Doutorado em Ensino de Ciências

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"DESVELANDO CURRÍCULO, ENSINO E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS
Curso Doutorado em Ensino de Ciências
Tipo Tese
Data 28/08/2025
Área ENSINO
Orientador(es)
  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Adriana Lauxen
    Banca
    • Airton José Vinholi Júnior
    • Eliane Cerdas Labarce
    • Marcos Vinicius Campelo Junior
    • Mirian Xavier
    • ROSIANE DE MORAIS
    • Suzete Rosana de Castro Wiziack
    • Vera de Mattos Machado
    Resumo Ancorada na Linha de Pesquisa Educação Ambiental (EA) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Na investigação analisamos como o currículo, o ensino e as práticas de Educação Ambiental (EA) contribuem para a construção da identidade de uma escola pública de Campo Grande-MS que considera o contexto socioambiental e os desafios enfrentados pela comunidade escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a EA inserida no cotidiano escolar, pode ser um instrumento para alcançar a identidade escolar e as demandas da comunidade escolar por transformações educacionais, sociais e ambientais. Ao investigar a relação entre o currículo, a EA e a construção da identidade escolar, procurou-se identificar as potencialidades e os desafios postos para a escola em questão. Visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma o ensino e as práticas de Educação Ambiental contribuem para a construção de um currículo que atenda à identidade de uma escola pública de Campo Grande – MS. Com aportes teóricos da chamada Educação Ambiental Crítica, segundo a reflexão de Enrique Leff e de estudos sobre diversidade Cultural, currículo e identidade, com o apoio de autores como Vera Maria Ferrão Candau. A pesquisa visa uma investigação qualitativa, com uso de abordagem descritiva, cuja ênfase se dá nos processos e nos significados dos dados construídos. Por meio de análise documental, observação da rotina e atividades da escola, aplicação de questionários, entrevistas e mapas mentais se analisa as concepções de professores, gestor e estudantes da escola. Os resultados revelaram o engajamento da comunidade escolar na promoção da inclusão, na valorização da diversidade sociocultural e na aplicabilidade da educação ambiental. O Projeto Político Pedagógico escolar, as atividades desenvolvidas por professores e alunos e as falas desses participantes da pesquisa permitiu identificar a escola como um espaço de aprendizagem e convivência que busca constantemente se adaptar às demandas de uma sociedade cada vez mais plural, complexa e permeada de problemas socioambientais.
    REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MODELOS PLANETÁRIOS: UM ESTUDO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS.
    Curso Doutorado em Ensino de Ciências
    Tipo Tese
    Data 21/08/2025
    Área ENSINO
    Orientador(es)
    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Patrícia Matos Viana de Almeida
      Banca
      • Carlos Ventura Fonseca
      • Elaine Angelina Colagrande
      • Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
      • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
      • Lisiane Barcellos Calheiro
      • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
      • Paulo Ricardo da Silva Rosa
      Resumo Esta pesquisa investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS), conforme proposta por Serge Moscovici (Moscovici, 2020), aplicada ao campo educacional para analisar a evolução histórica e epistemológica dos modelos planetários apresentados em livros didáticos. A proposta é compreender como diferentes modelos teóricos, construídos em épocas distintas e fruto da contribuição de inúmeros estudiosos, se refletem na abordagem dos conceitos do Sistema Solar e dos modelos planetários nos livros didáticos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão do estado da arte, que envolveu a identificação e quantificação de estudos sobre Representações Sociais (RS) em livros didáticos por meio de artigos, teses e eventos científicos para justificação e validação da técnica de estudo. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de ensino. A pesquisa limitou-se ao período de 2016 a 2020 e à língua portuguesa, utilizando os termos: representações sociais, autores, livros didáticos e teorias modelos planetários. Adicionalmente, identificou-se o material didático de ciências empregado na rede de educação básica da cidade de Ji-Paraná, através dos portais do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Rondônia, com foco nos livros do PNLD 2019 e 2020. Para a análise dos dados da revisão utilizou técnicas de análise textual, lexicográfica e de conteúdo, conforme os métodos propostos por Bardin (Bardin, 2011). Os resultados indicam que os livros podem ser utilizados como fonte de dados para o estudo das RS, embora essa abordagem ainda seja pouco explorada. Além disso, a pesquisa demonstra que a o estudo, a partir da teoria das RS, possibilita-se a análise empírica de fenômenos sociais de grande relevância, identificando a disseminação de linguagem, a construção da realidade social, a perpetuação de estereótipos e ideologias e sua influência na formação da identidade dos indivíduos. Em relação aos livros didáticos de ciências utilizados pela rede de educação de Ji-Paraná (RO), a investigação permitiu a identificação de uma RS dos modelos planetários predominantemente reificada, baseadas em modelos científicos estruturados e objetivos, com pouca integração de elementos consensuais, como contextualizações históricas, mitologias e percepções culturais, que enriquecem a compreensão dos fenômenos. A análise evidencia que a historiografia da ciência em torno dos modelos planetários é predominantemente internalista, acompanhada de erros de anacronismo, imprecisão histórica e uso inadequado de termos para se referir aos povos originários e que remetem uma construção científica genialista. Ademais, a pesquisa destaca que a evolução dos modelos planetários, exemplificada pela transição do modelo geocêntrico para o heliocêntrico, evidencia como as RS influenciam a aceitação e a disseminação de novos paradigmas científicos. Essa análise ressalta a importância de integrar representações sociais consensuais no ensino, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível, conectada às vivências dos estudantes e que promova uma educação científica mais holística e crítica.
      EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA: UM OUTRO CAMINHO POSSÍVEL PARA GESTÃO AMBIENTAL ....PÚBLICA
      Curso Doutorado em Ensino de Ciências
      Tipo Tese
      Data 19/08/2025
      Área ENSINO
      Orientador(es)
        Coorientador(es)
        Orientando(s)
          Banca
          • Angela Maria Zanon
          • Breno Herrera da Silva Coelho
          • Icleia Albuquerque de Vargas
          • Suzete Rosana de Castro Wiziack
          Resumo
          EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA: UM OUTRO CAMINHO POSSÍVEL PARA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
          Curso Doutorado em Ensino de Ciências
          Tipo Tese
          Data 18/08/2025
          Área ENSINO
          Orientador(es)
          • Icleia Albuquerque de Vargas
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Claudio Rodrigues Fabi
            Banca
            • Ana Paula Correia de Araujo
            • Angela Maria Zanon
            • Breno Herrera da Silva Coelho
            • Icleia Albuquerque de Vargas
            • Patricia Helena Mirandola Garcia
            • Sandro Tonso
            • Suzete Rosana de Castro Wiziack
            Resumo Esta tese teve como objetivo central analisar a relevância da participação qualificada,
            mediada pela Educação Ambiental Crítica, como instrumento estratégico para o
            aprimoramento da Gestão Ambiental Pública (GAP). O estudo toma como referência os
            Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental promovidos pelo ICMBio, que abordam
            temas como Educação Ambiental, Gestão Participativa e Gestão de Conflitos no contexto
            das Unidades de Conservação (UCs) e da conservação de espécies da fauna ameaçadas
            de extinção. Fundamentada em autores como Paulo Freire, Enrique Leff, Philippe
            Layrargues e José da Silva Quintas, a pesquisa compreende a Educação Ambiental como
            instrumento de Gestão e a participação como prática formativa, crítica e situada
            politicamente. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com análise de conteúdo de
            documentos, entrevistas e projetos elaborados por cursistas atuantes em duas UCs, uma
            de proteção integral e outra de uso sustentável, e em Centros de Pesquisa vinculados a
            Planos de Ação Nacional (PANs). Os resultados indicam que os processos formativos
            ampliam a compreensão dos conflitos socioambientais, fortalecem a gestão
            compartilhada e valorizam os saberes locais. Conclui-se que a Educação Ambiental
            Crítica, ao qualificar a participação social, contribui para práticas de gestão ambiental
            mais democráticas, sensíveis à diversidade sociocultural e mais eficazes na conservação
            da sociobiodiversidade.
            REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MODELOS PLANETÁRIOS: UM ESTUDO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS.
            Curso Doutorado em Ensino de Ciências
            Tipo Tese
            Data 13/08/2025
            Área ENSINO
            Orientador(es)
              Coorientador(es)
              Orientando(s)
                Banca
                • Carlos Ventura Fonseca
                • Elaine Angelina Colagrande
                • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
                • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                • Paulo Ricardo da Silva Rosa
                Resumo Esta pesquisa investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS), conforme proposta por Serge Moscovici (Moscovici, 2020), aplicada ao campo educacional para analisar a evolução histórica e epistemológica dos modelos planetários apresentados em livros didáticos. A proposta é compreender como diferentes modelos teóricos, construídos em épocas distintas e fruto da contribuição de inúmeros estudiosos, se refletem na abordagem dos conceitos do Sistema Solar e dos modelos planetários nos livros didáticos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão do estado da arte, que envolveu a identificação e quantificação de estudos sobre Representações Sociais (RS) em livros didáticos por meio de artigos, teses e eventos científicos para justificação e validação da técnica de estudo. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de ensino. A pesquisa limitou-se ao período de 2016 a 2020 e à língua portuguesa, utilizando os termos: representações sociais, autores, livros didáticos e teorias modelos planetários. Adicionalmente, identificou-se o material didático de ciências empregado na rede de educação básica da cidade de Ji-Paraná, através dos portais do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Rondônia, com foco nos livros do PNLD 2019 e 2020. Para a análise dos dados da revisão utilizou técnicas de análise textual, lexicográfica e de conteúdo, conforme os métodos propostos por Bardin (Bardin, 2011). Os resultados indicam que os livros podem ser utilizados como fonte de dados para o estudo das RS, embora essa abordagem ainda seja pouco explorada. Além disso, a pesquisa demonstra que a o estudo, a partir da teoria das RS, possibilita-se a análise empírica de fenômenos sociais de grande relevância, identificando a disseminação de linguagem, a construção da realidade social, a perpetuação de estereótipos e ideologias e sua influência na formação da identidade dos indivíduos. Em relação aos livros didáticos de ciências utilizados pela rede de educação de Ji-Paraná (RO), a investigação permitiu a identificação de uma RS dos modelos planetários predominantemente reificada, baseadas em modelos científicos estruturados e objetivos, com pouca integração de elementos consensuais, como contextualizações históricas, mitologias e percepções culturais, que enriquecem a compreensão dos fenômenos. A análise evidencia que a historiografia da ciência em torno dos modelos planetários é predominantemente internalista, acompanhada de erros de anacronismo, imprecisão histórica e uso inadequado de termos para se referir aos povos originários e que remetem uma construção científica genialista. Ademais, a pesquisa destaca que a evolução dos modelos planetários, exemplificada pela transição do modelo geocêntrico para o heliocêntrico, evidencia como as RS influenciam a aceitação e a disseminação de novos paradigmas científicos. Essa análise ressalta a importância de integrar representações sociais consensuais no ensino, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível, conectada às vivências dos estudantes e que promova uma educação científica mais holística e crítica.
                Estilos de Pensamento em Avaliação: Perspectivas Decoloniais para o Ensino de Ciências
                Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                Tipo Tese
                Data 30/07/2025
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • Maria Ines de Affonseca Jardim
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Maria de Fátima Farias
                  Banca
                  • Alessandro Tomaz Barbosa
                  • Maria Ines de Affonseca Jardim
                  • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
                  • Suzani Cassiani
                  • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                  • Wellington Pereira de Queiros
                  Resumo Esta tese tem como objetivo compreender o cenário de fragmentação conceitual que marca o
                  campo da avaliação escolar, analisando, a partir da epistemologia fleckiana, de que modo esse
                  referencial pode contribuir para a superação do chamado “caos teórico” e para a proposição de
                  caminhos que dialoguem com os estudos decoloniais, visando à descolonização da avaliação
                  no contexto da educação em ciências. A pesquisa se orienta pela seguinte questão: quais
                  apontamentos podem emergir, a partir de uma análise histórico-cultural do processo de
                  construção do conhecimento sobre avaliação, como contribuição para a descolonização da
                  avaliação no ensino de ciências? Esta tese adota um formato multipaper, estando composta por
                  um conjunto de cinco artigos, que reunidos almejam responder à nossa questão central de
                  pesquisa. A justificativa do estudo reside na ausência de uma abordagem crítica e decolonial
                  nos debates acadêmicos sobre avaliação, especialmente no campo da educação em ciências,
                  onde ainda prevalece uma perspectiva instrumental e tecnicista da avaliação. A tese não se apoia
                  em uma metodologia única, pois cada artigo emprega a estratégia metodológica mais coerente
                  com seus objetivos, devidamente explicitada no próprio texto. A articulação entre os artigos
                  que compõem a tese possibilitou um percurso investigativo que avança progressivamente da
                  problematização do campo à proposição de práticas avaliativas descolonizadas. Adotou-se
                  como referência analítica a epistemologia de Ludwik Fleck, que permitiu mapear os estilos de
                  pensamento (EP) que conformam as diferentes concepções de avaliação ao longo do tempo,
                  relacionando-os aos contextos históricos, sociais e pedagógicos em que emergiram. O estudo
                  também dialoga com o pensamento decolonial latino-americano, que forneceu subsídios para
                  identificar e problematizar os vestígios de colonialidade presentes nas teorias e práticas
                  avaliativas. Os resultados evidenciam que as concepções avaliativas historicamente
                  consolidadas refletem e reproduzem a colonialidade do saber, do ser e do poder, sustentando
                  um ethos avaliativo que silencia epistemes não ocidentais, reforça padrões meritocráticos e
                  mantém estruturas de dominação. A partir dessa análise, propõe-se a construção de uma
                  avaliação decolonial, comprometida com a justiça epistêmica, a valorização da pluralidade de
                  saberes e a ruptura com práticas avaliativas normativas e excludentes. Conclui-se que
                  descolonizar a avaliação no ensino de ciências requer não apenas a revisão dos instrumentos
                  avaliativos, mas uma transformação mais ampla dos currículos, das práticas pedagógicas e dos
                  critérios de validação do conhecimento, reconhecendo outras racionalidades e modos de saber
                  como legítimos no espaço escolar. Como contribuição, este estudo oferece uma organização
                  teórica das concepções avaliativas por meio da epistemologia de Fleck, um olhar crítico sobre
                  os elementos coloniais presentes no campo da avaliação e a proposição de um diálogo entre
                  epistemologia fleckiana e pensamento decolonial para fundamentar práticas avaliativas
                  decoloniais no ensino de ciências. Entre os limites, destaca-se a restrição do trabalho ao campo
                  teórico-reflexivo, sem investigação empírica direta para validar as propostas, bem como a
                  delimitação temática que pode restringir a abrangência dos resultados. Apesar disso, o estudo
                  abre caminhos para futuras pesquisas e práticas transformadoras no campo da avaliação
                  educacional, em especial no ensino de ciências.
