Elaboração de sequências didáticas utilizando o Bioparque Pantanal como ferramenta pedagógica na formação de professores |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Douglas Henrique Melo Alencar
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Edicleia Mascarenhas Fernandes
- Edivagner Souza dos Santos
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
não informado |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Edicleia Mascarenhas Fernandes
- Edivagner Souza dos Santos
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Na busca em refletir sobre uma formação de professores, no ensino de
ciências em atendimento educacional hospitalar, tendo como foco de inserir uma
disciplina, esta pesquisa propõe investigar a importância do atendimento educacional
hospitalar no ensino de ciências. Contudo o objetivo de inserir a disciplina de
Atendimento Educacional Hospitalar no Ensino de Ciências, no curso de Ciências
Biológicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa pesquisa-ação e de cunho
qualitativo e a análise dos dados foi realizada à luz da análise de conteúdo de
Bardin(2011). Como respaldo na área do atendimento hospitalar foram utilizados
Fernandes (2023); Fontes (2005); Fonseca (1999, 2002, 2008); Foucault (1982);
Goffman (2005); Granemann (2015); Rodrigues (2018) e Silva (2019), na área da
formação de professores: Cunha (2013); Pimenta (2006a, 2011b); Herneck e
Mizukami (2002); Vygotsky (2005) e Wiziack (2015) e na área do Projeto Pedagógico
e Matriz Curricular: Delizoicov e Angotti (1990); Fonseca (2008); Matos e Mugiatti
(2014a, 2006b); Medeiros (2020); Nucci (2002); Sacristán (1999); Valle (1997); e
Vasconcellos (2000). Os resultados demonstraram que os acadêmicos contribuíram
significativamente para a construção de novas estratégias pedagógicas voltadas para
o Ensino de Ciências. Por fim, destaco, Ao analisar o projeto político do curso e a
matriz curricular de Ciências Biológicas, em conjunto com a participação dos
acadêmicos durante o curso de extensão, constatou-se a importância de incluir no
curso da disciplina de Atendimento Educacional Hospitalar e Práticas Pedagógicas
no Ensino de Ciências, Ao observar as respostas dos acadêmicos, percebemos um
grande interesse em participar e em serem desafiados durante o curso e as práticas
no AEH. Os acadêmicos contribuíram significativamente para a construção de novas
estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino de Ciências, especialmente em
relação aos sistemas do corpo humano.
PALAVRAS- CHAVE: Formação de Professores; Ensino de Ciências; Atendimento
Educacional Hospitalar; estratégias pedagógicas e disciplina. |
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CONHECIMENTOS SOBRE ANFÍBIOS ANUROS DE ACADÊMICOS CONCLUINTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Coorientador(es) |
- Roberta Azeredo Murta da Fonseca
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Roberta Azeredo Murta da Fonseca
- Roberta Chiesa Bartelmebs
- Rogerio Rodrigues Faria
- Vanessa Daiana Pedrancini
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral problematizar a formação inicial de professores, no que diz respeito à construção de conhecimentos científicos, em especial, os ligados à anurofauna. Neste sentido, os conhecimentos de acadêmicos, estudantes de uma Universidade Federal, matriculados no último semestre de licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia, foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento de coleta de dados foi criado para fins desta investigação e fora organizado em três seções: conhecimentos biológicos; emoções; e mitos e lendas sobre os anuros. As respostas apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos foi utilizado o Software Atlas.ti, por meio do qual foram identificadas categorias fundamentais, para posterior análise dos conhecimentos apresentados pelos participantes da pesquisa. Verifica-se a partir dos dados analisados, que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa e que os acadêmicos conseguem identificar a presença deles em diferentes habitats. No entanto, são observadas lacunas quanto aos conhecimentos biológicos acerca destes seres, por exemplo, quanto ao ciclo de vida, diferenças entre os animais e sua importância no ecossistema. E, por serem animais conhecidos e presentes na realidade de todos, diversos mitos e lendas cercam esses animais, sendo capazes de despertar diversas emoções e, quando estas são negativos, a sobrevivência e preservação das espécies de anuros encontra-se em risco. Deste modo, abrem-se discussões relacionadas à formação inicial de professores, quanto à compreensão global dos anfíbios anuros e, em como os conhecimentos construídos durante a formação inicial podem influenciar no ensino da temática, tanto na educação formal quanto não formal. Destaca-se, portanto, a importância de conhecimentos científicos para a compreensão de fenômenos que ocorrem no mundo à nossa volta e a necessidade de reflexão quanto à prática pedagógica. |
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O ENSINO DE BOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM DOCUMENTOS NORMATIVOS EDUCACIONAIS E NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
- Alessandra dos Santos Olmedo
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Orientando(s) |
- MAURICIO GONZALEZ BISNETO
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Joseana Stecca Farezim Knapp
- Paulo Robson de Souza
