Mestrado em Ensino de Ciências

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TRABALHO Ações
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS, QUANTO AO ENFRENTAMENTO À DISSEMINAÇÃO DA LEISHMANIOSE EM CAMPO GRANDE - MS
Curso Mestrado em Ensino de Ciências
Tipo Dissertação
Data 14/10/2025
Área ENSINO
Orientador(es)
  • Vera de Mattos Machado
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Jaqueline Gonçalves Larrea Figueredo
    Banca
    • Carla Cardozo Pinto de Arruda
    • Fernanda Zandonadi Ramos
    • Mirian Xavier
    • Suzete Rosana de Castro Wiziack
    • Vera de Mattos Machado
    Resumo No Brasil, a Leishmaniose é um importante problema de saúde pública, com diferentes formas
    clínicas e espécies de parasitas envolvidos. Neste sentido, surgiu o questionamento que deu
    origem a esta pesquisa: Como a Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental
    pode contribuir para promoção da Saúde Única, visando o combate à disseminação da
    Leishmaniose? Assim, o objeto desta pesquisa trata-se de uma Proposta de Formação
    Continuada de professores para controle ambiental da Leishmaniose, tendo por objetivo geral,
    propor uma formação continuada para os professores de Ciências do Ensino Fundamental I da
    Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande - MS, a fim de promover a Educação
    Ambiental crítica e reflexiva, visando contribuir com a prevenção da disseminação da
    Leishmaniose em cães e em humanos na capital de MS. Para isso, utilizamos a pesquisa aplicada
    com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise dos dados se dará pela
    metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), visto que, na ATD, busca-se compreender
    determinado fenômeno. Ao final desta pesquisa espera-se contribuir para a formação de
    cidadãos críticos e reflexivos, sendo capaz de modificar positivamente a realidade de onde
    vivem.
    AS PRÁXIS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DOS ANOS INICIAIS E O CURRÍCULO: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS DA SEMED
    Curso Mestrado em Ensino de Ciências
    Tipo Dissertação
    Data 14/10/2025
    Área ENSINO
    Orientador(es)
    • Fernanda Zandonadi Ramos
    Coorientador(es)
    • Vera de Mattos Machado
    Orientando(s)
    • FRANCIELLI DE ARRUDA CARVALHO
    Banca
    • Alessandra dos Santos Olmedo
    • Amanda de Mattos Pereira Mano
    • Fernanda Zandonadi Ramos
    • SUELEN REGINA PATRIARCHA GRACIOLLI
    • Suzete Rosana de Castro Wiziack
    Resumo Este trabalho tem por objetivo compreender as possíveis influências das formações continuadas da
    Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de Campo Grande - MS, na práxis dos professores de
    Ciências da Natureza dos anos iniciais do Ensino Fundamental da REME, no período de 2020 a 2023,
    para utilização do novo Referencial Curricular (RC). Para tal, utilizamos a abordagem qualitativa,
    desenvolvemos pesquisa documental, descrevemos as formações oferecidas pela SEMED no período
    investigado, verificando sua correlação com o RC do município de Campo Grande, e, posteriormente,
    realizamos entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam Ciências para os anos iniciais.
    Tais entrevistas foram analisadas mediante pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados
    demonstram que as Formações continuadas da REME possibilitaram aos professores conhecimentos,
    pincipalmente, relacionados as habilidades descritas no RC para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais,
    o que pode propiciar melhorias na qualidade do ensino. Ressaltamos que a troca frequente de professores
    pelo fato de serem contratados e ao tempo de serviço dos docentes lecionando ciências no 1º ao 5º e a
    jornada entre regente e professor de ciências, impossibilitou alguns professores a realizarem as FC nessa
    área. Os entrevistados destacaram a importância das Formações Continuadas pela modalidade síncrona,
    pois permite conhecimentos enriquecedores por meio da troca de experiências vivenciadas em sala de
    aula e pelas atividades práticas, não sendo permitida nas assíncronas, já que esta maneira de FC, além
    de não propiciar as interações sociais, também problemas técnicos e ocorrer a falta de concentração no
    momento do estudo. Diante disso, consideramos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para
    o desenvolvimento da política e currículo de formação, considerando as influências das formações
    pedagógicas nas práticas dos professores, o que poderá nortear novas propostas formativas, como as
    sugestões apresentadas pelos participantes da pesquisa, propiciando qualidade no processo de ensino e
    aprendizagem, assim como a valorização das formações e dos docentes no sistema educacional do
    município.
