Mestrado em Matemática em Rede Nacional

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Geometria em Movimento: Arduino e Robótica no Ensino de Matemática
Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 16/08/2024
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Rubia Mara de Oliveira Santos
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Donizeth Jacinto de Souza
    Banca
    • Elen Viviani Pereira Spreafico
    • Irene Magalhaes Craveiro
    • Lilian Milena Ramos Carvalho
    • Rubia Mara de Oliveira Santos
    • Selma Helena Marchiori Hashimoto
    Resumo Este trabalho investiga a integração de tecnologias educacionais, como o Arduino e a robótica, no ensino de geometria plana para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A abstração dos conceitos geométricos frequentemente resulta em dificuldades de compreensão e falta de motivação. Para abordar esse desafio, este estudo propõe uma abordagem que utiliza plataformas de prototipagem rápida para facilitar a aplicação prática. Os objetivos específicos estão desenvolver atividades utilizando o Arduino e a robótica para ensinar conceitos de geometria, promover uma aprendizagem interdisciplinar integrando conhecimentos de matemática, robótica, e capacitar professores para utilizarem essas tecnologias em sala de aula. A metodologia inclui a criação de atividades que envolvem a montagem de robôs e a programação de tarefas geométricas.
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    UM OLHAR DIDÁTICO SOBRE A GEOMETRIA FINITA
    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 09/08/2024
    Área MATEMÁTICA
    Orientador(es)
    • Leandro Bezerra de Lima
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Marcelo Costa Valeriano
      Banca
      • Aroldo José de Oliveira
      • Claudemir Aniz
      • Elisabete Sousa Freitas
      • Joelma Ananias de Oliveira
      • Leandro Bezerra de Lima
      Resumo Neste Trabalho é apresentado uma sequência de atividades com o intuito de proporcionar aos alunos um contato com geometrias não-euclidianas, em específico geometrias finitas, como forma de uma proposta diferente ao ensino de geometria no ensino básico. Para tal, em um primeiro momento são apresentados os conceitos básicos da geometria moderna, assim como, algumas geometrias finitas com seus principais conceitos e demonstrações. Em seguida será mostrado quais os motivos que envolvem a necessidade de uma abordagem diferente no ensino de geometria, assim como, os benefícios dessa abordagem. Finalizando o último capítulo com as propostas de atividades, envolvendo tanto o uso do geoplano para a criação de modelos das geometrias finitas que serão apresentadas aos alunos, como utilizando o jogo Dobble para uma leve introdução a espaços projetivos, em especial os planos projetivos finitos.
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      A Teoria da Aprendizagem Significativa Aplicada ao Ensino de Progressão Geométrica no Ensino Médio
      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 09/08/2024
      Área MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • Lilian Milena Ramos Carvalho
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Adriana Livi
        Banca
        • Alex Ferreira Rossini
        • Irene Magalhaes Craveiro
        • Lilian Milena Ramos Carvalho
        • Rubia Mara de Oliveira Santos
        • Selma Helena Marchiori Hashimoto
        Resumo O objetivo deste trabalho é aprimorar as abordagens metodológicas voltadas para o ensino de Matemática, promovendo aos estudantes um papel mais ativo e participativo no processo de aprendizagem, extrapolando a metodologia convencional de ensino. O desenvolvimento ocorreu em etapas, inicialmente, investigou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa e a utilização da Modelagem Matemática para alcançar essa aprendizagem. Em seguida, desenvolveu-se e aplicou-se propostas de ensino para estudo de Progressões Geométricas (PG), baseando-se nos princípios estudados e nas competências e habilidades estabelecidas pela BNCC e utilizando situações problemas de matemática financeira, crescimento populacional e análise do processo iterativo na criação do fractal Curva de Koch. As atividades foram desenvolvidas com estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de MS, por meio das quais os estudantes puderam utilizar seus conhecimentos prévios sobre sequências e funções e relacionar com os novos conhecimentos. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram maior interesse e engajamento no processo de aprendizagem, indicando potencial melhoria na retenção desse conhecimento a longo prazo. Por fim, foram disponibilizadas as sequências didáticas elaboradas e aplicadas neste trabalho, com intuito de contribuir com professores da educação básica que buscam formas distintas para atrair o interesse dos estudantes.

