Doutorado em Estudos de Linguagens

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TRABALHO Ações
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: CONFINAMENTO E RETOMADA DAS LÍNGUAS KAIOWÁ E GUARANI NO CONE SUL DE MATO GROSSO DO SUL
Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
Tipo Tese
Data 12/05/2023
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Rogerio Vicente Ferreira
Orientando(s)
  • Adriana Oliveira de Sales
Banca
  • Aparecida Negri Isquerdo
  • Bruno Oliveira Maroneze
  • Denise Silva
  • Eliel Benites
  • Maria Ceres Pereira
  • Patricia Graciela da Rocha
  • Rogerio Vicente Ferreira
Resumo
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    Translinguando sentidos autoetnográficos críticos como professora imigrante venezuelana da perspectiva decolonial
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 05/12/2022
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Nara Hiroko Takaki
    Orientando(s)
    • Rosana Iriani Daza de Garcia
    Banca
    • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
    • Elizabete Aparecida Marques
    • Fabiana Pocas Biondo Araujo
    • Kleber Aparecido da Silva
    • Nara Hiroko Takaki
    • Walkyria Maria Monte Mor
    Resumo Conforme dados do “Ministério da Cidadania, Dourados (MS) é o terceiro
    município brasileiro que mais recebeu imigrantes venezuelanos pela Operação
    Acolhida. Entre os efeitos desse fluxo em direção à referida cidade, em Mato
    Grosso do Sul, destaca-se o crescente número de venezuelanos matriculados
    em escolas públicas e o desafio na formação de professores para a “acolhida”
    desses sujeitos. O trabalho acentua meu lócus de enunciação (BHABHA, 1988),
    como professora e pesquisadora e objetiva interpretar e analisar a construção
    de sentidos autoetnográficos, uma (auto)crítica reflexiva, na minha prática social,
    ou seja, no meu fazer teórico-prático convivendo com alunos de Letras, ao
    ministrar um curso de extensão intitulado “Lengua española y cultura
    venezolana”, de março a junho de 2021, na Universidade Federal da Grande
    Dourados (UFGD), em Dourados (MS) e de minha trajetória de imigrante. A
    metodologia utilizada foi de natureza autoetnográfica crítica (SHORT; TURNER;
    GRANT, 2013, ONO, 2017, TAKAKI, 2020). Escolha permitiu que eu
    confrontasse meus pressupostos e experiência com as diferenças emergentes
    em sala de aula, acentuando minhas intersubjetividades, já informadas pelas
    teorias selecionadas, no que concerne à apreensão da dinamicidade do
    trabalho. A pesquisa situa-se no âmbito das perspectivas de letramento crítico,
    (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001, JANKS, 2010, LUKE, 2012,
    MENEZES DE SOUZA, 2010, 2011, MONTE MÓR, 2010, 2018; MONTE MÓR;
    MORGAN, 2014) inspirados em Freire (2001, 2011), translinguagem
    (CANAGARAJAH, 2013, 2017, GARCÍA, 2009, GARCÍA; WEI, 2014, WEI, 2018,
    YIP; GARCÍA, 2018), “novos” letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2006,
    LANKSHEAR, 2007), epistemologias do sul (SOUSA SANTOS; MENESES,
    2010) e decolonialidade (MENEZES DE SOUZA, 2019, 2010, MIGNOLO, 2003,
    QUIJANO, 2000). O trabalho focaliza a educação linguística-cultural em contexto
    migratório.
