Campo Conceitual de Eletromagnetismo: Uma Unidade de Ensino Utilizando Atividades Experimentais no Ensino Médio |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/08/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Carla Beatriz Spohr
- Fabiane Beatriz Sestari
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
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O CAMPO CONCEITUAL DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO UTILIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/08/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- GUSTAVO COSTA SILVA DE OLIVEIRA
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Carla Beatriz Spohr
- Fabiane Beatriz Sestari
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
No contexto da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, o domínio do campo
conceitual do eletromagnetismo é fundamental para o domínio dos conteúdos da Física e para
a interpretação do uso das tecnologias presentes no cotidiano dos estudantes. Esta pesquisa
investigou de que forma uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS),
estruturada com base em atividades experimentais, pode favorecer a aprendizagem significativa
de conceitos relacionados ao eletromagnetismo por estudantes do segundo ano do Ensino
Médio. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa e na
Teoria dos Campos Conceituais, orientando a construção da UEPS e a análise dos dados.
Adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco na análise dos significados construídos pelos
estudantes a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios e da articulação com novos
saberes. A dissertação foi estruturada em quatro trabalhos. O primeiro realizou uma revisão
sistemática da literatura com o objetivo de identificar tendências e lacunas em propostas
didáticas envolvendo atividades experimentais no ensino de eletromagnetismo. O segundo
investigou os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de uma atividade experimental,
identificando as formas e esquemas conceituais diversos e elementos do senso comum que
interferem na aprendizagem. O terceiro analisou o desenvolvimento conceitual durante uma
atividade voltada à construção do conceito de campo magnético, observando a mobilização de
invariantes operatórios. O quarto examinou os efeitos de uma atividade experimental mais
elaborada, associada ao passo cinco da UEPS, na construção e consolidação de significados
relacionados aos fenômenos eletromagnéticos. Por fim, resultados evidenciam que a UEPS, ao
articular atividades experimentais com situações-problema e intervenções mediadas, contribuiu
significativamente para o domínio conceitual dos conteúdos de eletromagnetismo, promovendo
a aprendizagem significativa e o avanço dos esquemas cognitivos dos estudantes. |
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Alfabetização científica na formação de professores: conceitos, perspectivas e práticas |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/08/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Gabriel Pinheiro de Castro
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Banca |
- Daniele Correia
- GENIANA DOS SANTOS
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Paulo Celso Ferrari
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Resumo |
O ensino de Ciências é conectado aos progressos na educação, sendo também
responsável por cultivar o pensamento crítico, que, segundo Vieira (2014), é uma forma
de pensamento racional e reflexivo, focado em decidir no que acreditar ou o que fazer.
Autores que trabalham com Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) a
entendem como parte de uma formação voltada ao desenvolvimento de indivíduos
conscientes do papel da ciência e aptos a aplicar seus conhecimentos científicos na
resolução de desafios cotidianos, direcionando-os para a ação social. Diversos autores
abordam objetivos na produção da AC; dentre eles, Sasseron e Carvalho (2011) definem
os três eixos estruturantes da Alfabetização Científica: compreensão básica de termos,
conhecimentos e conceitos científicos fundamentais; compreensão da natureza das
ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; entendimento das
relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Para o
desenvolvimento de uma AC, é necessária intencionalidade nas ações didáticas do
professor, sendo, portanto, importante sua discussão nos programas de formação de
professores, que têm como objetivo capacitar e desenvolver habilidades necessárias ao
ensino. A partir disso, o objetivo deste trabalho é, por meio de uma revisão bibliográfica
a partir dos trabalhos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, analisar a produção
acadêmica que relaciona a Alfabetização Científica com a Formação de Professores no
Brasil. Inicialmente, foi feita uma análise quantitativa desses trabalhos, destacando a
distribuição geográfica e temporal das publicações, que indicam um crescimento no
número de publicações a partir de 2017 e concentração de estudos nas regiões Sul e
