Mestrado em Estudos de Linguagens

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TRABALHO Ações
DINÂMICAS DA TOPONÍMIA URBANA: UM ESTUDO DA REGIÃO DO BANDEIRA EM CAMPO GRANDE/MS
Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
Tipo Dissertação
Data 05/09/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Aparecida Negri Isquerdo
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Patricia Mara Medina Leirias dos Santos
    Banca
    • Ana Claudia Castiglioni
    • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
    • Aparecida Negri Isquerdo
    • Elizabete Aparecida Marques
    • Renato Rodrigues Pereira
    Resumo O léxico, conjunto de palavras de uma língua, desempenha um papel fundamental no processo
    de nomeação de pessoas e de lugares. No contexto da nomeação de lugares, tem um papel
    crucial na atribuição de nomes que se reportam a significados e categorias, construindo, assim,
    uma representação simbólica do espaço habitado. Nesse contexto, os topônimos, denominações
    atribuídas a lugares geográficos, como cidades, rios, montanhas, ruas, avenidas..., incorporam
    sentidos construídos historicamente pelos denominadores. A Toponímia, é uma disciplina da
    Onomástica que se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares, sua origem e evolução. A
    Toponímia, dado o seu caráter interdisciplinar, mantém interfaces com a Geografia, a História,
    Antropologia, entre outras áreas do saber, e, em razão disso, desempenha um papel importante
    na preservação da história, memória e identidade cultural de uma região. Este estudo foca nos
    nomes de logradouros (como bairros, parcelamentos, ruas, avenidas e travessas) da região
    urbana do Bandeira, localizada na cidade de Campo Grande/MS, utilizando como base teórica
    os princípios da Onomástica, com ênfase na Toponímia. A pesquisa adota os pressupostos
    teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a; 1990b; 1996, 1998; 1999; 2006; 2004),
    alinhados com o projeto do Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (ATEMS), ao
    qual este estudo está associado. O corpus analisado foi obtido por meio de consulta a mapas
    oficiais da cidade de Campo Grande/MS, disponibilizados pela SEMADUR, órgão da
    Prefeitura Municipal de Campo Grande. Os dados foram analisados parcialmente segundo as
    dimensões quantitativa e qualitativa. Esta dissertação conta com uma primeira análise
    quantitativa, expressos por meio de tabelas e gráficos que forneceram dados acerca da língua
    de origem, da taxionomia e da estrutura morfológica dos topônimos da região urbana do
    Bandeira que, por sua vez, abriga 11 bairros, 113 parcelamentos e 1858 logradouros. Na análise
    qualitativa, considerou-se a motivação semântica dos topônimos, além da discussão acerca da
    relação entre a história social, cultural e política da cidade e as tendências toponímicas
    identificadas nos dados. Os resultados parciais da pesquisa apontaram para a tendência de
    taxionomias de natureza antropocultural, sendo as mais produtivas as taxionomias os
    antropotopônimo, os corotopônimos e os axiotopônimos. No que se refere os topônimos de
    natureza física, se destacam os fitotopônimos, os litotopônimos e os hidrotopônimos. A
    tendência observada nas taxionomias de natureza antropocultural, se alinha às características a
    toponímia urbana da cidade de Campo Grande/MS, já realizadas em outras regiões de Campo
    Grande (Central, Imbirussu, Segredo, Prosa e Anhanduizinho).
    A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE MACHADO DE ASSIS NA OBRA DE SILVIANO SANTIAGO E DE JOSÉ ALMEIDA JÚNIOR
    Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
    Tipo Dissertação
    Data 05/09/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Delair Urias Coelho
      Banca
      • Altamir Botoso
      • Flávio Amorim da Rocha
      • Jordana Cristina Blos Veiga Xavier
      • Rosana Cristina Zanelatto Santos
      • Wellington Furtado Ramos
      Resumo A figura de Machado de Assis desperta, no mínimo, a curiosidade de porquê ainda ser foco de
      olhares contemporâneos nas letras brasileiras. Sua pessoa é motivo de estudo não somente
      pelo seu trabalho literário, mas também pelo prestígio alcançado em vida, sendo um escritor
      negro em um período escravocrata. Esta dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de
      Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UFMS, tem por objetivo demonstrar
      como é construída a imagem desse escritor com base nos romances históricos
      contemporâneos Machado, de Silviano Santiago (2017), e O homem que odiava Machado
      de Assis, de José Almeida Júnior (2019). Não se trata de uma biografia do escritor; mas da
      maneira como esses autores constroem a imagem machadiana na criação de seus
      protagonistas em suas respectivas obras. Santiago faz um recorte de 1905 a 1908 e apresenta o
      escritor consagrado no pós-morte de sua esposa Carolina. Já Almeida Júnior traz à cena a
      visão narrativa de uma personagem ficcional, conhecida na infância do escritor centenário, e
      que teve sua vida amorosa entrelaçada com a dele desde a adolescência, destacando o
      contexto histórico da escravidão. A metodologia utilizada é especificamente bibliográfica e
      demonstra que a figura machadiana é demonstrada por Santiago sob o viés autobiográfico,
      enquanto Almeida Júnior, na voz do narrador Pedro Junqueira, destaca um Machado de Assis
      mais humanizado.
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        DJAMILA RIBEIRÃO DE LUZ: CASOS DE EXPERIÊNCIAS, ANCESTRALIDADE E FELICIDADES NAS NARRATIVAS NEGRO-BRASILEIRAS
        Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
        Tipo Dissertação
        Data 05/09/2025
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Rosana Cristina Zanelatto Santos
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Jose Fernando Rocha Graça
          Banca
          • Alessandra Corrêa de Souza
          • Alexandra Santos Pinheiro
          • Andre Rezende Benatti
          • Livia Santos de Souza
          • Rosana Cristina Zanelatto Santos
          Resumo Os temas de ancestralidade e memória são, de certa forma, recorrentes quando se inicia
          o estudo a respeito das culturas de uma maneira geral. Quando tocamos na literatura
          “[...] ninguém classifica sem lançar, naquilo que classifica, sua maneira peculiar de ver
          o mundo” (Cuti, 2010); durante muito tempo, a academia e a sociedade só olharam para
          a literatura brasileira que nasce de uma vontade de desvincular-se do arbusto de segunda
          ordem no jardim das Musas (Candido, 2000), para uma literatura, assim, brancobrasileira. No entanto, quando se vincula raça-literatura, especialmente uma literatura
          negro-brasileira, é para lembrar-se da existência daqueles cujas identidades originais
          foram perdidas, (re)construídas sob o signo de luta pela conquista de um lugar ao sol. O
          objetivo desta pesquisa é dar visibilidade acadêmica à literatura negro-brasileira e à sua
          ancestralidade, ampliando o cânone literário e valorizando seus autores, rompendo com
          a colonialidade e com narrativas de dor, a partir de uma conexão com a ancestralidade,
          tendo por corpus Cartas para minha avó (2021), de Djamila Ribeiro. A análise se
          apresenta por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiências. Assim, este
          trabalho orienta-se em livros, artigos científicos, publicações de revistas impressas ou
          on-line que auxiliam na construção da identidade negro-brasileira na literatura e das
          personagens que são analisadas, levando em consideração, principalmente, as
          discussões acerca do corpus literário negro-brasileiro. Destacam-se as discussões de
          Abdias Nascimento (2016), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Djamila Ribeiro
          (2018; 2019: 2021a; 2021b), Leda Maria Martins (2021a; 2021b), dentre outros que
          contribuem para a reflexão.
