Mestrado em Estudos de Linguagens

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TRABALHO Ações
A representação feminina no feminejo: uma análise fraseológica-discursiva
Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
Tipo Dissertação
Data 08/07/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Elizabete Aparecida Marques
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Pâmela dos Santos Fuzaro
    Banca
    • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
    • Aparecida Negri Isquerdo
    • Elizabete Aparecida Marques
    • MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
    • Renato Rodrigues Pereira
    Resumo A Fraseologia é uma disciplina que se ocupa do estudo das unidades fraseológicas
    das línguas, ou seja, as combinações de palavras frequentes na comunicação
    cotidiana dos indivíduos, as quais refletem aspectos culturais, históricos, sociais e
    linguísticos (Corpas, 1996). Do mesmo modo, a música sertaneja, amplamente
    popular no Brasil, está profundamente conectada à cultura e à identidade nacional
    de uma comunidade (Napolitano, 2002). Tanto que, historicamente, as mulheres
    enfrentaram inúmeras dificuldades para se expressar e participar ativamente da
    sociedade, em razão da forte opressão presente em épocas passadas, algo refletido
    na predominância masculina no gênero musical sertanejo. No entanto, com o
    avanço do feminismo ao longo do século XX - movimento de luta pelos direitos das
    mulheres -, elas conquistaram mais espaço e influência em diversos âmbitos,
    inclusive no meio artístico. Tal fato, resulta no surgimento, por exemplo, do feminejo,
    uma vertente musical que dá voz às experiências femininas dentro do cenário
    sertanejo. Deste modo, a representação feminina refletida em canções deste gênero
    exige uma dupla análise, orientada pelas questões fraseológicas e discursivas, isto
    é, analisar os discursos, centrando-se nas locuções, das precursoras deste gênero
    musical com o das sucessoras a fim de um entendimento da imagem da mulher
    apresentada nessas canções. Para tanto, este estudo tem como objetivo geral
    investigar a representação da mulher no feminejo por meio do léxico, com foco na
    análise das locuções encontradas nos contextos discursivos das canções
    selecionadas. Como objetivos específicos, propõe-se: analisar os fraseologismos
    presentes nas letras das feminejas como recursos que contribuem na construção da
    representatividade da mulher; investigar possíveis evoluções nos discursos sobre a
    mulher, com base na comparação entre as precursoras e as artistas
    contemporâneas do feminejo; e avaliar se os discursos das canções promovem um
    efeito de sentido positivo e empoderador da figura feminina. Neste sentido, do ponto
    de vista metodológico, o processo de análise leva em conta as músicas de Marília
    Mendonça e Maiara e Maraísa, lançadas nos anos de 2014 a 2016, e, as canções
    de Lauana Prado e Yasmin Santos, lançadas nos anos de 2020 a 2022. Esta
    seleção de canções e período de tempo representam o avanço iniciado desde a
    época de surgimento do feminejo até a consolidação do gênero. Logo, ao todo,
    somaram-se 82 canções das quatro cantoras. Por conseguinte, no que se refere às
    teorias feministas, discute-se a relação entre o feminejo e o feminismo, abordando a
    evolução do gênero como expressão de empoderamento feminino. Analisa-se
    também o papel do sertanejo na inclusão das mulheres, com destaque para artistas,
    temáticas recorrentes e o surgimento do movimento. No âmbito dos estudos léxicos
    e da fraseologia, apresentam-se os fundamentos teóricos da área, considerando sua
    evolução, seus objetos de estudo e sua relação com o discurso. Discute-se ainda a
    linguagem como prática social, vinculada à construção de identidades e às
    dinâmicas de poder. Diante disso, a análise permite concluir que, embora o gênero
    feminejo tenha avançado em termos de espaço e reconhecimento, os discursos das
    canções ainda não demonstram, de forma significativa, uma evolução positiva da
    representação da mulher.
    Palavras-Chave: Representação feminina; Feminejo; Fraseologia; Locuções;
    Discurso;
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      DA ORALIDADE À FICÇÃO: A REPRESENTAÇÃO DE CÉLIA DE SOUZA NA LENDA URBANA DA BRUXA DA SAPOLÂNDIA EM CAMPO GRANDE-MS
      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
      Tipo Dissertação
      Data 24/06/2025
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Ramiro Giroldo
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Leonnardo Vieira de Sousa
        Banca
        • Altamir Botoso
        • Ramiro Giroldo
        • Volmir Cardoso Pereira
        • Wellington Furtado Ramos
        • William Teixeira da Silva
        Resumo A presente dissertação propõe um olhar sobre a história da “Bruxa da Sapolândia”, figura
        emblemática do imaginário campo-grandense, a fim de compreender os limites entre
        realidade e ficção. Este estudo teve como objetivo analisar a construção e a permanência
        da imagem da “Bruxa da Sapolândia” ao longo do tempo, avaliando seus aspectos sociais,
        culturais e religiosos e quais representações literárias, artísticas e culturais contribuíram
        para consolidá-la no imaginário coletivo. Buscamos investigar os mecanismos de
        sobrevivência dessa narrativa, desde sua circulação na tradição oral, atravessando sua
        formação em lenda urbana, até sua transposição para a literatura ficcional contemporânea.
        O estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica,
        análise de fontes documentais e entrevistas com autores relevantes na difusão da
        narrativa, com destaque para o escritor André Alvez. Seu livro “A Bruxa da Sapolândia”
        (2018) consiste em uma recriação literária e ficcional da história de Célia de Souza,
        incorporando memórias de infância do autor que viveu ao lado do brejo conhecido como
        Sapolândia e cresceu ouvindo a história da bruxa. Além da análise da obra literária, a
        pesquisa contempla a criação de um conto rimado autoral e a elaboração de uma ilustração
        digital representativa da personagem, como recursos criativos que reafirmam a
        importância da figura da bruxa na cultura popular local e na memória afetiva dos
        moradores de Campo Grande. O estudo evidencia a representação de Célia de Souza
        enquanto sujeito social, cultural e político, analisando as dinâmicas que contribuíram para
        sua alcunha como bruxa. Para tanto, consideramos fragmentos históricos, memória
        coletiva e elementos do folclore presentes no contexto sul-mato-grossense, com ênfase
        na cidade de Campo Grande. A fundamentação teórica foi embasada em autores como
        Marlei Sigrist (2008), Silvia Federici (2017), Nilza Megale (1999), Luís da Câmara
        Cascudo (2012), Nicholas Wolterstorff (2003), além de Mikhail Bakhtin (1987, 2002,
        2003, 2010, 2011) e Fayga Ostrower (1987 e 1989), ressaltando a importância da
        permanência e ressignificação das lendas urbanas como formas de resistência cultural e
        preservação da memória popular.
