Atitude pró-ambiental e desperdício de alimentos: um estudo com a Geração Z |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MAGNA LOURDES LISBOA DIETRICH
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Christiano França da Cunha
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Thelma Lucchese Cheung
- Wilson Ravelli Elizeu Maciel
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Processo de aquisição de produtos da Agricultura Familiar pelos restaurantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal da Grande Dourados |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
|
Coorientador(es) |
- Christiane Marques Pitaluga
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Giana de Vargas Mores
- Janaína Balk Brandão
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Os impactos da Indústria de Papel e Celulose no desenvolvimento regional dos principais municípios sul-mato-grossenses de floresta plantada |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/07/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Coorientador(es) |
- Fabricia Gladys Fernandes da Silva Rossato
|
Orientando(s) |
- Lara Kamila Silva Pinheiro
|
Banca |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Antonio Zanin
- Daniel Massen Frainer
- Denise Barros de Azevedo
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Resumo |
Mato Grosso do Sul se consolida como um dos mais importantes polos do país no segmento florestal, principalmente na silvicultura com o plantio de eucalipto e abriga algumas das principais empresas atuantes neste setor. No setor de papel e celulose, os municípios de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência, se destacam significativamente. Três Lagoas, com duas fábricas da Suzano Papel e Celulose, duas da Eldorado (uma já instalada e outra em fase de construção), e uma unidade industrial da empresa Sylvamo Corporation; e Ribas do Rio Pardo com uma fábrica em sua fase final de instalação. Além disso, Inocência no ano de 2024 já apresenta avanço na construção de uma nova fábrica de papel e celulose pela empresa Arauco. Tais empresas são referência mundial na produção de bioprodutos à base de eucalipto. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar os impactos que a indústria de papel e celulose trouxe para o desenvolvimento regional dos principais municípios sul-mato-grossenses de floresta plantada. A pesquisa foi desenvolvida para responder ao seguinte questionamento: Quais impactos a indústria de papel e celulose trouxe para o desenvolvimento regional dos principais municípios sul-mato-grossenses de floresta plantada? Os objetivos específicos consistem em: comparar os indicadores socioeconômicos dos principais municípios sul-mato-grossenses de floresta plantada, com os demais municípios do estado, e verificar o efeito da indústria de papel e celulose nos indicadores socioeconômicos dos principais municípios de floresta plantada do estado de MS. O estudo adotou o método quantitativo, com a utilização de dados secundários, obtidos pelo IBGE, que ilustram a expansão do setor de papel e celulose e a evolução dos indicadores socioeconômicos dos municípios sul-mato-grossenses entre os anos de 2006 a 2020. Para a análise foi utilizado o método da regressão de efeitos fixos com o uso de dados em painel. Os resultados mostram que a indústria de papel e celulose em MS é fundamental para o desenvolvimento econômico regional, gerando empregos, investimentos e infraestrutura, além de estimular outras atividades econômicas. Contudo, é essencial enfrentar principalmente os desafios sociais que tal cenário implica, promovendo um desenvolvimento regional inclusivo que considere aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos. |
Download |
|
|
Diálogos entre stakeholders: uma análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em uma instituição privada do agronegócio do estado de Mato Grosso do Sul. |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/05/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Nidian Souza Ribeiro Corrêa
|
Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Jersone Tasso Moreira Silva
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Yasmin Gomes Casagranda
|
Resumo |
O Agronegócio é considerado uma das principais áreas de desenvolvimento socioeconômico mundial; em virtude disso, sofreu grandes transformações ao longo do tempo, na busca de ajustar a produção às demandas de produção de alimentos no Brasil e no mundo. Assim sendo, o desafio é organizar-se de modo a incentivar e melhorar a estrutura das cadeias produtivas, para que favoreçam o desenvolvimento do agronegócio sem comprometer a disponibilidade dos recursos naturais para as próximas gerações. Partindo dessa premissa, é preciso engajamento e colaboração dos diversos stakeholders públicos e privados no sentido de buscar um objetivo comum, pois, independentemente do segmento de mercado, as consequências da má administração dos recursos naturais acabam impactando a todos. Desse modo, a Teoria dos Stakeholders enfatiza que todos os indivíduos afetam e são afetados nas relações sociais. Logo, é fundamental que haja o diálogo entre os stakeholders a fim de estabelecer caminhos de interação e definição de objetivos claros a serem percorridos. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo analisar como o diálogo entre os stakeholders pode contribuir para a gestão de uma instituição privada do agronegócio, visando o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de campo, a qual utilizou aplicação de entrevista com os gestores de uma instituição privada do estado para levantamento e análise de dados. Para análise e discussão dos resultados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, na qual constatou-se que a ODS 2 e a ODS 16 causam impacto direto no planejamento e efetivação dos projetos da instituição estudada. Portanto, torna-se evidente a importância do diálogo entre os stakeholders para alinhamento das ações.
