20 ANOS DA LEI 10.639/2003 E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO-OESTE |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- LUIS CARLOS DOS SANTOS NUNES
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Christian Muleka Mwewa
- Marcelo Victor da Rosa
- MARTA COELHO CASTRO TROQUEZ
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Resumo |
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Download |
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A Política Pública do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul: o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida na realidade educacional sul-mato-grossense |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/08/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Celeida Maria Costa de Souza e Silva
- Dirceu Santos Silva
- Maria Aparecida Lima dos Santos
- Solange Jarcem Fernandes
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Resumo |
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa “História, Política, Educação” do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). A proposta é analisar a Política Educacional do Novo
Ensino Médio imposta pela Lei n. 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, inserindo um novo modelo de ensino médio e regulamenta as escolas
de tempo integral. O objetivo geral consiste em analisar o Novo Ensino Médio a partir do
movimento de implementação da política educacional no período de 2018 a 2022,
explicitando suas alterações e implicações na última etapa da educação básica da Rede
Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS. Os objetivos específicos se
centram em: 1) produzir reflexões sobre o processo de reestruturação da educação básica
brasileira por meio da apreciação da política do Novo Ensino utilizando levantamento
bibliográfico e análise documental da legislação e materiais orientadores da
implementação do NEM no país; 2) avaliar o movimento de contrarreforma do ensino
médio a partir do recorte temporal entre 2018 a 2022, identificando como tem ocorrido a
implementação do NEM pelos estados brasileiros; 3) analisar a Lei n. 13.415/2017 por
meio das normativas que regulamentam a implementação do NEM na Rede Estadual de
Ensino de Mato Grosso do Sul – REE/MS, avaliando a estrita relação entre projeto de
vida e competências socioemocionais, bem como a introdução dos itinerários formativos
nas grades curriculares da etapa do ensino médio sul-mato-grossense. A pesquisa foi
pautada por vasta revisão bibliográfica com ênfase na produção de um estado da arte
sobre os estudos que abordam a influência neoliberal, o empresariamento da educação
presente no Novo Ensino Médio e a ascensão do Projeto de Vida e as competências
socioemocionais na educação. Os documentos utilizados na análise foram elaborados e
produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS e
orientam a implementação e execução do NEM – percursos formativos e itinerários
formativos – e o componente curricular Projeto de Vida, bem como os documentos
produzidos pelo Instituto Ayrton Senna, que versam sobre as cinco macrocompetências:
autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao
novo. Após a coleta e análise dos documentos, concluiu-se que o Novo Ensino Médio e
o Projeto de Vida contribuem para um projeto societário que reforçam as desigualdades;
apresentam a falácia da liberdade de escolha como oportunidade para os estudantes
escolherem que percurso seguir, além de ser uma proposta que precariza e fragiliza o
ensino, preparando os estudantes para um mercado de trabalho instável. |
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A Educação Física no Processo de Implementação da Política do Novo Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/08/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- OTÁVIO BONJIOVANNE LOURENÇO
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Solange Jarcem Fernandes
- Wagner dos Santos
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Resumo |
A presente dissertação tem como objetivo analisar a Educação Física no
processo de implementação do Novo Ensino Médio em escolas da rede
estadual de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. Trata-se de
uma pesquisa com abordagem qualitativa, organizada em duas etapas: 1.
