Mestrado em Educação

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
CARNAVAL, EDUCAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS: O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA CULTURAL DAS FANTASIAS DA ESCOLA DE SAMBA MIRIM EM CORUMBÁ-MS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 18/08/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Tiago Duque
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Cleverson Moraes da Silva
    Banca
    • Claudia Araujo de Lima
    • Clayton da Silva Barcelos
    • Esmael Alves de Oliveira
    • Isabella Fernanda Ferreira
    • Tiago Duque
    Resumo
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      LENDO PARA A LIBERDADE: a leitura para remição de pena.
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 12/08/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • VICTÓRIA BEATTRIZ DA SILVA PACHECO MOREIRA
        Banca
        • Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
        • Eli Narciso da Silva Torres
        • Gesilane de Oliveira Maciel José
        • Josiane Peres Goncalves
        • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
        Resumo
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          A alfabetização de alunos de origem boliviana na fronteira Brasil/Bolívia na visão de professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS
          Curso Mestrado em Educação
          Tipo Dissertação
          Data 30/06/2025
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Renata de Oliveira Esquer
            Banca
            • Ana Paula Ferreira da Silva
            • Elizabeth Orofino Lucio
            • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
            • Patricia Teixeira Tavano
            • Silvia Adriana Rodrigues
            Resumo Esta pesquisa faz parte do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. Diante da localização fronteiriça Brasil/Bolívia que a pesquisa se estabelece, é comum neste cenário a presença nas escolas da REME-Corumbá de alunos de
            origem boliviana que não têm o Português como língua materna e precisam ser alfabetizados
            na língua oficial brasileira. O objeto deste estudo é a alfabetização em região de fronteira
            Brasil/Bolívia. O problema central é a ausência do conhecimento da língua espanhola da
            maioria dos professores alfabetizadores, considerando que a atuação em turmas de 1º e 2º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é feita pelo professor regente, cuja formação superior é a Licenciatura em Pedagogia. Dessa problemática emergiu a seguinte questão mobilizadora: como ocorrem as práticas de alfabetização em turmas com alunos residentes fronteiriços, migrantes, ou imigrantes não falantes do Português nas escolas municipais de Corumbá? Considerando a educação como garantia de direito humano e dever do estado e do município zelar para a efetivação dessa alfabetização, o objetivo geral consistiu em conhecer como são organizadas as práticas de alfabetização de professoras da rede municipal de ensino de Corumbá que atuam em turmas de 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com alunos de origem boliviana não falantes do Português. Como objetivos específicos buscou-se: a) Traçar o perfil formativo e profissional das professoras alfabetizadoras. b) Identificar como são organizadas as práticas de leitura, escrita e oralidade das professoras que promovam a alfabetização de alunos de origem boliviana que não possuem o Português como língua materna. c) Refletir sobre as possibilidades das atividades pedagógicas realizadas pelas professoras que contribuem para a consolidação da alfabetização dos alunos de origem boliviana não falantes do Português. A abordagem é qualitativa e contou com a realização de entrevista com cinco professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá, MS que atuam em turmas de 1º ou 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em que há alunos(as) de origem boliviana não falantes do Português. Para a localização das participantes foi feito um levantamento junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Corumbá para a identificação de escolas em que há alunos de origem boliviana não falantes do Português em turmas de alfabetização. A análise dos dados foi realizada a partir de alguns aspectos da análise de conteúdo da vertente francesa de Laurence Bardin. A análise dos dados permitiu a reflexão sobre a visão que as professoras entrevistadas dispõe do processo de alfabetização dos alunos de origem boliviana não falantes do português. Constatou-se uma carência de formação continuada alinhada às necessidades das professoras em sala de aula em relação aos alunos de origem boliviana, configurando como uma barreira à implementação de práticas pedagógicas voltada para a promoção da equidade que favoreça a autonomia dos alunos de origem boliviana no processo de alfabetização.
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            A democratização do Ensino Superior e a Política Nacional de Assistência Estudantil: um estudo sobre os beneficiários do Auxílio Permanência na UFMS Câmpus do Pantanal
            Curso Mestrado em Educação
            Tipo Dissertação
            Data 23/05/2025
            Área EDUCAÇÃO
            Orientador(es)
            • Fabiano Quadros Ruckert
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Gonçalina Francisca de Oliveira Martta
              Banca
              • Caroline Elizabel Blaszko
              • Elisete Enir Bernardi Garcia
              • Fabiano Quadros Ruckert
              • José Edimar de Souza
              • Rodrigo Lima Nunes
              Resumo RESUMO

              A presente dissertação analisa os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN), na Linha de Pesquisa “Gênero e sexualidades, cultura, educação e saúde”. O trabalho insere-se no campo da Sociologia da Educação, à medida em que busca analisar as relações entre a democratização do Ensino Superior e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído em 2010, por meio do Decreto n. 7.234/2010. O objeto geral da pesquisa consiste em identificar nas políticas públicas os meios fornecidos pelo governo para a permanência dos estudantes de origem popular no Ensino Superior público, e as medidas usadas pelos órgãos federais para reduzir as adversidades vivenciadas pelos estudantes durante a graduação. O objetivo específico dessa dissertação incide nas percepções que um conjunto de 16 discentes contemplados pelo Auxílio Permanência elabora sobre a experiência de cursar o Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e como criam estratégias para superar as adversidades no Ensino Superior. Esses estudantes residem na cidade de Corumbá (MS) e no biênio 2023-2024 estavam cursando a Graduação na UFMS, no CPAN. No seu escopo mais amplo, a pesquisa aborda os significados do Ensino Superior para estudantes procedentes de famílias com baixa renda que recebem o Auxílio Permanência e apresenta uma reflexão sobre as relações que estes estudantes estabelecem com as iniciativas do Estado e com a própria Universidade.Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja metodologia está composta de quatro etapas: na primeira realizamos a revisão bibliográfica sobre o tema; na segunda, identificamos os discentes do Campus do Pantanal (CPAN) que se enquadravam na condição de vulnerabilidade; na terceira aplicamos um questionário semiestruturado para coletar informações sobre o conjunto dos participantes; e na quarta etapa usamos Cartas Pedagógicas para conhecer as percepções dos beneficiários. Teoricamente, a pesquisa dialoga com a Sociologia da Educação e se aproxima da concepção freiriana de educação como experiência dialógica pautada na escuta e na valorização dos saberes discentes. A partir da articulação entre a empiria da produção e coleta de dados e a interpretação teórica, refletimos sobre as intencionalidades e resultados do Auxilio Permanência, dentro do contexto mais amplo da Política Nacional de Assistência Estudantil.

