Mestrado em Educação Matemática

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20091036: Análise da Produção Escrita em Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Análise da Produção Escrita. Papel do contexto e da linguagem das tarefas
matemáticas. Potencialidades da Análise da Produção escrita na formação do professor.

20091035: A Práxis e a Formação do Professor em Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Teoria, Prática e Práxis. A relação entre a Teoria e a Prática do ponto de vista do pensamento filosófico e da formação do professor. A relação Teoria e Prática no conhecimento e no desenvolvimento profissional do professor de Matemática.

20091037: Aprendizagem e Tecnologia - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Abordagens do uso de computadores na educação. Ciclo de ações e espiral de
aprendizagem. Aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa. Teorias de aprendizagem e uso de tecnologias.

20091038: Aprendizagem Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Contribuições das perspectivas social e construtivista para a aprendizagem da matemática, tendo como principais pilares Piaget e Vygotski. Análise de relações dessa perspectiva com outras teorias cognitivas, dentre elas a Teoria dos Campos Conceituais, Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Teoria da Aprendizagem Significativa.

20091030: Aspectos Epistemológicos e Históricos da Educação Matemática - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Análise de aspectos epistemológicos e históricos da Educação Matemática,
voltados para os desafios pedagógicos e investigativos relativos ao desenvolvimento, ensino e aprendizagem da Matemática, bem como à formação de professores nessa área, tendo em vista
relações entre conhecimento matemático, educação e história.

20091031: Atividades Especiais - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Essa disciplina é constituída de atividades diversificadas que compõem a
formação do pesquisador. Exemplos dessas atividades: Participações em seminários, palestras, grupos de pesquisa e projetos de extensão.

20091008: Atividades Orientadas I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.

20091071: Atividades Orientadas I - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Orientação para elaboração de dissertação.

20091072: Atividades Orientadas II - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Orientação para elaboração de dissertação

20091009: Atividades Orientadas II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.

20091073: Atividades Orientadas III - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Orientação para elaboração de dissertação.

20091065: Atividades Orientadas III - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

De acordo com o trabalho a ser desenvolvido pelo aluno.

20091077: Atividades Orientadas IV - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Orientação para elaboração de dissertação.

20091066: Atividades Orientadas IV - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

-

20091039: Avaliação e Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Avaliação como prática de investigação. O erro como fonte de aprendizagem.
Alguns instrumentos da avaliação da aprendizagem escolar.

20091040: Conceitos Fundamentais da Matemática I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: aritmética, álgebra, estatística e probabilidade.

20091041: Conceitos Fundamentais da Matemática II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos conceituais relativos aos principais campos de conteúdos da
matemática que figuram no currículo escolar no Ensino Fundamental e Médio: funções e gráficos, grandezas e medidas e geometria.

20091042: Currículo e Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Tendências curriculares: escola tradicional, crítica e pós-crítica. Organização
curricular linear e em rede. Teorias curriculares contemporâneas: contribuições dos estudos culturais, do pós-estruturalismo e do pós-modernismo. Hibridação. Análise crítica dos currículos prescritos. Inter e transdisciplinaridade.

20091012: Didática da Matemática - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estruturação da Didática da Matemática a partir dos aportes teóricos
presentes no aparato conceitual da Teoria das Situações; Contrato Didático; Transposição Didática; Teoria Antropológica do Didático; Concepções, Erros e Obstáculos; Engenharia Didática; Teoria dos Campos Conceituais.

20091043: Educação a Distância - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

História da EaD. Modelos de EaD. Professor, tutor e aluno na EaD. Ambientes
Virtuais de Aprendizagem.

20091044: Educação e Tecnologia - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Tecnologias Educacionais. Mobilidade e virtualidade. Teoria da Instrumentação.
Construcionismo.

20091026: Elaboração de Dissertação - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Discussão da pesquisa e preparação do texto final.

20091070: Elaboração do projeto - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Projeto de pesquisa. Dissertação.

20091075: Estágio Docência - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Essa disciplina é obrigatória para os alunos bolsistas e deve ser cumprida a
resolução número 05 de 16 de março de 2000 da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

20091064: Filosofia e Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Problematizar a ideia de Sujeito, Identidade e Diferença em seus
atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.

