| JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA PALEONTOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
29/09/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Alessandro Marques de Oliveira
- Eva Teixeira dos Santos
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Resumo |
A Paleontologia, embora extremamente relevante para a compreensão da história da vida
na Terra e do próprio território brasileiro, ainda é pouco abordada nas instituições
escolares, especialmente no estado de Mato Grosso do Sul, onde há importante patrimônio
fossilífero. Este trabalho traz à tona a popularização do conhecimento sobre a
Paleontologia regional fazendo uso de jogos educativos. A pesquisa consistiu em um
estudo bibliográfico acerca dos conteúdos paleontológicos e das metodologias lúdicas no
ensino, seguido da criação de seis jogos: dois de tabuleiro e quatro de cartas. Os jogos
abordam os conceitos de Éons, Eras e Períodos geológicos, dieta de dinossauros e da
megafauna brasileira, além da importância da preservação dos sítios paleontológicos por
meio da educação ambiental. A proposta foi estruturada com planos de aula específicos
para cada jogo, visando sua aplicação em instituições formais e não formais de ensino. Os
resultados apontam que os jogos educativos são ferramentas eficazes para promover uma
aprendizagem ativa, lúdica e contextualizada, despertando o interesse dos alunos pelo
conteúdo e favorecendo o protagonismo estudantil. Além disso, a abordagem contribui
para a valorização do patrimônio paleontológico sul-mato-grossense, integrando as áreas
de Ciências da Natureza e Ciências Humanas de maneira interdisciplinar. |
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| ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE SISMICIDADE E OS LINEAMENTOS ESTRUTURAIS DA BACIA SEDIMENTAR DO PANTANAL NO CENTRO-OESTE DO BRASIL |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
13/08/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Edna Maria Facincani
- Elias Rodrigues da Cunha
- Patricia Colombo Mescolotti
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| Resumo |
A Bacia Sedimentar do Pantanal (BSP), situada no interior da Placa Sul-Americana, apresenta uma evolução geodinâmica marcada pela interação entre dois regimes tectônicos: o regime transcorrente relacionado ao Lineamento Transbrasiliano e o regime compressivo resultante da colisão da Placa de Nazca com a Placa Sul-Americana. A atuação conjunta desses regimes gerou uma configuração neotectônica complexa que influenciou diretamente a morfologia, a rede de drenagem e a sismicidade da região. A análise dos lineamentos estruturais evidenciou direções predominantes N-S, NE-SW e E-W, com destaque para os rios Paraguai, Taquari e Negro, além do Planalto de Maracaju-Campo Grande. Os dados sísmicos (1900-2023) revelaram 43 eventos com magnitudes entre 2,5 e 4,8 Mb, com predominância de sismos de baixa magnitude. A distribuição desses eventos indica forte controle estrutural exercido por falhas normais e transcorrentes oblíquas, que delimitam blocos crustais e condicionam áreas de subsidência, soerguimento e deformações associadas. A BSP caracteriza-se como uma depressão assimétrica do tipo meio graben, com inclinação para oeste, apresentando feições morfotectônicas expressivas como escarpas, vales suspensos, cotovelos fluviais, zonas de avulsão e formações lacustres. A presença contínua de atividade sísmica confirma o caráter ativo da tectônica na região, tornando a BSP um importante exemplo de bacia afetada por processos neotectônicos e ressurgência de estruturas antigas. O correlacionamento entre as descontinuidades estruturais representadas pela drenagem de relevo e a sismicidade na BSP, na maioria das vezes, não existe de forma direta, como aqueles feixes de sismos de direção N-S no centro da Bacia. |
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| VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DO SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MUTUM, BONITO – MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/08/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
- Fábio Henrique Cortes Faria
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| Orientando(s) |
- CLEUDINEIA SANTOS DOMINGOS RUIZ
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| Banca |
- Charlei Aparecido da Silva
- Emerson Figueiredo Leite
- Fernando Rodrigo Farias
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| Resumo |
Este trabalho apresenta a vulnerabilidade da Bacia Hidrográfica do Córrego Mutum, localizada no município de Bonito/MS, com área total de 358 km². Para a análise aplicou-se a metodologia de Vulnerabilidade natural à Perda do Solo, proposta por Crepani et al. (2001), a fim de avaliar a vulnerabilidade potencial (Vp), integrando as características naturais das Unidades Territoriais Básicas -UTBs (geologia, geomorfologia, solos, clima e vegetação pretérita) e, vulnerabilidade emergencial (Ve), considerando os impactos decorrentes pelo uso da terra. A vulnerabilidade potencial indicou que a área possui proteção natural à perda do solo, totalizando em 25,8% da área com vulnerabilidade Estável; 69,4% moderadamente estável e 4,8% Medianamente Estável/Vulnerável. A partir da integração entre vulnerabilidade potencial (Vp) e o uso da terra (1984; 1994; 2004; 2014; 2024) obteve-se a vulnerabilidade emergencial (Ve). Os mapas de uso e ocupação da terra foram gerados a partir de imagens de satélite, processadas por meio das geotecnologias no software QGIS 3.22. Os resultados apresentaram alterações significativas nos últimos anos, as classes Moderadamente Vulnerável ocuparam o maior percentual de área até 2014, indicando uma condição de fragilidade intermediária na BHCM. Em 2024, com o desenvolvimento da agricultura, ocorreu uma inversão na classe de uso da terra (de pastagem para mosaico de culturas) intensificando a fragilidade da área e elevando o grau de Vulnerabilidade para Vulnerável. A área central apresentou vulnerabilidade moderadamente vulnerável, pelas suas características de estabilidade potencial, conferindo maior resistência às pressões antrópicas. As áreas mais suscetíveis, associadas à expansão agrícola, demandam práticas de manejo sustentável para minimizar os impactos ambientais e assegurar a conservação do solo. |
