Mestrado em Psicologia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Representações sociais de homens gays sobre homens gays com deficiência visual
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 30/05/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Alberto Mesaque Martins
Orientando(s)
  • Geíza Ferreira dos Santos
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alexandra Ayach Anache
  • Luiz Paulo Ribeiro
  • Zaira de Andrade Lopes
Resumo O modo como é percebido o indivíduo com deficiência está ligado aos valores em distintos momentos históricos e culturais. A Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe à luz os direitos deste público, reforçando a necessidade global de garanti-los em todos os países signatários. As pessoas com deficiência visual, mesmo dotadas de direitos que asseguram a sua total integração na sociedade, encontram dificuldades para exercerem a sua sexualidade. Por não estarem adequados a um padrão socialmente imposto, os homens gays com deficiência visual podem ainda sofrer preconceitos relacionados ao próprio grupo de pertença, neste caso, dos homens gays sem deficiências, pelo fato de não possuir alguns atributos almejados por eles. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar as Representações Sociais (RS) de homens gays sobre homens gays com deficiência visual. A pesquisa foi alicerçada na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS) e, mais especificamente na Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. Participaram do estudo, homens gays (cis ou transgêneros), residentes no estado do Mato Grosso do Sul. Dos 105 participantes, 86 foram eletivos e assinalaram o termo de aceite, além de responderam o formulário virtual, visando traçar um perfil sociodemográfico. Utilizou-se as técnicas de substiyução para analisar a zona muda e a TALP, a partir dos evocadores: homem gay, deficiência visual e homem gay com deficiência visual. Os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq. Desta forma, para o termo indutor “homem gay”, foram evocadas, em situação normal, as palavras: “Liberdade”, com maior frequência representando o núcleo duro das representações e; “arco-íris”, com menor frequência. Em situação de substituição surgiram as palavras: “sexo”, em maior frequência e “academia” com frequência menor. Para o termo indutor “deficiência visual”, emergiram como centralidade “acessibilidade” e “cão-guia” em menor frequência. Na zona muda surgiram “Dificuldade” como núcleo central e “Apoio” com pouca frequência. Para o termo indutor “homem gay com deficiência visual”, em situação normal emergiram palavras como “Preconceito” como núcleo duro e “Deficiência” em menor frequência. Na zona muda aparecem as palavras “preconceito” como núcleo central e “empatia” na zona de contraste. Em síntese, as palavras emergidas com os termos indutores em situação normal e em situação de substituição revelam que as pessoas investigadas possuem uma imagem acerca do público com deficiência visual pautada no contexto de respeito aos direitos, presentes nas palavras “acessibilidade” e “cão-guia”. No entanto, emergiram em situação normal e em situação de substituição a palavra “Preconceito” como centralidade quando se referia ao termo indutor “homem gay com deficiência visual”, destoantes das palavras relacionadas com o termo indutor “homem gay” que foram “liberdade” e “sexo” em situação normal e em substituição respetivamente. Com estes dados, pode-se inferir que as pessoas com deficiência visual ainda são vistas por este público em um contexto que beira o capacitismo, dito que para eles, trata-se de uma parcela da sociedade que necessita de cuidado e empatia, mas não são percebidas como pessoas dotadas de sexualidade, invisibilizando-os frente à diversidade da sigla LGBTQIAP+.
A Migração Haitiana para o Brasil: Estudos sobre Trabalho e Aculturação
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 22/05/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Alexandre Jose de Souza Peres
Orientando(s)
  • Wydglan da Silva Cruz
Banca
  • Alexandre Jose de Souza Peres
  • Frederico Neves Condé
  • Jeferson Camargo Taborda
  • Luciane Pinho de Almeida
Resumo Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os aspectos psicossociais relacionados ao processo de migração, com foco na migração de haitianos para o Brasil na década de 2010, especificamente em questões relacionadas ao trabalho e à aculturação desses migrantes. Para tanto, foram realizados três estudos independentes, mas complementares, a fim de compreender melhor esse fluxo migratório. No Estudo 1, intitulado "Psicologia e Migração: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira", realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo geral de investigar como se caracteriza a pesquisa produzida pela Psicologia brasileira sobre a migração de estrangeiros para o Brasil, em termos de fluxos migratórios e construtos estudados. No Estudo 2, intitulado "Migração, Adaptação Cultural e Trabalho: A Situação de Haitianos em Mato Grosso do Sul", buscou-se descrever e analisar relatos das condições de trabalho às quais os migrantes haitianos estão submetidos no Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com uma amostra de migrantes haitianos trabalhadores que residem em um município de Mato Grosso do Sul. Por fim, no Estudo 3, "Indicadores de Trabalho e Educação como Proxies da Aculturação de Migrantes Haitianos no Brasil", investigou-se as dimensões da aculturação dos migrantes haitianos no Brasil por meio da análise de dados oficiais sobre trabalho e educação, referentes à série histórica de 2011-2020. Para tanto, buscou-se identificar indicadores acerca das dimensões de permanência e da díade integração e marginalização desses migrantes nos dados analisados.
