Doutorado em Estudos de Linguagens

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
As palavras fantásticas delas: registro crítico historiográfico da literatura fantástica de autoria feminina de Mato Grosso do Sul
Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
Tipo Tese
Data 06/10/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Ramiro Giroldo
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Adrianna Alberti
    Banca
    • Andre Rezende Benatti
    • Bruno Anselmi Matangrano
    • Geovana Quinalha de Oliveira
    • Gregório Foganholi Dantas
    • Paulo Custódio de Oliveira
    • Ramiro Giroldo
    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
    Resumo Esta pesquisa é realizada com o objetivo de construir um registro histórico e crítico da
    produção artístico-literária de autoria feminina de Mato Grosso do Sul, em especial
    daquela produção que se entende por narrativa literária fantástica. A partir de uma
    proposta que se aproxima do campo da História das Mulheres, sob a perspectiva do
    feminismo interseccional, tem por objetivo a realização de um documento referencial
    consciente em prol da construção da fortuna crítica de escritoras sul-mato-grossenses.
    Como parte da metodologia, através de pesquisa bibliográfica, foi elaborada a revisão de
    trabalhos e pesquisas sobre feminismo, produção literária de autoria feminina, resgate de
    literatura de autoria feminina, teorias da literatura fantástica e literatura sul-matogrossense, para compreender as nuances da discussão do apagamento dessas literaturas e
    das produções de autoria feminina. A análise do corpus é referente ao levantamento de
    obras ocorrido no período entre junho de 2021 e maio de 2024, levando em consideração
    autoras e publicações encontrados até a última data. Tendo em vista a discussão sobre as
    diferentes abordagens possíveis da teoria acerca de fantástico, desde sua caracterização –
    gênero, categoria estética ou modo narrativo –, até as nuances de influências históricas e
    reflexivas sobre a construção da tradição literária fantástica – como o fantástico europeu,
    o realismo maravilhoso latino-americano e o realismo animista africano, estabeleceu-se,
    como definição referencial, o fantástico entendido como um modo amplo de construção
    narrativo, que não se dá por meios exclusivos, definidos e definitivos; caracterizado por
    aquilo que rompe, dentro da narrativa, com sua realidade intradiegética, intrinsicamente
    atrelada à verossimilhança com a realidade externa à obra; onde o elemento fantástico
    pode ser sobrenatural, ou transgressor da realidade, inexplicável, incômodo, estranho ou
    insólito; e passa a existir a partir e através da linguagem, pois, de outra maneira não se
    explica ou é possível sua existência. Deu-se, dessa forma, a leitura crítica das obras,
    selecionando como escopo a produção no formato de conto, com o intuito de esmiuçar
    três pontos: a construção da narrativa em relação ao elemento fantástico; os aspectos
    relacionais da obra com o contexto histórico e social em que a escritora está inserida; e a
    representação da mulher (quando cabível). Para, enfim, buscar compreender como se dá
    a construção do imaginário fantástico dos escritorassul-mato-grossenses que, por sua vez,
    permite observar como representam suas percepções de existência, tornando indissociável
    perceber e discutir alguns aspectos relacionados a sua forma, conteúdo e contexto.
    EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS: parâmetros para um tratamento lexicográfico didático
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 26/09/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Renato Rodrigues Pereira
    Coorientador(es)
    • Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
    Orientando(s)
    • Simone Marques dos Santos Ribeiro
    Banca
    • Aparecida Negri Isquerdo
    • Beatriz Aparecida Alencar
    • Bruno Oliveira Maroneze
    • Elizabete Aparecida Marques
    • MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
    • Mariângela de Araújo
    • Renato Rodrigues Pereira
    Resumo É de conhecimento comum, pelo menos na área acadêmica, que no ensino de uma língua
    estrangeira (LE), para além do domínio de estruturas gramaticais e estruturais do idioma, é
    preciso conhecer também os elementos lexicais e culturais que possam possibilitar a
    comunicação em distintas situações discursivas. Nesse sentido, as unidades fraseológicas
    (UF), sobretudo as expressões idiomáticas (EI), desempenham um papel importante no
    aprendizado, pois constituem uma parte do acervo lexical que apresenta uma estreita relação
    com a cultura. Pelo alto grau de complexidade que possuem, elas, por vezes, demandam mais
    atenção no processo de ensino/aprendizagem tanto por parte dos professores quanto dos
    estudantes. Os dicionários, nessa perspectiva, podem ocupar um lugar de destaque nesse
    processo, posto que ajudam a compreender as EI mais usuais e importantes para o
    desenvolvimento das competênciasdo estudante.Justifica-se, assim, nossa investigação, à
    medida que percebemos, enquanto professora e pesquisadora, que o tratamento das EI nos
    dicionários pedagógicos de espanhol e português ainda é insuficiente ou inconsistente, não
    atendendo plenamente às necessidades do processo de ensino/aprendizagem de LE. Partimos,
    assim, da hipótese de que, embora as EI estejam presentes nos dicionários pedagógicos, seu
    tratamento permanece insatisfatório, marcado pela ausência de critérios claros de seleção e
    organização, bem como por informações insuficientes e, por vezes, incoerentes ao consulente.
    Acreditamos que a adoção de critérios mais didáticos e coerentes com os princípios da
    Lexicografia Pedagógica possa melhorar significativamente a compreensão e o uso dessas UF
    pelos estudantes.Com base nesse panorama, elaboramos uma proposta de tratamento
    lexicográfico voltado às EI, com vistas à sua incorporação em futuros repertórios
    lexicográficos organizados de maneira mais didática. Para tanto, objetivamos: i) apresentar
    um panorama das disciplinas que norteiam a elaboração de dicionários monolíngues,
    bilíngues e semibilíngues pedagógicos; eii) analisar o tratamento lexicográfico dispensado às
    EI em dicionários de espanhol e de português, com vistas a identificar critérios seguidos pelos
    autores dessas obras e que possam servir de base para nossa proposta.Para o alcance dos
    objetivos estabelecidos, além de nos orientarmos pelos princípios teóricos e metodológicos da
    Lexicografia Geral e Pedagógica, da Fraseologia e da Fraseografia, guiamo-nos pelas
    seguintes questões norteadoras: i) as EI são contempladas nos repertórios lexicográficos em
    ambas as línguas? Se afirmativo, como?; e ii) há coerência entre as informações apresentadas
    na front mattere seu registro na macro e microestrutura?;iii) As diferentes formas de
    tratamento adotadas por dicionários voltados à aprendizagem do espanhol como língua
    estrangeira são suficientes para atender às necessidades do consulente brasileiro em processo
    de aquisição dessa língua? O resultado das análises demonstra falhas recorrentes no
    tratamento das EI, como a ausência de critérios explícitos na front matter, inconsistências na
    lematização, uso aleatório de marcas de uso e falta de distinção tipológica entre UF. Embora a
    inserção de definições perifrásticas represente um ponto positivo, essas obras ainda carecem
    de sistematicidade e clareza suficientes para atender adequadamente às necessidades do
    consulente em formação. Em face disso, apresentamos parâmetros lexicográficos didáticos
    dispensados às EI, destinados a dicionários pedagógicos dirigidos a aprendizes de espanhol
    como LE, de níveis inicial e intermediário. Esperamos que nossas reflexões e nossos
    parâmetrospara o registro de EI possam ser somados aos estudos metalexicográficos e
    metafraseográficos e, sobretudo, colaborar com o processo de elaboração e/ou reorganização
    de obras lexicográficas pedagógicas, de forma que atendam às necessidades dos consulentes.
