Mestrado em Educação Matemática

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ACERCA DA EXPERIÊNCIA CONSTITUÍDA EM UM GRUPO COLABORATIVO
Curso Mestrado em Educação Matemática
Tipo Dissertação
Data 10/03/2023
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Klinger Teodoro Ciriaco
Orientando(s)
  • Luciene Sousa Basso
Banca
  • Klinger Teodoro Ciriaco
  • Maria Raquel Miotto Morelatti
  • Patricia Sandalo Pereira
  • Telma Romilda Duarte Vaz
  • Thiago Donda Rodrigues
Resumo Esta dissertação apresenta dados e encaminhamentos de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Objetivamos analisar a contribuição do "Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais" (GPCEMai/UFMS), na reconstituição de saberes de professoras participantes do grupo que esteve ativo na cidade de Naviraí-MS (Brasil). Tomamos como base para a realização da investigação a constatação de que, gradativamente, a partir de resultados de investigações anteriores, tem-se pesquisado sobre a formação de professores em cursos de Pedagogia e como a licenciatura em questão demonstra-se insuficiente em relação ao espaço/tempo destinado aos conteúdos matemáticos para os primeiros anos de escolarização, dado este que levanta a necessidade de ações de formação contínua. Para este fim, o estudo em xeque é de caráter qualitativo e aponta resultados que podem gerar contribuições para o avanço teórico-metodológico da área da Educação e da Educação Matemática, particularmente. Para a produção de dados, recorremos à pesquisa narrativa e, especificamente, à entrevista narrativa na perspectiva de Fritz Schütze na tentativa de localizar sentidos e experiências das professoras colaboradoras (Sandra e Cleuza) para o repensar de suas experiências a partir da contribuição que observam em suas práticas ao vivenciarem momentos de colaboração no GPCEMai/UFMS. Tendo em vista as possibilidades de problematização da temática em questão, o trabalho de campo avança no sentido de perceber melhor os efeitos do trabalho colaborativo a longo prazo, perspectiva ainda pouco recorrente nos trabalhos da área e como os professores têm demonstrado aceitação neste tipo de formação (parceria Universidade-Escola) e valorizam práticas de formação continuada em que os professores se desenvolvem profissionalmente, enquanto também aprendem, coletivamente, dentro do campo da Educação Matemática nos anos iniciais. Pelas biografias narradas, foi perceptível a importância do grupo colaborativo para as professoras que nos concederam a entrevista. Para elas, a experiência constituída no espaço da colaboração contribuiu para ressignificação de seus saberes nos seguintes pontos: 1) ampliação do repertório didático-pedagógico, dada a natureza das ações de estudo, planejamento, validação de tarefas, desenvolvimento e reflexão das formas de atuação; 2) conhecimento da produção teórica sobre como abordagem e promover o pensamento matemático dos crianças, o que fortalece os fundamentos da ação pedagógica; e, por fim, 3) mudança de atitude ao oportunizar maior confiança para a exploração de conceitos matemáticos apoiadas na coletividade decorrente do grupo.

PALAVRAS-CHAVE: Narrativas. Grupo colaborativo. Educação Matemática nos anos iniciais.

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OPÇÃO DE CARREIRA E AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE: O CASO DA UFMS, CÂMPUS DE NAVIRAÍ
Curso Mestrado em Educação Matemática
Tipo Dissertação
Data 08/03/2023
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Klinger Teodoro Ciriaco
Orientando(s)
  • Lenita Regina de Oliveira Dreyer
Banca
  • Klinger Teodoro Ciriaco
  • Luana Costa Almeida
  • Nelson Antonio Pirola
  • Patricia Sandalo Pereira
  • Thiago Pedro Pinto
Resumo Este estudo se refere a uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". A investigação objetivou analisar em que medida as atitudes em relação à Matemática de estudantes ingressantes nos cursos do Câmpus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul influenciaram na opção de carreira destes. Compuseram o referencial teórico estudos da área da Psicologia da Educação Matemática em relação aos processos de escolha pela profissão. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada utilizando a abordagem mista, sendo os dados produzidos por meio de questionários e da "Escala de Atitudes" em relação à Matemática formulada por Aiken e traduzida, adaptada e validada por Brito (1996). Em síntese, as análises demonstraram que a relação negativa dos estudantes com a Matemática exerceu influência na opção de carreira quando do momento de escolha pelo curso de graduação, ainda que, para a população pesquisada, este dado seja menor quando comparado com a percepção de atitudes positivas. Os dados também apontaram que as experiências dos estudantes na Educação Básica influenciaram na formação de atitudes (tanto positivas quanto negativas), sendo necessário um movimento de ressignificação destas para que os estudantes adquirissem confiança para se aventurarem em quaisquer áreas do conhecimento.
