Professoras em situação de inserção profissional que atuam na educação infantil da rede municipal de Birigui/ SP |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Analigia Miranda da Silva
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Melissa Rodrigues da Silva
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
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Resumo |
O presente estudo tem como objeto de pesquisa o período inicial de exercício da docência, na
educação infantil. Fase que compreende os primeiros anos de exercício profissional no magistério e
possui especificidades e desafios próprios. Diante disso, delineou-se o seguinte questionamento: Quais
os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal
de Birigui/SP? A fim de responder a problemática da pesquisa, elege-se os seguintes objetivos: Objetivo
geral: analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes que atuam na educação infantil na
rede municipal de Birigui/SP. Objetivos específicos: (i) identificar e mapear o perfil dos professores
iniciantes que atuam na educação infantil na rede municipal de Birigui/SP; (ii) compreender como os
desafios vivenciados pelos professores iniciantes refletem na identidade profissional docente. A
pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com professores que se encontram no início
de carreira e atuam na educação infantil, na rede municipal do município de Birigui/SP. A fim de
alcançar os objetivos propostos, utilizamos como instrumentos para a coleta de dados questionário
(Lakatos; Marconi, 2017) com perguntas fechadas e abertas, o qual foi disponibilizado via pelo Google
Forms e entrevista semiestruturada (Lüdke; André, 1986; Triviños, 1987). Esta pesquisa está
fundamentada em Bourdieu (1983), Dubar (2005), Garcia (1999, 2010), Huberman (1995) entre outros.
O tratamento dos dados foi realizado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os
resultados desta pesquisa indicam que a docência nessa etapa é vista como a extensão do cuidado
materno, o que influencia a valorização profissional, as condições de trabalho das professoras e a
identidade docente. Estes fatores não apenas moldam a cultura da escola, mas também influenciam
diretamente as maneiras de ser e agir das professoras. |
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DOCÊNCIA E FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE DRACENA - SP (1949-1996) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ariele Mazoti Crubelati Musialak
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Marcos Pereira Coelho
- Natalia Cristina de Oliveira
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Resumo |
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CURRÍCULO ESCOLAR EM MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- DAIANE GONZAGA RODRIGUES DOS SANTOS
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Celia Beatriz Piatti
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- Maria Silvia Rosa Santana
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o currículo escolar do estado de Mato
Grosso do Sul, com enfoque na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia HistóricoCrítica. O objetivo foi analisar a relação entre o conteúdo do currículo escolar e a
formação do pensamento teórico dos estudantes, especificamente para identificar e
separar as unidades de sentido que compõem o currículo; descrever as unidades de
sentido diretamente relacionadas à formação do pensamento teórico dos estudantes;
e verificar se esses conteúdos específicos estão em consonância com as
necessidades de aprendizagem dos alunos. Buscou-se compreender como os
conteúdos de Língua Portuguesa, previstos no currículo, contribuem — ou não — para
o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes nos Anos iniciais, tendo
como eixo norteador a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Foi utilizado
nesta pesquisa o Materialismo Histórico-Dialético, adotando-se uma abordagem
qualitativa. A metodologia de análise de dados baseou-se nos núcleos de significação,
que forneceram subsídios para compreender o currículo por meio de suas unidades
de sentido. Essa metodologia possibilitou a identificação das unidades de sentido
dentro de um quadro histórico e social. Para cumprir esses objetivos, foram utilizados,
como aporte teórico, entre outros, os seguintes autores: Duarte (2016); Gama e
Duarte (2017); Davidov (1988); Leontiev (1978, 2021); Malanchen (2014, 2016);
Martins (2013a, 2013b); Pasqualini (2009, 2018); Ramos e Oliveira (2020); Saviani
(2013, 2016); Vygotsky (1991, 1993, 1994, 1995, 2001); Lopes e Macedo (2011); Luria
(1987, 1988), que forneceram fundamentação teórica para analisar e discutir a
seguinte questão: como o currículo escolar de Mato Grosso do Sul implica a formação
do pensamento teórico dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos iniciais –
como eixo norteador a disciplina de Língua Portuguesa – Leitura e escrita na
alfabetização. Em suma, espera-se que se aponte para a necessidade de uma
reflexão crítica sobre o currículo escolar desse estado, contribuam para o debate
contemporâneo sobre o currículo, valorizando a construção de uma proposta
sociocultural, que possibilite um ensino direcionado à superação de práticas
mecânicas, auxiliando professores, estudiosos e profissionais da educação na
reflexão sobre suas práticas pedagógicas. |
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AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ana Paula Marinho Vasconcelos Souza
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Banca |
- Érika Porceli Alaniz
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Vera Luisa de Sousa
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Resumo |
