O ensino de Matemática no contexto pós-pandemia da Covid 19 na perspectiva de professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Andréa Maria do Espírito Santo
|
Banca |
- André Luiz Regis de Oliveira
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Silvia Adriana Rodrigues
- Vanda Moreira Machado Lima
|
Resumo |
|
Download |
|
|
EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS DE SAMBA DE CORUMBÁ: APRENDIZAGENS ÉTICO-ESTÉTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Lyanne Pessoa de Oliveira
|
Banca |
- Elmir de Almeida
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Resumo |
|
Download |
|
|
AUTOBIOGRAFIA E EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS: CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA. |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Regina coelho Nogueira de Melo
|
Banca |
- Aline de Novaes Conceicao
- Camila Alberto Vicente de Oliveira
- Dulcinéia Beirigo de souza
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Silvia Adriana Rodrigues
|
Resumo |
Esta pesquisa, intitulada: “Autobiografia e experiências sensíveis: caminhos da constituição de uma professora alfabetizadora”, insere-se na linha de pesquisa Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - do Câmpus do Pantanal. O trabalho tem sua semente plantada em 2020, no curso de pós-graduação lato sensu em alfabetização e letramento da UFMS, quando tive a oportunidade de iniciar um trabalho científico com uso da narrativa, em formato de Memorial, que se constituiu como trabalho de conclusão de curso. Naquele momento percebi que ainda tinha muito o que aprender sobre os processos que envolvem experiências e a constituição identitária do professor alfabetizador. Assim, o problema de pesquisa são os caminhos trilhados pela professora alfabetizadora e o objeto de estudo a constituição identitária do professor alfabetizador. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os caminhos da constituição identitária de uma professora alfabetizadora. Para o alcance dessa finalidade temos os seguintes objetivos específicos: (I) retomar e refletir sobre a própria trajetória enquanto professora alfabetizadora; (II) identificar momentos significativos na construção da identidade docente; (III) identificar e discutir as lacunas que precisam ser preenchidas na formação da professora alfabetizadora. Buscamos refletir sobre os caminhos e experiências que levam o professor alfabetizador a sua constituição identitária com uso da metodologia da pesquisa narrativa autobiográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a constituição identitária de uma professora alfabetizadora requer uma formação sólida e continuada. É essencial que essa formação inclua artes, experiências culturais variadas, literatura, jogos e diálogos coletivos, enriquecendo o repertório do professor com múltiplas formas de linguagem e experiências sensíveis. A pesquisa sugere que, para preencher as lacunas na formação do professor alfabetizador, é crucial garantir o desenvolvimento da sensibilidade, por meio de encontros que promovam a apreciação artística, o contato com a natureza e a reflexão sobre as multiplicidades culturais e as histórias humanas. Esses encontros devem incentivar os professores a expressar suas dúvidas e fragilidades de maneira sincera e poética, promovendo um debate coletivo que contribua para uma formação mais humana e transformadora. |
Download |
|
|
Necessidades formativas de professores(as) alfabetizadores(as) que atuam em escolas da região de fronteira Brasil/Bolívia |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ana Paula Ferreira da Silva
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Silvia Adriana Rodrigues
- Suzana Vinicia Mancilla Barreda
- Vanda Moreira Machado Lima
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DO CAMPO E ESCOLAS DAS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Caroline Elizabel Blaszko
|
Coorientador(es) |
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
|
Orientando(s) |
- JOECI DAS DORES GONÇALVES SAMBRANA
|
Banca |
- Caroline Elizabel Blaszko
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
- Washington Cesar Shoiti Nozu
|
Resumo |
|
Download |
|
|
TRAJETÓRIA E DESAFIOS DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: enfrentamento ao racismo da formação à docência |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Damiana Camila Vilalva França
|
Banca |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
- Gesilane de Oliveira Maciel José
- Leandro Costa Vieira
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
|
Resumo |