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    Uma abordagem semiótica do discurso nos romances políticos de Erico Veríssimo
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 30/11/2022
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Geraldo Vicente Martins
    Orientando(s)
    • Dagmar Vieira Nogueira Silva
    Banca
    • Arlinda Cantero Dorsa
    • Eluiza Bortolotto Ghizzi
    • Geovana Quinalha de Oliveira
    • Geraldo Vicente Martins
    • Leoné Astride Barzotto
    • Leticia Moraes Lima
    • Maria Luceli Faria Batistote
    Resumo Exercitar a leitura, em suas diversas faces e contextos, requer um conjunto de habilidades
    e conhecimentos que mesclam a agilidade do pensamento à capacidade de compreensão e
    reflexão do leitor diante do objeto lido. Por essa perspectiva e, levando em consideração o
    olhar semiótico sobre o objeto verbal, pode-se afirmar que a leitura ultrapassa a fronteira da
    simples decifração de um código, pois se transforma em um modo de construir a significação,
    amparado nos sentidos percebidos no e pelo texto. Destarte, sob o viés da semiótica
    discursiva, torna-se profícuo examinar o objeto discursivo, por meio de seu plano de
    conteúdo, e de suas estruturas textuais, procurando compreender os mecanismos que
    engendram a construção do(s) seu(s) sentido(s). Considerando esses aspectos, e
    integrando estudos linguísticos e literários, selecionam-se três romances de caráter político,
    do escritor Erico Verissimo, para compor o corpus desta pesquisa: O Senhor Embaixador
    (1965), O prisioneiro (1967) e Incidente em Antares (1971). Para tal abordagem, recorre-se
    à semiótica, valendo-se de elementos do percurso gerativo de sentido como guia para um
    olhar mais atento ao texto, tendo como objetivo geral observar a construção do componente
    temático-figurativo nos romances verissiano elencados, bem como das projeções das
    categorias enunciativas neles efetuadas. Assim, demonstra-se, na prática, a teoria semiótica
    discursiva, e, de modo mais específico, as análises envolvendo o (des)envolvimento e a
    compreensão das construções figurativas de pessoas, espaços e tempos que recobrem os
    temas de ordem política e social presentes nas distintas obras, todas da última fase do
    escritor cruz-altense. Na interface entre a vida e a obra de Erico Verissimo, observam-se
    também a fortuna crítica do autor e os acontecimentos que vinculam a presença de
    personagens representativos da conjuntura político-social brasileira nas narrativas que
    compõem a terceira fase de suas produções literárias. Como aporte teórico, foram
    considerados os estudos de Greimas (1973; 1975; 2002; 2021 [1979]), Barros (1990; 2002;
    2021), Bertrand (2003), Fiorin (1999; 2016; 2018; 2020; 2021), Martins (2017), Harkot-DeLa-Taille (2016), Chaves (1972; 1976), Ritter (2016), Todorov (2006; 2010), entre outros que
    vieram a contribuir com os objetivos aqui delimitados. Diante das análises realizadas,
    constatou-se que os elementos temático-figurativos, presentes nos discursos enunciados
    pelas distintas instâncias enunciativas, determinam leituras acerca dos problemas políticosociais figurativizados na literatura; em face desses problemas, foram reconhecidas
    diferentes formas de poder manifestadas pelos sujeitos defensores de ideologias e regimes
    autocráticos que ignoram preceitos necessários à justiça e à equidade social, o que ratifica
    os romances verissianos, de teor político, como instrumentos de diálogo entre enunciador e
    enunciatário do texto no processo de construção da história registrada na/pela linguagem.
    Palavras-chave: Semiótica; Figurativização; Tematização; Literatura brasileira; Política.
