A SIGNIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO ÍCONE E DAS PRÁTICAS DEVOCIONAIS |
|
Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Sueli Maria Ramos da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alexandre Marcelo Bueno
- Geraldo Vicente Martins
- Ivã Carlos Lopes
- Maria Luceli Faria Batistote
- Sueli Maria Ramos da Silva
|
Resumo |
O presente estudo teve como objetivo geral identificar como se dá o processo de significação do
ícone e das práticas devocionais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para isso, utilizamos
os preceitos teóricos-metodológicos da Semiótica Discursiva (Greimas, 1966), teoria francesa
que possui como objeto a significação de textos, por meio da análise de suas respectivas
estruturas, na relação de conteúdo e expressão (Hjelmslev, 2013 [1961]) que, assim, produz o
sentido. O corpus deste trabalho, como previamente dito, são os enunciados relacionados à
figura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, obtendo como recorte, para demonstração
analítica, as práticas ocorridas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
localizado na cidade Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Brasil – tendo em vista ser o
Santuário que mais reproduz práticas desta devoção popular no país. Mais precisamente, o
corpus está organizado em: a) a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – por meio do
rito registrado no Novenário/Livro de Bolso, a prática em si e sua manutenção on-line frente à
pandemia da Covid-19, pela gravação do rito no YouTube; b) o Ícone de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro e sua disposição no espaço sagrado; e c) recortes de enunciados de Perpétuo
Socorro como padroeira de um lugar, neste caso, foram recortadas a ladainha e a consagração
da padroeira de Mato Grosso do Sul, rezadas na missa do dia da padroeira no mesmo locus em
questão. Para análise, foi utilizada a metodologia do percurso gerativo do sentido, por meio dos
conceitos do nível fundamental, do nível narrativo e do nível discursivo na análise do conteúdo,
e as categorias cromáticas, eidéticas e topológicas, na análise da expressão pictórica do ícone.
Além disso, esta pesquisa apresenta considerações tensivas sobre a tonicidade dos gêneros do
discurso ritual na novena e dos enunciatários religiosos (Deus, Nossa Senhora e Santos em
geral) no presente rito católico que, relacionados, apresentam determinada hierarquização.
Assim, esta pesquisa se insere na tradição de estudos semióticos sobre religião/ religiosidade e,
a partir dos resultados apreendidos, pudemos entender, por exemplo, a organização textual dos
enunciados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quais seus temas e figuras e como estes
se relacionam, seu funcionamento enunciativo, dentre outros pontos de contribuição. Com a
divulgação da presente pesquisa, esperamos apresentar novos objetos semióticos no domínio
discursivo religioso e proporcionar novos limites e significados na concepção do sagrado em suas
mais variadas formas de manifestação. |
Download |
|
|
A FORÇA E A REPRESENTATIVIDADE DE UMA MARCA: Estudo de caso da marca J&J |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Rafaela Flores Kuff
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
|
|
Doação de alimentos Fora do Padrão de Venda: Problema ou Solução para o Desperdício de Alimentos no Varejo Supermercadista? |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Giovane Ribeiro de Freitas
- Bruno Arias Rocha
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
|
|
“DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: uma revisão e análise de campanha de comunicação |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
|
|
Análise do Comportamento de Consumo de Vestuário Esportivo entre Mulheres: Tendências, Preferências e Fatores Influenciadores |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Camila Moreira Almeida de Miranda
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Giovanna Martins de Souza e Silva
|
Banca |
- Camila Moreira Almeida de Miranda
- Caroline Pauletto Spanhol
- Naira Denise Kalb
|
Resumo |
|
|
Impactos Ambientais e Vantagens Econômicas Da Energia Solar: Uma Abordagem sobre Sustentabilidade e Rentabilidade Energética |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Márcio Ferreira de Castro
