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TRABALHO Ações
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À GOVERNANÇA AMBIENTAL: PROPOSTAS PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO POR MICROPLÁSTICOS NO BRASIL
Curso Doutorado em Tecnologias Ambientais
Tipo Tese
Data 09/10/2025
Área ENGENHARIA SANITÁRIA
Orientador(es)
  • Kennedy Francis Roche
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Cleiton Oliveira dos Santos
    Banca
    • Ana Paula Lemke
    • Carlos Nobuyoshi Ide
    • Jhonatan Barbosa da Silva
    • Jonas de Sousa Correa
    • Kennedy Francis Roche
    • William Marcos da Silva
    Resumo
    As palavras fantásticas delas: registro crítico historiográfico da literatura fantástica de autoria feminina de Mato Grosso do Sul
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 06/10/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Ramiro Giroldo
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Adrianna Alberti
      Banca
      • Andre Rezende Benatti
      • Bruno Anselmi Matangrano
      • Geovana Quinalha de Oliveira
      • Gregório Foganholi Dantas
      • Paulo Custódio de Oliveira
      • Ramiro Giroldo
      • Rosana Cristina Zanelatto Santos
      Resumo Esta pesquisa é realizada com o objetivo de construir um registro histórico e crítico da
      produção artístico-literária de autoria feminina de Mato Grosso do Sul, em especial
      daquela produção que se entende por narrativa literária fantástica. A partir de uma
      proposta que se aproxima do campo da História das Mulheres, sob a perspectiva do
      feminismo interseccional, tem por objetivo a realização de um documento referencial
      consciente em prol da construção da fortuna crítica de escritoras sul-mato-grossenses.
      Como parte da metodologia, através de pesquisa bibliográfica, foi elaborada a revisão de
      trabalhos e pesquisas sobre feminismo, produção literária de autoria feminina, resgate de
      literatura de autoria feminina, teorias da literatura fantástica e literatura sul-matogrossense, para compreender as nuances da discussão do apagamento dessas literaturas e
      das produções de autoria feminina. A análise do corpus é referente ao levantamento de
      obras ocorrido no período entre junho de 2021 e maio de 2024, levando em consideração
      autoras e publicações encontrados até a última data. Tendo em vista a discussão sobre as
      diferentes abordagens possíveis da teoria acerca de fantástico, desde sua caracterização –
      gênero, categoria estética ou modo narrativo –, até as nuances de influências históricas e
      reflexivas sobre a construção da tradição literária fantástica – como o fantástico europeu,
      o realismo maravilhoso latino-americano e o realismo animista africano, estabeleceu-se,
      como definição referencial, o fantástico entendido como um modo amplo de construção
      narrativo, que não se dá por meios exclusivos, definidos e definitivos; caracterizado por
      aquilo que rompe, dentro da narrativa, com sua realidade intradiegética, intrinsicamente
      atrelada à verossimilhança com a realidade externa à obra; onde o elemento fantástico
      pode ser sobrenatural, ou transgressor da realidade, inexplicável, incômodo, estranho ou
      insólito; e passa a existir a partir e através da linguagem, pois, de outra maneira não se
      explica ou é possível sua existência. Deu-se, dessa forma, a leitura crítica das obras,
      selecionando como escopo a produção no formato de conto, com o intuito de esmiuçar
      três pontos: a construção da narrativa em relação ao elemento fantástico; os aspectos
      relacionais da obra com o contexto histórico e social em que a escritora está inserida; e a
      representação da mulher (quando cabível). Para, enfim, buscar compreender como se dá
      a construção do imaginário fantástico dos escritorassul-mato-grossenses que, por sua vez,
      permite observar como representam suas percepções de existência, tornando indissociável
      perceber e discutir alguns aspectos relacionados a sua forma, conteúdo e contexto.