A presente pesquisa teve por objetivo investigar episódios racistas enfrentados por professoras negras durante toda a trajetória de formação escolar até o exercício da docência, para compreender como vivenciaram e reagiram a tais eventos e se em sua práxis como docentes desenvolvem práticas educativas antirracistas. O texto está dividido em cinco partes; a primeira fornece uma justificativa pessoal da pesquisa, elencando algumas experiências de trabalhos anteriores como as entrevistas, bem como também relata observações sobre a desigualdade de gênero e a imposição de papéis tradicionais que direcionam mulheres desde pequenas para as atividades domésticas; a segunda traz um panorama histórico da educação feminina no Brasil; a terceira contextualiza a educação das mulheres negras, ressaltando a conquista do acesso ao Ensino Superior e, colocando em pauta a contribuição dos movimentos sociais nessa conquista. A quarta parte enfatiza a importância da educação antirracista e os documentos legais que a sustentam. E a última parte aborda e analisa os dados obtidos na pesquisa. O método utilizado na pesquisa embasou-se no materialismo histórico e dialético, que permite compreender os fenômenos sociais em sua historicidade e em seus processos de movimento e transformação. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um questionário com a adoção de critérios como idade e tempo de magistério e a entrevista. Foram selecionadas quatro professoras negras, pertencentes ao quadro de servidores do município de Corumbá-MS e as análises das entrevistas foram realizadas através dos núcleos de significação extraídos das próprias falas das participantes, divididas em cinco categorias: família de origem, trajetória escolar, formação universitária, docência e o compromisso com a educação antirracista na prática docente. Os resultados apontaram que na fala de todas as entrevistadas há a ideia da assunção de um compromisso significativo com a educação antirracista. No entanto, por meio da análise e dos diálogos promovidos com diversos autores, constata-se que apesar das falas revelarem a importância e a necessidade da educação antirracista, nem todas descrevem como realizam essas ações em suas práticas pedagógicas, podendo algumas tratar das questões étnico-raciais apenas em datas ou em momentos alusivos ao tema, o que não caracteriza uma atuação pedagógica antirracista coerente com uma educação crítica e transformadora. Considera-se a emergência de que escola e professores assumam o compromisso de incluir em suas práticas pedagógicas atividades voltadas ao tema, posto que a Lei 10.639/2003, que altera a Lei 9.394/1996, inseriu oficialmente a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo escolar, obrigando assim os que fazem parte desse processo educacional a trabalhar com o ensino dessa história em todas as disciplinas escolares, possibilitando a compreensão dessa cultura para a formação da identidade nacional. A partir disso, conclui-se que a educação antirracista é uma necessidade atual para que se construa de fato uma sociedade que reconheça e valorize a diversidade étnica e cultural.
Palavras-chave: Mulher Negra; Desafios na formação; Docência; Educação antirracista. |
Download |
|
|
Educação Social e trajetórias de vida: os signficados do Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF) para um grupo de jovens de Corumbá (MS). |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Hesley Sant'Ana Salustiano
|
Banca |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
- Fabiano Quadros Ruckert
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Nivaldo Alexandre de Freitas
|
Resumo |
A presente pesquisa foi possível por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal. A dissertação aborda e analisa as
percepções de um grupo de jovens estudantes, egressos do Programa Crianças e Adolescentes Felizes
(PCAF), um dos projetos desenvolvidos pela Missão Salesiana na instituição denominada Cidade Dom
Bosco, localizada no município de Corumbá (MS). A Cidade Dom Bosco foi fundada em abril de 1961
pelo Padre Ernesto Saksida, e através de diversos projetos sociais, atua há mais de 60 anos atendendo
crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Cientes da importância do trabalho
desenvolvido pela Missão Salesiana na Cidade Dom Bosco, definimos, como eixos centrais da
pesquisa, as seguintes questões: Quais os significados dos projetos sociais e educacionais para jovens
em situação de vulnerabilidade? E o qual o impacto que o Programa Crianças e Adolescentes Felizes
(PCAF) provocou na subjetividade de jovens corumbaenses que frequentaram a cidade Dom Bosco?
Em linhas gerais, a finalidade da pesquisa foi compreender o que o PCAF significou na trajetória de
vida de jovens corumbaense que em algum momento da sua vida estavam em vulnerabilidade social.
Para atingir este objetivo, estabelecemos diálogo com um grupo de egressos do PCAF. Estes egresos
aceitaram o convite para narrar memórias sobre experiências vivenciadas no PCAF e relataram suas
percepções sobre o trabalho educacional dos salesianos, na Cidade Dom Bosco. O conjunto de
narrativas foi gravado em áudio, e posteriromente, foi transcrito e interpretato. Na interpretação,
adotamos a concepção de educação presente na obra de Paulo Freire e usamos referenciais teóricos da
Sociologia de Pierre Bourdieu. No primeiro capítulo da Dissertação abordamos as concepções que a
sociedade produz sobre os jovens. No segundo capítulo delimito as especialidades da pesquisa,
apresentando aspectos gerais da cidade de Corumbá e estabelecendo relações entre a cidade e a Missão
Salesiana. No terceiro capítulo interpretamos fragmentos dos relatos coletados com os jovens
participantes da pesquisa. Nas considerações finais destacamos aspectos relevantes da pesquisa.