    CONTRIBUIÇÕES DECOLONIAIS PARA A EDUCAÇÃO SURDA: ANÁLISE DE UM ESTUDO (AUTO)ETNOGRÁFICO SOB A PERSPECTIVA DE UM DOCENTE UNIVERSITÁRIO SURDO
    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
    Tipo Tese
    Data 11/09/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Nara Hiroko Takaki
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • João Paulo Romero Miranda
      Banca
      • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
      • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
      • Nara Hiroko Takaki
      • Rosivaldo Gomes
      • Suzana Vinicia Mancilla Barreda
      • VALÉRIA CAMPOS MUNIZ
      • WILMA FAVORITO
      Resumo Esta tese investiga como a autoetnografia contribui para a compreensão da decolonialidade nas
      experiências do docente universitário surdo, focando na ressignificação identitária e no
      empoderamento. As teorias decoloniais oferecem uma perspectiva crítica fundamental para
      analisar e aprimorar a educação voltada para a comunidade surda, apresentando alternativas às
      práticas que tradicionalmente negligenciam suas especificidades culturais e linguísticas. Este
      estudo propõe questionar as ações educacionais eurocêntricas padronizadas e enfatizar a
      valorização dos conhecimentos e vivências das pessoas surdas, reconhecendo sua identidade
      como parte essencial de um processo educacional inclusivo bilingue e mais democrático. Com
      base nessa visão, a pesquisa busca investigar como a perspectiva decolonial dos surdos pode
      contribuir para a renovação das práticas pedagógicas e curriculares. A tese tem como objetivo
      geral investigar as contribuições do pensamento decolonial para a educação de surdos,
      analisando práticas educacionais excludentes e alternativas inclusivas, a partir de um estudo
      autoetnográfico das experiências de um docente universitário surdo. Elencamos os objetivos
      específicos, busca-se: (i) Realizar uma análise abrangente da bibliografia sobre estratégias
      educacionais focadas nas pessoas surdas, destacando as teorias propostas por autores
      decoloniais renomados como Aníbal Quijano e Walter Mignolo; (ii) Explorar as influências das
      estruturas coloniais presentes no ambiente educacional e sua valorização da língua de sinais e
      reconhecimento da cultura e identidade surda; (iii) Desenvolver uma análise dos relatos
      (auto)etnográficos do pesquisador surdo que estabelecem vínculos entre vivências surdas e o
      contexto educacional juntamente com os fundamentos decoloniais; (iv) Identificar estratégias e
      métodos educacionais que apoiem uma educação bilíngue e inclusiva, descolonizadora ao
      reconhecer e respeitar os conhecimentos e pontos de vista das comunidades surdas; e, (v)
      Refletir e apresentar ideias teóricas que possam apoiar a melhoria do ensino universitário e
      assegurar a efetiva participação de pessoas surdas no ambiente acadêmico. A metodologia de
      pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e interpretativista, ao considerar as
      intersubjetividades do pesquisador, autor desta tese, e as visões dos autores(as) pesquisados(as)
      concernentes à dois temas investigados, quais sejam: decolonialidade e (auto)etnografia. Como
      procedimento metodológico, utilizou-se a autoetnografia como método principal para gerar
      dados. a partir da concepção de que esta abordagem serve como ferramenta que pode
      desconstruir estereótipos e ampliar a visibilidade do professor surdo e das comunidades surdas,
      no contexto da decolonialidade. Os resultados indicam que a trajetória de um cidadão surdo é
      permeada por desafios e pela luta contra estereótipos, revelando uma narrativa de resistência
      que empodera e questiona a visão dominante ouvinte. A pesquisa evidencia a necessidade de
      mais estudos nessa direção, mostrando-se essencial para a transformação das práticas
      educativas, a interação com as inclusivas no ensino superior e as comunidades surdas
      brasileiras.
      PELOS CAMINHOS DA TOPONÍMIA DO NORDESTE PARAENSE: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICO-CULTURAL
      Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
      Tipo Tese
      Data 08/09/2025
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Aparecida Negri Isquerdo
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Livia Regina Fernandes Souza
        Banca
        • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
        • Aparecida Negri Isquerdo
        • Carmen Lucia Reis Rodrigues
        • Elizabete Aparecida Marques
        • Marcelo Rocha Barros Goncalves
        • Marilze Tavares
        • Renato Rodrigues Pereira
        Resumo
        Um Brasil do pretérito imperfeito: perspectiva outra a partir de Silviano Santiago
        Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
        Tipo Tese
        Data 29/08/2025
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Pedro Henrique Alves de Medeiros
          Banca
          • Carlos Igor de Oliveira Jitusumori
          • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
          • Fabio Pereira do Vale Machado
          • Leoné Astride Barzotto
          • Marcio Antonio de Souza Maciel
          • Marta Francisco de Oliveira
          • Tiago Osiro Linhar
          Resumo Esta tese de doutoramento tem por objetivo conceituar uma perspectiva outra de Brasil denominada de “Brasil do pretérito imperfeito” partindo do texto “Nó, nós” (2020) do escritor e intelectual mineiro Silviano Santiago, além de outros textos selecionados do referido autor, a partir de uma teorização crítica biográfica fronteiriça de base descolonial. Para tanto, o presente trabalho, de metodologia eminentemente bibliográfica, apresenta uma estruturação dividida em três capítulos eleitos à luz dos seguintes recortes históricos e temáticos debruçados sobre o Brasil desde a atualidade política do século XXI, percorrendo a modernidade no XX até sua invasão pelos portugueses no XV: I. Bolsonarismo (2018-2023), II. Modernismo (1922-2022) e III. Formação (1500-1959). A divisão tripartida supracitada se justifica mediante à necessidade de re-pensarmos possibilidades outras mediante às razões, práxis e paradigmas modernos/coloniais naturalizados por aqui como se fossem as únicas vias de existência e de pensamento possíveis, sobretudo, no que se refere às particularidades das nossas próprias questões, sejam as de cunho político, artístico-literário ou mesmo no cerne dos nossos processos formativos. Ademais, o eixo central desta tese se respalda na hipótese de que Silviano Santiago vem há décadas, de modo consciente ou não, formulando uma ideia outra de Brasil nos seus escritos, sendo essa, para minha teorização descolonial, a premissa de um Brasil do pretérito imperfeito. Isto é, um país que já existia antes da suposta descoberta pelos europeus, que foi invadido, violentado, sequestrado e que dessas diferenças coloniais até hoje, no século XXI, não conseguimos nos desprender a contento a fim de minar os eixos abissais de desigualdades, preconceitos e hegemonias que nos cooptam cotidianamente. Para isso, no primeiro capítulo, “BRASIL DO PRETÉRITO IMPERFEITO (2018-2023): para Bolsonaro a Bíblia pesa mais que a Constituição”, utilizo-me dos conceitos de matriz colonial de poder, corpo e geo-políticas e ética política descolonial. No segundo capítulo, “BRASIL DO PRETÉRITO IMPERFEITO (1922-2022): modernismo aberto para des-balanço”, valho-me das opções descoloniais, da desobediência epistêmica, do desprendimento e da provincialização da Europa. Por fim, no terceiro capítulo, “BRASIL DO PRETÉRITO IMPERFEITO (1500-1959): fisiologia da des-formação”, respaldo-me no paradigma outro, no pensamento próprio e na des-formação. Portanto, através da conjunção entre os três capítulos mencionados, da presença constante de Silviano e dos estudos descoloniais, busco problematizar como o Brasil, até hoje, não deu conta de resolver muitas das suas questões permeadas de fora a fora pelas diferenças coloniais estando, por muitas vezes, reproduzindo-as à última potência nos mais variados âmbitos da vida e do saber no país.
          Escrevo com o corpo: inter-corporeidade em A hora da estrela, de Clarice Lispector
          Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
          Tipo Tese
          Data 27/08/2025
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Marina Maura de Oliveira Noronha
            Banca
            • Carlos Igor de Oliveira Jitusumori
            • Carlos Vinicius da Silva Figueiredo
            • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
            • Fabio Pereira do Vale Machado
            • Lucilene Machado Garcia Arf
            • Luiz Lopes
            • Marta Francisco de Oliveira
            Resumo Esta tese propõe uma discussão teórico-crítica a partir da presença conceitual de
            intercorporeidade (PESSANHA, 2018) na construção de todo o trabalho, e por escopo
            desencadeador da discussão o livro A hora da estrela (1977), da intelectual Clarice
            Lispector. Para tanto, utilizarei-me de uma metodologia outra assentada na crítica
            biográfica fronteiriça (NOLASCO, 2015) que, a seu modo, tem por base de toda sua
            teorização a presença do “bios” e do “lócus”, e, por relevância geoistóricoepistemológica, o fato que tal reflexão é pensada a partir do lócus aqui denominado
            de fronteira-sul. Para tanto, as articulações sob o prisma da descolonialidade me
            direcionam a um recorte teórico outro, ao observarmos que Clarice põe em prática um
            “Escrever com o corpo” que abre espaço para o que busco conceituar de gramática
            do corpo para esta tese, como ponto conclusivo parte da hipótese de que a autora em
            seus projetos, e em especifico em A hora da estrela, re-escre(vi)ve corpográfias
            (MIGNOLO) de si e também do outro. Portanto o “Escrevo com o corpo” de Clarice
            me possibilita entender o que estou chamando de gramática do corpo e ao me valer
            do “Prologómeno a uma gramática de la descolonialidad” (MIGNOLO, 2010) bem
            como de outros teóricos, entre os quais alguns partem da fortuna crítica da escritora,
            tratam ou aludem à discussão por mim proposta. Ademais, o trabalho em questão se
            apresenta – dividido em três capítulos, como segue: no primeiro capítulo, “INTERCORPOREIDADE POLÍTICA EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE
            LISPECTOR: por uma crítica biográfica fronteiriça”, abordarei discussões que passam
            pelo bios e lócus, justificadas pelas passagens do escritor-autor-personagem criador
            de Macabéa, além da reflexão que também está envolta ao pensar a realidade
            brasileira atravessada pelo social e pela política, tendo como contraponto uma
            desobediência e um desprendimento, a partir dos livros fundamentais de Recusa do
            não-lugar (2018), de Juliano Pessanha, Desobediencia epistémica (2010) de Walter
            Mignolo, ¿Podemos pensar los no-europeos?(2018), de Facundo Giuliano, entre
            outros. No segundo capítulo, “A HORA DA ESTRELA: re-escrevendo o pensamento
            fronteiriço”, a discussão centra-se nos conceitos basilares como o de pensamento
            próprio de Kusch, e que pode ser compreendido com o presente pensamento
            fronteiriço e o conceito de re-escrever, levado a cabo pela descolonialidade. Tal
            conceito de re-escrever se encena teoricamente na contracorrente do “descrever”
            encontrado no livro em reflexão. Já no terceiro e último capítulo, “POR UMA
            GRAMÁTICA DO CORPO EM A HORA DA ESTRELA”, dando continuidade com o
            conceito de “intercorporeidade” a partir da inscrição e presença do corpo da
            protagonista da narrativa Macabéa, será de fundamental importância arrolar uma
            discussão teórica acerca da gramática do corpo, tendo como conceitos chaves o
            conceito de gramática da descolonialidade (MIGNOLO, 2010) e os conceitos de
            geopolítica e o de corpo-política, ambos de Walter Mignolo, entre outros.