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PRATICANDO UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE NO LIVRO ELEMENTOS DE GEOMETRIA PLANA "COMPILADOS" DO PADRE ALBERTO JOSÉ GONÇALVES (1885)
Curso Mestrado em Educação Matemática
Tipo Dissertação
Data 06/03/2023
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Thiago Pedro Pinto
Orientando(s)
  • Ewerton Echeverria de Oliveira
Banca
  • Bruno Alves Dassie
  • Fernando Guedes Cury
  • Kesia Caroline Ramires Neves
  • Mirian Maria Andrade Gonçalez
  • Thiago Pedro Pinto
Resumo Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
(PPGEduMat), no curso de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS), do Instituto de Matemática (INMA), vinculada ao Grupo História da Educação
Matemática em Pesquisa (HEMEP) e teve como objetivo desenvolver uma análise com a
utilização da Hermenêutica de Profundidade (HP) de um compendio de Geometria do
século XIX (1885), elaborado pelo Padre Alberto José Gonçalves, o qual era utilizado no
Seminário Episcopal de São Paulo. Como já dito, nossa análise está fundamentada no
referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade conforme a proposta
fundamentada por John Brookshire Thompson (1995) para a análise das formas
simbólicas, assim como a HP, fazemos uso também dos Paratextos Editoriais de Gerard
Genette (2009), o qual afirma que tudo que faz parte de um livro, para além do seu
conteúdo, diz muito sobre sua relevância, estratégias de divulgação e importância do autor
em sua época, bem como sobre o público alvo da obra. Analisamos também o conteúdo
do livro, inspirados no trabalho de Moreira (2018), que se fundamentou nos Jogos de
Linguagem de Ludwig Wittgenstein (1999), observamos a linguagem e a axiomática da
obra, eventualmente, cotejando livros contemporâneos ao analisado, buscando possíveis
semelhanças e dessemelhanças. Esta pesquisa perpassa três movimentos da HP: a análise
sócio-histórica, na qual observamos os contextos social no qual nosso autor e obra
estavam inseridos, a vida de Padre Alberto, a revista a qual o padre contribuiu em algum
momento, o Seminário Episcopal de São Paulo, ensino confessionário, e o ensino da
Geometria em nosso país; A análise formal, voltada para elementos contidos na própria
obra e suas relações com o contexto da época. Assim, buscamos auxílio em Gerard
Genette com os Paratextos Editoriais, ainda neste movimento, fizemos análise da
linguagem e axiomática da obra, inspirados no trabalho de Moreira (2018), que se utiliza
dos jogos de linguagem de Wittgenstein para comparar dois livros didáticos do ensino
superior de Geometria Euclidiana Plana. O terceiro movimento é o de
interpretação/reinterpretação, na qual colocamos nossa visão sobre o que foi encontrado
no decorrer de nossa pesquisa, ainda que nosso autor não tenha deixado esclarecimentos,
ou escritos sobre seu livro, nosso trabalho permitiu produzir interpretações sobre o
mesmo, as quais se manifestam mais diretamente neste movimento. Acreditamos que
nosso estudo contribui de forma significativa para a História da Educação Matemática e
do ensino de Geometria em nosso país, reafirmando a HP como possibilidade
metodológica para pesquisas que visam a investigar livros didáticos antigos.
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AS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E A ESCOLA PÚBLICA: uma investigação acerca das relações existentes entre os direitos violados e os sujeitos de direitos
Curso Mestrado em Educação Matemática
Tipo Dissertação
Data 28/02/2023
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
    Orientando(s)
      Banca
        Resumo
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          Escuta, Autoria e Colaboração: aberturas formativas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 31/01/2023
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          Orientando(s)
          • Thainá do Nascimento
          Banca
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          • Débora da Silva Soares
          • Luzia Aparecida de Souza
          • Silvana Claudia dos Santos
          • Suely Scherer
          Resumo A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 alterou a relação de grande parte da população
          mundial com o uso das Tecnologias Digitais. O Ensino Remoto Emergencial foi considerado
          uma estratégia para que alunos e professores dessem continuidade em suas demandas escolares,
          já que havia uma necessidade de atender as orientações sobre o distanciamento social. Porém,
          o Ensino Remoto Emergencial intensificou problemas já existentes em relação à formação dos
          professores que ensinam matemática a partir do uso pedagógico das Tecnologias Digitais. Nesta
          dissertação descrevo e analiso a realização de um curso de Extensão sobre Tecnologias Digitais
          para professores que ensinam matemática, na modalidade on-line. Através de atividades,
          encontros síncronos e assíncronos, feedbacks em listas de presença e gravações busquei analisar
          qualitativamente os dados produzidos a partir da questão norteadora “O que acontece quando
          uma ação formativa extensionista com professores que ensinam matemática é desenvolvida a
          partir de processos de escuta, autoria e colaboração permeada pelo uso de Tecnologias
          Digitais?”. O objetivo geral da pesquisa consiste em investigar uma ação extensionista com
          professores que ensinam matemática sobre o uso pedagógico de Tecnologias Digitais a partir
          de processos de escuta, autoria e colaboração. As inspirações teóricas se deram buscando
          dialogar com os dados, não evidenciando uma teoria única ou um único autor. Já a análise foi
          realizada com apoio do Nvivo10, dessa forma trago discussões acerca dos encontros, como o
          curso de extensão foi organizado e realizado, fragilidades do curso, e dados que ficaram em
          maior evidência, como por exemplo: dificuldades tecnológicas evidenciadas no ERE, desafios
          pedagógicos para o uso das Tecnologias Digitais, regulações, necessidade de mais discussões
          sobre o uso pedagógico na formação inicial e continuada de professores, singularidades do uso
          das TD no ensino de matemática e convergências de escuta, autoria e colaboração.

          Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Nvivo,
          Humanizado, Paulo Freire. Educação Matemática.
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          NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUARAM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CAMPO GRANDE-MS
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 02/12/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Carla Regina Mariano da Silva
          Orientando(s)
          • Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos
          Banca
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          • Carla Regina Mariano da Silva
          • Katia Guerchi Gonzales
          • Luzia Aparecida de Souza
          • Mirian Maria Andrade Gonçalez
          Resumo Este texto é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática que se constituiu nos anos de 2020 a 2022, em meio a um período pandêmico que nos atravessou intensamente de tal forma que parecia não fazer sentido pensar numa pesquisa que não fosse consequência da Covid-19. O que propomos neste trabalho é compreender os diferentes modos de se produzir escolas durante o período da pandemia de Covid-19, em Campo Grande, MS. Entendemos que houve a suspenção de um tempo e espaço onde se ensinava e também adaptações para prosseguir o fazer da escola. Com a suspensão das aulas presenciais, professores, alunos e famílias precisaram se adaptar a outros meios de estar na escola. A produção de dados foi realizada com professores de Matemática que atuaram em 2020 nas escolas estaduais de Campo Grande, MS. Ao todo foram cinco professores de diferentes regiões da cidade que participaram da pesquisa. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a História Oral (HO) que tem por pressuposto a produção de narrativas por meio de entrevistas orais e a potência de escrever a história por meio de diferentes autores. Os resultados da pesquisa nos mostram que a escola aconteceu por meios tecnológicos e físicos através das Atividades Pedagógicas Complementares (APC), que houve uma adaptação das práticas docentes para atendimento a essas modalidades e que grande parte dos alunos não tiveram acesso a essa escola constituída em 2020 por falta de conectividade e realização das Atividades Pedagógicas Complementares.

          Palavra-chave: Pandemia da Covid-19. Escola. Educação Matemática. História Oral.
          COMPREENSÕES SOBRE A VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO REFERENTES À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA .
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 02/12/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
          Orientando(s)
          • Fábio Palácio Batista
          Banca
          • Celi Correa Neres
          • Cristina Maria Carvalho Delou
          • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
          • Marcos Lübeck
          • Thiago Donda Rodrigues
          Resumo Quando tratamos de inclusão escolar geralmente pensamos em alunos com limitações sensoriais. Dificilmente lembramos dos alunos com altas habilidades ou superdotação que, conforme dados do censo escolar de 2020, são 23.506 matriculados no Brasil. Destes, 350 estão matriculados no Mato Grosso do Sul. Especificamente em Campo Grande/MS, estão matriculados 192. Assim, esta pesquisa de mestrado em Educação Matemática tem como objetivo compreender o que acontece após a identificação do aluno com altas habilidades ou superdotação com afinidades em Matemática na inclusão em sala de aula, nas práticas que envolvem a Educação Matemática. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa narrativa a partir de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes que frequentam ou frequentaram o curso de Matemática - licenciatura e o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, que é responsável pela identificação e acompanhamento destes alunos em sua trajetória escolar e de vida. Entrevistamos também integrantes da equipe pedagógica do referido Centro. Adotamos a análise de convergências para o tratamento dos dados produzidos. Os resultados encontrados mostraram que a identificação de altas habilidades ou superdotação causa mudanças na vida escolar desses alunos, como a mudança do sentimento de exclusão em sala, traz melhor compreensão dos professores a respeito de determinados comportamentos apresentados, e auxilia na elaboração de estratégias pedagógicas para inclusão destes alunos na sala de aula.

          Entre Projetos e Entrevistas: exercitando “um novo olhar” para as Licenciaturas em Matemática da UFMS
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 19/09/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Thiago Pedro Pinto
          Orientando(s)
          • Vivian Campos Martins de Souza
          Banca
          • Carla Regina Mariano da Silva
          • Heloisa da Silva
          • Joao Ricardo Viola dos Santos
          • Mirian Maria Andrade
          • Thiago Pedro Pinto
          Resumo A presente pesquisa teve por objetivo disparador produzir narrativas pautadas na
          formação inicial de professores de Matemática a partir das inquietações de uma
          professora recém-formada. Discussões iniciais sobre a adequação (ou não) de
          algumas disciplinas da Licenciatura em Matemática nos levaram à leitura de dois
          Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciaturas em Matemática da
          Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta leitura nos produziu
          alguns estranhamentos, ainda que com diversas semelhanças, o modo de
          organização das disciplinas destes documentos normativos era bastante distinto.
