Mestrado em Ensino de Ciências

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20094066: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando a estabelecer relações entre a
vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.

20094067: A Formação Docente e as relações pedagógicas teórico - práticas na escola - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.

20094063: Atividades Especiais - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conforme Regulamento aprovado pelo Colegiado do Curso.

20094068: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.

20094069: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.

20094064: Defesa de dissertação - 90h 90 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.

20094070: Educação Ambiental e a Biodiversidade - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas.

20094071: Estágio de Docência - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.

20094072: Ética e Pesquisa - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Introdução ao estudo de ética na pesquisa com seres humanos. Aspectos históricos. Princípios fundamentais da autonomia, justiça, beneficência, não maleficência. Bioética e progresso biotecnológico. Fundamentos da ética no exercício profissional. Ética na pesquisa. Normas e diretrizes da ética na pesquisa. Plataforma Brasil.

20094073: Física Clássica e seu ensino em nível médio - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Dinâmica Newtoniana. Dinâmica Lagrangiana e Hamiltoniana. Eletromagnetismo e Ótica. Termodinâmica. Oscilações e ondas. Ensino de Física Clássica em Nível Médio.

20094074: Física Moderna e seu ensino em nível médio - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Mecânica Quântica: princípios e formalismo. Relatividade Restrita. Partículas e Campos.

20094075: Formação do Professor de Ciências - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em Ciências.

20094076: Fundamentos de Ciências - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções Epistemológicas de Ciências. Tópicos integrados de Biologia, Física e Química e sua transposição didática para o ensino fundamental.

20094077: Legislação ambiental, crise ambiental e a formação do educador - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico e evolução da legislação ambiental brasileira. A crise socioambiental. As políticas publicas e a formação do educador ambiental. Teorias e práticas da EA no ensino formal e não formal. Os problemas ambientais locais e estudos de caso.

20094016: Metodologia da pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados. Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.

20094065: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados.
Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.

20094078: Percepção Ambiental - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; A combinação de aspectos neurofisiológicos e perceptivos na interpretação da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.

20094079: Pesquisa em Ensino de Biologia: abordagens e perspectivas - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

A pesquisa em Ensino de Biologia e suas abordagens. A Pesquisa em ensino de Biologia e a transposição dos saberes biológicos para sala de aulas. Epistemologia da Biologia voltada ao ensino. O potencial das sequências didáticas no ensino de Biologia. A importância da formação do espirito cientifico e da construção do conhecimento em ciências para a pesquisa no ensino de Biologia.

20094080: Pesquisa em Ensino de Física: abordagens e perspectivas - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

A pesquisa em Ensino de Física e suas abordagens. A transposição de conhecimentos disciplinares da física como objeto de ensino, a produção de material pedagógico e possibilidades de integração com outras áreas de conhecimento. Aspectos epistemológicos no ensino de física. Ensino de Física e Educação ambiental.

20094081: Pesquisa em Ensino de Química: abordagens e perspectivas - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

A pesquisa em Ensino de Química: abordagens e tendências . A Pesquisa em ensino de química e formação de professores. Pesquisa em ensino de química e suas implicações na sala de aula

20094082: Seminário de Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

A disciplina visa a finalização da metodologia dos projeto de pesquisa dos mestrandos com o seu orientador e a apresentação do mesmo em seminário avaliativo.

20094060: Seminários de Pesquisa I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Discussão do Referencial Teórico dos projetos de pesquisa dos mestrandos.

20094061: Seminários de Pesquisa II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Discussão do desenvolvimento da pesquisa dos mestrandos.

20094025: Teorias de Aprendizagem - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.

20094083: Teorias do Conhecimento - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discutir as Teorias do Conhecimento construídas a partir do século XVII, através do estudo sistemático dos clássicos da História da Filosofia Moderna e Contemporânea, relacionando-as com o ensino de ciências. Reflexão sobre o conhecimento científico e o papel da epistemologia ou filosofias das ciências.

20094043: Tópicos Especiais - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094041: Tópicos Especiais - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094045: Tópicos Especiais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.

20094044: Tópicos Especiais - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.