Migrar é direito humano! bastidores da recepção e acolhimento aos imigrantes e refugiados em Corumbá (MS) |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Fronteiriços |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Anderson Luis do Espirito Santo
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Anderson Luis do Espirito Santo
- Edgar Aparecido da Costa
- Eric Gustavo Cardin
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Vivian da Veiga Silva
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Validação de face de um aplicativo direcionado para o autogerenciamento de indivíduos com dor lombar crônica não específica: um estudo transversal |
|
Curso |
Mestrado em Ciências do Movimento |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
- Karina Ayumi Martins Utida
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Hugo Alexandre de Paula Santana
- Mauricio Oliveira Magalhães
- Paula Felippe Martinez
- Thomaz Nogueira Burke
|
Resumo |
Introdução: A dor lombar crônica não específica (DLCNE) representa uma das principais causas de incapacidade funcional no mundo, impactando significativamente a qualidade de vida e a produtividade da população economicamente ativa. Objetivo: Validar a face do aplicativo e-back, desenvolvido para auxiliar o autogerenciamento de indivíduos com DLCNE por meio de um sistema personalizado de suporte à decisão clínica.
Metodologia: Foi conduzido um estudo exploratório de abordagem mista com aplicação das escalas SUS, uMARS, eHEALS, PAM-13 e instrumentos estruturados a uma amostra intencional de pacientes, fisioterapeutas e profissionais de tecnologia da informação.
Resultados: Os resultados indicaram alta aceitabilidade, boa usabilidade e reconhecimento da utilidade do aplicativo em todos os grupos, com destaque para o engajamento dos usuários com maior alfabetização digital e níveis elevados de ativação em saúde. Conclusão: O aplicativo apresenta potencial para ser uma ferramenta eficaz e complementar no tratamento da DLCNE, respeitando os princípios do modelo biopsicossocial. |
|
ANÁLISE QUALITATIVA DA ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE NOS PLANOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL: CONFORMIDADES E LACUNAS |
|
Curso |
Mestrado em Saúde da Família |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/07/2025 |
Área |
SAÚDE COLETIVA |
Orientador(es) |
- Camila Medeiros da Silva Mazzeti
|
Coorientador(es) |
- Bruna Paola Murino Rafacho
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
- Camila Medeiros da Silva Mazzeti
- Mariane Helen de Oliveira
- Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva
- Teresa Cristina Abranches Rosa
|
Resumo |
|
|
A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E ESCOLA NO ATUAL CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MARIA FERNANDA PACI HIRATA SHIMADA
|
Banca |
- Ana Claudia dos Santos Rocha
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
|
Resumo |
|
|
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ESPORTES PARALÍMPICOS EM CAMPO GRANDE-MS. |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/06/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Michele Pereira de Souza da Fonseca
- Philipe Rocha de Camargo
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A alfabetização de alunos de origem boliviana na fronteira Brasil/Bolívia na visão de professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/06/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Renata de Oliveira Esquer
|
Banca |
- Ana Paula Ferreira da Silva
- Elizabeth Orofino Lucio
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Patricia Teixeira Tavano
- Silvia Adriana Rodrigues
|
Resumo |
|
Download |
|
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. |
|
Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
30/06/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MAXLEI VINICIUS CÂNDIDO DE FREITAS
|
Banca |
- Adamo Duarte de Oliveira
- Agnaldo de Oliveira
- Frederico Fonseca Fernandes
- Gláucia da Silva Brito
- Marcelo Máximo Purificação
- Suely Scherer
|
Resumo |
|
Download |
|
|
FONTES DE FIBRA E FREQUÊNCIA DE FORNECIMENTO DAS DIETAS PARA TERMINAÇÃO DE BOVINOS NELORE EM CONFINAMENTO |
|
Curso |
Mestrado em Ciência Animal |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/06/2025 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Maria Fernanda Garcia Baveloni
|
Banca |
- Luis Carlos Vinhas Itavo
- Priscilla Dutra Teixeira