    Categorias fleckianas aplicadas ao experimento de Oersted e suas diferentes interpretações: uma revisão epistemológica para o ensino de ciências
    Curso Mestrado em Ensino de Ciências
    Tipo Dissertação
    Data 11/09/2025
    Área ENSINO
    Orientador(es)
    • João José Caluzi
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Fernando Henrique Limberti Viana
      Banca
      • João José Caluzi
      • José Bento Suart Júnior
      • Moacir Pereira de Souza Filho
      • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
      • Wellington Pereira de Queiros
      Resumo A construção histórica de um fato científico é permeada por múltiplos fatores que envolvem os
      cientistas, as comunidades científicas, o público e a cultura de um determinado tempo; transpor esta
      constituição para as salas de aula é um dos maiores desafios dos professores de ciências. A
      epistemologia de Ludwik Fleck (1896 – 1961) discorre sobre diversos aspectos da produção do
      conhecimento e fornece, ainda, uma ferramenta de análise com algumas categorias, como os
      “estilos e coletivos de pensamento”, os “círculos exotéricos e esotéricos” e as “circulações intra e
      intercoletivas”, que trazem novas visões sobre a real natureza da ciência como uma produção
      coletiva. A presente pesquisa se propõe a investigar, por meio de uma pesquisa documental de
      diversos registros históricos do século XIX, referentes ao experimento da interação entre
      eletricidade e uma agulha magnética de Hans Christian Ørsted, incluindo registros de André-Marie
      Ampère, Michael Faraday, Jean-Baptiste Biot e Félix Savart, para categorizar possíveis coletivos
      de pensamento e estilos de pensamento, delineando algumas influências de cada coletivo e que
      permearam a construção histórica do fato até então chamado de “descoberta do eletromagnetismo”.
      Pretende-se também criar uma abordagem epistemológica fleckiana acerca deste episódio histórico,
      a fim de proporcionar novas reflexões ao ensino de ciências.
      Campo Conceitual de Eletromagnetismo: Uma Unidade de Ensino Utilizando Atividades Experimentais no Ensino Médio
      Curso Mestrado em Ensino de Ciências
      Tipo Dissertação
      Data 15/08/2025
      Área ENSINO
      Orientador(es)
        Coorientador(es)
        Orientando(s)
          Banca
          • Airton José Vinholi Júnior
          • Carla Beatriz Spohr
          • Fabiane Beatriz Sestari
          • Fernanda Zandonadi Ramos
          • Lisiane Barcellos Calheiro
          Resumo
          O CAMPO CONCEITUAL DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO UTILIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
          Tipo Dissertação
          Data 15/08/2025
          Área ENSINO
          Orientador(es)
          • Lisiane Barcellos Calheiro
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • GUSTAVO COSTA SILVA DE OLIVEIRA
            Banca
            • Airton José Vinholi Júnior
            • Carla Beatriz Spohr
            • Fabiane Beatriz Sestari
            • Fernanda Zandonadi Ramos
            • Lisiane Barcellos Calheiro
            Resumo No contexto da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, o domínio do campo
            conceitual do eletromagnetismo é fundamental para o domínio dos conteúdos da Física e para
            a interpretação do uso das tecnologias presentes no cotidiano dos estudantes. Esta pesquisa
            investigou de que forma uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS),
            estruturada com base em atividades experimentais, pode favorecer a aprendizagem significativa
            de conceitos relacionados ao eletromagnetismo por estudantes do segundo ano do Ensino
            Médio. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa e na
            Teoria dos Campos Conceituais, orientando a construção da UEPS e a análise dos dados.
            Adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco na análise dos significados construídos pelos
            estudantes a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios e da articulação com novos
            saberes. A dissertação foi estruturada em quatro trabalhos. O primeiro realizou uma revisão
            sistemática da literatura com o objetivo de identificar tendências e lacunas em propostas
            didáticas envolvendo atividades experimentais no ensino de eletromagnetismo. O segundo
            investigou os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de uma atividade experimental,
            identificando as formas e esquemas conceituais diversos e elementos do senso comum que
            interferem na aprendizagem. O terceiro analisou o desenvolvimento conceitual durante uma
            atividade voltada à construção do conceito de campo magnético, observando a mobilização de
            invariantes operatórios. O quarto examinou os efeitos de uma atividade experimental mais
            elaborada, associada ao passo cinco da UEPS, na construção e consolidação de significados
            relacionados aos fenômenos eletromagnéticos. Por fim, resultados evidenciam que a UEPS, ao
            articular atividades experimentais com situações-problema e intervenções mediadas, contribuiu
            significativamente para o domínio conceitual dos conteúdos de eletromagnetismo, promovendo
            a aprendizagem significativa e o avanço dos esquemas cognitivos dos estudantes.