análise dos documentos oficiais; 2. Entrevista semiestruturada com
professores de Educação Física, com o objetivo de verificar consonâncias
e dissonâncias entre os documentos oficiais e a realidade percebida pelos
professores entrevistados. Utilizou-se da inspiração no referencial teórico
crítico-dialético para a discussão dos dados. Foram encontradas
inconsistências entre o descrito nos documentos da contrarreforma e o
discurso dos professores atuantes no EM. Incertezas e dificuldades na
implementação do NEM foram percebidas. No refere-se a Educação
Física foi percebido um cenário de desvalorização que se acentuou com a
Implementação do NEM, o que limitou o componente em apenas um
fragmento da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Conclui-se que o
NEM em MS foi implementado de forma ultra acelerada para atender
demandas políticas, o que impactou e continua a impactar o
desenvolvimento como um todo da etapa EM e os componentes
curriculares que sofriam em seus posicionamentos com a Educação Física
foram ainda mais prejudicados. |
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USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- CLEIDE MARIA DOS PASSOS ARRUDA
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Banca |
- Aparecida Santana de Souza Chiari
- Frederico Fonseca Fernandes
- Silvia Adriana Rodrigues
- Suely Scherer
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Resumo |
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS) e ao Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática/UFMS (GETecMat), teve por objetivo analisar uma proposta de Cultura Maker com uso de Tecnologias Digitais com crianças da Educação Infantil. Os estudos foram realizados em parceria com uma professora que trabalha com crianças de aproximadamente 4 anos de idade, em uma escola pública do município de Campo Grande - MS. Para a produção de dados da pesquisa, foram desenvolvidas as seguintes ações na escola: estudo do currículo prescrito e planejamento com a professora; observação de aulas; reuniões de avaliação das ações na escola. Essas ações foram registradas em vídeo, áudio ou fotografias, e, assim, constituímos os dados para esta pesquisa. Os dados são apresentados nesta dissertação em formato de narrativas, orientadas pelas ações desenvolvidas na escola e por estudos sobre a integração de tecnologias digitais ao currículo escolar, Cultura Maker e a abordagem construcionista. Partimos das informações fornecidas pela professora parceira, que relatou não possuir conhecimento teórico nem utilizar tecnologias digitais ou Cultura Maker em sua prática com os alunos. A partir desse fato e dos estudos realizados, consideramos que, nos encaminhamentos da pesquisa e na parceria entre a pesquisadora e a professora, o uso de Tecnologias Digitais foi realizado em movimentos da Cultura Maker, com o objetivo de integrá-las ao currículo escolar, conforme narrativas apresentadas nesta pesquisa. |
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POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PROGRAMA REFLEXÕES PEDAGÓGICAS, DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA EM CAMPO GRANDE - MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/05/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mario Cesar de Paula Ribeiro
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Carlos Nazareno Ferreira Borges
- Dirceu Santos Silva
- Solange Jarcem Fernandes
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Resumo |
RESUMO
A preocupação com a formação de professores tem ganhado destaque, nas últimas décadas. Dada a relevância do tema para o aperfeiçoamento da política educacional, tornou-se pauta imprescindível no âmbito municipal, estadual e federal. Este trabalho tem como objetivo analisar a política educacional de formação continuada de professores de Educação Física, a partir do Programa Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática no município de Campo Grande – MS. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que levou em consideração pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados envolveu duas etapas. Na primeira, coletaram-se documentos, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), referentes à formação de professores de Educação Física no Programa “Reflexões Pedagógicas: Diálogos entre a Teoria e a Prática''; na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino e com a equipe da Semed (professores e gestores) responsável pela execução do programa formativo. Pretendeu-se investigar sobre a referida política como forma de contribuir para a análise e sistematização de dados sobre o programa da Semed, bem como examinar essa mesma política com base no discurso dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino em relação ao impacto do programa no trabalho docente. Foi identificado que as influências familiares se destacaram para a escolha do curso de Educação Física. Entre as principais dificuldades vivenciadas pelos professores, está a dicotomia entre teoria e prática. Sobre a formação continuada, esta tem se mostrado uma necessidade para esses educadores, de modo a preencher as lacunas em sua formação e contribuir para o aprimoramento de sua atuação. O programa trouxe, como potencialidade, o trabalho da teoria alinhado à prática. Por outro lado, foi ressaltado que nem sempre havia um bom planejamento no programa. Outra dificuldade relatada se refere à falta de investimentos em tecnologia, sendo de grande relevância que se aumentem os recursos para investimento em infraestrutura e em recursos humanos.
