AVENTURAS AO ENSINAR (E APRENDER) MATEMÁTICA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: DESENHANDO PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA COM (FUTUROS) PEDAGOGOS |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
24/06/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Camila de Oliveira da Silva
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Banca |
- Clélia Maria Ignatius Nogueira
- JOSE LUIZ CAVALCANTE
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
- Luzia Aparecida de Souza
- Marilena Bittar
- Paula Moreira Baltar Bellemain
- Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
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Resumo |
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ARTICULAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES EM GEOMETRIA: Visualização e discurso como possibilidades para a aprendizagem |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
16/06/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Cleide Ribeiro Mota Arinos
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Banca |
- Cintia Melo dos Santos
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
- Mariana Moran Barroso
- Marilena Bittar
- Méricles Thadeu Moretti
- Mustapha Rachidi
- Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
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Resumo |
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Cultura Digital Escolar: entre documentos e entrevistas com professores de matemática e gestores de uma escola pública |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
09/04/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- Daise Lago Pereira Souto
- Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
- Liliane Xavier Neves
- Luzia Aparecida de Souza
- Thiago Pedro Pinto
- Tiago Dziekaniak Figueiredo
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Resumo |
Neste trabalho, que envolve cultura digital, escola, docência, gestão escolar, tecnologias digitais e pandemia, buscamos responder à pergunta: Como a cultura digital escolar se mostra na perspectiva de professores, coordenadores e diretores com o avanço da pandemia no contexto pós-pandêmico? Pautados no objetivo geral de analisar como se mostra a cultura digital escolar na perspectiva de professores, coordenadores e diretores com o avanço da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, entrevistamos três professores de Matemática, três coordenadores pedagógicos e dois diretores de uma escola pública do município de Itaporã, Mato Grosso do Sul. Por meio da metodologia qualitativa, realizamos uma entrevista semiestruturada para a produção de dados, cujas perguntas variaram entre o período anterior à pandemia, durante a pandemia e pós-pandemia. Além disso, também buscamos documentos orientadores e normativos, decretos e portarias de órgãos envolvidos com a educação, como o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, o Conselho Estadual de Educação e o Conselho Nacional de Educação, para nos auxiliar no entendimento das medidas de enfrentamento da pandemia que afetaram também a educação. É importante salientar que esta tese é escrita em formato multipaper, em que a análise de dados é feita em modo de artigos. Assim, no primeiro artigo observamos as medidas iniciais adotadas durante a pandemia para enfrentar os desafios no ensino escolar, considerando documentos oficiais e entrevistas. O estudo mostrou como a pandemia forçou uma ruptura na cultura escolar tradicional, substituindo as aulas presenciais por remotas, intensificando o uso de tecnologias digitais. Os documentos normativos e falas de gestores e professores revelaram uma transição marcada pela necessidade de adaptação rápida e estratégias híbridas, como atividades digitais e impressas. A análise também destaca a exaustão dos alunos com vídeos digitais e o esforço das escolas para ajustar suas práticas pedagógicas. Antes da pandemia, o uso de tecnologias era opcional, mas tornou-se essencial para viabilizar o ensino remoto, demonstrando uma transformação significativa na cultura digital escolar. No segundo artigo, ao analisarmos o uso de tecnologias digitais no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia, com foco na educação básica, observamos uma divisão entre tecnologias digitais, como WhatsApp, Google Meet e vídeos digitais, e tecnologias não digitais. As primeiras foram amplamente utilizadas devido à conectividade e à flexibilidade, possibilitando comunicação síncrona e assíncrona. As entrevistas indicaram que os professores enfrentaram desafios, especialmente no ensino de matemática, ao lidar com conceitos abstratos sem interação direta. Soluções sugeridas incluem complementar vídeos com atividades interativas, como fóruns e tarefas colaborativas, além de integrar metodologias ativas, como quizzes e feedback em tempo real. Destacamos a importância da formação contínua dos professores para lidar com situações emergenciais, promovendo o domínio de tecnologias e estratégias pedagógicas que engajem os alunos à distância. A adaptação docente foi essencial para superar as mudanças abruptas impostas pela pandemia. E, no terceiro artigo, analisamos a influência da formação inicial de professores no uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática após a pandemia de covid-19. Percebemos que os currículos de graduação priorizavam algoritmos, programação e softwares, mas negligenciavam a aplicação pedagógica dessas tecnologias. Por isso, propomos a reformulação das disciplinas para incluir o uso didático das tecnologias digitais. Acreditamos que a formação docente deve preparar os professores para atuar em contextos onde o digital está sempre presente, promovendo competências que integrem tecnologia ao ensino, aprendizagem e avaliação, além de estratégias que valorizem o protagonismo estudantil. Observamos também uma carência de letramento digital nos estudantes, dificultando a realização de pesquisas e a reflexão sobre a relevância dos conteúdos. Como solução, sugere-se introduzir o trabalho com tecnologias digitais desde o Ensino Fundamental I, incentivando seu uso educativo e rompendo a percepção de que essas tecnologias servem apenas para recreação. |