              Palavras chave: Ensino Superior, Assistência Estudantil; Auxílio Permanência; Sociologia da Educação, Democratização do Ensino Superior.
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                RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO POLÍTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO/MS
                Curso Mestrado em Educação
                Tipo Dissertação
                Data 04/04/2025
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                  Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                    Banca
                      Resumo
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                        ESTÉTICA E DOCÊNCIA ESTÉTICA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL FREIRIANO: UM ESTUDO TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 25/03/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Aline de Novaes Conceicao
                        Coorientador(es)
                        • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                        Orientando(s)
                        • Selma Gonçalves Paré
                        Banca
                        • Aline de Novaes Conceicao
                        • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                        • Isabella Fernanda Ferreira
                        • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                        • Nájela Tavares Ujiie
                        • VIVIANE RODRIGUES DE ALMEIDA FORLIN
                        Resumo A presente dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Educação Social, linha de pesquisa “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN), e tem como tema a Educação Estética, tendo como objeto de pesquisa o pensamento de Paulo Freire. A problematização surgiu a partir da seguinte questão: quais contribuições o pensamento freiriano pode oferecer para entendermos a Educação Estética e a conceituação de Docência Estética? A partir disso, o objetivo geral consiste em: examinar as contribuições de Paulo Freire para uma Docência Estética e a especificidade desse objetivo abrange: conceituar a Educação Estética e as características das práticas pedagógicas que a compõem; apresentar a noção de Docência Estética; identificar proposições estéticas nos escritos freirianos que abordam experiências que o levaram à paixão pela docência e que tratam a sua visão sobre práticas pedagógicas e docência e ampliar reflexões sobre a Docência Estética na contemporaneidade. A pesquisa adota uma metodologia teórico-bibliográfica, com uma abordagem qualitativa pautada na dialogicidade freiriana e na aproximação de sua obra com a Educação Estética e a Docência Estética. A Educação Estética é uma formação cujo objetivo é expandir as questões existenciais do ser humano, promovendo o desenvolvimento de aspectos como a sensibilidade, o gosto, a preferência, a empatia, a observação e a percepção, a intuição, o maravilhamento e a indignação, bem como o apreço pela relação com linguagens da arte elaboradas no decorrer da história da humanidade. A Educação Estética busca refletir sobre as interações e práticas entre professores, estudante e os objetos de conhecimento, bem como sobre o ensino, a aprendizagem, a escola e a sociedade. A análise foi realizada por meio da leitura, apropriação e recontextualização de duas obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. Os resultados das análises evidenciaram a Docência Estética como uma docência criativa, que abrange características como o acolhimento, a afetividade e a empatia, que não se dissocia dos domínios da política e da ética, incentivando a liberdade e a autonomia na formação de sujeitos criativos e sensíveis em suas reflexões sobre o eu, o outro, o mundo e os objetos de conhecimento. Uma docência criativa, sensível à boniteza da prática educativa, que se inquieta sobre como seu testemunho da humanidade será apresentado dentro do ensaio estético e ético da criação.
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                        AS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS ESCRITA E MUSICAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CORUMBÁ/MS: O RAP NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 18/03/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Silvia Adriana Rodrigues
                        Coorientador(es)
                        • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                        Orientando(s)
                        • Leonardo Caamaño Natividade Silva
                        Banca
                        • Aline de Novaes Conceicao
                        • Dulcinéia Beirigo de souza
                        • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
                        • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                        • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                        • Silvia Adriana Rodrigues
                        Resumo O presente estudo está vinculado a Linha de Pesquisa: Práticas educativas, formação de
                        professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Mestrado em Educação
                        da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, que tem como área de
                        concentração a Educação Social. Tem como objeto de pesquisa as relações entre a linguagem
                        escrita e a linguagem musical (gênero rap) e como problema a identificação da ausência de
                        práticas educativas com a linguagem musical na escola. Assim, o objetivo geral foi
                        compreender a perspectiva de professoras alfabetizadores(as) sobre a intersecção entre as
                        referidas linguagens, com destaque para a articulação do gênero musical rap com a linguagem
                        escrita no processo de alfabetização. Teve ainda como objetivos específicos: identificar nas
                        concepções de professoras alfabetizadoras, o papel da música, e em específico o rap, no
                        contexto da alfabetização; reconhecer as bases e recursos que as professoras utilizam para
                        relacionar a linguagem escrita com a musical em suas práticas cotidianas; refletir sobre
                        caminhos e práticas de formação que articulem as linguagens escrita e musical no processo de
                        alfabetização e verificar e discutir as determinações didático-pedagógicas referentes à música
                        e sua relação com a alfabetização nos documentos norteadores da Educação nos Anos Iniciais
                        do Ensino Fundamental do município de Corumbá/MS. O trabalho de pesquisa, com abordagem
                        qualitativa, se desdobrou em duas dimensões interligadas: descritiva e exploratória, tendo como
                        participantes professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá/MS. Para a
                        coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto às professoras, bem como
                        examinados os documentos que orientam a educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
                        do município. A análise e interpretação dos dados, conduzidas a partir da técnica de Análise do
                        Discurso bakhtiniana, permitiu desvelar as diversas vozes que apontam que, embora a música
                        se faça presente na prática pedagógica das professoras, ela ainda ocupa um lugar secundário na
                        escola. O rap, por sua vez, ainda não é integrado ao processo de alfabetização, embora seja
                        amplamente conhecido pelas crianças e reconhecido pelas professoras pelo seu potencial
                        pedagógico.