        Palavras-chave: Folclore, Bruxa da Sapolândia, Literatura Brasileira, Cultura Popular,
        Oralidade, Memória Coletiva.
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          Contribuições da música para a ressocialização dos privados de liberdade: uma revisão dos documentos normativos de Mato Grosso do Sul
          Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
          Tipo Dissertação
          Data 07/03/2025
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • William Teixeira da Silva
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Priscila Acosta de Freitas
            Banca
            • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
            • Denise Silva
            • Marcos Machado Chaves
            • Mateus Berger Kuschick
            • William Teixeira da Silva
            Resumo A pesquisa desenvolvida tem por objetivo estudar as contribuições que a música pode agregar no processo de ressocialização do público privados de liberdade do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo reflexões destacando a música como mecanismo de ressocialização. Objetiva-se, para tanto, apontar através da análise dos documentos formativos utilizados pela Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul, como a música pode afetar diretamente na ressocialização dos privados de liberdade. Por se tratar de um projeto de pesquisa, a mesma será baseada em estudo de autor como por exemplo Swanwick, Keith. Música, mente e educação e Foucault, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. Para garantir o raciocínio lógico do trabalho, utiliza-se a metodologia baseada na pesquisa bibliográfica e documental. O projeto tem caráter essencialmente qualitativo, por meio de análise de leis, documentos, projetos e resoluções. O material documentado bem como as análises visão buscar novos resultados, fomentar discussões sobre a importância da música no processo de ressocialização dos privados de liberdade. Diante da pesquisa proposta, viso buscar novos resultados com o objetivo de fomentar discussões e reflexões sobre a importância da música no processo de reinserção e ressocialização dos privados de liberdade e as contribuições que ela pode trazer a reinserção deles.
            Palavras-chave: Música e linguagem, privados de liberdade e ressocialização.
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            A PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL
            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
            Tipo Dissertação
            Data 06/03/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • William Teixeira da Silva
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Mirian Monteiro Veiga Fagundes
              Banca
              • Denise Silva
              • Marcos Machado Chaves
              • Mateus Berger Kuschick
              • Rosana Cristina Zanelatto Santos
              • William Teixeira da Silva
              Resumo A Educação do Campo no Brasil completou 26 anos em 2024 e tem sido um tema amplamente discutido devido às suas especificidades e desafios. Voltada para atender populações rurais, quilombolas, ribeirinhas e de assentamentos da reforma agrária, essa modalidade de educação visa garantir o direito à educação com qualidade, respeitando as particularidades culturais e produtivas dessas comunidades. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise desse homem do campo, que reivindica a educação do campo como igualdade de oportunidades, justiça social e o reconhecimento do campo como um espaço legítimo de produção de conhecimento e cultura, colocando em foco o ensino-aprendizagem das escolas do campo e a importância de novas práticas de ensino, propondo assim a linguagem musical como ferramenta pedagógica na alfabetização. Será adotada como fundamentação teórica o dialogismo enquanto princípio pedagógico na educação musical. Trazendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de um estado do conhecimento e de uma revisão de publicações acadêmicas relevantes, baseada, principalmente, em teses, dissertações e artigos científicos. A estrutura adotada para o trabalho se faz em três capítulos, sendo o primeiro capítulo um mapeamento bibliográfico do estado do conhecimento, a partir dos descritores ‘Música’ e ‘Educação do Campo’, temas esses que trazem a música como ferramenta pedagógica na alfabetização escolar do campo promovendo reflexões sobre práticas educacionais contextualizadas, considerando as especificidades culturais e sociais do meio rural. O segundo capítulo traz a fundamentação teórica: o dialogismo como princípio pedagógico da educação musical, com apresentação do conceito de dialogismo proposta pelo filósofo e teórico da cultura europeia Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), que sendo aplicado como princípio pedagógico na educação musical implica em promover um ambiente de aprendizado, em que a troca de experiências, a interatividade e as relações dialógicas são centrais. As considerações de Bakhtin sobre a linguagem e a interação humana encontram uma profunda ressonância com as reflexões que Paulo Freire “propõe acerca do ser humano e de seu lugar no centro das relações com o mundo, mediadas pela palavra, material colocado como mola propulsora do trabalho alfabetizador” (Moura, 2012, p. 62). Ambas as perspectivas compartilham a ideia de que a palavra é um elemento essencial e transformador, atuando como uma ferramenta mediadora nas relações entre o sujeito e o mundo. É destacado a música e a sua relação com o contexto histórico, visando apresentar a pedagogia musical europeia da primeira metade do século XX, trazendo como referencial teórico, o compositor, musicólogo e pedagogo Zoltán Kodály (1882-1967). No terceiro capítulo, a educação no campo em MS: para quem e como? mostrará como a educação e o trabalho no campo são considerados elementos cruciais para compreender as relações sociais, econômicas e culturais que moldam a vida das pessoas nessas áreas. A pesquisa trará o histórico da educação do campo e o papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como um dos protagonistas da educação do campo na perspectiva de que a educação tradicional, predominantemente concebida para atender às demandas das áreas urbanas, não atendia às necessidades das crianças e jovens pertencentes à realidade dos assentamentos rurais. E por último uma análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN nº 9.394/1996 e o Currículo de Referências de Sidrolândia/MS, abrangendo os assuntos relacionados à escola do campo e à utilização dos recursos pedagógicos no que se refere à linguagem da música em toda sua esfera.
