Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
A Nova Governança Pública: Uma análise do Programa MS Integridade na Secretaria de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul
Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 07/11/2024
Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Orientador(es)
  • Yasmin Gomes Casagranda
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • SANIMEM NOGUEIRA DUARTE
    Banca
    • Luciano Pereira da Silva
    • Marcelo Ribeiro Silva
    • Pablo Luiz Martins
    • Rafael Pazeto Alvarenga
    • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
    • Yasmin Gomes Casagranda
    Resumo
    Download
      A dimensão preventiva das intervenções em Assédio Moral no Poder Judiciário Brasileiro: Canal de Acolhimento
      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 04/11/2024
      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
      Orientador(es)
      • Marcelo Ribeiro Silva
      Coorientador(es)
      • Lis Andrea Pereira Soboll
      Orientando(s)
      • FERNANDA BALDO ROMERO
      Banca
      • Leticia Rodrigues da Fonseca
      • Luiza Vieira Sá de Figueiredo
      • Marcelo Ribeiro Silva
      • Marlene Valério dos Santos Arenas
      Resumo
      Download
        Caracterização e Avaliação da Transformação Digital no Município de Campo Grande/MS
        Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
        Tipo Dissertação
        Data 30/10/2024
        Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
        Orientador(es)
        • Jeovan de Carvalho Figueiredo
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Cibele Martinez Trivelato de Oliveira
          Banca
          • Ana Denise Ribeiro Mendonca Maldonado
          • Andre Pereira de Carvalho
          • Jeovan de Carvalho Figueiredo
          • Luciana Peixoto Santa Rita
          • Marco Antonio Costa da Silva
          • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
          Resumo
          Download
            MATERNIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL DE MULHERES MILITARES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
            Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 17/10/2024
            Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
            Orientador(es)
            • Marco Antonio Costa da Silva
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros
              Banca
              • Geraldino Carneiro de Araujo
              • Isaura Alberton de Lima
              • Jaiane Aparecida Pereira
              • Marcelo Ribeiro Silva
              • Marco Antonio Costa da Silva
              • Telma Romilda Duarte Vaz
              Resumo
              Download
                Gestão de Desempenho: uma proposta para uma instituição federal de ensino superior
                Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                Tipo Dissertação
                Data 27/09/2024
                Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                Orientador(es)
                • Geraldino Carneiro de Araujo
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Vinicius de Oliveira Lopes Echeverria
                  Banca
                  • Andreliza Cristina de Souza
                  • Geraldino Carneiro de Araujo
                  • José Jonas Alves Correia
                  • Marco Antonio Costa da Silva
                  • Milton Augusto Pasquotto Mariani
                  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
                  Resumo Este estudo foi desenvolvido com intuito de propor um modelo de gestão de
                  desempenho para servidores técnicos administrativos de uma instituição brasileira de
                  ensino superior federal. Para isso foi necessário compreender como os processos são
                  percebidos por pessoas que trabalham no setor responsável por verificar os resultados
                  desses procedimentos. Como base teórica foi desenvolvida uma exposição a respeito
                  do tema: avaliação de desempenho, seu ciclo na administração pública brasileira e em
                  Universidades Federais, modelos existentes, critérios e gestão de desempenho. Este
                  trabalho está classificado como exploratório e descritivo, sendo que foi realizada uma
                  pesquisa bibliográfica e coleta de dados com entrevistas, cujas perguntas foram criadas
                  com base na teoria. Tais dados obtidos a partir da coleta de dados foram analisados
                  pelo método de análise de conteúdo. Como resultados descobriu-se que: o atual
                  modelo de avaliação de desempenho é antigo, há medo do avaliador em analisar os
                  subordinados, o foco do processo é principalmente em progressão por mérito e não há
                  um modelo de gestão de desempenho na instituição.