O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na
linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas. Foi delineado em
torno da seguinte questão norteadora: Quais as consequências da influência
neoliberal nas políticas de formação de professores? Tem como principal objetivo
investigar as políticas de formação de professores de formação inicial e continuada
na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil a partir de
normativas vigentes, assim como, a Resolução CNE/CP n. 02/2015, a Resolução
CNE/CP n. 02/2019, a Resolução CNE/CP nº 4/2024 e investigar a existência de
influências da doutrina neoliberal nas políticas de formação de professores diante da
Constituição Federal de 1988. O procedimento metodológico adotado tem como
premissas o método dialético e a metodologia a ser adotada será de pesquisa
documental, para que seja feita análise, coleta e seleção de dados de artigos da
Constituição Federal, da Base Nacional Comum para formação de professores, da
Resolução CNE/CP n. 02/2015, Resolução CNE/CP n. 02/2019 e Resolução CNE/CP
nº 4/2024. A problemática da pesquisa será desenvolvida visando à abordagem
qualitativa, com objetivo de pesquisa descritiva. A análise das políticas educacionais
de formação de professores abrange uma trajetória histórica da educação brasileira
desde o período de governo de José Sarney até as diretrizes normativas vigentes no
governo de Luiz Inácio Lula da Silva, visando apontar reflexões sobre o avanço da
educação junto à formação de professores, tendo em vista as influências neoliberais,
bem como, as atualizações legislativas do sistema de ensino brasileiro sobre diretrizes
de formação inicial e continuada, como também analisar se há a efetiva
predominância do Estado Democrático de Direito, garantia de direitos fundamentais e
políticas públicas que alcancem a qualidade e desenvolvimento escolar da educação
básica. Ademais, por meio de análises bibliográficas e de documentos normativos
concluir a importância da aplicação de políticas públicas de formação de professores
e sua influência nas reflexões de aprendizagem do indivíduo e seus impactos nas
concepções educacionais contemporâneas desde a Constituição Federal de 1988. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PLANO QUINQUENAL DO GOVERNO 2020-2024 |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Celi Correa Neres
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Este estudo analisa as influências de documentos internacionais nas políticas educacionais de Moçambique, especialmente na legislação e nas políticas de Educação Especial. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas públicas voltadas para a educação especial em Moçambique, com base no Plano Quinquenal do Governo 2020-2024, considerando as perspectivas do contexto de influência. O referencial teórico adotado fundamenta-se no Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992), com ênfase no contexto de influência dos textos políticos. A pesquisa destaca como documentos internacionais, como a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), influenciaram as políticas educacionais do país, sobretudo no que diz respeito à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). A análise do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 revela um compromisso com a inclusão educacional, mas também uma dependência das orientações de agências multilaterais, como a UNESCO e o Banco Mundial, que impõem soluções financiadas para reformas educacionais. O estudo examina como esses documentos internacionais são adaptados ao contexto nacional e como as políticas locais, embora alinhadas às metas globais de educação para todos, frequentemente não refletem completamente as necessidades e realidades do país, como a escassez de recursos, a superlotação nas salas de aula e a formação insuficiente de professores. De igual modo, é discutida a relação entre a educação e os interesses econômicos globais, apontando como a inclusão educacional muitas vezes serve como estratégia para adequar os sistemas educacionais às exigências do mundo de trabalho, em detrimento de uma verdadeira transformação social. O estudo conclui que a legislação e as políticas de Educação Especial em Moçambique refletem fortemente influências de documentos internacionais, revelando uma limitada autonomia na formulação dos textos normativos próprios. |
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AS CONCEPÇÕES DE QUALIDADE E DE EDUCAÇÃO INSERIDAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE O IDEB NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Estado do conhecimento em teses e dissertações |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Camila Alberto Vicente de Oliveira
- Carlos da Fonseca Brandão
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
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Resumo |
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
tem como objetivo geral compreender o que as produções acadêmicas na área da educação
sobre o IDEB, no contexto interno das instituições de ensino dos anos iniciais do ensino
fundamental, concebem por educação e qualidade. Como objetivos específicos, buscou-se:
identificar teses e dissertações que investiguem o IDEB/SAEB em articulação com as práticas
escolares nos anos iniciais do ensino fundamental; verificar as demandas das políticas
educacionais relacionadas ao IDEB sobre a equipe pedagógica; e examinar as concepções de
qualidade e de educação assumidas pela produção acadêmica nacional sobre o IDEB nesses
contextos. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento,
com foco exclusivo em teses e dissertações. O corpus de análise resultou em 39 trabalhos
selecionados a partir de critérios de pertinência temática e recorte temporal. Os resultados