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| TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA LEVANTAMENTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA/MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
27/06/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Elisangela Martins de Carvalho
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Elisangela Martins de Carvalho
- Sandro Sidnei Vargas de Cristo
- Vitor Matheus Bacani
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| Resumo |
Esta pesquisa utilizou técnicas de processamento digital de imagens de sensoriamento remoto para o
levantamento de feições geológicas e geomorfológicas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena
(PNSBq), Mato Grosso do Sul. A partir da interpretação espectral e morfológica das imagens Landsat
8 e do Modelo Digital de Terreno, foram identificadas e mapeadas as principais unidades geológicas,
destacando-se a predominância da Formação Bocaina, que ocupa cerca de 95,8% da área do parque,
seguida pelos Depósitos Aluvionares (0,91%), Formação Cerradinho (2,3%) e Formação Xaraiés
(0,91%). Após a delimitação de zonas homólogas baseadas em padrões de relevo e drenagem, a área
ocupada pela Formação Bocaina foi ajustada para 97,97%, com redução significativa da Formação
Cerradinho para 0,11%. A análise geológica evidenciou a complexidade estrutural da área, com
presença de falhas tectônicas que explicam a sobreposição e exposição de diferentes litologias,
incluindo folhelhos e filitos não previstos nos mapas oficiais. A caracterização geomorfológica
ressaltou a influência das litologias calcárias na modelagem do relevo, com destaque para feições
cársticas como carste labiríntico e poligonal, lapiás e relevos ruiniformes, além de escarpas e vales
profundos associados à Serra da Bodoquena. A aplicação de aberturas topográficas permitiu a
identificação precisa de cristas, vales e escarpas, contribuindo para a caracterização do relevo. O
trabalho de campo realizado na Trilha Dente de Cão validou a presença de lapiás em diferentes
estágios evolutivos, reforçando a integração entre dados remotos e observações in loco. Estes
resultados ampliam e detalham os mapeamentos geológicos e geomorfológicos prévios, fornecendo
subsídios essenciais para a revisão do plano de manejo e o zoneamento ambiental do parque, com foco
na conservação e uso sustentável do Parque.
Palavras – Chave: Processamento Digital de Imagens, geologia e geomorfologia, Parque Nacional da
Serra da Bodoquena. |
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| A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DA AUTORIA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
26/06/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Flavio Cabreira dos Santos
- Gustavo da Silva
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Resumo |
A educação brasileira convive com políticas públicas, associado a intenções e esforços para implantação e adaptação dos programas educacionais nas instituições escolares. No contexto do estado de Mato Grosso do Sul e particularmente do município de Aquidauana à educação pública vem sendo implantado o programa de Educação em Tempo Integral, especificadamente nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), e o novo ensino médio. Esse estudo originou-se de investigar a implantação do referido programa especificamente a vertente, denominado “Escola da Autoria”, ressaltar o processo de organização das instituições de ensino no município de Aquidauana e os impactos na etapa ensino médio da educação básica, sobretudo no componente curricular geografia, cuja implantação desta modalidade de institucionalização de ensino no contexto local, em Aquidauana, deu início no ano de 2019 pela Secretaria de Estado de Educação. Esta pesquisa ancorou-se na metodologia envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de opinião no intuito de abordar a temática estudada abrangendo referenciais teóricos, em documentos, instituições, instrumentos normativos que abordam as diretrizes concernentes ao estudo. Os resultados apontam que a educação integral não está correspondendo em reverter os problemas da educação na realidade local, principalmente no ensino médio, sobretudo no contexto socioeconômico e cultural, implementação de tecnologias uma vez que a infraestrutura física das instituições de ensino, recursos econômico e humano são ineficazes e não corresponde adequadamente aos objetivos propostos pelo programa bem como converter em ascensão social aos atores sociais envolvidos. O componente curricular geografia passa por intercorrências que repercutem na formação eficaz do estudante como redução de carga horária, tempo para os docentes cumprir o referencial curricular e complementação de carga horária com itinerários formativos que não correspondem a formação núcleo docente estruturante da graduação do profissional em diversas unidades escolares. |
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| A TERRITORIALIDADE SOB A ÓTICA DA PROSTITUIÇÃO NAS CIDADES DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO/MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
23/05/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Eva Teixeira dos Santos
- RAFAEL OLIVEIRA FONSECA
- Ricardo Lopes Batista
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| Resumo |
