Mestrado em Educação

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TRABALHO Ações
A CONTRIBUIÇÃO DO MUSEU NO PROCESSO FORMATIVO DE CRIANÇAS: UM ESTUDO SOBRE O MUSEU ABERTO DE MECIENE-CHONGOENE EM MOÇAMBIQUE
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 30/09/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Paulo Fioravante Giareta
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Wildes Ernesto Matlombe
    Banca
    • Mariana Esteves de Oliveira
    • Nádia Bigarella
    • Paulo Fioravante Giareta
    • Sheila Fabiana de Quadros
    Resumo Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de
    Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL) e vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e
    Formação de Professores, tem como objeto a função educativa do Museu aberto de Maciene. Responde pelo objetivo
    geral de analisar a contribuição do Museu aberto de Maciene, no processo de formação das crianças.
    Consequentemente, pelos objetivos específicos de identificar as atividades realizadas no Museu para processo
    formativo das crianças; explicar as funções pedagógicas do Museu no processo de formação escolar das crianças; e
    descrever as características históricas do Museu aberto de Maciene na perspectiva da comunidade educativa.
    Estrutura-se a partir da problemática da análise de como o Museu aberto de Maciene pode contribuir para o processo
    formativo da criança? Metodologicamente, a pesquisa indica para uma análise qualitativa, com o aporte da Análise
    Documental e da análise dos dados levantados e organizados a partir da aplicação de Entrevista com discentes e
    docentes que participam de projetos formativos vinculados ao Museu aberto de Maciene. Como resultado da pesquisa
    é possível indicar que o Museu desempenha uma importante contribuição na educação, assim como na comunidade de
    Maciene, pois as crianças aprendem através dos objetos e aprendem a conservar e preservar os locais históricos. Ainda,
    a pesquisa indica que o Museu tem um papel relevante na formação dos sujeitos que vivem na comunidade onde está
    o Museu e no estudo do passado e das lutas deste povo através dos objetos.
    MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROUNI NO CONTEXTO NEOLIBERAL
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 05/09/2025
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Tarcisio Luiz Pereira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • ROGER LINS NELLIS
      Banca
      • Carla Busato Zandavalli
      • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
      • Maria Dilneia Espindola Fernandes
      • Tarcisio Luiz Pereira
      Resumo O objeto de investigação desta pesquisa é a mercantilização da educação superior e a formação de professores a partir do Programa Universidade para Todos - PROUNI, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros. Estabelece como objetivo principal investigar e compreender como o Estado brasileiro vem destinando recursos públicos para grupos econômicos do setor do ensino superior privado e como este processo impacta a formação de professores. Elege como referencial teórico-metodológico os estudos de Marx, Engels, Mészáros, Chaves, Bertoldo, Leher, dentre outros, assim como, as prerrogativas legais a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A pesquisa tem como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo descritiva com aporte na análise documental. Constata-se que está em curso no país uma política pública de educação superior maquiada de democrática que pode ser mais uma ferramenta de favorecimento ao setor privatista com incidência significativa na formação docente.
      POLÍTICAS DE EXPANSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DA OFERTA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL (2001-2023)
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 05/09/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Carla Busato Zandavalli
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros
        Banca
        • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
        • Ione da Silva Cunha Nogueira
        • JULIA MALANCHEN
        • Maria Cristina Lima Paniago
        • Paulo Fioravante Giareta
        Resumo A presente dissertação analisa o processo de expansão dos cursos de Pedagogia na modalidade
        a distância no Brasil, entre 2001 e 2023, e sua relação com as políticas públicas de avaliação da
        qualidade da educação superior. Parte-se do princípio de que a simples ampliação da oferta não
        assegura, por si só, a democratização do acesso, sendo necessário garantir uma formação
        docente com qualidade socialmente referenciada. A questão central da pesquisa consiste em
        compreender de que forma se desenvolveu essa expansão e como os instrumentos de regulação
        e avaliação, definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),
        contribuíram ou não para assegurar a qualidade desses cursos. A pesquisa adota o método do
        materialismo histórico e dialético e a abordagem qualiquantitativa (Creswell; Creswell, 2021).
        Para tanto, foram realizadas três etapas metodológicas: 1) revisão bibliográfica e documental;
        2) levantamento dos dados agregados do Censo da Educação Superior e dos indicadores de
        avaliação de cursos IACG (CC, Enade, CPC e IDD); 3) Tratamento e análise dos resultados.