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                        ASPECTOS HISTÓRICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FUNDAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA APAE DE CORUMBÁ (MS)
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 27/02/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Alessandra Rodrigues de Freitas
                          Banca
                          • Fabiano Antonio dos Santos
                          • Fabiano Quadros Ruckert
                          • Katia Regina Moreno Caiado
                          • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                          • Regina Tereza Cestari de Oliveira
                          Resumo Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa “Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão
                          social” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus do Pantanal/UFMS e tem como objetivo
                          geral analisar o processo de implantação e implementação da Associação de Pais e Amigos dos
                          Excepcionais (APAE) de Corumbá (MS) no contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Tem
                          como objetivos específicos: Compreender a relação da APAE com a educação, buscando o lugar da
                          escolarização das pessoas PEE naquele contexto; Compreender a atuação da APAE junto ao Estado,
                          buscando identificar as questões de financiamento naquilo que chamamos de relação público-privado;
                          Identificar na sua relação com a saúde o perfil dos atendimentos; Identificar a relação da APAE com a
                          FENAPAES e a força política implicada nessa relação e presente nos diferentes momentos da história
                          da Educação Especial no Brasil. A pesquisa é caracterizada como documental, com base na natureza da
                          fonte, que consistiu no primeiro Livro de Atas da instituição, que contém informações de sua atuação
                          desde sua fundação em 1971, até o ano de 1990, que configurou no nosso recorte temporal. A perspectiva
                          teórica adotada é o materialismo histórico-dialético, pois entendemos ser impossível compreender os
                          fatos isolados de sua materialidade. Tem como hipótese que o surgimento e a consolidação da APAE de
                          Corumbá se assemelham com a formação de outras APAEs no Brasil, e deram-se como resultado de
                          experiências sociais, culturais e políticas vivenciadas na região naquela época, cujas transformações
                          ocorridas em nossa economia e sociedade, somados à influência estrangeira, contribuíram para o seu
                          delineamento e sua formação. Os resultados apontaram que a instituição foi fundada por uma elite social
                          com influência política, logo filiou-se à FENAPAES e dela recebia seus direcionamentos. Recebia
                          subsídios do Estado por meio de convênios e bolsas de estudos conforme previa a LDB/61, além de
                          grandes arrecadações, oriundas da mobilização da sociedade civil que sempre prestava apoio. Na
                          escolarização, a instituição buscava parcerias com a sociedade civil através do voluntariado e na saúde
                          investiu valores consideráveis para montar um Centro de Reabilitação, demonstrando sua atenção para
                          um modelo médico de deficiência.
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                          PENSAR A EDUCAÇÃO ESTÉTICA E A CRIAÇÃO A PARTIR DA VIDA E CANÇÕES DE DONA IVONE LARA
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 26/02/2025
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Enmilly da Costa Coffacci
                            Banca
                            • Aline de Novaes Conceicao
                            • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                            • Leandro Costa Vieira
                            • Marcus Vinicius da Cunha
                            • Silvia Adriana Rodrigues
                            Resumo O presente trabalho Pensar a educação estética e a criação a partir da vida e canções de Dona Ivone Lara insere-se na linha de pesquisa práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Pantanal(UFMS-CPAN). O objeto de estudo da pesquisa é a educação estética, compreendida como voltada para o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade expressiva, imaginativa e criativa da pessoa. O objetivo geral da pesquisa foi examinar a vida e letras das canções de Dona Ivone Lara para visibilizar posicionamentos que contribuam para a compreensão da educação estética e da atitude criativa no contexto da educação. Configuraram-se como
                            objetivos específicos da pesquisa: (i) conhecer a história de vida (biografia) de Dona Ivone Lara, identificando o que contribuiu para o seu desenvolvimento sensível e criativo; (ii) compreender e visibilizar processos e/ou posicionamentos que emanam das produções musicais de Dona Ivone Lara; (iii) pensar a educação estética e a atitude criativa considerando a vida e as composições de Dona Ivone Lara. Essa é uma pesquisa qualitativa e com finalidades exploratória e descritiva. Operacionalmente, o processo metodológico abarcou: estudo de obras biográficas de Dona Ivone Lara, escolha e análise de canções de Lara, recontextualizações dos posicionamentos emanados nas produções musicais de Dona Ivone Lara, ou das interpretações realizadas, no campo da educação, com vistas a pensar a educação estética e a atitude criativa. Os resultados indicam que a educação estética se desenvolve por meio da participação ativa dos sujeitos em experiências com qualidades sensíveis, não podendo ser dissociada do cotidiano escolar e das interações sociais. Destaca-se a importância da vivência do belo na motivação dos estudantes, possibilitando a imaginação de novos cenários e perspectivas. A arte, nesse sentido, revela-se essencial para estimular a formação de sujeitos éticos e humanizados, não como ferramenta didática, mas como meio de deslocamento das lógicas estabelecidas, impulsionando o pensamento crítico e coletivo. Quanto à atitude criativa, a pesquisa sugere que a imaginação e a criatividade se fortalecem quando as emoções e experiências são amplamente trabalhadas e expressas. O ato criativo tem suas raízes na sensibilidade e nos repertórios individuais, sendo potencializado pelo diálogo com outras vivências e perspectivas, possibilitando a ressignificação de sentidos e a construção de produções autênticas.
