Da Universidade à Sala de Aula: A Influência da Abordagem Investigativa na Formação de Professores de Ciências Biológicas em Universidades Públicas do Piauí. |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/06/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir Pereira da Silva
- Airton José Vinholi Júnior
- Francielle Alline Martins
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Mirian Xavier
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
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Resumo |
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LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT): RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS CURRICULARES E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
29/04/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff
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Banca |
- Ana Claudia Tasinaffo Alves
- Andréia Nunes Militão
- Carla Busato Zandavalli
- Daniele Correia
- Helio da Silva Messeder Neto
- Jennifer Caroline de Sousa
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Resumo |
O presente estudo objetivou analisar os condicionantes políticos, econômicos e sociais que propiciaram a adoção da pedagogia das competências no Brasil e seus efeitos nas políticas curriculares a partir dos anos 2000 e compreender as influências das políticas curriculares para a educação básica e formação inicial de professores, sobre o currículo dos cursos de licenciatura em Química do IFMT, especificamente a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015 e 2019, sobre a elaboração, redação e adequações dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) como expressões do currículo. A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, tomando a concepção de Estado Integral de Antonio Gramsci e a concepção de currículo e de formação de professores baseada na pedagogia histórico-crítica. Para alcançar esses objetivos, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais bases teórico-metodológicas subsidiaram a construção dos PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT e como se deu o processo de adequação às reformas curriculares propostas? Quais as percepções dos professores formadores acerca das reformas propostas pela Base Nacional Curricular para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Quais os efeitos da adoção da BNC-Formação e da BNCC sobre o trabalho docente, sobre o currículo da formação de seus estudantes e sobre como o IFMT atuou frente às alterações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Quais as bases teórico-metodológicas presentes nos documentos norteadores da formação de professores, bem como as tensões, condicionantes, rupturas e continuidades nos processos de estabelecimento das DCNs a partir dos anos 2000? A pesquisa foi dividida em três fases: documental, com análise dos PPCs e documentos nacionais e institucionais; bibliográfica, com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e atualização de informações por meio de um Estado do Conhecimento; e a fase de campo, com coleta de dados por meio de entrevistas com professores formadores que atuam nesses cursos. Os resultados indicaram que os PPCs dos cursos de licenciatura em Química do IFMT refletem o projeto educacional dos organismos multilaterais, expresso nas Políticas Curriculares Nacionais, mas as mediações locais trazem contradições na organização dos componentes curriculares, em relação às DCNs em vigor, e na indicação das bases teórico-metodológicas. A maioria dos professores formadores desconhece ou tem percepções negativas e/ou críticas sobre a BNC-Formação e a BNCC, destacando seus impactos negativos na formação docente e na autonomia docente e institucional. Com base nos dados obtidos, é possível inferir que o IFMT não ofereceu formação continuada aos professores formadores sobre as diretrizes aprovadas em 2019 e 2024, o que impactou a implementação e a compreensão das políticas curriculares nacionais, mas em alguns casos houve a manutenção de aspectos das DCNs de 2002, que já traziam como foco a formação por competências. As etapas da pesquisa bibliográfica revelaram que a produção acadêmica é unânime em criticar a BNC-Formação, sem apontar aspectos positivos em sua implementação. A RSL, no entanto, indicou baixa produção científica que se relacionasse à BNC-Formação e à formação de professores de Química. Mediante o Estado do Conhecimento, que analisou apenas teses e dissertações produzidas durante a vigência da BNC-Formação, foi possível identificar interesses bastante relevantes sobre o tema e, embora não tenha sido unânime, a crítica negativa a tal política foi preponderante. Nas conclusões, destaca-se que a BNC-Formação e a BNCC representam uma subordinação da educação às demandas do mercado, limitando o acesso ao conhecimento crítico e reforçando a pedagogia das competências. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma formação docente mais alinhada às necessidades sociais e menos às diretrizes neoliberais. De maneira sucinta, a tese central da pesquisa, corroborou as premissas enunciadas, ao indicar que a forte presença de organismos multilaterais, adensada pela atuação dos reformadores empresariais da educação a partir dos anos de 1990 e amplificada a partir dos anos 2000, configurou o agravamento do controle público-privado sobre a educação, adotando-se uma matriz neotecnicista, esvaziada de conteúdos e em favor dos interesses da hegemonia do Capital. Houve identificação de demora para implementação da BNC-Formação em duas unidades, no entanto, sem evidências que comprovem se tratar de elementos de resistência ou do desconhecimento dos documentos. Sugere-se, mediante os resultados, a adoção de uma política institucional para a formação de professores, que possibilite diretrizes para o currículo de seus cursos de formação inicial e a oferta de formação continuada sobre as políticas curriculares aos seus formadores. Em face ao exposto, considera-se que este estudo contribui para o campo do ensino e da educação, ao elucidar os processos de articulação entre interesses de organismos multilateriais, políticas nacionais e práticas institucionais, oferecendo subsídios para a reflexão crítica sobre a formação docente no Brasil, especialmente na sua oferta por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E PRÁTICAS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO GRANDE - MS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
03/04/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Giseli Gomes Dalla Nora
- Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
- Walter Guedes da Silva
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Resumo |
A Educação Ambiental deve ser reconhecida como uma ferramenta essencial para a formação de
cidadãos críticos, conscientes, capazes de compreender a complexidade dos problemas ambientais e
