| MOBILE LEARNING E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EM MOSSORÓ |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
03/12/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Anna Helena Silveira Sonego
- Learcino dos Santos Luiz
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
O avanço das tecnologias digitais, especialmente de dispositivos móveis como smartphones e
tablets, tem impactado profundamente na sociedade contemporânea, tornando seu uso
indispensável. Contudo, a incorporação pedagógica desses recursos no ensino superior,
particularmente, na formação de professores, ainda enfrenta desafios significativos. Partindo
desse problema, esta pesquisa, que foi aplicada entre os meses de março e maio de 2024, teve
como objetivo analisar como a formação inicial de professores de Ciências da Natureza
(Química, Física e Biologia) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),
campus Mossoró, favorece o desenvolvimento de competências digitais voltadas ao uso
pedagógico do Mobile Learning. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
natureza aplicada, desenvolvida em duas etapas: revisão bibliográfica e Intervenção Formativa.
Participaram do estudo docentes e discentes dos cursos de licenciatura vinculados à Faculdade
de Ciências Exatas e Naturais (FANAT/UERN). Para a coleta de dados, foram utilizados
questionários, entrevistas semiestruturadas, encontros formativos (presenciais e remotos) e
registros em vídeo. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de
conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora haja percepção positiva, quanto ao
potencial dos dispositivos móveis no ensino, persistem lacunas na formação inicial, ausência
de práticas formativas específicas e resistência por parte de alguns docentes, sobretudo pela
carência de capacitação e de diretrizes institucionais. Conclui-se que a necessidade de
reformulação dos currículos de formação docente, com a inserção de práticas que promovam a
competência digital e a utilização do Mobile Learning como estratégia didática. Como
complementação deste estudo, propõe-se a elaboração de um guia prático para capacitação de
professores no uso pedagógico de dispositivos móveis, visando à qualificação do ensino de
Ciências da Natureza. |
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| Educação, formação continuada e experimentação: uma análise dialógica entre modelos formativos e o ensino de ciências |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
20/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- EDVARGUE AMARO DA SILVA JUNIOR
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| Banca |
- Ana Maria de Andrade Caldeira
- Eliéverson Guerchi Gonzales
- João José Caluzi
- Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Vera de Mattos Machado
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Formação de Professores de Ciências” do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (UFMS), investiga a natureza experimental do ensino de Ciências no contexto
da formação continuada de professores da rede municipal de Cuiabá-MT, com ênfase no uso
dos Laboratórios Didáticos Móveis (LDM) como mediadores pedagógicos. O objetivo central
foi analisar como diferentes modelos de formação continuada – clássico, prático-reflexivo e
político-emancipatório – contribuem para a construção do conhecimento docente e para o
fortalecimento de práticas experimentais com mais significado. O estudo adotou uma
abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando questionários diagnósticos,
entrevistas semiestruturadas e questionários finais, analisados por meio da Análise Dialógica
do Discurso (ADD), inspirada em Bakhtin e no Círculo. Essa perspectiva permitiu compreender
os enunciados dos professores como vozes situadas, atravessadas por memórias formativas,
tensões e possibilidades de transformação. Os resultados apontam que o modelo práticoreflexivo se revelou como o mais adequado às necessidades formativas dos docentes, pois
promoveu maior integração entre teoria e prática, favorecendo o planejamento de atividades
experimentais investigativas, o engajamento discente e a ressignificação do papel do professor
como mediador do conhecimento. O LDM, nesse contexto, emergiu como recurso central para
democratizar o acesso à experimentação e estimular práticas pedagógicas inovadoras. Concluise que formações continuadas fundamentadas no diálogo e na reflexão crítica potencializam o
desenvolvimento profissional docente e podem subsidiar políticas educacionais voltadas à
melhoria do ensino de Ciências na escola pública |
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| INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMAZÔNICOS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM A NATUREZA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Icleia Albuquerque de Vargas
- José Camilo Ramos de Souza
- Marcos Vinicius Campelo Junior
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Whasgthon Aguiar de Almeida
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| Resumo |
A Amazônia é um território de ampla diversidade biológica e cultural, que reúne riquezas naturais únicas e modos de vida tradicionais, reafirmando sua relevância socioambiental. Apesar disso, esse potencial ainda é pouco explorado na Educação Infantil, etapa em que o contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e motor das crianças. Autores como Capra (2006), Tiriba (2010), Profice (2016), Louv (2016) Horn e Barbosa (2022), apontam que a aproximação com ambientes naturais na infância favorece vínculos positivos com o meio e estimula a sensibilização para os problemas socioambientais. Nesse contexto, a integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil mostra-se fundamental para proporcionar experiências significativas de interação com a natureza, contribuindo para a construção de valores e atitudes socioambientais desde a primeira infância. Partindo desse princípio, o objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades e os desafios da integração de espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos ao currículo da Educação Infantil, com vistas à promoção de experiências significativas de interação das crianças com a natureza. No que se refere aos aspectos metodológicos da pesquisa, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de campo. Os dados foram coletados em um Centro Integrado Municipal de Educação Infantil e em quatro espaços educativos não formais localizados em diferentes zonas da cidade de Manaus, AM. Participaram da pesquisa crianças pequenas e professores da Educação Infantil e um gestor do Museu da Amazônia. As técnicas de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observação participante, sequência didática e pesquisa de campo. Para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo de Bardin e a metodologia de análise de mapas mentais de Salete Kozel. Os resultados encontrados evidenciam que a integração entre os espaços não formais de Educação Ambiental amazônicos e o currículo da Educação Infantil favorece vivências significativas, ampliando a conexão das crianças com a natureza e estimulando o pertencimento ao território. As experiências possibilitaram aprendizagens contextualizadas, despertaram curiosidade, encantamento e valores de cuidado socioambiental, tornando o currículo mais próximo da realidade amazônica. Entre os desafios identificados, destacam-se a dificuldade de acesso, limitações de infraestrutura, ausência de políticas institucionais que assegurem visitas regulares e a necessidade de maior qualificação da mediação pedagógica. No entanto, esses obstáculos não se sobrepõem aos benefícios. Ao contrário, reforçam a necessidade de ampliar e consolidar tais práticas, dado o impacto positivo na formação das crianças. Em síntese, os resultados indicam que a integração dos espaços não formais ao currículo é uma estratégia promissora, capaz de enriquecer a Educação Infantil com experiências únicas de contato com a natureza e de fortalecimento de valores socioambientais. |
