O protagonismo da mulher indígena Ñandesy no estado de Mato Grosso do Sul: análise de narrativas |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Tathiane Maria de Souza Batista
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Banca |
- Bruno Cuter Albanese
- Fabiana Pocas Biondo
- JULIANA GRASIÉLI BUENO MOTA
- Patricia Graciela da Rocha
- Rosivaldo Gomes
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Resumo |
Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e analisa narrativas de uma mulher
Guarani Ñandeva que possui o papel de rezadeira em sua comunidade - uma
Ñandesy. O objetivo geral é investigar se e como as relações de gênero e as
relações territoriais e interpessoais influenciam na construção identitária dessa
mulher, que por vezes assume o protagonismo em sua comunidade. Como aparato
teórico, são utilizados estudos sobre feminismos de orientação decolonial
(HOLLANDA, 2020; LUGONES, 2020; CRENSHAW, 2019; MIÑOSO, 2020;
PAREDES, 2010 e CUSICANQUI, 2021), sobre a população indígena da região de
Mato Grosso do Sul (SHADEN, 1974, CAVALCANTE, 2018, MOTA, 2015; AMADO
LE BOURLEGAT e URQUIZA, 2019), sobre questões identitárias (KILOMBA, 2019 e
HAIDER, 2019) e sobre a teorização de narrativas, (MEIHY e SEAWRIGHT, 2020,
ARFUCH, 2019, PEDRO, 2017, ROVAI, 2017, LOZANO, 2017 E ALBERTI 2017).
Partindo da concepção de Moita Lopes (2006), segundo a qual a Linguística
Aplicada precisa dialogar com diferentes teorias para a compreensão do nosso
tempo, propõe-se um estudo interdisciplinar que tem como corpus analítico uma
entrevista realizada com uma Ñandesy, rezadeira de uma aldeia no município de
Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, território ainda não regularizado pela
Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). De uma perspectiva que
considera os depoimentos da Ñandesy e a história da pesquisadora deste trabalho
como "narrativas" de si, o trabalho permitiu observar a sua atuação na comunidade
como liderança religiosa e política, por meio de suas histórias e observações da
pesquisadora durante o trabalho de campo. Nesse tempo de experiência e vivência
com a comunidade Guarani e a Ñandesy, exercendo o seu trabalho, bem como das
análises de suas histórias, foi possível perceber que seu papel como mulher, líder e
protagonista altera algumas das relações de gênero dentro daquele território e
constrói diferentes parentelas através da reza e da liderança. |
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O ROMANTISMO, NOSSO CONTEMPORÂNEO, EM AOS 7 E AOS 40, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Janaina dos Santos Miranda
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Banca |
- Altamir Botoso
- Andre Rezende Benatti
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Rosicley Andrade Coimbra
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Intenta-se, nesta pesquisa, realizar uma leitura e análise crítica do romance intitulado
Aos 7 e aos 40 (2013) de João Anzanello Carrascoza, a fim de verificar e validar a
presença do Romantismo como parâmetro estético e de visão de mundo produzida,
no livro supracitado, que se utiliza da linguagem e de recursos estilísticos, a fim de
enfatizar o contexto intimista marcado pelas relações entre os sujeitos e ao mesmo
tempo se posicionar na contracorrente da sociedade moderna capitalista. Desse
modo, nota-se que o Romantismo se apresenta, na produção de Carrascoza, por meio
do lirismo, da subjetividade, da liberdade de criação e da expressão, do escapismo,
das figuras de linguagem, que são elementos utilizados pelo autor, a fim de criar um
ambiente idealizado que possibilita a fuga dos valores impostos pela Modernidade.
Assim, com o intuito de aprofundarmos acerca do Romantismo, tomamos, como base,
os textos teóricos intitulados Revolta e Melancolia de Löwy e Sayre (2015), O
Romantismo, Nosso Contemporâneo de Antonio Cândido (1988), História Concisa da
Literatura Brasileira de Alfredo Bosi (2022), no intuito de debater como o movimento
do Romantismo ainda se mostra em manifestações contemporâneas. Partindo da
linguagem, do estilo e dos recursos estilísticos utilizados por Carrascoza, que faz uso
de símbolos, reticências, fragmentos, espaços e hifens estendidos, são abordados
temas, como a memória, o silêncio, a figura do narrador, o romance-móbile, traços
comuns ao Romantismo. A pesquisa está assentada em pressupostos teóricos de
Bosi (2022), Candido (1988), D’Angelo (2006), Gagnebin (2009), Lausberg (1972),
Löwy e Sayre (2015), Moisés (2010), Moisés (2008), Orlandi (2007), Sartre (1999),
Friedman (2002), Williams (1969). |
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A SIGNIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO ÍCONE E DAS PRÁTICAS DEVOCIONAIS |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Sueli Maria Ramos da Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandre Marcelo Bueno
- Geraldo Vicente Martins
- Ivã Carlos Lopes
- Maria Luceli Faria Batistote
- Sueli Maria Ramos da Silva
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Resumo |
O presente estudo teve como objetivo geral identificar como se dá o processo de significação do
ícone e das práticas devocionais de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para isso, utilizamos
os preceitos teóricos-metodológicos da Semiótica Discursiva (Greimas, 1966), teoria francesa
que possui como objeto a significação de textos, por meio da análise de suas respectivas
estruturas, na relação de conteúdo e expressão (Hjelmslev, 2013 [1961]) que, assim, produz o
sentido. O corpus deste trabalho, como previamente dito, são os enunciados relacionados à
figura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, obtendo como recorte, para demonstração
analítica, as práticas ocorridas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
localizado na cidade Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Brasil – tendo em vista ser o
Santuário que mais reproduz práticas desta devoção popular no país. Mais precisamente, o
corpus está organizado em: a) a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – por meio do
rito registrado no Novenário/Livro de Bolso, a prática em si e sua manutenção on-line frente à
pandemia da Covid-19, pela gravação do rito no YouTube; b) o Ícone de Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro e sua disposição no espaço sagrado; e c) recortes de enunciados de Perpétuo
Socorro como padroeira de um lugar, neste caso, foram recortadas a ladainha e a consagração
da padroeira de Mato Grosso do Sul, rezadas na missa do dia da padroeira no mesmo locus em
questão. Para análise, foi utilizada a metodologia do percurso gerativo do sentido, por meio dos
conceitos do nível fundamental, do nível narrativo e do nível discursivo na análise do conteúdo,
e as categorias cromáticas, eidéticas e topológicas, na análise da expressão pictórica do ícone.