                  Download
                  Plano plurianual e atuação do governo do estado de Mato Grosso do Sul para prevenir e combater as queimadas e o desmatamento ilegal
                  Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                  Tipo Dissertação
                  Data 26/09/2024
                  Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                  Orientador(es)
                  • Fernando Thiago
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Marcelo Esnarriaga de Arruda
                    Banca
                    • Fernando Thiago
                    • Gemael Chaebo
                    • Karoline Ferreira Kinoshita Goes
                    • Leonardo de Oliveira Dresch
                    • Renato Fabiano Cintra
                    • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
                    Resumo O presente trabalho analisa o planejamento e a atuação do governo do estado de Mato Grosso do Sul no enfrentamento das queimadas e do desmatamento ilegal em seu território. Para isso, foram examinados os Planos Plurianuais elaborados pelo governo estadual para os períodos de 2016-2019 e 2020-2023 e medidas efetivadas para conter o avanço das queimadas e do desmatamento ilegal. Inicialmente foram analisadas as despesas fixadas e executadas na função de despesa gestão ambiental, incluindo seus respectivos programas, e as despesas fixadas para as ações orçamentárias dessa função. Em seguida, foram apresentados os dados sobre queimadas e desmatamento em Mato Grosso do Sul no período de 2016 a 2023, com uma análise detalhada dos programas dos planos plurianuais que contemplam ações de prevenção e combate a esses problemas e respectivos indicadores e metas. Por fim foram examinadas as ações de prevenção e combate a incêndios e desmatamento ilegal previstas nos contratos de gestão formalizados pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul com as secretarias responsáveis pelas políticas ambientais e as medidas relativas às ações orçamentárias efetivamente implementadas. A análise realizada evidenciou que as despesas fixadas para a função gestão ambiental são reduzidas e que as despesas realizadas são menores ainda, o que impacta de forma significativa as políticas públicas ambientais. Verificou-se, também, que os planos plurianuais não são elaborados adequadamente, já que há poucos indicadores, nenhum deles relacionado à prevenção e ao combate das queimadas e desmatamento, e não há metas estabelecidas, o que permite concluir que eles não são utilizados como instrumento de planejamento e gestão estratégicos. Constatou-se, ainda, que o planejamento inadequado compromete o atingimento dos resultados esperados no enfrentamento das queimadas e do desmatamento.
                    Download
                    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DESEMPENHO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: ANÁLISE DE DADOS TEXTUAIS DE UMA FACULDADE DE ENGENHARIAS
                    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                    Tipo Dissertação
                    Data 02/08/2024
                    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                    Orientador(es)
                    • Alexandre Meira de Vasconcelos
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Vanessa Cristina Marracini
                      Banca
                      • Alexandre Meira de Vasconcelos
                      • Débora Gomes de Gomes
                      • Geraldino Carneiro de Araujo
                      • Miriam Brum Arguelho
                      Resumo Este estudo é voltado para o processo de autoavaliação institucional de uma instituição pública de ensino superior, cujo objetivo é realizar a análise dos comentários escritos pelos acadêmicos de graduação de uma faculdade de engenharias sobre o desempenho docente no espaço aberto do questionário de avaliação institucional interna referente aos anos 2022 e 2023. A metodologia aplicada foi dividida em dois eixos: o primeiro pautou-se na realização de pesquisa bibliográfica e documental, além do emprego da técnica da revisão sistemática da literatura com uso do ambiente virtual Parsif.al para definição do portfólio bibliográfico sobre a avaliação institucional e o desempenho docente, em conjunto com os normativos gerais e legislação vigentes próprios da temática. O segundo eixo foi desenvolvido por meio da realização da coleta e análise de conteúdo dos dados extraídos dos relatórios de avaliação institucional dos exercícios 2022 e 2023 com a utilização do software IRAMUTEQ, que gerou um vasto material estatístico e gráfico fundamental para a compreensão e interpretação dos dados trabalhados. A análise dos resultados apurados direcionou para a existência de gaps no processo avaliativo, que oportunizou a elaboração de proposta de melhorias ao processo já existente, a fim de direcionar esforços para uma gestão mais eficiente voltada para a melhoria da qualidade da educação, que resultaram na apresentação de um produto técnico tecnológico apresentado às instâncias institucionais competentes como resultado dos esforços empreendidos para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública. Neste sentido, esta pesquisa traduz informações pertinentes para estudos futuros direcionados à compreensão da autoavaliação institucional e desempenho docente, bem como todo o processo que os envolve.