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            DA TIRANIA À AÇÃO COMPLEXA: EM CENA, ANTÍGONA, DE SÓFOCLES
            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
            Tipo Dissertação
            Data 05/09/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Wagner Corsino Enedino
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Júlia Graziela da Silva dos Santos
              Banca
              • Agnaldo Rodrigues da Silva
              • João Carlos de Carvalho
              • Rosana Cristina Zanelatto Santos
              • Wagner Corsino Enedino
              • Wellington Furtado Ramos
              Resumo SANTOS, Julia Graziela. Da tirania à ação complexa: em cena, Antígona, de
              Sófocles. 2024. 111 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Estudos de
              Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.
              Este estudo versa sobre a Poética, de Aristóteles e a tragédia grega Antígona, de
              Sófocles. Ambas as obras, ainda são exemplos de métodos de investigação atrelada à
              busca pelo conhecimento para a compreensão do modo de estruturação nos campos
              teóricos da: Filosofia; Literatura; Política; Estudos Comparados. Assim, ancorando-se
              nas contribuições de Sandra Luna (2012) e Paulo Pinheiro (2017) sobre os aspectos que
              circunscrevem a ação trágica; nos estudos de Newton Bignotto (2020), acerca da tirania,
              nos pressupostos de Aristóteles (2017) e Anatol Rosenfeld (1993) no que tange à
              tragédia clássica, bem como nas investigações de Anne Ubersfeld (2005), Patrice Pavis
              (1999) e Renata Pallottini (1989) concernentes à configuração de personagem, o
              objetivo central deste projeto foi investigar se a tirania - traço que caracteriza a
              personagem Creonte na tragédia grega Antígona, de Sófocles -, configura-se, sobretudo,
              como um pressuposto para que ocorra a ação complexa na obra. Cumpre destacar que
              ação complexa é um termo inscrito na Poética, de Aristóteles, para elencar os elementos
              fundamentais que compõem um modelo de tragédia clássica. Com efeito, a investigação
              consistiu em examinar a ação complexa em Antígona e a análise da tirania do
              personagem Creonte, como elemento seminal para a materialização da Ação Complexa,
              na diegese, do dramaturgo grego Sófocles. Destaca-se, portanto, nesta pesquisa, a
              relevância dos aspectos norteadores da Literatura Comparada como método analítico,
              sobretudo para a compreensão do diálogo que se estabelece entre a Filosofia e os
              Estudos Literários.
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                ENTRE LOCUÇÕES E DISCURSOS: DESVENDANDO O FEMINEJO E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CANÇÕES SERTANEJAS
                Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                Tipo Dissertação
                Data 09/07/2025
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Elizabete Aparecida Marques
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Pâmela dos Santos Fuzaro
                  Banca
                  • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
                  • Aparecida Negri Isquerdo
                  • Elizabete Aparecida Marques
                  • MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
                  • Renato Rodrigues Pereira
                  Resumo A Fraseologia é uma disciplina que se ocupa do estudo das unidades fraseológicas
                  das línguas, ou seja, as combinações de palavras frequentes na comunicação
                  cotidiana dos indivíduos, as quais refletem aspectos culturais, históricos, sociais e
                  linguísticos (Corpas, 1996). Do mesmo modo, a música sertaneja, amplamente
                  popular no Brasil, está profundamente conectada à cultura e à identidade nacional
                  de uma comunidade (Napolitano, 2002). Tanto que, historicamente, as mulheres
                  enfrentaram inúmeras dificuldades para se expressar e participar ativamente da
                  sociedade, em razão da forte opressão presente em épocas passadas, algo refletido
                  na predominância masculina no gênero musical sertanejo. No entanto, com o
                  avanço do feminismo ao longo do século XX - movimento de luta pelos direitos das
                  mulheres -, elas conquistaram mais espaço e influência em diversos âmbitos,
                  inclusive no meio artístico. Tal fato, resulta no surgimento, por exemplo, do feminejo,
                  uma vertente musical que dá voz às experiências femininas dentro do cenário
                  sertanejo. Deste modo, a representação feminina refletida em canções deste gênero
                  exige uma dupla análise, orientada pelas questões fraseológicas e discursivas, isto
                  é, analisar os discursos, centrando-se nas locuções, das precursoras deste gênero
                  musical com o das sucessoras a fim de um entendimento da imagem da mulher
                  apresentada nessas canções. Para tanto, este estudo tem como objetivo geral
                  investigar a representação da mulher no feminejo por meio do léxico, com foco na
                  análise das locuções encontradas nos contextos discursivos das canções
                  selecionadas. Como objetivos específicos, propõe-se: analisar os fraseologismos
                  presentes nas letras das feminejas como recursos que contribuem na construção da
                  representatividade da mulher; investigar possíveis evoluções nos discursos sobre a
                  mulher, com base na comparação entre as precursoras e as artistas
                  contemporâneas do feminejo; e avaliar se os discursos das canções promovem um
                  efeito de sentido positivo e empoderador da figura feminina. Neste sentido, do ponto
                  de vista metodológico, o processo de análise leva em conta as músicas de Marília
                  Mendonça e Maiara e Maraísa, lançadas nos anos de 2014 a 2016, e, as canções
                  de Lauana Prado e Yasmin Santos, lançadas nos anos de 2020 a 2022. Esta
                  seleção de canções e período de tempo representam o avanço iniciado desde a
                  época de surgimento do feminejo até a consolidação do gênero. Logo, ao todo,
                  somaram-se 82 canções das quatro cantoras. Por conseguinte, no que se refere às
                  teorias feministas, discute-se a relação entre o feminejo e o feminismo, abordando a
                  evolução do gênero como expressão de empoderamento feminino. Analisa-se
                  também o papel do sertanejo na inclusão das mulheres, com destaque para artistas,
                  temáticas recorrentes e o surgimento do movimento. No âmbito dos estudos léxicos
                  e da fraseologia, apresentam-se os fundamentos teóricos da área, considerando sua
                  evolução, seus objetos de estudo e sua relação com o discurso. Discute-se ainda a
                  linguagem como prática social, vinculada à construção de identidades e às
                  dinâmicas de poder. Diante disso, a análise permite concluir que, embora o gênero
                  feminejo tenha avançado em termos de espaço e reconhecimento, os discursos das
                  canções ainda não demonstram, de forma significativa, uma evolução positiva da
                  representação da mulher.
