| PREVALÊNCIA E EVOLUÇÃO DE MICOSES PULMONARES E SISTÊMICAS EM PACIENTES COM AIDS E IMUNOSSUPRESSÃO GRAVE EM MATO GROSSO DO SUL |
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| Curso |
Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias |
| Tipo |
Tese |
| Data |
26/11/2025 |
| Área |
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS |
| Orientador(es) |
- Anamaria Mello Miranda Paniago
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Anamaria Mello Miranda Paniago
- Angelita Fernandes Druzian
- Claudia Elizabeth Volpe Chaves
- Oleci Pereira Frota
- URSULLA VILELLA ANDRADE
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| Resumo |
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| AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA DEVIDO AO CONSUMO DE CONSERVAS DE SARDINHA COMERCIALIZADAS NO BRASIL |
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| Curso |
Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
| Tipo |
Tese |
| Data |
25/11/2025 |
| Área |
SAÚDE E BIOLÓGICAS |
| Orientador(es) |
- Valter Aragao do Nascimento
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| Coorientador(es) |
- Elaine Silva de Padua Melo
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| Orientando(s) |
- Luana Carolina Santos Leite
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| Banca |
- Carlos Renato Menegatti
- Diego Azevedo Zoccal Garcia
- Heurison de Sousa e Silva
- Rodrigo Juliano Oliveira
- Rosangela dos Santos Ferreira
- Valter Aragao do Nascimento
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| Resumo |
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| ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CORUMBÁ-MS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Francisca Dias Duarte Sabljak
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| Banca |
- Alexandre Cougo de Cougo
- Barbara Amaral Martins
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
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| Resumo |
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| Download |
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| Identificação Automática de Áreas de Cana-de-Açúcar e Árvores Isoladas Utilizando Segmentação Semântica |
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| Curso |
Mestrado em Ciência da Computação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- THIAGO EDGAR BAUCE VENANCIO
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| Banca |
- Edson Takashi Matsubara
- Jonathan de Andrade Silva
- Jose Marcato Junior
- LUCAS CORREIA RIBAS
- Wesley Nunes Goncalves
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| Resumo |
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| Download |
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| Formação em Língua Inglesa a partir dos Letramentos Críticos e da Perspectiva decolonial em Contexto de Instituto Federal |
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| Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
| Tipo |
Tese |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
LETRAS |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ana Karla Pereira de Miranda
- Andréa Machado de Almeida Mattos
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
- Elizabete Aparecida Marques
- Nara Hiroko Takaki
- Ruberval Franco Maciel
- Simone Batista da Silva
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| Resumo |
dos em aulas de língua inglesa ministradas a alunos do ensino médio técnico desde uma
perspectiva crítico-decolonial?”, o objetivo geral desta tese é analisar os tensionamentos e as
possibilidades de uma prática pedagógica fundamentada nos letramentos críticos e na perspectiva
decolonial no ensino de língua inglesa em um Instituto Federal. De forma mais específica, buscou-se:
(1) discutir as tensões e resistências emergentes no contexto da pesquisa, problematizando os desafios
de promover a agentividade discente frente a estruturas coloniais de poder, saber e ser; e (2) refletir
criticamente sobre os dados da pesquisa e sobre minha própria prática docente, construindo narrativas
(auto)críticas sobre minhas praxiologias. A pesquisa foi realizada entre setembro e dezembro de 2023,
ao longo de onze aulas ministradas semanalmente, tendo como base teórica as perspectivas dos
letramentos críticos (Janks, 2014, 2016; Menezes de Souza, 2011; Monte Mór, 2015, 2019) e da
decolonialidade (Maldonado-Torres, 2007; Quijano, 2000; Walsh, 2009, 2013, 2018). A metodologia
adotada foi qualitativa (Denzin, 2006), de caráter autoetnográfico (Pardo, 2019) e (auto)crítico-reflexivo
(Takaki, 2019), considerando tanto a participação discente quanto a atuação da pesquisadora no
processo. As análises evidenciam que os tensionamentos decorrentes da adoção de uma pedagogia
crítico-decolonial impactaram significativamente as formas de participação estudantil. Tais tensões
revelam movimentos de resistência e possibilidades de reexistência no espaço escolar. No campo da
prática docente, as reflexões apontam para a importância da escuta sensível, da revisão de concepções
transmissivas ainda presentes no ensino e da valorização de práticas reflexivas no cotidiano da sala
