O saber-fazer das mulheres rurais na Festa da Farinha de Anastácio-MS: memória, cultura e resistência. |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Patricia Zaczuk Bassinello
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Edir Neves Barboza
- Janete Rosa da Fonseca
- Patricia Zaczuk Bassinello
|
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar o protagonismo das mulheres da Colônia Pulador, localizada na zona rural do município de Anastácio-MS, por meio da valorização de seus saberes gastronômicos e culturais. Esses saberes são interpretados como formas de resistência, reafirmação identitária e produção de conhecimento no contexto da Festa da Farinha, evento tradicional que celebra a cultura nordestina local. A investigação foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas com moradoras da comunidade e a realização de uma oficina de culinária tradicional nordestina na escola local, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. O estudo analisa a evolução da Festa da Farinha, inicialmente voltada à preservação das tradições nordestinas, mas que, com o passar dos anos, passou a sofrer interferências do mercado, impactando diretamente a participação feminina e os valores culturais originais. O trabalho ancora-se em referenciais teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, com ênfase nas contribuições de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Linda Nicholson, Telma Gurgel e Heloísa Buarque de Hollanda, bem como nas reflexões sobre identidade e cultura propostas por Stuart Hall, Néstor García Canclini e Raymond Williams. Através da análise da prática culinária como ato político e pedagógico, evidencia-se a importância de integrar os saberes tradicionais ao ambiente escolar como forma de resistência ao apagamento cultural e valorização das memórias coletivas femininas. A pesquisa reafirma a escola como espaço legítimo para a transmissão de saberes ancestrais e construção de uma educação mais plural, crítica e situada.
Palavras-chave: Festa da Farinha; Feminismo Rural; Colônia Pulador; Cultura e resistência
|
Download |
|
|
Corpos Negros, Dor Visível: Entre a Cor, a Violência e o Silêncio nas Histórias de Mulheres Negras |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Geovana Quinalha de Oliveira
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
- Richéle Timm dos Passos da Silva
|
Resumo |
A presente pesquisa cujo tema é “Corpos Negros, Dor Visível: Entre A Cor, A Violência e o Silêncio Nas Histórias De Mulheres Negras” tratam-se em evidenciar que as mulheres foram silenciadas pelo colonialismo histórico e como o patriarcado impera na sociedade contemporânea como modelo machista e sexista que exclui e oprimi corpos femininos. O objetivo é demonstrar que a recorrência de violência contra mulheres é um processo histórico, patriarcal e cultural; possibilitar o conhecimento de histórias de vivências, violências e suas compreensões; propor uma análise sobre violência em suas dimensões histórica, cultural e social; diferenciar as tipificações de violências e seus conceitos. Utilizamos como método a pesquisa qualitativa por ser definida como uma abordagem que busca entender determinado fenômeno de forma aprofundada, descrevendo, analisando e interpretando dados que mensuram e que interpretam a realidade. A pesquisa qualitativa nos possibilitou trabalhar com nível de realidade que mensuram dados quantitativos, uma vez que os dados estatísticos corroboram para fundamentar e qualificar as interpretações para transparecer a realidade violenta vivenciada por mulheres. Buscamos nos referenciais bibliográficos compreender o movimento feminista negro, a decolonialidade e o processo colonizador que a sociedade brasileira fora submetida e que culminou no processo de estigmatização de mulheres. Para entendermos esse processo patriarcal e machista, as narrativas orais e histórias de vidas foram fundamentais para resgatar a dor da experiência de violências sofridas, e trazer o contexto do luto para luta. A decolonialidade é a base de referência para apresentar o feminismo interseccional, fazendo referências às feministas negras em que algum momento tivesse minha história de vida cruzada com a referência bibliográfica e apresentando-as de forma leve visando a normatização de suas lutas. Por fim, inferimos que políticas públicas de direitos às mulheres existem, estão sendo popularizadas, no entanto, para se fazerem eficazes necessitam contemplar Raça, Classe e Gênero e para que sejam válidas no objetivo de coibir os indicadores de violências contra mulheres, assim concluímos que as violências e opressões que mulheres negras vivenciam são atuais e que legislações estão sendo criadas, entretanto, às mulheres continuam sendo silenciadas, tornando-se apenas dados estatísticos. |
Download |
|
|
MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: QUEBRANDO BARREIRAS,CONSTRUINDO IGUALDADE |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- CARMEM LUCIA SUSSEL MARIANO
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DIREITOS ABSTRATOS, DEVERES CONCRETOS” “CASAMENTO GAY”, FAMÍLIA E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO PL 580/2007 |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vinícius Marques Fagundes Queiroz