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| ENCANTAR-SE COM O ENCANTO: MANIFESTO POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROFUNDA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/11/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Lui Henrique Ortelhado Valverde
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| Banca |
- GILEANDRO BARBOSA PEDRO
- Icleia Albuquerque de Vargas
- LAÍSA MARIA FREIRE DOS SANTOS
- Maria Helena da Silva Andrade
- Mirian Xavier
- Patricia Zaczuk Bassinello
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Resumo |
Esta tese propõe e fundamenta a Educação Ambiental Profunda (EAP) proposta e desenvolvida
como uma nova episteme para a formação docente em Ciências Biológicas, concebida como
uma resposta à crise civilizatória contemporânea, que é ao mesmo tempo socioambiental,
epistêmica e existencial. Inspirada nos referenciais da Ecologia Profunda, da Educação
Ambiental crítica e decolonial, e nas cosmologias indígenas e afro-latino-americanas. A EAP
se ergue como práxis ética, sensível, espiritual, política e decolonial, capaz de religar ciência e
corpo, currículo e território, universidade e comunidade. Organizada no formato multipaper, a
tese é composta por artigos que dialogam entre si e mostram o percurso investigativo e
formativo realizado, no qual se transportou da crítica ao cartesianismo no currículo de Ciências
Biológicas às experiências sensíveis de reconexão com o mundo natural, evidenciando
deslocamentos epistemológicos e ontológicos que sustentam a emergência de uma EAP. O
ponto de partida da investigação foi a análise crítica do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de
Ciências Biológicas da UFMS, que, embora cumpra exigências legais e normativas, mantém
fortes marcas do paradigma cartesiano com fragmentação curricular, separação entre teoria e
prática, ênfase num currículo conteudista e quase inexistência de perspectivas interculturais e
socioambientais. Frente a esse cenário, desenvolveu-se uma disciplina experimental de
Ecologia Profunda, em que práticas disruptivas como banhos de floresta, trilhas sensoriais,
rodas de escuta e silêncio, elaboração de mapas ecosóficos e a ação da construção de uma
cápsula do tempo foram realizadas como dispositivos pedagógicos. Tais experiências
revelaram-se como um eixo formativo que instaurou deslocamentos éticos, perceptivos e
ontológicos nos estudantes. De natureza qualitativa e de delineamento estudo de caso com
intervenção, a investigação baseou-se em análise documental, observações participantes e
registros narrativos. Os resultados demonstram que a experiência vivida produz teoria: o corpo
torna-se método e arquivo; o afeto, fundamento epistemológico; a espiritualidade cotidiana, o
pertencimento e o cuidado. A Educação Ambiental Profunda delineada nasce do gesto
insurgente que denomino “encantar-se com o encanto”, pelo qual buscou-se compreender que
o processo é mais fértil que o resultado, que a educação é um ato estético, ético e político de
reconexão com a vida, e que formar professores é também formar sujeitos de resistência e
reexistência. Sustento, portanto, que a EAP deve ser compreendida como episteme latina
emergente, capaz de articular ciência, arte, espiritualidade, ancestralidade e território na
construção de futuros comuns e sustentáveis. |
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| OLHARES BAKHTINIANOS SOBRE A MÚSICA DE ALMIR SATER E A EDUCAÇÃO QUÍMICA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
29/10/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Adriana Marques de Oliveira
- Daniele Correia
- Dioni Paulo Pastorio
- Elaine da Silva Ramos
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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| Resumo |
Pesquisadores da área de ensino de ciências têm destacado o potencial pedagógico da música no desenvolvimento da formação integral dos estudantes da educação básica. Nesta direção, o presente trabalho está organizado no formato de quatro artigos científicos. No Artigo 1, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) revela o crescente aumento da produção científica relacionada às tendências da inserção da música no ensino de ciências. No que diz respeito aos impactos percebidos quanto ao uso da música no desenvolvimento dos conteúdos, reverberam as aprendizagens de conteúdos atitudinais na educação básica, revelando que a música é um recurso que promove o engajamento e a motivação dos estudantes. O impacto positivo se estende à criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, ao desenvolvimento da criatividade, à diversidade cultural e até mesmo ao estímulo da memória cognitiva. O Artigo 2, apresenta o processo de análise dos elementos presentes nas canções de Almir Sater, em que foi possível identificar signos, símbolos e representações que estabelecem conexões significativas com o mundo teórico da química. Esses, quando interpretados sob uma perspectiva científica e contextual, revelam analogias, conceitos e práticas relacionadas à ciência química, evidenciando como manifestações culturais, por exemplo, a música, podem dialogar com saberes acadêmicos, aproximando o conhecimento científico e o cotidiano. Os Artigos 3 e 4 apresentam resultados do estudo empírico, de abordagem qualitativa, desenvolvido nesta tese de doutoramento. Nestes Artigos, foram analisados os resultados da intervenção didática desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2024, em que os estudantes foram orientados a refletirem sobre a música regional do cantor e compositor Almir Sater, produzindo releituras das obras do artista. O objetivo foi compreender como as canções do cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater aproximam o mundo da vida dos estudantes aos saberes da química, relacionados à composição de materiais. Nesta etapa da pesquisa, as produções orais e escritas dos estudantes foram analisadas a partir dos pressupostos do referencial filosófico de Mikhail Bakhtin e de princípios musicológicos. Os resultados relatados nos Artigos 3 e 4 evidenciam que a criação de canções autorais, a partir da releitura das composições de Almir Sater, mobilizou elementos musicais que possibilitaram a construção e apropriação de conceitos científicos relacionados aos fenômenos como o brilho dos vagalumes, o surgimento das estrelas, características das plantas e processos envolvidos na produção de tinta aquarela. Esta abordagem revelou compreensões que se manifestaram por meio de sentidos e significados (re)construídos pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. Além disso, a proposta permitiu que a sala de aula, inicialmente concebida como um cronotopo tradicional, fosse ressignificada, passando a ser reconhecida como um espaço dinâmico, no qual os enunciados foram respeitados, orientados e modificados, promovendo a emergência de relações dialógicas e polifônicas entre os participantes (Artigo 3 e 4). Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar e fortalecer os debates sobre a relevância da valorização e da articulação entre a Educação Química e a música. |
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| Proposta de um referencial teórico-metodológico para construção de HQ pedagógicas autorais |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
30/09/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Danielle Barros Silva Fortuna
- Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
- Michel Corci Batista
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Nelson Dias
