|
30076096: Atividades Programadas II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Participação em eventos internos e externos ao PPGEDU, tais como: projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras e/ou conferências; frequência em grupos de estudos e pesquisas (vinculados ou não à Linha de Pesquisa); participação em atividades de Pesquisa. Disciplina acompanhada pelo/a orientador/a. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076104: Conhecimento em Educação Especial - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; processos educativos, ensino-aprendizagem. Métodos de
pesquisa e tendências das produções acadêmicas no campo da educação especial.
|
|
|
30076002: Créditos Obtidos em Curso de Mestrado - 450h |
450 |
Obrigatória |
|
|
|
30076031: Defesa de Tese - 180h |
180 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
elaboração do relatório final de tese.
|
|
|
30076083: Educação Escolar e a Psicologia Educacional - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
a Psicologia no contexto educacional e em particular no cotidiano das escolas. Análise da constituição da singularidade. As teorias psicológicas, em especial a Teoria Histórico-Cultural e as implicações nos processos educativos. A Teoria da Atividade: Jogo, Estudo e Trabalho. A atividade docente e a Pedagogia Histórico-Crítica.
|
|
|
30076100: Epistemologias Críticas em Políticas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História do tempo presente, Campo da Política Educacional, Sociedade do Conhecimento. Perspectiva e Posicionamento Epistemológicos, Enfoque Epistemológico. Educação Crítica: questões da cultura, da escolarização e do currículo.
|
|
|
30076101: Estado e Políticas Públicas no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Transformações no capitalismo e nas formas de intervenção do Estado. A educação como política social do Estado. O Estado no Brasil e a implantação e gestão de serviços públicos na área social. Planos, programas e projetos governamentais para a educação e as demandas da sociedade. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076070: Estágio de Docência II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.
|
|
|
30076071: Estágio de Docência III - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.
|
|
|
30076068: Estudos Individuais Programados II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.
|
|
|
30076069: Estudos Individuais Programados III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.
|
|
|
30076106: Formação de Professores - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos fundantes do trabalho educativo escolar tendo como referência as elaborações da pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural que, por sua vez, se baseiam no método científico marxista. Origem e natureza contraditória da educação escolar. Conhecimento e desenvolvimento psíquico. A função social do professor numa perspectiva do ensino desenvolvente e humanista. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076105: Foucault, Ferramentas, Conhecimentos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Relações dos campos da educação, psicologia e sociedade. Práticas sociais, Instituições. Sujeitos do conhecimento. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076102: História e Historiografia das Políticas Educacionais no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo da gênese, do desenvolvimento da ação estatal na/da educação brasileira, do período colonial à contemporaneidade. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076097: Pesquisa Avançada em Educação II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Projetos transversais e integradores das Linhas de Pesquisa, particularmente ministrados por professores indicados (em rotatividade), mas, também, na forma concentrada por professores visitantes nacionais e estrangeiros. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076098: Pesquisa Avançada em Educação III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Projetos transversais e integradores das Linhas de Pesquisa, particularmente ministrados por professores indicados (em rotatividade), mas, também, na forma concentrada por professores visitantes nacionais e estrangeiros. (Carga horária: 60 h; quatro créditos).
|
|
|
30076103: Política de Educação Superior e Estado no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História e Políticas de Educação Superior. Reformas, Estrutura e Organização da Educação Superior. (carga horária: 60h, quatro
créditos).
|
|
|
30076051: Política Social e Política Educacional - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
estudo histórico-teórico de abordagens sobre políticas públicas de corte social. A política educacional como uma política social. A política social do Estado brasileiro.
|
|
|
30076080: Relações de Gênero, Sexualidade e Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade. Identidade de gênero e
identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076099: Seminário Avançado em Educação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos epistemológicos da pesquisa científica. Análise epistemológica de noções básicas envolvidas na dinâmica de construção e legitimação do conhecimento científico na área de Ciências Humanas e Sociais. (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076081: Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa em Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
bases epistemológicas, históricas e filosóficas da Teoria Histórico-Cultural. Compreensão dos conceitos fundamentais da teoria. Implicações da teoria no trabalho docente.
|
|
|
30076092: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076093: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076107: Tópicos Especiais em História, Política, Educação I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076108: Tópicos Especiais em História, Política, Educação II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).
|
|
|
30076094: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076095: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Cultura digital, educação e diferenças. Formação docente, tecnologias digitais e inclusão. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Cidadania Digital e educação. Inteligência artificial e educação. Marcadores sociais da diferença e inclusão. Pessoa com deficiência e o modelo biopsicossocial.
|
|