Mestrado em Estudos Culturais

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
Os fantasmas da Colonialidade que assombram a América Latina: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais no Gótico Tropical de Mariana Enriquez e Carlos Mayolo
Curso Mestrado em Estudos Culturais
Tipo Dissertação
Data 29/09/2025
Área INTERDISCIPLINAR
Orientador(es)
  • Fabio da Silva Sousa
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Marcos Antonio Leite Junior
    Banca
    • Fabio da Silva Sousa
    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
    • Tereza Maria Spyer Dulci
    Resumo
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      ESTOU AQUI DENTRO, E DAÍ? PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
      Curso Mestrado em Estudos Culturais
      Tipo Dissertação
      Data 11/09/2025
      Área INTERDISCIPLINAR
      Orientador(es)
      • Marina Brasiliano Salerno
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Mateus Fernandes Adriano Nazaro
        Banca
        • Marcelo Braz Vieira
        • Marcelo Victor da Rosa
        • Marina Brasiliano Salerno
        Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de estudantes com deficiência, matriculados em escolas das redes municipal e estadual de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sobre a Educação Física Escolar na perspectiva da inclusão, com base nos referenciais dos Estudos Culturais. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem: a) examinar os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física; b) compreender a percepção dos/as estudantes com deficiência sobre sua relação com colegas e professores/as de Educação Física; c) investigar a interação dos/as alunos com os/as professores de apoio; d) analisar o sentimento de pertencimento dos/as estudantes em relação às aulas de Educação Física Escolar. As questões que motivaram esta pesquisa surgiram da constatação de que muitos estudos se dedicam a investigar o discurso docente e suas práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, entretanto, pouco se volta para avaliar a participação dos alunos e alunas com deficiência. Além disso, são ainda mais escassas as pesquisas que analisam o processo de inclusão sob a perspectiva desses/dessas estudantes pelo viés dos Estudos Culturais. Essa realidade na EF escolar ainda precisa ser explorada e por esse aspecto foi que nos interessamos por essa temática sob uma perspectiva diferente daqueles que, em tese, participam das aulas: os alunos e alunas com deficiência. O estudo se configura de cunho qualitativo e para o levantamento dos dados optamos pelo método de entrevistas semiestruturadas, que possibilita a intervenção do pesquisador caso ainda exista a necessidade de complementação da informação (Thomas e Nelson, 2002). As entrevistas foram gravadas com auxílio de gravador de voz e foram posteriormente transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). As análises das entrevistas resultaram em três categorias: a) preferências e temas trabalhados nas aulas de Educação Física; b) interações com professores/as na Educação Física; c) participação e sentimento de pertencimento dos/as alunos/as com deficiência na Educação Física Escolar. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os/as estudantes com deficiência vivenciaram situações de exclusão e/ou integração parcial nas aulas de Educação Física Escolar, com relatos de isolamento e atividades separadas. Estudantes com maiores barreiras relacionadas à mobilidade e à interação social expressaram percepções mais negativas quanto à participação. A ausência de vínculos com colegas e a falta de ações pedagógicas intencionais por parte dos/as professores/as também foram apontadas como fatores de exclusão. Por outro lado, a presença de profissionais de apoio foi destacada como um elemento facilitador da inclusão.
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        A POLÍTICA CULTURAL DOS AFETOS: LITERATURA LÉSBICA BRASILEIRA E AS RELAÇÕES INTER-RACIAIS
        Curso Mestrado em Estudos Culturais
        Tipo Dissertação
        Data 29/08/2025
        Área SOCIAIS E HUMANIDADES
        Orientador(es)
        • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Jéssica Laiza Oliveira de Carvalho
          Banca
          • Aguinaldo Rodrigues Gomes
          • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
          Resumo Esta dissertação investiga como os afetos, especialmente aqueles organizados em torno do amor, da felicidade e do desejo, operam nas relações lésbicas inter-raciais representadas na literatura lésbica brasileira contemporânea. A pesquisa se fundamenta nos Estudos Culturais, na Teoria dos Afetos e na perspectiva interseccional, articulando ainda o conceito de agenciamento (assemblage) para compreender de que maneira as experiências afetivas de mulheres lésbicas, atravessadas por marcadores de raça, gênero e sexualidade, são produzidas, reguladas e representadas literariamente. No primeiro capítulo, são discutidos os fundamentos teóricos-metodológicos da análise, com destaque para as contribuições de Brian Massumi, Eve Sedgwick, Sara Ahmed e Lauren Berlant para a chamada investigação dos afetos, em especial, a compreensão de Ahmed, que permite pensar os afetos como forças performativas, situadas e politicamente implicadas na produção das subjetividades. O segundo capítulo, aprofunda-se a reflexão sobre como a brevidade e a estrutura episódica da literatura lésbica brasileira se relacionam com modos precários de existência e com a reprodução — ou subversão — de regimes afetivos normativos, em especial o imperativo branco da felicidade, que opera como dispositivo de controle e apagamento das alteridades. As análises, tensionamentos e reflexões indicam que a literatura brasileira contemporânea se constitui como um espaço de negociação afetiva e política, onde os discursos sobre amor, desejo, felicidade e subjetividades são permanentemente atravessados pelas intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade. A dissertação contribui, assim, para os debates sobre literatura, afetos e representatividade, sobretudo, ao evidenciar que os afetos, longe de serem elementos neutros ou puramente privados, são centrais na reprodução e na contestação das hierarquias sociais e raciais que estruturam o campo literário e as práticas culturais no Brasil.