Palavras-chaves: Política Pública. Política Social. Formação profissional. |
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MULHERIZANDO E INDIGENIZANDO A EDUCAÇÃO: os marcadores sociais da diferença no Curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena (CPAQ/UFMS) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adir Casaro Nascimento
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Carlos Magno Naglis Vieira
- Marcelo Victor da Rosa
- Vera Lucia Ferreira Vargas Cesco
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Resumo |
O direito a uma licenciatura específica que visa graduar professoras e professores indígenas para atuarem em suas respectivas comunidades é uma conquista muito recente. Posto isto, a pesquisa em questão teve como objetivo analisar as constituições identitárias percorridas pelas acadêmicas indígenas mulheres, matriculadas no curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Aquidauana (CPAQ). Nesse sentido, empregamos o uso de entrevistas semiestruturadas, possibilitando, assim, que as sujeitas discorressem sobre suas experiências. Ademais, o embasamento teórico se deu a partir de uma revisão bibliográfica de referenciais foucaultianos e da realização do “estado da arte” de estudos sobre o tema. Diante disso, analisar o processo de subjetivação das sujeitas da pesquisa em questão, faz com que seja possível compreender, em parte, suas histórias de vidas e identidades. Os resultados sinalizaram que as constituições identitárias percorridas pelas acadêmicas indígenas mulheres estão intrinsecamente ligadas com os marcadores sociais da diferença saltados no campo e discorridos em suas experiências pessoais e acadêmicas. Tais quais, os discursos atrelados a religiosidade evangélica encontradas em suas narrativas, assim como a maternidade, o maternar e seus desdobramentos para a escolha do curso e para as suas trajetórias acadêmicas. Assim como podemos observar que o curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena exerce extrema relevância no processo de afirmação das identidades de gênero, etnia e de escolaridade das sujeitas desta pesquisa. Também foi possível observar a importância e relevância das mulheres indígenas para o processo de aldeamento do CPAQ e por consequência, do processo de valorização das culturas indígenas nos mais diversos espaços.
Palavras-chave: Mulheres indígenas. Constituições identitárias. Licenciatura Plena Intercultural Indígena. |
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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandra Ayach Anache
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Carina Elisabeth Maciel
- Geandra Cláudia Silva Santos
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Resumo |
RESUMO
Esta dissertação se insere no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial – GPDHEE, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e acompanhada pela Linha de Pesquisa 2 – Educação, Cultura e Sociedade. Aborda a temática de Formação de Professores Universitários na Perspectiva da Educação Inclusiva. Discentes com deficiência têm buscado sua inserção e permanência na rede regular de Educação Superior há muitos anos mediante um ensino de qualidade e em condições de igualdade de oportunidades, preservando o respeito às diferenças contidas no ambiente universitário. Contudo, essa inserção enfrenta desafios que dizem respeito a vários fatores e, dentre eles, cita-se a ausência de formação do professor universitário na perspectiva inclusiva, que garanta uma educação de qualidade capaz de respeitar a singularidade de cada educando. Por isso, as universidades precisam estar abertas a novas formas de educar, renunciando o conservadorismo e as formas rígidas de avaliação. O objetivo geral desta dissertação consistiu em analisar, nas produções acadêmicas disponíveis no Banco de Dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), publicadas no período de 2012 a 2022, estudos sobre propostas e ações de Formação de Professores Universitários na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para responder a esse propósito, elegeu-se como questão norteadora: Há formação do professor universitário na perspectiva da Educação Inclusiva capaz de assegurar estratégias pedagógicas que superem a lógica da exclusão? A metodologia empregada ocorreu por meio de pesquisa documental-bibliográfica, em que foram selecionados 26 produtos, sendo 15 dissertações e 11 teses. A análise tem por base a perspectiva do materialismo histórico-dialético para compreender como os aspectos socioeconômicos e políticos intermedeiam o campo da educação e como esse movimento de produção e reprodução da vida social conduz a categoria de trabalho. Conclui-se que, desde o ano de 2012, a comunidade científica vem registrando a importância do olhar para a formação do professor universitário na perspectiva inclusiva, uma vez que sua prática metodológica não atende as especificidades de aluno com deficiência, embora haja um discurso a favor da inclusão.