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MATEMÁTICA E A DISTORÇÃO IDADE-ANO: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS ESCOLARES E CONTEXTOS SOCIAIS |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
07/04/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- JESSICA SERRA CORREA DA COSTA
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Banca |
- Anna Paula de Avelar Brito Lima
- Cintia Melo dos Santos
- EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
- Joao Ricardo Viola dos Santos
- JOSE LUIZ CAVALCANTE
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
- Marilena Bittar
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Resumo |
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Os saberes a ensinar e para ensinar matemática em (trans)formação no magistério de 2º grau em Mato Grosso do Sul nas décadas de 1970 e 1980 |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
06/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Edilene Simoes Costa dos Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carla Regina Mariano da Silva
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
- Jesus Victória Flores Salazar
- Kesia Caroline Ramires Neves
- Maria Cecilia Bueno Fischer
- Neuza Bertoni Pinto
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Resumo |
A presente tese tem como pergunta de pesquisa: que matemática emerge dos processos e dinâmicas que estão presentes na produção curricular em Mato Grosso do Sul na década de 1970 e 1980? Nossa pesquisa possui caráter histórico com aporte teórico-metodológico advindo da História Cultural e dos estudos sóciohistóricos. A delimitação temporal foi estabelecida entre as décadas 1970 e 1980, período em que buscamos compreender transformações ocorridas no ensino de matemática e na formação de professores das séries iniciais do ensino de 1º Grau (1ª
à 4ª série), em Mato Grosso do Sul. Neste sentido, buscamos documentos que orientassem o ensino e a formação do professor sul-mato-grossense, como os currículos das décadas 1970 e 1980. Nesta tese, analisamos os documentos produzidos por municípios de Mato Grosso do Sul e os documentos oficias produzidos pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi possível identificar transformações no ensino 1º Grau (1ª à 4ª série) e na formação de professores para o magistério de 2º grau (1ª à 4ª série). Ao buscar colaborar com história do currículo sul-mato-grossense, conseguimos compreender a construção das escolhas de conteúdo, métodos de ensino e estruturas de cursos de formação de professores.
Concluímos, com base nos analisados nesta tese que as escolas fizeram adaptações nos documentos oficiais, apropriando-os no ambiente escolar. Podemos inferir que a matemática que emerge dos processos e das dinâmicas oficias pode ser nomeada a matemática do ensino sul-mato-grossense caracterizada pela apropriação da pedagogia tecnicista com a junção das ferramentas propagadas por ela. Identificamos diversos vestígios referentes ao tecnicismo no ensino de 1ª série à 4ª série de 1º grau e na formação dos professores no magistério de 2º grau, sedimentados na cultura escolar sul-mato-grossense até o final da década de 1980. Por fim, este estudo propiciou identificar os vestígios da pedagogia tecnicista, apesar de seu enfraquecimento estar acontecendo em outros estados. |
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Uma Matemática constituída no curso secundário no Liceu Cuiabano (1891 - 1930) |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
06/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Edilene Simoes Costa dos Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES
- Denise Medina de Almeida França
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Joao Ricardo Viola dos Santos
- Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
- LUCIANE DE FATIMA BERTINI
- Marlos Gomes de Albuquerque
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Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo identificar que matemática do ensino foi constituída no curso secundário ofertado no Liceu Cuiabano entre 1891 e 1930. A escolha deste período se justifica pelas transformações ocorridas na esfera política, social e educacional do estado, as quais foram marcadas por constantes reformas educacionais, especificamente no ensino secundário. Trata-se de uma pesquisa conduzida numa perspectiva histórica que se propôs a examinar regulamentos e compêndios, com o intuito de identificar as orientações referentes à matemática e ao ensino de matemática na referida instituição para o curso secundário. A questão central que orienta este estudo é: Que matemática do ensino foi constituída no curso secundário, no Liceu Cuiabano, entre 1891 e 1930? O contexto desta pesquisa remete a um período de constantes reformas pedagógicas desencadeadas em nível nacional, que impactaram os regulamentos para o Liceu Cuiabano. Para atingir os objetivos delineados, a análise foi guiada por referenciais teóricos-metodológicos de autores da História Cultural, como Julia (2001); Chervel (1990); e Hofstetter e Schneuwly (2017), que tratam sobre saberes profissionais (saberes a ensinar e para ensinar), e de Bertini, Morais e Valente (2017) que discutem a matemática a ensinar e para ensinar, e Valente (2020) que dispõe acerca da matemática do ensino. As análises indicam processos e dinâmicas que permeiam a matemática presente no ensino e na formação de professores, configurados a partir das transformações nos conteúdos de ensino. Desse modo, as finalidades do ensino das disciplinas também sofreram