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Neste trabalho, objetivamos desenvolver e avaliar as contribuições de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em uma perspectiva Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano, a partir das ideias de Vigotski, para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio (CRMSEM). A SD é constituída por três etapas: identificação do conhecimento já apropriado pelos alunos, sistematização dos conhecimentos e avaliação da evolução conceitual. Tal SD foi desenvolvida em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Campo Grande - MS. Houve realização de desenhos, análise e elaboração de produções artísticas pelos alunos, para identificação e/ou avaliação dos conhecimentos apropriados, estes dados foram coletados pela entrega das atividades e, ainda, aspectos gerais do desenvolvimento das mesmas e das interações não verbais que foram registradas em diário de bordo pelo professor/pesquisador. Ademais, todas as atividades da SD foram gravadas, mediante aplicativo de gravação de voz, para que pudéssemos registrar os diálogos e interações dos alunos e dos mesmos com o professor-pesquisador, posteriormente, estes foram transcritos. Em seguida, os dados obtidos foram avaliados mediante uma abordagem da Análise Microgenética. Os dados obtidos com o desenvolvimento desta pesquisa demonstraram que as atividades da SD podem favorecer a evolução conceitual e a apropriação dos conhecimentos, sendo assim, propiciando contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de habilidades e objetos de conhecimento, previstos na BNCC e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul – Etapa do Ensino Médio, que possam estar relacionados aos conteúdos de Botânica. Ademais, a SD pode ser uma ferramenta capaz de colaborar na mitigação da assim chamada “cegueira botânica” e propiciar aos professores um referencial metodológico que possa orientar suas práticas pedagógicas nesta nova realidade curricular educacional.
Palavras-chaves: Ensino e Aprendizagem; Fenômeno PAD; Mediação Pedagógica. |
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/05/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- ADLER SANTOS GARCIA COSTA
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Banca |
- Angela Maria Zanon
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Lucas André Teixeira
- Marcela de Moraes Agudo
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Diante da atual emergência socioambiental que afeta a civilização humana e o planeta Terra, oriunda dos desdobramentos da crise social e de outras crises adjacentes do processo de neoliberalização do sistema capitalista, culminou-se em uma sociedade em crise acentuada decorrente do seu modo de organização e de produção da vida, desencadeando o rompimento das dinâmicas ecológicas e climáticas da natureza. A educação é o eixo estruturante de qualquer sociedade que deseje desenvolver cidadãos à transformação desta, seja implementando um desenvolvimento pleno à formação humana e crítica ou à uma formação tecnicista e reprodutora, tendo em vista a disputa que este campo social sofre desde sua origem. O surgimento da Educação Ambiental se faz em contexto semelhante, na qual guiada pela perspectiva crítica, objetiva uma transformação das bases da sociedade capitalista por meio de processos educativos politizados de intervenção da realidade nos problemas socioambientais. O nosso referencial teórico-pedagógico crítico, sendo a Pedagogia Histórico-Crítica, almeja no campo educacional uma formação do indivíduo humano que por meio do processo de socialização na escola, o estudante tenha a capacidade de sistematizar o conhecimento elaborado à sua formação concreta através dos conteúdos curriculares essenciais, trazendo a essencialidade do papel do currículo sobre as instituições de ensino. Esta pesquisa objetiva analisar a inserção da Educação Ambiental nos currículos de licenciatura das ciências da natureza (física, química e ciências biológicas) para a contribuição na formação de professores de uma Instituição de Ensino Superior. A metodologia empregada para a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso foi a Análise Documental, enquanto que para identificar e analisar as concepções de Educação Ambiental dos discentes e docentes dos cursos utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Recorreu-se às ferramentas de coleta de dados do questionário e da entrevista semiestruturada para realizar as coletas. Os resultados indicam que a Educação Ambiental está inserida em cumprimento burocrático nos documentos analisados, executando a legislação vigente para este campo de estudos; sua oferta também se faz consonante com a legislação, disposta de modo obrigatório (ciências biológicas) ou optativo (física e química); salientamos a necessidade de revisão e atualização das obras literárias do campo; além dos documentos apontarem para uma perspectiva pragmática de Educação Ambiental. No questionário e nas entrevistas identificamos no corpo discente uma predominância das concepções conservacionista e pragmática, enquanto no corpo docente das coordenadoras(es) de curso evidenciou-se a concepção conservacionista, pragmática e crítica e, por fim, identificamos que as professoras que ministram a disciplina possuem uma concepção crítica. Espera-se que este trabalho e seus resultados possam contribuir para pesquisas vindouras acerca da inserção da Educação Ambiental no âmbito curricular, contribuindo para a formação inicial de professores ao desenvolvimento de novos conhecimentos e valores interdependentes da dimensão ambiental. |
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O PENSAMENTO LATINO-AMERICANO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE HIDROLOGIA E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIOCIENTÍFICAS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/03/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Sérgio Choiti Yamazaki
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
