|
30253044: Administração de Empresas e o Meio Ambiente - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Desenvolver habilidades teóricas e metodológicas para a interpretação da problemática
ambiental contemporânea, aprimorando instrumentais, tanto específicos quanto genéricos, necessários para a análise crítica de alternavas de atuação ambientalmente sustentável. Inclusão das variáveis de perdas, resíduos e outros impactos ambientais na análise do sistema econômico/produção.
|
|
|
30253033: Análise de Dados Qualitativos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Discute a Epistemologia e os Métodos de Pesquisa Qualitativa, com ênfase nas abordagens de análise e interpretação, incluindo: estudo de caso; etnografia e observação; textos (análise de conteúdo, estruturas narrativas); Grounded Theory ou "Teoria Fundamentada nos Dados; entrevistas e fala (análise de conversação, análise de discurso); análise de dados; softwares; transcrição e gerenciamento de dados; relatório de pesquisa.
|
|
|
30253034: Análise Multivariada de Dados - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O que é Análise Multivariada; Conceitos Básicos; Tipos de Técnicas; Tratamento estruturado para construir modelos multivariados; Preparação para uma análise multivariada; Técnicas de Dependência e Técnicas de interdependência
|
|
|
30253038: Comportamento dos Consumidores de Alimentos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O ponto essencial desta disciplina compreende a investigação científica sobre as evoluções dos modelos de comportamento de consumo, privilegiando aspectos de interdisciplinaridade. Com foco nos comportamentos alimentares, pretende-se realizar uma apresentação sobre as evoluções do conceito do marketing no campo alimentar, sobre os estudos do mercado e dos comportamentos de consumo e sobre as inovações em Marketing de alimentos.
|
|
|
30253045: Controle Gerencial - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Conhecimento no campo da Controle Gerencial, investigando sua origem e seu
desenvolvimento histórico, até chegar ao estado da arte, no Brasil e em outros países.
Controle gerencial: Visão sistêmica da Empresa; Processo de Gestão; Processo de Tomada de Decisão; Modelo de Decisão.
|
|
|
30253042: Cultura e Poder nas Organizações - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Evolução da Produção do Conhecimento sobre os Temas da Disciplina;
aspectos; Metodológicos do Ensino e Pesquisa sobre Poder e Cultura Organizacional; o desvendar dos Padrões Culturais e das Redes de Poder em Organizações Prevalentes; padrões Culturais e Políticos em Processos de Mudança e Transformação Organizacional; Modelagem dos Processos de Mudança e Transformação: Contextualização, Auscultação, Disseminação e Sustentação; Cultura de Responsabilidade e de Sustentabilidade na Gestão de Aperfeiçoamento Continuo das Organizações.
|
|
|
30253019: Estágio em Docência - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
30253037: Estatística Aplicada a Administração - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Entrada de dados. Análise exploratória de dados; testes não paramétricos;
análise de regressão - problemas com variáveis dicotômicas; análise categórica; introdução aos modelos de variáveis latentes. Discussão sobre as possibilidades da análise multivariada; possibilidades dos métodos de escalagem. Softwares disponíveis.
|
|
|
30253039: Estratégias Competitivas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Esta disciplina discute a origem do pensamento estratégico e suas correntes. Conceitos em estratégia e suas bases teórico-conceituais. As estratégias genéricas de dominação pelos custos e de diferenciação e seus principais condutores, vistos como uma forma de se assegurar vantagem competitiva às organizações. Compreensão dos conceitos de estratégia aplicados às empresas agroindustriais. Planejamento estratégico.
|
|
|
30253043: Fundamentos do Agronegócio - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos básicos sobre o Agronegócio. Enfoque sistêmico. Atividades de
produção, distribuição e comercialização de produtos e matérias primas agroalimentares. A construção do conceito de "agribusiness" e agronegócio. Principais correntes metodológicas. Definições correntes. Transformações estruturais na agricultura e no agronegócio. Perfis emergentes na estrutura de demanda de produtos agroalimentares. Panorama do agronegócio
no mundo. Panorama do agronegócio no Brasil. Desafios para a competitividade dos principais produtos do agronegócio brasileiro. Panorama do agronegócio no Estado de Mato Grosso do Sul. Conceitos de trajetórias tecnológicas e paradigmas tecnológicos. O sistema agroindustrial.
