Mestrado em Educação

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TRABALHO Ações
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ESPORTES PARALÍMPICOS EM CAMPO GRANDE-MS.
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 30/06/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Dirceu Santos Silva
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • LUCAS BARBOSA SILVA
    Banca
    • Carina Elisabeth Maciel
    • Dirceu Santos Silva
    • Michele Pereira de Souza da Fonseca
    • Philipe Rocha de Camargo
    Resumo
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      POLÍTICA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EGRESSOS NAS PESQUISAS NACIONAIS.
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 06/06/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Carina Elisabeth Maciel
      Coorientador(es)
      • Fabiany de Cassia Tavares Silva
      Orientando(s)
      • Luiza Lucena de Almeida
      Banca
      • Carina Elisabeth Maciel
      • Fabiany de Cassia Tavares Silva
      • Maria Cristina Lima Paniago
      • Solange Jarcem Fernandes
      Resumo
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        POLÍTICAS E AÇÕES DE PERMANÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, CAMPUS DE CAMPO GRANDE: PONTOS E CONTRAPONTOS (2016-2024).
        Curso Mestrado em Educação
        Tipo Dissertação
        Data 23/05/2025
        Área EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
          Coorientador(es)
          Orientando(s)
            Banca
            • Carina Elisabeth Maciel
            • Dirceu Santos Silva
            Resumo
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              Políticas e Ações de Permanência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Campo Grande: pontos e contrapontos (2016-2024).
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 23/05/2025
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • Carina Elisabeth Maciel
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Gislaine Aparecida de Oliveira Nadai
                Banca
                • Carina Elisabeth Maciel
                • Dirceu Santos Silva
                • Karine Nunes de Moraes
                • Solange Jarcem Fernandes
                Resumo Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa "História, Políticas, Educação" do Programa de
                Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está
                vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar
                (GEPPES/MB) e à Rede Universitas/BR. O objetivo geral consistiu em analisar as políticas e
                as ações de permanência dos cursos de graduação presencial da Cidade Universitária da UFMS
                - Campo Grande. Foram estabelecidos os objetivos específicos: examinar as políticas federais
                de acesso e permanência; identificar e mapear as ações institucionais voltadas à permanência
                estudantil; e caracterizar as estratégias desenvolvidas pela UFMS no período de 2020 a 2024.
                A presente pesquisa se justifica diante das desigualdades sociais que dificultam o acesso à
                educação superior, em especial por estudantes em situação de vulnerabilidade, evidenciando a
                necessidade de políticas públicas integradas que favoreçam a permanência com equidade. O
                estudo adotou o método histórico crítico-dialético, com pesquisa bibliográfica, análise
                documental e levantamento de dados secundários em fontes institucionais. Os resultados
                demonstram que a UFMS desenvolve um conjunto de ações de permanência que favorecem à
                permanência por meio de auxílios de assistência estudantil custeados pelo Programa Nacional
                de Assistência Estudantil (Pnaes) ou como participante atendido ou bolsista dos projetos das
                áreas de ensino, pesquisa e extensão. Evidenciou-se que o acompanhamento dos estudantes da
                Assistência Estudantil ocorre de forma sistemática pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
                (Proaes), o que não ocorre da mesma maneira com os demais bolsistas dos programas de outras
                áreas, isso dificulta o acompanhamento sistêmico dos beneficiários. Constatou-se também que
                fatores como limite de orçamento, quadro de servidores técnicos, desempenho acadêmico para
                manutenção das bolsas e disponibilidade de tempo para cumprimento do plano de trabalho são
                potenciais fragilidades para a participação dos estudantes, especialmente para os estudantestrabalhadores. Concluímos que, apesar dos avanços, a política de permanência exige articulação
                intersetorial, acompanhamento dos discentes e das especificidades dos cursos para o
                desenvolvimento de estratégias efetivas voltadas às necessidades dos estudantes.
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                Análise Sistemática da Formação e práticas pedagógicas de professores em escolas ribeirinhas - “escolas das águas” – no Pantanal sul mato-grossense.