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    MEMÓRIA E FORMATO INDUSTRIAL NAS ADAPTAÇÕES DE GABRIELA PARA TELEVISÃO: DO ERUDITO AO POPULAR MIDIÁTICO
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 17/08/2022
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Marcia Gomes Marques
    Orientando(s)
    • Gedy Brum Weis Alves
    Banca
    • Gabriela Kvacek Betella
    • Geraldo Vicente Martins
    • Marcia Gomes Marques
    • Maria Ângela Pavan
    Resumo Esta pesquisa discute o reaproveitamento de obras literárias para o audiovisual televisivo, nos
    aspectos de atualização temática e genérica de textos existentes para novos textos, como
    resgate de memória (RICOUER, 2007) e adequação aos formatos industriais de realização
    (MARTÍN-BARBERO, 2006), a partir das adaptações do romance Gabriela, cravo e canela,
    (1958), de Jorge Amado, para a telenovela Gabriela (1975), produzida pela Rede Globo de
    Televisão, adaptada por Walter George Durst, dirigida por Walter Avancini e a telenovela
    homônima, também produzida pela mesma emissora, transmitida em 2012, adaptação de
    Walcyr Carrasco e direção de Mauro Mendonça Filho. O objetivo desta pesquisa consiste em
    analisar como o contexto sociocultural presente no romance de Jorge Amado se (re) significa
    por meio da memória nos textos televisivos adequando-se ao tempo de cada adaptação e,
    também, às lógicas de produção e competências de uso dos formatos industriais. Entre as
    conclusões já alcançadas destacam-se que: na reminiscência dos temas da obra literária
    amadiana, o contexto sociocultural influencia em atualizações na composição das telenovelas
    como nas supressões de personagens, nos acréscimos de temas e outras operações de
    composição; o formato industrial faz mudanças no arco da narrativa e antecipação da história
    de amor das personagens protagonistas; o efeito de encarnação e o tratamento estético
    diferenciado entre as obras apontam para a relevância da materialidade das mídias; as
    atualizações genéricas presentes na concepção da narrativa televisiva retomam aspectos do
    folhetim e temas do melodrama que evidenciam a presença dessas matrizes culturais nas obras
    massivas.
    Geo-ontoepistemologias decoloniais: Educação Linguística e "Português como Língua Acolhimento"
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 01/06/2022
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Nara Hiroko Takaki
    Orientando(s)
    • Francisco Leandro Oliveira Queiroz
    Banca
    • Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome
    • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
    • Elaine de Moraes Santos
    • Juliana Zeggio Martinez
    • Nara Hiroko Takaki
    • Rosivaldo Gomes
    • Tania Ferreira Rezende
    Resumo Resumo

    Nos últimos anos, a decolonialidade (MIGNOLO, 2017a, 2015, 2008, 2003; WALSH, 2017, 2016, 2013; QUIJANO, 2014; CASTRO-GÓMEZ e GROSFOGUEL, 2007) vem se tornando uma opção cada vez mais necessária para trazer o corpo de volta e marcar o não-marcado (MENEZES DE SOUZA, 2019, 2018) na língua/linguagem e na produção de conhecimento, principalmente em contextos do Sul Global, como é o caso brasileiro. Trazer o corpo de volta e marcar o não-marcado carregam premissas que rejeitam o universal como categoria capaz de professar a história única e o natural como estratégia possível de justificar as hierarquias sociais, com suas desigualdades radicais (SANTOS, 2019). Nesse sentido, o universal e o natural evidenciam a necessidade de repensar o saber a partir de sua própria geopolítica e corpopolítica, abordando a questão social como consequência da modernidade (MIGNOLO, 2010a, 2000) e da colonialidade (MIGNOLO, 2017b, 2010a). No campo da educação linguística, a perspectiva decolonial é fundamentalmente relevante por denunciar a colonialidade da linguagem (VERONELLI, 2021), cavando espaço para redesenhos outros, sem desconsiderar as tensões constantes e sem dispensar contestações de tempo em tempo. Nesses termos, o objetivo desta tese é problematizar o Português como Língua de Acolhimento, a partir do meu lócus de enunciação de educador-professor de português e das geo-ontoepistemologias decoloniais. A metodologia é de natureza conversacional e interpretativa-reflexiva, considerando a escolha da literatura, as visões, vivências e expectativas sociais em meio às demandas políticas, éticas e educacionais contemporâneas. Os resultados principais apontam para uma forte colonialidade da língua/linguagem, atravessando o estar-sendo, o sentir e o agir dos sujeitos afetados pela opressão moderna, refletindo diretamente a dominação do ser e do saber, em que intersubjetividades e conhecimentos obedecem a patrões coloniais do poder. Os resultados apontam também para a necessidade de identificar, interrogar e interromper essa mesma colonialidade, chamando atenção para a reconstrução do Português como Língua de Acolhimento a partir de premissas decoloniais, pressupondo o/a professor/a e o/a aluno/a como coautores/ras desse processo localmente.

