O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VÍRUS E VACINAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Claudianny Amorim Noronha
- Fernanda Zandonadi Ramos
- JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA
- Luis Radford
- Rogerio Rodrigues Faria
- Shirley Takeco Gobara
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Resumo |
Diante das crescentes e evidentes manifestações negacionistas da ciência, exemplificadas por movimentos contemporâneos como o antivacina e suas potenciais implicações na vida cotidiana, especialmente na saúde coletiva, reconhece-se a necessidade de propostas para o ensino de ciências que promovam o debate crítico sobre temas relevantes, como vírus e vacinas, para contribuir com as tomadas de decisões baseadas em evidências e incentivar reflexões que promovam a responsabilidade pelo bem comum. Nesse sentido, a Teoria da Objetivação (TO) se apresenta como uma opção viável, uma vez que considera a aprendizagem como o encontro com formas de pensar e agir sobre o mundo por uma vertente genuinamente coletiva e não alienante, reconhecendo o entrelaçamento dialético entre os sujeitos e os contextos histórico-culturais. À luz da TO, a aprendizagem ocorre por meio dos processos de objetivação e subjetivação, que estão relacionados respectivamente ao encontro com o saber historicamente constituído e ao devir ou tornar-se, na perspectiva do sujeito crítico e ético. Originada na educação matemática na década de 1990, a TO está ultrapassando essa área do conhecimento e ocupando espaço no ensino de ciências, pois ela se apresenta como uma alternativa às teorias e/ou abordagens cujo foco é o professor (transmissivas) ou centradas no estudante. Nesse contexto, esta tese tem como objeto de investigação o processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas em uma sala de aula do ensino fundamental de uma escola pública. Desse modo, estabeleceu-se a seguinte questão a ser investigada: Quais as possibilidades e os desafios para a realização do processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas pautado na Teoria da Objetivação (TO)? Para investigar e responder essa questão, determinou-se como objetivo geral realizar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem sobre vírus e vacinas para estudantes do ensino fundamental, pelo prisma da TO. Para tanto, apoiou-se na TO como referencial teórico-metodológico para edificar uma investigação cuja natureza é qualitativa, que envolveu a implementação de três Atividades de Ensino e Aprendizagem (AEAs), ao longo do ano letivo de 2023, durante as aulas de ciências, com uma turma de 7º ano do ensino fundamental da rede municipal de Campo Grande/MS. Ressalta-se que a AEA representa a intencionalidade pedagógica do pesquisador/professor que é materializada, em sala de aula, por meio do trabalho conjunto (labor conjunto) entre professor(a) e estudantes. Os resultados das análises dos episódios relevantes, decorrentes das interações entre os sujeitos, abrangem desde os desafios iniciais de trabalhar em grupo, que perpassam por ações de cunho individualista e a superação da postura centralizadora do professor no processo, até o desenvolvimento de um esforço colaborativo genuíno, alicerçado em práticas coletivas e dialéticas, fundamentadas nos princípios da ética comunitária, em que estudantes e o professor laboram em conjunto em prol da "obra comum". Ressalta-se que o processo de ensino-aprendizagem materializado por essa vertente coletiva possibilitou o encontro gradativo com saberes histórico-culturais sobre vírus e vacinas e reflexões correlatas no contexto das fake news e da vida concreta experienciada. Os registros obtidos sugerem indícios de mudanças nas concepções iniciais desses saberes e processuais na sala de aula, incluindo as relações entre os estudantes, assim como entre os estudantes e o professor. Esses indícios são indicativos da viabilidade da TO como uma alternativa para o ensino de ciências comprometido com a produção de saberes e com a coprodução de sujeitos éticos e críticos, |
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Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em uma abordagem interdisciplinar usando TDIC como especialistas |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
24/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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Coorientador(es) |
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
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Orientando(s) |
- Naltilene Teixeira Costa Silva
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Banca |
- André Ary Leonel
- Daniele Correia
- Gildo Girotto Júnior
- João José Caluzi
- Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Paulo Ricardo da Silva Rosa
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Resumo |
Um dos problemas do processo de ensino é a fragmentação do conhecimento. Como consequência, os estudantes ficam sem ferramentas para resolver problemas advindos de um contexto que exigem a participação de mais de uma disciplina para serem resolvidos. O fato de a formação e o currículo serem disciplinares em todos os níveis, os professores acabam por não ter disponíveis metodologias adequadas para desenvolverem atividades interdisciplinares. Baseado no referencial metodológico para a construção de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar(IRI) proposto por Gérard Fourez e colaboradores e tendo como referencial de aprendizagem a Teoria do Desenvolvimento como processo sócio-histórico na perspectiva de Vygotsky, foi desenvolvida, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, uma Sequência de um Percurso Interdisciplinar (SPI) sobre o problema complexo “como se dá a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica em residências”? A investigação relatada neste