Doutorado em Educação

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TRABALHO Ações
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NA UFMS E UFSC (2019-2022)
Curso Doutorado em Educação
Tipo Tese
Data 01/10/2024
Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Silvia Helena Andrade de Brito
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • SABRINA BORGES RAMOS DE CARVALHO
    Banca
    • Carina Elisabeth Maciel
    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
    • Giselle Cristina Martins Real
    • Hellen Jaqueline Marques
    • Maria de Lourdes Pinto de Almeida
    • Silvia Helena Andrade de Brito
    Resumo
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      O CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO EMANCIPADORA
      Curso Doutorado em Educação
      Tipo Tese
      Data 20/09/2024
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Rafael Rossi
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Karlliny Martins da Silva
        Banca
        • Carina Elisabeth Maciel
        • Celia Beatriz Piatti
        • Hellen Jaqueline Marques
        • Noeli Prestes Padilha Rivas
        • Paulino José Orso
        • Rafael Rossi
        Resumo Na presente tese, buscamos analisar a educação escolar em seus aspectos contraditórios
        perante a totalidade social contemporânea e explicitar a sua dimensão humanamente
        emancipatória. Baseados no método de pesquisa de Marx, realizamos quatro esforços
        teóricos para atingirmos nossos objetivos específicos: análise histórico-ontológica, para
        explicitarmos a origem histórica e social da educação escolar e assim compreendermos a
        sua gênese e função social; revisão bibliográfica imanente, para apreendermos e
        detalharmos as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para a compreensão
        do trabalho educativo, da importância do conhecimento clássico na formação humana e
        da especificidade da educação escolar; leitura imanente, para desvelarmos a essência do
        clássico de Marx (2010) e conceituarmos emancipação política e emancipação humana;
        e síntese teórico-histórico-crítica, para demonstrarmos pela análise histórica e científica
        as contradições da educação escolar na atual sociedade capitalista, evidenciando a sua
        importância do ponto de vista da integridade e da defesa do gênero humano. As análises
        evidenciam que a emancipação humana não se limita ao âmbito educacional, pois na
        perspectiva marxista está relacionada aos seres humanos terem oportunidades reais de se
        desenvolverem plenamente, fato que implica uma forma de sociedade para além do
        capital, sem qualquer forma de exploração. A emancipação política é um progresso social
        que surgiu com o capitalismo, cuja base é a liberdade, a igualdade, a propriedade privada
        e a segurança, direitos dos cidadãos. Dentro das conquistas para a sociedade com a
        emancipação política, inclui-se a educação escolar como o meio de se oferecer
        oportunidades de aprendizado e desenvolvimento aos seres humanos. Todavia, no campo
        das contradições, as escolas se deparam com desafios que a desviam da sua
        especificidade, dentre eles as pedagogias do aprender a aprender (Duarte, 2004).
        Considerando os conceitos de emancipação política e emancipação humana e a ênfase na
        investigação científica e materialista para a compreensão dos fenômenos sociais,
        defendemos que a educação escolar, entendida como um complexo fundado oriundo da
        categoria trabalho, faz a mediação com a emancipação humana ao desempenhar a sua
        especificidade, que é proporcionar os meios necessários ao acesso e à apropriação dos
        conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, numa orientação crítica e marxista. Ter
        acesso a esses conteúdos é um direito de todos os cidadãos e um caminho imprescindível
        de um processo amplo que envolve aspectos educacionais, políticos e sociais. O elemento
        chave dessa mediação é o ensino dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos
        transpostos em conteúdos escolares por meio do trabalho educativo sistemático e
        intencional, que atua diretamente na formação dos alunos, interferindo no
        desenvolvimento das funções psíquicas superiores, elevando a subjetividade e
        condicionando a formação e a transformação da consciência e da concepção de mundo.
        Trata-se, portanto, de uma tese que reforça a defesa da PHC. Compreendemos que, na
        educação escolar, a luta pela transformação da sociedade e pela emancipação humana
        inicia-se pela valorização do processo de transmissão e assimilação dos conhecimentos
        clássicos.
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        A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO ESPAÇO BANAL AO ESPAÇO CONCRETO
        Curso Doutorado em Educação
        Tipo Dissertação
        Data 20/08/2024
        Área EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
          Coorientador(es)
          Orientando(s)
            Banca
              Resumo
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                A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DO ESPAÇO BANAL AO ESPAÇO CONCRETO
                Curso Doutorado em Educação
                Tipo Tese
                Data 20/08/2024
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Rafael Rossi
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Milena Pellissari Bedim
                  Banca
                  • Carina Elisabeth Maciel
                  • Celia Beatriz Piatti
                  • Dirceu Santos Silva
                  • Eloiza Cristiane Torres
                  • Noeli Prestes Padilha Rivas
                  • Rafael Rossi
                  Resumo Este trabalho tem como objetivo geral analisar a Geografia como um complexo social inerente à humanidade e explicitar a função social da ciência geográfica, destacando sua importância na educação escolar e na formação de professores, a partir dos referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, utilizamos como método a perspectiva ontológica do Ser Social de Lukács (2013), e como ferramenta metodológica a Análise Imanente de Lessa (2014). A tese parte do princípio de que a realidade em que vivemos é complexa e de múltiplas determinações, onde o senso comum não é suficiente para apreender o movimento essencial do espaço e da realidade vivida. Portanto, o conhecimento científico e, especificamente a Ciência Geográfica, configuram-se como um caminho seguro para contribuir com a formação de professores, promovendo a apreensão e a aproximação do espaço concreto, para além do espaço banal. Para tanto, a análise imanente realizada a partir do texto Il Lavoro, primeiro capítulo do segundo tomo da Ontologia do Ser Social de Lukács, evidencia a relação entre trabalho, comunicação, relações sociais e a formação humana. Partimos da categoria trabalho, porque nossa análise é histórica, e compreender o processo histórico real do desenvolvimento humano perpassa pelo entendimento de que a espécie humana se humaniza a priori pelos atos de trabalho. Através desse entendimento, conseguimos relacionar o trabalho à educação, considerando a especificidade da Pedagogia Histórico-Crítica. A Educação é uma dimensão social que deriva dessa tríplice fundamental entre o trabalho, a comunicação e as relações sociais e, por esse motivo, desempenha uma função específica e de suma importância para o desenvolvimento humano. Sendo o Trabalho e a Educação categorias primordiais para a construção desta tese, evidenciamos sua relação com o ensino de geografia, entendendo que a geografia, enquanto ciência, estuda a produção e reprodução do espaço de maneira concreta, sendo que, através de seus conteúdos pode-se vincular e reconstituir o processo de autoconstrução humana centrado na dinâmica histórica real, permitindo uma articulação dos conceitos com o cotidiano. A partir das bases teóricas estudadas, compreendemos o caráter ontológico da Ciência Geográfica, ressaltando a totalidade como a categoria que apresenta as possibilidades e os entraves para os indivíduos atuarem. Essa ao acompanhar a humanidade desde o seu surgimento, precisa ser estudada através dessas múltiplas determinações e, por isso é importante o seu estudo sistematizado e organizado na escola. Assim, contribuímos para um trabalho educativo em geografia que preze pela eleição de conhecimentos amparados pelo que há de mais elaborado ao longo da história humana no âmbito da Ciência, da Arte e da Filosofia, possibilitando o desenvolvimento de capacidades humanas mais complexas, ou seja, a elevação das funções psíquicas superiores propiciando a transposição do espaço banal ao espaço concreto.
