Comunicação da Sustentabilidade na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável: Como Stakeholders colaboram em relacionamentos Interorganizacionais |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
31/01/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ana Carolina da Silva Monteiro
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Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Jersone Tasso Moreira Silva
- Jose Carlos de Jesus Lopes
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
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Resumo |
No agronegócio da carne bovina, práticas responsáveis e éticas, ou seja, que tenham equilíbrio entre o desempenho socioeconômico e a orientação ambiental, a longo prazo, se configuram em várias exigências para o setor. Considerando a necessidade da construção de uma gestão comunicativa, colaborativa, integrativa, esta pesquisa investiga a influência da Comunicação da Sustentabilidade nos Diálogos entre Stakeholders do agronegócio da carne bovina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, com questionário, que utiliza a Análise de Conteúdo sobre os dados coletados. A situação-problema em questão é descrita por meio do estudo de caso único e intrínseco, com base em R. Stake, que busca na Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) respostas em um contexto real. Uma organização sem fins lucrativos, atualmente, com 64 associados, dos sete elos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, que assume o papel representativo nacional e internacional na busca por soluções de caráter sustentável para o desempenho do setor. A pesquisa propôs um modelo para verificar a influência da Comunicação da Sustentabilidade nos Diálogos entre Stakeholders do agronegócio da carne bovina. Os resultados revelaram o posicionamento comunicacional da MBPS a partir de uma agenda positiva, com representatividade e autoridade reconhecida quando se trata de pecuária sustentável. Dentre as categorias valorizadas nos documentos da Associação, ou seja no ambiente interno, estão a comunicação e os stakeholders. Enquanto no universo externo, das notícias, a MBPS se destaca por seu trabalho com os stakeholders e a pecuária. O modelo construído está dividido em quatro fases, com base em quatro elementos para o posicionamento comunicacional e organizacional da MBPS: influência, relacionamentos, produção comunicativa, diálogos e discursos. Desse modo, a dinâmica mesa-redonda poderá ganhar mais valor e incentivará as alianças que o setor tem buscado em prol de resolver as questões relacionadas à sustentabilidade na produção da carne bovina. |
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A atuação das Incubadoras de Tecnologia Social sob a ótica dos Empreendimentos Econômicos Solidários nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
06/12/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- DANIELA DA SILVA CARVALHO
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Banca |
- Arlinda Cantero Dorsa
- Elcio Gustavo Benini
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Leandro Sauer
- Mauro José Ferreira Cury
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Raimundo Nonato Cunha de França
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Resumo |
Este estudo desenvolve uma leitura crítica e reflexiva dos empreendimentos econômicos solidários como alternativa ao modelo econômico tradicional, com base em um contexto teórico epistemológico que articula as noções de tecnociência solidária, desenvolvimento territorial sustentável e economia popular solidária. Partindo da afirmação de tese de que a tecnociência transcende o âmbito conceitual teórico e quando difundida de maneira solidária, valorizando o território e suas territorialidades, se configura como agente de transformação social e econômica oportunizando o desenvolvimento local, a partir de um modelo de crescimento que é inclusivo e sustentável, a pesquisadora se propôs a investigar como as incubadoras de tecnologia social influenciam na constituição de empreendimentos de Economia Popular Solidária (EPS), por meio da aplicação da tecnociência, considerando a importância de repensar as práticas de desenvolvimento local a partir dos saberes e das necessidades das próprias comunidades. O objetivo geral do estudo foi compreender a atuação das incubadoras de tecnologia social sob a ótica dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), analisando as práticas de tecnociência voltadas para o desenvolvimento local, bem como os benefícios e desafios enfrentados pelos empreendimentos envolvidos nessas iniciativas, desdobrado em objetivos específicos, como a) Caracterizar os princípios e valores que orientam a atuação das incubadoras de tecnologia social nos Empreendimentos Econômicos Solidários; b) Relatar as experiências de tecnociência, enfatizando boas práticas e aprendizados relevantes para as comunidades; c) Investigar as necessidades e demandas dos EES dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em relação ao fortalecimento da economia popular e solidária e promoção da inclusão social e econômica; d) Apresentar diretrizes para fortalecer o papel da tecnociência e o desenvolvimento local considerando as especificidades e demandas dos EES e suas territorialidades, buscando estruturar diretrizes que fortaleçam a autonomia, a autogestão e a resiliência dos empreendimentos solidários. Para compreender essas dinâmicas, a metodologia adotada baseia-se na história oral, valorizando as narrativas e os saberes dos participantes. A escolha dessa metodologia foi fundamental para capturar a complexidade das experiências e dos desafios enfrentados por esses empreendimentos, permitindo que as vozes dos participantes orientassem a construção teórica e prática do estudo. A coleta de dados envolveu diálogos, nos quais os participantes relataram suas vivências, percepções e estratégias no contexto dos empreendimentos solidários, destacando as tensões e os dilemas que emergem ao tentar equilibrar as demandas do sistema com os valores da economia solidária. As reflexões sobre os relatos evidenciaram um cenário em que os empreendimentos solidários frequentemente são pressionados a reproduzir práticas das organizações tradicionais, o que limita seu potencial emancipador e reforça a crítica ao sistema capitalista. Ao operar em um ambiente dominado pela lógica do lucro e pela competitividade, muitos desses empreendimentos acabam repetindo modelos que não condizem com os princípios de cooperação e justiça social que fundamentam a economia solidária e na maioria dos casos, orientados e acompanhados por incubadoras sociais que deveriam propor o movimento inverso. Este estudo, então, apresenta uma visão crítica ao modelo tradicional e propõe a elaboração de diretrizes/proposições que incentivem a tecnociência solidária como ferramenta para resgatar a autonomia e a sustentabilidade dos empreendimentos solidários. O quadro de diretrizes construído ao longo da pesquisa é flexível e pode ser adaptado às especificidades de cada território, respondendo às realidades locais e valorizando os saberes comunitários. As proposições incluídas buscam fortalecer as redes de apoio e de colaboração entre os empreendimentos, promovendo uma economia solidária que respeite a diversidade cultural e social dos territórios e que evite a dependência de práticas convencionais. Assim, as diretrizes colaborativas visam não apenas a melhoria das práticas de gestão e produção, mas também a construção de um ambiente que privilegie a solidariedade, o apoio mútuo e a integração dos saberes locais. Ao final, as percepções gerais e contribuições do estudo reforçam a importância de compreender a tecnociência solidária como um movimento transformador, que desafia a hegemonia do capitalismo e propõe um desenvolvimento inclusivo e de longo prazo. Este trabalho representa um passo em direção a um novo modelo de economia, centrado no bem-estar das comunidades e na sustentabilidade dos territórios, buscando integrar uma prática decolonial que respeite e valorize os saberes, as culturas e as vivências de cada comunidade. |
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Etnicidades e turismo em colônias de imigrantes japoneses: reflexões a partir dos contextos de Álvares Machado/SP e Terenos/MS |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
29/11/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ricardo Nobuyuki da Rosa Yokoo
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Banca |
- Arlinda Cantero Dorsa
- Dyego de Oliveira Arruda
- Elcio Gustavo Benini
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Mauro José Ferreira Cury
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Patricia Zaczuk Bassinello
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Resumo |
A imigração japonesa para o Brasil começou em 1908, atendendo à demanda por trabalhadores nos cafezais e aos interesses do governo japonês, que incentivava a emigração para aliviar problemas econômicos e sociais internos. Desde sua chegada, os imigrantes japoneses se organizaram em núcleos étnicos rurais, que, com o êxodo para as cidades, ganharam novos traços com a identificação de uma solidariedade entre os grupos de diversas localidades no país. Essa coletividade busca preservar sua cultura, idioma e tradições, utilizando sua etnicidade como um mecanismo de proteção e coesão social. Com o passar das gerações, a fronteira étnica permaneceu ainda que seus limites tenham se alterado, resultando em uma nova etnicidade: a nipo-brasileira. As primeiras gerações de nipo-descendentes enfrentaram a imposição de um ideal de "japonicidade", que perdeu protagonismo para os elementos culturais japoneses que tangenciavam a ancestralidade e o senso de pertencimento do grupo. Essa riqueza histórica e cultural tem potencial para atrair interesse turístico. A ativação dessa atratividade, no entanto, requer um estudo cuidadoso da construção dessa etnicidade, de sua migração e da capacidade organizacional das comunidades nikkeis. Por essa razão, a Investigação-Ação Participativa (IAP) de Fals Borda foi adotada como abordagem metodológica inspiradora, propondo que o conhecimento seja produzido de forma comprometida e participativa, com o objetivo de transformar qualitativamente a vida dessas pessoas. Este estudo foi realizado nas colônias japonesas de Álvares Machado (SP) e Terenos (MS), buscando compreender essas formações étnicas históricas e refletir sobre as possibilidades de turismo nessas colônias, de forma que promovam a preservação de suas manifestações culturais. Foi realizado um levantamento de manifestações culturais como pontapé inicial de um plano de ação de turismo baseado na relação étnica, logo oposicional, das tradições nipo-brasileiras dessas comunidades. Identificou-se que os laços de solidariedade e cooperação entre os nikkeis mantiveram-se fortes, mesmo após décadas de estabelecimento em território brasileiro. Esses valores são sustentados por relações familiares, celebrações coletivas e instituições, que preservam costumes ancestrais e asseguram a coesão do grupo. A pesquisa identificou, em colônias como Terenos (MS) e Álvares Machado (SP), interesse na preservação cultural e no registro histórico, com o turismo como instrumento para este objetivo.
