Escrevo com o corpo: inter-corporeidade em A hora da estrela, de Clarice Lispector |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Edgar Cezar Nolasco dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marina Maura de Oliveira Noronha
|
Banca |
- Carlos Igor de Oliveira Jitusumori
- Carlos Vinicius da Silva Figueiredo
- Edgar Cezar Nolasco dos Santos
- Fabio Pereira do Vale Machado
- Lucilene Machado Garcia Arf
- Luiz Lopes
- Marta Francisco de Oliveira
|
Resumo |
Esta tese propõe uma discussão teórico-crítica a partir da presença conceitual de
intercorporeidade (PESSANHA, 2018) na construção de todo o trabalho, e por escopo
desencadeador da discussão o livro A hora da estrela (1977), da intelectual Clarice
Lispector. Para tanto, utilizarei-me de uma metodologia outra assentada na crítica
biográfica fronteiriça (NOLASCO, 2015) que, a seu modo, tem por base de toda sua
teorização a presença do “bios” e do “lócus”, e, por relevância geoistóricoepistemológica, o fato que tal reflexão é pensada a partir do lócus aqui denominado
de fronteira-sul. Para tanto, as articulações sob o prisma da descolonialidade me
direcionam a um recorte teórico outro, ao observarmos que Clarice põe em prática um
“Escrever com o corpo” que abre espaço para o que busco conceituar de gramática
do corpo para esta tese, como ponto conclusivo parte da hipótese de que a autora em
seus projetos, e em especifico em A hora da estrela, re-escre(vi)ve corpográfias
(MIGNOLO) de si e também do outro. Portanto o “Escrevo com o corpo” de Clarice
me possibilita entender o que estou chamando de gramática do corpo e ao me valer
do “Prologómeno a uma gramática de la descolonialidad” (MIGNOLO, 2010) bem
como de outros teóricos, entre os quais alguns partem da fortuna crítica da escritora,
tratam ou aludem à discussão por mim proposta. Ademais, o trabalho em questão se
apresenta – dividido em três capítulos, como segue: no primeiro capítulo, “INTERCORPOREIDADE POLÍTICA EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE
LISPECTOR: por uma crítica biográfica fronteiriça”, abordarei discussões que passam
pelo bios e lócus, justificadas pelas passagens do escritor-autor-personagem criador
de Macabéa, além da reflexão que também está envolta ao pensar a realidade
brasileira atravessada pelo social e pela política, tendo como contraponto uma
desobediência e um desprendimento, a partir dos livros fundamentais de Recusa do
não-lugar (2018), de Juliano Pessanha, Desobediencia epistémica (2010) de Walter
Mignolo, ¿Podemos pensar los no-europeos?(2018), de Facundo Giuliano, entre
outros. No segundo capítulo, “A HORA DA ESTRELA: re-escrevendo o pensamento
fronteiriço”, a discussão centra-se nos conceitos basilares como o de pensamento
próprio de Kusch, e que pode ser compreendido com o presente pensamento
fronteiriço e o conceito de re-escrever, levado a cabo pela descolonialidade. Tal
conceito de re-escrever se encena teoricamente na contracorrente do “descrever”
encontrado no livro em reflexão. Já no terceiro e último capítulo, “POR UMA
GRAMÁTICA DO CORPO EM A HORA DA ESTRELA”, dando continuidade com o
conceito de “intercorporeidade” a partir da inscrição e presença do corpo da
protagonista da narrativa Macabéa, será de fundamental importância arrolar uma
discussão teórica acerca da gramática do corpo, tendo como conceitos chaves o
conceito de gramática da descolonialidade (MIGNOLO, 2010) e os conceitos de
geopolítica e o de corpo-política, ambos de Walter Mignolo, entre outros.
