|
20094066: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando a estabelecer relações entre a
vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.
|
|
|
20094067: A Formação Docente e as relações pedagógicas teórico - práticas na escola - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.
|
|
|
20094063: Atividades Especiais - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conforme Regulamento aprovado pelo Colegiado do Curso.
|
|
|
20094068: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.
|
|
|
20094069: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas no Plano de Estudos do Mestrando.
|
|
|
20094064: Defesa de dissertação - 90h |
90 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.
|
|
|
20094070: Educação Ambiental e a Biodiversidade - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas.
|
|
|
20094071: Estágio de Docência - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
20094072: Ética e Pesquisa - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Introdução ao estudo de ética na pesquisa com seres humanos. Aspectos históricos. Princípios fundamentais da autonomia, justiça, beneficência, não maleficência. Bioética e progresso biotecnológico. Fundamentos da ética no exercício profissional. Ética na pesquisa. Normas e diretrizes da ética na pesquisa. Plataforma Brasil.
|
|
|
20094073: Física Clássica e seu ensino em nível médio - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Dinâmica Newtoniana. Dinâmica Lagrangiana e Hamiltoniana. Eletromagnetismo e Ótica. Termodinâmica. Oscilações e ondas. Ensino de Física Clássica em Nível Médio.
|
|
|
20094074: Física Moderna e seu ensino em nível médio - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Mecânica Quântica: princípios e formalismo. Relatividade Restrita. Partículas e Campos.
|
|
|
20094075: Formação do Professor de Ciências - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em Ciências.
|
|
|
20094076: Fundamentos de Ciências - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções Epistemológicas de Ciências. Tópicos integrados de Biologia, Física e Química e sua transposição didática para o ensino fundamental.
|
|
|
20094077: Legislação ambiental, crise ambiental e a formação do educador - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico e evolução da legislação ambiental brasileira. A crise socioambiental. As políticas publicas e a formação do educador ambiental. Teorias e práticas da EA no ensino formal e não formal. Os problemas ambientais locais e estudos de caso.
|
|
|
20094016: Metodologia da pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados. Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.
|
|
|
20094065: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados.
Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia.
|
|
|
20094078: Percepção Ambiental - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; A combinação de aspectos neurofisiológicos e perceptivos na interpretação da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.
|
|
|
20094079: Pesquisa em Ensino de Biologia: abordagens e perspectivas - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A pesquisa em Ensino de Biologia e suas abordagens. A Pesquisa em ensino de Biologia e a transposição dos saberes biológicos para sala de aulas. Epistemologia da Biologia voltada ao ensino. O potencial das sequências didáticas no ensino de Biologia. A importância da formação do espirito cientifico e da construção do conhecimento em ciências para a pesquisa no ensino de Biologia.
|
|
|
20094080: Pesquisa em Ensino de Física: abordagens e perspectivas - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A pesquisa em Ensino de Física e suas abordagens. A transposição de conhecimentos disciplinares da física como objeto de ensino, a produção de material pedagógico e possibilidades de integração com outras áreas de conhecimento. Aspectos epistemológicos no ensino de física. Ensino de Física e Educação ambiental.
|
|
|
20094081: Pesquisa em Ensino de Química: abordagens e perspectivas - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A pesquisa em Ensino de Química: abordagens e tendências . A Pesquisa em ensino de química e formação de professores. Pesquisa em ensino de química e suas implicações na sala de aula
|
|
|
20094082: Seminário de Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina visa a finalização da metodologia dos projeto de pesquisa dos mestrandos com o seu orientador e a apresentação do mesmo em seminário avaliativo.
|
|
|
20094060: Seminários de Pesquisa I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do Referencial Teórico dos projetos de pesquisa dos mestrandos.
|
|
|
20094061: Seminários de Pesquisa II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do desenvolvimento da pesquisa dos mestrandos.
|
|
|
20094025: Teorias de Aprendizagem - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.
|
|
|
20094083: Teorias do Conhecimento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discutir as Teorias do Conhecimento construídas a partir do século XVII, através do estudo sistemático dos clássicos da História da Filosofia Moderna e Contemporânea, relacionando-as com o ensino de ciências. Reflexão sobre o conhecimento científico e o papel da epistemologia ou filosofias das ciências.
|
|
|
20094043: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094041: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094045: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
20094044: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|