| O MUSEU DE HISTÓRIA DO PANTANAL E OS REGIMES DE VERDADE SOBRE O HOMEM PANTANEIRO: MEMÓRIAS, ARQUIVOS E DISPOSITIVOS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/12/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Antonio Carlos do Nascimento Osorio
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- Jorge Eremites de Oliveira
- Josiane Peres Goncalves
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
- Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
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| Resumo |
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| Download |
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| DESENHO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MATO GROSSO DO SUL: a formação de cidadãos globais |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/12/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Arlinda Cantero Dorsa
- Carina Elisabeth Maciel
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- Giselle Cristina Martins Real
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
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| Resumo |
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| ENTRE PARTILHA CULTURAL E GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/12/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- Linoel de Jesus Leal Ordonez
- Maria de Lourdes Pinto de Almeida
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| Resumo |
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| O PROGRAMA MS ALFABETIZA: limites, contradições e possibilidades |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/12/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Walquiria Gonzalez Sanches
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Fabiano Antonio dos Santos
- Isaura Monica Souza Zanardini
- José Carlos Libâneo
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
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| Download |
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| POLÍTICA E PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o que expressam as teses e dissertações publicadas em programas de pós-graduação |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
13/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Vanderley Rodrigues da Silva
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| Banca |
- Alexandra Ayach Anache
- Carina Elisabeth Maciel
- Celi Correa Neres
- Dirceu Santos Silva
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| Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar teses e dissertações que abordam a permanência
de estudantes com deficiência visual – especificamente cegos – na educação superior.
Embora o ingresso desse público tenha avançado nos últimos anos, sua permanência ainda
representa um desafio que exige ações efetivas e contínuas. Para alcançar o objetivo
proposto, revisitaram-se conceitos relacionados à deficiência visual, bem como aspectos
que impactam a permanência desses estudantes na educação superior. Realizou-se
levantamento de dados educacionais para dimensionar a presença de estudantes cegos em
cursos de graduação, considerando quantitativos de ingressantes, matriculados e
concluintes, tanto na modalidade presencial quanto à distância, nas esferas pública e
privada, e nos cursos de bacharelado e licenciatura. Para dar suporte à pesquisa, também
propôs-se mapear as Políticas de Educação Superior, em especial as destinadas para
estudantes da educação especial, concentrando-se nos estudantes com deficiência visual
no período entre 1995 e 2022. Na sequência buscou-se analisar dissertações e teses que
tratassem sobre a permanência de estudantes cegos na educação superior. Destacam-se os
trabalhos de Melo (2011), Ferreira (2016), Martins (2016) e Oliveira (2017) onde retratam
que a permanência de estudantes neste nível de educação não só é uma questão de
equidade, como também contribui para a construção de um ambiente universitário mais
inclusivo e enriquecedor. À guisa da conclusão apresenta-se uma análise das teses e
dissertações, indicando que: muitas vezes, as práticas educativas ainda se encontram
arraigadas aos modelos tradicionais, que não contemplam plenamente as especificidades
e demandas dos estudantes com deficiência. Assim sendo, compreendeu-se que a
permanência não se limita apenas à presença física do estudante na educação superior,
mas refere-se à garantia de condições reais de participação, aprendizagem e
desenvolvimento. Para tanto, é fundamental que a acessibilidade seja compreendida como
um eixo estruturante, permeando desde a infraestrutura física até as metodologias de
ensino, passando pela formação docente e pela disponibilização de recursos tecnológicos
e pedagógicos adaptados. Conclui-se que, apesar de políticas públicas e iniciativas
