Mestrado em Estudos Culturais

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COLONIALIDADE DO PODER E ETNOCÍDIOS INDÍGENAS: PARADOXOS DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS PARA UM FUTURO ANCESTRAL
Curso Mestrado em Estudos Culturais
Tipo Dissertação
Data 16/10/2025
Área SOCIAIS E HUMANIDADES
Orientador(es)
  • Iara Quelho de Castro
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Felipe Augusto Rondon de Oliveira
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Iara Quelho de Castro
    • Noemia dos Santos Pereira Moura
    Resumo A colonialidade do poder e o eurocentrismo estão na base e nas origens da desigualdade social no Brasil, a partir da ausência da formação de um verdadeiro Estado-Nação, na medida em que, ao longo de toda sua história, desde o Período Colonial até os últimos movimentos de ocupação do seu território, a distribuição da terra e dos meios de produção foi baseada na questão racial, e utilizada como forma de dominação das minorias étnicas. Nesse mesmo contexto, o Brasil se constituiu a partir de múltiplos etnocídios, especialmente os praticados contra os Povos Indígenas, à exemplo do que ocorre no presente momento no estado de Mato Grosso do Sul, intimamente relacionado à luta pela demarcação de seus territórios. O presente estudo, que se trata de pesquisa autoetnográfica e bibliográfica, de enfoque qualitativo, pretende responder ao seguinte problema: Quais são os limites, as compreensões e as perspectivas dos povos indígenas acerca da autodeterminação dos povos, no contexto da luta por seus direitos, diante de um Estado Etnocida e das estruturas coloniais de poder? O objetivo geral deste estudo é compreender a autodeterminação dos povos indígenas, no contexto de formação colonial e etnocida do Estado brasileiro, criticamente como paradoxo na garantia da sobrevivência física e cultural desses povos, na perspectiva de um futuro ancestral. Assim, cinco objetivos específicos foram traçados, cada um deles correspondendo a um capítulo, sendo o primeiro
    deles apresentar uma breve trajetória do autor enquanto pesquisador e ao mesmo tempo profissional que atua na defesa das políticas públicas de educação para os povos indígenas, relatando-se experiências que fundamentam as conclusões desta pesquisa, pelo olhar próprio do autor, e naquilo que ele considera uma visão dos povos indígenas sobre a autodeterminação; o segundo discorrer sobre a colonialidade do poder, o eurocentrismo e as origens da desigualdade social no Brasil, a partir da distribuição e ocupação dos seus territórios, tendo como principal referencial teórico os estudos do sociólogo peruano Aníbal Quijano; o terceiro analisar o conceito de etnocídio, e o particular caso dos etnocídios indígenas que marcaram a história do Brasil, a partir das lições do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, se aprofundando no etnocídio indígena que caracteriza até os dias de hoje a ocupação territorial de Mato Grosso do Sul; o quarto objetivo específico conceituar e analisar a autodeterminação dos povos indígenas, na perspectiva do Estado e de Organismos Internacionais, desde sua
    concepção jurídico-normativa, a partir dos sistemas internacional e interamericano de direitos humanos, adentrando ao ordenamento jurídico brasileiro, mas também em suas concepções sociológica e antropológica; e o quinto e último objetivo específico, respondendo ao problema proposto, apresentar a autodeterminação dos povos indígenas, em perspectiva decolonial e na visão dos Povos Indígenas, como fundamento e mecanismo para a resistência às estruturas coloniais de poder e aos múltiplos etnocídios indígenas do passado e do presente em nosso país, com foco no pensamento de autores indígenas, e com particular atenção ao caso de Mato Grosso
    do Sul, como chave para a garantia de um futuro ancestral, com base no pensamento de Ailton Krenak, ressaltando as contradições e o paradoxo da autodeterminação dos povos como direito humano fundamental, mas que serve à políticas públicas que acabam sendo instrumento de perdas culturais.
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    Os fantasmas da Colonialidade que assombram a América Latina: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais no Gótico Tropical de Mariana Enriquez e Carlos Mayolo
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 29/09/2025
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Fabio da Silva Sousa
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Marcos Antonio Leite Junior
      Banca
      • Fabio da Silva Sousa
      • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
      • Tereza Maria Spyer Dulci
      Resumo
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        A DIFERENÇA NA CULTURA ESCOLAR: AUTOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA DE APOIO
        Curso Mestrado em Estudos Culturais
        Tipo Dissertação
        Data 17/09/2025
        Área SOCIAIS E HUMANIDADES
        Orientador(es)
        • Aguinaldo Rodrigues Gomes
        Coorientador(es)
        • José Simão da Silva Sobrinho
        Orientando(s)
        • Bethânia Rodrigues
        Banca
        • Aguinaldo Rodrigues Gomes
        • Helen Paola Vieira Bueno
        • Vanusa Meneghel
