|
20154086: Abordagens Psicossociais Emergentes da “Modernidade Tardia” - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Giro Linguístico e suas inversões teóricos metodológicos. A linguagem em uso, práticas discursivas e produção de sentidos. O conhecimento como construção social. A perspectiva do Construcionismo Social. A Modernidade Tardia e a reflexividade em ciência. O saber localizado e parcial. O pensamento Deocolonial em Psicologia. A desconstrução do sujeito universal. O lugar de fala e o posicionamento ético político em pesquisa psicossocial.
|
|
|
20154014: A Constituição da Subjetividade na Perspectiva Histórico Cultural - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos teóricos e metodológicos da perspectiva histórico cultural para compreensão do sujeito.
|
|
|
20154075: A Constituição do Sujeito e Sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos que sustentam as principais teorias psicossociais sobre a constituição do sujeito e sociedade. Problematizações relação sujeito-sociedade na contemporaneidade. O sujeito universal e a diversidade social. Identidade e Diferença. Questões éticas da pesquisa empsicologia.
|
|
|
20154027: Análise Experimental do Comportamento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Pressupostos básicos da análise do
comportamento. Análise de fenômenos comportamentais simples e complexos.
Desenvolvimentos recentes na pesquisa básica com humanos e não-humanos. Táticas de
análise do comportamento.
|
|
|
20154083: Atividades Especiais - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas complementares à formação, sob a forma de orientação, pesquisa ou extensão. Inclui: participação em eventos científicos com apresentação de trabalho; publicação de trabalhos completos em anais; autoria de livros ou capítulos em Psicologia; atuação em ações de extensão articuladas à pós-graduação e ao ensino de graduação.
|
|
|
20154026: Comportamento Verbal - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Análise conceitual em Análise Comportamento. O comportamento verbal, unidades de análises, Operantes, verbais, multideterminação do comportamento, metas análisediscursiva.
|
|
|
20154084: Defesa de Dissertação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Elaboração, apresentação e defesa do relatório de pesquisa para os membros da banca examinadora em sessão pública.
|
|
|
20154057: Epistemologias da Psicologia: Métodos e Processos - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Bases dos Pensamentos psicológicos e seus respectivos estatutos científicos. Fundamentos Epistemológicos, teorias psicológicas e seus respectivos processos de produção do conhecimento.
|
|
|
20154085: Estágio Docência - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atuação supervisionada em atividades de ensino na graduação, com foco na formação docente no Ensino Superior. Compreende a participação em planejamento, execução e avaliação de práticas pedagógicas, sob orientação do docente responsável e supervisão do orientador, conforme as normativas institucionais e das agências de fomento.
|
|
|
20154066: Estudos e Aprofundamentos de Temáticas da Linha de Pesquisa Processos Psicológicos e Suas Dimensões Socioculturais I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154068: Estudos e Aprofundamentos de Temáticas da Linha de Pesquisa Processos Psicológicos e Suas Dimensões Socioculturais II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154067: Estudos e Aprofundamentos de Temáticas da Linha de Pesquisa Processos Psicológicos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154065: Estudos e Aprofundamentos de Temáticas da Linha de Pesquisa Processos Psicológicos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154087: Estudos Interseccionais da "Mulher” e Estratégias de Enfretamento às Desigualdades Sociais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A categoria “mulher” nas abordagens psicossociais. A (des)construção social da identidade feminina. A teoria da interseccionalidade e pesquisa em psicologia. A mulher e os marcadores sociais de gênero, raça, etnia, geração etc. Criação de modelos metodológicos de trabalho com mulheres. A construção de estratégias de enfretamento às desigualdades sociais. Estudos das condições e posições das mulheres na sociedade nas interfaces da saúde, educação, trabalho e direitos humanos.
|
|
|
20154011: Fenômenos e Processos Psicológicos na Teoria Sócio-Histórica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Contexto histórico-social da elaboração da teoria e implicações do contexto atual. Constituição da consciência, do pensamento, da emoção e da identidade. Os processos mediacionais fundamentais: atividade, linguagem e emoção. O desenvolvimento humano. O método.