apontam que a maioria dos estudos analisa os impactos das avaliações em larga escala nas
práticas pedagógicas, destacando a tensão entre as exigências dos indicadores externos e os
objetivos pedagógicos formativos. Observou-se que a apropriação dos resultados do IDEB
pelas equipes escolares é, muitas vezes, limitada, e que as metas estabelecidas por políticas
públicas tendem a provocar uma padronização do ensino, prejudicando a autonomia docente e
a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Em contrapartida, algumas experiências
revelam a possibilidade de utilização crítica desses dados para a reflexão sobre o processo
educativo. As concepções de qualidade presentes nas obras analisadas oscilam entre
perspectivas instrumentais e emancipadoras, evidenciando disputas em torno do significado de
uma educação de qualidade. Conclui-se que é necessário repensar o uso dos indicadores como
o IDEB, ampliando sua função diagnóstica e articulando-os com práticas pedagógicas
contextualizadas, participativas e comprometidas com a formação integral dos estudantes. O
estudo reforça a importância de compreender os limites e possibilidades das avaliações em larga
escala e de valorizar a pluralidade das vozes pedagógicas envolvidas no cotidiano escolar, em
especial nos anos iniciais, onde se constrói grande parte dos fundamentos da aprendizagem |
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A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÕES E APONTAMENTOS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mirian Batista dos Santos Carvalho
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Banca |
- Carlos da Fonseca Brandão
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Esta pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós- Graduação em
Educação, na linha de pesquisa Educação, Infâncias e diversidades vinculada dentro
do Grupo de Pesquisa GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e
Sociedade, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- CPTL e teve como objeto
de estudo a percepção das crianças da Educação Infantil a respeito da Educação
Inclusiva. Na tentativa de conhecer as expectativas das crianças sobre a Educação
Inclusiva, foi realizada uma observação participante em uma turma na fase Pré ll por
meio de diálogos com as crianças durante as observações para perceber como elas
lidam com a Educação Inclusiva, bem como discutir maneiras de como a escola pode
contribuir para o processo de inclusão no contexto da Educação Infantil. Nesse
sentido, a problemática da pesquisa volta-se às indagações relacionadas à criança no
Transtorno do Espectro Autista (TEA): Como é a relação das crianças autistas com os
seus pares no contexto da Educação Infantil? As crianças autistas são inseridas no
ambiente escolar tendo suas especificidades respeitadas? Como é o acolhimento das
crianças do público alvo da Educação Especial na escola de Educação Infantil? Como
as crianças são ouvidas na Educação Infantil e os adultos têm interesse em ouvi-las
para o ato pedagógico? Tais questionamentos referem-se ao contexto da Educação
Especial na perspectiva de Educação Inclusiva e delimita-se, especificamente ao
processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, na etapa da Educação
Infantil. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer a visão das crianças
sobre o processo de inclusão em uma turma de pré-escola. Foi investigada a
legislação e os documentos oficiais, para compreender os avanços ou retrocessos da
educação inclusiva e o que as crianças entendem por Educação Inclusiva já na fase
da Educação Infantil. Os participantes da pesquisa, foram crianças da fase Préescolar, nível II, sendo uma delas diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista
(TEA). O procedimento metodológico foi de abordagem qualitativa e de pesquisa de
campo, com a técnica de observação participante. Com a pesquisa, espera-se que
este estudo contribua com a compreensão da visão de educadores, gestores,
funcionários da escola, familiares e crianças a respeito das diversidades presentes na
escola e sala de aula, garantindo a todas as crianças, independentemente de suas
condições, o direito de aprender, brincar e conviver com dignidade e respeito e
reafirmar que a escuta das crianças não deve ser tratada apenas como instrumento
metodológico, mas como um princípio ético, indispensável para o desenvolvimento de
práticas pedagógicas que respeitam e valorizam a diversidade. A partir das
discussões e reflexões sobre o processo de inclusão escolar, levando em
consideração as impressões de uma criança diagnosticada no espectro autista e das
crianças que com ela convivem, sobre suas vivências no contexto da Educação
Infantil. |
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O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PERÍODOS PRÉ E PÓS PANDÊMICOS, AVALIAÇÕES, COBRANÇAS E RESULTADOS NO MUNÍCIPIO DE TRÊS LAGOAS, MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/08/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- STEFANY DOS SANTOS ANTONIO
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Banca |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Josania Lima Portela Carvalhêdo
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Após a vivência de distanciamento social perpassada na pandemia do Covid- 19, o
ensino fundamental do munícipio de Três Lagoas no Mato Grosso do Sul, deparou-se
com um problema sistêmico no aprendizado das crianças dos 4ºs e 5ºs anos: as
mesmas não estavam alfabetizadas. Diante desta realidade educacional sentida no
ano de 2022, surge uma necessidade de pesquisa; compreender o ciclo de
alfabetização do munícipio antes, durante e depois da pandemia (2019-2023).