institucionais buscarem garantir o acesso, barreiras como a falta de materiais acessíveis,
dificuldades de locomoção e a carência de profissionais especializados comprometem a
permanência desse grupo de estudantes na educação superior. |
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| CURRÍCULO E PEDAGOGIA CULTURAL EM VÍDEOS DE HOMENS JOVENS MUSCULOSOS EM CONTEXTOS ESCOLARES NO TIKTOK PÓS-PANDEMIA DA COVID-19 |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
13/11/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Clayton da Silva Barcelos
- Constantina Xavier Filha
- Marcelo Victor da Rosa
- Marlecio Maknamara da Silva Cunha
- Tiago Duque
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| Resumo |
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| O PROGRAMA NACIONAL DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM MATO GROSSO DO SUL |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
21/08/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Fabiana Gheysa do Nascimento Sanches
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| Banca |
- Andréia Nunes Militão
- Carina Elisabeth Maciel
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, vinculada à linha de pesquisa “História, Políticas, Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). O objetivo deste estudo foi analisar a formação continuada do Coordenador Pedagógico no âmbito do Programa Nacional de Gestores da Educação Básica Pública, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS nos anos de 2010/2012 e 2013/2015 tendo como referência a formação continuada voltada para a democracia e a interseção desta com a pesquisa sobre a Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos na perspectiva da gestão democrática, que orienta uma educação emancipadora, partindo da defesa de que todos podem usufruir do direito à educação pública de qualidade. A investigação tem como objetivos específicos: (i) situar a formação continuada do coordenador pedagógico no processo de indução da gestão democrática; (ii) analisar o papel dos coordenadores pedagógicos e a importância da formação continuada proposta pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública como processo participativo na escola; e (iii) examinar em que medida o curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pelo Programa se constituiu em espaço de formação para os coordenadores das redes públicas de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise documental e de dados qualitativos e quantitativos dos Cursos realizados pela UFMS. Os resultados das análises evidenciaram que devido à interrupção de repasses governamentais o Curso alcançou apenas 600 cursistas frente à demanda de 3.000 prevista para o estado, mesmo assim a UFMS demonstrou compromisso com a permanência dos alunos e a conclusão das formações. As práticas pedagógicas adotadas no Curso romperam com modelos tradicionais, promovendo um processo avaliativo dialógico e formativo, alinhado aos princípios da educação emancipadora. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) revelaram a centralidade do Coordenador Pedagógico como articulador da gestão democrática nas práticas pedagógicas para o enfrentamento dos desafios estruturais, promovendo a melhoria da aprendizagem. Essa Formação ainda contribuiu para o fortalecimento da identidade e da atuação do Coordenador Pedagógico na construção de uma escola pública mais democrática, inclusiva e comprometida com a transformação social. Conclui-se que o Curso ofertado pela UFMS foi um importante mecanismo da gestão democrática e da valorização da política de formação continuada, reafirmando o papel estratégico do coordenador pedagógico na qualificação da Educação Básica.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico; formação continuada; gestão democrática; Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. |
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| CONSELHO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
19/08/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Andressa Gomes de Rezende Alves
- Fabiano Antonio dos Santos
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
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| CONSELHO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR? |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
19/08/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- VIVIANE GREGÓRIO BARBOSA DE CAMPOS
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| Banca |
- Andressa Gomes de Rezende Alves
- Fabiano Antonio dos Santos