            Alfabetização científica na formação de professores: conceitos, perspectivas e práticas
            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
            Tipo Dissertação
            Data 04/08/2025
            Área ENSINO
            Orientador(es)
            • Marta Rios Alves Nunes da Costa
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Gabriel Pinheiro de Castro
              Banca
              • Daniele Correia
              • GENIANA DOS SANTOS
              • Marta Rios Alves Nunes da Costa
              • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
              • Paulo Celso Ferrari
              Resumo O ensino de Ciências é conectado aos progressos na educação, sendo também
              responsável por cultivar o pensamento crítico, que, segundo Vieira (2014), é uma forma
              de pensamento racional e reflexivo, focado em decidir no que acreditar ou o que fazer.
              Autores que trabalham com Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) a
              entendem como parte de uma formação voltada ao desenvolvimento de indivíduos
              conscientes do papel da ciência e aptos a aplicar seus conhecimentos científicos na
              resolução de desafios cotidianos, direcionando-os para a ação social. Diversos autores
              abordam objetivos na produção da AC; dentre eles, Sasseron e Carvalho (2011) definem
              os três eixos estruturantes da Alfabetização Científica: compreensão básica de termos,
              conhecimentos e conceitos científicos fundamentais; compreensão da natureza das
              ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; entendimento das
              relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Para o
              desenvolvimento de uma AC, é necessária intencionalidade nas ações didáticas do
              professor, sendo, portanto, importante sua discussão nos programas de formação de
              professores, que têm como objetivo capacitar e desenvolver habilidades necessárias ao
              ensino. A partir disso, o objetivo deste trabalho é, por meio de uma revisão bibliográfica
              a partir dos trabalhos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, analisar a produção
              acadêmica que relaciona a Alfabetização Científica com a Formação de Professores no
              Brasil. Inicialmente, foi feita uma análise quantitativa desses trabalhos, destacando a
              distribuição geográfica e temporal das publicações, que indicam um crescimento no
              número de publicações a partir de 2017 e concentração de estudos nas regiões Sul e
              Sudeste do Brasil. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos trabalhos por
              meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo identificar como os eixos da
              AC de Sasseron e Carvalho (2011) são representados nas pesquisas. Os resultados
              indicam que o primeiro eixo é o mais enfatizado. Os segundo e terceiro eixos aparecem
              de forma menos sistemática, muitas vezes tratados isoladamente e sem integração
              curricular. A dimensão ética e política da ciência é pouco explorada nas práticas
              pedagógicas, refletindo uma visão ainda positivista da ciência. Esses resultados
              destacam a necessidade de ampliar a formação docente para incluir, de forma
              consistente, a AC, especialmente a reflexão crítica sobre a ciência em sua relação social
              e ambiental.
              Um Estudo dos Invariantes Operatórios Mobilizados por Estudantes do Ensino Médio sobre Radioatividade
              Curso Mestrado em Ensino de Ciências
              Tipo Dissertação
              Data 28/07/2025
              Área ENSINO
              Orientador(es)
              • Lisiane Barcellos Calheiro
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • VITOR BEZERRA LADEIRA
                Banca
                • Carla Beatriz Spohr
                • Daniele Correia
                • Fernanda Zandonadi Ramos
                • Leandro Londero da Silva
                • Lisiane Barcellos Calheiro
                Resumo Após décadas de justificativas para a introdução da Física Moderna e Contemporânea na
                Física (FMC) no Ensino Médio, os desafios atuais se voltam para como introduzir, na
                prática, seu conteúdo de forma inovadora integrada ao Novo Ensino Médio. Neste
                contexto, um dos tópicos de FMC abordados nos documentos oficiais é a radioatividade,
                que é de grande relevância tanto na vida cotidiana quanto para o próprio ensino da Física,
                visto que é utilizada em diferentes áreas da Ciência, tais como medicina e produção de
                energia. Diante disso, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como
                situações-problema utilizadas na implementação de uma Unidade de Ensino
                Potencialmente Significativa contribuem para indicar o possível domínio do campo
                conceitual da Radioatividade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio? O objetivo foi
                analisar esse possível domínio conceitual por meio da resolução de situações-problema
                com diferentes níveis de complexidade, a partir da implementação de uma UEPS sobre
                radioatividade, aplicada em uma escola da rede pública estadual. Como referencial teórico
                ancoramos a nossa pesquisa na Teoria dos Campos Conceituais, buscando investigar o
                possível domínio do campo conceitual da Radioatividade, a partir dos invariantes
                operatórios mobilizados pelos estudantes para responder às diferentes situações-problema
                da UEPS. À medida que a sequência foi sendo desenvolvida e as atividades aplicadas,
                pudemos acompanhar uma transformação significativa na forma como os estudantes
                lidavam com os conceitos do campo conceitual da radioatividade. Observamos, que
                progressivamente, deixaram de recorrer a explicações baseadas no senso comum,
                passando a construir argumentos mais coerentes, fundamentados e alinhados à linguagem
                científica. Ao final da UEPS, muitos estudantes demonstraram domínio mais elaborado
                do campo conceitual da radioatividade, utilizando raciocínios causais bem estruturados,
                evidenciando uma apropriação mais significativa dos conteúdos abordados.
                PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO PAUTADA EM PRESSUPOSTOS PIAGETIANOS
                Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                Tipo Dissertação
                Data 05/05/2025
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • Amanda de Mattos Pereira Mano
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • PAULO EDUARDO DALL' ACQUA
                  Banca
                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                  • Mirian Xavier
                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                  • Vanessa Daiana Pedrancini
                  • Vera de Mattos Machado
                  Resumo A Evolução Biológica é um dos temas mais desafiadores no ensino de Ciências, em razão de fatores como interferências religiosas, simplificações, e a falta de formação adequada de professores. Esta pesquisa propõe uma abordagem fundamentada no Construtivismo de Piaget, privilegiando a investigação e a construção do conhecimento, em oposição à memorização e
                  repetição mecânica. Foi desenvolvido um conjunto de estratégias pedagógicas, articulando
                  referenciais teóricos e metodológicos com o objetivo de superar os desafios na compreensão e
                  no ensino da Evolução Biológica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e tem como
                  objetivo promover um trabalho didático-pedagógico sustentado em pressupostos piagetianos
                  para o ensino-aprendizagem da Evolução Biológica. Uma sequência didática foi desenvolvida
                  junto a 56 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual em Campo
                  Grande/MS, estruturada em quatro etapas: na primeira etapa, aplicou-se um questionário
                  diagnóstico, que revelou a existência de conhecimentos sobre Evolução, mas esses eram
                  confusos, permeados por senso comum e influências religiosas. Na segunda, foi ministrada uma aula expositiva sobre os conceitos centrais do Darwinismo, como Seleção Natural, gradualismo e ancestralidade comum. A terceira etapa utilizou o jogo de simulação "Presa/Predador" para exemplificar dinâmicas evolutivas. Por fim, na quarta etapa, os alunos visitaram o Bioparque Pantanal, no qual puderam observar exemplos da Seleção Natural. Ao final, um questionário avaliativo indicou que a abordagem pedagógica pautada em pressupostos piagetianos, ao proporcionar uma postura investigativa, contribuiu para a aprendizagem de conceitos relacionados à Evolução Biológica. A prática descrita valoriza a autonomia intelectual dos estudantes, promovendo a construção coletiva de significados e a postura argumentativa diante do conhecimento. A mediação é essencial nesse processo, por incentivar a reflexão crítica e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. No entanto, a efetivação de propostas fora do ambiente escolar depende de políticas públicas eficazes, ainda pouco divulgadas e apoiadas nas redes de ensino.
                  A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DOCUMENTOSOFICIAIS E ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: NUANCESINTERPRETATIVAS E POSSIBILIDADE PARA INSERÇÃO EM SALA DE AULA
                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                  Tipo Dissertação
                  Data 07/03/2025
                  Área ENSINO
                  Orientador(es)
                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                  Coorientador(es)
                  • Wélica Patricia Souza de Freitas
                  Orientando(s)
                  • Kéthelin Fagundes Pussi
                  Banca
                  • Adriana Marques de Oliveira
                  • Airton José Vinholi Júnior
                  • JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                  • Nelson Dias
                  • Wélica Patricia Souza de Freitas
                  Resumo Este trabalho investigou como a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências é
                  abordada nas normativas educacionais e nas pesquisas acadêmicas da área. A
                  metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com análise documental de diretrizes
                  oficiais — como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos de
                  referência dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e de artigos
                  científicos publicados em periódicos classificados nos estratos A1 e A2 do Qualis.
                  Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence
                  Bardin. Os resultados evidenciam que, embora os documentos oficiais e os artigos
                  analisados reconheçam a importância da interdisciplinaridade e da contextualização,
                  ainda existem barreiras estruturais, como a rigidez curricular e a fragilidade na
                  formação docente. A partir dos achados, foi elaborado um mapeamento curricular que
                  exemplifica como um problema complexo — neste caso, a corrosão — pode ser
                  identificado nos documentos oficiais e abordado de forma articulada entre diferentes
                  componentes curriculares. Como contribuição, propõe-se a utilização da abordagem
                  metodológica da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar (IRI) como referência para
                  práticas pedagógicas interdisciplinares mais contextualizadas e significativas.