        Os dados revelam que a expansão da modalidade EaD, inicialmente concentrada no setor
        público, passou a ser marcada pela centralidade das instituições privadas, em especial das
        faculdades (IES não universitárias), associada a um modelo de crescimento baseado na
        massificação da oferta, redução de custos e flexibilização dos vínculos docentes. Apesar dos
        avanços nos mecanismos avaliativos promovidos pelo Estado, observou-se limitações em um
        dos indicadores utilizados, o CPC, ao passo que não contempla integralmente as especificidades
        da EaD, como a atuação dos tutores. Além disso, os resultados indicam que os cursos de
        Pedagogia, sobretudo os ofertados na modalidade EaD, em IES privadas, estão longe de atingir
        os padrões de qualidade esperados pelo Estado brasileiro. Embora sejam positivos os resultados
        da avaliação in loco expressados pelo Conceito de Curso (CC), pois 54% dos cursos avaliados
        obtiveram Conceito 4, os resultados dos demais indicadores de qualidade (Enade, CPC, IDD)
        apontou apenas para a lógica de conformidade, sem que isso represente efetivamente a
        consolidação de uma formação de qualidade. O estudo da dimensão “docente" do CPC
        evidenciou profundas assimetrias entre o setor público e o privado e entre as modalidades,
        sobretudo no que se refere à titulação dos docentes, ao regime de trabalho e à razão
        aluno/professor, componentes estruturantes da avaliação da qualidade. A partir da interpretação
        dos resultados dos indicadores de avaliação dos cursos de Pedagogia, conclui-se que: a) A
        ampliação da oferta por meio da modalidade EaD não garantiu, efetivamente, a democratização
        do acesso à educação superior, uma vez que esse processo se mostrou vinculado à lógica da
        mercantilização, com predomínio de instituições privadas e fragilidades nas condições de
        oferta; b) Os resultados da dimensão "corpo docente" do CPC evidenciaram profundas
        desigualdades entre as instituições públicas e privadas e entre as modalidades presencial e a
        distância, no que se refere à titulação, ao regime de trabalho e à razão aluno/professor,
        demonstrando uma melhor estrutura docente nas instituições públicas e nos cursos presenciais,
        em contraste com os cursos de pedagogia das IES privadas e na modalidade EaD; c) A
        centralidade das matrículas dos cursos de Pedagogia EaD, em 2021, nos grandes conglomerados
        educacionais financeirizados, associada a Conceitos Preliminares de Curso (CPC) em sua
        maioria apenas satisfatórios, aponta para um modelo de expansão sustentado por interesses
        mercadológicos, que privilegia o lucro em detrimento da qualidade do ensino; d) O Estado, ao
        permitir essa forma de ampliação dos cursos de Pedagogia EaD, mostrou-se vinculado a uma
        lógica neoliberal, orientada pela flexibilização das políticas educacionais, priorizando o
        aumento do acesso ao ensino superior via setor privado, sem a devida correspondência com a
        garantia de qualidade na formação docente.
        ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE TRÊS LAGOAS/MS: UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES
        Curso Mestrado em Educação
        Tipo Dissertação
        Data 05/09/2025
        Área EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
        • Gilson Gomes Coelho
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • claudinéia da silva
          Banca
          • ADEMILSON BATISTA PAES
          • Christian Muleka Mwewa
          • Gilson Gomes Coelho
          • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
          • Sheyla Cristina Araujo Matoso
          Resumo O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) contribui para a construção de uma escola para todos que, por sua vez, visa uma sociedade também inclusiva. Como professora da rede municipal de ensino de Três Lagoas-MS, esta pesquisadora observou que, embora exista uma lei municipal que determina a adoção de medidas para a inclusão da Libras no currículo escolar, ainda persistem dificuldades quanto à efetiva implementação do seu ensino nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Essa constatação motivou a elaboração da seguinte questão de pesquisa: como os CEIs do município de Três Lagoas vêm trabalhando para inserir a Libras em seus currículos? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como esses centros têm promovido, ou se organizado para promover a acessibilidade linguística por meio da Libras, além de identificar os principais desafios enfrentados nesse processo. A investigação fundamentou-se em referenciais teóricos voltados à inclusão escolar e à acessibilidade linguística de crianças surdas, e buscou apresentar um panorama das normativas que regem a educação especial e o ensino de estudantes surdos, articulando essas diretrizes com os elementos que favorecem o desenvolvimento infantil na etapa inicial da educação básica. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de dois CEIs indicados pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e realização de rodas de conversa com professores regentes de turmas do Grupo 5. A análise dos dados foi guiada pelos eixos temáticos pré-definidos a partir dos objetivos específicos desta pesquisa, sendo eles: 1) Organização do trabalho pedagógico; 2) Concepções sobre inclusão escolar; 3) Práticas voltadas à acessibilidade linguística. Os resultados evidenciaram que a acessibilidade linguística para crianças surdas ainda se encontra em estágio inicial nos CEIs, com desafios significativos para a inserção da Libras nos currículos. Também foi possível compreender as concepções de inclusão manifestadas pelos docentes e as práticas pedagógicas que as sustentam. Concluiu-se, portanto, que embora exista um reconhecimento da importância da Libras para a inclusão, os CEIs analisados ainda não estruturaram, de forma planejada e orgânica, sua inserção em suas práticas pedagógicas que promovam efetivamente a acessibilidade linguística das crianças surdas.
          UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO ADAPTADO
          Curso Mestrado em Educação
          Tipo Dissertação
          Data 02/09/2025
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • Gilson Gomes Coelho
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Cleucimar Aparecida Pereira Prudente
            Banca
            • ADEMILSON BATISTA PAES
            • Alexandre Cougo de Cougo
            • Christian Muleka Mwewa
            • Gilson Gomes Coelho
            • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
            Resumo Esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo narrativa, esteve vinculada à linha de pesquisa Educação, Infância e Diversidades do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. Teve como objetivo conhecer as concepções e práticas de professores da Educação Básica sobre a adaptação do ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial. Participaram da pesquisa dois professores da classe comum do ensino regular, que atuam nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e que têm, em suas turmas, estudantes público-alvo da Educação Especial. Como instrumento para a produção de dados, foram realizadas rodas de conversa no espaço escolar, mediante agendamento com os professores participantes. As discussões ocorreram a partir de três eixos temáticos previamente definidos, os quais contemplam os elementos centrais da investigação proposta: concepções dos professores sobre inclusão escolar; práticas de ensino; e as formações inicial, continuada e outras dos professores sobre inclusão escolar. A interpretação dos dados produzidos foi realizada por meio da produção de narrativas pela pesquisadora, a partir dos referenciais teóricos utilizados no estudo. Como resultados, foi possível concluir que as concepções e práticas de professores da Educação Básica sobre a adaptação do ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial são baseadas em formações alinhadas ao Modelo Médico de interpretação da deficiência, o que influencia de maneira significativa e direta suas práticas pedagógicas. O conceito de inclusão, por parte dos professores, revelou-se, na verdade, mais próximo da ideia de integração, pois idealizam um modelo de aluno e propõem adaptações do ensino apenas para aqueles que não correspondem a esse perfil idealizado, o que não configura uma prática inclusiva. Por falta de conhecimento, os professores não contestam as orientações equivocadas que recebem quanto às adaptações de atividades para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Os professores acreditam que um orientador especialista em Educação Especial seria suficiente para lidar com os desafios encontrados em sala de aula, pois consideram não terem clareza da melhor forma de incluir todos os estudantes. É possível, portanto, concluir que as concepções e práticas da rede investigada são, muitas vezes, contraditórias e nem sempre alinhadas à inclusão. A pesquisa revelou ainda que os professores reconhecem as limitações das formações inicial, continuada e outras, que recebem da Secretária Estadual de Educação, no que diz respeito à inclusão escolar e, por consequência, o cenário escolar permanece inalterado.
