Formação do professor de ciências
Nessa linha de pesquisa estão inseridas temáticas relativas à formação inicial e
continuada de professores de Ciências (Biologia, Física e Química), da educação básica
e universitária. Na formação inicial considera-se a valorização da formação específica
aliada à formação pedagógica, isto é, a articulação entre conhecimentos específicos de
Ciências e conhecimentos pedagógicos. No sentido de buscar nessa formação o
desenvolvimento do espírito crítico e a possibilidade de estabelecer o diálogo
pedagógico e científico. A formação continuada é aqui entendida como um processo
permanente de desenvolvimento e aprimoramento profissional docente, ao oportunizar
reflexões críticas sobre a prática pedagógica em ciências, considerando que a melhoria
do processo de ensino-aprendizagem só acontece por meio da ação do professor,
implicando, também, uma aproximação e o envolvimento com as pesquisas
educacionais em todos os níveis.
A literatura tem evidenciado críticas quanto à efetividade do ensino de ciências na
educação básica, apontando a formação docente inicial em Ciências como um dos
principais obstáculos ao processo de aprendizagem dessa área. No processo de
formação há uma dicotomia entre teoria e prática, que se concretiza na separação
entre disciplinas específicas e disciplinas pedagógicas, conhecimento acadêmico e
realidade escolar. Essa problemática tem gerado dificuldades para os professores
saberem elaborar os conteúdos ensinados na graduação, de modo a torná-los
disponíveis pedagogicamente para serem aprendidos pelos alunos, especialmente, nas
escolas de nível fundamental e médio. Nesse sentido, a formação continuada vem
tentando suprir lacunas da formação inicial, o que desvirtua e/ou restringe seu
propósito de um contínuo aprimoramento e desenvolvimento profissional docente. Proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -Campo Grande – MS
http://www.dfi.ufms.br/prrosa/mestradoec
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Outro ponto articulado com os anteriores, e que influencia de forma direta o processo
de formação de professores, são as políticas públicas e os processos históricos que
orientam a formação docente. Essa influência se manifesta em dois momentos: o
primeiro, na definição de qual deve ser o currículo de um curso de formação de
professores, definindo não somente os conteúdos como a carga horária destinada a
esses conteúdos; o segundo diz respeito à percepção de qual é a função docente, ou seja,
qual o papel a ser desempenhado pelos professores no ambiente escolar. A influência
dessas políticas públicas pode ser analisada seja a partir do ponto de vista histórico
como do ponto de vista da legislação pertinente. Enquanto o primeiro da conta do
processo evolutivo dessa percepção o segundo nos indica como essa percepção é
institucionalizada e passa a ser uma política de Estado.
Assim, essa linha de pesquisa buscará a discussão e análise destas questões e
privilegiará temáticas que envolvam a formação inicial e continuada dos professores
de Ciências, incluindo a história do processo dessa formação e das políticas públicas
que orientam esse processo, bem como a intervenção nas práticas pedagógicas em
diferentes contextos como foco de investigação.