alterações, inicialmente voltadas para preparar para os cursos superiores da república em seguida, também previa o ingresso em cargos públicos, atendendo uma demanda local, mas com ênfase crescente na aplicabilidade dos conteúdos para a vida real. Nesse contexto, a graduação das disciplinas dentro da programação, acompanhou essa mudança, tornando-se mais complexa e alinhada aos diversos regulamentos. Com isso, há processos de adaptação das reformas pedagógicas nacionais ao contexto local, com ênfase no ensino teórico, enciclopédico e, depois, com orientações para a aplicabilidade à vida. Sendo assim, a constituição de saberes do ensino e da formação ocorrem ao logo do tempo, sendo moldada pelos compêndios das disciplinas do curso de Matemática Elementar que foram utilizados na época, por meio das diretrizes contidas nos regulamentos, bem como, pelo processo de seleção dos concursos para docentes que validam os saberes necessários para o ensino da matemática naquele período. Portanto, entre os indicativos apresentados nas análises, os saberes constituintes da formação do professor de matemática e do campo matemático surgem na escola, em meio a uma progressão do ensino, a qual se apresenta mediante as propostas de ensino dos autores dos compêndios e nos programas de ensino, configurando uma articulação entre a matemática a ensinar e para ensinar. Essa interação indica processos e dinâmicas dos saberes específicos de professores que ensinaram matemática. Tais saberes, ao longo do tempo, resultam na constituição de uma matemática do ensino específica para o contexto do Liceu Cuiabano, refletindo as transformações e as necessidades da época. |
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Encontros e outras andanças: experimentações em uma educação (matemática) |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
19/02/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
- Luzia Aparecida de Souza
- Margareth Aparecida Sacramento Rotondo
- Ricardo Gomes Assunção
- Thiago Donda Rodrigues
- Thiago Pedro Pinto
- VINÍCIUS SANCHES TIZZO
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Resumo |
A presente pesquisa objetiva construir experimentações do pensamento como convites a professores/as de matemática (em atuação e em formação) a não ignorarem as injustiças de nosso tempo, engajando-se em lutas e projetos sociais e tornando-se docentes militantes. Apresentaremos nas próximas linhas uma tese-romance-manifesto, que acompanha a vida do personagem João, um doutorando em Educação Matemática. Com ela, que pode ser considerada uma experimentação que se inscreve na interface entre Literatura, Filosofia da Diferença, Educação (Matemática) e outros territórios, mobilizamos alguns conceitos e ideias de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Silvio Gallo, bell hooks, Clarice Lispector, Ubiratan D’Ambrósio, Carolina Maria de Jesus, Buchi Emecheta e outras autoras e autores. Nossa intenção é dialogar, compor e transbordar vidas com os dados produzidos no segundo semestre de 2021, considerando o método da Cartografia e no contexto de uma disciplina de Prática de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul. As aulas de tal disciplina ocorreram via Google Meet e foram gravadas e transcritas pelos pesquisadores. Algumas questões discutidas na produção de dados e que são abordadas na tese-romance-manifesto foram: desigualdade social, intolerância religiosa, ética, punição, avaliação, relações familiares, amizade, aborto, legalidade e ilegalidade, classe, gênero, raça, moral e outras. Como feito em outros trabalhos, por meio desta tese-romance-manifesto, deixamos o nosso convite a vocês, caras/os leitoras/es, para experimentarem com a literatura, o desejo e o afeto. |
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A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO CAMPO CIENTÍFICO EM MATO GROSSO DO SUL (1990-2020) |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
14/02/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Edilene Simoes Costa dos Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite
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Banca |
- APARECIDA RODRIGUES SILVA DUARTE
- David Antonio da Costa
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Joao Ricardo Viola dos Santos
- Marilena Bittar
- Thiago Pedro Pinto
- Wagner Rodrigues Valente
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Resumo |
A presente tese teve como objetivo elaborar um panorama do campo científico da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul (MS), Brasil, a partir da análise de sua produção simbólica em programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos, no período compreendido entre 1990 e 2020. O foco da análise recaiu sobre teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação das áreas de Ensino, Psicologia e Educação que abordaram como tema central a Educação Matemática. O referencial teórico adotado fundamenta-se nos estudos de Pierre Bourdieu sobre o campo científico, explorando conceitos como Produção Simbólica, Habitus, Agentes, Instituições e Capital Científico. A pesquisa buscou responder à questão: “Que singularidades do campo científico da Educação Matemática em MS podem ser investigadas tomando produções simbólicas como eixo de análise?”