Mestrado em Educação

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TRABALHO Ações
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Considerações a partir da epistemologia da práxis
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 08/05/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Paulo Fioravante Giareta
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • KEROLLAYNE CARVALHO
    Banca
    • Fabiano Antonio dos Santos
    • Nádia Bigarella
    • Paulo Fioravante Giareta
    • Sheila Fabiana de Quadros
    • Tarcisio Luiz Pereira
    Resumo Esta pesquisa tem como foco a Educação a Distância (EaD) como política pública voltada
    para a formação de professores, inserida no contexto das transformações sociopolíticas e
    econômicas contemporâneas. A partir da Epistemologia da Práxis, o estudo busca analisar o papel social dos professores dentro de um cenário influenciado pela lógica neoliberal que impacta a educação. A principal questão investigada é: de que forma a Educação a Distância, enquanto política educacional para a formação de professores, se relaciona com a Epistemologia da Práxis? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento das políticas públicas de EaD para formação docente na práxis social. Em relação aos objetivos específicos, o estudo se dedicou em: apresentar e analisar as políticas educacionais de EaD direcionadas à formação docente; investigar o contexto político, social e econômico em que se
    produz a regulamentação do EaD na formação de professores; e examinar as possíveis implicações da flexibilização da formação docente para a prática social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise Documental de legislações e normativas nacionais que regulamentam a EaD. As análises foram orientadas pelo materialismo histórico-
    dialético, discutindo o potencial transformador da educação e a necessidade de uma formação docente crítica e emancipadora, capaz de contribuir para a transformação social. A partir da
    análise realizada, inferimos que, mesmo após 27 anos, a EaD na formação docente segue sem um modelo consolidado, sujeita a constantes mudanças e questionamentos sobre sua qualidade e efetividade. Independentemente do governo, as políticas permaneceram alinhadas ao modelo neoliberal, marcado pelo desinvestimento na educação pública, pelo favorecimento
    do setor privado e pela disseminação da lógica ilusória do capital humano, sem promover mudanças estruturais na realidade do país. Esse processo viabilizou a expansão da plataformização digital da formação docente, na qual o Estado assume o papel de regulador das reformas, transferindo ao setor privado o controle sobre a formação docente. Nesse contexto, a Epistemologia da Práxis tem sido desvirtuada, sendo institucionalizada sob uma abordagem progressista, utilitária e pragmática que favorece as adaptações ao mercado de
    trabalho.
    FIGURA DOCENTE NA SOCIEDADE MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL O ESTADO DE MATO GROSSO (1946 – 1961)
    Curso Mestrado em Educação
    Tipo Dissertação
    Data 29/04/2025
    Área EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • Natalia Cristina de Oliveira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • MATHEUS FELIPE MACHADO ANDREU
      Banca
      • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
      • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
      • Marcos Pereira Coelho
      • Natalia Cristina de Oliveira
      Resumo O presente trabalho analisa a constituição e posterior consolidação da profissão docente no estado de Mato Grosso, entre os anos de 1946 a 1961, a partir do jornal O Estado de Mato Grosso. A pesquisa ocorre, principalmente, sob a ótica apresentada pelo periódico, publicado entre os anos de 1939-1985. Desta forma, problematiza como era a representação docente da época e a sua participação nas esferas sociais, educacionais e jurídicas. O recorte temporal eleito para esta dissertação fundamenta-se, especialmente, na legislação, destacando-se o Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939, que se caracteriza como um marco jurídico na formação inicial docente; e o ano de 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 4.024, a qual estabelece diretrizes e orientações para os caminhos da educação da época e para as perspectivas sociais. A primeira seção discute a profissão docente no século XX utilizando autores que abordam a formação inicial, socialização docente e aspectos relacionados à identidade profissional, fundamentado nos autores Pierre Burdieu e Roger Chartier. As fontes incluem estudos de periódicos e legislações específicas sobre educação.Na segunda seção, ocorre a análise do Jornal O Estado de Mato Grosso (1946-1961) através da visão e atuação dos professores, destacando os espaços articulados na conjuntura estudada. O foco está no desenvolvimento da profissão docente sob uma perspectiva civil, utilizando a imprensa como ferramenta, resultando numa compreensão mais profunda do papel dos professores na sociedade. Este estudo das práticas profissionais
      educativas em Mato Grosso, em meados do século XX, revela as dificuldades enfrentadas por professores e comunidades escolares. Além disso, evidencia as transformações necessárias para um sistema educacional mais justo e eficaz. A análise crítica desse período mostra-se essencial para a compreensão dos desafios atuais da educação no Brasil.

      Palavras-chave: Educação. Jornal O Estado de Mato Grosso. Mato Grosso. Profissão docente.
      A concepção de educação emancipatória em Freire e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular
      Curso Mestrado em Educação
      Tipo Dissertação
      Data 28/04/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Paulo Fioravante Giareta
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • LEANDRO BATISTA DA SILVA
        Banca
        • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
        • Paulo Fioravante Giareta
        • Sheila Fabiana de Quadros
        • Tarcisio Luiz Pereira
        Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as contradições político-pedagógicas presentes na proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma abordagem educacional emancipatória na perspectiva freireana, com o intuito de contribuir para o avanço teórico e prático da Educação Básica. Buscou-se compreender o alcance teórico-metodológico da concepção de emancipação em Paulo Freire, analisar em que medida a BNCC contempla essa concepção de educação. Para tanto, procurou-se elucidar as características teóricas das produções científicas que investigam a política da BNCC em relação à proposta pedagógica freireana. Assim, esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa fundamentada em uma análise crítico-analítica da BNCC, utilizando a análise documental como principal método de coleta de dados e se apoiou na concepção de emancipação na produção teórica de Paulo Freire, no conjunto documental que normatiza a BNCC, e em produções científicas que abordam a BNCC à luz da proposta pedagógica de Freire. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender os impactos da implementação da BNCC frente à abordagem emancipatória proposta por Freire, contribuindo para o aprofundamento teórico e prático da Educação Básica no Brasil.