                  Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Currículo, Ilha de
                  Racionalidade Interdisciplinar.
                  TEORIAS IMPLÍCITAS: O ENSINAR E O APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                  Tipo Dissertação
                  Data 07/03/2025
                  Área ENSINO
                  Orientador(es)
                  • Lisiane Barcellos Calheiro
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • VINÍCIUS GALVAN WALTER
                    Banca
                    • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                    • Carla Beatriz Spohr
                    • Daniele Correia
                    • Fernanda Zandonadi Ramos
                    • Lisiane Barcellos Calheiro
                    Resumo A formação inicial de professores desempenha um papel fundamental na consolidação de práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem ativa. No entanto, apesar das diretrizes que incentivam abordagens construtivistas, muitos licenciandos ainda adotam métodos tradicionais ao planejarem suas aulas. Esse contraste entre a formação teórica e a prática docente evidencia a necessidade de investigar as crenças pedagógicas dos futuros professores e compreender como suas concepções influenciam suas escolhas metodológicas. Diante disso, esta pesquisa analisa as teorias implícitas dos licenciandos de Física, investigando como suas concepções sobre ensino e aprendizagem impactam o planejamento de aulas. Nesse contexto, o estudo propõe a seguinte questão: Quais são as teorias implícitas dos acadêmicos de Física Licenciatura da UFMS sobre o ensinar e o aprender? A análise das concepções permitiu compreender como os futuros professores articulam teoria e prática, além de apontar caminhos para o aprimoramento da formação docente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com dez acadêmicos do curso de Física Licenciatura da UFMS, no contexto da disciplina Tópicos Especiais IV, ofertada pelo Instituto de Física. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionário de dilemas, entrevistas semiestruturadas e análise dos planejamentos produzidos pelos participantes da pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, permitindo a categorização das concepções dos acadêmicos com base nas Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem: Teoria Direta, Teoria Interpretativa e Teoria Construtiva. Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a importância das metodologias ativas e centradas no estudante, muitos ainda enfrentam dificuldades para aplicá-las em sua prática pedagógica. Essas dificuldades estão frequentemente associadas a crenças enraizadas, influenciadas por suas experiências escolares, vivências anteriores à escolarização e outros fatores. Além disso, observamos que as teorias implícitas manifestadas pelos licenciandos impactam diretamente nas suas escolhas metodológicas, evidenciando que suas concepções sobre a aprendizagem determinam as estratégias adotadas no ensino de Física. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma formação inicial que propicie experiências práticas alinhadas ao construtivismo, auxiliando os licenciandos na superação de concepções tradicionais e na adoção de práticas pedagógicas mais inovadoras.
                    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DECIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS
                    Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                    Tipo Dissertação
                    Data 25/02/2025
                    Área ENSINO
                    Orientador(es)
                      Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                        Banca
                        • Airton José Vinholi Júnior
                        • Bruna Gardenal Fina Cicalise
                        • Elisangela Castedo Maria do Nascimento
                        • Maria Helena da Silva Andrade
                        • Zildamara dos Reis Holsback
                        Resumo
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                          A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOSCURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADESPÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS
                          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                          Tipo Dissertação
                          Data 25/02/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • Maria Helena da Silva Andrade
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Nathalie de Oliveira Arakaki
                            Banca
                            • Airton José Vinholi Júnior
                            • Bruna Gardenal Fina Cicalise
                            • Elisangela Castedo Maria do Nascimento
                            • Maria Helena da Silva Andrade
                            • Zildamara dos Reis Holsback
                            Resumo Existem embasamentos legais que norteiam a Educação Ambiental, como a Base
                            Nacional Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de
                            Bases e Diretrizes da Educação (LDB) e Política Nacional de Educação Ambiental
                            (PNEA). Esses documentos indicam que a Educação Ambiental deve estar presente
                            em todos os níveis escolares, incluindo no ensino superior. Alguns cursos de
                            licenciatura e bacharelado ainda apresentam lacunas em sua ementa curricular no
                            que diz respeito à temática ambiental, o que pode gerar empecilhos ou dúvidas
                            para os futuros professores. O presente trabalho propõe-se a analisar a Educação
                            Ambiental nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato
                            Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
                            através da aplicação de questionários aos professores da graduação e alunos do
                            curso de Ciências Biológicas. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e
                            quantitativa, que possibilitará o fomento de reflexões sobre a grade curricular do
                            curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas da UFMS e do
                            Bacharelado da UEMS, além de uma maior percepção da Educação Ambiental por
                            parte dos alunos e professores. Acredita-se que essa pesquisa poderá contribuir
                            para o avanço na formação em Educação Ambiental, tanto no âmbito acadêmico
                            como na prática educativa dos docentes.