                  Palavras-Chave: Representação feminina; Feminejo; Fraseologia; Locuções;
                  Discurso;
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                  DA ORALIDADE À FICÇÃO: A REPRESENTAÇÃO DE CÉLIA DE SOUZA NA LENDA URBANA DA BRUXA DA SAPOLÂNDIA EM CAMPO GRANDE-MS
                  Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                  Tipo Dissertação
                  Data 24/06/2025
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Ramiro Giroldo
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Leonnardo Vieira de Sousa
                    Banca
                    • Altamir Botoso
                    • Ramiro Giroldo
                    • Volmir Cardoso Pereira
                    • Wellington Furtado Ramos
                    • William Teixeira da Silva
                    Resumo A presente dissertação propõe um olhar sobre a história da “Bruxa da Sapolândia”, figura
                    emblemática do imaginário campo-grandense, a fim de compreender os limites entre
                    realidade e ficção. Este estudo teve como objetivo analisar a construção e a permanência
                    da imagem da “Bruxa da Sapolândia” ao longo do tempo, avaliando seus aspectos sociais,
                    culturais e religiosos e quais representações literárias, artísticas e culturais contribuíram
                    para consolidá-la no imaginário coletivo. Buscamos investigar os mecanismos de
                    sobrevivência dessa narrativa, desde sua circulação na tradição oral, atravessando sua
                    formação em lenda urbana, até sua transposição para a literatura ficcional contemporânea.
                    O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica,
                    análise de fontes documentais e entrevistas com autores relevantes na difusão da
                    narrativa, com destaque para o escritor André Alvez. Seu livro “A Bruxa da Sapolândia”
                    (2018) consiste em uma recriação literária e ficcional da história de Célia de Souza,
                    incorporando memórias de infância do autor que viveu ao lado do brejo conhecido como
                    Sapolândia e cresceu ouvindo a história da bruxa. Além da análise da obra literária, a
                    pesquisa contempla a criação de um conto rimado autoral e a elaboração de uma ilustração
                    digital representativa da personagem, como recursos criativos que reafirmam a
                    importância da figura da bruxa na cultura popular local e na memória afetiva dos
                    moradores de Campo Grande. O estudo evidencia a representação de Célia de Souza
                    enquanto sujeito social, cultural e político, analisando as dinâmicas que contribuíram para
                    sua alcunha como bruxa. Para tanto, consideramos fragmentos históricos, memória
                    coletiva e elementos do folclore presentes no contexto sul-mato-grossense, com ênfase
                    na cidade de Campo Grande. A fundamentação teórica foi embasada em autores como
                    Marlei Sigrist (2008), Silvia Federici (2017), Nilza Megale (1999), Luís da Câmara
                    Cascudo (2012), Nicholas Wolterstorff (2003), além de Mikhail Bakhtin (1987, 2002,
                    2003, 2010, 2011) e Fayga Ostrower (1987 e 1989), ressaltando a importância da
                    permanência e ressignificação das lendas urbanas como formas de resistência cultural e
                    preservação da memória popular.
                    Palavras-chave: Folclore, Bruxa da Sapolândia, Literatura Brasileira, Cultura Popular,
                    Oralidade, Memória Coletiva.
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                    Contribuições da música para a ressocialização dos privados de liberdade: uma revisão dos documentos normativos de Mato Grosso do Sul
                    Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                    Tipo Dissertação
                    Data 07/03/2025
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • William Teixeira da Silva
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Priscila Acosta de Freitas
                      Banca
                      • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                      • Denise Silva
                      • Marcos Machado Chaves
                      • Mateus Berger Kuschick
                      • William Teixeira da Silva
                      Resumo A pesquisa desenvolvida tem por objetivo estudar as contribuições que a música pode agregar no processo de ressocialização do público privados de liberdade do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo reflexões destacando a música como mecanismo de ressocialização. Objetiva-se, para tanto, apontar através da análise dos documentos formativos utilizados pela Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul, como a música pode afetar diretamente na ressocialização dos privados de liberdade. Por se tratar de um projeto de pesquisa, a mesma será baseada em estudo de autor como por exemplo Swanwick, Keith. Música, mente e educação e Foucault, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. Para garantir o raciocínio lógico do trabalho, utiliza-se a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e documental. O projeto tem caráter essencialmente qualitativo, por meio de análise de leis, documentos, projetos e resoluções. O material documentado bem como as análises visão buscar novos resultados, fomentar discussões sobre a importância da música no processo de ressocialização dos privados de liberdade. Diante da pesquisa proposta, viso buscar novos resultados com o objetivo de fomentar discussões e reflexões sobre a importância da música no processo de reinserção e ressocialização dos privados de liberdade e as contribuições que ela pode trazer a reinserção deles.
                      Palavras-chave: Música e linguagem, privados de liberdade e ressocialização.