Sudeste do Brasil. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos trabalhos por
meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo identificar como os eixos da
AC de Sasseron e Carvalho (2011) são representados nas pesquisas. Os resultados
indicam que o primeiro eixo é o mais enfatizado. Os segundo e terceiro eixos aparecem
de forma menos sistemática, muitas vezes tratados isoladamente e sem integração
curricular. A dimensão ética e política da ciência é pouco explorada nas práticas
pedagógicas, refletindo uma visão ainda positivista da ciência. Esses resultados
destacam a necessidade de ampliar a formação docente para incluir, de forma
consistente, a AC, especialmente a reflexão crítica sobre a ciência em sua relação social
e ambiental. |
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Unidade de ensino à luz da Teoria dos Campos Conceituais para o estudo da Radioatividade no Ensino Médio |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/07/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Leandro Londero da Silva
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
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PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO PAUTADA EM PRESSUPOSTOS PIAGETIANOS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/05/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- PAULO EDUARDO DALL' ACQUA
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Mirian Xavier
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Vanessa Daiana Pedrancini
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A Evolução Biológica é um dos temas mais desafiadores no ensino de Ciências, em razão de fatores como interferências religiosas, simplificações, e a falta de formação adequada de professores. Esta pesquisa propõe uma abordagem fundamentada no Construtivismo de Piaget, privilegiando a investigação e a construção do conhecimento, em oposição à memorização e
repetição mecânica. Foi desenvolvido um conjunto de estratégias pedagógicas, articulando
referenciais teóricos e metodológicos com o objetivo de superar os desafios na compreensão e
no ensino da Evolução Biológica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e tem como
objetivo promover um trabalho didático-pedagógico sustentado em pressupostos piagetianos
para o ensino-aprendizagem da Evolução Biológica. Uma sequência didática foi desenvolvida
junto a 56 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual em Campo
Grande/MS, estruturada em quatro etapas: na primeira etapa, aplicou-se um questionário
diagnóstico, que revelou a existência de conhecimentos sobre Evolução, mas esses eram
confusos, permeados por senso comum e influências religiosas. Na segunda, foi ministrada uma aula expositiva sobre os conceitos centrais do Darwinismo, como Seleção Natural, gradualismo e ancestralidade comum. A terceira etapa utilizou o jogo de simulação "Presa/Predador" para exemplificar dinâmicas evolutivas. Por fim, na quarta etapa, os alunos visitaram o Bioparque Pantanal, no qual puderam observar exemplos da Seleção Natural. Ao final, um questionário avaliativo indicou que a abordagem pedagógica pautada em pressupostos piagetianos, ao proporcionar uma postura investigativa, contribuiu para a aprendizagem de conceitos relacionados à Evolução Biológica. A prática descrita valoriza a autonomia intelectual dos estudantes, promovendo a construção coletiva de significados e a postura argumentativa diante do conhecimento. A mediação é essencial nesse processo, por incentivar a reflexão crítica e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. No entanto, a efetivação de propostas fora do ambiente escolar depende de políticas públicas eficazes, ainda pouco divulgadas e apoiadas nas redes de ensino. |
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A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DOCUMENTOSOFICIAIS E ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: NUANCESINTERPRETATIVAS E POSSIBILIDADE PARA INSERÇÃO EM SALA DE AULA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/03/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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Coorientador(es) |
- Wélica Patricia Souza de Freitas
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Marques de Oliveira
- Airton José Vinholi Júnior
- JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Nelson Dias
- Wélica Patricia Souza de Freitas
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Resumo |
Este trabalho investigou como a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências é
abordada nas normativas educacionais e nas pesquisas acadêmicas da área. A
metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com análise documental de diretrizes
oficiais — como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos de
referência dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e de artigos
científicos publicados em periódicos classificados nos estratos A1 e A2 do Qualis.
Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence
Bardin. Os resultados evidenciam que, embora os documentos oficiais e os artigos
analisados reconheçam a importância da interdisciplinaridade e da contextualização,
ainda existem barreiras estruturais, como a rigidez curricular e a fragilidade na
formação docente. A partir dos achados, foi elaborado um mapeamento curricular que
exemplifica como um problema complexo — neste caso, a corrosão — pode ser
identificado nos documentos oficiais e abordado de forma articulada entre diferentes
componentes curriculares. Como contribuição, propõe-se a utilização da abordagem
metodológica da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar (IRI) como referência para
práticas pedagógicas interdisciplinares mais contextualizadas e significativas.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Currículo, Ilha de
Racionalidade Interdisciplinar. |
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TEORIAS IMPLÍCITAS: O ENSINAR E O APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/03/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
A formação inicial de professores desempenha um papel fundamental na consolidação de práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem ativa. No entanto, apesar das diretrizes que incentivam abordagens construtivistas, muitos licenciandos ainda adotam métodos tradicionais ao planejarem suas aulas. Esse contraste entre a formação teórica e a prática docente evidencia a necessidade de investigar as crenças pedagógicas dos futuros professores e compreender como suas concepções influenciam suas escolhas metodológicas. Diante disso, esta pesquisa analisa as teorias implícitas dos licenciandos de Física, investigando como suas concepções sobre ensino e aprendizagem impactam o planejamento de aulas. Nesse contexto, o estudo propõe a seguinte questão: Quais são as teorias implícitas dos acadêmicos de Física Licenciatura da UFMS sobre o ensinar e o aprender? A análise das concepções permitiu compreender como os futuros professores articulam teoria e prática, além de apontar caminhos para o aprimoramento da formação docente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com dez acadêmicos do curso de Física Licenciatura da UFMS, no contexto da disciplina Tópicos Especiais IV, ofertada pelo Instituto de Física. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionário de dilemas, entrevistas semiestruturadas e análise dos planejamentos produzidos pelos participantes da pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, permitindo a categorização das concepções dos acadêmicos com base nas Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem: Teoria Direta, Teoria Interpretativa e Teoria Construtiva. Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a importância das metodologias ativas e centradas no estudante, muitos ainda enfrentam dificuldades para aplicá-las em sua prática pedagógica. Essas dificuldades estão frequentemente associadas a crenças enraizadas, influenciadas por suas experiências escolares, vivências anteriores à escolarização e outros fatores. Além disso, observamos que as teorias implícitas manifestadas pelos licenciandos impactam diretamente nas suas escolhas metodológicas, evidenciando que suas concepções sobre a aprendizagem determinam as estratégias adotadas no ensino de Física. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma formação inicial que propicie experiências práticas alinhadas ao construtivismo, auxiliando os licenciandos na superação de concepções tradicionais e na adoção de práticas pedagógicas mais inovadoras. |
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DECIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Bruna Gardenal Fina Cicalise
- Elisangela Castedo Maria do Nascimento
- Maria Helena da Silva Andrade
- Zildamara dos Reis Holsback
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Resumo |
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Download |
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOSCURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADESPÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Helena da Silva Andrade
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Nathalie de Oliveira Arakaki
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Bruna Gardenal Fina Cicalise
- Elisangela Castedo Maria do Nascimento
- Maria Helena da Silva Andrade
- Zildamara dos Reis Holsback
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Resumo |
Existem embasamentos legais que norteiam a Educação Ambiental, como a Base
Nacional Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de
Bases e Diretrizes da Educação (LDB) e Política Nacional de Educação Ambiental
(PNEA). Esses documentos indicam que a Educação Ambiental deve estar presente
em todos os níveis escolares, incluindo no ensino superior. Alguns cursos de
licenciatura e bacharelado ainda apresentam lacunas em sua ementa curricular no
que diz respeito à temática ambiental, o que pode gerar empecilhos ou dúvidas
para os futuros professores. O presente trabalho propõe-se a analisar a Educação
Ambiental nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
através da aplicação de questionários aos professores da graduação e alunos do
curso de Ciências Biológicas. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e
quantitativa, que possibilitará o fomento de reflexões sobre a grade curricular do
curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas da UFMS e do
Bacharelado da UEMS, além de uma maior percepção da Educação Ambiental por
parte dos alunos e professores. Acredita-se que essa pesquisa poderá contribuir
para o avanço na formação em Educação Ambiental, tanto no âmbito acadêmico
como na prática educativa dos docentes. |
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O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Helena da Silva Andrade