        Resumo A pesquisa aborda o trabalho do professor de apoio domiciliar no contexto da educação inclusiva. Ao adotar uma abordagem metodológica híbrida – combinando narrativa autobiográfica e garimpagem de dados – a investigação possibilita um olhar crítico, subjetivo e reflexivo sobre a experiência docente, ancorado tanto nos relatos pessoais quanto na análise de fontes acadêmicas e material pedagógico. Esta estratégia metodológica posiciona a experiência pessoal como núcleo do processo de pesquisa. A autobiografia utiliza a memória, registros e diferentes formas de narração (diários, entrevistas, vídeos), permitindo uma reconstrução dos sentidos da prática pedagógica. Ao refletir sobre suas vivências, a pesquisadora ressignifica o próprio percurso profissional e pessoal. Assim, a autobiografia funciona como instrumento de introspecção, reflexão crítica e compreensão das influências socioculturais no processo de ensino-aprendizagem. Ao investigar o professor de apoio domiciliar, a pesquisa ilumina dimensões pouco exploradas, como a invisibilidade institucional desse profissional, e reforça a importância de práticas e políticas mais inclusivas e reconhecedoras do apoio pedagógico especializado. Através da garimpagem de dados, a autora identificou a escassez de estudos sobre o apoio domiciliar na educação inclusiva, identificou o apagamento dessa prática fora do espaço escolar formal. Esse vácuo científico reflete estruturas escolares e políticas centralizadoras, que negligenciam práticas inclusivas domiciliares. A dissertação avança para uma análise crítica da medicalização. Com o uso excessivo de diagnósticos e medicamentos, a educação tende a patologizar comportamentos, ignorando fatores sociais e pedagógicos. A escola, mesmo sob discurso inclusivo, opera como espaço de normatização que pode excluir alunos não alinhados ao padrão. A dissertação defende cautela no uso de diagnósticos e medicamentos, ressaltando que o apoio do profissional de saúde pode ser necessário, mas não pode comprometer a complexidade educativa. A autobiografia evidenciou que, no trabalho cotidiano, a autora empregou atividades lúdicas – jogos matemáticos, mapas mentais, cronogramas personalizados, dinâmicas criativas – reconhecidas como ressonâncias, na prática docente, de estudos em Etnomatemática e em Construtivismo. Essas atividades valorizam a singularidade de cada aluno, promovem autonomia, autoestima e vínculo afetivo. Ensinar em contextos inclusivos é um exercício de improviso, escuta e construção conjunta de sentidos, transformando a docência em experiência compartilhada e afetiva. Atuar como professora de apoio domiciliar significa mediar entre escola e família, ensino formal e cotidianidade, normatividade e pluralidade humana. Essa posição destaca a pedagogia da escuta, do cuidado e da presença, que emerge em sujeitos sensíveis às particularidades do processo educativo. Demanda, enfim, uma pedagogia culturalmente sensível à diferença.
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          ESTOU AQUI DENTRO, E DAÍ? PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
          Curso Mestrado em Estudos Culturais
          Tipo Dissertação
          Data 11/09/2025
          Área INTERDISCIPLINAR
          Orientador(es)
          • Marina Brasiliano Salerno
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Mateus Fernandes Adriano Nazaro
            Banca
            • Marcelo Braz Vieira
            • Marcelo Victor da Rosa
            • Marina Brasiliano Salerno
            Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de estudantes com deficiência, matriculados em escolas das redes municipal e estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sobre a Educação Física Escolar na perspectiva da inclusão, com base nos referenciais dos Estudos Culturais. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem: a) examinar os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física; b) compreender a percepção dos/as estudantes com deficiência sobre sua relação com colegas e professores/as de Educação Física; c) investigar a interação dos/as alunos com os/as professores de apoio; d) analisar o sentimento de pertencimento dos/as estudantes em relação às aulas de Educação Física Escolar. As questões que motivaram esta pesquisa surgiram da constatação de que muitos estudos se dedicam a investigar o discurso docente e suas práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, entretanto, pouco se volta para avaliar a participação dos alunos e alunas com deficiência. Além disso, são ainda mais escassas as pesquisas que analisam o processo de inclusão sob a perspectiva desses/dessas estudantes pelo viés dos Estudos Culturais. Essa realidade na EF escolar ainda precisa ser explorada e por esse aspecto foi que nos interessamos por essa temática sob uma perspectiva diferente daqueles que, em tese, participam das aulas: os alunos e alunas com deficiência. O estudo se configura de cunho qualitativo e para o levantamento dos dados optamos pelo método de entrevistas semiestruturadas, que possibilita a intervenção do pesquisador caso ainda exista a necessidade de complementação da informação (Thomas e Nelson, 2002). As entrevistas foram gravadas com auxílio de gravador de voz e foram posteriormente transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). As análises das entrevistas resultaram em três categorias: a) preferências e temas trabalhados nas aulas de Educação Física; b) interações com professores/as na Educação Física; c) participação e sentimento de pertencimento dos/as alunos/as com deficiência na Educação Física Escolar. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os/as estudantes com deficiência vivenciaram situações de exclusão e/ou integração parcial nas aulas de Educação Física Escolar, com relatos de isolamento e atividades separadas. Estudantes com maiores barreiras relacionadas à mobilidade e à interação social expressaram percepções mais negativas quanto à participação. A ausência de vínculos com colegas e a falta de ações pedagógicas intencionais por parte dos/as professores/as também foram apontadas como fatores de exclusão. Por outro lado, a presença de profissionais de apoio foi destacada como um elemento facilitador da inclusão.