Palavras-chave: Stakeholders. Diálogo entre Stakeholders. ODS. Desenvolvimento Sustentável.
|
Download |
|
|
Agricultura orgânica no Brasil: caracterização a partir do censo agropecuário - 2017 |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/05/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Isabel Benites Paredes Chaves
|
Banca |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Elcio Gustavo Benini
- Emanoel Marcos Lima
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Luciane Cristina Carvalho
|
Resumo |
A preocupação com a segurança alimentar, a redução dos impactos ambientais e a sustentabilidade destacam a agricultura orgânica como uma alternativa à agricultura convencional. Além disso, a agricultura orgânica possui bases sociais, econômicas e ambientais que visam aprimorar a preservação do meio ambiente e reduzir a dependência de agrotóxicos, proporcionando mais saúde para as pessoas e conservando os recursos naturais. Neste sentido, a presente pesquisa buscou analisar as características da agricultura orgânica no Brasil, segundo a análise dos dados do Censo Agropecuário de 2017. A pesquisa quantitativa, consistiu na revisão sistemática e na estatística descritiva sobre a agricultura orgânica, com base nos dados coletados nas tabelas do SIDRA no último Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados mostram que 64.690 estabelecimentos orgânicos no Brasil correspondem a 1,28% do total nacional, predominantes com área total entre 20 a 50 hectares, os produtores são proprietários da terra, pertencentes a agricultura familiar, recebem orientação técnica vinda do Governo, não são associados a nenhuma classe e praticam exclusivamente produção vegetal. A maioria dos produtores orgânicos são homens, com idade entre 55 a 65 anos, cor/raça branca e se enquadram na agricultura familiar-Pronaf B. Além das características dos estabelecimentos e produtores orgânicos, observou-se também que 63,69% dos 5.073.826 estabelecimentos agropecuários não utilizaram agrotóxicos no Brasil em 2017. Diante do exposto, conclui-se que as políticas públicas são importantes para manter e aumentar a produção orgânica, assim como os investimentos em projetos que promovam a prática do cultivo orgânico no Brasil. Visto que o desenvolvimento da agricultura orgânica nas grandes regiões brasileiras está atrelado a contribuição das políticas públicas, pois os resultados mostram que 76,26% pertencem a agricultura familiar e 75,76% não recebem orientação técnica adequada. Além disso, o Brasil explora apenas 0,63% do total de área agricultável com produção orgânica, possuindo um grande potencial de crescimento devido sua vasta área agrícola. |
Download |
|
|
A adoção de práticas de gerenciamento de projetos em organizações pertencentes à pecuária sul-mato-grossense |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Laura Lopes Witwytzky Nardão
|
Banca |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Jeovan de Carvalho Figueiredo
- Luiz Miguel Renda dos Santos
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Renato Luiz Sproesser
|
Resumo |
As práticas de gerenciamento de projetos vem sendo cada vez mais adotadas, e sua contribuição para o desempenho dos empreendimentos é reconhecida e demonstrada na literatura recente. Por outro lado, estudos mostram que projetos apresentam falhas, tanto na falta de alinhamento com as estratégias de negócio quanto na falta de cumprimento em relação ao que foi planejado. Observando a realidade econômica brasileira, é oportuno avaliar o tema gerenciamento de projetos no setor em que o país se destaca como player global: o agronegócio. Este estudo tem como problemática avaliar, qualitativamente, como ocorre a adoção de práticas de gerenciamento de projetos - sugeridas pelo Project Management Institute - em projetos de organizações pertencentes à pecuária sul-mato-grossense. Para tanto, na Revisão de Literatura, foram apresentados os conceitos de projetos e gerenciamento de projetos, de ciclo de vida, de áreas de conhecimento e grupos de processo, de sucesso e maturidade em projetos, e, por fim, de gerenciamento de projetos no agronegócio. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com produtores rurais realizadas face a face seguindo um roteiro semiestruturado, sendo a amostra selecionada por conveniência e vinculada ao critério de saturação para determinar o número de respondentes. Os resultados apontam que, mesmo que em alguns projetos tenham sido utilizadas práticas isoladas de gerenciamento de projetos, estes são planejados e executados de maneira empírica e sem planejamento, acarretando a ausência de parâmetros para se avaliar o desempenho efetivo dos mesmos, resultando assim na sugestão de classificação em nível inicial de maturidade de gerenciamento de projetos. |
Download |
|
|
“GESTÃO DA PERDA DE ALIMENTOS NA CADEIA DE HORTIFRÚTI: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR” |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Coorientador(es) |
- Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
|
Orientando(s) |
- Naiade Valenzuela de Alcantara
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Christiane Marques Pitaluga
- Erlaine Binotto
- Jose Carlos de Jesus Lopes
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
- Simone Sehnem
|
Resumo |
A maior parte das cadeias alimentares utilizam os recursos naturais de forma linear
“extrair, produzir, descartar” (Aznar-Sánchez et al., 2020), neste cenário surge a
economia circular como alternativa para uma agricultura sustentável, ou seja, uma nova
forma de gerir os recursos naturais. Os governos Europeu e Chinês adotaram medidas
baseadas na Economia Circular, por meio de regulamentos e legislações. No Brasil o
conceito e implementação estão nas fases iniciais, sendo importante pesquisas que
contribuam para essas práticas. Em relação às cadeias alimentares, neste trabalho
entrevistamos os produtores de hortifrúti, para saber como eles lidam com esses produtos
que possuem alta perecibilidade, verificando quais estratégias são adotadas para diminuir
os índices de perdas. A produção de hortifrúti em Mato Grosso do Sul é pequena, gerando
um baixo abastecimento pela produção local, o que pode surtir em uma insegurança
alimentar, caso os produtos não venham de outras localidades. Posto isto, o presente
estudo irá investigar como os produtores de hortifrúti de Campo Grande – MS estão
fazendo para reduzir as perdas na cadeia, a partir das perspectivas de princípios e práticas
de Economia Circular. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada
e a análise de dados foi realizada por meio de categorias definidas pela análise de
conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados mostraram que os produtores realizam práticas de
Economia Circular com o intuito de reduzir a perda e o desperdício na cadeia, e que
também possuem algumas iniciativas de inovação incremental e disruptiva. A principal
contribuição deste estudo é oferecer insights para um avanço na implantação de novas
práticas de economia circular na cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras. A partir
do conhecimento sobre o funcionamento local do hortifrúti foi possível, além da
identificação das práticas usadas no setor, conhecer as dificuldades enfrentadas pelos
produtores de hortifrúti e como eles utilizam a inovação para transpor essas barreiras
encontradas. Essas dificuldades acabam por impactar diretamente na implantação de
novas práticas circulares e na relação dos produtores com seus parceiros de negócios.