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Leonardo de Oliveira Dresch
|
Resumo |
|
|
A Motivação dos Funcionários de Linha de Frente nos Serviços à Luz da Teoria da Autodeterminação: Uma Análise Sistemática |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Thaisa Pase Machado
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
|
|
TEM CABIMENTO? INFÂNCIAS, MATEMÁTICAS E VIDAS NA “DIPIANDENIA” |
|
Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vivian Nantes Muniz Franco
|
Banca |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- Carla Regina Mariano da Silva
- Giovani Cammarota Gomes
- Heloisa da Silva
- Luzia Aparecida de Souza
- Paola Judith Amaris Ruidiaz
- Roger Miarka
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Ressignificando a avaliação educacional: diálogos entre saberes locais-globais nas perspectivas decoloniais |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
12/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
- Nara Hiroko Takaki
- Patricia Graciela da Rocha
- Rosivaldo Gomes
- Souzana Mizan
|
Resumo |
Esta pesquisa trata de avaliação educacional de alunos do 8º ano do ensino
fundamental em larga escala, realizada em 2018 pela Secretaria Municipal de
Educação de Campo Grande – MS. O objetivo é ampliar os meus
conhecimentos, dos estudantes e dos profissionais da educação, relacionados à
avaliação na área de Língua Portuguesa, a partir de análise de testes de leitura
e de produção de texto, de autoria dos alunos dos anos finais do ensino
fundamental, amparada nas perspectivas decoloniais, transitando pelos
letramentos críticos. Para tal, fomento diálogos, acerca dos diferentes saberes,
locais-globais. A metodologia de pesquisa é documental, de natureza qualitativa,
com estudo interpretativo. O embasamento teórico está alicerçado,
principalmente, em teorias que tratam da linguagem, da avaliação, das visões
decoloniais e dos letramentos críticos como princípios que buscam compreender
a diversidade e a complexidade da sociedade atual. Sendo assim, os contextos
locais são evidenciados e vinculados ao processo histórico global que legitimou
e normalizou pensamentos hegemônicos, oriundos de uma visão eurocêntrica
que desencadeou crises sociais, fortemente destacadas em tempos atuais.
Ressalto que essa perspectiva pode transformar as práticas avaliativas, pela
expansão na (re)construção de significados, o que provavelmente, refletirá na
elaboração dos testes, por meio de uma visão “pluri” e horizontal dos professores
e nos discursos presentes nas produções textuais dos alunos, perante as
avaliações educacionais, devido à valorização de saberes locais. Espera-se que
tal estudo proporcione diálogos mais horizontais, o que pode contribuir para
ressignificar conhecimentos e concepções de avaliação educacional com base
em outras construções de sentido, desconstruindo visões universais,
hegemônicas e eurocêntricas que são observadas em contextos educacionais. |
Download |
|
|
Evento Musical, Marca, Patrocínio e a Intenção de Compra de Bebida |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
12/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Cleber Da Silva Dos Santos Vaz
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Jacyara de Souza
|
Resumo |
|
|
Estudo de Caso sobre a Prática do Marketing Relacional: Técnicas e Ações Estratégicas |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
12/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Anaize Leite Gonçalves Klein
|
Banca |
- Camila Moreira Almeida de Miranda
- Erick Pusch Wilke
- Marcelo Ribeiro Silva
|
Resumo |
|
|
Estratégias de Marketing nas Redes Sociais para Cadeias de Fast Food na Atualidade: Um Estudo de Análise e Proposição |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
12/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Eduardo André Cândido Silva
- Laurival Siqueira Calçada Junior
- Leonardo Vils
|
Resumo |
|
|
O Impacto da Desmarketização e da Humanização do Marketing no Comportamento do Consumido |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
12/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Camila Moreira Almeida de Miranda
- Caroline Pauletto Spanhol
- Naira Denise Kalb
|
Resumo |
|
|
MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS JORNALISTAS DE CAMPO GRANDE-MS: Análise dos jornais on-line Midiamax e Campo Grande News |
|
Curso |
Mestrado em Comunicação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2024 |
Área |
COMUNICAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Daniela Cristiane Ota
- Janaina Visibeli Barros
- Marcos Paulo da Silva
- Mario Luiz Fernandes
|
Resumo |
A proposta desta dissertação é mapear as condições de trabalho e a precarização do
jornalismo on-line de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No desenvolvimento do
arcabouço teórico, apresentamos um panorama sobre a crise do modelo de negócios do
jornalismo, das transições tecnológicas e da flexibilização das relações de trabalho,
elementos que vêm intensificando o processo de precarização, além de afetar a qualidade
das notícias e a saúde dos profissionais. Também abordamos a crise de credibilidade
enfrentada pelo jornalismo, as violências sofridas pelos profissionais da área e as
dificuldades sentidas nas redações durante a pandemia de Covid-19. Em seguida,
destacamos a perspectiva geográfica/territorial do trabalho, tendo em vista que o
jornalismo feito em Campo Grande-MS está distante da região concentrada de mídia do
país e apresenta diversas características atribuídas ao jornalismo regional. O objetivo é
mapear, por meio de um estudo de caso, quais são as principais expressões de
precarização do trabalho em portais de jornalismo on-line da capital sul-mato-grossense.
Na fase empírica, realizamos entrevistas em profundidade com dez jornalistas dos portais
Campo Grande News e Midiamax. Os resultados obtidos foram analisados a partir de
estratégias descritivas e, por vezes, comparativas. As análises mostram que, apesar de
terem carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados, os profissionais campograndenses descrevem uma rotina cansativa, com relatos de assédio moral e impactos na
saúde. As características presentes no jornalismo regional influenciam nas expressões da
precarização. Alguns jornalistas mantêm otimismo quanto ao papel essencial do
jornalismo, embora a maioria considere mudar de carreira |
Download |
|
|
A Importância da Imagem Corporativa para as Empresas |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
11/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Camila Moreira Almeida de Miranda
- Caroline Pauletto Spanhol
- Naira Denise Kalb
|
Resumo |
|
|
Abordagem híbrida de otimização multiobjetivo aplicada a operação de estações elevatórias em sistemas de abastecimento de água |
|
Curso |
Doutorado em Tecnologias Ambientais |
Tipo |
Tese |
Data |
11/09/2024 |
Área |
ENGENHARIA SANITÁRIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Moacir Muniz Pereira Júnior
|
Banca |
- Carlos Nobuyoshi Ide
- Enio Arriero Shinma
- Fabio Verissimo Goncalves
- Keila Roberta Ferreira de Oliveira
- Paulo José Alves de Oliveira
- Peter Batista Cheung
- Robert Schiaveto de Souza
|
Resumo |
|
|
Jingles e Campanhas Políticas: Um Estudo sobre a Eleição Presidencial de 2022 no Estado de Mato Grosso |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
11/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Izabela Aparecida Rodrigues Dias
|
Banca |
- Eduardo André Cândido Silva
- Laurival Siqueira Calçada Junior
- Leonardo Vils
|
Resumo |
|
|
Percepção de Valor: Estudo de Caso sobre Produtos de uma Organização Dedicada ao Desenvolvimento Sustentável no Bioma do Cerrado |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
11/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Priscila Regina Bueno Evangelista
- Celeste Rodrigues da Cruz
|
Banca |
- Alessandro Gustavo Souza Arruda
- Danielle Bogo
- Erick Pusch Wilke
|
Resumo |
|
|
INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Como a IA está Impactando o Marketing das Micro e Pequenas Empresas no Brasil |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
10/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Rafaela Flores Kuff
|
Resumo |
|
|
Agile Marketing: Estudo de Caso sobre a Eficiência da Aplicação de Práticas Ágeis no Marketing |
|
Curso |
Especialização em Marketing |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
10/09/2024 |
Área |
MERCADOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Erick Pusch Wilke
- Naira Denise Kalb
|
Resumo |
|
|