|
Banca |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Antonio Ricardo Calori de Lion
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
|
Resumo |
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa investigar as disputas políticas em torno do "casamento gay", a partir das as interseções entre gênero, família e religião presentes no Projeto de Lei 580/2007, que propõe a proibição da união homoafetiva no Brasil. O método de pesquisa escolhido é de abordagem qualitativa, com material categorizado, com abordagens de estudo de caso intrínseco e Análise de Conteúdo (2011) com a finalidade de produzir um mapeamento exploratório próximo à realidade, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a união homoafetiva no Brasil. As questões abordadas alinham-se às inquietações provenientes dos debates políticos sobre o "casamento gay" e das discussões emergentes após a aprovação do PL 580/2007 na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, que propõe a proibição das uniões homoafetivas no Brasil. A partir de sua prática discursiva, questiona-se quais os tensionamentos provocados em relação aos mecanismos de poder que operam a normalização do sujeito subalternizado na cultura hegemônica brasileira. A documentação da pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise sistemática das audiências públicas realizadas no Plenário da Câmara dos Deputados e do PL 580/2007, além de verificar o impacto da proibição do "casamento gay" na sociedade brasileira, problematizando o conceito de "casamento" e o impacto da moral religiosa na conquista de direitos da população LGBTQIAPN+. Como referencial teórico, as discussões se assentam no campo dos Estudos Culturais. Os resultados da pesquisa revelam que, embora o Supremo Tribunal Federal tenha promovido avanços significativos com o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo em 2011, esses direitos permanecem vulneráveis diante da atuação de grupos conservadores e religiosos no Congresso Nacional, que mobilizam discursos de pânico moral e de defesa da “família tradicional” para tentar reverter conquistas da população LGBTQIAPN+. A análise evidenciou também a importância do afeto como fundamento jurídico, a centralidade da mídia como campo de disputa simbólica e a ausência de políticas públicas eficazes voltadas à proteção e inclusão plena dessas famílias. A pesquisa conclui que o reconhecimento jurídico das uniões homoafetivas deve ser compreendido não apenas como uma questão legal, mas como parte de uma luta mais ampla por cidadania sexual, dignidade e justiça social. A pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado, a relevância do trabalho reside na contribuição para os debates sobre os princípios de equidade e não discriminação consagrados na Constituição Federal Brasileira, ao analisar criticamente os dispositivos políticos, jurídicos e culturais que operam na exclusão ou no reconhecimento das diversas configurações familiares existentes na sociedade contemporânea. |
Download |
|
|
Escondidas no Fundo da Gruta: A invisibilidade de pessoas Trans e Travestis na cidade de Bonito/MS |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/07/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- JHONATAN CAMARA GOMES SCHMIDT
|
Banca |
- Egeslaine de Nez
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
- Marcelo Victor da Rosa
|
Resumo |
Bonito/MS, cidade internacionalmente reconhecida por sua beleza natural, esconde em suas paisagens uma realidade menos visível, porém urgente: a presença social de pessoas trans e travestis. Enquanto se promove como acolhedora e atrai turistas por sua riqueza ecológica, a cidade marginaliza certas existências, silenciando-as por meio de estruturas sociais, políticas e econômicas que negam visibilidade e pertencimento. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como pessoas trans e travestis residentes na cidade de Bonito/MS percebem e vivenciam sua presença social, considerando as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais que impactam sua visibilidade ou invisibilidade. Fundamentado em autoras como Bhabha (1998), Butler (2003), Spivak (2010) e Crenshaw (1991), o estudo utilizou a história oral como metodologia principal, associada abordagem qualitativa. Foram entrevistadas sete pessoas trans e travestis, cujas narrativas revelam tanto experiências de exclusão quanto estratégias de resistência e reconstrução identitária. Os dados evidenciam que a dependência econômica no turismo reforça padrões cis-heteronormativos de beleza e comportamento, dificultando o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho formal e empurrando muitas para a informalidade e a prostituição. A pesquisa conclui que a invisibilidade não é ausência, mas uma produção ativa de silenciamento. Por fim, propõe a urgência de políticas públicas interseccionais que garantam reconhecimento, proteção e dignidade à população trans e travesti em Bonito/MS. Ao escutar e ecoar vozes historicamente silenciadas, este estudo reafirma que essas existências não voltarão ao fundo da gruta.