Com esta questão, este trabalho também contribui trazendo uma série de propostas para
auxiliar o setor a caminhar cada vez mais em direção à sustentabilidade por meio da
Economia Circular.
Palavras-chave: Economia Circular. Inovação. Produção de Hortifrúti. Desperdício de
Alimentos.
|
Download |
|
|
Produtividade do Setor Varejista de Alimentos Brasileiro |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/08/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Lilyan Ágatha Silva Cristaldo
|
Banca |
- Elcio Gustavo Benini
- Jeovan de Carvalho Figueiredo
- Luiz Miguel Renda dos Santos
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Renato Luiz Sproesser
|
Resumo |
Uma análise atual da indústria agroalimentar revela empresas empenhadas em adotar práticas de gestão estratégica para alcançar resultados aprimorados. Isso inclui decisões gerenciais voltadas para a ampliação da participação de mercado e medidas focadas no aumento da rentabilidade. O segmento varejista está em constante aprimoramento e, à medida que as empresas se expandem, incorporam tecnologias avançadas de informação e gestão. Nesse cenário, torna-se indispensável contar com ferramentas que auxiliem o processo decisório. Um ramo que exibe notável competitividade é o varejo alimentar, com grupos nacionais e internacionais robustos assumindo o controle das atividades comerciais. Esse setor também é responsável por disseminar novas tendências de consumo entre os clientes, conectando a indústria de transformação ao consumidor final. O setor varejista de alimentos abrange cerca de 94.706 lojas. Em 2022, o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões, representando 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e empregando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Esses números ressaltam a relevância desse setor na economia nacional. O propósito deste estudo é analisar como variáveis estratégicas e econômicas impactam no desempenho das empresas varejistas de alimentos. A partir disso, pretendeu-se identificar quais ações estratégicas proporcionam os melhores resultados empresariais. O período de análise foi de 2013 a 2019, com dados coletados por meio das edições anuais de ranking supermercadista da Revista SuperHiper. Foi utilizado o modelo econométrico de dados em painel de modo a capturar o impacto das variáveis sobre a produtividade das empresas. Os resultados das variáveis econômicas apresentaram influência, possuindo uma relação significativa de 1% a 10%. Porém, das variáveis estratégicas, apenas o número de funcionários apresentou significância de 1%. Os resultados da pesquisa corroboraram apenas em parte com a teoria e estudos anteriores, trazendo com isso inferências inéditas e significativas sobre as hipóteses de pesquisa, agregando novas descobertas para as tomadas de decisão gerenciais do setor. A descoberta de uma maior relevância do ambiente macroeconômico do que do ambiente microeconômico do país para a produtividade das empresas do setor do varejo alimentar, proporciona uma base sólida para que as mesmas direcionem seus esforços para variáveis que realmente causarão um impacto efetivo nos seus resultados financeiros. Portanto, o estudo teve êxito em sua contribuição para a discussão acerca do tema proposto. |
Download |
|
|
Valor percebido, consciência ambiental e a intenção de compra de carne com selo Carne Carbono Neutro (CCN) |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/07/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jéssica Romagnoli Freire Campos
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Emanoel Marcos Lima
- Giana de Vargas Mores
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Resumo |
Gradativamente, consumidores têm demonstrado interesse por produtos sustentáveis, sobretudo os consumidores de carne. Em contrapartida, há uma lacuna no entendimento do valor percebido pelo consumidor. Em razão disso, este estudo tem como objetivo analisar o impacto do valor percebido na intenção de compra de carne bovina com selo Carne Carbono Neutro (CCN) e como a consciência ambiental influencia nessa relação. Para tanto, foi conduzida uma survey com consumidores de carne bovina responsáveis pela compra em seus lares. Uma amostra de 256 consumidores respondeu ao questionário, tendo como base escala Perval. Para a análise de dados, foram utilizadas as técnicas de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Modelagem de equações estruturais (SEM). Foram estimados quatro modelos de AFC. O modelo SEM relacionou os construtos. Os resultados demonstraram que o valor percebido impacta positiva e significativamente na intenção de compra da carne com selo CCN e que a consciência ambiental influencia de forma positiva nessa relação, porém a relação é baixa. |
Download |
|
|
ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA A GOVERNANÇA DE RECURSOS HÍDRICOS: uma análise “Coasiana” acerca da tensão entre agricultura e turismo em Bonito (MS) |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/05/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Luciane Cristina Carvalho
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Patricia Campeao
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
|
Resumo |