                  Da Universidade à Sala de Aula: A Influência da Abordagem Investigativa na Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Públicas do Piauí.
                  Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                  Tipo Tese
                  Data 27/06/2025
                  Área ENSINO
                  Orientador(es)
                  • Vera de Mattos Machado
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • THÂMARA CHAVES CARDOSO
                    Banca
                    • Ademir Pereira da Silva
                    • Airton José Vinholi Júnior
                    • Francielle Alline Martins
                    • Lilian Giacomini Cruz Zucchini
                    • Mirian Xavier
                    • Vera de Mattos Machado
                    • Vivian dos Santos Calixto
                    Resumo A presente pesquisa versa sobre o currículo da formação inicial e sua relação com a prática
                    educativa de licenciados em Ciências Biológicas. A aprendizagem de Ciências tem sido
                    estudada em diversas vertentes metodológicas, dentre elas, o Ensino Investigativo (EI). Em
                    nossa compreensão, a postura investigativa auxilia o educando a produzir seu próprio
                    conhecimento. Ao refletir sobre a prática pedagógica investigativa, entendemos que um dos
                    pontos a ser considerado é a formação inicial de professores, momento no qual o licenciando
                    se prepara para sua futura prática. Nesse contexto, a educação científica demanda uma
                    reorientação epistemológica dos professores e dos processos didático-metodológicos
                    desenvolvidos durante sua formação. Por isso, a pesquisa realizada pretendeu explorar o
                    currículo da formação inicial de professores de Licenciatura em Ciências Biológicas na vertente
                    investigativa e sua influência na prática pedagógica de licenciandos e recém-egressos de
                    Ciências Biológicas. O estudo pautou-se na seguinte questão-problema: Qual a prevalência da
                    abordagem investigativa nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas para o
                    desenvolvimento da prática pedagógica dos licenciandos? O objetivo geral elencado foi inferir
                    a prevalência das práticas investigativas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de
                    três Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Piauí. Ainda buscamos analisar os
                    Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos três cursos; verificar a prevalência do Ensino
                    Investigativo na prática do Estágio Supervisionado pelos licenciandos; analisar a percepção dos
                    docentes e licenciandos de Ciências Biológicas sobre o Ensino Investigativo; e compreender
                    como a presença da perspectiva investigativa nos cursos de Ciências Biológicas pode
                    influenciar a prática pedagógica do professor recém formado. O estudo realizado justifica-se
                    pela crença de que alguns progressos na qualidade da Educação Básica convergem com avanços
                    nos processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Diante disso,
                    consideramos a defesa da seguinte tese: a prática investigativa durante a Formação Inicial de
                    professores fomenta e orienta a prática pedagógica voltada para essa vertente na sala de aula,
                    desde que ela esteja presente na proposta curricular do curso e/ou desenvolvida nas disciplinas
                    obrigatórias do curso. Para defender essa tese, utilizamos como recurso teórico-metodológico
                    a Análise do Discurso de Eni Orlandi. O material empírico desta pesquisa inclui como
                    elementos: os PPPs dos três cursos e as percepções de docentes e licenciandos coletadas por
                    meio de questionários. Essas percepções foram analisadas para compreender como o Ensino
                    Investigativo é concebido e vivenciado por esses sujeitos. A análise dos discursos presentes nos
                    questionários aplicados a licenciandos e egressos das três Instituições de Ensino Superior
                    voltadas à formação de professores de Ciências Biológicas revelou que o Ensino Investigativo
                    ainda é pouco explorado, e, em uma das instituições, chega a ser desconhecido. As instituições
                    reconhecem a importância do construtivismo e propõem melhorias no Ensino de Ciências, mas
                    suas propostas carecem de fundamentação teórica, sistematização e orientações práticas. A
                    ausência de referência explícita ao Ensino Investigativo nos currículos faz com que sua
                    aplicação dependa da iniciativa dos formadores. Essa realidade limita seu potencial como
                    estratégia metodológica para a melhoria do Ensino de Ciências e reforça a urgência de uma
                    reformulação curricular que vá além de atender normativas burocráticas e valorize práticas
                    pedagógicas investigativas que contribuam com a educação científica contemporânea. A
                    implementação de diretrizes nacionais que contemplem abordagens como o Ensino
                    Investigativo poderia oferecer suporte significativo a formadores e instituições nesse processo.
                    No entanto, a controversa Base Nacional Comum para a Formação de Professores (2019), aliada
                    à exigência de reformulação e adequação dos currículos das IES, tem provocado mais tensões
                    e desafios do que contribuições efetivas.
                    LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT): RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS CURRICULARES E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
                    Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                    Tipo Tese
                    Data 29/04/2025
                    Área ENSINO
                    Orientador(es)
                    • Carla Busato Zandavalli
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff
                      Banca
                      • Ana Claudia Tasinaffo Alves
                      • Andréia Nunes Militão
                      • Carla Busato Zandavalli
                      • Daniele Correia
                      • Helio da Silva Messeder Neto
                      • Jennifer Caroline de Sousa
                      • Maria Ines de Affonseca Jardim
                      Resumo O presente estudo objetivou analisar os condicionantes políticos, econômicos e sociais que propiciaram a adoção da pedagogia das competências no Brasil e seus efeitos nas políticas curriculares a partir dos anos 2000 e compreender as influências das políticas curriculares para a educação básica e formação inicial de professores, sobre o currículo dos cursos de licenciatura em Química do IFMT, especificamente a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015 e 2019, sobre a elaboração, redação e adequações dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) como expressões do currículo. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, tomando a concepção de Estado Integral de Antonio Gramsci e a concepção de currículo e de formação de professores baseada na pedagogia histórico-crítica. Para alcançar esses objetivos, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais bases teórico-metodológicas subsidiaram a construção dos PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT e como se deu o processo de adequação às reformas curriculares propostas? Quais as percepções dos professores formadores acerca das reformas propostas pela Base Nacional Curricular para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Quais os efeitos da adoção da BNC-Formação e da BNCC sobre o trabalho docente, sobre o currículo da formação de seus estudantes e sobre como o IFMT atuou frente às alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Quais as bases teórico-metodológicas presentes nos documentos norteadores da formação de professores, bem como as tensões, condicionantes, rupturas e continuidades nos processos de estabelecimento das DCNs a partir dos anos 2000? A pesquisa foi dividida em três fases: documental, com análise dos PPCs e documentos nacionais e institucionais; bibliográfica, com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e atualização de informações por meio de um Estado do Conhecimento; e a fase de campo, com coleta de dados por meio de entrevistas com professores formadores que atuam nesses cursos. Os resultados indicaram que os PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT refletem o projeto educacional dos organismos multilaterais, expresso nas Políticas Curriculares Nacionais, mas as mediações locais trazem contradições na organização dos componentes curriculares, em relação às DCNs em vigor, e na indicação das bases teórico-metodológicas. A maioria dos professores formadores desconhece ou tem percepções negativas e/ou críticas sobre a BNC-Formação e a BNCC, destacando seus impactos negativos na formação docente e na autonomia docente e institucional. Com base nos dados obtidos, é possível inferir que o IFMT não ofereceu formação continuada aos professores formadores sobre as diretrizes aprovadas em 2019 e 2024, o que impactou a implementação e a compreensão das políticas curriculares nacionais, mas em alguns casos houve a manutenção de aspectos das DCNs de 2002, que já traziam como foco a formação por competências. As etapas da pesquisa bibliográfica revelaram que a produção acadêmica é unânime em criticar a BNC-Formação, sem apontar aspectos positivos em sua implementação. A RSL, no entanto, indicou baixa produção científica que se relacionasse à BNC-Formação e à formação de professores de Química. Mediante o Estado do Conhecimento, que analisou apenas teses e dissertações produzidas durante a vigência da BNC-Formação, foi possível identificar interesses bastante relevantes sobre o tema e, embora não tenha sido unânime, a crítica negativa a tal política foi preponderante. Nas conclusões, destaca-se que a BNC-Formação e a BNCC representam uma subordinação da educação às demandas do mercado, limitando o acesso ao conhecimento crítico e reforçando a pedagogia das competências. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma formação docente mais alinhada às necessidades sociais e menos às diretrizes neoliberais. De maneira sucinta, a tese central da pesquisa, corroborou as premissas enunciadas, ao indicar que a forte presença de organismos multilaterais, adensada pela atuação dos reformadores empresariais da educação a partir dos anos de 1990 e amplificada a partir dos anos 2000, configurou o agravamento do controle público-privado sobre a educação, adotando-se uma matriz neotecnicista, esvaziada de conteúdos e em favor dos interesses da hegemonia do Capital. Houve identificação de demora para implementação da BNC-Formação em duas unidades, no entanto, sem evidências que comprovem se tratar de elementos de resistência ou do desconhecimento dos documentos. Sugere-se, mediante os resultados, a adoção de uma política institucional para a formação de professores, que possibilite diretrizes para o currículo de seus cursos de formação inicial e a oferta de formação continuada sobre as políticas curriculares aos seus formadores. Em face ao exposto, considera-se que este estudo contribui para o campo do ensino e da educação, ao elucidar os processos de articulação entre interesses de organismos multilateriais, políticas nacionais e práticas institucionais, oferecendo subsídios para a reflexão crítica sobre a formação docente no Brasil, especialmente na sua oferta por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
                      EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE - MS
                      Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                      Tipo Tese
                      Data 03/04/2025
                      Área ENSINO
                      Orientador(es)
                      • Patricia Helena Mirandola Garcia
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Eliane da Silva Andrade
                        Banca
                        • Airton José Vinholi Júnior
                        • Giseli Gomes Dalla Nora
                        • Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
                        • Patricia Helena Mirandola Garcia
                        • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                        • Vera de Mattos Machado
                        • Walter Guedes da Silva
                        Resumo A Educação Ambiental deve ser reconhecida como uma ferramenta essencial para a formação de
                        cidadãos críticos, conscientes, capazes de compreender a complexidade dos problemas ambientais e
                        perceber como esses desafios afetam a sociedade, o planeta. Deste modo, apresentamos a Tese
                        Educação Ambiental nos Anos Iniciais: Desafios e Práticas Docentes nas Escolas Municipais de
                        Campo Grande – MS, construída a partir de reflexões desenvolvidas pela prática docente, enquanto
                        professora dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo possível constatar que a educação
                        ambiental muitas vezes, quando trabalhada, se faz de forma fragmentada, por vezes restrita a projetos
                        pontuais, sem um impacto transformador nas escolas municipais de Campo Grande - MS. Essa
                        abordagem fragmentada/pontual pode estar relacionada à falta de formação adequada dos professores
                        e o direcionamento da educação ambiental no Referencial Curricular da Rede Municipal de Campo
                        Grande - MS. Diante desse cenário, buscou-se investigar a Educação Ambiental conforme delineada
                        nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais e sua relação com as práticas docentes,
                        refletindo em quais cenários os professores promovem a interdisciplinaridade e incentivam uma visão
                        crítica para o ensino da educação ambiental e como as demandas da comunidade local impactam no
                        cotidiano escolar. Antes de iniciar o trabalho de campo, foi necessário realizar o cadastro do Projeto
                        de Pesquisa na Plataforma Brasil. A coleta de dados foi feita através de um questionário via Google
                        formulário aplicado aos professores das escolas públicas municipais de Campo Grande - MS, com
                        turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O período de coleta foi entre 25 de setembro e 15 de
                        outubro de 2023, com a participação de 47 docentes. Observou-se um desafio significativo quanto à
                        integração da temática ambiental na prática dos professores, destacando um potencial descompasso
                        entre o interesse desses profissionais na área ambiental e as oportunidades disponíveis para seu
                        aprimoramento. Verificou-se que diversos fatores, como sobrecarga de conteúdos, processo de
                        alfabetização, carga horária limitada e materiais inadequados, entre outros, contribuem para que a
                        educação ambiental seja percebida por muitos professores apenas como uma atividade pontual,
                        associada preferencialmente aos componentes curriculares de Ciências, História e Geografia. É
                        preocupante notar que, embora haja um interesse significativo na temática, muitos professores
                        admitem ter apenas um conhecimento mediano e superficial sobre as questões ambientais. Essa
                        disparidade entre o interesse e o conhecimento apontam para uma lacuna na formação continuada,
                        especialmente considerando que a maioria dos docentes afirmaram não ter participado de formação
                        específica em educação ambiental. Foram destacadas duas escolas que desenvolvem projetos focados
                        em Educação Ambiental, nas quais ambos os estabelecimentos demonstraram um compromisso com a
                        inserção da educação ambiental no espaço escolar. A prática do cultivo da horta escolar, associada a
                        conceitos de sustentabilidade e nutrição, proporcionaram uma vivência prática e imediata aos alunos,
                        promovendo um impacto positivo que ultrapassa os limites da escola. Constatou-se a necessidade da
                        promoção de cursos de capacitação e incentivo aos docentes para a participação em programas de
                        formação continuada voltados para a Educação Ambiental.
