Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional

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Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Práticas  de sustentabilidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, relativos aos planos de logística sustentável: uma investigação sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 05/04/2023
Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Orientador(es)
  • Jose Carlos de Jesus Lopes
Orientando(s)
  • Byron Mariano de Oliveira
Banca
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
  • Alexandre Meira de Vasconcelos
  • Andrea Teresa Riccio Barbosa
  • Frederico Fonseca da Silva
  • Geraldino Carneiro de Araujo
  • Jose Carlos de Jesus Lopes
  • Pedro Henrique Sant'Ana Rissato
  • Rosemar José Hall
Resumo
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    Compras Governamentais nos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul: Proposta de um Roteiro Prático para as Licitações Eletrônicas, com Base na Lei Nº 14.133/2021
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 27/02/2023
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Alberto de Barros Aguirre
    Orientando(s)
    • Cristiane Pereira dos Santos Martins
    Banca
    • Alberto de Barros Aguirre
    • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio
    • Luiz Miguel Renda dos Santos
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira
    • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
    Resumo É por meio das compras públicas que o Estado emprega parcela significativa de suas receitas, motivo pelo qual os temas “licitações” e “contratos públicos” estão presentes em todas as organizações públicas, independentemente da esfera de Poder e do ente federativo. Diversas legislações regulamentam as compras públicas. A última, a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, entre as diversas mudanças introduzidas, indica a preferência pela realização de licitações sob a forma eletrônica e a produção de atos digitais, o que requer dos gestores públicos responsáveis pelo processamento das compras, a congregação de esforços e investimentos para atender essas novas demandas. O objetivo geral desta pesquisa foi, com base na alteração legislativa e nos desafios a serem enfrentados pelos Municípios Sul-mato-grossenses, propor um roteiro de trabalho para o processamento eletrônico das compras públicas. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e documental, assim como o levantamento de campo acerca dos processos de trabalho e de pessoal dos Municípios. O resultado do estudo demonstra que, além da predileção da amostra pela realização de licitação sob a forma presencial, é premente a necessidade de adequações procedimentais que possibilitem o cumprimento da nova Lei.
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    ACCOUNTABILITY: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 20/12/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Marcelo Ribeiro Silva
    Orientando(s)
    • Paulo Keese Colombo
    Banca
    • Ana Denise Ribeiro Mendonca Maldonado
    • Devanildo Braz da Silva
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Maria Aparecida Curi
    Resumo Com o advento do movimento da Nova Gestão Pública, que promoveu mudanças nos modelos
    de gestão adotados nas instituições públicas do Brasil, os princípios da accountability,
    entendidos como uma resposta dos gestores governamentais no intuito de prestar contas à
    sociedade, acabam por ganhar relevância dentro das instituições públicas de ensino superior.
    Assim, este trabalho tem como objetivo verificar de que forma uma instituição de ensino
    superior promove a accountability no âmbito das áreas de prestação de contas, transparência e
    responsabilização, estes entendidos como os grandes subsistemas que compõe a accountability.
    Para isso, foi utilizada como técnicas de coletas de dados a análise documental do Relatório de
    Gestão Anual da Instituição utilizada e o Relatório Bianual da Corregedoria, e a entrevista com
    os gestores responsáveis pela elaboração dos referidos documentos. O material coletado
    proveniente das técnicas aplicadas foi categorizado dentro dos três subsistemas da
    accountability elencados, dando margem para interpretações a respeito do grau de promoção
    da accountability em suas diferentes interfaces. Em suma, este trabalho proporcionou um maior
    conhecimento a respeito das áreas que envolvem a promoção da accountability, apontando para
    possíveis melhorias no sentido de aprimorar a eficiência e relevância da função educadora da
    universidade no país.
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    Análise dos Gastos das Universidades Federais Brasileiras: Considerações para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 07/10/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
    Orientando(s)
    • Renann Benites Gamon Lima Rebello
    Banca
    • Alberto de Barros Aguirre
    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
    • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio
    • Fernando Thiago
    • Luiz Miguel Renda dos Santos
    • Teresa Cristina Janes Carneiro
    Resumo Este trabalho objetivou avaliar o nível de eficiência orçamentária das Universidades
    Federais Brasileiras, entre 2016 e 2019, por meio da identificação das instituições
    Benchmarks, que serviriam de parâmetro para observações para as demais.
    Utilizaram-se insumos orçamentários, extraídos do Portal da Transparência, e os
    indicadores de desempenho acadêmico Índice Geral de Cursos (IGC), coletados do
    Censo de Educação Superior do INEP, e Ranking Universitário Folha (RUF). A
    Análise Envoltória de Dados – DEA, uma metodologia não-paramétrica, foi a técnica
    utilizada para analisar comparativamente a eficiência das 35 instituições que
    possuem hospitais universitários. Os resultados indicam que as universidades que
    mais se destacaram como Benchmarks, considerando os cenários traçados e as
    variações entre os indicadores utilizados, como mais eficientes nos seus gastos
    foram: UFCSPA, UnB, UFGRS, UFMG, UFPel, UFPR, UFF e UFC. Tendo em vista
    estas observações, as recomendações propostas para as universidades
    aumentarem o seu nível de eficiência foram: a) otimização dos gastos com
    servidores ativos e serviços de terceiros em relação ao seu orçamento global; b)
    sistematização dos sistemas geridos pelas instituições; c) readequação e realocação
    do quadro de servidores ativos e serviços de terceiros; d) aumento da proporção de
    gastos com auxílios a estudantes e pesquisadores em relação ao orçamento global;
    e) reavaliação dos cursos ofertados em graduação e pós-graduação; f) reavaliação
    da estrutura física das universidades.