        Palavras chave: aprendizagem significativa, progressão geométrica (PG), modelagem matemática.
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        'Problema de Dimensionamento de Lotes: uma abordagem via Relaxação Lagrangiana'
        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 25/07/2024
        Área MATEMÁTICA APLICADA
        Orientador(es)
        • Rubia Mara de Oliveira Santos
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Lee Jing Xuan
          Banca
          • Elen Viviani Pereira Spreafico
          • Irene Magalhaes Craveiro
          • Maristela Oliveira dos Santos
          • Rubia Mara de Oliveira Santos
          • Willy Alves de Oliveira Soler
          Resumo Um problema de dimensionamento de lotes (PDL) é um problema de planejamento de produção. Dado um horizonte de planejamento discretizado em períodos de tempo, busca-se determinar quando e quantos produtos devem ser produzidos em cada período, visando à minimização dos custos operacionais. O objetivo deste trabalho é resolver um PDL da classe NP-difícil por meio da aplicação da Relaxação Lagrangiana. Essa técnica simplifica o problema ao dualizar restrições, introduzindo penalidades. O desafio é, então, determinar as melhores penalidades que aproximem a solução da otimalidade, utilizando, para isso, o método do subgradiente. Além disso, propõem-se heurísticas de factibilização e melhoria para a obtenção de boas soluções. Por fim, a eficiência da técnica para o problema estudado será avaliada com base em testes realizados com instâncias da literatura, considerando o tempo de resolução, o gap de dualidade e as soluções obtidas pelas abordagens propostas.
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          O USO DA ROBÓTICA PARA O ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 15/09/2023
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Alex Ferreira Rossini
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Jucelino Rodrigues Macina Junior
            Banca
            • Alex Ferreira Rossini
            • Elen Viviani Pereira Spreafico
            • Janete de Paula Ferrareze Silva
            • Lilian Milena Ramos Carvalho
            • Ruikson Sillas de OLiveira Nunes
            Resumo O trabalho busca apresentar complementação pedagógica as aulas de matemática. A ferramenta em questão é a utilização da robótica educacional como proposta para melhorar os índices de desenvolvimento da disciplina de matemática, tendo em vista o nível de rejeição e as dificuldades dos alunos. Além disso, a abordagem construtivista de Seymour Papert está inserida ao contexto, apoiando a importância do envolvimento ativo dos estudantes na construção do próprio conhecimento matemático. Especificamente, o estudo apresenta a montagem de uma mão biônica em sala de aula com a participação direta dos alunos.

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            MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PERSPECTIVA USANDO RECORRÊNCIAS LINEARES
            Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 14/09/2023
            Área MATEMÁTICA
            Orientador(es)
            • Elen Viviani Pereira Spreafico
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Braz Teodoro Jiménez Martins
              Banca
              • Alex Ferreira Rossini
              • Elen Viviani Pereira Spreafico
              • Irene Magalhaes Craveiro
              • Luciano Vianna Felix
              • Rubia Mara de Oliveira Santos
              Resumo O principal objetivo deste trabalho é estudar e relacionar as recorrências lineares com a matemática financeira. Para tal, inicialmente foi feito um estudo detalhado de recorrências de primeira e segunda ordem. Foi discutido sobre a Educação Financeira na BNCC e apresentadas as deduções de fórmulas de juros compostos e sistemas de amortização Price e SAC, por recorrências lineares. Em seguida, foram feitas conexões entre recorrências lineares e conceitos de álgebra linear como: espaço vetorial, base e dimensão, concluindo que o conjunto das soluções de uma recorrência é um espaço vetorial. Além disso, foi apresentado alguns modelos econômicos que podem ser estudados por equações de recorrências. Por fim, apresentamos algumas situações problemas da matemática financeira que podem ser trabalhados em sala de aula, como juros compostos, amortização e aplicações financeiras com aportes mensais.