                Curso Mestrado em Educação
                Tipo Dissertação
                Data 02/04/2025
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Celia Beatriz Piatti
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Ester Naiá Ferreira Melo
                  Banca
                  • Celia Beatriz Piatti
                  • Flavinês Rebolo
                  • Sheila Denize Guimaraes Barbosa
                  • Sonia da Cunha Urt
                  Resumo Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) cujo objetivo foi realizar um levantamento e analisar pesquisas já produzidas sobre a formação e prática de professores que atuam nas “escolas das águas” na região pantaneira em Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem fundamentos na teoria histórico-cultural com compreensão da psicologia em interlocução com a Pedagogia Histórico-crítica para a compreensão pedagógica, com base no método materialismo histórico-dialético. As análises emergem de um levantamento das produções que investigam a formação de professores e as práticas pedagógicas em escolas ribeirinhas no Pantanal sul-mato-grossense. Para tanto, foram realizadas buscas no Portal Brasileiro de Acesso Aberto (Oasisbr) e nos repositórios das universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFGD e UFMS), Universidade Estadual (UEMS) e na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Para o escopo desta pesquisa, tivemos o total de 13 trabalhos relacionados à temática. A categorização das pesquisas encontradas circulou em duas principais temáticas, sendo a primeira sobre currículo e cultura escolar e a segunda sobre formação e práticas docentes. Considera-se que há uma preocupação inicial que aparece nas pesquisas com a cultura local em consonância com as atividades desenvolvidas na escola, assim como na formação dos professores. Os pesquisadores apontam que o local onde as escolas estão localizadas tem interferência na elaboração dos currículos e, portanto, nas práticas pedagógicas e na formação dos professores que atuam nestas escolas. Demonstrando que a cultura é ponto principal de preocupação na formulação do Projeto Político- Pedagógico das escolas. Ao afirmar que a escola é lugar de socializar o conhecimento sistematizado pela humanidade é reconhecer que materialmente esse conhecimento possibilitará aos estudantes e aos professores se posicionarem criticamente diante das contradições que o próprio território pantaneiro apresenta. Consideramos que, não basta incluir a “cultura pantaneira” como marca de desenvolvimento no currículo das escolas. É, antes de tudo, necessário que os indivíduos compreendam as relações sociais que estão presentes neste contexto e as implicações que elas apresentam em sua formação e nas práticas pedagógicas.
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                  ESCOLA E CIÊNCIA: UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIAL.
                  Curso Mestrado em Educação
                  Tipo Dissertação
                  Data 28/03/2025
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Rafael Rossi
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • CLAUDIA REGINA GIARETTA
                    Banca
                    • Carina Elisabeth Maciel
                    • Hellen Jaqueline Marques
                    • Rafael Rossi
                    • Ricardo Eleutério dos Anjos
                    Resumo O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas e Diferenças, reflete as análises desenvolvidas no âmbito do LAPEGS – Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável. Tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva histórica e científica, a centralidade dos conhecimentos elaborados na educação escolar e sua contribuição para o desenvolvimento humano, tendo como inspiração a Pedagogia Histórico-Crítica. Problematiza-se o esvaziamento dos conhecimentos científicos nos processos educativos e destaca-se a sua relevância para a função social da escola, compreendida como o espaço privilegiado para a mediação dos saberes historicamente produzidos, possibilitando uma compreensão aprofundada da totalidade da realidade concreta. Sob influência da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, que compreendem a educação escolar como essencial para o desenvolvimento humano, definiram-se três objetivos específicos: apresentar a origem histórica da educação escolar e da formação de professores; investigar as pesquisas de pós-graduação da última década sobre os conhecimentos científicos na educação escolar; e analisar a relação entre conhecimento e educação escolar, enfatizando a especificidade da ciência e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade nos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, cujos procedimentos metodológicos incluem a revisão bibliográfica e a elaboração do estado da questão. Pretende-se, assim, evidenciar a indissociabilidade entre a formação humana e a educação escolar pautada nos conhecimentos científicos, destacando sua importância para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Demonstra-se, portanto, que a apropriação do conhecimento científico no contexto escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, contribuindo para a constituição do sujeito concreto e crítico, capaz de analisar e transformar suas condições objetivas. Conclui-se que o processo de desenvolvimento humano deve ser promovido pela educação escolar, possibilitando que o conhecimento seja internalizado e se converta em aprendizagem orientada pela formação crítica, autonomia intelectual e consciência social, configurando-se, assim, na perspectiva da formação humana em suas máximas potencialidades.

                    Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Escolar. Desenvolvimento Humano. Processos Formativos.