GESTAÇÃO NO PRESÍDIO: MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 18/05/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
Orientando(s)
  • Halanna Silva de Miranda
Banca
  • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
  • LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
  • Rafael Christofoletti
  • Zaira de Andrade Lopes
Resumo Este estudo teve como objetivo compreender processos de subjetivação de gestantes privadas de liberdade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com uso de entrevista semiestruturada para o levantamento de informações, com perguntas abertas sobre o estado gestacional e a experiência de gestar na prisão. Os sujeitos da pesquisa foram gestantes detidas no complexo penitenciário feminino do presídio Francisco de Oliveira Conde, situado no município de Rio Branco, capital do Estado do Acre. A análise dos dados coletados foi realizada a partir dos referenciais foucaultianos, com ênfase na compreensão de disciplina, panóptico, controle dos corpos, concepção de crime, medidas punitivas e status do criminoso como transgressor do pacto social. Os resultados possibilitaram reconhecer que, assim como as instituições modelam comportamentos, através do viés discursivo de saber-poder, a maternidade também o faz, diferencia-se, contudo, pela característica social atribuída, cujo foco principal é gerir corpos de mulheres fortalecidos por grandes disciplinas como a Obstetrícia que estipula modos corretos de maternar no planejamento familiar, no pré-natal, durante o parto e no pós-parto. Assim, os mecanismos de controle socialmente convencionados à maternidade intervêm sobre a gestão do que é ser mãe. Não obstante, as gestantes presas são incluídas nesse duplo jogo de poder, a instituição prisional e a maternidade que, por sua vez, pode obter caráter punitivo da mesma forma que o presídio, produzindo diferentes modos de subjetivação e objetividade a que são submetidas.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SUICÍDIO PARA BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIOS DE UMA CIDADE DO PLANALTO NORTE CATARINENSE
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 06/04/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Alberto Mesaque Martins
Orientando(s)
  • Thais Eduarda Pereira Staudt
Banca
  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento
  • Alberto Mesaque Martins
  • Ana Karla Silva Soares
  • Zaira de Andrade Lopes
Resumo
VIOLÊNCIAS, MASCULINIDADES E O CONTEXTO DOMÉSTICO: UM ESTUDO PSICANALÍTICO DO AGRESSOR
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 28/02/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Weiny Cesar Freitas Pinto
Orientando(s)
  • Amanda de Oliveira Valeiro
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Cíntia de Sousa Carvalho
  • Weiny Cesar Freitas Pinto
  • Zaira de Andrade Lopes
Resumo Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, descritiva-exploratória e argumentativa, a qual percorre os caminhos da violência em três pontos principais: compreende a dinâmica da violência através de Arendt e da violência doméstica sob a base do gênero e do patriarcado; traça o perfil do homem que cometeu violência doméstica e os reforçadores da violência e; trata a masculinidade e o homem agressor, em seu encontro com a cultura e as demandas desta, e a violência como um sintoma das identidades em crise, por meio da psicanálise freudiana. Esse percurso pretende ampliar o olhar para o agressor ao enxergá-lo em suas muitas camadas, admitindo que se não houvessem preceitos sociais que servissem como aval para a violência ela seria bem menos recorrente, visto que se as estruturas sociais não tivessem se movimentado em direção ao desamparo, talvez fosse menos complexo alcançar o psiquismo de um homem. Ao final busca-se esclarecer como cada um desses elementos está ligado aos demais e influenciam mutuamente o cenário, o sujeito e os sintomas, e, por esse motivo, a violência doméstica.
O USO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL COM FOCO NA LÍNGUA DE SINAIS E PECS
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 24/02/2023
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Lucas Ferraz Cordova
Orientando(s)
  • Camila Menezes Teixeira
Banca
  • Alexandra Ayach Anache
  • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
  • Felipe Maciel dos Santos Souza
  • Lucas Ferraz Cordova
Resumo O comportamento verbal tem se apresentado como assunto relevante em diversos estudos da análise do comportamento, em especial pesquisas sobre o ensino de operantes verbais a indivíduos autistas. Para o ensino de habilidades verbais são utilizados variados métodos e técnicas de comunicação alternativa e aumentativa – CAA. Métodos de comunicação alternativa por língua de sinais e por sistemas de trocas de figuras aparecem como sistemas de ampla utilização e apresentam baixo custo de implementação e manutenção. O objetivo do presente trabalho foi identificar pesquisas empíricas em Análise do Comportamento que tratem do ensino de habilidades verbais, para pessoas autistas com repertório verbal limitado, utilizando o PECS ou a língua de sinais. O método utilizado foi a busca na base de dados PubMed, por pesquisas empíricas em Análise do Comportamento que tratem do ensino de habilidades verbais, para pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista com repertório verbal limitado, utilizando o PECS ou a língua de sinais. A busca retornou 83 artigos sobre PECS e 98 artigos sobre língua de sinais. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 15 artigos do PECS e 19. A análise mostrou diferenças entre os dois modelos quanto a abrangência etária do público e aos operantes verbais ensinados. Também foi verificado que as pesquisas em língua de sinais apresentaram uma maior variação de procedimentos se comparadas ao PECS. Por fim, notou-se que ambos os métodos se apresentaram eficazes para o ensino de habilidades verbais para pessoas autistas.
Ciência e Senso Comum: a produção da psicologia sobre a Gravidez na Adolescência.
