O currículo de ciências naturais no estado de Mato Grosso e a pandemia de Covid-19 |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Agustina Rosa Echeverria
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- GENIANA DOS SANTOS
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Não informado |
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A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA: FATORES NECESSÁRIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
26/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Katia Cilene Alves Borges
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Simara Maria Tavares Nunes Simões
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, sendo o principal
motor de desenvolvimento técnico e tecnológico, a ponto de ser difícil imaginar
como seria o mundo atual sem a sua contribuição e inegável importância que
exerce na sociedade. Por conta desses aspectos, torna-se imprescindível que os
estudantes da educação básica vivenciem atividades características da
Alfabetização Científica. Por meio desta pesquisa, de abordagem qualitativa,
pretendeu-se investigar quais são as estratégias e ações relacionadas à
Alfabetização Científica presentes nas escolas públicas que apresentam trabalhos
selecionados e premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de
Mato Grosso do Sul - FETEC e a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande
- FECINTEC. O lócus da coleta abrangeu escolas da rede municipal e estadual de
Campo Grande, MS, selecionadas após análise dos anais das feiras, a partir do
critério do número maior de apresentações e premiações de estudos e pesquisas.
Observa-se que não foram incluídas escolas em Tempo Integral ou que participam
do programa “Escola da Autoria”. A investigação abrangeu três fases distintas: a)
bibliográfica e documental; b) coleta em campo; c) tratamento, análise e
sistematização de resultados. Na fase bibliográfica foi realizada uma Revisão
Sistemática objetivando analisar como a Alfabetização Científica tem sido
desenvolvida no Ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil. Na coleta em
campo, foram realizadas entrevistas com a gestão, equipe técnica e professores
das escolas selecionadas, mediante a observância dos aspectos éticos da
pesquisa. Todas as falas foram transcritas e confrontadas com as bases teóricas
do estudo que tem como principal base teórica a concepção sócio-histórica, de Lev
Semionovich Vygotsky. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de
conteúdo. Esse estudo permitiu identificar quais são os fatores presentes nas
escolas públicas de educação básica, que permitem o efetivo desenvolvimento de
práticas pedagógicas para a Alfabetização Científica. São eles: Praticamente, todas
as unidades de ensino investigadas possuem laboratórios de pesquisa e todos os
professores desenvolvem atividades teórico-prática que estimulam a Alfabetização
Científica utilizando os laboratórios ou não. Dado o caráter de nossa investigação,
comprovamos também que os participantes dessa pesquisa consideram a
importância de ter uma base teórica consistente e possuir um bom convívio entre
todos os segmentos da comunidade escolar. Foi ressaltado também entre todos
os participantes as dificuldades em desenvolver as pesquisas e outras ações
norteadora a Alfabetização Científica. As principais, são, a falta de tempo e de
recursos, as demandas externas e a falta de funcionários para auxiliar nas
pesquisas. Foi consenso também, a importância das formações continuadas dos
docentes, porém, percebemos que existe a sensibilização da importância dessas
formações a todos os segmentos, porém, as demandas e o próprio reconhecimento
de priorizar ainda não é proposto nas escolas por esses profissionais. Quanto à
importância da Alfabetização Científica, tanto os professores quanto a equipe
técnica consideram o ensino tradicional de ciências, pouco eficaz. Diante desse
contexto, é possível considerar preliminarmente, que a concretização da
Alfabetização Científica, requer o delineamento de uma série de fatores, tais como:
formação e estudos da temática proposta, melhoria nas condições de trabalho dos
profissionais da educação, manutenção e aumento nos recursos financeiros,
estruturais e humano na educação pública, gestão democrática/participativa e uma
boa convivência entre os segmentos. |
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A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O CURRÍCULO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
05/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Fabiano Antunes
- Fernanda Franzolin
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vanessa Daiana Pedrancini
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente tese teve como objetivo investigar o currículo de formação inicial de professores de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas federais do estado do Mato Grosso do Sul, referente à organização do meio didático e ao desenvolvimento da práxis durante a regência no campo de Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a priori, foram investigados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Ciências Biológicas de duas universidades federais do Mato Grosso do Sul, bem como documentos e normativas sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas pertinentes ao Estágio Supervisionado, à luz de alguns pressupostos da Análise de Conteúdo; posteriormente, foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes dos dois objetos de estudos, analisadas pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nos resultados é discultidos os fenômenos emergidos das categorias finais que discutem as conexões entre a complexidade dos processos de Estágio Supervisionado, o impacto do currículo na formação docente e a distinção entre teoria e prática na práxis. Nas análises dos dois PPCs, identificamos que estão elaborados visando ao desenvolvimento pessoal, cultural, ético e social dos futuros professores, e também abordam e discutem questões contemporâneas relevantes, como a Educação ambiental, a Educação inclusiva, dentre outras. Durante as analise é possivel compreender várias mazelas da vivência dos estagiários dentro da realidade escolar, que perpassam desde a locomoção, a escolha da escola para regência, a problemas com carga horária das disciplinas, principalmente após a inserção da BNCC, com a realização do estágio para estudante do período noturno, o estágio em duplas. Reafirmamos que, apesar dos currículos nacionais prescritivos (DCNs, BNC-Formação e BNCC), elaborados pela Noosfera, os dois cursos não só estabelecem regras, mas também estimulam uma certa independência na construção de seus PPCs momento em que verificamos que existe uma certa resistência às políticas neoliberais da Educação. |