                      Download
                      O PLANEJAMENTO E AS ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS: análise da credibilidade do orçamento de três municípios sul-mato-grossenses no período de 2015 a 2022
                      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                      Tipo Dissertação
                      Data 19/06/2024
                      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                      Orientador(es)
                      • Denise Barros de Azevedo
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Solange Felix de Farias
                        Banca
                        • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                        • Denise Barros de Azevedo
                        • Fabiano Martin Tiossi
                        • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira
                        Resumo O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que os orçamentos municípios do Estado do MS possuem credibilidade, em conformidade com o que é estabelecido no programa Public Expenditure and Financial Accountability – PEFA, nos anos de 2015 a 2022 e se o mecanismo de retificação orçamentária por meio da abertura de Créditos Adicionais provocou impactos no planejamento da administração. Este trabalho se concentra na área das Ciência Sociais Aplicadas e é de natureza monodisciplinar. Configura-se como uma pesquisa com abordagem quantitativa, aplicada por método indutivo. Trata-se de uma pesquisa exploratória com a utilização de dados secundários. Os resultados indicaram que as alterações orçamentárias provocadas pela utilização dos CAs impactam positiva e/ou negativamente nos indicadores de credibilidade do orçamento nos municípios analisados. Ainda, que há uma deficiência na elaboração da peça orçamentária, dada a utilização demasiada desse mecanismo de retificação do orçamento. Identificou-se, ainda que há uma escassez de trabalhos acadêmicos voltados à análise da execução orçamentária, sobretudo, dos mecanismos de alterações do orçamento e seus impactos no planejamento de curto e médio prazos e que este é um campo de múltiplas possibilidades de estudo
                        Download
                        Cultura de Inovação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
                        Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                        Tipo Dissertação
                        Data 15/05/2024
                        Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                        Orientador(es)
                        • Fernando Thiago
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Ana Raquel Cypriano Pinto Sena
                          Banca
                          • Fernando Thiago
                          • Hilda Alberton de Carvalho
                          • Leonardo de Oliveira Dresch
                          • Marcelo Ribeiro Silva
                          • Sibelly Resch
                          • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
                          Resumo A cultura de inovação é um tipo de cultura organizacional que possui um ambiente corporativo
                          pautado na valorização da criatividade, inovação, promoção do aprendizado contínuo, apoio
                          mútuo entre os colaboradores e busca da melhoria constante na entrega de serviços ao usuário.
                          Sabendo que esse tipo de cultura é facilmente encontrado em universidades, o objetivo deste
                          trabalho é verificar o nível de cultura de inovação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, baseado na percepção dos servidores técnicos administrativos. Para isso, foi realizada pesquisa de natureza quantitativa, utilizando a técnica de levantamento (survey). A amostra consiste de 107 servidores públicos selecionados por acessibilidade. O instrumento de coleta de
                          dados foi validado semântica e estatisticamente por meio da Análise Fatorial Confirmatória e
                          os dados foram analisados por medidas de tendências central e análise estatística descritiva. Os
                          resultados mostraram que os servidores associam a presença da cultura de inovação mais
                          facilmente ao fator estratégia de inovação no Relacionamento com contexto externo da Universidade, em ações voltadas à extensão, por exemplo, e que itens do contexto interno necessitam de atenção para aprimoramento de práticas administrativas. A pesquisa deste trabalho contribuiu na elaboração de um diagnóstico sobre o nível de cultura de inovação, destinado à gestão da universidade. Com o diagnóstico realizado, estima-se que a instituição consiga potencializar seus pontos fortes e criar um plano de ação para suas fragilidades, de maneira que a otimização processual seja usufruída pelos seus usuários e sociedade em geral.
                          Download
                          Competências comportamentais e seus impactos na qualidade da prestação dos serviços públicos no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
                          Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                          Tipo Dissertação
                          Data 05/04/2024
                          Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                          Orientador(es)
                          • Denise Barros de Azevedo
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Nádia de Moura Mattos Motta
                            Banca
                            • Claudio Cesar da Silva
                            • Denise Barros de Azevedo
                            • Hilda Alberton de Carvalho
                            • Yasmin Gomes Casagranda
                            Resumo A presente dissertação tem como objetivo principal analisar como o uso das práticas de gestão por competências aplicadas sob a ótica comportamental pode impactar na qualidade dos serviços prestados pelo MPMS. A qualidade na prestação dos serviços públicos é comumente questionada por seus usuários. Nessa perspectiva, considerando que os servidores acessam às carreiras públicas por meio de concurso público ou processo seletivo, pelo qual são avaliados conhecimentos técnicos e acadêmicos, tem-se que todos são aptos a desempenhar o cargo ou função pública. Entretanto, questiona-se: por que a insatisfação com o serviço público permanece? Neste contexto, analisou-se as questões vinculadas às competências comportamentais tendo em vista que essas são totalmente desconsideradas pela forma de ingresso no serviço público. Para esta análise, valeu-se da pesquisa do tipo qualitativa, com finalidade do tipo aplicada, quanto aos objetivos, explicativa, com a coleta de dados do caso de estudo, por meio de pesquisa documental. Com o auxílio de um software de mapeamento de perfil comportamental já empregado pelo órgão, utilizou-se dos dados mapeados e realizou-se um comparativo de desempenho de qualidade entre dois grupos de servidores: o 1º com perfis mais aderentes ao perfil-matriz do cargo pesquisado, e o 2º grupo, com perfis pouco aderentes ao perfil-matriz. Da análise, foi possível concluir que os servidores com perfis mais aderentes apresentaram desempenho superior, com índice de Qualidade Empregada (IQE) médio de 84,4%, atribuindo maior qualidade às atividades desenvolvidas, se comparado ao IQE do 2º grupo, que apresentou média de 48,9%. Os resultados permitiram concluir que as competências comportamentais, podem impactar diretamente na qualidade dos serviços prestados, sobretudo quando os servidores estão alocados em funções ou atividades convergentes com seu perfil, neste caso, apresentando desempenho superior em 72,6%.