de aula. Conclui-se que esta tese contribui para o debate sobre práticas pedagógicas decoloniais no
ensino de formação em línguas não somente em contexto de IF e para a compreensão do papel da
afetividade, da escuta e do inacabamento como dimensões formativas centrais em processos
educativos críticos |
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| SALIÊNCIA DOS STAKEHOLDERS: UMA ANÁLISE DA CONGRUÊNCIA ENTRE A VISÃO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE E A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS EXTERNOS EM DIFERENTES FASES DO CICLO INDUSTRIAL |
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| Curso |
Doutorado em Administração |
| Tipo |
Tese |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
ADMINISTRAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Jeovan de Carvalho Figueiredo
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
- Simone Sehnem
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| Resumo |
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| Download |
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| Telenovela e memória midiática: a recepção da telenovela Pantanal |
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| Curso |
Mestrado em Comunicação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
COMUNICAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Alexandre Tadeu dos Santos
- Laura Seligman
- Marcia Gomes Marques
- Regis Orlando Rasia
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| Resumo |
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| FATORES E VÁCUOS JURÍDICOS QUE ATUAM COMO BARREIRAS NA CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS NAS ALFÂNDEGAS DE FRONTEIRA DE SANTA CRUZ, NA BOLÍVIA, E MATO GROSSO DO SUL, NO BRASIL – 2024 |
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| Curso |
Mestrado em Estudos Fronteiriços |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
INTERDISCIPLINAR |
| Orientador(es) |
- Elisa Pinheiro de Freitas
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- RILMA GEOVANA TORRICO REQUE
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| Banca |
- Elisa Pinheiro de Freitas
- Fabiano Quadros Ruckert
- Gleicy Denise Vasques Moreira
- Márcia da Silva
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| Resumo |
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| Download |
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|
| O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO DE MATO GROSSO DO SUL |
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| Curso |
Doutorado em Educação |
| Tipo |
Tese |
| Data |
24/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
- Eladio Sebastian Heredero
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| Orientando(s) |
- Jociane de Oliveira Nunes Gonçalves
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| Banca |
- Alexandra Ayach Anache
- Andressa Santos Rebelo
- Celi Correa Neres
- Eladio Sebastian Heredero
- Hellen Jaqueline Marques
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
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| Resumo |
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| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA |
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| Curso |
Doutorado em Educação |
| Tipo |
Tese |
| Data |
20/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Eloiza Cristiane Torres
- Hellen Jaqueline Marques
- Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
- Rafael Rossi
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| Resumo |
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| Download |
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| POLÍTICA DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO/MS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
20/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Marta Janice da Silva Rodrigues
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| Banca |
- Andreliza Cristina de Souza
- Fabiano Antonio dos Santos
- João Batista Zanardini
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
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| Resumo |
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| Download |
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| Educação, formação continuada e experimentação: uma análise dialógica entre modelos formativos e o ensino de ciências |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
20/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- EDVARGUE AMARO DA SILVA JUNIOR
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| Banca |
- Ana Maria de Andrade Caldeira
- Eliéverson Guerchi Gonzales
- João José Caluzi
- Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Vera de Mattos Machado
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores de Ciências” do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (UFMS), investiga a natureza experimental do ensino de Ciências no contexto
da formação continuada de professores da rede municipal de Cuiabá-MT, com ênfase no uso
dos Laboratórios Didáticos Móveis (LDM) como mediadores pedagógicos. O objetivo central
foi analisar como diferentes modelos de formação continuada – clássico, prático-reflexivo e