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                  A AMPLIAÇÃO SOCIOMETABÓLICA DO CAPITAL NA/POR MEIO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A INICIATIVA DA FUNDAÇÃO LEMANN (2002-2021)
                  Curso Doutorado em Educação
                  Tipo Tese
                  Data 12/08/2024
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                    Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                      Banca
                        Resumo
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                          A AMPLIAÇÃO SOCIOMETABÓLICA DO CAPITAL NA/POR MEIO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A INICIATIVA DA FUNDAÇÃO LEMANN (2002-2021)
                          Curso Doutorado em Educação
                          Tipo Tese
                          Data 12/08/2024
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Silvia Helena Andrade de Brito
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Guilherme Afonso Monteiro de Barros Marins
                            Banca
                            • Fabiano Antonio dos Santos
                            • Maria Dilneia Espindola Fernandes
                            • Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira
                            • Silvia Helena Andrade de Brito
                            • Solange Jarcem Fernandes
                            • Vera Maria Vidal Peroni
                            Resumo A Fundação Lemann (FL), e seu papel na produção/reprodução do conglomerado 3G-Lemann, por meio de suas ações no campo da educação, no período 2022 a 2021, é nosso objeto de investigação nessa tese, relacionada institucionalmente ao Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação/UFMS-Campo Grande, Linha de Pesquisa “História, Políticas, Educação”. Para demostrarmos como se relacionam estes elementos – a FL e a sociedade do Capital, precisamos compreender o Estado moderno – parte fundamental do sistema sociometabólico do capital - para desvendarmos como, por meio das finanças públicas, a iniciativa privada ganha fôlego para perpetuar seus interesses e com isso a sociabilidade burguesa se mantém vigente: esse é nosso objetivo geral neste trabalho. Para tal, lançamos mão do materialismo histórico-dialético como teoria, e de fontes documentais diversas, tanto bibliográficas como aquelas produzidas pela própria FL e suas parceiras, visando reconstituir sua atuação na educação no Brasil. Realizamos esta reconstituição problematizando temáticas como a Nova Gestão Pública; a relação público-privada; as parcerias internacionais e nacionais da FL; e as mercadorias produzidas pela FL no campo educacional, voltadas tanto para escolas públicas, como para escolas públicas, como as tecnologias educacionais, entre outras. Finalizando, podemos dizer que a própria complexidade e abrangência das atividades da FL voltadas à educação pública no Brasil, que tem no Estado moderno um dos seus principais financiadores, já desvela um dos mecanismos importantes para a manutenção do sociometabolismo capitalista contemporâneo. Assim, os resultados construídos apontam que Fundação Lemann só pode ser analisada, enquanto objeto de pesquisa, se compreendermos as determinações que a compõem, relacionando a FL ao conglomerado empresarial ao qual pertence, por um lado. Por outro, também não podemos desconsiderar a crise estrutural do Capital, e seus desdobramentos sobre a produção/reprodução capitalista, que vai se constituir como elemento determinante para o presente/futuro da própria FL, e daquilo que ela representa.
                            Palavras-chaves: Fundação Lemann, público-privado na educação, empresariado, fundos públicos.
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                            EXPRESSÕES DE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA, TENSÕES SOCIAIS E “RACIAIS”: MINHA PRESENÇA O INCOMODA?
                            Curso Doutorado em Educação
                            Tipo Tese
                            Data 25/06/2024
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Christian Muleka Mwewa
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • JULYANA SUEME WINKLER OSHIRO GALINDO
                              Banca
                              • Alexandre Fernandez Vaz
                              • ALEX SANDER DA SILVA
                              • Christian Muleka Mwewa
                              • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                              • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                              • Marcelo Victor da Rosa
                              • OTAVIO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
                              Resumo A violência escolar é um problema grave que afeta milhões de estudantes em todo o mundo, com consequências negativas para sua saúde física e mental, bem como para o seu desempenho acadêmico e social. A tese desta pesquisa foi que as tensões sociais e “raciais” estabelecidas na escola foram um fator significativo na ocorrência e configuração da violência no ambiente escolar. O objetivo foi investigar a partir dos cadernos de ocorrências dos nonos anos A, B e C do ensino fundamental II, as expressões de violências no ambiente escolar à luz das tensões sociais e “raciais”. Elegemos como campo uma escola estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. De maneira mais específica, os objetivos deste estudo foram identificar os tipos de violências presentes no contexto formativo; investigar como as tensões sociais e “raciais” impactam a manifestação da violência na escola, com foco nos padrões e tendências; e verificar quais grupos sociais são mais vulneráveis (vítimas) às violências no nono ano e quais são mais propensos a perpetrá-las (agressores). Para uma análise mais aprofundada, preferiu-se centrar esforços nas ocorrências das turmas do nono ano por considerá-lo como última etapa de transição entre o ensino fundamental e médio, quando as exigências subjetivas e objetivas se intensificaram para os sujeitos objetivamente. Neste estudo, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa de cunho documental e bibliográfica. Os dados e conteúdos coletados/gerados foram analisados com base na Teoria Crítica da Sociedade, utilizando os postulados de Theodor W. Adorno, dos estudos culturais e das contribuições da psicanálise freudiana em diálogo com os estudos sociais e os que abordam o tema dos racismos. Essa metodologia nos possibilitou obter uma compreensão ampla e profunda da complexidade das relações sociais e “raciais” na escola e sua relação com as manifestações das violências (“racial”, verbal, física, psicológica, patrimonial e sexual). A hipótese desta pesquisa foi de que as tensões sociais e “raciais” estabelecidas nos nonos anos foram um fator significativo na continuidade de ocorrência e configuração das violências que os sujeitos sofreram e perpetuaram. Portanto, a explicitação e análise de tais violências encontraram seu locus privilegiado nesta transição do ensino fundamental para o médio, etapa essencial para a constituição das subjetividades objetivadas em diferentes contextos. Os resultados indicaram que as expressões de violências estavam presentes em diferentes grupos sociais, os quais denominamos: brancos e não brancos para uma operação conceitual potente. Os comportamentos violentos muitas vezes refletiram atitudes e valores presentes na sociedade, como o autoritarismo e o racismo. A análise dos dados flertou, em grande parte, com a hipótese inicial de que as tensões sociais e “raciais” estabelecidas nos nonos anos foram um fator significativo na ocorrência e configuração da violência no ambiente escolar. A pesquisa identificou uma relação entre a camada social e “raça” dos estudantes com inflexão ao sujeito que pratica ou que sofre a violência. Tal ambivalência presente no mesmo sujeito reafirma as tensões sociais referentes às violências, ou seja, por mais que as vítimas pratiquem certos tipos de violências, elas permanecem as mesmas no que diz respeito ao sofrimento. Em uma palavra, o perfil das vítimas segue sendo o mesmo do ponto de vista social, de gênero e “racial”. A apreensão e o enfrentamento das diferentes manifestações e formas de violências demandaram estratégias contextuais específicas que pudessem se valer da violência messiânica como mecanismo de inibição das violências no contexto formativo. Nossas descobertas indicam, também, que se é na pequena infância que podemos “diagnosticar” as violências, pode-se afirmar que é na transição do nono ano para o ensino médio que elas se intensificam (quando ganham velocidade).