Palavras-chave: imigração japonesa; etnicidade; nipo-brasileiros; turismo; Investigação Ação-Participativa (IAP). |
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Modelagem da Cadeia Sucessória para Empresas Familiares à Luz da Teoria do Capital Humano e da Teoria Stewardship: aplicação em empresas do agronegócio brasileiro |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
06/09/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Edvalda Araújo Leal
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
- Simone Bernardes Voese
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Resumo |
O objetivo geral desta tese é estruturar um modelo da cadeia sucessória de empresas familiares à luz da teoria do capital humano e da teoria stewardship. Esta tese foi construída em dois estudos integrados e interdependentes, sendo um estudo teórico e um estudo empírico. O objetivo do primeiro estudo é apontar quais os principais desafios das empresas familiares envolvidas em processos sucessórios e as oportunidades encontradas para perpetuação das empresas familiares. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com base na metodologia de Tranfield, Denyer e Smart (2003), gerando um corpus produzido por 59 artigos científicos sobre processo de sucessão em empresas familiares. Os resultados elencaram as principais oportunidades para que as empresas familiares possam enfrentar os desafios da sucessão. Os principais desafios apontados envolvem: a ausência ou implementação inadequada de um plano de sucessão, a falta de profissionalismo, a barreira para inovação corporativa, a pressão para manter o desempenho, a limitação na oportunidade de crescimento e o preconceito de gênero. As oportunidades perpassam a relevância do planejamento e construção de um plano de sucessão, a necessidade de certo grau de profissionalismo na gestão da empresa familiar, a manutenção do capital social familiar, a busca por um desenvolvimento inovador e o aumento da Responsabilidade Social Corporativa. Além disso, o primeiro artigo apresenta as formas de se construir um plano de sucessão, bem como as principais maneiras de se profissionalizar uma empresa familiar. O objetivo do segundo estudo é desenvolver a estruturação de um modelo da cadeia sucessória de empresas familiares à luz da teoria do capital humano e da teoria stewardship. Para tanto, foi realizado um estudo de caso coletivo, em quatro empresas familiares, analisados por template. Os resultados no contexto do agronegócio mostraram uma conformidade considerável com os pressupostos definidos na literatura sobre a relevância do capital humano para o enfrentamento a diversos desafios comuns a negócios familiares. Nesse sentido, foi estruturado um modelo de cadeia sucessória, sob a lente da teoria do capital humano e da teoria stewardship. A teoria do capital humano serviu como base para definição dos determinantes de educação formal, experiência profissional e programas de desenvolvimento de sucessores (Becker; 1964; Schultz; 1961, 1973), enquanto a teoria stewardship fundamentou a aprendizagem stewardship, contida no modelo (Davis; Schoorman; Donaldson, 1997). A Modelagem de Cadeia Sucessória proposta contribui com os estudos em empresas familiares à medida que preenche uma lacuna sobre “como” e “por que” o envolvimento de gestores familiares e não familiares afeta os processos de tomada de decisão e gestão dessas empresas (Rovelli et al., 2021). Ainda, é apresentado um robusto arcabouço de sustentação evidenciando os impactos potenciais desses constructos no processo de sucessão gerencial em empresas familiares atuantes no agronegócio brasileiro. Com relação aos potenciais impactos sociais, a partir dos resultados desta tese é possível traçar um plano alinhando às possibilidades e os desejos das famílias para o futuro de suas empresas. Isso atende a uma demanda da sociedade civil pois atua diretamente na perpetuação saudável das empresas familiares após a sucessão gerencial. |
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A comunicação como ferramenta de governança em cooperativas agropecuárias: utilização das tecnologias de informação e comunicação digitais |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
28/08/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
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Coorientador(es) |
- Guilherme Fowler de Ávila Monteiro
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Orientando(s) |
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Banca |
- Caroline Foscaches de Oliveira Quevedo
- Christiano França da Cunha
- Davi Rogério de Moura Costa
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Jasper Grashuis
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
- Thelma Lucchese Cheung
- Tobias Coutinho Parente
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Resumo |
Esta tese analisa o papel da comunicação na governança de cooperativas agropecuárias. A comunicação é compreendida como um mecanismo de governança que gera transparência entre a gestão e os membros da cooperativa, ao mesmo tempo em que permite a expressão da “voz” dos cooperados na governança. Com o crescente uso das ferramentas de comunicação digitais e facilidade e rapidez com que as informações são disseminadas por esses canais, essa tese parte da premissa de que as Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais (TDICs) são ferramentas que contribuem para promover a boa governança em cooperativas agropecuárias. Isso porque, uma vez que utilizadas como canais de comunicação, os cooperados terão disponíveis um maior número de informações e de mais fácil acesso, o que contribui, principalmente, para minimizar a assimetria informacional entre os agentes de governança e consequentemente promover o alinhamento de interesses entre as partes. Assim, o objetivo geral deste trabalho é “Analisar a contribuição das TDICs como ferramenta de comunicação para a governança de cooperativas agropecuárias”. Os objetivos específicos são: i) Discutir o papel da comunicação na governança de cooperativas agropecuárias; ii) Investigar o uso e a contribuição das TDICs como ferramenta de comunicação na governança de cooperativas agropecuárias; e iii) Analisar a relação entre o uso das TDICs e a estrutura de governança de cooperativas agropecuárias. Visando alcançar ao primeiro objetivo específico, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura e construído um modelo para análise da comunicação na governança de cooperativas agropecuárias. Por se tratar de uma pesquisa de métodos mistos exploratória sequencial, os demais objetivos foram alcançados primeiramente em uma etapa qualitativa e por fim em uma etapa quantitativa. Assim, em primeiro lugar foram conduzidos estudos de casos múltiplos em cooperativas agropecuárias do Estado de Mato Grosso do Sul com a realização de entrevistas semiestruturadas com um membro da diretoria executiva (membro do CA ou gestor contratado), um colaborador responsável pela comunicação e cooperados de cada cooperativa. Foi realizada a análise de conteúdo dos dados obtidos por meio do software Atlas.ti. Por fim, para triangulação dos resultados obtidos na etapa qualitativa, foi aplicado um questionário online com cooperativas agropecuárias brasileiras. A taxa de resposta obtida do questionário foi muito baixa, portanto, de maneira inovadora, utilizou-se a técnica de imputação múltipla para tratar as informações ausentes e gerar uma base de dados com dados sintéticos a partir da base de dados reais, de forma a: 1) aumentar o número de observações para garantir modelos estatísticos mais robustos; e 