Doutorado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
30076096: Atividades Programadas II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Participação em eventos internos e externos ao PPGEDU, tais como: projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras e/ou conferências; frequência em grupos de estudos e pesquisas (vinculados ou não à Linha de Pesquisa); participação em atividades de Pesquisa. Disciplina acompanhada pelo/a orientador/a. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076104: Conhecimento em Educação Especial - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; processos educativos, ensino-aprendizagem. Métodos de
pesquisa e tendências das produções acadêmicas no campo da educação especial.

30076002: Créditos Obtidos em Curso de Mestrado - 450h 450 Obrigatória
Ementa da Disciplina

x

30076031: Defesa de Tese - 180h 180 Obrigatória
Ementa da Disciplina

elaboração do relatório final de tese.

30076083: Educação Escolar e a Psicologia Educacional - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

a Psicologia no contexto educacional e em particular no cotidiano das escolas. Análise da constituição da singularidade. As teorias psicológicas, em especial a Teoria Histórico-Cultural e as implicações nos processos educativos. A Teoria da Atividade: Jogo, Estudo e Trabalho. A atividade docente e a Pedagogia Histórico-Crítica.

30076100: Epistemologias Críticas em Políticas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História do tempo presente, Campo da Política Educacional, Sociedade do Conhecimento. Perspectiva e Posicionamento Epistemológicos, Enfoque Epistemológico. Educação Crítica: questões da cultura, da escolarização e do currículo.

30076101: Estado e Políticas Públicas no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Transformações no capitalismo e nas formas de intervenção do Estado. A educação como política social do Estado. O Estado no Brasil e a implantação e gestão de serviços públicos na área social. Planos, programas e projetos governamentais para a educação e as demandas da sociedade. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076070: Estágio de Docência II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.

30076071: Estágio de Docência III - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.

30076068: Estudos Individuais Programados II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.

30076069: Estudos Individuais Programados III - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Produção e submissão de 2 artigos científicos (publicados em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulos de livros relacionados ao objeto de pesquisa do doutorando. Essa atividade é de responsabilidade do orientador, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado, até o momento de marcação da defesa.

30076106: Formação de Professores - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos fundantes do trabalho educativo escolar tendo como referência as elaborações da pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural que, por sua vez, se baseiam no método científico marxista. Origem e natureza contraditória da educação escolar. Conhecimento e desenvolvimento psíquico. A função social do professor numa perspectiva do ensino desenvolvente e humanista. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076105: Foucault, Ferramentas, Conhecimentos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Relações dos campos da educação, psicologia e sociedade. Práticas sociais, Instituições. Sujeitos do conhecimento. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076102: História e Historiografia das Políticas Educacionais no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo da gênese, do desenvolvimento da ação estatal na/da educação brasileira, do período colonial à contemporaneidade. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076097: Pesquisa Avançada em Educação II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Projetos transversais e integradores das Linhas de Pesquisa, particularmente ministrados por professores indicados (em rotatividade), mas, também, na forma concentrada por professores visitantes nacionais e estrangeiros. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076098: Pesquisa Avançada em Educação III - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Projetos transversais e integradores das Linhas de Pesquisa, particularmente ministrados por professores indicados (em rotatividade), mas, também, na forma concentrada por professores visitantes nacionais e estrangeiros. (Carga horária: 60 h; quatro créditos).

30076103: Política de Educação Superior e Estado no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História e Políticas de Educação Superior. Reformas, Estrutura e Organização da Educação Superior. (carga horária: 60h, quatro
créditos).

30076051: Política Social e Política Educacional - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

estudo histórico-teórico de abordagens sobre políticas públicas de corte social. A política educacional como uma política social. A política social do Estado brasileiro.

30076080: Relações de Gênero, Sexualidade e Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade. Identidade de gênero e
identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076099: Seminário Avançado em Educação - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Fundamentos epistemológicos da pesquisa científica. Análise epistemológica de noções básicas envolvidas na dinâmica de construção e legitimação do conhecimento científico na área de Ciências Humanas e Sociais. (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076081: Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa em Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

bases epistemológicas, históricas e filosóficas da Teoria Histórico-Cultural. Compreensão dos conceitos fundamentais da teoria. Implicações da teoria no trabalho docente.

30076092: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.

30076093: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.

30076107: Tópicos Especiais em História, Política, Educação I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076108: Tópicos Especiais em História, Política, Educação II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).

30076094: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.

30076095: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Cultura digital, educação e diferenças. Formação docente, tecnologias digitais e inclusão. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Cidadania Digital e educação. Inteligência artificial e educação. Marcadores sociais da diferença e inclusão. Pessoa com deficiência e o modelo biopsicossocial.