Levantando a seguinte hipótese: de que forma a pandemia poderia ou não, ter
prejudicado o ciclo de alfabetização das crianças três lagoenses? Metodologicamente
após uma revisão de literatura integrativa, visando que o problema de pesquisa fosse
destrinchado desde os processos históricos envoltos a alfabetização até a sua
situação contemporânea, a mesma se caracterizou como quali-quanti. Para que de
maneira explicativa analisasse os seguintes documentos: Orientações Curriculares de
Três Lagoas, atividades de alfabetização enviadas pelas unidades escolares durante
o ensino remoto e o conteúdo exigido em avaliações de larga escala no componente
curricular de Língua Portuguesa. Além da análise documental, o trabalho realizado
sustentou-se pelos indicadores de aprendizado, dados esses encontrados no
desempenho dos 4ºs e 5ºs anos nas avaliações como o SAEB e o CAED, também no
componente curricular de Língua Portuguesa. Dessa forma como instrumento de
coleta de dados utilizou-se tanto documentos quanto estatísticas. A organização e
interpretação desses dados foi realizada através da Análise de Conteúdo. Os
resultados obtidos demonstraram que realmente a pandemia causou impactos na
alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Além disso, observou-se que as
orientações curriculares tanto municipais quanto nacionais, juntamente com as
avaliações de larga escala não contribuem para que o ciclo de alfabetização se realize,
pelo contrário, ambas enrijecem o ensino pelo seu caráter sequencial, estruturado em
etapas e anos de aprendizagem, dificultando o reconhecimento e a existência das
crianças que não se alfabetizam “no ano correto”, pois as mesmas se tornam
“estatísticas” que abaixam os números das unidades escolares nas avaliações de
larga escala. Não havendo assim, uma preocupação ampla do sistema educacional
com o impacto pandêmico na alfabetização, e a inexistência de ações da
administração pública para a recomposição de aprendizagem é evidenciada, a
resolução dessa situação se concentra apenas na esperança de que o trabalho
solitário do docente resolva questões estruturais. Esta realidade escolar é um projeto
político e atende um mercado, considerando que o ato de ler e escrever liberta os
indivíduos e lhes proporcionam um olhar e pensamento crítico sobre a realidade que
os cerca. |
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A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UFMS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Paulo Fioravante Giareta
- Regina Aparecida Marques de Souza
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O avanço histórico do trabalho com a Educação Infantil a partir de marcos teórico-metodológicos e concepções político-pedagógicas, acabam por impactar de forma direta e profunda na formação dos profissionais para atuar na Educação Infantil, demandando a produção de processos de formação plena dos professores, mas sem desconsiderar as especificidades desta etapa educativa. O Curso de Pedagogia, passou a responder, no sistema educacional brasileiro, como espaço formativo que guarda o conjunto das intencionalidades político-pedagógica e as expectativas teórico-práticas de uma formação docente em diálogo com as novas exigências e especificidades da Educação Infantil. Portanto, a presente pesquisa se estrutura a partir do problema-hipótese de que as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, também as inerentes as atuais reformas curriculares para formação de professores, acabam, tanto não possibilitando o aprofundamento teórico-metodológico capaz de instrumentalizar o pedagogo em sua atuação como docente na educação infantil, quanto não possibilita uma aproximação e leitura mais contextualizada da especificidade dos desafios no âmbito da sua formação para atuar na educação. Assim, a partir da análise dos PPCs, busca responder ao problema central de como as demandas formativas exigidas ao Curso de Pedagogia, incluindo aquelas decorrentes das atuais reformas curriculares, impactam a formação teórico-metodológica do pedagogo? A pesquisa responde pelo objetivo geral de analisar a formação inicial no âmbito dos Cursos de Pedagogia na Universidade face as demandas e especificidades da atuação docente na educação infantil. Metodologicamente, com aporte na abordagem qualitativa, a pesquisa se estrutura como um exercício crítico-analítico, com contribuição da técnica da Análise de Documental, por meio da análise dos PPCs – Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia ofertados no âmbito da universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesse sentido, espera-se contribuir, a partir da análise da proposta político pedagógica da universidade para o Curso de Pedagogia, dentre os demais documentos e políticas por onde permeiam a proposta pedagógica da formação de professores para atuar na educação infantil, a luz de uma análise crítica, dos processos de formação de professores para atuar na educação infantil.
