PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/06/2023 |
Área |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Aline Regina de Souza Barros
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Natalia Cristina de Oliveira
- Norma Silvia Trindade de Lima
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Resumo |
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MULHERES NO ESPAÇO PENAL FEMININO DE TRÊS LAGOAS/MS: MEMÓRIAS, ESCRITAS DE SI E A FORMAÇÃO. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/05/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO DE ADULTOS |
Orientador(es) |
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
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Orientando(s) |
- MICHELA VANESSA CRISOSTOMO COIMBRA MARTINS
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Maristela Carneiro
- ROSELI TEREZINHA BOSCHILIA
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Resumo |
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INFÂNCIAS E FORMAÇÃO EM “O MENINO NITO” E “O MEU CRESPO É DE RAINHA”: DIVERSIDADES E EMANCIPAÇÃO. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/05/2023 |
Área |
ENSINO-APRENDIZAGEM |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Alessandra Rodrigues Cezário Gomes
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Banca |
- Caroline Machado
- Christian Muleka Mwewa
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- MARTA REGINA FURLAN DE OLIVEIRA
- Natalia Cristina de Oliveira
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Resumo |
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A DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE ESTADUAL DE TRÊS LAGOAS - MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/03/2023 |
Área |
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
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Orientando(s) |
- Camila Aparecida Ferreira
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Banca |
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo
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Resumo |
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EDUCAÇÃO FÍSICA E GÊNERO: JOGOS ESCOLARES DE MATO GROSSO DO SUL (2015 – 2019) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/03/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Tony Honorato
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Resumo |
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AS RELAÇÕES DO JOGO DE REGRA E DA BRINCADEIRA COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/03/2023 |
Área |
TEORIAS DA INSTRUÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Roberta Kely Almeida Caparró Volpato
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Regina Aparecida Marques de Souza
- Suzana Marcolino
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa bibliográfica teve como objeto de estudo os fenômenos sociais e psicológicos jogo e brincadeira relacionados ao desenvolvimento infantil, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Investigamos quais são as identidades e diversidades entre esses fenômenos, bem como sua materialidade e prática social. O objetivo geral foi analisar quais são as implicações do jogo de regras e da brincadeira no processo de desenvolvimento infantil, no período pré-escolar. Os objetivos específicos foram: explicitar o movimento de surgimento e as transformações dos fenômenos jogo de regras e brincadeira para compreender suas características e inter-relações; compreender o desenvolvimento da criança como ser social e a sua relação com o jogo e a brincadeira; analisar quais são as contribuições do jogo e da brincadeira junto ao desenvolvimento infantil. Para cumprir esses objetivos, usamos como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural, representada neste trabalho por Vigotski, Leontiev e Elkonin. Problematizamos como o conhecimento teórico sobre o jogo e a brincadeira pode contribuir para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. A fim de entender e responder a essa questão, procuramos compreender as mediações e as características do objeto de pesquisa para, assim, alcançar o conhecimento concreto sobre a essência do jogo e da brincadeira. O percurso metodológico se apoiou no materialismo marxista e o método usado foi o materialista histórico-dialético. Como resultados da pesquisa, analisamos as implicações e mediações que fazem parte do jogo e da brincadeira, as similaridades e diversidades entre eles e como elas se relacionam com o desenvolvimento infantil. Além disso, identificamos as diferenças entre esses fenômenos no que tange à prática docente e, ainda, como cada um deles contribui com o desenvolvimento da criança. |
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O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO ACRE: MULTIPLICADOS SOMOS MAIS FORTES |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/02/2023 |
Área |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Maycon David de Souza Pereira
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Lia Vainer Schucman
- Marcelo Braz Vieira