    Palavras-chave: Geo-ontoepistemologias decoloniais. Educação linguística. Português como Língua de Acolhimento.
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    O SIGNO, A ASSINATURA E O DISCURSO: AS CONSIDERAÇÕES DE AGAMBEN (2010) SOBRE ASSINATURA NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 02/12/2021
    Área LÍNGUA PORTUGUESA
    Orientador(es)
    • Maria Luceli Faria Batistote
    Orientando(s)
    • Carla Andreia Schneider
    Banca
    • Eluiza Bortolotto Ghizzi
    • Geraldo Vicente Martins
    • Maria Luceli Faria Batistote
    • Rita de Cassia Aparecida Pacheco Limberti
    Resumo A arqueologia desenvolvida por Agamben (2019) sobre a Teoria das Assinaturas na
    obra “Signatura rerum” (2019) torna possível descrever qual a relação estabelecida
    entre a assinatura e a construção do sentido nos signos e, consequentemente, no
    interdiscurso e nas formações discursivas, em decorrência do lugar que ocupa na
    enunciação. Nesse sentido, sob a perspectiva teórica da Semiótica discursiva,
    objetivamos depreender as possíveis articulações com a Teoria das Assinaturas
    (AGAMBEN, 2019), a construção do sentido de um signo específico (existente ou
    novo), o interdiscurso e as formações discursivas. Tais articulações permitem abordar a
    noção de interdiscurso pela semiótica discursiva, além de explorar a figurativização e a
    tematização sob a perspectiva das relações históricas e sociais que interagem no interior
    dos textos e resultam no efeito de pressuposição de diálogos com outros textos. Os
    resultados mostram que na análise da isotopia, utilizando a análise definicional de
    Greimas, a assinatura se apresenta na definição lexicográfica, enquanto lexema
    catalisador; na definição discursiva, se mostra na reiteração de semas que corroboram a
    permanência de um mesmo sentido; e, por último, na definição oblíqua, que trata da
    seleção cultural, as escolhas culturais realizadas pelo enunciador nas suas relações com
    a sociedade e a história, reiteram ou procuram ressemantizá-la com modulações das
    intensidades de ausência e presença de valores eufóricos ou disfóricos, que não evitam a
    co-presença da assinatura. As reflexões teóricas possibilitam delinear uma teoria, ainda
    que provisória, que abarque as relações de sentido instauradas por meio de uma
    assinatura que mudam a nossa relação com um signo existente ou originam um signo
    novo. Especificamente, as assinaturas possuem atributos capazes de serem identificados
    e descritos ao produzir um signo diferente daquele atribuído tradicionalmente por uma
    comunidade ou que predeterminam uma apreensão de mundo, as quais constituem-se
    em formação discursiva, ao se consolidarem como paradigmas em uma comunidade
    discursiva. Para este estudo utilizamos como corpus enunciados que circularam na
    mídia em Mato Grosso do Sul, enquanto narrativas jornalísticas, no mês de agosto de
    2019 e outros enunciados em suportes diferentes que circularam em períodos anteriores,
    nos quais foram empregados o mesmo signo.