2) garantir a confidencialidade das informações. A análise dos dados foi conduzida por meio das regressões de Tobit e Poisson com o auxílio do software Stata. Foi possível compreender as contribuições efetivas do uso das TDICs para a governança das cooperativas agropecuárias. As cooperativas foram classificadas em duas estruturas de governança: centralizada e descentralizada. Os estudos de caso indicaram que que as TDICs contribuem para reduzir problemas de monitoramento em cooperativas descentralizadas, mas não influenciam a minimização de problemas de decisão. Além disso, cooperativas com estrutura de governança (des)centralizada adotam (mais)menos TDICs para a transparência como prática de governança. Por outro lado, não foi observada relação entre a estrutura de governança adotada pelas cooperativas e a forma de realização das assembleias(presencial/digital). Os resultados também sugerem que, em cooperativas com governança centralizada, a existência de fortes laços sociais pode estar relacionada com o fato de as TDICs não contribuírem para a minimização dos problemas de agência. Os resultados da etapa quantitativa mostraram que não há relação entre o uso das TDICs e o alinhamento de interesses em cooperativas agropecuárias, nem entre o uso das TDICs e o formato das reuniões da alta gestão, independentemente da estrutura de governança adotada. |
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ESCOLHA DO SUCESSOR DO NEGÓCIO FAMILIAR RURAL: UMA TEORIA SUBSTANTIVA NA PERSPECTIVA DOS ENVOLVIDOS |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
04/07/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Noellen Silva Amorim Feuser
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Banca |
- Angélica Góis Morales
- Caroline Pauletto Spanhol
- Erlaine Binotto
- Gertrudes Aparecida Dandolini
- Miguel Angelo Perondi
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
- Thais Cremon
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Resumo |
A escolha de um membro da família para a continuidade da gestão nos negócios rurais é um processo complexo que envolve diversos fatores. Os efeitos dessa decisão podem ultrapassar os limites dos negócios, influenciando não apenas suas operações e o seu desenvolvimento, mas também questões familiares, sociais e ligadas ao setor agrícola. Apesar do crescente interesse na sucessão em negócios familiares nos últimos anos, dada a sua relevância econômica e social, ainda há demanda por pesquisas cujo foco seja a escolha do sucessor de negócios rurais. A literatura sobre a temática é incipiente, abordando o processo de escolha do sucessor como importante, mas sem um direcionamento específico ou aprofundamento que permita a compreensão de suas especificidades e que possa servir de apoio ao aprimoramento do processo. Este estudo tem como objetivo geral compreender o processo de escolha do sucessor do negócio familiar rural, a partir de experiências vivenciadas por familiares rurais. Especificamente para explorar o fenômeno, utilizou-se o método Grouded Theory (teoria fundamentada em dados) seguindo a abordagem de Corbin e Strauss (2015). A amostragem foi definida com base em fundamentos teóricos, e a coleta de dados foi mantida até a evidência de saturação teórica, totalizando 14 entrevistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores principais de negócios familiares rurais e membros familiares candidatos à sucessão, que vivenciaram ou estão vivenciando esse contexto. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e de integração em um processo de comparação constante. A codificação dos dados é a etapa chave para o desenvolvimento de conceitos, organizando-os em categorias, propriedades e dimensões. Os resultados, seguindo os preceitos do método, gerou uma teoria substantiva que explica como, e sob quais elementos ocorre a escolha do sucessor. Emergiram dos dados três categorias, ‘Relações familiares’, ‘Governança no negócio’ e ‘Atributos pessoais do sucessor’, cujos elementos se relacionam e influenciam de alguma forma o fenômeno. O processo analítico dos dados levou a identificação que Relações familiares é a categoria central do estudo, devido seu poder explicativo e capacidade de vincular as demais categorias da pesquisa. O incentivo familiar, confiança, papeis e responsabilidades, interesse e conduta pessoal, são alguns dos aspectos-chave identificados que influenciam a escolha do sucessor. Este estudo contribui e avança no conhecimento sobre a temática, apresentando diversas contribuições teóricas relacionadas ao processo de escolha do sucessor. Inclui elementos ligados ao perfil do sucessor e à governança no negócio, como gestão compartilhada, decisão consensual dos envolvidos e perspectiva familiar, por exemplo. Em termos de contribuições práticas, os resultados deste estudo são capazes de apoiar a formulação de ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios familiares rurais. |
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Extrativismo e Agropecuária na Estrutura Produtiva do Comércio Internacional Brasileiro: Uma Análise Comparativa (1964 – 2022) |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Fernan Martins Fernandes Ferreira
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Banca |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Eduardo Ernesto Filippi
- Elcio Gustavo Benini
- Gabriel Gualhanone Nemirovsky
- Leandro Sauer
- Marcelo Ribeiro Silva
- RÔMULO CARVALHO CRISTALDO
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Resumo |
Analisou-se o extrativismo e a agropecuária na composição do comércio internacional brasileiro. Por meio de uma exposição descritiva de procedimentos comparativos com auxílio de quadros, tabelas, figuras e gráficos, especificamente, revisou-se a literatura de abordagem desenvolvimentista das qualidades produtivas e de complexidade econômica; indigitou-se os produtos e setores econômicos mais exportados e importados pela economia brasileira, assim como aqueles em que se obteve a maior vantagem comparativa de exportação, destacando extrativismos e agropecuária; apresentou-se a posição da economia brasileira numa vigente Divisão Internacional do Trabalho. Foi adotado um recorte temporal periodizado em duas partes, dos anos de 1964 a 1994, e dos anos de 1995 a 2022. Considerou-se que as mudanças ocorridas nas pautas produtivas da economia brasileira no comércio internacional, sobretudo as advindas de maior inserção de extrativismos e agropecuária, têm a posicionado em um local de liderança no mercado de commodities agrícolas, porém, também em um local de periferia geopolítica, socioeconômica e espacial-produtiva. |
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O processo de formação das Roundtables: um framework aplicado ao agronegócio mundial por meio dos Diálogos dos Stakeholders e da Confiança |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
17/06/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Erlaine Binotto
- Jersone Tasso Moreira Silva
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Suzimary Specht
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Resumo |