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MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO (MCDB/UCDB): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen
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Banca |
- Icleia Albuquerque de Vargas
- João José Caluzi
- Marta Catarino Lourenço
- Martha Marandino
- Paulo Cesar Boggiani
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta tese tem como objetivo revelar e discutir quais os conhecimentos sobre a História Natural do Estado de Mato Grosso do Sul estão disponíveis para as práticas de Educação Ambiental e Museal no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB), museu universitário localizado na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O trabalho sinaliza para a proposição de que o museu se apresenta como um espaço relevante para a reflexão e compreensão dos diferentes saberes sobre a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica no contexto da História Natural de MS, por preservar coleções, realizar ações de educação ambiental/patrimonial e museal, embasadas em uma perspectiva crítica e transformadora. Abrangendo assim, conhecimentos produzidos e reconhecidos na academia, como também, outros conhecimentos que compõem parte da cultura local, ou mesmo, de diferentes grupos étnicos. Na tese, em sua introdução, é apresentada a problemática da falta de conhecimento sobre a História Natural de Mato Grosso do Sul, com destaque para a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica local, representada em exemplares minerais, fósseis e artefatos arqueológicos e etnográficos de coleções em exposições do MCDB/UCDB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas e aplicados questionários junto aos educadores museais, analisadas as coleções do museu, destacando objetos que cumprem o papel de personagens da história natural. Esses objetos/personagens são apresentados em visitas mediadas do programa educativo na perspectiva do tempo geológico, atendendo ao plano museológico do museu como espaço de ensino de ciências e educação ambiental. Finalmente, é discutido o papel socioambiental do MCDB/UCDB como um dos principais espaços de cultura e ciências de Mato Grosso do Sul. |
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CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ANGELA MARIA DO PRADO ZANON
- Geisa Orlandini Cabiceira Garrido
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Maria Helena da Silva Andrade
- Marta Regina Brostolin da Costa
- Ordalia Alves de Almeida
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta tese é fruto de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências/Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso
do Sul, vinculada a área de concentração e linha de pesquisa em Educação Ambiental
(EA). Nosso principal objetivo foi analisar as concepções dos professores de
educação infantil (EI) sobre o tema educação ambiental no currículo e nas práticas na
área. Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: Identificar como as
pesquisas em relação a infância/educação infantil e a EA estão sendo desenvolvidas
no Brasil; Identificar as características dos currículos da educação infantil nas escolas
pesquisadas e se os mesmos propiciam o desenvolvimento da educação ambiental
na primeira infância; Compreender as formas de desenvolvimento, de conhecimentos
e de práticas curriculares de professores de educação infantil voltadas ao meio
ambiente; Compreender os processos de formação dos professores das escolas
investigadas; Analisar a trajetória dos direitos das crianças no Brasil e apresentar a
educação ambiental como um direito das crianças pequenas. O aporte teórico que
deu sustentação a essa investigação foi o da EA crítica, numa perspectiva freiriana,
além da Sociologia da Infância e a abordagem de Reggio Emilia. A investigação
empírica foi realizada em duas instituições públicas de Educação Infantil do município
de Presidente Prudente – São Paulo, tendo como sujeitos da investigação, sete
professoras de educação infantil. No percurso metodológico, lançamos mão da
pesquisa qualitativa, com instrumentos específicos para a coleta dos dados, como o
levantamento bibliográfico, o questionário, a observação e a entrevista
semiestruturada. As informações recolhidas foram analisadas sob a perspectiva da
análise qualitativa e transformadas em categorias de análise, findadas num processo
de triangulação dos dados. Os resultados apontam concepções simplistas e
equivocadas dos professores e fragilidade advinda da formação docente (inicial e
continuada), no que diz respeito à construção do currículo, concepções de criança e
EA, como os principais fatores que impedem o engajamento de uma EA de qualidade
na educação infantil. |
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OBSERVAÇÃO DE AVES: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRANSFORMADORA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
03/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maristela Benites da Silva