trabalho, de natureza empírica qualitativa com intervenção, teve como objetivo avaliar a efetividade dessa SPI em levar estudantes do Ensino Médio a construírem uma representação interdisciplinar de conceitos ligados ao problema complexo. Os encontros aconteceram de forma presencial e utilizaram tanto a sala de aula dos estudantes como o laboratório de informática da escola. Os instrumentos de coleta de registros e os materiais analisados nesta pesquisa foram as atividades e as sínteses produzidas pelos estudantes em sala de aula, bem como as transcrições das gravações em áudios dos encontros, os registros do diário de bordo da pesquisadora e uma entrevista semiestruturada que foi realizada no final da aplicação da SPI. Para analisar o grau de interdisciplinaridade presente nas representações dos estudantes foram desenvolvidas duas ferramentas: Mapas Topológicos e o Índice de Interdisciplinaridade. A partir da análise dos dados construídos foi possível observar a efetividade da SPI para que os estudantes construíssem uma representação interdisciplinar do problema complexo, na forma de mapas mentais. Os Índices de Interdisciplinaridade, obtidos a partir dos mapas topológicos construídos, foram todos positivos, evidenciando o estabelecimento de relações entre distintas disciplinas. |
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ANÁLISE DO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE ENSINO: as concepções ideológicas de estudantes de Ciências Biológicas em uma instituição privada de educação superior em Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
19/02/2025 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- MARIA LUISA BRANCO
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- WANDER EMEDIATO DE SOUZA
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Esta tese analisa a eficácia do Design Thinking (DT) como uma abordagem andragógica
inovadora no contexto educacional voltada para a área das Ciências Biológicas, propondo
uma alternativa para o ensino e aprendizagem. A partir dos princípios de centralidade no ser
humano, empatia, autonomia, colaboração, resolução de problemas reais, criatividade e senso
crítico que o método propõe, a pesquisa investiga como esses princípios são concebidos pelos
estudantes do ensino superior de uma Universidade privada no Estado de Mato Grosso do
Sul. A Questão de pesquisa que orienta o presente estudo é: Como os princípios da
metodologia do Design Thinking são concebidos pelos estudantes do curso de Ciências
Biológicas em uma instituição privada de ensino superior e de que forma esses princípios
integram-se à política educacional brasileira? Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi
analisar o Design Thinking enquanto metodologia de ensino em um curso superior na área
das Ciências Biológicas. Enquanto os objetivos específicos delimitados foram: (i) aplicar as
etapas do método Design Thinking; (ii) identificar de que forma esses princípios são
concebidos pelos estudantes do ensino superior e (iii) compreender como os princípios do
Design Thinking integram-se às políticas educacionais brasileiras. Percurso Metodológico:
Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e
descritiva, desenvolvida durante o ano letivo de 2023, nas dependências de uma Instituição
de Ensino Superior (IES), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O principal
referencial teórico adotado foi a Teoria da Experiência de John Dewey, enquanto o referencial
metodológico baseou-se na abordagem do Design Thinking desenvolvida nesta Tese. A
técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a observação participante, a partir
das informações e dos materiais produzidos nas etapas do Design Thinking, além do
questionário socioeconômico e da entrevista semiestruturada aplicados ao término da última
etapa. Os princípios do DT também foram problematizados em relação às políticas
educacionais brasileiras. O corpus que abrange tanto as experiências de aprendizagem dos
estudantes quanto o alinhamento às políticas educacionais foi tratado com base na Análise de
Conteúdo segundo Bardin (2015), com o emprego do software Atlas.ti versão 25.0.1.
Resultados: Os resultados indicam que os produtos das etapas do DT foram avaliados
positivamente pelos participantes da pesquisa. Os aspectos das categorias abordadas na
entrevista semiestruturada, foram significativos para os estudantes. Conclusão: O Design
Thinking demonstrou ser um recurso andragógico eficaz e aproriado para o ensino superior,
em um curso das Ciências Biológicas, fundamentado na Teoria da Experiência de John
Dewey que reafirma a educação como uma experiência qualificada e construída
coletivamente. Essa abordagem representa a perspectiva naturalista do filósofo quando
defende que a inteligência humana encontra, de maneira contínua, as melhores soluções para
a adaptação e readaptação ao ambiente em que vive. Por derradeiro, os princípios do DT, de
maneira geral, alinham-se às políticas educacionais brasileiras contemporâneas. |
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PRÁTICAS DE GAMIFICAÇÃO EM MORFOLOGIA VEGETAL: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA] |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
20/12/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Micheline Barbosa da Motta
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
SIMÃO, C. H. Práticas de gamificação em morfologia vegetal: implicações para o
processo de ensino-aprendizagem na licenciatura em biologia. 2024. 219 f. Tese
(Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Campo Grande - MS, 2024.
A gamificação aparece periodicamente em discussões dos novos modelos na educação
em diversas fases do ensino e é capaz de tornar o ensino mais atrativo, motivador e
enriquecedor, utilizando no processo pedagógico a lógica, as regras e o design de jogos.