Palavras-chave: Formação inicial. Projeto pedagógico. Educação infantil. |
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A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA E ESCOLA NO ATUAL CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIA FERNANDA PACI HIRATA SHIMADA
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Banca |
- Ana Claudia dos Santos Rocha
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objeto de estudo a violência na, da e contra a escola, e os regramentos jurídicos. Portanto, objetiva analisar a violência na, da e contra a escola, e a criação de regramentos jurídicos, considerando as determinações históricas da violência como dado social. A pesquisa está aportada, metodologicamente no estudo teórico-metodológico o no exercício analítico-crítico que aborda o objeto nos contextos histórico, político, econômico, social e legal nas relações dialéticas, nos movimentos contraditórios sob categorias da totalidade, contradição e hegemonia. O referido método receberá o auxílio da técnica de Análise Documental, enquanto exercício analítico das legislações vigentes existentes na seara da violência escolar, bem como em publicações relacionadas às fundamentações políticas, econômicas e sociais, que envolvem fundamentos da violência educacional. O aporte teórico estará ancorado em autores como Marilena Chaui (2014), Miriam Abramoway (2014), Octavio Ianni (2003), Elis Palma Priotto (2008), entre outros renomados estudiosos das relações escolares e legais. Este exercício de análise evidenciou que a violência escolar é um reflexo da organização social vigente, constituída a partir de um sistema neoliberal, pautado no setor econômico e na manutenção de uma classe hegemônica. Sendo a violência na, da e contra a escola um fenômeno enraizado na cultura/estrutura de violência construído e mantido por uma visão individualista e mercadológica, de modo a operar um controle social por meio da legislação. Sendo a legislação um mecanismo de controle e repressão, sem muita eficácia dentro do ambiente escolar. |
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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Considerações a partir da epistemologia da práxis |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/05/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Fabiano Antonio dos Santos
- Nádia Bigarella
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa tem como foco a Educação a Distância (EaD) como política pública voltada
para a formação de professores, inserida no contexto das transformações sociopolíticas e
econômicas contemporâneas. A partir da Epistemologia da Práxis, o estudo busca analisar o papel social dos professores dentro de um cenário influenciado pela lógica neoliberal que impacta a educação. A principal questão investigada é: de que forma a Educação a Distância, enquanto política educacional para a formação de professores, se relaciona com a Epistemologia da Práxis? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento das políticas públicas de EaD para formação docente na práxis social. Em relação aos objetivos específicos, o estudo se dedicou em: apresentar e analisar as políticas educacionais de EaD direcionadas à formação docente; investigar o contexto político, social e econômico em que se
produz a regulamentação do EaD na formação de professores; e examinar as possíveis implicações da flexibilização da formação docente para a prática social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise Documental de legislações e normativas nacionais que regulamentam a EaD. As análises foram orientadas pelo materialismo histórico-
dialético, discutindo o potencial transformador da educação e a necessidade de uma formação docente crítica e emancipadora, capaz de contribuir para a transformação social. A partir da
análise realizada, inferimos que, mesmo após 27 anos, a EaD na formação docente segue sem um modelo consolidado, sujeita a constantes mudanças e questionamentos sobre sua qualidade e efetividade. Independentemente do governo, as políticas permaneceram alinhadas ao modelo neoliberal, marcado pelo desinvestimento na educação pública, pelo favorecimento