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Banca |
- Gilberto Luiz Alves
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Maria Angelica Cardoso
- Maria Helena da Silva Andrade
- Suzana Arakaki
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a observação de aves em suas múltiplas
abordagens e aplicações em perspectiva da educação ambiental transformadora no campo nãoformal do ensino e baseada na teoria ciência da história. Dados empíricos provenientes de
mídias digitais e da plataforma de ciência cidadã WikiAves, além de experiências vivenciais
em situação de trabalho e autobiográficas compuseram a metodologia de base qualitativa
adotada em cada capítulo. Cada unidade disposta em formato de artigo científico buscou
avançar em combinações entre a observação de aves e o ambiente, a cultura, a educação, o
turismo e as políticas públicas, de modo a evidenciar sua inserção na sociedade capitalista, em
conjugação do singular com o universal. Os resultados apontaram que o exercício e a fruição
da observação de aves como prática cultural não prescritiva, mas teleológica e sob a forma de
experiência direta com a natureza é capaz de superar a especialização do saber e fugir da
atomização a fim de compreender a totalidade e contribuir com a transformação social. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO TEMA E FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA HELENA PEREIRA VIEIRA
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BALIZADOS POR FREIRE NA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Diane Cristina Araújo Domingos
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
- Rodrigo Simão Camacho
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
O presente estudo apresenta algumas pistas que esboçam as compreensões, acerca do tema agrotóxico, de egressos/as do curso de Ciência da Natureza (2014) e relatos de experiência (RE) de práticas metodológicas de seus/suas docentes orientadores/as, da Faculdade Intercultural Indígena de uma universidade pública. O processo analítico permeou a Análise Textual Discursiva (ATD), divididos em dois momentos. No primeiro foram analisadas as informações discursivas das produções de TCC (monografia e artigos) ancorados na pesquisa bibliográfica. No segundo momento investigamos os relatos de experiência (RE) das práticas metodológicas abordadas pelos/as docentes a partir da análise documental. Dessa forma, elucidamos algumas compreensões do material empírico, que oportunizou a compreensão da importância de se minimizar o baixo grau de escolaridade dos/as agricultores/as e futuros/as educadores/as do campo. Com isso, foi possível apontar os instrumentos pedagógicos, tais como os mediadores articulação escola/comunidade como uma possibilidade de metodologia problematizada e dialógica, balizada com Freire, pautado na pedagogia da alternância ressignificando a construção do conhecimento científico em uma perspectiva de uma consciência crítica com relação a temática dos agrotóxicos. O papel do/a educador/a do campo é de suma relevância na reprodução de práticas metodológicas sustentáveis e baseadas em modelos da Agroecologia, possibilitando conhecimento para o/a licenciando/a produzir, atendendo os programas de aquisição de alimentos do governo federal: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas instituições de ensino das esferas municipais, estaduais e federais. Considera-se ainda que o processo de ensino e aprendizagem dos/as educadores/as do campo depende inteiramente das políticas públicas que regulamentam a Reforma Agrária no Brasil e isso constitui uma luta desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), reforça a importância de incentivar a formação emancipatória, com uma consciência crítica acerca das questões socioambientais, políticas, econômicas e culturais, desvelando a construção do conhecimento científico para potencializar e reconstituir o currículo, de acordo com as realidades e vivências dos povos do campo, das florestas e das águas, entretecendo uma abordagem da pedagogia freireana com as leis e documentos oficiais predispostos para a Educação do/no Campo, como princípio norteador. Por fim, a presente pesquisa, vislumbra fortalecer a compreensão do debate contra hegemônico no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).
Palavras-chave: instrumentos pedagógicos; currículo; pedagogia da alternância; Freire; Ciências da Natureza. |
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Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza: Possibilidades reais para sua aplicação em escolas públicas e privadas |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
16/08/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Orientando(s) |
- Thomáz da Silva Guerreiro Botelho
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Luiz Alberto da Silva Junior
- Marcos Alexandre de Melo Barros
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Mario Reinaldo Vásquez Astudillo
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
As demandas educacionais a serem atendidas na escola se desenrolam nos mais variados debates. Antes mesmo da Covid-19 fazer parte destas discussões, já se falava em intervenções educacionais, os investimentos necessários e como a inserção das tecnologias pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades em uma aprendizagem mais independente e flexível. Dentre as sugestões de metodologias de ensino alternativas, o Blended Learning tem se destacado por inserir a tecnologia e considerar as particularidades dos alunos na construção do conhecimento. Porém, a carência de infraestrutura tecnológica das escolas e a real possibilidade de implementação ainda gera tensão. Além disso, a colaboração entre pesquisadores e educadores ainda são necessárias para avaliação desta abordagem pedagógica, sendo o Brasil um país que está em desenvolvimento e adaptação em relação ao uso deste