Instituições de apoio à pesquisa. Lógica tradicional da organização da ciência. Homogeneização tecnológica. Incorporação tecnológica.
|
|
|
30253052: Gestão da Inovação nas Organizações - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Perspectiva evolutiva da Inovação; Fundamentos da Inovação e o Pensamento schumpeteriano; Inovação Incremental vs. Inovação Radical; Ambidesteridade (exploration/ exploitation) e Resiliência tecnológica; Inovação Aberta e Inovação Distribuída; Ecossistema de Inovação; Efeitos da Inovação na competitividade; Inovações Mercadológicas; Inovações no Agronegócio.
|
|
|
30253047: Marketing de Serviços e a Experiência do Consumidor - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Marketing de Serviços – História e Tendências. Encontros de Serviço e Qualidade de Serviço. S-D Logic. Valor. Clientes como Co-Produtores e Co-Criadores de Serviços. Inovação em serviços. Recuperação de Serviços. Cadeia Serviço-Lucro. Experiência do consumidor e marketing experiencial.
|
|
|
30253050: Metodologia do Ensino em Administração - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos epistemológicos e pedagógicos do ensino superior. Teorias de aprendizagem. Prática pedagógica no ensino superior. O papel da tecnologia no ensino superior. Metodologias de ensino ativas.
|
|
|
30253032: Métodos e Técnicas de Pesquisa Avançados - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão de questões teórica, empírica e metodológica associadas à feitura da pesquisa para a tese de doutoramento a partir da apresentação dos projetos de pesquisa e da discussão dentro da linha de pesquisa.
|
|
|
30253048: Modelos Estocásticos e de Equações Estruturais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Modelos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC); formulações de modelos estruturais; identificação, estimação, evoluções e modificações em modelos estruturais; Programas computacionais em modelos estruturais; modelos de equações estruturais com variáveis latentes.
|
|
|
30253051: Políticas Públicas na Sustentabilidade Socioambiental - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conteúdo da disciplina está organizado em blocos, a saber: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e políticas públicas. Conceitos iniciais. Teoria de política pública e sustentabilidade (aspectos teóricos básicos): formulação, tipologia, agenda, implementação. Política ambiental do Brasil e seus instrumentos. Aspectos socioambientais em negociações comerciais internacionais. Política pública e agronegócio. Políticas públicas de crédito (plano ABC, ILPF, ..). Efeitos da política pública nos setores que compõem o agronegócio. Ecossistema inovativo na agropecuária e outras questões de políticas públicas.
|
|
|
30253040: Redes Organizacionais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Conceito de Redes, sua dimensão e evolução. Perspectivas teóricas do estudo de redes. Elementos estruturais e propriedades das redes. Tipologias de arranjos interorganizacionais. Coordenação/governança de redes. Teoria de Rede Social.
|
|
|
30253041: Responsabilidade Social nas Organizações - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Evolução do conceito de responsabilidade social; Bases teóricas para o estudo
da responsabilidade social das organizações; Padrões e normas; As organizações e o desenvolvimento local sustentável.
|
|
|
30253036: Seminário das linhas de pesquisa - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Convida professores e pesquisadores da área a apresentar e debater os resultados de seus estudos e pesquisas, com vistas a propiciar uma aproximação às temáticas centrais, aos métodos e aos debates correntes. Propiciar ambiente para intercâmbio entre os discentes do mestrado e doutorado e grupos de pesquisas.
|
|
|
30253035: Seminários de Tese - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O planejamento da pesquisa científica. Definição do tema, do problema, e das questões ou hipóteses que norteiam ou amparam a pesquisa. Definição dos objetivos de pesquisa e das justificativas para estudo do tema. Revisão da literatura e redação da fundamentação teórico-empírica da pesquisa. Definição do método e das técnicas da pesquisa. Proposição de projeto de tese nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS. Adequabilidade dos projetos de tese para submissão a editais de financiamento de pesquisas locais, regionais e federais.