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          O saber-fazer das mulheres rurais na Festa da Farinha de Anastácio-MS: memória, cultura e resistência.
          Curso Mestrado em Estudos Culturais
          Tipo Dissertação
          Data 30/07/2025
          Área INTERDISCIPLINAR
          Orientador(es)
          • Patricia Zaczuk Bassinello
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Ingrid Aparecida Gomes
            Banca
            • Edir Neves Barboza
            • Janete Rosa da Fonseca
            • Patricia Zaczuk Bassinello
            Resumo Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar o protagonismo das mulheres da Colônia Pulador, localizada na zona rural do município de Anastácio-MS, por meio da valorização de seus saberes gastronômicos e culturais. Esses saberes são interpretados como formas de resistência, reafirmação identitária e produção de conhecimento no contexto da Festa da Farinha, evento tradicional que celebra a cultura nordestina local. A investigação foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas com moradoras da comunidade e a realização de uma oficina de culinária tradicional nordestina na escola local, envolvendo crianças do Ensino Fundamental. O estudo analisa a evolução da Festa da Farinha, inicialmente voltada à preservação das tradições nordestinas, mas que, com o passar dos anos, passou a sofrer interferências do mercado, impactando diretamente a participação feminina e os valores culturais originais. O trabalho ancora-se em referenciais teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, com ênfase nas contribuições de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Linda Nicholson, Telma Gurgel e Heloísa Buarque de Hollanda, bem como nas reflexões sobre identidade e cultura propostas por Stuart Hall, Néstor García Canclini e Raymond Williams. Através da análise da prática culinária como ato político e pedagógico, evidencia-se a importância de integrar os saberes tradicionais ao ambiente escolar como forma de resistência ao apagamento cultural e valorização das memórias coletivas femininas. A pesquisa reafirma a escola como espaço legítimo para a transmissão de saberes ancestrais e construção de uma educação mais plural, crítica e situada.

            Palavras-chave: Festa da Farinha; Feminismo Rural; Colônia Pulador; Cultura e resistência
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            Corpos Negros, Dor Visível: Entre a Cor, a Violência e o Silêncio nas Histórias de Mulheres Negras
            Curso Mestrado em Estudos Culturais
            Tipo Dissertação
            Data 29/07/2025
            Área INTERDISCIPLINAR
            Orientador(es)
            • Janete Rosa da Fonseca
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • DÉBORA CARMO DOS SANTOS
              Banca
              • Geovana Quinalha de Oliveira
              • Helen Paola Vieira Bueno
              • Janete Rosa da Fonseca
              • Richéle Timm dos Passos da Silva
              Resumo A presente pesquisa cujo tema é “Corpos Negros, Dor Visível: Entre A Cor, A Violência e o Silêncio Nas Histórias De Mulheres Negras” tratam-se em evidenciar que as mulheres foram silenciadas pelo colonialismo histórico e como o patriarcado impera na sociedade contemporânea como modelo machista e sexista que exclui e oprimi corpos femininos. O objetivo é demonstrar que a recorrência de violência contra mulheres é um processo histórico, patriarcal e cultural; possibilitar o conhecimento de histórias de vivências, violências e suas compreensões; propor uma análise sobre violência em suas dimensões histórica, cultural e social; diferenciar as tipificações de violências e seus conceitos. Utilizamos como método a pesquisa qualitativa por ser definida como uma abordagem que busca entender determinado fenômeno de forma aprofundada, descrevendo, analisando e interpretando dados que mensuram e que interpretam a realidade. A pesquisa qualitativa nos possibilitou trabalhar com nível de realidade que mensuram dados quantitativos, uma vez que os dados estatísticos corroboram para fundamentar e qualificar as interpretações para transparecer a realidade violenta vivenciada por mulheres. Buscamos nos referenciais bibliográficos compreender o movimento feminista negro, a decolonialidade e o processo colonizador que a sociedade brasileira fora submetida e que culminou no processo de estigmatização de mulheres. Para entendermos esse processo patriarcal e machista, as narrativas orais e histórias de vidas foram fundamentais para resgatar a dor da experiência de violências sofridas, e trazer o contexto do luto para luta. A decolonialidade é a base de referência para apresentar o feminismo interseccional, fazendo referências às feministas negras em que algum momento tivesse minha história de vida cruzada com a referência bibliográfica e apresentando-as de forma leve visando a normatização de suas lutas. Por fim, inferimos que políticas públicas de direitos às mulheres existem, estão sendo popularizadas, no entanto, para se fazerem eficazes necessitam contemplar Raça, Classe e Gênero e para que sejam válidas no objetivo de coibir os indicadores de violências contra mulheres, assim concluímos que as violências e opressões que mulheres negras vivenciam são atuais e que legislações estão sendo criadas, entretanto, às mulheres continuam sendo silenciadas, tornando-se apenas dados estatísticos.
