Mestrado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20144084: A criança nas instituições sociais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O conceito de infância como construção sociocultural. História da construção do
conceito de infância na perspectiva de consideração dos meninos e meninas como sujeitos de direitos. Construção histórica das políticas de educação e assistência para a infância no Brasil. A intervenção das organizações internacionais nas políticas para a infância. O papel do Estado no processo de organização e manutenção das políticas para a infância. Os direitos das crianças de 0 a 10 anos e a legislação brasileira (Constituição, ECA, LDB, SUAS e outras leis).

20144085: A educação em John Dewey: contribuições para a formação de professores - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos filosóficos, políticos e educacionais de John Dewey. Leituras e compreensões do ideário de John Dewey. Apropriações do pensamento deweyano. O
pensamento deweyano e a consolidação de uma pedagogia poética e retórica. Reflexões e contribuições para a formação de professores.

20144086: Análise de dados na pesquisa em educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo de possibilidades de análises de dados na pesquisa em educação: Pesquisas
qualitativas e/ou quantitativas.

20144079: Atividades Especiais - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

As atividades especiais compreendem a comprovação da realização em duas atividades distintas, dentre elas: publicação de trabalho completo ou resumo expandido em anais ou similares; livro ou capítulo de livro relacionados às Linhas de Pesquisa do Curso; organização de livro, cujo conteúdo expresse resultado de pesquisa original, publicado por editora conceituada; publicação ou submissão de trabalho completo em periódico com corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado.

20144075: Atividades Orientadas I - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação sobre o desenvolvimento da pesquisa do mestrando.

20144076: Atividades Orientadas II - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Acompanhamento de atividades produção de dissertação.

20144077: Atividades Orientadas III - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação sobre produção de dissertação.

20144078: Atividades Orientadas IV - 45h 45 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Atividades de orientação final da Dissertação.

20144005: Avaliação em Políticas Públicas e Programas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo dos Projetos, Programas e Ações Governamentais e Não-Governamentais de atenção à população. Formulação e avaliação de políticas e programas nas áreas sociais. Diferentes aspectos que influenciam o pleno atendimento dos direitos sociais da infância e da adolescência, no país e no Mato Grosso do Sul. Diferentes formas de atendimento a crianças e adolescentes.

20144087: Avaliação na/da escola no contexto latinoamericano - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Experiências avaliavas no Brasil e países da América Lana. Avaliação de Larga escala.
Avaliação escolar da aprendizagem. Tipologias da avaliação. Governança escolar. Organismos Multilaterais e as políticas para avaliação na região.

20144088: Criança(s) e infância(s) nas lentes do cinema - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Processo(s) de produção da(s) infância(s). O lugar social da criança na modernidade. As representações da(s) infância(s) e da(s) criança(s) no cinema. O cinema como experiência estética e pedagógica. Análise fílmica e experiência estética.

20144089: Cultura escolar: instituições, atores e práticas de ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O foco da disciplina incide sobre as possibilidades de uso do conceito Cultura Escolar no estudo de ideias, sujeitos, objetos e práticas que influenciam na composição e no funcionamento das instituições de ensino. Busca contemplar a educação na sua dimensão material e imaterial. O programa da disciplina valoriza a historicidade das experiências de ensino e problematiza as relações entre projetos pedagógicos, currículos, práticas didáticas e cotidiano escolar. Volta-se também para o estudo do material didático e para os seus múltiplos usos.

20144036: Defesa de dissertação - 150h 150 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A Defesa de Dissertação compreende a aprovação do discente em banca destinada a
avaliar a finalização de sua pesquisa.

20144090: Diversidade, adversidade e identidade na formação de educadores e no exercício da docência - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A formação e a profissão docente no Brasil. Desafios e possibilidades para a formação de professores e para o exercício da docência: concepções de identidade, diversidade e diferença. Contribuições da Educação Social para adversidade e diferença. Pesquisas sobre currículo e diversidade na formação e no trabalho docente.

20144124: Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discutir as diferentes concepções e teorias sobre violência contra mulheres como um
processo de construção de conhecimentos. Dimensões sócio-políticas da violência baseada no gênero e suas interfaces com a educação formal e não formal na região da américa do Sul.

20144006: Educação e Direitos Humanos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fontes e antecedentes históricos dos direitos humanos. Direitos Humanos e Direitos
Sociais. Estudo das relações entre a educação e os Direitos Humanos. Garantia de Direitos no mundo globalizado. Direito à Educação no Brasil. Políticas públicas e desigualdades sociais. História e processo da constituição da cidadania na América Lana. A educação como elemento de formação humana. A instituição escolar e o conhecimento dos princípios básicos dos direitos humanos; Diretos Humanos nas relações pedagógicas.