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 12/12/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Zaira de Andrade Lopes
Orientando(s)
  • Kathleen dos Santos Silva
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alexandra Ayach Anache
  • Jacy Correa Curado
  • Zaira de Andrade Lopes
Resumo Com a passagem do feudalismo ao capitalismo, novas demandas surgiram para a compreensão sobre o desenvolvimento e do processo de formação humana. No contexto das mudanças, surge também a concepção burguesa ocidental de adolescência, nessa perspectiva a psicologia, enquanto ciência moderna e nascida no âmbito do capitalismo, teve significativa contribuição para compreender as etapas do desenvolvimento humano. Nessas mudanças encontram-se os novos e múltiplos saberes, bem como as representações sociais e expectativas sobre os/as adolescentes e os processos reprodutivos, que também envolvem a gravidez na adolescência. Este estudo teve como objetivo analisar conceitos e representações sociais sobre a gravidez na adolescência, presentes em teses e dissertações na área da Psicologia. Fundamentada na Teoria das Representações Sociais (TRS) e nos estudos de gênero, trata -se de uma pesquisa bibliográfica, de análise qualitativa. Para a coleta de dados buscou-se, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), as pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em psicologia, no período de 2010 a 2020. A busca foi realizada a partir da combinação das palavras-chave “adolescência”, “gravidez” e “psicologia” e o descritor “gravidez na adolescência”. A amostra reuniu 19 estudos, que foram organizados por meio da técnica da Análise de Conteúdo Temática, com o auxílio do software Iramuteq, com a análise estatística e análise de similitude. A partir da organização por meio do software, foi elaborado o núcleo temático “Leituras sobre adolescer”, e deste, configurou-se seis categorias de análise: 1) Adolescência, com as subcategorias fenômeno natural e fenômeno social; 2) Gravidez e adolescência com as subcategorias problema e múltiplos contextos; 3) Projetos de vida; 4) Direitos sexuais e reprodutivos; 5) Temas transversais; e 6) Redes de apoio. A análise dos estudos sobre a gravidez na adolescência, desde a árvore de similitude, partiu das concepções que os textos apresentavam sobre o fenômeno da adolescência, com foco na escrita dos/as pesquisadores/as. Percebeu-se, então, que para estudar a gravidez na adolescência, seja como conceito ou representação, é necessário compreender a que adolescência se refere e, desta compreensão, partem as ancoragens e objetivações elaboradas na tentativa de tornar familiar o não familiar. Nesse jogo dialético, envolto pelas contradições, é um complexo esforço teórico traçar uma divisória onde começa o conceito e onde surgem as representações, pois o/a pesquisador/a e os sujeitos de pesquisa estão inseridos num mesmo contexto. Há uma relação de mútua influência entre os saberes científicos e os saberes de senso comum. Uma das conclusões centrais é de que o compromisso da Psicologia com o estudo sobre a gravidez na adolescência, deve estar sobre o entendimento e o respeito às diferentes realidades e aos múltiplos fatores envolvidos, considerando fatores sociais, psicológicos, sociais, econômicos, de gênero, e outros, compreendendo os sujeitos como como integrantes da triangulação Sujeito-Cultura-Objeto, lócus da origem das RS e organização das formas de ser, estar e viver no mundo.
"Você teve algum(a) professor(a) com deficiência na sua formação?" - Trajetórias de professoras surdas na docência da educação superior
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 09/12/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Marilda Goncalves Dias Facci
Orientando(s)
  • Tamiris Lopes Ferreira
Banca
  • Alexandra Ayach Anache
  • Denise Mesquita de Melo Almeida
  • Marilda Goncalves Dias Facci
  • Sonia Mari Shima Barroco
  • TATIANA PLATZER DO AMARAL
Resumo Nos últimos anos os Censos da Educação Superior têm apontado para uma escassez de docentes com deficiência atuantes nas universidades brasileiras. Somado a isso, também observamos uma carência de estudos a respeito da atuação e das condições de trabalho desses professores. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, compreender a trajetória de professoras universitárias surdas no que tange ao processo de inclusão na atividade docente. Para tanto, como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, desenvolvendo nossas investigações a partir da entrevista com duas professoras universitárias surdas. Na primeira seção, apresentamos os estudos coletados no levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na base de dados Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. A partir da leitura e análise dos achados verificamos que a bibliografia a respeito da temática é escassa, sendo construída à medida que acompanhamos um recente percurso de conquistas legais no campo das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Na segunda seção, apresentamos os aspectos históricos que tangem à educabilidade das pessoas com deficiência e, especificamente, a educabilidade das pessoas surdas e, em seguida, focamos na inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, tendo como ponto de partida o percurso legislativo. Nesta organização identificamos as contradições e marcas históricas que expõem a dialética da inclusão-exclusão das pessoas com deficiência em seu processo de escolarização e no acesso ao mundo do trabalho. Na terceira seção desse estudo, tivemos como objetivo abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural na relação com nosso objeto de pesquisa, explanando sobre a defectologia vigotskiana e o processo de inclusão, tendo como foco a surdez e a deficiência auditiva; além de abordar brevemente conceito de vivência na psicologia histórico-cultural. Na quarta seção abordamos os procedimentos metodológicos do estudo em tela, apresentando os procedimentos adotados na realização da pesquisa empírica e etapa de análise e interpretação das entrevistas de Sol e Estrela, professoras universitárias surdas que residem na região centro-oeste de nosso país. Como resultados de nossa pesquisa verificamos que a ausência de professores com deficiência na formação universitária está relacionada a não oferta de condições concretas e caminhos possíveis para a sua humanização nos diferentes contextos sociais. Concluímos que nossa pesquisa, somando-se a outros estudos, pode contribuir com o campo científico no que diz respeito à produção de conhecimento sobre a deficiência e a surdez, oferecer subsídios para a atuação crítica de psicólogas(os) escolares no campo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e propiciar a organização de práticas mais inclusivas no contexto universitário, considerando todas as pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica.