                            O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
                            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                            Tipo Dissertação
                            Data 21/02/2025
                            Área ENSINO
                            Orientador(es)
                            • Maria Helena da Silva Andrade
                            Coorientador(es)
                            • Marcos Vinicius Campelo Junior
                            Orientando(s)
                            • Luana Moura Pinto
                            Banca
                            • José Matarezi
                            • Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques
                            • Maria Helena da Silva Andrade
                            • Patricia Zaczuk Bassinello
                            • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                            Resumo A dissertação investiga o papel do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) como um espaço de ensino não formal para a Educação Ambiental Crítica. O estudo busca compreender como o acervo arqueológico e as atividades lúdicas do museu podem sensibilizar o público sobre a relação entre humanidade e natureza. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de conteúdo e na percepção dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) sobre o papel do MuArq. A dissertação adotou o formato multipaper e está estruturada em três capítulos principais: 1ºRelação entre museus, Educação Ambiental Crítica e CIEA – Aborda a importância dos museus como espaços educativos e sua interação com as políticas públicas de Educação Ambiental. 2ª Percepção da Educação Ambiental no MuArq – Analisa como o público e os educadores ambientais percebem o museu como ferramenta educativa. 3º Propostas para um Plano de Educação Ambiental no MuArq – Propõe estratégias pedagógicas para integrar a Educação Ambiental ao espaço museológico, incluindo a produção de um livro educativo. Os resultados mostram que o MuArq pode contribuir significativamente para a Educação Ambiental ao associar a preservação do patrimônio arqueológico a reflexões críticas sobre sustentabilidade e identidade cultural. Além disso, destaca-se a necessidade de maior alinhamento entre as diretrizes da Educação Ambiental e as atividades museológicas, reforçando o papel do museu na construção de uma consciência ambiental coletiva. A dissertação conclui que a integração entre museus e Educação Ambiental Crítica tem potencial transformador, promovendo novas formas de aprendizagem e sensibilização ecológica. A pesquisa também aponta desafios como a falta de representatividade de povos tradicionais nas iniciativas educacionais e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para espaços não formais de ensino.
                            A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS
                            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                            Tipo Dissertação
                            Data 13/02/2025
                            Área ENSINO
                            Orientador(es)
                            • Rogerio Rodrigues Faria
                            Coorientador(es)
                            • Marcos Vinicius Campelo Junior
                            Orientando(s)
                            • Kássia Aparecida de Oliveira Pereira
                            Banca
                            • Marcos Vinicius Campelo Junior
                            • Maria Helena da Silva Andrade
                            • Patricia Helena Mirandola Garcia
                            • Roberto Leonardo Rana
                            • Rogerio Rodrigues Faria
                            • Rosiane de Morais
                            Resumo Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
                            reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
                            planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação, como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção, revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua importância na disseminação da Educação Ambiental (EA) na referida UC. Para atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e a educação ambiental, sob a perspectiva da EA, permitirá ao PEMS se tornar um espaço educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio ambiente.
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                            A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS
                            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                            Tipo Dissertação
                            Data 13/02/2025
                            Área ENSINO
                            Orientador(es)
                              Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                                Banca
                                • Rogerio Rodrigues Faria
                                Resumo Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
                                reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
                                planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados
                                para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se
                                têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de
                                Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a
                                biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação,
                                como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno
                                da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como
                                ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do
                                Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em
                                duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as
                                ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção,
                                revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés
                                preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua
                                importância na disseminação da Educação Ambiental Crítica (EAC) na referida UC. Para
                                atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do
                                PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas
                                estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a
                                respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e
                                da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um
                                evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais
                                atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as
                                discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de
                                transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e
                                a educação ambiental, sob a perspectiva da EAC, permitirá ao PEMS se tornar um espaço
                                educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio
                                ambiente.
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                                  SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJARE O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA.