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              MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA: QUEBRANDO BARREIRAS,CONSTRUINDO IGUALDADE
              Curso Mestrado em Estudos Culturais
              Tipo Dissertação
              Data 28/07/2025
              Área INTERDISCIPLINAR
              Orientador(es)
              • Aguinaldo Rodrigues Gomes
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • LEONARA FLORES MERGARENO
                Banca
                • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                • CARMEM LUCIA SUSSEL MARIANO
                • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                Resumo Este trabalho apresenta uma análise das ações desenvolvidas pelo programa Maria da Penha vai à Escola, realizado em unidades de ensino do município de Campo Grande (MS), com foco na prevenção da violência de gênero. Estruturado em três seções, o estudo inicia com a discussão teórica em torno dos conceitos de gênero, educação e estudos culturais, abordando as relações entre esses campos e os desafios enfrentados na luta contra o patriarcado e o machismo institucionalizado. A segunda seção analisa as políticas públicas brasileiras e regionais voltadas à proteção das mulheres, com ênfase nas ações promovidas no estado de Mato Grosso do Sul e na atuação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (SEMU), destacando suas estratégias educativas e intersetoriais. Na terceira seção, são apresentados dados qualitativos coletados pela equipe da Coordenadoria de Projetos e Ações Temáticas (COPAT), com base nas experiências vivenciadas em atividades realizadas com adolescentes em escolas da rede pública. As ações pedagógicas, como rodas de conversa, dinâmicas em grupo, encenações e produções artísticas, possibilitaram a expressão de percepções, valores e experiências relacionadas à violência de gênero, revelando tanto a potência transformadora do programa quanto os desafios impostos por contextos escolares marcados por desigualdades estruturais, ausência de formação continuada e resistências culturais. Observou-se que a abordagem direta com adolescentes é estratégica na construção de uma consciência crítica e na desconstrução de estereótipos de gênero, favorecendo a formação de sujeitos ativos na promoção de uma cultura de paz, respeito e equidade. Diante disso, o estudo recomenda a ampliação e a institucionalização do programa no currículo da educação básica, bem como o fortalecimento da rede de proteção e a oferta sistemática de formação para educadores. Reitera-se o papel fundamental da escola como espaço privilegiado de transformação social e a importância da educação para os direitos das mulheres e meninas como política pública permanente e transversal.
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                DIREITOS ABSTRATOS, DEVERES CONCRETOS” “CASAMENTO GAY”, FAMÍLIA E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO PL 580/2007
                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                Tipo Dissertação
                Data 25/07/2025
                Área INTERDISCIPLINAR
                Orientador(es)
                • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Vinícius Marques Fagundes Queiroz
                  Banca
                  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                  • Antonio Ricardo Calori de Lion
                  • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                  Resumo Esta dissertação tem como objeto de pesquisa investigar as disputas políticas em torno do "casamento gay", a partir das as interseções entre gênero, família e religião presentes no Projeto de Lei 580/2007, que propõe a proibição da união homoafetiva no Brasil. O método de pesquisa escolhido é de abordagem qualitativa, com material categorizado, com abordagens de estudo de caso intrínseco e Análise de Conteúdo (2011) com a finalidade de produzir um mapeamento exploratório próximo à realidade, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a união homoafetiva no Brasil. As questões abordadas alinham-se às inquietações provenientes dos debates políticos sobre o "casamento gay" e das discussões emergentes após a aprovação do PL 580/2007 na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, que propõe a proibição das uniões homoafetivas no Brasil. A partir de sua prática discursiva, questiona-se quais os tensionamentos provocados em relação aos mecanismos de poder que operam a normalização do sujeito subalternizado na cultura hegemônica brasileira. A documentação da pesquisa tem como objetivo geral realizar uma análise sistemática das audiências públicas realizadas no Plenário da Câmara dos Deputados e do PL 580/2007, além de verificar o impacto da proibição do "casamento gay" na sociedade brasileira, problematizando o conceito de "casamento" e o impacto da moral religiosa na conquista de direitos da população LGBTQIAPN+. Como referencial teórico, as discussões se assentam no campo dos Estudos Culturais. Os resultados da pesquisa revelam que, embora o Supremo Tribunal Federal tenha promovido avanços significativos com o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo em 2011, esses direitos permanecem vulneráveis diante da atuação de grupos conservadores e religiosos no Congresso Nacional, que mobilizam discursos de pânico moral e de defesa da “família tradicional” para tentar reverter conquistas da população LGBTQIAPN+. A análise evidenciou também a importância do afeto como fundamento jurídico, a centralidade da mídia como campo de disputa simbólica e a ausência de políticas públicas eficazes voltadas à proteção e inclusão plena dessas famílias. A pesquisa conclui que o reconhecimento jurídico das uniões homoafetivas deve ser compreendido não apenas como uma questão legal, mas como parte de uma luta mais ampla por cidadania sexual, dignidade e justiça social. A pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado, a relevância do trabalho reside na contribuição para os debates sobre os princípios de equidade e não discriminação consagrados na Constituição Federal Brasileira, ao analisar criticamente os dispositivos políticos, jurídicos e culturais que operam na exclusão ou no reconhecimento das diversas configurações familiares existentes na sociedade contemporânea.