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                      A PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL
                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Dissertação
                      Data 06/03/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • William Teixeira da Silva
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Mirian Monteiro Veiga Fagundes
                        Banca
                        • Denise Silva
                        • Marcos Machado Chaves
                        • Mateus Berger Kuschick
                        • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                        • William Teixeira da Silva
                        Resumo A Educação do Campo no Brasil completou 26 anos em 2024 e tem sido um tema amplamente discutido devido às suas especificidades e desafios. Voltada para atender populações rurais, quilombolas, ribeirinhas e de assentamentos da reforma agrária, essa modalidade de educação visa garantir o direito à educação com qualidade, respeitando as particularidades culturais e produtivas dessas comunidades. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise desse homem do campo, que reivindica a educação do campo como igualdade de oportunidades, justiça social e o reconhecimento do campo como um espaço legítimo de produção de conhecimento e cultura, colocando em foco o ensino-aprendizagem das escolas do campo e a importância de novas práticas de ensino, propondo assim a linguagem musical como ferramenta pedagógica na alfabetização. Será adotada como fundamentação teórica o dialogismo enquanto princípio pedagógico na educação musical. Trazendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de um estado do conhecimento e de uma revisão de publicações acadêmicas relevantes, baseada, principalmente, em teses, dissertações e artigos científicos. A estrutura adotada para o trabalho se faz em três capítulos, sendo o primeiro capítulo um mapeamento bibliográfico do estado do conhecimento, a partir dos descritores ‘Música’ e ‘Educação do Campo’, temas esses que trazem a música como ferramenta pedagógica na alfabetização escolar do campo promovendo reflexões sobre práticas educacionais contextualizadas, considerando as especificidades culturais e sociais do meio rural. O segundo capítulo traz a fundamentação teórica: o dialogismo como princípio pedagógico da educação musical, com apresentação do conceito de dialogismo proposta pelo filósofo e teórico da cultura europeia Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), que sendo aplicado como princípio pedagógico na educação musical implica em promover um ambiente de aprendizado, em que a troca de experiências, a interatividade e as relações dialógicas são centrais. As considerações de Bakhtin sobre a linguagem e a interação humana encontram uma profunda ressonância com as reflexões que Paulo Freire “propõe acerca do ser humano e de seu lugar no centro das relações com o mundo, mediadas pela palavra, material colocado como mola propulsora do trabalho alfabetizador” (Moura, 2012, p. 62). Ambas as perspectivas compartilham a ideia de que a palavra é um elemento essencial e transformador, atuando como uma ferramenta mediadora nas relações entre o sujeito e o mundo. É destacado a música e a sua relação com o contexto histórico, visando apresentar a pedagogia musical europeia da primeira metade do século XX, trazendo como referencial teórico, o compositor, musicólogo e pedagogo Zoltán Kodály (1882-1967). No terceiro capítulo, a educação no campo em MS: para quem e como? mostrará como a educação e o trabalho no campo são considerados elementos cruciais para compreender as relações sociais, econômicas e culturais que moldam a vida das pessoas nessas áreas. A pesquisa trará o histórico da educação do campo e o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como um dos protagonistas da educação do campo na perspectiva de que a educação tradicional, predominantemente concebida para atender às demandas das áreas urbanas, não atendia às necessidades das crianças e jovens pertencentes à realidade dos assentamentos rurais. E por último uma análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN nº 9.394/1996 e o Currículo de Referências de Sidrolândia/MS, abrangendo os assuntos relacionados à escola do campo e à utilização dos recursos pedagógicos no que se refere à linguagem da música em toda sua esfera.
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                          “MANO, PEGA A VISÃO”: CARACTERÍSTICAS DA FALA DOS JOVENS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS CRIATIVOS QUE CONSTITUEM A SUA VARIEDADE LINGUÍSTICA
                          Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                          Tipo Dissertação
                          Data 05/03/2025
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Patricia Graciela da Rocha
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Luclecia Silva de Almeida Matias
                            Banca
                            • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                            • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                            • Fabiana Pocas Biondo
                            • Patricia Graciela da Rocha
                            • Rodrigo Acosta Pereira
                            Resumo Ao longo de quase duas décadas lecionando a disciplina de Língua Portuguesa nas
                            séries finais do Ensino Fundamental II e, em especial, no Ensino Médio, tenho observado
                            a forma de falar dos jovens: são expressões que de repente surgem e não muito tempo
                            depois deixam de ser usadas. Em meu locus de atuação profissional testemunhei um
                            ciclo de surgimento, alastramento, desaparecimento e invenções de termos, expressões,
                            gírias, siglas, palavras conhecidas que ganham novos significados… tudo sendo
                            incorporado ao repertório linguístico dos alunos, por esta razão considerei pertinente
                            estudar a variação linguística social, especificamente a presente na oralidade dos
                            adolescentes. Este trabalho apresenta como tema, portanto, a fala dos adolescentes
                            enquanto variedade linguística que se manifesta no ambiente escolar em suas interações
                            de conversação e tem como objeto principal investigar as características da fala dos
                            jovens contemporâneos no Ensino Médio – de uma Escola Estadual de Campo Grande
                            – MS – analisando os processos criativos que motivam as variações linguísticas na fala
                            dos alunos. Os objetivos específicos desta pesquisa consistem em: elaborar e aplicar,
                            no primeiro ano do Ensino Médio, uma Sequência Didática a partir da temática “Variação
                            Linguística”; fazer um levantamento das variantes linguísticas utilizadas pelos jovens
                            participantes da pesquisa, por meio da aplicação da Sequência Didática nas aulas de
                            Língua Portuguesa; identificar os processos linguísticos de criação de palavras ou
                            expressões mencionadas por esses jovens e identificar variantes linguísticas utilizadas
                            pelos pais e/ou avós dos estudantes participantes da pesquisa e as expressões
                            correspondentes utilizadas pelos adolescentes que representam, possivelmente, uma
                            variação ou mudança geracional. A geração dos dados se deu por meio da pesquisaação em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual
                            de ensino da cidade de Campo Grande, MS. Embora o corpus tenha sido gerado em
                            uma escola específica e os participantes sejam uma pequena parcela dos estudantes
                            matriculados (cerca de 60 estudantes), entendo que esse grupo de jovens possa
                            representar a comunidade de fala de adolescentes de uma forma geral, enquanto grupo
                            social de uma mesma faixa etária, que apresenta características muito semelhantes em
                            sua forma de falar. Ancorada nas perspectivas da Sociolinguística Variacionista proposta
                            por Labov (2008 [1972]), a pesquisa apoia-se, ainda, nas reflexões de Bagno (2014)
                            sobre as mudanças e variações da língua, na Pedagogia da Variação Linguística
                            defendida por Bortoni-Ricardo (2004), na teoria da diversidade linguística, defendida por
                            Soares (2017), e na valorização da diversidade na linguagem, adotada por Hooks (2019).
                            Por meio da aplicação da Sequência Didática, identifiquei que a fala dos adolescentes
                            se caracteriza por um repertório linguístico peculiar que identifica e diferencia o grupo
                            social dos demais grupos, sendo este o resultado de diversos fatores extralinguísticos
                            que interferem nos processos criativos das variantes presentes no vocabulário dessa
                            comunidade de fala, como o fato de estarem inseridos numa sociedade em que
                            prevalece a aceleração social e tecnológica, refletindo, por exemplo, no encurtamento
                            das palavras. Além disso, a influências das mídias digitais, para a incorporação de
                            memes no vocabulário dos jovens e estes carregam uma característica - a efemeridade.
                            A influência da língua inglesa norte-americana também representa um fator relevante
                            para a constituição do repertório linguístico dos adolescentes, resultando nos
                            estrangeirismos entranhados nas falas desse grupo social.
