Mestrado em Ensino de Ciências

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TRABALHO Ações
Categorias fleckianas aplicadas ao experimento de Oersted e suas diferentes interpretações: uma revisão epistemológica para o ensino de ciências
Curso Mestrado em Ensino de Ciências
Tipo Dissertação
Data 11/09/2025
Área ENSINO
Orientador(es)
  • João José Caluzi
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Fernando Henrique Limberti Viana
    Banca
    • João José Caluzi
    • José Bento Suart Júnior
    • Moacir Pereira de Souza Filho
    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
    • Wellington Pereira de Queiros
    Resumo A construção histórica de um fato científico é permeada por múltiplos fatores que envolvem os
    cientistas, as comunidades científicas, o público e a cultura de um determinado tempo; transpor esta
    constituição para as salas de aula é um dos maiores desafios dos professores de ciências. A
    epistemologia de Ludwik Fleck (1896 – 1961) discorre sobre diversos aspectos da produção do
    conhecimento e fornece, ainda, uma ferramenta de análise com algumas categorias, como os
    “estilos e coletivos de pensamento”, os “círculos exotéricos e esotéricos” e as “circulações intra e
    intercoletivas”, que trazem novas visões sobre a real natureza da ciência como uma produção
    coletiva. A presente pesquisa se propõe a investigar, por meio de uma pesquisa documental de
    diversos registros históricos do século XIX, referentes ao experimento da interação entre
    eletricidade e uma agulha magnética de Hans Christian Ørsted, incluindo registros de André-Marie
    Ampère, Michael Faraday, Jean-Baptiste Biot e Félix Savart, para categorizar possíveis coletivos
    de pensamento e estilos de pensamento, delineando algumas influências de cada coletivo e que
    permearam a construção histórica do fato até então chamado de “descoberta do eletromagnetismo”.
    Pretende-se também criar uma abordagem epistemológica fleckiana acerca deste episódio histórico,
    a fim de proporcionar novas reflexões ao ensino de ciências.
    Campo Conceitual de Eletromagnetismo: Uma Unidade de Ensino Utilizando Atividades Experimentais no Ensino Médio
    Curso Mestrado em Ensino de Ciências
    Tipo Dissertação
    Data 15/08/2025
    Área ENSINO
    Orientador(es)
      Coorientador(es)
      Orientando(s)
        Banca
        • Airton José Vinholi Júnior
        • Carla Beatriz Spohr
        • Fabiane Beatriz Sestari
        • Fernanda Zandonadi Ramos
        • Lisiane Barcellos Calheiro
        Resumo
        O CAMPO CONCEITUAL DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO UTILIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
        Curso Mestrado em Ensino de Ciências
        Tipo Dissertação
        Data 15/08/2025
        Área ENSINO
        Orientador(es)
        • Lisiane Barcellos Calheiro
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • GUSTAVO COSTA SILVA DE OLIVEIRA
          Banca
          • Airton José Vinholi Júnior
          • Carla Beatriz Spohr
          • Fabiane Beatriz Sestari
          • Fernanda Zandonadi Ramos
          • Lisiane Barcellos Calheiro
          Resumo No contexto da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, o domínio do campo
          conceitual do eletromagnetismo é fundamental para o domínio dos conteúdos da Física e para
          a interpretação do uso das tecnologias presentes no cotidiano dos estudantes. Esta pesquisa
          investigou de que forma uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS),
          estruturada com base em atividades experimentais, pode favorecer a aprendizagem significativa
          de conceitos relacionados ao eletromagnetismo por estudantes do segundo ano do Ensino
          Médio. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa e na
          Teoria dos Campos Conceituais, orientando a construção da UEPS e a análise dos dados.
          Adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco na análise dos significados construídos pelos
          estudantes a partir da mobilização de seus conhecimentos prévios e da articulação com novos
          saberes. A dissertação foi estruturada em quatro trabalhos. O primeiro realizou uma revisão
          sistemática da literatura com o objetivo de identificar tendências e lacunas em propostas
          didáticas envolvendo atividades experimentais no ensino de eletromagnetismo. O segundo
          investigou os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de uma atividade experimental,
          identificando as formas e esquemas conceituais diversos e elementos do senso comum que
          interferem na aprendizagem. O terceiro analisou o desenvolvimento conceitual durante uma
          atividade voltada à construção do conceito de campo magnético, observando a mobilização de
          invariantes operatórios. O quarto examinou os efeitos de uma atividade experimental mais
          elaborada, associada ao passo cinco da UEPS, na construção e consolidação de significados
          relacionados aos fenômenos eletromagnéticos. Por fim, resultados evidenciam que a UEPS, ao
          articular atividades experimentais com situações-problema e intervenções mediadas, contribuiu
          significativamente para o domínio conceitual dos conteúdos de eletromagnetismo, promovendo
          a aprendizagem significativa e o avanço dos esquemas cognitivos dos estudantes.