        Palavras-Chave: Paulo Freire; Educação emancipatória; BNCC.
        O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS.
        Curso Mestrado em Educação
        Tipo Dissertação
        Data 17/03/2025
        Área EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
          Coorientador(es)
          Orientando(s)
            Banca
            • Carina Elisabeth Maciel
            • Dirceu Santos Silva
            • Solange Jarcem Fernandes
            Resumo
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              CINEMA NACIONAL, CRIANÇA/INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 02/12/2024
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • Christian Muleka Mwewa
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Marcus Vinícius Cosmo Morilla Caetano
                Banca
                • Christian Muleka Mwewa
                • Ilma Regina Castro Saramago
                • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                • Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo
                • Rodrigo Piriz
                Resumo A pesquisa pretendeu analisar a relação entre cinema nacional e criança/infância na educação infantil sob uma perspectiva antropológica da criança. São tomados como campo para a investigação: (1) a Mostra de Cinema Infantil de São Paulo (SP, 2022); (2) a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC, 2023) e (3) o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB, 2023). Selecionamos de forma flâneur alguns filmes para analisar as dimensões “raciais”, de gênero, das infâncias, das pessoas consideradas com deficiência e da dimensão social. Como essas dimensões são retratadas nos filmes selecionados para a formação cultural das infâncias? Quais implicações formativas para as infâncias que esses filmes podem promover? Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem os documentas (filmes) como campo e se apropria da filmografia e bibliografias existentes sobre os temas aqui tratados. Os referenciais teóricos residem no campo das ciências humanas e sociais e no de cinema, dentre outros. O estudo justifica-se na busca de construir interfaces entre as infâncias/crianças na educação infantil e as dimensões audiovisuais por meio de reflexão teórica crítica que levou em conta as dimensões acima indicadas às quais habitam o universo formativo que, também, estrutura as relações entre e com as crianças/infâncias. Concluímos que as crianças são autores sociais que, com acesso à produção audiovisual (cinema nacional), pode produzir sentidos outras que podem transformar/suportar a suas verdades na permanente modificação do seu entorno e de si. Só foi possível chegar a esta conclusão a partir da negação da síntese (entre cinema nacional e criança na educação infantil) que amplia a instrumentalização reflexiva do universo imagético à luz do olhar sensível para as infâncias por meio da dimensão não apaziguada das subjetividades infantis. Portanto, essa dinâmica, de negação da síntese, sugere uma leitura a contrapelo do contexto infantil que ainda permanece sob a tutela de outrem, o adulto.
                Programa Ensino Integral (PEI): Uma análise das implicações para as condições do trabalho docente
                Curso Mestrado em Educação
                Tipo Dissertação
                Data 28/11/2024
                Área EDUCAÇÃO
                Orientador(es)
                • Paulo Fioravante Giareta
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • VICTOR COQUEIRO DE SOUSA
                  Banca
                  • Giselle Cristina Martins Real
                  • Mariana Esteves de Oliveira
                  • Paulo Fioravante Giareta
                  • Tarcisio Luiz Pereira
                  Resumo Nos últimos anos, o Programa Ensino Integral (PEI) tornou-se o principal foco das políticas públicas educacionais no Estado de São Paulo. As diretrizes e os documentos do PEI prometem uma carreira docente aprimorada, com salários mais altos, mais tempo para a preparação de aulas, formação continuada e dedicação exclusiva a uma única escola. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve como objeto de estudo o PEI, focando na compreensão dos fatores que influenciam sua implementação no que tange à formação e ao trabalho docente na rede de ensino de São Paulo. Para isso, propôs-se analisar suas raízes históricas e, por meio de revisão de literatura e análise documental, identificar possíveis discursos presentes nos documentos relacionados às condições de trabalho dos professores que atuam no programa. A pesquisa parte da hipótese de que há um processo de precarização do trabalho docente e busca confirmar essa hipótese dentro do PEI, o que constitui seu objetivo principal. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com ênfase na Análise Documental e de Conteúdo. Para a análise histórica, utilizou-se o método de interpretação de fontes conhecido como Análise Documental, com as fontes históricas retiradas do acervo do jornal O Estado de S. Paulo e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), todas elas relacionadas ao objeto da pesquisa. Quanto à Análise Documental e de Conteúdo, focada no trabalho docente, foram analisados os documentos orientadores e formativos do PEI (2014-2023), disponíveis no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). Os resultados da pesquisa indicam que houve, de fato, um processo histórico de precarização do trabalho docente no Estado de São Paulo, o qual foi intensificado com o surgimento do PEI. O modelo de gestão empresarial e neoliberal adotado pelo programa contribuiu para agravar essa precarização, em consonância com as políticas públicas educacionais implementadas no estado.