      CLUBE DO ORIGAMI: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO DE DOBRADURAS
      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 03/10/2025
      Área MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • Fernando Pereira de Souza
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • José Augusto da Costa Jacomeli
        Banca
        • Antonio Carlos Tamarozzi
        • Edivaldo Romanini
        • Eugenia Brunilda Opazo Uribe
        • Fernando Pereira de Souza
        Resumo
        Molecular taxonomy as a tool for surveying the plant species diversity in the Cerrado and Pantanal
        Curso Doutorado em Ecologia e Conservação
        Tipo Tese
        Data 02/10/2025
        Área ECOLOGIA
        Orientador(es)
        • Aline Pedroso Lorenz
        Coorientador(es)
        • Gecele Matos Paggi
        Orientando(s)
        • Daniel Guerra Franco
        Banca
          Resumo
          GÊNERO DISCURSIVO RELATOS DE EXPERIÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
          Curso Mestrado em Letras
          Tipo Dissertação
          Data 01/10/2025
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Silvelena Cosmo Dias
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • MICHELLE ALVES SOARES
            Banca
            • Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
            • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
            • Clemilton Pereira dos Santos
            • Onilda Sanches Nincao
            • Silvane Aparecida de Freitas
            • Silvelena Cosmo Dias
            Resumo
            A CONTRIBUIÇÃO DO MUSEU NO PROCESSO FORMATIVO DE CRIANÇAS: UM ESTUDO SOBRE O MUSEU ABERTO DE MECIENE-CHONGOENE EM MOÇAMBIQUE
            Curso Mestrado em Educação
            Tipo Dissertação
            Data 30/09/2025
            Área EDUCAÇÃO
            Orientador(es)
            • Paulo Fioravante Giareta
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Wildes Ernesto Matlombe
              Banca
              • Mariana Esteves de Oliveira
              • Nádia Bigarella
              • Paulo Fioravante Giareta
              • Sheila Fabiana de Quadros
              Resumo Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de
              Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e
              Formação de Professores, tem como objeto a função educativa do Museu aberto de Maciene. Responde pelo objetivo
              geral de analisar a contribuição do Museu aberto de Maciene, no processo de formação das crianças.
              Consequentemente, pelos objetivos específicos de identificar as atividades realizadas no Museu para processo
              formativo das crianças; explicar as funções pedagógicas do Museu no processo de formação escolar das crianças; e
              descrever as características históricas do Museu aberto de Maciene na perspectiva da comunidade educativa.
              Estrutura-se a partir da problemática da análise de como o Museu aberto de Maciene pode contribuir para o processo
              formativo da criança? Metodologicamente, a pesquisa indica para uma análise qualitativa, com o aporte da Análise
              Documental e da análise dos dados levantados e organizados a partir da aplicação de Entrevista com discentes e
              docentes que participam de projetos formativos vinculados ao Museu aberto de Maciene. Como resultado da pesquisa
              é possível indicar que o Museu desempenha uma importante contribuição na educação, assim como na comunidade de
              Maciene, pois as crianças aprendem através dos objetos e aprendem a conservar e preservar os locais históricos. Ainda,
              a pesquisa indica que o Museu tem um papel relevante na formação dos sujeitos que vivem na comunidade onde está
              o Museu e no estudo do passado e das lutas deste povo através dos objetos.
              DIALOGANDO SOBRE AS VIVÊNCIAS: uma proposta metodológica para o ensino médio fundamentada em Sócrates.
              Curso Mestrado em Filosofia
              Tipo Dissertação
              Data 30/09/2025
              Área FILOSOFIA
              Orientador(es)
              • Cristina de Souza Agostini
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Thiago Alvarenga Barbosa
                Banca
                • Cristina de Souza Agostini
                • Fabricio Santiago Almeida
                • Maira de Souza Borba
                • Ricardo Pereira de Melo
                Resumo
                CARACTERIZAÇÃO DOS AÇÚCARES MASCAVO, DEMERARA, CRISTAL E REFINADO PRODUZIDOS NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS: ASPECTOS CENTESIMAIS, COMPOSIÇÃO ELEMENTAR E TÉCNICAS ESPECTROSCÓPICAS
                Curso Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
                Tipo Tese
                Data 30/09/2025
                Área SAÚDE E BIOLÓGICAS
                Orientador(es)
                • Valter Aragao do Nascimento
                Coorientador(es)
                • Elaine Silva de Padua Melo
                Orientando(s)
                • Carla Maiara Lopes Cardozo
                Banca
                • ANDREIA CRISTINA LOPES CORRÊA
                • Heurison de Sousa e Silva
                • Priscila Aiko Hiane Siroma
                • Rita de Cassia Avellaneda Guimaraes
                • Teofilo Fernando Mazon Cardoso
                • Valter Aragao do Nascimento
                Resumo
                AVALIAÇÃO DO USO DE LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMO ESTABILIZADOR EM CAMADAS DE PAVIMENTO
                Curso Mestrado em Recursos Naturais
                Tipo Dissertação
                Data 30/09/2025
                Área CIÊNCIAS AMBIENTAIS
                Orientador(es)
                • Alexandre Meira de Vasconcelos
                Coorientador(es)