          Alfabetização científica na formação de professores: conceitos, perspectivas e práticas
          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
          Tipo Dissertação
          Data 04/08/2025
          Área ENSINO
          Orientador(es)
          • Marta Rios Alves Nunes da Costa
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Gabriel Pinheiro de Castro
            Banca
            • Daniele Correia
            • GENIANA DOS SANTOS
            • Marta Rios Alves Nunes da Costa
            • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
            • Paulo Celso Ferrari
            Resumo O ensino de Ciências é conectado aos progressos na educação, sendo também
            responsável por cultivar o pensamento crítico, que, segundo Vieira (2014), é uma forma
            de pensamento racional e reflexivo, focado em decidir no que acreditar ou o que fazer.
            Autores que trabalham com Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) a
            entendem como parte de uma formação voltada ao desenvolvimento de indivíduos
            conscientes do papel da ciência e aptos a aplicar seus conhecimentos científicos na
            resolução de desafios cotidianos, direcionando-os para a ação social. Diversos autores
            abordam objetivos na produção da AC; dentre eles, Sasseron e Carvalho (2011) definem
            os três eixos estruturantes da Alfabetização Científica: compreensão básica de termos,
            conhecimentos e conceitos científicos fundamentais; compreensão da natureza das
            ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; entendimento das
            relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Para o
            desenvolvimento de uma AC, é necessária intencionalidade nas ações didáticas do
            professor, sendo, portanto, importante sua discussão nos programas de formação de
            professores, que têm como objetivo capacitar e desenvolver habilidades necessárias ao
            ensino. A partir disso, o objetivo deste trabalho é, por meio de uma revisão bibliográfica
            a partir dos trabalhos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, analisar a produção
            acadêmica que relaciona a Alfabetização Científica com a Formação de Professores no
            Brasil. Inicialmente, foi feita uma análise quantitativa desses trabalhos, destacando a
            distribuição geográfica e temporal das publicações, que indicam um crescimento no
            número de publicações a partir de 2017 e concentração de estudos nas regiões Sul e
            Sudeste do Brasil. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa dos trabalhos por
            meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo identificar como os eixos da
            AC de Sasseron e Carvalho (2011) são representados nas pesquisas. Os resultados
            indicam que o primeiro eixo é o mais enfatizado. Os segundo e terceiro eixos aparecem
            de forma menos sistemática, muitas vezes tratados isoladamente e sem integração
            curricular. A dimensão ética e política da ciência é pouco explorada nas práticas
            pedagógicas, refletindo uma visão ainda positivista da ciência. Esses resultados
            destacam a necessidade de ampliar a formação docente para incluir, de forma
            consistente, a AC, especialmente a reflexão crítica sobre a ciência em sua relação social
            e ambiental.
            Um Estudo dos Invariantes Operatórios Mobilizados por Estudantes do Ensino Médio sobre Radioatividade
            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
            Tipo Dissertação
            Data 28/07/2025
            Área ENSINO
            Orientador(es)
            • Lisiane Barcellos Calheiro
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • VITOR BEZERRA LADEIRA
              Banca
              • Carla Beatriz Spohr
              • Daniele Correia
              • Fernanda Zandonadi Ramos
              • Leandro Londero da Silva
              • Lisiane Barcellos Calheiro
              Resumo Após décadas de justificativas para a introdução da Física Moderna e Contemporânea na
              Física (FMC) no Ensino Médio, os desafios atuais se voltam para como introduzir, na
              prática, seu conteúdo de forma inovadora integrada ao Novo Ensino Médio. Neste
              contexto, um dos tópicos de FMC abordados nos documentos oficiais é a radioatividade,
              que é de grande relevância tanto na vida cotidiana quanto para o próprio ensino da Física,
              visto que é utilizada em diferentes áreas da Ciência, tais como medicina e produção de
              energia. Diante disso, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como
              situações-problema utilizadas na implementação de uma Unidade de Ensino
              Potencialmente Significativa contribuem para indicar o possível domínio do campo
              conceitual da Radioatividade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio? O objetivo foi
              analisar esse possível domínio conceitual por meio da resolução de situações-problema
              com diferentes níveis de complexidade, a partir da implementação de uma UEPS sobre
              radioatividade, aplicada em uma escola da rede pública estadual. Como referencial teórico
              ancoramos a nossa pesquisa na Teoria dos Campos Conceituais, buscando investigar o
              possível domínio do campo conceitual da Radioatividade, a partir dos invariantes
              operatórios mobilizados pelos estudantes para responder às diferentes situações-problema
              da UEPS. À medida que a sequência foi sendo desenvolvida e as atividades aplicadas,
              pudemos acompanhar uma transformação significativa na forma como os estudantes
              lidavam com os conceitos do campo conceitual da radioatividade. Observamos, que
              progressivamente, deixaram de recorrer a explicações baseadas no senso comum,
              passando a construir argumentos mais coerentes, fundamentados e alinhados à linguagem
              científica. Ao final da UEPS, muitos estudantes demonstraram domínio mais elaborado
              do campo conceitual da radioatividade, utilizando raciocínios causais bem estruturados,
              evidenciando uma apropriação mais significativa dos conteúdos abordados.
              PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO PAUTADA EM PRESSUPOSTOS PIAGETIANOS
              Curso Mestrado em Ensino de Ciências
              Tipo Dissertação
              Data 05/05/2025
              Área ENSINO
              Orientador(es)
              • Amanda de Mattos Pereira Mano
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • PAULO EDUARDO DALL' ACQUA
                Banca
                • Amanda de Mattos Pereira Mano
                • Mirian Xavier
                • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                • Vanessa Daiana Pedrancini
                • Vera de Mattos Machado
                Resumo A Evolução Biológica é um dos temas mais desafiadores no ensino de Ciências, em razão de fatores como interferências religiosas, simplificações, e a falta de formação adequada de professores. Esta pesquisa propõe uma abordagem fundamentada no Construtivismo de Piaget, privilegiando a investigação e a construção do conhecimento, em oposição à memorização e
                repetição mecânica. Foi desenvolvido um conjunto de estratégias pedagógicas, articulando
                referenciais teóricos e metodológicos com o objetivo de superar os desafios na compreensão e
                no ensino da Evolução Biológica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e tem como
                objetivo promover um trabalho didático-pedagógico sustentado em pressupostos piagetianos
                para o ensino-aprendizagem da Evolução Biológica. Uma sequência didática foi desenvolvida
                junto a 56 estudantes, do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual em Campo
                Grande/MS, estruturada em quatro etapas: na primeira etapa, aplicou-se um questionário
                diagnóstico, que revelou a existência de conhecimentos sobre Evolução, mas esses eram
                confusos, permeados por senso comum e influências religiosas. Na segunda, foi ministrada uma aula expositiva sobre os conceitos centrais do Darwinismo, como Seleção Natural, gradualismo e ancestralidade comum. A terceira etapa utilizou o jogo de simulação "Presa/Predador" para exemplificar dinâmicas evolutivas. Por fim, na quarta etapa, os alunos visitaram o Bioparque Pantanal, no qual puderam observar exemplos da Seleção Natural. Ao final, um questionário avaliativo indicou que a abordagem pedagógica pautada em pressupostos piagetianos, ao proporcionar uma postura investigativa, contribuiu para a aprendizagem de conceitos relacionados à Evolução Biológica. A prática descrita valoriza a autonomia intelectual dos estudantes, promovendo a construção coletiva de significados e a postura argumentativa diante do conhecimento. A mediação é essencial nesse processo, por incentivar a reflexão crítica e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. No entanto, a efetivação de propostas fora do ambiente escolar depende de políticas públicas eficazes, ainda pouco divulgadas e apoiadas nas redes de ensino.
                A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO EM DOCUMENTOSOFICIAIS E ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: NUANCESINTERPRETATIVAS E POSSIBILIDADE PARA INSERÇÃO EM SALA DE AULA
                Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                Tipo Dissertação
                Data 07/03/2025
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                Coorientador(es)
                • Wélica Patricia Souza de Freitas
                Orientando(s)
                • Kéthelin Fagundes Pussi
                Banca
                • Adriana Marques de Oliveira
                • Airton José Vinholi Júnior
                • JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
                • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                • Nelson Dias
                • Wélica Patricia Souza de Freitas
                Resumo Este trabalho investigou como a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências é
                abordada nas normativas educacionais e nas pesquisas acadêmicas da área. A
                metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com análise documental de diretrizes
                oficiais — como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos de
                referência dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e de artigos
                científicos publicados em periódicos classificados nos estratos A1 e A2 do Qualis.
                Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence
                Bardin. Os resultados evidenciam que, embora os documentos oficiais e os artigos
                analisados reconheçam a importância da interdisciplinaridade e da contextualização,
                ainda existem barreiras estruturais, como a rigidez curricular e a fragilidade na
                formação docente. A partir dos achados, foi elaborado um mapeamento curricular que
                exemplifica como um problema complexo — neste caso, a corrosão — pode ser
                identificado nos documentos oficiais e abordado de forma articulada entre diferentes
                componentes curriculares. Como contribuição, propõe-se a utilização da abordagem
                metodológica da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar (IRI) como referência para
                práticas pedagógicas interdisciplinares mais contextualizadas e significativas.
                Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Currículo, Ilha de
                Racionalidade Interdisciplinar.
                TEORIAS IMPLÍCITAS: O ENSINAR E O APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
                Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                Tipo Dissertação
                Data 07/03/2025
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • Lisiane Barcellos Calheiro
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • VINÍCIUS GALVAN WALTER
                  Banca
                  • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                  • Carla Beatriz Spohr
                  • Daniele Correia
                  • Fernanda Zandonadi Ramos
                  • Lisiane Barcellos Calheiro
                  Resumo A formação inicial de professores desempenha um papel fundamental na consolidação de práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem ativa. No entanto, apesar das diretrizes que incentivam abordagens construtivistas, muitos licenciandos ainda adotam métodos tradicionais ao planejarem suas aulas. Esse contraste entre a formação teórica e a prática docente evidencia a necessidade de investigar as crenças pedagógicas dos futuros professores e compreender como suas concepções influenciam suas escolhas metodológicas. Diante disso, esta pesquisa analisa as teorias implícitas dos licenciandos de Física, investigando como suas concepções sobre ensino e aprendizagem impactam o planejamento de aulas. Nesse contexto, o estudo propõe a seguinte questão: Quais são as teorias implícitas dos acadêmicos de Física Licenciatura da UFMS sobre o ensinar e o aprender? A análise das concepções permitiu compreender como os futuros professores articulam teoria e prática, além de apontar caminhos para o aprimoramento da formação docente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com dez acadêmicos do curso de Física Licenciatura da UFMS, no contexto da disciplina Tópicos Especiais IV, ofertada pelo Instituto de Física. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionário de dilemas, entrevistas semiestruturadas e análise dos planejamentos produzidos pelos participantes da pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, permitindo a categorização das concepções dos acadêmicos com base nas Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem: Teoria Direta, Teoria Interpretativa e Teoria Construtiva. Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a importância das metodologias ativas e centradas no estudante, muitos ainda enfrentam dificuldades para aplicá-las em sua prática pedagógica. Essas dificuldades estão frequentemente associadas a crenças enraizadas, influenciadas por suas experiências escolares, vivências anteriores à escolarização e outros fatores. Além disso, observamos que as teorias implícitas manifestadas pelos licenciandos impactam diretamente nas suas escolhas metodológicas, evidenciando que suas concepções sobre a aprendizagem determinam as estratégias adotadas no ensino de Física. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma formação inicial que propicie experiências práticas alinhadas ao construtivismo, auxiliando os licenciandos na superação de concepções tradicionais e na adoção de práticas pedagógicas mais inovadoras.
                  A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DECIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS
                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                  Tipo Dissertação
                  Data 25/02/2025
                  Área ENSINO
                  Orientador(es)
                    Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                      Banca
                      • Airton José Vinholi Júnior
                      • Bruna Gardenal Fina Cicalise
                      • Elisangela Castedo Maria do Nascimento
                      • Maria Helena da Silva Andrade
                      • Zildamara dos Reis Holsback
                      Resumo
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                        A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DOSCURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UNIVERSIDADESPÚBLICAS DE CAMPO GRANDE - MS
                        Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                        Tipo Dissertação
                        Data 25/02/2025
                        Área ENSINO
                        Orientador(es)
                        • Maria Helena da Silva Andrade
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Nathalie de Oliveira Arakaki
                          Banca
                          • Airton José Vinholi Júnior
                          • Bruna Gardenal Fina Cicalise
                          • Elisangela Castedo Maria do Nascimento
                          • Maria Helena da Silva Andrade
                          • Zildamara dos Reis Holsback
                          Resumo Existem embasamentos legais que norteiam a Educação Ambiental, como a Base
                          Nacional Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de
                          Bases e Diretrizes da Educação (LDB) e Política Nacional de Educação Ambiental
                          (PNEA). Esses documentos indicam que a Educação Ambiental deve estar presente
                          em todos os níveis escolares, incluindo no ensino superior. Alguns cursos de
                          licenciatura e bacharelado ainda apresentam lacunas em sua ementa curricular no
                          que diz respeito à temática ambiental, o que pode gerar empecilhos ou dúvidas
                          para os futuros professores. O presente trabalho propõe-se a analisar a Educação
                          Ambiental nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato
                          Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
                          através da aplicação de questionários aos professores da graduação e alunos do
                          curso de Ciências Biológicas. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e
                          quantitativa, que possibilitará o fomento de reflexões sobre a grade curricular do
                          curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas da UFMS e do
                          Bacharelado da UEMS, além de uma maior percepção da Educação Ambiental por
                          parte dos alunos e professores. Acredita-se que essa pesquisa poderá contribuir
                          para o avanço na formação em Educação Ambiental, tanto no âmbito acadêmico
                          como na prática educativa dos docentes.
