|
30262048: A Educação Ambiental e os Ecossistemas Terrestres - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
O estudo da estrutura e dinâmica da parte vegetal dos ecossistemas terrestres permite discutir as causas e consequências da sua
degradação, assim como da necessidade de preservação, manejo, visando estabelecer relações entre a vegetação nativa e a comunidade a ela associada quanto aos aspectos históricos, geográficos, sociais e ecológicos.
|
|
|
30262009: A Formação Docente e as Relações Pedagógicas Teórico-Práticas na Escola - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos epistemológicos da formação de professores. O saber escolar e o desenvolvimento pedagógico. O currículo e a natureza dos conteúdos de aprendizagem: a integração entre ciência, tecnologia e cultura. A sala de aula e a vivência pedagógica.
|
|
|
30262034: Atividades Especiais (Atividades de Pesquisa) - 120h |
120 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conforme regulamento específico aprovado pelo Colegiado do curso.
|
|
|
30262010: Atividades Programadas e Orientadas I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas mediante Plano de Estudos do Acadêmico.
|
|
|
30262011: Atividades Programadas e Orientadas II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Definidas e aprovadas mediante Plano de Estudos do Acadêmico.
|
|
|
30262035: Defesa de Tese - 120h |
120 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prevista para os que concluíram os créditos obrigatórios e o exame de qualificação, a disciplina visa a redação do relatório de pesquisa e a sua defesa, sob a supervisão do orientador.
|
|
|
30262049: Educação Ambiental e a Biodiversidade - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estrutura e dinâmica dos ecossistemas. Causas e consequências da degradação ambiental. O conhecimento socioambiental para a conservação e manejo dos ecossistemas. Temas emergentes em Educação Ambiental.
|
|
|
30262052: Educação Ambiental em Tempos de Crise Climática - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Interseções entre os recursos ambientais, gênero e educação ambiental no contexto das mudanças climáticas e das desigualdades socioambientais. Impactos da crise hídrica sobre a mulheres e as comunidades tradicionais, com foco nas práticas culturais, na justiça socioambiental e no acesso à água. Estratégias educativas e políticas públicas voltadas para a gestão sustentável da água, equidade de gênero e fortalecimento das capacidades locais.
|
|
|
30262056: Ensino de Ciências e Educação Ambiental - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conceito de educação ambiental à concepção de meio ambiente e sustentabilidade. O ambiente como preocupação e responsabilidade da educação; Saberes interdisciplinares, práxis e educação ambiental.
|
|
|
30262004: Epistemologia da Ciência - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Compreender o conceito de Epistemologia; o que é a Epistemologia da Ciência, a História da Epistemologia, as relações entre Epistemologia, Ontologia e Teoria do Método, com foco nas práticas e processos de produção do conhecimento científico. Analisar a Epistemologia da Ciência como área da investigação filosófica, discutir os pressupostos epistemológicos do pensamento científico, os principais temas, escolas e debates em epistemologias das ciências. Pressupostos, posicionamentos e debates epistemológicos e suas contribuições para o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
|
|
|
30262050: Epistemologia da Educação Ambiental - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A relação entre o ambiente e as diferentes sociedades ao longo da história da humanidade. Neoliberalismo, globalização e sustentabilidade; O ambiente como preocupação e responsabilidade da educação; Paradigmas, fundamentos e teorias da educação ambiental: Complexidade, Decolonialidade, Saberes Ambientais, Pensamento Crítico. Epistemologias críticas.
|
|
|
30262015: Estágio de Docência I - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
30262016: Estágio de Docência II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Compreende atribuições relativas a encargos acadêmicos associados a atividades acadêmicas de Graduação, sob a supervisão de seu orientador, seguindo regulamentação específica das agências financiadoras e Regulamento do Curso.
|
|
|
30262057: Ética, Ciência e Tecnologia - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A relação entre ética e o processo de construção de conhecimento. A definição de ciência e o papel da tecnologia e seus efeitos na subjetividade e na comunidade moral e política.
|
|
|
30262054: Formação do Professor de Ciências - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tendências e perspectivas da formação inicial e continuada de professores de Ciências. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário, na perspectiva da articulação entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos específicos de cada área do conhecimento. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente em
Ciências.
|
|
|
30262055: História Filosofia e Sociologia da Ciência para o Ensino de Ciências - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Epistemologia Contemporânea e Historiografia da Ciência. Abordagens de Natureza da Ciência; Análise e Construção de Textos Históricos e recursos didáticos para o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino Centradas em História e Filosofia da Ciência.
|
|
|
30262053: Legislação Ambiental, Crise Ambiental e a Formação do Educador - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Histórico e evolução da legislação ambiental brasileira: o Estado e a Sociedade Civil. A crise socioambiental. As políticas públicas e a formação do educador ambiental. A EA no ensino formal e não formal. Temas e problemas ambientais locais e estudos de caso.
|
|
|
30262044: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Características de um problema científico. Tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. Instrumentos de coleta de dados. Divulgação científica. Estruturação de projeto de pesquisa e monografia
|
|
|
30262036: Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências II: Abordagens Qualitativas - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Pesquisa Qualitativa: conceitos, pressupostos teóricos e características das diversas abordagens. Procedimentos e instrumentos para coleta e análise de dados qualitativos. Relatório de pesquisa qualitativa. Importância e alcance da pesquisa qualitativa na área da Ensino de Ciências.
|
|
|
30262051: Representações e Percepção Ambiental - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Relação sociedade-natureza; Representações sociais e fundamentos da percepção ambiental; Percepções e representações da realidade; Topofilia e Biofilia; Percepção Ambiental como instrumento de planejamento, gerenciamento e pesquisa em educação ambiental.
|
|
|
30262058: Seminários de Pesquisa III - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do Referencial Teórico dos projetos de pesquisa dos doutorandos. Debates teórico-metodológicos sobre pesquisa, com enfoques específicos para as investigações em ensino.
|
|
|
30262059: Seminários de Pesquisa IV - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Discussão do desenvolvimento da pesquisa dos doutorandos/debates teórico-metodológicos sobre pesquisa, com enfoques específicos para as investigações em ensino.
|
|
|
30262060: Tecnologias Educacionais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tecnologias da Informação e da Comunicação: processo histórico, concepções e uso social. As tecnologias na formação inicial e continuada de professores no Brasil: bases legais e teórico-práticas. Softwares e aplicativos para o Ensino de Ciências. Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a Distância. Internet, Mídias sociais, Inteligência Artificial: enfoques contemporâneos.
|
|
|
30262047: Teorias de Aprendizagem - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Aspectos da construção histórica das teorias de aprendizagem e suas bases epistemológicas. Concepções objetivistas e subjetivistas. O interacionismo: linhas cognitivista, sócio-histórica e sócio-cultural.
|
|
|
30262031: Tópicos Especiais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262032: Tópicos Especiais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262029: Tópicos Especiais - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262033: Tópicos Especiais - 90h |
90 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|
|
30262030: Tópicos Especiais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os Tópicos Especiais poderão ser ofertados na forma de disciplinas esporádicas, sem alterar a estrutura curricular do curso, ou utilizados para integralizar o currículo do aluno por convalidação de créditos conforme Norma vigente da Pós-Graduação stricto sensu da UFMS.
|
|