          Após esses estranhamentos, optamos por trazer ao debate os demais PPCs de
          cursos de Licenciatura em Matemática da UFMS e por entrevistar docentes (4) que
          haviam participado da produção destes documentos ou estavam à frente do curso
          naquele momento. Pautados na História Oral, produzimos narrativas que nos
          propiciaram discutir a organização destes cursos, suas matrizes curriculares, a
          Prática como Componente Curricular, estratégias para integração das diferentes
          componentes curriculares previstas em cursos, como acontecem alterações em um
          PPC, homogeneização das matrizes curriculares de cursos homônimos na UFMS e
          diferenças entre os cursos realizados pelos depoentes e os que atuam. Todas estas
          questões nos propiciaram evidenciar perspectivas sobre a formação de professores
          de Matemática na UFMS.
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          Análise histórica, epistemológica, curricular e didática do conceito de Função
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 06/09/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Mustapha Rachidi
          Orientando(s)
          • CARLOS RODRIGO OZUNA DOS SANTOS
          Banca
          • Cintia Melo dos Santos
          • Claudemir Aniz
          • Jose Luiz Magalhaes de Freitas
          • Mustapha Rachidi
          • Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
          Resumo O presente trabalho visa estudar o conceito de Função, passando por seus aspectos históricos, epistemológicos e didáticos. A pesquisa se justifica tanto pelas dificuldades que alunos da educação básica têm com esse conceito fundamental, que acaba por refletir em dificuldades em cálculo diferencial e integral no ensino superior, como também, para o seu ensino e aprendizagem, em que os professores, conscientes da ligação entre o ensino da matemática, a história da matemática e a didática, podem construir uma estratégia para levar seus alunos a adquirir esta noção. Além disso, como a formação do conceito de Função exigiu muito labor e dedicação, o professor que está atento a essa evolução histórica, repleta de obstáculos, poderá construir uma abordagem adequada a partir da história do conceito de Função. Para tanto, nosso aporte teórico e metodológico foi por meio de uma pesquisa bibliográfica, apoiados em Severino, Sousa e outros, sendo desenvolvido uma revisão da literatura de obras já existentes sobre o tema. Para isto, fizemos um trabalho de levantamento de fontes bibliográficas confiáveis, afim de obter os dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa e a solução do problema de pesquisa. Posterior, estudamos o conceito de Função no Currículo e nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Em seguida fizemos uma breve abordagem histórica desse conceito em diversos materiais bibliográficos encontrados, físicos e digitalmente, em que foram analisadas em particular, as duas definições do conceito de Função propostas por Euler. Por fim, como aplicação, apresentamos e analisamos algumas atividades para a introdução do conceito de Função tanto na educação básica, quanto na graduação no ensino de matemática.
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          O CORPO E A MATEMÁTICA: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º Ano.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 02/09/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Luzia Aparecida de Souza
          Orientando(s)
          • Maria Aparecida de Souza Leonardo
          Banca
          • Carla Regina Mariano da Silva
          • Heloisa da Silva
          • Luzia Aparecida de Souza
          • Silvana Matucheski
          • Thiago Donda Rodrigues
          Resumo Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o materialismo inclusivo no campo da Educação Matemática reforçando a importância dos corpos e seus movimentos e analisando diferentes processos do saber/fazer em uma sala de aula do sexto ano. Desta forma, pretende-se entender a/s noção/ões de corpo que participa/m da construção do conhecimento matemático. A pesquisa utilizou-se da cartografia para a produção de dados em uma escola pública municipal de Campo Grande. Nesse contexto, em face ao cenário da pandemia, buscamos a inserção nos vários formatos ou modalidades em que estas aulas têm sido ministradas para acompanhar e compor um relatório sensível como resultado deste trabalho. A produção dos dados ocorreu por meio de fotos, vídeos, notas de campo e demais recursos tecnológicos utilizados no Ensino Remoto. A pesquisa sinalizou através dos modos de operação/movimentos do corpo e que estes são fabricados pela inclusão/exclusão em situações de ensino e aprendizagem Matemática e as discussões acerca do pós-humanismo trouxeram contribuições que caminham na desconstrução da estrutura colonial mitigando os binarismos que persistem de algum modo na educação. O materialismo inclusivo sinaliza reflexões/desafios na produção de conhecimento matemático, performando os corpos e materialidades emaranhados no processo.

          Palavras-chave: Movimento. Disciplinarização do Corpo. Aprendizagem.