                          O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
                          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                          Tipo Dissertação
                          Data 21/02/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • Maria Helena da Silva Andrade
                          Coorientador(es)
                          • Marcos Vinicius Campelo Junior
                          Orientando(s)
                          • Luana Moura Pinto
                          Banca
                          • José Matarezi
                          • Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques
                          • Maria Helena da Silva Andrade
                          • Patricia Zaczuk Bassinello
                          • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                          Resumo A dissertação investiga o papel do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) como um espaço de ensino não formal para a Educação Ambiental Crítica. O estudo busca compreender como o acervo arqueológico e as atividades lúdicas do museu podem sensibilizar o público sobre a relação entre humanidade e natureza. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de conteúdo e na percepção dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) sobre o papel do MuArq. A dissertação adotou o formato multipaper e está estruturada em três capítulos principais: 1ºRelação entre museus, Educação Ambiental Crítica e CIEA – Aborda a importância dos museus como espaços educativos e sua interação com as políticas públicas de Educação Ambiental. 2ª Percepção da Educação Ambiental no MuArq – Analisa como o público e os educadores ambientais percebem o museu como ferramenta educativa. 3º Propostas para um Plano de Educação Ambiental no MuArq – Propõe estratégias pedagógicas para integrar a Educação Ambiental ao espaço museológico, incluindo a produção de um livro educativo. Os resultados mostram que o MuArq pode contribuir significativamente para a Educação Ambiental ao associar a preservação do patrimônio arqueológico a reflexões críticas sobre sustentabilidade e identidade cultural. Além disso, destaca-se a necessidade de maior alinhamento entre as diretrizes da Educação Ambiental e as atividades museológicas, reforçando o papel do museu na construção de uma consciência ambiental coletiva. A dissertação conclui que a integração entre museus e Educação Ambiental Crítica tem potencial transformador, promovendo novas formas de aprendizagem e sensibilização ecológica. A pesquisa também aponta desafios como a falta de representatividade de povos tradicionais nas iniciativas educacionais e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para espaços não formais de ensino.
                          A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS
                          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                          Tipo Dissertação
                          Data 13/02/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • Rogerio Rodrigues Faria
                          Coorientador(es)
                          • Marcos Vinicius Campelo Junior
                          Orientando(s)
                          • Kássia Aparecida de Oliveira Pereira
                          Banca
                          • Marcos Vinicius Campelo Junior
                          • Maria Helena da Silva Andrade
                          • Patricia Helena Mirandola Garcia
                          • Roberto Leonardo Rana
                          • Rogerio Rodrigues Faria
                          • Rosiane de Morais
                          Resumo Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
                          reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
                          planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação, como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção, revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua importância na disseminação da Educação Ambiental (EA) na referida UC. Para atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e a educação ambiental, sob a perspectiva da EA, permitirá ao PEMS se tornar um espaço educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio ambiente.
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                          A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS
                          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                          Tipo Dissertação
                          Data 13/02/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                            Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                              Banca
                              • Rogerio Rodrigues Faria
                              Resumo Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a
                              reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do
                              planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados
                              para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se
                              têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de
                              Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a
                              biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação,
                              como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno
                              da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como
                              ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do
                              Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em
                              duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as
                              ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção,
                              revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés
                              preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua
                              importância na disseminação da Educação Ambiental Crítica (EAC) na referida UC. Para
                              atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do
                              PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas
                              estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a
                              respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e
                              da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um
                              evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais
                              atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as
                              discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de
                              transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e
                              a educação ambiental, sob a perspectiva da EAC, permitirá ao PEMS se tornar um espaço
                              educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio
                              ambiente.
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                                SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJARE O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA.