Ao entender que a prostituição é a prática da remuneração do sexo e que, urbanamente, pode-se ocorrer em contextos de casas noturnas e afins, em ruas ou pelo turismo sexual, o presente trabalho visa discutir a questão da territorialização da atividade de prostituição existente nas cidades de Aquidauana e Anastácio/MS a partir do entendimento das estratégias de fixação urbana adotada pelos agentes do sexo (mulheres, homens e travestis). Desta forma, pôde-se compreender a espacialização do fenômeno nas cidades estudadas com a realização da observação sistemática in loco e aplicação de entrevista semiestruturada formulada com orientações e levantamentos bibliográficos coerente com a temática e coleta de relatos informais. Ao investigar a atividade de prostituição nas cidades, notou-se como os objetos geográficos existentes no núcleo urbano parecem exercer influência nestas estratégias bem como parecem influenciar os comportamentos espaciais destes agentes, impactando nas territorialidades e, consequentemente, nos códigos semânticos adotados, que parecem condicionar-se pela localização. A tabulação e análise dos dados coletados deu-se pelo uso do método histórico-dialético, que trouxe a concepção de que, neste trabalho, os conceitos de espacialidade e territorialidade relacionam-se, uma vez que as áreas comerciais e de limites urbanos tornam-se atraentes para o estabelecimento da prostituição em Aquidauana e Anastácio pelas características sociais da concentração dos objetos geográficos urbanos de sua localidade. |
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| CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI/MS E ANÁLISE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
19/05/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Eva Teixeira dos Santos
- Lucy Ribeiro Ayach
- Vicente Rocha Silva
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| Resumo |
O estudo analisou as mudanças no uso e cobertura da terra e a qualidade das águas subterrâneas no Sistema Aquífero Guarani (SAG) em Mato Grosso do Sul (MS) entre 2002 e 2022, utilizando dados do MapBiomas e monitoramento do IMASUL, revelando uma redução nas formações naturais, como florestas (-1,3%) e savanas (-2,4%), enquanto culturas agrícolas, como soja (+2,22%), e florestas plantadas (+0,9%) se expandiram. As pastagens, embora ainda dominantes (52,1% em 2022), apresentaram leve declínio (-2,7%), enquanto a urbanização cresceu modestamente (+0,3%), mas com preocupação quanto à impermeabilização do solo em zonas de recarga. Na qualidade da água (2018–2022), foram identificados casos de contaminação por nitratos, como no poço ALC-005 (14,8 mg/L), associados a fertilizantes agrícolas, além da presença de coliformes totais e E. coli em poços como o DOU-036, indicando infiltração de esgoto ou dejetos animais. Embora parâmetros físico-químicos, como pH (5,0–8,3) e condutividade (17,3–285 μS/cm), geralmente tenham se mantido dentro dos padrões, os riscos identificados incluem a agricultura intensiva, com uso de agroquímicos e irrigação, o desmatamento, que reduz a infiltração e aumenta a erosão, e o saneamento inadequado, que agrava a contaminação. Diante disso, a sustentabilidade do SAG/MS depende da implementação de políticas de gestão integrada, como zoneamento de áreas de recarga, monitoramento contínuo de poços, fiscalização do uso de agroquímicos, investimento em saneamento básico e práticas agrícolas sustentáveis, exigindo cooperação entre setores públicos, privados e comunidades locais, em alinhamento a marcos legais como a CONAMA 396/2008 e ao PERH-MS. |
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| QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PANTANAL - MS: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA SUB ÁREA PAIAGUÁS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
21/03/2025 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ana Fábia Damasceno Silva Brunet
- Eva Teixeira dos Santos
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Resumo |
RESUMO
Nos últimos anos, o bioma Pantanal tem sido palco de intensas queimadas e incêndios, muitas vezes fruto da
ação humana com fins capitalistas, tendo como meta a avalanche corporativa da cadeia produtiva do
agronegócio, causando assim profundas transformações no espaço, desencadeando consequências graves
para toda a biodiversidade e o contexto social. Este estudo envolve uma abordagem sobre queimadas e
incêndios na subárea do Pantanal Paiaguás no recorte espacial município de Coxim–MS, traçando reflexões
temáticas que fazem parte do contexto dos alunos, inerentes à ciência geográfica, dessa forma reúne
conteúdos relacionados à geografia escolar. É imprescindível que se busque novas práticas de ensino e
aprendizagem que venham somar ao aprendizado do aluno, convergindo para uma melhor
compreensão do mundo, refletindo assim sobre a realidade vivenciada, buscando soluções para os
problemas que fazem parte do cotidiano de cada um. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os
episódios de incêndios e queimadas materializados no domínio morfoclimático Pantanal, a partir de ações
práticas reflexivas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal William Tavares de
Oliveira, destacando os danos causados pelos episódios de queimadas e incêndios florestais, com o intuito
de sensibilizar os alunos sobre os cuidados necessários para combater esses fenômenos. A partir da
metodologia da problematização utilizando o arco de Maguerez, foram desenvolvidas estratégias
pedagógicas buscando estabelecer ações educativas em relação aos incêndios florestais e queimadas no
bioma. Os resultados mostram que o trabalho coletivo fomenta a cooperação, a interação e a motivação
entre o grupo, especialmente os alunos. As práticas pedagógicas aplicadas estimularam a aprendizagem ao
proporcionar espaços de reflexão, análise e construção do conhecimento. Impulsionaram proposição de
estratégias de ações direcionadas a problemática analisada, multiplicando reflexões e repassando
conhecimentos, pois uniram todos os participantes para uma construção social temática, bem como a criação
da lei Municipal N 6/2024 que “Dispõe da criação da semana de discussões e debates sobre queimadas e
incêndios no bioma pantanal, a ser realizada no município de Coxim, na semana em que for comemorado o
dia do pantanal, 12 de novembro”.