A dissertação aborda a implementação de uma Unidade Curricular Eletiva em uma escola pública do estado Mato Grosso do Sul, focada na temática da Hidrologia e fundamentada na perspectiva do Pensamento Latino-americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). O objetivo é investigar como a oferta desta Unidade Curricular Eletiva, permeada pela perspectiva PLACTS, pode potencializar discussões genuínas que promovam a formação para a cidadania. Para isso, são delineados três objetivos específicos: (a) identificar e analisar métodos de ensino embasados na perspectiva PLACTS; (b) investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, utilizando uma abordagem PLACTS em atividades experimentais; e (c) examinar o desenvolvimento de um posicionamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia e suas implicações sociocientíficas. A pesquisa emprega uma abordagem multipaper, em que três artigos compõem os capítulos da dissertação. O primeiro capítulo consiste em uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a fim de identificar métodos de ensino em ciências fundamentados na perspectiva PLACTS. O segundo capítulo descreve uma atividade experimental para investigar a potabilidade da água dos bebedouros da escola, seguindo uma abordagem PLACTS. O terceiro capítulo discute o desenvolvimento do posicionamento crítico dos estudantes em relação à hidrologia, também utilizando a perspectiva PLACTS. Os resultados da RSL revelam métodos de ensino em ciências alinhados com a perspectiva PLACTS, fornecendo um panorama do estado da arte nessa área. A aplicação da sequência didática no segundo capítulo permite a avaliação da potabilidade da água dos bebedouros da escola, enquanto o terceiro capítulo ressalta o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação à temática da hidrologia. A pesquisa destaca a importância da abordagem PLACTS no ensino de ciências, fornecendo uma integração entre aspectos científicos, sociais e culturais. Além disso, ressalta a relevância de abordar problemáticas locais e regionais, promovendo uma educação contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa também aponta para a necessidade de metodologias que envolvam os alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem, visando desenvolver habilidades de pensamento crítico e conscientização sobre questões ambientais e sociais. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A PERCEPÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DOS MAPAS MENTAIS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/12/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Maria Helena da Silva Andrade
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Tatyane Do Socorro Soares Brasil
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Banca |
- Bruna Gardenal Fina Cicalise
- Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa
- Guilherme dos Santos Claudino
- José Flavio Rodrigues Siqueira
- Marcos Vinicius Campelo Junior
- Maria Helena da Silva Andrade
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Resumo |
A Educação Ambiental resulta do compromisso social e do respeito a si mesmo, ao outro, à vida, assim como do sentimento de pertencimento ao planeta. A necessidade de novas práticas na produção agrícola se faz evidente para um combate eficaz da degradação ambiental, que compromete os recursos naturais. Teve-se como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre a relação entre o ser humano e o ambiente utilizando os mapas mentais a partir de um Sistema Agroflorestal utilizado como recurso didático. A pesquisa se deu através de mapas mentais, baseados em um Sistema Agroflorestal, os quais apresentavam registros de informações importantes, permitindo um fácil acesso quando necessário. Também foi discutida a relação entre sustentabilidade, educação ambiental e saber ambiental baseando-se no diálogo dos saberes. O trabalho foi subdividido em etapas, em que a primeira trata de uma discussão sobre a relação entre sustentabilidade, Educação Ambiental e saber ambiental diante do diálogo dos saberes. Como pesquisa qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de trabalhos teóricos nas discussões. No segundo momento, o objetivo foi o de analisar a percepção dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre ambiente, visando à prática de uma Educação Ambiental contextualizada, com o intuito da decodificação e interpretação de mapas mentais, usados como instrumento metodológico, seguindo a metodologia Kozel. Em outro momento, buscou-se alcançar o desenvolvimento de um pensamento crítico por meio de uma proposta pautada nos princípios da Educação Ambiental. Destaca-se, assim, a relevância acadêmica e social desta pesquisa para motivação no processo pedagógico e formação de cidadãos comprometidos com o ambiente. Ao final foi elaborada e apresentada uma proposta de sequência didática centrada na utilização de um Sistema Agroflorestal utilizado como recurso didático, aspirando a construção de um pensamento crítico e reflexivo na relação entre o estudante e o ambiente. Ao longo do trabalho foi discutida a importância da percepção ambiental através de mapas mentais na Educação Ambiental e sua associação com o Sistema Agroflorestal, revelando que os estudantes têm conhecimento prévio do meio ambiente, geralmente adquirido por experiências pessoais e, frequentemente, apresentam uma visão negativa da interferência humana no ambiente. As ações praticadas indicam a necessidade de uma educação ambiental contínua nas escolas voltada à formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade ambiental. É essencial que essas práticas educacionais considerem as concepções prévias dos estudantes, que muitas vezes limitam o entendimento do ambiente apenas como um aspecto natural. Essa análise dos mapas mentais revela a importância de integrar a educação ambiental ao ambiente cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação mais autêntica e emancipadora. A pesquisa demonstra que a concepção do ambiente como um conjunto de interações físicas, químicas e biológicas, abrigando todas as formas de vida, precisa ser promovida para despertar um sentimento de pertencimento e valorizar a cultura e economia locais. Para contribuir com a transformação desejada, sugere-se a implementação de práticas educacionais contínuas e dialógicas nas escolas, práticas que discutam o impacto das ações humanas no meio ambiente, tanto negativa quanto positivamente, e promovam novos modelos de vida na sociedade. A utilização dos mapas mentais pode também orientar as metodologias de ensino e aprendizagem nas escolas, facilitando o desenvolvimento de estratégias educacionais que garantam uma aprendizagem significativa sobre a relação entre o ser humano e o ambiente.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Agrofloresta; Metodologia Kozel; Práticas Educacionais.