perceber como esses desafios afetam a sociedade, o planeta. Deste modo, apresentamos a Tese
Educação Ambiental nos Anos Iniciais: Desafios e Práticas Docentes nas Escolas Municipais de
Campo Grande – MS, construída a partir de reflexões desenvolvidas pela prática docente, enquanto
professora dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo possível constatar que a educação
ambiental muitas vezes, quando trabalhada, se faz de forma fragmentada, por vezes restrita a projetos
pontuais, sem um impacto transformador nas escolas municipais de Campo Grande - MS. Essa
abordagem fragmentada/pontual pode estar relacionada à falta de formação adequada dos professores
e o direcionamento da educação ambiental no Referencial Curricular da Rede Municipal de Campo
Grande - MS. Diante desse cenário, buscou-se investigar a Educação Ambiental conforme delineada
nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais e sua relação com as práticas docentes,
refletindo em quais cenários os professores promovem a interdisciplinaridade e incentivam uma visão
crítica para o ensino da educação ambiental e como as demandas da comunidade local impactam no
cotidiano escolar. Antes de iniciar o trabalho de campo, foi necessário realizar o cadastro do Projeto
de Pesquisa na Plataforma Brasil. A coleta de dados foi feita através de um questionário via Google
formulário aplicado aos professores das escolas públicas municipais de Campo Grande - MS, com
turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O período de coleta foi entre 25 de setembro e 15 de
outubro de 2023, com a participação de 47 docentes. Observou-se um desafio significativo quanto à
integração da temática ambiental na prática dos professores, destacando um potencial descompasso
entre o interesse desses profissionais na área ambiental e as oportunidades disponíveis para seu
aprimoramento. Verificou-se que diversos fatores, como sobrecarga de conteúdos, processo de
alfabetização, carga horária limitada e materiais inadequados, entre outros, contribuem para que a
educação ambiental seja percebida por muitos professores apenas como uma atividade pontual,
associada preferencialmente aos componentes curriculares de Ciências, História e Geografia. É
preocupante notar que, embora haja um interesse significativo na temática, muitos professores
admitem ter apenas um conhecimento mediano e superficial sobre as questões ambientais. Essa
disparidade entre o interesse e o conhecimento apontam para uma lacuna na formação continuada,
especialmente considerando que a maioria dos docentes afirmaram não ter participado de formação
específica em educação ambiental. Foram destacadas duas escolas que desenvolvem projetos focados
em Educação Ambiental, nas quais ambos os estabelecimentos demonstraram um compromisso com a
inserção da educação ambiental no espaço escolar. A prática do cultivo da horta escolar, associada a
conceitos de sustentabilidade e nutrição, proporcionaram uma vivência prática e imediata aos alunos,
promovendo um impacto positivo que ultrapassa os limites da escola. Constatou-se a necessidade da
promoção de cursos de capacitação e incentivo aos docentes para a participação em programas de
formação continuada voltados para a Educação Ambiental. |
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O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VÍRUS E VACINAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Claudianny Amorim Noronha
- Fernanda Zandonadi Ramos
- JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
- Luis Radford
- Rogerio Rodrigues Faria
- Shirley Takeco Gobara
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Resumo |
Diante do crescimento do negacionismo científico, exemplificado por movimentos como o antivacina e suas implicações na saúde coletiva, torna-se essencial um ensino de ciências que promova o debate sobre temas relevantes, como vírus e vacinas, e fomente o pensamento crítico. Nesse contexto, a Teoria da Objetivação (TO), originada na educação matemática nos anos 1990, apresenta-se como um modelo alternativo às abordagens centradas exclusivamente no professor ou no estudante, ao considerar o ensino e a aprendizagem como um processo único e indissociável. Essa teoria compreende a aprendizagem como um encontro com formas historicamente constituídas de pensar e agir sobre o mundo, estruturado por uma perspectiva coletiva, dialógica e crítica, além de reconhecer o entrelaçamento dialético entre os sujeitos e seus contextos histórico-culturais. Para a TO, a aprendizagem envolve tanto os processos de objetivação – o encontro com o saber – quanto os de subjetivação, relacionados à coprodução de sujeitos críticos e éticos. Com base nessa perspectiva, definiu-se como objeto de investigação o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas em uma sala de aula do ensino fundamental, buscando responder à seguinte questão: Quais são as possibilidades e os desafios para a realização do processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas pautado na Teoria da Objetivação (TO)? Para isso, determinou-se como objetivo geral analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas para estudantes do ensino fundamental, à luz da TO. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se na TO como referencial teórico-metodológico e envolveu a implementação de três Atividades de Ensino e Aprendizagem (AEAs), desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023, durante as aulas de ciências, com uma turma de 7º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Campo Grande/MS. As AEAs representam a intencionalidade pedagógica previamente planejada e se concretizam em sala de aula por meio do trabalho conjunto entre o professor-pesquisador e os estudantes. As análises das interações em sala de aula evidenciaram desafios iniciais, como a resistência dos estudantes em trabalhar em grupo de acordo com as necessidades coletivas e a superação da postura centralizadora do professor. Contudo, ao longo do processo, emergiram práticas colaborativas e dialógicas, fundamentadas na ética comunitária, em que estudantes e professor passaram a trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum. Esse processo de ensino-aprendizagem possibilitou não apenas um encontro gradual com saberes histórico-culturais sobre vírus e vacinas, mas também reflexões críticas sobre fake news e conexões com experiências concretas dos estudantes. Além disso, observou-se mudanças nas concepções iniciais dos estudantes sobre esses saberes, nas formas de pensar e agir coletivamente e na dinâmica da sala de aula, transformando as relações entre os estudantes e entre estes e o professor. Os resultados apontam para a viabilidade da TO como alternativa para um ensino de ciências comprometido com a produção de saberes e a coprodução de sujeitos éticos e críticos, por meio de um processo de ensino-aprendizagem genuinamente coletivo em sala de aula.