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Levando em consideração que o Estado brasileiro constata a existência do racismo na sociedade nacional e que a Lei 10.639/2003, surge como avanço no combate ao racismo, fruto da luta antirracista do Movimento Negro, determinando o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica (BRASIL, 2003), tornando imprescindível a discussão em torno de uma Educação Antirracista na formação continuada de professoras/es. Essa pesquisa parte da premissa que o Movimento Negro brasileiro é educador, pois segue produzindo saberes outros que emancipam e articulam estudos acerca das questões étnico-raciais no Brasil (GOMES, 2017). À vista disso, essa pesquisa tem como recorte espacial o estado do Acre, que compõe o conjunto dos 26 estados brasileiros. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva analisar como o Movimento Negro Educador, em sua atuação na Universidade Federal do Acre (Ufac), tem promovido processos formativos antirracista na educação continuada das/os professoras/es da educação básica no estado do Acre. Apresentando como objetivos específicos: a) mapear as ações de formação continuada ofertadas pelo Movimento Negro Educador, em sua atuação na Universidade Federal do Acre (Ufac) entre 2013 e 2018; b) compreender como as formações continuadas ofertadas pelo Movimento Negro Educador, em sua atuação na Universidade Federal do Acre (Ufac) entre 2013 e 2018 atendem a política educacional de Educação das Relações Étnico-Raciais, para a construção de uma Educação Antirracista. C) verificar a abrangência das formações continuadas ofertadas pelo Movimento Negro Educador em sua atuação na Universidade Federal do Acre (Ufac) entre 2013 e 2018. Baseando-se teoricamente na Decolonialidade, Estudos Culturais, nas Relações Étnicas e Raciais e na Teoria Crítica da sociedade para pensar a sociedade contemporânea de forma crítica, dentre outros. Seu processo metodológico constitui-se do levantamento e estudo de referenciais bibliográficos, bem como as discussões conceituais e teóricas; também é realizado uma pesquisa documental (LAKATOS; MARCONI, 2017) como fonte de coleta de dados, tais documentos se caracterizam como documentos primários, escritos, oficiais (por serem produzidos por pessoas que representam uma instituição), com cópias adquiridas após o pedido em arquivo público do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac) dos relatórios finais das ações de formações continuadas, bem como editais para esses processos formativos, em que foram analisados os princípios, objetivos, número de inscritas/os, matriculadas/os e concluintes, também a carga horária e as grades curriculares das formações continuadas. Ao analisar esses documentos pôde-se concluir que o Movimento Negro Educador atuante na Ufac, entre os anos de 2015 e 2018, promoveram três processos formativos continuados direcionados a professoras/es da rede de Educação Básica do estado do Acre, sendo dois em níveis de especialização e um em formato de aperfeiçoamento, além de um projeto de extensão que também tinha caráter formativo continuado destinado a esse mesmo público. Esses processos formativos abrangeram sete cidades acreanas, 172 docentes e 89 unidades escolares, o que consideramos indicativo de que esse movimento caminha de encontro ao racismo estruturado na sociedade brasileira, ressaltando a importância da inserção de uma Educação sob uma perspectiva antirracista nos processos formativos continuados de professoras/es, a fim de combater o racismo do ambiente escolar, bem como da sociedade brasileira. |
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AS IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/01/2023 |
Área |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Ligiane Aparecida da Silva
- Paulo Fioravante Giareta
- Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
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Resumo |
No contexto atual da educação brasileira verificamos como questões políticas e econômicas afetam a formação inicial de professores. Percebemos que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sofreram um retrocesso como consequência da aprovação da Resolução n. 02/2019, pois se fundamentam em teorias que privilegiam as competências e habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao invés de teorias que primam pelo desenvolvimento do pensamento conceitual dos docentes. Assim, temos como problemática: Quais são as implicações da BNC-formação para a formação de professores, a partir da perspectiva crítica? O objetivo principal é analisar as DCN de 2015 e 2019 para compreender como condicionam a formação de professores. Essa pesquisa foi realizada com fundamento no materialismo histórico-dialético. Os principais referenciais utilizados são Vigotski (1930, 1995, 2001, 2010, 2018), Leontiev (1978, 2004), Marx (2004, 2013), Saviani (1996, 1999, 2009, 2011, 2019), Libâneo (2005). O método utilizado foi a Pesquisa Bibliográfica e Documental, de abordagem ontológica. A análise se fundamentou na crítica teórica dos conceitos das diretrizes em comparação com a análise teórica na perspectiva crítica. Compreendemos de forma teórico-crítica as implicações para a formação inicial dos professores, a partir dos conceitos Educação, Educação Escolar, Currículo, Práxis/Prática, Formação e Trabalho Docente e Competência, encontrados nos documentos já citados e nos estudos de abordagem crítica. O principal resultado refere-se à análise de que as DCN de 2019 apresentam retrocesso devido o foco no preparo do estudante para o mercado de trabalho, por meio das competências impostas diante da formação de professores com base na BNC-Formação, desconsiderando a formação humana do indivíduo na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. |