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                  Escondidas no Fundo da Gruta: A invisibilidade de pessoas Trans e Travestis na cidade de Bonito/MS
                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                  Tipo Dissertação
                  Data 22/07/2025
                  Área INTERDISCIPLINAR
                  Orientador(es)
                  • Janete Rosa da Fonseca
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • JHONATAN CAMARA GOMES SCHMIDT
                    Banca
                    • Egeslaine de Nez
                    • Helen Paola Vieira Bueno
                    • Janete Rosa da Fonseca
                    • Marcelo Victor da Rosa
                    Resumo Bonito/MS, cidade internacionalmente reconhecida por sua beleza natural, esconde em suas paisagens uma realidade menos visível, porém urgente: a presença social de pessoas trans e travestis. Enquanto se promove como acolhedora e atrai turistas por sua riqueza ecológica, a cidade marginaliza certas existências, silenciando-as por meio de estruturas sociais, políticas e econômicas que negam visibilidade e pertencimento. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como pessoas trans e travestis residentes na cidade de Bonito/MS percebem e vivenciam sua presença social, considerando as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais que impactam sua visibilidade ou invisibilidade. Fundamentado em autoras como Bhabha (1998), Butler (2003), Spivak (2010) e Crenshaw (1991), o estudo utilizou a história oral como metodologia principal, associada abordagem qualitativa. Foram entrevistadas sete pessoas trans e travestis, cujas narrativas revelam tanto experiências de exclusão quanto estratégias de resistência e reconstrução identitária. Os dados evidenciam que a dependência econômica no turismo reforça padrões cis-heteronormativos de beleza e comportamento, dificultando o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho formal e empurrando muitas para a informalidade e a prostituição. A pesquisa conclui que a invisibilidade não é ausência, mas uma produção ativa de silenciamento. Por fim, propõe a urgência de políticas públicas interseccionais que garantam reconhecimento, proteção e dignidade à população trans e travesti em Bonito/MS. Ao escutar e ecoar vozes historicamente silenciadas, este estudo reafirma que essas existências não voltarão ao fundo da gruta.
                    Palavras-chave: Invisibilidade. Travestis e pessoas trans. História oral
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                    A PEDAGOGIA CULTURAL EM UM CANAL EDUCATIVO: Currículo Cultural nas aulas de Educação Física
                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                    Tipo Dissertação
                    Data 03/04/2025
                    Área INTERDISCIPLINAR
                    Orientador(es)
                    • Marcelo Victor da Rosa
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Sarah da Silva Corrêa Lima
                      Banca
                      • Janete Rosa da Fonseca
                      • Marcelo Victor da Rosa
                      • Solange Izabel Balbino
                      Resumo A Educação Física escolar tem um histórico fortemente ligado à disciplinarização do corpo. Sua trajetória ligada ao contexto militar e da saúde, reforçam sua construção identitária como uma disciplina curricular ligada ao cuidado e doutrinação do corpo-máquina. Devido ao período pandêmico vivido entre 2020 e 2022, foi preciso que as escolas remodelassem suas práticas de ensino para condições remotas, por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) organizou e disponibilizou vídeo-aulas, que foram transmitidas pela televisão aberta e, posteriormente, inseridas na plataforma digital Youtube. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as pedagogias culturais produzidas no currículo cultural dos vídeos da disciplina de Educação Física, disponíveis no canal “TV REME Campo Grande”, e como as relações de poder se estabelecem/tensionam por meio destes artefatos, tendo como objetivos específicos analisar como os marcadores sociais das diferenças (gênero; geração; classe social, e; raça) se apresentam nos vídeos analisados; problematizar como as relações de poder são estabelecidas neles; além de observar como elas formam diferentes sujeitos, com suas subjetividades e identidades, a partir do seu currículo. Esta pesquisa está orientada na perspectiva genealógica do poder, operador metodológico idealizado pelo filósofo Michel Foucault. O método genealógico não se trata de uma metodologia tradicional, com padrões e etapas pré-estabelecidos e que devem ser seguidos a rigor, mas, sim, de caminhos diversos que o pesquisador pode estabelecer, para que, por meio deles, consiga compreender como os sujeitos são formados, sob os atravessamentos das relações de poder, práticas microfísicas, jogos de poder e subjetivação. Como pôde ser observado, as pedagogias resultantes dos vídeos estão permeadas por relações de poder, as quais se tensionam com marcadores sociais da diferença de raça, gênero, geração, classe social, além de um currículo cultural específico de relações de poder, bem como as práticas pedagógicas na disciplina de Educação Física, corroborando para a produção identitária de que o currículo encontrado nela é o de disciplinadora do corpo, por aplicar os dispositivos metodológicos de poder disciplinar e biopoder efetivamente. Entretanto, esse currículo cultural também propiciou a produção de uma agência nos marcadores sociais de raça e gênero, possibilitando subjetividades outras que fogem das normas pré-estabelecidas.