Palavras-chave: Processos de objetivação. Processos de subjetivação. Labor conjunto. Ética comunitária. |
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Estilos de Pensamento no Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Wellington Pereira de Queiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Benedito Rodrigues Brazil
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Banca |
- Edvonete Souza de Alencar
- Enoque da Silva Reis
- Marco Antonio Escher
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Patricia Sandalo Pereira
- Vera de Mattos Machado
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Esta tese tem como proposta central analisar as confluências e divergências dos Estilos de Pensamento (EP) no Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na formação de professores de Matemática e de Ciências da Natureza. A investigação concentra-se em três polos estruturantes da formação docente: a produção acadêmica (dissertações e teses), as políticas curriculares (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs) e os documentos institucionais (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, documental e sem intervenção, sustentada pelo referencial metodológico de Rosa e pelos fundamentos epistemológicos de Ludwik Fleck, José Contreras e Tomaz Tadeu da Silva. A tese foi desenvolvida no formato multipaper, composta por artigos científicos que dialogam entre si na busca por compreender como os estilos de pensamento se manifestam e se articulam nos diferentes polos da formação docente. Os resultados revelam que, nas dissertações e teses das áreas de Biologia, Química e Física, predomina o EP Reflexivo, com a presença também do EP Crítico-Reflexivo, demonstrando uma valorização da reflexão pedagógica e de uma postura crítica frente às estruturas sociais e institucionais. No caso da Educação Matemática, verificou-se a predominância dos EPs Intelectual Reflexivo, Intelectual Crítico-Reflexivo, Pesquisador Reflexivo e Pesquisador Crítico-Reflexivo. As análises das DCNs para a Formação de Professores mostram uma evolução nos estilos de pensamento predominantes ao longo dos anos. Em 2002, destacou-se o EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo, caracterizando um estilo híbrido. Em 2015, prevaleceu o EP Reflexivo, ainda que com traços do EP Tradicional-Técnico, EP Crítico-Reflexivo e EP Pós-Crítico-Reflexivo. Já em 2019, houve um retorno ao EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo e do EP Crítico-Técnico. As DCNs para os cursos de Matemática-Licenciatura e Bacharelado permitiram a identificação dos EPs Profissional Tradicional-Técnico, Profissional Reflexivo e Profissional Tradicional-Reflexivo. Nos PPCs do curso de Matemática-Licenciatura/CPAN, observou-se que o documento de 2004 apresenta o EP Tradicional-Técnico como predominante, com alguns elementos do EP Tradicional-Reflexivo. Já os PPCs de 2009, 2011 e 2013 evidenciam o EP Reflexivo como principal, com elementos dos EPs Crítico e Pós-Crítico. Nos PPCs mais recentes (2018, 2019 e 2022), identificou-se a predominância do EP Tradicional-Reflexivo, com elementos do EP Pós-Crítico. Constatou-se, de forma geral, a hegemonia do EP Reflexivo nos diferentes tipos de documentos analisados. Contudo, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre o EP Crítico-Transformador, que ainda aparece de forma marginal. Por fim, a tese aponta que, para a elaboração de uma proposta de Estágio Curricular na formação de professores, tanto de Matemática quanto de Ciências da Natureza, é fundamental articular as teorias epistemológicas sobre a formação docente com as DCNs voltadas à formação de professores, bem como aos cursos de Matemática e Ciências da Natureza. Essa articulação deve ser sustentada pelo diálogo com as pesquisas acadêmicas já consolidadas nos campos da Educação em Ciências e da Educação Matemática. |
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Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em uma abordagem interdisciplinar usando TDIC como especialistas |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
24/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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Coorientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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Orientando(s) |
- Naltilene Teixeira Costa Silva
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Banca |
- André Ary Leonel
- Daniele Correia
- Gildo Girotto Júnior
- João José Caluzi
- Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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Resumo |
Um dos problemas do processo de ensino é a fragmentação do conhecimento. Como consequência, os estudantes ficam sem ferramentas para resolver problemas advindos de um contexto que exigem a participação de mais de uma disciplina para serem resolvidos. O fato de a formação e o currículo serem disciplinares em todos os níveis, os professores acabam por não ter disponíveis metodologias adequadas para desenvolverem atividades interdisciplinares. Baseado no referencial metodológico para a construção de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar(IRI) proposto por Gérard Fourez e colaboradores e tendo como referencial de aprendizagem a Teoria do Desenvolvimento como processo sócio-histórico na perspectiva de Vygotsky, foi desenvolvida, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, uma Sequência de um Percurso Interdisciplinar (SPI) sobre o problema complexo “como se dá a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica em residências”? A investigação relatada neste trabalho, de natureza empírica qualitativa com intervenção, teve como objetivo avaliar a efetividade dessa SPI em levar estudantes do Ensino Médio a