                        O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VÍRUS E VACINAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
                        Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                        Tipo Tese
                        Data 17/03/2025
                        Área ENSINO
                        Orientador(es)
                        • Shirley Takeco Gobara
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Gilson da Rocha Santos
                          Banca
                          • Airton José Vinholi Júnior
                          • Claudianny Amorim Noronha
                          • Fernanda Zandonadi Ramos
                          • JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
                          • Luis Radford
                          • Rogerio Rodrigues Faria
                          • Shirley Takeco Gobara
                          Resumo Diante do crescimento do negacionismo científico, exemplificado por movimentos como o antivacina e suas implicações na saúde coletiva, torna-se essencial um ensino de ciências que promova o debate sobre temas relevantes, como vírus e vacinas, e fomente o pensamento crítico. Nesse contexto, a Teoria da Objetivação (TO), originada na educação matemática nos anos 1990, apresenta-se como um modelo alternativo às abordagens centradas exclusivamente no professor ou no estudante, ao considerar o ensino e a aprendizagem como um processo único e indissociável. Essa teoria compreende a aprendizagem como um encontro com formas historicamente constituídas de pensar e agir sobre o mundo, estruturado por uma perspectiva coletiva, dialógica e crítica, além de reconhecer o entrelaçamento dialético entre os sujeitos e seus contextos histórico-culturais. Para a TO, a aprendizagem envolve tanto os processos de objetivação – o encontro com o saber – quanto os de subjetivação, relacionados à coprodução de sujeitos críticos e éticos. Com base nessa perspectiva, definiu-se como objeto de investigação o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas em uma sala de aula do ensino fundamental, buscando responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades e os desafios para a realização do processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas pautado na Teoria da Objetivação (TO)? Para isso, determinou-se como objetivo geral analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas para estudantes do ensino fundamental, à luz da TO. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se na TO como referencial teórico-metodológico e envolveu a implementação de três Atividades de Ensino e Aprendizagem (AEAs), desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023, durante as aulas de ciências, com uma turma de 7º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Campo Grande/MS. As AEAs representam a intencionalidade pedagógica previamente planejada e se concretizam em sala de aula por meio do trabalho conjunto entre o professor-pesquisador e os estudantes. As análises das interações em sala de aula evidenciaram desafios iniciais, como a resistência dos estudantes em trabalhar em grupo de acordo com as necessidades coletivas e a superação da postura centralizadora do professor. Contudo, ao longo do processo, emergiram práticas colaborativas e dialógicas, fundamentadas na ética comunitária, em que estudantes e professor passaram a trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum. Esse processo de ensino-aprendizagem possibilitou não apenas um encontro gradual com saberes histórico-culturais sobre vírus e vacinas, mas também reflexões críticas sobre fake news e conexões com experiências concretas dos estudantes. Além disso, observou-se mudanças nas concepções iniciais dos estudantes sobre esses saberes, nas formas de pensar e agir coletivamente e na dinâmica da sala de aula, transformando as relações entre os estudantes e entre estes e o professor. Os resultados apontam para a viabilidade da TO como alternativa para um ensino de ciências comprometido com a produção de saberes e a coprodução de sujeitos éticos e críticos, por meio de um processo de ensino-aprendizagem genuinamente coletivo em sala de aula.

                          Palavras-chave: Processos de objetivação. Processos de subjetivação. Labor conjunto. Ética comunitária.
                          Estilos de Pensamento no Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores
                          Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                          Tipo Tese
                          Data 17/03/2025
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • Wellington Pereira de Queiros
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Benedito Rodrigues Brazil
                            Banca
                            • Edvonete Souza de Alencar
                            • Enoque da Silva Reis
                            • Marco Antonio Escher
                            • Maria Ines de Affonseca Jardim
                            • Patricia Sandalo Pereira
                            • Vera de Mattos Machado
                            • Wellington Pereira de Queiros
                            Resumo Esta tese tem como proposta central analisar as confluências e divergências dos Estilos de Pensamento (EP) no Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na formação de professores de Matemática e de Ciências da Natureza. A investigação concentra-se em três polos estruturantes da formação docente: a produção acadêmica (dissertações e teses), as políticas curriculares (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs) e os documentos institucionais (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, documental e sem intervenção, sustentada pelo referencial metodológico de Rosa e pelos fundamentos epistemológicos de Ludwik Fleck, José Contreras e Tomaz Tadeu da Silva. A tese foi desenvolvida no formato multipaper, composta por artigos científicos que dialogam entre si na busca por compreender como os estilos de pensamento se manifestam e se articulam nos diferentes polos da formação docente. Os resultados revelam que, nas dissertações e teses das áreas de Biologia, Química e Física, predomina o EP Reflexivo, com a presença também do EP Crítico-Reflexivo, demonstrando uma valorização da reflexão pedagógica e de uma postura crítica frente às estruturas sociais e institucionais. No caso da Educação Matemática, verificou-se a predominância dos EPs Intelectual Reflexivo, Intelectual Crítico-Reflexivo, Pesquisador Reflexivo e Pesquisador Crítico-Reflexivo. As análises das DCNs para a Formação de Professores mostram uma evolução nos estilos de pensamento predominantes ao longo dos anos. Em 2002, destacou-se o EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo, caracterizando um estilo híbrido. Em 2015, prevaleceu o EP Reflexivo, ainda que com traços do EP Tradicional-Técnico, EP Crítico-Reflexivo e EP Pós-Crítico-Reflexivo. Já em 2019, houve um retorno ao EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo e do EP Crítico-Técnico. As DCNs para os cursos de Matemática-Licenciatura e Bacharelado permitiram a identificação dos EPs Profissional Tradicional-Técnico, Profissional Reflexivo e Profissional Tradicional-Reflexivo. Nos PPCs do curso de Matemática-Licenciatura/CPAN, observou-se que o documento de 2004 apresenta o EP Tradicional-Técnico como predominante, com alguns elementos do EP Tradicional-Reflexivo. Já os PPCs de 2009, 2011 e 2013 evidenciam o EP Reflexivo como principal, com elementos dos EPs Crítico e Pós-Crítico. Nos PPCs mais recentes (2018, 2019 e 2022), identificou-se a predominância do EP Tradicional-Reflexivo, com elementos do EP Pós-Crítico. Constatou-se, de forma geral, a hegemonia do EP Reflexivo nos diferentes tipos de documentos analisados. Contudo, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre o EP Crítico-Transformador, que ainda aparece de forma marginal. Por fim, a tese aponta que, para a elaboração de uma proposta de Estágio Curricular na formação de professores, tanto de Matemática quanto de Ciências da Natureza, é fundamental articular as teorias epistemológicas sobre a formação docente com as DCNs voltadas à formação de professores, bem como aos cursos de Matemática e Ciências da Natureza. Essa articulação deve ser sustentada pelo diálogo com as pesquisas acadêmicas já consolidadas nos campos da Educação em Ciências e da Educação Matemática.
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                              Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em uma abordagem interdisciplinar usando TDIC como especialistas
                              Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                              Tipo Tese
                              Data 24/02/2025
                              Área ENSINO
                              Orientador(es)
                              • Paulo Ricardo da Silva Rosa
                              Coorientador(es)
                              • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                              Orientando(s)
                              • Naltilene Teixeira Costa Silva
                              Banca
                              • André Ary Leonel
                              • Daniele Correia
                              • Gildo Girotto Júnior
                              • João José Caluzi
                              • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
                              • Lisiane Barcellos Calheiro
                              • Paulo Ricardo da Silva Rosa
                              Resumo Um dos problemas do processo de ensino é a fragmentação do conhecimento. Como consequência, os estudantes ficam sem ferramentas para resolver problemas advindos de um contexto que exigem a participação de mais de uma disciplina para serem resolvidos. O fato de a formação e o currículo serem disciplinares em todos os níveis, os professores acabam por não ter disponíveis metodologias adequadas para desenvolverem atividades interdisciplinares. Baseado no referencial metodológico para a construção de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar(IRI) proposto por Gérard Fourez e colaboradores e tendo como referencial de aprendizagem a Teoria do Desenvolvimento como processo sócio-histórico na perspectiva de Vygotsky, foi desenvolvida, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, uma Sequência de um Percurso Interdisciplinar (SPI) sobre o problema complexo “como se dá a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica em residências”? A investigação relatada neste trabalho, de natureza empírica qualitativa com intervenção, teve como objetivo avaliar a efetividade dessa SPI em levar estudantes do Ensino Médio a construírem uma representação interdisciplinar de conceitos ligados ao problema complexo. Os encontros aconteceram de forma presencial e utilizaram tanto a sala de aula dos estudantes como o laboratório de informática da escola. Os instrumentos de coleta de registros e os materiais analisados nesta pesquisa foram as atividades e as sínteses produzidas pelos estudantes em sala de aula, bem como as transcrições das gravações em áudios dos encontros, os registros do diário de bordo da pesquisadora e uma entrevista semiestruturada que foi realizada no final da aplicação da SPI. Para analisar o grau de interdisciplinaridade presente nas representações dos estudantes foram desenvolvidas duas ferramentas: Mapas Topológicos e o Índice de Interdisciplinaridade. A partir da análise dos dados construídos foi possível observar a efetividade da SPI para que os estudantes construíssem uma representação interdisciplinar do problema complexo, na forma de mapas mentais. Os Índices de Interdisciplinaridade, obtidos a partir dos mapas topológicos construídos, foram todos positivos, evidenciando o estabelecimento de relações entre distintas disciplinas.