            Considerando que toda a discussão conceitual proposta vem assentada no
            pensamento descolonial e fronteiriço, serão fundamentais os autores: Walter Mignolo,
            Juliano Garcia Pessanha, Gloria Anzaldúa, Facundo Giuliano, Edgar Cézar Nolasco,
            entre outros. Assim, espero que embasada pelo que tais autores propõem, eu possa
            contornar a teorização que grassa em torno de uma prática outra a partir de A hora da
            estrela que resulta no “Escrevo com o corpo” encontrado no título desta tese
            configurando-se na gramática do corpo aqui proposto.
            O corpo (geo)político boliviano: práticas de teorizações fronteiriças descoloniais
            Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
            Tipo Tese
            Data 22/08/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Marta Francisco de Oliveira
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Julia Evelyn Muniz Barreto Guzman
              Banca
              • Damaris Pereira Santana Lima
              • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
              • Lilibeth Janneth Zambrano Contreras
              • Marcio Antonio de Souza Maciel
              • Marcos Antônio Bessa Oliveira
              • Marta Francisco de Oliveira
              • Pablo Mamani Ramirez
              Resumo Esta tese tem como objetivo refletir acerca das configurações dos
              corpos (geo)políticos bolivianos, entendidos como corpos situados em um lócus
              específico — a Bolívia — e atravessados por diferentes epistemologias,
              resistências e formas de existir e pensar. Para tanto, intenta, sob o viés da
              crítica biográfica (SOUZA, 2002), da crítica biográfica fronteiriça (NOLASCO,
              2013) e das teorizações descoloniais (MIGNOLO, 2003), construir uma reflexão
              sobre como esses corpos (geo)políticos bolivianos vêm, desde o período
              colonial, resistindo e praticando aquilo que hoje conceituamos como
              descolonialidade. Para tal reflexão, recorre a Silvia Rivera Cusicanqui, Fausto
              Reinaga, Juan José Bautista, Rafael Bautista Segales, Pablo Mamani Ramírez,
              Walter Mignolo, Edgar Cézar Nolasco, Marcos Antônio Bessa-Oliveira, dentre
              outros autores. A tese é organizada em quatro capítulos. No primeiro, intitulado
              ―Pensar é o mesmo que sentir e viver: a re-volta do ser donde yo pienso‖, é
              traçada uma malha histórica da formação da Bolívia, articulando os processos
              coloniais e suas permanências na constituição dos corpos (geo)políticos
              bolivianos. No segundo capítulo, ―Interculturalidade como projeto pluriversal
              desde abajo‖, são discutidas as colonialidades do ser, do saber e do poder,
              bem como suas rupturas a partir dos ideais do Estado Plurinacional e da
              Interculturalidade, considerando os projetos descoloniais e a atuação dos
              movimentos sociais que reconfiguram a cena política do país. O terceiro
              capítulo, ―Práticas de teorizações descoloniais: os corpos pluriversais
              bolivianos‖, dedica-se às práticas cotidianas que, embora por vezes
              tensionadas pelas estruturas modernas, não deixam de produzir sentidos
              outros, vinculados a modos próprios de existência e pensamento, o que dá
              corpo e concretude à hipótese em desenvolvimento. Por fim, o quarto capítulo,
              ―Voltar ao passado e caminhar no presente: haverá um futuro?‖, reflete sobre
              os acontecimentos mais recentes, entre 2024 e 2025, problematizando as
              formas de governo possíveis e os tensionamentos entre o Estado-nação e os
              projetos de autogoverno indígena em curso no país, encerrando a
              argumentação no intuito de comprovar a tese levantada.
              EU, TU E O NOSSO AMBIENTE: O CUIDADO TRIDIMENSIONAL EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICO-AMBIENTAL CRÍTICA
              Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
              Tipo Tese
              Data 11/07/2025
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • Fabiana Pocas Biondo
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Luciene da Silva Santos Bomfim
                Banca
                • Ana Karla Pereira de Miranda
                • Elaine de Moraes Santos
                • Fabiana Pocas Biondo
                • Maria Conceicao Alves de Lima
                • Patricia Graciela da Rocha
                • Ruberval Franco Maciel
                Resumo Desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, este trabalho foi realizado no contexto
                do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em uma instituição federal de
                Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na região Centro-Oeste do Brasil, e
                envolveu 45 adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados nos 1º e 2º anos do Curso
                Técnico Integrado em Informática, além de 05 professores e 02 profissionais da saúde
                (psicóloga e enfermeira). A investigação teve por objetivo analisar o processo de (des)
                (re) construção de repertórios acerca do cuidado tridimensional (eu, outro e meio
                ambiente), durante a pandemia da Covid-19, a partir de um projeto de ensino
                colaborativo e transdisciplinar, que teve duração de oito meses e foi desenvolvido de
                forma remota. Ancorada nos pressupostos da Educação Linguístico-Ambiental e nos
                Letramentos Críticos, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativointerpretativista, fundamentando-se em autores como Paulo Freire, Monte Mór, Moita
                Lopes, Leonardo Boff, Edgar Morin, Félix Guattari, Crystiane Ribeiro, dentre outros.
                Os dados, gerados por meio de atividades multimodais (histórias em quadrinhos,
                mapas, depoimentos, vídeos, fotografias), foram analisados à luz dos quatro
                processos de conhecimento propostos por Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020) —
                experienciar (o conhecido e o novo); conceitualizar (por nomeação e com teoria);
                analisar (funcionalmente e criticamente); e aplicar (apropriadamente e criativamente)
                — sendo organizados segundo três categorias analíticas: cuidado de si, do outro e do
                meio ambiente. Os resultados apontam movimentos de (des) (re) construção de
                repertórios e de desenvolvimento de pensamento crítico, especialmente nas ações
                voltadas ao cuidado com o ambiente. Contudo, a análise também evidenciou
                contradições, com a presença de discursos de responsabilização individual e
                autovigilância, revelando a força da subjetivação neoliberal nas percepções dos
                participantes, principalmente na dimensão do “eu”. Concluímos que propostas
                educativas ancoradas no cuidado tridimensional, na colaboração e na
                transdisciplinaridade têm potencial para contribuir na formação de sujeitos mais
                éticos, críticos e socialmente engajados, ainda que tal processo seja não linear e
                atravessado por tensões ideológicas. Esta pesquisa oferece subsídios teóricos e
                metodológicos para o campo da Educação Linguístico-Ambiental Crítica, ampliando
                as discussões sobre os desafios e as possibilidades de formação emancipatória em
                tempos de crise socioambiental.