    Palavras-chave: Administração Pública. Análise Orçamentária. DEA. IFES.
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    O Plano de Gestão de Logística Sustentável no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros, quanto às iniciativas vinculadas à Energia Elétrica e à Coleta Seletiva
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 29/09/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    Orientando(s)
    • Gabriela Casagrande Marciano
    Banca
    • Alexandre Meira de Vasconcelos
    • Frederico Fonseca da Silva
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    • Patricia Campeao
    • Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
    • Rosana Siqueira Bertucci
    • Rosemar José Hall
    Resumo O Tribunal de Contas da União, juntamente com os 32 Tribunais de Contas dos Estados e Municípios brasileiros, são órgãos administrativos fiscalizadores de toda a Administração Pública brasileira, responsáveis pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do País. São esses Tribunais os atores de comando da governança pública sobre as gestões dos órgãos brasileiros, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e eficiência das entidades públicas. Por suas missões sociais e institucionais tornam-se referências para as boas práticas sustentáveis. Como qualquer outra organização, os Tribunais de Contas causam impactos negativos sobre o meio ambiente. Na busca de solucionar os desafios que envolvem os impactos negativos dos órgãos públicos, as autoridades brasileiras publicaram a Instrução Normativa nº 10/2012, que disciplina a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável, dos Planos de Ação e seus respectivos Relatórios de Acompanhamento, em todos os órgãos públicos federais diretos e indiretos. Neste contexto, cabe analisar a postura dos Tribunais de Contas brasileiros com vistas à elaboração e implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável, quanto aos temas mínimos Energia Elétrica e Coleta Seletiva, em razão do elevado uso destes nos órgãos públicos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o cumprimento da Instrução Normativa nº 10/2012, quanto à elaboração e à implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros, referentes às iniciativas vinculadas à Energia Elétrica e à Coleta Seletiva. Especificamente, buscou-se: a) verificar o atendimento quanto à obrigatoriedade da publicidade do Plano de Gestão de Logística Sustentável, Plano de Ação e respectivo Relatório de Acompanhamento nas páginas eletrônicas dos Tribunais de Contas brasileiros; b) descrever os Planos de Gestão de Logística Sustentável e as ações de Energia Elétrica e Coleta Seletiva, localizados nas páginas eletrônicas dos Tribunais de Contas; c) verificar o cumprimento total ou parcial da Instrução Normativa nº 10/2012, quanto à elaboração e à implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável no âmbito dos Tribunais de Contas, referentes às ações de Energia Elétrica e Coleta Seletiva; d) propor a elaboração e a implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, com destaque para as iniciativas vinculadas à Energia Elétrica e à Coleta Seletiva. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com base de levantamento de dados bibliográficos e análise documental. Os resultados apontaram que, dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, 4 publicaram o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Destes, 4 apresentaram Planos de Ação e 2 divulgaram seus respectivos Relatórios de Acompanhamento. Portanto, averiguou-se que 29 Tribunais de Contas ainda não aderiram ao Plano de Gestão de Logística Sustentável, o que demostra a fragilidade dos órgãos de controle externo diante às boas práticas sustentáveis. Ademais, observou-se que não existe uma padronização das páginas eletrônicas dos Tribunais de Contas, o que dificulta a pesquisa e identificação das práticas sustentáveis.
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    Dinâmica de Implementação da Coprodução de Coleta Seletiva em Municípios de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 20/01/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Gemael Chaebo
    Orientando(s)
    • Mariana Massud Corrêa de Souza Arruda
    Banca
    • Elcio Gustavo Benini
    • Gemael Chaebo
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Lia Moretti e Silva
    • Marjolly Priscilla Bais Shinzato
    • Rafael Martins Noriller
    Resumo A presente pesquisa se deu pela necessidade de compreensão sobre a dinâmica de coprodução da coleta seletiva de resíduos sólidos, sendo que a elaboração desta visou contribuir com o arcabouço teórico referente a temática em questão. Por coprodução entende-se a união entre diferentes interessados (administração pública e privada) na implementação de políticas públicas e na disponibilização de serviços de forma eficaz e eficiente. Assim sendo, compreender a participação da população no processo de coprodução da coleta seletiva, a sua motivação e toda a dinâmica deste processo, não só colabora com a administração pública, mas também para a preservação e conservação do meio ambiente, bem como na oportunidade de ofertar uma melhor qualidade de vida aos envolvidos. Neste sentido, a presente pesquisa se propôs a descrever a dinâmica da coprodução da coleta seletiva de resíduos sólidos em municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), Brasil, mais especificamente, em 27 (vinte e sete) municípios do Estado, definidos de acordo com os índices publicados para o componente Resíduos Sólidos do Programa ICMS Ecológico, alíquota fiscal 2021, descrevendo os tipos de participantes envolvidos, seus relacionamentos, motivações e a dinâmica da coprodução de coleta seletiva. A coleta de dados ocorreu de forma secundária, com a utilização de fontes bibliográficas e documentais, baseada nas informações apresentadas pelos Executivos Municipais ao Programa ICMS Ecológico, alíquota fiscal 2021, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Após o desenvolvimento das análises sobre as informações coletadas, a presente pesquisa resultou na identificação dos participantes envolvidos, os tipos de relacionamentos e das suas motivações para a coprodução da coleta seletiva, em cada um dos municípios definidos, bem como na entrega de uma Guia de Diretrizes para o planejamento das ações voltadas a gestão e o manejo dos resíduos sólidos do município de Campo Grande.