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                            A PINTURA COMO PROPOSIÇÃO DO ENTRE
                            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                            Tipo Dissertação
                            Data 28/02/2025
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • William Teixeira da Silva
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Isabella Beatriz de Abreu
                              Banca
                              • Icaro Ferraz Vidal Junior
                              • Ramiro Giroldo
                              • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                              • Silvio Ferraz Mello Filho
                              • William Teixeira da Silva
                              Resumo A pesquisa em questão vincula a atividade comunicativa, por meio da pintura, à consciência da finitude humana, partindo do pressuposto de que
                              é preciso morrer para saber narrar e estabelece relação entre a prática artística e a sua possibilidade de não-ser no mundo, buscando em Gilles
                              Deleuze, Giorgio Agamben, Leda Maria Martins, Michiko Okano e Villém Flusser referenciais para discutir o entre lugar. A pesquisa apresenta na
                              expressão artística o tensionamento temporal entre passado, presente e futuro alocados no fazer comunicativo da linguagem, a fim de persistir
                              para além da matéria a partir da memória. Partindo da discussão pictórica, o presente trabalho reúne cinco capítulos sendo que dois deles são
                              constituídos de imagens criadas pela autora, a fim de reiterar o diálogo interartístico que ocorre na concepção desta pesquisa e propor leituras
                              possíveis frente às questões apresentadas, bem como a sistematização de conceitos basilares ao gesto de pintar.
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                              Aplicativos com foco na oralidade em língua inglesa: espaços para educação linguística e/ou reprodução da racionalidade neoliberal?
                              Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                              Tipo Dissertação
                              Data 27/02/2025
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Davi Rodrigues
                                Banca
                                • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                                • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                                • Daniel de Mello Ferraz
                                • Fabiana Pocas Biondo
                                • Patricia Graciela da Rocha
                                Resumo Ao longo dos últimos anos, devido à maior acessibilidade à internet e aos smartphones, o uso de aplicativos (apps) tem se intensificado, especialmente com fins de aprendizagem. Considerando também que o mundo virtual tem se integrado cada vez mais ao trabalho docente, pesquisas que se preocupam em investigar não só como se dá o processo de aprendizagem de línguas nos apps, mas também em refletir sobre seu uso em contexto de formação de professores tornam-se necessárias. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir da observação e uso de dois aplicativos e das análises dos materiais coletados e gerados, que têm como foco desenvolver a habilidade oral de seus usuários, refletir e discutir sobre a oralidade, o uso de tecnologias digitais educacionais e a formação de professores de língua inglesa, problematizando também de que forma esses aspectos dialogam com a racionalidade neoliberal. Os específicos compreendem: a) discutir a(s) concepção(ões) de oralidade/speaking e de língua que emerge(m) dos aplicativos selecionados; b) discutir o papel do professor de línguas e da formação docente diante dos avanços tecnológicos em contexto neoliberal; c) refletir sobre o desenvolvimento da oralidade na formação de professores de língua inglesa, com base em pesquisas já realizadas, e em que aspectos o uso das tecnologias digitais pode ou não ser significativo nesse contexto. Para tanto, a pesquisa enquadrou-se no paradigma qualitativo de investigação (Denzin; Lincoln, 2006; Mattos; Jucá, 2022), seguindo também as metodologias de análise documental (Cellard, 2012; Sousa; Oliveira; Alves, 2021) e exploratória (Leffa, 2006; Raupp; Beuren, 2006). Adotei as considerações teóricas de Bakhtin (1981), Ferraz (2024) e Volóchinov (2018) sobre a concepção de língua; busquei também fundamentações em Brasil (2006), Ferraz (2024), Freire (1987), Monte Mor (2013; 2015), entre outros, para problematizar e discutir o conceito de ensino de línguas, para, então, debater sobre educação linguística (Cavalcanti, 2013; Ferraz, 2015; 2018; 2024; Menezes de Souza, 2019a). Ainda sobre o aporte teórico, recorri às discussões de diversos autores, quais sejam, Apple (2001); Biondo (2016; 2017); Dardot e Laval (2016); Ferraz (2015); Knobel e Kalman (2016); Laval (2004); Menezes de Souza (2019a); Monte Mor (2015, 2017); Signorini (2012), para articular criticamente as temáticas elencadas nos objetivos específicos: tecnologias digitais, neoliberalismo e formação de professores. A partir dessas referências, o percurso analítico privilegiou três aspectos a serem discutidos por meio dos dados coletados e gerados nos dois aplicativos: i) interface; ii) tipos de atividade e iii) feedback. Dos resultados, pude demonstrar de que forma a racionalidade neoliberal materializou-se em ambos os apps selecionados, dos quais elenco a seguir: na maneira como as interfaces foram desenvolvidas, de modo a configurar um espaço de comercialização, estimulando também a competição e a individualidade por meio da integração do sistema gamificado. A partir também dos tipos de atividades disponíveis a perspectiva neoliberal também foi observada, manifestando uma concepção de educação voltada para o desenvolvimento e aquisição de técnicas/habilidades/competências que focam na performance do usuário e aferem valor a ele enquanto sujeito, tal como um/a empreendedor/empresa de si mesmo (Mariutti, 2019; Szundy, 2019). Ademais, essa relação também foi evidenciada por meio do feedback fornecido pelos dois softwares, que assumia uma perspectiva julgadora (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), quantitativa e que atribuia juízo de valores, negativos ou positivos, a depender da desempenho do estudante da língua alvo comparada a de um “falante nativo”. Ao longo do percurso analítico, argumentei a favor da adoção de uma postura crítica em relação às ferramentas digitais educacionais, que os envolvidos passem a considerá-las produtos de um tempo que dialogam com a ideologia mercadológica, que, por sua vez, subverte a concepção de educação (Apple, 2001; Laval, 2004), afastando-a de seu propósito social e crítico (Freire, 1987; Ferraz, 2024), perspectiva sustentada neste trabalho.
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                                O tecnomorfismo enquanto processo composicional
                                Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                Tipo Dissertação
                                Data 17/01/2025
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • William Teixeira da Silva
                                Coorientador(es)
                                • Tatiana Olivieri Catanzaro
                                Orientando(s)
                                • Ingrid Mayumi Yamazato de Souza
                                Banca
                                • José Henrique Padovani Velloso
                                • Ramiro Giroldo
                                • Silvio Ferraz Mello Filho
                                • Wellington Furtado Ramos
                                • William Teixeira da Silva
                                Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender como o conceito de tecnomorfismo musical, ou seja, a abstração de recursos tecnológicos e sua aplicação a meios instrumentais tradicionais pode ser visto como um modelo composicional e, principalmente, compreender como as ferramentas tecnológicas impactam o aspecto processual da composição musical. Assim, busca-se entender como a montagem eletroacústica pode influenciar o processo de escrita instrumental. A abordagem metodológica adotada para o trabalho consiste em realizar análises comparadas entre peças acusmáticas e instrumentais dos compositores Hans Tutschku, Patricia Alessandrini e Felipe de Almeida Ribeiro, com isso se objetiva apresentar as semelhanças e diferenças entre os processos de criação nos dois contextos. Para isso, são usados enquanto referenciais teóricos o trabalho de Tatiana Catanzaro acerca da definição de tecnomorfismo, a teoria e a tipo-morfologia de Pierre Schaeffer para subsidiar as análises das peças eletroacústicas, e a musicologia cognitiva de François Delalande para compreender e sistematizar as etapas dos processos criativos de cada compositor. Ademais, a construção do instrumento musical por meio da composição é investigada a partir da visão de Helmut Lachenmann. Por fim, as análises e as pesquisas realizadas informam a prática composicional da própria pesquisadora, que apresenta seu relato do processo de criação da peça “Mobius Strip” para violoncelo e eletrônica como maneira de demonstrar a aplicação prática das ideias levantadas pela pesquisa.