                  A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da nova política curricular: um estudo sobre o ensino de química na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul
                  Curso Mestrado em Educação
                  Tipo Dissertação
                  Data 07/11/2024
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Paulo Fioravante Giareta
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • MARCOS GERALDO VIEIRA
                    Banca
                    • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                    • Karina de Oliveira Vasconcelos
                    • Paulo Fioravante Giareta
                    • Sheila Fabiana de Quadros
                    • Tarcisio Luiz Pereira
                    Resumo O presente trabalho parte do reconhecimento de que o atual currículo escolar brasileiro, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS), são políticas de Estado cujas implementações se dão no âmbito da agenda política e econômica neoliberal. Busca-se analisar a caracterização destas políticas educacionais no que tange o ensino de Química para a etapa do Ensino Médio, bem como sua relação (aproximação/distanciamento) com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A pesquisa se ampara na perspectiva crítica, a fim de analisar o objeto à luz da realidade material, social e histórica, fazendo-se uso da técnica de análise documental. Ancora-se nas pesquisas de importantes autores da área, como: Antunes (2009); Antunes e Pinto (2017); Jesus (1989); Giareta (2021a; 2021b); Silva (2016; 2020); Zank e Malanchen (2020); Neves (2005); Gramsci (1982; 1968); Saviani (2011; 2012a; 2012b; 2012c; 2019, 2020, 2021); Duarte (2012; 2020); Cury, Reis e Zanardi (2018); Del Roio (2018); Laval (2004); Mèszàros (2008), entre outros, que oferecem suas contribuições teóricas para a elucidação da temática da pesquisa. A pesquisa indica que a BNCC e o CRMS, na perspectiva do ensino de Química, têm matrizes teóricas e metodológicas fundamentadas na Pedagogia das Competências. Além disso, estão profundamente marcados pelos disciplinamentos hegemônicos da sociabilidade neoliberal. A organização curricular centrada em habilidades e competências tende a aprofundar a divisão classista e a restringir o acesso ao conhecimento elaborado e à cultura, impactando significativamente os estudantes provenientes das classes subalternizadas. Assim, apresentam diversas contradições e distanciamentos em relação à Pedagogia Histórico-Crítica.
                    A GESTÃO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: o caso de um município no Mato Grosso do Sul – MS
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 26/09/2024
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Tarcisio Luiz Pereira
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Janete Aparecida Coelho
                      Banca
                      • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                      • Mario Borges Netto
                      • Paulo Fioravante Giareta
                      • Tarcisio Luiz Pereira
                      Resumo A presente pesquisa tem como objetivo analisar as alterações ocorridas na gestão escolar a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elege-se o município de Bataguassu, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), como lócus da investigação, tem como recorte temporal o período de 2017 a 2022 e se dá no âmbito do Programa de Pós-graduação da UFMS-Campus de Três Lagoas/MS, na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas. Ancora-se na perspectiva teóricas propostas por Saviani, Libâneo, Oliveira e Toschi, Cury, Heloisa Lück e Paro, dentre outros autores. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta-se sob o olhar do materialismo histórico-dialético, com uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório subsidiada pela análise documental. Os resultados da pesquisa demonstram que há em curso no campo da gestão escolar uma lógica capitalista de caráter neoliberal voltada para disseminar ações e documentos aos dirigentes escolares no sentido de moldá-los a agir conforme as diretrizes trazidas pela BNCC, tornando-os meros aplicadores da norma e fiscalizadores das ações docentes na perspectiva do cumprir-se a Base.

                      Palavras-chave: Educação; Gestão Escolar; BNC-Diretor; BNCC; Mato Grosso do Sul.
                      A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
                      Curso Mestrado em Educação
                      Tipo Dissertação
                      Data 23/09/2024
                      Área EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Tarcisio Luiz Pereira
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Lidiane Alves Rodrigues Martins
                        Banca
                        • Ana Claudia dos Santos Rocha
                        • Ligiane Aparecida da Silva
                        • Paulo Fioravante Giareta
                        • Tarcisio Luiz Pereira
                        Resumo O objeto de análise desta investigação é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção de uma agenda empresarial na educação brasileira, como objetivo pretende-se analisar o processo de implementação da BNCC, num cenário de disputas políticas e ideológicas por dentro do Estado brasileiro. Parte da premissa que o Estado brasileiro, com a aprovação da BNCC em 2017, desencadeou ações concretas e planejadas para a construção de oportunidades a setores da sociedade civil e a empresários que tiveram na área da educação um filão para seus negócios. Para tanto, a metodologia adotada é de caráter qualitativo baseada em pesquisa do tipo bibliográfica e na análise documental, especialmente em leis, resoluções e publicações que versam sobre a BNCC na tentativa de desvendar quais são os atores que estão por trás do movimento do reformismo empresarial na educação brasileira e quais seus interesses em implementar uma base nacional.