construírem uma representação interdisciplinar de conceitos ligados ao problema complexo. Os encontros aconteceram de forma presencial e utilizaram tanto a sala de aula dos estudantes como o laboratório de informática da escola. Os instrumentos de coleta de registros e os materiais analisados nesta pesquisa foram as atividades e as sínteses produzidas pelos estudantes em sala de aula, bem como as transcrições das gravações em áudios dos encontros, os registros do diário de bordo da pesquisadora e uma entrevista semiestruturada que foi realizada no final da aplicação da SPI. Para analisar o grau de interdisciplinaridade presente nas representações dos estudantes foram desenvolvidas duas ferramentas: Mapas Topológicos e o Índice de Interdisciplinaridade. A partir da análise dos dados construídos foi possível observar a efetividade da SPI para que os estudantes construíssem uma representação interdisciplinar do problema complexo, na forma de mapas mentais. Os Índices de Interdisciplinaridade, obtidos a partir dos mapas topológicos construídos, foram todos positivos, evidenciando o estabelecimento de relações entre distintas disciplinas. |
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ANÁLISE DO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE ENSINO: aderência aos modelos pedagógicos educacionais brasileiros e às concepções ideológicas de estudantes de Ciências Biológicas em uma instituição privada de educação superior em Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
19/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- MARIA LUISA BRANCO
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- WANDER EMEDIATO DE SOUZA
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Esta tese investiga o Design Thinking (DT) como uma metodologia educacional inovadora focada na área das Ciências Biológicas, propondo uma alternativa para o ensino e aprendizagem. A análise concentra-se em examinar como seus princípios de centralidade no ser humano, empatia, autonomia, colaboração, resolução de problemas reais, criatividade e senso crítico alinham-se aos modelos pedagógicos prevalentes no Brasil, bem como às concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior de uma Universidade privada no Estado de Mato Grosso do Sul. A questão de pesquisa que orienta o presente estudo é: Os princípios do Design Thinking alinham-se a quais tendências pedagógicas educacionais prevalentes no Brasil e às concepções ideológicas dos estudantes do curso de Ciências Biológicas em uma instituição privada de ensino superior? O objetivo geral deste estudo é compreender os princípios e as bases ideológicas do Design Thinking enquanto metodologia de ensino e analisar a concepção de estudantes de um curso superior na área das Ciências Biológicas sobre as mesmas. Enquanto os objetivos específicos delimitados são: (i) Apresentar uma análise de conteúdo do discurso realizada a partir de entrevistas com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma IES da rede privada; (ii) Compreender como os princípios do Design Thinking aderem-se aos modelos pedagógicos educacionais prevalentes no Brasil e (iii) Conhecer as concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior diante de uma metodologia ativa e criativa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa e participativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida durante o ano letivo de 2023, nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a Teoria da Experiência de John Dewey, enquanto o referencial metodológico baseou-se na abordagem do DT desenvolvida nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a observação participante, a partir das informações e dos materiais produzidos nas etapas do DT, além do questionário socioeconômico e da entrevista semiestruturada aplicados ao término da última etapa. O corpus que abrange tanto as experiências de aprendizagem dos estudantes quanto o alinhamento aos modelos pedagógicos educacionais foi tratado com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin, com o emprego do software Atlas.ti. Os resultados indicam que os princípios do método DT aderem-se às bases ideológicas de uma mescla de modelos pedagógicos de tendência liberal renovada progressivista e renovada não-diretiva, promovidas pelos discursos das metodologias ativas, autonomia e protagonismo dos estudantes. Em relação às concepções ideológicas dos estudantes, a discussão centrou-se no processo de naturalização ideológica, por meio da adesão dos princípios de autonomia, colaboração, reflexão crítica e aprendizagem significativa. Esses aspectos facilitaram a aceitação do método DT como uma metodologia eficaz, bem como à promoção de uma cultura educacional mais alinhada com as necessidades e expectativas contemporâneas dos estudantes. Portanto, a tese corrobora com a assertiva de que o método Design Thinking como metodologia ativa e criativa de ensino é ideológico. |
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PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO EM MORFOLOGIA VEGETAL: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA] |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
20/12/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Micheline Barbosa da Motta
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
SIMÃO, C. H. Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o
processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia. 2024. 219 f. Tese
(Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Campo Grande - MS, 2024.
A gamificação aparece periodicamente em discussões dos novos modelos na educação
em diversas fases do ensino e é capaz de tornar o ensino mais atrativo, motivador e
enriquecedor, utilizando no processo pedagógico a lógica, as regras e o design de jogos.