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                      ESCREVIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE CORPOS NEGROS NA DANÇA
                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                      Tipo Dissertação
                      Data 31/03/2025
                      Área INTERDISCIPLINAR
                      Orientador(es)
                      • Marina Brasiliano Salerno
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Marina Nascimento Silva Souza
                        Banca
                        • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                        • Alessandra Pio Silva
                        • Marina Brasiliano Salerno
                        Resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar os agenciamentos de meninas negras na dança. Esta proposta se inicia a partir da investigação sobre as dinâmicas e trânsitos que envolveram minhas vivências como mulher e bailarina negra em uma cultura hegemônica, permeada por reflexões acerca do apagamento das manifestações culturais africanas na cultura brasileira e da constante divulgação e valorização da cultura eurocêntrica que vivenciei durante minha permanência no balé clássico. Chegando nas impressões obtidas a partir do encontro do meu corpo negro de pesquisadora, com os corpos negros das meninas negras, sujeitas compõem as narrativas plurais dessa pesquisa. Por meio da escrevivência, a reflexão aborda os contextos hegemônicos no ensino da dança, buscando nos conceitos de agência e afrocentricidade, história da dança, balé clássico e danças afro-brasileiras, entender os agenciamentos de bailarinas negras (anônimas e consolidadas, como Mercedes Baptista) apesar dos desafios geracionais similares. A metodologia de escrevivência (Evaristo, 2009) alinha-se à promoção de localização, centralidade e agência negra. O estudo de campo envolveu oficinas de danças populares afro-brasileiras (Maracatu Rural, Frevo) para meninas negras (10-13 anos) em Mato Grosso do Sul. Observou-se o exercício da agência das participantes ao optarem pelas danças afro-brasileiras em detrimento do balé, e identificaram-se concepções estigmatizadas sobre a África e preconceitos religiosos relacionados as manifestações culturais africanas. Após as oficinas, a fragilidade na representação africana e protagonismo negro persistiu, indicando a limitação de esforços individuais sem suporte institucional e familiar. Contudo, o engajamento das participantes demonstrou autonomia e busca por tão valiosos saberes culturais ancestrais. Os agenciamentos manifestaram-se na permanência e no envolvimento das meninas, que se sustentou até o final da experiência. Urge que a divulgação desses conteúdos transcenda iniciativas individuais, demandando responsabilização social e implementação de leis. Esta experiência nos proporcionou o pertencimento, sensação envolvida pelo orgulho em reconhecer-se nas expressões culturais negras.
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                        Decolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellén Oléria e Carmen Faustino
                        Curso Mestrado em Estudos Culturais
                        Tipo Dissertação
                        Data 31/03/2025
                        Área INTERDISCIPLINAR
                        Orientador(es)
                        • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Letícia Ribeiro Pereira
                          Banca
                          • Janete Rosa da Fonseca
                          • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                          • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
                          Resumo A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo a partir das teorias da
                          interseccionalidade e do feminismo negro nas produções culturais da escritora Conceição
                          Evaristo, da cantora e compositoraEllen Oléria e da poetaCarmen Faustino, artistas negras.
                          Pretende-se traçar um panorama interdisciplinar entre história e literatura, no qual os
                          caminhos de investigação propostos pelos Estudos Culturais serão importantes no debate
                          interseccional sobre a questão racial e de gênero, dominação colonial, relações de poder
                          e resistência. Será discutido o lugar das mulheres negras dentro dos espaços culturais,
                          mais especificamente, a literatura, a música e os dramas em comum das personagens
                          presentes nas obras literárias de Conceição Evaristo, nas composições de Ellen Oléria,
                          bem como na voz poética combativa dos poemas de Carmen Faustino, diretamente
                          atravessadas pelo machismo, colonialismo, racismo e pelas questões de classe. Com o
                          intuito de delinear esse horizonte interseccional, a pesquisa aponta alguns âmbitos de
                          atuação da literatura negra e feminista em uma perspectiva de leitura decolonial; sinaliza
                          obras da literatura indígena feminina como forma de resistência ao colonialismo; destaca
                          a prática da escrevivência em contos de Conceição Evaristo; reúne as esferas da
                          ancestralidade e do afrofuturismo nas canções de Ellen Oléria e mescla as perspectivas
                          erótica e política em poemas de Carmen Faustino. Para tanto, serão utilizadas como
                          referências teóricas as seguintes autoras: Lélia González (2020), Bell Hooks (2019),
                          Patricia Hill Collins (2019), Sirma Bilge (2021), Audre Lorde (2019), Djamila Ribeiro
                          (2018), Vilma Piedade (2017), Maria Elisa Cevasco (2003), Eurídice Figueiredo (2020),
                          Lúcia Zolin (2009), Heloísa Buarque de Hollanda (1991) e Angélica Soares (1999).
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                          E AGORA, MARIAS E JOSÉS? A APOSENTADORIA CHEGOU, A ROTINA MUDOU, O CORPO ENVELHECEU, UM NOVO CICLO COMEÇOU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UFMS
                          Curso Mestrado em Estudos Culturais
                          Tipo Dissertação
                          Data 25/03/2025
                          Área INTERDISCIPLINAR
                          Orientador(es)
                          • Helen Paola Vieira Bueno
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • GLACIELI BRAGA FERREIRA CAMPOS
                            Banca
                            • Fernando Faleiros de Oliveira
                            • Helen Paola Vieira Bueno
                            • Janete Rosa da Fonseca
                            Resumo A aposentadoria é uma etapa da vida muito aguardada por grande parte dos trabalhadores, mas para alguns ela é uma fase indesejada. Algumas instituições públicas e também empresas privadas desenvolvem ações, como o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), para auxiliar que servidores e colaboradores realizem uma transição tranquila para esta etapa da vida. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o PPA foi instituído em 2010 e ocorre anualmente desde então. Servidores que participaram do programa avaliaram de forma positiva esta ação. Esta pesquisa apresenta, por meio do relato de experiência, os PPAs desenvolvidos nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), e busca trazer em discussão os aspectos culturais que influenciam os trabalhadores na tomada de decisão de se aposentar, como a valorização da produtividade no mundo contemporâneo, as relações fluidas e transitórias no contexto do trabalho, os efeitos da produção cultural pela mídia sobre envelhecimento, os preconceitos enfrentados pelas pessoas idosas que podem ser potencializados na interseccionalidade de outros tipos de preconceitos e a formação de uma nova identidade, a de aposentado (a). Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a literatura acadêmica dos Estudos Culturais acerca da temática da aposentadoria, tendo em vista que este é um assunto ainda pouco explorado neste campo teórico. Diante da pesquisa realizada pôde-se concluir que a cultura exerce importante influência na vida das pessoas, de modo que pode inspirar escolhas e sugerir caminhos e, por este motivo, as ações de preparação para aposentadoria precisam levar em consideração os aspectos culturais envolvidos no processo de se aposentar para que possam obter êxito em seus propósitos.