- Vinicius Carvalho da Silva
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| Resumo |
As dificuldades que os estudantes apresentam ao realizarem a leitura de textos científicos originais e a ausência de recursos pedagógicos elaborados para minimizar essas dificuldades, particularmente aqueles que discorrem sobre a História da Ciência, conduziram as investigações desse projeto de doutorado. Ele teve como objetivo geral desenvolver uma proposta de referencial teórico-metodológico para produção de Histórias em Quadrinhos pedagógicas e autoral, que sejam potencialmente significativas, apresentando uma sequência discursiva expositiva sobre a vida e obra de Galileu Galilei e seu legado para a ciência moderna, contemplando uma abordagem contextual histórica. A escolha do gênero narrativo multimodal é indicada na literatura da área de ensino como estratégia e ferramenta com potencial de promover a aprendizagem dos conhecimentos disciplinares, mas geralmente não são elaborados com a finalidade de material didático ou uma HQ pedagógica. Para construir um material pedagógico integrando linguagem verbal, escrita e visual, características de uma HQ, estabelecemos a integração da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), propondo um referencial teórico-metodológico que possibilitasse a construção de HQs autorais, contextualizadas e potencialmente significativas. Para validar a proposição do referencial teórico metodológico elaboramos uma HQ pedagógica sobre a vida e obra de Galileu Galilei e suas contribuições para a construção da ciência moderna. O roteiro da HQ pedagógica foi elaborado com base em um mapeamento realizado em fontes primárias e secundárias, a partir do qual se construiu uma sequência discursiva explorando abordagem contextual histórica, evitando apresentar visões distorcidas da construção do conhecimento e seus produtores, priorizando uma perspectiva contemporânea da ciência. A elaboração da HQ pedagógica busca a incorporação de novas informações à estrutura cognitiva preexistente do leitor, fazendo uso da reconciliação integrativa, da repetição multicontextual e demais princípios e processos ausubelianos. Além de buscar potencializar a aquisição e a retenção de conhecimentos apresentou a integração entre palavras e imagens como estratégia para facilitar o processamento das informações e evitar a sobrecarga cognitiva. O processo criativo para a construção da HQ pedagógica seguiu seis etapas: estruturação da ideia, forma do desenho, estrutura dos quadrinhos, habilidade e superfície. Quanto à forma do desenho, utilizou ilustrações autorais construídas como adaptações indicadas nas referências consultadas, preservando a fidelidade histórica e a clareza didática. Os resultados obtidos sugerem que a HQ pedagógica tem potencial para a promoção de uma aprendizagem significativa e está em consonância com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
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| DESVELANDO CURRÍCULO, ENSINO E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
28/08/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Eliane Cerdas Labarce
- Marcos Vinicius Campelo Junior
- Mirian Xavier
- ROSIANE DE MORAIS
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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| Resumo |
Ancorada na Linha de Pesquisa Educação Ambiental (EA) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Na investigação analisamos como o currículo, o ensino e as práticas de Educação Ambiental (EA) contribuem para a construção da identidade de uma escola pública de Campo Grande-MS que considera o contexto socioambiental e os desafios enfrentados pela comunidade escolar. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a EA inserida no cotidiano escolar, pode ser um instrumento para alcançar a identidade escolar e as demandas da comunidade escolar por transformações educacionais, sociais e ambientais. Ao investigar a relação entre o currículo, a EA e a construção da identidade escolar, procurou-se identificar as potencialidades e os desafios postos para a escola em questão. Visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma o ensino e as práticas de Educação Ambiental contribuem para a construção de um currículo que atenda à identidade de uma escola pública de Campo Grande – MS. Com aportes teóricos da chamada Educação Ambiental Crítica, segundo a reflexão de Enrique Leff e de estudos sobre diversidade Cultural, currículo e identidade, com o apoio de autores como Vera Maria Ferrão Candau. A pesquisa visa uma investigação qualitativa, com uso de abordagem descritiva, cuja ênfase se dá nos processos e nos significados dos dados construídos. Por meio de análise documental, observação da rotina e atividades da escola, aplicação de questionários, entrevistas e mapas mentais se analisa as concepções de professores, gestor e estudantes da escola. Os resultados revelaram o engajamento da comunidade escolar na promoção da inclusão, na valorização da diversidade sociocultural e na aplicabilidade da educação ambiental. O Projeto Político Pedagógico escolar, as atividades desenvolvidas por professores e alunos e as falas desses participantes da pesquisa permitiu identificar a escola como um espaço de aprendizagem e convivência que busca constantemente se adaptar às demandas de uma sociedade cada vez mais plural, complexa e permeada de problemas socioambientais. |
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| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MODELOS PLANETÁRIOS: UM ESTUDO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
21/08/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Patricia Matos Viana de Almeida
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| Banca |
- Carlos Ventura Fonseca
- Elaine Angelina Colagrande
- Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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| Resumo |
Esta pesquisa investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS), conforme proposta por Serge Moscovici, aplicada ao campo educacional para analisar a evolução histórica e epistemológica dos modelos planetários apresentados em livros didáticos. A proposta é compreender como diferentes modelos teóricos, construídos em épocas distintas e fruto da contribuição de inúmeros estudiosos, se refletem na abordagem dos conceitos do Sistema Solar e dos modelos planetários nos livros didáticos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão do estado da arte, que envolveu a identificação e quantificação de estudos sobre Representações Sociais (RS) em livros didáticos por meio de artigos, teses e eventos científicos para justificação e validação da técnica de estudo. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de ensino. A pesquisa limitou-se ao período de 2016 a 2020 e à língua portuguesa, utilizando os termos: representações sociais, autores, livros didáticos e teorias modelos planetários. Adicionalmente, identificou-se o material didático de ciências empregado na rede de educação básica da cidade de Ji-Paraná, através dos portais do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Rondônia, com foco nos livros do PNLD 2019 e 2020. Para a análise dos dados da revisão utilizou técnicas de análise textual, lexicográfica e de conteúdo. Os resultados indicam que os livros podem ser utilizados como fonte de dados para o estudo das RS, embora essa abordagem ainda seja pouco explorada. Além disso, a pesquisa demonstra que a o estudo, a partir da teoria das RS, possibilita-se a análise empírica de fenômenos sociais de grande relevância, identificando a disseminação de linguagem, a construção da realidade social, a perpetuação de estereótipos e ideologias e sua influência na formação da identidade dos indivíduos. Em relação aos livros didáticos de ciências utilizados pela rede de educação de Ji-Paraná (RO), a investigação permitiu a identificação de uma RS dos modelos planetários predominantemente reificada, baseadas em modelos científicos estruturados e objetivos, com pouca integração de elementos consensuais, como contextualizações históricas, mitologias e percepções culturais, que enriquecem a compreensão dos fenômenos. A análise evidencia que a historiografia da ciência em torno dos modelos planetários é predominantemente internalista, acompanhada de erros de anacronismo, imprecisão histórica e uso inadequado de termos para se referir aos povos originários e que remetem uma construção científica genialista. Ademais, a pesquisa destaca que a evolução dos modelos planetários, exemplificada pela transição do modelo geocêntrico para o heliocêntrico, evidencia como as RS influenciam a aceitação e a disseminação de novos paradigmas científicos. Essa análise ressalta a importância de integrar representações sociais consensuais no ensino, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível, conectada às vivências dos estudantes e que promova uma educação científica mais holística e crítica. |
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| EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA: UM OUTRO CAMINHO POSSÍVEL PARA GESTÃO AMBIENTAL ....PÚBLICA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/08/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Angela Maria Zanon
- Breno Herrera da Silva Coelho
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Resumo |
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| EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO QUALIFICADA: UM OUTRO CAMINHO POSSÍVEL PARA GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
18/08/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ana Paula Correia de Araujo
- Angela Maria Zanon
- Breno Herrera da Silva Coelho
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Sandro Tonso
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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| Resumo |
Esta tese teve como objetivo central analisar a relevância da participação qualificada,
mediada pela Educação Ambiental Crítica, como instrumento estratégico para o
aprimoramento da Gestão Ambiental Pública (GAP). O estudo toma como referência os
Ciclos de Formação em Gestão Socioambiental promovidos pelo ICMBio, que abordam
temas como Educação Ambiental, Gestão Participativa e Gestão de Conflitos no contexto
das Unidades de Conservação (UCs) e da conservação de espécies da fauna ameaçadas
de extinção. Fundamentada em autores como Paulo Freire, Enrique Leff, Philippe
Layrargues e José da Silva Quintas, a pesquisa compreende a Educação Ambiental como
instrumento de Gestão e a participação como prática formativa, crítica e situada
politicamente. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com análise de conteúdo de
documentos, entrevistas e projetos elaborados por cursistas atuantes em duas UCs, uma
de proteção integral e outra de uso sustentável, e em Centros de Pesquisa vinculados a
Planos de Ação Nacional (PANs). Os resultados indicam que os processos formativos
ampliam a compreensão dos conflitos socioambientais, fortalecem a gestão
compartilhada e valorizam os saberes locais. Conclui-se que a Educação Ambiental
Crítica, ao qualificar a participação social, contribui para práticas de gestão ambiental
mais democráticas, sensíveis à diversidade sociocultural e mais eficazes na conservação
da sociobiodiversidade. |
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| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MODELOS PLANETÁRIOS: UM ESTUDO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS. |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
13/08/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Carlos Ventura Fonseca
- Elaine Angelina Colagrande
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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| Resumo |
Esta pesquisa investiga a Teoria das Representações Sociais (TRS), conforme proposta por Serge Moscovici (Moscovici, 2020), aplicada ao campo educacional para analisar a evolução histórica e epistemológica dos modelos planetários apresentados em livros didáticos. A proposta é compreender como diferentes modelos teóricos, construídos em épocas distintas e fruto da contribuição de inúmeros estudiosos, se refletem na abordagem dos conceitos do Sistema Solar e dos modelos planetários nos livros didáticos. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão do estado da arte, que envolveu a identificação e quantificação de estudos sobre Representações Sociais (RS) em livros didáticos por meio de artigos, teses e eventos científicos para justificação e validação da técnica de estudo. Foram utilizadas bases de dados como o Google Acadêmico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e revistas científicas Qualis A1 e A2 na área de ensino. A pesquisa limitou-se ao período de 2016 a 2020 e à língua portuguesa, utilizando os termos: representações sociais, autores, livros didáticos e teorias modelos planetários. Adicionalmente, identificou-se o material didático de ciências empregado na rede de educação básica da cidade de Ji-Paraná, através dos portais do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Rondônia, com foco nos livros do PNLD 2019 e 2020. Para a análise dos dados da revisão utilizou técnicas de análise textual, lexicográfica e de conteúdo, conforme os métodos propostos por Bardin (Bardin, 2011). Os resultados indicam que os livros podem ser utilizados como fonte de dados para o estudo das RS, embora essa abordagem ainda seja pouco explorada. Além disso, a pesquisa demonstra que a o estudo, a partir da teoria das RS, possibilita-se a análise empírica de fenômenos sociais de grande relevância, identificando a disseminação de linguagem, a construção da realidade social, a perpetuação de estereótipos e ideologias e sua influência na formação da identidade dos indivíduos. Em relação aos livros didáticos de ciências utilizados pela rede de educação de Ji-Paraná (RO), a investigação permitiu a identificação de uma RS dos modelos planetários predominantemente reificada, baseadas em modelos científicos estruturados e objetivos, com pouca integração de elementos consensuais, como contextualizações históricas, mitologias e percepções culturais, que enriquecem a compreensão dos fenômenos. A análise evidencia que a historiografia da ciência em torno dos modelos planetários é predominantemente internalista, acompanhada de erros de anacronismo, imprecisão histórica e uso inadequado de termos para se referir aos povos originários e que remetem uma construção científica genialista. Ademais, a pesquisa destaca que a evolução dos modelos planetários, exemplificada pela transição do modelo geocêntrico para o heliocêntrico, evidencia como as RS influenciam a aceitação e a disseminação de novos paradigmas científicos. Essa análise ressalta a importância de integrar representações sociais consensuais no ensino, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível, conectada às vivências dos estudantes e que promova uma educação científica mais holística e crítica. |
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| Estilos de Pensamento em Avaliação: Perspectivas Decoloniais para o Ensino de Ciências |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
30/07/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Alessandro Tomaz Barbosa
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
- Suzani Cassiani
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
Esta tese tem como objetivo compreender o cenário de fragmentação conceitual que marca o