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            A POLÍTICA CULTURAL DOS AFETOS: LITERATURA LÉSBICA BRASILEIRA E AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS
            Curso Mestrado em Estudos Culturais
            Tipo Dissertação
            Data 29/08/2025
            Área SOCIAIS E HUMANIDADES
            Orientador(es)
            • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Jéssica Laiza Oliveira de Carvalho
              Banca
              • Aguinaldo Rodrigues Gomes
              • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
              Resumo Esta dissertação investiga como os afetos, especialmente aqueles organizados em torno do amor, da felicidade e do desejo, operam nas relações lésbicas inter-raciais representadas na literatura lésbica brasileira contemporânea. A pesquisa se fundamenta nos Estudos Culturais, na Teoria dos Afetos e na perspectiva interseccional, articulando ainda o conceito de agenciamento (assemblage) para compreender de que maneira as experiências afetivas de mulheres lésbicas, atravessadas por marcadores de raça, gênero e sexualidade, são produzidas, reguladas e representadas literariamente. No primeiro capítulo, são discutidos os fundamentos teóricos-metodológicos da análise, com destaque para as contribuições de Brian Massumi, Eve Sedgwick, Sara Ahmed e Lauren Berlant para a chamada investigação dos afetos, em especial, a compreensão de Ahmed, que permite pensar os afetos como forças performativas, situadas e politicamente implicadas na produção das subjetividades. O segundo capítulo, aprofunda-se a reflexão sobre como a brevidade e a estrutura episódica da literatura lésbica brasileira se relacionam com modos precários de existência e com a reprodução — ou subversão — de regimes afetivos normativos, em especial o imperativo branco da felicidade, que opera como dispositivo de controle e apagamento das alteridades. As análises, tensionamentos e reflexões indicam que a literatura brasileira contemporânea se constitui como um espaço de negociação afetiva e política, onde os discursos sobre amor, desejo, felicidade e subjetividades são permanentemente atravessados pelas intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade. A dissertação contribui, assim, para os debates sobre literatura, afetos e representatividade, sobretudo, ao evidenciar que os afetos, longe de serem elementos neutros ou puramente privados, são centrais na reprodução e na contestação das hierarquias sociais e raciais que estruturam o campo literário e as práticas culturais no Brasil.
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              O saber-fazer das mulheres rurais na Festa da Farinha de Anastácio-MS: memória, cultura e resistência.
              Curso Mestrado em Estudos Culturais
              Tipo Dissertação
              Data 30/07/2025
              Área INTERDISCIPLINAR
              Orientador(es)
              • Patricia Zaczuk Bassinello
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Ingrid Aparecida Gomes
                Banca
                • Edir Neves Barboza
                • Janete Rosa da Fonseca
                • Patricia Zaczuk Bassinello
                Resumo Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar o protagonismo das mulheres da Colônia Pulador, localizada na zona rural do município de Anastácio-MS, por meio da valorização de seus saberes gastronômicos e culturais. Esses saberes são interpretados como formas de resistência, reafirmação identitária e produção de conhecimento no contexto da Festa da Farinha, evento tradicional que celebra a cultura nordestina local. A investigação foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas com moradoras da comunidade e a realização de uma oficina de culinária tradicional nordestina na escola local, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. O estudo analisa a evolução da Festa da Farinha, inicialmente voltada à preservação das tradições nordestinas, mas que, com o passar dos anos, passou a sofrer interferências do mercado, impactando diretamente a participação feminina e os valores culturais originais. O trabalho ancora-se em referenciais teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, com ênfase nas contribuições de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Linda Nicholson, Telma Gurgel e Heloísa Buarque de Hollanda, bem como nas reflexões sobre identidade e cultura propostas por Stuart Hall, Néstor García Canclini e Raymond Williams. Através da análise da prática culinária como ato político e pedagógico, evidencia-se a importância de integrar os saberes tradicionais ao ambiente escolar como forma de resistência ao apagamento cultural e valorização das memórias coletivas femininas. A pesquisa reafirma a escola como espaço legítimo para a transmissão de saberes ancestrais e construção de uma educação mais plural, crítica e situada.

                Palavras-chave: Festa da Farinha; Feminismo Rural; Colônia Pulador; Cultura e resistência
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                Corpos Negros, Dor Visível: Entre a Cor, a Violência e o Silêncio nas Histórias de Mulheres Negras
                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                Tipo Dissertação
                Data 29/07/2025
                Área INTERDISCIPLINAR
                Orientador(es)
                • Janete Rosa da Fonseca
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • DÉBORA CARMO DOS SANTOS
                  Banca
                  • Geovana Quinalha de Oliveira
                  • Helen Paola Vieira Bueno
                  • Janete Rosa da Fonseca
                  • Richéle Timm dos Passos da Silva
                  Resumo A presente pesquisa cujo tema é “Corpos Negros, Dor Visível: Entre A Cor, A Violência e o Silêncio Nas Histórias De Mulheres Negras” tratam-se em evidenciar que as mulheres foram silenciadas pelo colonialismo histórico e como o patriarcado impera na sociedade contemporânea como modelo machista e sexista que exclui e oprimi corpos femininos. O objetivo é demonstrar que a recorrência de violência contra mulheres é um processo histórico, patriarcal e cultural; possibilitar o conhecimento de histórias de vivências, violências e suas compreensões; propor uma análise sobre violência em suas dimensões histórica, cultural e social; diferenciar as tipificações de violências e seus conceitos. Utilizamos como método a pesquisa qualitativa por ser definida como uma abordagem que busca entender determinado fenômeno de forma aprofundada, descrevendo, analisando e interpretando dados que mensuram e que interpretam a realidade. A pesquisa qualitativa nos possibilitou trabalhar com nível de realidade que mensuram dados quantitativos, uma vez que os dados estatísticos corroboram para fundamentar e qualificar as interpretações para transparecer a realidade violenta vivenciada por mulheres. Buscamos nos referenciais bibliográficos compreender o movimento feminista negro, a decolonialidade e o processo colonizador que a sociedade brasileira fora submetida e que culminou no processo de estigmatização de mulheres. Para entendermos esse processo patriarcal e machista, as narrativas orais e histórias de vidas foram fundamentais para resgatar a dor da experiência de violências sofridas, e trazer o contexto do luto para luta. A decolonialidade é a base de referência para apresentar o feminismo interseccional, fazendo referências às feministas negras em que algum momento tivesse minha história de vida cruzada com a referência bibliográfica e apresentando-as de forma leve visando a normatização de suas lutas. Por fim, inferimos que políticas públicas de direitos às mulheres existem, estão sendo popularizadas, no entanto, para se fazerem eficazes necessitam contemplar Raça, Classe e Gênero e para que sejam válidas no objetivo de coibir os indicadores de violências contra mulheres, assim concluímos que as violências e opressões que mulheres negras vivenciam são atuais e que legislações estão sendo criadas, entretanto, às mulheres continuam sendo silenciadas, tornando-se apenas dados estatísticos.