O movimento da subjetividade e o cuidado psicológico na UTI em tempos de pandemia
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 06/12/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Alexandra Ayach Anache
Orientando(s)
  • Francyelle Marques de Lima
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alexandra Ayach Anache
  • Denise Mesquita de Melo Almeida
  • Geandra Cláudia Silva Santos
Resumo A pandemia da coronavírus disease 2019 (COVID-19) tem sido caracterizada como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas. Um acontecimento como este, tem impacto direto sobre a vida de toda a humanidade. Esta crise ocasionou um aumento das internações hospitalares, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devido ao alto risco de morte, causando além de alterações fisiológicas, perturbações psicológicas e sociais. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender o movimento da subjetividade da pessoa que esteve internada na UTI em decorrência da COVID-19, analisando as configurações subjetivas de sobreviventes, bem como relacionando a experiência de familiares de pessoas que estiveram nessa situação. Além disso, caracterizou o trabalho desenvolvido pela psicóloga em uma UTI-COVID. Trata-se de um estudo fundamentado na Teoria da Subjetividade. Para dar conta dos estudos da subjetividade nessa perspectiva, a Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey foi escolhida como base epistemológica e a metodologia utilizada foi a Construtivo-Interpretativa. Participaram da pesquisa cinco pessoas, sendo dois homens sobreviventes da infecção por coronavírus, dois familiares dos respectivos pacientes e uma psicóloga que trabalhou na linha de frente. Para a produção da informação foram utilizados como recursos instrumentais a entrevista, o complemento de frases, a atividade com figuras e a análise documental. Os resultados estão apresentados em três principais eixos: os sentidos subjetivos do adoecimento para os pacientes, os sentidos subjetivos relacionados à vivência dos familiares e a proposta de cuidado das psicólogas na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. Concluiu-se que a vivência do agravo da infecção por COVID-19 foi geradora de angústias, medo e sofrimento e que o apoio das profissionais de Psicologia na linha de frente foi fundamental para a promoção de um cuidado protagonizado pelo paciente.

Palavras-chave: COVID-19. Subjetividade. Unidade de Terapia Intensiva
Avaliando o papel dos valores humanos e dos estilos parentais no fenômeno do impostor: um estudo com crianças
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 28/11/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Ana Karla Silva Soares
Orientando(s)
  • Eduardo França do Nascimento
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alessandro Teixeira Rezende
  • Ana Karla Silva Soares
  • Katia Regina Bazzano da Silva Rosi
Resumo A presente dissertação teve como objetivo avaliar em que medida e direção os valores humanos e os estilos parentais estão relacionados ao fenômeno do impostor em crianças. Para lograr esse objetivo, foram construídos dois manuscritos. O manuscrito 1 foi de natureza qualitativa, teve como objetivo reuniu informações sobre a relação entre o impostorismo e os aspectos parentais, por meio de uma revisão sistemática. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados IndexPsi, PePSIC, SciELO, PsycINFO e PubMed com os descritores “fenômeno do impostor”, “síndrome do impostor”, “estilos parentais” e suas variações. Foram identificados 437 artigos para leitura completa, resultando em quatro pesquisas para análise após aplicação dos critérios de legibilidade. Foram identificados um estudo teórico que destacou o papel da família na infância e sua importância para a vivência do impostorismo na fase adulta e três artigos empíricos, com predominância de estudos que analisam a percepção parental e o impostorismo a partir de amostras compostas por jovens e adultos. Os achados permitiram evidenciar a relação entre o impostorismo e os aspectos parentais, assim como a necessidade de pesquisas que avaliem os construtos no contexto nacional e internacional. O manuscrito 2 de natureza empírica, objetivou avaliar em que medida os valores humanos estão relacionados ao fenômeno do impostor e aos estilos parentais em crianças. Participaram do presente estudo 201 estudantes do ensino fundamental de Campo Grande (MS), com idade média de 10 anos (DP = 1,06; variando de 9 a 12 anos), a maioria do sexo feminino (54,5%), de escolas públicas(97,5%) e que cursavam o 5º (35%) ano do ensino fundamental. Estes responderam as medidas de Escala infantil de fenômeno do impostor, Questionário de Percepção dos Pais-reduzida (QPP-R), Questionário dos Valores Básicos – Infantil e questões demográficas (sexo, idade e escolaridade). Os resultados identificaram que o fenômeno do impostor, se correlaciona negativa e significativamente com o estilo parental de exigência paterno (r = -0,14) e com os valores interativos (r= -0,15) e normativos (r= -0,18). Estes achados sugerem a relevância do perfil parental e das prioridades valorativas na compreensão do impostorismo, carecendo de estudos futuros que amplie os achados. Diante dos achados apresentados nos manuscritos, estima-se que o objetivo geral da presente dissertação tenha sido alcançado, visto que identifica-se a relação entre as subfunções valorativas, os estilos parentais e o impostorismo.
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Valores humanos e positividade em profissionais da saúde: papel mediador do burnout e risco percebido do COVID
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 28/11/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Ana Karla Silva Soares
Orientando(s)
  • Adriano Ferreira Vargas
Banca
  • Alexandra Ayach Anache
  • Ana Karla Silva Soares
  • Eveli Freire de Vasconcelos
  • Jose Angel Vera Noriega
Resumo Valores humanos e positividade em profissionais da saúde: Papel mediador do burnout

e risco percebido do COVID-19

Resumo. Ao final do ano de 2019 uma nova doença, inicialmente detectada na China, passou
a se espalhar ao redor do mundo, fazendo com que em março de 2020 a Organização Mundial
da Saúde decretasse o estado de pandemia. Tivemos um cenário de caos, em meio ao
desconhecimento da doença, falta de tratamento, conflitos políticos-ideológicos,
questionamentos à ciência, milhões de mortes, impactos na economia, educação, trabalho,
relação com o corpo, fragilizando as questões de saúde de mental, em específico dos
profissionais da saúde, expostos ao enfrentamento da doença por força de seu ofício.
Considerando todo esse impacto do contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar
o papel mediador do burnout e do risco percebido na relação entre valores humanos e
positividade em profissionais da saúde. Para melhor compreensão do cenário encontrado, este
estudo realizou uma revisão na literatura quanto à saúde mental desses trabalhadores, no que
tange à depressão; posteriormente, em uma pesquisa qualitativa, buscou-se verificar por meio
das respostas linguísticas, se os profissionais da saúde percebem algo positivo em meio à
pandemia do COVID-19; em seguida, realizou-se um estudo de validação da Escala Burnout
COVID-19, considerando a necessidade de uma ferramenta válida no cenário brasileiro para
avaliar burnout frente ao COVID-19; por fim, um estudo empírico com profissionais da saúde
do brasileiros, verificando o impacto da pandemia do COVID-19 na saúde dos mesmo.