                        A ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO EXPRESSÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS
                        Curso Mestrado em Educação
                        Tipo Dissertação
                        Data 30/08/2024
                        Área FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Armando Marino Filho
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • RENATA AKEMI OKANO
                          Banca
                          • Armando Marino Filho
                          • Gilson Gomes Coelho
                          • Regina Aparecida Marques de Souza
                          • Stela Miller
                          Resumo Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de aquisição da escrita de crianças no período de desenvolvimento psicológico de 6 a 9 anos, em uma perspectiva teórica histórico-cultural. O objetivo geral é compreender como a concepção da Teoria Histórico-Cultural pode enriquecer a prática pedagógica ao considerar o contexto social e cultural dos alunos como condições essenciais para o desenvolvimento de uma escrita e autoral. O estudo analisou como a metodologia de fragmentação da escrita e a repetição de palavras impactam a expressão do pensamento e conhecimento das crianças. Os objetivos específicos foram: analisar como a metodologia de ensino baseada na fragmentação e correspondência letra/som, interfere no processo aquisitivo da linguagem escrita; investigar de que forma essa metodologia pode afetar o desenvolvimento da escrita autoral em crianças; explorar as contribuições do processo da escrita autoral para que a criança se estabeleça, futuramente, como sujeito autor. A pesquisa tem como fundamento a base teórica de Vigotski e às contribuições de autores como A. N. Leontiev, V. V. Davidov e A. R. Luria, entre outros. A abordagem metodológica seguiu os princípios do materialismo histórico-dialético, e a análise dos dados foi feita com base na sistematização conceitual e a generalização teórico. Os resultados indicaram que, embora a fragmentação possa facilitar o reconhecimento inicial de fonemas e grafemas, sua aplicação isolada tem limitações significativas. A metodologia tende a focar excessivamente na decodificação mecânica, negligenciando aspectos importantes da escrita autoral, como a criação de significados e a contextualização. Isso pode restringir o desenvolvimento da escrita autoral e a capacidade das crianças de se engajar em práticas de escrita mais complexas e criativas. A pesquisa mostrou que a escrita autoral se desenvolve melhor quando integrada a contextos significativos e práticas pedagógicas que promovem a expressão criativa e a autoria pessoal. Constatou-se que a fragmentação deve ser complementada por abordagens que valorizem a escrita como meio de expressão e comunicação. A prática da escrita autoral em contextos sociais e significativos é fundamental para o desenvolvimento da identidade autoral das crianças.
                          AQUI A GENTE TRABALHA MAIS VIVÊNCIAS”: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS
                          Curso Mestrado em Educação
                          Tipo Dissertação
                          Data 26/08/2024
                          Área EDUCAÇÃO RURAL
                          Orientador(es)
                          • Mariana Esteves de Oliveira
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Angela Olária Dauzacher
                            Banca
                            • Celia Beatriz Piatti
                            • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
                            • Mariana Esteves de Oliveira
                            • Natalia Cristina de Oliveira
                            • Paulo Fioravante Giareta
                            Resumo O proposta desta pesquisa direciona-se ao reconhecimento e discussão acerca da formação de professores da Educação do Campo no município de Três Lagoas (MS), especialmente a que denomina-se de “continuada”. Dessa forma, o objetivo é compreender os processos de formação de professores que atuam em uma escola do campo de Três Lagoas (MS), como ela ocorre e se há um esforço do sistema de Educação em auxiliar os/as docentes diante das especificidades, desafios e potências da escola do campo. A metodologia utilizada implicou em pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo participantes da pesquisa uma professora especialista responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas (MS) e cinco professores que atuam na EMEC Antonio Camargo Garcia, uma escola campesina do mesmo município. Amparando-se no paradigma teórico da Educação do Campo, marcado pela história de luta do movimento social de mesmo nome e nas experiências pedagógicas dela decorrentes, discutimos os processos da pesquisa na perspectiva materialista, olhando para como o território três lagoense foi forjado em relação à questão agrária, e abordamos a Educação do Campo na forma como ela se expressa em políticas públicas para as escolas campesinas, como nos ajudaram os docentes entrevistados e na forma como eles evidenciam os processos de formação e formação continuada em suas realidades. Considerando o distanciamento da EMEC com movimentos sociais, desde sua origem, constatou-se que, em Três Lagoas (MS), a formação continuada dos professores das escolas do campo é prenhe de contradições, e formalmente, segue o mesmo modelo das escolas urbanas, não havendo uma distinção ou mesmo diferenciação de ambas. Observamos uma formação genérica que desconsidera as especificidades do campo e a legislação das políticas públicas conquistadas pelo movimento. Os docentes não participam de formações específicas, no entanto, reconhecem a necessidade de elaboração de estratégias próprias para atuarem na escola campesina e caracterizam isso como um aprender na prática e a partir das vivências dos estudantes. Os relatos sobre tais vivências escolares e as lacunas da formação continuada de professores aponta para os desafios da institucionalização das escolas que outrora foram demandas de movimentos sociais, que sejam observadas as necessidades dos educadores que atuam nestes espaços e que seja respeitada a luta pela permanência camponesa nos territórios rurais por meio de uma escola que reconheça o modelo educacional demandado por esta luta.
                            POLÍTICAS CURRICULARES PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A BNCC: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
                            Curso Mestrado em Educação
                            Tipo Dissertação
                            Data 10/07/2024
                            Área EDUCAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Paulo Fioravante Giareta
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Mayara da Silva Reis Zotelli
                              Banca
                              • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                              • Jennifer Caroline de Sousa
                              • Paulo Fioravante Giareta
                              • Tarcisio Luiz Pereira
                              Resumo Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do
                              Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
                              (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objeto de estudo a oferta curricular da
                              área de Ciências da Natureza, para o Ensino Fundamental anos finais, no âmbito das políticas
                              curriculares, principalmente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, objetiva
                              analisar os fundamentos que norteiam a composição dos conhecimentos referentes à área de
                              Ciências da Natureza a partir da política da BNCC, em face a proposta teórico-metodológica
                              da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir do aporte teórico-metodológico da Pedagogia
                              Histórico-Crítica o exercício analítico-crítico proposto pela presente pesquisa se orienta pela
                              problemática de indicar o alcance da política da BNCC enquanto instrumento de promoção de
                              uma educação integral aos indivíduos e lócus de acesso dos estudantes ao conjunto da cultura
                              historicamente socializada na área da Ciências da Natureza no âmbito das reformas
                              curriculares em curso no Brasil, aqui, especificamente na BNCC. Metodologicamente,
                              guardando fidelidade à fundamentação estruturante da Pedagogia Histórico-Critica, esta
                              pesquisa se aporta no método do Materialismo Histórico Dialético enquanto exercício de
                              interpretação da realidade a partir do movimento dialético entre a expressão particular e
                              universal do objeto pela mediação da realidade concreta e sua expressão contraditória. O
                              referido método recebeu auxílio da técnica da Análise Documental buscando viabilizar o
                              exame da proposta do ensino de ciências a partir da proposta da Base Nacional Comum
                              Curricular. Este exercício de análise possibilitou o estudo dos textos introdutórios do
                              documento da BNCC, onde buscamos identificar a concepção de educação, o papel da escola
                              e a definição de currículo, bem como no texto introdutório da Área de Ciências a concepção
                              de ciências e o objetivo do ensino de ciências no currículo proposto pela Base. Além disso,
                              investigando a organização, os conteúdos e os fundamentos da BNCC conseguimos constatar,
                              à luz da proposta da Pedagogia Histórico-Crítica, uma visão de educação e formação
                              reduzidas a desenvolver nos indivíduos comportamentos que se adequem à sociabilidade
                              vigente e um ensino de ciências voltado principalmente aos aspectos pragmáticos do
                              conhecimento, com impactos negativos para o desenvolvimento pleno dos indivíduos.