                              Palavras-chave: Violência escolar; Expressões de violências; Tensões sociais e “raciais”.
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                              EDUCAÇÃO SUPERIOR E A POLÍTICA AFIRMATIVAS NA UFMS: ingresso e permanência de negros/as cotistas na graduação de 2013 a 2020
                              Curso Doutorado em Educação
                              Tipo Tese
                              Data 15/03/2024
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Eugenia Portela de Siqueira Marques
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Ana Paula Oliveira dos Santos
                                Banca
                                • Alexandra Ayach Anache
                                • Carina Elisabeth Maciel
                                • Dyane Brito Reis Santos
                                • Eugenia Portela de Siqueira Marques
                                • Margarita Victoria Rodriguez
                                • Reinaldo dos Santos
                                Resumo O presente trabalho está inserido na Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Articulado ao projeto “Políticas Afirmativas e o acesso de negros/as à Educação Superior nas universidades federais de Mato Grosso do Sul no período de 2013 a 2022”, bem como ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PGS), tem como objeto de estudo as cotas raciais para ingresso da população negra na educação superior brasileira. O objetivo geral, nesse sentido, é analisar a Política Afirmativa da UFMS no âmbito do ingresso e da permanência de estudantes negros/as nos cursos de graduação, considerando o período de 2013 a 2020, e tendo como base a Lei nº 12.711/2012, que institucionalizou as cotas nas universidades federais públicas. Os objetivos específicos, por sua vez, são: contextualizar a luta do Movimento Negro (MN) para o acesso da população negra à educação superior; cotejar a implementação da Política Afirmativa da UFMS; e analisar o ingresso e a permanência dos/as estudantes negros/as nos cursos de graduação da UFMS. Os questionamentos que nortearam este processo de investigação foram: A Política Afirmativa da UFMS garantiu o acesso e a permanência da população negra em seus cursos de graduação? Em quais áreas do conhecimento os/as negros/as possuem maior representatividade? Para responder a essas questões e alcançar os objetivos propostos, realizamos pesquisa bibliográfica, documental, com aproximação dos estudos críticos sobre educação das relações étnico-raciais e raça. A hipótese levantada é a de que o desenho da Política Afirmativa institucional da UFMS não atende às demandas necessárias para a superação das desigualdades raciais no âmbito do ingresso e da permanência estudantil. As políticas afirmativas se constituem como um mecanismo de promoção da igualdade racial e, por meio da Lei nº 12.711/2012, possibilitaram o acesso de negros/as na educação superior. Os dados da UFMS apontam que o desenho institucional de oferta de cursos de graduação tem colaborado para que os/as cotistas negros/as acessem mais os cursos na área de ciências sociais aplicadas e nas ciências humanas. Portanto, conclui-se que a universidade em questão entende a permanência estudantil como estímulos à permanência em forma de ações isoladas, mais voltada para auxílios financeiros destinados aos estudantes e carece de uma atenção para a institucionalização de uma política de permanência institucional.
                                Palavras-chave: Cotas Raciais. Políticas Afirmativas. Educação Superior. Ingresso e Permanência. UFMS.
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                                FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA:ANÁLISE DA BNC-FORMAÇÃO INICIAL
                                Curso Doutorado em Educação
                                Tipo Tese
                                Data 07/03/2024
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Celia Beatriz Piatti
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Aline Cristina Santana Rossi
                                  Banca
                                  • Armando Marino Filho
                                  • Celia Beatriz Piatti
                                  • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                                  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
                                  • Marilda Goncalves Dias Facci
                                  • Sonia da Cunha Urt
                                  Resumo A presente tese, na área da Educação, é instrumento por meio do qual abordamos a problemática referente às orientações para a Formação de Professores a partir do que está presente no documento que estabelece a Base Nacional Comum Curricular para a Formação Inicial de Professores – BNC-Formação Inicial. Nosso objeto, desse modo, é a formação de professores e o caso empírico analisado diz respeito ao supracitado documento. Investigamos como o fenômeno ideológico se apresenta na formação proposta nesse dispositivo legal orientador. Nosso objetivo geral foi pesquisar, histórica e cientificamente, as articulações que se estabelecem entre educação e ideologia na formação de professores a partir da análise da BNCFormação Inicial. A teoria educacional e pedagógica que estrutura nossas análises é a Pedagogia Histórico-Crítica que defende a educação escolar pública e o trabalho educativo dos professores a partir da perspectiva humanista que entende o ser humano enquanto ser histórico, social e multidimensional. Realizamos, portanto, análise bibliográfica imanente das categorias educação, educação escolar, formação de professores e ideologia. Além disso, realizamos análise documental crítica a respeito do dispositivo legal aqui em debate. A pesquisa permitiu compreender e revelar que a ideologia não pode ser encarada apenas como sinônimo de ideias falsas e enganosas. É preciso analisar o fenômeno ideológico perante a sua função em orientar a prática social mediante um conflito que atinja a totalidade de uma formação social. Nesse aspecto, nenhum documento legal se faz “neutro” perante a sociedade em que se manifesta. Os grupos empresariais dominantes intentam uma formação de professores esvaziadas de conteúdo e que reduzem o trabalho educativo apenas a questões praticistas e utilitaristas do cotidiano e do senso comum, reduzindo professores a “aplicadores” de materiais didáticos elaborados por grandes grupos econômicos. Na contramão desse entendimento, explicitamos a necessidade de defesa de uma sólida formação de professores que possibilite compreender a realidade social para além de suas aparências com vistas à defesa dos seres humanos que são nossos alunos e para que ocorra o desenvolvimento de suas funções psíquicas e intelectuais. A formação de professores apontada pela BNC-Formação Inicial implica um projeto formativo que se rende ao mercado e suas demandas. Na contramão dessa perspectiva, defendemos nossa tese, portanto, no sentido de que um projeto de formação de professores que esteja eticamente comprometido com o desenvolvimento humano das individualidades precisa valorizar e se fundamentar na Razão Pedagógica Crítica, entendendo a Pedagogia como ciência que possui como objeto a prática educativa em sua multidimensionalidade processual.