                            Palavras-chave: Programa de Preparação Aposentadoria; Cultura; Estudos Culturais; Trabalho; UFMS.
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                            AGORA QUE SÃO ELAS... SÓ QUE NÃO: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DASMULHERES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
                            Curso Mestrado em Estudos Culturais
                            Tipo Dissertação
                            Data 02/12/2024
                            Área INTERDISCIPLINAR
                            Orientador(es)
                            • Janete Rosa da Fonseca
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Ellen Maria Machado Santos Fernandes
                              Banca
                              • Geovana Quinalha de Oliveira
                              • Helen Paola Vieira Bueno
                              • Janete Rosa da Fonseca
                              • Richéle Timm dos Passos da Silva
                              Resumo Este presente trabalho tem como objetivo investigar como e se marcadores sociais e a cultura local influenciam na participação das mulheres na política e como esta participação (ou não) impacta a vida das diferentes categorias de mulheres, utilizando uma abordagem que interage enfoques feministas e interseccionais dos estudos culturais. Para isto, fora realizado um resgate histórico sobre a representação feminina na política de Mato Grosso do Sul (1977). Foram elencados os marcadores sociais, (raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero) presentes nas mulheres que foram eleitas para a Assembleia Legislativas de Mato Grosso do Sul e as Leis criadas para as mulheres sul-mato-grossenses foram relacionadas. Sob a ótica dos Estudos Culturais, a pesquisa inicia-se a partir, das escrevivências da autora que elenca as motivações para esta escrita aconteça. Para isso, conceitos como a identidade, cultura, interseccionalidade e feminismos são discutidos, conceitos estes que colaboram para analisar fenômenos como a invisibilidade das mulheres na política e as violências sofridas por elas. Seguindo, o texto faz um regaste histórico da separação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresenta os políticos presentes no movimento separatista e faz uma breve análise de quem foram eles. Posteriormente, as mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foram analisadas a partir marcadores sociais tais como raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero que as constituem, sendo que das onze mulheres eleitas para ALEMS apenas uma é uma mulher preta, apenas duas não fazem parte das famílias de políticos tradicionais do estado, todas são cisgêneros, todas possuem formação acadêmica em nível superior, apenas de uma deputada não se tem informação sobre sua sexualidade, as demais são heterossexuais. As leis feitas para a mulheres no âmbito estadual são relacionadas, cerca de 34% de todas as leis criadas, desde a fundação do estado, ocorreram entre abril de 2021 a dezembro de 2024. E por fim, este trabalho propõe reflexões sobre mecanismos necessários para que mais mulheres participem da vida pública e política.

                              Palavras-chaves: Interseccionalidade; Representação política; Estudos Culturais; Marcadores sociais; Invisibilidade feminina.
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                              Uma baiana de olhos verdes: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais em Carmen Miranda e o Brasil da Colonialidade do poder na década de 1930
                              Curso Mestrado em Estudos Culturais
                              Tipo Dissertação
                              Data 30/09/2024
                              Área INTERDISCIPLINAR
                              Orientador(es)
                              • Fabio da Silva Sousa
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • BRUNA RAQUEL NUNES DE MORAIS
                                Banca
                                • Fabio da Silva Sousa
                                • Marina Brasiliano Salerno
                                • Monique Francielle Castilho Vargas
                                • Rejane Aparecida Rodrigues Candado
                                Resumo Essa dissertação explora a colonialidade na identidade nacional brasileira da década de 1930 promovida pelo governo varguista e articulada por Carmen Miranda - a maior intérprete e representante da identidade nacional do período, que exaltava a nação, o samba e o mulato (a) com suas canções nacionalistas e, em sua figura de mulata/baiana branqueada. A dissertação tem o propósito de debater a colonialidade da década de 1930 em usar os mulatos/negros para compor uma identidade, o estereotipando e sensualizado, mas, não é um trabalho dos Estudos Étnicos Raciais e nem de História e sim um trabalho interdisciplinar dos Estudos Culturais. A dissertação foi construída em uma perspectiva decolonial, debatendo a colonialidade em exaltar a miscigenação/mulato numa apresentação branqueada na figura de Carmen Miranda, que acaba branqueando a nação que se dizia mestiça, mas, era representada pela brancura de Carmen. O problema da pesquisa está em evidenciar e refletir a colonialidade da identidade nacional da década de 1930 no Brasil, que, classificava as raças, exaltava, estereotipava e sensualizava o mulato numa apresentação branqueada, redimensionando a branquitude. A valorização da miscigenação e do mulato na década de 1930 invizibiliza as linhagens originais do mestiço/mulato e se torna um caminho para a branquitude hegemônica. A dissertação divide-se em quatro capítulos: o capítulo um apresenta a vida e carreira de Carmen Miranda e a questão mulata da década de 1930 no Brasil. O capítulo dois discute o que é a colonialidade e como ela está presente na identidade nacional brasileira do período. O capítulo três apresenta o que é a identidade, a cultura e a representação. E o último capítulo analisa a colonialidade nas canções gravadas por Carmen Miranda, através do debate de suas canções. A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigando variadas fontes cientificas relacionadas à Carmen Miranda. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise de sete canções da artista. Como resultado é concluído que Carmen Miranda tem contribuição na legitimação da identidade nacional brasileira na década de 1930, identidade essa que, atualiza a colonialidade ao exaltar e sensualizar a miscigenação/mulato, ao invisibilizar as raças subalternizadas na mestiçagem, redimensionando a branquitude, e, ao tirar o samba da marginalidade, mas, não seus criadores: os negros.