                • Daniel Anijar de Matos
                Orientando(s)
                • Gabriel Araujo Silva Marques
                Banca
                • Aleska Kaufmann Almeida
                • Alexandre Meira de Vasconcelos
                • Eliane Guaraldo
                • Jose Otavio Serrao Eleuterio
                • Rafael Sanaiotte Pinheiro
                Resumo
                Proposta de um referencial teórico-metodológico para construção de HQ pedagógicas autorais
                Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                Tipo Tese
                Data 30/09/2025
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Alanah Garcia Da Silva
                  Banca
                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                  • Danielle Barros Silva Fortuna
                  • Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
                  • Michel Corci Batista
                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                  • Nelson Dias
                  • Vinicius Carvalho da Silva
                  Resumo Esta tese de doutorado aborda a elaboração e o uso de histórias em quadrinhos como material didático
                  para o ensino de Física no Ensino Médio. Diante das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na
                  leitura de textos científicos originais e da carência de materiais didáticos adequados, o estudo propõe
                  a construção de um referencial teórico-metodológico voltado aos professores, com o objetivo de auxiliar
                  na construção de histórias em quadrinhos contextualizadas, que tornem os conceitos científicos mais
                  acessíveis por meio de uma abordagem histórico-conceitual. Parte-se do pressuposto de que a inclusão
                  de elementos históricos, aliada ao uso de uma linguagem visual simplificada, pode motivar os
                  estudantes a se interessarem pelos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem
                  potencialmente significativa. Para tanto, utilizam-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria
                  da Aprendizagem Significativa (TAS), e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A
                  TAS tem como foco a integração de novas informações à estrutura cognitiva pré-existente do estudante,
                  favorecendo a assimilação e a retenção do conhecimento, enquanto a TCAM enfatiza a combinação
                  de palavras e imagens para facilitar o processamento das informações, evitando a sobrecarga
                  cognitiva. Com base nessas teorias, a tese propõe um modelo que integra os princípios da TAS e da
                  TCAM à linguagem das histórias em quadrinhos, criando um referencial metodológico para o
                  desenvolvimento de materiais didáticos que atuem como organizadores avançados. Como parte dessa
                  proposta, foi elaborado um texto histórico sobre a vida e a obra de Galileu Galilei, que serviu de base
                  para a construção do roteiro e, posteriormente, para a criação dos quadrinhos. Esse processo criativo
                  seguiu seis passos — estruturação da ideia, forma do desenho, estrutura dos quadrinhos, habilidade e
                  superfície —, sendo utilizados desenhos autorais feitos em tablet com o auxílio de aplicativo de
                  ilustração. O maior desafio enfrentado foi a adaptação de referências visuais históricas para o estilo
                  das HQs, preservando tanto a fidelidade histórica quanto a clareza didática. As histórias em quadrinhos
                  alcançaram o objetivo de tornar os conhecimentos científicos mais acessíveis e interessantes aos
                  estudantes, atuando como organizadores avançados. Por fim, as tirinhas produzidas demonstraram a
                  eficácia do uso de HQs na promoção de u
                  Os fantasmas da Colonialidade que assombram a América Latina: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais no Gótico Tropical de Mariana Enriquez e Carlos Mayolo
                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                  Tipo Dissertação
                  Data 29/09/2025
                  Área INTERDISCIPLINAR
                  Orientador(es)
                  • Fabio da Silva Sousa
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Marcos Antonio Leite Junior
                    Banca
                    • Fabio da Silva Sousa
                    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                    • Tereza Maria Spyer Dulci
                    Resumo
                    Download
                      PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS CONTRA SARS-CoV-2 EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL
                      Curso Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias
                      Tipo Dissertação
                      Data 29/09/2025
                      Área DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
                      Orientador(es)
                      • Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho
                      Coorientador(es)
                      • Reinaldo Souza dos Santos
                      Orientando(s)
                      • Jheniffer Kimberly Viana da Silva
                      Banca
                      • Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho
                      • Ana Lucia Lyrio de Oliveira
                      • Daniel Maximo Corrêa de Alcantara
                      • Glaucia Elisete Barbosa Marcon
                      • Mônia Maia de Lima
                      Resumo
                      PROJETO DE VIDA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DE SARTRE E DELEUZE.