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                “MANO, PEGA A VISÃO”: CARACTERÍSTICAS DA FALA DOS JOVENS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS CRIATIVOS QUE CONSTITUEM A SUA VARIEDADE LINGUÍSTICA
                Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                Tipo Dissertação
                Data 05/03/2025
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Patricia Graciela da Rocha
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Luclecia Silva de Almeida Matias
                  Banca
                  • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                  • Fabiana Pocas Biondo
                  • Patricia Graciela da Rocha
                  • Rodrigo Acosta Pereira
                  Resumo Ao longo de quase duas décadas lecionando a disciplina de Língua Portuguesa nas
                  séries finais do Ensino Fundamental II e, em especial, no Ensino Médio, tenho observado
                  a forma de falar dos jovens: são expressões que de repente surgem e não muito tempo
                  depois deixam de ser usadas. Em meu locus de atuação profissional testemunhei um
                  ciclo de surgimento, alastramento, desaparecimento e invenções de termos, expressões,
                  gírias, siglas, palavras conhecidas que ganham novos significados… tudo sendo
                  incorporado ao repertório linguístico dos alunos, por esta razão considerei pertinente
                  estudar a variação linguística social, especificamente a presente na oralidade dos
                  adolescentes. Este trabalho apresenta como tema, portanto, a fala dos adolescentes
                  enquanto variedade linguística que se manifesta no ambiente escolar em suas interações
                  de conversação e tem como objeto principal investigar as características da fala dos
                  jovens contemporâneos no Ensino Médio – de uma Escola Estadual de Campo Grande
                  – MS – analisando os processos criativos que motivam as variações linguísticas na fala
                  dos alunos. Os objetivos específicos desta pesquisa consistem em: elaborar e aplicar,
                  no primeiro ano do Ensino Médio, uma Sequência Didática a partir da temática “Variação
                  Linguística”; fazer um levantamento das variantes linguísticas utilizadas pelos jovens
                  participantes da pesquisa, por meio da aplicação da Sequência Didática nas aulas de
                  Língua Portuguesa; identificar os processos linguísticos de criação de palavras ou
                  expressões mencionadas por esses jovens e identificar variantes linguísticas utilizadas
                  pelos pais e/ou avós dos estudantes participantes da pesquisa e as expressões
                  correspondentes utilizadas pelos adolescentes que representam, possivelmente, uma
                  variação ou mudança geracional. A geração dos dados se deu por meio da pesquisaação em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual
                  de ensino da cidade de Campo Grande, MS. Embora o corpus tenha sido gerado em
                  uma escola específica e os participantes sejam uma pequena parcela dos estudantes
                  matriculados (cerca de 60 estudantes), entendo que esse grupo de jovens possa
                  representar a comunidade de fala de adolescentes de uma forma geral, enquanto grupo
                  social de uma mesma faixa etária, que apresenta características muito semelhantes em
                  sua forma de falar. Ancorada nas perspectivas da Sociolinguística Variacionista proposta
                  por Labov (2008 [1972]), a pesquisa apoia-se, ainda, nas reflexões de Bagno (2014)
                  sobre as mudanças e variações da língua, na Pedagogia da Variação Linguística
                  defendida por Bortoni-Ricardo (2004), na teoria da diversidade linguística, defendida por
                  Soares (2017), e na valorização da diversidade na linguagem, adotada por Hooks (2019).
                  Por meio da aplicação da Sequência Didática, identifiquei que a fala dos adolescentes
                  se caracteriza por um repertório linguístico peculiar que identifica e diferencia o grupo
                  social dos demais grupos, sendo este o resultado de diversos fatores extralinguísticos
                  que interferem nos processos criativos das variantes presentes no vocabulário dessa
                  comunidade de fala, como o fato de estarem inseridos numa sociedade em que
                  prevalece a aceleração social e tecnológica, refletindo, por exemplo, no encurtamento
                  das palavras. Além disso, a influências das mídias digitais, para a incorporação de
                  memes no vocabulário dos jovens e estes carregam uma característica - a efemeridade.
                  A influência da língua inglesa norte-americana também representa um fator relevante
                  para a constituição do repertório linguístico dos adolescentes, resultando nos
                  estrangeirismos entranhados nas falas desse grupo social.
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                  A PINTURA COMO PROPOSIÇÃO DO ENTRE
                  Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                  Tipo Dissertação
                  Data 28/02/2025
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • William Teixeira da Silva
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Isabella Beatriz de Abreu
                    Banca
                    • Icaro Ferraz Vidal Junior
                    • Ramiro Giroldo
                    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                    • Silvio Ferraz Mello Filho
                    • William Teixeira da Silva
                    Resumo A pesquisa em questão vincula a atividade comunicativa, por meio da pintura, à consciência da finitude humana, partindo do pressuposto de que
                    é preciso morrer para saber narrar e estabelece relação entre a prática artística e a sua possibilidade de não-ser no mundo, buscando em Gilles
                    Deleuze, Giorgio Agamben, Leda Maria Martins, Michiko Okano e Villém Flusser referenciais para discutir o entre lugar. A pesquisa apresenta na
                    expressão artística o tensionamento temporal entre passado, presente e futuro alocados no fazer comunicativo da linguagem, a fim de persistir
                    para além da matéria a partir da memória. Partindo da discussão pictórica, o presente trabalho reúne cinco capítulos sendo que dois deles são
                    constituídos de imagens criadas pela autora, a fim de reiterar o diálogo interartístico que ocorre na concepção desta pesquisa e propor leituras
                    possíveis frente às questões apresentadas, bem como a sistematização de conceitos basilares ao gesto de pintar.
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                    Aplicativos com foco na oralidade em língua inglesa: espaços para educação linguística e/ou reprodução da racionalidade neoliberal?
                    Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                    Tipo Dissertação
                    Data 27/02/2025
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Davi Rodrigues
                      Banca
                      • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                      • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                      • Daniel de Mello Ferraz
                      • Fabiana Pocas Biondo
                      • Patricia Graciela da Rocha
                      Resumo Ao longo dos últimos anos, devido à maior acessibilidade à internet e aos smartphones, o uso de aplicativos (apps) tem se intensificado, especialmente com fins de aprendizagem. Considerando também que o mundo virtual tem se integrado cada vez mais ao trabalho docente, pesquisas que se preocupam em investigar não só como se dá o processo de aprendizagem de línguas nos apps, mas também em refletir sobre seu uso em contexto de formação de professores tornam-se necessárias. