|
30262037: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando a estabelecer relações entre a vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.
|
|
|
30262038: A Formação Docente e as relações pedagógicas teórico-práticas na escola - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.
|
|
|
30262034: Atividades Especiais (Atividades de Pesquisa) - 120h |
120 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conforme regulamento específico aprovado pelo Colegiado do curso.
|
|
|
30262010: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas mediante Plano de Estudos do Acadêmico.
|
|
|
30262011: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas mediante Plano de Estudos do Acadêmico.
|
|
|
30262035: Defesa de Tese - 120h |
120 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.
|
|
|
30262040: Educação ambiental, currículo e a formação docente - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudar as articulações entre currículo, cultura, identidade e alteridade na educação ambiental. Discutir as práticas pedagógicas da Educação Ambiental na formação inicial e continuada dos professores, com ênfase nas práticas interdisciplinares e de diálogo de saberes ambientais.
|
|
|
30262039: Educação Ambiental e Biodiversidade - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas
|
|
|
30262004: Epistemologia da Ciência - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Abordagem de concepções epistemológicas presentes no processo de construção de conceitos científicos. Origem, desenvolvimento, rupturas e articulações de conhecimentos científicos no plano individual, social e das instituições escolares.
|
|
|
30262015: Estágio de Docência I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
30262016: Estágio de Docência II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
30262041: Formação do Professor de Ciências - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em Ciências.
|
|
|
30262042: História e Filosofia da Ciência - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina deverá discutir algumas abordagens historiográficas da História das Ciências. Para tanto servirão de objeto de estudo alguns textos clássicos da ciência. Será dada ênfase ao conceito de revolução cientifica, como expressa por
Thomas Kuhn e outros pensadores modernos. Ainda pretende-se abordar textos básicos de filósofos da ciência contemporâneos, como Thomas Kuhn, Gaston Bachelard, Paul Feyrabend, Imre Lakatos, Karl Popper, e outros, de forma
a destacar possíveis implicações dos trabalhos desses filósofos para a Educação em Ciências.
|
|
|
30262043: Legislação ambiental, crise ambiental e a formação do educador - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico e evolução da legislação ambiental e da Educação ambiental brasileira. A crise socioambiental. As políticas públicas e a formação do educador ambiental. Teorias e práticas da EA brasileira no ensino formal e não formal. Os problemas ambientais locais e estudos de caso.
|
|
|
30262044: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados. Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia
|
|
|
30262036: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências II: Abordagens Qualitativas - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisa Qualitativa: conceitos, pressupostos teóricos e características das diversas abordagens. Procedimentos e instrumentos para coleta e análise de dados qualitativos. Relatório de pesquisa qualitativa. Importância e alcance da pesquisa qualitativa na área da Ensino de Ciências.
|
|
|
30262045: Metodologia de pesquisa quantitativa - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisa Quantitativa: conceitos e pressupostos teóricos. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados quantitativos. Relatório de pesquisa quantitativa. Importância e alcance da pesquisa quantitativa na área da Ensino de Ciências.
|
|
|
30262046: Percepção Ambiental - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; A combinação de aspectos neurofisiológicos e perceptivos na interpretação da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.
|
|
|
30262024: Seminários de Pesquisa I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Debates teórico-metodológicos sobre pesquisa, com enfoques específicos para as investigações realizadas no âmbito do programa.
|
|
|
30262025: Seminários de Pesquisa II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Debates teórico-metodológicos sobre pesquisa, com enfoques específicos para as investigações realizadas no âmbito do programa.
|
|
|
30262027: Teoria do Conhecimento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discutir as Teorias do Conhecimento construídas a partir do século XVII, através do estudo sistemático dos clássicos da História da Filosofia Moderna e Contemporânea, relacionando-as com o ensino de ciências. Reflexão sobre o conhecimento científico e o papel da epistemologia ou filosofias das ciências.
|
|
|
30262047: Teorias de Aprendizagem - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.
|
|
|
30262029: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262032: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262033: Tópicos Especiais - 90h |
90 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262031: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262030: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|