                      Curso Mestrado em Filosofia
                      Tipo Dissertação
                      Data 29/09/2025
                      Área FILOSOFIA
                      Orientador(es)
                      • Cristina de Souza Agostini
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • João batista de souza maia
                        Banca
                        • Cristina de Souza Agostini
                        • Hélio Salles Gentil
                        • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                        • VICTOR HUGO DE OLIVEIRA MARQUES
                        Resumo
                        PADRONIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS NO ÂMBITO MUNICIPAL: Um estudo sobre o uso de Roteiro Objetivo de Inspeção
                        Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 29/09/2025
                        Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                        Orientador(es)
                        • Gemael Chaebo
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Lucas Sanches de Oliveira
                          Banca
                          • Gemael Chaebo
                          • Gustavo Henrique Petean
                          • Lia de Azevedo Almeida
                          Resumo
                          Download
                            DOCÊNCIA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE TER UM PROFESSOR HOMEM
                            Curso Doutorado em Educação
                            Tipo Tese
                            Data 29/09/2025
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Josiane Peres Goncalves
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Leonardo Felipe Gonçalves Duarte
                              Banca
                              • Celia Regina de Carvalho
                              • Constantina Xavier Filha
                              • ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
                              • Hellen Jaqueline Marques
                              • Ida Carneiro Martins
                              • Josiane Peres Goncalves
                              Resumo Esta tese, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), parte da seguinte problematização: Qual é a percepção das crianças sobre ter um professor homem nas instituições de educação infantil? Assim, essa pesquisa de doutorado tem como objetivo compreender, por meio da perspectiva Histórico-Cultural, o que pensam as crianças de educação infantil sobre ter um professor homem. A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa e inicialmente foi feito um levantamento da bibliografia sobre o tema pesquisado. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para o debate de constituição do sujeito, já para as discussões sobre as questões de gênero foram utilizados autores da perspectiva pós-estruturalista, que melhor alinha-se ao referencial teórico da THC, de forma a possibilitar uma interrelação entre ambas as linhas teóricas. Para o levantamento dos dados empíricos, que ainda será realizado, optamos pelo uso de indicação por parte da Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande. Após feita esse processo de identificação do professor homem, será feito o contato com os responsáveis dos estudantes para que seja feita a apresentação da pesquisa. Após o primeiro contato com as famílias será um processo de observação para que os estudantes se acostumem com minha presença. realizada a entrevista em grupo das crianças seguindo a metodologia de narrativa lúdica. Os dados serão examinados, por meio da análise interpretativa, que consiste em perceber os dados como algo que se analisa em processo, inter-relacionando os dados obtidos, aos princípios teóricos adotados. Espera-se compreender a dinâmica da voz das crianças sobre a docência masculina na educação infantil, bem como, observar com base na narrativa dos estudantes a constituição da profissionalização docente e as questões de gênero que permeiam a profissão.
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                                OLHARES BAKHTINIANOS SOBRE A MÚSICA DE ALMIR SATER E A EDUCAÇÃO QUÍMICA
                                Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                Tipo Tese
                                Data 29/09/2025
                                Área ENSINO
                                Orientador(es)
                                • Daniele Correia
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Joice Menezes Lupinetti
                                  Banca
                                  • Ademir de Souza Pereira
                                  • Adriana Marques de Oliveira
                                  • Daniele Correia
                                  • Dioni Paulo Pastorio
                                  • Elaine da Silva Ramos
                                  • Lisiane Barcellos Calheiro
                                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                  Resumo Pesquisadores da área de ensino de ciências têm destacado o potencial pedagógico da
                                  música no desenvolvimento da formação integral dos estudantes da educação básica.