                            Download
                            AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS UNIDADES DE PERÍCIA DA POLÍCIA FEDERAL COM BASE NO INDICADOR DE CRIMINALÍSTICA
                            Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 04/04/2024
                            Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                            Orientador(es)
                            • Leandro Sauer
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Alexandre Pires Dias Teixeira
                              Banca
                              • Daniel Massen Frainer
                              • Leandro Sauer
                              • Marcelo Ribeiro Silva
                              • Mateus Boldrine Abrita
                              • Wesley Vieira da Silva
                              Resumo A produtividade de equipes de trabalhadores dentro das organizações públicas ou privadas é uma importante ferramenta de gestão, que pode dar ao tomador de decisão ferramentas para avaliar os processos produtivos, identificando pontos críticos e produzindo parâmetros para medição de eficiência geral ou individual dos funcionários.
                              O objetivo deste trabalho é elaborar um modelo matemático consistente para permitir aos gestores de criminalística da Polícia Federal possam dispor de uma ferramenta de avaliação da produtividade comparativa por meio de métodos matemáticos.
                              Trata-se de uma pesquisa realizada em duas etapas, sendo a primeira exploratória com dados secundários que incluirão pesquisa Bibliográfica e de Revisão Sistemática, utilizando a plataforma Parsif.als, seguida de uma revisão ampliada, e a segunda uma etapa de pesquisa aplicada, quantitativa, que consistirá na coleta de dados primários, oriundos de sistemas de informações específicos, e por meio de processamento utilizando-se software específicos, gerarão um modelo matemático que permitirá a comparação de eficiência entre as diversas unidades de perícia da Polícia Federal.
                              Download
                                CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE: uma proposta de requisitos mínimos para os pareceres dos conselhos municipais de saúde
                                Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 26/03/2024
                                Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                Orientador(es)
                                • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Haroldo Oliveira de Souza
                                  Banca
                                  • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                                  • Gemael Chaebo
                                  • Gilberto de Araujo Pereira
                                  • Joseliza Alessandra Vanzela Turine
                                  • Marcelo Ribeiro Silva
                                  • Renato Luiz Sproesser
                                  Resumo Os Conselhos de Políticas Públicas exercem um papel fundamental na organização
                                  da participação popular da gestão da coisa pública. Em especial na área de saúde, o
                                  arcabouço jurídico que rege a matéria atribuiu aos Conselhos de Saúde um papel
                                  ainda mais relevante no controle e execução das políticas de saúde. Já nas
                                  disposições constitucionais transitórias da Constituição Federal de 1988, o legislador
                                  constituinte vislumbrou uma participação social no acompanhamento e fiscalização
                                  dos recursos destinados às ações e serviços públicos de saúde transferidos da
                                  União para estados, municípios e Distrito Federal. Posteriormente regulamentado,
                                  ficou então definido que os Conselhos de Saúde emitiriam parecer conclusivo sobre
                                  o cumprimento ou não das normas pactuadas em lei, sem os quais os respectivos
                                  gestores não teriam suas contas de saúde aprovadas pelos demais órgãos de
                                  controle externo. Esse trabalho tem por objetivo propor um referencial de requisitos
                                  mínimos, um roteiro avaliativo para elaboração do parecer de responsabilidade dos
                                  Conselhos de Saúde e um modelo padrão para o Parecer dos Conselhos Municipais
                                  de Saúde.