do setor privado e pela disseminação da lógica ilusória do capital humano, sem promover mudanças estruturais na realidade do país. Esse processo viabilizou a expansão da plataformização digital da formação docente, na qual o Estado assume o papel de regulador das reformas, transferindo ao setor privado o controle sobre a formação docente. Nesse contexto, a Epistemologia da Práxis tem sido desvirtuada, sendo institucionalizada sob uma abordagem progressista, utilitária e pragmática que favorece as adaptações ao mercado de
trabalho. |
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FIGURA DOCENTE NA SOCIEDADE MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL O ESTADO DE MATO GROSSO (1946 – 1961) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/04/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MATHEUS FELIPE MACHADO ANDREU
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Marcos Pereira Coelho
- Natalia Cristina de Oliveira
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Resumo |
O presente trabalho analisa a constituição e posterior consolidação da profissão docente no estado de Mato Grosso, entre os anos de 1946 a 1961, a partir do jornal O Estado de Mato Grosso. A pesquisa ocorre, principalmente, sob a ótica apresentada pelo periódico, publicado entre os anos de 1939-1985. Desta forma, problematiza como era a representação docente da época e a sua participação nas esferas sociais, educacionais e jurídicas. O recorte temporal eleito para esta dissertação fundamenta-se, especialmente, na legislação, destacando-se o Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939, que se caracteriza como um marco jurídico na formação inicial docente; e o ano de 1961, quando foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 4.024, a qual estabelece diretrizes e orientações para os caminhos da educação da época e para as perspectivas sociais. A primeira seção discute a profissão docente no século XX utilizando autores que abordam a formação inicial, socialização docente e aspectos relacionados à identidade profissional, fundamentado nos autores Pierre Burdieu e Roger Chartier. As fontes incluem estudos de periódicos e legislações específicas sobre educação.Na segunda seção, ocorre a análise do Jornal O Estado de Mato Grosso (1946-1961) através da visão e atuação dos professores, destacando os espaços articulados na conjuntura estudada. O foco está no desenvolvimento da profissão docente sob uma perspectiva civil, utilizando a imprensa como ferramenta, resultando numa compreensão mais profunda do papel dos professores na sociedade. Este estudo das práticas profissionais
educativas em Mato Grosso, em meados do século XX, revela as dificuldades enfrentadas por professores e comunidades escolares. Além disso, evidencia as transformações necessárias para um sistema educacional mais justo e eficaz. A análise crítica desse período mostra-se essencial para a compreensão dos desafios atuais da educação no Brasil.
Palavras-chave: Educação. Jornal O Estado de Mato Grosso. Mato Grosso. Profissão docente. |
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A concepção de educação emancipatória em Freire e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/04/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar as contradições político-pedagógicas presentes na proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma abordagem educacional emancipatória na perspectiva freireana, com o intuito de contribuir para o avanço teórico e prático da Educação Básica. Buscou-se compreender o alcance teórico-metodológico da concepção de emancipação em Paulo Freire, analisar em que medida a BNCC contempla essa concepção de educação. Para tanto, procurou-se elucidar as características teóricas das produções científicas que investigam a política da BNCC em relação à proposta pedagógica freireana. Assim, esta pesquisa adotou a abordagem qualitativa fundamentada em uma análise crítico-analítica da BNCC, utilizando a análise documental como principal método de coleta de dados e se apoiou na concepção de emancipação na produção teórica de Paulo Freire, no conjunto documental que normatiza a BNCC, e em produções científicas que abordam a BNCC à luz da proposta pedagógica de Freire. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender os impactos da implementação da BNCC frente à abordagem emancipatória proposta por Freire, contribuindo para o aprofundamento teórico e prático da Educação Básica no Brasil.