            Professoras em situação de inserção profissional que atuam na educação infantil da rede municipal de Birigui/ SP
            Curso Mestrado em Educação
            Tipo Dissertação
            Data 27/08/2025
            Área EDUCAÇÃO
            Orientador(es)
            • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Luara Tavares da Silva
              Banca
              • Analigia Miranda da Silva
              • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
              • Melissa Rodrigues da Silva
              • Natalia Cristina de Oliveira
              • Paulo Fioravante Giareta
              Resumo O presente estudo tem como objeto de pesquisa o período inicial de exercício da docência, na
              educação infantil. Fase que compreende os primeiros anos de exercício profissional no magistério e
              possui especificidades e desafios próprios. Diante disso, delineou-se o seguinte questionamento: Quais
              os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal
              de Birigui/SP? A fim de responder a problemática da pesquisa, elege-se os seguintes objetivos: Objetivo
              geral: analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na
              rede municipal de Birigui/SP. Objetivos específicos: (i) identificar e mapear o perfil dos professores
              iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP; (ii) compreender como os
              desafios vivenciados pelos professores iniciantes refletem na identidade profissional docente. A
              pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com professores que se encontram no início
              de carreira e atuam na educação infantil, na rede municipal do município de Birigui/SP. A fim de
              alcançar os objetivos propostos, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados questionário
              (Lakatos; Marconi, 2017) com perguntas fechadas e abertas, o qual foi disponibilizado via pelo Google
              Forms e entrevista semiestruturada (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). Esta pesquisa está
              fundamentada em Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995) entre outros.
              O tratamento dos dados foi realizado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os
              resultados desta pesquisa indicam que a docência nessa etapa é vista como a extensão do cuidado
              materno, o que influencia a valorização profissional, as condições de trabalho das professoras e a
              identidade docente. Estes fatores não apenas moldam a cultura da escola, mas também influenciam
              diretamente as maneiras de ser e agir das professoras.
              DOCÊNCIA E FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE DRACENA - SP (1949-1996)
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 26/08/2025
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • Natalia Cristina de Oliveira
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Mariana Marques Valentim
                Banca
                • Ariele Mazoti Crubelati Musialak
                • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                • Marcos Pereira Coelho
                • Natalia Cristina de Oliveira
                Resumo Este estudo investiga a feminização do magistério, concentrando-se na análise das relações de gênero entre professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Dracena (SP), no período de 1949 a 1996. A feminização do magistério, termo utilizado para se referir ao processo histórico e social pelo qual a profissão docente se tornou majoritariamente ocupada por mulheres, é observada em diversos países e está associada a uma série de fatores sociais, culturais, econômicos e políticos. O objetivo central deste trabalho é analisar esse processo no contexto brasileiro, identificar as causas históricas, sociais e culturais dessa predominância feminina, especialmente na educação básica, compreender a presença de mulheres no magistério e as consequências dessa feminização para a valorização e as dinâmicas profissionais da carreira docente. Para isso, a pesquisa busca investigar o contexto histórico da profissão docente e sua associação com o gênero feminino, além de analisar dados quantitativos sobre a relação de gênero no magistério ao longo do tempo. Também busca compreender as implicações sociais e profissionais dessa feminização e explorar as políticas educacionais que possam ter influenciado a entrada massiva de mulheres na carreira. A metodologia adotada combina métodos qualitativos e quantitativos, utilizando a pesquisa documental para levantar dados históricos sobre a composição de gênero no magistério em uma instituição de ensino específica, escolhida por ser a instituição escolar mais antiga do município de Dracena (SP). Uma revisão de literatura também foi realizada para embasar teoricamente a análise, buscando compreender as transformações sociais que moldaram o perfil dos docentes. Os resultados parciais indicam que, nas últimas décadas, houve uma clara predominância de mulheres no magistério, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse fenômeno reflete tanto a herança histórica de gênero quanto as condições socioeconômicas e políticas que favoreceram a inserção das mulheres no campo da educação. No entanto, a feminização da docência também apresenta desafios em termos de valorização profissional, afetando o status e a remuneração dos professores.