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Coorientador(es) |
- Marcos Vinicius Campelo Junior
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Orientando(s) |
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Banca |
- José Matarezi
- Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques
- Maria Helena da Silva Andrade
- Patricia Zaczuk Bassinello
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
A dissertação investiga o papel do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) como um espaço de ensino não formal para a Educação Ambiental Crítica. O estudo busca compreender como o acervo arqueológico e as atividades lúdicas do museu podem sensibilizar o público sobre a relação entre humanidade e natureza. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de conteúdo e na percepção dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) sobre o papel do MuArq. A dissertação adotou o formato multipaper e está estruturada em três capítulos principais: 1ºRelação entre museus, Educação Ambiental Crítica e CIEA – Aborda a importância dos museus como espaços educativos e sua interação com as políticas públicas de Educação Ambiental. 2ª Percepção da Educação Ambiental no MuArq – Analisa como o público e os educadores ambientais percebem o museu como ferramenta educativa. 3º Propostas para um Plano de Educação Ambiental no MuArq – Propõe estratégias pedagógicas para integrar a Educação Ambiental ao espaço museológico, incluindo a produção de um livro educativo. Os resultados mostram que o MuArq pode contribuir significativamente para a Educação Ambiental ao associar a preservação do patrimônio arqueológico a reflexões críticas sobre sustentabilidade e identidade cultural. Além disso, destaca-se a necessidade de maior alinhamento entre as diretrizes da Educação Ambiental e as atividades museológicas, reforçando o papel do museu na construção de uma consciência ambiental coletiva. A dissertação conclui que a integração entre museus e Educação Ambiental Crítica tem potencial transformador, promovendo novas formas de aprendizagem e sensibilização ecológica. A pesquisa também aponta desafios como a falta de representatividade de povos tradicionais nas iniciativas educacionais e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para espaços não formais de ensino. |
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A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
- Marcos Vinicius Campelo Junior
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Orientando(s) |
- Kássia Aparecida de Oliveira Pereira
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Banca |
- Marcos Vinicius Campelo Junior
- Maria Helena da Silva Andrade
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Roberto Leonardo Rana
- Rogerio Rodrigues Faria
- Rosiane de Morais
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Resumo |
Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação, como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção, revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua importância na disseminação da Educação Ambiental (EA) na referida UC. Para atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e a educação ambiental, sob a perspectiva da EA, permitirá ao PEMS se tornar um espaço educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio ambiente. |
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A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados
para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se
têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de
Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a
biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação,
como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno
da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como
ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do
Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em
duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as
ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção,
revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés
preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua
importância na disseminação da Educação Ambiental Crítica (EAC) na referida UC. Para
atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do
PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas
estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a
respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e
da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um
evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais
atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as
discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de
transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e
a educação ambiental, sob a perspectiva da EAC, permitirá ao PEMS se tornar um espaço
educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio
ambiente. |
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SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJARE O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA. |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
- Carla Beatriz Spohr