Além disso, esta pesquisa apresenta considerações tensivas sobre a tonicidade dos gêneros do
discurso ritual na novena e dos enunciatários religiosos (Deus, Nossa Senhora e Santos em
geral) no presente rito católico que, relacionados, apresentam determinada hierarquização.
Assim, esta pesquisa se insere na tradição de estudos semióticos sobre religião/ religiosidade e,
a partir dos resultados apreendidos, pudemos entender, por exemplo, a organização textual dos
enunciados de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quais seus temas e figuras e como estes
se relacionam, seu funcionamento enunciativo, dentre outros pontos de contribuição. Com a
divulgação da presente pesquisa, esperamos apresentar novos objetos semióticos no domínio
discursivo religioso e proporcionar novos limites e significados na concepção do sagrado em suas
mais variadas formas de manifestação. |
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Onde se cruzam Meu tio Roseno, a cavalo, de Wilson Bueno, e Meu tio Iauaretê, de Guimarães Rosa |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/09/2024 |
Área |
LITERATURA COMPARADA |
Orientador(es) |
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Augusto Ferreira Sampaio Rosa
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Banca |
- Altamir Botoso
- Angela Cristina Dias do Rego Catônio
- Geraldo Vicente Martins
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
O objetivo central desta dissertação foi estabelecer um estudo comparativo sobre o
papel do herói contemporâneo, tomando como textos para análise a novela Meu tio
Roseno, a Cavalo, de Wilson Bueno, e o conto “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães
Rosa, os corpora de nossa proposta. Além dos estudos sobre o herói, outras
comparações literárias subsidiárias entre os textos de Bueno e de Rosa foram
desenvolvidos, como os índices de violência que os permeiam, conectados a uma ideia
de regionalidade, o espaço sertanejo e os linguajares de um sertão híbrido. A pesquisa
utilizou-se de metodologia comparativa entre as obras de Wilson Bueno e João
Guimarães Rosa, sobretudo entre Meu tio Roseno, a cavalo e os contos “Meu tio o
Iauaretê” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, este último de modo mais restrito.
Ressalta-se que em nenhum momento houve qualquer tipo de hierarquização em razão
do cânone literário, posto que nosso propósito foi investigar, entre semelhanças e
diferenças, elementos que pudessem fundamentar hipóteses de interpretação literária no
universo sertanejo brasileiro. Os aportes teóricos de destaque para nossa investigação
foram: Walter Benjamin, Aristóteles, Maurice Halbwachs, Jeanne Marie Gagnebin,
Antonio Candido e Otto Maria Carpeaux. |
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Termos Neológicos na obra de Brotero (1788) |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/08/2024 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- Marilze Tavares
- Renato Rodrigues Pereira
- Rosana Budny
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Resumo |
O “Compêndio de Botânica”, de Félix Avellar Brotero, publicado em Paris em 1788, teve
grande importância para a área de botânica em língua portuguesa. Sendo a primeira obra com
conceitos e noções de botânica publicada em língua portuguesa, a obra de Brotero teve o intuito
de traduzir definições que anteriormente se encontravam somente em latim. Observando a
relevância da obra para estudar a história da língua portuguesa e as transformações que algumas
unidades lexicais sofreram com o passar do tempo, buscamos retirar desse corpus unidades
lexicais passíveis de análise mais precisa – diferentemente do que encontramos no dicionário
Houaiss (2012) na versão on-line. Para esse tipo de análise, utilizamos conceitos da etimologia
(Viaro, 2011) para fundamentar os critérios e os passos na busca histórica de cada unidade
lexical. Então, tomando como base os princípios da neologia (Alves, 2011), selecionamos
unidades lexicais que possam ser caracterizadas como tal para posterior investigação do
processo de formação e significação. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir para os
estudos lexicográficos e para o “Dicionário Histórico de Termos da Biologia” (Maroneze; RioTorto, 2023), redigindo verbetes da área de botânica extraídos da obra de Brotero. |
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Fascismo no Brasil: da perlaboração do testemunho em K.: relato de uma busca ao infamiliar da previsão em A nova ordem, de Bernardo Kucinski |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ana Luiza Oliveira Postingher
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Banca |
- Altamir Botoso
- Paulo Eduardo Benites de Moraes
- Ramiro Giroldo
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Este trabalho se pretende uma análise dos livros K.: relato de uma busca (2011) e A nova ordem (2019), de Bernardo Kucinski, com enfoque nos ensaios freudianos “Lembrar, repetir e perlaborar” (1914) e “O infamiliar” (1918). Para tanto, divide-se em quatro partes – sendo a primeira delas uma introdução teórica – as quais, a partir da segunda, buscam mimetizar os momentos descritos por Freud como aqueles essenciais no processo do analisando em sua busca pela cura. Por sua proposta testemunhal e paródica, o trabalho se propõe a discutir as relações possíveis entre a obra sabidamente ficcional de Kucinski e a realidade, refletindo sobre o conceito de mimesis desde Aristóteles, até uma de suas proposições finais, aqui apresentadas pelo texto de Luiz da Costa Lima (1981) da mimesis enquanto entrelugar: representação das representações do sujeito que escreve a obra, a qual se encontra, de forma inesperada, com as representações do sujeito que a lê. Para discutir questões relativas à memória, história e repetição, deram-se como essenciais outros ensaios de Freud (2020a; 2020b; 2020c; 2020d; 2020e) e também ensaios de Adorno (2015a; 2015b; 2015c; 2021a; 2021b) e Benjamin (2012; 2020), além de textos mais recentes de autores brasileiros como Márcio Seligmann-Silva (2010; 2022) e Jaime Ginzburg (2017), que respaldaram reflexões sobre a violência constitutiva da história, do estado e, portanto, da literatura brasileiros, e autorizaram a adoção de autores como os europeus supracitados para dar conta de nosso contexto, reafirmando sua pertinência e atualidade para analisar o que quer que seja produzido numa República ainda tão entremeada pelo fascismo como a nossa. |
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LOCUÇÕES EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR FRASEOLÓGICO |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/02/2024 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
- Elizabete Aparecida Marques
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Katiane Coelho Vieira Schleich
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Banca |
- Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- Marilze Tavares
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
A Fraseologia é uma disciplina da Linguística que estuda as unidades fraseológicas, as
quais, de acordo com Corpas Pastor (1996), são expressões formadas por várias palavras,
estão institucionalizadas, são estáveis em diversos graus, apresentam certas
particularidades sintáticas ou semânticas e são passíveis de modificações em seus
elementos. O aporte teórico para esta pesquisa é baseado nos estudos de Casares Sanchez
(1950), Zuluaga (1980) e especialmente da linguista espanhola Gloria Corpas Pastor
(1996). De acordo com a linguista, as unidades fraseológicas dividem-se em colocações,
locuções e enunciados fraseológicos. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de
locuções a partir de um corpus de unidades fraseológicas tendo como fontes redações de
estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos são: i) realizar um levantamento
das unidades fraseológicas em textos do tipo dissertativo-argumentativo e narrativo ii)
examinar locuções prepositivas e locuções conjuntivas em textos escolares de estudantes
do Ensino Médio, a partir dos pressupostos de Corpas Pastor; iii) observar a frequência
das locuções conexivas em textos de alunos do Ensino Médio. O corpus deste estudo
compõe-se de textos produzidos por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública
de Campo Grande-MS. Foram produzidos cento e noventa e um textos, divididos entre
os tipos supracitados. Para o levantamento dos dados, utilizamos o software de análise
lexical AntConc para extração das unidades fraseológicas. Em exame nesta pesquisa. O
ensino da língua materna tem como finalidade o desenvolvimento da competência
linguística, para que se possa elaborar e apreender textos em suas diferentes modalidades.