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                            INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 26/02/2025
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Barbara Amaral Martins
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • LARISSA TAYNARA DOS SANTOS BRANDÃO
                              Banca
                              • Andressa Santos Rebelo
                              • Barbara Amaral Martins
                              • Fabiano Quadros Ruckert
                              • Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
                              • Rosemeire de Araújo Rangni
                              Resumo No cenário atual, ainda é comum relacionar o público da educação especial apenas a indivíduos que possuem alguma deficiência, esquecendo-se que fazem parte também deste público as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD). A falta de conhecimento sobre este assunto causa uma certa estranheza para muitos, entre outros fatores que podem se tornar conflitantes tanto para os sujeitos quanto para o meio social, pois a desinformação colabora para a perpetuação de falsas ideias a respeito deste público, e tais estereótipos podem criar uma série de barreiras na vida educacional, profissional e em outros aspectos desses indivíduos. Torna-se necessária a ampliação de estudos referentes à Educação Superior, visto que existem lacunas quando se trata do processo de identificação no contexto universitário, desde a falta de visibilidade destes estudantes até a carência de instrumentos que visam a identificação com o intuito de proporcionar apoio a estes sujeitos. Afinal, estes se fazem presente na sociedade e muitas vezes não são ao menos notados durante a sua trajetória. Isto posto, neste estudo investigou-se a presença de estudantes com indicadores de AH/SD nos cursos ofertados em uma instituição pública de Educação Superior na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Desta forma, esta pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa, a qual tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo na instituição, tendo sido utilizados como instrumentos para a coleta dos dados: a ficha de sociograma, o levantamento do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e a aplicação de questionários (QIIAHSD – Adultos e QIIAHSD – Segunda Fonte). Ao todo, 50 acadêmicos de diferentes cursos participaram deste estudo. O procedimento de análise foi feito da seguinte maneira: a ficha de sociograma foi analisada quantitativamente mediante ranqueamento; enquanto que a análise do CRA se deu a partir da mediana e intervalo interquartil, considerando o terceiro quartil (Q3) como o ponto de corte dos valores. No que tange à contagem dos pontos dos questionários QIIAHSD – Adultos e QIIAHSD – Segunda Fonte, ocorreu com base no critério proposto pelo próprio material, que consistiu em fazer a somatória de um (1) ponto por pergunta. Para análise desses pontos, optou-se pelo uso da fórmula que permite obter os valores dos quartis para cada um dos questionários e assim como no CRA, o ponto de corte foi o Q3. O espaço universitário foi selecionado para a realização deste estudo pelo motivo de abranger uma determinada faixa etária que ainda necessita de mais produções que investiguem este público neste ambiente, tendo como foco pessoas adultas. Os resultados indicam que foi possível encontrar estudantes com indicadores de AH/SD na Educação Superior. Durante o processo de análise dos resultados, houve estudantes com destaque em um ou mais instrumentos aplicados, entretanto, de acordo com os critérios estabelecidos neste estudo para considerar aqueles que manifestaram indicadores de AH/SD se deu com base nos acadêmicos que se sobressaíram em três ou quatro dos instrumentos utilizados. Dessa forma, com a aplicação de mais de um instrumento e a partir do procedimento de triangulação dos dados de cada participante, de modo a ter uma perspectiva minuciosa do fenômeno, obteve-se como resultado o quantitativo de sete estudantes com fortes indicadores de AH/SD no ambiente universitário, correspondendo a 14% do total dos participantes. Nesse sentido, espera-se que a implementação deste estudo contribua no avanço de discussões, reflexões e futuras pesquisas que abordem as AH/SD em diferentes espaços e faixas etárias distintas, bem como colabore com a redução da invisibilidade de um público que ainda tem carência em ser investigado e educacionalmente reconhecido.

                              Palavras-chave: Ensino Superior. Altas habilidades. Superdotação. Educação Especial. Identificação.
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                              A educação social do jornal Tribuna para mulheres da sociedade Corumbaense de (1950-1964): uma análise teórico-crítica.
                              Curso Mestrado em Educação
                              Tipo Dissertação
                              Data 24/02/2025
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Isabella Fernanda Ferreira
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • LARISSA MOSCIARO FARIA
                                Banca
                                • Claudia Araujo de Lima
                                • Isabella Fernanda Ferreira
                                • Nivaldo Alexandre de Freitas
                                • Roselaine Ripa
                                • Tiago Duque
                                Resumo Essa pesquisa visa investigar através das descrições críticas o conteúdo da coluna Sociais
                                pertencente ao jornal Tribuna, um importante veículo de comunicação da cidade de Corumbá
                                no período de 1950-1964. Na coluna era possível observar as seguintes informações: regras de
                                etiqueta social e individual; novidades da moda; maquiagem; conselhos geralmente destinados
                                às mulheres na maneira de como tratar os maridos; sabedoria do lar que implicava em orientálas nas tarefas domésticas seja como cuidar do filho; tirar manchas de roupa; piadas;
                                curiosidades variadas; culinária com receitas doces, salgadas, entradas, prato principal, que era
                                ensinada diariamente, tudo isso com o objetivo de aprimorar as práticas domésticas. O
                                desenrolar do estudo se dá pela escolha e reflexão de dois temas centrais: corpo e trabalho
                                doméstico que se contrapõem quando a coluna é colocada em comparação a periódicos
                                feministas que tratam da mesma temática sob óticas totalmente distintas. Caracteriza-se por ser
                                de caráter documental com o uso de fonte primária, abordagem qualitativa crítica o que
                                contribui para entender que a educação não ocorre somente por meio das instituições de ensino,
                                demonstrando por meio das fontes que o jornal também educa quando faz essa mediação
                                educativa/ social.
                                Palavras-chave: Tribuna. Colunas sociais. Gênero. Educação Social. Descrição Crítica.