. Para isso, foram examinadas as transformações ocorridas no campo científico da Educação Matemática em MS ao longo do período, considerando aspectos como o número de teses e dissertações defendidas, bolsas e auxílios de pesquisa concedidos, as tendências temáticas emergentes e as interações entre os agentes como expressão do habitus científico. Os resultados apontam para uma expansão significativa do campo investigado, impulsionada, sobretudo, pela criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT/UFMS), o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Matemática na região. As relações entre os agentes e as tendências temáticas mobilizadas nas produções indicam uma comunidade com características de pesquisa heterogênea e, ao mesmo tempo, integrada, evidenciando o dinamismo e a colaboração entre os diferentes agentes e instituições de ensino no processo de consolidação do campo científico da Educação Matemática no estado. Durante o período investigado, verificou-se a construção de redes de colaboração científica que se articulam, principalmente, entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). As singularidades do campo analisado são atravessadas por trajetórias acadêmicas de agentes de destaque na hierarquia do campo, cujas formações doutorais foram realizadas na França. A subsequente atuação desses pesquisadores como orientadores e formadores de novas gerações de pesquisadores configurou-se como um elemento importante para a constituição e caracterização do campo da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul. Esses resultados corroboram a identificação de mudanças nas perspectivas de formação de pesquisadores em Educação Matemática na região ao longo do período investigado. Por fim, destaca-se a relevância da vinculação direta, tanto na criação quanto nas atividades desenvolvidas ao longo do tempo, entre a SBEM-MS e o PPGEDUMAT/UFMS, aspecto que se configura como uma das características singulares desse campo. |
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Informamos que os documentos nos quais se constata a necessidade de que as cópias sejam autenticadas, refere-se à autenticação realizada em Cartório. Entretanto, a Comissão do Processo Seletivo 2005/1 – Mestrado e Doutorado em Educação Matemática aceitará, mediante conferência do documento original realizada por servidor público federal, que essa autenticação seja realizada por esse servidor, desde que seja identificado o nome, o SIAPE, bem como conste a assinatura do referido servidor. |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
13/02/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
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A Experiência de Enfrentamento a um Contexto de Pandemia por um Grupo de PIBID: Tecnologias Digitais e Educação Matemática |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
22/11/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- Carla Regina Mariano da Silva
- Jeannette Emma Galleguillos Bustamante
- Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
- Silvana Claudia dos Santos
- Suely Scherer
- Tiago Dziekaniak Figueiredo
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Resumo |
Esta Tese, escrita em formato multipaper, foi desenvolvida no Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat/UFMS) e faz parte do Projeto Matemática Digital Humanizada (MaDHu). Tivemos como problemática de pesquisa discutir “como as Tecnologias Digitais participaram do desenvolvimento de um grupo de PIBID em matemática na pandemia?” Desta forma, o objetivo geral buscou analisar os papéis das Tecnologias Digitais em um grupo de PIBID em Matemática da UFMS em um contexto de ensino remoto emergencial. A discussão se deu a partir de três pilares: PIBID enquanto um espaço de formação inicial; a Pandemia de COVID-19 e o uso das Tecnologias Digitais durante o processo de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa de cunho qualitativo teve como sujeitos um grupo com 8 estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que integraram o PIBID nos anos de 2020 a 2022, durante o período de 18 meses de vigência do programa. Como dados produzidos durante esse período temos gravações das 32 reuniões do PIBID bem como as atas, vídeos produzidos pelos Pibidianos para atender demandas da escola, três entrevistas com Pibidianos, Portfólios produzidos pelos alunos sobre a sua trajetória, narrativas digitais de encerramento das atividades, entrevista com a coordenadora de área de matemática do PIBID que coordenou durante a pandemia da COVID-19. Esses dados foram analisados em três capítulos. Assim, destacamos que que as atividades do PIBID foram possíveis devido, mas não apenas, às Tecnologias disponíveis. Percebe-se também que as próprias Tecnologias Digitais se transformaram de modo intenso nesse período. Concluímos que as Tecnologias Digitais tiveram um impacto significativo no PIBID/INMA, atuando como agentes colaborativos com os Pibidianos, especialmente durante o Ensino Remoto Emergencial. Apesar das dificuldades de acesso a dispositivos e internet, o programa adaptou-se ao criar materiais acessíveis, integrados aos impressos enviados pela escola, para reduzir as desigualdades. A "agência ubíqua" observada destaca a colaboração entre pessoas e tecnologias, sustentando a educação em um contexto desafiador de pandemia e limitações estruturais. |
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Um olhar historiográfico da BNCC no período de 2015 a 2018: que álgebra é proposta? |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
13/11/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Edilene Simoes Costa dos Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- APARECIDA RODRIGUES SILVA DUARTE
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Joao Ricardo Viola dos Santos
- Marilena Bittar
- Viviane Barros Maciel
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Resumo |