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                                A GAMIFICAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O CORAZONAR DA PROFESSORA-PESQUISADORA
                                Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                Tipo Dissertação
                                Data 14/01/2025
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Fabiana Pocas Biondo
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Iasmin Maia Pedro
                                  Banca
                                  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                                  • Edilaine Buin Barbosa
                                  • Fabiana Pocas Biondo
                                  • Jucara Zanoni do Nascimento
                                  • Patricia Graciela da Rocha
                                  Resumo As metodologias ativas (MA) têm se destacado na educação, promovendo uma aprendizagem interativa e dialógica (Neves, 2018). Por meio da revisão bibliográfica sobre tal abordagem, identificamos uma perspectiva crítica que associa conhecimento às transformações do mundo (Carvalho, 2018). Contudo, quando recortamos para a gamificação, um tipo de MA que utiliza design de jogos em ambientes de não jogos (Alves, 2015), entendemos que ela pode possuir um caráter neoliberal de educação, pois foi fundamentada como estratégia de marketing. Na esteira dessa discussão, o objetivo geral do presente trabalho é investigar como três docentes de duas escolas da rede pública de ensino básico do município de Campo Grande-MS concebem a gamificação em sala de aula, considerando as pluralidades de interpretações da teoria (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica-reflexiva), e como se deu a realização de dois projetos gamificados com alunos de duas turmas de sétimos anos. Para o cumprimento de tal propósito, a pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: i) observar sob quais circunstâncias os profissionais criaram os projetos; ii) analisar quais as características dos projetos gamificados, por meio dos registros dos professores desenvolvedores (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas); iii) discutir as interpretações possíveis de gamificação, por meio dos modos como os professores diz ter aplicado os projetos; iv) analisar quais os resultados dos projetos, pela ótica dos professores; como trabalhou ou não o protagonismo dos discentes nos projetos. Foram observadas duas proposições já aplicadas de projetos de ensino gamificados, desenvolvidas a partir da perspectiva dos profissionais envolvidos, nas disciplinas de ciências, em 2017, em uma escola, e em todas as disciplinas da outra escola, em 2019. Ambas com discentes das turmas de sétimo ano do ensino fundamental dois. Uma localizada na região do Tijuca e outra na região do bairro Centro-Oeste. A partir dessas propostas, a professora-pesquisadora deste trabalho apresenta um estudo de caso (Yin, 2001) e os reflexos de sua realização em suas práticas escolares-acadêmicas, por meio do corazonar (Guerrero Arias, 2010) e da autocrítica reflexiva (Takaki, 2019). Utilizamos de abordagem qualitativa, com perspectiva interpretativista (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), à luz da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006), com entrevista semiestruturada aos docentes envolvidos nos projetos e análise documental (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas). Considerando as pluralidades de discussões da teoria sobre gamificação (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica), observamos que, quando chega à escola pública, essa discussão ganha mais intensidade, pois, embasados em abordagens educacionais mercadológicas (Ball, 2014), condicionar estudantes à resolução de tarefas é refutar uma definição social de metodologia ativa que considera o senso crítico do aluno e uma formação docente crítica para a justiça social (Kalantzis; Cope, 2008), permeados por um corazonar que rompe com os sequestros dos corpos, das subjetividades e das mentes de professores e estudantes.
                                  A REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DE GOVERNANTAS/BABÁS EM EMMA, DE JANE AUSTEN, E SUÍTE TÓQUIO, DE GIOVANA MADALOSSO
                                  Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 20/12/2024
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                  • Andre Rezende Benatti
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Giovanna Stael de Abreu dos Santos
                                    Banca
                                    • Andre Rezende Benatti
                                    • Carin Cassia de Louro de Freitas
                                    • Jordana Cristina Blos Veiga Xavier
                                    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                    • Wellington Furtado Ramos
                                    Resumo O intuito deste trabalho é analisar a representação do papel de governantas/babás e sua invisibilidade dentro das obras ficcionais e na realidade, a partir de uma visão feminista. Para tal, duas personagens serão levadas em consideração, Miss Taylor, em Emma (1815), de Jane Austen, e Maju, em Suíte Tóquio (2020), de Giovana Madalosso, além de buscar compreender como as personagens tornam-se protagonistas em suas narrativas. Miss Taylor/Mrs.Weston, é a governanta da família Woodhouse, enquanto Maju trabalha como babá para Fernanda e Cacá. As personagens se aproximam por estarem representando um papel maternal para as meninas as quais prestam serviços, em contrapartida, elas se distanciam por apresentarem protagonismos diferentes, como se houvesse uma evolução de uma obra para outra. Está sendo analisado a representação das governantas/babás como mãe, a (in)visibilidade das personagens Maju e Miss Taylor e a representação dessas obras, utilizando os conceitos apresentados por Aristóteles, em A poética clássica (2021) e de Erich Auerbach, em Mimesis (2021). Além disso, há uma análise histórica a fim de saber se há verossimilhança, partindo da escrevivências do livro Eu, empregada doméstica (2019), de Preta-Rara e das discussões presentes no livro de Juliana Teixeira, Trabalho Doméstico (2021) com a contemporaneidade. Resultando no estudo do papel condicionado à mulher, com base nos estudos Silvia Fererici em Calibã e Bruxa (2017) e O ponto zero da Revolução (2019).
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                                    A Formação Translíngue do Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais nas aulas de inglês
                                    Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 12/12/2024
                                    Área LETRAS
                                    Orientador(es)
                                    • Nara Hiroko Takaki
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Daniel Pereira Matias
                                      Banca
                                      • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                                      • Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
                                      • Felipe de Almeida Coura
                                      • Nara Hiroko Takaki
                                      • Rosivaldo Gomes
                                      Resumo A área de pesquisas acerca dos Estudos Surdos teve aumento progressivo nas últimas décadas, sobretudo ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Inclusão Social em diversos contextos sociais (Negreiros, 2021; Nogueira, 2018; Quadros, 2017; Favorito, Silva, 2017). Vale investigar a formação linguística e crítica (Cervetti, Pardales, Damico, 2001) do profissional Tradutor-Intérprete de Libras (TILS) que atue em sala de aula, com destaque ao ensino de inglês para surdos, da perspectiva da translinguagem (García, Alvis, 2019, Takaki, 2020)/práticas translíngues (Canagarajah, 2013a, 2013b). Assim sendo, esta pesquisa de mestrado visou realizar um estudo autoetnográfico, qualitativo, interpretativo e exploratório (Ono, 2017) sobre a formação do Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais (sendo esse TILS o pesquisador e autor deste projeto) para as aulas de Inglês no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública por meio da translinguagem/práticas translíngues, no segundo semestre de 2023, em Campo Grande - MS.