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a mobilização dos saberes docentes por professores em formação inicial, buscando identificar como esses saberes são aplicados durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual de Campo Grande-MS. Teve como problema de pesquisa “Quais saberes docentes são mobilizados por professores em formação inicial durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio?”. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e planejamento de aula dos licenciandos, sendo analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os resultados da pesquisa evidenciam a importância de repensar a formação inicial de professores, buscando oferecer experiências mais significativas e que preparem os futuros docentes para os desafios da profissão, sendo a metodologia de planejamento e implementação de oficinas uma experiência importante para os licenciandos. A pesquisa também revelou que, os licenciandos, em sua maioria, não demonstram um domínio profundo dos conteúdos de física e enfrentam desafios para transpor esses conhecimentos para a prática docente. Ao analisar os planejamentos dos licenciandos, observou-se uma grande diversidade: enquanto alguns demonstraram um bom domínio dos saberes docentes e elaboraram planejamentos mais completos, outros apresentaram dificuldades na organização das atividades e na definição de objetivos. Além disso, a pesquisa chama a atenção para a importância de uma formação inicial que contemple a participação ativa dos estudantes em ambientes escolares desde os primeiros semestres do curso. Que ao serem envolvidos em atividades de planejamento e execução de aulas, os licenciandos têm a oportunidade de construir e consolidar seus saberes de forma mais significativa, uma vez que são confrontados com as demandas e desafios do cotidiano escolar. As mudanças sugeridas para a formação inicial incluem uma maior integração entre universidade e escolas, para que os saberes experienciais e de formação profissional sejam construídos gradativamente durante a formação inicial, e não apenas nos anos finais, nas disciplinas de estágio. Além de sugerir a criação de disciplinas de extensão visando proporcionar mais oportunidades práticas aos licenciandos e mobilização de saberes docentes. |
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AS CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS INTEGRADORAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/12/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Flávia Renata Lemes de Bodas
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
- JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Nelson Dias
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Resumo |
A falta de uma definição sobre a interdisciplinaridade e esclarecimentos sobre como promover a integração de conhecimentos disciplinares, motivou a realização desta pesquisa. Nela investigamos os 13 livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mapeamos as definições apresentadas nos livros para interdisciplinaridade e como os autores sugerem a integração de conhecimentos disciplinares, na execução das propostas em projetos de STEAM. Para analisar os dados coletados, partimos do resultado de uma pesquisa bibliográfica, a partir do qual caracterizamos as formas de integração de conhecimentos e os referenciais usados nos últimos dez anos, pelos pesquisadores da área de ensino. Como referencial teórico, sistematizamos as ideias sobre disciplina e as formas de integração de conhecimentos definidas pelos autores indicados na literatura analisada, construindo um quadro teórico, empregado para analisar os 13 livros didáticos e os respectivos manuais do professor. Como resultados destacamos que a definição de interdisciplinaridade, a partir de autores mencionados na literatura, identificada explicitamente em apenas dois exemplares: Ivani Fazenda e Hilton Japiassú. De forma implícita, considerando as palavras-chaves que associamos as definições destes referenciais, inferimos que em um livro a concepção de interdisciplinaridade aproxima-se à de Jurjo Santomé, pois a compreende como a interação entre diferentes disciplinas. Três livros indicam Fernando Hernández-Hernández, Edgar Morin, Regina Bochniak e William Bender, respectivamente, como aporte e dois outros discutem integração de conhecimentos, sem definir a interdisciplinaridade. Quanto aos projetos consideramos que os objetivos propostos estão claramente redigidos, mas alguns parecem utópicos, pois sugerem alcançar a alfabetização científica da comunidade a partir de atividades complexas, que não são contempladas nos objetivos. Em relação as etapas propostas para organização da prática integradora, temos projeto que possui sete e outro com 12 e nos dois casos consideramos necessário inserir sub etapas para melhorar a execução das ações e atingir os objetivos propostos. Todas as propostas analisadas consideram que os estudantes possuem conhecimentos prévios para execução de ações como a coleta de dados por meio de entrevistas. Faltam orientações sobre: como levantar os temas de interesse da comunidade; como coletar amostras e analisá-las; como elaborarem os pôsteres e infográficos. Quanto a integração de conhecimentos consideramos que nenhum dos projetos tem potencial para atingir a finalidade sugerida pelos autores. |
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A LEITURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/12/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba
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Banca |
- Daniele Correia
- Dioni Paulo Pastorio
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Sinara München
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
O uso de textos de divulgação científica (TDC) no ensino de Química e na formação de professores é tema recorrente em pesquisas na área de ensino de ciências. Nesse contexto, considerando a importância da difusão da leitura de TDC na formação inicial de professores de Química, este estudo tem como objetivo analisar as leituras e os discurso apropriados, por licenciandos, durante a elaboração de planos de aula e a realização de aulas simuladas envolvendo uso de TDC, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Este trabalho está estruturado em três artigos científicos, a saber: artigo 1 – Um panorama da produção científica sobre o uso de textos de divulgação científica na área de ensino de ciências; artigo 2 - O Hábito de Leitura na Formação dos Licenciandos em Química da UFMS; e artigo 3 – Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química: uma análise do uso