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O GPS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EXPLICITAÇÃO DOS INVARIANTES OPERATÓRIOS RELACIONADOS AO CAMPO CONCEITUAL DA RELATIVIDADE |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/12/2023 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- PATRICK LUIZ GUEVARA DELGADO
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Banca |
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Dioni Paulo Pastorio
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
A sociedade atual está cada vez mais dependente do uso de tecnologias e, apesar disso, são poucos os que compreendem como elas funcionam; aprende-se a utilizar um aplicativo e isso é o suficiente. Porém, muitos desconhecem que grande parte dos aparelhos utilizados diariamente, como os eletroeletrônicos, equipamentos para diagnósticos médicos e os próprios celulares, tem tecnologias fundamentadas na Física Moderna e Contemporânea. Como exemplo podemos citar o GPS, o qual utiliza em sua tecnologia, para garantir uma boa precisão na localização de objetos no globo terrestre, conceitos da Teoria da Relatividade descrita por Einstein. Assim, demonstrar aos estudantes como as tecnologias atuais funcionam é importante não só para aprimorar seus conceitos científicos, como também desenvolver seus conhecimentos como cidadão, visto ser um dos objetivos dessa instituição formar cidadãos críticos, capazes de entender e lidar com questões contemporâneas. A inserção de tópicos da Física Moderna e Contemporânea consta no currículo do Ensino Médio; a exploração do funcionamento das tecnologias relacionadas a monitoramento remoto é um exemplo. A presente dissertação, considerando esse contexto, apresenta uma sequência de ensino desenvolvida a partir da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, implementada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Campo Grande /MS, contanto com um Projeto Piloto e um Projeto Final. Para tanto, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais para explicitar os possíveis invariantes operatórios relacionados à Teoria da Relatividade. O trabalho objetivou investigar como o estudo do GPS pode contribuir para um possível domínio do Campo Conceitual da Relatividade. Sobre os resultados da pesquisa, foram elaborados três trabalhos. O primeiro artigo foi publicado no 16º Simpósio de Investigação em Educação de Física, resultado do Projeto Piloto que buscou identificar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do GPS, bem como compreender quais eram as expectativas e anseios dos alunos relacionados ao projeto desenvolvido. Um segundo artigo, que foi aprovado para publicação na Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, teve como objetivo analisar os invariantes operatórios sobre o campo conceitual de velocidade e aceleração, conceitos estes importantes para o estudo da Teoria da Relatividade. O terceiro trabalho foi enviado para a Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico e teve por objetivo explicitar os Invariantes Operatórios utilizando um produto tecnológico, a respeito da Teoria da Relatividade Restrita através de uma atividade investigativa, aguardando ainda um parecer da equipe editorial. Por fim, concluímos que o estudo do GPS, estruturado a partir de um ABP, se apresentou potencialmente significativo para a explicitação e evolução do domínio do Campo Conceitual da Teoria da Relatividade, promovendo uma maior difusão do estudo dessa área do conhecimento, utilizando a respectiva tecnologia como Questão Motriz, corroborando para uma aprendizagem com potencial para ser significativa.
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CONCEPÇÕES E PERFIL DE EDUCADORES MUSEAIS DE MATO GROSSO DO SUL, SOB A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/10/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandra Penedo de Pinho
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
As pesquisas acerca dos espaços museais vem destacando a ascensão e o reconhecimento do potencial educativo dos mesmos. No entanto, também é percebida a preocupação com certas questões da organização desses ambientes. Em contrapartida, no que diz respeito à formação, concepções e o perfil dos educadores museais pouco se sabe. E foi pensando nessa carência que esta pesquisa foi proposta, pela qual questiona-se: Quem são os educadores dos museus de Mato Grosso do Sul? Quais são suas concepções a respeito dos museus e da temática Educação Ambiental nesse espaço. Esses educadores consideram o saber interdisciplinar para ensinar? Dessa forma, esta pesquisa objetivou investigar o perfil, concepções e ações dos educadores museais de três museus de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa e o público-alvo da investigação é formado por gestores e educadores, que atuam no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), Museu de Arqueologia da UFMS (MUARQ) e o Museu de História do Pantanal (MUHPAN). O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas aplicado por meio da plataforma Google Forms, além de uma entrevista semiestruturada Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), cuja as dimensões de análise foram selecionadas a priori seguindo-se o referencial de Silva (2007), que classifica três tipologias distintas de concepções de educação ambiental, são elas: Concepção Conservadora, Concepção Pragmática e Concepção Crítica. Os resultados apontaram que de forma geral os educadores museais majoritariamente são estudantes, seja da graduação e/ou pós graduação, que possuem vínculo temporário desempenhando a função de estagiários, ou em menor número vínculo efetivo como profissionais concursados. Além disso, a pesquisa evidenciou que estes profissionais anseiam melhorias e a valorização de sua profissão. E no que tange às concepções sobre interdisciplinaridade e educação ambiental, os resultados evidenciam a existência de equívocos conceituais, lacunas na formação e a necessidade da promoção e ausência de oferta de capacitações específicas para este público alvo. Espera-se que as reflexões oriundas dessa pesquisa fomentem melhorias na formação dos educadores museais, sobretudo, para desempenharem a Educação Ambiental crítica, haja vista que, estes profissionais, que exercem um importante papel na democratização e popularização da cultura e ciência para toda sociedade.