político-emancipatório – contribuem para a construção do conhecimento docente e para o
fortalecimento de práticas experimentais com mais significado. O estudo adotou uma
abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando questionários diagnósticos,
entrevistas semiestruturadas e questionários finais, analisados por meio da Análise Dialógica
do Discurso (ADD), inspirada em Bakhtin e no Círculo. Essa perspectiva permitiu compreender
os enunciados dos professores como vozes situadas, atravessadas por memórias formativas,
tensões e possibilidades de transformação. Os resultados apontam que o modelo práticoreflexivo se revelou como o mais adequado às necessidades formativas dos docentes, pois
promoveu maior integração entre teoria e prática, favorecendo o planejamento de atividades
experimentais investigativas, o engajamento discente e a ressignificação do papel do professor
como mediador do conhecimento. O LDM, nesse contexto, emergiu como recurso central para
democratizar o acesso à experimentação e estimular práticas pedagógicas inovadoras. Concluise que formações continuadas fundamentadas no diálogo e na reflexão crítica potencializam o
desenvolvimento profissional docente e podem subsidiar políticas educacionais voltadas à
melhoria do ensino de Ciências na escola pública |
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| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA |
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| Curso |
Doutorado em Educação |
| Tipo |
Tese |
| Data |
20/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
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| Resumo |
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| Download |
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| METODOLOGIA APRIMORADA DE DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO E HIDROENERGÉTICO EM RECALQUE |
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| Curso |
Doutorado em Tecnologias Ambientais |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
ENGENHARIA SANITÁRIA |
| Orientador(es) |
- Fabio Verissimo Goncalves
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Antonio Conceicao Paranhos Filho
- Ariel Ortiz Gomes
- Carlos Nobuyoshi Ide
- Enio Arriero Shinma
- Fabio Verissimo Goncalves
- Keila Roberta Ferreira de Oliveira
- Moacir Muniz Pereira Junior
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| Resumo |
Este trabalho apresenta uma metodologia para o dimensionamento econômico de sistemas de recalque de água que consomem energia elétrica da rede de concessionárias brasileiras. Essa metodologia foi incorporada no desenvolvimento em Visual Basic, de um aplicativo computacional específico para elaboração de projetos denominado Supply. A utilização de recursos computacionais para determinar a solução permite economizar tempo de planejamento, evitar erros de quantificação, simular condições distintas de implantação e operação e principalmente, enriquecer a modelagem do sistema. A modelagem hidráulica, elétrica e econômica do sistema foi aprimorada após uma minuciosa revisão de literatura sobre o tema. O dimensionamento é realizado pela análise de custos através do método das tentativas com o apoio da equação de Bresse, para orientar sobre os diâmetros que devem ser testados na adutora do sistema. A perda de carga do tipo contínua pode ser determinada tanto pela equação de Darcy-Weissbach, quanto pela equação de Hazen-Williams. A perda de carga localizada pode ser determinada pelo método do comprimento equivalente, pelo método direto, estimada sobre a perda de carga contínua ou desprezada. O diâmetro econômico para a adutora minimiza o custo total anual, composto pelos custos de implantação e operação, destacando-se o impacto da energia elétrica no orçamento. Dessa forma, técnicas alternativas de dimensionamento como a utilização de inversor de frequência, banco de capacitores e sistemas fotovoltaicos on-grid foram propostas para maximizar a eficiência econômica. Depois de desenvolvido, Supply foi utilizado para comprovar algumas hipóteses levantadas sobre a otimização do regime de operação dos sistemas de recalque de água e para determinar a viabilidade econômica do emprego das técnicas alternativas propostas para o dimensionamento econômico. As hipóteses levantadas analisaram a viabilidade do uso do inversor de frequência como dispositivo para selecionar o melhor ponto de operação do sistema, a utilização de banco de capacitores e sistema fotovoltaico on-grid para redução do custo de operação com energia elétrica, a conexão em média tensão de consumidores que podem ser conectados na rede de baixa tensão com a finalidade de reduzir custos, o aumento da vazão para reduzir o tempo de operação e aumentar a eficiência econômica de sistemas que estão operando de forma contínua. O aplicativo computacional Supply colaborou para a verificação e comprovação das hipóteses levantadas apresentando bom desempenho de funcionamento, dessa forma, concluiu-se que essa ferramenta pode colaborar de forma significativa para o incremento da eficiência econômica tanto de novos projetos, como na reforma de sistemas existentes. Auxiliando engenheiros, técnicos e acadêmicos na determinação da solução ótima e no uso racional dos insumos envolvidos.