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa 1: História, Políticas e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). O objeto de pesquisa é a atuação do Conselho Escolar, entendido enquanto um dos mecanismos de participação que compõem a escola pública para a efetivação da gestão democrática. Com a implantação do Conselho Escolar pelo Decreto Municipal nº. 10.900/ 2009 nas Unidades de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – Mato Grosso do Sul (REME), objetiva-se examinar o Conselho Escolar na forma de implementação e atuação, na organização e funcionamento, verificando os avanços e desafios para efetivar-se como um mecanismo para a Gestão Democrática em escola pública. Fundamentada nos referenciais teóricos do materialismo histórico-dialético foram definidas as categorias metodológicas da contradição, mediação e participação, que articuladas possibilitam compreender as relações e as implicações das forças Neoliberais sobre as Políticas Educacionais e a participação, e a mediação na gestão da educação pública. Os autores que destacam as análises deste estudo são: Adrião e Camargo (2002); Arelaro (2020); Arretche (2015); Drabach e Souza (2014); Harvey (2014); Mészáros (2002 e 2008); Paro (1993; 1996; 2000, 2010; 2014; 2016); Peroni (2008); Souza (2006; 2009; 2018; 2019); Vieira (2004 e 2015); Werle (2003); Wood (2011). Os procedimentos metodológicos para a pesquisa foram revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo qualitativa e entrevistas. Na busca por ampliar a empiria do objeto de investigação, desenvolveu-se a pesquisa de campo/ qualitativa delimitada em 7 Unidades de Ensino de Ensino Fundamental da REME, sendo uma em cada região da cidade, que possibilitou análise de documentos/dados, informações e entrevista com o presidente do Conselho Escolar nessas Unidades de Ensino que demonstraram o relato das ações e a atuação do Conselho Escolar. O que permitiu analisar o funcionamento, verificando a luz das teorias as possiblidades e desafios para atuação efetiva como mecanismo de Gestão Democrática escolar. A partir das análises foi possível constatar diferenças nas práxis das Unidades de Ensino pesquisadas e fragilidade na participação democrática dos conselheiros, que indica redução no funcionamento do Conselho Escolar ao de uma Unidade Executora, sem decisões efetivas sobre gestão e debates políticos dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar como é a função do Conselho Escolar na perspectiva da Gestão Democrática. O Conselho Escolar das 7 Unidades de Ensino pesquisadas, precisa ser retomado pelo órgão responsável, a Secretaria Municipal de Educação, para as orientações das funções do Conselho Escolar na REME, e elaboração de uma proposta de formação para diretores e conselheiros, para que estabeleçam uma relação democrática nas Unidades de Ensino, com acompanhamento e avaliação desse mecanismo, para a busca da efetivação da Gestão Democrática nas escolas públicas. |
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| POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM EM ESPORTES PARALÍMPICOS EM CAMPO GRANDE-MS. |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
30/06/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Michele Pereira de Souza da Fonseca
- Philipe Rocha de Camargo
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| Resumo |
A presente dissertação teve como objetivo geral investigar a política pública de formação de professores de Educação Física com atuação no paradesporto, no âmbito da Fundação Municipal de Esporte de Campo Grande, por meio do Programa Movimenta Campo Grande. Para alcançar esse propósito, adotou-se uma pesquisa interpretativa, com abordagem qualitativa, ancorada no referencial crítico-dialético. A investigação combinou análise documental, envolvendo legislações, decretos, planos municipais e materiais institucionais da FUNESP; entrevistas semiestruturadas com professores vinculados a modalidades paralímpicas; e revisão bibliográfica sobre políticas sociais e de formação no campo do paradesporto. A análise dos documentos institucionais da FUNESP, em articulação com os relatos dos professores entrevistados, atuantes no paradesporto em Campo Grande-MS, evidenciou fragilidades significativas na estruturação, continuidade e especificidade da política de formação docente voltada ao paradesporto. Os dados indicam que, embora existam iniciativas pontuais e esforços individuais, inexiste uma política sistematizada de formação de professores de Educação Física que atuam na área. Esses resultados apontam para a necessidade de estruturação de uma política de formação de professores contínua, específica e intersetorial, voltada à qualificação dos profissionais de Educação Física que atuam com pessoas com deficiência e com modalidades do paradesporto. Essa política deve estar alinhada às diretrizes municipais, bem como aos avanços nacionais e internacionais no campo no campo do paradesporto, de modo a qualificar os profissionais responsáveis.