          O som das funções: possibilidades em Tecnologias Digitais e Educação Matemática para futuros professores
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 02/06/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          Orientando(s)
          • André Luiz Oliveira Capoano
          Banca
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          • Daise Lago Pereira Souto
          • Marilena Bittar
          • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
          • Suely Scherer
          Resumo Utilizar as Tecnologias Digitais para o ensino da matemática é um assunto debatido tanto por pesquisadores quanto por professores em diversas esferas acadêmicas, enquanto a música é uma das artes mais apreciadas ao redor do mundo, algo que envolve todas as culturas e possui grande relação com a matemática. Sabendo disso, nesta pesquisa qualitativa buscamos responder a seguinte pergunta: Como futuros professores de matemática produzem Performances Matemáticas Digitais (PMD) para representar funções a partir de notas musicais? O objetivo foi então analisar o processo de produção de PMD por futuros professores de matemática para representar funções a partir de notas musicais. Tendo em vista os procedimentos de uma pesquisa qualitativa, a produção de dados foi realizada a partir de encontros semanais realizados com 10 alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Todos os encontros foram realizados por meio de videochamadas on-line nas quais discutimos as relações entre matemática e música, estudamos o conceito de PMD e construímos representações sonoras do gráfico das funções escolhidas pelos participantes, entre outros. Para a análise nos amparamos na definição de uma PMD conceitual e na análise exploratória dos resultados apresentados. Com isso, em resposta à pergunta de pesquisa, os pibidianos realizaram uma PMD para representar funções por meio de sete notas musicais, atribuídas também para a insurgência de novas variáveis na função, trabalhando, assim, razão e proporção. Mediante o exposto, entende-se que foi visto pelos professores em formação que é possível utilizar essa relação entre música e Matemática para o ensino de funções. Finalizando a etapa de análise, entendemos que o uso de música para se trabalhar funções matemáticas, sobretudo com o uso das PMD, apresenta diversos aspectos que potencializam o entendimento do aluno e favorecem a produção de significados de conceitos.
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          UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS DO CAMPO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 16/03/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Marcio Antonio da Silva
          Orientando(s)
          • DANUSA NUNES DE MENEZES
          Banca
          • Fernando Luís Pereira Fernandes
          • Júlio César Gomes de Oliveira
          • Marcio Antonio da Silva
          • Thiago Donda Rodrigues
          • Vanessa Franco Neto
          Resumo Essa pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática- PPGEduMat da UFMS e teve como objetivo descrever e analisar os discursos sobre o campo presente nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD de 2020. Para tanto, foram usadas as contribuições da Análise do Discurso foucaultiana como aporte teórico-metodológico, juntamente com os estudos sobre currículo em Educação Matemática, pois entendemos que os currículos endereçam tipos específicos de formações desejadas em materiais curriculares, por meio de práticas discursivas. Movimentando essas teorizações, descrevemos e analisamos os enunciados que compõem discursos do campo nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Esses enunciados foram constituídos por meio de regularidades que remetiam ao campo discursivo. Os enunciados construídos foram: “Educar para ser um aluno sustentável”; “Produtividade do campo”; “Quem habitar o campo: do homem produtor à insurreição feminina”; e “O Campo: lugar de possibilidades”. A pesquisa concluiu que, no livro didático de matemática, o campo está ligado ao trabalho e a espaços de produção; os livros apresentam formas de se educar o aluno visando a sustentabilidade, bem como uma biopolítica que reforça esse direcionamento da educação dos estudantes para serem cidadãos sustentáveis, sem renunciar à produtividade. Ainda no material analisado, o homem é o ser produtivo e a mulher, em geral, aparece em situações passivas. Embora a maior parte dos exemplos do campo está relacionado à produtividade e à exploração, há algumas atividades que apresentam excelentes contextos, como a agroecologia, mas, ainda sim, são atividades que visam retorno econômico.
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          ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 11/03/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Luiz Carlos Pais
          Orientando(s)
          • Julio Veloso dos Santos
          Banca
          • Edilene Simoes Costa dos Santos
          • Enoque da Silva Reis
          • Jose Luiz Magalhaes de Freitas
          • Luiz Carlos Pais
          • Viviane Barros Maciel
          Resumo Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal de pesquisa descrever e analisar aspectos históricos do ensino da matemática secundária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nas primeiras décadas do século XX. As fontes utilizadas incluíram registros digitalizados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, livros históricos regionais, documentos obtidos em acervos documentais da região, assim como em indicações bibliográficas. A organização geral do trabalho e a realização das análises foram concebidas a partir de conceitos propostos pelo historiador cultural Peter Burke e por outros autores que sequem a mesma orientação. A parte de uma abordagem metodológica crítica, estruturada no esquema heptagonal descrito pelo professor Luiz Carlos Pais. Foi possível destacar a atuação marcante dos professores Jorge Nachreiner e Mucio Teixeira Júnior, que contribuíram na objetivação dos saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Campo Grande, no período considerado, tomando como referência os grandes parâmetros em vigor no país assim as especificidades do contexto social e cultural no qual eles estavam inseridos.