(MONTEIRO-PLANTIN, 2014). Para tanto, a reflexão sobre o funcionamento da língua
no contexto de ensino é necessária. O trabalho com diferentes tipos e gêneros textuais nas
etapas do Ensino Médio, o estudo das locuções conexivas, assim como as conjunções,
são relevantes na medida em que se caracterizam como importantes elementos da coesão
sequencial. Este fator de textualidade aliado à coerência é avaliado nos exames de
vestibulares. Pudemos concluir que a maior parte das locuções prepositivas e conjuntivas
foram utilizadas com o sentido contido nos dicionários, como .de acordo com, além de;
para que. Percebemos o uso inadequado de poucas locuções conexivas, como a locução
perto de. Houve variações no uso de algumas locuções, como a locução não só... mas
também. |
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Uso de tecnologias digitais para interações em Língua Kaiowá na terra indígena Panambi-Lagoa Rica |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/02/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
- Patricia Graciela da Rocha
- Onilda Sanches Nincao
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Orientando(s) |
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Banca |
- Edilaine Buin Barbosa
- Elaine de Moraes Santos
- Fabiana Pocas Biondo
- Jucara Zanoni do Nascimento
- Patricia Graciela da Rocha
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Resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se estabelece o uso de tecnologias
para interações em língua Kaiowá pela comunidade indígena da Aldeia Panambi, no
município de Douradina-MS, identificando aspectos linguísticos/identitários e
caracterizando possíveis mudanças de prática de uso dessa e de outras línguas
nesse contexto. Para tanto, buscamos: i) descrever o território étnico-cultural e
linguístico na aldeia Indígena Panambi-Lagoa Rica, município de Douradina-MS; ii)
identificar e descrever crenças e práticas de/sobre o uso de tecnologias digitais para
interações em Kaiowá e demais línguas, pela comunidade ii) analisar se as
tecnologias digitais têm ajudado de alguma forma na preservação/difusão da sua
cultura. Como aporte teórico, em perspectiva da Linguística Aplicada, baseamo-nos
em estudos sobre identidade cultural e identidade indígena, bem como em trabalhos
que discutem aspectos da inserção de tecnologias digitais em escolas e comunidades
indígenas. A pesquisa teve início a partir da história e vivência profissional da
pesquisadora, que atua como professora na Aldeia, e tem acompanhado as
transformações ocasionadas pelo uso de tecnologias digitais em sua comunidade.
Para geração dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e
questionário com 3 moradores dessa aldeia, bem como registradas vivências da
própria pesquisadora, sobre a relevância da tecnologia em seu cotidiano e língua
materna. Trata-se, portanto, de pesquisa participativa qualitativa e de orientação
etnográfica. A análise dos dados permitiu constatar que os Kaiowá de Panambi-Lagoa
Rica investigados utilizam mídias digitais em sua rotina diária, sobretudo com o intuito
de divulgar sua língua e cultura, por intermédio de vídeos e da escrita em Kaiowá.
Além disso, o fazem para comunicação com seus pares, e consideram que sua
identidade se (re)configura a partir desses usos, transformando-se, porém mantendose em seu aspecto indígena Kaiowá. |
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REVISITANDO HERLAND: A NATUREZA FEMININA E PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO SEGUNDO CHARLOTTE PERKINS GILMAN |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/02/2024 |
Área |
LITERATURA COMPARADA |
Orientador(es) |
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Júlia Cristina Valero Souza
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Banca |
- Andre Rezende Benatti
- Flávio Amorim da Rocha
- RAUL GOMES DA SILVA
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Este trabalho analisa Herland – A Terra das Mulheres, obra utópica de Charlotte
Perkins Gilman, sob a ótica do estabelecimento de papéis sociais baseados numa
natureza feminina. Utilizada no decorrer da história como fundamentação para um
sistema social que exclui as mulheres da participação política e da igualdade de direitos,
a natureza dos sexos – em especial a feminina – foi encontrada em discursos filosóficos,
religiosos, médicos, literários e políticos como justificativa da suposta inferioridade
feminina. Embora diversos filósofos, legisladores e demais estudiosos lutassem pela
maior igualdade entre os sexos, o essencialismo, ligado à natureza feminina e às funções
biológicas da mulher, organizou a sociedade e os papéis sociais de acordo com uma
hierarquia arbitrária. A partir disso, o presente trabalho analisa a noção de natureza das
mulheres para então adentrar na utopia estritamente feminina proposta por Gilman em
Herland, publicada inicialmente em 1915 em folhetins e em 1979 sob a forma de livro.
