|
30220032: Análise da Produção Escrita em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Análise da Produção Escrita. Papel do contexto e da linguagem das tarefas
matemáticas. Potencialidades da Análise da Produção escrita na formação do professor.
|
|
|
30220010: A Práxis e a Formação do Professor em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Teoria, Prática e Práxis. A relação entre a Teoria e a Prática do ponto de vista do pensamento filosófico e da formação do professor. A relação Teoria e Prática no conhecimento e no desenvolvimento profissional do professor de Matemática.
|
|
|
30220011: Aprendizagem e Tecnologia - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Abordagens do uso de computadores na educação. Ciclo de ações e espiral de
aprendizagem. Aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa. Teorias de aprendizagem e uso de tecnologias.
|
|
|
30220033: Aprendizagem Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Contribuições das perspectivas social e construtivista para a aprendizagem da matemática, tendo como principais pilares Piaget e Vygotski. Análise de relações dessa perspectiva com outras teorias cognitivas, dentre elas a Teoria dos Campos Conceituais, Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Teoria da Aprendizagem Significativa.
|
|
|
30220001: Atividades Orientadas I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220050: Atividades Orientadas I - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220051: Atividades Orientadas II - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220002: Atividades Orientadas II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220052: Atividades Orientadas III - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220046: Atividades Orientadas III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220047: Atividades Orientadas IV - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220053: Atividades Orientadas IV - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220048: Atividades Orientadas V - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220057: Atividades Orientadas V - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220049: Atividades Orientadas VI - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
30220058: Atividades Orientadas VI - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de tese.
|
|
|
30220034: Avaliação e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Avaliação como prática de investigação. O erro como fonte de aprendizagem.
Alguns instrumentos da avaliação da aprendizagem escolar.
|
|
|
30220013: Conceitos Fundamentais da Matemática I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: aritmética, álgebra, estatística e probabilidade.
|
|
|
30220014: Conceitos Fundamentais da Matemática II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: funções e gráficos, grandezas e medidas e geometria.
|
|
|
30220015: Currículo e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências curriculares: escola tradicional, crítica e pós-crítica. Organização
curricular linear e em rede. Teorias curriculares contemporâneas: contribuições dos estudos culturais, do pós-estruturalismo e do pós-modernismo. Hibridação. Análise crítica dos currículos prescritos. Inter e transdisciplinaridade.
|
|
|
30220016: Educação a Distância - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História da EaD. Modelos de EaD. Professor, tutor e aluno na EaD. Ambientes
Virtuais de Aprendizagem.
|
|
|
30220017: Educação e Tecnologia - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tecnologias Educacionais. Mobilidade e virtualidade. Teoria da Instrumentação.
Construcionismo.
|
|
|
30220003: Elaboração de Tese - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão da pesquisa e preparação do texto final.
|
|
|
30220054: Estágio Docência I - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Essa disciplina é obrigatória para os alunos bolsistas e deve ser cumprida a
resolução número 05 de 16 de março de 2000 da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
|
|
|
30220055: Estágio Docência II - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Essa disciplina é obrigatória para os alunos bolsistas e deve ser cumprida a
resolução número 05 de 16 de março de 2000 da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
|
|
|
30220031: Filosofia e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Problematizar a ideia de Sujeito, Identidade e Diferença em seus
atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.
|
|
|
30220035: Formação de Professores de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Desafios contemporâneos da formação de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental e Médio. Tendências contemporâneas da formação de professores e suas implicações na área de Educação Matemática.
|
|
|
30220018: Formação do Professor, Trabalho Docente e Saberes da Docência - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Processos de formação de professores e trabalho docente. Identidade e saberes da docência. Pressupostos para a formação inicial e continuada de professores.
|
|
|
30220030: Linguagem e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Problematizar noções de Conhecimento e Linguagem em seus atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.
|
|
|
30220036: Matemática do Professor de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisas sobre formação matemática e desenvolvimento profissional de
professores. Estudos a respeito das relações, diferenças entre a matemática do professor de matemática a matemática do matemático.
|
|
|
30220019: Narrativas em Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Analisar as potencialidades das narrativas no processo de formação do professor de matemática, no desenvolvimento profissional de professores em atuação e na investigação em Educação Matemática.
|
|
|
30220037: O papel do Lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções teóricas e metodológicas sobre a atividade lúdica em seus aspectos históricos, culturais, psicológicos e pedagógicos. Abordagens no ensino e aprendizagem da matemática.
|
|
|
30220004: Pesquisa e Metodologia - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisa em educação: pressupostos e tendências. Abordagens teóricometodológicas de pesquisas em Educação. Fundamentos epistemológicos de pesquisas em educação.
|
|
|
30220020: Políticas Públicas de Currículo e Avaliação - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Políticas públicas voltadas para a formação de professores de Matemática.
