Mestrado em Estudos Culturais

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
FEMINISMO NEGRO, INTERSECCIONALIDADE E ESTUDOS CULTURAIS: UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NA VIDA E OBRA DE ELZA SOARES
Curso Mestrado em Estudos Culturais
Tipo Dissertação
Data 30/05/2023
Área SOCIAIS E HUMANIDADES
Orientador(es)
  • Fabio da Silva Sousa
Orientando(s)
  • Larissa Papa Nogueira Martins
Banca
  • Ana Paula Squinelo
  • Fabio da Silva Sousa
  • Raffaella Andrea Fernandez
Resumo Digite aqui o Resumo de sua Dissertação
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    RACISMO NO AMBIENTE PROFISSIONAL ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COXIM, MATO GROSSO DO SUL
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 28/04/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
    Orientando(s)
    • Sandra da Silva Costa
    Banca
    • Marcelo Victor da Rosa
    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
    • Robson Pereira da Silva
    Resumo Neste trabalho, as percepções que trabalhadores/as da educação básica municipal, estadual e federal da cidade de Coxim, no Mato Grosso do Sul, têm em relação ao racismo no ambiente profissional escolar são levantadas e analisadas. Considerando que o racismo se manifesta de diversas maneiras no Brasil, buscou-se identificar como as tensões étnico-raciais são per-cebidas nas relações profissionais que se estabelecem no ambiente escolar, e, ainda, conhe-cer a importância que os/as trabalhadores/as da educação atribuem ao diálogo e às capacita-ções (formação continuada) relativas ao tema. Buscou-se, também, identificar quais estraté-gias e políticas são adotadas pelos/as gestores/as frente ao combate à discriminação racial no ambiente de trabalho. O presente estudo, com abordagem metodológica qualitativa, por meio do emprego de questionário on-line estruturado com perguntas abertas e fechadas, para dialogar com os/as profissionais de três instituições públicas de ensino (uma da esfera mu-nicipal, uma da estadual e uma federal, todas localizadas no município de Coxim, Mato Grosso do Sul), encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A pesquisa está ancorada no campo teórico dos Estudos Culturais, por meio da discussão que ele possibilita sobre os conceitos de cultura, de raça e de racismo nas práticas cotidianas da sociedade. En-tre os principais resultados da pesquisa está que os/as trabalhadores/as da educação reconhe-cem que o racismo existe, mas, ao mesmo tempo, o veem como algo que está distante deles e da escola, situação que ficou evidente quando 72,5% dos/as trabalhadores/as da educação disseram perceber o racismo como um problema estrutural. Mas, em contrapartida, 40% afirmam nunca ter, de forma consciente e/ou inconsciente, discriminado alguém em razão da cor, e somente 27,5% cogitam essa possibilidade; 87,5% dos/as profissionais admitem a importância do diálogo e da capacitação a respeito da discriminação racial; e há, entretanto, registros de servidores/as docentes que discordam e consideram que os/as servidores/as já são esclarecidos o suficiente sobre o assunto; 61% dos/as servidores/as desconhecem se a instituição onde atuam possui ou não políticas internas de combate ao racismo; 63% não sabem opinar sobre a atuação dos/as gestores/as frente a essa questão. A partir das manifes-tações de servidores/as, gestores/as e demais órgãos e entidades ouvidos, verificou-se que, quando há o implemento de políticas e/ou ações internas de combate ao racismo, essas são pontuais e ficam restritas, quase que exclusivamente, ao universo curricular e/ou docente, sem levar em conta que a instituição de ensino é formada por diferentes profissionais que , em atuação conjunta, protagonizam o processo educativo.

    PALAVRAS-CHAVE: racismo; trabalhadores da educação; ambiente profissional escolar.
    AUTO DO CARÃO: ESTUDO SOBRE AS IDENTIDADES CULTURAIS DOS POVOS AMAZÔNIDAS ATRAVÉS DAS CIRANDAS DO AMAZONAS
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 31/03/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Orientando(s)
    • Jean Batista da Cunha
    Banca
    • Fabio da Silva Sousa
    • Milton Augusto Pasquotto Mariani
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Resumo Este trabalho visa refletir a constituição das identidades dos povos amazônicos numa
    perspectiva histórica e cultural, que vai desde migração histórica europeia até a migração
    nordestina nos meados do século XX. Trata-se de uma pesquisa baseada na história do sujeito
    da Amazônia em diálogo com os Estudos Culturais, enfatizando as identidades culturais e da
    hibridização cultural ao longo dos tempos através das cirandas do Amazonas. Faremos um
    diálogo com os autores Raymond Williams, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini para
    entendermos os conceitos de cultura, de identidades culturais e o processo de hibridização
    cultural. Iremos destacar os principais marcos históricos de conflitos e o posicionamento dos
    povos habitantes da região quanto a afirmação de suas identidades diante dos europeus, assim
    como as principais transformações vividas pelas cirandas ao longo do tempo e o ponto de tensão
    entre suas narrativas. Tais fatos descrevem a postura do homem amazônida frente a uma
    sociedade globalizada, padronizada e em processo de homogeneização cultural e que, mesmo
    com a romantização de sua imagem por parte do poder público, vive ainda uma ruptura social
    capaz de colocá-los em condições de descaso e de subalternização. Os povos amazônidas, assim
    como adeptos ao processo de globalização, viram no interstício a oportunidade negociação e de
    relação de poder frente as transformações exigidas pela modernidade e à manutenção de
    tradições culturais nas suas cirandas.