Para tal, iniciamos a pesquisa estabelecendo a concepção de natureza feminina, em
especial nos séculos XVIII e XIX, utilizando para isso escritos de filósofos que tanto se
mostraram contrários quanto a favor da igualdade entre os sexos. A explicação da
natureza feminina termina com a formulação da própria Gilman acerca da cultura
androcêntrica, já no início do século XX. Após o exposto, a pesquisa se debruça sobre a
análise do livro que serve como objeto principal de pesquisa, esmiuçando como se
estabelecem conceitos como a feminilidade, a maternidade, a educação, a tradição e os
papéis sociais em uma sociedade exclusivamente feminina. Por fim, discute-se a
questão do ponto de vista masculino e a linguagem androcêntrica utilizada pelo narrador
do romance, em sua tentativa de descrever uma sociedade com mulheres, tão diferente
daquelas do Ocidente. |
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REVISITANDO HERLAND: A NATUREZA FEMININA E PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO SEGUNDO CHARLOTTE PERKINS GILMAN |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/02/2024 |
Área |
LITERATURA COMPARADA |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carolina Barbosa Lima e Santos
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Este trabalho analisa Herland – A Terra das Mulheres, obra utópica de Charlotte
Perkins Gilman, sob a ótica do estabelecimento de papéis sociais baseados numa
natureza feminina. Utilizada no decorrer da história como fundamentação para um
sistema social que exclui as mulheres da participação política e da igualdade de direitos,
a natureza dos sexos – em especial a feminina – foi encontrada em discursos filosóficos,
religiosos, médicos, literários e políticos como justificativa da suposta inferioridade
feminina. Embora diversos filósofos, legisladores e demais estudiosos lutassem pela
maior igualdade entre os sexos, o essencialismo, ligado à natureza feminina e às funções
biológicas da mulher, organizou a sociedade e os papéis sociais de acordo com uma
hierarquia arbitrária. A partir disso, o presente trabalho analisa a noção de natureza das
mulheres para então adentrar na utopia estritamente feminina proposta por Gilman em
Herland, publicada inicialmente em 1915 em folhetins e em 1979 sob a forma de livro.
Para tal, iniciamos a pesquisa estabelecendo a concepção de natureza feminina, em
especial nos séculos XVIII e XIX, utilizando para isso escritos de filósofos que tanto se
mostraram contrários quanto a favor da igualdade entre os sexos. A explicação da
natureza feminina termina com a formulação da própria Gilman acerca da cultura
androcêntrica, já no início do século XX. Após o exposto, a pesquisa se debruça sobre a
análise do livro que serve como objeto principal de pesquisa, esmiuçando como se
estabelecem conceitos como a feminilidade, a maternidade, a educação, a tradição e os
papéis sociais em uma sociedade exclusivamente feminina. Por fim, discute-se a
questão do ponto de vista masculino e a linguagem androcêntrica utilizada pelo narrador
do romance, em sua tentativa de descrever uma sociedade com mulheres, tão diferente
daquelas do Ocidente. |
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Resistência de mulheres à violência clínica: análise de práticas discursivas na #ondedói |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/01/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Elaine de Moraes Santos
- Fabiana Pocas Biondo
- Jefferson Gustavo dos Santos Campos
- Kátia Alexsandra dos Santos
- Rosivaldo Gomes
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Resumo |
No interior das lutas pelo fim de abusos contra mulheres, o movimento crescente de
denúncias de casos de violência médica tem se destacado nas redes sociais e, de
maneira mais ampla, no espaço digital. A partir da emergência desses enunciados e
com foco na interação médica(o)-paciente, as questões que perpassam a proposição
deste estudo são: como e por que dizibilidades de mulheres sobre abusos – de
diferentes ordens – cometidos por profissionais de saúde são possíveis no presente?
Tomando-as como ponto de partida, o meu objetivo geral é problematizar relações de
resistências (Foucault, 1995) de mulheres na posição de paciente ao poder sanitário,
a partir da #Ondedói, em sua circulação no Twitter, em 2019. A escolha se justifica
pela singularidade com a qual a hashtag irrompe na história, em seu estatuto de
acontecimento (Foucault, 2019). Nos tuítes, para além de um funcionamento
caracterizável essencialmente pelo enfrentamento contra esse tipo de violação, vejo
linhas de força que atuam pela forma com que relações de poder e resistência se
tornam materiais e enredam os dizeres de sujeitas e o poder sanitário. Do propósito
maior, portanto, meus objetivos específicos são: a) descrever o acontecimento
midiatizado Campanha #Ondedói na imbricação entre discursos e redes sociais; b)
historicizar os poderes, saberes e resistências de mulheres e(m) sua relação com o
poder sanitário; e c) analisar tuítes regulares exercidos a partir da posição de paciente
na #Ondedói. Para tanto, aciono a perspectiva dos Estudos Discursivos
Foucaultianos, aliada ao método arqueogenealógico foucaultiano (Araújo, 2004;
Neves; Gregolin, 2021). A montagem do corpus se dá a partir do agrupamento das
regularidades discursivas (Foucault, 2019) nas séries enunciativas (Foucault, 2019):
a) do descrédito; b) da desvalorização; c) da ameaça; e d) da negação. A tese que
orienta este estudo é a de que, nos limites entre o físico e a rede digital, as relações
de poder que sustentam práticas sanitárias violentas são possibilitadas pela interdição
dos dizeres das pacientes. Enquanto resultado, traço um diagnóstico do presente
(Foucault, 2014a) sobre o funcionamento de enunciados que dizem de atendimentos
de sujeitas empreendidos por profissionais de saúde. |
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QUE EXTENSÃO CONSTRUÍMOS: (TRANS)FORMADORA OU MERCADOLÓGICA? |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/11/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Letícia de Leon Carriconde
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Banca |
- Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
- Geraldo Vicente Martins
- Júlia Batista Alves
- Patricia Graciela da Rocha
- Rozana Aparecida Lopes Messias
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Resumo |
Esta pesquisa de mestrado objetiva realizar um diagnóstico crítico, identificando e analisando
como se organizaram as atividades extensionistas nos cursos de licenciatura em Letras
(presencial) de ambas as habilitações, Português e Espanhol, Português e Inglês, na
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), depois da Resolução nº 7 do CNE, que
prescreve a curricularização da extensão, até fevereiro de 2022. Tal objetivo geral advém da
seguinte pergunta de pesquisa: qual o perfil extensionista do curso de Letras (presencial) da
Faalc/UFMS, Cidade Universitária - Campo Grande? A discussão proposta insere-se no campo
de estudos da Linguística Aplicada indisciplinar e transgressiva (MOITA-LOPES, 2006;
PENNYCOOK,2006), por meio da análise dos instrumentos políticos e epistemológicos que
concebem e caracterizam a extensão no Brasil, na UFMS e no curso de Letras. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa interpretativista (GIL, 2008), progredida de uma análise documental