              Palavras-chave: Recorrências Lineares de Primeira e Segunda Ordem, Educação Financeira, Matemática Financeira, Modelos Econômicos.
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              O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
              Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
              Tipo Dissertação
              Data 13/09/2023
              Área MATEMÁTICA
              Orientador(es)
              • Willy Alves de Oliveira Soler
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Juliana Pelissaro Carboni
                Banca
                • Ana Paula Cruz de Freitas
                • Cosme Eustaquio Rubio Mercedes
                • Lilian Milena Ramos Carvalho
                • Rubia Mara de Oliveira Santos
                • Willy Alves de Oliveira Soler
                Resumo Este trabalho versa sobre o processo de ensino e aprendizagem do Pensamento Computacional no Ensino Médio. Diante dessa temática, elegemos como questão norteadora: de que maneira os conceitos de Pensamento Computacional têm sido abordados no Ensino Médio e quais as necessidades/oportunidades para se abordar o tema no âmbito da disciplina de Matemática? Com essa problemática, objetiva-se contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do Pensamento Computacional, reconhecendo-o como uma competência essencial no currículo escolar. Um panorama geral sobre o assunto foi traçado por meio da análise de alguns materiais didáticos disponíveis aos alunos, bem como pela análise da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, para atingir o objetivo proposto, apresentamos uma revisão bibliográfica abordando trabalhos científicos relevantes à temática de ensino e aprendizagem do Pensamento Computacional. Por fim, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para a abordagem de conceitos pertinentes ao Pensamento Computacional através do conteúdo matemático de Sequências e Progressões, visando apoiar a prática docente no Ensino Médio.
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                Modelagem Matemática: Contribuições para Cursos Técnicos em Eletrotécnica
                Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 03/12/2021
                Área MATEMÁTICA
                Orientador(es)
                • Lilian Milena Ramos Carvalho
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Claudinei Ferreira da Silva
                  Banca
                  • Edson Rodrigues Carvalho
                  • Gláucia Maria Bressan
                  • Lilian Milena Ramos Carvalho
                  • Rubia Mara de Oliveira Santos
                  • Selma Helena Marchiori Hashimoto
                  Resumo O presente estudo trata da aplicação da Modelagem Matemática no cálculo do fator de potência,
                  através de atividades desenvolvidas com uma turma de alunos do curso de Eletrotécnica do
                  IFMS- Campus Campo Grande. A proposta de utilizar a modelagem matemática como estratégia
                  de ensino deve-se ao fato que muitos alunos tem dificuldade em resolver situações problemas que
                  envolvam conceitos de eletricidade, que é um assunto estudado ao longo de todo curso. Dessa
                  forma, associar os conceitos estudados desta disciplina com situações do cotidiano, fica mais
                  prazeroso e fácil de assimilar em detrimento de se estudar inúmeras fórmulas que muitas vezes
                  não fazem sentido para os alunos no primeiro momento. A pesquisa teve caráter qualitativo e a
                  coleta de dados foi realizada por meio de questionários, registros das respostas das atividades
                  desenvolvidas, observação e preenchimento de um formulário online pelos estudantes. Conceitos
                  matemáticos como: teorema de Pitágoras, razões trigonométricas, medida de ângulos em graus
                  e radianos, vetores, regra de três foram explorados e trabalhados com os estudantes. O tema
                  fator de potência foi escolhido para ser aplicado e desenvolvido buscando a contextualização e
                  a interdisciplinaridade, com o intuito de inserir a matemática no cotidiano dos alunos. Sendo
                  assim, os resultados dos dados obtidos veio ao encontro com a proposta da pesquisa, o que
                  permitiu articular a Matemática com assuntos relacionados à Eletrotécnica.
                  Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino Médio Integrado. Instituto Federal. Eletrotécnica.