Utilizando a gamificação no processo educacional juntamente com as abordagens da
engenharia didática e da pesquisa-ação como procedimentos técnicos e metodológicos,
buscamos investigar como as atividades gamificadas aplicadas a acadêmicos de um
curso de licenciatura de Ciências Biológicas contribuem com o desenvolvimento da sua
aprendizagem. Entrevistas, questionários, diário de bordo, gravação em áudio e
fotografias foram os elementos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Com uso da
análise de conteúdo e triangulação de dados, verificou-se o processo de aprendizagem
e como os fatores de motivação, interação, engajamento e/ou colaboração neste processo
trouxeram benefícios cognitivos aos licenciandos. Os resultados indicaram que a
aplicação da metodologia analisada contribuiu significantemente com o processo de
ensino e aprendizagem e impactou positivamente os envolvidos os quais demonstraram
mais segurança e predisposição para atuarem utilizando metodologias ativas na
aprendizagem. O uso de elementos de jogos favoreceu a motivação, engajamento e
aprendizagem evidenciados pelas características obtidas a partir da análise e
categorização do conteúdo. Estes fatores importantes do processo de ensino se abarcam
em diversas teorias da aprendizagem e a gamificação com sua diversidade de
possibilidades de uso se mostra uma ferramenta dinâmica e multifacetada capaz de
proporcionar ambientes distintos levando em consideração as diversas formas e estilos
de se aprender. |
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O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS PRAXEOLOGIAS DESENVOLVIDAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
28/11/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Cristiane Miranda Magalhães Gondin
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Banca |
- Diego Marques da Silva Medeiros
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Martha Marandino
- Mirian Xavier
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta tese apresenta a análise e os resultados da pesquisa realizada em uma Unidade de Conservação, situada na capital de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal foi identificar as potencialidades do Parque Estadual Matas do Segredo para o desenvolvimento do ensino de Ciências em Campo Grande. Trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo pesquisador é o elemento primordial da coleta dos registros. O texto apresenta o panorama histórico da formação docente desde a década de 1980, discutindo as políticas públicas nesse processo. Evidenciado os desafios e as contradições em relação à profissão, como a precarização do trabalho, a sobrecarga de funções e a imposição de modelos padronizados de ensino, destacando a importância da autonomia do professor. Também aborda os espaços educacionais não formais, como parques, museus e centros de ciências, que podem auxiliar no desenvolvimento do currículo de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental. A articulação entre esses espaços e a escola é fundamental para promover uma educação mais contextualizada e relevante para a vida dos estudantes. Para que essa articulação seja eficaz, é necessário investir na formação continuada dos professores, na criação de políticas públicas que valorizem os espaços não formais e na produção de materiais didáticos que facilitem a integração entre os diferentes ambientes de aprendizagem. A educação ambiental, nesse contexto, emerge como uma ferramenta para a exploração desses espaços, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o ambiente como um todo. Assim, para analisar as atividades do parque, utilizou-se a Teoria Antropológica do Didático com o referencial teórico-metodológico. A teoria propiciou investigar as condutas humanas nas Instituições e como o conhecimento vive em cada uma delas. Para tanto, foi utilizada a Praxeologia, um dos conceitos centrais da teoria, descrevendo tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias. Ao aplicar essa ferramenta metodológica, foi possível identificar como o conhecimento de Ciências da Natureza e de Meio Ambiente são conduzidos no espaço do parque e como as diferentes instituições influenciam o processo de Transposição Didática. Ainda, revelou a importância de compreender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem em contextos não formais. Ao analisar as atividades do parque, foi possível identificar um quantitativo excessivo de tarefas presentes no local, e a necessidade de suporte teórico e didático para serem resolvidas em curto período de tempo. Sendo assim, o parque pode contribuir para a compreensão de conhecimentos do currículo escolar da rede municipal de ensino de Campo Grande e outras instituições de ensino, além de apresentar-se como espaço potencializador de aprendizagem, pois oferece elementos para a elaboração de propostas didáticas fortalecendo o ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
Palavras-Chave: Parque; Teoria Antropológica do Didático; Chevallard; Ensino de Ciências. |
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O currículo de ciências naturais no estado de Mato Grosso e a pandemia de Covid-19 |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Agustina Rosa Echeverria
- Carla Busato Zandavalli
- Débora Raquel Hettwer Massmann
- GENIANA DOS SANTOS
- Marta Rios Alves Nunes da Costa
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Não informado |
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A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA: FATORES NECESSÁRIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
26/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Kátia Cilene Alves Borges
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Hallynnee Hellenn Pires Rossetto
- Luciana Paes de Andrade
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Simara Maria Tavares Nunes Simões
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana, sendo o principal
motor de desenvolvimento técnico e tecnológico, a ponto de ser difícil imaginar
como seria o mundo atual sem a sua contribuição e inegável importância que
exerce na sociedade. Por conta desses aspectos, torna-se imprescindível que os
estudantes da educação básica vivenciem atividades características da
Alfabetização Científica. Por meio desta pesquisa, de abordagem qualitativa,
pretendeu-se investigar quais são as estratégias e ações relacionadas à
Alfabetização Científica presentes nas escolas públicas que apresentam trabalhos
selecionados e premiados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de
Mato Grosso do Sul - FETEC e a Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande
- FECINTEC. O lócus da coleta abrangeu escolas da rede municipal e estadual de
Campo Grande, MS, selecionadas após análise dos anais das feiras, a partir do
critério do número maior de apresentações e premiações de estudos e pesquisas.