A água, abundante em nosso país, fundamental para a existência humana, de uso múltiplo e estratégico para o agronegócio é um recurso finito e necessita de investimentos em prol do uso racional tanto sob a perspectiva da eficiência econômica, como da sustentabilidade, portanto, prescinde de uma correta alocação para garantir às futuras gerações seu exercício pleno. Mato Grosso do Sul destaca-se na produção de grãos e novas áreas foram destinadas às lavouras no estado, contribuindo para que o estado continue em destaque no ranking brasileiro relativo às riquezas produzidas pelo agronegócio. No entanto, as novas frentes de cultivo que não foram planejadas podem impactar negativamente o meio ambiente e a sociedade, um exemplo deste fato é o que ocorre com os rios cênicos do município de Bonito/MS. Tendo como ponto de referência a problemática do turvamento dos rios da bacia hidrográfica do do Rio Formoso, a pesquisa é conduzida de modo a entender o papel da instituições para o encaminhamento das tensões entre agentes econômicos envolvidos, especiamente aqueles relacionados com o turismo e a agricultura. Objetiva-se analisar, sob a ótica do Teorema de Coase, os arranjos criados para a governança dos recursos hídricos em Bonito/MS, com foco na alocação do direito de propriedade sobre o uso de águas superficiais. Nesse passo, realizou-se uma pesquisa qualitativa em três etapas: a primeira para caracterizar os instrumentos normativos envolvidos na governança do uso dos recursos hídricos superficiais existentes no Brasil e em Mato Grosso do Sul envolvendo o levantamento normativo que regulam os recursos hídricos na esfera federal, estadual e municipal; na segunda etapa realizou-se entrevistas com dezesseis pessoas relacionadas com a atividade agrícola, atividade turística, órgãos públicos e instituições afim de verificar as circunstâncias e motivos, em que existem tensões relacionados aos usos de recursos hídricos e a atividade agrícola em Bonito/MS; por fim, na terceira etapa, com o escopo de identificar os arranjos institucionais relacionados à governança do uso dos recursos hídricos em Bonito/MS, houve o estudo de caso do Comitê de Bacia Hidrogáfica do Rio Miranda – CBHRM e da Câmara Técnica de Conservação do Solo e Àgua (CTCSA). O resultado da pesquisa revela que os arranjos institucionais investigados são eficazes na governança dos recursos hídricos. Cada um dos arranjos possui sua relevância. O CBHRM, por possuir atuação em toda a bacia hidrográfica do rio Miranda, atua de forma abrangente. Em relação ao CTCSA, sua relevância é evidente, uma vez que ao tratar da conservação do solo e água, apresenta uma atuação celére e eficaz na resolução de dispustas envolvendo movimentação de solo que impactam nos recursos hídricos em Bonito/MS. Evidencia-se, assim, a importância das instituições, bem como a complementariedade entre as instituições formais e os arranjos institucionais, para a minimização dos custos de transação e alinhamento dos interesses entre a partes envolvidas.
Palavras-chaves: Água; recursos naturais, Teorema de Coase; instituições; direito de propriedade; contaminação.
|
Download |
|
|
O EFEITO DO USO DE SOBRAS, PLANEJAMENTO DE ROTINAS E DO AFETO NAS INTENÇÕES EM DESPERDIÇAR ALIMENTOS: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO. |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/03/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Christiano França da Cunha
- Eduardo Eugênio Spers
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
As famílias brasileiras desperdiçaram em média 128,88 quilos de comida por domicílio no ano de 2022, sendo que cada indivíduo foi responsável por aproximadamente 41,7 quilos de resíduo alimentar, representando aproximadamente 0,35 quilos diários em cada domicílio. Identificar os fatores que influenciam o comportamento de um indivíduo pode ajudar a desenvolver estratégias direcionadas para mitigar o desperdício de alimentos, reduzindo a insegurança alimentar ao considerar a disponibilidade e os custos do desperdício. Para melhor compreender o ato de desperdiçar alimentos, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado, que considera que o comportamento de um indivíduo é baseado na intenção de realizar determinado ato, e essa intenção é uma função da atitude em relação ao comportamento, normas subjetivas e controle comportamental percebido. Este estudo buscou apresentar uma adaptação no modelo da TPB em relação as intenções de desperdiçar alimentos entre os consumidores ao identificar como a atitude, as normas subjetivas e o controle comportamental percebido estão associados às intenções dos consumidores no comportamento de desperdiçar alimentos e investigar se as dimensões de afeto, reuso de sobras e planejamento de rotinas aumentam o poder explicativo do modelo da TPB relacionado ao desperdício de alimentos. A amostragem final resultou em 815 respostas de consumidores alcançadas por intermédio de um questionário online. A partir dos resultados obtidos construíram-se 10 hipóteses de pesquisa que foram analisadas por meio
de modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais. Os resultados demonstram que as atitudes dos consumidores, o uso de sobras e o planejamento de rotinas tem maior poder explicativo sobre as intenções em reduzir o desperdício de alimentos. As rotinas dos consumidores em relação ao planejamento e compra de alimentos são fatores importantes e determinam a quantidade de alimentos descartados e construto afeto apresentou relação positiva com a intenção em reduzir o desperdício de alimentos, embora com menor poder explicativo. A redução do desperdício de alimentos está amplamente associada à segurança alimentar, uma vez que a sua redução ajuda a alimentar mais pessoas, modera as pressões sobre os recursos naturais e reduz o impacto negativo sobre o meio ambiente.