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                                VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE 10 ANOS EM CORUMBÁ-MS
                                Curso Mestrado em Educação
                                Tipo Dissertação
                                Data 21/02/2025
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Fabiano Quadros Ruckert
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Jéssica Cecília Rodrigues Leão
                                  Banca
                                  • Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
                                  • Fabiano Quadros Ruckert
                                  • José Edimar de Souza
                                  • LILIANE PEREIRA DE SOUZA
                                  • Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
                                  Resumo Este estudo faz parte do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós
                                  graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus
                                  do Pantanal, na Linha de Pesquisa Gênero e Sexualidades, Cultura, Educação e
                                  Saúde. Esta pesquisa teve como proposta investigar casos de violência escolar que
                                  foram registrados em Boletins de Ocorrência, no período de 2009 a 2019, na
                                  Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso (DAIJI), situada no município
                                  de Corumbá – Mato Grosso do Sul (MS). Ao analisar a Violência Escolar por
                                  intermédio dos B.O.s, a pesquisa busca responder a três questões principais: o que
                                  os B.O.s dizem sobre a violência escolar em Corumbá-MS; porque atores sociais
                                  (docentes, estudantes e familiares) formalizam denúncias na delegacia; e como as
                                  instituições de ensino reagem a esses casos. Metodologicamente, os B.O.s serviram
                                  como fontes documentais para compor um panorama da violência escolar em
                                  Corumbá - MS. As informações coletadas por esta pesquisa foram tabuladas para
                                  quantificar variáveis como gênero e faixa etária dos envolvidos, as instituições onde
                                  os fatos ocorreram, as motivações para os registros e as tipologias dos atos
                                  infracionais praticados. Embora os B.O.s não abranjam todos os tipos de violência
                                  escolar, entendemos que fornecem uma visão significativa dos aspectos tipológicos e
                                  da quantificação dos atores sociais envolvidos, contribuindo para uma melhor
                                  compreensão do fenômeno da violência nas escolas de Corumbá. A pesquisa será
                                  precedida por uma revisão bibliográfica abrangente, englobando a literatura
                                  acadêmica relacionada à violência escolar, bem como as contribuições teóricas de
                                  Foucault e Arendt na análise das dinâmicas de poder nas interações sociais e como
                                  estas interferem na produção de violência. Entendemos que a revisão da literatura
                                  sobre o fenômeno Violência Escolar é essencial para contextualizar e fundamentar a
                                  análise dos documentos coletados. Ainda que que tomemos Foucault e Arendt como
                                  referenciais teóricos para este estudo, no desenvolvimento deste trabalho
                                  explicitamos também as ideias de Hobbes (2003), Freud (1930), Marx (1985; 2013),
                                  Arendt (2022) e Foucault (1988; 2014).
                                  Palavras-chave: violência escolar; boletins de ocorrência; dinâmicas de poder.
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                                  A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IF) DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-M
                                  Curso Mestrado em Educação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 20/02/2025
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • MISHELLY OCUDA HENRIQUE DE LIMA
                                    Banca
                                    • Amanda de Mattos Pereira Mano
                                    • ANGÉLIGA PALL ORIANI
                                    • Eliane Giachetto Saravali
                                    • Fabiano Quadros Ruckert
                                    • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                    Resumo Este estudo faz parte da linha de pesquisa “Práticas educativas, formação de professores (as) educadores (as) em espaços escolares e não escolares” e teve como objetivo geral averiguar a perspectiva de professores atuantes nos IF quanto à identidade profissional docente. Assim, estruturaram-se os respectivos objetivos específicos: i) identificar os critérios para a lotação
                                    docente nos componentes curriculares dos IF; ii) traçar o perfil dos docentes que atuam nos IF de escolas públicas estaduais da cidade de Corumbá-MS, e iii) analisar em que medida a proposta dos IF contribui para a formação da identidade profissional do docente. O referido estudo justifica-se, principalmente, na relação entre o processo de identidade docente e as
                                    reformas curriculares do Ensino Médio, principalmente, nas especificidades da prática docente junto às propostas dos IF na Rede Estadual de Ensino (REE) em Corumbá-MS. Sob a perspectiva metodológica, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio da proposição de um questionário via Google forms, com perguntas abertas e fechadas que visaram coletar a trajetória profissional, formação, tempo de experiência e atuação docente
                                    nos IF. Participaram da pesquisa 24 docentes lotados nos IF da REE do município de Corumbá-MS. Os dados obtidos foram organizados e analisados utilizando-se da Análise de Conteúdo. As respostas dos docentes resultaram em diversas compreensões sobre o perfil docente frente à sua atuação nos IF, como também favoreceram a identificação de fatores que
                                    influenciam a (re) construção da identidade docente desses professores. Dentre o perfil dos participantes foi observada a diversidade dos profissionais lotados nos IF, tais como, bacharéis, tecnólogos e licenciados. Estes profissionais pontuaram a cansativa organização do trabalho pedagógico voltado para as propostas do Novo Ensino Médio (NEM), bem como a
                                    descaracterização da experiência docente e a distanciamento da identidade ao longo do processo. Ainda, apontaram a falta de estrutura e materiais para ministrar as aulas, como também a dificuldade de reinventar a docência com os recursos disponíveis nas unidades escolares. Estima-se que este estudo possa corroborar o desenvolvimento de novas políticas públicas educacionais de valorização docente, especialmente, dos IF no estado do Mato Grosso do Sul.