Observa-se que não foram incluídas escolas em Tempo Integral ou que participam
do programa “Escola da Autoria”. A investigação abrangeu três fases distintas: a)
bibliográfica e documental; b) coleta em campo; c) tratamento, análise e
sistematização de resultados. Na fase bibliográfica foi realizada uma Revisão
Sistemática objetivando analisar como a Alfabetização Científica tem sido
desenvolvida no Ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil. Na coleta em
campo, foram realizadas entrevistas com a gestão, equipe técnica e professores
das escolas selecionadas, mediante a observância dos aspectos éticos da
pesquisa. Todas as falas foram transcritas e confrontadas com as bases teóricas
do estudo que tem como principal base teórica a concepção sócio-histórica, de Lev
Semionovich Vygotsky. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de
conteúdo. Esse estudo permitiu identificar quais são os fatores presentes nas
escolas públicas de educação básica, que permitem o efetivo desenvolvimento de
práticas pedagógicas para a Alfabetização Científica. São eles: Praticamente, todas
as unidades de ensino investigadas possuem laboratórios de pesquisa e todos os
professores desenvolvem atividades teórico-prática que estimulam a Alfabetização
Científica utilizando os laboratórios ou não. Dado o caráter de nossa investigação,
comprovamos também que os participantes dessa pesquisa consideram a
importância de ter uma base teórica consistente e possuir um bom convívio entre
todos os segmentos da comunidade escolar. Foi ressaltado também entre todos
os participantes as dificuldades em desenvolver as pesquisas e outras ações
norteadora a Alfabetização Científica. As principais, são, a falta de tempo e de
recursos, as demandas externas e a falta de funcionários para auxiliar nas
pesquisas. Foi consenso também, a importância das formações continuadas dos
docentes, porém, percebemos que existe a sensibilização da importância dessas
formações a todos os segmentos, porém, as demandas e o próprio reconhecimento
de priorizar ainda não é proposto nas escolas por esses profissionais. Quanto à
importância da Alfabetização Científica, tanto os professores quanto a equipe
técnica consideram o ensino tradicional de ciências, pouco eficaz. Diante desse
contexto, é possível considerar preliminarmente, que a concretização da
Alfabetização Científica, requer o delineamento de uma série de fatores, tais como:
formação e estudos da temática proposta, melhoria nas condições de trabalho dos
profissionais da educação, manutenção e aumento nos recursos financeiros,
estruturais e humano na educação pública, gestão democrática/participativa e uma
boa convivência entre os segmentos. |
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A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O CURRÍCULO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
05/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Fabiano Antunes
- Fernanda Franzolin
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vanessa Daiana Pedrancini
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente tese teve como objetivo investigar o currículo de formação inicial de professores de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas federais do estado do Mato Grosso do Sul, referente à organização do meio didático e ao desenvolvimento da práxis durante a regência no campo de Estágio Supervisionado. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a priori, foram investigados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de duas Licenciaturas em Ciências Biológicas de duas universidades federais do Mato Grosso do Sul, bem como documentos e normativas sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas pertinentes ao Estágio Supervisionado, à luz de alguns pressupostos da Análise de Conteúdo; posteriormente, foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes dos dois objetos de estudos, analisadas pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nos resultados é discultidos os fenômenos emergidos das categorias finais que discutem as conexões entre a complexidade dos processos de Estágio Supervisionado, o impacto do currículo na formação docente e a distinção entre teoria e prática na práxis. Nas análises dos dois PPCs, identificamos que estão elaborados visando ao desenvolvimento pessoal, cultural, ético e social dos futuros professores, e também abordam e discutem questões contemporâneas relevantes, como a Educação ambiental, a Educação inclusiva, dentre outras. Durante as analise é possivel compreender várias mazelas da vivência dos estagiários dentro da realidade escolar, que perpassam desde a locomoção, a escolha da escola para regência, a problemas com carga horária das disciplinas, principalmente após a inserção da BNCC, com a realização do estágio para estudante do período noturno, o estágio em duplas. Reafirmamos que, apesar dos currículos nacionais prescritivos (DCNs, BNC-Formação e BNCC), elaborados pela Noosfera, os dois cursos não só estabelecem regras, mas também estimulam uma certa independência na construção de seus PPCs momento em que verificamos que existe uma certa resistência às políticas neoliberais da Educação. |
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MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO (MCDB/UCDB): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen
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Banca |
- Icleia Albuquerque de Vargas
- João José Caluzi
- Marta Catarino Lourenço
- Martha Marandino
- Paulo Cesar Boggiani
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta tese tem como objetivo revelar e discutir quais os conhecimentos sobre a História Natural do Estado de Mato Grosso do Sul estão disponíveis para as práticas de Educação Ambiental e Museal no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB), museu universitário localizado na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O trabalho sinaliza para a proposição de que o museu se apresenta como um espaço relevante para a reflexão e compreensão dos diferentes saberes sobre a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica no contexto da História Natural de MS, por preservar coleções, realizar ações de educação ambiental/patrimonial e museal, embasadas em uma perspectiva crítica e transformadora. Abrangendo assim, conhecimentos produzidos e reconhecidos na academia, como também, outros conhecimentos que compõem parte da cultura local, ou mesmo, de diferentes grupos étnicos. Na tese, em sua introdução, é apresentada a problemática da falta de conhecimento sobre a História Natural de Mato Grosso do Sul, com destaque para a Geodiversidade/Biodiversidade e Pluralidade Étnica local, representada em exemplares minerais, fósseis e artefatos arqueológicos e etnográficos de coleções em exposições do MCDB/UCDB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas e aplicados questionários junto aos educadores museais, analisadas as coleções do museu, destacando objetos que cumprem o papel de personagens da história natural. Esses objetos/personagens são apresentados em visitas mediadas do programa educativo na perspectiva do tempo geológico, atendendo ao plano museológico do museu como espaço de ensino de ciências e educação ambiental. Finalmente, é discutido o papel socioambiental do MCDB/UCDB como um dos principais espaços de cultura e ciências de Mato Grosso do Sul. |