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O Estágio Supervisionado na Formação de Professores de História: práticas educativas na perspectiva da emancipação |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2022 |
Área |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- PAULO HENRIQUE LEAL PEREIRA
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Banca |
- Cintia Lima Crescencio
- Luiz Carlos Bento
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Este trabalho tem como objeto os relatórios de estágio dos discentes do Curso de História da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Responde pelo
objetivo de analisar, por meio dos relatórios finais de estágio obrigatório dos acadêmicos e
ex- acadêmicos do curso de História da UFMS-CPTL, como o estágio se constrói na prática
em uma perspectiva emancipatória, ou seja, busca-se compreender como os estagiários do
curso de História do CPTL usam a experiência do estágio para pensar e desenvolver formas
de lecionar que fujam das formas tradicionais de ensino. Assim, a pesquisa tem como
problema central o significado dessa atividade prática – estágio – para a formação docente
comprometido com uma educação emancipatória. Metodologicamente a pesquisa se estrutura
a partir da Análise Documental, tendo como fonte primária o conjunto de relatórios de estágio
obrigatório supervisionado do Curso de História da UFMS-CPTL dos discentes do referido
curso, anos de 2016 a 2019. Estes relatórios estão caracterizados na pesquisa como relatórios
I, II e III. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa assume as contribuições de Paulo Freire,
Theodor Adorno, Bell Hooks e Jörn Rüsen. O trabalho apresenta como resultado a expressiva
preocupação dos estagiários em se aproximar da prática docente a partir de leituras e
planejamento de trabalho com forte aceno para possibilidades emancipatórias, aqui também
compreendida como leituras e práticas superadas das abordagens tradicionais do ensino de
História. Mesmo diante de inúmeros problemas característicos da escola pública brasileira os
relatórios indicam que os estagiários não abandonam esta perspectiva. Embora esta
orientação seja característica do conjunto das fontes analisadas, também é possível perceber
a indicação, pelos estagiários, em seus relatórios, de desafios como cultura escolar, cultura
do material didático, relação docente-discente, déficit estrutural e de equipamento nas
escolas, entre tantos, como marcas desafiadoras na produção de uma perspectiva educacional
emancipatória no ensino de História na Educação Básica.
Palavras-chave: Ensino de História. Estágio supervisionado. Perspectiva emancipatória. |
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A TRAJETÓRIA DA REMUNERAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E JURISPRUDÊNCIAS: ANÁLISE DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/09/2022 |
Área |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Érika Porceli Alaniz
- Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Esta pesquisa intitulada “A trajetória da remuneração docente a partir das políticas públicas educacionais e jurisprudências: análise das decisões do Supremo Tribunal Federal”, inserida na linha de pesquisa formação de professores e políticas públicas, do curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, tem como objetivo geral analisar a inferência das decisões do Supremo Tribunal Federal na aplicação das políticas públicas de remuneração docente. A partir dessa questão pretende-se compreender os mecanismos de interpretação utilizados pelo judiciário nas decisões relativas as políticas públicas de remuneração docente; elucidar as competências dos entes federados relativo a remuneração docente e direito a educação; identificar e compreender as políticas de fundos de financiamento a remuneração docente e direito a educação e identificar e analisar a inferência das decisões do Supremo Tribunal Federal na aplicação das políticas públicas de remuneração docente. Sua relevância se justifica devido à crescente precarização da educação e da profissão docente, elementos basilares dos princípios fundamentais para uma educação universal e de qualidade, bem como para a compreensão de que a remuneração dos docentes, também está atrelada a uma educação emancipadora, sendo que sua concepção compreende a junção de quesitos, tais como: remuneração, carreira, formação e condições de trabalho. Neste trabalho será realizada a análise das políticas públicas de remuneração docente nas decisões do STF, pois a Lei do Piso não consegue ser reconhecida pelos entes federados, apesar de estar regulamentada na esfera federal. Esse estudo possibilitou a compreensão da judicialização como forma de assegurar a efetividade das políticas públicas de remuneração docente, apesar do poder judiciário, hodiernamente, somente assegurar o controle do pagamento do piso salarial, ocasionando o enfraquecimento destas políticas públicas.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação. Remuneração Docente. Jurisprudências. Supremo Tribunal Federal.