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    Eficiência na administração pública em tempos de austeridade: estudo de casos múltiplos
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 18/01/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
    Orientando(s)
    • Simone de Souza
    Banca
    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
    • Alexandre Meira de Vasconcelos
    • Antônio Artur de Souza
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    • Raimundo Nonato Lima Filho
    • Valéria Gama Fully Bressan
    Resumo O Novo Regime Fiscal – NRF, instituído pela Emenda Constitucional n° 95/2016, tenta reverter o quadro de agudo desequilíbrio fiscal em que se encontra o Governo Federal, em razão de um aumento sem precedentes da dívida pública, nos últimos anos. Para tanto, estabeleceu a regra do teto de gastos que consiste em congelar o gasto público, para todos os órgãos federais, por pelo menos dez anos, a partir de 2017, sendo essa uma aposta do governo para recuperar a confiança dos investidores e o crescimento econômico do país. No entanto, para que o NRF alcance seu propósito serão necessárias constantes diminuições nos gastos discricionários para compensar o aumento dos obrigatórios, visando não estourar o teto por ele estabelecido, o que será um grande desafio para os órgãos públicos. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é identificar, por meio de estudo de casos em órgãos públicos (MPF e TCU), com a utilização do método misto de pesquisa (quantitativa e qualitativa), quais medidas têm sido tomadas para fazer frente ao teto de gastos. Os resultados da pesquisa quantitativa confirmaram, no período pós NRF, o crescimento das despesas obrigatórias sobre as despesas discricionárias dos órgãos analisados e que os investimentos foram as despesas mais afetadas, com recordes mínimos de participação nos orçamentos. Na pesquisa qualitativa, foi possível identificar as principais respostas dos órgãos públicos para momentos de crises: os cortes de despesas e os ganhos por eficiência. Em relação à primeira, a principal e mais substancial medida de corte identificada foi a diminuição das despesas de custeio pela diminuição do número de imóveis ou pela diminuição do tamanho desses, nesse sentido, tem se disseminado o compartilhamento de imóveis entre os órgãos públicos, ou seja, observa-se a diminuição das estruturas físicas da administração pública. Além disso, a contenção das despesas com pessoal, como o congelamento de contratações e de salários, mostrou-se preocupante, pois pode afetar a produtividade dos servidores e comprometer a prestação de serviços ao longo do tempo. Quanto à segunda, as medidas de ganhos de eficiência que merecem destaque são os investimentos em TI, a cooperação e a parceria entre órgãos públicos, a ampliação do teletrabalho e o redesenho organizacional. Por fim, foi possível concluir que o alcance da eficiência na administração pública, em um contexto caracterizado pelas restrições orçamentárias e pela transformação digital, certamente demandará soluções inovadoras aos órgãos públicos, por meio de mudanças substanciais em suas formas de organização e de prestação de serviços.
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    Análise de eficiência da atuação extrajudicial do Ministério Público do Trabalho
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 11/01/2022
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Marcelo Ribeiro Silva
    Orientando(s)
    • Rodrigo Silveira Xavier
    Banca
    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
    • Daniela de Castro Melo
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Jose Aparecido Moura Aranha
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Tiago Resende Botelho
    Resumo As políticas públicas têm a finalidade de materializar o direito dos cidadãos às prestações positivas por parte do governo. Contudo, apesar da previsão constitucional e legal de direitos prestacionais, ainda são notórios a omissão estatal e o consequente déficit de cumprimento, em especial no que concerne aos direitos sociais, entre os quais figuram os trabalhistas. Tal situação tem motivado um número crescente de demandas judiciais pela efetivação de direitos, gerando, assim, um significativo problema conhecido como judicialização de políticas públicas. Diante desse cenário, buscando contribuir com o fomento de maiores discussões sobre o tema, tendo em vista o anseio da sociedade pela concretização de seus direitos e pela atuação efetiva do Estado, o presente trabalho teve por objetivo analisar a eficiência relativa das unidades do Ministério Público do Trabalho, em sua atuação extrajudicial (resolutiva), no controle da implementação de políticas públicas nas diferentes áreas temáticas trabalhistas. Por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, foi realizada a sistematização e interpretação de informações referentes ao período de 2017 a 2019, extraídas do Portal da Transparência, dos anuários publicados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do sistema estatístico interno denominado MPT Gaia. O estudo de tais dados foi feito por meio da técnica de análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis – DEA), cujas evidências foram amparadas e complementadas pela análise crítica obtida por meio de entrevistas com procuradores da aludida instituição ministerial. Como resultado, foram construídas as fronteiras de produção e identificados os níveis de eficiência relativa das unidades regionais, detalhando-se os alvos e referências a serem adotados no processo de benchmarking. De modo geral, constatou-se que os níveis de eficiências das DMUs variam de acordo com o tema investigado, havendo regionais ineficientes em relação à produção geral, mas eficientes em áreas específicas e vice-versa. Contudo, destaca-se que a Procuradoria Regional da 7ª Região (Ceará) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná) conseguem manter um desempenho alto e uniforme, sendo eficientes tanto na produção global quanto em cada uma das nove áreas temáticas ao longo do triênio analisado. Espera-se, com isso, ter agregado conhecimento aos membros da organização e contribuído para o incremento da eficiência geral da instituição, o que auxiliará o direcionamento de esforços na atuação finalística do órgão, otimizando, assim, a efetivação de direitos trabalhistas ao evitar o ajuizamento de conflitos que possam ser resolvidos de modo mais eficiente à sociedade.