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CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
04/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ANGELA MARIA DO PRADO ZANON
- Geisa Orlandini Cabiceira Garrido
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Maria Helena da Silva Andrade
- Marta Regina Brostolin da Costa
- Ordalia Alves de Almeida
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta tese é fruto de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências/Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso
do Sul, vinculada a área de concentração e linha de pesquisa em Educação Ambiental
(EA). Nosso principal objetivo foi analisar as concepções dos professores de
educação infantil (EI) sobre o tema educação ambiental no currículo e nas práticas na
área. Para isso, traçamos alguns objetivos específicos, como: Identificar como as
pesquisas em relação a infância/educação infantil e a EA estão sendo desenvolvidas
no Brasil; Identificar as características dos currículos da educação infantil nas escolas
pesquisadas e se os mesmos propiciam o desenvolvimento da educação ambiental
na primeira infância; Compreender as formas de desenvolvimento, de conhecimentos
e de práticas curriculares de professores de educação infantil voltadas ao meio
ambiente; Compreender os processos de formação dos professores das escolas
investigadas; Analisar a trajetória dos direitos das crianças no Brasil e apresentar a
educação ambiental como um direito das crianças pequenas. O aporte teórico que
deu sustentação a essa investigação foi o da EA crítica, numa perspectiva freiriana,
além da Sociologia da Infância e a abordagem de Reggio Emilia. A investigação
empírica foi realizada em duas instituições públicas de Educação Infantil do município
de Presidente Prudente – São Paulo, tendo como sujeitos da investigação, sete
professoras de educação infantil. No percurso metodológico, lançamos mão da
pesquisa qualitativa, com instrumentos específicos para a coleta dos dados, como o
levantamento bibliográfico, o questionário, a observação e a entrevista
semiestruturada. As informações recolhidas foram analisadas sob a perspectiva da
análise qualitativa e transformadas em categorias de análise, findadas num processo
de triangulação dos dados. Os resultados apontam concepções simplistas e
equivocadas dos professores e fragilidade advinda da formação docente (inicial e
continuada), no que diz respeito à construção do currículo, concepções de criança e
EA, como os principais fatores que impedem o engajamento de uma EA de qualidade
na educação infantil. |
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OBSERVAÇÃO DE AVES: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRANSFORMADORA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
03/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Icleia Albuquerque de Vargas
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maristela Benites da Silva
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Banca |
- Gilberto Luiz Alves
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Maria Angelica Cardoso
- Maria Helena da Silva Andrade
- Suzana Arakaki
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a observação de aves em suas múltiplas
abordagens e aplicações em perspectiva da educação ambiental transformadora no campo nãoformal do ensino e baseada na teoria ciência da história. Dados empíricos provenientes de
mídias digitais e da plataforma de ciência cidadã WikiAves, além de experiências vivenciais
em situação de trabalho e autobiográficas compuseram a metodologia de base qualitativa
adotada em cada capítulo. Cada unidade disposta em formato de artigo científico buscou
avançar em combinações entre a observação de aves e o ambiente, a cultura, a educação, o
turismo e as políticas públicas, de modo a evidenciar sua inserção na sociedade capitalista, em
conjugação do singular com o universal. Os resultados apontaram que o exercício e a fruição
da observação de aves como prática cultural não prescritiva, mas teleológica e sob a forma de
experiência direta com a natureza é capaz de superar a especialização do saber e fugir da
atomização a fim de compreender a totalidade e contribuir com a transformação social. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO TEMA E FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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ÍNDICES AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
02/09/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA HELENA PEREIRA VIEIRA
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Icleia Albuquerque de Vargas
- Mirian Xavier
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
Esta pesquisa se relaciona a um conjunto de demandas sociais, científicas, tecnológicas e
educacionais, voltadas aos benefícios dos Índices Ambientais identificados no Mato Grosso do
Sul. Considerando a importância dessa temática para a questão ambiental e da Educação
Ambiental (EA), a investigação teve como objetivo geral organizar e analisar a transposição
didática de índices ambientais na composição de temas e conteúdos curriculares para o ensino
médio, por meio da EA com foco na realidade local. O universo da pesquisa foi o de uma escola
da rede pública de ensino, na qual como professora pude aplicar os índices ambientais como
atividade no currículo da escola. A investigação foi de abordagem qualitativa, cuja metodologia
contou com a identificação e uso de representações e percepções ambientais dos estudantes. A
produção dos dados ocorreu em 03 turmas de 1º ano, com 36 alunos cada, totalizando a
participação de 108 educandos. Para a transposição do tema foram produzidos 05 eixos/temas
nas atividades e com isto também forma produzidos elevados números de evocações em todos
esses temas. Como resultados identificamos que as representações/percepções dos alunos em
relação aos temas propostos foram diversas, ricas e memoráveis em relação à intensidade de
abrangência e os educandos conseguiram interpretar todos os temas de forma muito consistente,
mostrando preocupações socioambientais relevantes, saberes de vivência e conhecimentos sobre
a problemática ambiental relativa aos índices ambientais. Nota-se que, as representações humanas
na paisagem ficaram presentes nas imagens produzidas pelos estudantes em todos os temas,
mesmo que às vezes, ocultas, porém bem representadas de alguma forma, pois estas mostravam
as ocupações antrópicas e apontavam responsabilidades necessárias dos humanos para com a
questão. Na maioria das vezes, as imagens se apresentavam nitidamente em cenas desastrosas,