Palavras-chave: Bombeamento de água, Projeto, Eficiência econômica, Energia solar, Fator de potência, Inversor de frequência. |
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| INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMAZÔNICOS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM A NATUREZA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Icleia Albuquerque de Vargas
- José Camilo Ramos de Souza
- Marcos Vinicius Campelo Junior
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Whasgthon Aguiar de Almeida
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| Resumo |
A Amazônia é um território de ampla diversidade biológica e cultural, que reúne riquezas naturais únicas e modos de vida tradicionais, reafirmando sua relevância socioambiental. Apesar disso, esse potencial ainda é pouco explorado na Educação Infantil, etapa em que o contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e motor das crianças. Autores como Capra (2006), Tiriba (2010), Profice (2016), Louv (2016) Horn e Barbosa (2022), apontam que a aproximação com ambientes naturais na infância favorece vínculos positivos com o meio e estimula a sensibilização para os problemas socioambientais. Nesse contexto, a integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil mostra-se fundamental para proporcionar experiências significativas de interação com a natureza, contribuindo para a construção de valores e atitudes socioambientais desde a primeira infância. Partindo desse princípio, o objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os desafios da integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil, com vistas à promoção de experiências significativas de interação das crianças com a natureza. No que se refere aos aspectos metodológicos da pesquisa, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de campo. Os dados foram coletados em um Centro Integrado Municipal de Educação Infantil e em quatro espaços educativos não formais localizados em diferentes zonas da cidade de Manaus, AM. Participaram da pesquisa crianças pequenas e professores da Educação Infantil e um gestor do Museu da Amazônia. As técnicas de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observação participante, sequência didática e pesquisa de campo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo de Bardin e a metodologia de análise de mapas mentais de Salete Kozel. Os resultados encontrados evidenciam que a integração entre os espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos e o currículo da Educação Infantil favorece vivências significativas, ampliando a conexão das crianças com a natureza e estimulando o pertencimento ao território. As experiências possibilitaram aprendizagens contextualizadas, despertaram curiosidade, encantamento e valores de cuidado socioambiental, tornando o currículo mais próximo da realidade amazônica. Entre os desafios identificados, destacam-se a dificuldade de acesso, limitações de infraestrutura, ausência de políticas institucionais que assegurem visitas regulares e a necessidade de maior qualificação da mediação pedagógica. No entanto, esses obstáculos não se sobrepõem aos benefícios. Ao contrário, reforçam a necessidade de ampliar e consolidar tais práticas, dado o impacto positivo na formação das crianças. Em síntese, os resultados indicam que a integração dos espaços não formais ao currículo é uma estratégia promissora, capaz de enriquecer a Educação Infantil com experiências únicas de contato com a natureza e de fortalecimento de valores socioambientais. |
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| ENCANTAR-SE COM O ENCANTO: MANIFESTO POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROFUNDA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Lui Henrique Ortelhado Valverde
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| Banca |
- GILEANDRO BARBOSA PEDRO
- Icleia Albuquerque de Vargas
- LAÍSA MARIA FREIRE DOS SANTOS
- Maria Helena da Silva Andrade
- Mirian Xavier
- Patricia Zaczuk Bassinello
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Resumo |
Esta tese propõe e fundamenta a Educação Ambiental Profunda (EAP) proposta e desenvolvida
como uma nova episteme para a formação docente em Ciências Biológicas, concebida como
uma resposta à crise civilizatória contemporânea, que é ao mesmo tempo socioambiental,
epistêmica e existencial. Inspirada nos referenciais da Ecologia Profunda, da Educação
Ambiental crítica e decolonial, e nas cosmologias indígenas e afro-latino-americanas. A EAP
se ergue como práxis ética, sensível, espiritual, política e decolonial, capaz de religar ciência e
corpo, currículo e território, universidade e comunidade. Organizada no formato multipaper, a
tese é composta por artigos que dialogam entre si e mostram o percurso investigativo e
formativo realizado, no qual se transportou da crítica ao cartesianismo no currículo de Ciências
Biológicas às experiências sensíveis de reconexão com o mundo natural, evidenciando
deslocamentos epistemológicos e ontológicos que sustentam a emergência de uma EAP. O
ponto de partida da investigação foi a análise crítica do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas da UFMS, que, embora cumpra exigências legais e normativas, mantém
fortes marcas do paradigma cartesiano com fragmentação curricular, separação entre teoria e
prática, ênfase num currículo conteudista e quase inexistência de perspectivas interculturais e
socioambientais. Frente a esse cenário, desenvolveu-se uma disciplina experimental de
Ecologia Profunda, em que práticas disruptivas como banhos de floresta, trilhas sensoriais,
rodas de escuta e silêncio, elaboração de mapas ecosóficos e a ação da construção de uma
cápsula do tempo foram realizadas como dispositivos pedagógicos. Tais experiências
revelaram-se como um eixo formativo que instaurou deslocamentos éticos, perceptivos e