Palavras-Chave: Bioma, Biodiversidade, Ensino, Geografia e Problematização. |
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| A LOCALIDADE RURAL DE ÁGUAS DO MIRANDA, MATO GROSSO DO SUL: CULTURA, TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
27/09/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Lucy Ribeiro Ayach
- Paulo Roberto Joia
- Vera Lucia Ferreira Vargas Cesco
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| Resumo |
A presente dissertação propôs realizar uma análise geográfica do distrito de Águas do Miranda, situado às margens do Rio Miranda, na divisa entre os municípios de Bonito e Anastácio, no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo abrange o desenvolvimento histórico, socioeconômico e cultural da localidade, desde seu povoamento inicial, na década de 1940, até os dias atuais. Águas do Miranda, inicialmente estruturado em torno da pesca, passou por um processo de lenta transformação, impulsionado nos últimos anos pelo crescimento do turismo de pesca e pela melhoria de sua infraestrutura urbana. A presente pesquisa objetiva-se destacar a importância da pesca e do turismo como principais fontes de renda para a comunidade local, além de identificar as questões de identidade cultural e as interações políticas e administrativas entre o distrito e o município de Bonito-MS. A pavimentação da MS-345 é analisada como um fator potencial de transformação do espaço regional, que pode acelerar o desenvolvimento econômico e ampliar a exploração dos patrimônios rurais. A metodologia inclui revisão bibliográfica, pesquisa de campo com entrevistas e observação direta, visando mapear as dinâmicas socioeconômicas e a percepção da população sobre os limites territoriais e a identidade cultural. Após as coletas dos dados, sugere-se que existe um processo contínuo de melhoria da qualidade de vida no distrito, embora desafios como a sazonalidade da pesca e a infraestrutura ainda persistam. A pesquisa concluiu que a pavimentação da MS-345 pode fomentar um novo ordenamento espacial e fortalecer o turismo, além de incentivar o debate sobre a emancipação político-administrativa do distrito por parte da população. |
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| O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM AQUIDAUANA, MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/06/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Fernando dos Santos Sampaio
- Fernando Rodrigo Farias
- Ricardo Lopes Batista
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| Resumo |
Os estudos referentes ao livro didático e o seu uso vem crescendo de forma substancial nas últimas décadas no Brasil, principalmente pelo fato de que ele assumiu ao longo de sua trajetória múltiplos aspectos, sendo ao mesmo tempo um elemento pedagógico, cultural e mercadológico. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar o papel do livro didático de geografia na rede estadual de ensino em Aquidauana/MS, tendo como base o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa se baseiam na análise bibliográfica, documental e de decretos, com posterior fichamento das informações levantadas, além de trabalho de campo realizado com professores de geografia das sete escolas estaduais do município de Aquidauana/MS. O Programa Nacional do Livro Didático é a política de distribuição de livros do governo federal, sendo responsável pela distribuição de livros didáticos para escolas públicas de todo o país. Se caracterizou, ao longo do tempo, pela sucessão de decretos que trouxeram grandes modificações ao programa, como a distribuição de CD ROM, dicionários, materiais multimídia e obras digitais e ampliação dos grupos beneficiados. Constatou-se que após a criação do programa, o país passou por um período de inúmeras reformas educacionais que levaram a discussões sobre uma possível uniformização curricular, que acabou se concretizando recentemente com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular-BNCC. No campo editorial, apesar da existência de um território de disputas, a presença de um oligopólio editorial revela as disparidades em relação às editoras menores. Fato esse que pode ser percebido através da análise realizada no processo de escolha do livro didático de geografia, no PNLD 2024 em Aquidauana/MS, onde constatou-se o domínio das grandes editoras. O tempo destinado a escolha das obras é ínfimo frente a sua importância no contexto escolar. Mesmo assim, os professores de geografia da rede estadual de ensino de Aquidauana, mantém uma relação de muita proximidade com o livro didático, sendo em muitos casos, utilizado como principal recurso pedagógico em sala de aula, norteando o planejamento do professor. |
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| OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E GEOPALEONTOLÓGICOS DE RIO VERDE DE MATO GROSSO-MS E SUAS POTENCIALIDADES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/06/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Deusana Maria da Costa Machado
- Eva Teixeira dos Santos
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Resumo |
O município de Rio Verde de Mato Grosso/MS está localizado entre o planalto e a bacia sedimentar do Pantanal, e no contexto geológico de afloramentos da formação sedimentar conhecida como Ponta Grossa. O presente trabalho busca contribuir para o ensino de Geografia, a partir do contexto ambiental em que o município se encontra, inerente a sítios arqueológicos e geopaleontológicos. Partindo do pressuposto de que a Geografia é uma ciência interdisciplinar e multidisciplinar e está presente na sociedade, acredita-se que enquanto disciplina escolar faça parte da realidade e do entorno de onde os estudantes se encontram inseridos. A pesquisa tem como objetivo analisar o potencial geopaleontológico e arqueológico como recurso pedagógico no ensino de Geografia e apresentar estratégias de ensino e de aprendizagem aplicáveis à realidade e proporcionar aos alunos o reconhecimento de uma identidade regional e valorizar e proteger o patrimônio ao seu redor. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema, bem como pesquisas de campo para identificar as potencialidades educativas dos sítios arqueológicos e geopaleontológicos presentes na região e entrevistas com professores de Geografia da rede estadual de ensino. Os resultados da pesquisa apontam contribuições para a aplicação de abordagens de linguagens no ensino de Geografia partindo do ambiente circundante, instigando a preservação do patrimônio histórico-cultural e empoderando o aluno de conhecimento sincronizado ao contexto em que vivem. |