                              DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): A LÓGICA DE PADRONIZAÇÃO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL
                              Curso Mestrado em Educação
                              Tipo Dissertação
                              Data 08/07/2024
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Paulo Fioravante Giareta
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Arlete Cristina Motovani Ziliani
                                Banca
                                • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                                • Nádia Bigarella
                                • Paulo Fioravante Giareta
                                • Tarcisio Luiz Pereira
                                Resumo Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objetivo geral analisar a relação entre política de avaliação em larga escala e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma articulada às demandas de padronização da oferta educacional no âmbito da agenda neoliberal do Estado brasileiro. Enquanto problemática de análise a pesquisa se estrutura sobre a questão de como a relação entre as políticas de avaliação educacional em larga escala e a centralidade conferida as reformas curriculares no sistema educacional brasileiro disciplinam as intencionalidades educacionais a partir de indicadores padronizados e predefinidos nos marcos da regulação e das demandas de mercado para a educação. Metodologicamente, a pesquisa está aportada no método do Materialismo Histórico-Dialético, enquanto exercício teórico-metodológico que aborda o objeto nos contextos histórico, político, social, cultural, nas relações dialéticas, nos movimentos contraditórios sob categorias da totalidade, mediação, contradição e hegemonia. O referido método receberá o auxílio da técnica de Análise Documental, enquanto exercício analítico das legislações vigentes específicas pertinentes à pesquisa como a Constituição Federal (1988), LDB (1996), PNE (2014 – 2024) e IDEB (2007 a 2021), bem como publicações relacionadas às políticas públicas, nessa perspectiva a BNCC (2017), que envolvem as reformas educacionais em curso no sistema educacional brasileiro e as matrizes de avaliações em larga escala. O aporte teórico estará ancorado em autores como Gramsci (1968), Frigotto (1997 – 2013); Frigotto e Ciavatta (2003); Laval (2004); Kuenzer (2002 – 2016); Silva (2005), Freitas (2012 – 2014 – 2018); Antunes (2003); Antunes e Pinto (2017); Werle (2011); Aguiar e Dourado (2018); Saviani (2007 – 2008 – 2012 – 2016); Bernardi, Uczack, Rossi (2018); Hypólito, Jorge (2020); Silva, Carvalho (2021); Shiroma, Moraes, Evangelista (2011); Neves (2005) e Giareta (2021 – 2022). Anuncia-se, ainda, que a pesquisa se movimentará em torno à hipótese de que a política de padronização-parametrização curricular se viabiliza por extensivo apego à política de avaliação a partir de indicadores externos que, por sua vez, figura obediente às demandas vinculadas aos reordenamentos das relações produtivas no contexto das políticas neoliberais.
                                O ENSINO DE BIOLOGIA E A INCLUSÃO ESCOLAR: O OLHAR DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA
                                Curso Mestrado em Educação
                                Tipo Dissertação
                                Data 05/07/2024
                                Área EDUCAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Leni Coleti Novaes Gomes Cerqueira
                                  Banca
                                  • Christian Muleka Mwewa
                                  • Ione da Silva Cunha Nogueira
                                  • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                                  • Maria Teresa Eglér Mantoan
                                  • Naiara Chierici da Rocha
                                  Resumo A presente investigação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e foi desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI). Teve por objetivo compreender como professores de Biologia da rede estadual de um município do Estado de São Paulo ensinam a partir do que conhecem sobre inclusão escolar. Participaram da pesquisa três professoras de Biologia da rede Estadual de ensino, todas pertencentes à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema-SP. Para a produção dos dados, foram organizadas duas rodas de conversas pelo Google Meet. Os dados produzidos foram tratados a partir de uma análise interpretativa que se deu por meio da construção de narrativas. Pelo estudo dos dados foi possível concluir que as professoras de Biologia participantes da pesquisa apresentam dúvidas sobre a concepção inclusiva da educação e compreendem a inclusão como a inserção de alunos público-alvo da Educação Especial na escola comum. Diante de tal entendimento, na maior parte das vezes as professoras adaptam atividades para determinados estudantes, o que consideramos ser uma prática excludente, uma vez que o ensino inclusivo se dá a partir de atividades variadas para todos, não adaptadas para alguns. Também foi possível notar que as professoras realizam a adaptação das atividades porque estão convictas de que essa é a melhor prática e acabam planejando suas aulas a partir das formações que recebem da rede de ensino. Assim, elas organizam as aulas para alguns alunos e depois adaptam para outros - que são os alunos da Educação Especial. Apesar dessas professoras associarem a inclusão a apenas determinados alunos, no caso os que compõem o público-alvo da Educação Especial, na prática, quando elas não direcionam suas ações para um determinado público, conseguem desenvolver um ensino em que todo mundo possa participar, do seu modo, segundo sua capacidade. As professoras de Biologia sentem necessidade de formação continuada em inclusão e um melhor alinhamento da gestão escolar e secretarias de Educação a fim de que essas instâncias maiores se alinhem aos princípios inclusivos e conheçam os desafios reais de cada escola.