20091045: Formação de Professores de Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Desafios contemporâneos da formação de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental e Médio. Tendências contemporâneas da formação de professores e suas implicações na área de Educação Matemática.

20091069: Formação do Professor, Trabalho Docente e Saberes da Docência - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Processos de formação de professores e trabalho docente. Identidade e saberes da docência. Pressupostos para a formação inicial e continuada de professores.

20091063: Linguagem e Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Problematizar noções de Conhecimento e Linguagem em seus atravessamentos na sala de aula, escola e matemática escolar.

20091048: Matemática do Professor de Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Pesquisas sobre formação matemática e desenvolvimento profissional de
professores. Estudos a respeito das relações, diferenças entre a matemática do professor de matemática a matemática do matemático.

20091033: Metodologia da pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Fundamentos, métodos e técnicas de análise presentes na produção do
conhecimento científico. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Sistemática geral da pesquisa, focalizando a definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho. Técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de
informações.

20091049: Narrativas em Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Analisar as potencialidades das narrativas no processo de formação do professor de matemática, no desenvolvimento profissional de professores em atuação e na investigação em Educação Matemática.

20091076: O papel do Lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções teóricas e metodológicas sobre a atividade lúdica em seus aspectos históricos, culturais, psicológicos e pedagógicos. Abordagens no ensino e aprendizagem da matemática.

20091050: Políticas Públicas de Currículo e Avaliação - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Políticas públicas voltadas para a formação de professores de Matemática.
Avaliações em larga escala. A influência das ideias neoliberais nos currículos prescritos de Matemática, nas avaliações em larga escala dos estudantes e nas certificações de professores. A cultura da performatividade e o ciclo de políticas. O conceito de competências profissionais e sua influência na formação de professores de Matemática, nos currículos de Matemática e nas avaliações em larga escala.

20091051: Produção de Significados em Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Dinâmica de produção de significados em matemática. Estudos sobre a
linguagem e comunicação na sala de aula de matemática. Modelo dos Campos Semânticos.
Jogos de linguagem.

20091068: Reflexões e Diálogos sobre as pesquisas colaborativas - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

O conceito de pesquisa colaborativa. Abordagem Colaborativa. Tipos de
Reflexão. Planejamento dialógico-colaborativo. Videoformação.

20091062: Seminário de Pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aprofundamento das questões de pesquisa ligadas aos projetos de dissertação,
bem como de temáticas necessárias ao seu encaminhamento. Discussão dos resultados parciais das pesquisas em andamento.

20091052: Tecnologia e Formação de Professores - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

O uso da tecnologia em educação e as possibilidades de utilização do
computador como um instrumento didático. Formação de professores e a utilização de tecnologias educacionais.

20091053: Tecnologias, Currículo e Sociedade - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Currículo, cultura digital e prática escolar. Epistemologia da complexidade.
Cultura Digital.

20091054: Teoria Antropológica do Didático - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo aprofundado da teoria antropológica do didático. Análise de livros
didáticos.

20091055: Teoria da Instrumentação - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Artefato e Instrumento. Processo de gênese instrumental.

20091056: Teoria das Situações Didáticas - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Situações adidáticas. Meio adidático. Papel do professor. Análise de situações.

20091057: Teoria de Registros de Representação Semiótica - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprendizagem matemática. Registros de representação semiótica. Análise de
livros didáticos.

20091058: Teoria dos Campos Conceituais - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento do estudo da teoria dos campos conceituais. Análise de livros
didáticos. Leitura e análise de pesquisas sobre o tema.

20091029: Tópicos Especiais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.

20091006: Tópicos Especiais - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.

20091027: Tópicos Especiais - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.

20091028: Tópicos Especiais - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.

20091059: Tópicos Especiais de Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo de tópicos de matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.

20091060: Tópicos Especiais em Educação Matemática - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo e/ou aprofundamento de tópicos de educação matemática que não foram abordados em outras disciplinas e que são importantes e relacionados às pesquisas em desenvolvimento. Assim essa ementa não é fixa.