|
20154078: Abordagens psicossociais emergentes da “modernidade tardia” - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Giro Linguístico e suas inversões teóricos metodológicos. A linguagem em uso, práticas discursivas e produção de sentidos. O conhecimento como construção social. A perspectiva do Construcionismo Social. A Modernidade Tardia e a reflexividade em ciência. O saber localizado e parcial. O pensamento Deocolonial em Psicologia. A desconstrução do sujeito universal. O lugar de fala e o posicionamento ético político em pesquisa psicossocial.
|
|
|
20154014: A constituição da Subjetividade na Perspectiva Histórico Cultural - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico cultural para compreensão do sujeito.
|
|
|
20154075: A constituição do sujeito e sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos que sustentam as principais teorias psicossociais sobre a constituição do sujeito e sociedade. Problematizações relação sujeito-sociedade na contemporaneidade. O sujeito universal e a diversidade social. Identidade e Diferença. Questões éticas da pesquisa empsicologia.
|
|
|
20154071: Análise experimental do comportamento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pressupostos básicos da análise do comportamento. Análise de fenômenos comportamentais simples e complexos. Desenvolvimentos recentes na pesquisa básica com humanos e não-humanos. Táticas de análise do comportamento.
|
|
|
20154026: Comportamento Verbal - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Análise conceitual em Análise Comportamento. O comportamento verbal, unidades de análises, Operantes, verbais, multideterminação do comportamento, metas análisediscursiva.
|
|
|
20154079: Defesa de dissertação - 120h |
120 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Elaboração, apresentação e defesa do relatório de pesquisa para os membros da banca examinadora em sessão pública.
|
|
|
20154033: Elaboração de Dissertação - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos.
|
|
|
20154057: Epistemologias da psicologia: métodos e processos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Bases dos Pensamentos psicológicos e seus respectivos estatutos científicos. Fundamentos Epistemológicos, teorias psicológicas e seus respectivos processos de produção do conhecimento.
|
|
|
20154066: Estudos e aprofundamentos de temáticas da linha de pesquisa processos psicológicos e suas dimensões socioculturais I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154068: Estudos e aprofundamentos de temáticas da linha de pesquisa processos psicológicos e suas dimensões socioculturais II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154065: Estudos e aprofundamentos de temáticas da linha de pesquisa processos psicológicos, fundamentos teóricos e metodológicos I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154067: Estudos e aprofundamentos de temáticas da linha de pesquisa processos psicológicos, fundamentos teóricos e metodológicos II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154077: Estudos interseccionais da "mulher” e estratégias de enfretamento às desigualdades sociais - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A categoria “mulher” nas abordagens psicossociais. A (des) construção social da identidade feminina. A teoria da interseccionalidade e pesquisa em psicologia. A mulher e os marcadores sociais de gênero, raça, etnia, geração etc. Criação de modelos metodológicos de trabalho com mulheres. A construção de estratégias de enfretamento às desigualdades sociais. Estudos das condições e posições das mulheres na sociedade nas interfaces da saúde, educação, trabalho e direitos humanos.
|
|
|
20154011: Fenômenos e Processos Psicológicos na Teoria Sócio-Histórica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Contexto histórico-social da elaboração da teoria e implicações do contexto atual. Constituição da consciência, do pensamento, da emoção e da identidade. Os processos mediacionais fundamentais: atividade, linguagem e emoção. O desenvolvimento humano. O método.
|
|
|
20154047: Gênero e violência - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conceito de Gênero e de Violência e seus marcos históricos e conceituais. As relações sociais de gênero e implicações nos processos educativos. Perspectivas teórico-metodológicas. A abordagem Histórico-cultural da psicologia, a vertente hermenêutica, a genealogia da violência. A violência na pesquisa. As relações de gênero e a violência.
|
|
|
20154072: O inconsciente: estudos da teoria psicológica sócio-histórica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os processos materialistas, históricos e dialéticos da relação interpsicológica e intrapsicológica. A mediação. A consciência. O inconsciente.
|
|
|
20154073: O processo ensino-aprendizagem e a psicologia educacional/escolar - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atuação na formação, apoio e mediação nas Escolas. O trabalho do Psicólogo escolar em instituições formais e informais. A relação desenvolvimento e aprendizagem.
|
|
|
20154058: Prática pedagógica I - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Contextualização histórica do Ensino Superior. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. Fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem. Atividades pedagógicas em sala de aula do ensino de graduação relacionando
conteúdos e métodos das atividades didáticas. Planejamento de ensino e avaliação. Técnicas de ensino e aprendizagem.
|
|
|
20154059: Prática pedagógica II - 15h |
15 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prática docente supervisionada no ensino universitário, em sala de aula com regência e participação em atividades acadêmicas supervisionadas. Relações conteúdo e método, teoria-prática, escola-sociedade, professor-aluno no ensino superior. Planejamento de ensino e avaliação. Técnicas de ensino e aprendizagem.
|
|
|
20154080: Produção do Conhecimento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A produção do conhecimento em Psicologia segundo o referencial teórico e metodológico do orientador.
|
|
|
20154074: Relações de gênero e constituição das identidades - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Gênero e patriarcado. Estudos da categoria gênero enquanto construção histórica. As relações entre o masculino e feminino. Teorias de enfoque feministas e movimentos de mulheres. Mudanças históricas e culturais nas feminilidades e masculinidades. Articulações entre gênero, sexualidade e identidade. As relações de gênero e processos psicossociais e educativos
|
|
|
20154076: Representações sociais - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A teoria das representações sociais: conceito, aspectos históricos, evolução e transformação da TRS. Processos de formação das RS (Ancoragem e objetivação). Estrutura, dinâmica e funções das Representações Sociais. Teoria do Núcleo Central. Métodos para a identificação do núcleo central. Pesquisas. Limites e críticas. Estudos atuais.
|
|
|
20154064: Seminário de pesquisa em processos psicológicos e suas dimensões socioculturais I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós- graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154081: Seminário de pesquisa em processos psicológicos e suas dimensões socioculturais II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154063: Seminários de pesquisa em processos psicológicos, fundamentos teóricos e metodológicos I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154082: Seminários de pesquisa em processos psicológicos, fundamentos teóricos e metodológicos II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154022: Sujeitos, Culturas e Instituições - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Sujeitos e organizações. Estratégias de resistência e criação nos modos de subjetivação e subjetividade. Problematizações de espaço- tempo, saber, poder e os processos inconscientes nas relaçõesculturais.
|
|
|
20154069: Técnicas de avaliação e análise de dados qualitativos e quantitativos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Introdução às estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Correlação. Regressão simples e múltipla. Análises de mediação e moderação. Análises descritivas de dados qualitativos. Análise de conteúdo. Uso de pacotes estatísticos para análise de dados quantitativos e qualitativos.
|
|