Dentro deste escopo, a Dissertação concede especial atenção para o PCAF e para as práticas
educacionais salesianas implantadas na Cidade Dom Bosco, no município de Corumbá. A partir de
uma experiência de Educação Social conduzida pelos salesianos e voltada para jovens em situação de
vulnerabilidade, a pesquisa demonstra que os projetos sociais educacionais desempenham um papel
crucial na inclusão social e na redução das desigualdades, e, ao mesmo tempo, influenciam na
construção de subjetividades juvenis.
Palavras-Chave: Educação Social; Projetos Sociais; Salesianos; Juventude. |
Download |
|
|
AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CORUMBÁ E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
10/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
- Claudia Araujo de Lima
- Fabiano Quadros Ruckert
- José Carlos da Silva Cardozo
|
Resumo |
|
Download |
|
|
POTENCIALIDADES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EM CORUMBÁ-MS. |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Barbara Amaral Martins
- Claudia Araujo de Lima
- Josiane Peres Goncalves
- Juliana Guimarães e Silva
- Lucilene Machado Garcia Arf
|
Resumo |
A contação de histórias é uma ferramenta utilizada a milhares de anos e que pulsa nos dias atuais em
vários segmentos da sociedade, mas principalmente em espaços não escolares. Este estudo pautouse em analisar as potencialidades e contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento de
crianças a partir da ótica e percepções dos contadores de histórias, em espaços não escolares,
presentes na cidade Corumbá/MS. Para tal fim valeu-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica,
tomando como base dados bibliográficos e documentais a respeito da contação de histórias e do papel
do contador/narrador, além de embasar-se na busca de resultados, no estudo de caso e análise de
conteúdo para compreender a função e a importância dessa ferramenta no desenvolvimento de
crianças presentes nesses espaços através de coleta de dados em formulário eletrônico. Resultados
esses que demonstraram as potencialidades da contação de histórias em impulsionar a imaginação,
oralidade, pensamento crítico, reflexões, hipóteses, discussões, um repertório rico para o vocabulário,
entre outros. Diante do exposto, é perceptível a sensibilidade presente nessa arte, e o quanto sua
prática contribui para aqueles que participa das contações nesses espaços não escolares, além de
permitir a troca de emoções e sentimentos para a formação da identidade. |
|
ANA MARIA LOUREIRO OCÁRIZ: Dos fios da memória às teias da Educação. |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Antonio dos Santos
- Fabiano Quadros Ruckert
- José Edimar de Souza
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PANDEMIA DE COVID-19 E MEDIDAS COMPENSATÓRIAS DE APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: PERSPECTIVA INCLUSIVA |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- SHIRLEY DE OLIVEIRA RAMALHO
|
Banca |
- Andressa Santos Rebelo
- Barbara Amaral Martins
- Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
|
Resumo |
O objetivo geral da pesquisa versa compreender o processo educacional de estudantes público- alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva durante o distanciamento
social proveniente da pandemia de covid-19 e retorno às aulas presenciais. Esta pesquisa visou
investigar, especificamente o Atendimento Educacional Especializado na pandemia de covid-19; a Interação social da criança Público-Alvo da Educação Especial em processo escolar; as
medidas compensatória de aprendizagem pós distanciamento social sob perspectiva inclusiva,
período de 2020 a 2022 e recomendações oficiais da secretaria de educação sobre a avaliação
do desenvolvimento escolar. O estudo se desenvolveu por meio de pesquisa qualitativa e
exploratória, de modo a envolver revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas
semiestruturadas. O período de realização da pesquisa de campo foi de junho de 2022 a junho
de 2023. A entrevista seguiu um roteiro incluindo questões abertas que versam sobre a
caracterização dos participantes (a formação profissional e tempo de atuação na docência); o
atendimento educacional especializado no período pandêmico; diretrizes e orientações
recebidas da Secretaria Municipal de Educação; intervenção da escola para o processo de
inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial; desafios e experiências bem- sucedidas; medidas compensatórias de aprendizagem na pós-pandemia. Participaram da
pesquisa dois gestores escolares, cinco professores especialistas na Educação Especial na
perspectiva inclusiva que exerceram função no Atendimento Educacional Especializado e três