por licenciandos em aulas simuladas. O artigo 1, apresenta o panorama das pesquisas referentes ao uso do TDC nos contextos da educação básica e na formação de professores da área de ensino de ciências. O artigo 2, apresenta o perfil de leitura dos licenciandos em Química da UFMS, incluindo percepções sobre a docência, conhecimento sobre discursos e motivações de leitura. Já artigo 3, apresenta a análise dos diferentes tipos de leitura e dos discursos mobilizados, por licenciandos, em atividades de planejamento e aulas simuladas envolvendo TDC em suas aulas, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Assim, esta pesquisa de mestrado se classifica como de abordagem qualitativa do tipo participante, sendo que os dados foram obtidos a partir de questionário, planos de aula, aulas simuladas e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de discurso de linha francesa. Como resultados, constatou-se que os licenciandos participantes desta pesquisa apresentaram dificuldades para discriminar os tipos de discursos científico e de divulgação científica. Com relação às motivações para a leitura, a maioria dos participantes prioriza a leitura de materiais acadêmicos envolvendo o discurso científico, em detrimento da leitura de materiais paradidáticos envolvendo o discurso de divulgação científica. No que se refere ao planejamento e desenvolvimento de aulas com TDC, verificou-se a predominância da leitura em busca por informação. Ao analisar o tipo de discurso predominante em cada aula, foi identificada a ocorrência dos três tipos propostos por Orlandi: discurso autoritário, polêmico e lúdico. Por fim, ao reconhecer o professor como um agente capaz de influenciar e transformar o ato de ler, este estudo contribui para o debate sobre a importância do incentivo e valorização de experiências de leitura sobre divulgação científica na formação de professores de Química. |
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Elaboração de Sequências Didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a Educação Ambiental e o Bioparque Pantanal |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Douglas Henrique Melo Alencar
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa teve como objetivo oferecer uma formação continuada em Educação Ambiental e Espaços Não-Formais de Ensino, com foco na construção de sequências didáticas, dos anos finais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de diversas áreas do conhecimento. A proposta surgiu a partir de uma inquietação do autor, como professor do Bioparque Pantanal, em relação ao aproveitamento dos visitantes, professores e estudantes na construção de conhecimentos durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS), é um empreendimento turístico que dispõe de 33 aquários que exibem a ictiofauna e os biomas regionais e mundiais, além de laboratórios de inovação, museu interativo e áreas para observação de avifauna. Atualmente, as escolas recebem um atendimento especial durante a semana. A formação continuada abordou temas como Educação Ambiental, interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não-formais de ensino. As sequências didáticas desenvolvidas ao final da formação visam sistematizar e ordenar as ações propostas pelos professores de forma interdisciplinar. Elas foram sugeridas às escolas que visitam o Bioparque, com o intuito de potencializar as visitas e conectá-las aos currículos escolares e ao cotidiano dos visitantes. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, baseada nas macrotendências político-pedagógicas de Philippe Layrargues. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Edicleia Mascarenhas Fernandes
- Edivagner Souza dos Santos
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
não informado |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Edicleia Mascarenhas Fernandes
- Edivagner Souza dos Santos
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Na busca em refletir sobre uma formação de professores, no ensino de
ciências em atendimento educacional hospitalar, tendo como foco de inserir uma
disciplina, esta pesquisa propõe investigar a importância do atendimento educacional
hospitalar no ensino de ciências. Contudo o objetivo de inserir a disciplina de
Atendimento Educacional Hospitalar no Ensino de Ciências, no curso de Ciências
Biológicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa pesquisa-ação e de cunho
qualitativo e a análise dos dados foi realizada à luz da análise de conteúdo de
Bardin(2011). Como respaldo na área do atendimento hospitalar foram utilizados
Fernandes (2023); Fontes (2005); Fonseca (1999, 2002, 2008); Foucault (1982);
Goffman (2005); Granemann (2015); Rodrigues (2018) e Silva (2019), na área da
formação de professores: Cunha (2013); Pimenta (2006a, 2011b); Herneck e
Mizukami (2002); Vygotsky (2005) e Wiziack (2015) e na área do Projeto Pedagógico
e Matriz Curricular: Delizoicov e Angotti (1990); Fonseca (2008); Matos e Mugiatti
(2014a, 2006b); Medeiros (2020); Nucci (2002); Sacristán (1999); Valle (1997); e
Vasconcellos (2000). Os resultados demonstraram que os acadêmicos contribuíram
significativamente para a construção de novas estratégias pedagógicas voltadas para
o Ensino de Ciências. Por fim, destaco, Ao analisar o projeto político do curso e a
matriz curricular de Ciências Biológicas, em conjunto com a participação dos
acadêmicos durante o curso de extensão, constatou-se a importância de incluir no
curso da disciplina de Atendimento Educacional Hospitalar e Práticas Pedagógicas
no Ensino de Ciências, Ao observar as respostas dos acadêmicos, percebemos um
grande interesse em participar e em serem desafiados durante o curso e as práticas
no AEH. Os acadêmicos contribuíram significativamente para a construção de novas
estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino de Ciências, especialmente em
relação aos sistemas do corpo humano.