                              ANÁLISE DO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aderência aos modelos pedagógicos educacionais brasileiros e às concepções ideológicas de estudantes de Ciências Biológicas em uma instituição privada de educação superior em Mato Grosso do Sul
                              Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                              Tipo Tese
                              Data 19/02/2025
                              Área ENSINO
                              Orientador(es)
                              • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
                                Banca
                                • Carla Busato Zandavalli
                                • Débora Raquel Hettwer Massmann
                                • Maria Ines de Affonseca Jardim
                                • MARIA LUISA BRANCO
                                • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                                • WANDER EMEDIATO DE SOUZA
                                • Wellington Pereira de Queiros
                                Resumo Esta tese investiga o Design Thinking (DT) como uma metodologia educacional inovadora focada na área das Ciências Biológicas, propondo uma alternativa para o ensino e aprendizagem. A análise concentra-se em examinar como seus princípios de centralidade no ser humano, empatia, autonomia, colaboração, resolução de problemas reais, criatividade e senso crítico alinham-se aos modelos pedagógicos prevalentes no Brasil, bem como às concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior de uma Universidade privada no Estado de Mato Grosso do Sul. A questão de pesquisa que orienta o presente estudo é: Os princípios do Design Thinking alinham-se a quais tendências pedagógicas educacionais prevalentes no Brasil e às concepções ideológicas dos estudantes do curso de Ciências Biológicas em uma instituição privada de ensino superior? O objetivo geral deste estudo é compreender os princípios e as bases ideológicas do Design Thinking enquanto metodologia de ensino e analisar a concepção de estudantes de um curso superior na área das Ciências Biológicas sobre as mesmas. Enquanto os objetivos específicos delimitados são: (i) Apresentar uma análise de conteúdo do discurso realizada a partir de entrevistas com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma IES da rede privada; (ii) Compreender como os princípios do Design Thinking aderem-se aos modelos pedagógicos educacionais prevalentes no Brasil e (iii) Conhecer as concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior diante de uma metodologia ativa e criativa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa e participativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida durante o ano letivo de 2023, nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a Teoria da Experiência de John Dewey, enquanto o referencial metodológico baseou-se na abordagem do DT desenvolvida nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a observação participante, a partir das informações e dos materiais produzidos nas etapas do DT, além do questionário socioeconômico e da entrevista semiestruturada aplicados ao término da última etapa. O corpus que abrange tanto as experiências de aprendizagem dos estudantes quanto o alinhamento aos modelos pedagógicos educacionais foi tratado com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin, com o emprego do software Atlas.ti. Os resultados indicam que os princípios do método DT aderem-se às bases ideológicas de uma mescla de modelos pedagógicos de tendência liberal renovada progressivista e renovada não-diretiva, promovidas pelos discursos das metodologias ativas, autonomia e protagonismo dos estudantes. Em relação às concepções ideológicas dos estudantes, a discussão centrou-se no processo de naturalização ideológica, por meio da adesão dos princípios de autonomia, colaboração, reflexão crítica e aprendizagem significativa. Esses aspectos facilitaram a aceitação do método DT como uma metodologia eficaz, bem como à promoção de uma cultura educacional mais alinhada com as necessidades e expectativas contemporâneas dos estudantes. Portanto, a tese corrobora com a assertiva de que o método Design Thinking como metodologia ativa e criativa de ensino é ideológico.
                                PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO EM MORFOLOGIA VEGETAL: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA]
                                Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                Tipo Tese
                                Data 20/12/2024
                                Área ENSINO
                                Orientador(es)
                                • Maria Ines de Affonseca Jardim
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Crisley Helena Simão
                                  Banca
                                  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
                                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                  • Carla Busato Zandavalli
                                  • Luciana Paes de Andrade
                                  • Maria Ines de Affonseca Jardim
                                  • Micheline Barbosa da Motta
                                  • Vera de Mattos Machado
                                  Resumo SIMÃO, C. H. Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o
                                  processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia. 2024. 219 f. Tese
                                  (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
                                  Campo Grande - MS, 2024.
                                  A gamificação aparece periodicamente em discussões dos novos modelos na educação
                                  em diversas fases do ensino e é capaz de tornar o ensino mais atrativo, motivador e
                                  enriquecedor, utilizando no processo pedagógico a lógica, as regras e o design de jogos.
                                  Utilizando a gamificação no processo educacional juntamente com as abordagens da
                                  engenharia didática e da pesquisa-ação como procedimentos técnicos e metodológicos,
                                  buscamos investigar como as atividades gamificadas aplicadas a acadêmicos de um
                                  curso de licenciatura de Ciências Biológicas contribuem com o desenvolvimento da sua
                                  aprendizagem. Entrevistas, questionários, diário de bordo, gravação em áudio e
                                  fotografias foram os elementos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Com uso da
                                  análise de conteúdo e triangulação de dados, verificou-se o processo de aprendizagem
                                  e como os fatores de motivação, interação, engajamento e/ou colaboração neste processo
                                  trouxeram benefícios cognitivos aos licenciandos. Os resultados indicaram que a
                                  aplicação da metodologia analisada contribuiu significantemente com o processo de
                                  ensino e aprendizagem e impactou positivamente os envolvidos os quais demonstraram
                                  mais segurança e predisposição para atuarem utilizando metodologias ativas na
                                  aprendizagem. O uso de elementos de jogos favoreceu a motivação, engajamento e
                                  aprendizagem evidenciados pelas características obtidas a partir da análise e
                                  categorização do conteúdo. Estes fatores importantes do processo de ensino se abarcam
                                  em diversas teorias da aprendizagem e a gamificação com sua diversidade de
                                  possibilidades de uso se mostra uma ferramenta dinâmica e multifacetada capaz de
                                  proporcionar ambientes distintos levando em consideração as diversas formas e estilos
                                  de se aprender.