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                                Abandono Afetivo: a construção de um Paradigma Jurídico
                                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                Tipo Dissertação
                                Data 30/09/2024
                                Área INTERDISCIPLINAR
                                Orientador(es)
                                • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero
                                  Banca
                                  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                  • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                  • Peterson José de Oliveira
                                  • Róbson Pereira da Silva
                                  Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar o abandono afetivo, e a construção técnico jurídico no que concerne ao tema, levando em consideração sentimentos de afeto e respeito à dignidade humana, e ao mesmo tempo, refletir sobre as novas formações familiares, o machismo e a masculinidade relacionadas à culturalidade, e pensar em uma legislação que assegure políticas de direito à afetividade, segurança jurídica àqueles abandonados, e o endurecimento legal para quem pratica o ato do abandono afetivo. Assim, metodologicamente se busca meios de fortalecer o direito de Família no que diz respeito às relações familiares, suas novas configurações, e assegurar direitos a todos os envolvidos, determinando direitos e obrigações, com vistas à afetividade das relações. Nesse sentido, ao tratarmos das relações familiares, novas formas de família, e a decorrente relação de afeto, trouxemos um novo debate acerca das responsabilidades dos entes familiares, e a possível elaboração de novas leis que assegurem direitos àqueles afetivamente abandonados.
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                                  Do Clube dos Fidalgos ao Cordão Valu: alegria e resistência ocupando as ruas da cidade
                                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 30/09/2024
                                  Área INTERDISCIPLINAR
                                  Orientador(es)
                                  • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Teylor Fuchs Cardoso dos Santos
                                    Banca
                                    • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                    • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                    • Maria Helena da Silva Andrade
                                    Resumo Nos últimos anos, o Carnaval de Rua em Campo Grande, na região da Esplanada Ferroviária, vem se consolidando e atraindo milhares de foliões. O surgimento do Cordão Valu, em 2006, pode ser considerado um dos grandes responsáveis pela transformação desse cenário. O Cordão Valu tornou-se um marco no Carnaval de Rua campo-grandense e, em pouco mais de dez anos após seu surgimento, inúmeros outros blocos e cordões foram criados. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo do Carnaval de Rua em Campo Grande - MS, com foco no Cordão Valu, sua história e trajetórias, as transformações culturais vivenciadas nesse período e sua atuação na ocupação dos espaços públicos da cidade. O caminho metodológico incluiu o levantamento e a análise da bibliografia existente sobre o Carnaval e o Carnaval no Brasil, relacionando essa bibliografia com os conceitos de identidade e nação; a pesquisa documental realizada na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e no Arquivo Público Municipal de Campo Grande; além de entrevistas semiestruturadas com fundadores dos blocos. O trabalho está dividido em três capítulos, que abordam: o surgimento do Carnaval no Brasil, a construção da identidade nacional e o Carnaval brasileiro; a relação entre as cidades e o Carnaval; e, por fim, o processo histórico do Carnaval em Campo Grande, o surgimento do Cordão Valu e sua relação com a ocupação dos espaços públicos e o Direito à Cidade.
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                                    Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca
                                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 30/09/2024
                                    Área INTERDISCIPLINAR
                                    Orientador(es)
                                      Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                        Banca
                                        • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                        • Fabio da Silva Sousa
                                        • Fábio Dobashi Furuzato
                                        • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                        Resumo
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                                          CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DO MATO GROSSO DO SUL – SENDAS EM CANÇÕES DE GERALDO ROCA
                                          Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 30/09/2024
                                          Área INTERDISCIPLINAR
                                          Orientador(es)
                                          • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • IAN RARI NOGUEIRA FARIA
                                            Banca
                                            • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                                            • Fabio da Silva Sousa
                                            • Fábio Dobashi Furuzato
                                            • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                            Resumo A presente pesquisa visa à discussão sobre a construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul através do regionalismo presente na obra de Geraldo Roca. Nesse sentido, a dissertação é pautada no diálogo entre enfoques dos Estudos Culturais e aspectos de reflexões históricas e filosóficas e discutirá conceitos de identidade, cultura e fronteira, por meio de quatro composições desse artista: “Trem do Pantanal”, “Polka outra vez”, “Uma pra estrada” e “Mochileira”. Desse modo, a partir do levantamento documental e bibliográfico, buscar-se-á o possível entendimento do contexto histórico da criação do estado, dos festivais de Mato Grosso do Sul e das composições musicais de Roca. Afinal, pode-se mencionar que a região é rica em diversidade cultural e histórica — além de encontrar na obra de Geraldo Roca uma expressão vívida de seu regionalismo. Assim sendo, por meio de sua produção artística, o compositor oferece uma visão profundamente enraizada na identidade da região, explorando elementos que vão desde a paisagem natural até as tradições e vivências do povo sul-mato-grossense. Desse modo, por meio das canções de Geraldo Roca, traçou-se um dos objetivos de captar essências do Mato Grosso do Sul, destacando aspectos da cultura local – como o folclore, as paisagens únicas do Pantanal e do cerrado, além das nuances históricas que moldaram a identidade do lugar – contribuindo para a preservação e para a celebração da identidade cultural da região. Assim, essa pesquisa, ao explorar temas como a relação do homem com a natureza, os conflitos sociais e a memória coletiva, busca, por meio da obra de Geraldo Roca, não apenas destacar, mas também contribuir ativamente para a construção e a preservação da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul.