PALAVRAS- CHAVE: Formação de Professores; Ensino de Ciências; Atendimento
Educacional Hospitalar; estratégias pedagógicas e disciplina. |
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CONHECIMENTOS SOBRE ANFÍBIOS ANUROS DE ACADÊMICOS CONCLUINTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Coorientador(es) |
- Roberta Azeredo Murta da Fonseca
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Roberta Azeredo Murta da Fonseca
- Roberta Chiesa Bartelmebs
- Rogerio Rodrigues Faria
- Vanessa Daiana Pedrancini
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral problematizar a formação inicial de professores, no que diz respeito à construção de conhecimentos científicos, em especial, os ligados à anurofauna. Neste sentido, os conhecimentos de acadêmicos, estudantes de uma Universidade Federal, matriculados no último semestre de licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia, foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento de coleta de dados foi criado para fins desta investigação e fora organizado em três seções: conhecimentos biológicos; emoções; e mitos e lendas sobre os anuros. As respostas apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos foi utilizado o Software Atlas.ti, por meio do qual foram identificadas categorias fundamentais, para posterior análise dos conhecimentos apresentados pelos participantes da pesquisa. Verifica-se a partir dos dados analisados, que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa e que os acadêmicos conseguem identificar a presença deles em diferentes habitats. No entanto, são observadas lacunas quanto aos conhecimentos biológicos acerca destes seres, por exemplo, quanto ao ciclo de vida, diferenças entre os animais e sua importância no ecossistema. E, por serem animais conhecidos e presentes na realidade de todos, diversos mitos e lendas cercam esses animais, sendo capazes de despertar diversas emoções e, quando estas são negativos, a sobrevivência e preservação das espécies de anuros encontra-se em risco. Deste modo, abrem-se discussões relacionadas à formação inicial de professores, quanto à compreensão global dos anfíbios anuros e, em como os conhecimentos construídos durante a formação inicial podem influenciar no ensino da temática, tanto na educação formal quanto não formal. Destaca-se, portanto, a importância de conhecimentos científicos para a compreensão de fenômenos que ocorrem no mundo à nossa volta e a necessidade de reflexão quanto à prática pedagógica. |
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O ENSINO DE BOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS EDUCACIONAIS E NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
- Alessandra dos Santos Olmedo
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Orientando(s) |
- MAURICIO GONZALEZ BISNETO
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Joseana Stecca Farezim Knapp
- Paulo Robson de Souza
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Neste trabalho, objetivamos desenvolver e avaliar as contribuições de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em uma perspectiva Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano, a partir das ideias de Vigotski, para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio (CRMSEM). A SD é constituída por três etapas: identificação do conhecimento já apropriado pelos alunos, sistematização dos conhecimentos e avaliação da evolução conceitual. Tal SD foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Campo Grande - MS. Houve realização de desenhos, análise e elaboração de produções artísticas pelos alunos, para identificação e/ou avaliação dos conhecimentos apropriados, estes dados foram coletados pela entrega das atividades e, ainda, aspectos gerais do desenvolvimento das mesmas e das interações não verbais que foram registradas em diário de bordo pelo professor/pesquisador. Ademais, todas as atividades da SD foram gravadas, mediante aplicativo de gravação de voz, para que pudéssemos registrar os diálogos e interações dos alunos e dos mesmos com o professor-pesquisador, posteriormente, estes foram transcritos. Em seguida, os dados obtidos foram avaliados mediante uma abordagem da Análise Microgenética. Os dados obtidos com o desenvolvimento desta pesquisa demonstraram que as atividades da SD podem favorecer a evolução conceitual e a apropriação dos conhecimentos, sendo assim, propiciando contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento, previstos na BNCC e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio, que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica. Ademais, a SD pode ser uma ferramenta capaz de colaborar na mitigação da assim chamada “cegueira botânica” e propiciar aos professores um referencial metodológico que possa orientar suas práticas pedagógicas nesta nova realidade curricular educacional.
Palavras-chaves: Ensino e Aprendizagem; Fenômeno PAD; Mediação Pedagógica. |
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