Esta tese trata do movimento de constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como das seleções de conhecimentos a serem candidatos a estabelecerem saberes a serem trabalhados com os estudantes dos Anos Finais do Ensino de Fundamental no eixo temático álgebra. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho histórico, na qual utilizamos a pesquisa documental para a coleta de informações, assim procuramos analisar possíveis transformações dos saberes a ensinar álgebra no processo de constituição da Base Nacional Comum Curricular, para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da visão dos redatores e leitores críticos na elaboração desse documento. Para direcionar o trabalho investigativo buscamos responder à questão: como podem ser interpretadas as transformações dos saberes ao ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental, desde a elaboração até a implementação da Base Nacional Comum Curricular, levando em consideração os pareceres dos redatores e os apontamentos dos “leitores críticos” do documento? Nesse sentido, recorremos a pesquisadores que buscam estabelecer bases para um olhar histórico a partir da História do Tempo Presente em que o passado, presente e futuro apresentam uma fronteira tênue, visto que o olhar do historiador está direcionado para eventos que estão acontecendo e não se tem como definir os resultados da ação. Os agentes das ações buscam aporte no seu espaço de experiências e nas suas expectativas de futuro estabelecendo um horizonte de expectativa, mas o agir pode ser mobilizado por conflitos provocados pelos impactos de gerações assim como pelas demandas sociais. Nesse caso, a BNCC surge primeiro como uma demanda ‘social’ representada por documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Base, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, partir da premissa que esses documentos na sua elaboração teve a participação de segmentos da sociedade. Ainda, a BNCC no seu processo de constituição teve momentos de consulta pública, nos quais a sociedade teve a oportunidade de participar, contudo as análises levam a inferir que o texto da Base apresenta ideias que tendem para um lado da sociedade e não contempla todas as contribuições. Dentre segmentos que tiveram ideias contempladas estão instituições vinculadas a grupos empresariais e outras instituições internacionais convidadas para acompanhar todo o processo. Em relação ao conhecimento matemático, nota-se que por meio dos textos introdutórios da Área, das competências específicas da área, dos objetivos na primeira e segunda versão e habilidades na versão final tiveram mudanças na seleção, na graduação do conteúdo algébrico, sinalizando que em cada versão pode-se identificar um programa de ensino proposto. Essas mudanças caracterizamos como conversões de graduação, já que de uma versão para outra, os redatores retomam o processo de seleção e graduação para reescrever tanto o texto introdutório como a distribuição de conhecimentos do campo algébrico dentro dos anos escolares. Finalmente, a versão final apresenta objetos de conhecimentos para o eixo temático álgebra que perpassa desde a álgebra como aritmética generalizada passando pela álgebra como estudo de procedimentos para resolver problemas, estudo de relações entre grandezas e o estudo de estruturas, para isso os redatores indicam a importância de o estudante compreender os diferentes usos da letra como incógnita, como variável e como número indeterminado.
Palavras – Chave: Base Nacional Comum Curricular; Saberes a ensinar; Saberes para ensinar; História do tempo presente; Álgebra. |
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Estatística no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2020: saberes do ensino e da formação |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
23/10/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Edilene Simoes Costa dos Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Eslome Gando Citanela Bicicleta
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Banca |
- BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES
- Denise Medina de Almeida França
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
- Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
- Mbiyanga Bemba Queria
- Thiago Donda Rodrigues
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar Estatística no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2020. Teve como fonte documental as legislações do sistema de educação e ensino, currículos do Ensino Primário, programas e livros didáticos da 5ª e 6ª classes da disciplina de Matemática do período em estudo. A questão central da pesquisa é: Que Estatística a ensinar e para ensinar esteve presente no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2020? A mesma esteve revestida de fundamentos teóricos – metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar articulados entre si, segundo (Hofstetter; Schneuwly), conjecturados por hipótese em matemática a ensinar e matemática para ensinar, presentes na formação profissional do professor que ensina matemática (Valente; Bertini; Morais). E, para o processo de transformação da informação em saber científico a análise, baseou-se nos quatro estágios de Burke, coleta, análise, disseminação e utilização, na qual Valente, reconfigura-os em três etapas, que são a recompilação de experiências docentes, a análise comparativa dos conhecimentos dos docentes, e a sistematização e análise do uso dos conhecimentos como saberes. A pesquisa contou com elementos dos conceitos de cultura escolar segundo Julia, História das disciplinas escolares conforme Chervel, História dos livros e edições didáticas segundo Choppin. Os resultados do estudo indicam que os sistemas educativos estiveram sempre atrelados às finalidades sociopolíticas e culturais das diferentes etapas que o país viveu. O papel da escola não se limitou ao exercício escolar. A educação ministrada e recebida é a imagem das finalidades correspondentes às legislações do respectivo sistema educativo, em que os propósitos traçados para a escola primária alteravam significativamente sua função, buscando trazer uma atualização na forma de ensinar, cujas orientações nos documentos oficiais apontavam uma maior articulação da disciplina com as situações do dia a dia dos alunos. Essas reformas foram trazendo um novo espaço e uma nova relação de ensino e aprendizagem que alterou lentamente conceitos e práticas sociais que foram transformando os saberes tanto na formação quanto no ensino. Os programas e livros didáticos analisados como produto cultural de uma determinada sociedade, responderam às finalidades educativas da sua época, reuniram e sistematizaram saberes a ensinar e para ensinar estatística, articulados em mútua dependência e mobilizados para a formação profissional do professor de Matemática no período em estudo, podendo ser caracterizado como Estatística do ensino. As análises mostram que os saberes a ensinar e para ensinar estatística no ensino primário é caracterizado por meio da produção, sistematização e organização dos conteúdos que tendem a ser elementares e práticos, mobilizando nesse processo a aritmética e os objetos comuns aos alunos.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Saberes a ensinar e para ensinar; Ensino Primário de Angola; Estatística; Livros didáticos. |