Considerando que toda a discussão conceitual proposta vem assentada no
pensamento descolonial e fronteiriço, serão fundamentais os autores: Walter Mignolo,
Juliano Garcia Pessanha, Gloria Anzaldúa, Facundo Giuliano, Edgar Cézar Nolasco,
entre outros. Assim, espero que embasada pelo que tais autores propõem, eu possa
contornar a teorização que grassa em torno de uma prática outra a partir de A hora da
estrela que resulta no “Escrevo com o corpo” encontrado no título desta tese
configurando-se na gramática do corpo aqui proposto. |
|
PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUPORTE HÍBRIDO PARA IMOBILIZAÇÃO DE PENICILINA G ACILASE |
|
Curso |
Mestrado em Química |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
- Rebeca Yndira Cabrera Padilla
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Adriana Pereira Duarte
- Ana Camila Micheletti
- Edson Romano Nucci
- Maria Lucila Hernandez Macedo
- Rebeca Yndira Cabrera Padilla
|
Resumo |
A imobilização enzimática em suportes híbridos orgânico-inorgânicos surge como
estratégia promissora para otimizar a produção de 6-APA, combinando a estabilidade da
sílica com a sustentabilidade de resíduos agroindustriais como o endocarpo de cumbaru.
Este estudo teve como objetivo desenvolver e caracterizar um suporte híbrido à base de
sílica e endocarpo de cumbaru (Dipteryx alata Vogel) para a imobilização da enzima
penicilina G acilase (PGA), visando à produção de ácido 6-aminopenicilânico (6-APA)
por meio de hidrólise enzimática da penicilina G. Foram preparadas pelo método sol-gel
matrizes híbridas com diferentes porcentagens de endocarpo de cumbaru (1%, 1,5% e
2%) e sílica, assim mesmo foram preparadas matrizes com sílica e 2% de endocarpo de
cumbaru previamente tratados com dioxano e periodato de sódio. Em seguida, todos os
suportes híbridos preparados foram ativados com glutaraldeído e epicloridrina. A
caracterização dos suportes preparados foi realizada por microscopia eletrônica de
varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier
(FTIR) e análise termogravimétrica (TGA). As análises por MEV e FTIR confirmaram
a formação bem-sucedida do suporte híbrido, evidenciando uma estrutura porosa e a
presença de grupos funcionais essenciais para a imobilização enzimática. A TGA
demonstrou que o material ativado com glutaraldeído apresentou maior estabilidade
térmica, com perda de massa de apenas 16,3% até 700°C, destacando sua robustez para
aplicações industriais. Após a caracterização foi selecionado o suporte híbrido
preparado com sílica e 2% de endocarpo de cumbaru ativado com glutaraldeído para
realizar a imobilização da penicilina G acilase (PGA) pelo método de ligação covalente,
em seguida foi realizada a determinação da atividade enzimática da enzima livre e
imobilizada, bem como o rendimento de imobilização (29%). A pesar do rendimento de
imobilização obtido ser relativamente baixo, o suporte híbrido desenvolvido com os
ajustes necessários apresenta-se com potencial promissor para aplicações
biotecnológicas, destacando-se como uma alternativa sustentável para processos
industriais baseados em biocatálise. |
|
Professoras em situação de inserção profissional que atuam na educação infantil da rede municipal de Birigui/ SP |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Analigia Miranda da Silva
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Melissa Rodrigues da Silva
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
|
Resumo |
O presente estudo tem como objeto de pesquisa o período inicial de exercício da docência, na
educação infantil. Fase que compreende os primeiros anos de exercício profissional no magistério e
possui especificidades e desafios próprios. Diante disso, delineou-se o seguinte questionamento: Quais
os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal
de Birigui/SP? A fim de responder a problemática da pesquisa, elege-se os seguintes objetivos: Objetivo
geral: analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na
rede municipal de Birigui/SP. Objetivos específicos: (i) identificar e mapear o perfil dos professores
iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP; (ii) compreender como os
desafios vivenciados pelos professores iniciantes refletem na identidade profissional docente. A
pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com professores que se encontram no início
de carreira e atuam na educação infantil, na rede municipal do município de Birigui/SP. A fim de
alcançar os objetivos propostos, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados questionário
(Lakatos; Marconi, 2017) com perguntas fechadas e abertas, o qual foi disponibilizado via pelo Google
Forms e entrevista semiestruturada (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). Esta pesquisa está
fundamentada em Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995) entre outros.