modelo no Ensino de Ciências. Frente a estas problemáticas apresentadas, esta pesquisa se propõe a analisar as limitações e possibilidades da aplicação dos Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) nas das escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, no que diz respeito à predisposição das instituições em aderir a essas estratégias, a participação de professores e estudantes na sua aplicação e possíveis configurações de leiautes para espaços escolares. Para o seu desenvolvimento foram realizadas três fases: uma fase bibliográfica, a qual foi realizada por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, uma Fase Exploratória e uma Fase de Pesquisa de Natureza Interventiva. Na primeira fase, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, trazendo um conjunto de tendências de pesquisa sobre o Blended Learning no Ensino de Ciências na Educação Básica, feita a partir de publicações em teses e dissertações brasileiras e artigos nacionais e internacionais. Na segunda fase, foram identificadas as possíveis instituições interessadas em atividades de Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza, sendo aplicado um questionário de reconhecimento elaborado na forma de formulários do Google, a fim de identificar gestão de recursos digitais na escola, suas expectativas e demais questões inerentes ao reconhecimento do Blended Learning. Na terceira e última fase, realizou-se uma intervenção com as etapas de Entendimento, Mobilização, Planejamento e Implementação propostas para execução dos autores Horn e Staker (2015) em disciplinas de Ciências da Natureza de escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, sendo cinco da Rede Pública e outras duas da Rede Privada. O registro das ações foi realizado em Diário de Bordo, questionários no Google gravações em vídeo e áudio, quando autorizados, durante os encontros presenciais e/ou videoconferências e registros grupo de Professores participantes no WhatsApp e em uma sala de aula virtual do Google Classroom. Estes registros foram examinados conforme as etapas de análise de conteúdo de Bardin, fazendo-se a categorização e interpretação deste material de maneira informatizada na versão comercial 22.0.5 do software Atlas.ti. Os resultados e discussões obtidos a partir das três fases de pesquisa confirmam a tese de que Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) podem até integrar diferentes metodologias e recursos didáticos no Ensino de Ciências, mas ainda dependem da compreensão mútua dos estudantes de qual o seu papel nos ambientes educacionais oferecidos e uma demanda de uma carga de trabalho maior para o planejamento dos professores. Sendo assim, espera-se que se tenha de maneira mais clara em estudos futuros que avaliem e oportunizem a percepção dos estudantes sobre seu papel no processo de aprendizagem e como a carga de trabalho adicional gerada para atender esta demanda têm influenciado sobrecarregado o professor, considerando as suas percepções ao longo do processo de novas implementações. |
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ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO COMO EIXOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESPAÇO DO BIOPARQUE PANTANAL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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This research aims to improve the pedagogical intention of Bioparque Pantanal based on the development of teacher training in a collaborative way, relying on the construction of didactic sequences (SD) from different areas of knowledge, as a final product, which will serve the final years of schools in the State Education Network - REE/MS. The proposal started from a concern under a look as a Biopark teacher, to the visitors (teachers and students), regarding their use, with regard to the construction of knowledge, during the pedagogical visits The Bioparque Pantanal is a tourist enterprise located in the city Campo Grande-MS, which began its construction in 2011, being headquartered in March 2022, the tourist enterprise offers circuits with 31 planned for the contemplation of the ichthyofauna and regional and world biomes, innovation laboratories and contemplation of avifauna. Currently, schools have a special service recipe for one week. The proposal for continuing teacher education covers environmental edu |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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DESPERTANDO PARA A SUSTENTABILIDADE: COMO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INFLUENCIAM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
26/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marcia Eliana Migotto Araujo
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Leandro Londero da Silva
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Raquel Ruppenthal
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Thais Rafaela Hilger
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Resumo |
Apresentamos, neste trabalho, as representações sociais sobre
sustentabilidade de estudantes, considerando que a escola é local de acesso ao
conhecimento sistematizado, favorável ao desenvolvimento de ações e práticas na
construção do conhecimento dos estudantes. Nessa busca por uma Educação para o
Desenvolvimento Sustentável EDS a presente pesquisa busca responder a seguinte
questão: Como as possíveis representações sociais dos estudantes sobre
sustentabilidade podem contribuir na construção de novos conhecimentos que
promovam práticas sustentáveis? Com base no problema de pesquisa, o objetivo
geral deste estudo é investigar como as possíveis representações sociais dos
estudantes podem contribuir na construção de novos conhecimentos que promovam
práticas sustentáveis. O estudo foi realizado com estudantes da primeira série do
ensino médio em uma escola pública, localizada no litoral do Rio Grande do Sul – RS.