com o ambiente totalmente comprometido pelo elemento estudado com foco para: desmate e
equipamentos do desmate; áreas em chamas por ações antrópicas; áreas antropizadas deixando a
biodiversidade à mercê; muita poluição do ar e da água por diferentes meios e efluentes não
tratados despejados no curso d’água. Com isto, prima-se por uma Educação Ambiental Urgente
que trate as demandas dos ambientes. |
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POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO BALIZADOS POR FREIRE NA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Diane Cristina Araújo Domingos
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
- Rodrigo Simão Camacho
- Vera de Mattos Machado
- Vivian dos Santos Calixto
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
O presente estudo apresenta algumas pistas que esboçam as compreensões, acerca do tema agrotóxico, de egressos/as do curso de Ciência da Natureza (2014) e relatos de experiência (RE) de práticas metodológicas de seus/suas docentes orientadores/as, da Faculdade Intercultural Indígena de uma universidade pública. O processo analítico permeou a Análise Textual Discursiva (ATD), divididos em dois momentos. No primeiro foram analisadas as informações discursivas das produções de TCC (monografia e artigos) ancorados na pesquisa bibliográfica. No segundo momento investigamos os relatos de experiência (RE) das práticas metodológicas abordadas pelos/as docentes a partir da análise documental. Dessa forma, elucidamos algumas compreensões do material empírico, que oportunizou a compreensão da importância de se minimizar o baixo grau de escolaridade dos/as agricultores/as e futuros/as educadores/as do campo. Com isso, foi possível apontar os instrumentos pedagógicos, tais como os mediadores articulação escola/comunidade como uma possibilidade de metodologia problematizada e dialógica, balizada com Freire, pautado na pedagogia da alternância ressignificando a construção do conhecimento científico em uma perspectiva de uma consciência crítica com relação a temática dos agrotóxicos. O papel do/a educador/a do campo é de suma relevância na reprodução de práticas metodológicas sustentáveis e baseadas em modelos da Agroecologia, possibilitando conhecimento para o/a licenciando/a produzir, atendendo os programas de aquisição de alimentos do governo federal: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas instituições de ensino das esferas municipais, estaduais e federais. Considera-se ainda que o processo de ensino e aprendizagem dos/as educadores/as do campo depende inteiramente das políticas públicas que regulamentam a Reforma Agrária no Brasil e isso constitui uma luta desde os primórdios da humanidade. Dessa forma, a Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), reforça a importância de incentivar a formação emancipatória, com uma consciência crítica acerca das questões socioambientais, políticas, econômicas e culturais, desvelando a construção do conhecimento científico para potencializar e reconstituir o currículo, de acordo com as realidades e vivências dos povos do campo, das florestas e das águas, entretecendo uma abordagem da pedagogia freireana com as leis e documentos oficiais predispostos para a Educação do/no Campo, como princípio norteador. Por fim, a presente pesquisa, vislumbra fortalecer a compreensão do debate contra hegemônico no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).
Palavras-chave: instrumentos pedagógicos; currículo; pedagogia da alternância; Freire; Ciências da Natureza. |
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Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza: Possibilidades reais para sua aplicação em escolas públicas e privadas |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
16/08/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Maria Ines de Affonseca Jardim
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Coorientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
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Orientando(s) |
- Thomáz da Silva Guerreiro Botelho
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Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Carla Busato Zandavalli
- Fernanda Zandonadi Ramos
- Luiz Alberto da Silva Junior
- Marcos Alexandre de Melo Barros
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Mario Reinaldo Vásquez Astudillo
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
As demandas educacionais a serem atendidas na escola se desenrolam nos mais variados debates. Antes mesmo da Covid-19 fazer parte destas discussões, já se falava em intervenções educacionais, os investimentos necessários e como a inserção das tecnologias pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades em uma aprendizagem mais independente e flexível. Dentre as sugestões de metodologias de ensino alternativas, o Blended Learning tem se destacado por inserir a tecnologia e considerar as particularidades dos alunos na construção do conhecimento. Porém, a carência de infraestrutura tecnológica das escolas e a real possibilidade de implementação ainda gera tensão. Além disso, a colaboração entre pesquisadores e educadores ainda são necessárias para avaliação desta abordagem pedagógica, sendo o Brasil um país que está em desenvolvimento e adaptação em relação ao uso deste modelo no Ensino de Ciências. Frente a estas problemáticas apresentadas, esta pesquisa se propõe a analisar as limitações e possibilidades da aplicação dos Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) nas das escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, no que diz respeito à predisposição das instituições em aderir a essas estratégias, a participação de professores e estudantes na sua aplicação e possíveis configurações de leiautes para espaços escolares. Para o seu desenvolvimento foram realizadas três fases: uma fase bibliográfica, a qual foi realizada por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, uma Fase Exploratória e uma Fase de Pesquisa de Natureza Interventiva. Na primeira fase, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, trazendo um conjunto de tendências de pesquisa sobre o Blended Learning no Ensino de Ciências na Educação Básica, feita a partir de publicações em teses e dissertações brasileiras e artigos nacionais e internacionais. Na segunda fase, foram identificadas as possíveis instituições interessadas em atividades de Blended Learning no Ensino de Ciências da Natureza, sendo aplicado um questionário de reconhecimento elaborado na forma de formulários do Google, a fim de identificar gestão de recursos digitais na escola, suas expectativas e demais questões inerentes ao reconhecimento do Blended Learning. Na terceira e última fase, realizou-se uma intervenção com as etapas de Entendimento, Mobilização, Planejamento e Implementação propostas para execução dos autores Horn e Staker (2015) em disciplinas de Ciências da Natureza de escolas públicas e privadas da cidade de Corumbá-MS, sendo cinco da