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                    O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 17/03/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Carina Elisabeth Maciel
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • BRUNA LUCIANA VALLE
                      Banca
                      • Carina Elisabeth Maciel
                      • Dirceu Santos Silva
                      • Lalo Watanabe Minto
                      • Solange Jarcem Fernandes
                      Resumo A presente pesquisa discorre acerca das políticas e estratégias que promovem o acesso à Educação Superior (ES) em Instituições de Educação Superior (IES) privadas de Mato Grosso do Sul (MS), sob a ótica da financeirização e do discurso mercadológico, com base no materialismo histórico-dialético (MHD). Utiliza-se dados do Censo da Educação Superior (Inep) e o sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil (e-MEC) para coleta de dados da análise. Ainda, seleciona-se os anúncios comerciais online das IES de MS em exercício de aplicação da análise dialógica de discurso (ADD). O estudo tem como objetivo geral analisar as políticas e estratégias de acesso à ES em IES de Mato Grosso do Sul, com foco nos efeitos da financeirização e do discurso mercadológico na educação, sob a perspectiva do MHD. A fim de examinar como o discurso mercadológico influencia as estratégias de acesso às IES privadas. Propõe-se a identificar as implicações da financeirização na ES, considerando a expansão do ensino a distância (EaD) e investigar como políticas públicas, como Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (Fies) e Programa de universidade para todos (ProUni), fortalecem o setor privado e impactam o papel emancipatório da educação. Os resultados mostram o predomínio do setor privado na oferta de matrículas, com destaque para o ensino a distância (EaD), impulsionado por grandes corporações como Cogna e Yduqs. Essas empresas utilizam políticas públicas, como o Fies e o ProUni, para expandir seu alcance, priorizando lucros em detrimento de uma educação inclusiva e emancipatória. A pesquisa argumenta que, apesar da ampliação do acesso, o modelo atual reforça desigualdades sociais e limita o papel transformador da educação.
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                        Processos formativos no contexto das disciplinas escolares: identidades e diferenças na produção de sentidos sobre o papel da escrita nas aulas de História.
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 06/03/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                          Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                            Banca
                            • Celia Beatriz Piatti
                            • Maria Aparecida Lima dos Santos
                            • Sheila Denize Guimaraes Barbosa
                            Resumo
                            Processos formativos no contexto das disciplinas escolares: identidades e diferenças na produção de sentidos sobre o papel da escrita nas aulas de História.
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 06/03/2025
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Maria Aparecida Lima dos Santos
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • DANIELLE DOS SANTOS BARRETO
                              Banca
                              • Celia Beatriz Piatti
                              • Maria Aparecida Lima dos Santos
                              • Sheila Denize Guimaraes Barbosa
                              • Sirley Lizott Tedeschi
                              Resumo
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                                MARCADORES SOCIAIS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: Histórias de vida de acadêmicas de Pedagogia
                                Curso Mestrado em Educação
                                Tipo Dissertação
                                Data 26/02/2025
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Sandra Novais Sousa
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • NATHALIA RODRIGUES CHAVES
                                  Banca
                                  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
                                  • Marcelo Victor da Rosa
                                  • Sandra Novais Sousa
                                  • Tiago Duque
                                  Resumo A pesquisa tem por objetivo principal compreender como os marcadores sociais da diferença são acionados na constituição das experiências formativas de acadêmicas do curso de Pedagogia do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril). A pesquisa teve como referencial epistemo-metodológico a Pesquisa Biográfica, em que se busca compreender o processo de individualização e socialização como formas de apropriação e de configuração biográfica. Cada história de vida, cada narrativa e cada experiência é marcada pela classe social, gênero, raça, sexualidade, geração, nacionalidade, e nessa pesquisa procurou-se fazer uma análise interseccional dos marcadores sociais dos sujeitos investigados, buscando observar como esse sujeito e seu corpo se inscrevem no mundo com seus diversos marcadores sociais que se cruzam. Ao adotar a perspectiva dos marcadores sociais das diferenças, busca-se pensar um novo corte, em que essas categorias, antes pensadas de forma isolada, passam a ser analisadas de forma articulada. Para acessar essas histórias de vida, foram realizadas entrevistas narrativas com seis participantes. Foram realizadas, ainda: análise bibliográfica, a partir de autores que investigam a utilização da Pesquisa Biográfica no campo educacional, bem como obras e produções acadêmicas sobre feminismo, marcadores sociais da diferença e interseccionalidade; análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), editais, resoluções, relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) e da Plataforma UFMS em Números, entre outros; produção do estado da questão, com mapeamento de produções acadêmicas sobre os marcadores sociais de diferença na formação em Pedagogia; e aplicação de questionário, por meio do Google Forms. A técnica de análise utilizada na pesquisa foi a Análise Compreensiva-Interpretativa, a partir da qual foram estabelecidas quatro unidades temáticas: 1) Início da vida escolar e trajetória na educação básica; 2) A escolha do curso; 3) Relação com as Tecnologias Digitais de Informação; 4) Expectativas para o futuro. Como resultados, aponta-se que foi possível evidenciar nas narrativas os desafios e potenciais presentes nas trajetórias pessoais e acadêmicas, sendo os marcadores sociais da diferença mais evidentes: classe social, escolarização, maternidade, geração e, sobretudo, gênero. Conclui-se que pensar os marcadores sociais da diferença na formação é pensar a construção das subjetividades que influenciam as histórias de vida, podendo provocar diferentes relações com oportunidades, recursos e direitos humanos. A intersecção entre esses pontos nos ajuda a compreender a complexidade presente na formação docente.