    OS MEANDROS PARA DESTEORIZAR E RE-TEORIZAR A AMÉRICA LATINA: o biolócus por entre descolonialidades epistêmicas da crítica biográfica fronteiriça
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 29/10/2021
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
    Orientando(s)
    • Fabio Pereira do Vale Machado
    Banca
    • Bernardo Salgado Rodrigues
    • Cristiane Dambrós
    • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
    • Marcos Antônio de Oliveira
    • Marta Francisco de Oliveira
    • Vania Maria Lescano Guerra
    • Wagner Corsino Enedino
    Resumo Este trabalho científico-acadêmico traz como proposta epistemológica perspectivas
    descentralizadas que vislumbram saídas crítico-culturais para que a América Latina atinja
    pódios, lugares e reconhecimentos ainda não angariados. Para a elaboração deste
    trabalho foram edificadas algumas posturas teórico-críticas como, por exemplo, as
    posições centristas que são partes de uma partícipe e moldurada face eurocêntrica que
    enrijecem as possibilidades qualificativas de um trabalho acadêmico. Antitético à prática
    acadêmica moderna, o presente trabalho aprecia cultural e contemporaneamente quais
    os possíveis meandros para que a América Latina – através de uma cultura apreciativa
    que não apenas fala sobre, mas também com e a partir da condição de latino seja peçamotriz para que a identidade cultural latino-americana esteja em sua genuína condição
    cujo modus operandi não insista em qualificar, mas destacar e descobrir as qualificações
    dessa identidade cultural, ou seja, da nossa latinidade. Nesse preciso sentido, com o fito
    de publicare et propagare este produto como forma-contributiva acadêmica e cultural,
    elegemos a base crítico teórica da descolonialidade. Os conceitos basilares deste
    trabalho científico emergem das criticidades acadêmico-culturais de autores como Walter
    Mignolo, Enrique Dussel, Aníbal Quijano, Edgar Cézar Nolasco, Zulma Palermo, Nelson
    Maldonado Torres, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Gayatri Chakravorty Spivak, Paulo
    Freire, Silviano Santiago, Glória Anzaldúa entre outros críticos e pesquisadores. A crítica
    biográfica fronteiriça abaliza este trabalho cujo produto de tese acadêmica de doutorado
    circunscreve a minha perspectiva em colaborar com a tomada crítico-epistemológica da
    América Latina desteorizando para re-teorizar caminhos estagnantes da crítica que
    circunda, com vestes-coloniais, quase que unanimemente a criticidade artístico-cultural
    latino-americana. Com a decisão e a inscrição do pensamento próprio busco neste
    trabalho o tom do ineditismo acadêmico ainda não explorado na crítica da América
    Latina, sugerindo e valorando que se aplique para essas teorizações contemporâneas, as
    experivivências do pesquisador para se conduzir a sua produção acadêmica. No primeiro
    capítulo deste trabalho apresentado com o título: ―(DES)BRITANIZAR: tese(ando) no
    exercício crítico na América Latina por opção descolonial‖ trago a inscrição de um
    conceito que desenvolvemos durante a edificação desta investigação epistemológica
    inserindo, paulatinamente, sugestões para desenvoltura acadêmico-cultural na e com a
    América Latina. No segundo estruturante capitular trago: ―RITO-CRÍTICO AMODERNO: a
    edificação da latinidade contemporâneo-descolonial na América Latina‖, apresentando,
    com perspectivas não cartesianas, outro conceito desenvolvido na construção desse
    produto científico aliançando os países latino-americanos para a edificação críticoperiférica da América Latina. Por fim, neste trabalho científico-acadêmico, apresentarei
    no terceiro capítulo com o registro: ―CRÍTICA COMPARATISTA BIOGRÁFICOFRONTERIZA CONTEMPORÂNEA: a literatura latina de Gabriel García Márquez e Edgar
    Cézar Nolasco, encontros‖, os processos crítico-epistemológicos que a literatura cumpre
    por meio da criticidade discutindo novas tensões e novos-corpus-epistêmicos com a
    visada, outra, logo descolonial, que passa a erigir posições não dependentistas, portanto,
    neste último capítulo exercito a crítica comparatista biográfico-fronteriza demonstrando a
    aproximação entre autores latinos. Esta presente proposta apresentará estratégias e
    exercícios que (re)qualificarão a América Latina no cenário crítico-cultural
    contemporâneo.
    Palavras-chave: América Latina; Descolonização; Crítica biográfica fronteiriça;
    (Des)britanizar; teorização amoderna
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