                CURRÍCULO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
                Curso Mestrado em Educação
                Tipo Dissertação
                Data 26/08/2025
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Armando Marino Filho
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • DAIANE GONZAGA RODRIGUES DOS SANTOS
                  Banca
                  • Armando Marino Filho
                  • Celia Beatriz Piatti
                  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                  • Maria Silvia Rosa Santana
                  Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo escolar do estado de Mato Grosso do Sul, problematizando de que maneira ele implica a formação do pensamento teórico dos estudantes dos Anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi orientado pelas perspectivas da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), tendo como eixo norteador a disciplina de Língua Portuguesa — especificamente a leitura e a escrita no processo de alfabetização — tomada aqui como exemplo de materialização do currículo, e não como foco de aprofundamento disciplinar. Definiu-se como objetivo geral analisar a relação entre os conteúdos do currículo escolar e a formação do pensamento teórico dos estudantes. Como objetivos específicos, buscou-se: a) identificar e separar as unidades de sentido que compõem o currículo; b) descrever aquelas relacionadas diretamente ao desenvolvimento do pensamento teórico; c) verificar se esses conteúdos estão em consonância com as necessidades de aprendizagem das crianças; e d) compreender como os conteúdos de Língua Portuguesa contribuem — ou não — para o processo de formação do pensamento teórico. O percurso metodológico fundamentou-se no Materialismo Histórico-Dialético e utilizou a técnica dos Núcleos de Significação como instrumento de análise qualitativa, de modo a apreender sentidos e contradições expressos no currículo. A pesquisa documental e bibliográfica envolveu a análise da BNCC e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, articulados ao referencial teórico de autores como Duarte (2016a); Gama e Duarte (2017); Davidov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016); Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos e Oliveira (2020); Saviani (2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes e Macedo (2011); Luria (1987, 1988), que forneceram a base para a análise proposta. Os achados indicam que, embora o currículo estadual declare a intenção de promover uma formação integral, sua organização centrada em competências e habilidades fragmentadas limita a apropriação do conhecimento historicamente elaborado e, por consequência, o desenvolvimento do pensamento teórico. Observou-se que, em Língua Portuguesa, a prioridade dada à aprendizagem mecânica da leitura e da escrita reduz a potencialidade da linguagem como mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Conclui-se, portanto, pela necessidade de uma revisão crítica do currículo, a fim de superar a fragmentação e favorecer práticas pedagógicas que integrem conteúdo e forma, articulando a prática social ao conhecimento científico e possibilitando o desenvolvimento humano em sua totalidade.

                  Palavras-chave: currículo escolar; Mato Grosso do Sul; Teoria Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico Crítica; pensamento teórico.
                  AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
                  Curso Mestrado em Educação
                  Tipo Dissertação
                  Data 22/08/2025
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Ione da Silva Cunha Nogueira
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Ana Paula Marinho Vasconcelos Souza
                    Banca
                    • Érika Porceli Alaniz
                    • Ione da Silva Cunha Nogueira
                    • Natalia Cristina de Oliveira
                    • Paulo Fioravante Giareta
                    • Vera Luisa de Sousa
                    Resumo O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas. Foi delineado em torno da seguinte questão norteadora: quais as consequências de influências da agenda neoliberal nas políticas de formação inicial e continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental? Tem como principal objetivo investigar as políticas de formação de professores de formação inicial e continuada na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a partir da Resolução CNE/CP n. 02/2015, da Resolução CNE/CP n. 02/2019, bem como, da Resolução CNE/CP nº 4/2024 e investigar a existência de influências da doutrina neoliberal nas políticas de formação de professores. A metodologia a ser adotada será de pesquisa de corte documental exploratório, para que seja feita análise, coleta e seleção de dados de artigos da Constituição Federal, da Base Nacional Comum para formação de professores, da Resolução CNE/CP n. 02/2015, Resolução CNE/CP n. 02/2019 e Resolução CNE/CP nº 4/2024. A problemática da pesquisa será desenvolvida visando à abordagem qualitativa, com objetivo de pesquisa descritiva. A análise das políticas educacionais de formação de professores abrange uma trajetória histórica da educação brasileira desde o período de governo de José Sarney até as diretrizes da Resolução CNE/CP nº 4/2024 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visando apontar reflexões sobre o avanço da educação junto à formação de professores, tendo em vista as influências neoliberais, bem como, as atualizações legislativas do sistema de ensino brasileiro sobre diretrizes de formação inicial e continuada, como também analisar se há a efetiva predominância do Estado Democrático de Direito, garantia de direitos fundamentais e políticas públicas que alcancem a qualidade e desenvolvimento escolar da educação básica. Ademais, por meio de análises bibliográficas e de documentos normativos concluir a importância da aplicação de políticas públicas de formação de professores Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica e sua influência nas reflexões de aprendizagem do indivíduo e seus impactos nas concepções educacionais contemporâneas.
                    POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PLANO QUINQUENAL DO GOVERNO 2020-2024
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 18/08/2025
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Paulo Fioravante Giareta
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Tone Ernesto Silva
                      Banca
                      • Celi Correa Neres
                      • Mariana Esteves de Oliveira
                      • Paulo Fioravante Giareta
                      • Tarcisio Luiz Pereira
                      Resumo Este estudo analisa as influências de documentos internacionais nas políticas educacionais de Moçambique, especialmente na legislação e nas políticas de Educação Especial. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas públicas voltadas para a educação especial em Moçambique, com base no Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, considerando as perspectivas do contexto de influência. O referencial teórico adotado fundamenta-se no Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992), com ênfase no contexto de influência dos textos políticos. A pesquisa destaca como documentos internacionais, como a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), influenciaram as políticas educacionais do país, sobretudo no que diz respeito à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). A análise do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 revela um compromisso com a inclusão educacional, mas também uma dependência das orientações de agências multilaterais, como a UNESCO e o Banco Mundial, que impõem soluções financiadas para reformas educacionais. O estudo examina como esses documentos internacionais são adaptados ao contexto nacional e como as políticas locais, embora alinhadas às metas globais de educação para todos, frequentemente não refletem completamente as necessidades e realidades do país, como a escassez de recursos, a superlotação nas salas de aula e a formação insuficiente de professores. De igual modo, é discutida a relação entre a educação e os interesses econômicos globais, apontando como a inclusão educacional muitas vezes serve como estratégia para adequar os sistemas educacionais às exigências do mundo de trabalho, em detrimento de uma verdadeira transformação social. O estudo conclui que a legislação e as políticas de Educação Especial em Moçambique refletem fortemente influências de documentos internacionais, revelando uma limitada autonomia na formulação dos textos normativos próprios.