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                  Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim
                  Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 03/12/2021
                  Área MATEMÁTICA
                  Orientador(es)
                  • Lilian Milena Ramos Carvalho
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Douglas Fonseca Rodrigues
                    Banca
                    • Alex Ferreira Rossini
                    • Edson Rodrigues Carvalho
                    • Gláucia Maria Bressan
                    • Lilian Milena Ramos Carvalho
                    • Selma Helena Marchiori Hashimoto
                    Resumo O presente estudo tem como objetivo mostrar como a Modelagem Matem ́atica, vista
                    como uma ferramenta educacional, pode contribuir de forma significativa na constru ̧c ̃ao do
                    conhecimento matem ́atico do conceito fun ̧c ̃ao afim. O desenvolvimento do trabalho passa
                    por trˆes etapas: Na Primeira, o conceito de modelagem matem ́atica ́e tratado como uma
                    possibilidade de metodologia para o ensino de matem ́atica. Na Segunda, s ̃ao mostrados
                    exemplos de como a modelagem matem ́atica pode ser uma ferramenta imprescind ́ıvel no
                    ensino de conceitos matem ́aticos e, finalmente, sua aplicabilidade ao conceito de fun ̧c ̃ao
                    afim ́e analisada.
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                    Os números de Fibonacci e a representação de Zeckendorf
                    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 30/11/2021
                    Área MATEMÁTICA
                    Orientador(es)
                    • Elen Viviani Pereira Spreafico
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Gislene Lopes da Silva Moretto
                      Banca
                      • Elen Viviani Pereira Spreafico
                      • Elisabete Sousa Freitas
                      • Irene Magalhaes Craveiro
                      • Luciano Vianna Felix
                      • Mustapha Rachidi
                      Resumo O objetivo principal deste trabalho é investigar a relação entre a sequência de Fibonacci e a representação dos números inteiros. Neste contexto, algumas representações dos números inteiros, chamadas bases numéricas, são abordadas.  Além disso, exemplos e aplicações são discutidos. O teorema a ser apresentado relaciona a representação dos números inteiros e a sequência de Fibonacci, mostrando algo diferente daquilo que geralmente é abordado nos livros didáticos.
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                      Resolução de Sistemas de Equações Lineares: Álgebra e Geometria Palavras-chave: Sistemas Lineares, Regra de Cramer, Escalonamento
                      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 28/10/2021
                      Área MATEMÁTICA
                      Orientador(es)
                      • Elisabete Sousa Freitas
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Laeny Layara Pereira Cunha
                        Banca
                        • Alex Ferreira Rossini
                        • Claudemir Aniz
                        • Elisabete Sousa Freitas
                        • Lino Sanabria
                        • Rogerio Ricardo Steffenon
                        Resumo O objetivo principal deste trabalho é o estudo de sistemas lineares para o ensino médio, incluindo interpretações geométricas. A Regra de Cramer aparece de forma natural, nos sistemas de duas equações e duas incógnitas e a partir daí foi feita a extensão para sistemas com $3$ equações e $3$ incógnitas. Os resultados foram provados de maneira elementar sem o uso de técnicas mais avançadas sobre matrizes e determinantes. Finalizamos com o método do escalonamento para resolver sistemas lineares gerais.



                        Palavras-chave: Sistemas lineares, Regra de Cramer, Escalonamento.
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                        Quadriláteros Convexos Inscritos e Circunscritos
                        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 04/10/2021
                        Área MATEMÁTICA
                        Orientador(es)
                        • Alex Ferreira Rossini
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Claudinei Garcia Portela
                          Banca
                          • Alex Ferreira Rossini
                          • Claudemir Aniz
                          • Marco Aparecido Queiroz Duarte
                          • Rubia Mara de Oliveira Santos
                          • Ruikson Sillas de OLiveira Nunes
                          Resumo Neste trabalho revisamos condições para que um quadrilátero convexo seja inscrito ou circunscrito em um círculo, ou seja, os teoremas de Ptolomeu e Pitot, além de algumas fórmulas sobre suas áreas fornecidas por Brahmagupta e Bretschneider. Apresentamos também condições para a inscrição de um quadrilátero circunscrito. Um quadrilátero que pode ser inscrito e circunscrito em algum par de círculos é conhecido como quadrilátero bicêntrico. Por fim, destacamos algumas propriedades do quadrilátero pipa, as condições para que um quadrilátero circunscrito seja um quadrilátero pipa.