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    “Memória Para Uso Diário”: Arquivos E Coleções Orgânicas Como Dispositivos de Resistência (Favela da Rocinha-Rio de Janeiro, 1965 a 1984)
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 29/03/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Murilo Sebe Bon Meihy
    Orientando(s)
    • Maristela Santiago de Souza
    Banca
    • Mario Sérgio Ignácio Brum
    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
    • Murilo Sebe Bon Meihy
    Resumo A função social dos acervos arquivísticos e coleções é ressaltada nesta dissertação ao percorrer a militância política dos moradores da favela da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1960 a 1980. O uso da memória como dispositivo para a militância política se impõe para o constructo de contranarrativas na emergência da hora, da “favela” para a “favela” e para o “asfalto”, do “negro” para o “negro” e para o “branco”, das “minorias majoritárias” e dos “povos não integrados no sistema da propriedade privada” para eles mesmos e para os grupos (economicamente) hegemônicos ... enfim, para as sociedades de regulamentação, a perspectiva decolonial no fazer história a partir do direito à memória. E para nós mesmos, arruinar práticas discursivas que operam na racialização das subjetividades, de modo a nos conceituar como “favela”, “negro” ou “minoria”. Qual seja, o empoderamento, ou, o sufoco e o refastelo do mobilizar a identidade a nos projetar como atores sociais.
    As autobiografias de militantes, citadas ao longo deste trabalho, legam, os itens documentais do acervo em estudo, igualmente a memória é para uso diário.

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    JORNAL O PANTANEIRO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E CULTURA
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 27/03/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Antonio Firmino de Oliveira Neto
    Orientando(s)
    • Lise Rossi Jones Lima
    Banca
    • Antonio Firmino de Oliveira Neto
    • Edvaldo Correa Sotana
    • Eudes Fernando Leite
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Resumo Nos últimos anos ocorreu um aumento significativo de pesquisas acadêmicas que analisam a trajetória de periódicos publicados no Brasil. Há um conjunto de estudos voltados para jornais e revistas publicados nas capitais brasileiras. Porém, é menor o número de investigações sobre jornais produzidos no interior do país. Assim sendo, a presente pesquisa tem como objeto o jornal O Pantaneiro, publicado no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. O recorte temporal da investigação tem como marco inicial o ano de 1965, ano de lançamento do periódico. Já seu recorte final é 1978, buscando contemplar o período de criação do estado sul-mato-grossense, assim como os primeiros anos de administração do atual proprietário de O Pantaneiro. Na dissertação, objetiva-se investigar a trajetória do jornal e suas características, bem como a atuação de seus dirigentes e as produções das primeiras vozes femininas que colaboram com o periódico. Além disso, pretende-se considerar os meios locais de comunicação e momentos do desenvolvimento da imprensa. Para a realização do estudo, adota-se uma postura teórica interdisciplinar proporcionada pelos Estudos Culturais e pela articulação de conceitos das áreas de Comunicação e História. Com relação à metodologia, foi imprescindível recorrer à pesquisa bibliográfica e proceder à pesquisa documental no acervo do jornal. Como resultado do processo de pesquisa, apresenta-se uma dissertação em quatro capítulos.
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    PRIMAVERA NAS REDES: CONEXÕES E LUTAS NO SUL GLOBAL FEMINISTA EM #NIUNAMENOS, #UNVIOLADORENTUCAMINO E #ELENÃO
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 28/02/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Fabio da Silva Sousa
    Orientando(s)
    • Aimê Barbosa Martins Bast
    Banca
    • Fabio da Silva Sousa
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    • Rejane Aparecida Rodrigues Candado
    • Silvana Colombelli Parra Sanches
    Resumo O uso da internet e das ferramentas digitais elevou a outro patamar a ação de movimentos sociais - agora fortemente engajados em pautas identitárias - e tornou-se a principal ferramenta de mobilização política. Esta dissertação explora a contribuição dos feminismos transnacionais a partir de uma perspectiva decolonial para o espaço público globalizado: uma crítica interseccional à modernidade, expondo a violência com que o corpo-território das mulheres estão submetidas nas mãos do imperialismo e do neoliberalismo. Considerando esses aspectos, a literatura selecionada objetivou estabelecer a relevância de três eixos temáticos: a) feminismo; b) tecnologias de informação e comunicação, e; c) teorias do Sul Global. O levantamento dos dados discursivos dos três maiores movimentos digitais da América Latina permitiu expor uma narrativa muito específica vertendo em inúmeras informações que podem ser refletidas à luz dos Estudos Culturais. Assim, a dissertação, divide-se em três capítulos: o Capítulo 1 discute a evolução do pensamento feminista, as trajetórias do movimento na América Latina e o impacto das tecnologias para o ativismo feminista. No Capítulo 2 são explanadas as relações visíveis e ocultas entre a colonialidade, gênero e democracia, bem como o papel dos feminismos dentro e fora do Estado, em diálogo com a sociedade civil e organismos internacionais para fundamentar a produção de uma agenda política para o Sul Global Feminista que permita avanços nas relações de gênero em espaços públicos e privados. Por fim, o Capítulo 3 abarca o aporte das tecnologias de informação e comunicação no processo de questionamento da identidade feminista, a massificação do feminismo no âmbito da América Latina e o despertar da consciência política a partir do ano de 2015, utilizando como lócus de atuação e reflexão os movimentos #NiUnaMenos, #UnVioladorEnTuCamino e #EleNão. Em conclusão, o gênero e suas intersecções compõem os caracteres que constituem o sujeito pós-colonial feminino, online e offline, no contexto latino-americano, assim toda a episteme feminista levando em consideração essa constituição, deve e luta contra um patriarcado originário a fim de proteger não somente suas existências, mas na intenção de um dia quebrar com essa estrutura. Essa intenção remete ao conceito de redes de esperança de Castells, sendo a internet (redes sociais) o palco dessa subversão. Por conseguinte, se podemos traçar um panorama dos movimentos digitais da América Latina, esses diriam que os movimentos trazem uma narrativa de subversão, de negação, de uma apropriação coletiva de uma espécie de poder que é historicamente negado às mulheres e aos corpos femininos, que é um grito que saiu das redes, ganhou as ruas e performou corpos-corpus.