Palavras-chave: Formação de professores universitários; educação inclusiva; materialismo histórico-dialético. |
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OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES: POSSÍVEIS RELAÇÕES. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
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OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA E A CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES: possíveis relações |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- WEVERLIN FERREIRA BRIZOLA
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Banca |
- Eugenia Portela de Siqueira Marques
- Isabel Maria Sabino de Farias
- Sandra Novais Sousa
- Suely Scherer
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Resumo |
Na formação inicial, o estágio obrigatório possibilita a inserção dos futuros docentes na realidade das instituições, em especial as públicas e, mesmo que de forma minimizada, oportuniza ao graduando se familiarizar com o cotidiano escolar, representando, então, um momento de ação entre a teoria e a prática. O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar possíveis relações entre as propostas de estágios obrigatórios de um curso de Pedagogia e a constituição da práxis pedagógica de professores iniciantes, egressos do curso. Desse modo, a presente dissertação tem como objeto de estudo a constituição da práxis pedagógica em professores iniciantes atuantes na rede pública de ensino no município de Campo Grande/MS, que são egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para isso, buscou-se estabelecer relações entre a formação inicial e a constituição da práxis pedagógica, discutir as especificidades do estágio obrigatório na formação inicial de pedagogos e compreender a contribuição, na forma como está estruturado, para a constituição da práxis pedagógica a partir da análise das entrevistas narrativas de caráter auto formativo com cinco professoras egressas do curso de Pedagogia da UFMS e que são atuantes em escolas públicas. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico os pressupostos do Método Biográfico, o qual entende que os relatos de si, constituem-se em dados de pesquisa que podem contribuir para a compreensão das questões educacionais ou sociais. Logo, a pesquisa narrativa, por meio da produção das entrevistas narrativas, possibilita compreender como a práxis pedagógica foi sendo constituída na trajetória do professor por meio das reflexões que o ato de narrar sobre si provoca, ao impelir o sujeito a repensar a articulação entre os conhecimentos teóricos e a experiências práticas que possui, determinantes para o desenvolvimento profissional. A técnica de análise utilizada partiu do pressuposto da análise compreensiva-interpretativa (Sousa, 2006 apud Ricouer 1996), que é subdividida em três etapas, sendo elas: I – Pré-análise/Leitura cruzada; II – Leitura temática/Unidades de análises descritivas; III – Leitura compreensiva-interpretativa. Como resultados, aponta-se que a formação carrega um estigma de ser suficiente e ter que contemplar o que será vivenciado no campo de atuação profissional. Entretanto, é necessário compreender que a formação não possui essa função, pois ela propicia o conhecimento teórico que embasa a prática, e conforme evidenciado nas entrevistas, parte das disciplinas, sobretudo as teóricas, do curso de Pedagogia proporcionam esse embasamento, evidenciando o silenciamento sobre as disciplinas de estágio obrigatório no curso de Pedagogia, por não ter sido mencionado no decorrer das entrevistas, direcionando como resposta para a questão problema “que relações podem ser identificadas do estágio para a constituição da práxis?”, é que a formação das entrevistadas que foram afetadas pela migração do PPC e também pela passagem do período pandêmico, não propiciou uma relação para a constituição da práxis pedagógica nas professoras entrevistadas. Dessa forma, as narrativas e a problematização da vivência na escola possibilitaram vislumbrar nas acadêmicas entrevistadas a constituição do arcabouço teórico-prático inicial adquirido durante a formação inicial docente e que foi revisitado durante a sua iniciação na profissão docente, todavia, em sua maioria, ocorreu a partir de algumas disciplinas teóricas. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA CAPITAL DO CENTRO-OESTE |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Hélder Ferreira Isayama
- Marina Brasiliano Salerno
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Resumo |