(CELLARD, 2012) comparativa e histórica (PRODANOV; FREITAS, 2013). O trabalho
justifica-se pela importância de entender, analisar e refletir sobre a extensão, uma vez que esta,
juntamente com a pesquisa e o ensino compõem, de maneira indissociável, a base sobre a qual
se assenta a universidade. Outro argumento que explica a motivação da pesquisadora pela
temática é sua relação pessoal com as atividades extensionistas, principalmente depois de
perceber seu diferencial como aquelas que devem estabelecer um diálogo com a comunidade
externa à academia. O percurso teórico desenvolveu-se a partir das noções de comunicação e
diálogo (FREIRE, 2022; MATURANA, 1999; VERONELLI, 2019, 2021) e da racionalidade
neoliberal e sua relação com a educação (APPLE, 2001; CATINI, 2021, 2020b; DARDOT;
LAVAL, 2016), dentre outros. Os resultados demonstram que, apesar da base que define e
caracteriza a extensão no curso de Letras seguir o prescrito pelos documentos que a concebem
com um processo interdisciplinar, dialógico e transformador, a racionalidade neoliberal ronda
seu desenvolvimento, uma vez que a UFMS tem se voltado para essa perspectiva, de acordo
com os documentos institucionais analisados, principalmente no Relatório de gestão 2022
(UFMS, 2023) e no Plano de Desenvolvimento de 2020-2024 (UFMS, 2021e). Além disso,
observou-se a problemática falta de definição oficial daquilo que o curso analisado entende
como extensão pois, já que a universidade outorga certa liberdade de planejamento e construção
por parte das unidades e dos cursos, é necessário planejar desde diretrizes claras, que ajudem
os docentes proponentes das ações de extensão a delimitar tanto o público alvo quanto o
objetivo da cada atividade, a fim de ampliar a interação dialógica com a comunidade externa e
o alcance da extensão. A partir da análise de três ações de extensão originadas no curso de
Letras e selecionadas porque delas participou a pesquisadora, a saber, um programa, um projeto
e um evento, assevero a relevância da construção de memorabilias das atividades extensionistas
por meio da criação de perfis em redes sociais de grande alcance, como o Instagram,
objetivando um repositório de memórias criadas por todos os participantes dessas ações
(externos e internos), bem como espaço de interação com a comunidade externa e de divulgação
da ciência que se produz na academia. Conclui-se que o perfil extensionista do curso de Letras
da Faalc está diretamente associado à postura adotada pelos docentes na proposição das
atividades, principalmente no que tange ao objetivo e à caracterização do público alvo de cada
ação, bem como pelos discentes, no engajamento e agência também nestas, pois ainda que
devam seguir as diretrizes institucionais nessa construção, a UFMS deixa a cargo de cada curso
a forma de corporificar essa estruturação. Conforme análise, a extensão no curso de Letras tende
a ser (trans)formadora, ainda que alguns documentos institucionais já apontem indícios de
perspectivas mercadológicas. |
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"Autismo" e "autista": um estudo léxico-semântico |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/11/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Aneilza de Carvalho Ferreira
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Banca |
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- Mariângela de Araújo
- Renato Rodrigues Pereira
- Rosana Budny
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Resumo |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, como é conhecido, é considerado um dos distúrbios do neurodesenvolvimento mais estudado e debatido na atualidade. De causas ainda desconhecidas, tem levado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a uma busca incessante de informações. Estudos sobre o TEA em campos do conhecimento como a medicina, a psicologia, a fisioterapia, a fonoaudiologia, a terapia ocupacional e a educação, por exemplo, começam a surgir como promissores e profícuos. No entanto, observou-se que, na área da linguística são ainda poucos – e de certa forma recentes – os estudiosos que se destinam a pesquisas sobre a temática. Diante dessa realidade, vemos a importância de se pesquisar a respeito do autismo. Nesse contexto, a presente pesquisa de mestrado teve como objetivo principal investigar os termos “autismo” e “autista”, realizando um estudo léxico-semântico, contemplando os objetivos específicos de: 1. situar, diacronicamente, o surgimento desses termos na língua portuguesa; 2. historicizar os seus registros lexicográficos; e 3. descrever os sentidos pejorativos atribuídos a esses termos, discutindo o seu uso inadequado. Ao longo do percurso, pautamos nossas considerações no arcabouço teórico da Lexicologia e da Lexicografia, no que diz respeito ao léxico e à obra lexicográfica; nos conceitos da Terminologia, para elucidar sobre o termo e a vulgarização de termos; servimo-nos também dos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para uma abordagem quanto a sua etiologia, características, diagnóstico, estimativa, entre outros. Buscamos responder os seguintes questionamentos: i) Desde quando se tem o registro de autismo/autista? ii) Qual a origem dos termos? iii) Será que os dicionários editados ou reeditados posteriormente às ocorrências de fatos legais de relação direta com o autismo, em nada mudaram quanto à definição desses termos? iv) Quais palavras são comumente usadas para se referir ao autismo/autista? Metodologicamente, adotamos os procedimentos de coleta e análise de dados encontrados em córpus diacrônicos, dicionários de épocas anteriores, e dicionários atuais online e impressos, com vistas a observar as mudanças de significado ao longo do tempo e identificar de que forma essas obras o definem. Por meio de recortes de contextos de pesquisa, de notícias e matérias jornalísticas que circulavam livremente pela internet, fizemos análise para identificar outras denominações para os conceitos de “autismo” e “autista”, observando que outras concepções as embasam, descrevendo os sentidos pejorativos atribuídos a esses termos, bem como seu uso inadequado. Os resultados das análises dos dados obtidos nas obras lexicográficas evidenciaram que o registro dos verbetes “autismo” e “autista” carecem de uma atenção quanto à reformulação/atualização de suas definições. As inadequações que apontamos estão diretamente relacionadas a concepções não mais adequadas, o que evidenciou a dificuldade com que muitas vezes se deparam os familiares e as pessoas com TEA (bem como os consulentes em geral) em encontrar fontes de informações confiáveis a respeito dos conceitos de “autismo” e “autista”. Constatamos também a importância de se adequar as definições desses verbetes a fim de evitar estereótipos e estigmatização, sabendo-se que as lexias “autismo” e “autista” foram, e ainda estão sendo, usadas de maneira desmedida, refletindo os atos discriminatórios para com os autistas. Dessa forma, esperamos que nossas constatações e reflexões contribuam significativamente com estudos futuros relacionados ao TEA à luz da Linguística e das Ciências do Léxico, dando margem à profícuas pesquisas sobre o autismo.
Palavras-chave: Lexicologia. Lexicografia. Terminologia. Transtorno do Espectro Autista.