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir da observação e uso de dois aplicativos e das análises dos materiais coletados e gerados, que têm como foco desenvolver a habilidade oral de seus usuários, refletir e discutir sobre a oralidade, o uso de tecnologias digitais educacionais e a formação de professores de língua inglesa, problematizando também de que forma esses aspectos dialogam com a racionalidade neoliberal. Os específicos compreendem: a) discutir a(s) concepção(ões) de oralidade/speaking e de língua que emerge(m) dos aplicativos selecionados; b) discutir o papel do professor de línguas e da formação docente diante dos avanços tecnológicos em contexto neoliberal; c) refletir sobre o desenvolvimento da oralidade na formação de professores de língua inglesa, com base em pesquisas já realizadas, e em que aspectos o uso das tecnologias digitais pode ou não ser significativo nesse contexto. Para tanto, a pesquisa enquadrou-se no paradigma qualitativo de investigação (Denzin; Lincoln, 2006; Mattos; Jucá, 2022), seguindo também as metodologias de análise documental (Cellard, 2012; Sousa; Oliveira; Alves, 2021) e exploratória (Leffa, 2006; Raupp; Beuren, 2006). Adotei as considerações teóricas de Bakhtin (1981), Ferraz (2024) e Volóchinov (2018) sobre a concepção de língua; busquei também fundamentações em Brasil (2006), Ferraz (2024), Freire (1987), Monte Mor (2013; 2015), entre outros, para problematizar e discutir o conceito de ensino de línguas, para, então, debater sobre educação linguística (Cavalcanti, 2013; Ferraz, 2015; 2018; 2024; Menezes de Souza, 2019a). Ainda sobre o aporte teórico, recorri às discussões de diversos autores, quais sejam, Apple (2001); Biondo (2016; 2017); Dardot e Laval (2016); Ferraz (2015); Knobel e Kalman (2016); Laval (2004); Menezes de Souza (2019a); Monte Mor (2015, 2017); Signorini (2012), para articular criticamente as temáticas elencadas nos objetivos específicos: tecnologias digitais, neoliberalismo e formação de professores. A partir dessas referências, o percurso analítico privilegiou três aspectos a serem discutidos por meio dos dados coletados e gerados nos dois aplicativos: i) interface; ii) tipos de atividade e iii) feedback. Dos resultados, pude demonstrar de que forma a racionalidade neoliberal materializou-se em ambos os apps selecionados, dos quais elenco a seguir: na maneira como as interfaces foram desenvolvidas, de modo a configurar um espaço de comercialização, estimulando também a competição e a individualidade por meio da integração do sistema gamificado. A partir também dos tipos de atividades disponíveis a perspectiva neoliberal também foi observada, manifestando uma concepção de educação voltada para o desenvolvimento e aquisição de técnicas/habilidades/competências que focam na performance do usuário e aferem valor a ele enquanto sujeito, tal como um/a empreendedor/empresa de si mesmo (Mariutti, 2019; Szundy, 2019). Ademais, essa relação também foi evidenciada por meio do feedback fornecido pelos dois softwares, que assumia uma perspectiva julgadora (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), quantitativa e que atribuia juízo de valores, negativos ou positivos, a depender da desempenho do estudante da língua alvo comparada a de um “falante nativo”. Ao longo do percurso analítico, argumentei a favor da adoção de uma postura crítica em relação às ferramentas digitais educacionais, que os envolvidos passem a considerá-las produtos de um tempo que dialogam com a ideologia mercadológica, que, por sua vez, subverte a concepção de educação (Apple, 2001; Laval, 2004), afastando-a de seu propósito social e crítico (Freire, 1987; Ferraz, 2024), perspectiva sustentada neste trabalho.
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                      O tecnomorfismo enquanto processo composicional
                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Dissertação
                      Data 17/01/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • William Teixeira da Silva
                      Coorientador(es)
                      • Tatiana Olivieri Catanzaro
                      Orientando(s)
                      • Ingrid Mayumi Yamazato de Souza
                      Banca
                      • José Henrique Padovani Velloso
                      • Ramiro Giroldo
                      • Silvio Ferraz Mello Filho
                      • Wellington Furtado Ramos
                      • William Teixeira da Silva
                      Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender como o conceito de tecnomorfismo musical, ou seja, a abstração de recursos tecnológicos e sua aplicação a meios instrumentais tradicionais pode ser visto como um modelo composicional e, principalmente, compreender como as ferramentas tecnológicas impactam o aspecto processual da composição musical. Assim, busca-se entender como a montagem eletroacústica pode influenciar o processo de escrita instrumental. A abordagem metodológica adotada para o trabalho consiste em realizar análises comparadas entre peças acusmáticas e instrumentais dos compositores Hans Tutschku, Patricia Alessandrini e Felipe de Almeida Ribeiro, com isso se objetiva apresentar as semelhanças e diferenças entre os processos de criação nos dois contextos. Para isso, são usados enquanto referenciais teóricos o trabalho de Tatiana Catanzaro acerca da definição de tecnomorfismo, a teoria e a tipo-morfologia de Pierre Schaeffer para subsidiar as análises das peças eletroacústicas, e a musicologia cognitiva de François Delalande para compreender e sistematizar as etapas dos processos criativos de cada compositor. Ademais, a construção do instrumento musical por meio da composição é investigada a partir da visão de Helmut Lachenmann. Por fim, as análises e as pesquisas realizadas informam a prática composicional da própria pesquisadora, que apresenta seu relato do processo de criação da peça “Mobius Strip” para violoncelo e eletrônica como maneira de demonstrar a aplicação prática das ideias levantadas pela pesquisa.
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                      A GAMIFICAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O CORAZONAR DA PROFESSORA-PESQUISADORA
                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                      Tipo Dissertação
                      Data 14/01/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Fabiana Pocas Biondo
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Iasmin Maia Pedro
                        Banca
                        • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                        • Edilaine Buin Barbosa
                        • Fabiana Pocas Biondo
                        • Jucara Zanoni do Nascimento
                        • Patricia Graciela da Rocha
                        Resumo As metodologias ativas (MA) têm se destacado na educação, promovendo uma aprendizagem interativa e dialógica (Neves, 2018). Por meio da revisão bibliográfica sobre tal abordagem, identificamos uma perspectiva crítica que associa conhecimento às transformações do mundo (Carvalho, 2018). Contudo, quando recortamos para a gamificação, um tipo de MA que utiliza design de jogos em ambientes de não jogos (Alves, 2015), entendemos que ela pode possuir um caráter neoliberal de educação, pois foi fundamentada como estratégia de marketing. Na esteira dessa discussão, o objetivo geral do presente trabalho é investigar como três docentes de duas escolas da rede pública de ensino básico do município de Campo Grande-MS concebem a gamificação em sala de aula, considerando as pluralidades de interpretações da teoria (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica-reflexiva), e como se deu a realização de dois projetos gamificados com alunos de duas turmas de sétimos anos. Para o cumprimento de tal propósito, a pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: i) observar sob quais circunstâncias os profissionais criaram os projetos; ii) analisar quais as características dos projetos gamificados, por meio dos registros dos professores desenvolvedores (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas); iii) discutir as interpretações possíveis de gamificação, por meio dos modos como os professores diz ter aplicado os projetos; iv) analisar quais os resultados dos projetos, pela ótica dos professores; como trabalhou ou não o protagonismo dos discentes nos projetos. Foram observadas duas proposições já aplicadas de projetos de ensino gamificados, desenvolvidas a partir da perspectiva dos profissionais envolvidos, nas disciplinas de ciências, em 2017, em uma escola, e em todas as disciplinas da outra escola, em 2019. Ambas com discentes das turmas de sétimo ano do ensino fundamental dois. Uma localizada na região do Tijuca e outra na região do bairro Centro-Oeste. A partir dessas propostas, a professora-pesquisadora deste trabalho apresenta um estudo de caso (Yin, 2001) e os reflexos de sua realização em suas práticas escolares-acadêmicas, por meio do corazonar (Guerrero Arias, 2010) e da autocrítica reflexiva (Takaki, 2019). Utilizamos de abordagem qualitativa, com perspectiva interpretativista (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), à luz da Linguística Aplicada INdisciplinar (Moita Lopes, 2006), com entrevista semiestruturada aos docentes envolvidos nos projetos e análise documental (sequência didática, feedback, avaliações, fotos, entre outras mídias possivelmente utilizadas). Considerando as pluralidades de discussões da teoria sobre gamificação (lógica neoliberal/abordagem interativa e dialógica/crítica), observamos que, quando chega à escola pública, essa discussão ganha mais intensidade, pois, embasados em abordagens educacionais mercadológicas (Ball, 2014), condicionar estudantes à resolução de tarefas é refutar uma definição social de metodologia ativa que considera o senso crítico do aluno e uma formação docente crítica para a justiça social (Kalantzis; Cope, 2008), permeados por um corazonar que rompe com os sequestros dos corpos, das subjetividades e das mentes de professores e estudantes.