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ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS POR MEIO DE MAPAS MENTAIS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Airton José Vinholi Júnior
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Natalia Tavares Rios
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Valéria da Silva Trajano
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Resumo |
Como o ambiente escolar reflete os desafios da sociedade atual, pode-se dizer que um dos entraves para alcançar a consciência socioambiental dos jovens do Ensino Médio é a perda de valores com os quais percebem e atuam sobre as problemáticas ambientais que envolvem violação de direitos humanos. Desse modo, se faz interessante a investigação sobre valores, como liberdade, solidariedade e justiça, que contribuem ou não para formar as representações com que estes estudantes constituem, no nível simbólico, tais questões. Mais especificamente, as questões atuais do contexto brasileiro que envolvem conflitos socioambientais, em que a degradação do meio ambiente se atrela em conflitos de interesse sobre o uso de recursos naturais entre diferentes grupos sociais. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar o conteúdo do diálogo e das representações de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de um contexto urbano, quando questionados sobre conflitos socioambientais. Para tanto, a pesquisa utilizou como marco teórico epistemológico a Educação Ambiental Emancipatória e como referencial didático a Conscientização de Paulo Freire. Já os referenciais metodológicos abarcam a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin, para a investigação de diálogos coletados em dinâmicas de grupo focal, e a interpretação de mapas mentais pela Metodologia Kozel. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola municipal de Ensino Médio do município de Contagem, em Minas Gerais. A intervenção em ambiente escolar contou com a proposta de construção de mapas mentais antes e depois de uma dinâmica de grupo focal sobre o tema conflitos socioambientais. Tanto as análises dos mapas mentais quanto dos discursos orais apontam para um número relativamente pequeno de estudantes capazes de integrar diferentes aspectos para construir uma representação complexa das causalidades e das consequências dos conflitos socioambientais. Além disso, foi possível inferir sobre os valores que sustentam o discurso dos estudantes sobre a temática e os valores que eles atribuem a outros sujeitos sociais. Ainda que o grupo de participantes da pesquisa represente um contexto específico, defende-se que a investigação acerca dos valores humanos e da percepção de outros sujeitos que os estudantes trazem para o ambiente educativo seja uma estratégia para interlocução entre a Educação em Direitos Humanos e a Educação Ambiental. |
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PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Manoel Garcia de Oliveira
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
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PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
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Coorientador(es) |
- Bruna Gardenal Fina Cicalise
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Bruna Gardenal Fina Cicalise
- Denise Silva
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Manoel Garcia de Oliveira
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
O presente trabalho trata de uma pesquisa que se propôs refletir sobre a utilização de trilhas ecológicas e oficinas de produção de exsicatas como atividades de ensino na temática botânica. O principal objetivo foi investigar se o uso dessas propostas pedagógicas contribuem para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conteúdos de Botânica, mesmo na grade curricular do Novo Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida de forma quali-quantitativa junto aos alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola em Tempo Integral na cidade de Miranda-MS. Foram realizadas quatro etapas, um pré-teste para análise prévia dos conhecimentos dos alunos, duas trilhas (uma no entorno da escola e outra em uma reserva biológica), uma oficina para produção de exsicatas e para a identificação das espécies coletadas com o auxílio de aplicativos digitais e um questionário pós-teste para para análise do impacto de tais propostas na aprendizagem dos estudantes. Após a conclusão de todas as etapas observou-se que as propostas didáticas, ensinadas de forma significativa, contextualizada, ativa e utilizando estratégias diversificadas, assim como o contato direto com as plantas dos biomas Pantanal e Cerrado, foram capazes de estimular o interesse por essa abordagem nos discentes, promovendo aos professores meios que podem facilitar e incentivar o processo de ensino-aprendizagem da botânica, seja nas aulas regulares ou nos itinerários formativos. Aprender sobre Botânica de forma prática e dinâmica é fundamental para disseminar essa área tão importante para a Biologia.
Palavras- chave: Trilhas ecológicas; Ensino de ciências; Plantas; Miranda-MS.