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    Proposição de Mecanismos de Acompanhamento e Controle de Projetos Executados com o Apoio de uma Fundação de Apoio: Estudo de Caso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 11/12/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Marco Antonio Costa da Silva
    Orientando(s)
    • Fabiana Fernandes Moreira da Silva
    Banca
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Jônica Marques Coura Aragão
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Sibelly Resch
    • Victor Fraile Sordi
    Resumo As fundações de apoio às instituições de ensino superior são instituições privadas, criadas com a finalidade de dar apoio a projetos de interesse das Instituições Federais de Ensino Superior e das Instituições Científicas e Tecnológicas, inclusive na gestão administrativa e financeira necessárias à execução de projetos. A Constituição Federal do Brasil, enuncia que os poderes deverão manter, de forma integrada, sistemas de controle interno, com a finalidade de comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicação de recursos públicos por entidades do direito privado. Nesse sentido, esta pesquisa visou analisar a eficiência dos mecanismos de acompanhamento e controle, realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, dos instrumentos jurídicos celebrados com fundação de apoio credenciada. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de natureza exploratória, descritiva e aplicada, teve uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o delineamento do estudo de caso. Os dados foram coletados a partir da análise documental, pela realização de um grupo focal e pela lógica indutiva, por meio da observação e experiência da pesquisadora. O tratamento dos dados se deu com base na técnica da análise de conteúdo. Foram identificadas as exigências legais e orientações dos órgãos de controle externo, bem como foram verificadas quais as práticas adotadas pela Universidade para o acompanhamento e controle dos instrumentos jurídicos por ela celebrados com fundação de apoio. Concluiu-se que a política adotada pela UFMS pode ser aprimorada, sendo assim, foram identificados elementos adicionais para compor os mecanismos de acompanhamento e controle, os quais foram recomendados neste trabalho.

    Palavras-chave: Fundações de apoio. Instituições federais de ensino superior. Controle interno.
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    A Indústria de Base Florestal, à Luz da Bioeconomia Sustentável: O Vetor Estratégico do Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 10/12/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    Orientando(s)
    • Bruno Gouvêa Bastos
    Banca
    • Andriele De Pra Carvalho
    • Carlos Jaelso Albanese Chaves
    • Elcio Gustavo Benini
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Ricardo Jose Senna
    Resumo A crise ambiental, ocasionada pelo aquecimento global, impõe à sociedade atual o desafio de transitar para uma economia sem combustíveis fósseis: uma Bioeconomia Sustentável. O setor de indústria de base florestal, em Mato Grosso do Sul, possui uma importância estratégica de produção de bens naturais renováveis e potencialidades mercadológicas internas e externas, além de aptidão natural à Bioeconomia Sustentável. Florestas plantadas contribuem para o sequestro de carbono acima e abaixo do solo, quando comparadas com os sistemas agrícolas tradicionais, atuando como fator mitigador das mudanças climáticas. A proposição científica da Bioeconomia abrange o uso de recursos biológicos renováveis (biomassa) para produção de diversos produtos, com uso intensivo de Biotecnologia e da Ciência, Tecnologia e Inovação (TIC). A par de conceitos acadêmicos, a Bioeconomia possui aplicação prática, gerando oportunidades e desafios a países e regiões econômicas aptas a produzir ativos renováveis. No entanto, a Bioeconomia necessita ser Sustentável e amparar-se nas dimensões da sustentabilidade, com transversalidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clusters industriais são agrupamentos geográficos que promovem diversos benefícios a seus integrantes, principalmente quanto à sua competitividade, havendo sinergia entre eles, a Bioeconomia Sustentável e a Quarta Revolução Industrial. Mato Grosso do Sul possui potencialidades para formação de clusters industriais florestais mais sustentáveis, havendo espaço para implementação de políticas públicas, utilizando-se das características da Indústria 4.0, desta vez, mais limpa. No Brasil, estratégias relacionadas à Bioeconomia Sustentável carecem de uma governança adequada, com apenas algumas normas esparsas sobre o tema. Em Mato Grosso do Sul, há carência de políticas públicas direcionadoras da vertente da Bioeconomia, em especial da Bioeconomia Sustentável. Assim, levando em conta as abordagens teóricas sobre políticas públicas, a presente pesquisa presente responder à problemática se é possível à implementação de políticas públicas, em Mato Grosso do Sul, com base nas diretrizes estratégicas governamentais atualmente existentes, com vistas a desenvolver a indústria de base florestal sul-mato-grossense, sob a ótica da Bioeconomia Sustentável. O presente estudo analisa quais políticas públicas podem ser implementadas, com vistas ao fomento da expansão e fortalecimento da indústria de base florestal, à luz da vertente da Bioeconomia Sustentável, como vetor estratégico de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. A fim de que seja elaborado um Plano de Ação, como política pública na esfera estadual, a presente pesquisa, que se classifica como qualitativa, exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica e documental, utilizará, por meio de uma base de dados secundária, a técnica de análise de conteúdo, combinada com as funcionalidades do software Iramuteq. À conta dos procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa teve como resultado um plano de ações indicativas ao Poder Público Estadual, amparado em objetivos estratégicos, alinhados ao conteúdo teórico disposto na presente dissertação e à análise documental dos projetos e programas implementados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), dispostos em contratos de gestão.