O tratamento dos dados foi realizado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os
resultados desta pesquisa indicam que a docência nessa etapa é vista como a extensão do cuidado
materno, o que influencia a valorização profissional, as condições de trabalho das professoras e a
identidade docente. Estes fatores não apenas moldam a cultura da escola, mas também influenciam
diretamente as maneiras de ser e agir das professoras. |
|
A Fast and Scalable Feedback-Driven Scheduler for Datacenter Applications |
|
Curso |
Mestrado em Ciência da Computação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
- FABRICIO BARBOSA DE CARVALHO
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carlos Alberto da Silva
- FABRICIO BARBOSA DE CARVALHO
- LUCIANO PASCHOAL GASPARY
- Nahri Balesdent Moreano
- Ronaldo Alves Ferreira
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Diálogos entre stakeholders das redes de mulheres do agronegócio no Estado de Mato Grosso: o caso Agroligadas |
|
Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ROSICLEY NICOLAO DE SIQUEIRA
|
Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Erlaine Binotto
- Jose Carlos de Jesus Lopes
- José Francisco dos Reis Neto
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A “OUTRIDADE” NA POESIA SOCIAL E NA METAPOESIA DE FERREIRA GULLAR |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carina Marques Duarte
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- NISMÁRIA ALVES DAVID
- Rodrigo Garcia Barbosa
- Rony Marcio Cardoso Ferreira
- Vivianny Bessao de Assis
|
Resumo |
|
|
Saber, poder e resistência: Beleza negra e a construção identitária de negras(os) racializadas(os) |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amanda Batista Braga
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Cintia Santos Diallo
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
- Icleia Caires Moreira
- Michelle Sousa Mussato
|
Resumo |
|
|
COMPETÊNCIAS MÉDICAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ANÁLISE A PARTIR DA FORMAÇÃO DO MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. |
|
Curso |
Mestrado em Saúde da Família |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
SAÚDE PÚBLICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
- Danusa Cespedes Guizzo
- Guilherme Oliveira de Arruda
- JOAO MAZZONCINI DE AZEVEDO MARQUES
- Nathan Aratani
- Priscila Maria Marcheti Fiorin
|
Resumo |
|
|
Competências médicas para o cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde: análise a partir da formação do médico de família e comunidade |
|
Curso |
Mestrado em Saúde da Família |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
SAÚDE PÚBLICA |
Orientador(es) |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
- Danusa Cespedes Guizzo
- Guilherme Oliveira de Arruda
- JOAO MAZZONCINI DE AZEVEDO MARQUES
- Nathan Aratani
- Priscila Maria Marcheti Fiorin
|
Resumo |
|
|
DOCÊNCIA E FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE DRACENA - SP (1949-1996) |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ariele Mazoti Crubelati Musialak
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Marcos Pereira Coelho
- Natalia Cristina de Oliveira
|
Resumo |
|
|
CURRÍCULO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- DAIANE GONZAGA RODRIGUES DOS SANTOS
|
Banca |
- Armando Marino Filho
- Celia Beatriz Piatti
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- Maria Silvia Rosa Santana
|
Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo escolar do estado de Mato
Grosso do Sul, com enfoque na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia HistóricoCrítica. O objetivo foi analisar a relação entre o conteúdo do currículo escolar e a
formação do pensamento teórico dos estudantes, especificamente para identificar e
separar as unidades de sentido que compõem o currículo; descrever as unidades de
sentido diretamente relacionadas à formação do pensamento teórico dos estudantes;
e verificar se esses conteúdos específicos estão em consonância com as
necessidades de aprendizagem dos alunos. Buscou-se compreender como os
conteúdos de Língua Portuguesa, previstos no currículo, contribuem — ou não — para
o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes nos Anos iniciais, tendo
como eixo norteador a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Foi utilizado
nesta pesquisa o Materialismo Histórico-Dialético, adotando-se uma abordagem
qualitativa. A metodologia de análise de dados baseou-se nos núcleos de significação,
que forneceram subsídios para compreender o currículo por meio de suas unidades
de sentido. Essa metodologia possibilitou a identificação das unidades de sentido