    Palavras-chave: Sul Global; Feminismos; Movimentos Sociais; Ativismo; Redes Sociais.
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    CEMITÉRIO DOS HERÓIS: conflitos entre o patrimônio cultural, apropriações e a educação patrimonial
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 27/02/2023
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Orientando(s)
    • Renata Cordeiro Peguin
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Antonio Firmino de Oliveira Neto
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    • Rafael Alves Pinto Junior
    Resumo Considerando os conflitos e tensões da herança moderno-colonial existentes na história e nas práticas de preservação patrimoniais brasileira, o objetivo desse estudo é analisar como o patrimônio Cemitério dos Heróis, situado em Jardim, Mato Grosso do Sul, é reconhecido, apropriado, e ressignificado pelos atores locais. O percurso metodológico se deu na interpretação das diferentes linguagens e apropriações sobre o cemitério. Para tanto, sob um olhar da paisagem cultural e da educação patrimonial decolonial, realizamos a análise de atas oficiais acerca do tombamento, entrevistas com o poder público, questionário semiestruturado para a comunidade local e professores da rede estadual do município. Os resultados demonstraram que o percurso de patrimonialização do espaço reproduziu o modelo epistêmico eurocêntrico, e que dado isso, o sentimento de pertencimento da comunidade para com o patrimônio, não se faz presente. Além disso, concluímos que, atualmente, o espaço é reconhecido pela sua relevância histórica, no entanto, não é apropriado e nem ressignificado pelos atores locais, o que comprova a teoria de que “conhecer para preservar” não é um único suporte para a efetividade dos bens na relação entre sujeito e patrimônio, sendo, portanto, proposto a adoção de uma educação patrimonial decolonial que considere a alteridade e a ecologia dos saberes na formação e construção de patrimônios contra hegemônicos.

    Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Cemitério dos Heróis; Decolonialismo; Educação Patrimonial; Estudos Culturais.
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    Cenas de angústia e morte na dramaturgia filosófica de Jean-Paul Sartre, a partir da peça “A Prostituta Respeitosa” (1946): Representações de raça, classe e gênero
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 30/11/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    Orientando(s)
    • Jéssica Ferreira Alves
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Murilo Sebe Bon Meihy
    • Robson Pereira da Silva
    • Thais Leao Vieira
    Resumo A presente dissertação se concentra em compreender as opressões interseccionais (raça, classe e gênero), a angústia e a morte presentes na obra do dramaturgo e filósofo Jean-Paul Sartre, utilizando como objeto de pesquisa a peça A Prostituta Respeitosa, escrita no ano de 1946. A obra se passa no sul dos Estados Unidos, tendo como protagonista a personagem Lizzie, uma prostituta que viaja em um trem e, por conseguinte, presencia um conflito que resulta no assassinato de um homem negro. Assim, a peça direciona o seu foco para a questão racial, a qual tinha grande peso naquele contexto segregacionista norte-americano e pós-guerras mundiais. Sartre (1905-1980), como um dos precursores do existencialismo na França, utiliza-se de diversas linguagens para expressar sua filosofia e engajamento político. Sendo assim, nesta pesquisa, investigamos os aspectos estéticos na peça a partir da análise bibliográfica e do texto dramatúrgico, pensando como Jean-Paul Sartre, no texto teatral, perspectivou as opressões de raça, classe e gênero em suas obras, dando ênfase na temática da morte e da angústia.

    PALAVRAS-CHAVE: Sartre, representação, problemas de gênero, raça, classe, existencialismo, dramaturgia.