Utilizando a gamificação no processo educacional juntamente com as abordagens da
engenharia didática e da pesquisa-ação como procedimentos técnicos e metodológicos,
buscamos investigar como as atividades gamificadas aplicadas a acadêmicos de um
curso de licenciatura de Ciências Biológicas contribuem com o desenvolvimento da sua
aprendizagem. Entrevistas, questionários, diário de bordo, gravação em áudio e
fotografias foram os elementos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Com uso da
análise de conteúdo e triangulação de dados, verificou-se o processo de aprendizagem
e como os fatores de motivação, interação, engajamento e/ou colaboração neste processo
trouxeram benefícios cognitivos aos licenciandos. Os resultados indicaram que a
aplicação da metodologia analisada contribuiu significantemente com o processo de
ensino e aprendizagem e impactou positivamente os envolvidos os quais demonstraram
mais segurança e predisposição para atuarem utilizando metodologias ativas na
aprendizagem. O uso de elementos de jogos favoreceu a motivação, engajamento e
aprendizagem evidenciados pelas características obtidas a partir da análise e
categorização do conteúdo. Estes fatores importantes do processo de ensino se abarcam
em diversas teorias da aprendizagem e a gamificação com sua diversidade de
possibilidades de uso se mostra uma ferramenta dinâmica e multifacetada capaz de
proporcionar ambientes distintos levando em consideração as diversas formas e estilos
de se aprender. |
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O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS PRAXEOLOGIAS DESENVOLVIDAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
28/11/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Cristiane Miranda Magalhães Gondin
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Banca |
- Diego Marques da Silva Medeiros
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Martha Marandino
- Mirian Xavier
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta tese apresenta a análise e os resultados da pesquisa realizada em uma Unidade de Conservação, situada na capital de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal foi identificar as potencialidades do Parque Estadual Matas do Segredo para o desenvolvimento do ensino de Ciências em Campo Grande. Trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo pesquisador é o elemento primordial da coleta dos registros. O texto apresenta o panorama histórico da formação docente desde a década de 1980, discutindo as políticas públicas nesse processo. Evidenciado os desafios e as contradições em relação à profissão, como a precarização do trabalho, a sobrecarga de funções e a imposição de modelos padronizados de ensino, destacando a importância da autonomia do professor. Também aborda os espaços educacionais não formais, como parques, museus e centros de ciências, que podem auxiliar no desenvolvimento do currículo de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental. A articulação entre esses espaços e a escola é fundamental para promover uma educação mais contextualizada e relevante para a vida dos estudantes. Para que essa articulação seja eficaz, é necessário investir na formação continuada dos professores, na criação de políticas públicas que valorizem os espaços não formais e na produção de materiais didáticos que facilitem a integração entre os diferentes ambientes de aprendizagem. A educação ambiental, nesse contexto, emerge como uma ferramenta para a exploração desses espaços, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o ambiente como um todo. Assim, para analisar as atividades do parque, utilizou-se a Teoria Antropológica do Didático com o referencial teórico-metodológico. A teoria propiciou investigar as condutas humanas nas Instituições e como o conhecimento vive em cada uma delas. Para tanto, foi utilizada a Praxeologia, um dos conceitos centrais da teoria, descrevendo tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias. Ao aplicar essa ferramenta metodológica, foi possível identificar como o conhecimento de Ciências da Natureza e de Meio Ambiente são conduzidos no espaço do parque e como as diferentes instituições influenciam o processo de Transposição Didática. Ainda, revelou a importância de compreender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem em contextos não formais. Ao analisar as atividades do parque, foi possível identificar um quantitativo excessivo de tarefas presentes no local, e a necessidade de suporte teórico e didático para serem resolvidas em curto período de tempo. Sendo assim, o parque pode contribuir para a compreensão de conhecimentos do currículo escolar da rede municipal de ensino de Campo Grande e outras instituições de ensino, além de apresentar-se como espaço potencializador de aprendizagem, pois oferece elementos para a elaboração de propostas didáticas fortalecendo o ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
Palavras-Chave: Parque; Teoria Antropológica do Didático; Chevallard; Ensino de Ciências. |
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O currículo de ciências naturais no estado de Mato Grosso e a pandemia de Covid-19 |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Agustina Rosa Echeverria
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- GENIANA DOS SANTOS
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Não informado |
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A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA: FATORES NECESSÁRIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
26/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Kátia Cilene Alves Borges
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Simara Maria Tavares Nunes Simões
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, sendo o principal
motor de desenvolvimento técnico e tecnológico, a ponto de ser difícil imaginar
como seria o mundo atual sem a sua contribuição e inegável importância que
exerce na sociedade. Por conta desses aspectos, torna-se imprescindível que os
estudantes da educação básica vivenciem atividades características da
Alfabetização Científica. Por meio desta pesquisa, de abordagem qualitativa,
pretendeu-se investigar quais são as estratégias e ações relacionadas à
Alfabetização Científica presentes nas escolas públicas que apresentam trabalhos
selecionados e premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de
Mato Grosso do Sul - FETEC e a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande
- FECINTEC. O lócus da coleta abrangeu escolas da rede municipal e estadual de
Campo Grande, MS, selecionadas após análise dos anais das feiras, a partir do
critério do número maior de apresentações e premiações de estudos e pesquisas.