Avaliações em larga escala. A influência das ideias neoliberais nos currículos prescritos de Matemática, nas avaliações em larga escala dos estudantes e nas certificações de professores. A cultura da performatividade e o ciclo de políticas. O conceito de competências profissionais e sua influência na formação de professores de Matemática, nos currículos de Matemática e nas avaliações em larga escala.
|
|
|
30220038: Produção de Significados em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Dinâmica de produção de significados em matemática. Estudos sobre a
linguagem e comunicação na sala de aula de matemática. Modelo dos Campos Semânticos. Jogos de linguagem.
|
|
|
30220039: Reflexões e Diálogos sobre as pesquisas colaborativas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conceito de pesquisa colaborativa. Abordagem Colaborativa. Tipos de
Reflexão. Planejamento dialógico-colaborativo. Videoformação.
|
|
|
30220006: Seminário Avançado de Pesquisa I - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Esse seminário tem ementa variável, sendo dedicado à discussão de temas não contemplados nas disciplinas obrigatórias ou optativas, bem como ao aprofundamento de aspectos teóricos e metodológicos já abordados em disciplinas cursadas pelos doutorandos. O seminário pode ser realizado por linhas de pesquisa e ministrado tanto por docentes
permanentes, quanto por colaboradores ou visitantes. Quanto à modalidade, pode ser a distância ou presencial. A flexibilidade de oferecimento deste seminário também contempla períodos alternativos, como o recesso acadêmico.
|
|
|
30220007: Seminário Avançado de Pesquisa II - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Esse seminário tem ementa variável, sendo dedicado à discussão de temas não contemplados nas disciplinas obrigatórias ou optativas, bem como ao aprofundamento de aspectos teóricos e metodológicos já abordados nas disciplinas cursadas pelos doutorandos. O seminário pode ser realizado por linhas de pesquisa e ministrado tanto por docentes permanentes, quanto por colaboradores ou visitantes. Quanto à modalidade, pode ser a distância ou presencial. A flexibilidade de oferecimento deste seminário também contempla períodos alternativos, como o recesso acadêmico.
|
|
|
30220008: Seminários de Tese I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Elementos teóricos e metodológicos essenciais para estruturação e avanço dos
referenciais de pesquisa de doutorado. Processos de discussão conjunta e consolidação das pesquisas em desenvolvimento pelos doutorandos das diferentes linhas de pesquisa.
|
|
|
30220009: Seminários de Tese II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Elementos teóricos e metodológicos essenciais para estruturação e avanço dos referenciais de pesquisa de doutorado. Processos de discussão conjunta e consolidação das pesquisas em desenvolvimento pelos doutorandos das diferentes linhas de pesquisa.
|
|
|
30220040: Tecnologia e Formação de Professores - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O uso da tecnologia em educação e as possibilidades de utilização do
computador como um instrumento didático. Formação de professores e a utilização de tecnologias educacionais.
|
|
|
30220021: Tecnologias, Currículo e Sociedade - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Currículo, cultura digital e prática escolar. Epistemologia da complexidade.
Cultura Digital.
|
|
|
30220022: Teoria Antropológica do Didático - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo aprofundado da teoria antropológica do didático. Análise de livros
didáticos.
|
|
|
30220023: Teoria da Instrumentação - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Artefato e Instrumento. Processo de gênese instrumental
|
|
|
30220024: Teoria das Situações Didáticas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Situações adidáticas. Meio adidático. Papel do professor. Análise de situações.
|
|
|
30220041: Teoria de Registros de Representação Semiótica - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aprendizagem matemática. Registros de representação semiótica. Análise de
livros didáticos.
|
|
|
30220042: Teoria dos Campos Conceituais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aprofundamento do estudo da teoria dos campos conceituais. Análise de livros
didáticos. Leitura e análise de pesquisas sobre o tema.
|
|
|
30220005: Teorias Contemporâneas em Educação Matemática - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Essa disciplina contempla estudo de teorias amplamente utilizadas como aportes de pesquisas em Educação Matemática, incluindo as que foram desenvolvidas a partir da contribuição de outras áreas do conhecimento, como História, Sociologia, Psicologia,
Antropologia, Matemática e Educação, além das que foram construídas dentro do próprio campo de pesquisa em Educação Matemática.
|
|
|
30220029: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
30220028: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
30220026: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
30220027: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
30220025: Tópicos Especiais de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo de tópicos de matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
30220043: Tópicos Especiais em Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|