O objetivo principal desta tese é propor um framework para analisar o processo de formação das Roundtables no agronegócio mundial, utilizando as Teorias de Diálogos entre Stakeholders, o Modelo de Saliência dos Stakeholders (MAW-1997) e o construto Confiança. Especificamente, busca-se: i) Consolidar o mapeamento do processo de coleta de dados; ii) Mapear, categorizar e caracterizar as Roundtables do agronegócio mundial; iii) Complementar o Modelo de Saliência dos Stakeholders (MAW-1997); iv) Averiguar como o construto Confiança influencia o Modelo de Saliência dos Stakeholders; e v) Identificar, através do Modelo de Saliência dos Stakeholders expandido, os stakeholders que devem ser priorizados nas Roundtables do agronegócio mundial. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem de métodos mistos, dividida em três etapas principais: 1) Levantamento bibliográfico para familiarização com o tema; 2) Coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários online; 3) Análise dos dados coletados utilizando técnicas qualitativas (revisão sistemática de literatura) e quantitativas (análise de medidas de tendência central e variabilidade). A investigação seguiu um Estudo Exploratório Sequencial, iniciando com uma etapa qualitativa, seguida por uma etapa quantitativa, permitindo uma compreensão aprofundada do fenômeno. Os resultados indicam a importância da confiança no processo de formação e operação das Roundtables, destacando que a interação entre stakeholders é crucial para o estabelecimento de diretrizes e padrões que promovam a integridade e credibilidade dos produtos orgânicos. A Revisão Sistemática da Literatura resultou em 170 publicações, das quais 117 discutiam os Diálogos entre Stakeholders e as Roundtables. Foram mapeadas 46 roundtables relacionadas ao agronegócio mundial e identificadas 28 cadeias produtivas, abrangendo setores como Algodão Orgânico, Cacau, Carne Bovina, e Produtos Orgânicos. Além disso, foram criadas oito novas classificações ao modelo de saliência com a adição do construto Confiança, incluindo categorias como Confiança-chave e Confiança Facilitadora. |
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Relação entre hábitos de consumo e respostas emocionais dos consumidores de carne bovina |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
12/04/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Suzani Vanesa Schiefelbein Olmedo
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Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Dirceu da Silva
- Eduardo Eugênio Spers
- Evandro Luiz Lopes
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Thelma Lucchese Cheung
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Resumo |
Este trabalho teve por objetivo investigar a relação entre o contexto de consumo e as respostas emocionais dos consumidores de carne bovina. Para tal, se fez necessário: caracterizar os consumidores de carne bovina; verificar o conjunto de emoções que mais se relaciona com o consumo de carne bovina; analisar o efeito de fatores contextuais, como ocasião e frequência de consumo, sobre as as emoções evocadas. A carne bovina é um alimento típico dos brasileiros, figurando entre os seis alimentos mais consumidos. De norte ao sul, a carne bovina compõe diversos pratos típicos pelo país. A contribuição teórica desta tese é possibilitar um avanço na pesquisa sobre o comportamento do consumidor em relação à resposta emocional para determinar qual o papel das ocasiões de consumo nas emoções vivenciadas durante a experiência com o produto. A fase inicial desta pesquisa ocorreu através do levantamento de dados primários, de caráter descritivo. Formulário online foi aplicado com 383 respostas válidas foram coletadas. A segunda etapa foi de caráter exploratório, no intuito de explicar a relação entre as varíáveis do estudo, com emprego de regressão logística binária e teste t. Os resultados fornecem novos insights sobre como as emoções se relacionam com ocasiões e hábitos de consumo de carne bovina, demonstrando que as emoções positivas prevalecem frente as de valência neutra e negativa. Saciado, feliz, nostálgico, tranquilo, culpado e enojado são as emoções que mais contribuíram com os modelos logísticos, explicando como estas influem nas variadas ocasiões em que a carne é, ou não, consumida. |
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O Papel das incubadoras de empresas na construção de valor transformador para empresas do agronegócio |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
05/03/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marilza Trindade Mendonça
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Banca |
- Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Caroline Pauletto Spanhol
- Evandro Luiz Lopes
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Naira Denise Kalb
- Thelma Lucchese Cheung
- Wilson Ravelli Elizeu Maciel
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Resumo |
O estudo em questão destaca-se por sua originalidade ao explorar o conceito de valor transformador no contexto do serviço, um campo que tem desafiado os pesquisadores de marketing. O valor transformador é definido como uma dimensão social de criação de valor que vai além das transações comerciais habituais, promovendo mudanças significativas e edificantes nos indivíduos e nos grupos de mercado. Esta pesquisa enfatiza a importância desse valor para a promoção do bem-estar e da felicidade dos usuários do serviço das incubadoras de empresas. Diferentemente do marketing social, que geralmente se concentra em iniciativas coletivas para o bem-estar humano, a busca pelo valor transformador em ambientes de serviço começa no nível individual e se propaga para todo o ecossistema do serviço. Isso pode ocorrer em organizações com ou sem fins lucrativos, bem como em empresas públicas. No entanto, o provedor do serviço é sempre o responsável pela facilitação dessa transformação, não o cliente. Um exemplo significativo, objeto deste estudo, são as incubadoras de empresas, reconhecidas como catalisadoras de inovação e empreendedorismo. Elas têm a capacidade de transformar ideias em negócios bem-sucedidos, gerando empregos, renda e promovendo o desenvolvimento local. Por meio de seus programas de incubação, não só influenciam os envolvidos diretos, mas também têm o potencial de impactar positivamente consumidores e outras partes interessadas, criando uma sinergia que se estende para além dos muros da incubadora. No contexto brasileiro, as incubadoras de empresas atuam em diversos setores, com destaque para Tecnologia da Informação e Comunicação e Agronegócio. Este estudo, de natureza qualitativa, é pioneiro ao investigar as percepções de valor transformador de empresas do agronegócio incubadas no Brasil. Utilizando uma abordagem inovadora, extraiu do referencial teórico sete dimensões do valor transformador no serviço e, por meio de entrevistas com gestores dessas empresas, buscou analisar essas dimensões. Um dos principais resultados do estudo é a identificação dos atributos "design do serviço" e "experiência do serviço" como facilitadores do valor transformador percebido pelas empresas incubadas. Além disso, propôs uma escala de mensuração do valor transformador no serviço, chamada Transformative Value Service Measurement Scale (TVSMS), que foi validada por especialistas e resultou em 38 variáveis. Essa escala é uma contribuição significativa para o campo do marketing de serviço, uma vez que preenche uma lacuna na literatura científica, proporcionando uma ferramenta para avaliar o impacto do valor
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transformador nas interações entre empresas e consumidores. Espera-se que este estudo avance o entendimento sobre o valor transformador no marketing de serviço, incentivando empresas a adotarem abordagens centradas no usuário e na cocriação de valor. Além disso, espera-se que as incubadoras de empresas utilizem essas descobertas para desenvolver estratégias mais abrangentes que promovam mudanças positivas tanto para os indivíduos quanto para a sociedade em geral.