                                  Download
                                  TURNOVER DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: uma proposta de modelo de gestão de perda de conhecimento para instituições federais de ensino
                                  Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 22/02/2024
                                  Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                  Orientador(es)
                                  • Marco Antonio Costa da Silva
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Rogério Carvalho Andrade
                                    Banca
                                    • Agnaldo Antonio dos Santos
                                    • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                                    • Geraldino Carneiro de Araujo
                                    • Marco Antonio Costa da Silva
                                    • Victor Fraile Sordi
                                    • Vinicius de Souza Moreira
                                    Resumo O conhecimento organizacional desempenha um importante papel estratégico nas organizações contemporâneas, imprescindível para a consecução de seus objetivos e para a manutenção da competitividade. Um risco associado à gestão é a perda do conhecimento organizacional devido ao turnover de funcionários. Em organizações públicas, o problema é acentuado pelo sistema de reposição dos servidores, que tende a ser um processo lento. Assim, as organizações públicas têm considerado cada vez mais os riscos associados à perda dos conhecimentos tácito e explícito e desenvolvendo ações de compartilhamento e codificação por meio das ferramentas e processos de gestão do conhecimento (GC). Nesse contexto, quando analisadas as taxas de vacâncias no serviço público federal, a partir de 2020, constata-se que as Instituições Federais de Ensino (Ifes) têm sido um dos setores mais afetados pela problemática no Brasil. A pesquisa, desse modo, tem por objetivo propor um modelo de gestão da perda do conhecimento devido ao turnover dos servidores técnico-administrativos das Ifes. Para a consecução desse fim, o estudo seguiu uma metodologia de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, pautando-se na estratégia de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa teórica e documental e por entrevistas. A pesquisa documental abarcou dados estatísticos oficiais, legislações pertinentes e documentos institucionais de gestão da Ifes selecionada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. O modelo de GC resultante é uma proposição que considera os fatores humanos, organizacionais, de TI e de gestão que objetiva uma melhor eficiência organizacional, alinhado à realidade dos processos de trabalho dos técnico-administrativos em educação das Ifes do Brasil. Além da proposição de um modelo, a pesquisa, alinhada aos propósitos da GC na Administração Pública, realiza uma análise crítica dos modelos de GC já empregados no setor público brasileiro e contribui no desenvolvimento teórico no exame da interseção entre gestão do conhecimento e turnover, preenchendo uma lacuna na ainda em formação literatura acadêmica nacional sobre esses temas.
                                    Download
                                    ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES GESTORAS DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE MATO GROSSO DO SUL
                                    Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 06/10/2023
                                    Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                    Orientador(es)
                                    • Yasmin Gomes Casagranda
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Anna Karolina Monteiro dos Reis
                                      Banca
                                      • Fabiano Martin Tiossi
                                      • Jose Carlos de Jesus Lopes
                                      • Marcelo Ribeiro Silva
                                      • Pablo Luiz Martins
                                      • Rafael Pazeto Alvarenga
                                      • Yasmin Gomes Casagranda
                                      Resumo A Previdência Social tem como finalidade garantir meios de subsistência aos seus beneficiários, em decorrência de certas incapacidades, aposentadoria, prisão ou morte, possuindo, portanto, grande importância social e econômica. Ela engloba, em conjunto com a assistência social e a saúde, a seguridade social. O sistema previdenciário brasileiro está estruturado por meio do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e do regime de previdência complementar (RPC). O RPPS é um regime público de instituição facultativa pelo ente, abrangendo os servidores públicos de cargo efetivo da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e administrado por uma unidade gestora (UG).
                                      O objetivo geral desta pesquisa é realizar um diagnóstico dos regimes próprios de Previdência Social existentes no Estado de Mato Grosso do Sul, como também de suas unidades gestoras. Foram obtidas informações por meio de questionário eletrônico encaminhado aos dirigentes das UG. Demais dados foram extraídos dos endereços eletrônicos da Secretaria de Previdência, das prestações de contas encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como dos endereços eletrônicos dos municípios, do estado e das UG. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que, apenar da maior parte das UG serem constituídas por um órgão da administração indireta, 30% delas não possuem um setor de contabilidade apartado do ente, e também cerca de 30% das UG possuem 1 ou 2 colaboradores em dedicação exclusiva, incluindo o gestor e/ou dirigentes. A maioria (70,4%) das UG respondentes também afirmaram que os cargos de natureza permanente que atuam no RPPS não estão sendo ocupados por meio de concurso público, causando impacto negativo na gestão. Além disso, 96% dos RPPS sul-mato-grossenses possuem déficit atuarial e dois apresentam insuficiência financeira, de Campo Grande e do Estado do Mato Grosso do Sul. Ainda, foi proposto de um Plano de Ação do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul para contribuir com o aperfeiçoamento das unidades gestoras dos regimes próprios de Previdência Social existentes no Estado de Mato Grosso do Sul.