                      AS CONCEPÇÕES DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE O IDEB NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: estado do conhecimento em teses e dissertações
                      Curso Mestrado em Educação
                      Tipo Dissertação
                      Data 13/08/2025
                      Área EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Ione da Silva Cunha Nogueira
                      Coorientador(es)
                      • Silvia Adriana Rodrigues
                      Orientando(s)
                      • Talita Silva Braga
                      Banca
                      • Camila Alberto Vicente de Oliveira
                      • Carlos da Fonseca Brandão
                      • Ione da Silva Cunha Nogueira
                      • Natalia Cristina de Oliveira
                      • Paulo Fioravante Giareta
                      Resumo Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo geral compreender o que as produções acadêmicas na área da educação sobre o IDEB, no contexto interno das instituições de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concebem por qualidade educacional. Como objetivos específicos, buscou-se: identificar teses e dissertações que investiguem o IDEB/SAEB em articulação com as práticas escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental; verificar as demandas das políticas educacionais relacionadas ao IDEB sobre a equipe pedagógica, e examinar as concepções de qualidade e de educação assumidas pela produção acadêmica nacional sobre o IDEB nesses contextos. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento, com foco exclusivo em teses e dissertações. O corpus de análise resultou em 39 trabalhos selecionados a partir de critérios de pertinência temática e recorte temporal. Os resultados apontam que a maioria dos estudos analisa os impactos das avaliações em larga escala nas práticas pedagógicas, destacando a tensão entre as exigências dos indicadores externos e os objetivos pedagógicos formativos. Observou-se que a apropriação dos resultados do IDEB pelas equipes escolares é, muitas vezes, limitada, e que as metas estabelecidas por políticas públicas tendem a provocar uma padronização do ensino, prejudicando a autonomia docente e a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Em contrapartida, algumas experiências revelam a possibilidade de utilização crítica destes dados para a reflexão sobre o processo educativo. As concepções de qualidade presentes nas obras analisadas oscilam entre perspectivas instrumentais e emancipadoras, evidenciando disputas em torno do significado de uma educação de qualidade. Conclui-se que é necessário repensar o uso dos indicadores como o IDEB, ampliando sua função diagnóstica e articulando-os com práticas pedagógicas contextualizadas, participativas e comprometidas com a formação integral dos estudantes. O estudo reforça a importância de compreender os limites e as possibilidades das avaliações em larga escala e de valorizar a pluralidade das vozes pedagógicas envolvidas no cotidiano escolar, em especial nos anos iniciais, quando se constrói grande parte dos fundamentos da aprendizagem.
                      Palavras-chaves: estado do conhecimento; IDEB; anos iniciais do Ensino Fundamental.
                      A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR PAULISTA
                      Curso Mestrado em Educação
                      Tipo Dissertação
                      Data 07/08/2025
                      Área EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Ione da Silva Cunha Nogueira
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Mirian Batista dos Santos Carvalho
                        Banca
                        • Carlos da Fonseca Brandão
                        • Ione da Silva Cunha Nogueira
                        • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                        • Paulo Fioravante Giareta
                        • Silvia Adriana Rodrigues
                        Resumo Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades, vinculada ao Grupo de Pesquisa GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas. Teve como objeto de estudo a inclusão de uma criança autista na Educação Infantil, com foco na percepção dos colegas sobre essa experiência de inclusão. O problema de pesquisa formulou-se da seguinte maneira: quais as percepções das crianças sobre a inclusão de uma colega autista na etapa da Educação Infantil e como essas percepções influenciam a convivência escolar? Nesse sentido, a problemática da pesquisa volta-se às indagações relacionadas à criança no Transtorno do Espectro Autista (TEA): como é a relação da criança autista com os seus pares no contexto da Educação Infantil? A criança autista foi inserida no ambiente escolar tendo suas especificidades respeitadas? Como é o acolhimento das crianças do público-alvo da Educação Especial no ambiente de Educação Infantil? Como acontece o trabalho do profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da Educação Infantil na cidade do interior paulista? Como ocorrem as práticas pedagógicas em relação ao processo de inclusão? Tais questionamentos referem-se ao contexto da Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva e delimitam-se, especificamente, ao processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de crianças com TEA, na etapa da Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as experiências e percepções das crianças com a inclusão de uma criança autista na Educação Infantil, em uma turma de pré-escola municipal do interior paulista. Como objetivos específicos, destacam-se: entender o que as crianças na etapa da Educação Infantil compreendem por Educação Inclusiva; analisar como ocorre a Educação Inclusiva no contexto da Educação infantil. O procedimento metodológico adotado foi de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e a técnica de observação participante. Foram realizados diálogos com as crianças e professoras durante as observações, a fim de perceber como elas lidam com a Educação Inclusiva, bem como discutir maneiras pelas quais a instituição pode contribuir para o processo de inclusão no contexto da Educação Infantil. Os dados mostraram que o profissional de AEE atua de forma restrita ao contraturno, exclusivamente na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). A análise evidenciou a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento e a socialização das crianças, bem como a capacidade delas de reconhecer e refletir sobre a diversidade, favorecendo a construção de ambientes mais empáticos e inclusivos. Os resultados também revelaram que a convivência desde cedo contribui para a construção desse ambiente. Assim, o estudo reforça a importância de garantir a todas as crianças o direito de aprender, brincar e conviver com dignidade, considerando a escuta das crianças não apenas como metodologia, mas como princípio ético essencial às práticas pedagógicas inclusivas, valorizando a singularidade de cada uma, especialmente no contexto da Educação Infantil.