                                  A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O IMPACTO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR
                                  Curso Mestrado em Educação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 05/07/2024
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Paulo Fioravante Giareta
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Luís Carlos de Oliveira
                                    Banca
                                    • Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
                                    • Paulo Fioravante Giareta
                                    • Sheila Fabiana de Quadros
                                    • Tarcisio Luiz Pereira
                                    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar e compreender o impacto da implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre as atribuições dos gestores escolares, ocasionando inclusive mudanças nos perfis destes profissionais em virtude das exigências feitas pelos órgãos educacionais para adequá-los aos interesses do empresariado alinhados ao Estado e às instituições de educação, bem como analisar as exigências demandadas pelo sistema educacional para o gestor das escolas públicas no âmbito das políticas educacionais em curso no Brasil. São objetivos específicos desta pesquisa: compreender a caracterização demandada ao perfil do gestor educacional com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, analisar o conjunto de legislações e documentos orientadores que direcionam a atuação do gestor nas escolas públicas do Estado de São Paulo. De início, procura-se apresentar a racionalização científica do trabalho no início do século XX (Fordismo, Taylorismo) e como esses sistemas de produção exigiam a formação dos trabalhadores. Em seguida, apresento a reconfiguração das relações de trabalho sob a influência do Toyotismo, que trouxe uma remodelação nas relações de trabalho com a flexibilização dos meios de produção e mão de obra qualificada, focando na gestão da qualidade com métodos mais flexíveis e o uso de recursos tecnológicos firmados no controle gerencial e na formação de trabalhadores. A partir deste contexto, a pesquisa trata das mudanças e implementações ocorridas no mundo do trabalho sob forte influência do neoliberalismo, modelo socioeconômico criado no século XX na Europa para orientar as políticas baseadas no capitalismo. A partir destas discussões, o trabalho procura apresentar a reestruturação dos meios de produção no Brasil, bem como a flexibilização das relações de trabalho no país e as transformações em curso no sistema educacional brasileiro, sobretudo sobre os agentes escolares e a gestão. Durante o estudo, procuro mostrar o aumento da convergência entre as agendas do governo e do empresariado e o quanto isso está atrelado a uma visão mercantilizada da educação, fortalecendo cada vez mais o movimento de reforma das relações de trabalho e o impacto destas mudanças no sistema educacional empreendido no Brasil desde o processo de redemocratização com a introdução no país de uma política neoliberal nos anos 1990. A pesquisa procurou analisar a reestruturação das relações de trabalho a partir da experiência competitiva do Brasil ao mercado global, dando origem a uma grande reestruturação produtiva nas indústrias do país nos últimos 30 anos, com a problematização de quais são as exigências para o perfil do gestor educacional no âmbito do processo de implementação da Política da BNCC e quais são as intencionalidades político-pedagógicas que os agentes de produção da BNCC exigem aos gestores educacionais como indicadores de êxito na sua implementação. Todo esse movimento de reestruturação das novas relações de trabalho, que se tornou mais intensivo nas três últimas décadas, iniciou um fluxo de novas demandas apresentado à educação escolar com relação ao seu papel enquanto instituição educacional, fazendo com que uma série de mudanças ocorressem nas formas de gestão e organização do trabalho na escola. Essa nova organização do trabalho, implementada pelas reformas educacionais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através dos aparelhos de dominação alinhados ao Estado, resulta na reconfiguração do papel e nas atribuições do gestor e dos docentes na escola, bem como uma carga de trabalho mais intensa que está deixando os gestores sobrecarregados com as diversas demandas diárias, tornando o trabalho cada vez mais precário.
                                    A FUNÇÃO SOCIAL DA CRECHE NA VISÃO DE FAMÍLIAS DO MUNICIPIO DE INOCÊNCIA-MS.