pais de alunos matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais. A análise de conteúdo seguiu
os passos descritos por Bardin (1977). Os resultados indicaram que em esfera municipal, o
distanciamento social proveniente da covid-19 modificou a dinâmica da população e trouxe
transformações ao processo de atendimento dos estudantes corumbaenses. Surgiu a necessidade de mudanças excepcionais para continuar os variados tipos de atendimento conforme necessidade e ritmo individual do estudante atendido, sem desconsiderar as questões
socioeconômicas envolvidas. As escolas se organizaram para encarar os desafios e criaram
estratégias compensatórias de aprendizagens como: ensino domiciliar ao público da Educação
Especial, projeto “Os Trilhos do Recomeço para o Avanço Estudantil”, para não deixar os
estudantes desassistidos. Vale salientar que a inclusão social é fundamental, promove o
equilíbrio, valoriza a diversidade e a participação de todos os indivíduos na sociedade. |
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID- 19 |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Andressa Santos Rebelo
- Barbara Amaral Martins
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
- Washington Cesar Shoiti Nozu
|
Resumo |
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Práticas Educacionais e Exclusão/Inclusão Social do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Aborda as práticas pedagógicas e curriculares voltadas aos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE) do campo, inseridos no ensino regular, em tempos de Covid-19. O objetivo geral é analisar os desafios envolvidos na escolarização de estudantes PAEE de escola do campo do ensino fundamental II durante o período pandêmico e as estratégias adotadas diante de eventuais prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se em um estudo de caso baseado em seis entrevistas semiestruturadas com direção, professor regente e professor de apoio educacional que atuaram na escola no período pandêmico, família e estudantes de uma escola do campo. Os resultados descrevem os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes PAEE em uma escola do campo, em decorrência da suspensão das aulas presenciais e da implantação do Ensino Remoto Emergencial. A internet não é disponibilizada aos moradores da comunidade onde a escola está inserida, pela ausência de investimentos direcionados à democratização do acesso à internet no campo. A comunidade escolar forneceu as atividades impressas, para serem retiradas na escola, mas foi necessário providenciar a entrega dos Planos de Estudo Tutorado (PETs) impressos em domicílio. O responsável teve dificuldade em auxiliar o filho na realização dos PETs impressos. Com o retorno das aulas presenciais, constataram-se retrocessos no processo de ensino e aprendizagem. Segundo relatos dos participantes, a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para a escolarização de todos os estudantes da escola do campo participante. A escola criou a sexta-feira cultural em atenção às questões socioemocionais após o retorno das aulas presenciais. A pesquisa possibilitou compreender o processo de escolarização no campo, com currículos que atendam às especificidades do estudante PAEE e as características socioculturais da comunidade do campo onde a escola se insere. |
Download |
|
|
À sombra das árvores pantaneiras: a escuta das necessidades formativas de alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Corumbá-MS no contexto da pandemia de covid-19 |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Ana Paula Ferreira da Silva
- Elizabeth Orofino Lucio
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Silvia Adriana Rodrigues
|
Resumo |
Esta pesquisa faz parte do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, área de concentração Educação Social, na linha de pesquisa “Práticas educativas, formação de professores (as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”. Com a pandemia da covid-19 professores(as) e alunos(as) tiveram suas rotinas modificadas precisando manter o distanciamento social e, com isso, ocorreram mudanças no formato e metodologia do ensino e principalmente na alfabetização das crianças. Neste sentido surgiu o desejo de pesquisar sobre as necessidades formativas durante a pandemia covid-19 na visão de professores(as) alfabetizadores(as). O problema norteador foi a ausência de formação específica para dar continuidade ao trabalho pedagógico na alfabetização no contexto de pandemia. O objetivo geral foi compreender a visão de professores(as) alfabetizadores(as) da rede municipal de ensino de Corumbá-MS sobre as suas necessidades formativas no contexto pandêmico da covid-19 de 2020 a 2021. Como objetivos específicos buscou-se: (i) caracterizar a visão dos(as) professores(as) sobre