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The implementation of study and research paths for teacher education: the case of statistics teaching in secondary school |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
07/10/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
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TEM CABIMENTO? INFÂNCIAS, MATEMÁTICAS E VIDAS NA “DIPIANDENIA” |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
13/09/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Vivian Nantes Muniz Franco
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Banca |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- Carla Regina Mariano da Silva
- Giovani Cammarota Gomes
- Heloisa da Silva
- Luzia Aparecida de Souza
- Paola Judith Amaris Ruidiaz
- Roger Miarka
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Resumo |
Esta tese se constitui de encontros e performa, pela escrita, uma formação pela pesquisa e seus trânsitos. Nela, propomos uma problematização dos processos de escolarização a partir das possibilidades difrativas das performances das crianças em início de alfabetização, no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da Rede Municipal de Campo Grande – MS. O desenvolvimento da pesquisa se deu no contexto da pandemia de Covid-19, em que vivenciamos a escola nas dinâmicas do ensino remoto e seus desdobramentos, produzindo com as crianças, e as materialidades com as quais interagimos, principalmente, por observações dos encontros online que aconteceram via plataforma Google Meet e, a partir deles, narrativas, registros, incômodos, marcas e outras despretensiosas conversas. Estranhamos. Nesta composição, delineamos nossas escolhas teóricas, que entendemos também metodológicas, que nos levaram a perseguir e tensionar as concepções de infância, práticas escolares, difração e outros encontros que conduziram e fundamentaram nossas inaugurações e modos de produzir e experimentar nesse espaço tese. Quanto ao movimento analítico, trouxemos escolhas, anseios, perguntas, recortes, sobreposições e outras provocações, entre registros, constituindo um emaranhado que perturba noções que permeiam os processos de escolarização – incluindo o ensino da matemática –, que silenciam e limitam modos infantes de praticar e estar no mundo. Assim, ansiando descontinuidades nas rígidas relações estabelecidas entre nós, crianças, professores, Educação Matemática, escola, pesquisa e outras intra-ações (intra-actions), evidenciamos a potência de ceder aos desvios das crianças e nos desprendermos de alguns cabimentos. |
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As Geometrias e a Formação de Professores de Matemática: uma Terapia em quatro movimentos sobre o cenário nas Universidades Federais brasileiras entre 2021–2022 |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- PERSON GOUVEIA DOS SANTOS MOREIRA
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Banca |
- Fernando Guedes Cury
- Kesia Caroline Ramires Neves
- Klinger Teodoro Ciriaco
- Maria Célia Leme da Slva
- MARIZETE NINK DE CARVALHO
- Mirian Maria Andrade Gonçalez
- Thiago Pedro Pinto
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Resumo |
Esta pesquisa propõe uma terapia em quatro movimentos sobre a presença e participação das geometrias na formação de professores de Matemática nas universidades federais brasileiras. Baseado na Terapia Filosófica e nos Jogos de Linguagem de Wittgenstein, o trabalho parte da observação inicial de uma hegemonia da Geometria Euclidiana em detrimento das geometrias não euclidianas, o que motivou o desenvolvimento desta investigação. Optamos inicialmente por analisar a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais brasileiras, e neste levantamento, observamos que os dados apontavam para uma complexidade maior do que àquela da posição anteriormente colocada. Isso nos levou a modificar a temática da pesquisa, apontando então para como se dá a presença e a participação das geometrias na formação do professor de Matemática. Assim, optamos por organizar nossa pesquisa em movimentos terapêuticos (wittgensteinianos) que nos possibilitaram exercitar diferentes jogos de linguagem e produzir diferentes imagens sobre a temática proposta. O primeiro movimento se amparou em uma pesquisa bibliográfica sistemática tendo como orientação a seguinte pergunta: de qual(is) modo(s) participam às disciplinas de geometria nos cursos de Licenciatura em Matemática e/ou Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais Brasileiras. Já o segundo movimento terapêutico focou os livros didáticos utilizados na disciplina de Geometria Plana. No terceiro movimento terapêutico, colocamos a Geometria Analítica no divã e exploramos investigações bibliográficas sobre esta temática. Por fim, o quarto movimento terapêutico, abriu espaço para um agente relevante no processo de ensino/aprendizagem das geometrias: o professor. Os movimentos terapêuticos geraram diferentes imagens e jogos de linguagem, que ao final nos serviram de objeto