                                    Curso Mestrado em Educação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 25/06/2024
                                    Área EDUCAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • Silvia Adriana Rodrigues
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Amanda Cassia Pereira Frota Garcia
                                      Banca
                                      • Aline Pereira Lima
                                      • Cinthia Magda Fernandes Airiosi
                                      • Gilson Gomes Coelho
                                      • Ione da Silva Cunha Nogueira
                                      • Silvia Adriana Rodrigues
                                      Resumo RESUMO
                                      A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas-MS, especificamente a Linha de Pesquisa: Educação, Infâncias e Diversidades, tendo como objeto desvelar o entendimento de responsáveis/familiares sobre a função social da creche. O estudo realizado junto ao CEINF – Margarida Tomázia de Paula – Vó Nona, única creche do município Inocência-MS, parte da hipótese de que a população que busca a creche do município não tem clareza da real função social dessa instituição. Assim, tem por objetivo geral compreender qual é o entendimento que a população do município –especificamente pais/mães ou responsáveis pelas crianças atendidas pela creche – tem sobre sua função social. Adota ainda como objetivos específicos: (a) Conhecer o perfil socioeconômico da comunidade atendida; (b) Conhecer o entendimento dos pais/mães e/ou responsáveis sobre qual é o trabalho a ser oferecido pela creche; (c) Verificar como os pais/mães e/ou responsáveis avaliam o trabalho da creche; e (d) Refletir sobre os possíveis direcionamentos que oportunizem que comunidade em geral compreenda a atual função social da creche e, consequentemente, desenvolva a sua função de forma produtiva e satisfatória. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com a busca dos documentos regulatórios da única creche do município de Inocência-MS. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com pais/mães de diferentes níveis de escolaridade. A análise dos dados, realizada com inspiração na técnica de análise de conteúdos da vertente francesa, apontou que há diferentes entendimentos sobre a função social da creche, com destaque para a compreensão de que a creche tem função assistencialista: de guardar as crianças enquanto os pais saem para trabalhar. Não houve nenhuma indicação da creche como sendo um direito da criança. Percebemos que há uma necessidade de ampliar o entendimento de que a creche é primariamente um direito de todas as crianças e tem um papel de fundamental importância para a formação humana e, especificamente, para o desenvolvimento infantil, pois é uma das instituições que desenvolvem um papel significativo no acolhimento e na educação das crianças, se configurando como espaço de socialização e aprendizagens qualificadas.

                                      Palavras-chave: Educação Infantil; função social da creche; cuidar e educar.
                                      MOBILIZAÇÕES E PERSPECTIVAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: ENTRE A ADAPTAÇÃO CURRICULAR E O ENSINO PARA TODOS
                                      Curso Mestrado em Educação
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 07/06/2024
                                      Área EDUCAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Rogério Oliveira Santana
                                        Banca
                                        • Christian Muleka Mwewa
                                        • Eliane de Souza Ramos
                                        • Gilson Gomes Coelho
                                        • Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
                                        • Naiara Chierici da Rocha
                                        Resumo Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e é desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI). O objetivo foi compreender
                                        os motivos que levam os professores a planejarem suas aulas diversificando as atividades para toda a turma a partir de um mesmo conteúdo curricular ou adaptando o ensino para alguns alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede
                                        municipal de ensino de Dracena - SP, com professoras que atuam no primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas estruturadas como instrumentos para produção de dados. A análise dos dados foi organizada em três eixos temáticos: inclusão escolar; planejamento de aulas; e ensino e aprendizagem. A pesquisa possibilitou identificar os motivos que levam as professoras participantes a planejar o ensino de modo a
                                        desenvolver atividades diversificadas para todos os estudantes ou adaptadas para alguns, alinhando-se ou não à inclusão escolar, respectivamente. Os resultados mostraram que, embora as professoras recebessem formação em serviço, algumas
                                        ainda insistiam no processo de adaptação curricular por considerarem essa prática mais viável e exequível do que diversificar atividades dentro da dinâmica de trabalho
                                        na escola e no sistema de ensino, facilitando o processo de ensino. Ficou evidente que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) não foi compreendido pelas professoras participantes, que buscavam nele atividades de ensino de conteúdo curricular para resolver as dificuldades de aprendizagem dos alunos considerados
                                        público-alvo da Educação Especial. Em outras palavras, não compreenderam que a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não substitui ou complementa o ensino, mas apoia os estudantes quanto à acessibilidade na sala de
                                        aula e demais espaços escolares, eliminando barreiras físicas, comunicacionais, linguísticas ou atitudinais, não de ensino. Embora utilizassem a adaptação de atividades na tentativa de incluir os alunos, essa prática é excludente, pois elas partiam de um modelo idealizado de estudante e esperavam que, por meio de tais
                                        adaptações, os alunos aprendessem conteúdos, pelo menos, parecidos com os conteúdos supostamente aprendidos pelos demais. Também foi constatado que a equipe gestora deve acompanhar mais de perto essas práticas e organizar momentos
                                        de formação em que essas ações possam ser problematizadas e teorizadas coletivamente, utilizando textos que provoquem as professoras a compreenderem o que é, de fato, um ensino inclusivo. As professoras acreditam que é função do professor do AEE ensinar os alunos público-alvo da Educação Especial e, no
                                        momento do planejamento da aula, não consideram as necessidades específicas desse público. Por isso, acabam preparando as aulas para uma parte da turma, não
                                        considerando esses alunos e, consequentemente, havendo a necessidade de adaptações. Portanto, há uma necessidade de orientação pedagógica para que no planejamento da aula sejam consideradas as necessidades formativas de todos os alunos.
                                        Palavras-chave: Adaptação curricular. Ensino diversificado. Planejamento. Inclusão escolar.
                                        EDUCAÇÃO PARA A MAIORIDADE DIANTE DO RACISMO EM CONTEXTOS DIVERSOS: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
                                        Curso Mestrado em Educação
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 06/05/2024
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Christian Muleka Mwewa
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • FERNANDA CALAZANS CARVALHO
                                          Banca
                                          • ALEX SANDER DA SILVA
                                          • Christian Muleka Mwewa
                                          • Franciele Bete Petry
                                          • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                                          • Natalia Cristina de Oliveira
                                          Resumo O presente estudo apresenta algumas reflexões de uma pesquisa desenvolvida.