dentro de um quadro histórico e social. Para cumprir esses objetivos, foram utilizados,
como aporte teórico, entre outros, os seguintes autores: Duarte (2016); Gama e
Duarte (2017); Davidov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016);
Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos e Oliveira (2020); Saviani
(2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes e Macedo (2011); Luria
(1987, 1988), que forneceram fundamentação teórica para analisar e discutir a
seguinte questão: como o currículo escolar de Mato Grosso do Sul implica a formação
do pensamento teórico dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos iniciais –
como eixo norteador a disciplina de Língua Portuguesa – Leitura e escrita na
alfabetização. Em suma, espera-se que se aponte para a necessidade de uma
reflexão crítica sobre o currículo escolar desse estado, contribuam para o debate
contemporâneo sobre o currículo, valorizando a construção de uma proposta
sociocultural, que possibilite um ensino direcionado à superação de práticas
mecânicas, auxiliando professores, estudiosos e profissionais da educação na
reflexão sobre suas práticas pedagógicas. |
|
A ILHA DE CALOR COMO RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM TRÊS LAGOAS/MS |
|
Curso |
Mestrado em Geografia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
GEOGRAFIA |
Orientador(es) |
- Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Juliana Carla Pereira de Freitas
|
Banca |
- Danielle Cardozo Frasca Teixeira
- Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
- Márcio José Celeri
- Patricia Helena Milani
- Patricia Helena Mirandola Garcia
|
Resumo |
O presente trabalho teve por objetivo analisar o campo térmico de Três Lagoas/MS, para
identificar grupos sociais em risco e vulnerabilidade socioambiental à ilha de calor urbana nos
meses de janeiro a junho de 2025. As cidades brasileiras estão mais urbanizadas e o
planejamento socioambiental é necessário para garantir desenvolvimento sustentável e
qualidade de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,
2022), a população urbana brasileira aumentou de 34,3% na década de 1940 para 61% em 2022.
Nesse sentido, para atender ao objetivo geral e específicos se embasa na teoria do Sistema Clima
Urbano (SCU), de Monteiro (1975) e no Sistema Socioambiental Urbano (SAU) de Mendonça
(2004, 2004ª), além da classificação da intensidade e magnitude da ilha de calor de Fernández
García (1996). Os procedimentos metodológicos envolveram a mensuração da temperatura do
ar em cinco pontos fixos (Centro Urbano, bairro Santos Dumont, Condomínio Fechado, Vila
Haro e área rural próxima), com posterior tratamento dos dados em aplicativos específicos. A
análise socioeconômica baseou-se no mapa de renda de Ortiz Porangaba (2024) e no mapa de
uso e cobertura do solo de Brito (2025), resultando na elaboração de tabelas, gráficos e mapas
voltados à identificação dos segmentos socioeconômicos mais vulneráveis da cidade. Foram
realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com duas moradoras dos bairros Santos
Dumont e Vila Haro, buscando diferentes segmentos socioeconômicos, analisando as vivências
socioespaciais e climáticas nesses espaços. Os resultados identificaram ilhas de calor em todos
os pontos analisados sendo no Centro Urbano com 8,5 ºC, no Condomínio Fechado com 7,9 ºC,
no Bairro Santos Dumont com 6,6 ºC e a Vila Haro com 6,5 ºC, tais resultados demonstraram
ilhas de calor classificadas como de muito forte magnitude, assim a partir dos dados
socioeconômicos foram selecionados os bairros Santos Dumont e Vila Haro por segmentos de
rendas distintas, identificando que a Vila Haro encontra-se em risco e vulnerabilidade
socioambiental às ilhas de calor na cidade de Três Lagoas. Medidas de adaptação e resiliência
devem ser adotadas para promover o planejamento urbano sustentável, preparar a população
para eventos extremos, incentivar construções eficientes ecologicamente e investir em educação
ambiental. |
|
Sofrimento psíquico e cultura acadêmica: a escuta psicanalítica como estratégia de cuidado na UFMS |
|
Curso |
Mestrado em Psicologia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
PSICOLOGIA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carlos Mendes Rosa
- Diego Avelino de Moraes Carvalho
- Tiago Iwasawa Neves
- Tiago Ravanello
|
Resumo |