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          ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 10/03/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Marilena Bittar
          Orientando(s)
          • JOSÉ TERÊNCIO NETO
          Banca
          • Cintia Melo dos Santos
          • Edilene Simoes Costa dos Santos
          • Jose Luiz Magalhaes de Freitas
          • Marcus Bessa de Menezes
          • Marilena Bittar
          Resumo Esta pesquisa tem como objetivo estudar e analisar o conteúdo de Números Complexos na educação básica a partir da análise de livros didáticos aprovados no PNLD/2018. Para isto, buscamos estudar as oito obras aprovadas neste PNLD do Ensino Médio, para identificarmos como é proposto o ensino deste conteúdo nesta etapa de ensino. Nossa investigação tem como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático – TAD. Fizemos um estudo histórico e epistemológico, introdutório, para então analisar a perspectiva dos livros didáticos ao apresentar este conteúdo. Nossos resultados demonstraram que a razão de ser dos números complexos na educação básica não é a mesma que lhe deu origem. Além disso, foi possível observar, nos livros didáticos analisados, que há uma valorização da manipulação geométrica e trigonométrica do conjunto. Observamos também que as obras se aproximam em sua organização do conteúdo, porém as técnicas para o tratamento do bloco geométrico e de equações prevalecem.
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          GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: um processo de integração de tecnologias digitais ao currículo.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 08/03/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Suely Scherer
          Orientando(s)
          • Janini Gomes Caldas Rodrigues
          Banca
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          • Frederico Fonseca Fernandes
          • Marco Aurélio Kalinke
          • Marilena Bittar
          • Suely Scherer
          Resumo Esta pesquisa de mestrado foi orientada pela questão: Como ocorre um processo de
          integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática a partir da gamificação?
          O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta de integração de Tecnologias
          Digitais ao currículo de matemática em uma turma do Ensino Médio a partir de
          Gamificação. A investigação foi desenvolvida com a proposição e vivência de
          processos de gamificação em aulas de matemática em uma turma de estudantes do
          1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública do estado de Mato Grosso do Sul,
          durante o semestre letivo de 2021, de modo a oportunizar aprendizagem de conceitos
          relacionados a funções. Foram propostas e analisadas duas ações gamificadas no
          processo de integração de tecnologias digitais ao currículo, a primeira usando
          plataformas como a Khan Academy e GeoGebra e a segunda usando uma proposta
          autoral de plataforma. A produção de dados foi realizada a distância (devido ao
          período pandêmico), durante as aulas da turma, a partir de registros feitos pela
          professora da turma, autora desta pesquisa, e produções dos alunos. A análise de
          dados foi orientada por estudos de Sánchez e Almeida e Valente sobre integração de
          tecnologias digitais e por estudos de Kapp, Alves e Busarello sobre gamificação. A
          partir da análise de dados, pode-se concluir que a Gamificação oportunizou o
          envolvimento de estudantes nas atividades da disciplina, oportunizando
          aprendizagem de conceitos matemáticos relacionados a função do 1º grau e a função
          quadrática. Ainda é possível concluir que no processo de integração vivenciado, o uso
          de tecnologias digitais modificou modos de planejar e desenvolver aulas de
          matemática, em que o ensino de funções foi proposto a partir de movimentos de
          gamificação.
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          CONFUNDA LER E ESCREVER COM INTERPRETAR E RESOLVER! POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NAS OBRAS DE EVA FURNARI NOS ANOS INICIAIS
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 04/03/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Klinger Teodoro Ciriaco
          Orientando(s)
          • Lúcia Moreno
          Banca
          • Klinger Teodoro Ciriaco
          • Maria Raquel Miotto Morelatti
          • Patricia Sandalo Pereira
          • Renata Junqueira De Souza
          • Vivianny Bessao de Assis
          Resumo Este estudo descreve uma investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS inserida na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Intenciona-se compreender como as estratégias de leitura contribuem para indicadores no trabalho com a resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais, especificamente em turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise de possibilidades da adoção de obras de literatura infantil de Eva Furnari em aulas de Matemática. Sabendo que a leitura é elemento fundamental para o desenvolvimento humano e que sua falta compromete a aprendizagem matemática, é necessário que sua prática seja recorrente na sala de aula, pois quanto mais o aluno tiver contato com a leitura maior e melhor será sua intepretação. O referencial teórico, na perspectiva das estratégias de leitura, adota autores como Solé (1998), Souza e Cosson (2009) e Kleiman (2002) que preconizam a importância da leitura na prática docente e seus efeitos à aprendizagem escolar. Na abordagem da resolução de problemas, pesquisadores como Polya (1944 - 2006), Onuchic e Allevato (2014) e Itacarambi (2010) contribuem para fortalecer a tese da defesa do aprender Matemática através desta metodologia. Neste contexto, adotamos a literatura de Eva Furnari para propor situações didáticas que visam desenvolver tarefas que propiciam a compreensão leitora das crianças apoiados na resolução de problemas. Assim, propomos nesta pesquisa um plano de ação com tarefas matemáticas que envolvem leitura e interpretação de textos matemáticos a partir de obras da referida autora de literatura infantil. A metodologia, portanto, consiste em uma análise das obras "Problemas Boborildos" (2011), "A Bruxa Zelda e os 80 docinhos" (2014) e "Os problemas da Família Gorgonzola" (2015), pois consideramos que estas envolvem possibilidades da exploração de conceitos matemáticos e sua compreensão. Como resultados, consideramos que as aulas de Matemática devem levar o aluno a ler, interpretar, pensar, raciocinar e compreender o que se quer responder, sendo de fundamental importância que o professor desenvolva práticas de aprendizagens que estimulem a leitura nas aulas. O material produzido nesta dissertação poderá servir de mote para reflexões acerca de como o professor que ensina Matemática (pedagogo) inclui a leitura em contextos específicos de ensino e aprendizagem.