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                                    Carnaval, Educação e Mídias Digitais: o currículo e a pedagogia cultural da escola de samba mirim em Corumbá-MS
                                    Curso Mestrado em Educação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 20/02/2025
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                      Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                        Banca
                                        • Claudia Araujo de Lima
                                        • Clayton da Silva Barcelos
                                        • Esmael Alves de Oliveira
                                        • Isabella Fernanda Ferreira
                                        • Tiago Duque
                                        Resumo
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                                          CRIAÇÃO DO CENTRO MULTIPROFISSIONAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL (CMADIJ) EM CORUMBÁ, MS
                                          Curso Mestrado em Educação
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 18/02/2025
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • DAMIANA DA COSTA SANCHEZ OLIVEIRA
                                            Banca
                                            • Andressa Santos Rebelo
                                            • Caroline Elizabel Blaszko
                                            • Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
                                            • Regina Tereza Cestari de Oliveira
                                            Resumo Este estudo tem como foco a organização de um setor público para atender os estudantes
                                            Público da Educação Especial (PEE) denominado Centro Multiprofissional de Apoio ao
                                            desenvolvimento Infanto-juvenil (CMADIJ) em Corumbá, MS. O objetivo geral foi conhecer
                                            e analisar a criação desse Centro e os objetivos específicos foram: identificar se existiam
                                            matrículas de alunos PEE nas salas de aulas comuns; conhecer os documentos orientadores
                                            do município nesse período (1990-2004); documentar a criação do Centro Multiprofissional
                                            de Apoio ao Desenvolvimento Infanto-juvenil (CMADIJ) e suas funções no contexto social
                                            corumbaense. O recorte temporal é de 1990 a 2004 e sua escolha justifica-se na seguinte
                                            forma: há pesquisas que registram aspectos da Educação Especial no município da década de
                                            1970 até 1990 e após 2004, de modo que foi identificada uma lacuna de informações sobre o
                                            atendimento escolar aos alunos da Educação Especial no período delimitado. Esta pesquisa
                                            se desenvolve sob uma abordagem qualitativa, do tipo documental, priorizando a descrição
                                            do processo de criação desse centro de atendimento. O estudo investiu especialmente na
                                            análise das atas do Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Saúde, bem
                                            como nos documentos nacionais e locais. O levantamento de documentos e da literatura
                                            especializada ocorreu nos acervos públicos online dos órgãos oficiais brasileiros, no acervo
                                            disponível online e físicos do Centro de Referência de Estudos da Infância e da Adolescência
                                            – Ester Senna (CREIA/UFMS), no acervo da professora Gilberta Jannuzzi, que se encontra
                                            na Unicamp, sob a guarda da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
                                            (ABPEE), no acervo do Portal dos Pioneiros e na biblioteca do Instituto de Educação da
                                            Universidade de Lisboa. Observou-se, nos pareceres, decretos e normativas, a preocupação
                                            com a inclusão dos alunos PEE no ensino regular, na classe comum. Verificou-se que o
                                            CMADIJ foi um centro de grande relevância para o contexto corumbaense e aos poucos foi
                                            sendo esvaziado, até que, em 2022, deixou de existir. Conclui-se que a Educação Especial, no
                                            município de Corumbá, tem se reestruturado a cada gestão, sem a preocupação com a
                                            manutenção ou avaliação dos serviços existentes, e que as mudanças políticas interferem nas
                                            formas de atendimentos oferecidos, na prática pedagógica e no trabalho inclusivo.
                                            Palavras Chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão.
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                                            Escolarização de estudantes de origem boliviana público da Educação Especial em Corumbá-MS: a perspectiva das famílias
                                            Curso Mestrado em Educação
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 03/02/2025
                                            Área EDUCAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • Andressa Santos Rebelo
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • AURILUCIA ARAÚJO GALENO
                                              Banca
                                              • Aline Maira da Silva
                                              • Andreliza Cristina de Souza
                                              • Andressa Santos Rebelo
                                              Resumo O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social do Mestrado em Educação da Universidade Federal no Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN) e ao Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN/UFMS). Nesta pesquisa temos por objetivo analisar o processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial de origem boliviana em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (MS), na perspectiva de suas famílias, e temos como objetivos específicos: a) mapear as produções recentes sobre a perspectiva das famílias dos estudantes público da Educação Especial, em relação à inclusão escolar; b) catalogar as produções recentes sobre a escolarização dos estudantes bolivianos nas escolas brasileiras; c) verificar as perspectivas das famílias participantes sobre a escolha por uma escola brasileira, a busca por escolarização no Brasil, os benefícios sociais, os serviços intersetoriais que auxiliam no processo de escolarização, e a relação família e escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi feita revisão de literatura, a fim de conhecer os estudos já realizados sobre o tema e entrevistas semiestruturadas com familiares de alunos de uma escola municipal de Corumbá-MS. Para a coleta de dados, foram realizadas 10 entrevistas, sendo uma com um irmão, seis com mães, e três com pais de alunos Público da Educação Especial, as entrevistas foram analisadas por meio da análise temática. Os trabalhos levantados nas revisões bibliográficas, apontaram a presença de alunos imigrantes nas escolas de Corumbá, e também ressaltaram instituições escolares enfrentam dificuldades na elaboração de estratégias que promovam uma maior interação e aproximação com as famílias dos alunos. Os resultados das análises de dados das entrevistas indicam que as famílias acreditam que as escolas brasileiras possuem profissionais qualificados para atender a demanda de seus filhos e, para isso, buscam adequar suas vidas para conseguir matricular e manter a frequência deles nas escolas e nos diferentes serviços intersetoriais necessários. Os entrevistados também relataram a utilização de benefícios sociais e as contribuições deles no processo de escolarização de seus filhos. Sobre a relação com as escolas, as respostas demonstram que isso ocorre principalmente por meio de mídias sociais, dada a dificuldade de comunicação em decorrência das diferentes línguas, mostrando a necessidade de formação, bem como de cursos para professores e famílias (de Português, Libras e Espanhol, por exemplo) que proporcionem maior inclusão nas escolas para os alunos e suas famílias. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com professores e gestores das escolas, de forma que eles possam ter olhares mais atentos às famílias, promovendo uma escolarização humanizada, considerando as diferenças e a diversidade.