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UM ESTUDO SEMIÓTICO DAS MANIFESTAÇÕES DA RELIGIOSIDADE POPULAR: SINHOZINHO DE BONITO - MS |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/11/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Sueli Maria Ramos da Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maria do Carmo Souza Drumond
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Banca |
- Aline Saddi Chaves
- Eluiza Bortolotto Ghizzi
- Geraldo Vicente Martins
- Rita de Cassia Aparecida Pacheco Limberti
- Sueli Maria Ramos da Silva
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Resumo |
Resumo
Diante da importância turística, popular e cultural representada da figura de Sinhozinho em Bonito, Mato Grosso do Sul, evidenciamos a relevância desta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista. Temos como objetivo geral, por meio dessa dissertação, a compreensão dos sentidos dos enunciados de religiosidade popular, culturais e turísticos relacionados à figura de Sinhozinho. A fundamentação teórica da semiótica discursiva, segundo a qual alicerçamos nossa pesquisa, se refere aos desenvolvimentos da semiótica dita “standard” ou padrão, dos quais nos utilizamos do percurso gerativo de sentido, como metodologia de análise, além de seus desdobramentos plásticos, por meio da análise dos formantes cromático, eidético e topológico (PITEROFORTE, 2019), assim como do mecanismo das operações tensivas de triagem e mistura de Zilberberg (2004). No que tange à revisão da literatura acerca da nossa proposição, nos fundamentamos em autores que tenham em seu horizonte a análise de objetos turísticos no âmbito da semiótica, tais como Gomes e Nakatani (2019), Melo (2015) e Azevedo e Batistote (2020). Em se tratando de análise de discursos acerca de religião e religiosidade, tomamos, ainda, as contribuições dos estudos do discurso religioso no Brasil, no âmbito da teoria semiótica, principalmente por meio dos trabalhos de Cardoso (2017) e Silva (2018, 2020). Assim embasada, nossa pesquisa realiza a análise de enunciados verbo-visuais e de mecanismos semióticos responsáveis pela sua produção de sentido. Intentamos identificar manifestações linguísticas e culturais associadas às profecias e à figura de Sinhozinho, na medida em que Sinhozinho traçou novas diretrizes para o comportamento das pessoas da região de Bonito, cristalizadas na linguagem, nas práticas devocionais de religiosidade popular e nas práticas turísticas e culturais. Dentre essas manifestações, recortamos como corpora de pesquisa os objetos: a) prática religiosa coletiva espaço sagrado da capela de Sinhozinho com os enunciados do altar da Capela e a cruz de Sinhozinho; prática devocional discursivizada nas oferendas dispostas no interior da capela de Sinhozinho e a Cruz; b) prática religiosa de devoção individual na análise semiótica do enunciado verbal da oração “Estrelinha do Céu” e; c) prática turística presente nas fotografias (tomadas enquanto recurso de memória) do cortejo e da encenação da Serpente de Sinhozinho no Festival de Inverno de Bonito de 2016. No tocante aos temas e figuras recorrentes, quer seja na linguagem verbal, por meio de mensagens e orações, quer seja na correlação entre a linguagem verbal e visual, ao longo da pesquisa, nos foi possível relacionar conexões entre os níveis de geração de sentido e a instância enunciativa. A limitação de trabalhos acadêmicos sobre o tema proposto, sobretudo no que no que diz respeito à semiótica discursiva, acrescentando-se, ainda, a ausência de trabalhos acerca da religiosidade popular, assim como de estudos voltados ao universo turístico, especificamente sobre Sinhozinho, contribuem para a justificativa e necessidade do presente trabalho. Esperamos que a pesquisa, ao mobilizar conceitos semióticos identitários de Sinhozinho, possa instigar novos estudos e pesquisas acerca da temática, bem como contribuir com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, sobretudo para os estudos do discurso de divulgação religiosa e do universo turístico pautados na semiótica discursiva.
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MEMÓRIA E FORMATO NAS ADAPTAÇÕES PARA TELEVISÃO DE GABRIELA, CRAVO E CANELA: DO ERUDITO AO POPULAR MIDIÁTICO |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Tese |
Data |
16/11/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Angela Maria Guida
- Carlos Alberto Correia
- Gabriela Kvacek Betella
- Geraldo Vicente Martins
- Josette Maria Alves de Souza Monzani
- Marcia Gomes Marques
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Resumo |
Os produtos culturais contemporâneos são marcados pela presença constante de retomadas de
textos pertencentes a contextos sociais pretéritos e a mídias que narram suas histórias em
diferentes linguagens. Nesta pesquisa, discute-se o reaproveitamento de obras literárias para o
audiovisual televisivo, e tem como objetivo analisar a relação entre memória e atualização na
adaptação, em seus aspectos temáticos e genéricos, observando os elementos intertextuais e
intermidiáticos presentes na transposição. Com essa finalidade, faz-se um estudo de caso das
adaptações do romance Gabriela, cravo e canela, (1958), de Jorge Amado, para a
telenovela Gabriela (1975), de Walter George Durst, e a telenovela homônima (2012), de Walcyr
Carrasco. Analisa-se, primeiramente, a transposição da obra amadiana para os produtos
televisivos, discutindo adaptação, mediação e memória, com foco nas lógicas de produção no
formato industrial e em novos suportes, que implicam em modificações no texto literário,
atravessado pela memória - como reminiscências e vivências. Em segundo lugar, discute-se a
diferença de autoria entre as duas obras, e examinam-se as mudanças advindas das adequações às
convenções do gênero, posto que as telenovelas possuem matrizes melodramáticas e raízes no
folhetim. Por fim, empreende-se uma análise das categorias da narrativa tempo e espaço,
mapeando como as personagens femininas usam as espacialidades na perspectiva do vivido, do
habitado e do praticado. Entre as conclusões alcançadas, destacam-se os seguintes pontos:
observa-se que, na reminiscência dos temas da obra literária amadiana, o contexto sociocultural
influencia em atualizações na composição das telenovelas como nas supressões de personagens,
nos acréscimos de temas e outras operações de composição, o formato industrial traz mudanças
no arco da narrativa e a antecipação da história de amor das personagens protagonistas, o efeito
de encarnação e o tratamento estético diferenciado entre as obras apontam para a relevância da
materialidade das mídias. Constata-se que as atualizações genéricas, presentes na concepção da
narrativa televisiva, retomam aspectos do folhetim e temas do melodrama, que evidenciam a
presença dessas matrizes culturais nas obras massivas. Por fim, verifica-se que as telenovelas não
ampliam os espaços de atuação do feminino nos produtos culturais. |
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JARID ARRAES E SEUS CORDÉIS FEMINISTAS: O SOAR DE VOZES NEGRAS SILENCIADAS |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Lígia Chaves Ramos dos Santos
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Banca |
- Alessandra Corrêa de Souza
- Andre Rezende Benatti