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                                  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS A CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA: tessituras possíveis em tempos de pandemia
                                  Curso Doutorado em Educação
                                  Tipo Tese
                                  Data 26/02/2024
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Suely Scherer
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Stelamara Souza Pereira
                                    Banca
                                    • Carla Regina Mariano da Silva
                                    • Frederico Fonseca Fernandes
                                    • Gláucia da Silva Brito
                                    • Maria Candido Borges de Moraes
                                    • Patricia Sandalo Pereira
                                    • Sandra Novais Sousa
                                    • Suely Scherer
                                    Resumo RESUMO
                                    Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma ação de formação com professores do município de Mineiros/GO, com o objetivo de analisar uma ação de formação continuada de professores para processos de integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A problemática desta tese de doutorado consistiu em responder: Que movimentos professores constituem em sua prática docente para integrar tecnologias digitais ao currículo de matemática a partir de um processo de formação continuada durante a pandemia? A partir dessa questão, os dados foram produzidos durante o ano letivo de 2021, em período pandêmico, sendo desenvolvido uma ação de formação continuada com seis professores-parceiros da pesquisa, cujos encontros foram realizados via Google Meet, para levantar/analisar questões/possibilidades a partir de seus contextos de trabalho na escola em movimentos de formação-ação-reflexão, consistindo em uma pesquisa-formação-integração. As ações foram gravadas na plataforma Google Meet para constituição dos dados. Essa análise é apresentada como narrativas, que contam sobre processos vivenciados pela pesquisadora-
                                    formadora, analisando usos e relações de usos de tecnologias digitais a partir dos diálogos nos encontros coletivos e de planejamento, orientada a partir de estudos sobre o pensamento complexo, pesquisa-formação e integração de tecnologias digitais ao currículo. A partir de uma análise narrativa, foram apresentados os usos que os professores fizeram de tecnologias digitais para ensinar matemática, bem como as relações que eles estabeleceram do uso com a ação de formação. O processo formativo evidenciou que os professores vivenciaram movimentos de ação, formação e reflexão e que o “estar junto” com professores-parceiros durante a formação continuada possibilitou transformação da prática pedagógica de professores e ainda um processo autoformativo da professora-formadora. Nesse contexto, a formação de professores são tessituras que se fazem no caminhar.
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                                    EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS NOS TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DOS ESTADOS DE GOIÁS E MATO GROSSO DO SUL
                                    Curso Doutorado em Educação
                                    Tipo Tese
                                    Data 07/12/2023
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Katya Bonfim Ataides Smiljanic
                                      Banca
                                      • Airton José Vinholi Júnior
                                      • Celia Beatriz Piatti
                                      • Christiane Caetano Martins Fernandes
                                      • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                                      • GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
                                      • Juares da Silva Thiesen
                                      Resumo Este estudo é parte do Programa de Pesquisas desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), que se dedica à análise de textos/documentos curriculares pensados para contextos de educação formal e não formal. Nesse cenário, nossa pesquisa se concentra nos conhecimentos especializados relacionados à Educação Ambiental (EA) voltada para o ensino fundamental, em que investigamos materiais produzidos pelas redes estaduais de ensino de Goiás (GO) e Mato Grosso do Sul (MS), ambos estados da região Centro-Oeste, no período entre 2009 e 2019, considerando as mudanças ocorridas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. O objetivo principal deste estudo é mapear com base no campo científico da EA, os conhecimentos considerados especializados, bem como, a distribuição nos textos/documentos curriculares para o ensino fundamental, nas redes estaduais de ensino dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Para orientar nossa abordagem metodológica, recorremos à praxiologia bourdesiana, explorando conceitos como campo, habitus, capital e violência simbólica, os quais conceitos nos ajudam a compreender as condições que moldam a vida das pessoas em função de suas posições sociais e a internalização dessas condições, o que, por sua vez, pode nos auxiliar na identificação das normas e regras que regem o campo da EA. Para realizar a análise, escolhemos áreas-chave baseadas em fundamentos conceituais, como Meio Ambiente e Sustentabilidade, e em proposições metodológicas, como Educação Ambiental e Educação para o Consumo. Nesse sentido, os conhecimentos especializados que identificamos moldam a EA como uma “nova ciência” curricularizada, apontando-a como um campo em constante evolução, questionando paradigmas estabelecidos, conceitos e temas propagados por organizações internacionais e nacionais e agências de pesquisa, por meio da seleção seletiva e arbitrária de um vasto conjunto de possibilidades interdisciplinares.