                        A REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DE GOVERNANTAS/BABÁS EM EMMA, DE JANE AUSTEN, E SUÍTE TÓQUIO, DE GIOVANA MADALOSSO
                        Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                        Tipo Dissertação
                        Data 20/12/2024
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • Andre Rezende Benatti
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Giovanna Stael de Abreu dos Santos
                          Banca
                          • Andre Rezende Benatti
                          • Carin Cassia de Louro de Freitas
                          • Jordana Cristina Blos Veiga Xavier
                          • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                          • Wellington Furtado Ramos
                          Resumo O intuito deste trabalho é analisar a representação do papel de governantas/babás e sua invisibilidade dentro das obras ficcionais e na realidade, a partir de uma visão feminista. Para tal, duas personagens serão levadas em consideração, Miss Taylor, em Emma (1815), de Jane Austen, e Maju, em Suíte Tóquio (2020), de Giovana Madalosso, além de buscar compreender como as personagens tornam-se protagonistas em suas narrativas. Miss Taylor/Mrs.Weston, é a governanta da família Woodhouse, enquanto Maju trabalha como babá para Fernanda e Cacá. As personagens se aproximam por estarem representando um papel maternal para as meninas as quais prestam serviços, em contrapartida, elas se distanciam por apresentarem protagonismos diferentes, como se houvesse uma evolução de uma obra para outra. Está sendo analisado a representação das governantas/babás como mãe, a (in)visibilidade das personagens Maju e Miss Taylor e a representação dessas obras, utilizando os conceitos apresentados por Aristóteles, em A poética clássica (2021) e de Erich Auerbach, em Mimesis (2021). Além disso, há uma análise histórica a fim de saber se há verossimilhança, partindo da escrevivências do livro Eu, empregada doméstica (2019), de Preta-Rara e das discussões presentes no livro de Juliana Teixeira, Trabalho Doméstico (2021) com a contemporaneidade. Resultando no estudo do papel condicionado à mulher, com base nos estudos Silvia Fererici em Calibã e Bruxa (2017) e O ponto zero da Revolução (2019).
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                          A Formação Translíngue do Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais nas aulas de inglês
                          Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                          Tipo Dissertação
                          Data 12/12/2024
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Nara Hiroko Takaki
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Daniel Pereira Matias
                            Banca
                            • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                            • Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
                            • Felipe de Almeida Coura
                            • Nara Hiroko Takaki
                            • Rosivaldo Gomes
                            Resumo A área de pesquisas acerca dos Estudos Surdos teve aumento progressivo nas últimas décadas, sobretudo ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Inclusão Social em diversos contextos sociais (Negreiros, 2021; Nogueira, 2018; Quadros, 2017; Favorito, Silva, 2017). Vale investigar a formação linguística e crítica (Cervetti, Pardales, Damico, 2001) do profissional Tradutor-Intérprete de Libras (TILS) que atue em sala de aula, com destaque ao ensino de inglês para surdos, da perspectiva da translinguagem (García, Alvis, 2019, Takaki, 2020)/práticas translíngues (Canagarajah, 2013a, 2013b). Assim sendo, esta pesquisa de mestrado visou realizar um estudo autoetnográfico, qualitativo, interpretativo e exploratório (Ono, 2017) sobre a formação do Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais (sendo esse TILS o pesquisador e autor deste projeto) para as aulas de Inglês no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública por meio da translinguagem/práticas translíngues, no segundo semestre de 2023, em Campo Grande - MS.
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                            HASHEM É O MEU PASTOR: A CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA DA CONFIANÇA NOS SALMOS
                            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                            Tipo Dissertação
                            Data 02/12/2024
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Geraldo Vicente Martins
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Thaíssa Soares Silva
                              Banca
                              • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
                              • Geraldo Vicente Martins
                              • José Antonio De Souza
                              • Maria Luceli Faria Batistote
                              • Nataniel dos Santos Gomes
                              Resumo Tendo em vista a importância das Escrituras Sagradas para inúmeras culturas, elas se tornaram foco de pesquisa sob diversas vertentes interpretativas; nessa perspectiva, o presente trabalho se estabeleceu de modo a investigar como a confiança se constitui como paixão semiótica no livro de Salmos. Essa paixão emerge como um elemento central na relação do salmista com Deus, revelada nas figuras e nos temas que constroem as isotopias, como a proteção divina, a salvação e o louvor, evidenciando a profundidade da fé e da dependência do salmista em relação ao divino; assim, a análise se concretizou recorrendo a conceitos da semiótica discursiva. Optou-se por realizar uma análise escolhendo especificamente passagens textuais que revelassem a confiança do salmista em Deus, tendo sido selecionados os salmos 23, 27, 40, 63, 71 e 121. É importante destacar que a análise considera duas línguas: primeiramente o português, língua em que a dissertação está desenvolvida, e o hebraico como apoio de análise, idioma original desses textos. A análise abrange não apenas os significados linguísticos, mas também as nuances culturais e os efeitos de sentido presentes nos textos a partir das duas línguas, sendo, portanto, utilizadas as versões em língua hebraica e em língua portuguesa do livro Tehilim Keter David (2020). Já a transliteração utilizada para os textos de Salmos está presente em O livro dos salmos com transliteração linear, versão de 2017, que contém os textos em hebraico, em português (interlinear) e transliterado. É válido destacar que o trabalho se construiu por meio da seleção dos elementos figurativos em língua hebraica e o modo como eles constroem as isotopias presentes; para isso, a pesquisa abordou o conceito proposto por Bertrand (2003), entendendo que compreender o sentido não diz respeito apenas a identificar os objetos no mundo, mas a reconhecer as relações entre eles, as quais constroem significações. Essas isotopias são possíveis de serem compreendidas por meio dos elementos figurativos e temáticos que compõem as poesias presentes nos Salmos; para as isotopias, também é preciso destacar que consideramos a análise da confiança, tendo em mente que, na língua hebraica, a relação entre אמונה, no transliterado Emunah, que, de forma superficial, é traduzido como fé, e o lexema ביטחון, no transliterado Bitachon, que é confiança plena em Deus, revela a conexão entre seus conceitos. Assim, entendemos a importância de analisar os lexemas e suas construções de sentido em hebraico, já que os textos foram originalmente escritos nesse idioma, o que nos permite compreender melhor os significados culturais e os efeitos de sentido associados; além disso, reconhecemos que os textos selecionados para análise formam um conjunto coeso de significados, intrinsecamente relacionados à língua hebraica.