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| ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONCEITO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM AQUIDAUANA-MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
11/06/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- JEAN CARLOS DE SOUZA SANTOS
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| Banca |
- Ana Paula Camilo Pereira
- Lucy Ribeiro Ayach
- Ricardo Lopes Batista
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| Resumo |
A principal política pública educacional apresentada nos últimos anos no Brasil foi, sem dúvidas, a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que desencadeou uma série de reformulações nos currículos de referência estaduais e municipais. Dentre as mudanças promovidas no contexto da BNCC, viu-se a emergência da aglutinação das
disciplinas em áreas do conhecimento, cujo impacto mais agudo foi observado na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, dentre as quais encontra-se a disciplina de Geografia. De modo ao apresentar uma contribuição à Geografia escolar, tem-se como objetivo geral investigar a potencialidade do desenvolvimento do conceito de Geodiversidade como construto teórico-prático para dinamizar a aprendizagem das categorias de análise da geografia no ensino fundamental II. O recorte espacial da pesquisa centra-se nas escolas da rede estadual de educação localizadas na área urbana de Aquidauana, sendo de modo mais específico analisado os objetos de conhecimento da disciplina Geografia do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa apoia-se no método hipotético-detutivo lançando a hipótese de que é preciso disseminar o conceito de Geodiversidade para que os professores possam, de maneira consciente, relacionar os conteúdos curriculares com o ambiente ao seu redor, tornando aprendizagem mais significativa. Como método de abordagem lança-se mão de técnicas de pesquisa, análises bibliográficas e documentais, com especial atenção para os planejamentos mensais dos professores, entrevistas e de trabalho de campo. Busca-se ainda, identificar a conexão
entre os conteúdos da BNCC e a realidade dos alunos, estimulando o raciocínio e o interesse pela geografia. Conclui-se que a integração deste tema no ensino de geografia, alinhada às políticas públicas, pode promover uma educação mais contextualizada. A valorização do ambiente local no currículo contribui não apenas para o desenvolvimento dos alunos, mas também para a preservação e valorização do patrimônio natural de suas respectivas comunidades. |
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| CONDIÇÕES AMBIENTAIS DAS NASCENTES QUE INTEGRAM AS BACIAS HIDROGRÁFICAS DA APA - ESTRADA PARQUE PIRAPUTANGA-MS: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA GESTÃO INTEGRADA |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
03/06/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Gustavo da Silva
- Lucy Ribeiro Ayach
- Ricardo Henrique Gentil Pereira
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| Resumo |
A legislação brasileira preconiza a preservação da vegetação natural dos rios, ao redor das
nascentes e reservatórios e áreas de proteção permanente (APP) em todo o território. A partir
da importância ambiental desta determinação, a presente pesquisa propõe uma reflexão acerca
da preservação das áreas de preservação ambiental, enfocando as peculiaridades da unidade de
conservação APA - Estrada Parque Piraputanga, na busca de contribuir para a proposição de
ações de mitigação de impactos ambientais nas nascentes e bacias hidrográficas e subsidiar o
ordenamento, o planejamento e a gestão ambiental. A APA - Estrada Parque Piraputanga foi
criada pelo Decreto Estadual nº 9.937/2000, localizada ao longo da rodovia 450, com extensão
de 42,5 km passando pelos municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti no estado de
Mato Grosso do Sul. A APA abrange uma área de 10.108 ha, em uma região morfoclimática
com belas paisagens na escarpa da Serra de Maracaju, englobando, em seu trajeto, diversos
pesqueiros, pousadas, vinícola, vários atrativos naturais com grande potencial turístico, como a
Serra de Santa Bárbara e o Rio Aquidauana, que podem caracterizar como indutores de turismo
para a região. A presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar as condições ambientais e
os impactos negativos relacionados ao processo de ocupação antrópica próxima às nascentes
que integram as Bacias Hidrográficas da APA - Estrada Parque Piraputanga. Adotaram-se,
como procedimentos metodológicos, revisão da literatura existente, versando sobre a temática
de estudo, consulta de fontes secundárias sobre a área da pesquisa; levantamento de dados de
campo com enfoque nas áreas de nascentes, registro fotográfico e o uso de geotecnologias para
elaboração de mapeamento dos limites da unidade de conservação, localização dos pontos de
estudo, da rede de drenagem e uso e ocupação do solo. Os resultados apontam a necessidade da
adoção de medidas mitigadoras de impactos ambientais urgentes para a recuperação da mata
ciliar e preservação dos corpos d`água, principalmente nas áreas de nascentes, pois a existência
da Unidade de Conservação APA - Estrada Parque Piraputanga não está cumprindo com os
objetivos de sua criação. |
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| Análise da temperatura superficial e a relação com os fragmentos de vegetação da área urbana de Aquidauana/MS entre os anos de 2013 e 2022, na estação de outono. |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
29/05/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Sabrina Policarpio Souza Campos
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| Banca |
- Elias Rodrigues da Cunha
- Gustavo da Silva
- Vicentina Socorro da Anunciacao
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| Resumo |
As alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas já afetam as condições meteorológicas e extremos climáticos em todo o planeta e é na área urbana que as mudanças microclimáticas decorrentes das ações antrópicas se apresentam de maneira mais expressiva. Conforme as atividades humanas influenciam diretamente no microclima em grande e pequena escala, as Ilhas de Calor (IC), por exemplo, são consequências da modificação climática urbana e caracterizam-se pela concentração de elementos urbanos que captam e armazenam o calor. No entanto, as árvores possuem o poder natural de regular a temperatura superficial, melhorando a qualidade de vida urbana e diminuindo os impactos ambientais urbanos diretos e indiretos. Desta forma, objetiva-se identificar e mapear 11 áreas de estudo
de fragmentos de vegetação predominantemente da área urbana do município de Aquidauana (MS) a fim estabelecer relações com a estrutura térmica quanto aos fenômenos de IC e de frescor urbano entre os períodos de 2013 e 2022 a partir da comparação das cartas de uso e ocupação, índice de vegetação (NDVI) e índice de temperatura superficial (TS). A expansão urbana não foi significativa em termos de extensão, pois não ultrapassou os limites estabelecidos da área urbana definidos no Plano Diretor, porém foram identificadas Ilhas de Calor nos bairros Exposição, Nova Aquidauana e São Francisco, em que consequentemente o
NDVI apresenta valores muito baixos, entre 0, 16 e -0, 40 atualmente (2022). As IC identificadas se devem provavelmente às formas de uso e ocupação, como a baixa cobertura vegetal, queimada, circulação de veículos e pavimentação asfáltica. |
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| O OLHAR DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM AQUIDAUANA/MS: A IMPLANTAÇÃO DA BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
10/05/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ana Paula Archanjo Batarce
- Eva Teixeira dos Santos
- Ricardo Lopes Batista
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| Resumo |
A presente dissertação tem o intuito de discutir as novas reformas educacionais vigentes, em específico, a consolidação da Base Nacional Comum Curricular e a configuração do Novo Ensino Médio, a partir do olhar dos professores do componente curricular Geografia e a situação do trabalho docente diante dessas reformas. A pesquisa tem o enfoque principal nos professores de Geografia da rede estadual de educação de Aquidauana-MS que tiveram experiência de atuação no Novo Ensino Médio (NEM) e que recorrem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para comporem seus planos de aula e, consequentemente, analisarmos as diferentes perspectivas de diferentes sujeitos que são diretamente atingidos a partir dessas reformas. De forma geral, nosso objetivo foi compreender o olhar dos(as) professores(as) sobre as nuances de limitação de autonomia quanto à implantação da BNCC e do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Aquidauana–MS. Para o alcance dos objetivos, foi utilizado o método histórico-dialético, na análise da atual condição da educação brasileira, a partir de observações pautadas no contexto histórico que fizeram emergir suas políticas educacionais. Nesse diapasão, foi feito o levantamento bibliográfico de obras já produzidas sobre o assunto, levantamento documental que rege a educação brasileira, uma análise qualitativa do processo educacional e de seu contexto para um melhor entendimento de seus fenômenos e de sua influência no trabalho docente e, por fim, a realização e a transcrição das entrevistas com os professores de Geografia. Pode-se concluir que a BNCC e o NEM são reformas educacionais recentes que vieram de cima para baixo, cabendo aos professores estarem em constante atualização; como também se observa a desvalorização das Ciências Humanas no currículo educacional e, por consequência, a perda de carga horária desses componentes, além de uma sobrecarga de conteúdo, por isso o sentimento de desvalorização e desprestígio por esses professores é uma atualidade. |
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| Vulnerabilidade natural à perda de solo no município de Anastácio/MS: subsídio para o zoneamento ecológico-econômico |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/03/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
- Elisangela Martins de Carvalho
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- DENILSON ROCHA DOS SANTOS
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| Banca |
- Elisangela Martins de Carvalho
- Fernando de Morais
- Vitor Matheus Bacani
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| Resumo |
As análises de vulnerabilidade natural à perda de solo possibilitam a identificação de áreas estáveis e vulneráveis de um recorte espacial. Tais estudos subsidiam ao Zoneamento Ecológico Econômico, contribuindo assim, com a gestão territorial que visa manter um crescimento econômico e social sem causar modificações sobre o meio. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar a Vulnerabilidade Natural a Perda de Solo do município de Anastácio/MS, subsidiando aplicações para o Zoneamento Ecológico-Econômico. Para alcançar os resultados aplicou-se a metodologia proposta por Crepani et al. (2001) como ferramenta de subsídio ao Zoneamento Ecológico Econômico, ao qual se baseou no conceito de Ecodinâmica de Tricart (1977), buscando analisar as relações entre a pedogênese e morfogênese para estabelecer as classes de vulnerabilidade das UTBs e, através da álgebra de mapas, estabelecer a vulnerabilidade natural das áreas mais estáveis e/ou vulneráveis aos processos erosivos. Desta forma, foram organizados os dados de Clima, Vegetação, Solos, Geologia e Geomorfologia do município de Anastácio e, por meio de ambientação em SIG no software QGIS 3.10, aplicaram-se as técnicas de tratamento, análise e ponderação dos valores das classes encontradas. Posteriormente, realizou-se a aquisição de informações de uso e cobertura da terra pelo projeto MapBiomas, para análises de incompatibilidades de uso. A análise de vulnerabilidade natural a perda de solo do município de Anastácio revelou que a área de estudo possui 87% da área classificada como Medianamente Estável/Vulnerável, identificadas principalmente pela presença de pastagem, onde houve a remoção da vegetação nativa para implementação da pecuária. Foi identificada também a presença da classe Moderadamente Estável, que expressa 10% da área de estudo e encontra-se nas áreas com vegetação nativa e rochas com alto grau de coesão, como Basalto da Formação Serra Geral. Ponto importante a ser elencado é a presença de vegetação próximos a áreas íngremes, consideradas barreiras naturais para o avanço de atividades antrópicas. A classe Moderadamente Vulnerável, presente em 3% da área de estudo, define-se pela presença de rochas com baixo grau de coesão, como os arenitos e materiais inconsolidados, solos rasos, onde prevalecem a morfogênese como os Gleissolos, Plintossolos e Neossolos, e áreas com declividade elevada, além da presença de pastagem. A menor classe identificada foi a Estável, compreendendo 01% da área de estudo e está localizada ao redor da classe Moderadamente Estável. A partir das análises dos dados de vulnerabilidade natural a perda de solos e os mapas de uso e ocupação da terra, notou-se a forte influência da pastagem e a necessidade de implantação de manejo adequado do solo como forma de evitar o surgimento de feições erosivas, como a implementação de curvas de níveis e terraceamento, além da necessidade de manter a vegetação nas proximidades dos rios. |