Palavras-chaves: Política pública; Educação Física; Paradesporto; Formação; Inclusão. |
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| POLÍTICA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EGRESSOS NAS PESQUISAS NACIONAIS. |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
06/06/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Fabiany de Cassia Tavares Silva
- Maria Cristina Lima Paniago
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
O presente estudo teve como objetivo analisar o que desvelam teses e dissertações acerca das políticas de pós-graduação em educação e da trajetória dos egressos nesse nível de formação. Investigou-se, ao longo da pesquisa, a relevância dos egressos como indicadores de qualidade
e impacto no ensino superior, com especial atenção à sua atuação profissional e inserção nos espaços estratégicos da educação. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi orientada por três objetivos específicos: (1) apresentar a política de pós-graduação no Brasil, destacando o papel do Estado em diferentes períodos governamentais e suas repercussões na formação em
educação; (2) evidenciar a importância dos egressos nos processos de avaliação institucional, enfatizando sua contribuição para a consolidação e o aprimoramento dos programas; e (3) analisar a produção acadêmica, em forma de teses e dissertações, sobre política de pós-graduação e os percursos profissionais dos egressos. A metodologia adotada combinou levantamento bibliográfico e análise documental, fundamentada no referencial teórico do
materialismo histórico-dialético. Os resultados demonstram que a expansão da pós-graduação no Brasil, embora tenha ampliado o acesso e a produção científica, apresenta contradições estruturais, como a ausência de planejamento que considere as desigualdades regionais e a
fragilidade de políticas públicas voltadas ao acompanhamento dos egressos. As produções acadêmicas analisadas evidenciam que, apesar da qualificação obtida, muitos egressos enfrentam dificuldades de inserção nas políticas educacionais e nos espaços de formulação e gestão pública, o que revela lacunas persistentes no sistema de pós-graduação brasileiro.
Assim, conclui-se que as teses e dissertações examinadas expressam um cenário crítico e desafiante, no qual a formação stricto sensu, embora significativa, carece de articulação com estratégias institucionais que promovam efetiva valorização, monitoramento e aproveitamento
dos egressos no desenvolvimento educacional e social do país. Concluímos que as teses e dissertações sobre egressos da pós-graduação em educação expressam um cenário desafiador para a política de pós-graduação no Brasil, no qual a expansão quantitativa das titulações não tem sido acompanhada de uma inserção adequada dos egressos nas políticas educacionais e na
gestão pública. |
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| POLÍTICAS E AÇÕES DE PERMANÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, CAMPUS DE CAMPO GRANDE: PONTOS E CONTRAPONTOS (2016-2024). |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
23/05/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
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| Resumo |
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| Download |
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| Políticas e Ações de Permanência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Campo Grande: pontos e contrapontos (2016-2024). |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
23/05/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Gislaine Aparecida de Oliveira Nadai
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Karine Nunes de Moraes
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa "História, Políticas, Educação" do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está
vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior/Mariluce Bittar
(GEPPES/MB) e à Rede Universitas/BR. O objetivo geral consistiu em analisar as políticas e
as ações de permanência dos cursos de graduação presencial da Cidade Universitária da UFMS
- Campo Grande. Foram estabelecidos os objetivos específicos: examinar as políticas federais
de acesso e permanência; identificar e mapear as ações institucionais voltadas à permanência
estudantil; e caracterizar as estratégias desenvolvidas pela UFMS no período de 2020 a 2024.