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O CAMPO CONCEITUAL DA ÁGUA A PARTIR DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Leandro Londero da Silva
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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Resumo |
Em busca por desenvolver uma proposta de ensino que integre a realidade dos estudantes
com os documentos oficiais apresentamos nesta dissertação a pesquisa intitulada “O
Campo Conceitual da Água a partir de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade”. O
objetivo da pesquisa se direciona em analisar os indicadores de um possível domínio do
campo conceitual da Água por estudantes da modalidade de Educação de Jovens e
Adultos – EJA de duas turmas de uma escola pública de Campo Grande - MS, a partir
dos invariantes operatórios mobilizados nas etapas de construção de uma Ilha
Interdisciplinar de Racionalidade – IIR. Dessa forma foi utilizada como metodologia as
etapas de construção de uma IIR conforme propõe Gérard Fourez com o objetivo de
direcionar a aprendizagem dos estudantes para a integração de conhecimentos
disciplinares bem como para utilização de situações reais para consolidação do processo,
contribuindo para que o público-alvo seja ativo durante todo o desenvolvimento da
pesquisa. Para análise dos resultados foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais -TCC
de Gérard Vergnaud. Com base nos dados identificamos os invariantes operatórios
presentes e o possível domínio do campo conceitual da Água, pois o estudo da Água pode
ser considerado um grande campo conceitual em que muitos conhecimentos disciplinares
podem fazer parte de uma aprendizagem mais sólida caso sejam trabalhados de forma
interligada. Apresentamos como resultados três manuscritos, o primeiro intitulado
“Possíveis invariantes operatórios do campo conceitual da Água mobilizados em uma
atividade interdisciplinar no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA” Onde
após iniciarmos o percurso interdisciplinar com as turmas e analisar os primeiros
invariantes que emergiram das atividades propostas na fase clichê, averiguamos que
alguns invariantes operatórios descritos pelos estudantes se distanciavam dos conceitos
científicos, a partir desses dados foi possível organizar para que as próximas etapas da
IIR situações e atividades, que contribuíssem para a adequação dos invariantes
mobilizados pelos participantes da pesquisa. O segundo manuscrito foi intitulado
“Possíveis invariantes operatórios do campo conceitual da Água mobilizados por meio
de atividades práticas com viés interdisciplinar”, para o desenvolvimento desse
manuscrito foi utilizada uma das três sequências de atividades práticas trabalhadas na
quarta etapa de construção da IIR. Os resultados demonstraram que os invariantes
expressos pelos estudantes passaram por uma evolução no decorrer das atividades
abarcadas pela sequência selecionada para compor o manuscrito, e foram consideradas
satisfatórias considerando o contexto da EJA. E por último elaboramos o manuscrito “A
construção de uma representação interdisciplinar sobre o campo conceitual da Água”,
que apresenta a IIR já finalizada, os resultados demonstram que os estudantes apresentam
indícios de um possível domínio do campo conceitual da água com base nos
conhecimentos disciplinares selecionados para lidar com o problema concreto. Também
identificamos que os estudantes passaram a relacionar com mais facilidade a
aplicabilidade desses conhecimentos disciplinares com fenômenos reais do cotidiano.
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A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DEPROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADE E DESAFIOS |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/09/2023 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pereira Duarte
- Daniele Correia
- Ines Prieto Schmidt Sauerwein
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Na literatura da área de Ensino de Ciências, existem poucas pesquisas que relatam resultados
da inserção das metodologias ativas em cursos de Licenciatura em Química, apesar de suas
potencialidades na promoção de experiências inovadoras para a formação didático-pedagógica
do futuro professor. Nessa direção, o presente estudo tem como objetivo investigar as
contribuições formativas promovidas aos professores de química em formação, a partir da
participação em e no planejamento de aulas com caso ou problema. Para tanto, implementou-
se uma sequência de aulas estruturadas nos princípios da Sala de Aula Invertida, de modo a
oportunizar aos professores de química em formação o contato com a fundamentação teórica
das metodologias ativas e a experiência de vivenciar atividades de ensino pautadas no Estudo
de Casos e Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi
desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino em Química III do Curso de Química
Licenciatura do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os
instrumentos de coleta de dados foram os questionários inicial e final, gravação em áudio das
apresentações, planos de aula, e as produções escritas realizadas pelos licenciandos no decorrer
do desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados apontam que houve notória
evolução dos licenciandos com o avanço das atividades, sendo que, gradativamente, eles se
tornaram mais ativos e autônomos. Os trabalhos desenvolvidos em grupo estimularam o debate
entre eles, o trabalho em equipe, o posicionamento crítico e reflexivo e o compartilhamento de
conhecimentos. Portanto, a experiência que os licenciandos tiveram com as metodologias ativas
e elaboração de planos de aula sob a perspectiva dessas metodologias contribuíram para uma
formação reflexiva, ativa e autônoma. |
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GAMIFICAÇÃO, INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E O ENSINO DE QUÍMICA: DA REVISÃO DE LITERATURA À APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Ana Camila Micheletti
- Daniele Correia
- Dioni Paulo Pastorio
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