                        Palavras-chave: Crianças. Educação Inclusiva. Educação Infantil. Transtorno do Espectro Autista.
                        O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PERÍODOS PRÉ E PÓS PANDÊMICOS
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 06/08/2025
                        Área EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Ione da Silva Cunha Nogueira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • STEFANY DOS SANTOS ANTONIO
                          Banca
                          • Ione da Silva Cunha Nogueira
                          • Josania Lima Portela Carvalhêdo
                          • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                          • Paulo Fioravante Giareta
                          • Silvia Adriana Rodrigues
                          Resumo Após a vivência de distanciamento social sentida na pandemia do Covid- 19, o ensino fundamental do munícipio de Três Lagoas no Mato Grosso do Sul, deparou-se com um problema sistêmico no aprendizado das crianças dos 4ºs e 5ºs anos: as mesmas não estavam alfabetizadas. Diante desta realidade educacional sentida no ano de 2022, surge uma necessidade de pesquisa; compreender o ciclo de alfabetização do munícipio antes, durante e depois da pandemia (2019-2023). Tomando como norte a seguinte questão problema: de que forma a pandemia poderia ou não, ter prejudicado o ciclo de alfabetização das crianças três lagoenses. O primeiro passo metodológico realizado, foi o; levantamento bibliográfico, a partir de uma revisão integrativa de literatura, destacando o diferencial da pesquisa em questão, e as contribuições para área em relação do que já foi publicado anteriormente. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa concentrando o trabalho como descritivo. Define-se o estudo como explicativo e documental, no qual, foram selecionados os seguintes documentos oficiais para análise e investigação: BNCC, Orientações Curriculares de Três Lagoas, Atividades de alfabetização enviadas pelas unidades escolares durante o ensino remoto (APCA) e o conteúdo exigido em avaliações de larga escala no componente curricular de Língua Portuguesa. Além da análise documental, o trabalho realizado sustentou-se pelos indicadores de aprendizado, dados esses encontrados no desempenho dos 4ºs e 5ºs anos nas avaliações como o SAEB e o CAED, também no componente curricular de Língua Portuguesa, os números destacados foram tabulados e organizados em figuras e tabelas. Dessa forma como instrumento de coleta de dados utilizou-se tanto documentos quanto estatísticas. A organização e interpretação desses dados foi realizada através da Análise de Conteúdo: partindo pelo trabalho de inclusão e exclusão, categorização, e inferência. Os resultados obtidos demonstraram que realmente a pandemia causou impactos na alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Além disso, observou-se que as orientações curriculares tanto municipais quanto nacionais, juntamente com as avaliações de larga escala não contribuem para que o ciclo de alfabetização se realize, pelo contrário, ambas enrijecem o ensino pelo seu caráter sequencial, estruturado em etapas e anos de aprendizagem, dificultando o reconhecimento e a existência das crianças que não se alfabetizam “no ano correto”, pois as mesmas se tornam “estatísticas” que abaixam os números das unidades escolares nas avaliações de larga escala. A análise das APCAS nos revela as dificuldades experimentadas pelas unidades de ensino durante a pandemia, também demonstra e denuncia que as atividades alfabetizadoras enviadas remotamente não alfabetizaram de fato, podendo ressaltar assim a sua má formulação. Diante do exposto não há uma preocupação ampla do sistema educacional com o impacto pandêmico na alfabetização, e a inexistência de ações da administração pública para a recomposição de aprendizagem é evidenciada, a resolução dessa situação se concentra apenas na esperança de que o trabalho solitário do docente resolva questões estruturais. Esta realidade escolar é um projeto político e atende um mercado, considerando que o ato de ler e escrever liberta os indivíduos e lhes proporcionam um olhar e pensamento crítico sobre a realidade que os cerca.
                          A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 07/07/2025
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Paulo Fioravante Giareta
                          Coorientador(es)
                          • Paulo Fioravante Giareta
                          Orientando(s)
                          • ALINE PIRES COSTA
                          Banca
                          • Ione da Silva Cunha Nogueira
                          • Paulo Fioravante Giareta
                          • Regina Aparecida Marques de Souza
                          • Sheila Fabiana de Quadros
                          • Tarcisio Luiz Pereira
                          Resumo O avanço histórico do trabalho com a Educação Infantil a partir de marcos teórico-metodológicos e concepções político-pedagógicas, acabam por impactar de forma direta e profunda na formação dos profissionais para atuar na Educação Infantil, demandando a produção de processos de formação plena dos professores, mas sem desconsiderar as especificidades desta etapa educativa. O Curso de Pedagogia, passou a responder, no sistema educacional brasileiro, como espaço formativo que guarda o conjunto das intencionalidades político-pedagógica e as expectativas teórico-práticas de uma formação docente em diálogo com as novas exigências e especificidades da Educação Infantil. Portanto, a presente pesquisa se estrutura a partir do problema-hipótese de que as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, também as inerentes as atuais reformas curriculares para formação de professores, acabam, tanto não possibilitando o aprofundamento teórico-metodológico capaz de instrumentalizar o pedagogo em sua atuação como docente na educação infantil, quanto não possibilita uma aproximação e leitura mais contextualizada da especificidade dos desafios no âmbito da sua formação para atuar na educação. Assim, a partir da análise dos PPCs, busca responder ao problema central de como as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, incluindo aquelas decorrentes das atuais reformas curriculares, impactam a formação teórico-metodológica do pedagogo? A pesquisa responde pelo objetivo geral de analisar a formação inicial no âmbito dos Cursos de Pedagogia na Universidade face as demandas e especificidades da atuação docente na educação infantil. Metodologicamente, com aporte na abordagem qualitativa, a pesquisa se estrutura como um exercício crítico-analítico, com contribuição da técnica da Análise de Documental, por meio da análise dos PPCs – Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados no âmbito da universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesse sentido, espera-se contribuir, a partir da análise da proposta político pedagógica da universidade para o Curso de Pedagogia, dentre os demais documentos e políticas por onde permeiam a proposta pedagógica da formação de professores para atuar na educação infantil, a luz de uma análise crítica, dos processos de formação de professores para atuar na educação infantil.