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                  MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: QUEBRANDO BARREIRAS,CONSTRUINDO IGUALDADE
                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                  Tipo Dissertação
                  Data 28/07/2025
                  Área INTERDISCIPLINAR
                  Orientador(es)
                  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • LEONARA FLORES MERGARENO
                    Banca
                    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                    • CARMEM LUCIA SUSSEL MARIANO
                    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                    Resumo Este trabalho apresenta uma análise das ações desenvolvidas pelo programa Maria da Penha vai à Escola, realizado em unidades de ensino do município de Campo Grande (MS), com foco na prevenção da violência de gênero. Estruturado em três seções, o estudo inicia com a discussão teórica em torno dos conceitos de gênero, educação e estudos culturais, abordando as relações entre esses campos e os desafios enfrentados na luta contra o patriarcado e o machismo institucionalizado. A segunda seção analisa as políticas públicas brasileiras e regionais voltadas à proteção das mulheres, com ênfase nas ações promovidas no estado de Mato Grosso do Sul e na atuação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEMU), destacando suas estratégias educativas e intersetoriais. Na terceira seção, são apresentados dados qualitativos coletados pela equipe da Coordenadoria de Projetos e Ações Temáticas (COPAT), com base nas experiências vivenciadas em atividades realizadas com adolescentes em escolas da rede pública. As ações pedagógicas, como rodas de conversa, dinâmicas em grupo, encenações e produções artísticas, possibilitaram a expressão de percepções, valores e experiências relacionadas à violência de gênero, revelando tanto a potência transformadora do programa quanto os desafios impostos por contextos escolares marcados por desigualdades estruturais, ausência de formação continuada e resistências culturais. Observou-se que a abordagem direta com adolescentes é estratégica na construção de uma consciência crítica e na desconstrução de estereótipos de gênero, favorecendo a formação de sujeitos ativos na promoção de uma cultura de paz, respeito e equidade. Diante disso, o estudo recomenda a ampliação e a institucionalização do programa no currículo da educação básica, bem como o fortalecimento da rede de proteção e a oferta sistemática de formação para educadores. Reitera-se o papel fundamental da escola como espaço privilegiado de transformação social e a importância da educação para os direitos das mulheres e meninas como política pública permanente e transversal.
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                    DIREITOS ABSTRATOS, DEVERES CONCRETOS” “CASAMENTO GAY”, FAMÍLIA E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO PL 580/2007
                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                    Tipo Dissertação
                    Data 25/07/2025
                    Área INTERDISCIPLINAR
                    Orientador(es)
                    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Vinícius Marques Fagundes Queiroz
                      Banca
                      • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                      • Antonio Ricardo Calori de Lion
                      • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                      Resumo Esta dissertação tem como objeto de pesquisa investigar as disputas políticas em torno do "casamento gay", a partir das as interseções entre gênero, família e religião presentes no Projeto de Lei 580/2007, que propõe a proibição da união homoafetiva no Brasil. O método de pesquisa escolhido é de abordagem qualitativa, com material categorizado, com abordagens de estudo de caso intrínseco e Análise de Conteúdo (2011) com a finalidade de produzir um mapeamento exploratório próximo à realidade, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a união homoafetiva no Brasil. As questões abordadas alinham-se às inquietações provenientes dos debates políticos sobre o "casamento gay" e das discussões emergentes após a aprovação do PL 580/2007 na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, que propõe a proibição das uniões homoafetivas no Brasil. A partir de sua prática discursiva, questiona-se quais os tensionamentos provocados em relação aos mecanismos de poder que operam a normalização do sujeito subalternizado na cultura hegemônica brasileira. A documentação da pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise sistemática das audiências públicas realizadas no Plenário da Câmara dos Deputados e do PL 580/2007, além de verificar o impacto da proibição do "casamento gay" na sociedade brasileira, problematizando o conceito de "casamento" e o impacto da moral religiosa na conquista de direitos da população LGBTQIAPN+. Como referencial teórico, as discussões se assentam no campo dos Estudos Culturais. Os resultados da pesquisa revelam que, embora o Supremo Tribunal Federal tenha promovido avanços significativos com o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo em 2011, esses direitos permanecem vulneráveis diante da atuação de grupos conservadores e religiosos no Congresso Nacional, que mobilizam discursos de pânico moral e de defesa da “família tradicional” para tentar reverter conquistas da população LGBTQIAPN+. A análise evidenciou também a importância do afeto como fundamento jurídico, a centralidade da mídia como campo de disputa simbólica e a ausência de políticas públicas eficazes voltadas à proteção e inclusão plena dessas famílias. A pesquisa conclui que o reconhecimento jurídico das uniões homoafetivas deve ser compreendido não apenas como uma questão legal, mas como parte de uma luta mais ampla por cidadania sexual, dignidade e justiça social. A pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado, a relevância do trabalho reside na contribuição para os debates sobre os princípios de equidade e não discriminação consagrados na Constituição Federal Brasileira, ao analisar criticamente os dispositivos políticos, jurídicos e culturais que operam na exclusão ou no reconhecimento das diversas configurações familiares existentes na sociedade contemporânea.