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PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA A COMUNIDADE OFAIÉ-XAVANTE: DESAFIOS E LIMITES |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/09/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Orientando(s) |
- Andressa Luiza Montanha de Araujo
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Banca |
- Érika Porceli Alaniz
- Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Mariana Esteves de Oliveira
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Esta pesquisa de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, campus de Três Lagoas, Linha de Pesquisa Educação, Infâncias e diversidades, visa analisar como é ofertada, em aspectos estruturais e pedagógicos, a educação para a escola Ofaié Iniecheki, da Comunidade Indígena Ofaié-Xavante, assim como compreender os processos históricos que permitiram essas condições. Como os indígenas possuem uma trajetória de exclusão na história do Brasil e ainda atualmente, se fez imprescindível verificar se os estudantes ofaié têm tido seus direitos executados na prática. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise documental se deu por meio de fontes acerca da legislação indígena durante os períodos colonial, imperial e republicano, bem como das leis que asseguram os direitos dos indígenas à uma educação de qualidade. Os documentos “Projeto Político Pedagógico” e “Regimento Interno”, disponibilizados pela direção da escola Ofaié Iniecheki, tiveram papel fundamental para a análise desta pesquisa. Na análise da pesquisa, por meio do arcabouço criado através da leitura da legislação e dos referenciais teóricos e da análise comparativa destes documentos com PPP e o Regimento Interno, foi possível compreender se os princípios básicos da Educação Escolar Indígena (Bilinguismo, Interculturalidade, Especificidade, Diferenciação e Autonomia) realmente fazem sentido para a Ofaié Iniecheki. E diante da conjuntura em que está inserida, concluiu-se que a escola não corresponde aos princípios da Educação Escolar Indígena, levando-se em conta que os saberes indígenas não são priorizados pelo sistema educacional brasileiro e que essa realidade tem relação direta com a escola da aldeia Ofaié. |
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RELATOS DE PROFESSORAS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/09/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Érika Porceli Alaniz
- Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Esta pesquisa de Mestrado, intitulada “Relatos de professoras sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil em tempos de pandemia”, inserida na Linha de Pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMS/CPTL, tem como objetivo geral compreender a forma como foram realizadas as aulas de Educação Infantil em uma escola particular, situada no município de Três Lagoas, durante a pandemia da Covid-19. A partir desse objetivo, foi também possível identificar as concepções de criança, infância e educação infantil das professoras e compreender as práticas remotas realizadas na Educação Infantil no ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada em uma escola particular do município de Três Lagoas-MS, que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que atuam em diferentes etapas da Educação Infantil. A abordagem teórica teve como principal referência a Sociologia da Infância, e também autores que discutem as infâncias e as crianças de forma contextualizada em suas diferentes dimensões. A escolha pela temática leva em consideração que as crianças pequenas, enquanto produtoras de cultura, aprendem por meio das interações e brincadeiras, direito que, embora legitimado nos documentos oficiais da educação infantil e que objetiva garantir o desenvolvimento integral da criança nessa primeira etapa da educação básica, foi colocado em risco nos últimos tempos, devido à pandemia da Covid-19 e a imposição de um ensino emergencial com atividades remotas. Além disso, levou-se em consideração que as diferentes concepções de infância e criança que foram construídas ao longo da história trazem implicações diretas sobre a forma em que são propostas e construídas as instituições dedicadas à primeira infância, e que as concepções que os profissionais que atuam na educação carregam consigo, refletem nas práticas que são realizadas nessas instituições e impactam na educação da primeira infância. A partir da pesquisa realizada, foi possível entender os desdobramentos das práticas pedagógicas das professoras durante o ano de 2020 e perceber uma certa tensão entre a real necessidade da Educação Infantil e as concepções e práticas que foram realizadas e que reforçaram uma pedagogia tradicional com foco na transmissão de conteúdos. |
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A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/09/2022 |
Área |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Maria Lidia Sica Szymanski
- Paulo Fioravante Giareta
- Ricardo Eleutério dos Anjos