campo da avaliação escolar, analisando, a partir da epistemologia fleckiana, de que modo esse
referencial pode contribuir para a superação do chamado “caos teórico” e para a proposição de
caminhos que dialoguem com os estudos decoloniais, visando à descolonização da avaliação
no contexto da educação em ciências. A pesquisa se orienta pela seguinte questão: quais
apontamentos podem emergir, a partir de uma análise histórico-cultural do processo de
construção do conhecimento sobre avaliação, como contribuição para a descolonização da
avaliação no ensino de ciências? Esta tese adota um formato multipaper, estando composta por
um conjunto de cinco artigos, que reunidos almejam responder à nossa questão central de
pesquisa. A justificativa do estudo reside na ausência de uma abordagem crítica e decolonial
nos debates acadêmicos sobre avaliação, especialmente no campo da educação em ciências,
onde ainda prevalece uma perspectiva instrumental e tecnicista da avaliação. A tese não se apoia
em uma metodologia única, pois cada artigo emprega a estratégia metodológica mais coerente
com seus objetivos, devidamente explicitada no próprio texto. A articulação entre os artigos
que compõem a tese possibilitou um percurso investigativo que avança progressivamente da
problematização do campo à proposição de práticas avaliativas descolonizadas. Adotou-se
como referência analítica a epistemologia de Ludwik Fleck, que permitiu mapear os estilos de
pensamento (EP) que conformam as diferentes concepções de avaliação ao longo do tempo,
relacionando-os aos contextos históricos, sociais e pedagógicos em que emergiram. O estudo
também dialoga com o pensamento decolonial latino-americano, que forneceu subsídios para
identificar e problematizar os vestígios de colonialidade presentes nas teorias e práticas
avaliativas. Os resultados evidenciam que as concepções avaliativas historicamente
consolidadas refletem e reproduzem a colonialidade do saber, do ser e do poder, sustentando
um ethos avaliativo que silencia epistemes não ocidentais, reforça padrões meritocráticos e
mantém estruturas de dominação. A partir dessa análise, propõe-se a construção de uma
avaliação decolonial, comprometida com a justiça epistêmica, a valorização da pluralidade de
saberes e a ruptura com práticas avaliativas normativas e excludentes. Conclui-se que
descolonizar a avaliação no ensino de ciências requer não apenas a revisão dos instrumentos
avaliativos, mas uma transformação mais ampla dos currículos, das práticas pedagógicas e dos
critérios de validação do conhecimento, reconhecendo outras racionalidades e modos de saber
como legítimos no espaço escolar. Como contribuição, este estudo oferece uma organização
teórica das concepções avaliativas por meio da epistemologia de Fleck, um olhar crítico sobre
os elementos coloniais presentes no campo da avaliação e a proposição de um diálogo entre
epistemologia fleckiana e pensamento decolonial para fundamentar práticas avaliativas
decoloniais no ensino de ciências. Entre os limites, destaca-se a restrição do trabalho ao campo
teórico-reflexivo, sem investigação empírica direta para validar as propostas, bem como a
delimitação temática que pode restringir a abrangência dos resultados. Apesar disso, o estudo
abre caminhos para futuras pesquisas e práticas transformadoras no campo da avaliação
educacional, em especial no ensino de ciências. |
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| Da Universidade à Sala de Aula: A Influência da Abordagem Investigativa na Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Públicas do Piauí. |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
27/06/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Ademir Pereira da Silva
- Airton José Vinholi Júnior
- Francielle Alline Martins
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Mirian Xavier
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
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| Resumo |
A presente pesquisa versa sobre o currículo da formação inicial e sua relação com a prática
educativa de licenciados em Ciências Biológicas. A aprendizagem de Ciências tem sido
estudada em diversas vertentes metodológicas, dentre elas, o Ensino Investigativo (EI). Em
nossa compreensão, a postura investigativa auxilia o educando a produzir seu próprio
conhecimento. Ao refletir sobre a prática pedagógica investigativa, entendemos que um dos
pontos a ser considerado é a formação inicial de professores, momento no qual o licenciando
se prepara para sua futura prática. Nesse contexto, a educação científica demanda uma
reorientação epistemológica dos professores e dos processos didático-metodológicos
desenvolvidos durante sua formação. Por isso, a pesquisa realizada pretendeu explorar o
currículo da formação inicial de professores de Licenciatura em Ciências Biológicas na vertente
investigativa e sua influência na prática pedagógica de licenciandos e recém-egressos de
Ciências Biológicas. O estudo pautou-se na seguinte questão-problema: Qual a prevalência da
abordagem investigativa nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas para o
desenvolvimento da prática pedagógica dos licenciandos? O objetivo geral elencado foi inferir
a prevalência das práticas investigativas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de
três Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Piauí. Ainda buscamos analisar os
Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos três cursos; verificar a prevalência do Ensino
Investigativo na prática do Estágio Supervisionado pelos licenciandos; analisar a percepção dos
docentes e licenciandos de Ciências Biológicas sobre o Ensino Investigativo; e compreender
como a presença da perspectiva investigativa nos cursos de Ciências Biológicas pode
influenciar a prática pedagógica do professor recém formado. O estudo realizado justifica-se
pela crença de que alguns progressos na qualidade da Educação Básica convergem com avanços
nos processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Diante disso,
consideramos a defesa da seguinte tese: a prática investigativa durante a Formação Inicial de
professores fomenta e orienta a prática pedagógica voltada para essa vertente na sala de aula,
desde que ela esteja presente na proposta curricular do curso e/ou desenvolvida nas disciplinas
obrigatórias do curso. Para defender essa tese, utilizamos como recurso teórico-metodológico
a Análise do Discurso de Eni Orlandi. O material empírico desta pesquisa inclui como
elementos: os PPPs dos três cursos e as percepções de docentes e licenciandos coletadas por
meio de questionários. Essas percepções foram analisadas para compreender como o Ensino
Investigativo é concebido e vivenciado por esses sujeitos. A análise dos discursos presentes nos
questionários aplicados a licenciandos e egressos das três Instituições de Ensino Superior
voltadas à formação de professores de Ciências Biológicas revelou que o Ensino Investigativo
ainda é pouco explorado, e, em uma das instituições, chega a ser desconhecido. As instituições
reconhecem a importância do construtivismo e propõem melhorias no Ensino de Ciências, mas
suas propostas carecem de fundamentação teórica, sistematização e orientações práticas. A
ausência de referência explícita ao Ensino Investigativo nos currículos faz com que sua
aplicação dependa da iniciativa dos formadores. Essa realidade limita seu potencial como
estratégia metodológica para a melhoria do Ensino de Ciências e reforça a urgência de uma
reformulação curricular que vá além de atender normativas burocráticas e valorize práticas
pedagógicas investigativas que contribuam com a educação científica contemporânea. A
implementação de diretrizes nacionais que contemplem abordagens como o Ensino
Investigativo poderia oferecer suporte significativo a formadores e instituições nesse processo.