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                                      HASHEM É O MEU PASTOR: A CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA DA CONFIANÇA NOS SALMOS
                                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 02/12/2024
                                      Área LETRAS
                                      Orientador(es)
                                      • Geraldo Vicente Martins
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Thaíssa Soares Silva
                                        Banca
                                        • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                                        • Geraldo Vicente Martins
                                        • José Antonio De Souza
                                        • Maria Luceli Faria Batistote
                                        • Nataniel dos Santos Gomes
                                        Resumo Tendo em vista a importância das Escrituras Sagradas para inúmeras culturas, elas se tornaram foco de pesquisa sob diversas vertentes interpretativas; nessa perspectiva, o presente trabalho se estabeleceu de modo a investigar como a confiança se constitui como paixão semiótica no livro de Salmos. Essa paixão emerge como um elemento central na relação do salmista com Deus, revelada nas figuras e nos temas que constroem as isotopias, como a proteção divina, a salvação e o louvor, evidenciando a profundidade da fé e da dependência do salmista em relação ao divino; assim, a análise se concretizou recorrendo a conceitos da semiótica discursiva. Optou-se por realizar uma análise escolhendo especificamente passagens textuais que revelassem a confiança do salmista em Deus, tendo sido selecionados os salmos 23, 27, 40, 63, 71 e 121. É importante destacar que a análise considera duas línguas: primeiramente o português, língua em que a dissertação está desenvolvida, e o hebraico como apoio de análise, idioma original desses textos. A análise abrange não apenas os significados linguísticos, mas também as nuances culturais e os efeitos de sentido presentes nos textos a partir das duas línguas, sendo, portanto, utilizadas as versões em língua hebraica e em língua portuguesa do livro Tehilim Keter David (2020). Já a transliteração utilizada para os textos de Salmos está presente em O livro dos salmos com transliteração linear, versão de 2017, que contém os textos em hebraico, em português (interlinear) e transliterado. É válido destacar que o trabalho se construiu por meio da seleção dos elementos figurativos em língua hebraica e o modo como eles constroem as isotopias presentes; para isso, a pesquisa abordou o conceito proposto por Bertrand (2003), entendendo que compreender o sentido não diz respeito apenas a identificar os objetos no mundo, mas a reconhecer as relações entre eles, as quais constroem significações. Essas isotopias são possíveis de serem compreendidas por meio dos elementos figurativos e temáticos que compõem as poesias presentes nos Salmos; para as isotopias, também é preciso destacar que consideramos a análise da confiança, tendo em mente que, na língua hebraica, a relação entre אמונה, no transliterado Emunah, que, de forma superficial, é traduzido como fé, e o lexema ביטחון, no transliterado Bitachon, que é confiança plena em Deus, revela a conexão entre seus conceitos. Assim, entendemos a importância de analisar os lexemas e suas construções de sentido em hebraico, já que os textos foram originalmente escritos nesse idioma, o que nos permite compreender melhor os significados culturais e os efeitos de sentido associados; além disso, reconhecemos que os textos selecionados para análise formam um conjunto coeso de significados, intrinsecamente relacionados à língua hebraica.
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                                        O protagonismo da mulher indígena Ñandesy no estado de Mato Grosso do Sul: análise de narrativas
                                        Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 30/09/2024
                                        Área LETRAS
                                        Orientador(es)
                                        • Fabiana Pocas Biondo
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Tathiane Maria de Souza Batista
                                          Banca
                                          • Bruno Cuter Albanese
                                          • Fabiana Pocas Biondo
                                          • JULIANA GRASIÉLI BUENO MOTA
                                          • Patricia Graciela da Rocha
                                          • Rosivaldo Gomes
                                          Resumo Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e analisa narrativas de uma mulher
                                          Guarani Ñandeva que possui o papel de rezadeira em sua comunidade - uma
                                          Ñandesy. O objetivo geral é investigar se e como as relações de gênero e as
                                          relações territoriais e interpessoais influenciam na construção identitária dessa
                                          mulher, que por vezes assume o protagonismo em sua comunidade. Como aparato
                                          teórico, são utilizados estudos sobre feminismos de orientação decolonial
                                          (HOLLANDA, 2020; LUGONES, 2020; CRENSHAW, 2019; MIÑOSO, 2020;
                                          PAREDES, 2010 e CUSICANQUI, 2021), sobre a população indígena da região de
                                          Mato Grosso do Sul (SHADEN, 1974, CAVALCANTE, 2018, MOTA, 2015; AMADO
                                          LE BOURLEGAT e URQUIZA, 2019), sobre questões identitárias (KILOMBA, 2019 e
                                          HAIDER, 2019) e sobre a teorização de narrativas, (MEIHY e SEAWRIGHT, 2020,
                                          ARFUCH, 2019, PEDRO, 2017, ROVAI, 2017, LOZANO, 2017 E ALBERTI 2017).
                                          Partindo da concepção de Moita Lopes (2006), segundo a qual a Linguística
                                          Aplicada precisa dialogar com diferentes teorias para a compreensão do nosso
                                          tempo, propõe-se um estudo interdisciplinar que tem como corpus analítico uma
                                          entrevista realizada com uma Ñandesy, rezadeira de uma aldeia no município de
                                          Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, território ainda não regularizado pela
                                          Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). De uma perspectiva que
                                          considera os depoimentos da Ñandesy e a história da pesquisadora deste trabalho
                                          como "narrativas" de si, o trabalho permitiu observar a sua atuação na comunidade
                                          como liderança religiosa e política, por meio de suas histórias e observações da
                                          pesquisadora durante o trabalho de campo. Nesse tempo de experiência e vivência
                                          com a comunidade Guarani e a Ñandesy, exercendo o seu trabalho, bem como das
                                          análises de suas histórias, foi possível perceber que seu papel como mulher, líder e
                                          protagonista altera algumas das relações de gênero dentro daquele território e
                                          constrói diferentes parentelas através da reza e da liderança.