                                      Download
                                      AVALIAÇÃO DO CONTROLE INTERNO DE MUNICÍPIOS SOB JURISDIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DE MATO GROSSO DO SUL
                                      Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 06/10/2023
                                      Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                      Orientador(es)
                                      • Fernando Thiago
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Marcelo Pereira da Silva
                                        Banca
                                        • Alessandro Gustavo Souza Arruda
                                        • Devanildo Braz da Silva
                                        • Fernando Thiago
                                        • Joice Chiareto
                                        • Marcelo Henrique Pereira dos Santos
                                        • Wilson Ravelli Elizeu Maciel
                                        Resumo Com base em estudos sobre os conceitos, princípios e normas de controle interno, este projeto teve como objetivo investigar os aspectos da conformidade da atual estrutura, modo de funcionamento e atuação dos órgãos de controle interno de municípios sul-mato-grossenses discutindo a sua relevância como instrumento de melhoria da administração pública, voltada à concretização dos direitos e garantias dos administrados – usuários (efetividade da governança) e legitimação do Estado (governabilidade). Selecionou-se a estrutura de controle interno de municípios sob jurisdição do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, avaliando sua existência, se é necessária e, se é suficiente para atingir seus objetivos constitucionais e legais. A pesquisa proposta tem um caráter descritivo e com ênfase em abordagens quantitativas, utilizando o método de análise documental em que apresenta uma descrição quantitativa, a partir do estudo de uma amostra de documentos selecionados para atendimento ao objetivo proposto. Os dados foram coletados por meio de processos de Prestação de Contas de Governo disponibilizados ao Tribunal de Contas do Estado. Os municípios selecionados para esta pesquisa foram os quatro com maior orçamento anual e os quatro com menor orçamento anual do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados mostraram que os sistemas de controle interno desses municípios apresentam-se minimamente sistêmico e em estágio embrionário. Em termos de recursos humanos apresentaram dificuldades em relação à conformidade com a legislação, rotatividade de pessoal e participação no encaminhamento da prestação de contas ou nas respostas a intimações do Tribunal. Em relação aos controles preventivos, detectivos, corretivos e diretivos, como leis e normas regulamentares, inspeções, auditorias entre outros, são pouco eficientes, ineficientes ou mesmo não existem ações de controle. Em termos de transparência fiscal ativa, foi evidenciado que os controles internos ainda não atendem o quesito de que todas as informações sejam amplamente divulgadas e tem participação do órgão central do sistema. Por fim, observa-se que as deficiências de controle interno têm influenciado na utilização e aplicação eficiente dos recursos públicos.
                                        A EFICIÊNCIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS
                                        Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 06/10/2023
                                        Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                        Orientador(es)
                                        • Marcelo Ribeiro Silva
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Fabio Gomes da Silva
                                          Banca
                                          • Alberto de Barros Aguirre
                                          • Ana Denise Ribeiro Mendonca Maldonado
                                          • Devanildo Braz da Silva
                                          • Jeovan de Carvalho Figueiredo
                                          • Marcelo Ribeiro Silva
                                          • Suyene Monteiro da Rocha
                                          Resumo A função social da Universidade Pública no contexto atual possui o papel desafiador de exercer a formação do cidadão e a preparação deste para o mercado de trabalho juntamente com o foco nos direitos sociais de busca de igualdade no ensino. Para isso, em contraste à ideia capitalista de neoliberalismo, cabe as Universidades Públicas fomentar o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior para que estes tenham as condições mínimas de buscar o seu potencial e dignidade. Diante deste cenário, este trabalho pretende analisar o grau de eficiência relativa das Universidades Públicas Federais em relação à política pública de assistência estudantil na formação de egressos. Através de uma pesquisa quantitativa-descritiva, foi realizada a sistematização e interpretação de informações referentes ao período de 2017 a 2021 extraídas de duas principais fontes: dados solicitados e encaminhados pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação Fala.BR e dados coletados dos Relatórios de Gestão Anual das 69 Universidades Públicas Federais. Os cálculos foram realizados utilizando-se o método análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis – DEA). Os principais resultados encontrados foram os scores de eficiência relativa de cada universidade e a correlação de benchmarking entre cada uma delas, além da aplicação da ferramenta de alvos da quantidade de alunos egressos de graduação com base no ano de 2021.