                AS INTERAÇÕES EM PRÁTICAS DE REVISÃO E DE REESCRITA TEXTUAIS REALIZADAS POR MEIO DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
                Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                Tipo Tese
                Data 27/06/2025
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Vinicius da Silva Zacarias
                  Banca
                  • Ana Karla Pereira de Miranda
                  • Ana Luzia Videira Parisotto
                  • Cláudia Valéria Doná Hila
                  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                  • Elaine de Moraes Santos
                  • Fabiana Pocas Biondo
                  • Rosângela Hammes Rodrigues
                  Resumo Esta tese trata da interação entre os estudantes e da deles com o professor nas práticas de revisão e de reescrita de textos dissertativo-argumentativos do Enem, realizadas por meio de metodologias ativas. O trabalho resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativista, filiada à Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1994, 2006) e desenvolvida metodologicamente a partir de princípios da concepção de pesquisa-ação (Thiollent, 2011). A tese defendida é a de que a participação dos estudantes em atividades de revisão e de reescrita, em grupos, organizadas a partir de uma metodologia ativa ligada à educação híbrida, o modelo de rotação por estações, em conjunto com as ações realizadas pelo docente ao longo da atividade educativa, contribui para o desenvolvimento da autonomia desses discentes enquanto revisores de seus próprios textos. Assim, o objetivo geral do estudo é compreender como as interações dos estudantes de ensino médio integrado, entre si e com o docente, durante a participação em atividades de revisão e reescrita coletivas pautadas pelo modelo de rotação por estações pode desenvolver a autonomia desses aprendizes como revisores de suas próprias produções textuais. Os objetivos específicos são: i) analisar a contribuição dos andaimes presentes nas interações entre os estudantes e nas deles com o docente, durante as atividades de revisão e reescrita realizadas coletivamente, para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de textos; e ii) analisar quais aspectos das discussões em grupo aparecem refletidos na produção textual dos estudantes quando eles precisam revisar e reescrever seus próprios textos sem o auxílio de um leitor externo. As principais bases teóricas em que se apoia o trabalho são: o entendimento enunciativo-discursivo da linguagem (Bakhtin, 2015, 2016; Volóchinov, 2017, 2019); a compreensão da escrita como trabalho (Fiad; Mayrink-Sabinson, 1994 [1991]); os estudos de Vigotski (2001, 2007) sobre interação, colaboração e internalização, bem como os de Van de Pol, Volman e Beishuizen (2010) acerca da andaimagem. Os dados foram gerados a partir de um projeto de ensino sobre a redação do Enem, conduzido pelo autor deste trabalho, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – câmpus Coxim, em 2023, por meio de gravações das interações em áudio, questionários, entrevistas, materiais escritos pelos discentes e pelo pesquisador, bem como anotações de campo. A contribuição do estudo está no fato de que ele permite ampliar a compreensão, o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho com revisão e reescrita textuais coletivas e colaborativas por meio de metodologias ativas, consistindo em um aporte para a formação de professores. Os resultados indicam que tanto as interações estabelecidas entre os estudantes quanto as deles com o educador contribuíram para o desenvolvimento dos educandos enquanto revisores de seus próprios textos. Isso se deu pelo fato de que os participantes internalizaram progressivamente saberes e práticas importantes para revisar e reescrever, partindo de situações em que recebiam mais colaboração externa para outras em que esse suporte diminuía. Ademais, a investigação evidencia a atuação do professor como fator essencial para o desenvolvimento da autonomia dos discentes na revisão e na reescrita de seus textos.
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                  BILINGUISMO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: Percepções de Alunos, Egressos e Docentes no Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFGD
                  Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                  Tipo Tese
                  Data 26/05/2025
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Patricia Graciela da Rocha
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Maiara Cano Romero Pereira
                    Banca
                    • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                    • Ana Karla Pereira de Miranda
                    • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                    • Joao Tobias Lima Sales
                    • Mauricio Loubet
                    • Patricia Graciela da Rocha
                    • Rodrigo Acosta Pereira
                    Resumo RESUMO
                    Nas últimas décadas, as políticas de inclusão no ensino superior brasileiro têm buscado garantir o acesso e a permanência de estudantes surdos por meio da oferta de cursos específicos, como a Licenciatura em Letras Libras. Nesse contexto, os cursos na modalidade
                    a distância assumem papel importante, especialmente em regiões afastadas dos grandes
                    centros. No entanto, apesar dos avanços, ainda são escassos os estudos que investigam de
                    forma aprofundada os desafios e as potencialidades desses cursos na formação bilíngue de professores surdos e ouvintes. A partir dessas observações iniciais, desenvolvemos esta pesquisa com o propósito de analisar o Curso de Licenciatura em Letras Libras, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), oferecido na modalidade a distância, com especial atenção aos processos de ensino e aprendizagem, à formação docente e às
                    condições de acessibilidade linguística oferecidas aos estudantes. Nosso objetivo geral foi analisar as percepções de docentes, alunos e egressos do curso de Letras Libras da UFGD sobre os desafios e as potencialidades da formação bilíngue, com foco nas questões de bilinguismo e inclusão, nas dificuldades no ensino e na aprendizagem, nas metodologias e nos recursos de ensino, bem como nos desafios do Ensino a Distância (EaD). Com base nesse objetivo, os objetivos específicos foram: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso, levantar as lacunas percebidas pelos sujeitos da pesquisa e apontar estratégias que possam contribuir para uma formação mais efetiva e inclusiva, considerando as especificidades linguísticas e educacionais dos estudantes. Fundamentamos esta pesquisa na perspectiva da Linguística Aplicada, compreendida como um campo transdisciplinar e socialmente comprometido, que busca refletir e intervir sobre problemas reais relacionados à linguagem em contextos diversos, entre eles a educação de surdos e a formação docente. Assim, dialogamos com estudos sobre a educação bilíngue de surdos com foco na formação de professores e nos desafios da acessibilidade linguística no ensino superior, articulando-nos ainda às discussões sobre educação a distância e o uso de tecnologias inclusivas. Nosso referencial teórico contempla autores que abordam a formação de professores surdos e ouvintes para o ensino bilíngue, como Quadros (2017), Fernandes (2019), Skliar (2006), Stumpf (2013) e Borges (2012), as políticas de inclusão e acessibilidade comunicacional, e nos apoiamos na Análise de Conteúdo como método qualitativo para a interpretação dos dados gerados. Como resultado, por um lado, destacamos que as análises apontaram que docentes, alunos e egressos percebem lacunas significativas na formação em Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2), especialmente entre alunos surdos, que ingressam no ensino superior com carência de uma base linguística na L2 desde a educação básica. Nesse sentido, as dificuldades no domínio da escrita em Língua Portuguesa geram sentimentos de insegurança e dependência, o que compromete a autonomia desses estudantes. Dessa maneira, a reestruturação curricular do curso, ao reduzir a carga horária de disciplinas
                    voltadas à L2, não contribui para a superação desses desafios. Por outro lado, o uso de recursos tecnológicos e estratégias visuais emergiu como importante potencialidade, a ser melhor explorada, apontando caminhos para o fortalecimento da proposta bilíngue.
                    Concluímos, com esta pesquisa, que a efetivação de uma formação verdadeiramente inclusiva exige ações concretas de reestruturação curricular, investimento na formação de professores e intérpretes, além do aprimoramento dos materiais didáticos acessíveis a diferentes perfis de estudantes.
                    Palavras-chave: Letras Libras. Formação docente. Acessibilidade linguística. Bilinguismo.
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                    MEMÓRIA, TRAUMA E VIOLÊNCIA NAS OBRAS DE RUBEM FONSECA: UMA ANÁLISE DO AUTORITARISMO E SUAS HERANÇAS NA LITERATURA BRASILEIRA
                    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                    Tipo Tese
                    Data 23/05/2025
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Andre Rezende Benatti
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Hans Stander Loureiro Lopes
                      Banca
                      • Andre Rezende Benatti
                      • Geraldo Vicente Martins
                      • Livia Santos de Souza
                      • Ramiro Giroldo
                      • Raquel da Silva Ortega
                      • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                      Resumo A presente tese propõe uma análise crítica da obra de Rubem Fonseca sob a perspectiva da
                      memória, do trauma e da violência, refletindo sobre os efeitos do autoritarismo e de suas
                      heranças na sociedade e na literatura brasileira. A pesquisa tem como objetivo investigar de
                      que maneira a narrativa de Fonseca articula elementos históricos da repressão e da
                      desigualdade social, especialmente durante e após o regime militar, revelando uma literatura
                      atravessada por marcas da violência institucional e estrutural. A hipótese central sustenta que
                      a ficção de Fonseca não apenas retrata a brutalidade e a marginalização social, mas também
                      funciona como testemunho e denúncia dos mecanismos de poder que perpetuam o
                      autoritarismo no Brasil. A análise literária está amparada em um conjunto de autores que
                      contribuem para a compreensão da memória histórica e da violência, como Michel Foucault,
                      Beatriz Sarlo, Sidnei Chalhoub, Lilia Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes. Os contos de
                      Rubem Fonseca são examinados à luz de episódios históricos de repressão, tortura,
                      desigualdade racial e social, com destaque para os relatos do projeto Brasil: Nunca Mais
                      (Arns, 2011) e para as confissões de Cláudio Guerra, em Memórias de uma guerra suja
                      (Guerra, 2012). A metodologia envolve análise textual e revisão bibliográfica, priorizando a
                      relação entre literatura e memória coletiva. Conclui-se que a obra fonsequiana configura uma
                      poética da denúncia, em que os traumas sociais da ditadura militar e suas reverberações são
                      mobilizados como matéria literária, produzindo uma crítica contundente ao pacto autoritário
                      brasileiro. A literatura, nesse sentido, emerge como espaço de resistência, de enfrentamento
                      ao silenciamento e de resgate da dignidade das vítimas esquecidas pela história oficial.
