|
20091036: Análise da Produção Escrita em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Análise da Produção Escrita. Papel do contexto e da linguagem das tarefas
matemáticas. Potencialidades da Análise da Produção escrita na formação do professor.
|
|
|
20091035: A Práxis e a Formação do Professor em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Teoria, Prática e Práxis. A relação entre a Teoria e a Prática do ponto de vista do pensamento filosófico e da formação do professor. A relação Teoria e Prática no conhecimento e no desenvolvimento profissional do professor de Matemática.
|
|
|
20091037: Aprendizagem e Tecnologia - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Abordagens do uso de computadores na educação. Ciclo de ações e espiral de
aprendizagem. Aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa. Teorias de aprendizagem e uso de tecnologias.
|
|
|
20091038: Aprendizagem Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Contribuições das perspectivas social e construtivista para a aprendizagem da matemática, tendo como principais pilares Piaget e Vygotski. Análise de relações dessa perspectiva com outras teorias cognitivas, dentre elas a Teoria dos Campos Conceituais, Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Teoria da Aprendizagem Significativa.
|
|
|
20091030: Aspectos Epistemológicos e Históricos da Educação Matemática - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Análise de aspectos epistemológicos e históricos da Educação Matemática,
voltados para os desafios pedagógicos e investigativos relativos ao desenvolvimento, ensino e aprendizagem da Matemática, bem como à formação de professores nessa área, tendo em vista
relações entre conhecimento matemático, educação e história.
|
|
|
20091031: Atividades Especiais - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Essa disciplina é constituída de atividades diversificadas que compõem a
formação do pesquisador. Exemplos dessas atividades: Participações em seminários, palestras, grupos de pesquisa e projetos de extensão.
|
|
|
20091008: Atividades Orientadas I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
20091071: Atividades Orientadas I - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de dissertação.
|
|
|
20091072: Atividades Orientadas II - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de dissertação
|
|
|
20091009: Atividades Orientadas II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
20091073: Atividades Orientadas III - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de dissertação.
|
|
|
20091065: Atividades Orientadas III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.
|
|
|
20091077: Atividades Orientadas IV - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Orientação para elaboração de dissertação.
|
|
|
20091066: Atividades Orientadas IV - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
|
|
20091039: Avaliação e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Avaliação como prática de investigação. O erro como fonte de aprendizagem.
Alguns instrumentos da avaliação da aprendizagem escolar.
|
|
|
20091040: Conceitos Fundamentais da Matemática I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: aritmética, álgebra, estatística e probabilidade.
|
|
|
20091041: Conceitos Fundamentais da Matemática II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: funções e gráficos, grandezas e medidas e geometria.
|
|
|
20091042: Currículo e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências curriculares: escola tradicional, crítica e pós-crítica. Organização
curricular linear e em rede. Teorias curriculares contemporâneas: contribuições dos estudos culturais, do pós-estruturalismo e do pós-modernismo. Hibridação. Análise crítica dos currículos prescritos. Inter e transdisciplinaridade.
|
|
|
20091012: Didática da Matemática - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estruturação da Didática da Matemática a partir dos aportes teóricos
presentes no aparato conceitual da Teoria das Situações; Contrato Didático; Transposição Didática; Teoria Antropológica do Didático; Concepções, Erros e Obstáculos; Engenharia Didática; Teoria dos Campos Conceituais.
|
|
|
20091043: Educação a Distância - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História da EaD. Modelos de EaD. Professor, tutor e aluno na EaD. Ambientes
Virtuais de Aprendizagem.
|
|
|
20091044: Educação e Tecnologia - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tecnologias Educacionais. Mobilidade e virtualidade. Teoria da Instrumentação.