a concepção de formação continuada; (ii) identificar as estratégias de formação utilizadas pelos(as) professores(as) durante o período da pandemia (2020-2021); (iii) levantar as demandas de formação específica para atender necessidades localizadas dos(as) professores(as); e (iv) refletir sobre as necessidades de formação do(a) professor(a) alfabetizador(a). Com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, a pesquisa contou com a utilização de questionário para a localização das participantes e entrevista com seis professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Corumbá que atuaram no período da pandemia (2020-2021) em turmas de 1º e 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta e análise dos dados utilizamos os pressupostos da entrevista reflexiva sugeridos por Szymanski, a partir de três eixos de análise e dentro deles com categorias buscando as recorrências e singularidades nos depoimentos. Com relação aos resultados evidenciou-se uma concepção de formação continuada ligada à prática pedagógica que se dá como um todo, nas leituras individuais e/ou coletivas, na interação com a comunidade. Compreende-se que ela se configura na busca do professor (necessidades) e também com os projetos externos que são enviados pelo poder público. Está relacionada ao ato de estudar e de ensinar, e precisa ser pensada com cuidado, partindo da experiência e necessidade dos professores. Com relação às estratégias de formação utilizadas pelas professoras durante o período da pandemia (2020-2021), as entrevistadas relataram que não houve formação específica para alfabetizar durante a pandemia. Houve a participação em ações promovidas pela Semed-Corumbá, porém estas não supriram as necessidades daquele momento específico, aprendendo de forma coletiva com seus pares. Ficou explícita a necessidade de escuta, salientando que precisavam ser ouvidas e possuíam necessidades específicas de formação. Com a realização dessa pesquisa buscou-se contribuir no aprofundamento das discussões acerca da formação dos(as) professores(as) alfabetizadores(as), fomentando a reflexão de uma formação continuada que seja pautada nas necessidades formativas dos(as) alfabetizadores(as). |
|
COMPREENSÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- VIVIANE CRISTINA RIBEIRO FARDIM
|
Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Eliane Paganini da silva
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Tiago Duque
|
Resumo |
Esta pesquisa busca investigar a compreensão de professores do Ensino Médio, de escolas estaduais do município de Corumbá-MS, quanto a identidade profissional docente. A pesquisa se justifica, sobretudo, pela ligação entre as práticas cotidianas escolares e as recentes reformas curriculares do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual participaram 20 professores que atuam no Ensino Médio de escolas estaduais, por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados foram sistematizados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. As respostas dos professores geraram diferentes categorias, revelando sua compreensão de forma isolada quanto a identidade docente. Em outras palavras, eles destacaram aspectos que influenciam o processo de construção da identidade profissional, como a consciência pessoal (o que eles pensam ser), a relação com o ambiente de trabalho, o perfil profissional e a atuação profissional (práticas, conhecimentos e experiências). O gosto pela profissão também foi um fator importante para a identificação com a profissão, assim como a afinidade com os alunos do Ensino Médio, o que na perspectiva docente, contribui para a satisfação com o trabalho. Por outro lado, houve também casos em que os professores não se sentiram identificados com essa etapa de ensino, sobretudo, devido às defasagens no aprendizado dos alunos. Ainda, elencaram numerosos desafios enfrentados durante o exercício no Ensino Médio, decorrentes dos impactos negativos acarretados pela pandemia e pela reforma desta etapa do ensino, tais como a redução de carga horária dedicado às disciplinas essenciais e adequação dos documentos legais à prática. As percepções dos professores em relação à diferença entre o ofício docente e outras profissões incluem desvalorização, sobrecarga de trabalho e falta de respeito por parte da sociedade. Apesar das muitas adversidades, a grande maioria dos professores não cogitou buscar outra profissão, o que pode ser atribuído às experiências que vivenciaram. Dessa forma, espera-se poder contribuir para a formação inicial e continuada dos professores, pois o entendimento da identidade docente é fundamental para o desenvolvimento profissional dos mesmos.
Palavras–chave: Ensino Médio. Identidade docente. Reformas curriculares.