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                      Escondidas no Fundo da Gruta: A invisibilidade de pessoas Trans e Travestis na cidade de Bonito/MS
                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                      Tipo Dissertação
                      Data 22/07/2025
                      Área INTERDISCIPLINAR
                      Orientador(es)
                      • Janete Rosa da Fonseca
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • JHONATAN CAMARA GOMES SCHMIDT
                        Banca
                        • Egeslaine de Nez
                        • Helen Paola Vieira Bueno
                        • Janete Rosa da Fonseca
                        • Marcelo Victor da Rosa
                        Resumo Bonito/MS, cidade internacionalmente reconhecida por sua beleza natural, esconde em suas paisagens uma realidade menos visível, porém urgente: a presença social de pessoas trans e travestis. Enquanto se promove como acolhedora e atrai turistas por sua riqueza ecológica, a cidade marginaliza certas existências, silenciando-as por meio de estruturas sociais, políticas e econômicas que negam visibilidade e pertencimento. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como pessoas trans e travestis residentes na cidade de Bonito/MS percebem e vivenciam sua presença social, considerando as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais que impactam sua visibilidade ou invisibilidade. Fundamentado em autoras como Bhabha (1998), Butler (2003), Spivak (2010) e Crenshaw (1991), o estudo utilizou a história oral como metodologia principal, associada abordagem qualitativa. Foram entrevistadas sete pessoas trans e travestis, cujas narrativas revelam tanto experiências de exclusão quanto estratégias de resistência e reconstrução identitária. Os dados evidenciam que a dependência econômica no turismo reforça padrões cis-heteronormativos de beleza e comportamento, dificultando o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho formal e empurrando muitas para a informalidade e a prostituição. A pesquisa conclui que a invisibilidade não é ausência, mas uma produção ativa de silenciamento. Por fim, propõe a urgência de políticas públicas interseccionais que garantam reconhecimento, proteção e dignidade à população trans e travesti em Bonito/MS. Ao escutar e ecoar vozes historicamente silenciadas, este estudo reafirma que essas existências não voltarão ao fundo da gruta.
                        Palavras-chave: Invisibilidade. Travestis e pessoas trans. História oral
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                        A PEDAGOGIA CULTURAL EM UM CANAL EDUCATIVO: Currículo Cultural nas aulas de Educação Física
                        Curso Mestrado em Estudos Culturais
                        Tipo Dissertação
                        Data 03/04/2025
                        Área INTERDISCIPLINAR
                        Orientador(es)
                        • Marcelo Victor da Rosa
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Sarah da Silva Corrêa Lima
                          Banca
                          • Janete Rosa da Fonseca
                          • Marcelo Victor da Rosa
                          • Solange Izabel Balbino
                          Resumo A Educação Física escolar tem um histórico fortemente ligado à disciplinarização do corpo. Sua trajetória ligada ao contexto militar e da saúde, reforçam sua construção identitária como uma disciplina curricular ligada ao cuidado e doutrinação do corpo-máquina. Devido ao período pandêmico vivido entre 2020 e 2022, foi preciso que as escolas remodelassem suas práticas de ensino para condições remotas, por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) organizou e disponibilizou vídeo-aulas, que foram transmitidas pela televisão aberta e, posteriormente, inseridas na plataforma digital Youtube. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as pedagogias culturais produzidas no currículo cultural dos vídeos da disciplina de Educação Física, disponíveis no canal “TV REME Campo Grande”, e como as relações de poder se estabelecem/tensionam por meio destes artefatos, tendo como objetivos específicos analisar como os marcadores sociais das diferenças (gênero; geração; classe social, e; raça) se apresentam nos vídeos analisados; problematizar como as relações de poder são estabelecidas neles; além de observar como elas formam diferentes sujeitos, com suas subjetividades e identidades, a partir do seu currículo. Esta pesquisa está orientada na perspectiva genealógica do poder, operador metodológico idealizado pelo filósofo Michel Foucault. O método genealógico não se trata de uma metodologia tradicional, com padrões e etapas pré-estabelecidos e que devem ser seguidos a rigor, mas, sim, de caminhos diversos que o pesquisador pode estabelecer, para que, por meio deles, consiga compreender como os sujeitos são formados, sob os atravessamentos das relações de poder, práticas microfísicas, jogos de poder e subjetivação. Como pôde ser observado, as pedagogias resultantes dos vídeos estão permeadas por relações de poder, as quais se tensionam com marcadores sociais da diferença de raça, gênero, geração, classe social, além de um currículo cultural específico de relações de poder, bem como as práticas pedagógicas na disciplina de Educação Física, corroborando para a produção identitária de que o currículo encontrado nela é o de disciplinadora do corpo, por aplicar os dispositivos metodológicos de poder disciplinar e biopoder efetivamente. Entretanto, esse currículo cultural também propiciou a produção de uma agência nos marcadores sociais de raça e gênero, possibilitando subjetividades outras que fogem das normas pré-estabelecidas.
