|
30076085: Aprendizagem e Inclusão: Processos de Determinação das Necessidades Educacionais Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
apresenta e discute os processos de identificação das necessidades educacionais especias na perspectiva da educação inclusiva.
|
|
|
30076065: Atividades Programadas III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
participação em eventos internos e externos ao PPGEdu, tais como: projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras e/ou conferências; frequência em grupos de estudos e pesquisas (vinculados ou não à Linha de Pesquisa); participação em atividades de Pesquisa. Disciplina acompanhada pelo/a orientador/a.
|
|
|
30076066: Atividades Programadas IV - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
participação em eventos internos e externos ao PPGEdu, tais como: projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras e/ou conferências; frequência em grupos de estudos e pesquisas (vinculados ou não à Linha de Pesquisa); participação em atividades de Pesquisa. Disciplina acompanhada pelo/a orientador/a.
|
|
|
30076002: Créditos Obtidos em Curso de Mestrado - 450h |
450 |
Obrigatória |
|
|
|
30076072: Currículo e Epistemologias Críticas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
história, sociedade e conhecimento. Pensamento crítico e conhecimento: a questão da ideologia. Educação Crítica. Pensamento crítico no debate curricular: a questão da classe social.
|
|
|
30076031: Defesa de Tese - 180h |
180 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
elaboração do relatório final de tese.
|
|
|
30076083: Educação Escolar e a Psicologia Educacional - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
a Psicologia no contexto educacional e em particular no cotidiano das escolas. Análise da constituição da singularidade. As teorias psicológicas, em especial a Teoria Histórico-Cultural e as implicações nos processos educativos. A Teoria da Atividade: Jogo, Estudo e Trabalho. A atividade docente e a Pedagogia Histórico-Crítica.
|
|
|
30076043: Estado Contemporâneo e Políticas Públicas no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
transformações no capitalismo e nas formas de intervenção do Estado. A educação como política social do Estado. O Estado no Brasil e a implantação e a gestão de serviços públicos na área social. Planos, programas e projetos governamentais para a educação e as demandas da sociedade.
|
|
|
30076070: Estágio de Docência II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.
|
|
|
30076071: Estágio de Docência III - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.
|
|
|
30076068: Estudos Individuais Programados II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.
|
|
|
30076069: Estudos Individuais Programados III - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.
|
|
|
30076074: Estudos nos Referenciais Foucaultianos e Bourdieusianos em Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aprofundamento teórico-metodológico nos referenciais foucaultianos e bourdieusianos.
|
|
|
30076087: Formação Docente e Práticas Pedagógicas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
a formação e a prática docente na perspectiva da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade.
|
|
|
30076045: História das Políticas Educacionais no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
as políticas educacionais numa perspectiva histórica: aspectos teórico-metodológicos. Caracterização da ação estatal no campo educacional nos períodos colonial e imperial. As políticas educacionais no Brasil, da Primeira República aos anos 1980. A história contemporânea das políticas educacionais no Brasil.
|
|
|
30076073: História Social da Educação Brasileira - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
estudo da gênese e do desenvolvimento da educação brasileira, do período colonial à contemporaneidade.
|
|
|
30076076: Memória, Cultura e Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
múltiplas relações entre a educação, a memória individual e coletiva, história, sociedade e cultura, a partir da revisão de obras clássicas do pensamento clássico e contemporâneo, que abordam estas questões no campo da Educação e das Ciências Sociais. Pretende-se discutir a relevância desta temática para as pesquisas educacionais, incorporando a história e sociologia na construção preservação e crítica da memória educacional.
|
|
|
30076051: Política Social e Política Educacional - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
estudo histórico-teórico de abordagens sobre políticas públicas de corte social. A política educacional como uma política social. A política social do Estado brasileiro.
|
|
|
30076078: Práticas e Metodologias Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
fundamentos da educação inclusiva; ações e relações pedagógicas e metodologias educacionais na perspectiva da educação inclusiva.
|
|
|
30076090: Produção do Conhecimento em Educação Especial - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; processos educativos, ensino-aprendizagem. Métodos de pesquisa e tendências das produções acadêmicas no campo da educação especial.
|
|
|
30076091: Relações de Gênero, Sexualidade, Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade. Identidade de gênero e diversidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade e interface com a Educação.
|
|
|
30076067: Seminário Avançado de Pesquisa em Educação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
fundamentos epistemológicos da pesquisa científica. Análise epistemológica de noções básicas envolvidas na dinâmica de construção e legitimação do conhecimento científico na área de Ciências Humanas e Sociais. Observação: Disciplina obrigatória a todos os doutorandos, sob responsabilidade de uma das Linhas Pesquisa do PPGEdu a cada ano, com oferecimento aprovado pelo Colegiado do Programa no semestre que a antecede, podendo ser de responsabilidade de um ou mais docentes, com possível participação de um docente visitante em nível nacional ou internacional.
|
|
|
30076089: Tecnologias, Currículo, Sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
currículo, cultura digital e práticas escolares. Epistemologia da complexidade. Cultura Digital.
|
|
|
30076081: Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa em Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
bases epistemológicas, históricas e filosóficas da Teoria Histórico-Cultural. Compreensão dos conceitos fundamentais da teoria. Implicações da teoria no trabalho docente.
|
|
|
30076092: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076093: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076058: Tópicos Especiais em História da Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos vinculados à área de História da Educação e seus núcleos temáticos.
|
|
|
30076059: Tópicos Especiais em Políticas da Educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos vinculados à área de Políticas Educacionais e seus núcleos temáticos.
|
|
|
30076094: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|
|
30076095: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.
|
|