Observa-se que não foram incluídas escolas em Tempo Integral ou que participam
do programa “Escola da Autoria”. A investigação abrangeu três fases distintas: a)
bibliográfica e documental; b) coleta em campo; c) tratamento, análise e
sistematização de resultados. Na fase bibliográfica foi realizada uma Revisão
Sistemática objetivando analisar como a Alfabetização Científica tem sido
desenvolvida no Ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil. Na coleta em
campo, foram realizadas entrevistas com a gestão, equipe técnica e professores
das escolas selecionadas, mediante a observância dos aspectos éticos da
pesquisa. Todas as falas foram transcritas e confrontadas com as bases teóricas
do estudo que tem como principal base teórica a concepção sócio-histórica, de Lev
Semionovich Vygotsky. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de
conteúdo. Esse estudo permitiu identificar quais são os fatores presentes nas
escolas públicas de educação básica, que permitem o efetivo desenvolvimento de
práticas pedagógicas para a Alfabetização Científica. São eles: Praticamente, todas
as unidades de ensino investigadas possuem laboratórios de pesquisa e todos os
professores desenvolvem atividades teórico-prática que estimulam a Alfabetização
Científica utilizando os laboratórios ou não. Dado o caráter de nossa investigação,
comprovamos também que os participantes dessa pesquisa consideram a
importância de ter uma base teórica consistente e possuir um bom convívio entre
todos os segmentos da comunidade escolar. Foi ressaltado também entre todos
os participantes as dificuldades em desenvolver as pesquisas e outras ações
norteadora a Alfabetização Científica. As principais, são, a falta de tempo e de
recursos, as demandas externas e a falta de funcionários para auxiliar nas
pesquisas. Foi consenso também, a importância das formações continuadas dos
docentes, porém, percebemos que existe a sensibilização da importância dessas
formações a todos os segmentos, porém, as demandas e o próprio reconhecimento
de priorizar ainda não é proposto nas escolas por esses profissionais. Quanto à
importância da Alfabetização Científica, tanto os professores quanto a equipe
técnica consideram o ensino tradicional de ciências, pouco eficaz. Diante desse
contexto, é possível considerar preliminarmente, que a concretização da
Alfabetização Científica, requer o delineamento de uma série de fatores, tais como:
formação e estudos da temática proposta, melhoria nas condições de trabalho dos
profissionais da educação, manutenção e aumento nos recursos financeiros,
estruturais e humano na educação pública, gestão democrática/participativa e uma
boa convivência entre os segmentos. |
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A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O CURRÍCULO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
05/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Fabiano Antunes
- Fernanda Franzolin
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vanessa Daiana Pedrancini
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente tese teve como objetivo investigar o currículo de formação inicial de professores de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas federais do estado do Mato Grosso do Sul, referente à organização do meio didático e ao desenvolvimento da práxis durante a regência no campo de Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a priori, foram investigados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Ciências Biológicas de duas universidades federais do Mato Grosso do Sul, bem como documentos e normativas sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas pertinentes ao Estágio Supervisionado, à luz de alguns pressupostos da Análise de Conteúdo; posteriormente, foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes dos dois objetos de estudos, analisadas pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nos resultados é discultidos os fenômenos emergidos das categorias finais que discutem as conexões entre a complexidade dos processos de Estágio Supervisionado, o impacto do currículo na formação docente e a distinção entre teoria e prática na práxis. Nas análises dos dois PPCs, identificamos que estão elaborados visando ao desenvolvimento pessoal, cultural, ético e social dos futuros professores, e também abordam e discutem questões contemporâneas relevantes, como a Educação ambiental, a Educação inclusiva, dentre outras. Durante as analise é possivel compreender várias mazelas da vivência dos estagiários dentro da realidade escolar, que perpassam desde a locomoção, a escolha da escola para regência, a problemas com carga horária das disciplinas, principalmente após a inserção da BNCC, com a realização do estágio para estudante do período noturno, o estágio em duplas. Reafirmamos que, apesar dos currículos nacionais prescritivos (DCNs, BNC-Formação e BNCC), elaborados pela Noosfera, os dois cursos não só estabelecem regras, mas também estimulam uma certa independência na construção de seus PPCs momento em que verificamos que existe uma certa resistência às políticas neoliberais da Educação. |
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MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO (MCDB/UCDB): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen
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Banca |
- Icleia Albuquerque de Vargas
- João José Caluzi
- Marta Catarino Lourenço
- Martha Marandino
- Paulo Cesar Boggiani
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta tese tem como objetivo revelar e discutir quais os conhecimentos sobre a História Natural do Estado de Mato Grosso do Sul estão disponíveis para as práticas de Educação Ambiental e Museal no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB), museu universitário localizado na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O trabalho sinaliza para a proposição de que o museu se apresenta como um espaço relevante para a reflexão e compreensão dos diferentes saberes sobre a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica no contexto da História Natural de MS, por preservar coleções, realizar ações de educação ambiental/patrimonial e museal, embasadas em uma perspectiva crítica e transformadora. Abrangendo assim, conhecimentos produzidos e reconhecidos na academia, como também, outros conhecimentos que compõem parte da cultura local, ou mesmo, de diferentes grupos étnicos. Na tese, em sua introdução, é apresentada a problemática da falta de conhecimento sobre a História Natural de Mato Grosso do Sul, com destaque para a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica local, representada em exemplares minerais, fósseis e artefatos arqueológicos e etnográficos de coleções em exposições do MCDB/UCDB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas e aplicados questionários junto aos educadores museais, analisadas as coleções do museu, destacando objetos que cumprem o papel de personagens da história natural. Esses objetos/personagens são apresentados em visitas mediadas do programa educativo na perspectiva do tempo geológico, atendendo ao plano museológico do museu como espaço de ensino de ciências e educação ambiental. Finalmente, é discutido o papel socioambiental do MCDB/UCDB como um dos principais espaços de cultura e ciências de Mato Grosso do Sul. |