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    Plano de ação para atuação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no contexto da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO)
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 29/11/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    Orientando(s)
    • Mariana Ribeiro de Assunção
    Banca
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Milton Augusto Pasquotto Mariani
    • Paula Regina Zarelli
    • Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
    Resumo Os negócios de impacto buscam aliar a obtenção de lucro decorrente da oferta de produtos e serviços ao propósito explícito de fornecer soluções sociais e/ou ambientais, para que o setor privado some esforços às iniciativas de governos e organizações filantrópicas no combate a problemas persistentes em áreas como saúde, moradia, educação, entre outras. Para fortalecer esse tipo de empreendimento foi criada a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO), que visa o fomento ao ambiente de impacto no Brasil. A ENIMAPCTO é operacionalizada pelo Comitê de Investimentos e Negócios de Impacto, cujos objetivos, estabelecidos pelo Decreto nº 9.977/2019, buscam aumentar a oferta de capital, aumentar o número de negócios de impacto, fortalecer as organizações intermediárias e o ambiente normativo/institucional e promover a geração de dados. No ecossistema de impacto as universidades fazem parte do grupo das organizações intermediárias, cujo papel é impulsionar os investimentos e negócios de impacto, por meio de conexões, capacitação, conhecimento, dentre outras relevantes funções. Com esse trabalho buscou-se identificar de que forma a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se insere no ambiente de impacto e quais ações a instituição pode adotar para ampliar sua atuação visando o fortalecimento dos negócios de impacto. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e foi conduzida mediante abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio de pesquisa documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas, realizadas por meio de formulário eletrônico, com pessoas chave na UFMS e no Comitê da ENIMPACTO. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, com o auxílio dos gráficos gerados pelo software Iramuteq. Os resultados demonstraram que a UFMS atua pautada pelo empreendedorismo e pela inovação, mas ainda não apresenta um plano institucional específico para o apoio aos negócios de impacto claramente definido, apesar de já contar com algumas ações voltadas para esse campo. Foi proposto um plano de ação para que a instituição fortaleça sua atuação no ecossistema de impacto, por meio de sua atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
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    Viabilidade de manutenção do teletrabalho em uma Instituição Federal de Ensino Superior no contexto pós-pandemia de Covid-19
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 22/11/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
    Orientando(s)
    • Ênio de Paula Fernandes
    Banca
    • Alberto de Barros Aguirre
    • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio
    • Evandro Luiz Lopes
    • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
    • Jose Carlos de Jesus Lopes
    • Oséias Santos de Oliveira
    Resumo Este estudo buscou identificar, do ponto de vista dos gestores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a viabilidade de manutenção do teletrabalho no pós-pandemia de COVID-19 nessa Universidade. O teletrabalho foi implementado na UFMS de forma emergencial em virtude da declaração pela Organização Mundial do Trabalho de um cenário pandêmico decorrente da contaminação do coronavírus denominado COVID-19, que teve sua origem em 2019 na China e se alastrou pelo mundo. Diante desse contexto, a UFMS definiu medidas de enfrentamento para a situação, desde a adaptação das rotinas administrativas até o ensino remoto, por meio da tecnologia da informação e comunicação. Considerando esse enorme desafio de implementação da modalidade de trabalho no contexto da educação, que majoritariamente é realizado de forma presencial, esta pesquisa foi desenvolvida com a análise documental de informações obtidas nas unidades da administração central da UFMS e por meio de entrevistas com os gestores de unidades centrais, setoriais e câmpus do Estado. Por meio da análise qualitativa, observou-se que os entrevistados compreendem que a manutenção do teletrabalho é viável, porém houve entendimentos diferentes quanto à viabilidade de manutenção por causa das especificidades que o ensino superior apresenta nas mais variadas áreas, e há ainda aqueles que acreditam que é possível um modelo híbrido de trabalho. Com base neste estudo apresenta-se um modelo de um programa de gestão à administração central da UFMS em que seja possível a manutenção do teletrabalho aos servidores técnico-administrativos, com a seleção de profissionais aptos a realizar essa modalidade de trabalho com o cumprimento das metas estabelecidas. Pretende-se, dessa forma, contribuir para o avanço nos processos de trabalho e ao mesmo tempo contribuir para uma modernização do serviço público.
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    A transformação digital no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: um estudo à luz da Teoria Institucional
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 29/10/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Roosiley dos Santos Souza
    Orientando(s)
    • Gabriele de Arruda Cardoso
    Banca
    • Anderson Luis do Espirito Santo
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Lia Moretti e Silva
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Marcos Eduardo Zambanini
    • Roosiley dos Santos Souza
    Resumo O cenário de incerteza produzido pela pandemia da Covid-19 elevou as tecnologias de informação e comunicação para um protagonismo que evidenciou desafios para as atividades organizacionais no ano de 2020. No Brasil, os esforços de transformação digital no setor público datam duas décadas, sendo os instrumentos mais recentes a publicação da Estratégia de Governança Digital (2016) e da Estratégia de Governo Digital (2020). Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, um dos principais desafios que os governos enfrentam ao implementar políticas de governo digital refere-se ao desenvolvimento de esforços integrados e coerentes no setor público. Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), como órgão integrante da Administração Pública Federal e referência no ensino tecnológico, detém importante função na consecução dos objetivos governamentais da transformação digital. Assim, o objetivo geral deste estudo foi propor um plano de ação voltado ao aprimoramento dos processos de gestão tecnológica da instituição. Para tanto, os objetivos específicos foram identificar as tecnologias digitais implementadas nesse órgão de ensino entre os anos 2016 e 2020; identificar os mecanismos isomórficos presentes nesse processo; e analisar o atual estágio de institucionalização da transformação digital no IFMS. A pesquisa, portanto, caracteriza-se como qualitativa descritiva-exploratória. Para a coleta de dados, foram empregadas as técnicas de pesquisas documental, entrevista e aplicação de questionário eletrônico. Para a interpretação dos dados obtidos, foi aplicada a técnica denominada Pattern Matching, de Trochim (1989). A análise dos dados permitiu concluir que o processo de transformação digital no IFMS está no estágio de habitualização, isto é, pré-institucionalização, mas com elementos fortemente direcionados ao estágio da objetificação. Também foram identificados elementos de isomorfismos coercitivo, mimético e normativo, bem como oportunidades de aprimoramento da gestão tecnológica no âmbito da instituição em estudo.