                                          Por ora, a partir dos conceitos de “raça”, racismo e etnia, objetivamos refletir
                                          sobre a educação das crianças do ensino fundamental do ciclo inicial. A pesquisa
                                          se caracteriza como qualitativa documental, com a análise de materiais
                                          bibliográficos, quais sejam, livros didáticos para o ensino de história no ensino
                                          fundamental primeiro ciclo. A partir de autores como Munanga, Fanon, Stuart
                                          Hall e Mwewa, entre outros, dialogamos com os conceitos kantianos de
                                          “menoridade e maioridade” que, de certa forma, alicerçaram o conceito
                                          adorniano de “emancipação” com os quais iremos operar. Essa investigação se
                                          justifica uma vez que, se “raças” não existem biologicamente ou geneticamente,
                                          tampouco cientificamente, logo o indivíduo racista age e pensa sob a tutela de
                                          outrem – menoridade – que pressupôs a existência de diferentes “raças”
                                          hierarquizando-as. Concluímos que é preciso empreender um processo
                                          formativo através da educação que objetive a emancipação em direção à
                                          maioridade subjetiva. Uma vez que o racismo persiste, podemos dizer que ainda
                                          não há maioridade coletiva sobre a destituição das hierarquias raciais.
                                          AVALIAÇÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
                                          Curso Mestrado em Educação
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 23/04/2024
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Silvia Adriana Rodrigues
                                          Coorientador(es)
                                          • Paulo Fioravante Giareta
                                          Orientando(s)
                                          • Guadalupe Brandão de Souza Gomes
                                          Banca
                                          • Aline Pereira Lima
                                          • Camila Alberto Vicente de Oliveira
                                          • Ione da Silva Cunha Nogueira
                                          • Natalia Cristina de Oliveira
                                          • Paulo Fioravante Giareta
                                          • Silvia Adriana Rodrigues
                                          Resumo Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Infâncias e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, teve como objetivo geral apresentar um cenário das pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado que discutem a avaliação numa perspectiva inclusiva em nosso país. Foram definidos como objetivos específicos: levantar o número de teses e dissertações que tivessem como objeto de estudo a avaliação e ou práticas avaliativas na perspectiva da inclusão escolar e ou educação inclusiva; identificar e discutir as concepções de avaliação e inclusão escolar adotadas nos trabalhos selecionados; apontar as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas; e discutir os resultados, conclusões e contribuições dos estudos. Tomou como objeto de investigação os estudos encontrados que tratam da avaliação numa perspectiva inclusiva, produzidas na área da Educação, que discutem o tema independentemente da concepção e ou perspectiva de estudo abordada. Em termos de recortes metodológicos, recorreu-se a uma abordagem de investigação quanti-qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório, do tipo estado do conhecimento, sem um recorte temporal definido a priori. O mapeamento das produções (teses e dissertações), realizado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidos entre os anos de 2006 e 2020 que não se configurou em recorte temporal, mas o período referente as publicações dos trabalhos que foram encontrados e selecionados para o estudo em questão. A busca resultou na seleção de 28 pesquisas produzidas no Brasil, revelando um número pouco significativo de trabalhos considerando os critérios estipulados para esta investigação. A análise qualitativa dos dados encontrados, se deu a partir de duas categorias de análise, a saber: concepções de inclusão e de avaliação escolar. No que tange as concepções de Inclusão Escolar, os resultados apontam o predomínio da concepção de Educação para Todos na escola regular, bem como mostrou o predomínio da Educação Especial ao tratar da Inclusão e Avaliação Escolar. Acerca das concepções de Avaliação Escolar encontradas nos trabalhos, há o predomínio das mais recorrentes nas discussões, como: Avaliação Processual ou Formativa; Avaliação Diagnóstica e Avaliação Mediadora. O cenário encontrado mostrou que inexistem trabalhos com a concepção de avaliação escolar assumida como referência neste estudo, que é a de “criar” novos modos de avaliar, como aponta Sandra Corazza.

                                          Palavras-chave: Avaliação Escolar; Inclusão Escolar; Diferença; Diversidade; Estado do conhecimento.
                                          A EDUCAÇÃO E AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES E POSSIBILIDADES PELA IGUALDADE DE GÊNERO
                                          Curso Mestrado em Educação
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 12/03/2024
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Viviani Ribeiro Gomes Sales
                                            Banca
                                            • Christian Muleka Mwewa
                                            • Diogenes Braga Ramos
                                            • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
                                            • Lucinéia Scremin Martins
                                            • Mariana Esteves de Oliveira
                                            Resumo Esta dissertação analisa as abordagens das relações de gênero e os processos educativos, tensionando as implicações e diretrizes educacionais e as legislações sobre as violências contra as mulheres. Objetiva investigar de que forma as legislações e ações sobre violências contra as mulheres podem ser/são inseridas nas diretrizes educacionais. Nesse sentido, dialoga com as políticas públicas, a partir das legislações que propõem a proteção das mulheres no âmbito nacional e educacional, para que se possa compreender de que maneira são contempladas as discussões sobre violências no estado de Mato Grosso do Sul. O aporte teórico se fundamenta na perspectiva das relações de gênero, das abordagens educativas e gênero e nas legislações sobre as violências contra as mulheres. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa documental, com base em fontes e legislações que versam sobre as violências contra as mulheres, a educação e o contexto educacional – como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Orientação Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul, entre outros. Compreende-se que a abordagem das violências contra as mulheres interfere em todos os espaços sociais e sua utilização no campo educacional pode gerar mais ações em torno da igualdade de gênero. A escola fundamenta diferentes ações e expressa de maneiras distintas questões importantes como a luta e o enfrentamento pelo fim da violência contra as mulheres, visando mudanças nos paradigmas desta sociedade sexista e patriarcal.

                                            Palavras-chave: violência contra as mulheres; educação; legislações.

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