|
Download |
|
|
Estágios Evolutivos da Contabilidade Gerencial e Desempenho: estudo em empresas brasileiras do agronegócio |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/01/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Emanoel Marcos Lima
- Katia Abbas
- Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
- Matheus Wemerson Gomes Pereira
- Silvia Morales de Queiroz Caleman
|
Resumo |
O objetivo deste estudo é testar, empiricamente, o sequenciamento entre os estágios evolutivos da contabilidade gerencial e a relação entre estágios evolutivos mais avançados e o desempenho nas maiores empresas do ramo do agronegócio. Os dados do estudo, de caráter quantitativo e descritivo, foram coletados via survey com 165 respostas válidas de grandes empresas do agronegócio. Para o tratamento e análise dos dados, foram utilizados estatística descritiva e o método Multinomial Logit (MNL). Os achados apontam que, de fato, há um sequenciamento nos estágios evolutivos de contabilidade gerencial conforme aponta a teoria e que, apesar da maioria das organizações serem classificadas como pertencentes ao quarto estágio evolutivo de Contabilidade Gerencial, os melhores desempenhos percebidos foram vistos por organizações de segundo estágio. Assim é relevante destacar que, a despeito do bom desempenho geral do setor, empresas categorizadas em estágios evolutivos superiores em termos de práticas de contabilidade gerencial não se sobressaíram com relação às demais. Importante observar as práticas de segundo estágio, Análise de Lucratividade do Produto, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição, Fluxo de Caixa e Orçamento, como práticas mais evidenciadas nas empresas do agronegócio de melhor desempenho. A pesquisa testa, empiricamente, a evolução em estágios das práticas de contabilidade gerencial nas empresas do agronegócio brasileiras, evidenciando fatores que diferenciam-nas em relação ao desempenho, demonstrando as particularidades dentre os estágios evolutivos em que estão inseridas. Para além disso, destaca práticas de contabilidade gerencial que estariam relacionadas a uma melhor performance no setor. |
Download |
|
|
ATRIBUTOS RELEVANTES PARA O CONSUMO DE CARNE CARBONO NEUTRO: RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES, ASPECTOS INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/01/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Ervilario Alves da Cunha Júnior
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Eduardo Eugênio Spers
- Evandro Luiz Lopes
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Thelma Lucchese Cheung
|
Resumo |
Cada vez mais os consumidores estão mais exigentes. A conscientização entre um equilíbrio entre consumo e sustentabilidade, frequentemente, está na realidade do mercado. Com isso, atributos intrínsecos (odor, cheiro, suculência) e extrínsecos (marca, preço, embalagem) são determinantes para a intenção de compra. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os atributos determinantes para intenção de consumir a CCN. Para atingir o objetivo geral, pretende-se dividi-lo em específicos, sendo: a) mensurar a relação entre os atributos intrínsecos/extrínsecos do produto sobre a intenção de consumir CCN; b) avaliar a relação entre os atributos intrínsecos/extrínsecos do produto sobre a disposição a pagar mais por CCN; e c) verificar o efeito da consciência ambiental sobre a percepção acerca da CCN. A pesquisa foi realizada com 1000 consumidores de todo o território nacional. Foi desenvolvido e operacionalizado um survey para coleta de dados. A modelagem foi feita através de equações estruturais, sendo a validade convergente do modelo por meio da análise da Variância Extraída - AVE, Confiabilidade Composta e Alfa de Cronbach. Dentre os resultados encontrados nesta pesquisa é possível afirmar a influência que os atributos intrínsecos e extrínsecos dispõem para o comportamento do consumidor. Bem como, tais atributos são capazes de influenciar a disposição a pagar mais por CCN, uma vez que este produto oferece uma segurança alimentar, por meio da certificação, além do mais, reforço o aspecto da sustentabilidade, que colabora no comportamento do consumidor, ainda mais, se o consumidor já tiver engajamento a respeito do tema. A importância do consumo sustentável, bem como a conscientização do consumidor, este cada vez mais exigente e informado. Consoante a isto, oferecer um produto qualificado, certificado e que ofereça segurança alimentar, tal como CCN, é algo relevante. Nas hipóteses analisadas foram consideradas aceitas as H1a, H2b, H3a, H3b, H4a e H4b. Conclui-se que a principal contribuição teórica deste estudo está centrada no Modelo Teórico original proposto, seja pelo conjunto dos constructos construídos, seja pelas relações intrínsecas do modelo. |
Download |
|
|
DIÁLOGOS ENTRE STAKEHOLDERS: uma pesquisa sobre mulheres gestoras no meio rural e o agronegócio sustentável no estado de Mato Grosso do Sul |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/12/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Gabrielly Martins dos Santos
|
Banca |
- Denise Barros de Azevedo
- Erlaine Binotto
- Marcos José de Almeida Matias
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Yasmin Gomes Casagranda
|
Resumo |
Das 4,1 milhões de propriedades rurais no Brasil, identificadas pelo censo agropecuário
realizado pelo IBGE em 2017, 946.075 são gerenciadas por mulheres; são agricultoras,