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    Governança e Gestão nas Universidades Federais Brasileiras: uma Abordagem Baseada em Processos Organizacionais
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 19/10/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    Orientando(s)
    • Kleber Watanabe Cunha Martins
    Banca
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Maria Istela Cagnin Machado
    • Ricardo Jose dos Santos
    • Vanessa Ishikawa Rasoto
    Resumo O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um repositório de modelos de processos, baseado nas práticas de gestão e governança das Universidades Federais (UFs) com maior desempenho no Índice de Governança e Gestão (IGG) do Tribunal de Contas da União. O estudo se deu através da observação dos resultados das Universidades Federais no iGG do Ciclo de 2018, e da descrição do desempenho de cada UF nos macroprocessos e processos de governança e gestão, podendo, assim, determinar quais UFs podem ser consideradas benchmark. Os resultados do estudo apontam que a maioria das UFs se encontram em estágio inicial de governança, o que justifica a intervenção a partir da criação de um repositório de modelos de processos aplicados às UFs. Baseado nas práticas de governança e gestão do iGG, o repositório é acompanhado de recomendações de intervenção, que tem a finalidade de contribuir na implementação da melhoria. É esperado assim que essas práticas se concretizem eficazmente na organização como estratégia de aperfeiçoamento da governança pública.
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    O Processo de Institucionalização do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas nos Institutos Federais do Brasil
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 18/10/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    Orientando(s)
    • Angelo Borralho Hurtado
    Banca
    • Amilton Luiz Novaes
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Jeovan de Carvalho Figueiredo
    • Jesus de Lisboa Gomes
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Ricardo Jose dos Santos
    Resumo Desde a década de 1990, a adoção de práticas oriundas da iniciativa privada tornou-se mais frequente na gestão pública, visando o alcance de maior eficiência e eficácia. Dentre essas práticas, destaca-se a governança, com seus pilares controle, transparência e prestação de contas. Órgão de controle externo e responsável pela fiscalização dos recursos públicos em âmbito nacional, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando nos últimos anos levantamentos sobre o tema nas entidades sob sua jurisdição. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de institucionalização do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas (IGG), visando identificar eventuais características isomórficas no campo organizacional dos Institutos Federais. Por meio de análises qualitativas dos Relatórios de Gestão e quantitativas dos resultados obtidos nos ciclos 2017 e 2018 do levantamento, avaliou-se todas as fases do processo de institucionalização do instrumento pelos Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, caracterizando-se por um processo isomórfico inicialmente regulativo e, posteriormente, normativo e cognitivo. Evidências empíricas apontaram ainda que a constante mudança no instrumento avaliativo pode indicar desafios à institucionalização, frente à dificuldade na fase de sedimentação deste mecanismo de controle e aperfeiçoamento das práticas na Administração Pública.
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    Estratégia Nacional de Investimento e Negócios de Impacto (ENIMPACTO): um Plano de Ação para as Organizações Intermediárias e para o Estado de Mato Grosso do Sul
    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 23/09/2021
    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Orientador(es)
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    Orientando(s)
    • Clislenio de Souza Carvalho
    Banca
    • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio
    • Geraldino Carneiro de Araujo
    • Luan Carlos Santos Silva
    • Marco Antonio Costa da Silva
    • Milton Augusto Pasquotto Mariani
    • Roosiley dos Santos Souza
    Resumo As abordagens governamentais e filantrópicas já não resolvem os problemas socioambientais que se manifestam na atualidade. Nesse cenário, os negócios de impacto surgem como medidas complementares às políticas públicas por agregarem às suas atividades soluções para esses problemas. Nesse sentido, o Decreto nº 9.977/2019 surge para articular atores sociais para a promoção de um ambiente favorável desses negócios. A pesquisa se justifica devido o desenvolvimento desses negócios serem incipientes no estado de Mato Grosso do Sul (MS) e faltar uma articulação dos atores para o seu desenvolvimento. A pesquisa objetivou propor um plano de ação para as organizações intermediárias - que conectam, facilitam e certificam os negócios de impacto (recursos e serviços financeiros, gestão e acesso à investidores, monitoramento, avaliação e certificação, conhecimento e informação) - e para o estado de MS para o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto). Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, adotando uma abordagem qualitativa e utilizando como fontes de evidências documentos bibliográficos e legais, pareceres, e entrevistas estruturadas com (Coordenação da Enimpacto, Sebrae, UFMS, UEMS e IFMS). Foram utilizadas análise de conteúdo com a utilização do software Iramuteq, gerando os gráficos de análise (nuvem de palavras, similitude e filograma). Os resultados demonstraram relação dos termos ‘negócios de impacto’, ‘social’ e 'empreendedorismo social', também, as relações dessas palavras com outras no texto comunidades. Percebeu-se um alinhamento com os objetivos da Enimpacto. Observou-se que o fomento para negócios de impacto, por meio das organizações intermediárias do estado, ainda é incipiente e que falta uma articulação entre as organizações intermediárias, bem como, falta uma estratégia subnacional para fortalecer o desenvolvimento dos negócios de impacto no estado. Para tentar dirimir esses entraves, foi elaborado um plano de ação com o objetivo de implementar uma política estadual/subnacional de investimento e negócio de impacto e uma agenda de governança para a articulação dessas organizações a fim de promover, de forma conjunta, um ambiente favorável ao crescimento dos negócios de impacto e a ampliação do volume de capital para impacto no estado.