É crescente o número de pesquisas na área de ensino de ciências que relatam as potencialidades das metodologias ativas, em particular Instrução pelo Colegas (IpC) e Gamificação, na transformação dos processos de ensinar e aprender em sala de aula, bem como no desenvolvimento de habilidades como engajamento dos estudos, trabalho em equipe, aprendizagem colaborativa, pensamento rápido e crítico, protagonismo, cooperação, competição e aprendizado a partir dos erros. Nesta direção, o presente trabalho foi estruturado no formato de dois artigos científicos: Artigo 1 – Ensino de Ciências e as metodologias ativas gamificação e instrução pelos colegas: uma revisão sistemática de literatura. O objetivo foi mapear as principais características das pesquisas que relacionam as metodologias ativas gamificação e/ou IpC e o ensino de Ciências. Com base nos resultados, constatamos que há carência de estudos que relatem resultados de pesquisa a partir da implementação de atividades envolvendo metodologias ativas gamificadas e de IpC, de modo que, possam ser compreendidas as potencialidades e limitações de sua inserção no ensino de Química, Física, Biologia, Matemática e Ciências; Artigo 2 – Química das plantas medicinais: uma sequência didática envolvendo gamificação associada à Instrução pelos Colegas. O objetivo foi investigar as contribuições da sequência didática gamificada para a aprendizagem de funções orgânicas e das propriedades de plantas medicinais, por parte de estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A partir dos resultados, podemos afirmar que houve evolução na aprendizagem das propriedades das plantas medicinais, seus princípios ativos e funções orgânicas presentes. Ademais, a metodologia gamificada aliada à IpC permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências como o engajamento dos discentes, trabalho em equipe, cooperação para atingir objetivos em comum, competição e curiosidade sobre a temática. Neste sentido, acreditamos que os artigos contribuem para o avanço das pesquisas na área do ensino de Química, expõe as limitações de cada metodologia utilizada e possibilita que outros pesquisadores e professores possam usufruir dos resultados obtidos neste trabalho. Também destacamos as contribuições para a transformação do comportamento dos estudantes frente ao uso de metodologias ativas, tornando-os proativos, com espírito cooperativo e mais interessados pelas aulas.
Palavras-chave: Gamificação. Instrução pelos Colegas. Ensino de Química. Plantas Medicinais. Funções Orgânicas. |
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A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): O QUE INDICAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DAS LICENCIATURAS NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Maria Cristina Lima Paniago
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Nesta pesquisa foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura na área das Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) das universidades públicas de Mato Grosso do Sul, nas modalidades presencial e à distância, com o objetivo de compreender o que é proposto em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como identificar quais concepções teóricas, políticas, culturais e as bases legais que norteiam os PPCs analisados. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2013), abrangendo três etapas: a) Levantamento bibliográfico nas bases Scielo.br, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scholar Google, para verificar quais são os estudos que contemplam esta temática; b) Coleta dos PPCs nos portais eletrônicos das Instituições de Ensino Superior (IES); c) Análise e categorização dos dados de acordo com as orientações propostas por Bardin (2013). Este estudo se delineou a partir dos PPCs disponibilizados antes da implantação da BNC Formação, coletados no período de 2021 a 2022. Quanto ao perfil do egresso, em doze dos PPCs dos cursos indica-se que o concluinte deverá estar preparado para o uso das TIC em sua prática profissional, como definem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de licenciatura em física, química e biologia. No entanto, dos vinte cursos analisados, apenas oito possuem em seu ementário disciplinas que contemplam as TIC. As disciplinas ofertadas foram identificadas de acordo com a sua natureza (obrigatória ou optativa), carga horária, período de oferta e bibliografia. A partir da categorização das informações coletadas, observou-se que a discussão sobre as TIC na formação inicial de professores de ciência é majoritariamente voltada aos temas da Educação à Distância (EaD), abordando o seu histórico, a legislação e as ferramentas para a sua mediação, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). No entanto, verificou-se a partir do ementário e das bibliografias indicadas, que são escassas, as abordagens sobre a articulação das TIC com temas específicos do curso. Mesmo indicada nas DCNs, a articulação da formação docente às TIC não se faz presente em todos os documentos analisados. A partir da pesquisa desenvolvida, concluiu-se que apenas o aumento da carga horária ou acréscimo de disciplinas que contemplam as TIC, nos cursos de licenciatura, não é suficiente para o seu uso educativo de forma crítica e reflexiva, já que a disciplina pode abordá-las apenas como ferramentas. Outro aspecto central é a importância da clareza sobre as bases teórico-metodológicas que nortearão a discussão das TIC, que precisam ser entendidas a partir do contexto econômico, político, social e cultural em que estão inseridas. |
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O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2023 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Nathalia Gabriela de Souza Carvalho
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
- Julio Cesar Bresolin Marinho
- Mirian Xavier
- Shirley Takeco Gobara