                                  Nesta direção, o presente trabalho está organizado no formato de quatro artigos
                                  científicos: Artigo 1- A música no ensino de ciências da natureza: uma revisão
                                  sistemática da literatura; Artigo 2- Explorando a química por meio das letras de Almir
                                  Sater: uma perspectiva bakhtiniana; Artigo 3- O processo de criação de músicas por
                                  estudantes e sua articulação com o ensino de química: uma análise bakhtiniana; Artigo
                                  4 -Releituras das canções do cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater na
                                  perspectiva da química: apropriações científicas e os discursos emergentes. Como
                                  resultados, contemplados no Artigo 1, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL)
                                  revela um crescente aumento da produção científica relacionada às tendências da
                                  inserção da música no ensino de ciências. No que diz respeito aos impactos percebidos
                                  quanto ao uso da música no desenvolvimento dos conteúdos, reverberam as
                                  aprendizagens de conteúdos atitudinais na educação básica, revelando que a música é
                                  um recurso que promove o engajamento e a motivação dos estudantes. O impacto
                                  positivo se estende à criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, ao
                                  desenvolvimento da criatividade, à diversidade cultural e até mesmo ao estímulo da
                                  memória cognitiva. O Artigo 2, apresenta o processo de análise dos elementos
                                  presentes nas canções de Almir Sater, em que possível identificar signos, símbolos e
                                  representações que estabelecem conexões significativas com o universo teórico e
                                  cultural da química. Esses, quando interpretados sob uma perspectiva científica e
                                  contextual, revelam analogias, conceitos e práticas relacionadas à ciência química,
                                  evidenciando como manifestações culturais, por exemplo, a música, podem dialogar
                                  com saberes acadêmicos, aproximando o conhecimento científico e o cotidiano. Os
                                  artigos 3 e 4 apresentam resultados do estudo empírico, de abordagem qualitativa,
                                  desenvolvido nesta tese de doutoramento. Nestes artigos, são analisados os resultados
                                  da intervenção didática desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do ensino
                                  médio de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Dourados, no
                                  estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2024, em que os estudantes foram orientados
                                  a refletirem sobre a música regional do cantor e compositor Almir Sater, produzindo
                                  releituras das obras do artista. O objetivo foi compreender de que modo as canções do
                                  cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater aproximam o mundo da vida dos
                                  estudantes aos saberes teóricos da Química, relacionados à composição de materiais.
                                  Nesta etapa da pesquisa, as produções orais e escritas dos estudantes foram analisadas
                                  a partir dos pressupostos do referencial filosófico de Mikhail Bakhtin e de princípios
                                  musicológicos. Os resultados relatados nos artigos 3 e 4 evidenciam que a criação de
                                  canções autorais, a partir da releitura das composições de Almir Sater, mobilizou
                                  elementos musicais que possibilitaram a construção e apropriação de conceitos
                                  científicos relacionados aos fenômenos como o brilho dos vagalumes, o surgimento
                                  das estrelas, características das plantas e processos envolvidos na produção de tinta
                                  aquarela. Esta abordagem revelou compreensões que se manifestaram por meio de
                                  sentidos e significados (re)construídos pelos estudantes durante o desenvolvimento das
                                  atividades. Além disso, a proposta permitiu que a sala de aula, inicialmente concebida
                                  como um cronotopo tradicional, fosse ressignificada, passando a ser reconhecida como
                                  um espaço dinâmico, no qual os enunciados foram respeitados, orientados e
                                  modificados, promovendo a emergência de relações dialógicas e polifônicas entre os
                                  participantes (Artigo 3 e 4). Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para
                                  ampliar e fortalecer os debates sobre a relevância da valorização e da articulação entre
                                  o ensino de química e a música
                                  JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA PALEONTOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL
                                  Curso Mestrado em Geografia
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 29/09/2025
                                  Área GEOGRAFIA
                                  Orientador(es)
                                  • Vicentina Socorro da Anunciacao
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Rafaela Mariano Queiroz
                                    Banca
                                    • Alessandro Marques de Oliveira
                                    • Eva Teixeira dos Santos
                                    • Vicentina Socorro da Anunciacao
                                    Resumo A Paleontologia, embora extremamente relevante para a compreensão da história da vida
                                    na Terra e do próprio território brasileiro, ainda é pouco abordada nas instituições
                                    escolares, especialmente no estado de Mato Grosso do Sul, onde há importante patrimônio
                                    fossilífero. Este trabalho traz à tona a popularização do conhecimento sobre a
                                    Paleontologia regional fazendo uso de jogos educativos. A pesquisa consistiu em um
                                    estudo bibliográfico acerca dos conteúdos paleontológicos e das metodologias lúdicas no
                                    ensino, seguido da criação de seis jogos: dois de tabuleiro e quatro de cartas. Os jogos
                                    abordam os conceitos de Éons, Eras e Períodos geológicos, dieta de dinossauros e da
                                    megafauna brasileira, além da importância da preservação dos sítios paleontológicos por
                                    meio da educação ambiental. A proposta foi estruturada com planos de aula específicos
                                    para cada jogo, visando sua aplicação em instituições formais e não formais de ensino. Os
                                    resultados apontam que os jogos educativos são ferramentas eficazes para promover uma
                                    aprendizagem ativa, lúdica e contextualizada, despertando o interesse dos alunos pelo
                                    conteúdo e favorecendo o protagonismo estudantil. Além disso, a abordagem contribui
                                    para a valorização do patrimônio paleontológico sul-mato-grossense, integrando as áreas
                                    de Ciências da Natureza e Ciências Humanas de maneira interdisciplinar.