A presente pesquisa se justifica diante das desigualdades sociais que dificultam o acesso à
educação superior, em especial por estudantes em situação de vulnerabilidade, evidenciando a
necessidade de políticas públicas integradas que favoreçam a permanência com equidade. O
estudo adotou o método histórico crítico-dialético, com pesquisa bibliográfica, análise
documental e levantamento de dados secundários em fontes institucionais. Os resultados
demonstram que a UFMS desenvolve um conjunto de ações de permanência que favorecem à
permanência por meio de auxílios de assistência estudantil custeados pelo Programa Nacional
de Assistência Estudantil (Pnaes) ou como participante atendido ou bolsista dos projetos das
áreas de ensino, pesquisa e extensão. Evidenciou-se que o acompanhamento dos estudantes da
Assistência Estudantil ocorre de forma sistemática pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
(Proaes), o que não ocorre da mesma maneira com os demais bolsistas dos programas de outras
áreas, isso dificulta o acompanhamento sistêmico dos beneficiários. Constatou-se também que
fatores como limite de orçamento, quadro de servidores técnicos, desempenho acadêmico para
manutenção das bolsas e disponibilidade de tempo para cumprimento do plano de trabalho são
potenciais fragilidades para a participação dos estudantes, especialmente para os estudantestrabalhadores. Concluímos que, apesar dos avanços, a política de permanência exige articulação
intersetorial, acompanhamento dos discentes e das especificidades dos cursos para o
desenvolvimento de estratégias efetivas voltadas às necessidades dos estudantes. |
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| Análise Sistemática da Formação e práticas pedagógicas de professores em escolas ribeirinhas - “escolas das águas” – no Pantanal sul mato-grossense. |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
02/04/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Celia Beatriz Piatti
- Flavinês Rebolo
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
- Sonia da Cunha Urt
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| Resumo |
Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) cujo objetivo foi realizar um levantamento e analisar pesquisas já produzidas sobre a formação e prática de professores que atuam nas “escolas das águas” na região pantaneira em Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem fundamentos na teoria histórico-cultural com compreensão da psicologia em interlocução com a Pedagogia Histórico-crítica para a compreensão pedagógica, com base no método materialismo histórico-dialético. As análises emergem de um levantamento das produções que investigam a formação de professores e as práticas pedagógicas em escolas ribeirinhas no Pantanal sul-mato-grossense. Para tanto, foram realizadas buscas no Portal Brasileiro de Acesso Aberto (Oasisbr) e nos repositórios das universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFGD e UFMS), Universidade Estadual (UEMS) e na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Para o escopo desta pesquisa, tivemos o total de 13 trabalhos relacionados à temática. A categorização das pesquisas encontradas circulou em duas principais temáticas, sendo a primeira sobre currículo e cultura escolar e a segunda sobre formação e práticas docentes. Considera-se que há uma preocupação inicial que aparece nas pesquisas com a cultura local em consonância com as atividades desenvolvidas na escola, assim como na formação dos professores. Os pesquisadores apontam que o local onde as escolas estão localizadas tem interferência na elaboração dos currículos e, portanto, nas práticas pedagógicas e na formação dos professores que atuam nestas escolas. Demonstrando que a cultura é ponto principal de preocupação na formulação do Projeto Político- Pedagógico das escolas. Ao afirmar que a escola é lugar de socializar o conhecimento sistematizado pela humanidade é reconhecer que materialmente esse conhecimento possibilitará aos estudantes e aos professores se posicionarem criticamente diante das contradições que o próprio território pantaneiro apresenta. Consideramos que, não basta incluir a “cultura pantaneira” como marca de desenvolvimento no currículo das escolas. É, antes de tudo, necessário que os indivíduos compreendam as relações sociais que estão presentes neste contexto e as implicações que elas apresentam em sua formação e nas práticas pedagógicas. |
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| ESCOLA E CIÊNCIA: UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIAL. |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Hellen Jaqueline Marques
- Rafael Rossi
- Ricardo Eleutério dos Anjos
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| Resumo |