|
|
|
20154047: Gênero e Violência - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O conceito de Gênero e de Violência e seus marcos históricos e conceituais. As relações sociais de gênero e implicações nos processos educativos. Perspectivas teórico-metodológicas. A abordagem Histórico-cultural da psicologia, a vertente hermenêutica, a genealogia da violência. A violência na pesquisa. As relações de gênero e a violência.
|
|
|
20154072: O Inconsciente: Estudos da Teoria Psicológica Sócio-Histórica - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os processos materialistas, históricos e dialéticos da relação interpsicológica e intrapsicológica. A mediação. A consciência. O inconsciente.
|
|
|
20154073: O Processo Ensino-Aprendizagem e a Psicologia Educacional/Escolar - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atuação na formação, apoio e mediação nas Escolas. O trabalho do Psicólogo escolar em instituições formais e informais. A relação desenvolvimento e aprendizagem.
|
|
|
20154058: Prática Pedagógica I - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Contextualização histórica do Ensino Superior. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. Fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem. Atividades pedagógicas em sala de aula do ensino de graduação relacionando
conteúdos e métodos das atividades didáticas. Planejamento de ensino e avaliação. Técnicas de ensino e aprendizagem.
|
|
|
20154059: Prática Pedagógica II - 15h |
15 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Prática docente supervisionada no ensino universitário, em sala de aula com regência e participação em atividades acadêmicas supervisionadas. Relações conteúdo e método, teoria-prática, escola-sociedade, professor-aluno no ensino superior. Planejamento de ensino e avaliação. Técnicas de ensino e aprendizagem.
|
|
|
20154080: Produção do Conhecimento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A produção do conhecimento em Psicologia segundo o referencial teórico e metodológico do orientador.
|
|
|
20154088: Psicologia Social os Valores Humanos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
História dos valores humanos. Estudos sobre os valores em diferentes níveis de análise (e.g., individual e coletivo). Teorias clássicas e contemporâneas sobre os valores humanos. Medidas sobre os valores humanos. Valores e construtos correlatos. Perspectivas e direções futuras nos estudos sobre os valores.
|
|
|
20154074: Relações de Gênero e Constituição das Identidades - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Gênero e patriarcado. Estudos da categoria gênero enquanto construção histórica. As relações entre o masculino e feminino. Teorias de enfoque feministas e movimentos de mulheres. Mudanças históricas e culturais nas feminilidades e masculinidades. Articulações entre gênero, sexualidade e identidade. As relações de gênero e processos psicossociais e educativos
|
|
|
20154051: Representações Sociais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A teoria das representações sociais: conceito, aspectos históricos, evolução e transformação da TRS. Processos de formação das RS (Ancoragem e objetivação). Estrutura, dinâmica e funções das Representações Sociais. Teoria do Núcleo Central. Métodos para a identificação do núcleo central. Pesquisas. Limites e críticas. Estudos atuais.
|
|
|
20154064: Seminário de Pesquisa em Processos Psicológicos e suas Dimensões Socioculturais I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós- graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154081: Seminário de Pesquisa em Processos Psicológicos e suas Dimensões socioculturais II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154063: Seminários de Pesquisa em Processos Psicológicos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos I - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154082: Seminários de Pesquisa em Processos Psicológicos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos II - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A ser definida de acordo com os projetos investigativos dos pós-graduandos ingressantes na Linha de Pesquisa.
|
|
|
20154022: Sujeitos, Culturas e Instituições - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Sujeitos e organizações. Estratégias de resistência e criação nos modos de subjetivação e subjetividade. Problematizações de espaço- tempo, saber, poder e os processos inconscientes nas relaçõesculturais.
|
|
|
20154069: Técnicas de Avaliação e Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Introdução às estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. Correlação. Regressão simples e múltipla. Análises de mediação e moderação. Análises descritivas de dados qualitativos. Análise de conteúdo. Uso de pacotes estatísticos para análise de dados quantitativos e qualitativos.
|
|