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                          ESCREVIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE CORPOS NEGROS NA DANÇA
                          Curso Mestrado em Estudos Culturais
                          Tipo Dissertação
                          Data 31/03/2025
                          Área INTERDISCIPLINAR
                          Orientador(es)
                          • Marina Brasiliano Salerno
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Marina Nascimento Silva Souza
                            Banca
                            • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                            • Alessandra Pio Silva
                            • Marina Brasiliano Salerno
                            Resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar os agenciamentos de meninas negras na dança. Esta proposta se inicia a partir da investigação sobre as dinâmicas e trânsitos que envolveram minhas vivências como mulher e bailarina negra em uma cultura hegemônica, permeada por reflexões acerca do apagamento das manifestações culturais africanas na cultura brasileira e da constante divulgação e valorização da cultura eurocêntrica que vivenciei durante minha permanência no balé clássico. Chegando nas impressões obtidas a partir do encontro do meu corpo negro de pesquisadora, com os corpos negros das meninas negras, sujeitas compõem as narrativas plurais dessa pesquisa. Por meio da escrevivência, a reflexão aborda os contextos hegemônicos no ensino da dança, buscando nos conceitos de agência e afrocentricidade, história da dança, balé clássico e danças afro-brasileiras, entender os agenciamentos de bailarinas negras (anônimas e consolidadas, como Mercedes Baptista) apesar dos desafios geracionais similares. A metodologia de escrevivência (Evaristo, 2009) alinha-se à promoção de localização, centralidade e agência negra. O estudo de campo envolveu oficinas de danças populares afro-brasileiras (Maracatu Rural, Frevo) para meninas negras (10-13 anos) em Mato Grosso do Sul. Observou-se o exercício da agência das participantes ao optarem pelas danças afro-brasileiras em detrimento do balé, e identificaram-se concepções estigmatizadas sobre a África e preconceitos religiosos relacionados as manifestações culturais africanas. Após as oficinas, a fragilidade na representação africana e protagonismo negro persistiu, indicando a limitação de esforços individuais sem suporte institucional e familiar. Contudo, o engajamento das participantes demonstrou autonomia e busca por tão valiosos saberes culturais ancestrais. Os agenciamentos manifestaram-se na permanência e no envolvimento das meninas, que se sustentou até o final da experiência. Urge que a divulgação desses conteúdos transcenda iniciativas individuais, demandando responsabilização social e implementação de leis. Esta experiência nos proporcionou o pertencimento, sensação envolvida pelo orgulho em reconhecer-se nas expressões culturais negras.
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                            Decolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellén Oléria e Carmen Faustino
                            Curso Mestrado em Estudos Culturais
                            Tipo Dissertação
                            Data 31/03/2025
                            Área INTERDISCIPLINAR
                            Orientador(es)
                            • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Letícia Ribeiro Pereira
                              Banca
                              • Janete Rosa da Fonseca
                              • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                              • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
                              Resumo A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a partir das teorias da
                              interseccionalidade e do feminismo negro nas produções culturais da escritora Conceição
                              Evaristo, da cantora e compositoraEllen Oléria e da poetaCarmen Faustino, artistas negras.
                              Pretende-se traçar um panorama interdisciplinar entre história e literatura, no qual os
                              caminhos de investigação propostos pelos Estudos Culturais serão importantes no debate
                              interseccional sobre a questão racial e de gênero, dominação colonial, relações de poder
                              e resistência. Será discutido o lugar das mulheres negras dentro dos espaços culturais,
                              mais especificamente, a literatura, a música e os dramas em comum das personagens
                              presentes nas obras literárias de Conceição Evaristo, nas composições de Ellen Oléria,
                              bem como na voz poética combativa dos poemas de Carmen Faustino, diretamente
                              atravessadas pelo machismo, colonialismo, racismo e pelas questões de classe. Com o
                              intuito de delinear esse horizonte interseccional, a pesquisa aponta alguns âmbitos de
                              atuação da literatura negra e feminista em uma perspectiva de leitura decolonial; sinaliza
                              obras da literatura indígena feminina como forma de resistência ao colonialismo; destaca
                              a prática da escrevivência em contos de Conceição Evaristo; reúne as esferas da
                              ancestralidade e do afrofuturismo nas canções de Ellen Oléria e mescla as perspectivas
                              erótica e política em poemas de Carmen Faustino. Para tanto, serão utilizadas como
                              referências teóricas as seguintes autoras: Lélia González (2020), Bell Hooks (2019),
                              Patricia Hill Collins (2019), Sirma Bilge (2021), Audre Lorde (2019), Djamila Ribeiro
                              (2018), Vilma Piedade (2017), Maria Elisa Cevasco (2003), Eurídice Figueiredo (2020),
                              Lúcia Zolin (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (1991) e Angélica Soares (1999).
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                              E AGORA, MARIAS E JOSÉS? A APOSENTADORIA CHEGOU, A ROTINA MUDOU, O CORPO ENVELHECEU, UM NOVO CICLO COMEÇOU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UFMS
                              Curso Mestrado em Estudos Culturais
                              Tipo Dissertação
                              Data 25/03/2025
                              Área INTERDISCIPLINAR
                              Orientador(es)
                              • Helen Paola Vieira Bueno
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • GLACIELI BRAGA FERREIRA CAMPOS
                                Banca
                                • Fernando Faleiros de Oliveira
                                • Helen Paola Vieira Bueno
                                • Janete Rosa da Fonseca
                                Resumo A aposentadoria é uma etapa da vida muito aguardada por grande parte dos trabalhadores, mas para alguns ela é uma fase indesejada. Algumas instituições públicas e também empresas privadas desenvolvem ações, como o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), para auxiliar que servidores e colaboradores realizem uma transição tranquila para esta etapa da vida. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o PPA foi instituído em 2010 e ocorre anualmente desde então. Servidores que participaram do programa avaliaram de forma positiva esta ação. Esta pesquisa apresenta, por meio do relato de experiência, os PPAs desenvolvidos nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), e busca trazer em discussão os aspectos culturais que influenciam os trabalhadores na tomada de decisão de se aposentar, como a valorização da produtividade no mundo contemporâneo, as relações fluidas e transitórias no contexto do trabalho, os efeitos da produção cultural pela mídia sobre envelhecimento, os preconceitos enfrentados pelas pessoas idosas que podem ser potencializados na interseccionalidade de outros tipos de preconceitos e a formação de uma nova identidade, a de aposentado (a). Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a literatura acadêmica dos Estudos Culturais acerca da temática da aposentadoria, tendo em vista que este é um assunto ainda pouco explorado neste campo teórico. Diante da pesquisa realizada pôde-se concluir que a cultura exerce importante influência na vida das pessoas, de modo que pode inspirar escolhas e sugerir caminhos e, por este motivo, as ações de preparação para aposentadoria precisam levar em consideração os aspectos culturais envolvidos no processo de se aposentar para que possam obter êxito em seus propósitos.