Palavras-chave: Burnout, COVID-19, valores humanos, positividade
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Humanizar as relações humanas no SUS: uma análise da Política Nacional de Humanização a partir do Materialismo Histórico e Dialético.
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 28/11/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Renata Bellenzani
Orientando(s)
  • ODUVALDO CAVALHEIRO FARO JUNIOR
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alexandra Ayach Anache
  • Luciane Pinho de Almeida
  • Renata Bellenzani
Resumo O trabalho visa dissertar sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), o seu histórico como política e a sua elaboração em um contexto marcado pelo domínio inequívoco do neoliberalismo e do tardo-capitalismo. Ao lado da contextualização do trabalho em saúde sob o capitalismo, e da própria situação do capitalismo atual, o objetivo da pesquisa é questionar e apontar os limites da proposta política e ideal de humanização dos serviços de saúde substanciada na letra da PNH. Para a análise crítica desta política de saúde, propomos um estudo teórico em que seus documentos oficiais e os textos dos intelectuais representantes da PNH serão analisados à luz da teoria política e social de Marx, Engels e outros estudiosos marxistas que pensaram a questão do Estado de direito, democrático, representativo e burguês, hoje amplamente dominante no Brasil. Outras categorias marxiano-marxistas serão apresentadas com fins de questionar as limitações das políticas de humanização, tais como: alienação, reificação, fetichismo da mercadoria, emancipação política e humana. A própria noção de humanização apresentada pela PNH é cotejada com a noção de emancipação humana que vem sendo elaborada desde o jovem Marx e lhe foi muita cara, assim como para o humanismo marxista. Para a Psicologia, para o SUS, assim como para a luta política, julgamos ser fundamental o debate sobre o que consiste a humanização do homem; e, também, sobre como tornar o trabalho em saúde mais significativo, mais prazeroso e, podemos dizer, mais humanizador.
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A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE PSICÓLOGAS (OS) ESCOLARES DO PROJETO AVANÇO DO JOVEM NA APRENDIZAGEM – AJA/MS FRENTE ÀS DEMANDAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 23/11/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Alexandra Ayach Anache
Orientando(s)
  • Valquiria Redua da Silva
Banca
  • Alexandra Ayach Anache
  • HERCULANO RICARDO CAMPOS
  • Marilda Goncalves Dias Facci
  • Sonia da Cunha Urt
Resumo Esta dissertação tem como objeto de estudo a atuação de Psicólogos (as) Escolares e Educacionais das instituições públicas de ensino fundamental e médio de Mato Grosso do Sul no enfrentamento às situações de violência manifestas na escola. O cenário atual suscita a preocupação que há tempos inquieta estudiosos e pesquisadores de todo o mundo: como lidar com a questão da violência no ambiente escolar? Pode-se entender com base nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural que a violência, da forma como se apresenta hoje não é da escola, mas nela se manifesta. Tal manifestação pode atingir a todos que estão na atividade de ensino ou os que trabalham em prol de sua realização. Nesse cenário, a psicologia escolar é chamada a contribuir e a propor alternativas ao seu enfrentamento. Com base nesse problema, elencou-se como objetivo geral investigar a concepção de Psicólogos (as) de um projeto de correção de fluxo acerca da atuação da Psicologia Escolar e Educacional e analisar as práticas utilizadas por estes profissionais frente às demandas de violência que se manifestam na escola. Como objetivos específicos arrolou-se compreender o contexto histórico da atuação da Psicologia Escolar e Educacional e as práticas deste campo na atualidade; realizar um levantamento das produções científicas buscando produções a respeito da atuação da Psicologia Escolar e Educacional no enfrentamento à violência na escola; conhecer as ferramentas utilizadas pelos psicólogos escolares no enfrentamento à violência; discutir elementos teórico-metodológicos para a atuação do psicólogo escolar frente à violência na escola. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa empírica questionário e entrevista semiestruturada, ambos na modalidade virtual, com Psicólogos (as) Escolares e Educacionais que atuam no Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem-AJA-MS. Do total de 51 profissionais vinculados ao projeto, 27 responderam ao questionário e 05 participaram da entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, teoria organizada a partir do materialismo histórico-dialético. Nesta análise, percebeu-se que a maioria dos profissionais participantes, de um modo geral, apontam na direção de uma atuação crítica em Psicologia Escolar e Educacional por evidenciarem ações que rompam com as ideologias positivistas, com vistas à qualidade do processo educativo e a transformação de realidades. Contudo, em relação à atuação frente as demandas de violência na escola, pode-se concluir que os profissionais da Psicologia Escolar e Educacional participantes dessa pesquisa mantém-se reproduzindo uma condição clínico-individualizante por meio da ênfase em aspectos particulares dos indivíduos, sinalizando assim uma ausência de compromisso com a condição multideterminada das circunstâncias nas quais os indivíduos se humanizam. É possível concluir que as explicações dadas à violência que se manifesta no espaço escolar ainda esbarram na limitação das considerações individuais e psicologizantes.