|
|
IMPACTOS DO SAEB NO TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CORUMBÁ-MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Isadora Rodriguez Sambrana
|
Banca |
- Andreliza Cristina de Souza
- Fabiano Antonio dos Santos
- Isaura Monica Souza Zanardini
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Resumo |
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, teve como objetivo analisar de que maneira o Saeb se entrelaça e influencia o trabalho docente na rede de ensino estadual de Corumbá-MS. Para tanto, com referência aos objetivos específicos, buscou-se compreender os impactos do Saeb na prática de professores de Língua Portuguesa e Matemática; investigar a relação entre o trabalho e a precarização docente levando em conta as exigências das avaliações externas e entender em que medida o Saeb interfere na definição das finalidades educativas escolares e na organização do trabalho pedagógico escolar. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico dialético, com uma abordagem qualitativa e descritiva. No que diz respeito à coleta de dados, o estudo analisou o Plano de Ação disposto pela Secretaria de Estado de Educação/MS, além da realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora (diretor e coordenadora pedagógica), três professores de Língua Portuguesa, dois Matemática dos nonos anos do ensino fundamental, além do professor de Recomposição de Aprendizagem. Diante dos resultados, consideramos o Saeb com um fator impactante no trabalho docente, demonstrando os desafios que os professores enfrentam em relação às demandas do Estado-avaliador. Além disso, verificamos que as demandas impostas pela SED/MS são efetivamente colocadas em prática pela gestão escolar e sendo entendida como fiscalizadora do processo educativo. Destaca-se a disposição dos professores em atender às demandas exigidas da equipe gestora, mesmo diante da sobrecarga de trabalho. Observamos também que o ensino é totalmente direcionado para a preparação do Saeb, resultando em uma precarização, devido à pressão por alcançar resultados satisfatórios, intensificação de trabalho, perda de autonomia, responsabilização e desvalorização dos professores. Outra ação verificada foi a elaboração de apostilas didáticas realizados pelos professores que compõem a Coordenação do Projeto de Recomposição de Aprendizagem, com o objetivo de promover a preparação dos estudantes para o Saeb. Além disso, foi observada a atribuição de notas complementares para os alunos que comparecessem nos dias de aplicação do Saeb, visando alcançar a porcentagem mínima de 80% de participação. Portanto, diante desta realidade brasileira, reflete o processo de conformação de um modelo de avaliação externa e suas tantas consequências que foram verificadas neste estudo como impactos significativos no trabalho docente. Ademais, a pesquisa proporcionou uma compreensão da importância do desenvolvimento de estudos sobre o Saeb e os impactos dessa avaliação externa no trabalho dos professores. Tais estudos podem subsidiar a criação de novas estratégias no âmbito das avaliações externas, visando beneficiar o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos educacionais e a melhoria contínua de políticas públicas. |
Download |
|
|
DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS E O MODUS OPERANDI DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA DISSEMINAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Maria Aparecida Dias de Moura
|
Banca |
- Barbara Amaral Martins
- Fabiano Antonio dos Santos
- Isaura Monica Souza Zanardini
- João Batista Zanardini
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
|
Resumo |
Esta pesquisa, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Políticas, práticas educacionais e
exclusão/inclusão social. Tem como objetivo analisar a experiência do Programa Diálogos
Socioemocionais (PDS) do Instituto Ayrton Senna (IAS) para a disseminação e a elaboração
das políticas avaliativas das competências socioemocionais no Brasil, entre 2017 e 2022, para
o qual propomos como objetivos específicos: discorrer sobre as estratégias usadas pelo IAS
para se estabelecer como importante aparelho privado de hegemonia, especialmente na
disseminação das competências e habilidades socioemocionais; e, apresentar como o IAS se
insere na vanguarda das políticas de competências socioemocionais no Brasil. Para alcançar
tais objetivos, organizamos a presente pesquisa em três capítulos, a saber: No capítulo 1,
intitulado “Estado capitalista: elemento essencial à (re)estruturação produtiva”, apresentamos
os projetos operados pelo Estado para a manutenção da classe dominante. No capítulo 2,
apresentamos as relações entre o IAS e as competências socioemocionais a partir de um breve
levantamento de produção que reafirma a importância de discutir a presente temática. Na
pesquisa bibliográfica mapeamos estudos sistematizados para os quais definimos, como nossas
bases de dados bibliográficos, o catálogo de dissertações e teses da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Scientific Electronic Library Online
(SciELO). Utilizando as diferentes combinações dos descritores “avaliação”,
“socioemocionais” e “senna”, coletamos na Capes 17 trabalhos entre dissertações e teses e no
SciElo 11 artigos. No capítulo 3, apresentamos a análise dos documentos que compõem o
corpus da presente pesquisa: os relatórios anuais (2017 a 2022) do IAS disponibilizados no site
do instituto, os documentos do PDS disponibilizados para a formação continuada de técnicos
das secretarias de educação e equipes escolares, entre outros que consideramos relevantes para
responder à pergunta norteadora da presente pesquisa. Nossas conclusões apontam que o IAS,
por meio de números, busca reafirmar a relevância da sua atuação no cenário nacional, enquanto
disseminador de políticas educacionais; as proposições do IAS alinham-se com as de
organizações internacionais empenhadas na discussão dos padrões educacionais internacionais;
o PDS tem contribuído para disseminar a ideia de que é possível e necessário avaliar as
competências socioemocionais em escala.