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CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ANGELA MARIA DO PRADO ZANON
- Geisa Orlandini Cabiceira Garrido
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Maria Helena da Silva Andrade
- Marta Regina Brostolin da Costa
- Ordalia Alves de Almeida
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta tese é fruto de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências/Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso
do Sul, vinculada a área de concentração e linha de pesquisa em Educação Ambiental
(EA). Nosso principal objetivo foi analisar as concepções dos professores de
educação infantil (EI) sobre o tema educação ambiental no currículo e nas práticas na
área. Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: Identificar como as
pesquisas em relação a infância/educação infantil e a EA estão sendo desenvolvidas
no Brasil; Identificar as características dos currículos da educação infantil nas escolas
pesquisadas e se os mesmos propiciam o desenvolvimento da educação ambiental
na primeira infância; Compreender as formas de desenvolvimento, de conhecimentos
e de práticas curriculares de professores de educação infantil voltadas ao meio
ambiente; Compreender os processos de formação dos professores das escolas
investigadas; Analisar a trajetória dos direitos das crianças no Brasil e apresentar a
educação ambiental como um direito das crianças pequenas. O aporte teórico que
deu sustentação a essa investigação foi o da EA crítica, numa perspectiva freiriana,
além da Sociologia da Infância e a abordagem de Reggio Emilia. A investigação
empírica foi realizada em duas instituições públicas de Educação Infantil do município
de Presidente Prudente – São Paulo, tendo como sujeitos da investigação, sete
professoras de educação infantil. No percurso metodológico, lançamos mão da
pesquisa qualitativa, com instrumentos específicos para a coleta dos dados, como o
levantamento bibliográfico, o questionário, a observação e a entrevista
semiestruturada. As informações recolhidas foram analisadas sob a perspectiva da
análise qualitativa e transformadas em categorias de análise, findadas num processo
de triangulação dos dados. Os resultados apontam concepções simplistas e
equivocadas dos professores e fragilidade advinda da formação docente (inicial e
continuada), no que diz respeito à construção do currículo, concepções de criança e
EA, como os principais fatores que impedem o engajamento de uma EA de qualidade
na educação infantil. |
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OBSERVAÇÃO DE AVES: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRANSFORMADORA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
03/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maristela Benites da Silva
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Banca |
- Gilberto Luiz Alves
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Maria Angelica Cardoso
- Maria Helena da Silva Andrade
- Suzana Arakaki
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a observação de aves em suas múltiplas
abordagens e aplicações em perspectiva da educação ambiental transformadora no campo nãoformal do ensino e baseada na teoria ciência da história. Dados empíricos provenientes de
mídias digitais e da plataforma de ciência cidadã WikiAves, além de experiências vivenciais
em situação de trabalho e autobiográficas compuseram a metodologia de base qualitativa
adotada em cada capítulo. Cada unidade disposta em formato de artigo científico buscou
avançar em combinações entre a observação de aves e o ambiente, a cultura, a educação, o
turismo e as políticas públicas, de modo a evidenciar sua inserção na sociedade capitalista, em
conjugação do singular com o universal. Os resultados apontaram que o exercício e a fruição
da observação de aves como prática cultural não prescritiva, mas teleológica e sob a forma de
experiência direta com a natureza é capaz de superar a especialização do saber e fugir da
atomização a fim de compreender a totalidade e contribuir com a transformação social. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO TEMA E FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA HELENA PEREIRA VIEIRA
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BALIZADOS POR FREIRE NA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Diane Cristina Araújo Domingos
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
- Rodrigo Simão Camacho
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
O presente estudo apresenta algumas pistas que esboçam as compreensões, acerca do tema agrotóxico, de egressos/as do curso de Ciência da Natureza (2014) e relatos de experiência (RE) de práticas metodológicas de seus/suas docentes orientadores/as, da Faculdade Intercultural Indígena de uma universidade pública. O processo analítico permeou a Análise Textual Discursiva (ATD), divididos em dois momentos. No primeiro foram analisadas as informações discursivas das produções de TCC (monografia e artigos) ancorados na pesquisa bibliográfica. No segundo momento investigamos os relatos de experiência (RE) das práticas metodológicas abordadas pelos/as docentes a partir da análise documental. Dessa forma, elucidamos algumas compreensões do material empírico, que oportunizou a compreensão da importância de se minimizar o baixo grau de escolaridade dos/as agricultores/as e futuros/as educadores/as do campo. Com isso, foi possível apontar os instrumentos pedagógicos, tais como os mediadores articulação escola/comunidade como uma possibilidade de metodologia problematizada e dialógica, balizada com Freire, pautado na pedagogia da alternância ressignificando a construção do conhecimento científico em uma perspectiva de uma consciência crítica com relação a temática dos agrotóxicos. O papel do/a educador/a do campo é de suma relevância na reprodução de práticas metodológicas sustentáveis e baseadas em modelos da Agroecologia, possibilitando conhecimento para o/a licenciando/a produzir, atendendo os programas de aquisição de alimentos do governo federal: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas instituições de ensino das esferas municipais, estaduais e federais. Considera-se ainda que o processo de ensino e aprendizagem dos/as educadores/as do campo depende inteiramente das políticas públicas que regulamentam a Reforma Agrária no Brasil e isso constitui uma luta desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), reforça a importância de incentivar a formação emancipatória, com uma consciência crítica acerca das questões socioambientais, políticas, econômicas e culturais, desvelando a construção do conhecimento científico para potencializar e reconstituir o currículo, de acordo com as realidades e vivências dos povos do campo, das florestas e das águas, entretecendo uma abordagem da pedagogia freireana com as leis e documentos oficiais predispostos para a Educação do/no Campo, como princípio norteador. Por fim, a presente pesquisa, vislumbra fortalecer a compreensão do debate contra hegemônico no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).