Esta pesquisa analisa a implantação de dispositivos de escuta clínica psicanalítica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com foco no cuidado com a saúde mental dos estudantes. O estudo tem como ponto de partida o projeto de extensão Escuta UFMS, criado em 2021, que oferece atendimentos voluntários realizados por psicólogos, inicialmente voltados aos estudantes de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Em 2023, a proposta se ampliou com a criação do Laboratório de Escuta e Apoio Psicológico (LEAP), que passou a integrar estágios supervisionados e a atender também estudantes da Faculdade de Odontologia (FAODO), do Instituto Integrado de Saúde (INISA) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). O objetivo central deste estudo é investigar os efeitos do dispositivo psicanalítico nos contextos de atendimentos individuais e grupais, bem como analisar as intervenções baseadas na escuta clínica. Busca-se compreender de que forma essas práticas impactam a cultura acadêmica dos cursos atendidos e promovem transformações nas relações universitárias, visando à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico. A pesquisa se fundamenta na psicanálise, especialmente na teoria de Lacan, articulando conceitos como desejo, falta, discurso e sofrimento psíquico. A metodologia adotada seguiu os princípios da análise de discurso, com construção de categorias a partir do material produzido nos atendimentos clínicos realizados entre agosto e dezembro de 2024, tomando os relatos dos estudantes como campo de escuta e interpretação. O foco não esteve na quantificação, mas na elaboração simbólica e discursiva dos sentidos que emergiram nas falas dos sujeitos. Os resultados apontam para a intensificação de sentimentos de inadequação diante das exigências acadêmicas, bem como para o apagamento da dimensão subjetiva nas vivências universitárias. A escuta psicanalítica mostrou-se uma ferramenta potente para acolher o sofrimento, construir intervenções clínicas e sugerir ações institucionais mais sensíveis à singularidade dos sujeitos. O estudo contribuiu para reflexões sobre serviços psicológicos universitários e políticas públicas, integrando teoria e prática em estratégias mais sensíveis às necessidades da comunidade acadêmica. |
Download |
|
|
ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE ADOLESCENTES COM O COMPORTAMENTO DE AUTOLESÃO NÃO SUICIDA E SUA FAMÍLIA |
|
Curso |
Mestrado em Enfermagem |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
ENFERMAGEM |
Orientador(es) |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Gabriele Cássia Santos Silva
|
Banca |
- Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda
- Elen Ferraz Teston
- Guilherme Oliveira de Arruda
- Marcelle Paiano
- Monika Wernet
- Sonia Regina Zerbetto
|
Resumo |
|
|
DIÁRIO DE BITITA: UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO FEMINISMO NEGRO |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
25/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jorlaine Monteiro Girão de Almeida
|
Banca |
- ALAN SILUS DA CRUZ SILVA
- Carina Marques Duarte
- Cristina Maria da Costa Vieira
- GERMANA HENRIQUES PEREIRA
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Rony Marcio Cardoso Ferreira
- Yurgel Pantoja Caldas
|
Resumo |
|
|
Contribuições de jogos envolvendo Matemática na Educação Infantil |
|
Curso |
Mestrado em Educação Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/08/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Laís Carvalho Vieira Barbosa
|
Banca |
- Cintia Melo dos Santos
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
- Marilena Bittar
- RENAN GUSTAVO ARAUJO DE LIMA
- Rosinalda Aurora de Melo Teles
- Thiago Pedro Pinto
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O RISO CÉTICO EM ADALGISA NERY E LOURENÇO MUTARELLI |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
22/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MARCOS ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS
|
Banca |
- Andre Rezende Benatti
- Carina Marques Duarte
- João Adalberto Campato Junior
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
|
Resumo |
|
|
AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Ana Paula Marinho Vasconcelos Souza
|
Banca |
- Érika Porceli Alaniz
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Vera Luisa de Sousa
|
Resumo |
O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na
linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas. Foi delineado em
torno da seguinte questão norteadora: Quais as consequências da influência
neoliberal nas políticas de formação de professores? Tem como principal objetivo
investigar as políticas de formação de professores de formação inicial e continuada
na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a partir de
normativas vigentes, assim como, a Resolução CNE/CP n. 02/2015, a Resolução
CNE/CP n. 02/2019, a Resolução CNE/CP nº 4/2024 e investigar a existência de
influências da doutrina neoliberal nas políticas de formação de professores diante da
Constituição Federal de 1988. O procedimento metodológico adotado tem como