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                      Marcas das dimensões constitutivas do jornalismo nas adaptações dos livros-reportagem Olga (1985) e Corações Sujos (2000) para a linguagem audiovisual
                      Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Tese
                      Data 31/03/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Marcos Paulo da Silva
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Debora Alves Pereira Cabrita
                        Banca
                        • Cintia Xavier
                        • Felipe Simão Pontes
                        • Geraldo Vicente Martins
                        • Marcia Gomes Marques
                        • Marcos Paulo da Silva
                        • Ramiro Giroldo
                        • Rogério Pereira Borges
                        Resumo Esta pesquisa apresenta como objetivo central identificar as principais marcas simbólicas das dimensões estético-expressiva, pragmática e ético-deontológica do jornalismo que se esvaem e/ou que eventualmente (e paradoxalmente) são sublinhadas no processo de transposição de narrativas jornalísticas complexas – em especial, os livros-reportagem – para adaptações audiovisuais de ficção, utilizando-se como recorte empírico a transposição (Hutcheon, 2011) dos livros Olga e Corações Sujos, do jornalista Fernando Morais (1985, 2000), para os longa-metragens homônimos dirigidos respectivamente pelos cineastas Jayme Monjardim (2004) e Vicente Amorim (2011). Volta-se, portanto, aos processos de construção de "efeito de real" (Charaudeau, 2006) envolvidos nas negociações simbólicas edificadas nas fronteiras entre a não-ficção e a ficção. Utiliza-se o conceito de livro-reportagem como extensão do jornalismo convencional que diferencia-se das demais publicações jornalísticas por três condições essenciais: conteúdo, tratamento e função (Lima, 1995). O livro-reportagem não apresenta a periodicidade e o imediatismo do jornal diário, mas costuma refletir a inquietude do profissional jornalista que tem a possibilidade de aprofundar temas da contemporaneidade, além de atingir uma audiência heterogênea e dispersa geograficamente. O trabalho inscreve-se no âmbito de discussões amplas, devotadas à busca pela especificidade do jornalismo em situações fronteiriças, nas quais a atividade social e a prática profissional dialogam com outras práticas culturais e sociais – tais como o cinema e a literatura. A análise evidencia como as escolhas estéticas e narrativas dos diretores influenciaram a representação dos eventos históricos, ora enfatizando, ora diluindo elementos simbólicos do jornalismo. Olga (2004), por exemplo, privilegia uma abordagem emocional e melodramática, impactando o modo como a militância política da personagem é retratada, enquanto Corações Sujos (2011) constrói uma narrativa mais próxima da verossimilhança histórica, refletindo preocupações com autenticidade cultural e documental. Assim, esta pesquisa reforça a importância do cinema como agente de reinterpretação da memória histórica e destaca os impactos da transposição narrativa na construção simbólica dos fatos.

                        Palavras-chaves: deontologia jornalística; linguagem audiovisual; livro-reportagem; adaptação; transposição.
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                        Entre nomes e territórios: a toponímia dos acidentes humanos rurais da Região Geográfica Intermediária de Dourados/MS
                        Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                        Tipo Tese
                        Data 28/03/2025
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • Aparecida Negri Isquerdo
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Silmara Cristina Batista da Silva de Souza
                          Banca
                          • Ana Claudia Castiglioni
                          • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
                          • Aparecida Negri Isquerdo
                          • Bruno Oliveira Maroneze
                          • Elizabete Aparecida Marques
                          • Maria Célia Dias de Castro
                          • Marilze Tavares
                          Resumo A Toponímia, ramo da Onomástica que estuda os topônimos, tem como objeto de estudo os nomes próprios de lugares, considerando motivações linguísticas e extralinguísticas. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a nomeação dos lugares pode registrar tantos fatos do “espírito humano” (Dick, 1992), quanto elementos característicos do “ambiente físico ou social” (Sapir, 1969), em que o denominador está inserido. Esta Tese tem como objeto de pesquisa a toponímia de acidentes humanos rurais (fazendas, sítios, chácaras, estâncias, assentamentos) da Região Geográfica Intermediária de Dourados/MS. (IBGE, 2017). O corpus da pesquisa é constituído por 2.874 topônimos extraídos dos mapas oficiais do IBGE (2019), com escala 1:100.000, pertencentes aos 34 municípios que compõem a área investigada. A pesquisa tem como objetivo geral analisar os topônimos que nomeiam os acidentes humanos rurais da região selecionada, considerando a motivação, a estrutura morfológica e a língua de origem do termo específico do sintagma toponímico. Para tanto, a pesquisa busca resposta para duas hipóteses: i) a situação de fronteira com o Paraguai, país que tem o espanhol e o guarani como línguas oficiais, além de abrigar significativa presença de povos indígenas contribuem para a configuração da toponímia regional; ii) a toponímia em regiões de fronteira reflete as origens culturais e linguísticas dos grupos migratórios que participaram do processo de colonização, evidenciando a dinâmica sociocultural desses movimentos. A pesquisa foi orientada, fundamentalmente, pelas contribuições teórico-metodológicas de Dauzat (1926), Leite de Vasconcellos (1928), Stewart (1954), Backheuser (1949-1950), Sapir (1969), Dick (1990; 1992; 1998; 1999, 2004, 2010), Ananias (2018) e Isquerdo e Dargel (2020). Além disso, os dados foram cotejados com resultados obtidos por Dick (1990; 1992), Tavares (2004), Cazarotto (2019), Ananias (2018) e Oliveira (2023), como busca de respostas para a segunda hipótese estabelecida para a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam maior frequência de topônimos de natureza antropocultural com 66,25% de registros, classificados segundo as seguintes taxes toponímicas (Dick, 1992): hagiotopônimos (24,74%), sendo mais frequentes São José, Santo Antônio, São João, Santa Maria; animotopônimos eufóricos (11,55%) como Boa Vista, Esperança e Paraíso e antropotopônimos (9.64%), destacando-se apelidos de família como Garcia, Martins e Silva. Em contrapartida, os topônimos de natureza física alcançaram 31,45%, com maior índice de frequência os fitotopônimos (9,53%), como Capão, Palmeira e Floresta; os hidrotopônimos com 5,78%, sendo os mais frequentes Água, Lagoa e Cabeceira e os zootopônimos com 5,05% como Sucuri e Vacaria. Topônimos não classificados: 2,30%. Em termos de estrutura, predominam os topônimos compostos (54,98%) seguidos dos com estruturas simples (40,98%), além de 4,04% não classificados, em sua maioria de base indígena. Foram identificados também topônimos formados por unidades complexas do léxico como em Vai-quem-quer, Passa frio e Olho d’água. Além disso, a toponímia estudada referenda a presença da herança lusitana na nomeação de lugares, bem como influências da realidade regional e de movimentos migratórios, o que confirma a presença de hibridização linguístico-cultural na toponímia regional. Nesse sentido, foram identificados na toponímia estudada traços de influência de grupos migratórios oriundos de diversas partes do território brasileiro, como em fazenda Fé do Sul e Arroio Corá que remetem, respectivamente, a elementos linguísticos característicos das regiões do sul do país e área de fronteira com o Paraguai; topônimos como Barretos, Aparecida do Norte, Copacabana que evidenciam homenagens a localidades do Sudeste do Brasil. Outro aspecto observado foi a influência histórico-social das regiões fronteiriças na toponímia, em topônimos como Rincão, Cerrito e Padilha-Cuê que atestam a presença das línguas oficiais do Paraguai na toponímia examinada. Nas cinco regiões imediatas que compõem a região selecionada ficou evidente a forte influência de acontecimentos históricos, como a Guerra do Paraguai, cuja memória se cristalizou em nomes como Cadete-Cuê e Marquês-Cuê, Tereré. Além dos aspectos apontados a toponímia remete ainda a processos de colonização ocorridos na região como o desencadeado pelo projeto de colonização “Marcha para o Oeste”, na região sul do estado, incluindo faixas de fronteira. As hipóteses estabelecidas para esta tese foram confirmadas. A primeira que sugeria que a situação de fronteira com o Paraguai e a presença significativa de povos indígenas contribuem para a configuração da toponímia regional, foi confirmada pela relevante incidência de topônimos indígenas associados a línguas que figuram como oficiais em diversos países. A segunda hipótese confirmada previa que a escolha de topônimos em regiões de fronteira reflete as origens culturais e linguísticas dos grupos migratórios que participaram do processo de colonização, hipótese também corroborada pela pesquisa.
                          Palavras-Chave: Onomástica; Toponímia; Acidentes humanos rurais; Região Intermediária de Dourados/MS; História.
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                          O Discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o indígena: a relutância de um arquivo colonial
                          Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                          Tipo Tese
                          Data 28/03/2025
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Vania Maria Lescano Guerra
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Diego Almeida Oliveira
                            Banca
                            • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
                            • Marcos Antônio Bessa Oliveira
                            • Marcos Aurélio Barbai
                            • Silvane Aparecida de Freitas
                            • Vania Maria Lescano Guerra
                            • Wagner Corsino Enedino
                            • Willian Diego de Almeida
                            Resumo Um olhar atento para os discursos que têm circulado em nossa sociedade, a respeito do indígena,
                            possibilita compreender que, desde os tempos do “descobrimento”, as diversas comunidades indígenas
                            brasileiras são postas em um local de exclusão, à margem da sociedade. Nessa esteira, os enunciados
                            (re)produzidos nos dias atuais encontram raízes nas discursividades do passado, em um arquivo
                            colonial ainda muito presente na sociedade contemporânea. Partindo dessa conjectura, tem-se por
                            objetivo identificar, mediante recortes discursivos, ou seja, nos discursos de Jair Bolsonaro, as relações
                            de poder/saber, formações discursivas e interdiscursos que direcionam para o processo de
                            exclusão/marginalização do indígena, bem como para suas condições de existência/resistência,
                            problematizando essas discursividades e desviando a trajetória do pensamento para uma perspectiva
                            horizontal, heterogênea e que considera a contribuição da diversidade de saberes nas relações sociais.