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                                  PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS ACERCA DA GENERIFICAÇÃO DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
                                  Curso Mestrado em Educação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 24/02/2025
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Marcelo Victor da Rosa
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Hilton Alves Silveira Júnior
                                    Banca
                                    • Guilherme Rodrigues Passamani
                                    • Marcelo Victor da Rosa
                                    • Neil Franco Pereira de Almeida
                                    • Sandra Novais Sousa
                                    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da percepção de crianças de 4 e 5 anos, os desdobramentos produzidos pela generificação de brinquedos e brincadeiras presentes na Educação Infantil. Adota uma abordagem qualitativa, focada na análise das práticas de brincar e no uso dos brinquedos. A fundamentação teórica é baseada em estudos sobre gênero (Guacira Lopes Louro – 2014, Richard Miskolci – 2017), infância (Constantina Xavier Filha – 2012, Juliane Odinino – 2015), práticas lúdicas escolares (Lisa Dinella e Erica Weisgram – 2018, Natalia Castellanos – 2013) e relações de poder (Michel Foucault – 1996, 2008, 2010a, 2010b, 2023). O levantamento de dados foi realizado por meio de gravações em áudio, notas de campo e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa busca compreender os marcadores sociais da diferença acionados pela generificação de brinquedos e brincadeiras, investigar as relações de poder familiares e suas influências nas escolhas de brinquedos, e analisar os desdobramentos do binarismo de gênero nessas interações. Além disso, examina as dinâmicas de amizade entre as crianças ao longo do ano letivo de 2024. Os resultados apontam que as relações de poder, originadas no contexto familiar, refletem diretamente no comportamento das crianças na escola, destacando a necessidade de práticas educacionais inclusivas e livres de estereótipos de gênero. A pesquisa sugere que tanto a escola quanto a família desempenham papéis fundamentais na promoção de uma educação que permita às crianças explorar suas identidades diversas, sem as restrições impostas pelas normas de gênero tradicionais.
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                                    “PROFESSOR, VOCÊ VAI CUIDAR DE MIM HOJE?” A docência masculina da educação física na educação infantil
                                    Curso Mestrado em Educação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 13/02/2025
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • Sandra Novais Sousa
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Júlio César Floriano dos Santos
                                      Banca
                                      • Dirceu Santos Silva
                                      • Jonata Ferreira de Moura
                                      • Ronaldo Rodrigues Moises
                                      • Sandra Novais Sousa
                                      • Silvia Adriana Rodrigues
                                      Resumo
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                                        CURRÍCULOS E PEDAGOGIAS DAS MANIFESTAÇÕES DO PÚBLICO DO FUTEBOL DE MULHERES EM HASHTAGS NO TWITTER/X.