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                          Aplicações de Modelos de Otimização de Portfólios
                          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 15/07/2021
                          Área MATEMÁTICA
                          Orientador(es)
                          • Rubia Mara de Oliveira Santos
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Fernando Ribeiro Freitas
                            Banca
                            • Alex Ferreira Rossini
                            • Irene Magalhaes Craveiro
                            • Jair da Silva
                            • Rubia Mara de Oliveira Santos
                            • Willy Alves de Oliveira Soler
                            Resumo Essa dissertação apresenta algumas aplicações de modelos de otimização de portfólios. O
                            desenvolvimento deste trabalho é feito inicialmente com os conceitos fundamentais sobre
                            finanças, cujo objetivo é facilitar a compreensão da teoria moderna de otimização de portfólios.
                            Em seguida, será apresentado o modelo média-variância e o modelo de precificação de ativos.
                            Com o intuito de tomar decisões seguras para investir e despertar o interesse em estudantes e
                            professores serão realizadas aplicações utilizando esses modelos em portfólios. E por fim uma
                            aplicação no Ensino.
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                            Aplicações de Modelos de Otimização de Portfólios
                            Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 15/07/2021
                            Área MATEMÁTICA
                            Orientador(es)
                              Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                                Banca
                                • Alex Ferreira Rossini
                                • Irene Magalhaes Craveiro
                                • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                • Willy Alves de Oliveira Soler
                                Resumo
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                                  A Sequência de Fibonacci Aplicada ao Mercado Financeiro
                                  Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 19/05/2021
                                  Área MATEMÁTICA
                                  Orientador(es)
                                  • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Elias Daniel Bezerra Ramalho
                                    Banca
                                    • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                    • Félix Silva Costa
                                    • Irene Magalhaes Craveiro
                                    • Mustapha Rachidi
                                    • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                    Resumo Neste trabalho apresentamos uma conexão entre a sequência de Fibonacci,
                                    o número de ouro e o mercado financeiro, através da análise gráfica das ondas
                                    descritas por Elliott, chamada Teoria das Ondas de Elliott.
                                    Geometria do Táxi: Propostas de Atividades para Educação Básica
                                    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 18/09/2020
                                    Área MATEMÁTICA
                                    Orientador(es)
                                    • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                    Coorientador(es)
                                    • Celso Cardoso
                                    Orientando(s)
                                    • Aline Mota Oliveira Amaral
                                    Banca
                                    • Ailton Ribeiro de Oliveira
                                    • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                    • Irene Magalhaes Craveiro
                                    • Lilian Milena Ramos Carvalho
                                    • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                    Resumo Nesta dissertação apresentamos uma breve introdução sobre o desenvolvimento do pensamento matemático ao longo da história com um olhar particular na geometria euclidiana e os questionamentos a respeito da validade do Quinto Postulado, que possibilitou o desenvolvimento de novas geometrias. Uma revisão bibliográfica da base axiomática da Geometria Euclidiana e a construção da Geometria do Táxi, por meio de uma nova métrica para o cálculo de distância entre dois pontos, verificando a validade dos axiomas euclidianos e a não validade do axioma de congruência de triângulo. Apresentamos ainda propostas de atividades pedagógicas para os professores de matemática da Educação Básica, com material concreto para o desenvolvimento do pensamento geométrico, como possibilidade de orientação no espaço mediante o estudo da geometria do táxi que se encaixa de forma mais precisa no cotidiano do aluno. E por fim as considerações finais em relação ao trabalho.