Palavras-chave: Invisibilidade. Travestis e pessoas trans. História oral |
Download |
|
|
A PEDAGOGIA CULTURAL EM UM CANAL EDUCATIVO: Currículo Cultural nas aulas de Educação Física |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/04/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Sarah da Silva Corrêa Lima
|
Banca |
- Janete Rosa da Fonseca
- Marcelo Victor da Rosa
- Solange Izabel Balbino
|
Resumo |
A Educação Física escolar tem um histórico fortemente ligado à disciplinarização do corpo. Sua trajetória ligada ao contexto militar e da saúde, reforçam sua construção identitária como uma disciplina curricular ligada ao cuidado e doutrinação do corpo-máquina. Devido ao período pandêmico vivido entre 2020 e 2022, foi preciso que as escolas remodelassem suas práticas de ensino para condições remotas, por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) organizou e disponibilizou vídeo-aulas, que foram transmitidas pela televisão aberta e, posteriormente, inseridas na plataforma digital Youtube. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as pedagogias culturais produzidas no currículo cultural dos vídeos da disciplina de Educação Física, disponíveis no canal “TV REME Campo Grande”, e como as relações de poder se estabelecem/tensionam por meio destes artefatos, tendo como objetivos específicos analisar como os marcadores sociais das diferenças (gênero; geração; classe social, e; raça) se apresentam nos vídeos analisados; problematizar como as relações de poder são estabelecidas neles; além de observar como elas formam diferentes sujeitos, com suas subjetividades e identidades, a partir do seu currículo. Esta pesquisa está orientada na perspectiva genealógica do poder, operador metodológico idealizado pelo filósofo Michel Foucault. O método genealógico não se trata de uma metodologia tradicional, com padrões e etapas pré-estabelecidos e que devem ser seguidos a rigor, mas, sim, de caminhos diversos que o pesquisador pode estabelecer, para que, por meio deles, consiga compreender como os sujeitos são formados, sob os atravessamentos das relações de poder, práticas microfísicas, jogos de poder e subjetivação. Como pôde ser observado, as pedagogias resultantes dos vídeos estão permeadas por relações de poder, as quais se tensionam com marcadores sociais da diferença de raça, gênero, geração, classe social, além de um currículo cultural específico de relações de poder, bem como as práticas pedagógicas na disciplina de Educação Física, corroborando para a produção identitária de que o currículo encontrado nela é o de disciplinadora do corpo, por aplicar os dispositivos metodológicos de poder disciplinar e biopoder efetivamente. Entretanto, esse currículo cultural também propiciou a produção de uma agência nos marcadores sociais de raça e gênero, possibilitando subjetividades outras que fogem das normas pré-estabelecidas. |
Download |
|
|
ESCREVIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE CORPOS NEGROS NA DANÇA |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/03/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Marina Brasiliano Salerno
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marina Nascimento Silva Souza
|
Banca |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Alessandra Pio Silva
- Marina Brasiliano Salerno
|
Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo identificar os agenciamentos de meninas negras na dança. Esta proposta se inicia a partir da investigação sobre as dinâmicas e trânsitos que envolveram minhas vivências como mulher e bailarina negra em uma cultura hegemônica, permeada por reflexões acerca do apagamento das manifestações culturais africanas na cultura brasileira e da constante divulgação e valorização da cultura eurocêntrica que vivenciei durante minha permanência no balé clássico. Chegando nas impressões obtidas a partir do encontro do meu corpo negro de pesquisadora, com os corpos negros das meninas negras, sujeitas compõem as narrativas plurais dessa pesquisa. Por meio da escrevivência, a reflexão aborda os contextos hegemônicos no ensino da dança, buscando nos conceitos de agência e afrocentricidade, história da dança, balé clássico e danças afro-brasileiras, entender os agenciamentos de bailarinas negras (anônimas e consolidadas, como Mercedes Baptista) apesar dos desafios geracionais similares. A metodologia de escrevivência (Evaristo, 2009) alinha-se à promoção de localização, centralidade e agência negra. O estudo de campo envolveu oficinas de danças populares afro-brasileiras (Maracatu Rural, Frevo) para meninas negras (10-13 anos) em Mato Grosso do Sul. Observou-se o exercício da agência das participantes ao optarem pelas danças afro-brasileiras em detrimento do balé, e identificaram-se concepções estigmatizadas sobre a África e preconceitos religiosos relacionados as manifestações culturais africanas. Após as oficinas, a fragilidade na representação africana e protagonismo negro persistiu, indicando a limitação de esforços individuais sem suporte institucional e familiar. Contudo, o engajamento das participantes demonstrou autonomia e busca por tão valiosos saberes culturais ancestrais. Os agenciamentos manifestaram-se na permanência e no envolvimento das meninas, que se sustentou até o final da experiência. Urge que a divulgação desses conteúdos transcenda iniciativas individuais, demandando responsabilização social e implementação de leis. Esta experiência nos proporcionou o pertencimento, sensação envolvida pelo orgulho em reconhecer-se nas expressões culturais negras. |
Download |
|
|
Decolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellén Oléria e Carmen Faustino |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/03/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Janete Rosa da Fonseca
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
|
Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a partir das teorias da
interseccionalidade e do feminismo negro nas produções culturais da escritora Conceição
Evaristo, da cantora e compositoraEllen Oléria e da poetaCarmen Faustino, artistas negras.