                                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 05/02/2025
                                  Área ENSINO
                                  Orientador(es)
                                  • Lisiane Barcellos Calheiro
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • AMANDA CRISTINA NAUJORKS
                                    Banca
                                    • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                                    • Carla Beatriz Spohr
                                    • Fernanda Zandonadi Ramos
                                    • Lisiane Barcellos Calheiro
                                    • Vera de Mattos Machado
                                    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a mobilização dos saberes docentes por professores em formação inicial, buscando identificar como esses saberes são aplicados durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual de Campo Grande-MS. Teve como problema de pesquisa “Quais saberes docentes são mobilizados por professores em formação inicial durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio?”. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e planejamento de aula dos licenciandos, sendo analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os resultados da pesquisa evidenciam a importância de repensar a formação inicial de professores, buscando oferecer experiências mais significativas e que preparem os futuros docentes para os desafios da profissão, sendo a metodologia de planejamento e implementação de oficinas uma experiência importante para os licenciandos. A pesquisa também revelou que, os licenciandos, em sua maioria, não demonstram um domínio profundo dos conteúdos de física e enfrentam desafios para transpor esses conhecimentos para a prática docente. Ao analisar os planejamentos dos licenciandos, observou-se uma grande diversidade: enquanto alguns demonstraram um bom domínio dos saberes docentes e elaboraram planejamentos mais completos, outros apresentaram dificuldades na organização das atividades e na definição de objetivos. Além disso, a pesquisa chama a atenção para a importância de uma formação inicial que contemple a participação ativa dos estudantes em ambientes escolares desde os primeiros semestres do curso. Que ao serem envolvidos em atividades de planejamento e execução de aulas, os licenciandos têm a oportunidade de construir e consolidar seus saberes de forma mais significativa, uma vez que são confrontados com as demandas e desafios do cotidiano escolar. As mudanças sugeridas para a formação inicial incluem uma maior integração entre universidade e escolas, para que os saberes experienciais e de formação profissional sejam construídos gradativamente durante a formação inicial, e não apenas nos anos finais, nas disciplinas de estágio. Além de sugerir a criação de disciplinas de extensão visando proporcionar mais oportunidades práticas aos licenciandos e mobilização de saberes docentes.
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                                    AS CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS INTEGRADORAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
                                    Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 20/12/2024
                                    Área ENSINO
                                    Orientador(es)
                                    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Flávia Renata Lemes de Bodas
                                      Banca
                                      • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                      • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                                      • JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
                                      • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                      • Nelson Dias
                                      Resumo A falta de uma definição sobre a interdisciplinaridade e esclarecimentos sobre como promover a integração de conhecimentos disciplinares, motivou a realização desta pesquisa. Nela investigamos os 13 livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mapeamos as definições apresentadas nos livros para interdisciplinaridade e como os autores sugerem a integração de conhecimentos disciplinares, na execução das propostas em projetos de STEAM. Para analisar os dados coletados, partimos do resultado de uma pesquisa bibliográfica, a partir do qual caracterizamos as formas de integração de conhecimentos e os referenciais usados nos últimos dez anos, pelos pesquisadores da área de ensino. Como referencial teórico, sistematizamos as ideias sobre disciplina e as formas de integração de conhecimentos definidas pelos autores indicados na literatura analisada, construindo um quadro teórico, empregado para analisar os 13 livros didáticos e os respectivos manuais do professor. Como resultados destacamos que a definição de interdisciplinaridade, a partir de autores mencionados na literatura, identificada explicitamente em apenas dois exemplares: Ivani Fazenda e Hilton Japiassú. De forma implícita, considerando as palavras-chaves que associamos as definições destes referenciais, inferimos que em um livro a concepção de interdisciplinaridade aproxima-se à de Jurjo Santomé, pois a compreende como a interação entre diferentes disciplinas. Três livros indicam Fernando Hernández-Hernández, Edgar Morin, Regina Bochniak e William Bender, respectivamente, como aporte e dois outros discutem integração de conhecimentos, sem definir a interdisciplinaridade. Quanto aos projetos consideramos que os objetivos propostos estão claramente redigidos, mas alguns parecem utópicos, pois sugerem alcançar a alfabetização científica da comunidade a partir de atividades complexas, que não são contempladas nos objetivos. Em relação as etapas propostas para organização da prática integradora, temos projeto que possui sete e outro com 12 e nos dois casos consideramos necessário inserir sub etapas para melhorar a execução das ações e atingir os objetivos propostos. Todas as propostas analisadas consideram que os estudantes possuem conhecimentos prévios para execução de ações como a coleta de dados por meio de entrevistas. Faltam orientações sobre: como levantar os temas de interesse da comunidade; como coletar amostras e analisá-las; como elaborarem os pôsteres e infográficos. Quanto a integração de conhecimentos consideramos que nenhum dos projetos tem potencial para atingir a finalidade sugerida pelos autores.