|
Download |
|
|
Relações de gênero nos livros didáticos de Língua Inglesa e perspectiva de docentes da rede pública: reprodução ou superação de estereótipos? |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/02/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
- Fabiano Quadros Ruckert
- Josiane Peres Goncalves
- Maria Ogécia Drigo
- Suzana Lopes Salgado Ribeiro
|
Resumo |
O presente estudo é de natureza qualitativa e tem por finalidade verificar os conteúdos visuais e/ou textuais dos livros didáticos de Língua Inglesa (LI) utilizados nos anos finais da Educação pública da Rede Municipal de Educação de Corumbá-MS que contempla os 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os livros separados para
análise pertencem ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 (ano de edição 2018) do componente curricular Língua Inglesa da coletânea It Fits. Diante disso, procurou-se identificar, numa perspectiva pós-estruturalista, se os discursos presentes nessa coleção didática contribuem para romper ou reproduzir os estereótipos de gênero construídos socialmente e qual a visão dos docentes de Inglês da Rede Municipal de Educação sobre as construções de sentido relacionadas a temática gênero e sexualidade impressos nesses livros com os quais atuam na prática pedagógica. Para que os objetivos pudessem ser alcançados, foi feito um levantamento teórico na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) a partir de três descritores que veiculam os estudos de gênero e sexualidade e o ensino do Inglês no Brasil. Para a pesquisa empírica, dois instrumentos de levantamento de dados foram empregados: a análise documental e entrevistas semiestruturadas. As discussões tanto dos livros, quanto das entrevistas foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e os resultados são apresentados a partir de categorias analíticas sob a perspectiva da AD (Análise Discursiva). As categorias elencadas a partir da verificação dos livros didáticos são: 1. Types of family (tipos de família); 2. Leisure activities (atividades de lazer); 3. Holsehold chores (afazeres domésticos); 4. Professions (profissões); 5. Men teachers in early education (Professores homens na Educação Infantil); 6. All kind of diversity? (Todo tipo de diversidade?). Do mesmo modo, o resultado das entrevistas está subdividido em: 1.
“Casa de vespeiro” – o receio em torno das relações de gênero e a escola; 2. “O livro tem que trabalhar o didático”; 3. “Eles estão em processo de formação do pensamento”; 4. “Costume. Já é algo que vem lá das raízes.” 5. “Tem que ser abordado? Tem. Em qualquer
área.”. Considera-se o LD uma ferramenta multimodal com discursos imbricados nas representações de textos visuais ou escritos, que foram selecionados e interpretados nesse estudo dispondo de temas explícitos ou implícitos em cada volume da obra didática It fits.
Entende-se que a coleção tende a quebrar os estereótipos de gênero em algumas abordagens específicas da coletânea, como na apresentação imagética e textual de estruturas familiares no livro do 6º ano. Contudo, sob uma análise geral, os LDs seguem
rigorosamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que exclui as relações de gênero de todo texto e do componente curricular Língua Inglesa, o que dificulta a abordagem da temática tantos nos livros quanto dos professores em suas aulas. Parte dos docentes se manifestaram favoráveis ao trato do tema gênero e sexualidade nas classes de LI relatando vivências, a partir das representações nos LDs, em que fora possível discutir o respeito às diferenças, igualdade de gênero e diversidade. Todavia, verificou-se nos discursos dos professores de inglês o receio no trato da temática, pois temem represálias da comunidade escolar. |
|
CONCEPÇÕES DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/12/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jucilene Azevedo Fonteles
|
Banca |
- Christianne Thatiana Ramos de Souza
- Elisete Enir Bernardi Garcia
- Fabiano Antonio dos Santos
- Fabiano Quadros Ruckert
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
- Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
|
Resumo |
|
|
Ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/11/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jaqueline Zanotti Dalmonech
|
Banca |
- Aline Maira da Silva
- Andressa Mafezoni Caetano
- Andressa Santos Rebelo
- Barbara Amaral Martins
- Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
- Washington Cesar Shoiti Nozu
|
Resumo |