                                        Curso Mestrado em Educação
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 13/02/2025
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Marcelo Victor da Rosa
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Alini Silva Peixoto
                                          Banca
                                          • Marcelo Victor da Rosa
                                          • Silvana Vilodre Goellner
                                          • Tiago Duque
                                          Resumo O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo exploratória com abordagem qualitativa. O objetivo é analisar os currículos e pedagogias relacionados às produções de saberes e poderes nas manifestações do público nas hashtags do Twitter/X associadas ao Campeonato Brasileiro Feminino Neoenergia 2023. De forma mais específica, essa dissertação pretendeu identificar e contextualizar os currículos e seus aspectos e a maneira como eles se apresentam nos discursos inseridos na plataforma; analisar as relações de poder nos discursos presentes nas hashtags; apreender deslocamentos sobre conceitos como gênero, mulher, masculino/feminino e perceber como o Futebol de Mulheres é perpassado por essas relações e (re)significações. As análises foram realizadas a partir da perspectiva dos Estudos Culturais, tendo como foco as relações de poder, as agências e as resistências nos currículos e pedagogias que se apresentaram a partir dos discursos encontrados nas hashtags vinculadas à competição. Foram identificados aspectos de currículo relacionados à valorização da prática, considerando tanto o efetivo sucesso quanto o processo dos times durante a competição. Um fato interessante foi a organização das/os torcedoras/es em hashtags específicas e a relação de interação do público em forma de comentários/respostas às postagens que utilizaram as hashtags. Ainda, observou-se as disputas que se estabeleceram nos discursos pelos significados relacionados às representações do futebol praticado pelas mulheres, bem como das próprias jogadoras. Foram percebidos discursos inseridos em jogos de forças que contestam ou validam a prática dessas mulheres, além da utilização de estratégias discursivas pautadas em certa forma de violência verbal para invalidar o futebol delas. Também foi identificado um movimento de agência exercido pelos clubes em relação à divulgação e disponibilização de transmissões em tempo real das partidas que não foram televisionadas pela Rede Globo e/ou o SporTV, detentores dos direitos de transmissão. Outros aspectos se relacionaram à presença de currículos de masculinidades inferindo significados às representações relacionadas ao futebol como prática e currículos de invisibilidade disputando significados com os currículos de valorização do Futebol de Mulheres. As construções curriculares presentes nas hashtags permitiram o delineamento de uma Pedagogia de Ocupação de Espaços, devido às estratégias pedagógicas utilizadas para colocar em embate, nos jogos de forças, os significados que as representações compartilhadas disputaram nesse contexto do Twitter/X.
                                          PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS: narrativas infantis
                                          Curso Mestrado em Educação
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 11/02/2025
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Sandra Novais Sousa
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Raquel Quintina Pereira Bard
                                            Banca
                                            • ECLEIDE CUNICO FURLANETTO
                                            • Josiane Peres Goncalves
                                            • Sandra Novais Sousa
                                            • Silvia Adriana Rodrigues
                                            Resumo Esta dissertação é resultante de uma pesquisa de mestrado, oriunda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), submetida à Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. A pesquisa está vinculada ao projeto “Relações educacionais na perspectiva dos atores educacionais: tecendo narrativas de crianças e docentes em formação”, em desenvolvimento por pesquisadores integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf) da Faculdade de Educação da UFMS. O objeto de estudo desta pesquisa é a presença masculina na educação infantil, na perspectiva das crianças, com o objetivo de compreender a percepção das crianças sobre a presença do professor homem na educação infantil. A pesquisa se fundamenta no Método Biográfico, a partir de autores como Franco Ferrarotti e Christine Delory-Momberger, nos estudos da infância, com Moysés Kullmann Junior, Phillip Ariès, Willian Cosaro e Manuel Jacinto Sarmento, e nas narrativas infantis, a partir dos estudos de Maria da Conceição Passeggi e Ecleide Cunico Furlanetto. O estudo inclui análise da história da profissão docente e a feminização do magistério, o conceito de infância e a criança como sujeito de direitos. Para produção de dados foram realizadas: revisão de literatura, produção do estado da questão, pesquisa documental, observação participante e rodas de conversas com dez crianças entre 3 e 4 anos, de uma turma de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Os registros das narrativas se deram por meio de anotações em diário de campo e gravações em áudio e vídeo. Os resultados mostram aprofundamento nas discussões acerca da formação docente, da relação entre assistencialismo e educação e do protagonismo infantil. As narrativas infantis revelaram que a presença de professores homens na educação infantil é percebida de maneiras diversas pelas crianças que participaram do estudo, influenciando suas identidades de gênero e dinâmicas sociais. As crianças associaram características positivas à figura masculina, mostraram se sentir seguras, protegidas e cuidadas, livres para demonstrar afeto e carinho, receptivas à aprendizagem por meio de atividades lúdicas (como dança, música, brincadeiras). Mas, suas percepções também refletem preconceitos e estereótipos de gênero, ao trazerem em suas narrativas a ideia que o professor homem não pode exercer funções vinculadas à sua higiene íntima, como trocar fraldas ou dar banho, pois a consideraram uma atividade feminina, ou quando acharam engraçado o professor usar touca e avental ao desenvolver uma atividade com receita. Conclui-se, a partir dos resultados, que a utilização das narrativas infantis contribui para a compreensão da cultura escolar, bem como da influência dos adultos (na escola e na família) sobre a visão das crianças acerca da relação entre gênero, profissão e papeis sociais. Isso reforça a emergência do olhar atento e respeitoso para com a infância, entendendo as crianças como sujeitos históricos que podem contribuir para se repensar os modelos educativos, os currículos e a as formas de organização das escolas da infância.