No entanto, a controversa Base Nacional Comum para a Formação de Professores (2019), aliada
à exigência de reformulação e adequação dos currículos das IES, tem provocado mais tensões
e desafios do que contribuições efetivas. |
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| LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT): RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS CURRICULARES E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
29/04/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff
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| Banca |
- Ana Claudia Tasinaffo Alves
- Andréia Nunes Militão
- Carla Busato Zandavalli
- Daniele Correia
- Helio da Silva Messeder Neto
- Jennifer Caroline de Sousa
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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| Resumo |
O presente estudo objetivou analisar os condicionantes políticos, econômicos e sociais que propiciaram a adoção da pedagogia das competências no Brasil e seus efeitos nas políticas curriculares a partir dos anos 2000 e compreender as influências das políticas curriculares para a educação básica e formação inicial de professores, sobre o currículo dos cursos de licenciatura em Química do IFMT, especificamente a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015 e 2019, sobre a elaboração, redação e adequações dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) como expressões do currículo. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, tomando a concepção de Estado Integral de Antonio Gramsci e a concepção de currículo e de formação de professores baseada na pedagogia histórico-crítica. Para alcançar esses objetivos, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais bases teórico-metodológicas subsidiaram a construção dos PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT e como se deu o processo de adequação às reformas curriculares propostas? Quais as percepções dos professores formadores acerca das reformas propostas pela Base Nacional Curricular para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Quais os efeitos da adoção da BNC-Formação e da BNCC sobre o trabalho docente, sobre o currículo da formação de seus estudantes e sobre como o IFMT atuou frente às alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Quais as bases teórico-metodológicas presentes nos documentos norteadores da formação de professores, bem como as tensões, condicionantes, rupturas e continuidades nos processos de estabelecimento das DCNs a partir dos anos 2000? A pesquisa foi dividida em três fases: documental, com análise dos PPCs e documentos nacionais e institucionais; bibliográfica, com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e atualização de informações por meio de um Estado do Conhecimento; e a fase de campo, com coleta de dados por meio de entrevistas com professores formadores que atuam nesses cursos. Os resultados indicaram que os PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT refletem o projeto educacional dos organismos multilaterais, expresso nas Políticas Curriculares Nacionais, mas as mediações locais trazem contradições na organização dos componentes curriculares, em relação às DCNs em vigor, e na indicação das bases teórico-metodológicas. A maioria dos professores formadores desconhece ou tem percepções negativas e/ou críticas sobre a BNC-Formação e a BNCC, destacando seus impactos negativos na formação docente e na autonomia docente e institucional. Com base nos dados obtidos, é possível inferir que o IFMT não ofereceu formação continuada aos professores formadores sobre as diretrizes aprovadas em 2019 e 2024, o que impactou a implementação e a compreensão das políticas curriculares nacionais, mas em alguns casos houve a manutenção de aspectos das DCNs de 2002, que já traziam como foco a formação por competências. As etapas da pesquisa bibliográfica revelaram que a produção acadêmica é unânime em criticar a BNC-Formação, sem apontar aspectos positivos em sua implementação. A RSL, no entanto, indicou baixa produção científica que se relacionasse à BNC-Formação e à formação de professores de Química. Mediante o Estado do Conhecimento, que analisou apenas teses e dissertações produzidas durante a vigência da BNC-Formação, foi possível identificar interesses bastante relevantes sobre o tema e, embora não tenha sido unânime, a crítica negativa a tal política foi preponderante. Nas conclusões, destaca-se que a BNC-Formação e a BNCC representam uma subordinação da educação às demandas do mercado, limitando o acesso ao conhecimento crítico e reforçando a pedagogia das competências. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma formação docente mais alinhada às necessidades sociais e menos às diretrizes neoliberais. De maneira sucinta, a tese central da pesquisa, corroborou as premissas enunciadas, ao indicar que a forte presença de organismos multilaterais, adensada pela atuação dos reformadores empresariais da educação a partir dos anos de 1990 e amplificada a partir dos anos 2000, configurou o agravamento do controle público-privado sobre a educação, adotando-se uma matriz neotecnicista, esvaziada de conteúdos e em favor dos interesses da hegemonia do Capital. Houve identificação de demora para implementação da BNC-Formação em duas unidades, no entanto, sem evidências que comprovem se tratar de elementos de resistência ou do desconhecimento dos documentos. Sugere-se, mediante os resultados, a adoção de uma política institucional para a formação de professores, que possibilite diretrizes para o currículo de seus cursos de formação inicial e a oferta de formação continuada sobre as políticas curriculares aos seus formadores. Em face ao exposto, considera-se que este estudo contribui para o campo do ensino e da educação, ao elucidar os processos de articulação entre interesses de organismos multilateriais, políticas nacionais e práticas institucionais, oferecendo subsídios para a reflexão crítica sobre a formação docente no Brasil, especialmente na sua oferta por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. |
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| EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE - MS |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
03/04/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Giseli Gomes Dalla Nora
- Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
- Walter Guedes da Silva
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| Resumo |
A Educação Ambiental deve ser reconhecida como uma ferramenta essencial para a formação de
cidadãos críticos, conscientes, capazes de compreender a complexidade dos problemas ambientais e
perceber como esses desafios afetam a sociedade, o planeta. Deste modo, apresentamos a Tese
Educação Ambiental nos Anos Iniciais: Desafios e Práticas Docentes nas Escolas Municipais de
Campo Grande – MS, construída a partir de reflexões desenvolvidas pela prática docente, enquanto
professora dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo possível constatar que a educação
ambiental muitas vezes, quando trabalhada, se faz de forma fragmentada, por vezes restrita a projetos
pontuais, sem um impacto transformador nas escolas municipais de Campo Grande - MS. Essa
abordagem fragmentada/pontual pode estar relacionada à falta de formação adequada dos professores
e o direcionamento da educação ambiental no Referencial Curricular da Rede Municipal de Campo
Grande - MS. Diante desse cenário, buscou-se investigar a Educação Ambiental conforme delineada
nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais e sua relação com as práticas docentes,
refletindo em quais cenários os professores promovem a interdisciplinaridade e incentivam uma visão
crítica para o ensino da educação ambiental e como as demandas da comunidade local impactam no
cotidiano escolar. Antes de iniciar o trabalho de campo, foi necessário realizar o cadastro do Projeto
de Pesquisa na Plataforma Brasil. A coleta de dados foi feita através de um questionário via Google
formulário aplicado aos professores das escolas públicas municipais de Campo Grande - MS, com
turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O período de coleta foi entre 25 de setembro e 15 de
outubro de 2023, com a participação de 47 docentes. Observou-se um desafio significativo quanto à
integração da temática ambiental na prática dos professores, destacando um potencial descompasso
entre o interesse desses profissionais na área ambiental e as oportunidades disponíveis para seu
aprimoramento. Verificou-se que diversos fatores, como sobrecarga de conteúdos, processo de
alfabetização, carga horária limitada e materiais inadequados, entre outros, contribuem para que a
educação ambiental seja percebida por muitos professores apenas como uma atividade pontual,
associada preferencialmente aos componentes curriculares de Ciências, História e Geografia. É
preocupante notar que, embora haja um interesse significativo na temática, muitos professores
admitem ter apenas um conhecimento mediano e superficial sobre as questões ambientais. Essa