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                                        A LEITURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMS
                                        Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 16/12/2024
                                        Área ENSINO
                                        Orientador(es)
                                        • Daniele Correia
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba
                                          Banca
                                          • Daniele Correia
                                          • Dioni Paulo Pastorio
                                          • Lisiane Barcellos Calheiro
                                          • Sinara München
                                          • Vera de Mattos Machado
                                          Resumo O uso de textos de divulgação científica (TDC) no ensino de Química e na formação de professores é tema recorrente em pesquisas na área de ensino de ciências. Nesse contexto, considerando a importância da difusão da leitura de TDC na formação inicial de professores de Química, este estudo tem como objetivo analisar as leituras e os discurso apropriados, por licenciandos, durante a elaboração de planos de aula e a realização de aulas simuladas envolvendo uso de TDC, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Este trabalho está estruturado em três artigos científicos, a saber: artigo 1 – Um panorama da produção científica sobre o uso de textos de divulgação científica na área de ensino de ciências; artigo 2 - O Hábito de Leitura na Formação dos Licenciandos em Química da UFMS; e artigo 3 – Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química: uma análise do uso por licenciandos em aulas simuladas. O artigo 1, apresenta o panorama das pesquisas referentes ao uso do TDC nos contextos da educação básica e na formação de professores da área de ensino de ciências. O artigo 2, apresenta o perfil de leitura dos licenciandos em Química da UFMS, incluindo percepções sobre a docência, conhecimento sobre discursos e motivações de leitura. Já artigo 3, apresenta a análise dos diferentes tipos de leitura e dos discursos mobilizados, por licenciandos, em atividades de planejamento e aulas simuladas envolvendo TDC em suas aulas, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Assim, esta pesquisa de mestrado se classifica como de abordagem qualitativa do tipo participante, sendo que os dados foram obtidos a partir de questionário, planos de aula, aulas simuladas e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de discurso de linha francesa. Como resultados, constatou-se que os licenciandos participantes desta pesquisa apresentaram dificuldades para discriminar os tipos de discursos científico e de divulgação científica. Com relação às motivações para a leitura, a maioria dos participantes prioriza a leitura de materiais acadêmicos envolvendo o discurso científico, em detrimento da leitura de materiais paradidáticos envolvendo o discurso de divulgação científica. No que se refere ao planejamento e desenvolvimento de aulas com TDC, verificou-se a predominância da leitura em busca por informação. Ao analisar o tipo de discurso predominante em cada aula, foi identificada a ocorrência dos três tipos propostos por Orlandi: discurso autoritário, polêmico e lúdico. Por fim, ao reconhecer o professor como um agente capaz de influenciar e transformar o ato de ler, este estudo contribui para o debate sobre a importância do incentivo e valorização de experiências de leitura sobre divulgação científica na formação de professores de Química.
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                                            Elaboração de Sequências Didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a Educação Ambiental e o Bioparque Pantanal
                                            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 01/08/2024
                                            Área ENSINO
                                            Orientador(es)
                                            • Vera de Mattos Machado
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Douglas Henrique Melo Alencar
                                              Banca
                                              • Adriana Pugliese Netto Lamas
                                              • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
                                              • Rogerio Rodrigues Faria
                                              • SUELEN REGINA PATRIARCHA GRACIOLLI
                                              • Vera de Mattos Machado
                                              Resumo A presente pesquisa teve como objetivo oferecer uma formação continuada em Educação Ambiental e Espaços Não-Formais de Ensino, com foco na construção de sequências didáticas, dos anos finais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de diversas áreas do conhecimento. A proposta surgiu a partir de uma inquietação do autor, como professor do Bioparque Pantanal, em relação ao aproveitamento dos visitantes, professores e estudantes na construção de conhecimentos durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS), é um empreendimento turístico que dispõe de 33 aquários que exibem a ictiofauna e os biomas regionais e mundiais, além de laboratórios de inovação, museu interativo e áreas para observação de avifauna. Atualmente, as escolas recebem um atendimento especial durante a semana. A formação continuada abordou temas como Educação Ambiental, interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não-formais de ensino. As sequências didáticas desenvolvidas ao final da formação visam sistematizar e ordenar as ações propostas pelos professores de forma interdisciplinar. Elas foram sugeridas às escolas que visitam o Bioparque, com o intuito de potencializar as visitas e conectá-las aos currículos escolares e ao cotidiano dos visitantes. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, baseada nas macrotendências político-pedagógicas de Philippe Layrargues.
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                                              FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES
                                              Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 30/07/2024
                                              Área ENSINO
                                              Orientador(es)
                                                Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                  Banca
                                                  • Ademir de Souza Pereira
                                                  • Edicleia Mascarenhas Fernandes
                                                  • Edivagner Souza dos Santos
                                                  • Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
                                                  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                  Resumo não informado
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