Rede Pública e outras duas da Rede Privada. O registro das ações foi realizado em Diário de Bordo, questionários no Google gravações em vídeo e áudio, quando autorizados, durante os encontros presenciais e/ou videoconferências e registros grupo de Professores participantes no WhatsApp e em uma sala de aula virtual do Google Classroom. Estes registros foram examinados conforme as etapas de análise de conteúdo de Bardin, fazendo-se a categorização e interpretação deste material de maneira informatizada na versão comercial 22.0.5 do software Atlas.ti. Os resultados e discussões obtidos a partir das três fases de pesquisa confirmam a tese de que Modelos de Blended Learning propostos por Horn e Staker (2015) podem até integrar diferentes metodologias e recursos didáticos no Ensino de Ciências, mas ainda dependem da compreensão mútua dos estudantes de qual o seu papel nos ambientes educacionais oferecidos e uma demanda de uma carga de trabalho maior para o planejamento dos professores. Sendo assim, espera-se que se tenha de maneira mais clara em estudos futuros que avaliem e oportunizem a percepção dos estudantes sobre seu papel no processo de aprendizagem e como a carga de trabalho adicional gerada para atender esta demanda têm influenciado sobrecarregado o professor, considerando as suas percepções ao longo do processo de novas implementações. |
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ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO COMO EIXOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESPAÇO DO BIOPARQUE PANTANAL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TENDO COMO EIXO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ESPAÇO DO BIOPARQUE PANTANAL |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/08/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pugliese Netto Lamas
- Lilian Giacomini Cruz Zucchini
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suelen Regina Patriarcha Graciolli
- Vera de Mattos Machado
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Resumo |
A presente pesquisa visa o aperfeiçoamento da intencionalidade pedagógica do
Bioparque Pantanal a partir do desenvolvimento de uma formação continuada para a
construção de sequências didática (SD) com professores de diferentes áreas do
conhecimento, como produto final, que atenderão os anos finais do ensino
fundamental da Rede Estadual de Ensino - REE/MS. A proposta partiu de uma
inquietação sob um olhar enquanto professor do Bioparque, aos visitantes
(professores e estudantes), quanto ao seu aproveitamento, no que diz respeito à
construção de conhecimentos, durante as visitas pedagógicas. O Bioparque Pantanal
é um empreendimento turístico situado na cidade Campo Grande-MS, que iniciou sua
construção em 2011, sendo sediado em março de 2022, o empreendimento turístico
oferece circuitos com 31 aquários para contemplação da ictiofauna e biomas regionais
e mundiais, laboratórios de inovação e contemplação de avifauna. Atualmente as
escolas possuem uma fração de atendimento especial durante a semana. A proposta
de formação continuada de professores abrange temas de educação ambiental,
interdisciplinaridade, o Bioparque Pantanal, Sequências Didáticas e espaços não
formais de ensino. As sequências didáticas produzidas, objetivam ordenar as ações
propostas pelos professores de forma sistematizada, a serem aplicadas antes da visita
estendendo-se até o pós-visita ao Bioparque, vigorando as visitações e conectandoas aos currículos de sala de aula e do cotidiano de cada visitante. Esta pesquisa é de
natureza qualitativa, com análise de conteúdo. |
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DESPERTANDO PARA A SUSTENTABILIDADE: COMO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INFLUENCIAM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
26/07/2024 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marcia Eliana Migotto Araujo
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Carla Beatriz Spohr
- Daniele Correia
- Leandro Londero da Silva
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Raquel Ruppenthal
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
- Thais Rafaela Hilger
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Resumo |
Apresentamos, neste trabalho, as representações sociais sobre
sustentabilidade de estudantes, considerando que a escola é local de acesso ao
conhecimento sistematizado, favorável ao desenvolvimento de ações e práticas na
construção do conhecimento dos estudantes. Nessa busca por uma Educação para o
Desenvolvimento Sustentável EDS a presente pesquisa busca responder a seguinte
questão: Como as possíveis representações sociais dos estudantes sobre
sustentabilidade podem contribuir na construção de novos conhecimentos que
promovam práticas sustentáveis? Com base no problema de pesquisa, o objetivo
geral deste estudo é investigar como as possíveis representações sociais dos
estudantes podem contribuir na construção de novos conhecimentos que promovam
práticas sustentáveis. O estudo foi realizado com estudantes da primeira série do
ensino médio em uma escola pública, localizada no litoral do Rio Grande do Sul – RS.
A abordagem se classifica como pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e
exploratório, a partir da aprendizagem Baseada em Projeto ABP. A apreciação dos
dados coletados serão analisados com o auxílio dos softwares EVOC e IRAMUTEQ,
para análise dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e
Galiazzi (2006), que possibilita refletir sobre os múltiplos desafios, discussões e
entendimentos que estão presentes no campo científico. A pesquisa se fundamenta
no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais proposta por Serguei
Moscovici (1978, 2003, 2007, 2015) e por Jean-Claude Abric (1994), na Aprendizagem
Baseada em Projetos apoiando-se em Bender (2014). Os resultados das
representações sociais dos estudantes sobre sustentabilidade ainda estão em
processo de análise |
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PROPOSIÇÃO DE UMA ONTOEPISTEMOLOGIA PERSPECTIVISTA EMERGENTISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
01/07/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Wellington Pereira de Queiros
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ademir de Souza Pereira
- Adriana Bortoletto
- Eduardo Fleury Mortimer
- Hugh Matthew Lacey
- João José Caluzi
- Vinicius Carvalho da Silva
- Wellington Pereira de Queiros
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Resumo |
Nesta tese, defendemos a proposição de uma ontoepistemologia que viabilize um ensino de ciências pluralista, capaz de articular uma compreensão perspectivista emergentista da dinâmica subjacente à construção do conhecimento científico. Alicerçamos a crença de que o caráter emancipador do ensino de ciências se concretiza quando fundamentado por uma base filosófica que o considera uma atividade intrínseca ao ser humano pensante, uma vez que a construção do conhecimento é a metamorfose do ser e de sua realidade.