Pretende-se traçar um panorama interdisciplinar entre história e literatura, no qual os
caminhos de investigação propostos pelos Estudos Culturais serão importantes no debate
interseccional sobre a questão racial e de gênero, dominação colonial, relações de poder
e resistência. Será discutido o lugar das mulheres negras dentro dos espaços culturais,
mais especificamente, a literatura, a música e os dramas em comum das personagens
presentes nas obras literárias de Conceição Evaristo, nas composições de Ellen Oléria,
bem como na voz poética combativa dos poemas de Carmen Faustino, diretamente
atravessadas pelo machismo, colonialismo, racismo e pelas questões de classe. Com o
intuito de delinear esse horizonte interseccional, a pesquisa aponta alguns âmbitos de
atuação da literatura negra e feminista em uma perspectiva de leitura decolonial; sinaliza
obras da literatura indígena feminina como forma de resistência ao colonialismo; destaca
a prática da escrevivência em contos de Conceição Evaristo; reúne as esferas da
ancestralidade e do afrofuturismo nas canções de Ellen Oléria e mescla as perspectivas
erótica e política em poemas de Carmen Faustino. Para tanto, serão utilizadas como
referências teóricas as seguintes autoras: Lélia González (2020), Bell Hooks (2019),
Patricia Hill Collins (2019), Sirma Bilge (2021), Audre Lorde (2019), Djamila Ribeiro
(2018), Vilma Piedade (2017), Maria Elisa Cevasco (2003), Eurídice Figueiredo (2020),
Lúcia Zolin (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (1991) e Angélica Soares (1999). |
Download |
|
|
E AGORA, MARIAS E JOSÉS? A APOSENTADORIA CHEGOU, A ROTINA MUDOU, O CORPO ENVELHECEU, UM NOVO CICLO COMEÇOU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UFMS |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/03/2025 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- GLACIELI BRAGA FERREIRA CAMPOS
|
Banca |
- Fernando Faleiros de Oliveira
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
|
Resumo |
A aposentadoria é uma etapa da vida muito aguardada por grande parte dos trabalhadores, mas para alguns ela é uma fase indesejada. Algumas instituições públicas e também empresas privadas desenvolvem ações, como o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), para auxiliar que servidores e colaboradores realizem uma transição tranquila para esta etapa da vida. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o PPA foi instituído em 2010 e ocorre anualmente desde então. Servidores que participaram do programa avaliaram de forma positiva esta ação. Esta pesquisa apresenta, por meio do relato de experiência, os PPAs desenvolvidos nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), e busca trazer em discussão os aspectos culturais que influenciam os trabalhadores na tomada de decisão de se aposentar, como a valorização da produtividade no mundo contemporâneo, as relações fluidas e transitórias no contexto do trabalho, os efeitos da produção cultural pela mídia sobre envelhecimento, os preconceitos enfrentados pelas pessoas idosas que podem ser potencializados na interseccionalidade de outros tipos de preconceitos e a formação de uma nova identidade, a de aposentado (a). Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a literatura acadêmica dos Estudos Culturais acerca da temática da aposentadoria, tendo em vista que este é um assunto ainda pouco explorado neste campo teórico. Diante da pesquisa realizada pôde-se concluir que a cultura exerce importante influência na vida das pessoas, de modo que pode inspirar escolhas e sugerir caminhos e, por este motivo, as ações de preparação para aposentadoria precisam levar em consideração os aspectos culturais envolvidos no processo de se aposentar para que possam obter êxito em seus propósitos.
Palavras-chave: Programa de Preparação Aposentadoria; Cultura; Estudos Culturais; Trabalho; UFMS. |
Download |
|
|
AGORA QUE SÃO ELAS... SÓ QUE NÃO: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DASMULHERES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/12/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Ellen Maria Machado Santos Fernandes
|
Banca |
- Geovana Quinalha de Oliveira
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
- Richéle Timm dos Passos da Silva
|
Resumo |
Este presente trabalho tem como objetivo investigar como e se marcadores sociais e a cultura local influenciam na participação das mulheres na política e como esta participação (ou não) impacta a vida das diferentes categorias de mulheres, utilizando uma abordagem que interage enfoques feministas e interseccionais dos estudos culturais. Para isto, fora realizado um resgate histórico sobre a representação feminina na política de Mato Grosso do Sul (1977). Foram elencados os marcadores sociais, (raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero) presentes nas mulheres que foram eleitas para a Assembleia Legislativas de Mato Grosso do Sul e as Leis criadas para as mulheres sul-mato-grossenses foram relacionadas. Sob a ótica dos Estudos Culturais, a pesquisa inicia-se a partir, das escrevivências da autora que elenca as motivações para esta escrita aconteça. Para isso, conceitos como a identidade, cultura, interseccionalidade e feminismos são discutidos, conceitos estes que colaboram para analisar fenômenos como a invisibilidade das mulheres na política e as violências sofridas por elas. Seguindo, o texto faz um regaste histórico da separação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresenta os políticos presentes no movimento separatista e faz uma breve análise de quem foram eles. Posteriormente, as mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foram analisadas a partir marcadores sociais tais como raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero que as constituem, sendo que das onze mulheres eleitas para ALEMS apenas uma é uma mulher preta, apenas duas não fazem parte das famílias de políticos tradicionais do estado, todas são cisgêneros, todas possuem formação acadêmica em nível superior, apenas de uma deputada não se tem informação sobre sua sexualidade, as demais são heterossexuais. As leis feitas para a mulheres no âmbito estadual são relacionadas, cerca de 34% de todas as leis criadas, desde a fundação do estado, ocorreram entre abril de 2021 a dezembro de 2024. E por fim, este trabalho propõe reflexões sobre mecanismos necessários para que mais mulheres participem da vida pública e política.