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                                      MULHERES, DOCÊNCIA E CIÊNCIA: EPISÓDIOS DA CARREIRA CIENTÍFICA DE PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
                                      Curso Doutorado em Educação
                                      Tipo Tese
                                      Data 04/12/2023
                                      Área EDUCAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • Josiane Peres Goncalves
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Zelia Vieira de Quevedo Bakargi
                                        Banca
                                        • Alessandra Cristina Furtado
                                        • Celia Beatriz Piatti
                                        • Janete Rosa da Fonseca
                                        • Josiane Peres Goncalves
                                        • Leia Teixeira Lacerda
                                        • Sonia da Cunha Urt
                                        Resumo A temática mulheres na ciência traz à luz as mulheres atuantes enquanto educadoras e
                                        pesquisadoras na academia, em especial na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                        (UFMS), viabilizando uma discussão sobre os meandros destas trajetórias, desvelando seu
                                        percurso escolar, seu contexto sócio-cultural e suas práticas, visto que se compreende a
                                        necessidade de evidenciar as especificidades das trajetórias das mulheres em seu fazer
                                        científico. Nossa tese é a de que a estabilidade transmitida pelos responsáveis, em
                                        convergência com a valorização e o incentivo das práticas de estudo e atenuação da
                                        socialização de gênero feminino, são preponderantes para as mulheres terem êxito na carreira
                                        acadêmica e se posicionarem no campo mais assertivamente. Para promover tal discussão, o
                                        arcabouço teórico desta pesquisa se utiliza dos conceitos bourdieusianos, especialmente de
                                        habitus, conceituado enquanto um sistema único de disposições para a ação, planejado por
                                        cada um em relação à posição que ocupa na estrutura social. Para melhor compreensão da
                                        universidade enquanto campo, evocamos o conceito de campo científico, uma estrutura em
                                        que agentes ocupam posições a partir do acúmulo de capital científico e, para compreender os
                                        recursos que possibilitam o avanço no campo utilizou-se o conceito de capital, o qual remete
                                        às vantagens culturais, materiais ou sociais que indivíduos ou famílias mobilizam. A falta ou
                                        insuficiência deste capital pode submeter o indivíduo à violência simbólica, também um
                                        conceito bourdieusiano, visto que, não estando de posse da cultura da classe dominante, sofre
                                        marginalização e discriminações. Nosso objetivo é analisar quais aspectos das vivências e
                                        práticas das educadoras/cientistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                                        constituídas nos habitus primário, de gênero e escolar ratificam ou rompem com a igualdade
                                        de gêneros pressuposta no campo científico. Para tanto, realizou-se a Revisão Bibliográfica
                                        das produções científicas relativas ao tema e a análise das vivências e práticas das agentes no
                                        que tange à perspectiva de gênero, objetivando verificar se estas práticas ratificam a exigência
                                        de um modelo masculino de carreira. A metodologia utilizada adotou procedimentos da
                                        pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de investigação direciona-se para o delineamento
                                        sócio-histórico-cultural da instituição e para os modos com que se estabeleceram os
                                        mecanismos de manutenção deste status quo, o qual visa a desestimular a criação de modos
                                        “destoantes” de se produzir ciência, como ocorre com as pesquisas sob o viés de gênero. Para
                                        tanto, paralelamente à construção do arcabouço teórico, procedeu-se à realização da Revisão
                                        Bibliográfica, e, após aprovação junto ao CEP, efetuamos a realização de 8 (oito) entrevistas,
                                        com docentes do sexo feminino, concursadas na UFMS, e vinculadas a um Programa de
                                        Pós-graduação. Após a efetivação da pesquisa, com questões relativas à identificação e quanto
                                        à vida familiar e escolar/acadêmica, posteriormente tratando de sua compreensão do que
                                        significa ser mulher procedeu-se à análise, na qual problematizou as trajetórias e os
                                        mecanismos que a universidade tem adotado, ou não, para efetivar a igualdade de gêneros
                                        neste campo tão repleto de disputas como o campo científico, personificado pela UFMS. As
                                        análises apontam que os capitais necessários para desenvolvimento desta carreira são
                                        fomentados pelos familiares/responsáveis, proporcionando condições afetivas, emocionais e
                                        empoderamento de gênero, além da infra-estrutura material essencial para sua formação,
                                        viabilizando assim a eficácia e a regularidade das práticas necessárias ao desenvolvimento dos
                                        capitais cultural e social que as oportunizaram o acesso, o êxito e a permanência no campo
                                        científico.
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                                        PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM MINEIROS-GO: práxis, emancipação e transformação social
                                        Curso Doutorado em Educação
                                        Tipo Tese
                                        Data 01/12/2023
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Celia Beatriz Piatti
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Wanda Pereira de Lima
                                          Banca
                                          • Ana Maria Sotero Pereira
                                          • Celia Beatriz Piatti
                                          • Icleia Albuquerque de Vargas
                                          • Paulo Fioravante Giareta
                                          • Sonia da Cunha Urt
                                          • Suely dos Santos Silva
                                          Resumo Este trabalho, associado à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes das escolas do campo no município de Mineiros-GO a fim de analisar a educação escolar como prática social, como práxis emancipadora e transformadora do lócus. Compõem o objeto de estudo as práticas pedagógicas dos docentes que atuam em escolas do campo. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: As práticas pedagógicas realizadas pelos docentes das escolas do campo da rede municipal de Mineiros-GO podem evidenciar suas dificuldades ou fragilidades e/ou avanços com relação à mediação da educação como prática social, como processo construtivo permanente de emancipação humana, como interpretação do mundo e como processo político de sua transformação? Por meio da fundamentação teórica pautada na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético, foi possível compreender as contradições que permeiam a temática envolvida e contextualizar o processo sócio-histórico de desenvolvimento do homem na sociedade de classes. Para tanto, analisou-se o Projeto Político Pedagógico de oito escolas e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito docentes e uma coordenadora pedagógica, com o intuito de entender as interfaces da prática pedagógica e se elas dialogam em uma perspectiva de prática social, como práxis emancipadora e transformadora do lócus. Os resultados demonstraram que reconhecer a prática pedagógica como prática social vai além dos muros da escola, pois carrega em si a concepção de homem, de sociedade, de educação escolar e de conhecimento. Portanto, não há dúvida de que os avanços para uma prática emancipatória na perspectiva da práxis na educação do campo analisada no território mineirense constitui um movimento para a transformação do sujeito; e embora ela possa se concretizar, ainda apresenta um grande desafio em relação à articulação de um projeto de escola do campo com práticas sociais que seguem o percurso para a emancipação e transformação social em territórios marcados pela hegemonia da agricultura capitalista. Empreende-se que os processos formativos nas escolas do campo devem conduzir à humanização, por meio do ensino de conhecimentos que sigam a favor da desalienação dos indivíduos e contribua para que possam se apropriar da riqueza cultural e ampliar as potencialidades de relações com o território campesino.




                                          Palavras-chave: Prática Pedagógica; Escola do Campo; Educação do Campo; Emancipação.