Palavras-chave: Bem-estar. Felicidade. Incubadoras de empresas. Marketing de serviço. ValorValor Transformador.Transformador. |
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Ecoturismo no Brasil: comprometimento ambiental e consumo à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
22/01/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Alvaro Freitas Faustino Dias
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Banca |
- Dyego de Oliveira Arruda
- Elcio Gustavo Benini
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Leandro Sauer
- Marco Antonio Costa da Silva
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Vagner Sérgio Custodio
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Resumo |
O ecoturismo, nos últimos anos, despontou como um campo de crescente interesse e é agora reconhecido como um caminho viável para a recuperação econômica da atividade turística brasileira no cenário pós-pandemia. Nesse contexto, esta atividade turística, que equilibra as necessidades de conservação ambiental com os benefícios econômicos, apresenta-se como uma estratégia promissora para alavancar o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais nesses territórios. Tendo em vista a importância desta atividade turística para o desenvolvimento regional, a presente tese teve como objetivo geral propor um modelo para analisar os níveis de intenção do turista brasileiro em consumir o ecoturismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), uma importante teoria da psicologia social utilizada para compreender intenções e comportamentos. Visando alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida com a utilização de uma metodologia mista, ou seja, etapa qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa fora conduzidas 21 entrevistas, que foram devidamente transcritas e analisadas. Para a análise desta etapa utilizou-se o software QDA Miner como ferramenta de suporte, tanto para a análise de conteúdo, quanto para a mineração de texto. Esta etapa foi de suma importância, pois foram seus resultados que possibilitaram a construção do questionário para a coleta de dados quantitativos. Desse modo, nesta etapa identificou-se todas as crenças que constituíam cada um dos construtos base da TCP, bem como o construto desenvolvido para esta tese, denominado como comprometimento ambiental. Em especial, o comprometimento se mostrou um construto formado por cinco (5) crenças, sendo elas: o contato com a natureza, estrutura do ambiente, cultura local, preocupação ambiental e povos tradicionais. Após a construção dos questionários, deu-se início a coleta dos dados da etapa quantitativa, fazendo uso da plataforma do Google Forms para este fim. Nesta etapa a amostra foi constituída por 779 respondentes. Nesta etapa, foi definido como método de análise a modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados (PLS-SEM), tendo como ferramenta operacional o software Smart PLS. As análises foram realizadas para avaliar dois aspectos: primeiramente foi realizado o teste das hipóteses para encontrar o melhor modelo explicativo (reflexivo), e a partir deste modelo, foi desenvolvido um modelo reflexivo para compreender as variáveis que melhor explicam cada construto. No que tange ao modelo formativo, constatou-se que o construto normas subjetivas (H1), atitudes (H2), controle comportamental percebido (H3) e comprometimento ambienta (H4) são significativos e afetam positivamente a intenção dos consumidores para o consumo do ecoturismo. Já a imagem do destino cognitiva (5), bem como a afetiva (H6) foram insignificantes. Logo, H1, H2, H3 e H4 foram suportadas, enquanto H5 e H6 foram rejeitadas. Tratando-se do modelo formativo, observou-se que para o construto normas subjetivas, as crenças com maior significância são “estudantes e pesquisadores ambientais” e “pessoas com mobilidade reduzida; para o construto atitudes, as mais significantes foram: “inovação”, “planejamento”, “localização” e “aprendizado”; no construto Controle Comportamental Percebido, as crenças “tempo disponível” e “conhecimento sobre o ecoturismo” foram mais significantes; enquanto o comprometimento ambiental apenas a crença “contato com a natureza” se mostrou significativa. Dito isso, os resultados da pesquisa sugerem que os participantes da amostra tendem a optar por atividades que respeitam o meio ambiente, refletindo valores de sustentabilidade e conservação essenciais para ecossistemas e comunidades locais, mas principalmente que possibilite o contato com a natureza. Além disso, os resultados vão na contramão de muitas pesquisas que comprovam a imagem do destino como um fator significativo para as decisões de consumo dos turistas, o que sugere que para a amostra, o contato com a natureza é mais importante que a aparência do local, indicando que a adoção de práticas sustentáveis e aumento de espaços naturais, são um caminho para os investimentos para gestores do ecoturismo. |
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TENSÕES PARADOXAIS DE SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE QUALITATIVA A PARTIR DA ABORDAGEM QUÂNTICA DO PARADOXO ORGANIZACIONAL |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
01/12/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Izabela Leite Ribeiro Guimarães
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Banca |
- Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Caroline Pauletto Spanhol
- Erlaine Binotto
- Fabricia Gladys Fernandes da Silva Rossato
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
- Simone Sehnem
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Resumo |
As tensões paradoxais advém da busca por objetivos conflitantes porém inter relacionados, que podem ser estudadas sob a perspectiva de abordagens inerentes e/ou constitutivas. A teoria do paradoxo organizacional sob a perspectiva da abordagem quântica - AQ foi utilizada neste estudo porque busca um caminho possível para unir tais perspectivas, objetivando compreender a realidade subjacente às tensões paradoxais. Nesse sentido, o objetivo geral da tese é compreender a dinâmica das tensões paradoxais de sustentabilidade nas empresas de papel e celulose sob a ótica da AQ do paradoxo organizacional. Para tanto, empreendeu-se pesquisa qualitativa com oito empresas do referido setor, que divulgam relatórios seguindo o modelo GRI e/ou estão listadas na B3. Os dados foram coletados seguindo protocolo e a entrevista guiada por roteiro semiestruturado. Foram analisados os relatórios de sustentabilidade, o plano de manejo e notícias sobre as empresas, seguindo as lógicas indutiva e dedutiva, com auxílio do Atlas.ti. Os resultados oportunizam a visualização da composição do contexto sócio material de cada empresa, as tensões paradoxais salientes, o nexo de tensões entrelaçadas e persistentes, bem como as respostas organizacionais às tensões. Através da compreensão do contexto sócio material foi possível identificar tensões ainda no estado latente, que não foram capturadas no discurso organizacional; e tensões de desempenho observadas em maior número, justificadas pela busca de atender múltiplas demandas concorrentes. Além disso, percebeu-se um forte relacionamento entre tensões de aprendizado e organização, dada a observação recorrente dessas tipologias em uma configuração de emaranhamento. As tensões emaranhadas surgiram de três formas distintas: (1) tensões em cascata, materializadas por meio de duas citações, uma implicando na outra; (2) tensões agrupadas, identificadas em uma única citação; e (3) tensões embutidas em respostas organizacionais, marcando uma tendência a não propagar más notícias. O exercício de análise para identificar tensões salientes mostrou-se árduo, dada a essa tendência. No entanto, foi fundamental para compreender de modo prático a aplicação dos pressupostos da AQ. A fragilidade da saliência pôde ser testada empiricamente por meio do recorte de análise específico do período da COVID-19. Onde surgiram tensões características de um contexto de crise. A análise possibilitou reflexão sobre a subjetividade da saliência, que implica em uma miríade de tensões salientes, ou de modo contrário, tensões podem não ser promulgadas. No primeiro caso, ao longo do tempo pode dificultar uma análise de persistência das tensões paradoxais. No segundo, dada outra implicação ontológica, a incerteza, tem-se que determinadas questões organizacionais podem tanto ser tidas como paradoxais ou não, a depender de sua promulgação. Suscitando relevantes questionamentos para a prática da gestão de sustentabilidade. Sobre as respostas às tensões, dois tipos foram mais encontradas: (1) respostas pontuais, mediante as quais o esforço parece ser menor se comparado aos ganhos advindos da ação; e (2) respostas embasadas, mediante as quais a organização dispõe de maiores esforços como a prática de pesquisas, consultas aos stakeholders, planos de ação e reformulação de processos. Além disso, mesmo dispondo de respostas organizacionais, as empresas experimentaram tensões persistentes. A maioria das configurações de tensões emaranhadas e persistentes se deu em torno de um recurso chave para o setor, a água. Foram observadas configurações emaranhadas de paradoxos persistentes em quatro das oito empresas analisadas. A configuração do contexto sócio material possibilita a compreensão da dinâmica das tensões e torna as interações com o meio aparentes, marcando uma perspectiva de análise multinível que pode trazer ganhos em sustentabilidade. Para a gestão, possibilita curadoria das tensões em suas diferentes fases, o que reflete em diferentes papéis aos gestores. Os resultados deste estudo mostram que a gestão da fase de persistência das tensões pode ser a mais complexa. Adicionalmente, os resultados deste estudo apontam para questões que extrapolam fronteiras teóricas e de aplicação, ao refletir sobre ferramentas estratégicas na busca por sustentabilidade.
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PRODUTIVIDADE E DINÂMICA TERRITORIAL DA BOVINOCULTURA DE CORTE BRASILEIRA |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Weslei Maique Oliveira Lopes
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Banca |
- Elton Gean Araujo
- Guilherme Cunha Malafaia
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Maria Emilia Camargo
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Paulo Henrique Nogueira Biscola
- Urbano Gomes Pinto de Abreu
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Resumo |
O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica territorial e a produtividade da bovinocultura de corte brasileira. Foi realizada uma análise da dinâmica territorial da bovinocultura de corte, buscando identificar o deslocamento do centro de massa da produção ao longo dos anos. Posteriormente, foi desenvolvido um modelo que possibilitou a avaliação dos fatores de produção que influenciam na produtividade da bovinocultura de corte, utilizando dados do censo agropecuário de 2017. Foram utilizadas estatísticas básicas descritivas, revisão sistemática da literatura, técnica de análise de centro de massa (midpoints) e Modelagem de Equações Estruturais para o processo de identificação e avaliação dos fatores. Os resultados mostraram um crescimento e um deslocamento da produção do rebanho de corte, e os principais responsáveis pelo deslocamento do rebanho, considerando o nível territorial de região, foram a região Centro-Oeste e a região Norte. As análises da correlação entre a taxa de crescimento anual composta (CAGR) do rebanho bovino e a CAGR das pastagens revelaram uma correlação inversa em alguns municípios. O modelo PLS-SEM indica que a produtividade da bovinocultura de corte brasileira é influenciada por fatores relacionados ao território, à tecnologia, à produção e às pessoas. A combinação de estratégias e investimentos nessas áreas pode impulsionar a produtividade da bovinocultura de corte brasileira, garantindo a sustentabilidade do setor e atendendo à demanda do mercado nacional e internacional.