                          Palavras-chave: Formação inicial. Projeto pedagógico. Educação infantil.
                          A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E ESCOLA NO ATUAL CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 01/07/2025
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Paulo Fioravante Giareta
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • MARIA FERNANDA PACI HIRATA SHIMADA
                            Banca
                            • Ana Claudia dos Santos Rocha
                            • Paulo Fioravante Giareta
                            • Sheila Fabiana de Quadros
                            • Tarcisio Luiz Pereira
                            Resumo Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objeto de estudo a violência na, da e contra a escola, e os regramentos jurídicos. Portanto, objetiva analisar a violência na, da e contra a escola, e a criação de regramentos jurídicos, considerando as determinações históricas da violência como dado social. A pesquisa está aportada, metodologicamente no estudo teórico-metodológico o no exercício analítico-crítico que aborda o objeto nos contextos histórico, político, econômico, social e legal nas relações dialéticas, nos movimentos contraditórios sob categorias da totalidade, contradição e hegemonia. O referido método receberá o auxílio da técnica de Análise Documental, enquanto exercício analítico das legislações vigentes existentes na seara da violência escolar, bem como em publicações relacionadas às fundamentações políticas, econômicas e sociais, que envolvem fundamentos da violência educacional. O aporte teórico estará ancorado em autores como Marilena Chaui (2014), Miriam Abramoway (2014), Octavio Ianni (2003), Elis Palma Priotto (2008), entre outros renomados estudiosos das relações escolares e legais. Este exercício de análise evidenciou que a violência escolar é um reflexo da organização social vigente, constituída a partir de um sistema neoliberal, pautado no setor econômico e na manutenção de uma classe hegemônica. Sendo a violência na, da e contra a escola um fenômeno enraizado na cultura/estrutura de violência construído e mantido por uma visão individualista e mercadológica, de modo a operar um controle social por meio da legislação. Sendo a legislação um mecanismo de controle e repressão, sem muita eficácia dentro do ambiente escolar.
                            EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Considerações a partir da epistemologia da práxis
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 08/05/2025
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Paulo Fioravante Giareta
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • KEROLLAYNE CARVALHO
                              Banca
                              • Fabiano Antonio dos Santos
                              • Nádia Bigarella
                              • Paulo Fioravante Giareta
                              • Sheila Fabiana de Quadros
                              • Tarcisio Luiz Pereira
                              Resumo Esta pesquisa tem como foco a Educação a Distância (EaD) como política pública voltada
                              para a formação de professores, inserida no contexto das transformações sociopolíticas e
                              econômicas contemporâneas. A partir da Epistemologia da Práxis, o estudo busca analisar o papel social dos professores dentro de um cenário influenciado pela lógica neoliberal que impacta a educação. A principal questão investigada é: de que forma a Educação a Distância, enquanto política educacional para a formação de professores, se relaciona com a Epistemologia da Práxis? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento das políticas públicas de EaD para formação docente na práxis social. Em relação aos objetivos específicos, o estudo se dedicou em: apresentar e analisar as políticas educacionais de EaD direcionadas à formação docente; investigar o contexto político, social e econômico em que se
                              produz a regulamentação do EaD na formação de professores; e examinar as possíveis implicações da flexibilização da formação docente para a prática social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise Documental de legislações e normativas nacionais que regulamentam a EaD. As análises foram orientadas pelo materialismo histórico-
                              dialético, discutindo o potencial transformador da educação e a necessidade de uma formação docente crítica e emancipadora, capaz de contribuir para a transformação social. A partir da
                              análise realizada, inferimos que, mesmo após 27 anos, a EaD na formação docente segue sem um modelo consolidado, sujeita a constantes mudanças e questionamentos sobre sua qualidade e efetividade. Independentemente do governo, as políticas permaneceram alinhadas ao modelo neoliberal, marcado pelo desinvestimento na educação pública, pelo favorecimento
                              do setor privado e pela disseminação da lógica ilusória do capital humano, sem promover mudanças estruturais na realidade do país. Esse processo viabilizou a expansão da plataformização digital da formação docente, na qual o Estado assume o papel de regulador das reformas, transferindo ao setor privado o controle sobre a formação docente. Nesse contexto, a Epistemologia da Práxis tem sido desvirtuada, sendo institucionalizada sob uma abordagem progressista, utilitária e pragmática que favorece as adaptações ao mercado de
                              trabalho.