O presente estudo está vinculado à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social do Mestrado em Educação da Universidade Federal no Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN). Esta pesquisa tem por objetivo geral discutir as ações desenvolvidas pelo IFMS Campus Corumbá para promover o acesso e a permanência de alunos PAEE. Os objetivos específicos consistem em: 1. Mapear as produções científicas que abordam a inclusão de alunos PAEE nos IFs; 2. Discutir os aportes político-normativos sobre o acesso e a permanência de estudantes PAEE na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em específico no IFMS; 3. Identificar algumas ações dos professores que atuam em turmas nas quais os alunos PAEE estão matriculados; 4. Analisar as ações do Napne. A pesquisa se divide em duas etapas: 1) Análise de documentos oficiais e levantamentos estatísticos de domínio público. 2) Realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais do IFMS Campus Corumbá: com os profissionais que atuam nesse setor (membros do Napne) e professores que ministraram aulas a estudantes PAEE nos últimos três anos (2020, 2021 e 2022). Os resultados mostram que os participantes reconhecem a importância da Educação Especial e da política de inclusão escolar. Ainda, o PAEE é matriculado e as adequações e ações de acessibilidade são realizadas de acordo com o surgimento das suas necessidades. Registramos avanços, como o recebimento de função gratificada (valor acrescido ao salário) para o coordenador do Napne, como um meio de reconhecimento e valorização profissional; e a disponibilidade dos professores para atender as especificidades do PAEE, a despeito da sobrecarga de trabalho. Outra ação verificada foi a realização de projetos de ensino e de extensão realizados pelos profissionais da instituição envolvendo alunos PAEE, tendo por objetivo promover a política de inclusão escolar entre os alunos e o público em geral. Foi possível averiguar que o IFMS Campus Corumbá necessita de atenções específicas, principalmente no que tange a formação de profissionais para atender a demanda existente, contratação de profissionais intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professor especializado ou, como os participantes denominam, professor de AEE. Estas talvez sejam as maiores fragilidades apresentadas. A pesquisa permitiu também, compreender que para a melhoria da política e práticas de inclusão escolar é preciso o desenvolvimento de pesquisas sobre os indicadores de acesso e permanência do PAEE, que subsidiem a construção de novas possibilidades no processo de inclusão escolar. |
Download |
|
|
A presença ainda incomum do homem nos ambientes da Educação Infantil: motivações para ingresso e permanência de profissionais de Campo Grande-MS |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/09/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Hugo Augusto Turaça Leandro
|
Banca |
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Peterson Rigato da Silva
- Silvia Adriana Rodrigues
|
Resumo |
O presente trabalho está vinculado a Linha de Pesquisa: “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, do Programa de Pós graduação em Educação - área de concentração Educação Social, Câmpus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (GEPIEI-UFMS). Tem como objeto de pesquisa a presença de professores homens pedagogos, atuantes na Educação Infantil na rede de ensino do município de Campo Grande – MS. Nesse contexto foi eleito como objetivo geral: compreender a partir da trajetória, as razões para ingresso e permanência de professores homens pedagogos na Educação Infantil. Tem-se ainda como objetivos específicos: identificar o que motivou os professores a atuarem na Educação Infantil; verificar o grau de satisfação dos professores do sexo masculino na Educação Infantil e, se pretendem permanecer atuantes nessa área; discutir a importância da presença do homem no ambiente da Educação Infantil. Para a compreensão acerca das questões apresentadas, esse estudo adota uma abordagem qualitativa, sendo qualificado também como de campo e explicativo. Referente aos sujeitos, foram selecionados três pedagogos do sexo masculino, com o critério de que estivessem atuando como professores regentes na rede em questão. Quanto ao instrumento para coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas de maneira dialética, o que permitiu evidenciar especificidades da fala de cada participante. A pesquisa traz como fundamento os desdobramentos históricos de como a mulher se tornou referência para os cuidados de crianças pequenas, destacando a estreita relação existente entre os conceitos de amor materno e o cuidar e educar nas creches. É apresentado também que, no Brasil o direito à creche se deu por meio de movimentos feministas, o que contribuiu para que historicamente esses ambientes de trabalho fossem associados a imagem da profissional-mulher. De modo geral, os dados obtidos revelaram que, em relação a presença masculina na Educação Infantil, assim como está estabelecida a ideia de que a maternidade é um requisito para que as mulheres exerçam à docência junto as crianças pequenas, também o homem tenta seguir pela mesma via, utilizando a paternidade como argumento para que ocupe esse espaço, o que reforça uma visão de caráter assistencialista deste nível educacional.
Palavras-chave: Amor materno; papéis masculino e feminino; cuidar e educar.
|
Download |
|
|