disparidade entre o interesse e o conhecimento apontam para uma lacuna na formação continuada,
especialmente considerando que a maioria dos docentes afirmaram não ter participado de formação
específica em educação ambiental. Foram destacadas duas escolas que desenvolvem projetos focados
em Educação Ambiental, nas quais ambos os estabelecimentos demonstraram um compromisso com a
inserção da educação ambiental no espaço escolar. A prática do cultivo da horta escolar, associada a
conceitos de sustentabilidade e nutrição, proporcionaram uma vivência prática e imediata aos alunos,
promovendo um impacto positivo que ultrapassa os limites da escola. Constatou-se a necessidade da
promoção de cursos de capacitação e incentivo aos docentes para a participação em programas de
formação continuada voltados para a Educação Ambiental. |
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| O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VÍRUS E VACINAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
17/03/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Claudianny Amorim Noronha
- Fernanda Zandonadi Ramos
- JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
- Luis Radford
- Rogerio Rodrigues Faria
- Shirley Takeco Gobara
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| Resumo |
Diante do crescimento do negacionismo científico, exemplificado por movimentos como o antivacina e suas implicações na saúde coletiva, torna-se essencial um ensino de ciências que promova o debate sobre temas relevantes, como vírus e vacinas, e fomente o pensamento crítico. Nesse contexto, a Teoria da Objetivação (TO), originada na educação matemática nos anos 1990, apresenta-se como um modelo alternativo às abordagens centradas exclusivamente no professor ou no estudante, ao considerar o ensino e a aprendizagem como um processo único e indissociável. Essa teoria compreende a aprendizagem como um encontro com formas historicamente constituídas de pensar e agir sobre o mundo, estruturado por uma perspectiva coletiva, dialógica e crítica, além de reconhecer o entrelaçamento dialético entre os sujeitos e seus contextos histórico-culturais. Para a TO, a aprendizagem envolve tanto os processos de objetivação – o encontro com o saber – quanto os de subjetivação, relacionados à coprodução de sujeitos críticos e éticos. Com base nessa perspectiva, definiu-se como objeto de investigação o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas em uma sala de aula do ensino fundamental, buscando responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades e os desafios para a realização do processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas pautado na Teoria da Objetivação (TO)? Para isso, determinou-se como objetivo geral analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas para estudantes do ensino fundamental, à luz da TO. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se na TO como referencial teórico-metodológico e envolveu a implementação de três Atividades de Ensino e Aprendizagem (AEAs), desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023, durante as aulas de ciências, com uma turma de 7º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Campo Grande/MS. As AEAs representam a intencionalidade pedagógica previamente planejada e se concretizam em sala de aula por meio do trabalho conjunto entre o professor-pesquisador e os estudantes. As análises das interações em sala de aula evidenciaram desafios iniciais, como a resistência dos estudantes em trabalhar em grupo de acordo com as necessidades coletivas e a superação da postura centralizadora do professor. Contudo, ao longo do processo, emergiram práticas colaborativas e dialógicas, fundamentadas na ética comunitária, em que estudantes e professor passaram a trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum. Esse processo de ensino-aprendizagem possibilitou não apenas um encontro gradual com saberes histórico-culturais sobre vírus e vacinas, mas também reflexões críticas sobre fake news e conexões com experiências concretas dos estudantes. Além disso, observou-se mudanças nas concepções iniciais dos estudantes sobre esses saberes, nas formas de pensar e agir coletivamente e na dinâmica da sala de aula, transformando as relações entre os estudantes e entre estes e o professor. Os resultados apontam para a viabilidade da TO como alternativa para um ensino de ciências comprometido com a produção de saberes e a coprodução de sujeitos éticos e críticos, por meio de um processo de ensino-aprendizagem genuinamente coletivo em sala de aula.
Palavras-chave: Processos de objetivação. Processos de subjetivação. Labor conjunto. Ética comunitária. |
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| Estilos de Pensamento no Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
17/03/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Wellington Pereira de Queiros
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Benedito Rodrigues Brazil
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| Banca |
- Edvonete Souza de Alencar
- Enoque da Silva Reis
- Marco Antonio Escher
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Patricia Sandalo Pereira
- Vera de Mattos Machado
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
Esta tese tem como proposta central analisar as confluências e divergências dos Estilos de Pensamento (EP) no Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na formação de professores de Matemática e de Ciências da Natureza. A investigação concentra-se em três polos estruturantes da formação docente: a produção acadêmica (dissertações e teses), as políticas curriculares (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs) e os documentos institucionais (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, documental e sem intervenção, sustentada pelo referencial metodológico de Rosa e pelos fundamentos epistemológicos de Ludwik Fleck, José Contreras e Tomaz Tadeu da Silva. A tese foi desenvolvida no formato multipaper, composta por artigos científicos que dialogam entre si na busca por compreender como os estilos de pensamento se manifestam e se articulam nos diferentes polos da formação docente. Os resultados revelam que, nas dissertações e teses das áreas de Biologia, Química e Física, predomina o EP Reflexivo, com a presença também do EP Crítico-Reflexivo, demonstrando uma valorização da reflexão pedagógica e de uma postura crítica frente às estruturas sociais e institucionais. No caso da Educação Matemática, verificou-se a predominância dos EPs Intelectual Reflexivo, Intelectual Crítico-Reflexivo, Pesquisador Reflexivo e Pesquisador Crítico-Reflexivo. As análises das DCNs para a Formação de Professores mostram uma evolução nos estilos de pensamento predominantes ao longo dos anos. Em 2002, destacou-se o EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo, caracterizando um estilo híbrido. Em 2015, prevaleceu o EP Reflexivo, ainda que com traços do EP Tradicional-Técnico, EP Crítico-Reflexivo e EP Pós-Crítico-Reflexivo. Já em 2019, houve um retorno ao EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo e do EP Crítico-Técnico. As DCNs para os cursos de Matemática-Licenciatura e Bacharelado permitiram a identificação dos EPs Profissional Tradicional-Técnico, Profissional Reflexivo e Profissional Tradicional-Reflexivo. Nos PPCs do curso de Matemática-Licenciatura/CPAN, observou-se que o documento de 2004 apresenta o EP Tradicional-Técnico como predominante, com alguns elementos do EP Tradicional-Reflexivo. Já os PPCs de 2009, 2011 e 2013 evidenciam o EP Reflexivo como principal, com elementos dos EPs Crítico e Pós-Crítico. Nos PPCs mais recentes (2018, 2019 e 2022), identificou-se a predominância do EP Tradicional-Reflexivo, com elementos do EP Pós-Crítico. Constatou-se, de forma geral, a hegemonia do EP Reflexivo nos diferentes tipos de documentos analisados. Contudo, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre o EP Crítico-Transformador, que ainda aparece de forma marginal. Por fim, a tese aponta que, para a elaboração de uma proposta de Estágio Curricular na formação de professores, tanto de Matemática quanto de Ciências da Natureza, é fundamental articular as teorias epistemológicas sobre a formação docente com as DCNs voltadas à formação de professores, bem como aos cursos de Matemática e Ciências da Natureza. Essa articulação deve ser sustentada pelo diálogo com as pesquisas acadêmicas já consolidadas nos campos da Educação em Ciências e da Educação Matemática. |
| Download |
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| Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em uma abordagem interdisciplinar usando TDIC como especialistas |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
24/02/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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| Coorientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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| Orientando(s) |
- Naltilene Teixeira Costa Silva
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| Banca |
- André Ary Leonel
- Daniele Correia