                            Parte-se da hipótese de que os discursos bolsonaristas produzem reflexões sobre a condição de
                            marginalização das comunidades indígenas brasileiras, de que seus pronunciamentos
                            produzem(iram) resultados que vão além de convicções pessoais: são discursos que refletem o
                            posicionamento de uma sociedade como um todo, que ainda não aprendeu a dar o merecido
                            respeito ao indígena do nosso país. De forma transdisciplinar, a tese ancora-se nas teorias: da
                            Análise do Discurso (AD) de origem francesa, no escopo de formar um outro lugar de conhecimento,
                            onde a linguagem pode ser referida essencialmente à sua exterioridade, para a compreensão do seu
                            funcionamento enquanto processo significativo; do método arqueogenealógico de Foucault (1990,
                            1996, 2000a, 2000b, 2006, 2007, 2008a, 2008b), que embora tenha sido um historiador e filósofo, foi
                            adotado pela AD para discutir questões como o saber, o poder e a vontade de verdade, trazendo
                            conceitos caros à proposta de análise a ser empreendida nesta tese, como os de formação discursiva e
                            memória discursiva; da obra derridiana (1994, 2001a, 2001b) que, seguindo a mesma linha de
                            “adoção” pela AD, citada anteriormente, contribui com noções importantes como a de memória e
                            arquivo; e, dos estudos decoloniais, como perspectiva diferenciada das teorias eurocêntricas de outros
                            autores, que colaboram, portanto, de modo significativo, na desconstrução de um pensamento
                            unilateral e colonizatório. De maneira metodológica, a tese divide-se em três partes. Na primeira parte,
                            apresento as condições de produção dos dizeres de Jair Bolsonaro, no objetivo de elucidar em que
                            circunstâncias esses discursos foram produzidos, trazendo à tona a trajetória do deputado federal que
                            chegou à Presidência da República, nas eleições de 2018, sem participar da grande maioria dos debates
                            políticos organizados naquele pleito eleitoral. A segunda parte detalha os pressupostos teóricos e
                            metodológicos utilizados nesta pesquisa, apresentando os autores e suas concepções advindas da
                            Análise do Discurso (AD), do método arqueogenealógico, da teoria derridiana e mobilizando conceitos
                            dos estudos decoloniais. A terceira e última parte foi dividida em três “eixos” específicos, a fim de
                            estabelecer um exame mais “didático” dos recortes discursivos: representações de si do
                            sujeito/presidente; representação de terra do sujeito/presidente e representações que o
                            sujeito/presidente tem dos indígenas brasileiros. Nela, tem-se a problematização dos discursos
                            proferidos por Jair Bolsonaro, ao longo de mais de três décadas de carreira política, explorando
                            questões que, em especial, envolvem a terra, e a discriminação sofrida pelos indígenas, desde o
                            processo colonizatório até os dias atuais. Do gesto interpretativo analítico, resultados apontam para o
                            processo de exclusão/marginalização do indígena, bem como para suas condições de
                            existência/resistência, uma vez que, conforme a mobilidade do poder de Foucault (1990), o indígena
                            resiste, se organiza para lutar contra esses discursos e contra a opressão da sociedade capitalista.
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                            LÉXICO E RELIGIOSIDADE POPULAR E SUAS INTERFACES COM A CULTURA: DENOMINAÇÕES PARA “DIABO” E “FANTASMA” NO INTERIOR DE SÃO PAULO - DADOS DO PROJETO ALiB
                            Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                            Tipo Tese
                            Data 21/03/2025
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Aparecida Negri Isquerdo
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Adriana Pereira Santana
                              Banca
                              • Aparecida Negri Isquerdo
                              • Beatriz Aparecida Alencar
                              • Bruno Oliveira Maroneze
                              • Elizabete Aparecida Marques
                              • Geisa Borges da Costa
                              • Greize Alves da Silva
                              • Renato Rodrigues Pereira
                              Resumo O nível lexical de uma língua demonstra visões de cunho social, histórico e, sobretudo, cultural de uma sociedade, revelando formas como cada comunidade percebe o mundo. Assim, é por meio da inter-relação léxico, cultura e sociedade que os falantes elaboram e concretizam o conhecimento. Nesse sentido, esta Tese tem por objetivo mais amplo analisar um recorte do vocabulário utilizado pelos falantes paulistas no que tange a temas relacionados à área semântica Religião e Crenças, do Questionário Semântico-Lexical (QSL) do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), questão 147 – “Deus está no céu e no inferno está o_______” e questão 148 - “O que algumas pessoas dizem já ter visto, à noite, em cemitérios ou em casas, que se diz que é do outro mundo? ________” (Comitê Nacional..., 2001, p. 33), com ênfase na dimensão cultural do léxico. Para tanto, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: identificar e sistematizar as denominações fornecidas pelos informantes do Projeto ALiB para nomear as entidades “diabo” e “fantasma”; analisar a distribuição diatópica das denominações apuradas, por meio de cartas linguísticas; discutir a proposta de um possível “falar paulista” na área investigada, além de investigar inter-relações entre o acervo lexical que compôs o corpus da pesquisa e vestígios de uma cultura transmitida de geração para geração. Para tanto, adotaram-se contribuições da Lexicologia (Biderman, 1998; 2001a; 2002); da Dialetologia e Geolinguística (Amaral, 1976; Cardoso, 2010; Cardoso et al, 2014a; Cardoso et al, 2014b) e da Antropologia Linguística (Duranti, 2000). O percurso metodológico foi traçado a partir dos dados registrados por meio de inquéritos linguísticos realizados nas 37 localidades do interior do estado de São Paulo, que compõem a rede de pontos do Projeto ALiB. Para a questão 147/QSL, foram apurados 337 registros lexicais que, após analisados, validados e agrupados, resultaram em 14 denominações para o conceito em questão: diabo, capeta, satanás, demônio, lúcifer, coisa ruim, cão, chifrudo, inimigo, tentação, cramulhano, sujo, bicho e tinhoso. Já a questão 148/QSL gerou 225 registros lexicais com 17 denominações validadas: assombração, fantasma, alma penada, vulto, alma, espírito, alma de outro mundo, visão, alma perdida, sombra, visagem, coisa do outro mundo, alma abandonada, alma vagabunda, encosto, espírito ruim e capa preta. O repertório de dados catalogados, além de ter dado mostras da norma lexical do português falado no interior de São Paulo, indicou as seguintes tendências em se tratando do recorte lexical analisado: i) consolidação da norma lexical dos falantes do interior do estado de São Paulo que, por sua vez, indica para casos de representação social, no âmbito da cultura dos paulistas – diabo, capeta, satanás, assombração, fantasma; ii) sinalização para vestígios de uma cultura cristalizada na configuração social, bem como a indicação de que a geração mais jovem (18-30 anos) se apropriou de formas lexicais utilizadas pela geração mais idosa (50-65 anos) para nomear a entidade em questão – inimigo, capeta, coisa de outro mundo, sombra –, o que sinaliza para o fenômeno do conservadorismo lexical, assim como, para a existência de denominações “candidatas” a caírem em desuso no léxico dos falantes em causa – tinhoso, sujo, alma de outro mundo; iii) presença do fenômeno tabus linguísticos que traduzem julgamentos sociais dos falantes e evidenciam a força de fatores extralinguísticos e culturais na seleção vocabular dos falantes paulistas – coisa ruim, tentação, visão, sombra.
                              Os resultados da pesquisa mostram, pois, para a confirmação das hipóteses de que o repertório lexical veiculado no interior de São Paulo para denominar conceitos associados à área semântica selecionada resulta da interação entre léxico e cultura, transmitidos de geração para geração, do mesmo modo que as denominações para conceitos associados à área semântica Religião e Crenças são resultantes de práticas herdadas de diversas culturas, por meio da comunicação. Por fim, a análise possibilita depreender que o conjunto vocabular analisado expressa aspectos significativos para a compreensão da linguagem como prática cultural e ratifica a preeminência do léxico e a amalgamada relação entre aspectos linguísticos, históricos e culturais da área semântica em questão, expressos pelos paulistas entrevistados.


                              PALAVRAS-CHAVE: léxico; diabo; fantasma; Projeto ALiB; São Paulo.