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                                          POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA NA MODALIDADE EAD EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: o caso da UFMS e UFG
                                          Curso Doutorado em Educação
                                          Tipo Tese
                                          Data 28/11/2023
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Carina Elisabeth Maciel
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Kelly Cristina da Silva Ruas
                                            Banca
                                            • Carina Elisabeth Maciel
                                            • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
                                            • Dirceu Santos Silva
                                            • Margarita Victoria Rodriguez
                                            • Maria Cristina Lima Paniago
                                            • Silvia Helena Andrade de Brito
                                            Resumo O tema desta pesquisa versa sobre a oferta de carga horária por meio da modalidade Educação a Distância (EaD) em cursos presenciais de graduação, com foco nas políticas institucionais. A proposta de pesquisa se justifica pela constatação de que, nos últimos anos, no Brasil, tem ocorrido uma expansão da oferta do ensino a distância, sendo que, a partir do ano de 2001, já se tem, especificamente, a possibilidade legal de se ofertar parte da carga horária na modalidade EaD nos cursos presenciais de graduação. Observa-se, ainda, que, de 2001 a 2019, já foram publicadas cinco diferentes portarias sobre o tema, a mais recente que revoga a anterior, estabeleceu um novo marco legal para o setor. Dado este fenômeno, faz-se necessário investigar a trajetória das políticas que institucionalizam a oferta da carga horária na modalidade EaD em cursos presenciais de graduação. Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa História, Políticas, Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo geral analisar a implementação da carga horária na modalidade EaD em cursos presenciais de graduação das universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Goiás (UFG), com base nos procedimentos adotados por estas instituições até o ano de 2019. A pesquisa corresponde a um estudo de caso comparativo ou múltiplo, e tem como locus de investigação a UFMS e a UFG. Metodologicamente, o estudo adota a abordagem qualitativa, desenvolvida na perspectiva do ciclo de investigação proposto por Minayo (2005). Na pesquisa de campo, optou-se por utilizar dois procedimentos para a coleta dos dados: análise documental, por meio de documentos institucionais, e aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa: coordenadores de alguns cursos presenciais de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas. O referencial adotado conta, principalmente, com as contribuições teóricas de Dourado (2001, 2008, 2011, 2020), Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2015), Giolo (2008a, 2008b, 2018), Lima (2013, 2014a, 2014b), Moore e Kearsley (2011, 2013) e Segenreich (2009, 2011, 2013, 2014, 2018). Como resultado, a pesquisa identifica a existência, no período de 2001 a 2019, de uma política pública com tendências de maior flexibilização normativa por parte do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa evidencia uma expansão progressiva de oferta de carga horária na modalidade EaD em cursos presenciais de graduação, sobretudo, por parte de IES privadas, no entanto, os documentos institucionais das IES pesquisadas demonstram uma política de transferência de responsabilidade dos gestores educacionais, deixando as decisões para a iniciativa do corpo docente. Assim, conclui-se que a política de implementação de carga horária na modalidade EaD em cursos presenciais de graduação na UFMS e na UFG se limita ao discurso da inovação (necessidade de inserção das práticas da cultura digital em seus processos educacionais, com vistas a uma proposta inovadora de ensino), não indo além de uma pseudo institucionalização marcada por reiteradas práticas de desresponsabilização e pela indefinição de atribuições claras entre MEC, IES, colegiado dos cursos e professores, resultando, na prática, na não institucionalização da oferta de carga horária a distância em cursos presenciais de graduação nas IES pesquisadas.
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                                            CAMPO EM MOVIMENTO: Projetos e Programas – das Roças às Políticas de Educação do Campo
                                            Curso Doutorado em Educação
                                            Tipo Tese
                                            Data 14/11/2023
                                            Área EDUCAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • Margarita Victoria Rodriguez
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA
                                              Banca
                                              • Alessandro Rodrigues Pimenta
                                              • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                                              • Carina Elisabeth Maciel
                                              • Celia Beatriz Piatti
                                              • CLARICE ZIENTARSKI
                                              • Margarita Victoria Rodriguez
                                              Resumo A tese vincula-se à Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e faz parte do projeto de Pesquisa da Profa. Dra. Margarita Victoria Rodríguez sob o título “Propostas políticas e pedagógicas para a educação dos intelectuais orgânicos liberais e críticos no Brasil (1920-2000)”. Tem como objetivo identificar a participação dos movimentos sociais, sindicais, pastorais e da UFMS na construção e na oferta da educação do campo no estado de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica ocorreu no banco de teses do PPGEDU e por meio da consulta de dissertações defendidas em outros programas de pós-graduação brasileiros, com ênfase para a região Centro-Oeste, bem como mediante produção bibliográfica referente ao objeto de estudo. A pesquisa documental foi realizada em arquivos físicos e on line, a partir da coleta e análise de fontes primárias, relatórios, atas, dados estatísticos, Projetos Políticos Pedagógicos, Constituição Federal de 1988, normas legais em âmbito nacional e estadual da educação e da educação do campo, bem como os textos normativos que se encontram no boletim de serviços on-line da UFMS. As categorias de análise são: Estado, educação do campo, diferença entre educação rural e educação do campo, políticas públicas, formação de professores. As categorias de método são: contradição, universal e singular. Os resultados mostram que os movimentos sociais, sindicais, pastorais e a UFMS protagonizaram ações educativas para a construção e a edificação dos princípios da educação do campo em MS. Outrossim, a pesquisa identificou as feições latifundiárias de MS, a questão agrária e as consequências danosas para o meio ambiente, determinadas pelo uso de agrotóxico e da exploração extensiva. Ao longo da investigação, percebeu-se que as ações de educação do campo, materializadas por força da movimentação de sujeitos rurais, homens e mulheres de sindicatos, de pastorais, de movimentos sociais, de associações e de cooperativas pela luta contra-hegemônica, forjaram novas sociabilidades e territorialidades no campo sul-mato-grossense.

                                              Palavras-chave: educação do campo, políticas públicas, movimentos sociais, Mato Grosso do Sul.
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                                              SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PISÍQUICO DO ESTUDANTE DEMEDICINA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
                                              Curso Doutorado em Educação
                                              Tipo Tese
                                              Data 13/11/2023
                                              Área EDUCAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Adaline Franco Rodrigues
                                                  Banca
                                                  • Armando Marino Filho
                                                  • Celia Beatriz Piatti
                                                  • Flavinês Rebolo
                                                  • Josiane Peres Goncalves
                                                  • Marilda Goncalves Dias Facci
                                                  • Sonia da Cunha Urt
                                                  Resumo A vivência docente permite-nos perceber frequentemente as crises de certezas e insatisfações
                                                  entre universitários, desencadeando prejuízos no desempenho acadêmico e qualidade de vida
                                                  destes estudantes. Esta pesquisa investigou e discutiu os processos e determinantes do
                                                  sofrimento psíquico em alunos de medicina de uma instituição de Ensino Superior de Mineiros
                                                  - GO à luz da Teoria Histórico-Cultural. Utilizamos recursos investigativos a partir de
                                                  questionários e escalas aplicados a setenta e quatro estudantes de medicina, que nos deram o
                                                  panorama de caracterização socioeconômica e cultural dos discentes, a análise da qualidade de
                                                  vida e a percepção de estresse e sofrimento psíquico. Realizamos sequencialmente, dois grupos
                                                  focais com total de onze estudantes dos anos iniciais e finais do ciclo básico do curso. O método
                                                  de análise aplicado foi pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da teoria Histórico-
                                                  Cultural que tem sua raiz epistemológica no Materialismo Histórico-Dialético. As análises
                                                  demonstram a influência das perspectivas profissionais e dos estigmas da profissão médica no
                                                  desencadeamento do sofrimento psíquico, considerando a historicidade e a interação constante
                                                  entre o singular, o particular e o universal. As análises revelaram as contradições inerentes à
                                                  formação médica, evidenciando a influência da cultura médica na reprodução de valores
                                                  hegemônicos. Este estudo destacou ainda o sofrimento psíquico como um fenômeno complexo,
                                                  enraizado nas motivações, estigmas sociais, pressões acadêmicas e contradições do exercício
                                                  profissional. Ressalta-se a necessidade de uma consciência crítica na educação médica diante
                                                  dos desafios estruturais que permeiam a formação médica sob a égide do capitalismo. Discutir
                                                  esses aspectos de forma reflexiva com alunos e professores pode favorecer a formação
                                                  profissional consciente e promover estratégias para minimizar os sintomas psicopatológicos
                                                  desde que considerados no contexto de sua constituição histórica e cultural.