                                Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                Tipo Dissertação
                                Data 05/02/2025
                                Área ENSINO
                                Orientador(es)
                                • Lisiane Barcellos Calheiro
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • AMANDA CRISTINA NAUJORKS
                                  Banca
                                  • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                                  • Carla Beatriz Spohr
                                  • Fernanda Zandonadi Ramos
                                  • Lisiane Barcellos Calheiro
                                  • Vera de Mattos Machado
                                  Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a mobilização dos saberes docentes por professores em formação inicial, buscando identificar como esses saberes são aplicados durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual de Campo Grande-MS. Teve como problema de pesquisa “Quais saberes docentes são mobilizados por professores em formação inicial durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio?”. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e planejamento de aula dos licenciandos, sendo analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os resultados da pesquisa evidenciam a importância de repensar a formação inicial de professores, buscando oferecer experiências mais significativas e que preparem os futuros docentes para os desafios da profissão, sendo a metodologia de planejamento e implementação de oficinas uma experiência importante para os licenciandos. A pesquisa também revelou que, os licenciandos, em sua maioria, não demonstram um domínio profundo dos conteúdos de física e enfrentam desafios para transpor esses conhecimentos para a prática docente. Ao analisar os planejamentos dos licenciandos, observou-se uma grande diversidade: enquanto alguns demonstraram um bom domínio dos saberes docentes e elaboraram planejamentos mais completos, outros apresentaram dificuldades na organização das atividades e na definição de objetivos. Além disso, a pesquisa chama a atenção para a importância de uma formação inicial que contemple a participação ativa dos estudantes em ambientes escolares desde os primeiros semestres do curso. Que ao serem envolvidos em atividades de planejamento e execução de aulas, os licenciandos têm a oportunidade de construir e consolidar seus saberes de forma mais significativa, uma vez que são confrontados com as demandas e desafios do cotidiano escolar. As mudanças sugeridas para a formação inicial incluem uma maior integração entre universidade e escolas, para que os saberes experienciais e de formação profissional sejam construídos gradativamente durante a formação inicial, e não apenas nos anos finais, nas disciplinas de estágio. Além de sugerir a criação de disciplinas de extensão visando proporcionar mais oportunidades práticas aos licenciandos e mobilização de saberes docentes.
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                                  AS CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS INTEGRADORAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
                                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 20/12/2024
                                  Área ENSINO
                                  Orientador(es)
                                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Flávia Renata Lemes de Bodas
                                    Banca
                                    • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                    • BRUNO DOS SANTOS SIMÕES
                                    • JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
                                    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                    • Nelson Dias
                                    Resumo A falta de uma definição sobre a interdisciplinaridade e esclarecimentos sobre como promover a integração de conhecimentos disciplinares, motivou a realização desta pesquisa. Nela investigamos os 13 livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mapeamos as definições apresentadas nos livros para interdisciplinaridade e como os autores sugerem a integração de conhecimentos disciplinares, na execução das propostas em projetos de STEAM. Para analisar os dados coletados, partimos do resultado de uma pesquisa bibliográfica, a partir do qual caracterizamos as formas de integração de conhecimentos e os referenciais usados nos últimos dez anos, pelos pesquisadores da área de ensino. Como referencial teórico, sistematizamos as ideias sobre disciplina e as formas de integração de conhecimentos definidas pelos autores indicados na literatura analisada, construindo um quadro teórico, empregado para analisar os 13 livros didáticos e os respectivos manuais do professor. Como resultados destacamos que a definição de interdisciplinaridade, a partir de autores mencionados na literatura, identificada explicitamente em apenas dois exemplares: Ivani Fazenda e Hilton Japiassú. De forma implícita, considerando as palavras-chaves que associamos as definições destes referenciais, inferimos que em um livro a concepção de interdisciplinaridade aproxima-se à de Jurjo Santomé, pois a compreende como a interação entre diferentes disciplinas. Três livros indicam Fernando Hernández-Hernández, Edgar Morin, Regina Bochniak e William Bender, respectivamente, como aporte e dois outros discutem integração de conhecimentos, sem definir a interdisciplinaridade. Quanto aos projetos consideramos que os objetivos propostos estão claramente redigidos, mas alguns parecem utópicos, pois sugerem alcançar a alfabetização científica da comunidade a partir de atividades complexas, que não são contempladas nos objetivos. Em relação as etapas propostas para organização da prática integradora, temos projeto que possui sete e outro com 12 e nos dois casos consideramos necessário inserir sub etapas para melhorar a execução das ações e atingir os objetivos propostos. Todas as propostas analisadas consideram que os estudantes possuem conhecimentos prévios para execução de ações como a coleta de dados por meio de entrevistas. Faltam orientações sobre: como levantar os temas de interesse da comunidade; como coletar amostras e analisá-las; como elaborarem os pôsteres e infográficos. Quanto a integração de conhecimentos consideramos que nenhum dos projetos tem potencial para atingir a finalidade sugerida pelos autores.