premissas o método dialético e a metodologia a ser adotada será de pesquisa
documental, para que seja feita análise, coleta e seleção de dados de artigos da
Constituição Federal, da Base Nacional Comum para formação de professores, da
Resolução CNE/CP n. 02/2015, Resolução CNE/CP n. 02/2019 e Resolução CNE/CP
nº 4/2024. A problemática da pesquisa será desenvolvida visando à abordagem
qualitativa, com objetivo de pesquisa descritiva. A análise das políticas educacionais
de formação de professores abrange uma trajetória histórica da educação brasileira
desde o período de governo de José Sarney até as diretrizes normativas vigentes no
governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visando apontar reflexões sobre o avanço da
educação junto à formação de professores, tendo em vista as influências neoliberais,
bem como, as atualizações legislativas do sistema de ensino brasileiro sobre diretrizes
de formação inicial e continuada, como também analisar se há a efetiva
predominância do Estado Democrático de Direito, garantia de direitos fundamentais e
políticas públicas que alcancem a qualidade e desenvolvimento escolar da educação
básica. Ademais, por meio de análises bibliográficas e de documentos normativos
concluir a importância da aplicação de políticas públicas de formação de professores
e sua influência nas reflexões de aprendizagem do indivíduo e seus impactos nas
concepções educacionais contemporâneas desde a Constituição Federal de 1988. |
|
O corpo (geo)político boliviano: Práticas de teorizações fronteiriças descoloniais |
|
Curso |
Doutorado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
22/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Marta Francisco de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman
|
Banca |
- Damaris Pereira Santana Lima
- Edgar Cezar Nolasco dos Santos
- Lilibeth Janneth Zambrano Contreras
- Marcio Antonio de Souza Maciel
- Marcos Antônio Bessa Oliveira
- Marta Francisco de Oliveira
- Pablo Mamani Ramirez
|
Resumo |
Esta tese tem como objetivo refletir acerca das configurações dos
corpos (geo)políticos bolivianos, entendidos como corpos situados em um lócus
específico — a Bolívia — e atravessados por diferentes epistemologias,
resistências e formas de existir e pensar. Para tanto, intenta, sob o viés da
crítica biográfica (SOUZA, 2002), da crítica biográfica fronteiriça (NOLASCO,
2013) e das teorizações descoloniais (MIGNOLO, 2003), construir uma reflexão
sobre como esses corpos (geo)políticos bolivianos vêm, desde o período
colonial, resistindo e praticando aquilo que hoje conceituamos como
descolonialidade. Para tal reflexão, recorre a Silvia Rivera Cusicanqui, Fausto
Reinaga, Juan José Bautista, Rafael Bautista Segales, Pablo Mamani Ramírez,
Walter Mignolo, Edgar Cézar Nolasco, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, dentre
outros autores. A tese é organizada em quatro capítulos. No primeiro, intitulado
―Pensar é o mesmo que sentir e viver: a re-volta do ser donde yo pienso‖, é
traçada uma malha histórica da formação da Bolívia, articulando os processos
coloniais e suas permanências na constituição dos corpos (geo)políticos
bolivianos. No segundo capítulo, ―Interculturalidade como projeto pluriversal
desde abajo‖, são discutidas as colonialidades do ser, do saber e do poder,
bem como suas rupturas a partir dos ideais do Estado Plurinacional e da
Interculturalidade, considerando os projetos descoloniais e a atuação dos
movimentos sociais que reconfiguram a cena política do país. O terceiro
capítulo, ―Práticas de teorizações descoloniais: os corpos pluriversais
bolivianos‖, dedica-se às práticas cotidianas que, embora por vezes
tensionadas pelas estruturas modernas, não deixam de produzir sentidos
outros, vinculados a modos próprios de existência e pensamento, o que dá
corpo e concretude à hipótese em desenvolvimento. Por fim, o quarto capítulo,
―Voltar ao passado e caminhar no presente: haverá um futuro?‖, reflete sobre
os acontecimentos mais recentes, entre 2024 e 2025, problematizando as
formas de governo possíveis e os tensionamentos entre o Estado-nação e os
projetos de autogoverno indígena em curso no país, encerrando a
argumentação no intuito de comprovar a tese levantada. |
|
QUANTIFICAÇÃO DE METAIS E METALOIDES EM AMOSTRAS COMERCIAIS DE COLÍRIOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE GLAUCOMA NO BRASIL |
|
Curso |
Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/08/2025 |
Área |
SAÚDE E BIOLÓGICAS |
Orientador(es) |
- Valter Aragao do Nascimento
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alexandra Maria Almeida Carvalho
- Elaine Silva de Padua Melo
- Marcelo de Oliveira
- Valter Aragao do Nascimento
|
Resumo |
|
|