gestoras, pesquisadoras e especialistas contribuindo com o desenvolvimento das atividades no
campo. Tal dado demonstra a crescente relevância teórica e prática de analisar a inserção da
mulher na gestão rural do agronegócio. Os percentuais do agronegócio brasileiro, quando
comparados a realidade da participação feminina no ramo, conduzem a reflexões acerca de
como acontecem os diálogos entre as gestoras rurais e seus respectivos stakeholders, bem como
quais os destaques no que se refere a sustentabilidade. Nesta dissertação são apresentados os
resultados de uma pesquisa de campo que objetivou analisar a configuração dos diálogos entre
as mulheres gestoras rurais do estado de Mato Grosso do Sul e seus stakeholders e os impactos
para a sustentabilidade no agronegócio. Para isso, a coleta de dados foi realizada através de
entrevistas com duas mulheres gestoras do agronegócio localizadas no estado de Mato Grosso
do Sul, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado dividido em quatro partes: perfil da
gestora; características do ambiente de atuação; stakeholders, diálogos entre stakeholders e
sustentabilidade no agronegócio; e gestão rural. Os dados coletados foram analisados por meio
da técnica de análise de conteúdo, com dimensões e indicadores pré-estabelecidos. O estudo
demonstra como as gestoras entrevistadas possuem perfis semelhantes, destacando-se o quesito
experiência, resultado das extensas carreiras no agronegócio. Os principais ambientes de
atuação dessas gestoras são o Grupo Atallah e o Senar-MS. Através das indicações das
gestoras, foi possível identificar diversos stakeholders e reconhecer aqueles que são mais
relevantes e exercem maior influência para o desempenho de suas atividades cotidianas. No
que tange aos diálogos entre stakeholders, constata-se que os mesmos são importantes e afetam,
positiva ou negativamente, a concretização dos objetivos do Senar-MS e do Grupo Atallah,
sendo marcados pela negociação e troca de conhecimentos. No caso do Senar-MS, os
stakeholders “Parceiros” possuem um fator de impacto maior nos diálogos da gestora, enquanto
o Grupo Atallah possui como stakeholders mais proeminentes os ligados aos processos
operacionais e financeiros, como colaboradores e acionistas. Pelos resultados obtidos em
relação a sustentabilidade, atestou-se a existência de iniciativas vinculadas às dimensões
ambiental, social e econômica, nas atividades desenvolvidas pelas duas entrevistadas. Essas
ações não se encontram em estado inicial, são planejadas, estruturadas e aplicadas na prática já
há algum tempo tanto no Grupo Atallah quanto no Senar-MS. |
Download |
|
|
O potencial do Turismo de Base Comunitária (TBC) em território camponês: um estudo no Assentamento 72 em Ladário, MS |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/12/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- João Pedro Ferraz Zanetoni
|
Banca |
- Dyego de Oliveira Arruda
- Elcio Gustavo Benini
- Geraldino Carneiro de Araujo
- Leandro Sauer
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Patricia Zaczuk Bassinello
|
Resumo |
O território camponês é fruto das relações entre atores sociais no campo. Nele é possível encontrar dois modos de se fazer agricultura, manifestando territorialidades distintas. O modo capitalista de produção no campo é marcado por avanço tecnológico, produtividade massiva, competitividade e monopolização do espaço. O modo de produção camponesa é marcado por fatores de associativismo, autossuficiência e autonomia familiar, características que foram se perdendo e com isso, levando camponeses a perder espaço de produção e reprodução social. São formas distintas de territorialização do espaço que levaram a conflitos socioterritoriais, e resultaram, entre outras coisas, na criação de assentamentos rurais. Assentamentos são a manifestação da luta camponesa que territorializam seu espaço por meio da cooperação e da busca por autonomia, aderindo a práticas conjuntas de produção sem utilização de agrotóxicos, formulação de associações de moradores, comercialização direta com consumidores, entre outras práticas que marcam sua busca por emancipação. Contudo, não é raro encontrar camponeses em assentamentos rurais que se veem em posição de subordinação ao mercado, manifestando territorialidades que contradizem a lógica camponesa mas buscando autonomia. Nesse sentido, o Turismo de Base Comunitária (TBC) se posta como uma atividade de carácter endógena e emancipatória, que valoriza as territorialidades locais e propõe autonomia, valorização e participação coletiva para a comunidade. O objetivo geral do trabalho é compreender as territorialidades camponesas que possibilitem campos para implementação de iniciativas da atividade do turismo de base comunitária (TBC) no Assentamento 72, em Ladário - MS. Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, foi utilizado a Abordagem Territorial e técnicas da História Oral Temática para coleta de dados, e as interpretações foram feitas utilizando Análise de Conteúdo, com auxílio do Software IRAMUTEQ. Os resultados permitiram uma compreensão multidimensional (política, econômica, ambiental e sociocultural) das territorialidades camponesas no assentamento, identificou-se relações de associativismo, gestão coletiva em torno da produção agroecológica, culminando na elaboração de uma associação informal de produtores locais. Notou-se potenciais para desenvolver a atividade turística a partir deste grupo, tendo em vista a forma com que se organizam coletivamente, as paisagens naturais e as hortas agroecológicas, que permitem passeios, além das parcerias identificadas com instituições de ensino e pesquisa. Contudo, deve-se frisar que o grupo não representa todo o assentamento, e existe um isolamento entre estes e o restante dos camponeses, a associação de moradores locais poderia atuar com um elo entre todo o assentamento, mas não o faz, além disso, o assentamento luta diariamente para conseguir água potável, um problema histórico que não encontra solução. Alguns apontamentos foram feitos no sentido de implementar iniciativas de TBC, considerando tal realidade. Existe potencial de desenvolver atividade turística no assentamento, porém ainda não é possível falar sobre o assentamento enquanto uma comunidade alinhada. |
Download |
|
|
Proposição do IDDSA - Índice de Desenvolvimento de Defesa Sanitária Animal estudo aplicado na IAGRO/MS |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/10/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Leandro Sauer
- Renato Luiz Sproesser
|
Resumo |
|
|
Efeito da experiência do consumidor de varejo Omnichannel no boca a boca Off-line e Online |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/09/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Caroline Pauletto Spanhol
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Caroline Pauletto Spanhol
- Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
- Giana de Vargas Mores
- Naira Denise Kalb
- Renato Luiz Sproesser
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Resumo |
Um cenário dinâmico e competitivo tem se mostrado as empresas varejistas. O oferecimento de um formato omnichannel, que busca atender às mudanças das necessidades e preferências dos consumidores, tem sido utilizado por empresas de diferentes setores, mas ainda existe o desafio de construir experiências significativas para os consumidores. Seguindo a abordagem teórica estímulo-organismo-resposta (SOR), utilizando seis dimensões (personalização, integração, estética, interação, customização e privacidade/segurança), e, escala não comparativa do tipo Likert com sete pontos (1- discordo totalmente a 7 - concordo totalmente), em um modelo hipotético dedutivo via técnica quantitativa, este estudo objetivou identificar os efeitos da experiência do consumidor de varejo omnichannel no boca-a-boca tradicional (off-line) e digital (online). A pesquisa contou com a participação de 251 consumidores de varejo omnichannel, cujas respostas foram obtidas por meio de formulário eletrônico. Os dados coletados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a interação é a dimensão de maior efeito positivo sobre a experiência do consumidor de varejo omnichannel, e o boca-a-boca tradicional (off-line) se sobrepõe quando comparado ao boca-a-boca (online). Em síntese, mesmo que em um ambiente de varejo omnichannel, o boca-a-boca tradicional predomina, seguido do sboca-a-boca (social) e do eboca-a-boca (digital). |
Download |
|
|
UBERIZAÇÃO: LIBERDADE OU PRECARIZAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DO TRABALHO |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/09/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Elcio Gustavo Benini
- Leandro Sauer
- Leonardo Francisco Figueiredo Neto
- Marcelo Ribeiro Silva
- RÔMULO CARVALHO CRISTALDO
|
Resumo |
No atual cenário, as mudanças tecnológicas têm causado impactos relevantes no mundo do trabalho/emprego. A Uberização tem se apresentado como um fenômeno representativo da plataformização de parte das relações sociais produtivas, ao mesmo tempo que se institui no seio de ressignificação do empreendedorismo contemporâneo. Em face do exposto, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar as relações de trabalho decorrentes da uberização que vêm sendo amplamente difundidas por meio de plataformas virtuais, em especial as de entrega de alimentos Ifood. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, com aplicação das técnicas de Análise Crítica do Discurso e de Análise de Conteúdo, aplicadas tanto nos dados primários (entrevistas) quanto em dados secundários (referência acerca da uberização). Os resultados evidenciaram a precarização dessas relações laborais, bem como o atual estágio de discussão na literatura desse recente movimento global. Os trabalhadores de plataformas digitais expõem sua integridade física e mental em risco, com jornadas extenuantes de trabalho, demonstrando a perpetuação da ideia de que são trabalhadores autônomos. Todo o contexto apresentado trouxe reflexões sobre a uberização, se oferece liberdade ou precarização do trabalho, pois tem tido um crescimento acelerado como uma nova relação de trabalho. A realidade demonstrada é de que as plataformas digitais, como a Ifood, transferem a responsabilidade diretamente para o trabalhador, que se torna o único responsável pelo gerenciamento do seu trabalho e o risco do empreendimento, inexistindo qualquer equilibrio entre as partes. Considerou-se que essa relação de trabalho contemporâneo de falso empreendedorismo, pois demonstram ao trabalhador autonomia e liberdade de escolha de horários de trabalho e entregas, e acabam por capturar a reprodução capitalista, ou seja, uma visão deturpada do que caracteriza realmente essa nova relação.Tal situação foi comprovada com a entrevista realizada com entregadores da plataforma que manejam sua condição despojados de direitos.