                                Palavras-chave: Programa de Preparação Aposentadoria; Cultura; Estudos Culturais; Trabalho; UFMS.
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                                AGORA QUE SÃO ELAS... SÓ QUE NÃO: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DASMULHERES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
                                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                Tipo Dissertação
                                Data 02/12/2024
                                Área INTERDISCIPLINAR
                                Orientador(es)
                                • Janete Rosa da Fonseca
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Ellen Maria Machado Santos Fernandes
                                  Banca
                                  • Geovana Quinalha de Oliveira
                                  • Helen Paola Vieira Bueno
                                  • Janete Rosa da Fonseca
                                  • Richéle Timm dos Passos da Silva
                                  Resumo Este presente trabalho tem como objetivo investigar como e se marcadores sociais e a cultura local influenciam na participação das mulheres na política e como esta participação (ou não) impacta a vida das diferentes categorias de mulheres, utilizando uma abordagem que interage enfoques feministas e interseccionais dos estudos culturais. Para isto, fora realizado um resgate histórico sobre a representação feminina na política de Mato Grosso do Sul (1977). Foram elencados os marcadores sociais, (raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero) presentes nas mulheres que foram eleitas para a Assembleia Legislativas de Mato Grosso do Sul e as Leis criadas para as mulheres sul-mato-grossenses foram relacionadas. Sob a ótica dos Estudos Culturais, a pesquisa inicia-se a partir, das escrevivências da autora que elenca as motivações para esta escrita aconteça. Para isso, conceitos como a identidade, cultura, interseccionalidade e feminismos são discutidos, conceitos estes que colaboram para analisar fenômenos como a invisibilidade das mulheres na política e as violências sofridas por elas. Seguindo, o texto faz um regaste histórico da separação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresenta os políticos presentes no movimento separatista e faz uma breve análise de quem foram eles. Posteriormente, as mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foram analisadas a partir marcadores sociais tais como raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero que as constituem, sendo que das onze mulheres eleitas para ALEMS apenas uma é uma mulher preta, apenas duas não fazem parte das famílias de políticos tradicionais do estado, todas são cisgêneros, todas possuem formação acadêmica em nível superior, apenas de uma deputada não se tem informação sobre sua sexualidade, as demais são heterossexuais. As leis feitas para a mulheres no âmbito estadual são relacionadas, cerca de 34% de todas as leis criadas, desde a fundação do estado, ocorreram entre abril de 2021 a dezembro de 2024. E por fim, este trabalho propõe reflexões sobre mecanismos necessários para que mais mulheres participem da vida pública e política.

                                  Palavras-chaves: Interseccionalidade; Representação política; Estudos Culturais; Marcadores sociais; Invisibilidade feminina.
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                                  Uma baiana de olhos verdes: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais em Carmen Miranda e o Brasil da Colonialidade do poder na década de 1930
                                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 30/09/2024
                                  Área INTERDISCIPLINAR
                                  Orientador(es)
                                  • Fabio da Silva Sousa
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • BRUNA RAQUEL NUNES DE MORAIS
                                    Banca
                                    • Fabio da Silva Sousa
                                    • Marina Brasiliano Salerno
                                    • Monique Francielle Castilho Vargas
                                    • Rejane Aparecida Rodrigues Candado
                                    Resumo Essa dissertação explora a colonialidade na identidade nacional brasileira da década de 1930 promovida pelo governo varguista e articulada por Carmen Miranda - a maior intérprete e representante da identidade nacional do período, que exaltava a nação, o samba e o mulato (a) com suas canções nacionalistas e, em sua figura de mulata/baiana branqueada. A dissertação tem o propósito de debater a colonialidade da década de 1930 em usar os mulatos/negros para compor uma identidade, o estereotipando e sensualizado, mas, não é um trabalho dos Estudos Étnicos Raciais e nem de História e sim um trabalho interdisciplinar dos Estudos Culturais. A dissertação foi construída em uma perspectiva decolonial, debatendo a colonialidade em exaltar a miscigenação/mulato numa apresentação branqueada na figura de Carmen Miranda, que acaba branqueando a nação que se dizia mestiça, mas, era representada pela brancura de Carmen. O problema da pesquisa está em evidenciar e refletir a colonialidade da identidade nacional da década de 1930 no Brasil, que, classificava as raças, exaltava, estereotipava e sensualizava o mulato numa apresentação branqueada, redimensionando a branquitude. A valorização da miscigenação e do mulato na década de 1930 invizibiliza as linhagens originais do mestiço/mulato e se torna um caminho para a branquitude hegemônica. A dissertação divide-se em quatro capítulos: o capítulo um apresenta a vida e carreira de Carmen Miranda e a questão mulata da década de 1930 no Brasil. O capítulo dois discute o que é a colonialidade e como ela está presente na identidade nacional brasileira do período. O capítulo três apresenta o que é a identidade, a cultura e a representação. E o último capítulo analisa a colonialidade nas canções gravadas por Carmen Miranda, através do debate de suas canções. A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigando variadas fontes cientificas relacionadas à Carmen Miranda. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise de sete canções da artista. Como resultado é concluído que Carmen Miranda tem contribuição na legitimação da identidade nacional brasileira na década de 1930, identidade essa que, atualiza a colonialidade ao exaltar e sensualizar a miscigenação/mulato, ao invisibilizar as raças subalternizadas na mestiçagem, redimensionando a branquitude, e, ao tirar o samba da marginalidade, mas, não seus criadores: os negros.