Palavras-Chave: Paulo Freire; Educação emancipatória; BNCC. |
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O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/03/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Solange Jarcem Fernandes
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Resumo |
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Download |
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CINEMA NACIONAL, CRIANÇA/INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/12/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marcus Vinícius Cosmo Morilla Caetano
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Ilma Regina Castro Saramago
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo
- Rodrigo Piriz
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Resumo |
A pesquisa pretendeu analisar a relação entre cinema nacional e criança/infância na educação infantil sob uma perspectiva antropológica da criança. São tomados como campo para a investigação: (1) a Mostra de Cinema Infantil de São Paulo (SP, 2022); (2) a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC, 2023) e (3) o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB, 2023). Selecionamos de forma flâneur alguns filmes para analisar as dimensões “raciais”, de gênero, das infâncias, das pessoas consideradas com deficiência e da dimensão social. Como essas dimensões são retratadas nos filmes selecionados para a formação cultural das infâncias? Quais implicações formativas para as infâncias que esses filmes podem promover? Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem os documentas (filmes) como campo e se apropria da filmografia e bibliografias existentes sobre os temas aqui tratados. Os referenciais teóricos residem no campo das ciências humanas e sociais e no de cinema, dentre outros. O estudo justifica-se na busca de construir interfaces entre as infâncias/crianças na educação infantil e as dimensões audiovisuais por meio de reflexão teórica crítica que levou em conta as dimensões acima indicadas às quais habitam o universo formativo que, também, estrutura as relações entre e com as crianças/infâncias. Concluímos que as crianças são autores sociais que, com acesso à produção audiovisual (cinema nacional), pode produzir sentidos outras que podem transformar/suportar a suas verdades na permanente modificação do seu entorno e de si. Só foi possível chegar a esta conclusão a partir da negação da síntese (entre cinema nacional e criança na educação infantil) que amplia a instrumentalização reflexiva do universo imagético à luz do olhar sensível para as infâncias por meio da dimensão não apaziguada das subjetividades infantis. Portanto, essa dinâmica, de negação da síntese, sugere uma leitura a contrapelo do contexto infantil que ainda permanece sob a tutela de outrem, o adulto. |
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Programa Ensino Integral (PEI): Uma análise das implicações para as condições do trabalho docente |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Giselle Cristina Martins Real
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Nos últimos anos, o Programa Ensino Integral (PEI) tornou-se o principal foco das políticas públicas educacionais no Estado de São Paulo. As diretrizes e os documentos do PEI prometem uma carreira docente aprimorada, com salários mais altos, mais tempo para a preparação de aulas, formação continuada e dedicação exclusiva a uma única escola. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve como objeto de estudo o PEI, focando na compreensão dos fatores que influenciam sua implementação no que tange à formação e ao trabalho docente na rede de ensino de São Paulo. Para isso, propôs-se analisar suas raízes históricas e, por meio de revisão de literatura e análise documental, identificar possíveis discursos presentes nos documentos relacionados às condições de trabalho dos professores que atuam no programa. A pesquisa parte da hipótese de que há um processo de precarização do trabalho docente e busca confirmar essa hipótese dentro do PEI, o que constitui seu objetivo principal. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com ênfase na Análise Documental e de Conteúdo. Para a análise histórica, utilizou-se o método de interpretação de fontes conhecido como Análise Documental, com as fontes históricas retiradas do acervo do jornal O Estado de S. Paulo e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), todas elas relacionadas ao objeto da pesquisa. Quanto à Análise Documental e de Conteúdo, focada no trabalho docente, foram analisados os documentos orientadores e formativos do PEI (2014-2023), disponíveis no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). Os resultados da pesquisa indicam que houve, de fato, um processo histórico de precarização do trabalho docente no Estado de São Paulo, o qual foi intensificado com o surgimento do PEI. O modelo de gestão empresarial e neoliberal adotado pelo programa contribuiu para agravar essa precarização, em consonância com as políticas públicas educacionais implementadas no estado. |
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A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da nova política curricular: um estudo sobre o ensino de química na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Karina de Oliveira Vasconcelos
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O presente trabalho parte do reconhecimento de que o atual currículo escolar brasileiro, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS), são políticas de Estado cujas implementações se dão no âmbito da agenda política e econômica neoliberal. Busca-se analisar a caracterização destas políticas educacionais no que tange o ensino de Química para a etapa do Ensino Médio, bem como sua relação (aproximação/distanciamento) com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A pesquisa se ampara na perspectiva crítica, a fim de analisar o objeto à luz da realidade material, social e histórica, fazendo-se uso da técnica de análise documental. Ancora-se nas pesquisas de importantes autores da área, como: Antunes (2009); Antunes e Pinto (2017); Jesus (1989); Giareta (2021a; 2021b); Silva (2016; 2020); Zank e Malanchen (2020); Neves (2005); Gramsci (1982; 1968); Saviani (2011; 2012a; 2012b; 2012c; 2019, 2020, 2021); Duarte (2012; 2020); Cury, Reis e Zanardi (2018); Del Roio (2018); Laval (2004); Mèszàros (2008), entre outros, que oferecem suas contribuições teóricas para a elucidação da temática da pesquisa. A pesquisa indica que a BNCC e o CRMS, na perspectiva do ensino de Química, têm matrizes teóricas e metodológicas fundamentadas na Pedagogia das Competências. Além disso, estão profundamente marcados pelos disciplinamentos hegemônicos da sociabilidade neoliberal. A organização curricular centrada em habilidades e competências tende a aprofundar a divisão classista e a restringir o acesso ao conhecimento elaborado e à cultura, impactando significativamente os estudantes provenientes das classes subalternizadas. Assim, apresentam diversas contradições e distanciamentos em relação à Pedagogia Histórico-Crítica. |
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A GESTÃO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: o caso de um município no Mato Grosso do Sul – MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Mario Borges Netto
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as alterações ocorridas na gestão escolar a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elege-se o município de Bataguassu, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), como lócus da investigação, tem como recorte temporal o período de 2017 a 2022 e se dá no âmbito do Programa de Pós-graduação da UFMS-Campus de Três Lagoas/MS, na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas. Ancora-se na perspectiva teóricas propostas por Saviani, Libâneo, Oliveira e Toschi, Cury, Heloisa Lück e Paro, dentre outros autores. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta-se sob o olhar do materialismo histórico-dialético, com uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório subsidiada pela análise documental. Os resultados da pesquisa demonstram que há em curso no campo da gestão escolar uma lógica capitalista de caráter neoliberal voltada para disseminar ações e documentos aos dirigentes escolares no sentido de moldá-los a agir conforme as diretrizes trazidas pela BNCC, tornando-os meros aplicadores da norma e fiscalizadores das ações docentes na perspectiva do cumprir-se a Base.