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    Pelos terreiros, becos e ruas que encruzilham a vida: o forró por um olhar afrocentrado
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 30/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Marcelo Victor da Rosa
    Orientando(s)
    • Marcos Nathaniel Pereira
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Marcelo Victor da Rosa
    • Osvanilton de Jesus Conceição
    Resumo A pesquisa tem como objetivo geral analisar as minhas vivências, identificando as performances com o forró, como artefato cultural para direcionar um olhar pela perspectiva descolonial afrocentrada. Seu trilheiro encruzilha os terreiros da vida. O forró, sua dança, a escrevivência, a afrocentricidade e a pedagogia das encruzilhadas que florescem em ruas, terreiros, becos e vielas, espaços de transformações e de desenvolvimento de relações sociais. A pesquisa mistura poesia, que dirige os caminhos de cada capítulo; memórias, com base no pensamento de escrevivência; e os Estudos Culturais, com as leituras de afrocentricidade; sendo as ideias que trabalhem conceitos, ações, pensamentos e identidade africana que fale sobre os povos africanos e seus descendentes em relação a contextos históricos e social; as pedagogias das encruzilhadas e das ruas, encruzilham suas potencialidades em espaços não hegemônicos de conhecimento. Assim, florescem forrós múltiplos, que perpassam a dissertação e mesclam com outros conhecimentos afro-orientados. Quando o olhar visa os corpos negros diaspóricos, percorre pelos artefatos culturais, casa noturna, sarau e escola de dança, esfumaçando os saberes cognitivos motores. O que emerge são traços de possíveis conexões do forró com a cultura Africana, pensamentos e conflitos frente à brancura e do embranquecimento social, mostram que quando a cultura negra não está sendo marginalizada, seus povos estão. As energias dos orixás e pretos velhos também fluem, por toda a dissertação como conselhos ancestrais, informando as direções a serem tomadas. Assim, a pesquisa toma forma pelas encruzilhadas, encontrando estratégias a serem usadas, dentro de uma pedagogia do forró antirracista.
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    SENÓHIKO KAVÁNETIHIKO, ÍHAEHIKO IPOXÓVOKUTI IHÁXENOTI TONÓ`ITI LIMAUN.Entrelugares e interculturalidade: vivências de feirantes Terena da Aldeia de Limão Verde
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 30/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Iara Quelho de Castro
    Orientando(s)
    • Valdevino Gonçalves Cardoso
    Banca
    • Iara Quelho de Castro
    • Noemia dos Santos Pereira Moura
    • Vera Lucia Ferreira Vargas
    Resumo RESUMO


    A presente dissertação trata da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Estudos Culturais, da UFMS, Campus de Aquidauana. Tem como tema as terenas feirantes da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e por objetivos apresentar e discutir suas experiências, práticas e relações estabelecidas com a sociedade envolvente, compreendidas a partir de referências teóricas de perspectiva decolonialista e da interculturalidade. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo, para a colheita de dados e informações junto as terenas, sobre suas vivências e percepções relacionadas às suas atividades. Conclui-se que as terenas observadas e consultadas atuam de modo significativo para além de suas aldeias e roças, realizam um trabalho intercultural, de (re)afirmação de identidade étnica, lugar a partir do qual se posicionam, requerendo respeito e reconhecimento à diferença, sendo a feira um entrelugar, espaço de percepção e modo como as feirantes Terena se posicionam no interior da sociedade envolvente e como realizam estratégias de convivência em zonas de fronteiras culturais.


    Palavras-Chave: Feirantes Terena, Decolonialidade, Interculturalidade, Entrelugar

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    AS AGÊNCIAS TERENA NAS IGREJAS CRISTÃS DA ALDEIA PASSARINHO: protagonismos e apropriações
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 29/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Vera Lucia Ferreira Vargas
    Orientando(s)
    • Cesar Augusto Vareiro da Silva
    Banca
    • Iara Quelho de Castro
    • Marcelo Victor da Rosa
    • Noemia dos Santos Pereira Moura
    • Vera Lucia Ferreira Vargas
    Resumo A pesquisa busca demonstrar a construção do protagonismo indígena Terena por meio da compreensão e da análise das ações desenvolvidas por eles, através das apropriações das instituições religiosas na aldeia Passarinho, bem como das relações interétnicas identificadas por meio dos documentos das igrejas, do SPI, FUNAI e das entrevistas realizadas com as lideranças e com os membros das várias igrejas presentes na aldeia. Considera-se as igrejas também como lugares de debates e discussões em torno dos direitos indígenas, com a participação da comunidade da aldeia em seus cultos, missas e demais atividades desenvolvidas pelos membros de cada uma delas. Nesse sentido, evidencia-se um código de conduta presente no cotidiano da aldeia e para além dela marcado pelas atividades realizadas tanto pelas lideranças quanto pelos membros frequentadores, a fim de demonstrar a participação efetiva de todos junto as várias igrejas presentes na aldeia Passarinho. Para isso elegeu-se o campo teórico dos Estudos Culturais para compreender e demonstrar o processo de apropriação, ressignificação e protagonismo Terena dentro e fora da aldeia.