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EFEITO DA CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA NO COMPORTAMENTO EXPLICATIVO
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 03/08/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
  • Lucas Ferraz Cordova
Orientando(s)
  • Camila Arndt de Souza
Banca
  • Alberto Mesaque Martins
  • Alexandre Jose de Souza Peres
  • Lucas Ferraz Cordova
  • Thaize de Souza Reis
Resumo RESUMO

O behaviorismo radical compreende que a ciência tem como objetivos a previsão, o controle, a interpretação do fenômeno comportamental e uma meta-análise da própria ciência. Skinner (1957) buscou em Comportamento Verbal explicar o fenômeno da linguagem pautado nessas diretrizes. É nessa obra, que se explica o comportamento verbal explicativo, o qual é compreendido como respostas verbais nas quais os indivíduos relacionam eventos da natureza. O objetivo desta pesquisa foi analisar se os discursos dos participantes sobre o desempenho escolar de um estudante em uma situação hipotética seriam diferentes entre aqueles participantes que tiveram contato com a descrição cujo aluno possui diagnóstico de transtorno específico de aprendizagem. O Método Reno foi adotado como instrumento de análise do discurso, pois é fundamentado no behaviorismo radical. Sua proposta é constituída pela integração de método experimental ao método interpretativo. A finalidade do método é, portanto, compreender as variáveis nos quais uma resposta verbal é função, por meio do estabelecimento de contexto para o discurso livre do falante, no caso desta pesquisa a situação hipotética escolar. A análise foi feita de forma que as verbalizações foram funcionalmente relacionadas ao estímulo preparado pela pesquisadora, permitindo inferir sobre as fontes de controle do comportamento verbal. Os doze participantes estudantes de licenciatura selecionados, foram divididos em dois grupos: grupo A, cuja situação hipotética o estudante não apresentava nenhuma classificação diagnóstica; grupo B, cuja situação hipotética o estudante caracterizava-se com transtorno específico de aprendizagem. Três macrocategorias foram criadas a partir das regularidades encontradas pela pesquisadora nas respostas verbais dos participantes. Os dados foram inicialmente analisados por participante. Após a categorização e contagem de respostas classificadas individualmente, analisou-se os dados por grupo, e, posteriormente foi realizada uma comparação entre esses dados entre os grupos e entre os participantes de área conhecimento diferente. Os principais resultados encontrados foram ambos os grupos apresentaram respostas categorizadas interacionistas e como docente em maior número; ambos os grupos apresentaram um número alto de respostas manipulativas; o grupo B apresentou um número maior de respostas verbais em todas as categorias e um número maior com grande diferença de respostas manipulativas; e os participantes de licenciatura área de conhecimento exatas quando expostos ao grupo B apresentaram número maior de respostas mentalistas e de respostas de manipulação. Pode-se concluir que não houve diferenças nos discursos dos participantes dos diferentes grupos, exceto em relação aos participantes de cursos de licenciatura na área de exatas submetidos a condição - classificação diagnóstica. Essa pesquisa trouxe contribuições para o estudo do comportamento verbal, e, de maneira incipiente para a análise do comportamento aplicada ao contexto escolar.

Palavras-chave: Comportamento verbal. Classificação diagnóstica. Método Reno.

EFEITO DA CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA NO COMPORTAMENTO EXPLICATIVO
Curso Mestrado em Psicologia
Tipo Dissertação
Data 03/08/2022
Área PSICOLOGIA
Orientador(es)
    Orientando(s)
      Banca
      • Alberto Mesaque Martins
      • Alexandre Jose de Souza Peres
      • Lucas Ferraz Cordova
      • Thaize de Souza Reis
      Resumo
      Violência nas relações de trabalho em uma instituição pública hospitalar
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 01/07/2022
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Branca Maria de Meneses
      Orientando(s)
      • ALEILSA DE LIMA PAULA
      Banca
      • Ana Karla Silva Soares
      • Branca Maria de Meneses
      • Inara Barbosa Leao
      • Juliana de Castro Chaves
      Resumo A violência nas relações de trabalho em uma instituição pública hospitalar é o tema desta dissertação. Com o interesse em compreender esse fenômeno, objetivamos identificar a manifestação de violência nas relações de trabalho e, mais especificamente, verificar quais os tipos de violência que mais ocorrem nesse ambiente e averiguar as atitudes tomadas pelos trabalhadores diante da experiência com a violência. Para este propósito, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos dos estudiosos da Teoria crítica da sociedade, e por autores que abordam esta temática na sociedade contemporânea. A população da pesquisa foi composta por trabalhadores de uma instituição pública hospitalar em Campo Grande, MS, independentemente das funções exercidas. Dessa população foi destacada uma amostra de cento e cinquenta e dois profissionais. Para coleta de dados utilizamos um questionário sociodemográfico, uma Escala de Violência no Trabalho e, por fim, um questionário sobre as reações diante da violência sofrida. Os dados quantitativos referentes ao questionário sociodemográfico e a Escala de Violência no Trabalho foram tratados através do programa PSPP, e as respostas de texto foram agrupadas e destacadas para análise. Os resultados obtidos confirmaram a presença de violência nas relações de trabalho, sendo o assédio moral e a violência verbal os tipos de violência que mais se manifestaram, embora todos os tipos de violência averiguados têm sido experienciados por esses profissionais. Constataram, também, que os trabalhadores reagem, diante da experiência com a violência, realizando queixas à polícia e às chefias do hospital, buscando por auxílio médico, e ainda, em alguns casos, por pensarem que a situação não será resolvida pela instituição, decidem não tomar atitude. Torna-se necessária a reflexão crítica dos profissionais acerca da ordem imposta na sociedade, através da criação de espaços de discussão no ambiente de trabalho com fins a erradicar a manifestação da violência suscitada pela forma de gestão.
      Palavras-Chave: Violência, Relações de Trabalho, Teoria Crítica.

      Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do sofrimento/adoecimento psíquico do adolescente: discussões necessárias no espaço escolar.
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 30/06/2022
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Marilda Goncalves Dias Facci
      Orientando(s)
      • Lissa Mayara dos Santos Andrade
      Banca
      • Alexandra Ayach Anache
      • Marilda Goncalves Dias Facci
      • Sonia da Cunha Urt
      • Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal
      Resumo A adolescência é um período do desenvolvimento humano permeado por diversas
      demandas sociais e conflitos, que são com facilidade identificados na instituição escolar.