Palavras-chave: Produtividade. Dinâmica Territorial. Produtividade Total dos Fatores. Modelagem de Equações Estruturais. |
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Gestão do conhecimento no processo de preparação do sucessor rural em negócio familiar no Brasil: uma teoria substantiva |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
01/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cristiano José Castro de Almeida Cunha
- Erlaine Binotto
- Gilberto Perez
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Maricel Karina López Torres
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
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Resumo |
Os negócios familiares rurais representam, aproximadamente, 98% de todas as propriedades e são responsáveis por 53% da produção de alimentos no mundo. O Brasil desempenha um papel crucial na segurança alimentar, ao se apresentar como potencial fornecedor de alimentos para uma população mundial estimada em mais de 9 bilhões de habitantes em 2050. O envelhecimento da população no campo e esvaziamento dos negócios familiares rurais são realidades evidenciadas por indicadores brasileiros. A sucessão é um processo gradual de transferência do controle gerencial de uma geração para outra. Essa fase pode ser crítica para a propriedade, afetando a sustentabilidade do negócio e a continuidade dos sistemas agrícolas. No âmbito rural o pouco preparo do sucessor pode comprometer o processo sucessório, trazendo como possíveis consequências o esvaziamento do campo com consequente redução na produção de alimentos, perda de conhecimentos acumulados, incertezas, tensão familiar, estagnação da propriedade, concentração da produção em áreas maiores, dentre outros. Esta tese foi desenvolvida no Brasil, com estágio doutoral em universidade na Espanha. O problema de investigação se fundamenta que o pouco preparo ou inexperiência do sucessor rural pode comprometer a gestão do negócio familiar. O objetivo foi compreender a gestão do conhecimento no processo de preparação do sucessor rural em negócio familiar, a partir da perspectiva do sucessor. A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com o uso do método Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados), Strauss e Corbin (2008). O método possui uma sólida base empírica e se posiciona no paradigma interpretativista. A pesquisa é composta por sete etapas: área de investigação, questão de pesquisa, definição de instrumentos, seleção dos informantes, codificação (coleta e análise dos dados – com uso do software ATLAS.ti), retorno à literatura e avaliação. Foram entrevistados dez sucessores rurais familiares nas cinco regiões do país. Foi desenvolvida teoria substantiva que tem como categoria central a formação de conhecimento do sucessor rural familiar e outras quatro categorias: característica pessoal, aprendizado, experiência e rede de contato. A hipótese fundamental inferida foi: “A gestão do conhecimento no processo de preparação do sucessor rural em negócio familiar se dá por sua formação de conhecimento, que se relaciona mutuamente com característica pessoal, aprendizado, experiência externa e rede de contato do sucessor rural familiar”. A teoria que emergiu dos dados é densa, sendo composta por: onze propriedades, trinta dimensões, um conjunto de categorias inter-relacionadas (dez proposições), nove condições, três ações/interações e três consequências. A investigação contribui para uma maior compreensão sobre a gestão do conhecimento do sucessor rural em contexto rural, podendo favorecer um sucessor mais preparado para atuar no campo. |
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PREDITORES DA ESCOLHA DOS CONSUMIDORES POR HAMBÚRGUER PLANT-BASED: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE CONJUNTA. |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
01/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
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Coorientador(es) |
- João Augusto Rossi Borges
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Orientando(s) |
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Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Elton Gean Araujo
- Eluiza Alberto de Morais Watanabe
- Leandro Sauer
- Thelma Lucchese Cheung
- Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues
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Resumo |
Os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a alimentação, sobretudo no que se refere aos aspectos nutricionais e impactos ambientais. Com isso, vem crescendo a demanda por produtos elaborados a partir de vegetais, os chamados plant-based, muitas vezes análogos à carne (bovina, suína, peixe e frango). Esses produtos foram introduzidos recentemente no mercado e pouco se sabe sobre as preferências dos consumidores. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o impacto dos atributos [marca, tipo de proteína, preço, nível de colesterol e impacto ambiental] nas escolhas dos consumidores por hambúrguer plant-based. Para tanto, foi realizado um experimento com aplicação do método de análise conjunta baseada em escolha, em que a simulação de um ambiente de compra é criada para que o consumidor decida por um produto dentre várias alternativas. Os participantes da pesquisa foram orientados a realizar escolhas entre diferentes opções de hambúrgueres que se diferenciavam em relação aos atributos mencionados. Os resultados demonstram que as escolhas dos consumidores por hambúrguer são influenciadas pelas características que o hambúrguer apresenta em relação aos atributos propostos. Especificamente, verificou-se que o nível de colesterol é o atributo mais importante para os consumidores, seguido do tipo de proteína, impacto ambiental, marca e preço. Além disso, quando o atributo transmite uma informação com característica “positiva” como baixo colesterol e/ou baixo impacto ambiental, observa-se um aumento na escolha pelo hambúrguer plant-based em relação ao hambúrguer tradicional. No entanto, quando “negativa”, o oposto acontece. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que a indústria de alimentos promova atributos relacionados a saúde e sustentabilidade em seus produtos, tendo em vista que há consumidores preocupados com o impacto que os alimentos causam na saúde, evidenciado na pesquisa pela apresentação dos níveis de colesterol e no baixo impacto ambiental do processo produtivo. Para o setor público sugere-se a implantação de políticas públicas que incentivem a divulgação dos níveis de colesterol e impacto ambiental nas embalagens dos produtos em uma linguagem simples e acessível aos consumidores. |
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LEGITIMIDADE E “SALIÊNCIA” DOS STAKEHOLDERS PRESENTES NO DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL DE FRIGORÍFICOS DE CARNE BOVINA BRASILEIROS |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
31/07/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- José Alexandre dos Santos
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Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Jersone Tasso Moreira Silva
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Paulo Henrique Nogueira Biscola
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
- Yasmin Gomes Casagranda
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Resumo |
Esta pesquisa analisou as respostas organizacionais aos stakeholders salientes para legitimidade dos frigoríficos brasileiros. Para atingir este objetivo, foi necessário estabelecer o problema de pesquisa: quais foram as respostas organizacionais, via disclosure socioambiental, para stakeholders dos frigoríficos brasileiros? Para atender o objetivo geral da pesquisa, foi necessário: a) apresentar o panorama do disclosure socioambiental dos frigoríficos brasileiros; b) classificar os stakeholders dos frigoríficos brasileiros; c) analisar as estratégias de legitimidade dos frigoríficos brasileiros; e d) analisar a relação entre as estratégias de legitimidade e a “saliência” dos stakeholders dos frigoríficos brasileiros. Foram utilizadas as teorias da legitimidade e dos stakeholders, no caso da teoria dos stakeholders, mais especificamente a abordagem de “saliência” dos stakeholders. As teorias foram utilizadas para a obtenção das variáveis e coleta dos dados. O framework GRI foi utilizado para coletar as informações do disclosure socioambiental, presentes nos relatórios de sustentabilidade dos frigoríficos, e, assim, apresentar o panorama do disclosure socioambiental. Para classificar os stakeholders dos frigoríficos brasileiros, foi utilizada a abordagem de “saliência” dos stakeholders, proposta por Mitchell et al. (1997). Para identificar as estratégias de legitimidade dos frigoríficos, foi utilizada a abordagem de Suchman (1995). Após essas etapas, foi analisada a relação entre as estratégias de legitimidade e a “saliência” dos stakeholders. Tal análise visa compreender como as organizações apresentam seu disclosure socioambiental, em busca da legitimidade. Neste sentido, compreendeu-se que os stakeholders “salientes” são o foco das divulgações que legitimam as organizações. Foram analisadas as estratégias de legitimidade e a “saliência” dos stakeholders para compreender as respostas da indústria a fatores externos significativos para sua legitimidade organizacional. O método utilizado foi a análise documental dos relatórios de sustentabilidade dos três maiores frigoríficos brasileiros da B3 e a técnica empregada foi a análise de conteúdo dos relatórios de responsabilidade social e/ou sustentabilidade do período de 2011 a 2021, da empresa JBS S.A.; e de 2019 a 2021, das empresas Marfrig e Minerva. Assim, foi possível confirmar, nesta pesquisa, que os frigoríficos: (1) usam as estratégias de legitimidade pragmáticas, morais e cognitivas direcionadas aos stakeholders salientes, pois esses são os principais conferentes de legitimidade; e (2) o segmento dos frigoríficos dedica maior atenção às estratégias de legitimidade moral. |