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                                  O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS PRAXEOLOGIAS DESENVOLVIDAS
                                  Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                  Tipo Tese
                                  Data 28/11/2024
                                  Área ENSINO
                                  Orientador(es)
                                  • Vera de Mattos Machado
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Cristiane Miranda Magalhães Gondin
                                    Banca
                                    • Diego Marques da Silva Medeiros
                                    • Fernanda Zandonadi Ramos
                                    • Martha Marandino
                                    • Mirian Xavier
                                    • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                    • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                    • Vera de Mattos Machado
                                    Resumo Esta tese apresenta a análise e os resultados da pesquisa realizada em uma Unidade de Conservação, situada na capital de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal foi identificar as potencialidades do Parque Estadual Matas do Segredo para o desenvolvimento do ensino de Ciências em Campo Grande. Trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo pesquisador é o elemento primordial da coleta dos registros. O texto apresenta o panorama histórico da formação docente desde a década de 1980, discutindo as políticas públicas nesse processo. Evidenciado os desafios e as contradições em relação à profissão, como a precarização do trabalho, a sobrecarga de funções e a imposição de modelos padronizados de ensino, destacando a importância da autonomia do professor. Também aborda os espaços educacionais não formais, como parques, museus e centros de ciências, que podem auxiliar no desenvolvimento do currículo de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental. A articulação entre esses espaços e a escola é fundamental para promover uma educação mais contextualizada e relevante para a vida dos estudantes. Para que essa articulação seja eficaz, é necessário investir na formação continuada dos professores, na criação de políticas públicas que valorizem os espaços não formais e na produção de materiais didáticos que facilitem a integração entre os diferentes ambientes de aprendizagem. A educação ambiental, nesse contexto, emerge como uma ferramenta para a exploração desses espaços, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o ambiente como um todo. Assim, para analisar as atividades do parque, utilizou-se a Teoria Antropológica do Didático com o referencial teórico-metodológico. A teoria propiciou investigar as condutas humanas nas Instituições e como o conhecimento vive em cada uma delas. Para tanto, foi utilizada a Praxeologia, um dos conceitos centrais da teoria, descrevendo tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias. Ao aplicar essa ferramenta metodológica, foi possível identificar como o conhecimento de Ciências da Natureza e de Meio Ambiente são conduzidos no espaço do parque e como as diferentes instituições influenciam o processo de Transposição Didática. Ainda, revelou a importância de compreender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem em contextos não formais. Ao analisar as atividades do parque, foi possível identificar um quantitativo excessivo de tarefas presentes no local, e a necessidade de suporte teórico e didático para serem resolvidas em curto período de tempo. Sendo assim, o parque pode contribuir para a compreensão de conhecimentos do currículo escolar da rede municipal de ensino de Campo Grande e outras instituições de ensino, além de apresentar-se como espaço potencializador de aprendizagem, pois oferece elementos para a elaboração de propostas didáticas fortalecendo o ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
                                    Palavras-Chave: Parque; Teoria Antropológica do Didático; Chevallard; Ensino de Ciências.
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                                    O currículo de ciências naturais no estado de Mato Grosso e a pandemia de Covid-19
                                    Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                    Tipo Tese
                                    Data 30/09/2024
                                    Área ENSINO
                                    Orientador(es)
                                    • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Nicolle Ruppenthal
                                      Banca
                                      • Agustina Rosa Echeverria
                                      • Carla Busato Zandavalli
                                      • Débora Raquel Hettwer Massmann
                                      • GENIANA DOS SANTOS
                                      • Marta Rios Alves Nunes da Costa
                                      • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
                                      • Wellington Pereira de Queiros
                                      Resumo Não informado
                                      Download
                                        A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA: FATORES NECESSÁRIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
                                        Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                        Tipo Tese
                                        Data 26/09/2024
                                        Área ENSINO
                                        Orientador(es)
                                        • Maria Ines de Affonseca Jardim
                                        Coorientador(es)
                                        • Carla Busato Zandavalli
                                        Orientando(s)
                                        • Kátia Cilene Alves Borges
                                        Banca
                                        • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                        • Fernanda Zandonadi Ramos
                                        • Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
                                        • Luciana Paes de Andrade
                                        • Maria Ines de Affonseca Jardim
                                        • Simara Maria Tavares Nunes Simões
                                        • Wellington Pereira de Queiros
                                        Resumo A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, sendo o principal
                                        motor de desenvolvimento técnico e tecnológico, a ponto de ser difícil imaginar
                                        como seria o mundo atual sem a sua contribuição e inegável importância que
                                        exerce na sociedade. Por conta desses aspectos, torna-se imprescindível que os
                                        estudantes da educação básica vivenciem atividades características da
                                        Alfabetização Científica. Por meio desta pesquisa, de abordagem qualitativa,
                                        pretendeu-se investigar quais são as estratégias e ações relacionadas à
                                        Alfabetização Científica presentes nas escolas públicas que apresentam trabalhos
                                        selecionados e premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de
                                        Mato Grosso do Sul - FETEC e a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande
                                        - FECINTEC. O lócus da coleta abrangeu escolas da rede municipal e estadual de
                                        Campo Grande, MS, selecionadas após análise dos anais das feiras, a partir do
                                        critério do número maior de apresentações e premiações de estudos e pesquisas.
                                        Observa-se que não foram incluídas escolas em Tempo Integral ou que participam
                                        do programa “Escola da Autoria”. A investigação abrangeu três fases distintas: a)
                                        bibliográfica e documental; b) coleta em campo; c) tratamento, análise e
                                        sistematização de resultados. Na fase bibliográfica foi realizada uma Revisão
                                        Sistemática objetivando analisar como a Alfabetização Científica tem sido
                                        desenvolvida no Ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil. Na coleta em
                                        campo, foram realizadas entrevistas com a gestão, equipe técnica e professores
                                        das escolas selecionadas, mediante a observância dos aspectos éticos da
                                        pesquisa. Todas as falas foram transcritas e confrontadas com as bases teóricas
                                        do estudo que tem como principal base teórica a concepção sócio-histórica, de Lev
                                        Semionovich Vygotsky. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de
                                        conteúdo. Esse estudo permitiu identificar quais são os fatores presentes nas
                                        escolas públicas de educação básica, que permitem o efetivo desenvolvimento de
                                        práticas pedagógicas para a Alfabetização Científica. São eles: Praticamente, todas
                                        as unidades de ensino investigadas possuem laboratórios de pesquisa e todos os
                                        professores desenvolvem atividades teórico-prática que estimulam a Alfabetização
                                        Científica utilizando os laboratórios ou não. Dado o caráter de nossa investigação,
                                        comprovamos também que os participantes dessa pesquisa consideram a
                                        importância de ter uma base teórica consistente e possuir um bom convívio entre
                                        todos os segmentos da comunidade escolar. Foi ressaltado também entre todos
                                        os participantes as dificuldades em desenvolver as pesquisas e outras ações
                                        norteadora a Alfabetização Científica. As principais, são, a falta de tempo e de
                                        recursos, as demandas externas e a falta de funcionários para auxiliar nas
                                        pesquisas. Foi consenso também, a importância das formações continuadas dos
                                        docentes, porém, percebemos que existe a sensibilização da importância dessas
                                        formações a todos os segmentos, porém, as demandas e o próprio reconhecimento
                                        de priorizar ainda não é proposto nas escolas por esses profissionais. Quanto à
                                        importância da Alfabetização Científica, tanto os professores quanto a equipe
                                        técnica consideram o ensino tradicional de ciências, pouco eficaz. Diante desse
                                        contexto, é possível considerar preliminarmente, que a concretização da
                                        Alfabetização Científica, requer o delineamento de uma série de fatores, tais como:
                                        formação e estudos da temática proposta, melhoria nas condições de trabalho dos
                                        profissionais da educação, manutenção e aumento nos recursos financeiros,
                                        estruturais e humano na educação pública, gestão democrática/participativa e uma
                                        boa convivência entre os segmentos.