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    VOZES TRANSGRESSORAS: agentes, mediações culturais, agenciamentos e América Latina nas páginas do jornal Lampião da Esquina (1978-1981)
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 29/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Fabio da Silva Sousa
    Orientando(s)
    • Geiselly Marçal da Silva Leão
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Danilo Leite Moreira
    • Edvaldo Correa Sotana
    • Fabio da Silva Sousa
    Resumo Interpretado pelas lentes da cultura hegemônica opressora heteronormativa como depravado, promíscuo, doentio e pervertido a população de LGBTQQICAPF2K+ sofre tratamentos diferenciados na sociedade brasileira marcados sobretudo, pela truculência das violências impostas a esses agentes. Este texto de Mestrado é fruto de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa descritiva, intitulado “Agentes, mediações culturais, agenciamentos e América Latina nas páginas do jornal Lampião da Esquina (1978-1981). O jornal enquanto um artefato cultural através de seus conteúdos atua como produtor de sujeitos ao promover ensinos por meio de pedagogias culturais. O estudo faz também um delinear sobre o jornal de imprensa alternativa de oposição que traz um debate sobre a diferença para o Brasil a partir de uma perspectiva decolonial num Brasil da abertura em que a diferença está aflorando uma vez que a Colonialidade do poder dos regimes autoritários também se expressa nos marcadores da diferença na América Latina como um todo. Afinal, qual é o lugar da homossexualidade no interior das pautas políticas? Qual o lugar das mulheres? Qual o espaço dos indígenas? Qual o lugar das questões étnico-raciais? Faz-se também uma análise da construção de sentidos e práticas de subversão nas páginas do jornal Lampião da Esquina sobre as homossexualidades/sexualidades transgressoras na América Latina ao discutir a questão gay dos regimes autoritários latino-americanos. Para a fundamentação teórica do trabalho reporta-se esse estudo as lentes dos Estudos Culturais e tece-se um diálogo com vários autores, tais como: Jesus Martín Barbero (2015); Gayatri Chakravorti Spivak (2010) além dos constructos de Bernardo Kucinski, Renan Quinalha (2021); Viviane Camozzato, 2015 Douglas Kellner (2001); Elisabeth Ellsworth (2001) Marlécio Maknamara (2020); Patrícia Hill Collins (2021). Esse olhar a partir da margem da imprensa não hegemônica e seu devido engajamento cristaliza pautas de lutas por direitos na construção de reflexões e saberes dos agentes ao questionar a cultura dominante heterossexual, branca, cristã, normativa, patriarcal e machista no contexto autoritário.
    Palavras-chave: Lampião da Esquina; Estudos Culturais; Agenciamento; Pedagogia cultural; Imprensa alternativa.
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    Handala e as fronteiras para descolorir: os cartuns de Naji al-Ali, insurgências poéticas e epistêmicas na luta de libertação popular Palestina
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 28/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Murilo Sebe Bon Meihy
    Orientando(s)
    • Israel Aparecido da Silva Júnior Zayed
    Banca
    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
    • Murilo Sebe Bon Meihy
    • Thais Leao Vieira
    Resumo Esta pesquisa tem como foco investigar a produção imagética e o discurso artístico e político contido nos cartuns da personagem Handala, uma criança palestina destituída de pão e pátria - mas indignada e obstinada pela luta de libertação popular palestina. A personagem foi apresentada ao público pelo refugiado Naji al-Ali, a partir dos desdobramentos da tragédia palestina Al-Nakba. No primeiro capítulo, pode-se acompanhar, por uma abordagem histórica como e por que ocorreu a ocupação britânica na Palestina, que promoveu mudanças importantes que já ocorriam naquele espaço dinâmico e de múltiplas interações sociais e culturais. Com o domínio administrativo do Mandado da Palestina, um outro ator político estrangeiro europeu projetasse para o território palestino. Seu objetivo: ocupação, à custa da hegemonia demográfica nativa. Diferentes formas e tecnologias de violência fizeram insurgir lutas palestinas de base popular. O segundo capítulo abre-se com uma introdução à produção de arte palestina sob três abordagens teóricas (nativos, exilados e israelense). Além disso passamos por breve biografia do cartunista conhecido como Naji al-Ali à produção de seus cartuns, em especial, Handala: uma personagem refugiada que transita por questões urgentes. Parte da obra foi reunida e publicada em um livro no brasil, compilando alguns trabalhos que forneceram as imagens analisadas nesta pesquisa. A metodologia da investigação teve como objetivo identificar, através da leitura de imagens, temas relevantes da disputa entre agentes das metrópoles imperiais e das resistências palestinas a partir do artista e de “teórices” que pensam a partir das margens e das imagens. Partindo do pressuposto da diferença colonial como dispositivo que legitimou as estratégias de ocupação colonial na Palestina histórica e dos cenários da geopolítica, quais foram as respostas dadas pelo cartunista e seus trabalhos? A personagem conseguiu se comunicar tanto com as experiencia das populações nativas mas também das comunidades em diáspora. Parte do segundo e o terceiro capítulo analisam o acervo imagético dos cartuns produzidos entre as décadas 1970 a 1987. Neles, Handala e diferentes marcadores temáticos surgem nas trincheiras da linguagem em cartum: uma fronteira entre o jornalismo e as artes visuais, que modula a perspectiva do cotidiano e a representa a partir dos palestinos “de baixo”, empobrecidos e condenados da terra; as e os refugiados da Palestina. No campo interdisciplinar dos Estudos Culturais foi possível estabelecer aproximações entre teórices nativos, insurgentes, aliados e movimentos sociais para o discurso palestino por libertação popular. Qual o papel das imagens no discurso gráfico de Naji al-Ali? Quais as origens de Handala? Quais os principais temas encontrados nos cartuns? É grande o desafio de traduzir para o contexto brasileiro tantas imagens, conceitos e diferentes repertórios e paisagens culturais, com objetivo ampliado de ler imagens. Do orientalismo à descolonização do olhar, buscamos verificar como os marcadores da colonialidade e da resistência se relacionam nestes produtos visuais, evidenciando disputas internas e externas nos mais distintos campos. No front palestino, Handala aparece nas fronteiras acinzentadas entre arte, política, vida e morte. Motivado pelo fim do apartheid e da limpeza étnica, essa criança busca voltar para casa, sem perder a memória e brio, tornando-se uma espécie de portal entre o passado e hoje, demonstrando a luta interminável por dignidade, direto ao retorno e autodeterminação. Ao ocultar seu rosto, Handala nos convida a olhar com atenção para as tonalidades cinzentas que arte e vida podem se encontram.