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar as metodologias e instrumentos didáticos utilizados por professores de biologia do ensino médio em aulas voltadas ao estudo de Botânica. Tal objetivo decorre do fato de que os vários trabalhos que têm o enfoque na investigação sobre o estudo de Botânica demonstram que há dificuldade na compreensão e interesse dos alunos pela área, e que este cenário está intimamente relacionado à presença de metodologias didáticas que pouco favorecem a construção do conhecimento, sendo essas, em sua grande maioria, pautadas em uma perspectiva tradicional de ensino e aprendizagem. Assim, buscando compreender as estratégias didáticas, bem como os desafios inerentes à atividade docente no ensino da Botânica, utilizou-se neste estudo uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Foram participantes, 17 professores, distribuídos em 10 escolas da rede estadual do município de São José dos Campos – SP. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a Análise de Conteúdo Categorial. Os resultados obtidos indicam que os docentes visualizam a importância de estratégias diversificadas para o ensino de Botânica, entretanto, a prevalência de metodologias relacionadas aos moldes tradicionais de ensino é mais evidente. Ademais, pontuam-se diferentes dificultadores presentes na educação pública que pouco colaboram para uma aprendizagem contínua e aprofundada dos alunos para o ensino de Botânica, os quais muitas vezes ultrapassam o âmbito do trabalho dos docentes. Espera-se que os resultados obtidos com este trabalho, unido às diferentes discussões trazidas, possam colaborar com as práticas docentes, uma vez que se apresentaram ao longo do estudo, diferentes maneiras de se diversificar a Botânica com a utilização de recursos e instrumentos que, muitas vezes, não são explorados pelos professores. |
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A RELAÇÃO MASSA-ENERGIA NOS RECURSOS AUDIOVISUAIS DA INDÚSTRIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/06/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Wellington Pereira de Queiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Gilmar Praxedes Daniel
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Weimar Silva Castilho
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Esse trabalho analisa representações da relação massa energia, E=mc2, em recursos audiovisuais da indústria cultural, mais precisamente, vídeos do YouTube e filmes documentários. Assim, esse estudo procura responder a questão: de que forma a relação massa-energia é abordada em mídias audiovisuais? Foram analisados vídeos disponíveis no YouTube e filmes documentários que abordam a relação massa energia. Os conceitos de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, e o de semiformação, apresentado por Adorno na Teoria da Semiformação norteiam a análise. Inicialmente apresentamos um levantamento bibliográfico, em artigos de periódicos da área da Ciência, sobre a relação E=mc2. Em seguida, analisamos a maneira como a relação massa-energia é apresentada em onze vídeos brasileiros disponíveis no YouTube e em seis filmes documentários disponíveis online. Com a análise, constata-se que a maioria dos recursos audiovisuais analisados apresentam erros conceituais sobre a relação massa-energia, promovendo uma visão distorcida e equivocada, uma semiformação acerca da famosa relação. |
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TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE FÍSICA |
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Curso |
Mestrado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/01/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Keissy Carla Oliveira Martins
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Cristina Lima Paniago
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar a relação entre as práticas pedagógicas relacionadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação discutidas no curso de licenciatura em Física e as utilizadas por professores de Física de escolas de Campo Grande, egressos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com autorização do Instituto de Física e da Secretaria de Educação do Estado de MS, aprovação no Comitê de Ética, contatamos os docentes por meio de aplicativo de mensagens, e estes realizaram o preenchimento do termo de aceite da pesquisa. Quanto à formação de professores, apoiamo-nos na descrição de Tardif (2014) sobre os saberes docentes. O percurso metodológico foi desenvolvido em três fases: (i) levantamento de perfil dos professores de Física egressos da UFMS que ministram aulas na rede estadual, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário online; (ii) estudo do currículo formal de formação de professores de Física da UFMS a partir das estruturas do curso e ementas das disciplinas; (iii) investigação, a partir de entrevistas semiestruturadas, sobre como as tecnologias foram discutidas no curso de formação inicial e como são utilizadas pelos professores em sala de aula, o currículo real. Os dados obtidos por meio dos questionários e das estruturas curriculares foram analisados por meio de estatística descritiva. As falas transcritas das entrevistas foram analisadas utilizando-se como referência a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin. A análise das estruturas curriculares do curso de licenciatura em Física da UFMS mostrou que a presença de disciplinas obrigatórias em que são discutidas as tecnologias foi escassa no decorrer dos anos e que houve uma expansão a partir de 2018. A análise das entrevistas relacionadas às estruturas curriculares mostrou que os docentes desenvolvem práticas pedagógicas utilizando as TDIC disponíveis no espaço escolar, mas que essa utilização ainda está marcada, predominantemente, por ações de exposição, característica que também marca as ações desenvolvidas na formação inicial. Uma parcela significativa dos docentes traz em suas falas dificuldades de uso das tecnologias relacionadas à insuficiência ou indisponibilidade de recursos no espaço escolar. Apontamos a necessidade de mudanças na forma como são desenvolvidas as ações relacionadas às tecnologias no curso de formação de professores. |
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