- Rodolpho Martin do Prado
|
Resumo |
|
|
Eficiência do uso de água e de alimentos por bovinos Nelore a pasto e em confinamento: correlações e diferenças entre classes de eficiência |
|
Curso |
Mestrado em Ciência Animal |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/06/2025 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
- Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes
|
Orientando(s) |
- Anny Caroline Della Vechia de Souza
|
Banca |
- Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes
- Ivan Carvalho Filho
- Miguel Henrique de Almeida Santana
- Rodrigo da Costa Gomes
|
Resumo |
|
|
Os arquivos do século XIX como possibilidade de “enxergar antigamentes”: educação de surdos no Brasil Imperial |
|
Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Carina Elisabeth Maciel
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
- Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado
- Marcelo Victor da Rosa
- Vanessa Regina de Oliveira Martins
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Da Universidade à Sala de Aula: A Influência da Abordagem Investigativa na Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Públicas do Piauí. |
|
Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ademir Pereira da Silva
- Airton José Vinholi Júnior
- Francielle Alline Martins
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Mirian Xavier
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
|
Resumo |
|
|
AS INTERAÇÕES EM PRÁTICAS DE REVISÃO E DE REESCRITA TEXTUAIS REALIZADAS POR MEIO DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vinicius da Silva Zacarias
|
Banca |
- Ana Karla Pereira de Miranda
- Cláudia Valéria Doná Hila
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
- Elaine de Moraes Santos
- Fabiana Pocas Biondo
- Rosângela Hammes Rodrigues
|
Resumo |
Esta tese trata da interação entre os estudantes e deles com o professor nas
práticas de revisão e de reescrita realizadas por meio de metodologias ativas. O
trabalho resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativista,
filiada à Linguística Aplicada (Fabrício, 2006; Moita Lopes, 1994, 2006, 2009;
Rajagopalan, 2021) e desenvolvida pela metodologia da pesquisa-ação (Thiollent,
2011; Tripp, 2005). A tese defendida é a de que a participação dos estudantes em
atividades de revisão e de reescrita, em grupos, organizadas pelo modelo de rotação
por estações, em conjunto com as ações realizadas pelo docente ao longo da
atividade educativa, contribui para o desenvolvimento da autonomia desses
discentes enquanto revisores de seus próprios textos. Assim, o objetivo geral do
estudo é compreender como as interações dos estudantes de ensino médio
integrado, entre si e com o docente, durante a participação em atividades de revisão
e reescrita coletivas pautadas pelo modelo de rotação por estações pode
desenvolver a autonomia desses aprendizes como revisores de suas próprias
produções textuais. Os objetivos específicos são: i) analisar a contribuição dos
andaimes presentes nas interações entre os estudantes e nas deles com o docente,
durante as atividades de revisão e reescrita realizadas coletivamente, para o
desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de textos; ii) verificar e analisar
quais aspectos das discussões em grupo aparecem refletidos na produção textual
dos estudantes quando eles precisam revisar e reescrever seus próprios textos sem
o auxílio de um leitor externo; e iii) analisar se há desenvolvimento da autonomia dos
estudantes para assumirem a posição de revisores de seus próprios textos a partir
das discussões realizadas coletivamente com os pares e/ou com o professor. As
principais bases teóricas em que se apoia o trabalho são: o entendimento
enunciativo-discursivo da linguagem (Bakhtin, 2015, 2016; Volóchinov, 2017, 2019);
a compreensão da escrita como trabalho (Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994 [1991];
Geraldi, 1997 [1991], 2012a [1984]; Menegassi, 2016); os estudos de Vigotski (2001,
2007) sobre interação, colaboração e internalização, bem como os de Van de Pol,
Volman e Beishuizen (2010) acerca da andaimagem. Os dados foram gerados a
partir de um projeto de ensino sobre a redação do Enem, conduzido pelo autor deste
trabalho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do
Sul (IFMS) - câmpus Coxim, em 2023. Os instrumentos metodológicos empregados,
e analisados de forma qualitativa e interpretativista, foram: gravações das interações