A abordagem se classifica como pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e
exploratório, a partir da aprendizagem Baseada em Projeto ABP. A apreciação dos
dados coletados serão analisados com o auxílio dos softwares EVOC e IRAMUTEQ,
para análise dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e
Galiazzi (2006), que possibilita refletir sobre os múltiplos desafios, discussões e
entendimentos que estão presentes no campo científico. A pesquisa se fundamenta
no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais proposta por Serguei
Moscovici (1978, 2003, 2007, 2015) e por Jean-Claude Abric (1994), na Aprendizagem
Baseada em Projetos apoiando-se em Bender (2014). Os resultados das
representações sociais dos estudantes sobre sustentabilidade ainda estão em
processo de análise |
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PROPOSIÇÃO DE UMA ONTOEPISTEMOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Wellington Pereira de Queiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Adriana Bortoletto
- Eduardo Fleury Mortimer
- Hugh Matthew Lacey
- João José Caluzi
- Vinicius Carvalho da Silva
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
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METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COXIM, MS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
21/06/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliana Roberta Paes Fujihara
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Eliane Cerdas Labarce
- Giseli Gomes Dalla Nora
- Maria De Lourdes Spazziani
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta tese teve como objetivo corroborar ou refutar a hipótese: as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aprimoram as atividades de Educação Ambiental no Ensino Fundamental I das escolas urbanas de Coxim, MS. Para responder a hipótese, desenvolvemos quatro atividades. A primeira, a revisão bibliográfica. A seguir, elaboramos um questionário e opinário para compreender como os professores realizavam sua formação continuada e exerciam suas atividades em Educação Ambiental, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A terceira etapa contou com uma parceria com o SEBRAE, envolvendo a composição de uma Roda de Conversa onde foram analisadas as formas de uso e engajamento das Tecnologias Educacionais Digitais. Na quarta etapa, realizamos a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Coxim, MS, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A contextualização evolutiva da cognição e a história do desenvolvimento tecnológico e social, incluindo a educação, forneceu-nos uma ampla base para refletirmos sobre o aprimoramento da Educação e Educação Ambiental com as Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Entre os diversos aspectos estudados, observamos que o aprimoramento é possível em decorrência: dos cursos de atualização realizados pela prefeitura e com a Educação à Distância; as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação não são tão limitantes como os Laboratórios de Ciências, além de possibilitarem acesso a informação, cursos de formação e uma série de aplicativos para desenvolvimento de trabalhos autorais; as possibilidades de Metodologias Ativas Híbridas permitem a utilização de uma ampla gama de estratégias pedagógicas; as normas e princípios de convivência humana com paz e harmonia, associado ao diálogo e respeito, permite-nos gerar ambientes educacionais para o desenvolvimento individual, o exercício da cidadania e a formação para o trabalho. |
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FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CONTEXTO SUL-AMAZÔNICO: UM NOVO OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
05/06/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- KEYCINARA BATISTA DE LIMA
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Banca |
- Daniele Correia
- Dirce Cristiane Camilotti
- Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Luis Radford
- Patricia Sandalo Pereira
- Shirley Takeco Gobara
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Resumo |
Esta tese tem como objeto de investigação a formação permanente de professores de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva da Teoria da Objetivação no contexto sul-amazônico. Foi desenvolvida a partir da seguinte questão de investigação: como a Teoria da Objetivação pode contribuir para dar novos significados às práticas pedagógicas de professores de Ciências Naturais e Matemática no contexto das escolas do campo, ribeirinhas e urbanas? Para respondê-la e viabilizar este estudo, estabeleceu-se como objetivo geral analisar as contribuições da Teoria da Objetivação para as práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental no ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática no contexto das escolas do campo, ribeirinhas e urbanas. Trata-se de um estudo sobre a formação permanente, no qual a Teoria da Objetivação (TO) foi escolhida para a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa e da formação oferecida devido à sua postura filosófica, ontológica e epistemológica ao propor novos significados aos conceitos de saber e aprendizagem, bem como ao processo de ensino e aprendizagem. A escolha pela TO se deu por considerar a educação como um esforço político, social, histórico e cultural para a formação dialética de sujeitos reflexivos e éticos, proporcionando novas possibilidades de ação e pensamento por meio de atividades humanas, práticas, concretas e sensíveis. Nesse contexto, os estudantes e o professor trabalham juntos em prol de um objetivo comum do grupo, envolvidos por uma ética comunitária. Logo, a aprendizagem acontece na atividade (Labor Conjunto), pois é a unidade de análise proposta pela TO, sendo a coleta de dados obtida, principalmente, das interações dos participantes por meio dos episódios relevantes. Os participantes desta pesquisa foram os professores do ensino fundamental de escolas do campo ribeirinhas, em serviço, e acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática, que realizaram seus estágios na zona urbana. A proposta de formação permanente foi oferecida por meio de um projeto de extensão junto ao Núcleo de Ensino Superior de Humaitá da Universidade do Estado do Amazonas, local onde foram realizados os encontros da formação, desenvolvidos durante 24 meses e em quatro momentos, nos anos de 2022 e 2023. Inicialmente, os resultados do Momento I (diagnóstico) evidenciaram que as práticas desses professores estavam baseadas em abordagens transmissivas, com ênfase no racionalismo técnico e em um perfil de professor especialista técnico. Em relação ao Momento II (formação docente na perspectiva da TO), verificou-se a necessidade de retomar discussões e reflexões referentes à diferenciação de saber e conhecimento, assim como o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da TO durante todos os encontros, para contrapor a concepção de aprendizagem como aquisição do conhecimento dos professores. Em relação ao Labor Conjunto, evidenciaram-se reflexões que contribuíram para a tomada de consciência desse saber na perspectiva da TO. No Momento III (planejamento e aplicações coletivas), os professores e acadêmicos apresentaram muitas dificuldades em elaborar a tarefa de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA), pois não estavam habituados a trabalhar e planejar dessa forma. No entanto, foram superando essas dificuldades com a interação “ombro a ombro” do professor formador no Labor Conjunto. O Momento IV tratou de um novo planejamento e aplicação de AEAs. A análise da aplicação da atividade de ensino e aprendizagem (AEA III) na escola pelo grupo 3 (G3) demonstrou o movimento das crianças para o encontro dos saberes de Ciências e Matemática, motivado pela forma como a professora e os acadêmicos trabalharam nos pequenos grupos, o que repercutiu fortemente na escola, evidenciada pelo interesse manifestado pela pedagoga na proposta. Por fim, observaram-se mudanças em relação às formas como os professores inicialmente percebiam e desenvolviam suas aulas, ao reconhecerem que as atitudes dos seus alunos, mesmo estando em grupo, eram individualistas e passaram a refletir sobre suas práticas. Destaca-se também o envolvimento e a mobilização dos acadêmicos que levaram, para além da formação e das aulas de estágio, as ideias da TO no planejamento e aplicação de ações para o reforço escolar, considerando o trabalho coletivo e o contexto dos alunos.