Palavras-chaves: Interseccionalidade; Representação política; Estudos Culturais; Marcadores sociais; Invisibilidade feminina. |
Download |
|
|
Uma baiana de olhos verdes: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais em Carmen Miranda e o Brasil da Colonialidade do poder na década de 1930 |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- BRUNA RAQUEL NUNES DE MORAIS
|
Banca |
- Fabio da Silva Sousa
- Marina Brasiliano Salerno
- Monique Francielle Castilho Vargas
- Rejane Aparecida Rodrigues Candado
|
Resumo |
Essa dissertação explora a colonialidade na identidade nacional brasileira da década de 1930 promovida pelo governo varguista e articulada por Carmen Miranda - a maior intérprete e representante da identidade nacional do período, que exaltava a nação, o samba e o mulato (a) com suas canções nacionalistas e, em sua figura de mulata/baiana branqueada. A dissertação tem o propósito de debater a colonialidade da década de 1930 em usar os mulatos/negros para compor uma identidade, o estereotipando e sensualizado, mas, não é um trabalho dos Estudos Étnicos Raciais e nem de História e sim um trabalho interdisciplinar dos Estudos Culturais. A dissertação foi construída em uma perspectiva decolonial, debatendo a colonialidade em exaltar a miscigenação/mulato numa apresentação branqueada na figura de Carmen Miranda, que acaba branqueando a nação que se dizia mestiça, mas, era representada pela brancura de Carmen. O problema da pesquisa está em evidenciar e refletir a colonialidade da identidade nacional da década de 1930 no Brasil, que, classificava as raças, exaltava, estereotipava e sensualizava o mulato numa apresentação branqueada, redimensionando a branquitude. A valorização da miscigenação e do mulato na década de 1930 invizibiliza as linhagens originais do mestiço/mulato e se torna um caminho para a branquitude hegemônica. A dissertação divide-se em quatro capítulos: o capítulo um apresenta a vida e carreira de Carmen Miranda e a questão mulata da década de 1930 no Brasil. O capítulo dois discute o que é a colonialidade e como ela está presente na identidade nacional brasileira do período. O capítulo três apresenta o que é a identidade, a cultura e a representação. E o último capítulo analisa a colonialidade nas canções gravadas por Carmen Miranda, através do debate de suas canções. A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigando variadas fontes cientificas relacionadas à Carmen Miranda. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise de sete canções da artista. Como resultado é concluído que Carmen Miranda tem contribuição na legitimação da identidade nacional brasileira na década de 1930, identidade essa que, atualiza a colonialidade ao exaltar e sensualizar a miscigenação/mulato, ao invisibilizar as raças subalternizadas na mestiçagem, redimensionando a branquitude, e, ao tirar o samba da marginalidade, mas, não seus criadores: os negros. |
Download |
|
|
Abandono Afetivo: a construção de um Paradigma Jurídico |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero
|
Banca |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
- Peterson José de Oliveira
- Róbson Pereira da Silva
|
Resumo |
A presente dissertação tem como objetivo analisar o abandono afetivo, e a construção técnico jurídico no que concerne ao tema, levando em consideração sentimentos de afeto e respeito à dignidade humana, e ao mesmo tempo, refletir sobre as novas formações familiares, o machismo e a masculinidade relacionadas à culturalidade, e pensar em uma legislação que assegure políticas de direito à afetividade, segurança jurídica àqueles abandonados, e o endurecimento legal para quem pratica o ato do abandono afetivo. Assim, metodologicamente se busca meios de fortalecer o direito de Família no que diz respeito às relações familiares, suas novas configurações, e assegurar direitos a todos os envolvidos, determinando direitos e obrigações, com vistas à afetividade das relações. Nesse sentido, ao tratarmos das relações familiares, novas formas de família, e a decorrente relação de afeto, trouxemos um novo debate acerca das responsabilidades dos entes familiares, e a possível elaboração de novas leis que assegurem direitos àqueles afetivamente abandonados. |
Download |
|
|
Do Clube dos Fidalgos ao Cordão Valu: alegria e resistência ocupando as ruas da cidade |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Antonio Firmino de Oliveira Neto
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Teylor Fuchs Cardoso dos Santos
|
Banca |
- Antonio Firmino de Oliveira Neto
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Maria Helena da Silva Andrade
|
Resumo |
Nos últimos anos, o Carnaval de Rua em Campo Grande, na região da Esplanada Ferroviária, vem se consolidando e atraindo milhares de foliões. O surgimento do Cordão Valu, em 2006, pode ser considerado um dos grandes responsáveis pela transformação desse cenário. O Cordão Valu tornou-se um marco no Carnaval de Rua campo-grandense e, em pouco mais de dez anos após seu surgimento, inúmeros outros blocos e cordões foram criados. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo do Carnaval de Rua em Campo Grande - MS, com foco no Cordão Valu, sua história e trajetórias, as transformações culturais vivenciadas nesse período e sua atuação na ocupação dos espaços públicos da cidade. O caminho metodológico incluiu o levantamento e a análise da bibliografia existente sobre o Carnaval e o Carnaval no Brasil, relacionando essa bibliografia com os conceitos de identidade e nação; a pesquisa documental realizada na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e no Arquivo Público Municipal de Campo Grande; além de entrevistas semiestruturadas com fundadores dos blocos. O trabalho está dividido em três capítulos, que abordam: o surgimento do Carnaval no Brasil, a construção da identidade nacional e o Carnaval brasileiro; a relação entre as cidades e o Carnaval; e, por fim, o processo histórico do Carnaval em Campo Grande, o surgimento do Cordão Valu e sua relação com a ocupação dos espaços públicos e o Direito à Cidade. |