Palavras-chave: instrumentos pedagógicos; currículo; pedagogia da alternância; Freire; Ciências da Natureza. |
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Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza: Possibilidades reais para sua aplicação em escolas públicas e privadas |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
16/08/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Orientando(s) |
- Thomáz da Silva Guerreiro Botelho
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Luiz Alberto da Silva Junior
- Marcos Alexandre de Melo Barros
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Mario Reinaldo Vásquez Astudillo
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
As demandas educacionais a serem atendidas na escola se desenrolam nos mais variados debates. Antes mesmo da Covid-19 fazer parte destas discussões, já se falava em intervenções educacionais, os investimentos necessários e como a inserção das tecnologias pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades em uma aprendizagem mais independente e flexível. Dentre as sugestões de metodologias de ensino alternativas, o Blended Learning tem se destacado por inserir a tecnologia e considerar as particularidades dos alunos na construção do conhecimento. Porém, a carência de infraestrutura tecnológica das escolas e a real possibilidade de implementação ainda gera tensão. Além disso, a colaboração entre pesquisadores e educadores ainda são necessárias para avaliação desta abordagem pedagógica, sendo o Brasil um país que está em desenvolvimento e adaptação em relação ao uso deste modelo no Ensino de Ciências. Frente a estas problemáticas apresentadas, esta pesquisa se propõe a analisar as limitações e possibilidades da aplicação dos Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) nas das escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, no que diz respeito à predisposição das instituições em aderir a essas estratégias, a participação de professores e estudantes na sua aplicação e possíveis configurações de leiautes para espaços escolares. Para o seu desenvolvimento foram realizadas três fases: uma fase bibliográfica, a qual foi realizada por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, uma Fase Exploratória e uma Fase de Pesquisa de Natureza Interventiva. Na primeira fase, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, trazendo um conjunto de tendências de pesquisa sobre o Blended Learning no Ensino de Ciências na Educação Básica, feita a partir de publicações em teses e dissertações brasileiras e artigos nacionais e internacionais. Na segunda fase, foram identificadas as possíveis instituições interessadas em atividades de Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza, sendo aplicado um questionário de reconhecimento elaborado na forma de formulários do Google, a fim de identificar gestão de recursos digitais na escola, suas expectativas e demais questões inerentes ao reconhecimento do Blended Learning. Na terceira e última fase, realizou-se uma intervenção com as etapas de Entendimento, Mobilização, Planejamento e Implementação propostas para execução dos autores Horn e Staker (2015) em disciplinas de Ciências da Natureza de escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, sendo cinco da Rede Pública e outras duas da Rede Privada. O registro das ações foi realizado em Diário de Bordo, questionários no Google gravações em vídeo e áudio, quando autorizados, durante os encontros presenciais e/ou videoconferências e registros grupo de Professores participantes no WhatsApp e em uma sala de aula virtual do Google Classroom. Estes registros foram examinados conforme as etapas de análise de conteúdo de Bardin, fazendo-se a categorização e interpretação deste material de maneira informatizada na versão comercial 22.0.5 do software Atlas.ti. Os resultados e discussões obtidos a partir das três fases de pesquisa confirmam a tese de que Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) podem até integrar diferentes metodologias e recursos didáticos no Ensino de Ciências, mas ainda dependem da compreensão mútua dos estudantes de qual o seu papel nos ambientes educacionais oferecidos e uma demanda de uma carga de trabalho maior para o planejamento dos professores. Sendo assim, espera-se que se tenha de maneira mais clara em estudos futuros que avaliem e oportunizem a percepção dos estudantes sobre seu papel no processo de aprendizagem e como a carga de trabalho adicional gerada para atender esta demanda têm influenciado sobrecarregado o professor, considerando as suas percepções ao longo do processo de novas implementações. |
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ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO COMO EIXOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESPAÇO DO BIOPARQUE PANTANAL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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