- Carolina Barbosa Lima e Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Na presente dissertação, proponho-me a realizar uma leitura e análise crítica feminista
negra da produção literária intitulada Heroínas negras Brasileiras em 15 cordéis
(2017), da cordelista, jornalista, curadora do projeto Ferina e integrante do movimento
feminista negro nascida no Cariri, Jarid Arraes. Por meio de uma visada que busca
descrever o projeto feminista e negro de Jarid, destaco as proposições do Lugar de
Fala (2017), da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, do Colorismo de Devulsky (2021),
feita pelas mulheres negras na construção consciente de relações étnico-raciais. Para
isso, baseio-me em uma perspectiva feminista negra, calcada em concepções de
Quem tem medo do feminismo negro? (2018) de DjamilaRibeiro. Além disso, por meio
de uma leitura eminentemente decolonial, ancoro-me ainda, em teorias de Bell Hooks
(2021), Lélia Gonzalez (1984), Sueli Carneiro (2019), Grada Kilomba (2019) e Gayatri
Spivak (2014), abordando temas como ressignificação étnico-racial, racismo e
sexismo,enegrecimento do feminismo, a memória e a voz negra. Para tanto, busco
não reproduzir a condição de subalternidade e silenciamento, mas sim, por meio de
um recorte epistemológico feminista negro, trato de questões pertinentes à
representação literáriada mulher, sua voz e o reconhecimento de suas narrativas, bem
como seus projetos intelectuais. Abordo também questões referentes ao racismo
estrutural que demarcam as relações de colonialidade do poder. Estabeleço um
diálogo entre os projetos intelectuais e as cordelistas nordestinas Jarid Arraes e
Auritha Tabajara. Ademais, destaco alguns trabalhos da artista Rosana Paulino, com
intenção de oportunizar que vozes de mulheres silenciadas assumam seu lugar de
protagonismo na historiografia nacional. A pesquisa está fundamentada em
pressupostos teóricos de Adiche (2019), Agamben (2009), Almeida (2021), Almeida
apud. D’Olivo (2018), Hooks (2019), Hooks (2021), Bento(2022), Cabral, Lima Luiz
e da Silva (2022), Carneiro (2019), Collins (2019), Diangelo(2018), Elliott, Brito e
Almeida (2019), Gomes (2021), Goldstein (1985), Gonzales(1984), Gonzales (2020),
Kilomba (2019), Maurin (2020), Messender (2020), Mignolo(2017), Mignolo (2003),
Ribeiro (2017), Ribeiro (2018), Ribeiro (2019), Santana(2021), Spivak (2014), Tiburi
(2021) e Wolterstorff (1980). |
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GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO DA ÁREA DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COMPARADA |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
- Harryson Júnio Lessa Gonçalves
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Orientando(s) |
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Banca |
- Bruno Oliveira Maroneze
- Deise Aparecida Peralta
- Elizabete Aparecida Marques
- Renato Rodrigues Pereira
- Rosana Budny
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar a versão “piloto” de um glossário terminológico para consulta dos pesquisadores da área, colaborando assim com a área de estudos comparados de currículo. O trabalho surgiu de uma solicitação dos próprios especialistas na área de currículo, que sentiram dificuldades ao lidar com as diferentes realidades e contextos educacionais dos três países pesquisados, sendo eles: Bolívia, Brasil e México. Os países mencionados foram selecionados pelos pesquisadores da área por terem em comum o fato de recentemente terem passado por reformas curriculares na educação secundária, diferenciando-os dos demais países da América Latina na atualidade. Os objetivos específicos foram: (i) realizar uma breve descrição da área das teorias do currículo; (ii) compilar um córpus contendo textos de legislação dos três países analisados; (iii) identificar os termos comuns aos três países e os termos que não apresentam equivalentes; (iv) elaborar uma proposta de verbete do glossário com a exemplificação de alguns dos termos identificados. O córpus da pesquisa foi baseado em documentos referentes à legislação brasileira, juntamente com textos em espanhol, formados especialmente pelos documentos referentes à legislação educacional do México e da Bolívia. Identificamos que alguns termos apresentam equivalentes em espanhol e português, enquanto outros não apresentam, devido às diferenças das legislações dos três países. Também identificamos variação terminológica em espanhol, decorrente especialmente das diferenças entre os sistemas educacionais do México e da Bolívia. Por fim, elaboramos a versão “piloto” do glossário com verbetes tanto em português com equivalentes em espanhol, como em espanhol com equivalentes em português.
Palavras-Chaves: Educação Comparada. Currículo. Glossário. Terminologia. |
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A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA PELO VIÉS DA VIOLÊNCIA EM NOITE DENTRO DA NOITE, DE JOCA REINERS TERRON |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/09/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Andre Rezende Benatti
- Livia Santos de Souza
- Raquel da Silva Ortega
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
Este estudo tem por objetivo analisar a construção da memória pelo viés da violência no romance Noite dentro da noite (2017), do escritor, poeta, prosador, dramaturgo, designer gráfico, resenhista e tradutor, brasileiro contemporâneo, Joca Reiners Terron. Selecionada, dentre tantas outras obras do autor, por suscitar várias inquietações sobre trauma(s) individuais e/ou coletivos produzidos no indivíduo. O romance concebido a partir do décimo segundo capítulo, ‘A rata no labirinto’, nos permite engendrar no universo da memória pelo viés da violência. Nele encontramos uma combinação de memória, política, aventura e mistério. Inicia com o acidente da personagem “você”, em Medianeira, uma cidade do Paraná, contudo, “a maior parte da história” é ambientada “no Mato Grosso e no Chaco Paraguaio” (TERRON, 2017, p. 379), onde o menino cresce em meio à violência de uma sociedade dominada pela Ditadura civil-militar. Todavia, a trama também engendra por outros percursos por meio da ficção, como o resgate dos antepassados da família Reiners e de condenados à violência e à clandestinidade imposta por regimes políticos de exceção. A história de violência do Brasil, no período de 1960 e 1970, é resgatada por Terron, em uma tentativa de preencher as lacunas deixadas, sem respostas durante o “Ano do Grande Branco” – Ano apagado da memória da personagem “você” a partir do acidente -, na memória do “desmemoriado”. Na narrativa, pudemos comprovar, como a memória da(s) personagem(ns) foi construída/reconstruída a partir dos conceitos de violência, pois essa está imbricada na ascensão do homem, enquanto ser humano. Assim, se a literatura é algo inerente ao homem, logo concluímos que a violência se faz presente nela também. A fim de chegarmos a esse propósito, tomamos como base os estudos literários de Massaud Moisés, Osman Lins, Gerard Genette, entre outros, bem como os estudos da memória, com Maurice Halbwachs, Zilá Bernd, além de nos valermos das concepções de Hannah Arendt, Yves Michaud, a respeito da violência, para citar alguns dos teóricos enumerados nesta pesquisa.
Palavras-Chave: Joca Reiners Terron; Autobiografia; Autoritarismo; Memória; Violência; Noite dentro da noite.