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                                    Abandono Afetivo: a construção de um Paradigma Jurídico
                                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 30/09/2024
                                    Área INTERDISCIPLINAR
                                    Orientador(es)
                                    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero
                                      Banca
                                      • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                      • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                      • Peterson José de Oliveira
                                      • Róbson Pereira da Silva
                                      Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar o abandono afetivo, e a construção técnico jurídico no que concerne ao tema, levando em consideração sentimentos de afeto e respeito à dignidade humana, e ao mesmo tempo, refletir sobre as novas formações familiares, o machismo e a masculinidade relacionadas à culturalidade, e pensar em uma legislação que assegure políticas de direito à afetividade, segurança jurídica àqueles abandonados, e o endurecimento legal para quem pratica o ato do abandono afetivo. Assim, metodologicamente se busca meios de fortalecer o direito de Família no que diz respeito às relações familiares, suas novas configurações, e assegurar direitos a todos os envolvidos, determinando direitos e obrigações, com vistas à afetividade das relações. Nesse sentido, ao tratarmos das relações familiares, novas formas de família, e a decorrente relação de afeto, trouxemos um novo debate acerca das responsabilidades dos entes familiares, e a possível elaboração de novas leis que assegurem direitos àqueles afetivamente abandonados.
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                                      Do Clube dos Fidalgos ao Cordão Valu: alegria e resistência ocupando as ruas da cidade
                                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 30/09/2024
                                      Área INTERDISCIPLINAR
                                      Orientador(es)
                                      • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Teylor Fuchs Cardoso dos Santos
                                        Banca
                                        • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                        • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                        • Maria Helena da Silva Andrade
                                        Resumo Nos últimos anos, o Carnaval de Rua em Campo Grande, na região da Esplanada Ferroviária, vem se consolidando e atraindo milhares de foliões. O surgimento do Cordão Valu, em 2006, pode ser considerado um dos grandes responsáveis pela transformação desse cenário. O Cordão Valu tornou-se um marco no Carnaval de Rua campo-grandense e, em pouco mais de dez anos após seu surgimento, inúmeros outros blocos e cordões foram criados. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo do Carnaval de Rua em Campo Grande - MS, com foco no Cordão Valu, sua história e trajetórias, as transformações culturais vivenciadas nesse período e sua atuação na ocupação dos espaços públicos da cidade. O caminho metodológico incluiu o levantamento e a análise da bibliografia existente sobre o Carnaval e o Carnaval no Brasil, relacionando essa bibliografia com os conceitos de identidade e nação; a pesquisa documental realizada na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e no Arquivo Público Municipal de Campo Grande; além de entrevistas semiestruturadas com fundadores dos blocos. O trabalho está dividido em três capítulos, que abordam: o surgimento do Carnaval no Brasil, a construção da identidade nacional e o Carnaval brasileiro; a relação entre as cidades e o Carnaval; e, por fim, o processo histórico do Carnaval em Campo Grande, o surgimento do Cordão Valu e sua relação com a ocupação dos espaços públicos e o Direito à Cidade.
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                                        Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca
                                        Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 30/09/2024
                                        Área INTERDISCIPLINAR
                                        Orientador(es)
                                          Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                            Banca
                                            • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                            • Fabio da Silva Sousa
                                            • Fábio Dobashi Furuzato
                                            • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                            Resumo
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                                              CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DO MATO GROSSO DO SUL – SENDAS EM CANÇÕES DE GERALDO ROCA
                                              Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 30/09/2024
                                              Área INTERDISCIPLINAR
                                              Orientador(es)
                                              • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • IAN RARI NOGUEIRA FARIA
                                                Banca
                                                • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                                • Fabio da Silva Sousa
                                                • Fábio Dobashi Furuzato
                                                • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                                Resumo A presente pesquisa visa à discussão sobre a construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul através do regionalismo presente na obra de Geraldo Roca. Nesse sentido, a dissertação é pautada no diálogo entre enfoques dos Estudos Culturais e aspectos de reflexões históricas e filosóficas e discutirá conceitos de identidade, cultura e fronteira, por meio de quatro composições desse artista: “Trem do Pantanal”, “Polka outra vez”, “Uma pra estrada” e “Mochileira”. Desse modo, a partir do levantamento documental e bibliográfico, buscar-se-á o possível entendimento do contexto histórico da criação do estado, dos festivais de Mato Grosso do Sul e das composições musicais de Roca. Afinal, pode-se mencionar que a região é rica em diversidade cultural e histórica — além de encontrar na obra de Geraldo Roca uma expressão vívida de seu regionalismo. Assim sendo, por meio de sua produção artística, o compositor oferece uma visão profundamente enraizada na identidade da região, explorando elementos que vão desde a paisagem natural até as tradições e vivências do povo sul-mato-grossense. Desse modo, por meio das canções de Geraldo Roca, traçou-se um dos objetivos de captar essências do Mato Grosso do Sul, destacando aspectos da cultura local – como o folclore, as paisagens únicas do Pantanal e do cerrado, além das nuances históricas que moldaram a identidade do lugar – contribuindo para a preservação e para a celebração da identidade cultural da região. Assim, essa pesquisa, ao explorar temas como a relação do homem com a natureza, os conflitos sociais e a memória coletiva, busca, por meio da obra de Geraldo Roca, não apenas destacar, mas também contribuir ativamente para a construção e a preservação da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul.
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