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      Aplicação de Métodos e Ferramentas de Gestão aos Processos de Contratação na Administração Pública
      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 19/08/2021
      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
      Orientador(es)
      • Alberto de Barros Aguirre
      Orientando(s)
      • Luiza Alvarenga Mota
      Banca
      • Alberto de Barros Aguirre
      • Arthur Caldeira Sanches
      • Camila Moreira Almeida de Miranda
      • Erlaine Binotto
      • Luiz Miguel Renda dos Santos
      • Yasmin Gomes Casagranda
      Resumo A administração pública realiza suas aquisições e contratações de serviços por meio de compras públicas baseadas em vasta legislação em vigor. Tais contratações ocorrem dada a necessidade de garantia dos meios fundamentais para o desempenho da missão fim de uma instituição pública, como, por exemplo, a Força Aérea Brasileira, que possui como missão manter a soberania do espaço aéreo brasileiro e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria. Apesar do impacto negativo que um planejamento incorreto pode causar em uma licitação, ainda são encontradas inúmeras dificuldades nessa fase. É comum que se dê prioridade ao certame propriamente dito e a confecção de documentos obrigatórios, e não à fase de planejamento, devido ao tempo muitas vezes escasso para a equipe de planejamento envolvida. Na tentativa de corrigir tal falha, diversas Instruções Normativas vêm sendo publicadas visando a padronização dos procedimentos mínimos necessários para o planejamento de uma contratação pública. Além da dificuldade do processo propriamente dito, algumas condições relacionadas ao fornecedor selecionado e à gestão de estoque precisam ser consideradas na fase de planejamento de modo a permitir a efetivação da contratação e entrega do material ou serviço conforme necessidade da administração. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica e ferramental para aprimorar a gestão dos processos de aquisição e contratação pública da SSUB da BACG, de modo a otimizar o tempo investido na confecção de processos, e garantir o correto planejamento da contratação. Para tanto foi realizada pesquisa documental da legislação em vigor e de métodos e ferramentas de gestão que auxiliassem na proposta de melhoria para o planejamento e confecção dos processos de contratação da seção. O estudo possibilitou maior dedicação à fase de planejamento, organização das tarefas em um ciclo PDCA e redução no tempo necessário para execução do processo, tornando-o mais eficiente.
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      Análise da implantação do teletrabalho na Administração Pública: um estudo de caso na Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul
      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 19/08/2021
      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
      Orientador(es)
      • Alberto de Barros Aguirre
      Orientando(s)
      • Diego Marcial Torales Palacios
      Banca
      • Alberto de Barros Aguirre
      • Arthur Caldeira Sanches
      • Camila Moreira Almeida de Miranda
      • Erlaine Binotto
      • Luiz Miguel Renda dos Santos
      • Yasmin Gomes Casagranda
      Resumo A administração pública brasileira busca reduzir os custos da máquina estatal, focando nos resultados gerados ao cidadão, mas sem diminuir a qualidade dos serviços prestados. Com o surgimento de diversas inovações tecnológicas, notou-se a possibilidade de utilizar alguns desses avanços a favor da eficiência. O Estado de Mato Grosso do Sul, por estar inserido neste contexto da realidade da administração pública, busca utilizar algumas dessas ferramentas, principalmente a tecnologia da informação e da comunicação (TIC), em favor de melhoras nas atividades prestadas. Com isso, a implantação do teletrabalho torna-se uma alternativa para que o Estado utilize a TIC em busca de possíveis ganhos de produtividade, diminuição das despesas públicas e benefícios ao servidor público. Aliado a isso, durante o ano de 2020 surgiu a pandemia causada pela COVID-19, a qual obrigou a administração pública estadual a implantar o trabalho remoto, ainda que de forma temporária e sem uma estrutura inicial adequada. A área de auditoria fiscal do Estado do MS necessitou adaptar a execução de suas responsabilidades com a aplicação desse novo modelo de relação laboral. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo propor um plano de ação de melhorias ao programa de teletrabalho na área de auditoria fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso do Sul. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. A coleta de dados foi efetuada através de documentos que definem as atividades exercidas pelos auditores fiscais na SEFAZ/MS, por meio de observação direta para verificação das inovações necessárias ao exercício do trabalho remoto e mediante a realização de uma pesquisa com teletrabalhadores e gestores para verificação da percepção destes agentes dos impactos causados pelo teletrabalho no local foco do estudo. Dos 157 auditores fiscais do Estado, 87 responderam os questionários dos teletrabalhadores e 06 gestores os questionários a eles dedicados. Os resultados da pesquisa, que foram divididos em quatro atributos – pessoal, profissional, funcional e organizacional, para análise dos aspectos de melhorias e dificuldades, demonstraram que ocorreram inovações nos procedimentos elencados na legislação para melhor execução do teletrabalho. Através da percepção dos entrevistados, diversos foram os impactos positivos e negativos retirados dos trabalhos citados na bibliografia e confirmados da implantação provisória do teletrabalho. Entretanto algumas vantagens esperadas não foram percebidas e determinadas dificuldades foram amplamente verificadas, gerando uma proposta de intervenção com sugestão de ações a serem tomadas pelo órgão para obtenção de melhorias.