|
|
|
30253002: Sistemas agroindustriais complexos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O conteúdo da disciplina está organizado em três blocos: a) Bloco 1: Coordenação de Sistemas Agroindustriais: Metodologia PENSA de análise de sistemas agroindustriais; Contratos e governança; Contratos e Economia dos Custos de Transação; Contratos e coordenação vertical; Coordenação de redes; Contratos e Coordenação horizontal; Duração dos Contratos; Estabilidade dos contratos; Difusão de padrões contratuais; Contratos de Suprimentos e Distribuição; b) Bloco 2: O papel das instituições no Agronegócio: Ambiente Institucional e Direitos de Propriedade; Efeitos das Mudanças Institucionais Sobre as Organizações; Direitos de propriedade e Meio Ambiente; Ações Coletivas e Coordenação Horizontal; Cooperativas Agroindustriais; Cooperativas como Extensão Vertical dos Agricultores.; c) Bloco 3: Teoria Baseada nos Recursos Conceitos da teoria baseada em Recursos e Conhecimento; Estratégia das Firmas; Capacidades e Competências; d) Bloco 4:Regulação, Certificação, Padrões e Qualidade dos Alimentos - Coordenação de redes e qualidade; Surgimento dos Padrões; Certificação; Segurança dos Alimentos; Coordenação e segurança do alimento.
|
|
|
30253049: Sustentabilidade nas organizações - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Desenvolvimento sustentável, sua evolução e suas relações com os aspectos ambientais. Perspectiva do consumo sustentável mundial e nacional. A governança ambiental e diálogos entre stakeholders. Negociações e conflitos ambientais. Relatórios socioambientais, indicadores ambientais e socioeconômicos do desempenho sustentável. A sustentabilidade e a sua inserção nas cadeias produtivas.
|
|
|
30253025: Teoria das Organizações - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Antecedentes e determinações históricas das organizações modernas. O liberalismo e a modernização das organizações. O fenômeno das organizações burocráticas e suas implicações. As diferentes abordagens e bases epistemológicas nas teorias administrativas e organizacionais: origens, determinações, orientações, autores e conceitos principais. A reestruturação produtiva e a mudança organizacional. Análise crítica das abordagens tradicionais e contemporâneas. A administração enquanto técnica, ciência, ideologia e prática social.
|
|
|
30253011: Tópicos especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso.
Disciplinas de outro curso ou área de concentração integralizadas ao currículo do aluno por convalidação de créditos com equivalência deverão ser renomeadas para as equivalentes obrigatórias ou optativas ou para Tópicos Especiais ou similar, seguidas do respectivo nome, e de acordo com a sua quantidade de créditos.
|
|
|
30253014: Tópicos especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso.
Disciplinas de outro curso ou área de concentração integralizadas ao currículo do aluno por convalidação de créditos com equivalência deverão ser renomeadas para as equivalentes obrigatórias ou optativas ou para Tópicos Especiais ou similar, seguidas do respectivo nome, e de acordo com a sua quantidade de créditos.
|
|
|
30253013: Tópicos especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso.
Disciplinas de outro curso ou área de concentração integralizadas ao currículo do aluno por convalidação de créditos com equivalência deverão ser renomeadas para as equivalentes obrigatórias ou optativas ou para Tópicos Especiais ou similar, seguidas do respectivo nome, e de acordo com a sua quantidade de créditos.
|
|
|
30253015: Tópicos especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso.
Disciplinas de outro curso ou área de concentração integralizadas ao currículo do aluno por convalidação de créditos com equivalência deverão ser renomeadas para as equivalentes obrigatórias ou optativas ou para Tópicos Especiais ou similar, seguidas do respectivo nome, e de acordo com a sua quantidade de créditos.
|
|