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                              Reconfigurações da noticiabilidade na pós-convergência: manifestações residuais no jornal Correio do Estado (MS)
                              Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                              Tipo Tese
                              Data 17/03/2025
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Marcos Paulo da Silva
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Nathalia Lopes da Silva
                                Banca
                                • Laura Strelow Storch
                                • Marcia Gomes Marques
                                • Marcos Paulo da Silva
                                • Mario Luiz Fernandes
                                • Ramiro Giroldo
                                • Vivian de Carvalho Belochio
                                Resumo Esta pesquisa se propõe a problematizar possíveis alterações na lógica jornalística da noticiabilidade (Shoemaker, 2006; Shoemaker, Cohen, 2006; Silva, 2013) em um recorte geográfico regional peculiar – na redação jornalística do Correio do Estado, veículo localizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul – a partir de um contexto de transformações nas formas contemporâneas de sociabilidade e nos modos de produção, circulação e consumo de bens simbólicos que aportam numa cultura de “pós-convergência midiática” (Fagerjord, 2011, Nash, 2012, Ramírez, 2013). Para tanto, a pesquisa busca compreender e debater a hipotética dissolução da noção tradicional de regularidade temporal como característica central das rotinas produtivas (Martín-Barbero, 2003; Thompson, 1998) e da própria concepção de vida cotidiana (Heller, 2016; Souza Martins, 2003) como padrão cultural hegemônico da sociedade contemporânea (Berger e Luckmann, 1985; Giddens, 1991; Lipovetsky, 2005). Para que o objetivo central do estudo seja alcançado, reflete-se sobre como a desconstrução contemporânea da noção tradicional de vida cotidiana (Heller, 2016; Souza Martins, 2003) tenciona os conceitos de “convergência midiática” (Jenkins, 2001; 2008) e de “convergência jornalística” (Salaverría; Negredo, 2008, Barbosa, 2009) como construções culturais que abrem caminho para a lógica da “pós-convergência” (Fagerjord, 2010; Nash, 2012; Ramírez, 2020) e alteram a própria concepção de seleção noticiosa em um cenário regional – isto é, busca-se uma proposição para o conceito de pós-convergência jornalística e sua aderência residual na prática do jornalismo sul-mato-grossense. Em termos do itinerário do estudo, desenvolve-se uma discussão teórico-conceitual de caráter bibliográfico que embasa a etapa empírica da pesquisa, a qual é fundamentada no modelo metodológico proposto por Lopes (2003). Tal modelo prevê o desenvolvimento de quatro instâncias de pesquisa: a) epistemológica (vigilância epistêmica); b) teórica (definição de quadros de referência); c) metódica (proposição de quadros de análise); e d) técnica (construção da empiria e análise dos dados) (Lopes, 2003). Após a realização dos
                                procedimentos relacionados às três primeiras instâncias, a etapa relacionada à instância técnica envolveu três momentos: 1) observação direta na redação do veículo Correio do Estado e realização de entrevistas semiestruturadas com jornalistas do veículo, contemplando diferenças, como gênero, idade e nível hierárquico; 2) tratamento dos dados por meio da descrição e 3) interpretação dos dados, com base na discussão teórica-conceitual e na sistematização dos resultados. Como principais resultados destacam-se: a) a confirmação da ideia de que a noticiabilidade não se refere às características intrínsecas de um acontecimento, mas ao “julgamento pessoal” (Shoemaker, 2016), inscrito na construção de sentido coletivo da vida cotidiana, que determina se esse acontecimento tem potencial para se tornar notícia no espaço simbólico da redação, baseado nas dimensões do “desvio e da significância social” (Shoemaker, 2014); b) que os acontecimentos relacionados ao contexto local e regional sofrem menos influência de algoritmos e métricas digitais no processo de noticiabilidade; c) que as dimensões da noticiabilidade, como o desvio e significância social, envolvem aspectos que abarcam o contexto socioeconômico e cultural nas especificidades do Mato Grosso do Sul e de seus jogos de forças; d) que o processo de noticiabilidade no contexto Sul-mato-grossense também é moldado, sobremaneira, pelas suas particularidades culturais, econômicas e sociais; e) a identificação, ainda que de forma residual, das transformações em curso no processo de noticiabilidade em um contexto peculiar de pós-convergência jornalística.
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                                Escrevivência Fronteiriça: corpogeografias de vida
                                Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                Tipo Tese
                                Data 07/03/2025
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Viviani Cavalcante de Oliveira Leite
                                  Banca
                                  • Angela Maria Guida
                                  • Arnaldo Pinheiro Mont'Alvão Júnior
                                  • Carlos Igor de Oliveira Jitusumori
                                  • Carlos Vinicius da Silva Figueiredo
                                  • Edgar Cezar Nolasco dos Santos
                                  • Marta Francisco de Oliveira
                                  • Tiago Osiro Linhar
                                  Resumo Esta tese desenvolve uma teorização epistêmico-conceitual a partir do
                                  conceito de Escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, expandindo-o para uma
                                  perspectiva fronteiriça como prática epistêmica descolonial, articulando as dimensões do
                                  ser, do saber e do método na produção de conhecimento a partir das fronteiras do
                                  sistema-mundo moderno/colonial. A pesquisa estrutura-se em três eixos fundamentais
                                  que correspondem aos seus capítulos centrais. O primeiro capítulo traça uma genealogia
                                  da colonialidade do ser, estabelecendo conexões entre a perseguição histórica aos
                                  corpos dissidentes - da fogueira europeia à colonização brasileira - e propondo a
                                  escrevivência fronteiriça como prática de desobediência epistêmica por meio da inclusão
                                  das corpogeografias de vida na produção do saber acadêmico. O segundo capítulo
                                  desenvolve uma reflexão sobre as epistemologias da exterioridade, contrapondo o
                                  mundo imaginário colonial ao mundo-vida fronteiriço, e articula os conceitos de
                                  sentipensar e pensamento próprio para fundamentar a práxis do corpo epistêmico
                                  fronteiriço escrevivente. O terceiro capítulo apresenta a gramática da escrevivência
                                  fronteiriça como metodologia insurgente, fundamentada na ética do desprendimento e
                                  na articulação entre corpopolítica e geopolítica do conhecimento, culminando na
                                  continuidade do desenvolvimento da teorização das corpogeografias de vida, o sexto
                                  sentido, como expressão desta prática metodológica. A pesquisa parte de uma
                                  epistemologia de cunho crítico biográfico fronteiriço, uma vez que pensa a partir de lócus
                                  e de corpos específicos, ancorada principalmente nas teorias descoloniais de Walter
                                  Mignolo e nas reflexões teóricas de Edgar Cézar Nolasco. A investigação sustenta que
                                  a escrevivência fronteiriça, ao emergir de corpos marcados pela diferença ontológica
                                  colonial, subverte a estratégia fundamental do projeto moderno/colonial: a exclusão
                                  epistêmica dos corpos e sua consequente desincorporação na produção de
                                  conhecimento. Como limitações da pesquisa, reconhece-se que a própria natureza do
                                  trabalho, ao propor uma metodologia emergente e situada, enfrenta o desafio de sua
                                  validação nos marcos epistêmicos tradicionais da academia. Ademais, a amplitude das
                                  experiências fronteiriças e a diversidade de contextos geopolíticos não podem ser
                                  totalmente contempladas em um único estudo, sugerindo a necessidade de futuras
                                  investigações que ampliem e aprofundem as proposições aqui apresentadas.
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                                  UM ESTUDO SEMIÓTICO SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM
                                  Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                  Tipo Tese
                                  Data 28/02/2025
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                  • Sueli Maria Ramos da Silva
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Poliana Quintiliano Silvesso de França
                                    Banca
                                    • Aline Saddi Chaves
                                    • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                                    • Daniervelin Renata Marques Pereira
                                    • Eliane Aparecida Miqueletti
                                    • Fabiana Pocas Biondo
                                    • Geraldo Vicente Martins
                                    • Sueli Maria Ramos da Silva
                                    Resumo Após a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), a afetividade, enquanto modalidade de aprendizagem contemplada no currículo, passou a ser considerada em livros didáticos. Em vista das estratégias de letramento em língua adicional presentes em alguns deles (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b), a nossa hipótese é de que as estratégias selecionadas são insuficientes para promover as habilidades afetivas ligadas ao eixo da leitura. É necessário ressaltar que a afetividade tem sido alvo de diversos debates que relacionam políticas educacionais, políticas linguísticas, currículo e práticas didáticas (Arias, 2010, 2011; Freire, 2011; Kaneoya, 2015; Leite, 2018; Hooks, 2020), uma tendência crescente diante das revisões teóricas que permeiam o campo das linguagens e questionam a racionalização e a prática científica. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar a constituição do domínio afetivo da aprendizagem no currículo nacional (Brasil, 2017a), considerando as discussões que embasam as políticas linguísticas e culminam na formulação de livros didáticos de língua inglesa. Por sua vez, os objetivos específicos consistem na análise do domínio afetivo na sua relação com os documentos que participam do currículo nacional; a classificação das habilidades afetivas presentes na BNCC para o componente curricular de Língua Inglesa, ensino fundamental, de modo a identificar relações entre o domínio cognitivo e afetivo. De igual modo, a análise da coleção de livros didáticos Way to English (Franco; Tavares, 2018a, 2018b; Franco, 2018a, 2018b) para os anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a fim de contextualizar e justificar o nosso trabalho, apresentamos a semiótica didática (Greimas, 1979), uma prática de análise que tem se estruturado no interior da Semiótica Discursiva como eixo de articulação entre o ensino e a própria teoria. Trata-se de um projeto de semiótica aplicada ao ensino (Silva et al., 2024; Pereira, 2019; Portela, 2019). Teceremos também intersecções entre as noções de competencialização e responsabilização (Greimas, 1979), tomadas como efeitos de sentido dos discursos didáticos, além de algumas contextualizações políticas e dos documentos oficiais do currículo (PCNs, DCNs e BNCC – Língua Inglesa).. Propomos uma classificação das habilidades que correspondem ao domínio afetivo e cognitivo presentes na BNCC – Língua Inglesa, em articulação às proposições de Bloom, Krathwohl e Masia (1982) e Anderson et al. (2001), que viabilizam, no último capítulo, a análise da coleção de livros didáticos supracitada. A fim de fundamentar este trabalho, partimos da noção de interação, conforme as concepções teóricas da Semiótica Discursiva, acrescida de seus recentes desdobramentos tensivos (Zilberberg, 2011; Lima, 2014; Tatit, 2019; Mancini, 2020), que a concebe também como processo de apropriação afetiva da significação. Isso se deve às proposições metodológicas da teoria, que permitem, em uma análise do devir ascendente e descendente, articulada aos eixos intensidade x extensidade, bem como da modulação de suas subcategorias, observar as interações afetivas recorrentes no discurso. Como resultado, mostramos como a afetividade se apresenta nos enunciados curriculares e quais as estratégias envolvidas na promoção de habilidades que remetem a esse domínio, mais precisamente em relação às habilidades de leitura.