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Fatores associados à adoção de tecnologias sustentáveis no setor agropecuário brasileiro |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
29/06/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elaine Aparecida Fernandes
- Emanoel Marcos Lima
- Gustavo de Faria Theodoro
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Renato Luiz Sproesser
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
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Resumo |
A limitação de recursos naturais (terra, água, solo e biodiversidade), a degradação do solo, as mudanças climáticas e o crescimento da população mundial (contribui para o aumento da demanda por alimentos), impõem desafios para a produção agropecuária nos países. Dessa forma, destaca-se a importância da difusão de tecnologias que proporcionem um aumento da produtividade e a conservação dos recursos naturais nos sistemas produtivos agropecuários dos países. A expansão da produção de alimentos no Brasil se torna estratégica em virtude de uma parte considerável das propriedades rurais não terem utilizado tecnologias sustentáveis em 2017, como a rotação de culturas (cerca de 81,34% do total de 5,07 milhões de estabelecimentos agropecuários), sistema de plantio direto na palha (89,09% do total), fertilizantes (cerca de 57,23% do total) e corretivos (cerca de 85,64% do total), conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017). Além disso, no país, configura-se uma dualidade de realidades de perfis de propriedades rurais, quanto ao nível econômico e nas condições de vida dos produtores rurais e famílias. A desigualdade no padrão tecnológico entre as propriedades rurais também é existente entre as regiões brasileiras. Para uma compreensão adequada do processo de adoção de tecnologia no setor agropecuário, torna-se necessário uma reformulação do modelo tradicional da adoção baseado na escolha binária do indivíduo (adota ou não adota), para um que trate o fenômeno como um processo de aprendizagem dinâmico do produtor com vários estágios. E esse processo é influenciado por uma série de fatores, relacionados com o ambiente socioeconômico e as características das propriedades e produtores rurais. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi a determinação dos fatores associados à adoção de tecnologias sustentáveis no setor agropecuário brasileiro. Para o alcance do objetivo proposto, o procedimento metodológico foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e a base de dados foi o Censo Agropecuário de 2017, elaborado pelo IBGE, e a unidade de análise foram as 558 microrregiões brasileiras. Dentre os principais resultados alcançados, foi verificada a existência de uma desigualdade entre as regiões brasileiras nos indicadores relacionados ao processo de adoção de tecnologia do setor agropecuário. A região Sul apresentou as maiores taxas de acesso de crédito (bancos e cooperativas), serviços de assistência técnica (cooperativas e empresas integradoras), participação dos produtores em organizações coletivas (cooperativas e entidades de classe) e maior infraestrutura produtiva (posse de máquinas e equipamentos) e gerencial (acesso a informações técnicas de aparelhos com conexão à internet, jornais e revistas). A região Norte apresentou as maiores taxas de propriedades rurais gerenciadas por indivíduos com idade de até 25 anos e, o Nordeste, apresentou as maiores taxas de estabelecimentos agropecuários com escassez de água proveniente de nascentes, rios e riachos. Para o setor agropecuário brasileiro, a adoção de tecnologias sustentáveis foi positivamente influenciada por fatores relacionados ao ambiente socioeconômico (acesso aos serviços de assistência técnica e crédito e participação dos produtores rurais em organizações coletivas) e características das propriedades rurais (disponibilidade de água, itens para acesso de informações técnica e posse de máquinas e equipamentos produtivos) e produtor (nível de escolaridade e idade dos indivíduos). Foi verificado também que a adoção de tecnologias sustentáveis exerceu uma influência sobre o valor bruto da produção dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Além disso, a participação dos produtores rurais em organizações coletivas exerceu uma influência positiva no acesso aos serviços de assistência técnica e crédito para o contexto brasileiro. Diante disso, políticas públicas de expansão do acesso aos serviços de crédito rural (de diferentes fontes e modalidades – infraestrutura produtiva e tecnológica, construção de poços artesianos, contratação de assistência técnica e para produtores rurais mais jovens) e à assistência técnica de cooperativas, incentivo à criação de cooperativas e realização de reuniões técnicas e seminários para a difusão de informações técnicas entre os produtores rurais, expansão do acesso à internet nas áreas rurais, ações de capacitação educacional e técnica da população rural, ações que fomentem a sucessão rural em propriedades rurais e que promovam a conservação e preservação de nascentes e rios em áreas rurais podem promover a difusão de tecnologias sustentáveis ao longo do território brasileiro. |
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MODELAGEM ECONOMÉTRICA ESPACIAL DE UM ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE RURAL PARA OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
08/03/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Arlinda Cantero Dorsa
- Elcio Gustavo Benini
- Heitor Romero Marques
- Jose Carlos de Jesus Lopes
- Leandro Sauer
- Mateus Boldrine Abrita
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Resumo |
O Brasil é um dos maiores players globais do Agronegócio. Sua produção de proteínas animais, agricultura e agroindústria vem aumentando a participação nas exportações do país e se firmando como principais motores da economia. Neste contexto, o Estado de Mato Grosso do Sul tem se consolidado como uma das Unidades da Federação com maior crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), gerando emprego e renda acima das médias nacionais, sendo a produção oriunda do campo o maior responsável por estes resultados. O desafio que se coloca para o Estado, como um todo, e para seus municípios, em particular, é o de propor, implementar e fomentar políticas públicas que promovam o desenvolvimento de modo responsável e alinhado às melhores práticas globais de sustentabilidade. O acompanhamento destas iniciativas demanda um conjunto de procedimentos e ferramentas formados por indicadores e variáveis que reflitam o desempenho das localidades dentro das Dimensões do Desenvolvimento Sustentável: Econômico, Ambiental, Social e Institucional. No entanto, a sistemática disponível atualmente no Brasil traz dados mais robustos somente em relação aos centros urbanos, sendo a aplicação ao meio rural apenas tangencial. Esta constatação levou à seguinte questão norteadora: Como avaliar a sustentabilidade rural em municípios brasileiros dada a relativa inespecificidade de dados disponíveis? A resposta a esta questão culminou na Tese: a avaliação sobre a sustentabilidade rural de municípios brasileiros pode ser realizada a partir de suas interações espaciais refletidas em um conjunto mínimo de dados representativos, publicados oficialmente pelos municípios, ou prospectados por entidades de pesquisa. Sendo este o objetivo geral, os objetivos específicos foram: 1) Apresentar uma revisão de literatura sobre os índices e indicadores de sustentabilidade rural; 2) Propor um Índice de Sustentabilidade Rural (ISR) e aplica-lo para a avaliação de