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    Uma leitura do cenário político brasileiro do ano de 2020 a partir de memes de internet: diálogos e cotejos sob a luz da heterociência do Círculo de Bakhtin
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 28/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Orientando(s)
    • Jussara Leão Balbueno
    Banca
    • Camila Caracelli Scherma
    • Fabio da Silva Sousa
    • Patricia Zaczuk Bassinello
    Resumo Esta pesquisa de mestrado propõe uma leitura e compreensão acerca da representação do cenário político brasileiro do ano de 2020 a partir de narrativas distintas que transitam pelos espaços virtuais, expressas por intermédio dos memes de internet. A partir desse propósito, intentamos compreender os embates discursivos que acontecem no ciberespaço (LÉVY, 2010), mais propriamente nas redes sociais, de forma a entender a constituição dos sujeitos inseridos nesse recorte espaço-temporal proposto, concebendo o meme como um gênero do discurso, calcado teoricamente na heterociência do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011) e seus estudiosos. Em relação à constituição dos sujeitos, propomos um diálogo teórico entre estudiosos do campo dos Estudos Culturais que teorizam o tema, tais como Hall (2014), Woodward (2014), juntamente com estudiosos que se debruçam a pensar na referida temática a partir dos escritos do Círculo de Bakhtin, como Bassinello e Miotello (2019), Miotello (2018), compreendendo a construção da identidade por intermédio da alteridade. Por meio da heterocientificidade bakhtiniana, baseamos as nossas análises no exercício de interpretação marcado pelo cotejamento de textos, objetivando a ampliação do nosso horizonte de compreensão, a fim de visualizar as expressões de luta e de resistência realizadas pelo “ser expressivo e falante”, objeto de estudo das ciências humanas (BAKHTIN, 2011). Dessa forma, realizamos o cotejo entre os memes selecionados e outros textos, que compreendem artigos científicos e de opinião, matérias e reportagens da esfera jornalística, charges e posts virais. Compreendendo o mundo e a linguagem de forma dialógica, fizemos o exercício de escuta dos nossos sujeitos expressivos e falantes, ouvindo assim, muitas vozes que compõem o discurso. Como proposição, apresentamos o riso como uma poderosa força libertadora de mentes e espíritos, a qual possui a faculdade instigadora de promover debates e conscientizações. Na conclusão, temos a apresentação de uma compreensão outra, uma contrapalavra, pretendendo atribuir sentidos no mundo, praticando o exercício de pensar os sujeitos a partir da plenitude de suas existências.
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    Heteroidentificação: um olhar dos estudos culturais sobre o processo de entrada do aluno cotista na Universidade
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 27/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Helen Paola Vieira Bueno
    Orientando(s)
    • Laila Cristina Domingos Ferreira
    Banca
    • Helen Paola Vieira Bueno
    • Janete Rosa da Fonseca
    • Mirian Cristina de Moura Garrido
    Resumo Esta pesquisa busca compreender o processo de entrada de alunos que ingressam na pós-graduação (mestrado e/ou doutorado) através de cotas raciais, primordialmente que tenham passado pelo processo de heteroidentificação por banca, que ocorre em algumas instituições. Mesmo após alguns anos da vigência da Lei de Cotas, ela ainda não é amplamente aceita, e ao se tratar da heteroidentificação por banca a questão se torna um pouco mais controversa. O “tribunal das raças”(Folha de São Paulo, 2004) funciona como instrumento de garantia de direito e é complementar à autodeclaração de cor, porém, ao partir de um critério exclusivamente fenotípico, causa algumas discordâncias, principalmente por causa da miscigenação ocorrida no país. Atualmente existem muitas políticas públicas de promoção da equidade e da justiça social e as cotas raciais se encaixam como ações afirmativas de caráter temporário. Os participantes da pesquisa puderam compartilhar suas experiências nas entrevistas realizadas, acerca das suas percepções enquanto alunos negros e cotistas, por meio da história oral e narrativas, à luz das análises dos Estudos Culturais. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para recrutamento dos entrevistados foi o “Bola de Neve Virtual”(COSTA, 2018). Foram coletados depoimentos variados, mas que convergem em muitos pontos, corroborando com o pensamento interseccional. Os resultados apontam para refletir o papel da academia como um locus de um processo de construção de identidade racial e que por mais que as bancas sejam importantes, o processo deve se concentrar no candidato e nos movimentos e experiências que o levaram até ali, portanto, a banca torna-se uma formalidade e mais uma etapa desse processo que irá garantir direitos e acesso ao público a que se destina.
    Palavras-chave: Heteroidentificação; Cotas raciais; Políticas Públicas; Identidade racial.