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                                              O ensino de Matemática no contexto pós-pandemia da Covid 19 na perspectiva de professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS
                                              Curso Mestrado em Educação
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 19/11/2024
                                              Área EDUCAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                              • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Andrea Maria do Espirito Santo Monteiro
                                                Banca
                                                • André Luiz Regis de Oliveira
                                                • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                                • Silvia Adriana Rodrigues
                                                • Vanda Moreira Machado Lima
                                                Resumo Esta dissertação está vinculada ao curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, área de concentração em Educação Social, na Linha de Pesquisa Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. A pesquisa tomou como objeto de estudo o ensino de matemática no período de alfabetização, que se agravou com a pandemia decorrente da Covid-19, ficando evidenciado no retorno às aulas presenciais. Isso não apenas complicou a mediação dos conhecimentos, como também aumentou o fosso na aprendizagem, afetando negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes nessa fase crucial de formação educacional. Para tanto, tem a seguinte questão mobilizadora: que ações que foram adotadas pelos(as) docentes em turmas iniciais do Ensino Fundamental, especificamente com crianças na faixa etária entre 6 e 9 anos (1º ao 3º ano), para recuperar as lacunas no aprendizado da matemática? O objetivo geral deste estudo foi compreender a visão das professoras alfabetizadoras sobre o ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Corumbá-MS, no contexto pós-pandemia. Nos objetivos específicos, buscou-se: (i) conhecer o perfil formativo e profissional dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) participantes do estudo; (ii) levantar as estratégias utilizadas pelos professores(as) alfabetizadores(as) no ensino da matemática em turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental a partir de 2022, no retorno das aulas presenciais; (iii) identificar os desafios do ensino de matemática no contexto pós-pandemia apresentados pelos(as) professores(as) alfabetizadores(as); (iv) refletir sobre as necessidades formativas dos professores(as) alfabetizadores(as) para atuarem no ensino de matemática, após o retorno das aulas presenciais, no contexto pós-pandemia. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa se debruçou sobre a análise de práticas pedagógicas e estratégias de ensino utilizadas pelos professores nesse contexto adverso. Foram considerados aspectos como a adaptação de métodos de ensino à educação remota, o uso de tecnologias digitais e a reorganização dos conteúdos curriculares. A pesquisa também buscou identificar os principais obstáculos enfrentados pelos docentes no retorno às aulas presenciais, quando verificaram os níveis de conhecimentos dos alunos e as disparidades socioeconômicas que afetaram o acesso ao ensino de qualidade. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professoras que atuaram, em 2022 e 2023, nas turmas de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental I) e aceitaram participar do estudo. A análise dos dados desta pesquisa teve como foco contribuir para uma reflexão sobre a temática, com vistas a promover um novo olhar para o aprendizado no contexto pós-pandemia. Os resultados indicam a necessidade de incentivo e mudanças no desenvolvimento de práticas docentes que exigem adaptações e inovações pedagógicas, especialmente no que se refere à formação prática dos professores. Essas formações devem ser orientadas a estimular aos alunos a compreenderem a matemática de forma contextualizada, e de modo a compreendê-la e percebê-la em seu cotidiano.
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                                                EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS DE SAMBA DE CORUMBÁ: APRENDIZAGENS ÉTICO-ESTÉTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL
                                                Curso Mestrado em Educação
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 18/11/2024
                                                Área EDUCAÇÃO
                                                Orientador(es)
                                                • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • Lyanne Pessoa de Oliveira Marin
                                                  Banca
                                                  • Elmir de Almeida
                                                  • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                  • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                                  Resumo Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), situando-se na linha 2 de pesquisa, “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”. As experiências de mestres em escolas de samba corumbaenses são tomadas como objeto de pesquisa. O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar experiências mobilizadas por meio do carnaval e de escolas de samba de Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS), discutindo suas relações com a formação estética. Para a consecução dessa finalidade, os objetivos específicos da pesquisa foram: (i) compreender os fins e os meios da educação social, assim como as suas relações com a educação estética; (ii) identificar as experiências vividas por mestres de escolas de samba de Corumbá/MS; e (iii) discutir as relações entre as experiências promovidas nos espaços de carnaval, bem como das escolas de samba de Corumbá/MS, a educação social e a formação estética. A pesquisa teve natureza qualitativa e exploratória, abarcando uma etapa de estudos bibliográficos e uma etapa de investigações empíricas. A principal técnica para a coleta de dados da pesquisa foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados coletados no trabalho empírico foi elaborada considerando a identificação das temáticas comuns apresentadas nas narrativas dos entrevistados. As discussões dos dados da pesquisa foram guiadas, principalmente, pelo aporte teórico de John Dewey e de Roberto DaMatta. Os resultados indicam que são experiências mobilizadas por meio do carnaval e de escolas de samba de Corumbá/MS: a democratização da cultura, o desenvolvimento de habilidades artísticas, a retomada da ligação entre a arte e a vida, a inversão social e cultural, a projeção de realidades inexistentes, que transcendem a realidade; a aprendizagem coletiva, onde os papéis se ampliam e o protagonismo de cada indivíduo vai além do que lhe é designado no dia a dia, a competitividade, que coexiste em uma relação dialética com a solidariedade comunitária, e a configuração de um ética que, suspendendo normas rígidas que ordenam o dia a dia, privilegia a igualdade e a celebração coletiva. As experiências identificadas por meio das narrativas dos mestres de escolas de samba de Corumbá/MS revelam uma profunda conexão com a formação estética. Verifica-se que a formação estética no espaço das escolas de samba tem potencial para fomentar aprendizagens ético-estéticas no contexto da educação social.
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                                                  AUTOBIOGRAFIA E EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS: CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA.