Esta perspectiva revela o significado pleno da atitude de indagação diante da realidade natural e social. Para a consecução dessa proposta, nossa pesquisa dialoga com as linhas temáticas “História, Filosofia e Sociologia da Ciência” e “Linguagens e Discursos” no Ensino de Ciências. Adotando uma abordagem que prescreve a inseparabilidade ontológica das agências intra-atuantes, integramos ontologia, epistemologia e escolhas metodológicas, enfatizando a unidade orgânica entre conteúdo e forma. Com esta abordagem, almejamos superar três desafios contemporâneos no ensino de ciências: o mito cientificista, o negacionismo científico e os desafios do pluralismo. A centralidade de nossa proposta ontoepistemológica reside na harmonização das mudanças abruptas e progressivas no conhecimento científico. Nesse contexto, adotamos uma heurística positiva, ancorada na literatura ontoepistemológica e no desenvolvimento histórico das ciências. Os objetivos da pesquisa incluem uma análise aprofundada das correntes ontológicas e epistemológicas, a investigação das raízes das confusões conceituais e a construção de um modelo ontoepistemológico que promova uma compreensão perspectivista emergentista da construção do conhecimento científico. Na categoria de Objetivos de Análise Histórica e Filosófica, planejamos investigar as interações entre valores e prática científica, analisar casos históricos como a síntese newtoniana e a gênese da Teoria da Relatividade, identificar as raízes das confusões conceituais que alimentam abordagens negacionistas e cientificistas, e conduzir uma análise exploratória das epistemologias modernas e contemporâneas. Na categoria de Objetivos para a Construção do Modelo Ontoepistemológico, estabelecemos as condições necessárias para o desenvolvimento de um modelo eficaz que promova uma compreensão perspectivista emergentista do conhecimento científico. Ademais, pretendemos que essa abordagem ontoepistemológica que harmonize mudanças descontínuas e progressivas no saber científico, elabore um modelo que esclareça a influência dos valores na construção do conhecimento científico, e ofereça fundamentos robustos que respaldem a valorização e confiança nas ciências, mesmo em meio a desafios como o cientificismo, negacionismo e pluralismo no contexto atual da Educação Científica. Para conduzir a pesquisa, optamos por uma metodologia que envolve pesquisa documental e bibliográfica, com foco em epistemologias modernas e contemporâneas, síntese newtoniana, teoria da relatividade e o método da transferência e recodificação com a topologia matemática como estruturador analógico. Desta maneira, ao integrar contribuições da análise histórica e filosófica, essa tese estabelece as condições necessárias para uma abordagem ontoepistemológica eficaz, destacando que a promoção uma compreensão perspectivista e oferecer fundamentos para uma prática educacional orientada a promoção de valores e emancipação é um imperativo para o Ensino de Ciências Contemporâneo. |
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METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COXIM, MS |
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Curso |
Doutorado em Ensino de Ciências |
Tipo |
Tese |
Data |
21/06/2024 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Patricia Helena Mirandola Garcia
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliana Roberta Paes Fujihara
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Banca |
- Airton José Vinholi Júnior
- Eliane Cerdas Labarce
- Giseli Gomes Dalla Nora
- Maria De Lourdes Spazziani
- Patricia Helena Mirandola Garcia
- Rogerio Rodrigues Faria
- Suzete Rosana de Castro Wiziack
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Resumo |
Esta tese teve como objetivo corroborar ou refutar a hipótese: as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aprimoram as atividades de Educação Ambiental no Ensino Fundamental I das escolas urbanas de Coxim, MS. Para responder a hipótese, desenvolvemos quatro atividades. A primeira, a revisão bibliográfica. A seguir, elaboramos um questionário e opinário para compreender como os professores realizavam sua formação continuada e exerciam suas atividades em Educação Ambiental, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A terceira etapa contou com uma parceria com o SEBRAE, envolvendo a composição de uma Roda de Conversa onde foram analisadas as formas de uso e engajamento das Tecnologias Educacionais Digitais. Na quarta etapa, realizamos a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais de Coxim, MS, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. A contextualização evolutiva da cognição e a história do desenvolvimento tecnológico e social, incluindo a educação, forneceu-nos uma ampla base para refletirmos sobre o aprimoramento da Educação e Educação Ambiental com as Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Entre os diversos aspectos estudados, observamos que o aprimoramento é possível em decorrência: dos cursos de atualização realizados pela prefeitura e com a Educação à Distância; as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação não são tão limitantes como os Laboratórios de Ciências, além de possibilitarem acesso a informação, cursos de formação e uma série de aplicativos para desenvolvimento de trabalhos autorais; as possibilidades de Metodologias Ativas Híbridas permitem a utilização de uma ampla gama de estratégias pedagógicas; as normas e princípios de convivência humana com paz e harmonia, associado ao diálogo e respeito, permite-nos gerar ambientes educacionais para o desenvolvimento individual, o exercício da cidadania e a formação para o trabalho. |
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