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                                            NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DO TRABALHO EDUCATIVO À PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES
                                            Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 27/09/2024
                                            Área INTERDISCIPLINAR
                                            Orientador(es)
                                            • Helen Paola Vieira Bueno
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • MARY JUVENCIO MACEDO
                                              Banca
                                              • Helen Paola Vieira Bueno
                                              • Janete Rosa da Fonseca
                                              • Richéle Timm dos Passos da Silva
                                              Resumo A temática desta pesquisa foi se moldando através das inquietações, anseios pelo debate, e na busca por respostas acerca da profissão docente, mais especificamente da educação especial e inclusiva. O objetivo maior desse estudo, é descrever o cotidiano escolar, por meio de narrativas de professores que atuam na educação especial e analisar esses relatos com os autores dos estudos culturais. Buscou-se analisar as referências históricas e culturais do mundo do trabalho e do trabalho docente. Buscou-se também compreender como a identidade do professor da educação especial e inclusiva foi sendo construída, analisando as identidades de gênero na profissão docente. Através das narrativas dos profissionais da educação especial, sobre suas experiências, foi possível ter uma amostra dos desafios que enfrentam no dia a dia da escola, e quais ações utilizam para os enfrentamentos, levando-se em consideração o enorme esforço que fazem para adaptar os conteúdos e a rotina escolar, respeitando as limitações dos alunos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, de corte transversal. Os participantes, são 8 professores da Educação Especial que atuam no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi elaborado especialmente para esse estudo, um questionário semiestruturado com perguntas fechadas, de múltipla escolha ou de completar, que abrange diferentes esferas da vida e trabalho do professor. Os resultados apontaram que o professor de educação especial e inclusiva sofre de exaustão, por conta da alta demanda em preparar materiais didáticos, em trabalhos burocráticos, pela sobrecarga e superlotação de alunos, pela falta de mais professores com especialização em educação especial, e pela falta de tempo para conseguir cumprir com essas demandas, impactando diretamente na qualidade de vida desse professor. Os docentes relatam que consideram o cotidiano de trabalho estressante e desafiador, alguns já pensaram em desistir de suas funções e que investem do próprio salário para capacitação. Este estudo revelou a importância da construção de mais políticas públicas voltados a capacitação docente, de mais contratação de mão de obra especializada na área, a necessidade de mais investimentos em materiais e jogos pedagógicos e uma política de saúde mental voltadas a esses profissionais.
                                              Palavras-chave: Profissão Docente. Narrativas. Educação Especial. Saúde Mental.
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                                              PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: MACHOCRACIA, VIOLÊNCIAS E SUBVERSÕES NAS ARQUIBANCADAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
                                              Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 27/09/2024
                                              Área INTERDISCIPLINAR
                                              Orientador(es)
                                              • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Maíra Dutra de Oliveira
                                                Banca
                                                • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                                • Irlan Simões da Cruz Santos
                                                • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                                Resumo A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a machocracia opera no meio esportivo, com foco no futebol, enfatizando as problemáticas e a estética da masculinidade hegemônica como produtora de violências nas torcidas, na mídia e nos bastidores dessa potência cultural brasileira. As experiências das práticas torcedoras dissidentes e os atores delas passam por processos de invisibilidade devido às pedagogias culturais dos estádios, espaços em que a lógica machocrata se insere e se estabiliza como norma. Evidencia-se também, a perspectiva pejorativa da alusão à homossexualidade como artifício de diferenciação dicotômica de “eu versus o outro” bastante presente no universo do esporte e o embate das identidades futebolísticas prezando a heterossexualidade como imperativo para o exercício do torcer. Para tanto, foi realizado um levantamento documental em diversos veículos da mídia dentro do recorte temporal da década de 1970, datado como o período de surgimento da primeira torcida organizada gay do Brasil, a Coligay, até o ano de 2024, com o intuito de compreender como os movimentos de subversão do público consumidor do futebol são analisados por parte da imprensa e, também, como são recebidos pelas torcidas brasileiras ao adentrarem os espaços de sociabilidade majoritariamente masculinos. Para além desse primeiro aspecto, busca-se também compreender como as medidas de contenção das práticas lgbtfóbicas nos estádios são – e se são – aplicadas em um contexto no qual existe a naturalização delas como modo efetivo de provocação ao adversário. A escolha metodológica da pesquisa articula recolha e revisão de materiais relacionados à temática da masculinidade no universo futebolístico e discussão bibliográfica sobre o tópico dos estudos de gênero e das torcidas no Brasil.
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