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                                      A LEITURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFMS
                                      Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 16/12/2024
                                      Área ENSINO
                                      Orientador(es)
                                      • Daniele Correia
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba
                                        Banca
                                        • Daniele Correia
                                        • Dioni Paulo Pastorio
                                        • Lisiane Barcellos Calheiro
                                        • Sinara München
                                        • Vera de Mattos Machado
                                        Resumo O uso de textos de divulgação científica (TDC) no ensino de Química e na formação de professores é tema recorrente em pesquisas na área de ensino de ciências. Nesse contexto, considerando a importância da difusão da leitura de TDC na formação inicial de professores de Química, este estudo tem como objetivo analisar as leituras e os discurso apropriados, por licenciandos, durante a elaboração de planos de aula e a realização de aulas simuladas envolvendo uso de TDC, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Este trabalho está estruturado em três artigos científicos, a saber: artigo 1 – Um panorama da produção científica sobre o uso de textos de divulgação científica na área de ensino de ciências; artigo 2 - O Hábito de Leitura na Formação dos Licenciandos em Química da UFMS; e artigo 3 – Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química: uma análise do uso por licenciandos em aulas simuladas. O artigo 1, apresenta o panorama das pesquisas referentes ao uso do TDC nos contextos da educação básica e na formação de professores da área de ensino de ciências. O artigo 2, apresenta o perfil de leitura dos licenciandos em Química da UFMS, incluindo percepções sobre a docência, conhecimento sobre discursos e motivações de leitura. Já artigo 3, apresenta a análise dos diferentes tipos de leitura e dos discursos mobilizados, por licenciandos, em atividades de planejamento e aulas simuladas envolvendo TDC em suas aulas, no contexto do componente de Prática em Educação Química III. Assim, esta pesquisa de mestrado se classifica como de abordagem qualitativa do tipo participante, sendo que os dados foram obtidos a partir de questionário, planos de aula, aulas simuladas e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de discurso de linha francesa. Como resultados, constatou-se que os licenciandos participantes desta pesquisa apresentaram dificuldades para discriminar os tipos de discursos científico e de divulgação científica. Com relação às motivações para a leitura, a maioria dos participantes prioriza a leitura de materiais acadêmicos envolvendo o discurso científico, em detrimento da leitura de materiais paradidáticos envolvendo o discurso de divulgação científica. No que se refere ao planejamento e desenvolvimento de aulas com TDC, verificou-se a predominância da leitura em busca por informação. Ao analisar o tipo de discurso predominante em cada aula, foi identificada a ocorrência dos três tipos propostos por Orlandi: discurso autoritário, polêmico e lúdico. Por fim, ao reconhecer o professor como um agente capaz de influenciar e transformar o ato de ler, este estudo contribui para o debate sobre a importância do incentivo e valorização de experiências de leitura sobre divulgação científica na formação de professores de Química.
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                                          Elaboração de Sequências Didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a Educação Ambiental e o Bioparque Pantanal
                                          Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 01/08/2024
                                          Área ENSINO
                                          Orientador(es)
                                          • Vera de Mattos Machado
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Douglas Henrique Melo Alencar
                                            Banca
                                            • Adriana Pugliese Netto Lamas
                                            • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
                                            • Rogerio Rodrigues Faria
                                            • Suelen Regina Patriarcha Graciolli
                                            • Vera de Mattos Machado
                                            Resumo A presente pesquisa teve como objetivo oferecer uma formação continuada em Educação Ambiental e Espaços Não-Formais de Ensino, com foco na construção de sequências didáticas, dos anos finais do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), de diversas áreas do conhecimento. A proposta surgiu a partir de uma inquietação do autor, como professor do Bioparque Pantanal, em relação ao aproveitamento dos visitantes, professores e estudantes na construção de conhecimentos durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS), é um empreendimento turístico que dispõe de 33 aquários que exibem a ictiofauna e os biomas regionais e mundiais, além de laboratórios de inovação, museu interativo e áreas para observação de avifauna. Atualmente, as escolas recebem um atendimento especial durante a semana. A formação continuada abordou temas como Educação Ambiental, interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não-formais de ensino. As sequências didáticas desenvolvidas ao final da formação visam sistematizar e ordenar as ações propostas pelos professores de forma interdisciplinar. Elas foram sugeridas às escolas que visitam o Bioparque, com o intuito de potencializar as visitas e conectá-las aos currículos escolares e ao cotidiano dos visitantes. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, baseada nas macrotendências político-pedagógicas de Philippe Layrargues.