      Nesse sentido, compreendendo que o processo de ensino-aprendizagem pode ser afetado
      quando há algum fator da vida do adolescente em desordem, objetivou-se de forma geral:
      analisar as produções e literaturas sobre o sofrimento/adoecimento psíquico em
      adolescentes e suas relações com o processo de escolarização. Como objetivos
      específicos: Discutir a adolescência como um fenômeno Histórico-Cultural; apresentar
      as principais discussões sobre o sofrimento/adoecimento psíquico de adolescentes e o
      processo de escolarização encontradas nas bases de dados Scientific Electronic Library
      Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD);
      discutir sobre a concepção de depressão como forma de sofrimento/adoecimento
      psíquico pelo viés da Psicologia Histórico-cultural; e questionar a patologização da
      tristeza diante de uma sociedade capitalista. A metodologia utilizada foi a pesquisa
      bibliográfica, sob a luz do método materialista histórico-dialético. Assim, a primeira
      seção apresenta as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural sobre o
      desenvolvimento humano, com destaque para o período da adolescência. Já na segunda,
      apresentamos os resultados do levantamento bibliográfico com as principais discussões
      encontradas nas bases SciELO e BDTD. Essas informações foram organizadas nos
      seguintes eixos: 1) concepção e caracterização da adolescência; 2) compreensão da
      depressão e sintomas da depressão; 3) relação sujeito-escola/sujeito-escola-depressão; 4)
      relação sujeito e seus grupos de pares e depressão; e, 5) propostas de enfrentamento. Por
      fim, na seção três discorremos sobre a compreensão do sofrimento/adoecimento
      psíquico, trazendo discussões sobre a depressão pelo viés da Psicologia HistóricoCultural e retomando os aspectos da adolescência, referente ao desenvolvimento das
      funções psicológicas superiores (FPS), formação de conceitos e atividade de
      comunicação com os pares, atrelando o sofrimento/adoecimento que afeta o
      desenvolvimento escolar do adolescente. Diante disso, entendemos que a Psicologia
      Histórico-Cultural pode possibilitar uma compreensão do sofrimento psíquico de
      maneira despatologizada, visto que leva em consideração questões objetivas e subjetivas
      que criam obstáculos para a relação dos adolescentes com a realidade. Assim, por
      intermédio dos resultados deste estudo, espera-se contribuir com as escolas, com o meio
      científico e com a sociedade no entendimento dos adolescentes em sofrimento psíquico,
      pois a compreensão para além da aparência é uma via para superarmos a naturalização
      do sofrimento/adoecimento psíquico, para que assim seja possível criar propostas com
      fins a emancipação e superação dos vieses biologizantes que adoecem ainda mais os
      sujeitos. Este trabalho realizou-se com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento
      do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), bolsa
      processo nº 71/700.166/2020.
      Palavras-chave: Adolescência; Sofrimento Psíquico; Escolarização; Psicologia
      Histórico-Cultural.
      SAÚDE E TRABALHO:UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS E TÉCNICOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEDERAL
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 27/05/2022
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Branca Maria de Meneses
      Orientando(s)
      • Manuela da Silva Amorim
      Banca
      • Alberto Mesaque Martins
      • ANA PAULA DE ÁVILA GOMIDE
      • Branca Maria de Meneses
      • Renata Bellenzani
      Resumo objetivo desta pesquisa é analisar os fatores de riscos apresentados à saúde dos trabalhadores (representantes das categorias técnicas e especialistas) no Sistema Penitenciário Federal Brasileiro. Como base epistemológica, utiliza-se os estudos da Teoria Crítica da Sociedade – Escola de Frankfurt. Como objetivos específicos desta investigação, busca-se: (i) analisar os índices de afastamento por motivo de saúde no trabalho; (ii) identificar como os trabalhadores avaliam a organização do trabalho e sua relação com adoecimento; (iii) verificar os riscos à saúde do trabalhador associados às condições de trabalho. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza-se o Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART), desenvolvido por Mendes e Ferreira (2007) — a partir de itens extraídos do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) — e validado por Facas (2013) em sua tese de doutorado. O PROART é composto por quatro escalas que avaliam fatores diferentes, e, ao mesmo tempo, complementares, contemplando, entre outros, os seguintes temas: organização prescrita do trabalho, sofrimento patogênico, estilos de gestão e danos relacionados ao trabalho. No resumo dos resultados gerais, em relação à organização do trabalho, destaca-se uma atribuição do serviço mais degradante para o grupo de servidores mais antigos. Na análise dos estilos de gestão, há realce para os estilos normativos e individualistas. Na escala denominada “sofrimento patogênico no trabalho” observa-se o resultado “alerta” presente nos três fatores (desqualificação, indignação, inutilidade), com destaque para o fator indignação no item “meu trabalho é desgastante”. Em relação à análise dos danos físicos e psicológicos , os servidores mais antigos, entre 6 e 12 anos de tempo de serviço, os físicos destacam-se com maiores médias. O item “alteração do sono” (escala dano físico) desponta com a maior média em relação aos demanis itens analisados. Outrossim, no que diz respeito às análises do questionário complementar, fica evidente que os trabalhadores enfrentam, além dos riscos psíquicos, riscos físicos, pois convivem com a ideia da morte como “hipótese de trabalho”. De forma proeminente, os resultados encontrados indicaram alerta, com situação-limite para os riscos psicossociais, o que demandaria uma série de intervenções a curto e médio prazo dentro da organização.

      Palavras-chave: Prisões federais. Profissionais das assistências. Adoecimento no trabalho.