Download |
|
|
Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Firmino de Oliveira Neto
- Fabio da Silva Sousa
- Fábio Dobashi Furuzato
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
|
Resumo |
|
Download |
|
|
CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DO MATO GROSSO DO SUL – SENDAS EM CANÇÕES DE GERALDO ROCA |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Firmino de Oliveira Neto
- Fabio da Silva Sousa
- Fábio Dobashi Furuzato
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
|
Resumo |
A presente pesquisa visa à discussão sobre a construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul através do regionalismo presente na obra de Geraldo Roca. Nesse sentido, a dissertação é pautada no diálogo entre enfoques dos Estudos Culturais e aspectos de reflexões históricas e filosóficas e discutirá conceitos de identidade, cultura e fronteira, por meio de quatro composições desse artista: “Trem do Pantanal”, “Polka outra vez”, “Uma pra estrada” e “Mochileira”. Desse modo, a partir do levantamento documental e bibliográfico, buscar-se-á o possível entendimento do contexto histórico da criação do estado, dos festivais de Mato Grosso do Sul e das composições musicais de Roca. Afinal, pode-se mencionar que a região é rica em diversidade cultural e histórica — além de encontrar na obra de Geraldo Roca uma expressão vívida de seu regionalismo. Assim sendo, por meio de sua produção artística, o compositor oferece uma visão profundamente enraizada na identidade da região, explorando elementos que vão desde a paisagem natural até as tradições e vivências do povo sul-mato-grossense. Desse modo, por meio das canções de Geraldo Roca, traçou-se um dos objetivos de captar essências do Mato Grosso do Sul, destacando aspectos da cultura local – como o folclore, as paisagens únicas do Pantanal e do cerrado, além das nuances históricas que moldaram a identidade do lugar – contribuindo para a preservação e para a celebração da identidade cultural da região. Assim, essa pesquisa, ao explorar temas como a relação do homem com a natureza, os conflitos sociais e a memória coletiva, busca, por meio da obra de Geraldo Roca, não apenas destacar, mas também contribuir ativamente para a construção e a preservação da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul. |
Download |
|
|
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DO TRABALHO EDUCATIVO À PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
- Richéle Timm dos Passos da Silva
|
Resumo |
A temática desta pesquisa foi se moldando através das inquietações, anseios pelo debate, e na busca por respostas acerca da profissão docente, mais especificamente da educação especial e inclusiva. O objetivo maior desse estudo, é descrever o cotidiano escolar, por meio de narrativas de professores que atuam na educação especial e analisar esses relatos com os autores dos estudos culturais. Buscou-se analisar as referências históricas e culturais do mundo do trabalho e do trabalho docente. Buscou-se também compreender como a identidade do professor da educação especial e inclusiva foi sendo construída, analisando as identidades de gênero na profissão docente. Através das narrativas dos profissionais da educação especial, sobre suas experiências, foi possível ter uma amostra dos desafios que enfrentam no dia a dia da escola, e quais ações utilizam para os enfrentamentos, levando-se em consideração o enorme esforço que fazem para adaptar os conteúdos e a rotina escolar, respeitando as limitações dos alunos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, de corte transversal. Os participantes, são 8 professores da Educação Especial que atuam no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi elaborado especialmente para esse estudo, um questionário semiestruturado com perguntas fechadas, de múltipla escolha ou de completar, que abrange diferentes esferas da vida e trabalho do professor. Os resultados apontaram que o professor de educação especial e inclusiva sofre de exaustão, por conta da alta demanda em preparar materiais didáticos, em trabalhos burocráticos, pela sobrecarga e superlotação de alunos, pela falta de mais professores com especialização em educação especial, e pela falta de tempo para conseguir cumprir com essas demandas, impactando diretamente na qualidade de vida desse professor. Os docentes relatam que consideram o cotidiano de trabalho estressante e desafiador, alguns já pensaram em desistir de suas funções e que investem do próprio salário para capacitação. Este estudo revelou a importância da construção de mais políticas públicas voltados a capacitação docente, de mais contratação de mão de obra especializada na área, a necessidade de mais investimentos em materiais e jogos pedagógicos e uma política de saúde mental voltadas a esses profissionais.
