO DE METAIS E METALOIDES EM AMOSTRAS COMERCIAIS DE COLÍRIOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE GLAUCOMA NO BRASIL
                                          Curso Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 22/08/2025
                                          Área SAÚDE E BIOLÓGICAS
                                          Orientador(es)
                                          • Valter Aragao do Nascimento
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Gisele Melo Sanches
                                            Banca
                                            • Alexandra Maria Almeida Carvalho
                                            • Elaine Silva de Padua Melo
                                            • Marcelo de Oliveira
                                            • Valter Aragao do Nascimento
                                            Resumo
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