Palavras-chave: Formação de professores, Escolas do campo ribeirinhas, Teoria da Objetivação, Labor Conjunto, Ética comunitária. |
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FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CONTEXTO SUL-AMAZÔNICO: UM NOVO OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
05/06/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
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Resumo |
Esta tese tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores de Ciências Naturais
do ensino fundamental que atuam no contexto sul amazônico e de professores em formação inicial e foi
desenvolvida partir da questão de investigação: como a Teoria da Objetivação pode contribuir para dar
novos significados às práticas pedagógicas de professores de Ciências Naturais e Matemática no
contexto das escolas do campo ribeirinhas e urbana? E para respondê-la e viabilizar esse estudo
estabeleceu-se como o objetivo geral analisar as contribuições da Teoria da Objetivação para as práticas
pedagógicas dos professores do ensino fundamental para o ensino e aprendizagem de Ciências Naturais
e Matemática no contexto das escolas do campo ribeirinhas e urbanas. Trata-se de uma pesquisa
formação permanente em que a Teoria da Objetivação (TO) foi escolhida para a fundamentação teórica
e metodológica da pesquisa e para a formação oferecida pela sua postura filosófica, ontológica e
epistemológica na ressignificação do saber, da aprendizagem e do processo de ensino e aprendizagem.
A escolha se deve por considerar a educação como um esforço político, social, histórico e cultural para
a formação dialética de sujeitos reflexivos e éticos; A TO proporciona novas possibilidades de ação e
pensamento por meio de atividades humana, prática, concreta e sensíveis, em que os estudantes e o
professor trabalham juntos em prol de um objetivo comum do grupo, envolvidos por uma ética
comunitária. E a aprendizagem acontece na atividade (Labor Conjunto), que é a unidade de análise
proposta pela TO e a coleta de dados é obtida, principalmente, das interações dos participantes por meio
dos episódios relevantes. Os participantes dessa pesquisa são os professores do ensino fundamental de
escolas campo ribeirinha em serviço e acadêmicos do curso de licenciatura em matemática que realizam
seus estágios na zona urbana. A proposta de formação permanente está sendo oferecida por meio de um
projeto de extensão junto ao Núcleo de Ensino Superior de Humaitá, da Universidade do Estado do
Amazonas, local onde são realizados os encontros da formação e está organizada em quatro momentos.
Os resultados do Momento I (diagnóstico) evidenciaram que as práticas desses professores inicialmente
estavam baseadas em abordagens transmissivas com um perfil de um professor especialista técnico. Em
relação ao Momento II (Formação docente na perspectiva da TO), verificou-se a necessidade de retomar
as discussões e reflexões referentes à diferenciação de saber e conhecimento e o processo de ensino e
aprendizagem, na perspectiva da TO. A retomada das discussões e reflexões foi necessária pois os
participantes permaneciam com a concepção de aprendizagem como aquisição do conhecimento,
porém, em relação ao Labor Conjunto evidenciou-se reflexões na perspectiva da TO. No Momento III
(planejamento e aplicações coletivas), os professores e acadêmicos apresentaram muitas dificuldades
em elaborar a tarefa da Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) na perspectiva da TO pois eles não
estão habituados a trabalhar e planejar dessa forma. Momento IV (em andamento) trata de um novo
planejamento e aplicação de AEAs. A aplicação da atividade de ensino e aprendizagem (AEA III) na
escola pelo grupo 3 (G3), entretanto, causou o movimento esperado nas crianças e na forma da
professora e os acadêmicos participarem nos pequenos grupos com repercussões na escola evidenciada
pelo interesse manifestado pela pedagoga. Por fim, observou-se mudanças em relação às formas que os
professores inicialmente percebiam e desenvolviam suas aulas, como o exemplo da PE que passou a
reconhecer que as atitudes dos seus alunos, mesmo estando em grupo, eram individualistas. Destacase também, o envolvimento e a mobilização dos acadêmicos que levaram, para além da formação e das
aulas de estágio, as ideias da TO no planejamento e aplicação de ações para o reforço escolar
considerando o trabalho coletivo e o contexto dos alunos. |
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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA, QUÍMICA E TERRA-VIDA-TRABALHO PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES ACERCA DA ABORDAGEM DO TEMA AGROTÓXICO NAS ESCOLAS NO/DO CAMPO DE FÁTIMA DO SUL E VICENTINA (MS) |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/06/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Osmar Luís Nascimento Gotardi
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Adriana Marques de Oliveira
- Luzitânia Dall'Agnol
- Patricia Sandalo Pereira
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