20144091: Educação e estudos subalternos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

As diferentes perspectivas dos estudos subalternos para o campo da Educação.
Aproximações teóricas queer, feministas, pós-coloniais e decoloniais. A relação entre educação, poder, identidades e marcadores sociais da diferença (classe, geração, raça/cor/etnia, gênero e sexualidade).

20144007: Educação e Instituições Sociais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O surgimento das instituições sociais e a assistência à pobreza no Brasil e no mundo. O público e o privado na elaboração e implantação das políticas sociais no decorrer da história. Instituições e práticas de assistência à infância e à adolescência. A abordagem socioeducacional em instituições sociais de atendimento à infância e à adolescência. Instituições sociais e educação
no mundo contemporâneo.

20144063: Educação Especial como política pública no Brasil - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Educação Especial brasileira no século XX; Protagonismo das instituições especializado filantrópicas de educação especial na constituição da política pública brasileira de educação especial; formação de órgão central público para a Educação Especial no Brasil; estabelecimento de estratégias de ações para a escolarização de pessoas com deficiências; criação de estabelecimentos de educação especial e movimento de matrículas de alunos com deficiência durante o século XX.

20144123: Educação especial: políticas, processos e práticas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos, filosóficos e políticos da educação especial. O processo pedagógico em educação especial. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de escolarização e as práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com deficiência.

20144009: Educação, Políticas Sociais e Terceiro Setor - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O terceiro setor e sua relação na implantação das políticas sociais, em especial com a educação. O universo das organizações, associações, ONGs - Organizações não Governamentais, fundações e movimentos que compõem o terceiro setor. O papel do terceiro setor na política social brasileira e a construção da cidadania na Sociedade. O público e o privado. A participação do empresariado na elaboração e recomendação de políticas para a educação. A Nova Pedagogia da Hegemonia.

20144049: Educação Social - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Discutir as diferentes concepções sobre Educação Social no Brasil como um processo de construção de conhecimentos. Dimensões sócio-políticas da educação formal e não formal.
Princípios éticos e as práticas pedagógicas da educação social. Processos educativos modernos de educação para a redução das desigualdades sociais.

20144093: Educação social e pedagogia social: história e contextos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Surgimento da Pedagogia social e da educação social. Movimentos históricos do
atendimento ao “indivíduo inadaptado” à construção da perspectiva de direitos sociais.
Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres.

20144092: Educação social, identidade e cultura - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade, diferença e suas relações com a
educação social. Conceitos de identidade à luz das principais perspectivas teóricas da educação com interfaces na educação social. Concepção de cultura, identidade social e cultural no contexto do sistema educacional.

20144094: Epistemologias Feministas e Teoria Crítica: aspectos da cultura, educação e sociedade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A disciplina tem como objetivo realizar estudos sobre diferentes epistemologias
feministas, discutindo-as por meio da perspectiva da teoria crítica da sociedade no que diz respeito a aspectos da cultura, da educação e da sociedade.

20144125: Estágio de docência - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Observação participante de atividades didáticas, elaboração e análise-crítica de material didático, acompanhamento aos acadêmicos, organização e desenvolvimento de seminários, registro e documentação relativos às aulas e atividades, elaboração de relatórios dos cursos desenvolvidos, elaboração de textos e de material didático a ser apresentado em seminários.

20144080: Estética, criação e arte na formação humanista - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Fundamentos histórico-filosóficos da estética. A estética e a arte. A estética e a ética.
Abordagens sobre a estética e a educação. Formação estética e docência humanista. Experiência estética e prática pedagógica. Estética, arte e criação na formação de professores

20144095: Exclusão social, desigualdade e educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Normatização e controle social. Biopolítica. Discursos e práticas de exclusão social. Os
excluídos e os marginalizados. Educação e Desigualdade Social. Relações entre Educação e Pobreza.

20144096: Formação de educadores e exercício docente: educar na e para a construção da moralidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Desafios e possibilidades para a formação de professores. Desafios e possibilidades para o exercício da docência. A construção da moralidade. Educar para a moralidade. A atualidade em pesquisas sobre educação moral, formação e exercício docente.

20144098: Formação docente, magistério e gênero - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Gênero como categoria analítica-histórica-política e como constituição identitária.
Epistemologias dos Estudos Feministas. Gênero e magistério. Representações sobre a docência e o ser professora e professor. A construção das identidades docentes e as relações de gênero e de poder. A construção escolar das diferenças de gênero e de demais marcadores sociais da diferença nas instituições escolares e não-escolares. Práticas pedagógicas feministas. Gênero e/nas Pedagogias culturais.