O objetivo do estudo foi investigar as políticas públicas em Educação Física e a formação de professores (agente sociais de esporte e lazer) na Fundação Municipal de Esporte (Funesp), de Campo Grande-MS. Trata-se de uma pesquisa com método descritivo, abordagem qualitativa, organizada em três etapas: na primeira foi composta pela fundamentação na produção científica sobre o tema; na segunda foi realizada uma análise documental; na terceira foram realizadas as entrevistas semiestruturadas com gestores e professores que atuam na Funesp. A análise foi inspirada no referencial teórico crítico-dialético e recorremos a técnica de análise de conteúdo, a fim de organizar os dados. Para tanto, foram criadas três categorias de análise: 1) Período Pré-formação Inicial, corresponde às experiências que contribuíram para a escolha do curso de Educação Física; 2) Período de Formação Inicial corresponde às disciplinas vivenciada na graduação que mais são utilizadas na pratica profissional, bem como se houve a participação em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão durante o período acadêmico e como os professores avaliam o curso de Educação Física; 3) Período de Formação Continuada, corresponde aos encontros de formação continuada em serviço ofertados pela Funesp. Contudo, observou-se que os professores envolvidos na política MCG, estabelecida no município de Campo Grande-MS, em sua maioria escolheram o curso de Educação Física influenciados por experiências esportivas vivenciadas fora do ambiente escolar. Em suas práticas profissionais utilizam disciplinas mais específicas das modalidades das quais eles ministram diretamente como, Pilates, Musculação e Funcional. Sobre as formações continuadas em serviço, ofertadas pela Funesp, os professores apontam que deveria ter mais encontros ao longo do ano, com um calendário pré-estabelecido, com temáticas mais especificas relacionadas às oficinas oferecidas pelos projetos, além de compreenderem que os próprios profissionais envolvidos possuem condições de ministrar e/ou conduzir os encontros, sem necessariamente depender de um palestrante externo. |
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POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFMS EM TEMPOS DE COVID-19: Perfil dos estudantes atendidos pelas ações de permanência |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Fernando Cezar Vieira Malange
- Rafael Rossi
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Resumo |
Este trabalho tem como objeto de estudo as Políticas de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pelas ações de permanência em tempos de pandemia de covid-19, tendo como recorte temporal o período de 2020 a 2021. Seu objetivo geral é analisar as ações de Assistência Estudantil e o perfil dos estudantes atendidos com estas ações para favorecer a permanência em tempos de covid-19 na Universidades Federal de Mato Grosso do Sul (2020 a 2021). Dessa forma, tem como objetivos específicos investigar a política de Assistência Estudantil e sua relação com a política de educação superior no Brasil; relacionar os programas nacionais e institucionais (UFMS) para Assistência Estudantil no período da pandemia gerada pela covid-19 (2020 a 2021) a partir do balanço de produção e desvelar o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pelas ações de permanência, específicos do período da pandemia gerada pelo vírus. Para a realização da pesquisa, utilizamos como base a abordagem materialista histórica e dialética. Os principais procedimentos para identificação dos dados empíricos e bibliográficos foram: a) Pesquisa documental (em documentos institucionais, normas, decretos e editais); b) Balanço de produção (consiste em um levantamento de produções relevantes ao tema e que tratam em suas pesquisas sobre assistência estudantil em tempos de pandemia da covid-19). Para desvelar o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pelas ações de permanência, específicos do período da pandemia gerada pela covid-19, utilizamos dados dos questionários preenchidos pelos estudantes no momento da matrícula, armazenados pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC/UFMS) e obtidos por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Para melhor análise e visualização das informações, elaboramos quadros, gráficos e tabelas que permitiram identificar o perfil socioeconômico dos estudantes atendidos pelas ações de permanência da instituição. Como resultados, evidenciamos que, durante o período de pandemia, 3.154 estudantes foram atendidos pelas ações de Assistência Estudantil (ações tradicionais e ações emergenciais de Assistência Estudantil), sendo em sua maioria: do sexo feminino, parda, solteiros, não têm filhos, não trabalham, possuem renda mensal per capita de até 1 salário mínimo e meio vigente, utilizam transporte coletivo e ingressaram por meio da cota do tipo L1. Evidenciamos ainda que, apesar de abstenções, a quantidade de respostas foi suficiente para o levantamento das informações do perfil socioeconômico dos estudantes. |
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RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CURSO DE QUÍMICA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CURSO DE QUÍMICA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Júlio César Piatti Filgueira
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Banca |
- Josiane Peres Goncalves
- Sonia da Cunha Urt
- Suzana Lopes Salgado Ribeiro
- Zaira de Andrade Lopes
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Resumo |
Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar as representações sociais de universitárias do curso de Química acerca da participação da mulher na área de ciências exatas, em especial do curso de Química da universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pretendeu-se analisar tal fenômeno a partir das bases teóricas da teoria das Representações Sociais, entre outros diálogos possíveis com autores que discutem e pesquisam a temática em evidência. Como problema indagou-se: Qual é a representação de mulher nos cursos de Ciências Exatas, em especial, no curso de Química? Como hipótese, mesmo frente aos avanços e participação das mulheres na ciência, aqui em discussão o curso de Química, há muitas questões que ainda precisam ser indagadas e perquiridas para responder qual o lugar que a mulher ocupa na sociedade. Para alcançar esse objetivo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR) e ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2022. Além disso, foram analisados os dados disponibilizados pelo Instituto de Química (INQUI) da UFMS sobre o número de estudantes ingressantes e concluintes nos cursos de bacharelado e licenciatura em Química da UFMS, entre os anos de 2014 a 2022, de acordo o gênero desses estudantes. Posteriormente, foi elaborado um questionário on-line, que foi enviado e respondido por 12 acadêmicas desse curso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi realizada também entrevista semiestruturada com 3 estudantes do mesmo curso, a qual foi analisada por meio do método de análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, foi evidenciado, tanto no questionário quanto nas entrevistas, que as estudantes entrevistadas compreendem bem o seu lugar na sociedade, superam representações que as inferiorizam, lutam por esse lugar e indicam alguns pontos importantes que ainda são necessários de serem vistos para um avanço maior, mas a literatura e as pesquisas que mostramos deixam ainda evidente que é preciso progredir em vários aspectos. Pode-se afirmar que as mulheres buscam alcançar os espaços que antes eram vistos como masculinos, como a área de química, mas ainda há empecilhos, tais como a falta de tempo para se dedicar aos estudos, as jornadas de trabalho, os afazeres domésticos, as dificuldades na gestação, a criação de filhos, algumas vezes de mãe solo, bem como a necessidade de trabalhar fora e em casa e as questões financeiras, fatores esses que muitas vezes as impedem de alcançar determinados espaços que ainda precisam ser ocupados por mulheres. |
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RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- ISABELLE DA CRUZ FERNANDES
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Banca |
- Alexandra Ayach Anache
- Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
- Maria Aparecida Lima dos Santos
- Sandra Novais Sousa
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Resumo |
As contribuições provenientes da perspectiva Histórico-Cultural para o campo educacional, são inúmeras para diferentes campos e temáticas, como a abordagem da temática da inclusão de estudantes com deficiência, tendo como maior expoente Vigotski que destaca que o contexto social não pode ser simplificado a uma mera dedução do aspecto individual, mas sim, por meio das interações com outros indivíduos que o sujeito forja um processo de humanização, portanto, fundamentada na perspectiva materialista histórico-dialética. Essa perspectiva, transcende a visão dicotômica, biologizante, naturalista e, por vezes, patológica da infância e adolescência, explorando caminhos compensatórios de possibilidades. Considerando essa premissa, a presente dissertação objetiva analisar as concepções e as implementações dos processos de Recomposição de Aprendizagens no período após a pandemia destinados aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a concretização desse objetivo realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório que se dividiu de forma analítica em três outros processos metodológicos: Levantamento Bibliográfico; Revisão Integrativa de Literatura; e pesquisa exploratória e documental e teve como ancoragem a perspectiva Histórico-Cultural. Os resultados alcançados possibilitaram identificar que as lacunas e desafios educacionais advindos da pandemia de Covid-19 não atingiram a todos de forma igual, sendo mais prejudicial dependendo da localização geográfica, dos recursos financeiros e humanos, e das necessidades educacionais de cada aluno. Nesse sentido, a Recomposição de Aprendizagens surge como uma iniciativa sistêmica buscando reduzir ou preencher essas lacunas. Entretanto, ao analisar documentos oficiais como o Guia de Recomposição de Aprendizagens e o Plano de Recomposição de Aprendizagens de Mato Grosso do Sul, assim como outras propostas e pesquisas, percebe-se que esses documentos e as proposições metodológicas neles apresentadas passam por diferentes interpretações em relação ao termo e suas aplicações que muitas vezes são percebidos mais como reforço escolar, configurando-se como uma ação pontual, do que um conjunto abrangente de ações. Além disso, não sugerem e nem apresentam ações relacionadas ao campo da Educação Especial, e nem abordam outras especificidades contextuais, contrariando a proposta de Recomposição da aprendizagem para os estudantes no retorno às aulas. Esta situação se agudiza quando se refere aos alunos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. |