No cenário da educação básica brasileira, ainda é visível a aversão que estudantes apresentam pelo estudo de conteúdos propostos no Ensino de Ciências, o que pode ser explicado, em partes, pela forma estritamente tradicional de abordagem desses conteúdos pelo professor. Tal contexto é também pertinente às escolas cujas diretrizes curriculares são norteadas pelos princípios da Educação no/do Campo, de maneira que se torna primordial que os professores dessas instituições desenvolvam práticas pedagógicas contextualizadas em prol das reais necessidades dos sujeitos campesinos. Considerando que a prática e a formação docentes estão interligadas, objetivou-se compreender o modo como se delineia a transposição entre o que está posto nos projetos pedagógicos e nos documentos propostos para as formações continuadas de professores, e o que é narrado pelos docentes de Biologia, Química e Terra-Vida-Trabalho
sobre a sua prática pedagógica nas escolas no/do campo dos municípios sul-mato-grossenses de Fátima do Sul e Vicentina, no que concerne à abordagem das questões voltadas ao contexto do campo, em especial sobre o tema agrotóxico. Tal objetivo estruturou-se em convergência à intenção de gerar compreensões e reflexões acerca da linha de formação docente, contribuindo com conhecimentos aos professores no/do campo e, indiretamente, tentando amenizar a aversão dos estudantes pelo estudo dos conteúdos envolvidos no Ensino de Ciências. A pesquisa balizou-se, dentre outros, pelos referenciais teóricos de Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica
Molina, Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Maurice Tardif, José Gimeno Sacristán e Hugh Lacey. De natureza qualitativa, tratou-se de um estudo de caso único incorporado, tendo como contexto a região de Fátima do Sul e Vicentina e envolvendo três unidades de análise: uma escola do distrito fatimassulense de Culturama e duas escolas dos distritos vicentinos de São José e Vila Rica. Ainda, contando com uma proposta analítica balizada por três dimensões: Currículo prescrito I, em que realizou-se o estudo dos projetos pedagógicos de cada escola; Currículo prescrito II, na qual apresentou-se a análise dos documentos propostos pela secretaria estadual
de educação para as formações continuadas daquelas escolas; e Currículo real narrado, em que foram analisados relatos e questionários aplicados aos docentes participantes, buscando-se fazer aqui a triangulação das informações. Como metodologia de análise de informações, utilizou-se
da análise documental para tratar das duas primeiras dimensões e da Análise Textual Discursiva no que tange à terceira dimensão supramencionada. Do processo analítico, obteve-se que os professores participantes utilizam uma multiplicidade de metodologias em sua prática pedagógica, as quais abarcam desde leituras textuais até a criação e manutenção da horta escolar, em que procuram discorrer com os estudantes aspectos ambientais e culturais que atravessam o ambiente campesino. Contudo, a ausência da exposição de alguma metodologia mais específica ou diferenciada, em que o tema agrotóxico tivesse sido abordado com maior detalhamento, demonstrou que tal tema ainda está longínquo da prática pedagógica daqueles docentes. Como aspectos que auxiliaram a entender as razões dessa prática, estão a presença, ou não, da mobilização de saberes docentes na prática pedagógica e fatores que remetem às condições institucionais de trabalho e à organização curricular da escola no/do campo. Da triangulação das informações entre as dimensões constituídas, compreendeu-se que a ausência, em Currículo prescrito I, de abordagem envolvendo a Educação no/do Campo no item destinado a discorrer sobre a formação continuada de professores, bem como a predominante ausência da referida abordagem em Currículo prescrito II, são potencialmente transpostas para a prática pedagógica narrada pelos docentes, demonstrando que para que a abordagem do tema agrotóxico no ensino de Biologia, Química e Terra-Vida-Trabalho potencialize o processo de ensino e aprendizagem nas escolas no/do campo de Fátima do Sul e Vicentina, é necessário que a formação docente seja alinhada aos princípios da Educação no/do Campo. |
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SABERES ETNOICTIOLÓGICOS DE PESCADORES DA REGIÃO DA USINA JUPIÁ: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/05/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Airton José Vinholi Júnior
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Ana Tiyomi Obara
- Giseli Gomes Dalla Nora
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Valéria da Silva Trajano
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Resumo |
Os ecossistemas que envolvem a bacia do alto rio Paraná contam com alta biodiversidade aquática, porém, vem sendo percebida localmente e em pesquisas científicas uma alteração na configuração da paisagem e do meio aquático, com a consequente diminuição da ictiofauna original. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar as mudanças ambientais antrópicas ocorridas no ecossistema aquático e na ictiofauna da região da Usina Jupiá, situada na bacia do alto rio Paraná, a partir de uma relação de saberes e metodologias que originem um saber ambiental, subsídio para propostas de Educação Ambiental Crítica. Relacionada à percepção de pescadores locais, a pesquisa encontrou sua base inicial a partir de uma revisão bibliográfica e de um levantamento de imagens subaquáticas da paisagem local, que apresentam contribuições para o detalhamento do contexto da área e suas alterações ao longo do tempo. Utilizamos diferentes metodologias na busca por uma discussão de saberes que integrem as diferentes necessidades do meio, de comunidades humanas e não-humanas. Para isto, realizamos a construção do saber ambiental com diferentes fontes de dados, exprimindo a