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                                            FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES
                                            Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 30/07/2024
                                            Área ENSINO
                                            Orientador(es)
                                              Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                                Banca
                                                • Ademir de Souza Pereira
                                                • Edicleia Mascarenhas Fernandes
                                                • Edivagner Souza dos Santos
                                                • Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
                                                • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                Resumo não informado
                                                FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A SER DESENVOLVIDO NOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS DE AMBIENTES HOSPITALARES
                                                Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 30/07/2024
                                                Área ENSINO
                                                Orientador(es)
                                                • Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Anderson Pereira Tolotti
                                                  Banca
                                                  • Ademir de Souza Pereira
                                                  • Edicleia Mascarenhas Fernandes
                                                  • Edivagner Souza dos Santos
                                                  • Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
                                                  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                  Resumo Na busca em refletir sobre uma formação de professores, no ensino de
                                                  ciências em atendimento educacional hospitalar, tendo como foco de inserir uma
                                                  disciplina, esta pesquisa propõe investigar a importância do atendimento educacional
                                                  hospitalar no ensino de ciências. Contudo o objetivo de inserir a disciplina de
                                                  Atendimento Educacional Hospitalar no Ensino de Ciências, no curso de Ciências
                                                  Biológicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa pesquisa-ação e de cunho
                                                  qualitativo e a análise dos dados foi realizada à luz da análise de conteúdo de
                                                  Bardin(2011). Como respaldo na área do atendimento hospitalar foram utilizados
                                                  Fernandes (2023); Fontes (2005); Fonseca (1999, 2002, 2008); Foucault (1982);
                                                  Goffman (2005); Granemann (2015); Rodrigues (2018) e Silva (2019), na área da
                                                  formação de professores: Cunha (2013); Pimenta (2006a, 2011b); Herneck e
                                                  Mizukami (2002); Vygotsky (2005) e Wiziack (2015) e na área do Projeto Pedagógico
                                                  e Matriz Curricular: Delizoicov e Angotti (1990); Fonseca (2008); Matos e Mugiatti
                                                  (2014a, 2006b); Medeiros (2020); Nucci (2002); Sacristán (1999); Valle (1997); e
                                                  Vasconcellos (2000). Os resultados demonstraram que os acadêmicos contribuíram
                                                  significativamente para a construção de novas estratégias pedagógicas voltadas para
                                                  o Ensino de Ciências. Por fim, destaco, Ao analisar o projeto político do curso e a
                                                  matriz curricular de Ciências Biológicas, em conjunto com a participação dos
                                                  acadêmicos durante o curso de extensão, constatou-se a importância de incluir no
                                                  curso da disciplina de Atendimento Educacional Hospitalar e Práticas Pedagógicas
                                                  no Ensino de Ciências, Ao observar as respostas dos acadêmicos, percebemos um
                                                  grande interesse em participar e em serem desafiados durante o curso e as práticas
                                                  no AEH. Os acadêmicos contribuíram significativamente para a construção de novas
                                                  estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino de Ciências, especialmente em
                                                  relação aos sistemas do corpo humano.
                                                  PALAVRAS- CHAVE: Formação de Professores; Ensino de Ciências; Atendimento
                                                  Educacional Hospitalar; estratégias pedagógicas e disciplina.
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                                                  CONHECIMENTOS SOBRE ANFÍBIOS ANUROS DE ACADÊMICOS CONCLUINTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA
                                                  Curso Mestrado em Ensino de Ciências
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 04/07/2024
                                                  Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                                                  Orientador(es)
                                                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                                  Coorientador(es)
                                                  • Roberta Azeredo Murta da Fonseca
                                                  Orientando(s)
                                                  • Alessandra Pereira Luiz
                                                  Banca
                                                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                                  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                                  • Roberta Azeredo Murta da Fonseca
                                                  • Roberta Chiesa Bartelmebs
                                                  • Rogerio Rodrigues Faria
                                                  • Vanessa Daiana Pedrancini
                                                  Resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral problematizar a formação inicial de professores, no que diz respeito à construção de conhecimentos científicos, em especial, os ligados à anurofauna. Neste sentido, os conhecimentos de acadêmicos, estudantes de uma Universidade Federal, matriculados no último semestre de licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia, foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento de coleta de dados foi criado para fins desta investigação e fora organizado em três seções: conhecimentos biológicos; emoções; e mitos e lendas sobre os anuros. As respostas apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos foi utilizado o Software Atlas.ti, por meio do qual foram identificadas categorias fundamentais, para posterior análise dos conhecimentos apresentados pelos participantes da pesquisa. Verifica-se a partir dos dados analisados, que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa e que os acadêmicos conseguem identificar a presença deles em diferentes habitats. No entanto, são observadas lacunas quanto aos conhecimentos biológicos acerca destes seres, por exemplo, quanto ao ciclo de vida, diferenças entre os animais e sua importância no ecossistema. E, por serem animais conhecidos e presentes na realidade de todos, diversos mitos e lendas cercam esses animais, sendo capazes de despertar diversas emoções e, quando estas são negativos, a sobrevivência e preservação das espécies de anuros encontra-se em risco. Deste modo, abrem-se discussões relacionadas à formação inicial de professores, quanto à compreensão global dos anfíbios anuros e, em como os conhecimentos construídos durante a formação inicial podem influenciar no ensino da temática, tanto na educação formal quanto não formal. Destaca-se, portanto, a importância de conhecimentos científicos para a compreensão de fenômenos que ocorrem no mundo à nossa volta e a necessidade de reflexão quanto à prática pedagógica.
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