      UMA ANÁLISE SOBRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – NUGED E O PAPEL DO PSICÓLOGO ANTE AS AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFMS.
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 28/04/2022
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
      Orientando(s)
      • Elizandra Prates de Oliveira Miranda
      Banca
      • Alexandra Ayach Anache
      • Antonio Carlos do Nascimento Osorio
      • LINOEL DE JESUS LEAL ORDONEZ
      • Rafael Christofoletti
      Resumo O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a atuação do profissional de psicologia no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em especial, mediante aos elevados índices de evasão e retenção. Nesse sentido, se propõe a analisar o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase para a atuação enquanto profissional de psicologia no campus do Instituto Federal do município de Jardim. As ações propostas para promoção de permanência e êxito dos discentes, bem como, as expectativas ensejadas ao psicólogo, aparentemente, apresentam-se alinhadas ao que se propõe o neoliberalismo, trazendo em seus enunciados concepções voltadas a uma proposta individualizante e estigmatizante. Utilizamos como método a pesquisa documental envolvendo revisão bibliográfica e análise de dados secundários tendo como fonte os dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha. Com base no aporte teórico de Michel Foucault, buscou se realizar as análises observando se atenderam efetivamente ao que objetivaram em seus enunciados e, quais enunciados e quais práticas foram exercidas para se chegar ao atual contexto. Os resultados indicam que as ações e a atuação pensada ao psicólogo no plano, não vão de encontro com a efetiva superação da realidade da evasão e da retenção, conforme disposto nos enunciados.

      Palavras-chave: Permanência e Êxito. Atuação do Psicólogo. Instituto Federal.
      A produção social dos transtornos de ansiedade: reflexões a partir da Psicologia HistóricoCultural
      Curso Mestrado em Psicologia
      Tipo Dissertação
      Data 25/02/2022
      Área PSICOLOGIA
      Orientador(es)
      • Renata Bellenzani
      Orientando(s)
      • José Alberto Lechuga de Andrade Filho
      Banca
      • Alexandra Ayach Anache
      • Melissa Rodrigues de Almeida
      • Renata Bellenzani
      • SILVANA CALVO TULESKI
      Resumo Conforme recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos de
      ansiedade despontam entre os mais recorrentes na população mundial, atingindo cerca de 264
      milhões de pessoas. Em relação ao Brasil, o país é referido como ‘o mais ansioso do mundo’.
      À vista disso, a ciência, especialmente médico-psiquiátrica e psicológica, tem se dedicado a
      pesquisar a ‘ansiedade patológica’ conforme a proposição de seus sinais e sintomas, a definição
      de critérios classificatórios, a crescente diversificação em subtipos de transtornos, a prevalência
      em determinados grupos e as correlações estatísticas com fatores de risco, configurando-se,
      assim, uma abordagem predominantemente descritiva e presenteísta – o que contribui para a
      ontologização da doença e a secundarização da centralidade das pessoas e dos processos da
      totalidade social em que suas vidas estão implicadas. Com isso, a aparência do fenômeno é
      tomada como sua essência, pari passu ao velamento de suas determinações mais radicais. A
      partir deste trabalho, então, fundado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da
      Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-Doença, tencionamos problematizar as
      concepções hegemônicas, e seus possíveis desdobramentos, a respeito da ansiedade,
      especificada em subtipos de transtorno. Para tanto, construímos um panorama cronológicocomparativo entre a primeira e a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de
      Transtornos Mentais (DSM) – considerado um dos principais compêndios da Psiquiatria
      mundial – e as mudanças ocorridas no modo de produção capitalista desde 1950, data da
      primeira versão da obra. Denotamos, assim, que as crises do sistema, com destaque à ocorrida
      na década de 1970, acirram os mecanismos de exploração e subordinam os trabalhadores às
      mais extenuantes cargas de trabalho, aumentando seu adoecimento e retroalimentando a
      necessidade de alargamento dos espectros diagnósticos para que abarquem mais indivíduos em
      tipos/subtipos de transtornos de ansiedade. Em seguida, efetuamos uma revisão bibliográfica,
      objetivando extrair, das mais atuais produções científicas, o que tem sido postulado a respeito
      da etiologia da ansiedade e seus transtornos. Depreendemos, desde essa tarefa, a massiva
      vinculação das pesquisas aos pressupostos do DSM: a partir de investigações empíricas,
      destaca-se a associação de variáveis aos sintomas, concentrando-se as propostas de intervenção
      nos campos farmacológico e comportamental, a despeito de possibilitarem certa atenuação do
      sofrimento. Discussões aprofundadas a respeito da etiologia dos quadros de ansiedade, levandose em conta perfis e condições psicossociais, são escassas, assim como formulações teóricas
      e/ou modelos hipotéticos que orientem novos estudos, dirigidos a investigar as determinações
      mais gerais do sofrimento. Negligencia-se, por seu turno, uma abordagem genético-causal, que
      se aprofunde no desvelamento dos nexos desse processo psicofísico (como síntese de múltiplas
      determinações), sempre singular, com a totalidade social e as mediações particulares. Ante ao
      exposto, no terceiro capítulo desta dissertação, discorremos a respeito da imprescindibilidade
      de estudos que desvelem as determinações radicais, a causalidade, a extensão e a intensificação
      dos estados ansiosos na população, com ênfase nas particularidades por grupos, tomando-se
      como princípios a dialética indivíduo-sociedade e o social como fonte: dos processos saúdedoença, incluindo o sofrimento psíquico, no âmbito da unidade psicofísica; do desenvolvimento
      da personalidade; e, também, dos constrangimentos vivenciados como pressões ao sistema
      atividade-consciência-personalidade. Avançaremos, assim, na construção de uma práxis que
      supere a hegemonia biomédica no campo, tão funcional à reprodução social capitalista.
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