                                                  Curso Mestrado em Educação
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 05/09/2024
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                  Coorientador(es)
                                                  • Silvia Adriana Rodrigues
                                                  Orientando(s)
                                                  • Regina coelho Nogueira de Melo
                                                  Banca
                                                  • Aline de Novaes Conceicao
                                                  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
                                                  • Dulcinéia Beirigo de souza
                                                  • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                  • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                                  • Silvia Adriana Rodrigues
                                                  Resumo Esta pesquisa, intitulada: “Autobiografia e experiências sensíveis: caminhos da constituição de uma professora alfabetizadora”, insere-se na linha de pesquisa Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - do Câmpus do Pantanal. O trabalho tem sua semente plantada em 2020, no curso de pós-graduação lato sensu em alfabetização e letramento da UFMS, quando tive a oportunidade de iniciar um trabalho científico com uso da narrativa, em formato de Memorial, que se constituiu como trabalho de conclusão de curso. Naquele momento percebi que ainda tinha muito o que aprender sobre os processos que envolvem experiências e a constituição identitária do professor alfabetizador. Assim, o problema de pesquisa são os caminhos trilhados pela professora alfabetizadora e o objeto de estudo a constituição identitária do professor alfabetizador. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os caminhos da constituição identitária de uma professora alfabetizadora. Para o alcance dessa finalidade temos os seguintes objetivos específicos: (I) retomar e refletir sobre a própria trajetória enquanto professora alfabetizadora; (II) identificar momentos significativos na construção da identidade docente; (III) identificar e discutir as lacunas que precisam ser preenchidas na formação da professora alfabetizadora. Buscamos refletir sobre os caminhos e experiências que levam o professor alfabetizador a sua constituição identitária com uso da metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a constituição identitária de uma professora alfabetizadora requer uma formação sólida e continuada. É essencial que essa formação inclua artes, experiências culturais variadas, literatura, jogos e diálogos coletivos, enriquecendo o repertório do professor com múltiplas formas de linguagem e experiências sensíveis. A pesquisa sugere que, para preencher as lacunas na formação do professor alfabetizador, é crucial garantir o desenvolvimento da sensibilidade, por meio de encontros que promovam a apreciação artística, o contato com a natureza e a reflexão sobre as multiplicidades culturais e as histórias humanas. Esses encontros devem incentivar os professores a expressar suas dúvidas e fragilidades de maneira sincera e poética, promovendo um debate coletivo que contribua para uma formação mais humana e transformadora.
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                                                  Necessidades formativas de professores(as) alfabetizadores(as) que atuam em escolas da região de fronteira Brasil/Bolívia
                                                  Curso Mestrado em Educação
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 04/09/2024
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • KAMILE FRIAS CLAROS
                                                    Banca
                                                    • Ana Paula Ferreira da Silva
                                                    • Erika Natacha Fernandes de Andrade
                                                    • Marcia Regina do Nascimento Sambugari
                                                    • Silvia Adriana Rodrigues
                                                    • Suzana Vinicia Mancilla Barreda
                                                    • Vanda Moreira Machado Lima
                                                    Resumo Esta pesquisa faz parte do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus do Pantanal, com área de concentração em Educação Social e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas educativas, formação de professores (as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. A alfabetização é um processo dialógico no qual a relação professor/aluno e aluno/aluno é fundamental, sendo necessário levar em conta as peculiaridades de cada criança. Contudo, essa dimensão comunicativa se torna mais complexa quando a escola está num contexto territorial de países diferentes, onde há o contato com várias línguas. É o caso da cidade de Corumbá, localizada no oeste do estado de Mato Grosso do Sul, e tem como país vizinho a Bolívia. Essa realidade nos levou ao problema que é a falta de formação específica do(as) professor(a) alfabetizador(a) para atuar em escolas corumbaenses inseridas na região de fronteira internacional em que há alunos(as) de origem boliviana que não têm a Língua Portuguesa como língua materna. Buscou-se responder às seguintes questões: que tipo de formação eles(as) recebem ou buscam para lidar com essa especificidade no processo de alfabetização? Quais são as suas necessidades formativas? O objetivo geral foi compreender as necessidades de formação de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá, MS que atuam em turmas com alunos de origem boliviana que não têm a Língua Portuguesa como língua materna. Os objetivos específicos foram: (a) verificar as possibilidades de suportes oferecidos para a formação dos(as) professores(as) alfabetizadores(as); e (b) refletir sobre as necessidades formativas dos(as) professores(as) para alfabetizar em turmas que que há alunos de origem boliviana falantes de outra língua. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com oito professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá que atuam em turmas de 1º e 2º ano dos Anos Iniciais que possuem alunos que têm o espanhol como língua materna. Os dados produzidos foram organizados em eixos temáticos e analisados a partir de alguns elementos da análise de conteúdo da vertente francesa, buscando as recorrências nos depoimentos dos(as) participantes. Da análise empreendida quanto às possibilidades de suportes oferecidos para a formação dos(as) professores(as) percebeu-se que há poucos materiais disponibilizados, tais como livros, jogos, pois a ênfase está no contexto brasileiro. Eles(as) buscam pesquisar na internet textos, cursos, vídeos que possam contribuir em suas práticas de alfabetização. A maioria não tem conhecimento da língua espanhola, tornando um desafio para a relação professor/aluno, mas busca formas de comunicação e o tempo de exercício na docência tem contribuído na formação deles(as). Com relação às necessidades formativas para atuar em turmas de alfabetização, foi recorrente a necessidade de ações abordam: questões linguísticas; formas de avaliar as crianças a partir de suas necessidades e singularidades; imersão à cultura fronteiriça; acesso à literatura, contos bolivianos; aprendizagem da língua espanhola dentro da escola. Com a realização deste estudo buscou-se registrar as demandas de formação para a alfabetização em escolas de fronteira, possibilitando pensar em proposições de políticas de formação no município de Corumbá.
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