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                                            O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DO GRUPO PET/EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMS: uma análise narrativa
                                            Curso Mestrado em Educação
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 06/02/2025
                                            Área EDUCAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • Sandra Novais Sousa
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Matheus Bezerra de Souza
                                              Banca
                                              • Carina Elisabeth Maciel
                                              • Dirceu Santos Silva
                                              • Sandra Novais Sousa
                                              • Wagner dos Santos
                                              Resumo A pesquisa tem como objeto de estudo o Programa de Educação Tutorial (PET), uma política pública que, ao longo dos anos, tem sido desenvolvida em cursos de graduação brasileiros, com vistas a contribuir na formação de pesquisadores e profissionais de excelência. O objetivo da pesquisa é analisar as relações que podem ser estabelecidas entre a participação no PET durante a graduação e a qualificação da formação como pesquisador e futuro profissional. Partimos dos seguintes questionamentos: na percepçãço dos petianos – como se autodenominam os participantes do PET egressos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o referido Programa contribuiu para que tivessem uma formação “de excelência”? Para os alunos e egressos, há alguma relação entre a participação no PET e a qualidade da sua formação acadêmica e profissional? Para nos aproximarmos dessas questões, utilizamos como referencial teórico os estudos sobre histórias de vida e formação, a partir de autores como Cristine Delory-Momberger, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza e António Nóvoa, entre outros. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: revisão de literatura, para fundamentação teórica; estado da questão, a fim de mapear a produção acadêmica que teve o PET como objeto de estudo; análise documental, tendo como fontes editais, relatórios e outros documentos referentes ao programa na UFMS; aplicação de questionário, a participantes egressos e ativos do PET; e entrevistas narrativas com acadêmicos egressos do PET Educação Física/Faed/UFMS. Como resultados, apontamos que o PET, inicialmente, foi idealizado para um público-alvo seleto, com vistas à formação de uma elite intelectual, com foco no ingresso na pós-graduação, no entanto, no grupo de entrevistados, formado por estudantes advindos das classes populares, o PET não se mostrou um diferencial decisivo para o ingresso na pós-graduação. Sob a ótica dos egressos, a política apresenta contribuições significativas para formação acadêmica e profissional de seus participantes, explorando habilidades práticas, técnicas e sociais. Contudo, todas essas características trazem suas problemáticas e desafios, dentro os citados estão: dedicação de tempo demandada, a sobrecarga e pouca profundidade de atividades, as cobranças e conflitos internos. Concluímos, a partir desses resultados, que o PET é uma política pública educacional com contribuições significativas para formação dos participantes, o que permite a exploração de diversas habilidades e conhecimentos na esfera do ensino, pesquisa e extensão, mas apresenta alguns desafios e contradições tais quais a sobrecarga dos participantes, a demanda exigida e a baixa profundidade nas temáticas trabalhadas que devem ser explorados e aprofundados em pesquisas futuras.
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                                              POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EGRESSOS NAS PESQUISAS NACIONAIS.
                                              Curso Mestrado em Educação
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 13/12/2024
                                              Área EDUCAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                                Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                  Banca
                                                    Resumo
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                                                      DEZ ANOS DA LEI DE COTAS: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESVELAM
                                                      Curso Mestrado em Educação
                                                      Tipo Dissertação
                                                      Data 11/12/2024
                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                      Orientador(es)
                                                      • Carina Elisabeth Maciel
                                                      Coorientador(es)
                                                        Orientando(s)
                                                        • BRUNA DA CONCEIÇÃO XIMENES
                                                        Banca
                                                        • Carina Elisabeth Maciel
                                                        • Fabiany de Cassia Tavares Silva
                                                        • Maíra Tavares Mendes
                                                        • Solange Jarcem Fernandes
                                                        Resumo Este estudo tem como objeto a Lei de Cotas, Lei n.° 12.711 e seu objetivo geral é compreender o que tem sido discutido sobre a Política de Cotas nas produções acadêmicas publicadas nos periódicos Qualis A1. Dessa forma, elencamos como objetivos específicos: a) Identificar o processo de materialização da Política de Cotas, as lutas e a resistência em seu processo histórico de criação; b) Investigar a situação do acesso à educação superior no Brasil e as implicações para a Política de Cotas, c) Avaliar o que tem sido discutido sobre a Política de Cotas nas produções acadêmicas publicadas em periódicos Qualis A1 no período de 2012 a 2022. A pesquisa se justifica pela importância da Lei n.°12.711/2012 e pela necessidade de aprofundar o diálogo sobre essa temática, visto que, em 2022, completaram-se dez anos da promulgação da Lei de Cotas. É importante ressaltar que para nessa investigação foram analisados os periódicos nacionais com a classificação da Qualis A1 em Educação. Para análise, foi realizado um levantamento em todos os periódicos com essa classificação por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a partir de dossiês sobre a temática e dos descritores: Lei de Cotas, Cotas Raciais e Ensino Superior. Foram selecionados os artigos que tinham em seu escopo discussões que tangem à Política de Cotas. A temática é encontrada em determinados dossiês e discutida com ênfase em acesso, permanência e questões relacionadas ao Ensino Superior.