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                              O protagonismo da mulher indígena Ñandesy no estado de Mato Grosso do Sul: análise de narrativas
                              Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                              Tipo Dissertação
                              Data 30/09/2024
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Fabiana Pocas Biondo
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Tathiane Maria de Souza Batista
                                Banca
                                • Bruno Cuter Albanese
                                • Fabiana Pocas Biondo
                                • JULIANA GRASIÉLI BUENO MOTA
                                • Patricia Graciela da Rocha
                                • Rosivaldo Gomes
                                Resumo Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e analisa narrativas de uma mulher
                                Guarani Ñandeva que possui o papel de rezadeira em sua comunidade - uma
                                Ñandesy. O objetivo geral é investigar se e como as relações de gênero e as
                                relações territoriais e interpessoais influenciam na construção identitária dessa
                                mulher, que por vezes assume o protagonismo em sua comunidade. Como aparato
                                teórico, são utilizados estudos sobre feminismos de orientação decolonial
                                (HOLLANDA, 2020; LUGONES, 2020; CRENSHAW, 2019; MIÑOSO, 2020;
                                PAREDES, 2010 e CUSICANQUI, 2021), sobre a população indígena da região de
                                Mato Grosso do Sul (SHADEN, 1974, CAVALCANTE, 2018, MOTA, 2015; AMADO
                                LE BOURLEGAT e URQUIZA, 2019), sobre questões identitárias (KILOMBA, 2019 e
                                HAIDER, 2019) e sobre a teorização de narrativas, (MEIHY e SEAWRIGHT, 2020,
                                ARFUCH, 2019, PEDRO, 2017, ROVAI, 2017, LOZANO, 2017 E ALBERTI 2017).
                                Partindo da concepção de Moita Lopes (2006), segundo a qual a Linguística
                                Aplicada precisa dialogar com diferentes teorias para a compreensão do nosso
                                tempo, propõe-se um estudo interdisciplinar que tem como corpus analítico uma
                                entrevista realizada com uma Ñandesy, rezadeira de uma aldeia no município de
                                Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, território ainda não regularizado pela
                                Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). De uma perspectiva que
                                considera os depoimentos da Ñandesy e a história da pesquisadora deste trabalho
                                como "narrativas" de si, o trabalho permitiu observar a sua atuação na comunidade
                                como liderança religiosa e política, por meio de suas histórias e observações da
                                pesquisadora durante o trabalho de campo. Nesse tempo de experiência e vivência
                                com a comunidade Guarani e a Ñandesy, exercendo o seu trabalho, bem como das
                                análises de suas histórias, foi possível perceber que seu papel como mulher, líder e
                                protagonista altera algumas das relações de gênero dentro daquele território e
                                constrói diferentes parentelas através da reza e da liderança.
                                O ROMANTISMO, NOSSO CONTEMPORÂNEO, EM AOS 7 E AOS 40, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
                                Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                Tipo Dissertação
                                Data 20/09/2024
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Wellington Furtado Ramos
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Janaina dos Santos Miranda
                                  Banca
                                  • Altamir Botoso
                                  • Andre Rezende Benatti
                                  • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                  • Rosicley Andrade Coimbra
                                  • Wellington Furtado Ramos
                                  Resumo Intenta-se, nesta pesquisa, realizar uma leitura e análise crítica do romance intitulado
                                  Aos 7 e aos 40 (2013) de João Anzanello Carrascoza, a fim de verificar e validar a
                                  presença do Romantismo como parâmetro estético e de visão de mundo produzida,
                                  no livro supracitado, que se utiliza da linguagem e de recursos estilísticos, a fim de
                                  enfatizar o contexto intimista marcado pelas relações entre os sujeitos e ao mesmo
                                  tempo se posicionar na contracorrente da sociedade moderna capitalista. Desse
                                  modo, nota-se que o Romantismo se apresenta, na produção de Carrascoza, por meio
                                  do lirismo, da subjetividade, da liberdade de criação e da expressão, do escapismo,
                                  das figuras de linguagem, que são elementos utilizados pelo autor, a fim de criar um
                                  ambiente idealizado que possibilita a fuga dos valores impostos pela Modernidade.
                                  Assim, com o intuito de aprofundarmos acerca do Romantismo, tomamos, como base,
                                  os textos teóricos intitulados Revolta e Melancolia de Löwy e Sayre (2015), O
                                  Romantismo, Nosso Contemporâneo de Antonio Cândido (1988), História Concisa da
                                  Literatura Brasileira de Alfredo Bosi (2022), no intuito de debater como o movimento
                                  do Romantismo ainda se mostra em manifestações contemporâneas. Partindo da
                                  linguagem, do estilo e dos recursos estilísticos utilizados por Carrascoza, que faz uso
                                  de símbolos, reticências, fragmentos, espaços e hifens estendidos, são abordados
                                  temas, como a memória, o silêncio, a figura do narrador, o romance-móbile, traços
                                  comuns ao Romantismo. A pesquisa está assentada em pressupostos teóricos de
                                  Bosi (2022), Candido (1988), D’Angelo (2006), Gagnebin (2009), Lausberg (1972),
                                  Löwy e Sayre (2015), Moisés (2010), Moisés (2008), Orlandi (2007), Sartre (1999),
                                  Friedman (2002), Williams (1969).
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                                  A significação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: análise semiótica do Ícone e das práticas devocionais.