O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas e Diferenças, reflete as análises desenvolvidas no âmbito do LAPEGS – Laboratório de Práticas em Educação Geográfica Sustentável. Tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva histórica e científica, a centralidade dos conhecimentos elaborados na educação escolar e sua contribuição para o desenvolvimento humano, tendo como inspiração a Pedagogia Histórico-Crítica. Problematiza-se o esvaziamento dos conhecimentos científicos nos processos educativos e destaca-se a sua relevância para a função social da escola, compreendida como o espaço privilegiado para a mediação dos saberes historicamente produzidos, possibilitando uma compreensão aprofundada da totalidade da realidade concreta. Sob influência da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, que compreendem a educação escolar como essencial para o desenvolvimento humano, definiram-se três objetivos específicos: apresentar a origem histórica da educação escolar e da formação de professores; investigar as pesquisas de pós-graduação da última década sobre os conhecimentos científicos na educação escolar; e analisar a relação entre conhecimento e educação escolar, enfatizando a especificidade da ciência e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade nos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, cujos procedimentos metodológicos incluem a revisão bibliográfica e a elaboração do estado da questão. Pretende-se, assim, evidenciar a indissociabilidade entre a formação humana e a educação escolar pautada nos conhecimentos científicos, destacando sua importância para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Demonstra-se, portanto, que a apropriação do conhecimento científico no contexto escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das funções psíquicas superiores, contribuindo para a constituição do sujeito concreto e crítico, capaz de analisar e transformar suas condições objetivas. Conclui-se que o processo de desenvolvimento humano deve ser promovido pela educação escolar, possibilitando que o conhecimento seja internalizado e se converta em aprendizagem orientada pela formação crítica, autonomia intelectual e consciência social, configurando-se, assim, na perspectiva da formação humana em suas máximas potencialidades.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Educação Escolar. Desenvolvimento Humano. Processos Formativos. |
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| EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DAS ATAS DA ADUFMS SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES NO SINDICATO |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- NILTON ANDRÉ BATISTA FARIA
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| Banca |
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- Josiane Peres Goncalves
- Míria Izabel Campos
- Sandra Novais Sousa
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| Resumo |
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| AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A CIDADANIA DIGITAL DE ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
28/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
|
| Orientando(s) |
- Alexandre Anastácio de Oliveira
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| Banca |
- Celia Beatriz Piatti
- Celia Regina de Carvalho
- Claudio Zarate Sanavria
- Dirce Aparecida Foletto de Moraes
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| Resumo |
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| POLÍTICAS PÚBLICAS DE (DES)VALORIZAÇÃO DOCENTE NO MATO GROSSO DO SUL: IMPACTOS NA REMUNERAÇÃO |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Ana Carolina Alves Tibúrcio
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| Banca |
- Ariel Feldman
- Fabiano Antonio dos Santos
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
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|
| O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
17/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
|
| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Lalo Watanabe Minto
- Solange Jarcem Fernandes
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| Resumo |
A presente pesquisa discorre acerca das políticas e estratégias que promovem o acesso à Educação Superior (ES) em Instituições de Educação Superior (IES) privadas de Mato Grosso do Sul (MS), sob a ótica da financeirização e do discurso mercadológico, com base no materialismo histórico-dialético (MHD). Utiliza-se dados do Censo da Educação Superior (Inep) e o sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil (e-MEC) para coleta de dados da análise. Ainda, seleciona-se os anúncios comerciais online das IES de MS em exercício de aplicação da análise dialógica de discurso (ADD). O estudo tem como objetivo geral analisar as políticas e estratégias de acesso à ES em IES de Mato Grosso do Sul, com foco nos efeitos da financeirização e do discurso mercadológico na educação, sob a perspectiva do MHD. A fim de examinar como o discurso mercadológico influencia as estratégias de acesso às IES privadas. Propõe-se a identificar as implicações da financeirização na ES, considerando a expansão do ensino a distância (EaD) e investigar como políticas públicas, como Fundo de financiamento ao estudante do ensino superior (Fies) e Programa de universidade para todos (ProUni), fortalecem o setor privado e impactam o papel emancipatório da educação. Os resultados mostram o predomínio do setor privado na oferta de matrículas, com destaque para o ensino a distância (EaD), impulsionado por grandes corporações como Cogna e Yduqs. Essas empresas utilizam políticas públicas, como o Fies e o ProUni, para expandir seu alcance, priorizando lucros em detrimento de uma educação inclusiva e emancipatória. A pesquisa argumenta que, apesar da ampliação do acesso, o modelo atual reforça desigualdades sociais e limita o papel transformador da educação. |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
06/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Celia Beatriz Piatti
- Maria Aparecida Lima dos Santos
- Sheila Denize Guimaraes Barbosa
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