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Dirceu da Silva TITULAR UFMS P X D V Prof.(ª). Dr. (ª) Andreia Vicência Vitor Alves TITULAR UFGD P X D V Prof.(ª). Dr. (ª) TITULAR P D V Prof.(ª). Dr. (ª) TITULAR P D V Prof.(ª). Dr. (ª) Carina Maciel SUPLENTE UFMS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Andréia Vicência Vitor Alves
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Maria Dilneia Espindola Fernandes
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Resumo |
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REMUNERAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL FRENTE A AMPLIAÇÃO E A RESTRIÇÃO DE DIREITOS (2008 a 2022) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Maria Dilneia Espindola Fernandes
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Andréia Vicência Vitor Alves
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Maria Dilneia Espindola Fernandes
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Resumo |
A presente pesquisa integra a linha de pesquisa em História, Políticas, Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDU/UFMS). Apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Os efeitos da Economia Política brasileira na composição da remuneração docente da educação básica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq). Seu objetivo consiste em analisar a remuneração dos profissionais da educação da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul entre dois ciclos econômicos: o primeiro de expansão de finanças públicas, que ampliou direitos docentes em interseção com as políticas do governo federal (2008 a 2016); o segundo ciclo, identificado como de austeridade fiscal, que, ao contrário, restringiu direitos docentes. Assim, o primeiro ciclo está identificado pelo estudo dos mecanismos legais que proporcionaram a valorização salarial docente. O segundo ciclo se caracteriza pela aprovação da Emenda à Constitucional Estadual nº 77/2017 (EC 77/2017) em alinhamento a Emenda Constitucional nº 95/2016 aprovada em contexto nacional. O recorte de análise compreendeu o ano de 2008 em decorrência da implementação da Lei do Piso Salarial Profissional como política positiva para a categoria docente, até o ano de 2022. A pesquisa será delineada por uma abordagem qualitativa, pautada no estudo de documentos produzidos pelo movimento organizativo e reivindicatórios dos professores, bem como na revisão bibliográfica sobre a temática da remuneração docente e do ajuste fiscal. Constata-se que o período de austeridade fiscal, em cenário nacional, provocou efeitos no estado de Mato Grosso do Sul referentes à mudança no Plano de Cargos e Carreiras (PCC), a quebra da isonomia salarial dos docentes que possuem contratos temporários na rede estadual, bem como decréscimos nos seus vencimentos. A EC 77/2017 vem provocando efeitos negativos para a categoria docente, o que inviabiliza a valorização dessa profissão. |
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IMPRESSO ESCOLAR ECOS JUVENIS: Disposições de classe e gênero na formação de estudantes secundaristas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande – sul do antigo Mato Grosso (1936-1951) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis
- Kênia Hilda Moreira
- Marcos Paulo da Silva
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Resumo |
O trabalho se insere na linha de pesquisa “Educação, Cultura, Sociedade” ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. A presente dissertação tem por fonte principal o impresso escolar Ecos Juvenis, vinculado ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, localizado em
Campo Grande, sul do antigo Mato Grosso, no período de 1936 a 1951. O recorte temporal da pesquisa foi proposto a partir do grupo de impressos mobilizados. A problemática central é compreender se o referido impresso escolar era um dispositivo utilizado para a manutenção e a conservação de um habitus de classe e gênero das estudantes secundaristas do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no período supramencionado. Nesse sentido, elencam-se dois objetivos, a saber: a) Identificar, caracterizar e analisar elementos que auxiliem a historicizar o impresso escolar Ecos Juvenis; e b) Fazer uma aproximação à illusio do subcampo da imprensa escolar para que se possa compreender a lógica do jogo, na perspectiva de moldar um habitus de classe e de gênero no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, nos anos de 1936
a 1951. Utiliza-se uma perspectiva histórica vinculada à Nova História Cultural, com o referente teórico Roger Chartier; e sociológica, vinculada à Pierre Bourdieu. Mobiliza-se no percurso o cruzamento de fontes, quais sejam: impressos escolares, revistas, jornais, documentos escolares, obras memorialísticas e produções acadêmicas. Como resultados, aponta-se que, ao realizar uma aproximação à illusio do subcampo da imprensa escolar salesiana, na perspectiva de moldar um habitus de classe, observa-se que essa imprensa era
um espaço propício para o acúmulo de capital cultural, social e religioso, ou seja, um espaço social de refinamento cultural, com foco em: uma escrita erudita para o impresso; acumulação de conhecimentos humanísticos e religiosos; incentivo aos concursos literários e às missões; e divulgação das vencedoras dessas atividades. Em relação à illusio do subcampo da imprensa escolar salesiana, na perspectiva de moldar um habitus de gênero,