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                                                          20 ANOS DA LEI 10.639/2003 E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO-OESTE
                                                          Curso Mestrado em Educação
                                                          Tipo Dissertação
                                                          Data 11/11/2024
                                                          Área EDUCAÇÃO
                                                          Orientador(es)
                                                          • Carina Elisabeth Maciel
                                                          Coorientador(es)
                                                            Orientando(s)
                                                            • LUÍS CARLOS DOS SANTOS NUNES
                                                            Banca
                                                            • Carina Elisabeth Maciel
                                                            • Christian Muleka Mwewa
                                                            • Marcelo Victor da Rosa
                                                            • MARTA COELHO CASTRO TROQUEZ
                                                            Resumo Esta pesquisa objetivou identificar e analisar a Lei n.º 10.639/2003 nas pesquisas acadêmicas de dissertações e teses sobre a Lei e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) produzidas nos programas de pós-graduação em Educação da região Centro-Oeste do Brasil das Universidades Federais UFMT, UFMS, UFGD, UnB e UFG. A Lei n.º 10.639/2003 não apenas impacta a educação, mas também tem reverberações significativas no ambiente acadêmico, incentivando a produção de dissertações, teses e pesquisas voltadas para o estudo da história, cultura, religião e identidade afro-brasileira e africana. Essa legislação tem contribuído para o surgimento de novos campos de pesquisa, ampliando a diversidade de temas abordados em diversas áreas. Além disso, ela promove a desconstrução de narrativas coloniais que tendem a marginalizar saberes afro-brasileiros, mas ao incentivar uma abordagem crítica nas pesquisas acadêmicas possibilitamos a compreensão de um outro olhar. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica e as fontes foram as teses e dissertações que retratassem a Lei n.º 10.639/2003 e a ERER nos programas de pós-graduação em Educação. Para a identificação e análise dos dados coletados, elegemos como recorte temporal as produções do período de 2008 a 2022. Apresentamos na dissertação uma construção histórica do Movimento Negro e todos os seus avanços e reivindicações na educação e as contribuições de pensadores negros que possibilitam a reflexão histórica-critica das relações étnico-raciais no Brasil. A partir das análises apresentamos uma reflexão sobre as temáticas que estão pesquisadas nos programas de pós-graduação em educação, como temáticas referentes à formação continuada de professores, identidade negra, entre outras temáticas. Em conclusão, a Lei 10.639/2003, além de servir como resultado de muita resistência e resiliência do Movimento Negro, também compreende as nuances do ser negro no Brasil como as questões de identidades e as legislações de reparação à história não contada.