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          UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA OS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: do ensino presencial ao ensino remoto.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 25/02/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Marilena Bittar
          Orientando(s)
          • Ludiér Mariano Rosa
          Banca
          • Jose Luiz Magalhaes de Freitas
          • Marcus Bessa de Menezes
          • Marilena Bittar
          • Saddo Ag Almouloud
          • Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
          Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender como pode/deve ser a estruturação do meio de uma engenharia didática aplicada no ensino remoto. Elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades, alternativa ao modelo dominante, para apresentar os conceitos iniciais dos números inteiros relativos em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino, no município de Aquidauana/MS. A sequência didática em questão foi elaborada à luz dos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas, com destaque para o papel de mediador desenvolvido pelo professor, sobretudo em situações adidáticas, para ser aplicada em sala de aula com os alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, esta sequência precisou sofrer várias mudanças para que a proposta inicial fosse mantida, bem como, para que os alunos tivessem condições de realizá-la, uma vez que devido à pandemia, foi aplicada totalmente de forma remota, sem qualquer contato presencial com os alunos. A sequência didática foi elaborada, aplicada e analisada à luz dos pressupostos da engenharia didática e foi mobilizado o conceito de Níveis de Co-determinação Didática para compreender fatores externos que influenciaram as relações que os alunos estabeleceram com as atividades e com o pesquisador devido ao contexto que eles estavam inseridos e à pandemia. Como resultados, observamos a necessidade de olhar para além da sala de aula, uma vez que, diante do cenário vivenciado, elementos de instituições que estão em relação com o ambiente escolar afetam diretamente o processo de aprendizagem do aluno. Além disso, foi possível colocar em evidência a necessidade de reflexões sobre o papel de mediador desempenhado pelo professor na aplicação de uma sequência de atividades, desenvolvida no modelo de ensino remoto.
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          INDÍCIOS DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 23/02/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Klinger Teodoro Ciriaco
          Orientando(s)
          • Jocelei Miranda da Silva
          Banca
          • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
          • Klinger Teodoro Ciriaco
          • Patricia Sandalo Pereira
          • Priscila Domingues de Azevedo
          • RENATA PRENSTTETER GAMA
          Resumo Esta dissertação destaca encaminhamentos e resultados de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande), junto à linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Como objetivo, buscou compreender o movimento de aprendizagens de professoras do ciclo da alfabetização em relação ao pensamento algébrico a partir da constituição de grupo de estudos remoto centrado na escola. A abordagem metodológica localiza-se no escopo da investigação qualitativa onde o pesquisador é um observador-participante, a qual toma como base interações virtuais durante os encontros síncronos via Google Meet. Os instrumentos de produção de dados foram: fontes escritas do diário de campo do pesquisador; a observação das sessões reflexivas no grupo; e a análise da natureza das tarefas que envolvem a unidade temática "Álgebra", as quais eram compartilhadas/analisadas pelas professoras, denotando episódios que indicaram as aprendizagens. Os resultados obtidos demarcam o quão desafiador é para as docentes trabalharem aspectos do pensamento algébrico nos primeiros anos, tanto pela formação inicial que não abordou, de modo satisfatório, conceitos ligados à Matemática, quanto pela falta de preparo adequado para que possam trabalhar conteúdos da presente temática com as crianças que atuam, frente a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, diante dos elementos colocados em apreciação, percebemos que as ações do grupo em questão auxiliaram as partícipes a estruturarem os conhecimentos relativos ao trabalho com a temática e, não somente isso, mas também, contribuiu para o desenvolvimento profissional na aprimoração de saberes referentes à Educação Matemática nos anos iniciais, organização de tarefas e ainda percepção da natureza das ações que possibilitam desenvolver o pensamento algébrico.