                              FIGURA DOCENTE NA SOCIEDADE MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL O ESTADO DE MATO GROSSO (1946 – 1961)
                              Curso Mestrado em Educação
                              Tipo Dissertação
                              Data 29/04/2025
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Natalia Cristina de Oliveira
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • MATHEUS FELIPE MACHADO ANDREU
                                Banca
                                • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                                • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                                • Marcos Pereira Coelho
                                • Natalia Cristina de Oliveira
                                Resumo O presente trabalho analisa a constituição e posterior consolidação da profissão docente no estado de Mato Grosso, entre os anos de 1946 a 1961, a partir do jornal O Estado de Mato Grosso. A pesquisa ocorre, principalmente, sob a ótica apresentada pelo periódico, publicado entre os anos de 1939-1985. Desta forma, problematiza como era a representação docente da época e a sua participação nas esferas sociais, educacionais e jurídicas. O recorte temporal eleito para esta dissertação fundamenta-se, especialmente, na legislação, destacando-se o Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939, que se caracteriza como um marco jurídico na formação inicial docente; e o ano de 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 4.024, a qual estabelece diretrizes e orientações para os caminhos da educação da época e para as perspectivas sociais. A primeira seção discute a profissão docente no século XX utilizando autores que abordam a formação inicial, socialização docente e aspectos relacionados à identidade profissional, fundamentado nos autores Pierre Burdieu e Roger Chartier. As fontes incluem estudos de periódicos e legislações específicas sobre educação.Na segunda seção, ocorre a análise do Jornal O Estado de Mato Grosso (1946-1961) através da visão e atuação dos professores, destacando os espaços articulados na conjuntura estudada. O foco está no desenvolvimento da profissão docente sob uma perspectiva civil, utilizando a imprensa como ferramenta, resultando numa compreensão mais profunda do papel dos professores na sociedade. Este estudo das práticas profissionais
                                educativas em Mato Grosso, em meados do século XX, revela as dificuldades enfrentadas por professores e comunidades escolares. Além disso, evidencia as transformações necessárias para um sistema educacional mais justo e eficaz. A análise crítica desse período mostra-se essencial para a compreensão dos desafios atuais da educação no Brasil.

                                Palavras-chave: Educação. Jornal O Estado de Mato Grosso. Mato Grosso. Profissão docente.
                                A concepção de educação emancipatória em Freire e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular
                                Curso Mestrado em Educação
                                Tipo Dissertação
                                Data 28/04/2025
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Paulo Fioravante Giareta
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • LEANDRO BATISTA DA SILVA
                                  Banca
                                  • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                                  • Paulo Fioravante Giareta
                                  • Sheila Fabiana de Quadros
                                  • Tarcisio Luiz Pereira
                                  Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as contradições político-pedagógicas presentes na proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma abordagem educacional emancipatória na perspectiva freireana, com o intuito de contribuir para o avanço teórico e prático da Educação Básica. Buscou-se compreender o alcance teórico-metodológico da concepção de emancipação em Paulo Freire, analisar em que medida a BNCC contempla essa concepção de educação. Para tanto, procurou-se elucidar as características teóricas das produções científicas que investigam a política da BNCC em relação à proposta pedagógica freireana. Assim, esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa fundamentada em uma análise crítico-analítica da BNCC, utilizando a análise documental como principal método de coleta de dados e se apoiou na concepção de emancipação na produção teórica de Paulo Freire, no conjunto documental que normatiza a BNCC, e em produções científicas que abordam a BNCC à luz da proposta pedagógica de Freire. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender os impactos da implementação da BNCC frente à abordagem emancipatória proposta por Freire, contribuindo para o aprofundamento teórico e prático da Educação Básica no Brasil.

                                  Palavras-Chave: Paulo Freire; Educação emancipatória; BNCC.
                                  O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS.
                                  Curso Mestrado em Educação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 17/03/2025
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                    Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                      Banca
                                      • Carina Elisabeth Maciel
                                      • Dirceu Santos Silva
                                      • Solange Jarcem Fernandes
                                      Resumo
                                      Download
                                        CINEMA NACIONAL, CRIANÇA/INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
                                        Curso Mestrado em Educação
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 02/12/2024
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Christian Muleka Mwewa
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Marcus Vinícius Cosmo Morilla Caetano
                                          Banca
                                          • Christian Muleka Mwewa
                                          • Ilma Regina Castro Saramago
                                          • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                                          • Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo
                                          • Rodrigo Piriz
                                          Resumo A pesquisa pretendeu analisar a relação entre cinema nacional e criança/infância na educação infantil sob uma perspectiva antropológica da criança. São tomados como campo para a investigação: (1) a Mostra de Cinema Infantil de São Paulo (SP, 2022); (2) a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC, 2023) e (3) o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB, 2023). Selecionamos de forma flâneur alguns filmes para analisar as dimensões “raciais”, de gênero, das infâncias, das pessoas consideradas com deficiência e da dimensão social. Como essas dimensões são retratadas nos filmes selecionados para a formação cultural das infâncias? Quais implicações formativas para as infâncias que esses filmes podem promover? Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem os documentas (filmes) como campo e se apropria da filmografia e bibliografias existentes sobre os temas aqui tratados. Os referenciais teóricos residem no campo das ciências humanas e sociais e no de cinema, dentre outros. O estudo justifica-se na busca de construir interfaces entre as infâncias/crianças na educação infantil e as dimensões audiovisuais por meio de reflexão teórica crítica que levou em conta as dimensões acima indicadas às quais habitam o universo formativo que, também, estrutura as relações entre e com as crianças/infâncias. Concluímos que as crianças são autores sociais que, com acesso à produção audiovisual (cinema nacional), pode produzir sentidos outras que podem transformar/suportar a suas verdades na permanente modificação do seu entorno e de si. Só foi possível chegar a esta conclusão a partir da negação da síntese (entre cinema nacional e criança na educação infantil) que amplia a instrumentalização reflexiva do universo imagético à luz do olhar sensível para as infâncias por meio da dimensão não apaziguada das subjetividades infantis. Portanto, essa dinâmica, de negação da síntese, sugere uma leitura a contrapelo do contexto infantil que ainda permanece sob a tutela de outrem, o adulto.
                                          Página 1 de 5 (20 de 98 registros).