                                    Palavras-chave: semiótica didática, semiótica tensiva, habilidades afetivas.
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                                    LITERATURAS NATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma possibilidade de desobediência epistêmica
                                    Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                    Tipo Tese
                                    Data 17/12/2024
                                    Área LETRAS
                                    Orientador(es)
                                    • Patricia Graciela da Rocha
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Ivonete Nink Soares
                                      Banca
                                      • Adriana Oliveira de Sales
                                      • Angela Maria Guida
                                      • Fabiana Pocas Biondo
                                      • Fernanda Vieira de Sant Anna
                                      • Patricia Graciela da Rocha
                                      • Rodrigo Acosta Pereira
                                      • Suzana Vinicia Mancilla Barreda
                                      Resumo A colonização de Pindorama, termo de origem tupi-guarani utilizado pelos povos nativos da
                                      região costeira para se referir ao que hoje chamamos Brasil, deixou marcas profundas na
                                      nossa cultura e sociedade. Desde então, as colonialidades do ser, do saber e do poder
                                      persistem na sociedade brasileira e, de forma incisiva, no ambiente escolar. Muitos aspectos
                                      relacionados à cultura europeia foram supervalorizados, causando o apagamento e a
                                      desvalorização das diversidades identitárias do país, especialmente em relação aos grupos
                                      minorizados, como os povos nativos. Durante séculos, a educação formal esteve restrita às
                                      classes dominantes, com livros e materiais didáticos que refletiam apenas a visão dos
                                      colonizadores. No entanto, nas últimas décadas, narrativas minoritárias, especialmente de
                                      autoria de pessoas que se identificam com alguma etnia indígena, começaram a ser
                                      incorporadas nos ambientes de aprendizagem, abrindo espaço para novas perspectivas
                                      históricas e culturais. Em 10 de março de 2008, a Lei 11.645 tornou obrigatório o ensino das
                                      histórias e culturas dos povos originários no currículo escolar nacional, com destaque nas
                                      áreas de artes, literatura e história. Essa legislação promoveu um espaço nos currículos
                                      escolares para a revisão de questões culturais e históricas antes silenciadas. Diante desse
                                      contexto, este estudo, com base na linguística aplicada, objetiva refletir sobre como o trabalho
                                      com literaturas nativas no ensino de língua portuguesa e literatura na Educação Básica,
                                      especialmente no Ensino Médio, pode contribuir para a construção de uma nova perspectiva
                                      sobre as identidades dos povos originários brasileiros. O estudo visa também à revisão de
                                      mitos, crenças, preconceitos e estereótipos enraizados na sociedade e à promoção da
                                      desobediência epistêmica no campo educacional. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, de
                                      caráter aplicado e exploratório, adota a metodologia de pesquisa-ação. A geração de dados
                                      inclui a aplicação de dois questionários (inicial e final) e o desenvolvimento de uma sequência
                                      didática de caráter decolonial, utilizando livros de literárias nativas. Essas atividades foram
                                      realizadas com 30 alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública
                                      em Porto Velho-RO, a fim de observar os impactos da Lei 11.645/08, implementada há mais
                                      de 12 anos. A análise interpretativista foi conduzida a partir dos comentários dos alunos sobre
                                      como se identificam e identificam o outro (o sujeito nativo), com base nas seguintes questões:
                                      O que é ser indígena? O que define uma pessoa como indígena? Com esta pesquisa pretendo
                                      contribuir para uma abordagem mais inclusiva e crítica no ensino de língua portuguesa e
                                      literatura, desafiando preconceitos e promovendo uma compreensão mais profunda e
                                      contextualizada das identidades e culturas que constituem o Brasil.
                                      DOCENTES NEGRAS DA UFMS E AS MODALIDADES DE IDENTIFICAÇÃO RACIALIZADA: DISCURSO E(M) RESISTÊNCIA
                                      Curso Doutorado em Estudos de Linguagens
                                      Tipo Tese
                                      Data 17/12/2024
                                      Área LETRAS
                                      Orientador(es)
                                      • Elaine de Moraes Santos
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Ovidio da Conceição Batista Junior
                                        Banca
                                        • Argus Romero Abreu de Morais
                                        • Elaine de Moraes Santos
                                        • Juliana da Silveira
                                        • Kátia Alexsandra dos Santos
                                        • Marlon Leal Rodrigues
                                        • Rosivaldo Gomes
                                        • Thaize de Souza Reis
                                        Resumo Esta pesquisa tem como objeto a irrupção de modalidades de identificação racializada quando professoras negras da UFMS produzem narrativas de si. Para tanto, aciono o dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso pecheuxtiana, em diálogo com o Feminismo Negro. Metodologicamente de base qualitativo-interpretativista, a descrição e a interpretação das SDs – Sequências Discursivas (Courtine, 2009), recortadas das respostas obtidas em cinco entrevistas semiestruturadas, decorrem em relação direta e constitutiva com suas condições de produção (Orlandi, 2005). No bojo do arcabouço epistemológico, conjecturo a seguinte pergunta: “Como se constituem as modalidades de identificação racializada nas respostas de professoras autodeclaradas negras, ao falarem de suas trajetórias acadêmicas na UFMS?”. Mediante essa inquietude e somando-a às questões ontológicas de um pesquisador assentado em uma posição-sujeito de masculinidade – homem negro – estabeleço, como objetivo geral, analisar os processos de identificação racializada de professoras autodeclaradas negras na UFMS, no batimento entre os discursos de si e o gesto de interpretação (Orlandi, 2012) do analista. Na esteira do propósito maior, são objetivos específicos do estudo: a) problematizar como interseccionalidade se entrecruza na batalha por democracia racial e pelo fim da opressão sexista e patriarcal (Carneiro, 2003; Gonzalez, 2020; Kilomba, 2019) que atinge a trajetória de inserção e atuação de professoras negras na UFMS; b) delinear, à luz de uma disciplina de entremeio, as condições de produção e o processo de pesquisa no escopo do debate sobre discursos racializados e as modalidades de identificação; c) exercer uma escuta discursiva (Orlandi, 2005) das SDs. Tendo em vista os objetivos traçados, proponho a tese de que o construto discursivo da racialização na UFMS emerge como efeito da interpelação ideológica (Pêcheux; Fuchs, 1997) das sujeitas investigadas que se contra-identificam (Pêcheux, 2009) com uma formação social que, no escopo deste trabalho, regula uma FD patriarcal e racista. No batimento (Freire, 2021) entre as narrativas de si (delas) e uma posição-sujeito outra – a do pesquisador – para além de trajetórias marcadas pela interdição de discursos estabilizados sobre o que é ser professora negra no ensino superior e, concomitante às conquistas narradas, há, como recorrência, a produção da resistência (Pêcheux, 2014) ao epistemicídio (Carneiro, 2003). Nas SDs analisadas, isso se dá, principalmente, na articulação de duas marcas na superfície linguística: a negação e a presentificação da ausência. No que tange à historicidade com que irrompe a não identificação plena com os saberes defendidos pela forma-sujeito que opera regulando uma FD patriarcal e racista, no jogo entre reconhecimento e representação, a legitimidade do lugar ocupado pode ser parte preponderante na produção de mais sensibilidades epistêmicas racializadas em âmbito universitário.

                                        Palavras-chave: Docentes negras. Masculinidade negra. Discursos racializados. Ensino superior.
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