de comparação. Os resultados indicam que, embora alguns autores apontem para uma deficiência no ensino das geometrias nas universidades federais, temos o aumento de pesquisas nesta área com cenários mais promissores; por outro lado, identificamos a prevalência de abordagens axiomáticas como referência bibliográfica principal de disciplinas de Geometria Plana; temos ainda o reconhecimento da Geometria Analítica como disciplina relevante para além dos cursos de formação de professor de Matemática; e, por fim, o entendimento de professores de geometria nos cursos de formação que não aponta para a necessidade de se ampliar a carga horária das geometrias em seus cursos de formação de professores, mas indicam mudanças causadas pela legislação, a ampliação do quadro de docentes advindos da Educação Matemática e a importância de outros espaços e projetos como importantes para o estudo de geometrias. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ao Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep). |
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OLHARES SOBRE O MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LICENCIATURAS INDÍGENAS E DO PRIMEIRO MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS, NA UNEMAT |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
24/06/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Adriano Mamedes Silva Nascimento
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Banca |
- Antonio Hilario Aguilera Urquiza
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- João Severino Filho
- Luzia Aparecida de Souza
- Maria Ednéia Martins Salandim
- Thiago Donda Rodrigues
- Thiago Pedro Pinto
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Resumo |
A garantia do direito à Educação Escolar Indígena, intercultural e específica, no Brasil trata-se de uma conquista com base em incansáveis lutas ao reconhecimento, não apenas das especificidades dos povos indígenas, mas, também, de suas subjetividades, como povos diferentes, com línguas próprias e culturas próprias. Nesse contexto, a formação de docentes indígenas para atuarem nas escolas indígenas tornou-se um passo fundamental para a garantia desse direito. Assim, a pesquisa produziu narrativas orais a partir dos movimentos que iniciaram desde a criação dos cursos de formação de professores indígenas nas licenciaturas indígenas do Projeto 3º Grau Indígena (2001), atualmente Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), até a abertura da primeira turma do Mestrado (2020) do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com o objetivo de dissertar um texto por meio da análise de questões extraídas das narrativas dos participantes indígenas dessa pesquisa, onde relataram sobre suas lutas e suas conquistas em prol a Educação Escolar Indígena no Brasil e os processos enfrentados em suas formações acadêmicas. Essa pesquisa diz respeito aos aspectos históricos da formação acadêmica de professores indígenas no Brasil e, em específico, no Mato Grosso. Para tanto, utilizou-se da metodologia da História Oral, com a qual realizamos entrevistas orais, na busca de construir e fixar narrativas históricas de professores vinculados à Faindi que idealizaram e participaram do movimento de criação do Projeto e de estudantes indígenas ativos e egressos. Além disso, o referencial teórico pautou-se no perspectivismo ameríndio, sob a ótica de Viveiros de Castro, em diálogo com a formação do povo brasileiro, segundo Darcy Ribeiro e a Cosmologia Indígena discutida pelo sociólogo indígena Ailton Krenak. Portanto, a pesquisa evidenciou questões sobre a importância de ter o reconhecimento da identidade étnica dos povos indígenas, da história e da diversidade cultural, bem como os possíveis percursos do desenvolvimento de uma formação docente específica e diferenciada, segundo suas culturas e suas tradições, e os impactos causados com a inserção da Educação Escolar Indígena nas comunidades.
Palavras-Chave: Educação Escolar Indígena. História Oral. Perspectivismo Ameríndio. Formação de Professores Indígenas. |
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(Des)Encontros na educação matemática escolar: a EJAI a partir das exterioridades coloniais |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
04/03/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Paula dos Santos Malheiros
- Carla Regina Mariano da Silva
- Filipe Santos Fernandes
- Heloisa da Silva
- Luzia Aparecida de Souza
- Thiago Pedro Pinto
- VINÍCIUS SANCHES TIZZO
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Resumo |
Nesta tese, nos propomos a problematizar processos de alfabetização de alunos da modalidade de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Em meio à pandemia de Covid-19, acompanhamos as aulas que aconteceram de forma remota e, posteriormente, presenciais, e trabalhamos com a produção de narrativas com quatro alunas da turma na qual a pesquisa foi realizada. A criação de narrativas a partir de situações de entrevista foi realizada a partir da metodologia da História Oral. Optamos por pensar esta pesquisa a partir de uma perspectiva decolonial, enquanto movimentos que nos ajudam nas discussões a respeito de uma matriz colonial de poder operante no mundo, e tem se mostrado potente para problematizar o contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas junto às ideias de Paulo Freire, com quem também temos dialogado. Diante disso, nos colocamos em um movimento de pensar sobre as exterioridades produzidas em uma sociedade colonial e as (im)possibilidades de desobediência nessas exterioridades, e como isso atravessa uma turma de alfabetização pela Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Esse movimento sinaliza fatores de importante compreensão como o silenciamento de experiências individuais e coletivas pela educação escolar, que opera a serviço de uma sociedade moderna/colonial na formação da mentalidade do excluído, bem como a desobediência das alunas à lógica escolar e aos discursos hegemônicos, afirmando outras possibilidades de existir no mundo, com a escola e a matemática. |