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| Dinâmica paisagística e recursos hídricos: uma análise dos aspectos geoambientais do município de Bonito-MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
27/03/2024 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- ANA FLÁVIA GOMES FERNANDES FONTES
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| Banca |
- Elisangela Martins de Carvalho
- Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa
- Lucy Ribeiro Ayach
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| Resumo |
A paisagem é modelada através da relação sociedade e natureza, dessa forma é crucial o seu monitoramento, pois algumas dessas transformações tendem a causar impactos negativos. O setor da agricultura no município de Bonito/MS vem apresentando crescimento, contraditoriamente, ao uso turístico, com possíveis impactos ambientais nos recursos hídricos. Nesse sentido, a presente pesquisa propôs analisar a dinâmica da paisagem e a relação com a conservação dos recursos hídricos no município de Bonito/MS. A metodologia adota uma abordagem quali-quantitativa, com base epistemológica na linha da geografia humanística e na análise sistêmica. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão da literatura; caracterização dos aspectos socioeconômicos e biofísicos do município; elaboração de mapeamento temático no âmbito municipal e da bacia hidrográfica do rio Formoso; análise discursiva e confrontação com a legislação ambiental; coleta de dados nos órgãos públicos; levantamento de campo; aplicação de entrevista amostral; análise e interpretação dos dados. Os mapas foram elaborados no software Qgis gerando as temáticas das características físicas do município, atrativos turísticos, uso e cobertura da terra, uso e cobertura da terra das APPs e espacialização dos pontos do levantamento de campo, que objetivou analisar a paisagem por meio de registros fotográficos e contatos com representantes da gestão municipal e de atrativo turístico para a realização de entrevistas. Após, os dados foram interpretados, analisados e discutidos. Os resultados apontam mudanças significativas na paisagem de Bonito, evidenciando as potencialidades do município para o uso turístico, o forte avanço da agricultura e a importância das APPs e UCs para a conservação dos recursos hídricos. Conclui-se a necessidade de intervenções quanto a importância da gestão ambiental integrada para o uso e conservação da paisagem do município, especialmente quanto aos recursos hídricos. |
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| AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE ESTOQUE E SEQUESTRO DE CARBONO NO PANTANAL DE AQUIDAUANA-MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
26/03/2024 |
| Área |
ANÁLISE REGIONAL |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Cesar Gustavo da Rocha Lima
- Emerson Figueiredo Leite
- Vitor Matheus Bacani
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| Resumo |
O Pantanal brasileiro destaca-se como uma das maiores planícies inundáveis globais, cuja dinâmica é profundamente influenciada pelas flutuações sazonais entre os períodos de cheias e secas. Este ecossistema singular é amplamente reconhecido internacionalmente por suas características distintas podendo oferecer uma série de serviços ecossistêmicos notáveis. Este estudo tem como objetivo geral avaliar os serviços ecossistêmicos relacionados ao estoque e sequestro de carbono no Pantanal de Aquidauana, MS sendo o manejo sustentável desses recursos é fundamental para alcançar metas relacionadas a ODS, como o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), ODS 15 (Vida terrestre) e ODS 14 (Vida na água). Para isso, serão utilizadas as cadeias de Markov, análise multicritério e o modelo InVEST (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs), abrangendo os anos de 2000, 2010 e 2017. Além disso, serão realizadas simulações de cenários futuros para os anos de 2030 e 2050, com a finalidade de associar uma estimativa de valor econômico potencial aos benefícios gerados pelos serviços ecossistêmicos gerados pelos sumidouros de carbono. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados na utilização de dados secundários do projeto MapBiomas, coleção 6. O método do Processo Analítico Hierárquico (AHP) foi combinado com o modelo CA Markov (Cadeia de Markov e Autômatos Celulares) para realizar a simulação do cenário de uso da terra e cobertura vegetal futura. A avaliação do estoque e sequestro de carbono foi calculada utilizando-se o modelo InVEST. Esse cálculo foi realizado por meio da consideração dos valores de reservatórios de carbono (biomassa acima do solo, biomassa abaixo do solo, carbono no solo e matéria orgânica morta), os quais foram combinados com os tipos de uso da terra e cobertura vegetal da área de estudo. Os valores totais do estoque e sequestro de carbono na área do Pantanal de Aquidauana apontam para uma tendência de aumento das emissões no futuro. Em 2000 e 2050, observaram-se os maiores e menores estoques de carbono, respectivamente, com 33.066.780,63 MgCO2/ha e 26.194.293,27MgCO2/ha. Além disso, foi identificado um sequestro com perda de -2.580.994,179 MgCO2/ha até o ano de 2017, com uma tendência a diminuir as emissões ao longo dos anos. Em relação à valoração gerada por esse serviço ambiental, observou-se uma perda de US$ 26,015 milhões entre os anos de 2000 e 2010, seguida por US$ 46,989 milhões entre 2010 e 2017. Os prejuízos monetários projetados para os anos de 2017 a 2030 e 2030 a 2050 foram, respectivamente, de US$ 61,931 milhões e US$ 33,176 milhões. Esses números destacam a importância de estratégias eficazes de manejo e conservação para mitigar os impactos ambientais e promover um equilíbrio sustentável na região. |