                                          O ROMANTISMO, NOSSO CONTEMPORÂNEO, EM AOS 7 E AOS 40, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
                                          Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 20/09/2024
                                          Área LETRAS
                                          Orientador(es)
                                          • Wellington Furtado Ramos
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Janaina dos Santos Miranda
                                            Banca
                                            • Altamir Botoso
                                            • Andre Rezende Benatti
                                            • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                            • Rosicley Andrade Coimbra
                                            • Wellington Furtado Ramos
                                            Resumo Intenta-se, nesta pesquisa, realizar uma leitura e análise crítica do romance intitulado
                                            Aos 7 e aos 40 (2013) de João Anzanello Carrascoza, a fim de verificar e validar a
                                            presença do Romantismo como parâmetro estético e de visão de mundo produzida,
                                            no livro supracitado, que se utiliza da linguagem e de recursos estilísticos, a fim de
                                            enfatizar o contexto intimista marcado pelas relações entre os sujeitos e ao mesmo
                                            tempo se posicionar na contracorrente da sociedade moderna capitalista. Desse
                                            modo, nota-se que o Romantismo se apresenta, na produção de Carrascoza, por meio
                                            do lirismo, da subjetividade, da liberdade de criação e da expressão, do escapismo,
                                            das figuras de linguagem, que são elementos utilizados pelo autor, a fim de criar um
                                            ambiente idealizado que possibilita a fuga dos valores impostos pela Modernidade.
                                            Assim, com o intuito de aprofundarmos acerca do Romantismo, tomamos, como base,
                                            os textos teóricos intitulados Revolta e Melancolia de Löwy e Sayre (2015), O
                                            Romantismo, Nosso Contemporâneo de Antonio Cândido (1988), História Concisa da
                                            Literatura Brasileira de Alfredo Bosi (2022), no intuito de debater como o movimento
                                            do Romantismo ainda se mostra em manifestações contemporâneas. Partindo da
                                            linguagem, do estilo e dos recursos estilísticos utilizados por Carrascoza, que faz uso
                                            de símbolos, reticências, fragmentos, espaços e hifens estendidos, são abordados
                                            temas, como a memória, o silêncio, a figura do narrador, o romance-móbile, traços
                                            comuns ao Romantismo. A pesquisa está assentada em pressupostos teóricos de
                                            Bosi (2022), Candido (1988), D’Angelo (2006), Gagnebin (2009), Lausberg (1972),
                                            Löwy e Sayre (2015), Moisés (2010), Moisés (2008), Orlandi (2007), Sartre (1999),
                                            Friedman (2002), Williams (1969).
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                                            A significação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: análise semiótica do Ícone e das práticas devocionais.
                                            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 16/09/2024
                                            Área LETRAS
                                            Orientador(es)
                                            • Sueli Maria Ramos da Silva
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Renan Ramires de Azevedo
                                              Banca
                                              • Alexandre Marcelo Bueno
                                              • Geraldo Vicente Martins
                                              • Ivã Carlos Lopes
                                              • Maria Luceli Faria Batistote
                                              • Sueli Maria Ramos da Silva
                                              Resumo O presente estudo teve como objetivo geral identificar como se dá o processo de significação do ícone e das práticas devocionais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para isso, utilizamos os preceitos teóricos-metodológicos da Semiótica Discursiva (Greimas, 1970), teoria francesa que possui como objeto a significação de textos, por meio da análise de suas respectivas estruturas, na relação de conteúdo e expressão (Hjelmslev, 2013 [1961]) que, assim, produz o sentido. O corpus deste trabalho, como previamente dito, são os enunciados relacionados à figura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, obtendo como recorte, para demonstração analítica, as práticas ocorridas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na cidade Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Brasil – tendo em vista ser o Santuário que mais reproduz práticas desta devoção popular no país. Mais precisamente, o corpus está organizado em: a) a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – por meio do rito registrado no Novenário/Livro de Bolso, a prática em si e sua manutenção on-line frente à pandemia da Covid-19, pela gravação do rito no YouTube; b) o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sua disposição no espaço sagrado; e c) recortes de enunciados de Perpétuo Socorro como padroeira de um lugar, neste caso, foram recortadas a ladainha e a consagração da padroeira de Mato Grosso do Sul, rezadas na missa do dia da padroeira no mesmo locus em questão. Para análise, foi utilizada a metodologia do percurso gerativo do sentido, por meio dos conceitos do nível fundamental, do nível narrativo e do nível discursivo na análise do conteúdo, e as categorias cromáticas, eidéticas e topológicas, na análise da expressão pictórica do ícone. Além disso, esta pesquisa apresenta considerações tensivas sobre a tonicidade dos gêneros do discurso ritual na Novena e dos enunciatários religiosos (Deus, Nossa Senhora e Santos em geral) no presente rito católico que, relacionados, apresentam determinada hierarquização. Assim, esta pesquisa se insere na tradição de estudos semióticos sobre religião/ religiosidade e, a partir dos resultados apreendidos, pudemos entender, por exemplo, a organização textual dos enunciados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quais seus temas e figuras e como estes se relacionam, seu funcionamento enunciativo, dentre outros pontos de contribuição. Com a divulgação da presente pesquisa, esperamos apresentar novos objetos semióticos no domínio discursivo religioso e proporcionar novos limites e significados na concepção do sagrado em suas mais variadas formas de manifestação
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                                              Onde se cruzam Meu tio Roseno, a cavalo, de Wilson Bueno, e Meu tio Iauaretê, de Guimarães Rosa
                                              Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 03/09/2024
                                              Área LITERATURA COMPARADA
                                              Orientador(es)
                                              • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Augusto Ferreira Sampaio Rosa
                                                Banca
                                                • Altamir Botoso
                                                • Angela Cristina Dias do Rego Catônio
                                                • Geraldo Vicente Martins
                                                • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                                • Wellington Furtado Ramos
                                                Resumo O objetivo central desta dissertação foi estabelecer um estudo comparativo sobre o
                                                papel do herói contemporâneo, tomando como textos para análise a novela Meu tio
                                                Roseno, a Cavalo, de Wilson Bueno, e o conto “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães
                                                Rosa, os corpora de nossa proposta. Além dos estudos sobre o herói, outras
                                                comparações literárias subsidiárias entre os textos de Bueno e de Rosa foram
                                                desenvolvidos, como os índices de violência que os permeiam, conectados a uma ideia
                                                de regionalidade, o espaço sertanejo e os linguajares de um sertão híbrido. A pesquisa
                                                utilizou-se de metodologia comparativa entre as obras de Wilson Bueno e João
                                                Guimarães Rosa, sobretudo entre Meu tio Roseno, a cavalo e os contos “Meu tio o
                                                Iauaretê” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, este último de modo mais restrito.
                                                Ressalta-se que em nenhum momento houve qualquer tipo de hierarquização em razão
                                                do cânone literário, posto que nosso propósito foi investigar, entre semelhanças e
                                                diferenças, elementos que pudessem fundamentar hipóteses de interpretação literária no
                                                universo sertanejo brasileiro. Os aportes teóricos de destaque para nossa investigação
                                                foram: Walter Benjamin, Aristóteles, Maurice Halbwachs, Jeanne Marie Gagnebin,
                                                Antonio Candido e Otto Maria Carpeaux.
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