                                          Palavras-chave: Assistência Estudantil, Políticas Públicas, PNAES.
                                          ROTEIRO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM BANCO COMUNITÁRIO EM CAMPO GRANDE/MS
                                          Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 06/10/2023
                                          Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                          Orientador(es)
                                          • Alexandre Meira de Vasconcelos
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Mateus Slavec Estevão
                                            Banca
                                            • Alexandre Meira de Vasconcelos
                                            • Andriele De Pra Carvalho
                                            • Elcio Gustavo Benini
                                            • Fabricia Gladys Fernandes da Silva Rossato
                                            • Milton Augusto Pasquotto Mariani
                                            Resumo Este trabalho apresenta um roteiro para a implementação de um Banco Comunitário em
                                            Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O objetivo é criar um guia prático baseado em estudos
                                            de casos de Bancos Comunitários bem-sucedidos, como o Banco Palmas e o Banco Pirê,
                                            caso local. O autor conduziu uma pesquisa de campo no bairro Bom Retiro para avaliar a
                                            viabilidade da implementação do Banco na região. Foram realizadas também entrevistas
                                            com fundadores de Bancos Comunitários e análises das atividades e serviços oferecidos por
                                            essas instituições. O trabalho também inclui uma revisão da literatura sobre gestão social,
                                            economia solidária e de impacto, empreendedorismo social. As considerações finais
                                            destacam os benefícios potenciais de um banco comunitário em Campo Grande e fornecem
                                            recomendações para a implementação futura, mediante uma descrição esquematizada de
                                            atividades sequenciais.

                                            Palavras-chave: Banco Comunitário, Economia Solidária, Empreendedorismo Social,
                                            Campo Grande
                                            Download
                                            “Qualidade da educação e indicadores educacionais: análise de fatores associados à eficiência da educação básica, a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul”
                                            Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 05/10/2023
                                            Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                            Orientador(es)
                                            • Elcio Gustavo Benini
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Carlos Rafael Ramos Dias Guarany
                                              Banca
                                              • Elcio Gustavo Benini
                                              • Kellcia Rezende Souza
                                              • Leandro Sauer
                                              • Leonardo Francisco Figueiredo Neto
                                              • Marcelo Ribeiro Silva
                                              • Milton Augusto Pasquotto Mariani
                                              Resumo No Brasil, a qualidade da educação é expressa pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, esse indicador apenas expressa os valores resultantes das avaliações e taxas de rendimento escolar, sem, contudo, explicitar os fatores associados ao retrocesso, estagnação ou desenvolvimento da educação de determinada escola ou sistema de ensino. Tendo por base essa fragilidade, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar os fatores associados à eficiência da educação básica, a partir dos resultados obtidos no IDEB 2019, referentes ao ensino fundamental final das escolas das redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Especificamente, buscou-se: observar os indicadores socioeconômicos e educacionais das escolas pertencentes às redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul; identificar as características convergentes entre municípios que tiveram bom desempenho no IDEB, assim como entre os que não alcançaram os resultados esperados; e propor boas práticas de gestão e de políticas públicas educacionais a partir das informações obtidas na análise. As variáveis selecionadas relacionam-se às características das escolas, incluindo os espaços de aprendizagem e oferta de atividades complementares no contraturno, englobam também informações referentes aos docentes, aos gestores escolares e aos alunos. Foram utilizados procedimentos de triangulação para coleta e análise dos dados, os quais foram obtidos em sites oficiais do Governo Federal e dos municípios. O recorte temporal da pesquisa foi o ano de 2019. As informações coletadas foram analisadas com auxílio de softwares de análise estatística. Para a verificação de correlação entre as variáveis foi utilizado o Teste de Correlação de Spearman, para as associações foi utilizado o Teste Qui-Quadrado e de forma complementar utilizou-se a Modelagem de Equações estruturais com o propósito de aprofundar as análises realizadas. A pesquisa demonstrou haver associação e correlação estatisticamente significativa entre o IDEB 2019 e fatores atinentes à taxa de distorção idade-série; às condições socioeconômicas dos alunos; à formação acadêmica dos professores e gestores escolares; à forma de acesso ao cargo de gestor escolar (eleição); bem como a fatores ligados à infraestrutura das escolas (espaços de aprendizagem e oferta de atividades complementares). Entende-se que esses resultados foram capazes de responder às questões norteadoras do trabalho, visto que lançou luz sobre as principais características das escolas e municípios que obtiveram as notas mais altas no IDEB, sinalizando para caminhos que podem ser trilhados pelos gestores de educação das redes públicas de ensino.