                                  Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 16/09/2024
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                  • Sueli Maria Ramos da Silva
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Renan Ramires de Azevedo
                                    Banca
                                    • Alexandre Marcelo Bueno
                                    • Geraldo Vicente Martins
                                    • Ivã Carlos Lopes
                                    • Maria Luceli Faria Batistote
                                    • Sueli Maria Ramos da Silva
                                    Resumo O presente estudo teve como objetivo geral identificar como se dá o processo de significação do ícone e das práticas devocionais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para isso, utilizamos os preceitos teóricos-metodológicos da Semiótica Discursiva (Greimas, 1970), teoria francesa que possui como objeto a significação de textos, por meio da análise de suas respectivas estruturas, na relação de conteúdo e expressão (Hjelmslev, 2013 [1961]) que, assim, produz o sentido. O corpus deste trabalho, como previamente dito, são os enunciados relacionados à figura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, obtendo como recorte, para demonstração analítica, as práticas ocorridas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na cidade Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Brasil – tendo em vista ser o Santuário que mais reproduz práticas desta devoção popular no país. Mais precisamente, o corpus está organizado em: a) a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – por meio do rito registrado no Novenário/Livro de Bolso, a prática em si e sua manutenção on-line frente à pandemia da Covid-19, pela gravação do rito no YouTube; b) o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sua disposição no espaço sagrado; e c) recortes de enunciados de Perpétuo Socorro como padroeira de um lugar, neste caso, foram recortadas a ladainha e a consagração da padroeira de Mato Grosso do Sul, rezadas na missa do dia da padroeira no mesmo locus em questão. Para análise, foi utilizada a metodologia do percurso gerativo do sentido, por meio dos conceitos do nível fundamental, do nível narrativo e do nível discursivo na análise do conteúdo, e as categorias cromáticas, eidéticas e topológicas, na análise da expressão pictórica do ícone. Além disso, esta pesquisa apresenta considerações tensivas sobre a tonicidade dos gêneros do discurso ritual na Novena e dos enunciatários religiosos (Deus, Nossa Senhora e Santos em geral) no presente rito católico que, relacionados, apresentam determinada hierarquização. Assim, esta pesquisa se insere na tradição de estudos semióticos sobre religião/ religiosidade e, a partir dos resultados apreendidos, pudemos entender, por exemplo, a organização textual dos enunciados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quais seus temas e figuras e como estes se relacionam, seu funcionamento enunciativo, dentre outros pontos de contribuição. Com a divulgação da presente pesquisa, esperamos apresentar novos objetos semióticos no domínio discursivo religioso e proporcionar novos limites e significados na concepção do sagrado em suas mais variadas formas de manifestação
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                                    Onde se cruzam Meu tio Roseno, a cavalo, de Wilson Bueno, e Meu tio Iauaretê, de Guimarães Rosa
                                    Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 03/09/2024
                                    Área LITERATURA COMPARADA
                                    Orientador(es)
                                    • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Augusto Ferreira Sampaio Rosa
                                      Banca
                                      • Altamir Botoso
                                      • Angela Cristina Dias do Rego Catônio
                                      • Geraldo Vicente Martins
                                      • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                      • Wellington Furtado Ramos
                                      Resumo O objetivo central desta dissertação foi estabelecer um estudo comparativo sobre o
                                      papel do herói contemporâneo, tomando como textos para análise a novela Meu tio
                                      Roseno, a Cavalo, de Wilson Bueno, e o conto “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães
                                      Rosa, os corpora de nossa proposta. Além dos estudos sobre o herói, outras
                                      comparações literárias subsidiárias entre os textos de Bueno e de Rosa foram
                                      desenvolvidos, como os índices de violência que os permeiam, conectados a uma ideia
                                      de regionalidade, o espaço sertanejo e os linguajares de um sertão híbrido. A pesquisa
                                      utilizou-se de metodologia comparativa entre as obras de Wilson Bueno e João
                                      Guimarães Rosa, sobretudo entre Meu tio Roseno, a cavalo e os contos “Meu tio o
                                      Iauaretê” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, este último de modo mais restrito.
                                      Ressalta-se que em nenhum momento houve qualquer tipo de hierarquização em razão
                                      do cânone literário, posto que nosso propósito foi investigar, entre semelhanças e
                                      diferenças, elementos que pudessem fundamentar hipóteses de interpretação literária no
                                      universo sertanejo brasileiro. Os aportes teóricos de destaque para nossa investigação
                                      foram: Walter Benjamin, Aristóteles, Maurice Halbwachs, Jeanne Marie Gagnebin,
                                      Antonio Candido e Otto Maria Carpeaux.
                                      Termos Neológicos na obra de Brotero (1788)
                                      Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 09/08/2024
                                      Área LÍNGUA PORTUGUESA
                                      Orientador(es)
                                      • Bruno Oliveira Maroneze
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Luana da Silva Borges
                                        Banca
                                        • Bruno Oliveira Maroneze
                                        • Elizabete Aparecida Marques
                                        • Marilze Tavares
                                        • Renato Rodrigues Pereira
                                        • Rosana Budny
                                        Resumo O “Compêndio de Botânica”, de Félix Avellar Brotero, publicado em Paris em 1788, teve
                                        grande importância para a área de botânica em língua portuguesa. Sendo a primeira obra com
                                        conceitos e noções de botânica publicada em língua portuguesa, a obra de Brotero teve o intuito
                                        de traduzir definições que anteriormente se encontravam somente em latim. Observando a
                                        relevância da obra para estudar a história da língua portuguesa e as transformações que algumas
                                        unidades lexicais sofreram com o passar do tempo, buscamos retirar desse corpus unidades
                                        lexicais passíveis de análise mais precisa – diferentemente do que encontramos no dicionário
                                        Houaiss (2012) na versão on-line. Para esse tipo de análise, utilizamos conceitos da etimologia
                                        (Viaro, 2011) para fundamentar os critérios e os passos na busca histórica de cada unidade
                                        lexical. Então, tomando como base os princípios da neologia (Alves, 2011), selecionamos
                                        unidades lexicais que possam ser caracterizadas como tal para posterior investigação do
                                        processo de formação e significação. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir para os
                                        estudos lexicográficos e para o “Dicionário Histórico de Termos da Biologia” (Maroneze; RioTorto, 2023), redigindo verbetes da área de botânica extraídos da obra de Brotero.