Construcionismo.
|
|
|
20091026: Elaboração de Dissertação - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão da pesquisa e preparação do texto final.
|
|
|
20091070: Elaboração do projeto - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Projeto de pesquisa. Dissertação.
|
|
|
20091075: Estágio Docência - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Essa disciplina é obrigatória para os alunos bolsistas e deve ser cumprida a
resolução número 05 de 16 de março de 2000 da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
|
|
|
20091064: Filosofia e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Problematizar a ideia de Sujeito, Identidade e Diferença em seus
atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.
|
|
|
20091045: Formação de Professores de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Desafios contemporâneos da formação de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental e Médio. Tendências contemporâneas da formação de professores e suas implicações na área de Educação Matemática.
|
|
|
20091069: Formação do Professor, Trabalho Docente e Saberes da Docência - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Processos de formação de professores e trabalho docente. Identidade e saberes da docência. Pressupostos para a formação inicial e continuada de professores.
|
|
|
20091063: Linguagem e Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Problematizar noções de Conhecimento e Linguagem em seus atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.
|
|
|
20091048: Matemática do Professor de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisas sobre formação matemática e desenvolvimento profissional de
professores. Estudos a respeito das relações, diferenças entre a matemática do professor de matemática a matemática do matemático.
|
|
|
20091033: Metodologia da pesquisa - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos, métodos e técnicas de análise presentes na produção do
conhecimento científico. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de
informações.
|
|
|
20091049: Narrativas em Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Analisar as potencialidades das narrativas no processo de formação do professor de matemática, no desenvolvimento profissional de professores em atuação e na investigação em Educação Matemática.
|
|
|
20091076: O papel do Lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções teóricas e metodológicas sobre a atividade lúdica em seus aspectos históricos, culturais, psicológicos e pedagógicos. Abordagens no ensino e aprendizagem da matemática.
|
|
|
20091050: Políticas Públicas de Currículo e Avaliação - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Políticas públicas voltadas para a formação de professores de Matemática.
Avaliações em larga escala. A influência das ideias neoliberais nos currículos prescritos de Matemática, nas avaliações em larga escala dos estudantes e nas certificações de professores. A cultura da performatividade e o ciclo de políticas. O conceito de competências profissionais e sua influência na formação de professores de Matemática, nos currículos de Matemática e nas avaliações em larga escala.
|
|
|
20091051: Produção de Significados em Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Dinâmica de produção de significados em matemática. Estudos sobre a
linguagem e comunicação na sala de aula de matemática. Modelo dos Campos Semânticos.
Jogos de linguagem.
|
|
|
20091068: Reflexões e Diálogos sobre as pesquisas colaborativas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conceito de pesquisa colaborativa. Abordagem Colaborativa. Tipos de
Reflexão. Planejamento dialógico-colaborativo. Videoformação.
|
|
|
20091062: Seminário de Pesquisa - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Aprofundamento das questões de pesquisa ligadas aos projetos de dissertação,
bem como de temáticas necessárias ao seu encaminhamento. Discussão dos resultados parciais das pesquisas em andamento.
|
|
|
20091052: Tecnologia e Formação de Professores - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O uso da tecnologia em educação e as possibilidades de utilização do
computador como um instrumento didático. Formação de professores e a utilização de tecnologias educacionais.
|
|
|
20091053: Tecnologias, Currículo e Sociedade - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Currículo, cultura digital e prática escolar. Epistemologia da complexidade.
Cultura Digital.
|
|
|
20091054: Teoria Antropológica do Didático - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo aprofundado da teoria antropológica do didático. Análise de livros
didáticos.
|
|
|
20091055: Teoria da Instrumentação - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Artefato e Instrumento. Processo de gênese instrumental.
|
|
|
20091056: Teoria das Situações Didáticas - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Situações adidáticas. Meio adidático. Papel do professor. Análise de situações.
|
|
|
20091057: Teoria de Registros de Representação Semiótica - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aprendizagem matemática. Registros de representação semiótica. Análise de
livros didáticos.
|
|
|
20091058: Teoria dos Campos Conceituais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aprofundamento do estudo da teoria dos campos conceituais. Análise de livros
didáticos. Leitura e análise de pesquisas sobre o tema.
|
|
|
20091029: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
20091006: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
20091027: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
20091028: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
20091059: Tópicos Especiais de Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo de tópicos de matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|
|
20091060: Tópicos Especiais em Educação Matemática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.
|
|