20144097: Formação docente na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contribuições de Pierre Bourdieu para os estudos sobre formação docente, com
destaque nas trajetórias e estratégias de escolarização. Percurso biográfico e intelectual do autor. Conceitos fundamentais: habitus, (campo intelectual, científico, cultural, político, linguístico, religioso, jurídico, artístico etc.), capital (cultural; econômico, social, simbólico), prática, dominação, poder simbólico, violência simbólica, trocas simbólicas, reprodução. Repercussões do método em autores, textos e estudos que focalizam a educação, especificamente a formação docente.

20144099: Formação e prática docente para a alfabetização e o letramento - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Alfabetização e letramento: histórico, políticas e conceitos. Abordagens teóricas e
metodológicas do processo de aquisição da linguagem escrita. Identidade profissional do/a professor/a alfabetizador/a. Estudo de pesquisas empíricas sobre formação e prática de professores alfabetizadores.

20144100: Formação, identidade, profissionalização e atuação docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos da formação para a docência no Brasil. Trabalho docente. Identidade
profissional para docência. Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias. A feminização do magistério. A educação para a diversidade na atuação docente.

20144082: Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação: diferentes enfoques - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A disciplina apresenta os principais fundamentos epistemológicos presentes na
produção do conhecimento em ciências humanas e, especialmente, na pesquisa em Educação, em dois momentos: inicialmente aborda a formação da Ciência na Modernidade e as principais perspectivas decorrentes dessa formação e, posteriormente, enfoca as perspectivas teóricas que dão sustentação às pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa vinculados ao PPGE/CPAN.

20144101: Fundamentos e práticas da educação infantil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil. Concepções de criança e infância ao longo da história. Pedagogias da infância e da creche. A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

20144070: Fundamentos e Práticas da Educação Infantil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil. Concepções de criança e infância ao longo da história. Pedagogias da infância e da creche. A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

20144081: Fundamentos históricos da Educação Brasileira - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

História dos fundamentos históricos da Educação brasileira: do século XVI ao XXI.
Reflexão histórico-filosófica sobre os fundamentos da Educação brasileira. Relações entre a Educação e a cultura contemporânea.

20144047: Fundamentos Sociológicos e Educação Social - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos dos autores clássicos da Sociologia e suas possíveis relações com a Educação Social.

20144102: Fundamentos teóricos da educação e diversidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aspectos teórico-metodológicos da educação para a diversidade. Introdução aos
aspectos históricos, filosóficos, sociológicos e antropológicos da educação para a diversidade. Temas emergentes, relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da educação social, inclusão, diversidade e diferença na formação de professores.

20144103: Gênero, sexualidade e educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e
culturais da sexualidade. Identidade de gênero e identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade e interface com a educação.

20144104: História da educação feminina no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O campo da História e da História da Educação. Estudos de História da Educação:
pressupostos teóricos e metodológicos. Aspectos históricos, políticos, sociais e filosóficos da educação nacional. Processo de formação docente no Brasil. A emergência do conceito de gênero na história. História das Mulheres no Brasil e movimentos feministas. Educação brasileira e o processo de feminização da docência. Emancipação feminina e a via educacional.

20144105: Introdução aos Estudos Culturais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Introdução aos Estudos Culturais e Educação. Pedagogia, Artefatos Culturais e Educação. Currículo, Identidade, Poder e Diferença a partir dos Estudos Culturais.

20144106: Metodologia de pesquisa específica com crianças - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Histórico, diferentes correntes e principais pensadores da Sociologia da Infância;
contributos de diferentes áreas do conhecimento (Antropologia, Filosofia, História e Psicologia); instrumentos e técnicas de recolha de dados para estudos com crianças; unidades de análise/categorias analíticas do campo da Sociologia da Infância.

20144107: O Método Clínico-Crítico piagetiano como uma possibilidade metodológica nas pesquisas em educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Os primórdios do método clínico. A evolução do método clínico: o método clínico-crítico. As reações na entrevista clínica e possibilidades de análise. A entrevista clínica como subsídio às pesquisas qualitativas. A entrevista clínica e a intervenção pedagógica. A representação do mundo na criança: a atualidade do método e os meandros do pensamento.

20144025: O mundo do trabalho, a criança e o adolescente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O Brasil e o cenário político e econômico mundial. O Desenvolvimento Humano na
América Latina. A sociedade capitalista e a relação da criança e do adolescente com o trabalho. A exploração do trabalho infantil. Leis de proteção à criança e ao adolescente no trabalho. As piores formas de trabalho infantil. A escola e a criança trabalhadora. Programas e Políticas de Erradicação do Trabalho Infantil.