Polos de Desenvolvimento Territorial Rural (PETR) na França; 3) Incorporar ao algoritmo do ISR uma metodologia para a redução da dimensão dos indicadores que devem ser analisados; 4) Propor um índice de sustentabilidade rural baseado em análise econométrica espacial, e; 5) Validar o índice proposto a partir de municípios para a testagem no Estado de Mato Grosso do Sul. A consecução dos objetivos específicos culminou no ISR, obtendo os seguintes resultados sobre a análise do campo estudado: 1) Há formação de bolsões de sustentabilidade rural associado aos maiores polos econômicos do Estado, sobretudo no centro-sul, caracterizado pela produção de proteínas animais e agricultura, e nas regiões norte e costa leste, agroindústria de papel e celulose, e eucalipto; 2) Notam-se agrupamentos de municípios com menores índices de sustentabilidade rural nas fronteiras a oeste de MS, associado à exploração de recursos minerais e à pecuária; 3) Identificam-se outliers com alta sustentabilidade rural em meio a regiões de baixo ISR, como é o caso de Bonito, Jardim, Eldorado e Mundo Novo; 4) A análise econométrica espacial identificou o transbordamento da sustentabilidade rural com epicentro nos polos produtivos, com efeitos para além das regiões vizinhas, e; 5) Há, de modo geral, melhores Scores nas Dimensões Institucional e Ambiental, intermediário na Social e menores na Econômica, evidenciando maiores desigualdades econômicas no setor rural entre os municípios. São propostos, ao final da pesquisa, novos estudos que explorem os indicadores setoriais para identificar as oportunidades de melhoria nos municípios, e as associações formais entre eles, para verificar como seria possível a atuação conjunta contribuir para a melhoria da sustentabilidade rural. |
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Institucionalização da Internet das Coisas (IoT) como ferramenta de gestão na pecuária bovina de corte do Mato Grosso do Sul (MS) |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
07/03/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cleston Alexandre dos Santos
- Daniela Callegaro de Menezes
- David Bernard Carter
- Erlaine Binotto
- Fernanda Filgueiras Sauerbronn
- Guilherme Cunha Malafaia
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
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Resumo |
A adoção da Internet das Coisas (IoT) na produção de bovinos de corte tem se mostrado vantajosa para os produtores pecuaristas ao possibilitar melhorias nos processos produtivos e de gestão, acarretando maior lucratividade e eficiência. Sua inserção no ambiente rural impõe mudanças institucionais, exigindo que práticas de trabalho sejam desenvolvidas a fim de institucionalizá-la. Esta tese tem como objetivo propor um framework teórico-conceitual, consubstanciado na epistemologia estruturalista, sobre o papel de práticas de trabalho institucional para adoção da Internet das Coisas (IoT), na pecuária bovina de corte, no estado de Mato Grosso do Sul.. Como objetivos específicos foram definidos: a) apresentar as possibilidades identificadas, teoricamente, da aplicação da IoT como ferramenta de gestão na pecuária bovina de corte; b) mapear o campo institucional, por meio da evidenciação dos atores que trabalham para a adoção da IoT como ferramenta de gestão na bovinocultura de corte, em Mato Grosso do Sul; c) identificar o trabalho político, técnico e cultural realizado pelos atores institucionais para institucionalização da IoT, na bovinocultura de corte, no estado de Mato Grosso do Sul e; d) destacar as práticas de trabalho institucional “inibidoras” para adoção da IoT, na bovinocultura de corte, no estado de Mato Grosso do Sul. Para atender a estes objetivos realizou-se uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa apoiada pela realização de entrevistas semiestruturadas e coleta de dados secundários de: (1) dezesseis atores institucionais do macroambiente do estado de MS que estão ligados a ações voltadas ao fomento da IoT para a bovinocultura de corte do estado e; (2) oito proprietários e/ou gestores de fazendas de bovinocultura de corte do estado de MS. O tipo de análise empregada foi a análise de conteúdo (Bardin, 2009), sendo utilizado o software de análise qualitativa ATLAS.ti8® na análise dos dados. Como principais resultados foram mapeados os atores institucionais que tem realizado práticas de trabalho institucional voltadas a adoção da IoT pela pecuária bovina de corte, sendo estes do setor público federal, setor público estadual, setor educacional e do setor privado. Foi possível concluir que, apenas, algumas práticas de trabalho institucional ligadas ao trabalho político, técnico e cultural são realizadas de maneira ampla pelos atores do macroambiente. Identificou-se que a advocacia, por meio do apoio político e regulatório, destaca-se no nível mais alto de prioridade como inibidora à adoção da IoT para as fazendas de bovinocultura. Como resultado final propõe-se um framework teórico-conceitual que evidencia o papel das práticas de trabalho institucional para adoção da Internet das Coisas, na bovinocultura de corte, do estado de MS. Os resultados da pesquisa preenchem a lacuna teórica ao unir três temas até então não investigados de maneira simultânea (IoT, Pecuária e a teoria do Trabalho institucional). No âmbito prático, o estudo contribui por evidenciar possibilidades de utilização da IoT no monitoramento, controle, predição e logística de atividades rurais. Não obstante, evidencia-se a contribuição de elucidar a teia de relações entre os atores institucionais e suas práticas de trabalho institucional realizadas no macroambiente do estado de MS, as quais visam sustentar a elaboração de estratégias e políticas mais eficientes voltadas à adoção da IoT na bovinocultura de corte. De forma a complementar a análise qualitativa, ao entrevistar gestores de fazenda de bovinocultura de corte sobre as práticas de trabalho institucional que são inibidoras à adoção de produtos IoT, como a advocacia e construção de redes normativas, a tese apresenta ações que devem ser desenvolvidas prioritariamente pelos atores públicos dos governos estaduais e federal voltadas ao desenvolvimento deste fenômeno, destacando seu potencial impacto social. |
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Potencialidades em torno do turismo no espaço rural em territórios quilombolas da agricultura familiar do Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Doutorado em Administração |
Tipo |
Tese |
Data |
01/03/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Dyego de Oliveira Arruda
- Elcio Gustavo Benini
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Leandro Sauer
- Marcelo Ribeiro Silva
- Marco Antonio Costa da Silva
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
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Resumo |
As questões que envolvem as territorialidades são resultantes das interações entre forças econômicas, sociais, políticas e da natureza sobre um determinado território, assim, a proposta da pesquisa é compreender as territorialidades no âmbito da possibilidade de difusão de iniciativas de turismo no espaço rural em territórios quilombolas que desenvolvem atividades ligadas à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Diante da problemática da pesquisa, optou-se por construir a base teórica da pesquisa sob os conceitos de território e territorialidade, agricultura familiar e turismo no espaço rural. A multidisciplinaridade das Ciências Sociais Aplicadas dá margem para inserção de disciplinas como Geografia e Turismo nas pesquisas da Administração.Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, utilizando como estratégia o estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio das fontes de evidência como: as entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. As entrevistas foram realizadas nos territórios quilombolas Chácara de Buriti, Campos Correa, Família Ozório, Furnas dos Baianos e Furnas do Dionísio, localizados no Estado de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos de análise e interpretação dos resultados foram realizados através da análise de conteúdo, com auxílio do software de análise textual, Iramuteq. Os resultados encontrados demonstraram a possibilidade de desenvolvimento dos territórios quilombolas a partir da implementação da atividade turística. A atividade promoveria o desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda, a participação comunitária, promoção de novos roteiros turísticos, além da preservação do patrimônio sociocultural dos grupos. No entanto, os territórios enfrentam desafios como falta de infraestrutura, captação de recursos e apoio político, fatores que retardam o desenvolvimento territorial e turístico. |
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