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| Análise da distribuição espacial da perda de solo na bacia hidrográfica do Ribeirão Vermelho-MS |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
18/03/2024 |
| Área |
ANÁLISE REGIONAL |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Charlei Aparecido da Silva
- Emerson Figueiredo Leite
- Vitor Matheus Bacani
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| Resumo |
A preservação do solo é tão crucial para a sustentação da vida quanto a água, tornando-se uma tarefa essencial na conservação do meio ambiente. As bacias hidrográficas surgem como unidades ideais para o planejamento ambiental, permitindo diversos estudos, incluindo a análise da erosão do solo. Embora a erosão seja um fenômeno natural, a erosão acelerada do solo tornou-se um desafio ambiental amplamente estudado, com destaque para métodos eficazes. Nesse contexto, a Equação Universal de Perdas de Solos Revisada (EUPSR), um modelo projetado para estimar as perdas médias de solo, destaca-se como uma ferramenta amplamente utilizada. O objetivo desta pesquisa foi analisar a distribuição espacial da perda de solo na bacia hidrográfica do Ribeirão Vermelho (BHRV), situada nos municípios de Aquidauana (63,65%) e Dois Irmãos do Buriti (36,35%) no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, realizou-se o levantamento de dados de precipitação (e posterior correção), solos, topografia e uso e manejo da área de estudo, utilizando como suporte de geoprocessamento o software QGIS 3.28. Os resultados obtidos revelaram uma variabilidade na erosividade hídrica, variando de 8.413,65 a 8.773,07 MJ mm/ha h ano, com média de 8.628,75 MJ mm/ha h ano. A erodibilidade do solo foi mais pronunciada nos Neossolos Litólicos, abrangendo cerca de 26,60% da área, com o valor de 0,1129. As variáveis topográficas destacaram a influência direta dos componentes do relevo no processo de erosão, enquanto os fatores de uso e práticas conservacionistas evidenciaram as atividades existentes. No ano de 2000, 38,34% da área era coberta por vegetação nativa, e 60,41% era ocupada por pastagem. Em 2020, a classe vegetação teve uma leve redução de 1,13%, totalizando 37,21%, enquanto a pastagem diminuiu 19,44%, representando aproximadamente 40,96% da área. A silvicultura, presente desde 2003, ocupou cerca de 18,19% da área em 2020. A perda de solo atingiu um valor máximo de 220,01 t/ha/ano. Atualmente, em campo, observou-se expressiva presença da silvicultura, o cultivo de cana-de-açúcar ocupando uma pequena parte da área, além da presença da pecuária, caracterizando as principais atividades existentes na região. Diante da complexidade e da urgência em mitigar a erosão do solo, a análise da distribuição espacial da perda de solo realizada na bacia hidrográfica do Ribeirão Vermelho destaca a importância de abordagens integradas, ressaltando a necessidade contínua de monitoramento e implementação de práticas sustentáveis para preservar esse recurso vital para as gerações futuras. |
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| Análise Geohistórica da Retirada da Laguna: principais fatores de influência na produção do Espaço |
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| Curso |
Mestrado em Geografia |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
20/12/2023 |
| Área |
GEOGRAFIA |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Eduardo Henrique de Oliveira Lima
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| Banca |
- Ana Paula Camilo Pereira
- Eva Teixeira dos Santos
- Ricardo Lopes Batista
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| Resumo |
Este trabalho se propõe a analisar aspectos geohistóricos da Retirada da Laguna a fim de entender como o meio, as intempéries climáticas e as doenças que acometeram a tropa impactaram nas decisões tomadas na guerra, a partir da identificação de elementos produzidos no Espaço. Em relação aos aspectos teóricos e metodológicos, foram abordadas as categorias geográficas adotadas. O Espaço lefebvriano, em suas três dimensões (concebido, percebido e vivido) são evidências de peculiar produção espacial realizada
a partir/através da Retirada. A história de vidas está escrita/inscrita no Espaço vivido. A partir deste
Espaço vivido brutalmente, o Território Sul-mato-grossense foi sendo construído. A formação territorial do Mato Grosso do Sul tem em seu âmago intensa produção espacial. A perspectiva imagética permite que este contexto seja evidenciado. O uso desse expediente favorece a compreensão do conteúdo e a apreensão dos conceitos apresentados. Tudo por conta da possibilidade de visualizar todo o arranjo
conceitual. É utilizado o método hipotético-dedutivo como caminho para o desenvolvimento da pesquisa. Acerca de resultados e discussão foram descritos os aspectos físicos e naturais do trajeto
percorrido, tais como: Geologia; Geomorfologia; Pedologia; Topografia; Hidrografia; Fitofisionomia;
Climatologia. A gênese, evolução e consolidação do Mato Grosso, foi outro ponto discutido. Desde as
Monções no período colonial, passando pela introdução da Pecuária, criação da Capitania até a chegada dos pioneiros. A atual configuração socioeconômica sul-mato-grossense, por sua vez, carrega fortíssimos traços delineados nas suas origens mais remotas. Este trabalho analisa: de que forma que o meio inóspito enfrentado (terreno), influenciou decisivamente para que decisões controversas fossem tomadas; como as intempéries climáticas foram limitadoras do avanço da tropa; em que medida o deslocamento da tropa contribuiu para a propagação de doenças, com destaque para a Cólera, por onde passou. Desta forma, o estudo trouxe as seguintes contribuições: discussão acerca da produção do Espaço no Território da Retirada; enfoque inédito sobre o evento bélico que marcou todos os povos e nações platinas, cuja memória permeia o imaginário regional há mais de cento e cinquenta anos; demonstração de que além da Cólera, outras doenças compuseram o caos sanitário no meridião da Província do Mato Grosso; demonstração acerca da sinergia entre o Espaço vivido e o Território. |
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