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Saber profissional do professor que ensina aritmética no contexto histórico da instrução pública do Mato Grosso de 1910 a 1930 |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
26/02/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Sales
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Enoque da Silva Reis
- Kesia Caroline Ramires Neves
- Luiz Carlos Pais
- RILDO PINHEIRO DO NASCIMENTO
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Resumo |
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Saber profissional do professor que ensina aritmética no contexto histórico da instrução pública do Mato Grosso de 1910 a 1930 |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
26/02/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Sales
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Enoque da Silva Reis
- Jose Luiz Magalhaes de Freitas
- Kesia Caroline Ramires Neves
- Luiz Carlos Pais
- RILDO PINHEIRO DO NASCIMENTO
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Resumo |
O objetivo da pesquisa desta tese foi analisar narrativas de objetivação de saberes profissionais de professores cujas obras foram usadas para orientar o ensino dos números e operações fundamentais da aritmética no contexto de formação de professores primários no Mato Grosso, entre 1910 e 1930. As fontes usadas para realizar esse objetivo reúnem um expressivo número de documentos, tais como programas de ensino, legislação educacional, livros de ata, relatórios do governo estadual, entre outros, que foram coletados no Arquivo Público do Mato Grosso e em diversas bibliotecas públicas estaduais, o que possibilitou a identificação de compêndios e manuais pedagógicos indicados para orientar a prática de professores do mesmo estado. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem ao Esquema Heptagonal, definido no contexto do grupo de pesquisa no qual o trabalho foi realizado. As fontes produzidas foram analisadas com base na Nova História Cultural proposta por Peter Burke, destacando-se conceitos e processos históricos de produção cultural do conhecimento. Foi possível constatar que os saberes produzidos, no contexto considerado, estavam orientados por uma tentativa de objetivação didática triádica ancorada em três eixos epistemológicos complementares, incluindo saberes aritméticos específicos (disciplinares), saberes pedagógicos para orientar o ensino (didáticos) e saberes institucionalizados de referências pragmáticas (locais), que sintetizam os dois saberes precedentes. A síntese desses saberes de objetivação triádica do ensino e da formação de professores que ensinam matemática constitui os saberes a ensinar, para ensinar e os saberes locais. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE AS LUTAS, CULTURAS E IDENTIDADES. |
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Curso |
Doutorado em Educação Matemática |
Tipo |
Tese |
Data |
22/01/2024 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Vlademir Sergio Bondarczuk
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Banca |
- ADAILTON ALVES DA SILVA
- Antonio Hilario Aguilera Urquiza
- Carolina Tamayo Osorio
- Edilene Simoes Costa dos Santos
- Luzia Aparecida de Souza
- Thiago Donda Rodrigues
- Thiago Pedro Pinto
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Resumo |
Esta tese de doutorado investiga a formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O objetivo é analisar o impacto dos cursos de formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul nas lutas pela valorização da cultura, saberes, identidades e pensamento ameríndio dos povos, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva e Guarani-Kaiowá presentes nas entrevistas. A pesquisa utiliza a metodologia da História Oral e se apoia na teoria do Perspectivismo e Multinaturalismo de Viveiros de Castro. Além disso, está ligada ao Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep), que visa mapear a formação de professores que ensinam e ensinaram matemática no Mato Grosso do Sul. A pesquisa amplia o mapeamento nacional que vem sendo realizado pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem) sobre formação de professores e documenta as experiências de entrevistados pertencentes aos povos, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva e Guarani-Kaiowá, contribuindo para o fortalecimento da educação intercultural e o reconhecimento das demandas específicas desses povos. A pesquisa é qualitativa e baseada em entrevistas semiestruturadas com professores indígenas egressos dos seguintes cursos de formação: Magistério Indígena pela Associação de Educação Católica do Mato Grosso do Sul (AEC), Magistério Kadiwéu/Kinikinau, Magistério Ará Verá, Magistério Indígena “Povos do Pantanal”, Normal Superior Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, além de documentos encontrados. As narrativas revelam desafios relacionados à desvalorização do conhecimento tradicional, precariedade das estruturas educacionais e conflitos com o sistema de educação dominante. Os cursos de formação surgem como catalisadores da valorização da cultura e dos saberes indígenas, empoderando os professores a reivindicarem um espaço educacional intercultural. No entanto, os egressos destacam as possibilidades de ressignificar o currículo escolar, revitalizar as línguas originárias e fortalecer as identidades indígenas nas comunidades. É demonstrado o papel fundamental dos cursos de formação tanto ao nível individual, impactando positivamente as vidas dos egressos, quanto ao nível coletivo, ao contribuir para a revitalização cultural e a luta por direitos territoriais e educacionais. |
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