                                        Fascismo no Brasil: da perlaboração do testemunho em K.: relato de uma busca ao infamiliar da previsão em A nova ordem, de Bernardo Kucinski
                                        Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 29/02/2024
                                        Área LETRAS
                                        Orientador(es)
                                        • Wellington Furtado Ramos
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Ana Luiza Oliveira Postingher
                                          Banca
                                          • Altamir Botoso
                                          • Paulo Eduardo Benites de Moraes
                                          • Ramiro Giroldo
                                          • Rosana Cristina Zanelatto Santos
                                          • Wellington Furtado Ramos
                                          Resumo Este trabalho se pretende uma análise dos livros K.: relato de uma busca (2011) e A nova ordem (2019), de Bernardo Kucinski, com enfoque nos ensaios freudianos “Lembrar, repetir e perlaborar” (1914) e “O infamiliar” (1918). Para tanto, divide-se em quatro partes – sendo a primeira delas uma introdução teórica – as quais, a partir da segunda, buscam mimetizar os momentos descritos por Freud como aqueles essenciais no processo do analisando em sua busca pela cura. Por sua proposta testemunhal e paródica, o trabalho se propõe a discutir as relações possíveis entre a obra sabidamente ficcional de Kucinski e a realidade, refletindo sobre o conceito de mimesis desde Aristóteles, até uma de suas proposições finais, aqui apresentadas pelo texto de Luiz da Costa Lima (1981) da mimesis enquanto entrelugar: representação das representações do sujeito que escreve a obra, a qual se encontra, de forma inesperada, com as representações do sujeito que a lê. Para discutir questões relativas à memória, história e repetição, deram-se como essenciais outros ensaios de Freud (2020a; 2020b; 2020c; 2020d; 2020e) e também ensaios de Adorno (2015a; 2015b; 2015c; 2021a; 2021b) e Benjamin (2012; 2020), além de textos mais recentes de autores brasileiros como Márcio Seligmann-Silva (2010; 2022) e Jaime Ginzburg (2017), que respaldaram reflexões sobre a violência constitutiva da história, do estado e, portanto, da literatura brasileiros, e autorizaram a adoção de autores como os europeus supracitados para dar conta de nosso contexto, reafirmando sua pertinência e atualidade para analisar o que quer que seja produzido numa República ainda tão entremeada pelo fascismo como a nossa.
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                                          LOCUÇÕES EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR FRASEOLÓGICO
                                          Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 28/02/2024
                                          Área LÍNGUA PORTUGUESA
                                          Orientador(es)
                                          • Elizabete Aparecida Marques
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Katiane Coelho Vieira Schleich
                                            Banca
                                            • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
                                            • Bruno Oliveira Maroneze
                                            • Elizabete Aparecida Marques
                                            • Marilze Tavares
                                            • Renato Rodrigues Pereira
                                            Resumo A Fraseologia é uma disciplina da Linguística que estuda as unidades fraseológicas, as
                                            quais, de acordo com Corpas Pastor (1996), são expressões formadas por várias palavras,
                                            estão institucionalizadas, são estáveis em diversos graus, apresentam certas
                                            particularidades sintáticas ou semânticas e são passíveis de modificações em seus
                                            elementos. O aporte teórico para esta pesquisa é baseado nos estudos de Casares Sanchez
                                            (1950), Zuluaga (1980) e especialmente da linguista espanhola Gloria Corpas Pastor
                                            (1996). De acordo com a linguista, as unidades fraseológicas dividem-se em colocações,
                                            locuções e enunciados fraseológicos. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de
                                            locuções a partir de um corpus de unidades fraseológicas tendo como fontes redações de
                                            estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos são: i) realizar um levantamento
                                            das unidades fraseológicas em textos do tipo dissertativo-argumentativo e narrativo ii)
                                            examinar locuções prepositivas e locuções conjuntivas em textos escolares de estudantes
                                            do Ensino Médio, a partir dos pressupostos de Corpas Pastor; iii) observar a frequência
                                            das locuções conexivas em textos de alunos do Ensino Médio. O corpus deste estudo
                                            compõe-se de textos produzidos por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública
                                            de Campo Grande-MS. Foram produzidos cento e noventa e um textos, divididos entre
                                            os tipos supracitados. Para o levantamento dos dados, utilizamos o software de análise
                                            lexical AntConc para extração das unidades fraseológicas. Em exame nesta pesquisa. O
                                            ensino da língua materna tem como finalidade o desenvolvimento da competência
                                            linguística, para que se possa elaborar e apreender textos em suas diferentes modalidades.
                                            (MONTEIRO-PLANTIN, 2014). Para tanto, a reflexão sobre o funcionamento da língua
                                            no contexto de ensino é necessária. O trabalho com diferentes tipos e gêneros textuais nas
                                            etapas do Ensino Médio, o estudo das locuções conexivas, assim como as conjunções,
                                            são relevantes na medida em que se caracterizam como importantes elementos da coesão
                                            sequencial. Este fator de textualidade aliado à coerência é avaliado nos exames de
                                            vestibulares. Pudemos concluir que a maior parte das locuções prepositivas e conjuntivas
                                            foram utilizadas com o sentido contido nos dicionários, como .de acordo com, além de;
                                            para que. Percebemos o uso inadequado de poucas locuções conexivas, como a locução
                                            perto de. Houve variações no uso de algumas locuções, como a locução não só... mas
                                            também.
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                                            Uso de tecnologias digitais para interações em Língua Kaiowá na terra indígena Panambi-Lagoa Rica
                                            Curso Mestrado em Estudos de Linguagens
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 28/02/2024
                                            Área LETRAS
                                            Orientador(es)
                                            • Fabiana Pocas Biondo
                                            Coorientador(es)
                                            • Patricia Graciela da Rocha
                                            • Onilda Sanches Nincao
                                            Orientando(s)
                                            • Rosinete Barbosa Pedro
                                            Banca
                                            • Edilaine Buin Barbosa
                                            • Elaine de Moraes Santos
                                            • Fabiana Pocas Biondo
                                            • Jucara Zanoni do Nascimento
                                            • Patricia Graciela da Rocha
                                            Resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se estabelece o uso de tecnologias
                                            para interações em língua Kaiowá pela comunidade indígena da Aldeia Panambi, no
                                            município de Douradina-MS, identificando aspectos linguísticos/identitários e
                                            caracterizando possíveis mudanças de prática de uso dessa e de outras línguas
                                            nesse contexto. Para tanto, buscamos: i) descrever o território étnico-cultural e
                                            linguístico na aldeia Indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii)
                                            identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para
                                            interações em Kaiowá e demais línguas, pela comunidade ii) analisar se as
                                            tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua
                                            cultura. Como aporte teórico, em perspectiva da Linguística Aplicada, baseamo-nos
                                            em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos
                                            que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades
                                            indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e vivência profissional da
                                            pesquisadora, que atua como professora na Aldeia, e tem acompanhado as
                                            transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade.
                                            Para geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e
                                            questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da
                                            própria pesquisadora, sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e língua
                                            materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação
                                            etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa
                                            Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito
                                            de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em Kaiowá.
                                            Além disso, o fazem para comunicação com seus pares, e consideram que sua
                                            identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém mantendose em seu aspecto indígena Kaiowá.
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