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                                      O DIÁLOGO PLATÔNICO E A TOLERÂNCIA RELIGIOSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
                                      Curso Mestrado em Filosofia
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 26/09/2025
                                      Área FILOSOFIA
                                      Orientador(es)
                                      • Cristina de Souza Agostini
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • PEDRO APRIGIO DOS SANTOS
                                        Banca
                                        • Cristina de Souza Agostini
                                        • Pedro Damasceno Uchoas
                                        • Ricardo Pereira de Melo
                                        • Walter Valdevino Oliveira Silva
                                        Resumo
                                        Estudo de metabólitos secundários das folhas de Galianthe thalictroides (Rubiaceae)
                                        Curso Mestrado em Química
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 26/09/2025
                                        Área QUÍMICA
                                        Orientador(es)
                                        • Patricia de Oliveira Figueiredo
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Pedro Becker Kerber
                                          Banca
                                          • Glaucia Braz Alcantara
                                          • Luciana Marcal Ravaglia
                                          • Luzinatia Ramos Soares
                                          • Patricia de Oliveira Figueiredo
                                          • Talita Vilalva Freire
                                          Resumo O presente trabalho dá continuidade às pesquisas realizadas no Laboratório de Produtos Naturais
                                          (PRONABio) sobre os constituintes químicos da Galianthe thalictroides (K. Schum.) E. L. Cabral,
                                          uma espécie arbustiva de distribuição restrita na América do Sul. Estudos anteriores já haviam
                                          resultado no isolamento de diversos alcaloides β-carbolínicos e ciclopeptídeos do tipo Rubiaceae,
                                          alguns deles inéditos na literatura e com relevante atividade biológica. Nesta etapa, aprofundou-se a
                                          investigação fitoquímica das folhas da espécie, empregando métodos clássicos de extração e
                                          fracionamento aliados a diferentes técnicas espectroscópicas e espectrométricas, incluindo RMN uni
                                          e bidimensional, espectroscopia no UV-Vis e no infravermelho, além da análise por LC-MS/MS. Esse

                                          conjunto de abordagens permitiu o isolamento e a caracterização estrutural de três alcaloides β-
                                          carbolínicos, dos quais dois apresentam porções monoterpênicas ligadas a uma unidade de flavan-3-

                                          ol, constituindo moléculas de grande interesse estrutural. Os resultados obtidos reforçam a relevância
                                          química da G. thalictroides e contribuem para ampliar o conhecimento acerca da diversidade e da
                                          complexidade estrutural de alcaloides β-carbolínicos presentes na família Rubiaceae.