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Resumo |
O título “A construção do pensamento nas teorias do desenvolvimento psicológico” chama a atenção para um estudo a teorias que tratam sobre o tema do desenvolvimento do pensamento sob um ponto de vista psicológico. Trata-se de uma dissertação de mestrado do curso de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul da linha de pesquisa de políticas públicas e formação de professores. Esta dissertação foi dedicada a uma revisão bibliográfica das discussões teóricas realizadas por Vigotski, Piaget e seus contribuintes. Objetivamos, assim, apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural e da Epistemologia Genética para interpretar como Vigotski e Piaget compreendem a construção do pensamento e apresentar, brevemente, as diferenças entre as teorias por meio de uma análise comparativa. De forma geral, essa pesquisa resulta em contribuição para a fundamentação teórica sobre a construção do pensamento, contribuindo com o conhecimento de que para Vigotski o potencial de desenvolvimento do pensamento das crianças está diretamente relacionado com a organização e mediação da atividade pedagógica do professor para a solução de tarefas e problemas, proporcionando saltos de desenvolvimento do pensamento. Já para Piaget, o potencial de desenvolvimento do pensamento das crianças não está diretamente relacionado com a mediação da atividade do professor. O papel do professor está relacionado à criação de situações favoráveis para o protagonismo cognitivo dos estudantes, uma vez que a criança construirá o conhecimento de forma espontânea na atividade prática, desequilibrando e equilibrando seus movimentos sensório motores, a fim de somar e sintetizar os aprendizados e desenvolver seu pensamento perpassando por estágios fixos e graduais. Piaget considera, portanto, o processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança sob uma perspectiva de construção individual para o social, de forma que a linguagem é um acessório no desenvolvimento intelectual. Já Vigotski considera o processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem sob uma perspectiva social para o individual, sob um ponto de vista das transformações, de forma que a aquisição da linguagem é essencial, uma vez que para alcançar níveis mais complexos de pensamento é preciso desenvolver níveis mais complexos de linguagem. |
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MIDIALIZAÇÕES OBJETIVADAS E VULNERABILIDADES DAS INFÂNCIAS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/08/2022 |
Área |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Márcia Buss Simão
- Michelle Carreirão Gonçalves
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Resumo |
Na presente dissertação problematizamos as influências das mídias digitais no que concerne às infâncias no contexto da indústria cultural, uma vez que compreendemos o entretenimento como um ramo de negócio disseminado como cultura de massas pelas plataformas on-line, por exemplo. É nesse meio que localizamos os estudos que apontam as infâncias enquanto construção social inseridas nos contextos históricos, econômicos, políticos e culturais como agentes (sujeitos de ação). Nesse sentido, tivemos como objetivo geral analisar que tipo de infâncias são propagadas em três canais de youtubers mirins. Nossa questão central passa a ser quais são as possíveis infâncias que esses canais suscitam? Quais concepções de infâncias ou modos de ser criança esse meio sugere acaba sendo a nossa pergunta de fundo. A metodologia eleita foi a pesquisa qualitativa e quantitativa com instrumento documental na internet, de inspiração etnográfica clássica (descrição densa), e a etnografia on-line ou etnografia no ciberespaço (campo), na plataforma YouTube como campo de interação das crianças (conteúdo e espectador). O critério de observação dos três canais seguiu a seguinte ordem para cada canal: o primeiro vídeo lançado; os três mais populares, ou seja, que tenham tido maior número de inscrições e visualizações; e o último lançado, o mais recente vídeo publicado até o momento da pesquisa (dezembro de 2021). O referencial teórico está ancorado na Teoria Crítica da Sociedade, em especial, nos escritos de Theodor Adorno e seus comentadores contemporâneos e nos estudos das infâncias. Nossas conclusões indicam a necessidade de aprofundar tais reflexões, visto que os três canais analisados são conduzidos pelos pais das crianças, e que estas muitas vezes são impedidas de se manifestar espontaneamente, pois seguem roteiros preestabelecidos pelos organizadores dos canais. Os comentários foram excluídos dos canais por determinação da plataforma. Esse procedimento demarca um cerceamento que torna as crianças em meros expectadores diante do espetáculo reduzindo-as a inscrições e likes, o que configura aquilo que denominamos de midialização das infâncias. Isto é, espectadores inscritos que deixam likes locupletando as celebridades mirins executoras de conteúdos extensão dos tentáculos da indústria cultural.