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                                                            A Política Pública do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida na realidade educacional sul-mato-grossense
                                                            Curso Mestrado em Educação
                                                            Tipo Dissertação
                                                            Data 12/08/2024
                                                            Área EDUCAÇÃO
                                                            Orientador(es)
                                                            • Solange Jarcem Fernandes
                                                            Coorientador(es)
                                                              Orientando(s)
                                                              • Maysa Lima de Souza
                                                              Banca
                                                              • Celeida Maria Costa de Souza e Silva
                                                              • Dirceu Santos Silva
                                                              • Maria Aparecida Lima dos Santos
                                                              • Solange Jarcem Fernandes
                                                              Resumo Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa “História, Política, Educação” do
                                                              Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do
                                                              Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). A proposta é analisar a Política Educacional do Novo
                                                              Ensino Médio imposta pela Lei n. 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da
                                                              Educação Nacional, inserindo um novo modelo de ensino médio e regulamenta as escolas
                                                              de tempo integral. O objetivo geral consiste em analisar o Novo Ensino Médio a partir do
                                                              movimento de implementação da política educacional no período de 2018 a 2022,
                                                              explicitando suas alterações e implicações na última etapa da educação básica da Rede
                                                              Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS. Os objetivos específicos se
                                                              centram em: 1) produzir reflexões sobre o processo de reestruturação da educação básica
                                                              brasileira por meio da apreciação da política do Novo Ensino utilizando levantamento
                                                              bibliográfico e análise documental da legislação e materiais orientadores da
                                                              implementação do NEM no país; 2) avaliar o movimento de contrarreforma do ensino
                                                              médio a partir do recorte temporal entre 2018 a 2022, identificando como tem ocorrido a
                                                              implementação do NEM pelos estados brasileiros; 3) analisar a Lei n. 13.415/2017 por
                                                              meio das normativas que regulamentam a implementação do NEM na Rede Estadual de
                                                              Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS, avaliando a estrita relação entre projeto de
                                                              vida e competências socioemocionais, bem como a introdução dos itinerários formativos
                                                              nas grades curriculares da etapa do ensino médio sul-mato-grossense. A pesquisa foi
                                                              pautada por vasta revisão bibliográfica com ênfase na produção de um estado da arte
                                                              sobre os estudos que abordam a influência neoliberal, o empresariamento da educação
                                                              presente no Novo Ensino Médio e a ascensão do Projeto de Vida e as competências
                                                              socioemocionais na educação. Os documentos utilizados na análise foram elaborados e
                                                              produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS e
                                                              orientam a implementação e execução do NEM – percursos formativos e itinerários
                                                              formativos – e o componente curricular Projeto de Vida, bem como os documentos
                                                              produzidos pelo Instituto Ayrton Senna, que versam sobre as cinco macrocompetências:
                                                              autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao
                                                              novo. Após a coleta e análise dos documentos, concluiu-se que o Novo Ensino Médio e
                                                              o Projeto de Vida contribuem para um projeto societário que reforçam as desigualdades;
                                                              apresentam a falácia da liberdade de escolha como oportunidade para os estudantes
                                                              escolherem que percurso seguir, além de ser uma proposta que precariza e fragiliza o
                                                              ensino, preparando os estudantes para um mercado de trabalho instável.
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                                                              A Educação Física no Processo de Implementação da Política do Novo Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul
                                                              Curso Mestrado em Educação
                                                              Tipo Dissertação
                                                              Data 09/08/2024
                                                              Área EDUCAÇÃO
                                                              Orientador(es)
                                                              • Dirceu Santos Silva
                                                              Coorientador(es)
                                                                Orientando(s)
                                                                • OTÁVIO BONJIOVANNE LOURENÇO
                                                                Banca
                                                                • Carina Elisabeth Maciel
                                                                • Dirceu Santos Silva
                                                                • Solange Jarcem Fernandes
                                                                • Wagner dos Santos
                                                                Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar a Educação Física no
                                                                processo de implementação do Novo Ensino Médio em escolas da rede
                                                                estadual de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. Trata-se de
                                                                uma pesquisa com abordagem qualitativa, organizada em duas etapas: 1.
                                                                análise dos documentos oficiais; 2. Entrevista semiestruturada com
                                                                professores de Educação Física, com o objetivo de verificar consonâncias
                                                                e dissonâncias entre os documentos oficiais e a realidade percebida pelos
                                                                professores entrevistados. Utilizou-se da inspiração no referencial teórico
                                                                crítico-dialético para a discussão dos dados. Foram encontradas
                                                                inconsistências entre o descrito nos documentos da contrarreforma e o
                                                                discurso dos professores atuantes no EM. Incertezas e dificuldades na
                                                                implementação do NEM foram percebidas. No refere-se a Educação
                                                                Física foi percebido um cenário de desvalorização que se acentuou com a
                                                                Implementação do NEM, o que limitou o componente em apenas um
                                                                fragmento da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Conclui-se que o
                                                                NEM em MS foi implementado de forma ultra acelerada para atender
                                                                demandas políticas, o que impactou e continua a impactar o
                                                                desenvolvimento como um todo da etapa EM e os componentes
                                                                curriculares que sofriam em seus posicionamentos com a Educação Física
                                                                foram ainda mais prejudicados.
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