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    Uma leitura interseccional sobre as relações de poder entre estudantes regulares e pessoas idosas inseridas em disciplinas isoladas de graduação presencial pela Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 26/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Marcelo Victor da Rosa
    Orientando(s)
    • Eduardo Ramirez Meza
    Banca
    • Esmael Alves de Oliveira
    • Marcelo Victor da Rosa
    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
    Resumo Este trabalho teve como objetivo geral analisar, sob um olhar interseccional, as relações de poder entre pessoas idosas e pessoas jovens (estudantes de graduação) participantes da atividade de extensão “Pessoa Idosa na Formação Acadêmica” do Programa Institucional de Extensão “Universidade Aberta à Pessoa Idosa” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Enquanto pesquisa qualitativa, o percurso metodológico incluiu levantamento de um breve estado da arte, obtenção de anuência institucional e de acesso aos contatos de pessoas idosas e de estudantes regulares, apresentação de convite para participarem da pesquisa, aplicação de questionário e de entrevista com os sujeitos, tabulação e entrecruzamento dos dados do perfil sociológico e análise dos discursos. Devido ao quadro pandêmico da Covid-19, todos os contatos com os sujeitos da pesquisa foram mantidos remotamente, com suporte das tecnologias de comunicação a distância. Participaram como sujeitos da pesquisa 15 pessoas idosas e 15 adultos jovens, sendo a maioria composta por mulheres cisgênero. Dentre os estudantes, apenas homens cisgênero apresentam diversidade quanto à orientação sexual. Todas as pessoas idosas são de matriz cristã e a maioria é divorciada. Pessoas idosas possuem renda superior aos estudantes regulares com o mesmo nível de escolarização, o que pode ser creditado aos “louros da idade”. O olhar interseccional associado à análise do discurso, iluminada pela produção foucaultiana, foram diferenciais que marcaram a pesquisa. Na análise dos discursos foram encontrados enunciados etapistas, principalmente de ordem biológica, para a definição do que é ser jovem e do que é ser idoso, enunciados que articulam os dispositivos de aliança e de sexualidade e, dentre as relações de poder, sobressaíram a questão do poder institucional, do domínio das tecnologias e do respeito. Os resultados da pesquisa oferecem contribuições para se (re)pensar os conceitos de juventude e de velhice e as formulações sobre intergeracionalidade a partir das análises interseccionais e de poder.
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    (Sobre)vivência acadêmica e pandemia da Covid-19: percepções de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 23/09/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Helen Paola Vieira Bueno
    Orientando(s)
    • Giovana Alle Hollender Azambuja
    Banca
    • Helen Paola Vieira Bueno
    • Janete Rosa da Fonseca
    • Vanusa Meneghel
    Resumo O sofrimento psíquico de estudantes universitários tem aumentado nos últimos anos, assim como o interesse de pesquisadores pelo tema. Estudos têm sido feitos buscando identificar sintomas e transtornos recorrentes, fatores que influenciam na vivência acadêmica, possibilidades adaptativas, entre outros, sempre apontando para a crescente necessidade de assistência psicológica nas universidades. Contudo, poucos são os estudos que
    tratam da percepção dos próprios estudantes e os sentidos atribuídos por eles a esse sofrimento, presentes em suas narrativas. Esta pesquisa busca investigar relatos das vivências acadêmicas e de sofrimento psíquico de estudantes de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) durante o período de pandemia da Covid-19. O objetivo consiste em possibilitar uma ampliação na compreensão do sofrimento psíquico de estudantes universitários a partir de suas narrativas quanto às vivências acadêmicas e o sofrimento psíquico no período pandêmico atual. Para isso, a análise dos dados foi feita à luz dos teóricos dos estudos culturais e da psicologia social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratório-descritivo de corte transversal para a qual foi utilizado questionário aplicado por meio de formulário online a estudantes de graduação da UFMS que em algum momento de sua trajetória acadêmica manifestaram dificuldades emocionais/psicológicas e procuram atendimento psicológico oferecido pela universidade. A pesquisa apresenta como resultados a existência de dificuldades emocionais/psicológicas em diversos momentos da graduação, sendo evidente a presença constante de relatos de ansiedade por parte dos estudantes, especialmente no período pandêmico em que as demandas por produtividade aumentaram e as formas de vida e de relacionamentos interpessoais sofreram consideráveis alterações. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de ações efetivas na universidade que possibilitem repensar as relações no ambiente universitário, no sentido de uma cultura de cuidado.