20144108: Organização do trabalho pedagógico na educação de bebês - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções de criança(s) e bebê(s); desenvolvimento nos três primeiros anos de vida;
a(s) linguagem(ns) dos bebês; identidade profissional: formação e ação docente na creche; organização do tempo e do espaço na creche; observação e escuta das crianças bem pequenas.

20144027: Pessoas com deficiência e a construção de direitos - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

História da Educação de Pessoas com deficiência. Planos e Programas Nacionais de
Educação Especial. Integração/Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Direitos Humanos e as pessoas com deficiências.

20144062: Políticas Públicas, educação e saúde no Brasil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Políticas públicas intersetoriais para atenção primária. Marcos históricos e conceituais da saúde pública no Brasil. Política Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção Básica em Saúde. Política Nacional de Humanização. Determinantes sociais e saúde. Políticas setoriais e atenção básica em saúde. Concepções teóricas e metodológicas da educação na área da saúde.
Política Nacional de Educação em Saúde. Educação popular em saúde. Integralidade e educação permanente em saúde. Educação, saúde e desenvolvimento humano. Comunicação e educação em saúde.

20144028: Políticas Públicas para a Infância e a Adolescência - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Movimento mundial e a construção dos direitos da criança e do adolescente.
Desenvolvimento social e as políticas de atendimento à criança e ao adolescente no Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Programas articulados de atendimento à infância e à Adolescência nas áreas da educação, assistência social e saúde.

20144083: Seminário de Pesquisa - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação. A pesquisa em
educação: problemas, perspectivas e desafios. Instrumentos, procedimentos e tipos de pesquisa.
O levantamento da produção teórica como fundamento de pesquisa. A ética na pesquisa em educação. Estatística e as pesquisas em educação.

20144109: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.

20144110: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação II - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.

20144111: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação III - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.

20144112: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação IV - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.

20144068: Subjetividade, saúde mental e trabalho na educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Discutir as articulações entre organização do trabalho e saúde mental dos educadores,
de forma a fortalecer e incrementar a produção científica e as investigações acerca da situação de trabalho de professores e educadores sociais.

20144052: Teoria Crítica e Educação Social - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo dos temas, conceitos e teorias dos autores da Escola de Frankfurt e suas
possíveis relações com a Educação Social.

20144113: Tópicos especiais em Educação –Educação Social I - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

20144114: Tópicos especiais em Educação – Educação Social II - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

20144115: Tópicos especiais em Educação – Educação Social III - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

20144116: Tópicos especiais em Educação – Educação Social IV - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.

20144117: Tópicos especiais em Gênero e sexualidades, cultura e saúde I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”,
como: conceito de Gênero e interfaces com a Educação; Pluralidade cultural; Estudos Decoloniais e Pós-Coloniais; Cultura Corporal etc.

20144118: Tópicos especiais em Gênero e sexualidades, cultura e saúde II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”,
como: Educação dos Corpos; Saúde discente e docente; Corporeidade e Educação; Teoria Queer; entre outros.

20144119: Tópicos especiais em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Relações entre Educação e Pobreza. Educação e Assistência Social. Educação e Ações Afirmavas. Políticas de Cotas; Direitos humanos, Educação social e suas relações, Educação Especial e história; entre outros.

20144120: Tópicos especiais em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Educação de Jovens e Adultos; Educação Prisional; Currículo e Educação Especial; Políticas educacionais em diferentes contextos e ações; Educação Especial e Inclusão escolar etc.

20144121: Tópicos especiais em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas
educavas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Princípios de interdisciplinaridade na discussão e compreensão de temáticas relavas à intervenção/ transformação do processo educativo em espaços escolares e não escolares; entre outros.

20144122: Tópicos especiais em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas
educavas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Fundamentos teóricos e práticos da prática pedagógica em espaços escolares e não escolares; Fundamentos teóricos e práticos para a formação de professores(as)/educadores(as) para atuação em espaços escolares e não escolares etc.

20144046: Trabalho, Educação e Hegemonia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O trabalho como categoria ontológica do ser social. Fundamentos da economia política e educação. Relações entre trabalho e educação. Concepção de Estado para o materialismo histórico-dialético. Educação, políticas públicas educacionais e hegemonia. A concepção de hegemonia em Gramsci. O papel dos intelectuais orgânicos na produção e conservação da hegemonia. Manifestações da produção e conservação da hegemonia na educação: a nova pedagogia da hegemonia.