Palavras-chave: Educação; Gestão Escolar; BNC-Diretor; BNCC; Mato Grosso do Sul. |
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A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Lidiane Alves Rodrigues Martins
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Banca |
- Ana Claudia dos Santos Rocha
- Ligiane Aparecida da Silva
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O objeto de análise desta investigação é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção de uma agenda empresarial na educação brasileira, como objetivo pretende-se analisar o processo de implementação da BNCC, num cenário de disputas políticas e ideológicas por dentro do Estado brasileiro. Parte da premissa que o Estado brasileiro, com a aprovação da BNCC em 2017, desencadeou ações concretas e planejadas para a construção de oportunidades a setores da sociedade civil e a empresários que tiveram na área da educação um filão para seus negócios. Para tanto, a metodologia adotada é de caráter qualitativo baseada em pesquisa do tipo bibliográfica e na análise documental, especialmente em leis, resoluções e publicações que versam sobre a BNCC na tentativa de desvendar quais são os atores que estão por trás do movimento do reformismo empresarial na educação brasileira e quais seus interesses em implementar uma base nacional. |
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A ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO EXPRESSÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2024 |
Área |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Gilson Gomes Coelho
- Regina Aparecida Marques de Souza
- Stela Miller
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de aquisição da escrita de crianças no período de desenvolvimento psicológico de 6 a 9 anos, em uma perspectiva teórica histórico-cultural. O objetivo geral é compreender como a concepção da Teoria Histórico-Cultural pode enriquecer a prática pedagógica ao considerar o contexto social e cultural dos alunos como condições essenciais para o desenvolvimento de uma escrita e autoral. O estudo analisou como a metodologia de fragmentação da escrita e a repetição de palavras impactam a expressão do pensamento e conhecimento das crianças. Os objetivos específicos foram: analisar como a metodologia de ensino baseada na fragmentação e correspondência letra/som, interfere no processo aquisitivo da linguagem escrita; investigar de que forma essa metodologia pode afetar o desenvolvimento da escrita autoral em crianças; explorar as contribuições do processo da escrita autoral para que a criança se estabeleça, futuramente, como sujeito autor. A pesquisa tem como fundamento a base teórica de Vigotski e às contribuições de autores como A. N. Leontiev, V. V. Davidov e A. R. Luria, entre outros. A abordagem metodológica seguiu os princípios do materialismo histórico-dialético, e a análise dos dados foi feita com base na sistematização conceitual e a generalização teórico. Os resultados indicaram que, embora a fragmentação possa facilitar o reconhecimento inicial de fonemas e grafemas, sua aplicação isolada tem limitações significativas. A metodologia tende a focar excessivamente na decodificação mecânica, negligenciando aspectos importantes da escrita autoral, como a criação de significados e a contextualização. Isso pode restringir o desenvolvimento da escrita autoral e a capacidade das crianças de se engajar em práticas de escrita mais complexas e criativas. A pesquisa mostrou que a escrita autoral se desenvolve melhor quando integrada a contextos significativos e práticas pedagógicas que promovem a expressão criativa e a autoria pessoal. Constatou-se que a fragmentação deve ser complementada por abordagens que valorizem a escrita como meio de expressão e comunicação. A prática da escrita autoral em contextos sociais e significativos é fundamental para o desenvolvimento da identidade autoral das crianças. |
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