                                              A COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM UM ÓRGÃO OFICIAL DE ESTATÍSTICAS
                                              Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 03/10/2023
                                              Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                              Orientador(es)
                                              • Leandro Sauer
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Fernando Gallina
                                                Banca
                                                • Geraldino Carneiro de Araujo
                                                • Jose Carlos de Jesus Lopes
                                                • Leandro Sauer
                                                • Mateus Boldrine Abrita
                                                • Renato Fabiano Cintra
                                                • Rosemar José Hall
                                                Resumo Órgãos oficiais de estatística e a confiança em seus resultados são fundamentais para a tomada de decisões em diversas esferas. No Brasil, essa função é desempenhada pelo IBGE. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a efetividade da comunicação do instituto na construção e preservação da confiança da população em seu trabalho. Para isso, foram empregados a teoria da comunicação institucional, documentos oficiais e entrevistas com especialistas envolvidos na comunicação do IBGE nos estados. Os resultados indicam que a teoria de comunicação e os princípios do IBGE são coerentes. As críticas e sugestões de melhoria apresentadas pelos entrevistados também estão de acordo com a teoria. Portanto, como conclusão, ao invés de mudar seus documentos de referência, o IBGE deve aderir mais fielmente aos seus princípios de comunicação nestes expostos. O instituto deve aprimorar sua comunicação utilizando os canais de mídia mais prevalentes, tornando suas mensagens mais claras e acessíveis, reconhecendo e valorizando a heterogeneidade cultural de cada estado. Para isso, os representantes estaduais devem ter mais participação nas decisões de comunicação. Este texto fornece uma referência para o investimento da instituição, fundamentada nas opiniões das pessoas que trabalham na comunicação do IBGE diariamente aplicando a teoria na prática.
                                                PROGRAMAS ORÇAMENTÁRIOS AMBIENTAIS NAS CONTAS DE GESTÃO NO TRIBUNAL DE CONTAS DE MATO GROSSO DO SUL
                                                Curso Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 03/10/2023
                                                Área ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
                                                Orientador(es)
                                                • Geraldino Carneiro de Araujo
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Daniela Marques Caramalac
                                                  Banca
                                                  • Elisabeth de Oliveira Vendramin
                                                  • Fernando Thiago
                                                  • Geraldino Carneiro de Araujo
                                                  • Marco Antonio Costa da Silva
                                                  • Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira
                                                  • Milton Augusto Pasquotto Mariani
                                                  Resumo O orçamento público é instrumento de planejamento de aplicação dos recursos financeiros do
                                                  Estado para a realização das políticas públicas, dentre elas as políticas públicas voltadas para a
                                                  sustentabilidade e o meio ambiente. O presente trabalho examina como o Tribunal de Contas
                                                  de Mato Grosso do Sul fiscaliza a execução do orçamento estadual junto às prestações de contas
                                                  das unidades gestoras que executam a gestão ambiental do estado. Após identificar como o PPA
                                                  2016-2019 tratou a questão ambiental, foi analisado o volume de recursos financeiros que foi
                                                  aplicado nas ações orçamentárias. Procedeu-se a pesquisa exploratória, descritiva, transversal
                                                  e quantitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. O estudo encontrou baixo índice de
                                                  aplicação de recursos nas ações orçamentárias analisadas e ausência de dados detalhados que
                                                  permitam a visualização dos resultados da aplicação dos recursos. O relatório de gestão,
                                                  inspirado no modelo de relatório integrado, é uma proposta de documento no qual o gestor
                                                  possa explicar como as metas de planejamento e orçamento do exercício foram implementadas
                                                  e se concretizaram em políticas públicas que alcancem os seus destinatários. O engajamento
                                                  social é importante ferramenta para motivar os gestores a executar os recursos públicos nas
                                                  ações em prol do meio ambiente.
                                                  Página 1 de 7 (20 de 135 registros).