Palavras-chave: Profissão Docente. Narrativas. Educação Especial. Saúde Mental. |
Download |
|
|
PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: MACHOCRACIA, VIOLÊNCIAS E SUBVERSÕES NAS ARQUIBANCADAS DO FUTEBOL BRASILEIRO |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Aguinaldo Rodrigues Gomes
- Irlan Simões da Cruz Santos
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
|
Resumo |
A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a machocracia opera no meio esportivo, com foco no futebol, enfatizando as problemáticas e a estética da masculinidade hegemônica como produtora de violências nas torcidas, na mídia e nos bastidores dessa potência cultural brasileira. As experiências das práticas torcedoras dissidentes e os atores delas passam por processos de invisibilidade devido às pedagogias culturais dos estádios, espaços em que a lógica machocrata se insere e se estabiliza como norma. Evidencia-se também, a perspectiva pejorativa da alusão à homossexualidade como artifício de diferenciação dicotômica de “eu versus o outro” bastante presente no universo do esporte e o embate das identidades futebolísticas prezando a heterossexualidade como imperativo para o exercício do torcer. Para tanto, foi realizado um levantamento documental em diversos veículos da mídia dentro do recorte temporal da década de 1970, datado como o período de surgimento da primeira torcida organizada gay do Brasil, a Coligay, até o ano de 2024, com o intuito de compreender como os movimentos de subversão do público consumidor do futebol são analisados por parte da imprensa e, também, como são recebidos pelas torcidas brasileiras ao adentrarem os espaços de sociabilidade majoritariamente masculinos. Para além desse primeiro aspecto, busca-se também compreender como as medidas de contenção das práticas lgbtfóbicas nos estádios são – e se são – aplicadas em um contexto no qual existe a naturalização delas como modo efetivo de provocação ao adversário. A escolha metodológica da pesquisa articula recolha e revisão de materiais relacionados à temática da masculinidade no universo futebolístico e discussão bibliográfica sobre o tópico dos estudos de gênero e das torcidas no Brasil. |
Download |
|
|
BRASIL E LÍBANO: A INFLUÊNCIA DA DIÁSPORA NAS RELAÇÕES COMERCIAIS CONTEMPORÂNEAS, APÓS O ANO DE 2011 |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/09/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Josaphat Batista dos Santos Filho
|
Banca |
- Fabio da Silva Sousa
- Juliana Foguel Castelo Branco
- Murilo Sebe Bon Meihy
|
Resumo |
Esta dissertação parte do problema de avaliar a influência da Diáspora nas relações comerciais contemporâneas, entre o Brasil e o Líbano, após o ano de 2011, ano que o Brasil assumiu o Comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), mediada pelos Estudos Culturais, que é um referencial nesse processo. A partir do
método dedutivo com uma abordagem qualitativa, busca-se compreender, apesar de uma aproximação pela Diáspora, quanto são ínfimas as relações comerciais. Assim,
apresentaremos um debate historiográfico, uma análise de dados econômicos sobre a imagem negativa que é passada pela mídia sobre o Líbano e sobre o Oriente Médio, o que trava as relações. Abordaremos também algumas causas que dificultam o crescimento comercial dos Estudos Culturais relacionados com a Diáspora e as instituições oficias de comércio Árabe-Brasileiras e apresentaremos propostas para aumento dessa atividade econômica. Partindo das
seguintes hipóteses: apesar das aproximações políticas, influenciadas pela Diáspora, a cooperação econômica é ainda pouco expressiva; as Diásporas são ativos comerciais; e a
importância das Diásporas nas instituições Árabe, Brasileira e Islâmica para o comércio. A gerência é bem indefinida, pois muitas das vezes nesta parceria não há continuidade política
do Estado brasileiro. Assim, será apresentado como a cultura influencia nessas relações e como os Estudos Culturais trazem esclarecimentos. |
Download |
|
|
ESTUDOS CULTURAIS EM COLCHA DE RETALHOS: Identidades em (Re)construção e memórias de um processo pandêmico. |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/08/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Helen Paola Vieira Bueno
- Janete Rosa da Fonseca
- Marcelo Victor da Rosa
- Richéle Timm dos Passos da Silva
|
Resumo |