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    O PROTAGONISMO TEM GÊNERO – REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS OBRAS CUNHATAÍ E GUERRA ENTRE IRMÃOS: Mulheres olvidadas na Guerra do Paraguai/Guerra Guasu (1864 – 1870)
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 31/08/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Ana Paula Squinelo
    Orientando(s)
    • Ekarolaine Silva de Amarilha Garcia
    Banca
    • Ana Paula Squinelo
    • Geovana Quinalha de Oliveira
    • Janete Rosa da Fonseca
    • Jerri Roberto Marin
    Resumo Neste trabalho, apresento os resultados acerca da pesquisa iniciada no ano de 2020, no âmbito do Mestrado em Estudos Culturais, sob a orientação da professora Dra. Ana Paula Squinelo. A pesquisa é intitulada “O protagonismo tem um gênero: mulheres olvidadas na Guerra entre irmãos (1864-1870)”, e visa abordar a presença das mulheres na Guerra do Paraguai, mais precisamente as representações femininas no livro Guerra entre irmãos (1997), de Raquel Naveira, e Cunhataí (2003), de Maria Filomena Bouissou Lepecki. O objetivo geral é analisar a presença feminina no maior conflito do século XIX na América Latina, que envolveu quatro países: o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. Para tanto, meus objetivos específicos são: a) repensar a história dessas mulheres no contexto bélico, promovendo a visibilização desses sujeitos/as invisibilizados/as pela narrativa “oficial”; b) analisar as representações femininas na narrativa de Naveira e Lepecki, escritoras contemporâneas. Nota-se, pela linha tradicional, que a “História Oficial” tende a omitir a participação de sujeitos femininos na Guerra do Paraguai. As produções memorialistas dos séculos XIX e XX evidenciam heróis homens, e as mulheres sendo referidas quando esposa de militares notáveis. Nessas obras as mulheres não foram visibilizadas, pois são “escritos sobre homens, para homens. Raramente, quando aparecem, são tratadas como vítimas, especialmente as sobreviventes paraguaias que deveriam reconstruir o país, agora sem homens. As narrativas sobre a Guerra do Paraguai, no caso brasileiro, são abundantes sob olhar militar e raras sob prisma histórico” (COLLING, 2016, p. 238). Em tal perspectiva, se analisarmos, por exemplo, a presença feminina em obras memorialistas como A Retirada da Laguna (1871), de Alfredo d’Escragnolle Taunay, é possível depreender que as mulheres que partiram para a guerra em meio à “coluna” ocupam, na escrita, um lugar coadjuvante e subalterno. Desse modo, questionamos se a referida atuação é, regularmente, silenciada pela História Oficial. Por fim, a leitura e análise do romance de Lepecki abre a oportunidade de pensarmos o conflito a partir da figura, narração e olhar feminino. Cunhataí (2003) é um título provocativo que salienta curiosidade e permite o/a leitor/a ser ouvinte e espectador/a. Por outro lado, os poemas de Naveira nos apontam uma mínima visibilidade feminina, também não marcada em narrativas “oficiais”, e nos leva a questionar que o protagonismo na narrativa desta autora tem um gênero e não é o feminino.
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    A Guerra do Paraguai / Guerra Guasu a partir de histórias em quadrinhos, aulas oficina e de uma mirada comparada (Brasil e Paraguai)
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 30/08/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Ana Paula Squinelo
    Orientando(s)
    • Yara Karolina Santana de Mattos Messias
    Banca
    • Ana Paula Squinelo
    • Anibal Herib Caballero Campos
    • Fabio da Silva Sousa
    • Marcela Cristina Quinteros
    Resumo A presente dissertação, intitulada A Guerra do Paraguai/Guasu a partir de Histórias em
    Quadrinhos, Aulas Oficina e de uma mirada comparada (Brasil e Paraguai), tem como objetivo
    apresentar a partir de uma abordagem comparativa, os grupos/protagonistas que foram
    representados nas HQs. Nesse sentido, esse trabalho caracteriza-se como uma pesquisa
    qualitativa de natureza historiográfica com aporte teórico dos Estudos Culturais e metodológico
    da História Comparada. A escolha desse tipo de estudo coaduna com uma epistemologia
    interdisciplinar apontando para os Sujeitos e Linguagens; por meio de análises teóricas das
    dinâmicas relações construídas e representadas nas HQs, Adeus, chamigo brasileiro: Uma
    história da guerra do Paraguai de André Toral (2008) e Guerra contra la Triple Alianza: vencer
    o morir de Pertile Enzo (2011). Dessa forma, rompemos com a perspectiva positivista e
    cartesiana de se problematizar a História. Não buscamos, necessariamente, destacar as
    semelhanças entre as obras mencionadas, mas sim as diferenças em relação ao outro brasileiro
    (a) /paraguaio (a), apoiados, sobretudo, na perspectiva sobre a diferença/outro trazida pelo autor
    Homi Babha. A hipótese sustentada é a de que as HQs, enquanto fenômeno social e histórico,
    estão sujeitas à incorporação de aspectos da sociedade e de referências forjadas culturalmente.
    Os resultados da pesquisa, até o momento, reforçam a necessidade de se lançar um novo olhar
    em relação às histórias em quadrinhos no contexto sociocultural e esmaecimento das fronteiras
    identitárias, assim como, os estereótipos em relação a história em quadrinhos enquanto objeto
    de estudos e pesquisas.
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    O teatro das sombras em "Cicatrizes do Risco/Crepúsculo das Luzes" (2001), de Cida Rodrigues
    Curso Mestrado em Estudos Culturais
    Tipo Dissertação
    Data 22/08/2022
    Área INTERDISCIPLINAR
    Orientador(es)
    • Jose Alonso Torres Freire
    Orientando(s)
    • Mateus Calvis Soares
    Banca
    • Fabio da Silva Sousa
    • Gilson Vedoin
    • Jose Alonso Torres Freire
    Resumo A presente pesquisa se debruça sobre o romance Cicatrizes do Risco/Crepúsculo das Luzes (2001),
    de Cida Rodrigues, na tentativa de se observar a construção da linguagem estética e narrativa, bem
    como a das personagens que compõem a obra. As abordagens realizadas têm por base um tripé
    formado pelas noções de cultura, identidade e romance, fundamentais para entender o objeto em
    questão. Se tratando de uma obra contemporânea hipermoderna, apresentará uma narrativa
    formada a partir da miscelânea de elementos textuais, que deslizam entre prosa e poesia, aderindo
    a essa narrativa elementos visuais característicos da cultura do hiperespetáculo. A noção de Teatro
    das sombrasse desenvolve, então, na tentativa de evidenciar que tanto a estética e narrativa, quanto
    as variadas vozes na obra são formadas a partir da representação dos espaços que têm acesso.
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