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      Construindo a confiança nos órgãos públicos: o caso do IBGE
      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 02/07/2021
      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
      Orientador(es)
      • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
      Orientando(s)
      • Alex de Almeida Uchôas
      Banca
      • Alberto de Barros Aguirre
      • Evandro Luiz Lopes
      • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
      • Leandro Sauer
      • Louisi Francis Moura
      • Otávio Bandeira de Lamônica Freire
      Resumo Este trabalho tem por objeto a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu objetivo geral é criar um índice de medição de confiança da população em uma Instituição Pública, propondo um modelo que explique os antecedentes e os consequentes da confiança mensurada. A confiança, retratada aqui após a revisão da literatura, reflete dois aspectos dos trabalhos da Fundação: primeiro, a confiança na segurança dos dados informados ao IBGE; e, depois, a confiança do respondente nos dados que são divulgados pelo IBGE. A confiança, como demonstrado na dissertação, é um conceito multidisciplinar, e que não possui uma única definição. Para esta dissertação, conceituou-se confiança de uma parte como resultado de uma crença firme de que outra tem alto nível de integridade e honestidade, por isso a divisão do construto conforme dito acima. Para atender ao objetivo desta dissertação, também se fez necessário pesquisar quais os antecedentes e consequentes da confiança, através da revisão da literatura foi recomendado um modelo que propôs que as percepções dos respondentes quanto à capacidade, à integridade, à benevolência, à transparência e de conhecimento do IBGE, além das experiências anteriores destes com o Instituto influenciariam de forma positiva a confiança no órgão. Por consequente, estudou-se os ganhos que a confiança traria ao IBGE através das intenções dos respondentes junto ao Instituto. A coleta das informações se deu por um questionário eletrônico, disponibilizado por meio de diversos meios digitais, limitados a moradores de Mato Grosso do Sul, com, no mínimo, 18 anos de idade. O estudo foi caracterizado como quantitativo descritivo de caráter confirmatório. Para análise optou-se pelo método de modelagem de equações estruturais (MEE) e pela análise de mínimos quadrados parciais (PLS) para validação das hipóteses propostas. Cabe destacar que, segundo os resultados desta pesquisa, entre os respondentes, 63% confiam na segurança dos dados fornecidos ao IBGE, enquanto 71% confiam na veracidade dos dados divulgados pelo IBGE. Considerando as análises estatísticas feitas com relação à equalização da amostra e à escolaridade esperada, estes números cairiam para 25% e 42%, respectivamente. Os resultados desta pesquisa demonstram, também, que Experiências Anteriores classificadas como positivas e a percepção, do entrevistado, de benevolência do IBGE têm relação direta e relevante com um dos dois construtos de confiança estudados, segurança e veracidade, respectivamente. Já a percepção de capacidade, integridade e transparência demonstraram relevante e direta relação com ambos os construtos confiança no IBGE. O único construto que não teve nenhum consequente na confiança no Instituto foi o de conhecimento percebido. O modelo também mostra que há uma forte relação entre a confiança e a disponibilidade do entrevistado em responder às pesquisas do IBGE caso procurado, e a predisposição de não criticar os dados divulgados pelo Instituto. Algumas características dos respondentes foram analisadas fora do modelo, relacionando-as diretamente com o índice de confiança, nessas análises, entre outros resultados, mostrou-se que a escolaridade tem forte relação com os construtos confiança. Destaca-se também, apesar do efeito médio demonstrado nas análises estatísticas, que a forma de consumo de informações do entrevistado pode influenciar a confiança no Instituto, entre aqueles respondentes que não confiam na veracidade dos dados do IBGE, 52% consomem muitas informações pelo Twitter e 87% consomem muitas informações pelos aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Por fim, mediante todas as implicações acadêmicas e gerenciais apresentadas, propôs-se um plano de ação que visa elencar uma série de passos para o aumento da confiança da população no IBGE, em suas duas vertentes.
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      Reengenharia de Processo de Atendimento Odontológico: estudo de caso em uma Clínica Odontológica de Universidade
      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 07/05/2021
      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
      Orientador(es)
      • Leandro Sauer
      Orientando(s)
      • Thiago Gonçalves da Silva Goulart
      Banca
      • Alessandro Gustavo Souza Arruda
      • Jane Corrêa Alves Mendonça
      • Leandro Sauer
      • Marco Antonio Costa da Silva
      • Pablo Luiz Martins
      • Paulo Zarate Pereira
      Resumo Foi realizado um estudo de caso sobre o processo de atendimento da Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram identificadas carências de controle, interações digitais e informatizadas, sendo a maioria de suas operações de trabalho realizadas de forma manual e em papel. Tendo em vista a relevância do atendimento da clínica para a sociedade, bem como a sua importância na formação prática dos acadêmicos de odontologia, este estudo consistiu no levantamento e análise do processo atual de atendimento, levantamento de pontos de melhoria e proposta de um plano de ação que os contemple, conjuntamente com a adição de tecnologia de informação, em um novo desenho de processo. Esta prática de redesenhar um processo para melhorá-lo com o uso de tecnologia, é conhecida como Reengenharia de Processos de Negócio (RPN). Foi proposto um plano de ação, onde foram elencadas sugestões de melhorias que envolvem a utilização de um sistema de informação para a otimização do processo, removendo tarefas repetitivas e manuais e melhorando seus controles.
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