importância da relação entre conhecimentos diversos para sua concepção. E é na relação e no diálogo que produzimos também a análise dos dados, a partir do aporte de análise da abordagem histórico-cultural, que realiza a análise do discurso e a construção de sentidos, aqui a partir da teoria que institui conceitos do Círculo de Bakhtin. Neste sentido, os resultados foram apresentados com a formação de três saberes que, relacionados, formaram um quarto saber, o saber ambiental. Foi percebido que, a partir da relação dos três saberes, alcançamos um saber ambiental que denota a importância do saber popular para a construção de uma nova racionalidade, que leve a políticas públicas mais abrangentes à diversidade e a contraditoriedade de nossa realidade material, baseadas em um saber científico que observe o que apresentam os dados de pesquisas científicas e fotografias que contextualizem as mudanças na paisagem local. Compreendemos, assim, que o saber ambiental só foi concretizado a partir da relação de saberes, da dialogia e do diálogo com diferentes representantes da diversidade ambiental e cultural. Idealizamos, por fim, um modo pelo qual o saber ambiental pode ser alcançado, visando o trabalho com a Educação Ambiental Crítica. Este modo foi ilustrado na concepção dos quatro saberes que foram descritos a partir de nossas metodologias, resultados e discussões, mas também a partir de um modelo que demonstrou a interação de diferentes conhecimentos para a criação de um saber dialógico. Com este modelo, criamos uma proposta de utilização do saber ambiental para a Educação Ambiental Crítica, com base na relação entre três saberes. |
Download |
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O DISCURSO IDEOLÓGICO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
22/03/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Catia Fabiane Reis Castro de Oliveira
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Daniele Correia
- Fabiano Antunes
- Mirian Xavier
- Rosa Oliveira Marins Azevedo
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente tese pertence a linha de pesquisa de Formação de Professores e diante das recentes mudanças nas políticas curriculares do país verificamos a necessidade de analisar os programas de formação continuada de professores que ensinam Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da implementação da BNCC, como documento normativo dos currículos escolares, verificando o discurso ideológico contido nos programas formativos. Para isso, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, que se utilizou de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental no intervalo de 2018 a 2021 e coleta em campo por meio de roteiro estruturado para entrevista com os formadores de professores dessas instituições, sendo que os dados foram analisados à luz da Análise de Discurso, da linha francesa. A questão-problema que conduziu este estudo foi “Como se constituíram os programas de formação continuada da SED-MS e da SEMED-Campo Grande/MS, para professores que ensinam Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da implementação da BNCC?”A tese apresentada na pesquisa é que a constituição de um programa de formação continuada de professores representa, o ordenamento das políticas públicas curriculares vigentes no Brasil, de forma que os condicionantes históricos, sociais, econômicos e políticos nos permitem dizer que esses documentos seguiram, também, uma concepção neoliberal e neotecnicista de educação conforme consta na BNCC. Dessa forma, com o aporte teórico de autores como Sacristán (1998; 2013) que discute currículo, Contreras (2012) e Zeichner (1993) que abordam a formação de professores, os resultados finais apontam que o discurso ideológico neoliberal dos programas de formação continuada de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais no município de Campo Grande/MS é um discurso de desqualificação do fazer docente por meio de ideias como a falta de qualidade na educação pública, o que reforça a sensação de impotência, provocam doenças como burnout, queda de prestígio social entre outros; de que a formação continuada é necessária para ensinar/corrigir o que os professores não sabem/fazem marcando com ênfase uma objetivação do professor e de silenciamento e de invalidação dos professores, com ênfase na regulação do trabalho do professor. Esses discursos provocam os efeitos de sentido de invisibilidade do professor, apagamento da sua criticidade, uma vez que se utilizam da educação pública como meio de efetivação de um projeto de educação neoliberal legitimada na ideologia do discurso dos documentos oficiais como as suas respectivas políticas de formação continuada de professores e do currículo escolar estadual e municipal. A formulação do discurso é verbal, significante por meio do texto escrito das políticas curriculares estadual e municipal e oral com significante a partir das gravações em áudio das entrevistas realizadas. A circulação desse discurso ideológico ocorre por meio dos sites oficiais da SED/MS e SEMED/Campo Grande/MS disseminado nas suas respectivas formações. Portanto, a formação continuada de professores numa perspectiva crítica e dialógica pode ser uma alternativa de contrapor a situação atual, fazendo dos momentos formativos um movimento de resistência à hegemonia neoliberal e sua proposta curricular para o ensino de Ciências dos anos iniciais. |
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