- Gildo Girotto Júnior
- João José Caluzi
- Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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| Resumo |
Um dos problemas do processo de ensino é a fragmentação do conhecimento. Como consequência, os estudantes ficam sem ferramentas para resolver problemas advindos de um contexto que exigem a participação de mais de uma disciplina para serem resolvidos. O fato de a formação e o currículo serem disciplinares em todos os níveis, os professores acabam por não ter disponíveis metodologias adequadas para desenvolverem atividades interdisciplinares. Baseado no referencial metodológico para a construção de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar(IRI) proposto por Gérard Fourez e colaboradores e tendo como referencial de aprendizagem a Teoria do Desenvolvimento como processo sócio-histórico na perspectiva de Vygotsky, foi desenvolvida, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, uma Sequência de um Percurso Interdisciplinar (SPI) sobre o problema complexo “como se dá a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica em residências”? A investigação relatada neste trabalho, de natureza empírica qualitativa com intervenção, teve como objetivo avaliar a efetividade dessa SPI em levar estudantes do Ensino Médio a construírem uma representação interdisciplinar de conceitos ligados ao problema complexo. Os encontros aconteceram de forma presencial e utilizaram tanto a sala de aula dos estudantes como o laboratório de informática da escola. Os instrumentos de coleta de registros e os materiais analisados nesta pesquisa foram as atividades e as sínteses produzidas pelos estudantes em sala de aula, bem como as transcrições das gravações em áudios dos encontros, os registros do diário de bordo da pesquisadora e uma entrevista semiestruturada que foi realizada no final da aplicação da SPI. Para analisar o grau de interdisciplinaridade presente nas representações dos estudantes foram desenvolvidas duas ferramentas: Mapas Topológicos e o Índice de Interdisciplinaridade. A partir da análise dos dados construídos foi possível observar a efetividade da SPI para que os estudantes construíssem uma representação interdisciplinar do problema complexo, na forma de mapas mentais. Os Índices de Interdisciplinaridade, obtidos a partir dos mapas topológicos construídos, foram todos positivos, evidenciando o estabelecimento de relações entre distintas disciplinas. |
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| ANÁLISE DO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aderência aos modelos pedagógicos educacionais brasileiros e às concepções ideológicas de estudantes de Ciências Biológicas em uma instituição privada de educação superior em Mato Grosso do Sul |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
19/02/2025 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
- EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
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| Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- MARIA LUISA BRANCO
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- WANDER EMEDIATO DE SOUZA
- Wellington Pereira de Queiros
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| Resumo |
Esta tese investiga o Design Thinking (DT) como uma metodologia educacional inovadora focada na área das Ciências Biológicas, propondo uma alternativa para o ensino e aprendizagem. A análise concentra-se em examinar como seus princípios de centralidade no ser humano, empatia, autonomia, colaboração, resolução de problemas reais, criatividade e senso crítico alinham-se aos modelos pedagógicos prevalentes no Brasil, bem como às concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior de uma Universidade privada no Estado de Mato Grosso do Sul. A questão de pesquisa que orienta o presente estudo é: Os princípios do Design Thinking alinham-se a quais tendências pedagógicas educacionais prevalentes no Brasil e às concepções ideológicas dos estudantes do curso de Ciências Biológicas em uma instituição privada de ensino superior? O objetivo geral deste estudo é compreender os princípios e as bases ideológicas do Design Thinking enquanto metodologia de ensino e analisar a concepção de estudantes de um curso superior na área das Ciências Biológicas sobre as mesmas. Enquanto os objetivos específicos delimitados são: (i) Apresentar uma análise de conteúdo do discurso realizada a partir de entrevistas com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma IES da rede privada; (ii) Compreender como os princípios do Design Thinking aderem-se aos modelos pedagógicos educacionais prevalentes no Brasil e (iii) Conhecer as concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior diante de uma metodologia ativa e criativa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa e participativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida durante o ano letivo de 2023, nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a Teoria da Experiência de John Dewey, enquanto o referencial metodológico baseou-se na abordagem do DT desenvolvida nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a observação participante, a partir das informações e dos materiais produzidos nas etapas do DT, além do questionário socioeconômico e da entrevista semiestruturada aplicados ao término da última etapa. O corpus que abrange tanto as experiências de aprendizagem dos estudantes quanto o alinhamento aos modelos pedagógicos educacionais foi tratado com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin, com o emprego do software Atlas.ti. Os resultados indicam que os princípios do método DT aderem-se às bases ideológicas de uma mescla de modelos pedagógicos de tendência liberal renovada progressivista e renovada não-diretiva, promovidas pelos discursos das metodologias ativas, autonomia e protagonismo dos estudantes. Em relação às concepções ideológicas dos estudantes, a discussão centrou-se no processo de naturalização ideológica, por meio da adesão dos princípios de autonomia, colaboração, reflexão crítica e aprendizagem significativa. Esses aspectos facilitaram a aceitação do método DT como uma metodologia eficaz, bem como à promoção de uma cultura educacional mais alinhada com as necessidades e expectativas contemporâneas dos estudantes. Portanto, a tese corrobora com a assertiva de que o método Design Thinking como metodologia ativa e criativa de ensino é ideológico. |
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| PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO EM MORFOLOGIA VEGETAL: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA] |
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| Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
| Tipo |
Tese |
| Data |
20/12/2024 |
| Área |
ENSINO |
| Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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| Coorientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Micheline Barbosa da Motta
- Vera de Mattos Machado
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| Resumo |
SIMÃO, C. H. Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o
processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia. 2024. 219 f. Tese
(Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Campo Grande - MS, 2024.
A gamificação aparece periodicamente em discussões dos novos modelos na educação
em diversas fases do ensino e é capaz de tornar o ensino mais atrativo, motivador e
enriquecedor, utilizando no processo pedagógico a lógica, as regras e o design de jogos.
Utilizando a gamificação no processo educacional juntamente com as abordagens da
engenharia didática e da pesquisa-ação como procedimentos técnicos e metodológicos,
buscamos investigar como as atividades gamificadas aplicadas a acadêmicos de um
curso de licenciatura de Ciências Biológicas contribuem com o desenvolvimento da sua
aprendizagem. Entrevistas, questionários, diário de bordo, gravação em áudio e
fotografias foram os elementos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Com uso da
análise de conteúdo e triangulação de dados, verificou-se o processo de aprendizagem
e como os fatores de motivação, interação, engajamento e/ou colaboração neste processo
trouxeram benefícios cognitivos aos licenciandos. Os resultados indicaram que a
aplicação da metodologia analisada contribuiu significantemente com o processo de
ensino e aprendizagem e impactou positivamente os envolvidos os quais demonstraram
mais segurança e predisposição para atuarem utilizando metodologias ativas na
aprendizagem. O uso de elementos de jogos favoreceu a motivação, engajamento e
aprendizagem evidenciados pelas características obtidas a partir da análise e
categorização do conteúdo. Estes fatores importantes do processo de ensino se abarcam
em diversas teorias da aprendizagem e a gamificação com sua diversidade de
possibilidades de uso se mostra uma ferramenta dinâmica e multifacetada capaz de
proporcionar ambientes distintos levando em consideração as diversas formas e estilos
de se aprender. |
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