Esta dissertação, intitulada: "Estudos Culturais em colcha de retalhos: Identidades em (re)construção e memórias de um processo pandêmico," é uma pesquisa qualitativa e descritiva baseada em uma autoetnografia. A investigação se concentra nos impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente escolar, especialmente na Escola Estadual Felipe Orro, localizada em Aquidauana/MS. Utilizando uma abordagem decolonial e fundamentada em teorias de Stuart Hall (2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Catherine Walsh (2016) e outros, a pesquisa analisa a resistência cultural para compreender a identidade docente no contexto pós-pandemia e problematiza o currículo sob a ótica dos Estudos Culturais. O estudo revisou clássicos literários, textos acadêmicos e artigos para analisar como a pandemia influenciou a educação, questionando a construção de identidades, currículos ideais e pedagogias emergentes. Tendo em vista que uma das contribuições mais significativas que os Estudos Culturais trouxeram para a Educação foi justamente reformular nossos ângulos de visão e leitura de mundo, reorganizar o pensamento e aguçar nossas lentes, inaugurando um outro modo de ver e pensar a Educação. Entende-se que o contexto da pandemia alterou as formas de construção e elaboração dos processos educacionais. Os resultados mostram que o processo pandêmico trouxe reflexos significativos no comportamento dos alunos e nas práticas pedagógicas, impulsionando novas metodologias e currículos que trazem aspectos positivos para a educação. |
Download |
|
|
UM OLHAR PARA DENTRO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PRESENTE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Estudos Culturais |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/07/2024 |
Área |
INTERDISCIPLINAR |
Orientador(es) |
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marcia Helena Messa Longo Dutra
|
Banca |
- Fabio da Silva Sousa
- Miguel Rodrigues de Sousa Neto
- Thais Leao Vieira
|
Resumo |
A pesquisa aborda a influência da expressão cultural na literatura contemporânea do Mato Grosso do Sul, considerando suas características identitárias e os elementos formativos presentes nos diversos contextos sociais da região. Inicialmente, discute-se a natureza social dos processos de memória e história, destacando-se sua construção coletiva e sua relação com a identidade individual e coletiva. O estudo aprofunda-se na análise das estratégias discursivas utilizadas para justificar a divisão do Estado, ressaltando a complexidade na construção da identidade regional. A dissertação também investiga a produção literária contemporânea, destacando a diversidade cultural e identitária presente nas obras. Os objetivos específicos incluem a análise das teorias que permeiam os conceitos de memória, identidade, literatura e sociedade no contexto da literatura sul-mato-grossense, além da exploração das implicações da diversidade cultural na representação regional na literatura contemporânea. Além disso, propõe-se a elaboração de sequências didáticas baseadas nas análises literárias das obras, correlacionando-as com a memória e identidade do Mato Grosso do Sul. O percurso metodológico adotado baseou-se no método bibliográfico, utilizando textos teóricos relevantes para embasar as análises e reflexões realizadas ao longo da pesquisa. Cinco obras e cinco autores são analisados mais profundamente, e a partir dessas análises, quatro sequências didáticas foram criadas para facilitar a inserção e o debate de nossa literatura para os alunos sul-mato-grossenses. A guisa de conclusão observamos ao longo desta dissertação, que a literatura ajudou no processo de divisão e na contínua defesa de nossa identidade. Com as análises da literatura contemporânea aqui empreendidas, podemos afirmar que ela ainda exerce esse papel. E se propomos uma decolonialidade que se configura como potência para refletir e modificar estruturas fixas no que diz respeito ao ensino de literaturas, atuando, portanto, na perspectiva crítica da educação, é nosso papel como educadores e pesquisadores propor uma defesa que resgate e acolha as dores históricas deste Estado. Ensinar essa literatura desobediente, com práticas que exercitam o abandono, como descreve Pessanha, práticas transformadoras e libertárias na defesa de bell hooks, entusiasmadas por Paulo Freire, é essencial.
Palavras-chave: Memória. Literatura de Mato Grosso do Sul. Identidade. Ensino de Literatura. |
Download |
|
|