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                                                  ACESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CENTRO-OESTE DO BRASIL
                                                  Curso Doutorado em Educação
                                                  Tipo Tese
                                                  Data 10/11/2023
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Alexandra Ayach Anache
                                                  Coorientador(es)
                                                  • Carina Elisabeth Maciel
                                                  Orientando(s)
                                                  • ANDRÉ LUIZ ALVARENGA DE SOUZA
                                                  Banca
                                                  • Alexandra Ayach Anache
                                                  • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
                                                  • Carina Elisabeth Maciel
                                                  • Celi Correa Neres
                                                  • Eladio Sebastian Heredero
                                                  • Silvia Maria Cintra da Silva
                                                  Resumo Este estudo tem como objetivo analisar a forma como o acesso e a permanência de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é contemplada nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) de Universidades Federais localizadas na região Centro-Oeste do Brasil. Para isso, foram selecionadas as seguintes instituições: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também foram considerados os dispositivos legais brasileiros relacionados à educação especial e inclusiva na Educação Superior. Os objetivos específicos desta investigação incluem: 1) caracterizar o desenvolvimento de indivíduos com TEA com base em revisões científicas sobre o tema; 2) analisar as políticas de acesso e permanência na Educação Superior, identificando dados relativos a estudantes com TEA nas Universidades Públicas Federais da região Centro-Oeste do Brasil e 3) examinar os documentos das instituições de Educação Superior sobre a política de inclusão para estudantes com TEA, assim como as ações implementadas para garantir o acesso e a permanência desses estudantes. O acesso à educação para pessoas com TEA representa um avanço na história educacional do Brasil, no entanto existem barreiras à aprendizagem e à participação desses estudantes, as quais impactam sua rotina acadêmica nas Universidades Públicas. A metodologia empregada envolveu a utilização da técnica de revisão bibliográfica e análise documental, com foco na análise de políticas e programas que orientam e normatizam a Educação Superior, considerando o materialismo histórico-dialético. Os resultados obtidos permitiram identificar que o acesso de estudantes com deficiência é efetivado por meio da Lei de Cotas e sua permanência é incentivada por programas existentes nas instituições pesquisadas, contribuindo para a conclusão do curso. Percebeu-se também que tanto os dispositivos legais brasileiros quanto os PDIs das Universidades selecionadas apresentam ações específicas para atender os estudantes com TEA. No entanto, existem lacunas que necessitam de revisão e aprimoramento, visando proporcionar condições para que o estudante autista possa concluir seu curso com sucesso.
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                                                  CURRÍCULO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NAS LICENCIATURAS PARA AS ESCOLAS DO/NO CAMPO
                                                  Curso Doutorado em Educação
                                                  Tipo Tese
                                                  Data 01/11/2023
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • CLARICE SIMÃO PEREIRA
                                                    Banca
                                                    • Celia Beatriz Piatti
                                                    • Claudia Valentina Assumpção Galian
                                                    • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                                                    • Manoel Camara Rasslan
                                                    • Maria Antônia de Souza
                                                    • Silvia Helena Andrade de Brito
                                                    Resumo Este estudo faz parte do Programa de Pesquisa do/no Observatório de Cultura Escolar
                                                    (OCE), que toma como fontes e objetos de estudo documentos curriculares produzidos
                                                    para os espaços da educação formal e não formal. Neste contexto, analisamos um
                                                    conjunto de nove textos/documentos teóricos/normativos, que subsidiam a construção das
                                                    propostas curriculares para a Educação do Campo, com o objetivo de identificar e analisar
                                                    o que se encontra prescrito/proposto como o conhecimento especializado dos/para os
                                                    campesinos. Deriva deste, a perspectiva de problematizar os direcionamentos da
                                                    Educação do Campo, identificando quais os aspectos estão propostos às Licenciaturas
                                                    da/na educação do/para campo para o atendimento à especificidade/diferença. A par
                                                    disso, observar as relações estabelecidas entre conhecimentos elaborados e cotidianos, no
                                                    processo de seleção, organização e distribuição de conhecimentos. Para tanto, incorremos
                                                    na hipótese de que, na Educação do Campo, o conhecimento especializado encontra-se
                                                    delineado nas fontes e objetos aqui investigados, circunscritos a uma leitura “projetada”
                                                    da realidade campesina, na qual a questão do conhecimento é tratada sob um polo de
                                                    tensão nos textos/documentos normativos/curriculares oficiais voltados à Educação do
                                                    Campo. Tais análises e debates ancoram-se na Teoria Crítica do Currículo, ao informar
                                                    que a organização do conhecimento não é neutra, mas imbuída de intencionalidades, que
                                                    precisam ser desveladas. Neste exercício, apreendemos que os TD que subsidiam as
                                                    propostas pedagógicas/curriculares da/para a educação do campo privilegiam os
                                                    conhecimentos aproximados da realidade dos educandos. E, diante disso, persiste a
                                                    indagação, se esta demasiada ênfase na realidade, no cotidiano e imediato, incorre em
                                                    equívocos na elaboração dos currículos específicos para as populações do campo.