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Representar, repetir, reelaborar: Calibre 22 e a violência na obra de Rubem Fonseca |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/09/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Isabela Boaventura Pimenta Gomide
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Banca |
- Altamir Botoso
- Andre Rezende Benatti
- Ozíris Borges Filho
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Wellington Furtado Ramos
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Resumo |
A presente dissertação volta-se à análise da produção de Rubem Fonseca. Especificamente,
sobre os processos de representação, repetição e (re)elaboração por meio de um conto guia:
“Calibre 22”, presente no livro homônimo, publicado em 2017. O estudo faz um percurso de
análise, valendo-se da transposição da técnica psicanalítica freudiana, presente no texto
Recordar, Repetir e Reelaborar, para a análise literária. Para tal, um caminho de apresentação,
de retomada do arcabouço crítico e de algumas pequenas discussões pré-existentes são feitas.
Em seguida, volta-se à compreensão dos modos de representação, a partir do efeito da
verossimilhança, construindo um paralelo entre a realidade, a representação e a recordação.
Tratando a representação como um ato recordativo, um simulacro do trauma. Isso posto, a
análise estrutural do conto “Calibre 22”, em pormenores estéticos auxilia o trilhar caminho para
as repetições tão recorrentes na obra de Fonseca, apontando, por sua vez, as mais recorrentes.
Explicitando como e porque uma produção tão extensa, com mais de cinquenta e cinco anos,
se repete tanto. Então, discute a principal repetição na obra do autor: a violência. Conceituandoa
e abordando-a, como a repetição que é, como sintoma e trauma e, por isso, passível de ser a
razão elaborativa. Por fim, reelabora essa concepção estética de genialidade e elabora uma possível função
da literatura, na perspectiva de Umberto Eco (2001), de nos ensinar a lidar com a vida/morte. Esse percurso é feito com o aporte teórico de autores, como Jaime Ginzburg (2013), Raymond
Williams (2007), Karl Erik Schollhammer (2013), Luiz Costa Lima (1981), dentre tantos
outros, os quais auxiliam a elaborar criticamente a noção de representação literárias da realidade. |
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Tabus Linguísticos na região Sul do Brasil: um estudo com base em dados geolinguísticos |
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Curso |
Mestrado em Estudos de Linguagens |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/09/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Bruno Oliveira Maroneze
- Renato Rodrigues Pereira
- Silvana Soares Costa Ribeiro
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Resumo |
RESUMO
Este trabalho analisa denominações para “diabo”; “fantasma” e “feitiço” na Região Sul do Brasil,
com base em dados lexicais do Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil) fornecidos por falantes
das capitais e do interior dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, como
respostas para três perguntas do Questionário Semântico-lexical (QSL) área temática religião e
crenças: 147 – “Deus está no céu e no inferno está...”; 148 – “O que algumas pessoas dizem já terem
visto, à noite, em cemitérios ou em casas, que se diz que é de outro mundo?” e 149 – “O que certas
pessoas fazem para prejudicar alguém e botam, por exemplo, nas encruzilhadas?” (Comitê
Nacional...,2001, p. 33). Para tanto foi consultado o corpus do Projeto ALiB documentado em 44
localidades da Região Sul por meio de inquéritos realizados com 308 informantes, 72 das capitais e
236 das localidades do interior, dos sexos masculino e feminino; duas faixas etárias (18-30 anos e
50-65 anos), com dois níveis de escolaridade nas capitais (Ensino Fundamental incompleto e Ensino
Superior) e Ensino Fundamental nas localidades do interior, nascidos e criados na localidade. O
estudo pauta-se em fundamentos teórico-metodológicas da Dialetologia Pluridimensional, da
Geolinguística (Ferreira; Cardoso, 1994; Cardoso, 2010; Cardoso; Mota, 2003), complementados por
pressupostos teóricos da Etnolinguística (Sapir, 1971; Coseriu, 1978; Casado Velarde, 1991; Gomes-
Dias, 2019), da Antropologia Linguística (Duranti, 2000) e de fundamentos sobre tabus linguísticos
e eufemismo (Guérios, 1979; Ullmann, 1964; Cassirer, 1972; Crespo-Fernandez, 2005). O trabalho
tem como objetivo geral realizar um estudo das unidades lexicais utilizadas por falantes da Região
Sul que evidenciam valores, crenças e a cultura dos falantes do interior e das capitais do Brasil e,
como objetivos específicos, i) identificar, descrever e analisar os itens lexicais que nomeiam
referentes relacionados à área temática da religião e crenças no interior e nas capitais da Região Sul
do Brasil; ii) verificar em que proporção fatores sócio-históricos-culturais das localidades
pesquisadas influenciam na escolha lexical dos falantes; iii) examinar as unidades léxicas catalogadas
dos pontos de vista diatópico, observando as variáveis sociais de escolaridade, idade e sexo, ademais
de aspectos léxico-semântico; iv) analisar as formas lexicais que se configuram como tabus e como
eufêmicas, bem como os diferentes recursos substitutivos da palavra-tabu empregados pelos falantes.
Para a pergunta 147/QSL/ALiB foram documentadas 37 denominações, sendo as mais produtivas
diabo, capeta, demônio, satanás e lúcifer; a pergunta 148/QSL/ALiB, por seu turno, motivou o
registro de 30 denominações, com predominância de assombração, fantasma, visagem, alma penada,
espírito, alma e vulto; a pergunta 149/QSL/ALiB, por sua vez, gerou 27 respostas, sendo mais
frequentes e validadas feitiço, despacho e trabalho. Além da perspectiva diatópica, os dados foram
analisados segundo as variáveis sociais e na perspectiva léxico-semântica. O estudo evidencia
também denominações tabuísticas como satanás, belzebu, demônio e lúcifer; fantasma, espírito,
assombração, visagem, visão e sombra; bruxaria e magia negra. Nessa seara, o estudo atestou
influências do imaginário cristão europeu provindas dos colonizadores e imigrantes que, trazendo
suas culturas e tradições atribuíam a tudo que fosse diferente a figura do “mal”, o que desencadeou,
de certa maneira, preconceitos religiosos enraizados em algumas das denominações documentadas.
Nesse sentido, o trabalho teve como propósito contribuir para o entendimento de aspectos do léxico
que revelam mitos e superstições religiosas, bem como fornecer reflexões com vistas “desmitificar”
denominações dos fenômenos contemplados pelo estudo que povoam o imaginário popular de
falantes sulistas.
Palavras-chave: Léxico. Religião e Crenças. Projeto ALiB. Tabus Linguísticos. Região Sul do
Brasil. |
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