ontológicos nos estudantes. De natureza qualitativa e de delineamento estudo de caso com
intervenção, a investigação baseou-se em análise documental, observações participantes e
registros narrativos. Os resultados demonstram que a experiência vivida produz teoria: o corpo
torna-se método e arquivo; o afeto, fundamento epistemológico; a espiritualidade cotidiana, o
pertencimento e o cuidado. A Educação Ambiental Profunda delineada nasce do gesto
insurgente que denomino “encantar-se com o encanto”, pelo qual buscou-se compreender que
o processo é mais fértil que o resultado, que a educação é um ato estético, ético e político de
reconexão com a vida, e que formar professores é também formar sujeitos de resistência e
reexistência. Sustento, portanto, que a EAP deve ser compreendida como episteme latina
emergente, capaz de articular ciência, arte, espiritualidade, ancestralidade e território na
construção de futuros comuns e sustentáveis. |
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| AVALIAÇÃO DE RISCO A EXPOSIÇÃO MEDICAMENTOSA DE METAIS PESADOS EM FLUOXETINA E CARBAMAZEPINA COMERCIALIZADOS NO BRASIL |
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| Curso |
Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
SAÚDE E BIOLÓGICAS |
| Orientador(es) |
- Valter Aragao do Nascimento
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Aline Carla Inada
- ANDREIA CRISTINA LOPES CORRÊA
- Diego Azevedo Zoccal Garcia
- Rita de Cassia Avellaneda Guimaraes
- Rodrigo Juliano Oliveira
- Valter Aragao do Nascimento
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| Resumo |
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| Governança Relacional para rastreabilidade da cadeia da carne bovina no Pantanal de Mato Grosso do Sul |
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| Curso |
Doutorado em Administração |
| Tipo |
Tese |
| Data |
18/11/2025 |
| Área |
ADMINISTRAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Alessandra de Melo Lima Marques
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| Banca |
- Antônio André Cunha Callado
- Denise Barros de Azevedo
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
- Simone Bernardes Voese
- Urbano Gomes Pinto de Abreu
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| Resumo |
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| Download |
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|
| UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA PARA GESTÃO DA SAÚDE NAS CIDADES GÊMEAS DE CORUMBÁ (BR) E PUERTO QUIJARRO (BO) |
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| Curso |
Mestrado em Estudos Fronteiriços |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
18/11/2025 |
| Área |
INTERDISCIPLINAR |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
- Luiza Vieira Sá de Figueiredo
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| Orientando(s) |
- Fernando Eduardo Silva de Andrade
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| Banca |
- Aguinaldo Silva
- Beatriz Lima de Paula Silva
- Edgar Aparecido da Costa
- Maria Cristina Lanza de Barros
- Roberta Ferme Sivolella
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| Resumo |
A presente dissertação tem como objetivo analisar os desafios e propor caminhos para a
efetivação de uma gestão compartilhada da saúde em regiões de fronteira, à luz do princípio da
universalidade do direito à saúde e dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.
Partindo da premissa teórica da igualdade entre brasileiros e estrangeiros, o estudo examina os
marcos normativos que sustentam o acesso de estrangeiros ao Sistema Único de Saúde (SUS),
as estratégias de gestão adotadas nas regiões de fronteira brasileiras e as experiências nacionais
e internacionais de cooperação sanitária transfronteiriça. A pesquisa adota metodologia
quantitativa, qualitativa e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica, análise
documental e entrevistas realizadas com gestores, profissionais de saúde e representantes
institucionais de ambos os lados da fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro. Os resultados
evidenciam uma realidade assimétrica entre os sistemas de saúde dessas cidades-gêmeas,
marcada por desigualdades estruturais, administrativas e financeiras que comprometem a
continuidade de tratamentos, a troca de informações epidemiológicas e a coordenação de ações
de vigilância sanitária. Ainda assim, observa-se disposição dos atores locais em avançar para
mecanismos cooperativos que superem a mera assistência emergencial e informal e consolidem
práticas institucionais permanentes. Como proposta prática, a dissertação sugere a criação do
Comitê Binacional de Saúde Corumbá–Puerto Quijarro, concebido como espaço permanente
de diálogo, planejamento e execução de ações conjuntas em saúde, sustentado pela
paradiplomacia municipal e pela cooperação técnica entre instituições locais. Conclui-se que a
consolidação de políticas de cooperação sanitária em regiões de fronteira depende da
institucionalização desses espaços binacionais, com respaldo normativo, financiamento
conjunto e envolvimento das universidades, órgãos locais de saúde e da sociedade civil. Assim,
reafirma-se a fronteira como território de integração e solidariedade, no qual a efetivação do
direito à saúde exige governança compartilhada e comunicação institucional permanente entre
nações vizinhas. |
| Download |
|
|
| x |
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| Curso |
Especialização em MBA em Gestão, Gastronomia e Promoção da Saúde em Serviços de Alimentação |
| Tipo |
Trabalho Final de Curso |
| Data |
18/11/2025 |
| Área |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
|
| Orientando(s) |
|
| Banca |
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| Resumo |
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