                                          EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: parâmetros para um tratamento lexicográfico didático
                                          Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                          Tipo Tese
                                          Data 26/09/2025
                                          Área LETRAS
                                          Orientador(es)
                                          • Renato Rodrigues Pereira
                                          Coorientador(es)
                                          • Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
                                          Orientando(s)
                                          • Simone Marques dos Santos Ribeiro
                                          Banca
                                          • Aparecida Negri Isquerdo
                                          • Beatriz Aparecida Alencar
                                          • Bruno Oliveira Maroneze
                                          • Elizabete Aparecida Marques
                                          • MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
                                          • Mariângela de Araújo
                                          • Renato Rodrigues Pereira
                                          Resumo É de conhecimento comum, pelo menos na área acadêmica, que no ensino de uma língua
                                          estrangeira (LE), para além do domínio de estruturas gramaticais e estruturais do idioma, é
                                          preciso conhecer também os elementos lexicais e culturais que possam possibilitar a
                                          comunicação em distintas situações discursivas. Nesse sentido, as unidades fraseológicas
                                          (UF), sobretudo as expressões idiomáticas (EI), desempenham um papel importante no
                                          aprendizado, pois constituem uma parte do acervo lexical que apresenta uma estreita relação
                                          com a cultura. Pelo alto grau de complexidade que possuem, elas, por vezes, demandam mais
                                          atenção no processo de ensino/aprendizagem tanto por parte dos professores quanto dos
                                          estudantes. Os dicionários, nessa perspectiva, podem ocupar um lugar de destaque nesse
                                          processo, posto que ajudam a compreender as EI mais usuais e importantes para o
                                          desenvolvimento das competênciasdo estudante.Justifica-se, assim, nossa investigação, à
                                          medida que percebemos, enquanto professora e pesquisadora, que o tratamento das EI nos
                                          dicionários pedagógicos de espanhol e português ainda é insuficiente ou inconsistente, não
                                          atendendo plenamente às necessidades do processo de ensino/aprendizagem de LE. Partimos,
                                          assim, da hipótese de que, embora as EI estejam presentes nos dicionários pedagógicos, seu
                                          tratamento permanece insatisfatório, marcado pela ausência de critérios claros de seleção e
                                          organização, bem como por informações insuficientes e, por vezes, incoerentes ao consulente.
                                          Acreditamos que a adoção de critérios mais didáticos e coerentes com os princípios da
                                          Lexicografia Pedagógica possa melhorar significativamente a compreensão e o uso dessas UF
                                          pelos estudantes.Com base nesse panorama, elaboramos uma proposta de tratamento
                                          lexicográfico voltado às EI, com vistas à sua incorporação em futuros repertórios
                                          lexicográficos organizados de maneira mais didática. Para tanto, objetivamos: i) apresentar
                                          um panorama das disciplinas que norteiam a elaboração de dicionários monolíngues,
                                          bilíngues e semibilíngues pedagógicos; eii) analisar o tratamento lexicográfico dispensado às
                                          EI em dicionários de espanhol e de português, com vistas a identificar critérios seguidos pelos
                                          autores dessas obras e que possam servir de base para nossa proposta.Para o alcance dos
                                          objetivos estabelecidos, além de nos orientarmos pelos princípios teóricos e metodológicos da
                                          Lexicografia Geral e Pedagógica, da Fraseologia e da Fraseografia, guiamo-nos pelas
                                          seguintes questões norteadoras: i) as EI são contempladas nos repertórios lexicográficos em
                                          ambas as línguas? Se afirmativo, como?; e ii) há coerência entre as informações apresentadas
                                          na front mattere seu registro na macro e microestrutura?;iii) As diferentes formas de
                                          tratamento adotadas por dicionários voltados à aprendizagem do espanhol como língua
                                          estrangeira são suficientes para atender às necessidades do consulente brasileiro em processo
                                          de aquisição dessa língua? O resultado das análises demonstra falhas recorrentes no
                                          tratamento das EI, como a ausência de critérios explícitos na front matter, inconsistências na
                                          lematização, uso aleatório de marcas de uso e falta de distinção tipológica entre UF. Embora a
                                          inserção de definições perifrásticas represente um ponto positivo, essas obras ainda carecem
                                          de sistematicidade e clareza suficientes para atender adequadamente às necessidades do
                                          consulente em formação. Em face disso, apresentamos parâmetros lexicográficos didáticos
                                          dispensados às EI, destinados a dicionários pedagógicos dirigidos a aprendizes de espanhol
                                          como LE, de níveis inicial e intermediário. Esperamos que nossas reflexões e nossos
                                          parâmetrospara o registro de EI possam ser somados aos estudos metalexicográficos e
                                          metafraseográficos e, sobretudo, colaborar com o processo de elaboração e/ou reorganização
                                          de obras lexicográficas pedagógicas, de forma que atendam às necessidades dos consulentes.
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