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          EFEITO BORBOLETA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I EM TEMPOS DE PANDEMIA: entre Ensino Remoto, Tecnologias Digitais e Avaliações.
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 22/02/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          Orientando(s)
          • Larissa Beatriz Molgora
          Banca
          • Aparecida Santana de Souza Chiari
          • Débora da Silva Soares
          • Helber Rangel Formiga Leite de Almeida
          • Joao Ricardo Viola dos Santos
          • Suely Scherer
          Resumo Durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV 2 foi estabelecido um regime de Ensino Remoto Emergencial, que causou dificuldades de adequação tanto para professores quanto para alunos. Em especial, o processo de Avaliação mostrou-se desafiador de ser realizado online e, considerando isso, elaboramos nossa questão de pesquisa: “Como uma disciplina de Cálculo I realizada durante a pandemia se mostra a partir de suas práticas avaliativas?”. Assim, realizamos nossa produção de dados em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I com alunos provindos majoritariamente de cursos de Engenharia, sendo que os processos avaliativos do curso dividiram-se em três momentos: Avaliação Diagnóstica, Avaliação Formativa e Avaliação Somativa. Após isso, os dados produzidos (vídeos, conversas no Telegram, respostas em questionários, etc.) foram analisados levando em conta seu contexto histórico-cultural, as vozes dos diferentes sujeitos que surgiram num sistema constituído também por um objeto, artefatos, regras e uma comunidade que se divide para trabalhar de diversas maneiras. Para isso, utilizamos a Teoria da Atividade a partir de Engëstrom (2001; 2015) e Souto (2013; 2014) e o construto teórico de seres-humanos-com-mídias (BORBA, 1999; SOUTO, 2014; BORBA, VILLARREAL, 2005). A partir disso, pudemos notar que permitir ou não a comunicação entre os indivíduos, avaliar em só um momento ou ao longo do semestre, realizar o ensino de forma presencial ou remota, os compromissos e/ou dificuldades familiares, as questões de saúde e a relação com os colegas são apenas alguns dos inúmeros fatores que influenciam no processo de aprendizagem dos alunos, causando um verdadeiro Efeito Borboleta.
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          A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES NA COLEÇÃO 'MATEMÁTICA, METODOLOGIA E COMPLEMENTOS' DE RUY MADSEN BARBOSA (1966).
          Curso Mestrado em Educação Matemática
          Tipo Dissertação
          Data 18/02/2022
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Edilene Simoes Costa dos Santos
          Orientando(s)
          • Diogo Ferreira Jandrey
          Banca
          • Antonio Sales
          • Denise Medina de Almeida França
          • Edilene Simoes Costa dos Santos
          • Joao Ricardo Viola dos Santos
          • Kesia Caroline Ramires Neves
          Resumo Esta dissertação tem como objetivo identificar elementos da matemática do ensino de frações na coleção de manuais “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários” de Ruy Madsen Barbosa publicadas no ano de 1966. Delimitamos um período para este estudo, a saber: 1960 a 1970. Esta demarcação se deve pela criação da Leis de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 e um ano anterior à unificação do ensino primário em ensino de 1º grau pela Lei Nº. 5.692 de 1971, ambos considerados marcos importantes da história da educação brasileira. Os estudos foram conduzidos pelos seguintes questionamentos: Que orientações foram veiculadas, na coleção “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários” de Ruy Madsen Barbosa (1966), relativos ao ensino de frações? O referencial teórico-metodológico está embasado na perspectiva sócio-histórica, considerando elementos como: História da Educação Matemática (COSTA, 2017); saber a ensinar e saber para ensinar (HOFSTETTER e SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e matemática para ensinar (VALENTE, 2017); e matemática do ensino (MORAIS; BERTINI; VALENTE, 2020). A coleta de fontes foi realizada no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina na página do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (Ghemat/Brasil). Após uma assepsia das fontes encontradas, selecionamos a coleção “Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários”, publicada no ano de 1966, por Ruy Madsen Barbosa, contendo três manuais destinados à formação de professores. Foram consideradas como categorias de análise: saber a ensinar, saber para ensinar, sequência, graduação, significado, dispositivos didáticos e exercícios e problemas. A partir dos estudos realizados, é possível inferir que, nos livros analisados, o ensino de frações parte do concreto para o abstrato, utilizando materiais manipuláveis; os números fracionários eram apresentados anterior ao conteúdo de números decimais; os manuais apresentam uma linguagem matemática bem definida, no sentido de uma linguagem utilizando símbolos, definições, etc., utilizando a teoria dos conjuntos; ênfase nas frações equivalentes para o ensino das operações; os exercícios e problemas com características de repetição, entre outros pontos que discutimos durante a elaboração desta dissertação.
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