Palavras-chaves: Uberização. Plataformização. Empreendedorismo. Precarização do Trabalho
|
Download |
|
|
ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO LOCAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO EM CAMPO GRANDE E DOURADOS |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/06/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Luciene dos Santos Errobidart Mattos
|
Banca |
- Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo
- Cleonice Alexandre Le Bourlegat
- Denise Barros de Azevedo
- Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
|
Resumo |
No contexto dos estudos econômicos, a inovação motiva uma nova forma de sistema técnico de produção, além de agregar e gerar valor ao serviço. No cenário atual, representa competitividade, crescimento econômico e desenvolvimento e integra também o desenvolvimento científico e tecnológico, vínculos entre academia, empresas e governo. Partindo dos pressupostos sobre inovação, de Joseph Schumpeter e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), busca-se entender os ecossistemas de inovação, com foco em agronegócio (pecuária e agricultura) nos cenários de Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul. Ambos os municípios são identificados a partir de metodologia do SEBRAE (2019) como destaques no agronegócio e inovação. O objetivo inicial é analisar como se estabelecem os ecossistemas de agronegócio nas cidades escolhidas, considerando que a produtividade do agronegócio é um processo de aperfeiçoamento de gestão e foco em mercado com o benefício/desempenho da inovação. Assim, a partir de uma leitura que visa observar a atuação em Tríplice Hélice, apresenta-se o mapeamento inicial dos ecossistemas dos municípios bem como seus respectivos graus de maturidade bem como a integração dos atores locais e a efetividade das suas ações para com a inovação. Obtiveram-se, como resultado, discussões acerca da relação dos ecossistemas com o agronegócio, bem como a influência desses ecossistemas para com o setor em Campo Grande e Dourados, e as políticas públicas voltadas para a inovação no agronegócio. |
Download |
|
|
Desempenho em Redes Horizontais de Cooperação no âmbito dos pequenos produtores de hortaliças: um estudo de caso sobre o PROJETO SEMENTE |
|
Curso |
Mestrado em Administração |
Tipo |
Dissertação |
Data |
10/03/2022 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Elcio Gustavo Benini
- Luciane Cristina Carvalho
- Marcelo Ribeiro Silva
- Milton Augusto Pasquotto Mariani
- Patricia Campeao
|
Resumo |
Produtores rurais de pequeno porte, em especial os produtores de hortaliças, tem enfrentado desafios significativos frente as exigências do mercado e a concorrência com produtores de maior porte e mais bem capitalizados. Aspectos relacionados a escala produtiva, regularidade da oferta, diversidade e qualidade dos produtos são alguns dos principais problemas identificados. Diante desses desafios, pequenos produtores de hortaliças vêm buscando alternativas aos canais de distribuição via médio e grande varejo, como a venda direta ao consumidor final ou via pequenos estabelecimentos varejistas. Nesse contexto, iniciativas de ações coletivas têm sido adotadas para o desenvolvimento das condições de produção e comercialização desses produtores, como é o caso das redes horizontais de cooperação. Apesar das relações de cooperação propiciarem significativos benefícios, estudos também demonstram a existência de falhas e problemas. Os principais desafios que as redes encontram estão relacionados à insatisfação dos membros com o desempenho, com a organização e estrutura da rede, assim como com as dificuldades nas relações entre os participantes do arranjo cooperativo. Diante disso, o problema que se impõe refere-se a dificuldade de se estabelecer um sistema de gestão de desempenho voltado a iniciativas de redes horizontais de cooperação, com base na diversidade de interesses. Sendo assim, esta pesquisa visa contribuir com o processo de desenvolvimento de redes horizontais de cooperação entre pequenos produtores de hortaliças, por meio da proposição de indicadores para um sistema de gestão de desempenho. Para tal, esta pesquisa, caracterizada como exploratória de caráter qualitativo, adotou Estudo de Caso como método de procedimento e as técnicas de Revisão Bibliográfica para obtenção de dados secundários e entrevistas para obtenção de dados primários referentes ao caso “Projeto Semente: Feira Agroecológica e Economia Criativa”, desenvolvido em Campo Grande/MS. A partir da identificação, a luz da teoria, de possíveis benefícios adquiridos por participantes de redes horizontais de cooperação, confrontados com as percepções de benefícios adquiridos pelos produtores de hortaliças do Projeto Semente, foi possível compreender a necessidade de se considerar indicadores de diferentes categorias, a saber: econômico-financeira, técnico-operacional, sociocomportamental e organizacional. Para cada uma dessas categorias foram então propostos indicadores adequados as especificidades de pequenos produtores de hortaliças, de forma a subsidiar o acompanhamento do desempenho da rede tanto no nível dos produtores quanto no nível da rede em si. De fato, os resultados demostraram que não são muitas as expectativas de ganhos e que benefícios de ordem social são tão importantes quanto os benefícios econômico-financeiros, assim como a existência de um agente coordenador capacitado e comprometido. |
Download |
|
|