em áudio, questionários aplicados aos estudantes após a participação nessas
interações, entrevistas semiestruturadas, materiais escritos pelos discentes e pelo
professor pesquisador, bem como anotações de campo. A contribuição do estudo
está no fato de que ele permite ampliar a compreensão, o desenvolvimento e o
aprimoramento do trabalho com revisão e reescrita textuais coletivas e colaborativas
por meio de metodologias ativas. Os resultados indicam que tanto as interações
estabelecidas entre os estudantes quanto as deles com o educador contribuíram
para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de seus próprios textos. |
|
TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA LEVANTAMENTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA/MS |
|
Curso |
Mestrado em Geografia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/06/2025 |
Área |
GEOGRAFIA |
Orientador(es) |
- Elisangela Martins de Carvalho
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Elisangela Martins de Carvalho
- Sandro Sidnei Vargas de Cristo
- Vitor Matheus Bacani
|
Resumo |
|
Download |
|
|
PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE (RE)FIXAÇÃO DO CATETER NASOENTERAL COM FITA ADESIVA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO |
|
Curso |
Mestrado em Enfermagem |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/06/2025 |
Área |
ENFERMAGEM |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Ana Beatriz de Castro Vilalba
|
Banca |
- Alvaro Francisco Lopes de Sousa
- Carolina Mariano Pompeo
- Elaine Aparecida Rocha Domingues
- Marcos Antonio Ferreira Junior
- Oleci Pereira Frota
|
Resumo |
|
|
Estrutura das redes frugívoros-plantas e atributos funcionais de espécies vegetais consumidas por vertebrados em áreas urbanas |
|
Curso |
Mestrado em Ecologia e Conservação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/06/2025 |
Área |
ECOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Carla Damaris Da Silva Lacerda
|
Banca |
|
Resumo |
|
|
OS ARQUIVOS DO SÉCULO XIX COMO POSSIBILIDADE DE "ENXERGAR ANTIGAMENTES": EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL IMPERIAL. |
|
Curso |
Doutorado em Educação |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Carlos Roberto de Oliveira Lima
|
Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Carina Elisabeth Maciel
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
- Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado
- Marcelo Victor da Rosa
- Vanessa Regina de Oliveira Martins
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O jovem como leitor e autor da própria vida: contribuições de Paul Ricoeur para o autoconhecimento e o projeto de vida no Novo Ensino Médio" |
|
Curso |
Mestrado em Filosofia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/06/2025 |
Área |
FILOSOFIA |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Luciano Carlos Utteich
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Ricardo Pereira de Melo
- VICTOR HUGO DE OLIVEIRA MARQUES
- Weiny Cesar Freitas Pinto
|
Resumo |
|
|
A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DA AUTORIA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA |
|
Curso |
Mestrado em Geografia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/06/2025 |
Área |
GEOGRAFIA |
Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Flavio Cabreira dos Santos
- Gustavo da Silva
- Vicentina Socorro da Anunciacao
|
Resumo |
|
Download |
|
|
ANÁLISE CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANTES E APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
|
Curso |
Mestrado em Enfermagem |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/06/2025 |
Área |
ENFERMAGEM |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vanessa Barbosa de Souza Corbetta
|
Banca |
- Andreia Insabralde de Queiroz Cardoso
- Carolina Mariano Pompeo
- Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi
- Mercy da Costa Souza
- Oleci Pereira Frota
|
Resumo |
|
|
Eficiência hídrica de bovinos Nelore a pasto na fase de recria: interação entre comportamento de consumo de água, microclima e composição de carcaça |
|
Curso |
Mestrado em Ciência Animal |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/06/2025 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
- Marina de Nadai Bonin Gomes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Luis Carlos Vinhas Itavo
- Nivaldo Karvatte Junior
- Viviane Maria Oliveira dos Santos
|
Resumo |
|
|