                                    Formas Canônicas de Jordan: Conceitos e Aplicações
                                    Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 31/07/2020
                                    Área MATEMÁTICA
                                    Orientador(es)
                                    • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Bruna Mirella Caetano de Miranda
                                      Banca
                                      • Ailton Ribeiro de Oliveira
                                      • Claudemir Aniz
                                      • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                      • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                      • Selma Helena Marchiori Hashimoto
                                      Resumo Forma Canônica de Jordan (FCJ) é uma das formas mais simples de representar uma matriz, ou um operador linear, através de uma outra matriz semelhante à original. Este trabalho apresenta conceitos, resultados importantes e um método prático para encontrar a FCJ. Com o intuito de motivar estudantes da área de ciências exatas, serão apresentadas algumas aplicações desta teoria na resolução de problemas, alinhando a teoria com a prática.
                                      Geometria Euclidiana: Poliedros de Platão e Introdução à Geometria Não Euclidiana
                                      Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 30/07/2020
                                      Área MATEMÁTICA
                                      Orientador(es)
                                      • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Anderson Eiji Yamasaki
                                        Banca
                                        • Ailton Ribeiro de Oliveira
                                        • Claudemir Aniz
                                        • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                        • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                        • Selma Helena Marchiori Hashimoto
                                        Resumo Essa dissertação apresenta a evolução histórica da Geometria Euclidiana, conceitos clássicos,
                                        os cinco postulados de Euclides, os sólidos de Platão na terceira dimensão e seus equivalentes em
                                        outras dimensões. Será realizada uma introdução `as Geometrias Não Euclidianas, mostrando
                                        a necessidade de suas criações através da negação do quinto postulado e suas superfıcies de
                                        estudo. Com o intuito de gerar um material didático para apoio a profissionais no ensino da
                                        Matemática para a educação básica, são propostas algumas atividades didáticas ao final do
                                        trabalho para desenvolvimento do conhecimento geométrico dos estudantes, alinhando a teoria
                                        com a prática.
                                        DETERMINANTE: TEORIA E APLICAÇÕES
                                        Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 01/06/2020
                                        Área MATEMÁTICA
                                        Orientador(es)
                                        • Claudemir Aniz
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • João Vitor Campos Torrezan
                                          Banca
                                          • Claudemir Aniz
                                          • Rafael Moreira de Souza
                                          • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                          Resumo O presente trabalho é uma fundamentação teórica sobre o determinante de uma matriz. Apresentamos as propriedades, as regras, os teoremas e algumas aplicações no contexto da matemática. Também foram reunidos conceitos e enunciados sobre matrizes, grupo de permutações e sistemas lineares. Na dissertação, são discutidos alguns tópicos usados equivocadamente, além de um algoritmo capaz de, sob certas hipóteses, resolver sistemas possíveis e indeterminados por meio de determinantes. Teoremas historicamente importantes, como o de Laplace e o de Binet, são demonstrados de formas alternativas. Este trabalho conta ainda com o aporte de alguns artigos da Revista do Professor de Matemática (RPM).
                                          Um estudo sobre métodos de resolução de recorrência linear
                                          Curso Mestrado em Matemática em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 28/11/2019
                                          Área MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA
                                          Orientador(es)
                                          • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Lucas Santos Cardozo de Sá
                                            Banca
                                            • Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira
                                            • Elen Viviani Pereira Spreafico
                                            • Irene Magalhaes Craveiro
                                            • Mustapha Rachidi
                                            • Rubia Mara de Oliveira Santos
                                            Resumo Este trabalho apresenta alguns métodos para determinar a solução de uma
                                            recorrência linear. Estes são divididos em duas categorias, sendo chamado de
                                            método tradicional aqueles que utilizam de composição de funções
                                            exponenciais e aqueles que a solução é obtida pelo uso de funções geradoras.
                                            O outro é o chamado método de BenTaher-Rachidi, que consiste em uma nova
                                            abordagem para inverter as matrizes de Vandermonde e, consequentemente,
                                            obter a solução particular de recorrências lineares. Finalmente, com o software
                                            Scilab, são destacadas algumas das vantagens e desvantagens ao abordar
                                            através do método apresentado por BenTaher-Rachidi.
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