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                                        A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O CURRÍCULO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA
                                        Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                        Tipo Tese
                                        Data 05/09/2024
                                        Área ENSINO
                                        Orientador(es)
                                        • Vera de Mattos Machado
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Aline Lopes da Silva
                                          Banca
                                          • Airton José Vinholi Júnior
                                          • Fabiano Antunes
                                          • Fernanda Franzolin
                                          • Fernanda Zandonadi Ramos
                                          • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                          • Vanessa Daiana Pedrancini
                                          • Vera de Mattos Machado
                                          Resumo A presente tese teve como objetivo investigar o currículo de formação inicial de professores de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas federais do estado do Mato Grosso do Sul, referente à organização do meio didático e ao desenvolvimento da práxis durante a regência no campo de Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a priori, foram investigados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Ciências Biológicas de duas universidades federais do Mato Grosso do Sul, bem como documentos e normativas sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas pertinentes ao Estágio Supervisionado, à luz de alguns pressupostos da Análise de Conteúdo; posteriormente, foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes dos dois objetos de estudos, analisadas pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nos resultados é discultidos os fenômenos emergidos das categorias finais que discutem as conexões entre a complexidade dos processos de Estágio Supervisionado, o impacto do currículo na formação docente e a distinção entre teoria e prática na práxis. Nas análises dos dois PPCs, identificamos que estão elaborados visando ao desenvolvimento pessoal, cultural, ético e social dos futuros professores, e também abordam e discutem questões contemporâneas relevantes, como a Educação ambiental, a Educação inclusiva, dentre outras. Durante as analise é possivel compreender várias mazelas da vivência dos estagiários dentro da realidade escolar, que perpassam desde a locomoção, a escolha da escola para regência, a problemas com carga horária das disciplinas, principalmente após a inserção da BNCC, com a realização do estágio para estudante do período noturno, o estágio em duplas. Reafirmamos que, apesar dos currículos nacionais prescritivos (DCNs, BNC-Formação e BNCC), elaborados pela Noosfera, os dois cursos não só estabelecem regras, mas também estimulam uma certa independência na construção de seus PPCs momento em que verificamos que existe uma certa resistência às políticas neoliberais da Educação.
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                                          MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO (MCDB/UCDB): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL
                                          Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                          Tipo Tese
                                          Data 04/09/2024
                                          Área ENSINO
                                          Orientador(es)
                                          • Icleia Albuquerque de Vargas
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen
                                            Banca
                                            • Icleia Albuquerque de Vargas
                                            • João José Caluzi
                                            • Marta Catarino Lourenço
                                            • Martha Marandino
                                            • Paulo Cesar Boggiani
                                            • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                            • Vera de Mattos Machado
                                            Resumo Esta tese tem como objetivo revelar e discutir quais os conhecimentos sobre a História Natural do Estado de Mato Grosso do Sul estão disponíveis para as práticas de Educação Ambiental e Museal no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB), museu universitário localizado na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O trabalho sinaliza para a proposição de que o museu se apresenta como um espaço relevante para a reflexão e compreensão dos diferentes saberes sobre a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica no contexto da História Natural de MS, por preservar coleções, realizar ações de educação ambiental/patrimonial e museal, embasadas em uma perspectiva crítica e transformadora. Abrangendo assim, conhecimentos produzidos e reconhecidos na academia, como também, outros conhecimentos que compõem parte da cultura local, ou mesmo, de diferentes grupos étnicos. Na tese, em sua introdução, é apresentada a problemática da falta de conhecimento sobre a História Natural de Mato Grosso do Sul, com destaque para a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica local, representada em exemplares minerais, fósseis e artefatos arqueológicos e etnográficos de coleções em exposições do MCDB/UCDB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas e aplicados questionários junto aos educadores museais, analisadas as coleções do museu, destacando objetos que cumprem o papel de personagens da história natural. Esses objetos/personagens são apresentados em visitas mediadas do programa educativo na perspectiva do tempo geológico, atendendo ao plano museológico do museu como espaço de ensino de ciências e educação ambiental. Finalmente, é discutido o papel socioambiental do MCDB/UCDB como um dos principais espaços de cultura e ciências de Mato Grosso do Sul.
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                                              CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL
                                              Curso Doutorado em Ensino de Ciências
                                              Tipo Tese
                                              Data 04/09/2024
                                              Área ENSINO
                                              Orientador(es)
                                              • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Vanessa Helena Seribeli
                                                Banca
                                                • ANGELA MARIA DO PRADO ZANON
                                                • Geisa Orlandini Cabiceira Garrido
                                                • Icleia Albuquerque de Vargas
                                                • Maria Helena da Silva Andrade
                                                • Marta Regina Brostolin da Costa
                                                • Ordalia Alves de Almeida
                                                • Suzete Rosana de Castro Wiziack
                                                Resumo Esta tese é fruto de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação
                                                em Ensino de Ciências/Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso
                                                do Sul, vinculada a área de concentração e linha de pesquisa em Educação Ambiental
                                                (EA). Nosso principal objetivo foi analisar as concepções dos professores de
                                                educação infantil (EI) sobre o tema educação ambiental no currículo e nas práticas na
                                                área. Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: Identificar como as
                                                pesquisas em relação a infância/educação infantil e a EA estão sendo desenvolvidas
                                                no Brasil; Identificar as características dos currículos da educação infantil nas escolas
                                                pesquisadas e se os mesmos propiciam o desenvolvimento da educação ambiental
                                                na primeira infância; Compreender as formas de desenvolvimento, de conhecimentos
                                                e de práticas curriculares de professores de educação infantil voltadas ao meio
                                                ambiente; Compreender os processos de formação dos professores das escolas
                                                investigadas; Analisar a trajetória dos direitos das crianças no Brasil e apresentar a
                                                educação ambiental como um direito das crianças pequenas. O aporte teórico que
                                                deu sustentação a essa investigação foi o da EA crítica, numa perspectiva freiriana,
                                                além da Sociologia da Infância e a abordagem de Reggio Emilia. A investigação
                                                empírica foi realizada em duas instituições públicas de Educação Infantil do município
                                                de Presidente Prudente – São Paulo, tendo como sujeitos da investigação, sete
                                                professoras de educação infantil. No percurso metodológico, lançamos mão da
                                                pesquisa qualitativa, com instrumentos específicos para a coleta dos dados, como o
                                                levantamento bibliográfico, o questionário, a observação e a entrevista
                                                semiestruturada. As informações recolhidas foram analisadas sob a perspectiva da
                                                análise qualitativa e transformadas em categorias de análise, findadas num processo
                                                de triangulação dos dados. Os resultados apontam concepções simplistas e
                                                equivocadas dos professores e fragilidade advinda da formação docente (inicial e
                                                continuada), no que diz respeito à construção do currículo, concepções de criança e
                                                EA, como os principais fatores que impedem o engajamento de uma EA de qualidade
                                                na educação infantil.
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