Mestrado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20060014: Atividades Programadas I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

participação em eventos internos e externos ao PPGEdu, tais como: projetos de extensão, semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras e/ou conferências; frequência em grupos de estudos e pesquisas (vinculados ou não à Linha de Pesquisa); participação em atividades de Pesquisa. Disciplina acompanhada pelo/a orientador/a.

20060208: Conhecimento em Educação Especial - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; processos educativos, ensino-aprendizagem. Métodos de
pesquisa e tendências das produções acadêmicas no campo da educação especial.

20060173: Defesa de Dissertação - 120h 120 Obrigatória
Ementa da Disciplina

elaboração do relatório final de dissertação.

20060191: Educação Escolar e a Psicologia Educacional - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

a Psicologia no contexto educacional e em particular no cotidiano das escolas. Análise da constituição da singularidade. As teorias psicológicas, em especial a Teoria Histórico-Cultural e as implicações nos processos educativos. A Teoria da Atividade: Jogo, Estudo e Trabalho. A atividade docente e a Pedagogia Histórico-Crítica.

20060204: Epistemologias Críticas em Políticas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História do tempo presente, Campo da Política Educacional, Sociedade do Conhecimento. Perspectiva e Posicionamento Epistemológicos, Enfoque Epistemológico. Educação Crítica: questões da cultura, da escolarização e do currículo.

20060205: Estado e Políticas Públicas no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Transformações no capitalismo e nas formas de intervenção do Estado. A educação como política social do Estado. O Estado no Brasil e a implantação e gestão de serviços públicos na área social. Planos, programas e projetos governamentais para a educação e as demandas da sociedade. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060192: Estágio de Docência I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

disciplina em caráter obrigatório para alunos bolsistas CAPES, CNPq e Fundect/MS. A ementa será definida pelo orientador.

20060172: Estudos Individuais Programados I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

produção e submissão de um artigo científico (publicado em periódicos qualificados pelo QUALIS CAPES entre A1 e B3) e/ou capítulo de livro relacionado ao objeto de pesquisa do mestrando. Essa atividade é de responsabilidade do/a orientador/a, que submete o resultado (comprovante de submissão) ao Colegiado até o momento de marcação da defesa.

20060210: Formação de Professores - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos fundantes do trabalho educativo escolar tendo como referência as elaborações da pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural que, por sua vez, se baseiam no método científico marxista. Origem e natureza contraditória da educação escolar. Conhecimento e desenvolvimento psíquico. A função social do professor numa perspectiva do ensino desenvolvente e humanista. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060209: Foucault, Ferramentas, Conhecimentos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Relações dos campos da educação, psicologia e sociedade. Práticas sociais, Instituições. Sujeitos do conhecimento. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060206: História e Historiografia das Políticas Educacionais no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo da gênese, do desenvolvimento da ação estatal na/da educação brasileira, do período colonial à contemporaneidade. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060203: Pesquisa Avançada em Educação I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Projetos transversais e integradores das Linhas de Pesquisa, particularmente ministrados por professores indicados (em rotatividade), mas, também, na forma concentrada por professores visitantes nacionais e estrangeiros. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060207: Política de Educação Superior e Estado no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História e Políticas de Educação Superior. Reformas, Estrutura e Organização da Educação Superior. (carga horária: 60h, quatro
créditos).

20060079: Política Social e Política Educacional - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

estudo histórico-teórico de abordagens sobre políticas públicas de corte social. A política educacional como uma política social. A política social do Estado brasileiro.

20060171: Produção do Conhecimento em Educação - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

contextos socioeconômico e político-institucional da produção do conhecimento educacional. Constituição do objeto de pesquisa. Caracterização do campo da Educação: pesquisas e enfoques epistemológicos. Observação: Disciplina obrigatória a todos os mestrandos, sob responsabilidade de uma das Linhas Pesquisa do PPGEdu, a cada ano, com oferecimento aprovado pelo Colegiado do Programa no semestre que a antecede, podendo ser de responsabilidade de um ou mais docentes, com possível participação de um docente visitante em nível nacional ou internacional.

20060183: Relações de Gênero, Sexualidade e Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e culturais da sexualidade. Identidade de gênero e
identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060188: Seminário de Pesquisa em Educação, Cultura, Sociedade - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

estudos e aprofundamentos das problematizações a serem investigadas pelos pós-graduandos, caracterizando o campo de conhecimento de suas propostas investigativas.

20060187: Seminário de Pesquisa em História, Política, Educação - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

estudos e aprofundamentos das problematizações a serem investigadas pelos pós-graduandos, caracterizando o campo de conhecimento de suas propostas investigativas.

20060189: Seminário de Pesquisa em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

estudos e aprofundamentos das problematizações a serem investigadas pelos pós-graduandos, caracterizando o campo de conhecimento de suas propostas investigativas.

20060184: Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa em Educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

bases epistemológicas, históricas e filosóficas da Teoria Histórico-Cultural. Compreensão dos conceitos fundamentais da teoria. Implicações da teoria no trabalho docente.

20060199: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

discussão de temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa e seus grupos de estudos.

20060200: Tópicos Especiais Educação, Cultura, Sociedade II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas relacionadas aos estudos e debates acerca da relação entre educação, cultura, sociedade (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060211: Tópicos Especiais em História, Política, Educação I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060212: Tópicos Especiais em História, Política, Educação II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas vinculadas à História, Política da Educação (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060201: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Temáticas relacionadas aos estudos e debates acerca da relação entre processos formativos, práticas educativas, diferenças (carga horária: 60h, quatro créditos).

20060202: Tópicos Especiais em Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças II - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Cultura digital, educação e diferenças. Formação docente, tecnologias digitais e inclusão. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Cidadania Digital e educação. Inteligência artificial e educação. Marcadores sociais da diferença e inclusão. Pessoa com deficiência e o modelo biopsicossocial.