compreende-se que havia diversos enunciados performativos referentes a alguns papéis, conhecimentos e adjetivações, os quais eram tidos como características legítimas para as mulheres: mãe, esposa, religiosa, dona de casa, “pura”, “decente”, “magra”, que possuíam potencialidade para serem imitados tendo em vista que estavam em consonância com a lógica hegemônica de ser mulher, sendo alguns discursos proferidos pelas professoras, que possuíam em torno de si uma crença de autoridade. Considera-se que a illusio que
movimentava as estudantes secundaristas na imprensa escolar era bem fundamentada, pois
era acoplada a todo o trabalho da instituição escolar em incutir diversos elementos de distinção social e de submissão da mulher, também na perspectiva de que as alunas ansiavam em ver seus textos no impresso. Em síntese, reconhece-se que o Ecos juvenis era um dispositivo que incidia em elementos de distinção social e também de dominação masculina, fato que se considerou como parte de um jogo no campo do impresso, pois as alunas secundaristas e professoras contribuíam com a dominação simbólica masculina na perspectiva de classificação dos “tipos” de mulheres, porém, ao mesmo tempo, essas estudantes eram “subservientes” à dominação simbólica masculina no sentido de que havia uma coerção social de uma série de papéis, conhecimentos e adjetivações que as alunas deveriam possuir. |
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IMPRESSO ESCOLAR ECOS JUVENIS: Disposições de classe e gênero na formação de estudantes secundaristas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande – sul do antigo Mato Grosso (1936-1951) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis
- Kênia Hilda Moreira
- Marcos Paulo da Silva
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Resumo |
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INSTITUIÇÕES FEMININAS SALESIANAS E A FORMAÇÃO DE MULHERES VIRTUOSAS, POLIDAS E CONVICTAS RELIGIOSAS NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO (1942 – 1961) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alessandra Cristina Furtado
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Jacira Helena do Valle Pereira Assis
- Josiane Peres Goncalves
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Resumo |
A pesquisa se insere na linha de pesquisa “Educação, Cultura, Sociedade” ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE/CNPq/UFMS, do Programa de Pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A presente dissertação tem como objeto as práticas educacionais culturais e sociais das instituições escolares das Filhas de Maria Auxiliadora no sul do antigo Mato Grosso, no período que corresponde aos anos de 1942 a 1961. O objetivo geral é identificar e mapear as instituições escolares femininas das Filhas de Maria Auxiliadora em âmbito nacional e regional, para compreender, nas referidas práticas, como se constituíram as disposições de habitus de gênero feminino proporcionadas às moças de grupos das elites que estudaram no ensino secundário nas instituições escolares supramencionadas. O período delimitado compreende a expansão das instituições escolares das Filhas de Maria Auxiliadora no campo escolar brasileiro. A data de 1961 marca a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que foi responsável pela diminuição das disciplinas humanísticas, voltando-se para um currículo tecnicista. Foram utilizadas as seguintes fontes de investigação: documentos escolares das instituições das Filhas de Maria Auxiliadora, os periódicos escolares “Ecos Juvenis”, as fontes jornalísticas sobre a educação feminina, e os documentos nacionais e regionais sobre o ensino secundário, além das obras memorialísticas “Auxiliadora 70 anos”, “Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul” e o “Profeta do Pantanal”. As fontes foram analisadas a partir dos aportes teóricos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores como Carvalho (2004), Nogueira e Nogueira (2004), Gonçalves (2008), entre outros, e foram mobilizadas as categorias de habitus, campo, capital e habitus de gênero. Os resultados sinalizaram que o ensino secundário marca as distinções de gênero e de classe reproduzidas nas instituições escolares no Brasil. Foram mapeadas as instituições femininas salesianas no Brasil, e identificamos no sul do antigo Mato Grosso dois colégios, sendo estes: o Colégio Imaculada Conceição/Corumbá e o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora/Campo Grande. Ao analisarmos a revisão sistemática (RS), notamos que os Programas de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEdu/UFMT) destacaram-se com mais produções acadêmicas relacionadas às Filhas de Maria Auxiliadora na região Centro-Oeste. Compreendemos que as práticas educacionais, culturais e sociais junto às práticas religiosas estruturaram um habitus de gênero feminino e engendraram disposições femininas como virtuosidade, polidez e convicção religiosa nas jovens dos grupos das elites, que estudavam nas referidas instituições mencionadas, no sul do antigo Mato Grosso. |
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