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                                                      O texto escolar Metodologia do ensino de Educação Física: compêndio ou manual didático? Uma análise de suas proposições para o trabalho didático na Educação Física Escolar
                                                      Curso Doutorado em Educação
                                                      Tipo Tese
                                                      Data 30/08/2023
                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                      Orientador(es)
                                                      • Silvia Helena Andrade de Brito
                                                      Coorientador(es)
                                                        Orientando(s)
                                                        • FELIPE FRANCISCO INSFRAN VIEIRA DE REZENDE
                                                        Banca
                                                        • Andre Malina
                                                        • Carina Elisabeth Maciel
                                                        • Carla Villamaina Centeno
                                                        • Dirceu Santos Silva
                                                        • Silvia Helena Andrade de Brito
                                                        • Solange Jarcem Fernandes
                                                        Resumo A tese apresenta uma investigação do texto escolar denominado Metodologia do Ensino de Educação Física. O presente instrumento de trabalho didático, objeto de nossa investigação, pode ser justificado pela sua relevância na área de Educação Física e por apresentar uma proposta teórica da pedagogia crítica-superadora (PCS), abordagem que vai na contramão do conservadorismo e que procura resistir e apresentar uma discussão teórica a partir da ciência da história. O objetivo geral é discutir as possibilidades e limites do texto escolar enquanto instrumento de trabalho didático para o ensino da Educação Física no ambiente escolar. Nossos objetivos específicos são: (1) analisar as propostas que partem da PCS para o ensino da Educação Física escolar, bem como examinar as teses e dissertações que discutiram as proposições da pedagogia crítica-superadora; (2) apresentar e discutir a proposta da PCS, por meio do principal instrumento didático que a mesma coloca à disposição dos professores, o texto escolar Metodologia do Ensino de Educação Física; (3) discorrer criticamente sobre o conteúdo teórico do terceiro capítulo do texto escolar Metodologia do Ensino de Educação Física; (4) problematizar o texto escolar Metodologia do Ensino de Educação Física na sua condição de instrumento do trabalho didático, e responder ao questionamento sobre sua condição de ser um compêndio ou um manual didático. O trabalho tem como referencial teórico- metodológico o marxismo, defendido enquanto método por Marx e Engels. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a leitura do texto escolar em estudo (primeira e segunda edição); e a coleta de outros documentos que nos permitissem problematizar esse instrumento do trabalho didático na Educação Física, ao utilizar a revisão de literatura, a produção historiográfica sobre a Educação Física, entre outros. Como considerações, destacamos que o texto escolar Metodologia do Ensino de Educação Física, publicado pela primeira vez, em 1992, é a produção mais desenvolvida da teoria marxista na Educação Física e dada as condições históricas, apresentou conceitos revolucionários e inovadores. Enquanto instrumento didático está situado na transição de um compêndio e um manual didático e apresenta sínteses de conteúdos e conceitos da psicologia histórico-cultural e do marxismo. Na sua condição de texto escolar de transição, discute o conceito de cultura corporal e destaca em sua teoria um conceito da fenomenologia, ao afirmar a condição da expressão corporal enquanto linguagem. Embora tenha essas especificidades, o texto escolar corresponde a uma importante publicação, que sistematiza e tem a preocupação de socializar o conhecimento mais desenvolvido pela sociedade em termos de movimento corporal, e continua como referência importante para muitos autores e professores da área.

                                                        Palavras-chave: Educação Física; Trabalho Didático; Pedagogia Crítico-Superadora.
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                                                        POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES DE NEGRAS/OS EGRESSAS/OS DA PEDAGOGIA DO CPAN/UFMS.
                                                        Curso Doutorado em Educação
                                                        Tipo Tese
                                                        Data 08/08/2023
                                                        Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
                                                        Orientador(es)
                                                        • Carina Elisabeth Maciel
                                                        Coorientador(es)
                                                          Orientando(s)
                                                          • Leandro Costa Vieira
                                                          Banca
                                                          • Ahyas Siss
                                                          • Ana Luisa Alves Cordeiro
                                                          • Carina Elisabeth Maciel
                                                          • Eugenia Portela de Siqueira Marques
                                                          • Josiane Peres Goncalves
                                                          • Solange Jarcem Fernandes
                                                          Resumo Entende-se que o processo educacional é cíclico e constante em transformações. Educar é vida, e vida se constitui nas relações que são as mudanças e a necessidade de renovar, para que assim se constitua na sua essência, a qualidade, a equidade e a garantia de direitos que devem ser inalienáveis a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres e homens e sua diversidade. Tendo em vista a busca por aprofundar conhecimentos acerca das políticas públicas de permanência na educação superior, bem como o reconhecimento da Lei de Cotas e do reconhecimento da Constituição Federal que garante em sua essência a plena liberdade de aprender como direito de todos. Essa pesquisa visa analisar o acesso e a permanência de estudantes negras/os na educação superior; por meio das narrativas de egressas/os (2018-2022) auto identificadas/os como negras/os, do curso de Pedagogia do CPAN/UFMS. Consolida-se esse estudo a partir do entendimento trazido pelos egressos, sobre o modo como as políticas públicas o acesso e a permanência destas pessoas na educação superior proporcionaram a conclusão do curso e o viável protagonismo profissional, com reconhecimento de si, enquanto pessoa negra e seus potenciais poderes de transformação social e cultural em ambientes educativos. É uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo dos dados pesquisados. Destacou-se quatro categorias de análise. Foram abordadas quinze pessoas nas entrevistas. Identificou-se como resultado dessa pesquisa que as políticas de acesso e permanência promoveram a apropriação intelectual destes estudantes e seu reconhecimento identitário. A Tese de que reconhecer-se pessoa negra é sumariamente essencial para ações, protagonismos e o reconhecimento do lugar de fala/ação como o espaço que não necessita de interpretes/porta-vozes, pois apropriados de suas condições de sujeitos imersos em um Estado democrático de direito, que determina a igualdade entre todas as pessoas independente de suas singularidades e diferenças, estes entenderão e defenderão suas posturas e busca pelo direito a socialização, cultura, e todos os bens materiais e imateriais acumulados pela humanidade, sem qualquer tipo de fronteira ou barreira por seus fenótipos, ou seja, por ser este homem, preto, ou esta mulher, preta. Concluiu-se que estas pessoas têm conhecimento acerca do racismo estrutural que interfere diretamente nos processos educacionais, diante de reconhecerem a existência de uma legislação acerca do ensino da história e da cultura do povo afro-brasileiro e indígena, mas que ainda nas ações escolares, estão vinculados a datas comemorativas. No entanto, o Brasil ainda precisa desenvolver outras políticas e movimentos enquanto nação, para a consagração de uma outra estrutura social, embasada em políticas públicas e sociais, postas em prática, para que o racismo, a discriminação, os processos excludentes e cerceadores sejam postos em evidência, façam parte da educação com todas e todos, sem qualquer tipo de esquecimento da importância e da luta do negros, mas sem deixar os povos originários esquecidos na estrutura desse país, no entanto há necessidade de reconhecer e assumir suas identidades étnico-raciais sem o risco de sofrer algum tipo de preconceito, racismo ou exclusão.
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