Palavras-chave: Indústria cultural. Mídias digitais. YouTube. Infâncias.
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TRABALHO DOCENTE, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/08/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marize Aparecida Leite Siqueira Silva
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Kátia Morosov Alonso
- Mariana Esteves de Oliveira
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Por meio de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, buscou-se compreender a importância das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no âmbito escolar e como elas afetaram o trabalho docente durante a pandemia da covid-19. O estudo objetivou também analisar a contribuição das políticas educacionais para a integração das tecnologias nas escolas e como elas influenciaram na atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental no Município de Três Lagoas/MS, durante a pandemia do coronavírus. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em três etapas. A primeira constituiu-se no levantamento da produção científica nacional sobre a temática da pesquisa em bases indexadoras de trabalhos científicos (Scielo.br, Scholar Google, Banco de Teses e Dissertações da CAPES, e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), buscando-se analisar as tendências das produções acerca do tema desta pesquisa. Na parte documental foram realizados o levantamento e a análise das Leis e Decretos do Governo Federal, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Três Lagoas/MS no que tange as normativas para o funcionamento das unidades educacionais públicas e particulares durante o período pandêmico. A segunda etapa da pesquisa consistiu na realização de grupos focais, tendo como participantes professores e coordenadores pedagógicos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino no Município de Três Lagoas/MS. Na terceira e última etapa, as informações coletadas em campo foram organizadas, transcritas, separadas por segmentos, codificadas e, finalmente, analisadas por categorias. Os resultados apontaram para a necessidade de políticas educacionais voltadas ao desenvolvimento das TIC nas escolas, por meio de infraestrutura adequada e formação continuada para os docentes. Também demostraram as dificuldades que os professores enfrentaram durante a pandemia, desde a preparação e o desenvolvimento das aulas remotas até a tentativa de parceria inócua com os pais e/ou responsáveis pelos alunos para o apoio escolar domiciliar, considerando o aumento exponencial da carga horária e dos custos absorvidos pelos próprios docentes. Por fim, notou-se grande incerteza sobre o momento peculiar vivenciado por todos durante a pandemia e os respondentes foram unânimes ao afirmarem que escolas, professores e alunos devem estar preparados para o uso das TIC na educação, eles entendem também que os governos precisam investir cada vez mais na infraestrutura tecnológica e na formação continuada dos docentes.
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O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO OLHAR DOS(AS) COORDENADORES(AS) PEDAGÓGICOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM TRÊS LAGOAS, MS: ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ana Flávia Miranda Martins
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Banca |
- Andréia Nunes Militão
- Carla Busato Zandavalli
- Mariana Esteves de Oliveira
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O presente trabalho analisou a elaboração e o desenvolvimento do Currículo de Referência do Estado de Mato Grosso do Sul Ensino Fundamental (CRMSEF) implementado em 2019 nas escolas estaduais, sob o olhar dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da Rede Estadual de Ensino no Município de Três Lagoas, intentou-se também identificar a participação das escolas e dos sujeitos investigados no processo de elaboração do documento curricular; analisar o processo de elaboração; compreender o processo de formação continuada dos coordenadores(as) pedagógicos(as); e identificar as continuidades e rupturas entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o CRMSEF. A pesquisa, de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2013), foi embasada pelos pressupostos do materialismo histórico dialético (MARX, 2013). A linha teórica adotada para alicerçar as argumentações relativas ao currículo e às relações escolares foi a histórico-crítica (SAVIANI, 2019). Neste trabalho, as discussões foram construídas com base na concepção de Estado Integral de Gramsci (2002, 2004, 2007). As discussões sobre currículo contaram também com as ideias Apple (2008); Chizzotti; Ponce, (2012); Saviani (2012, 2015, 2016, 2019); Libâneo (1992, 1994, 2013); Arroyo (1982, 2013); Duarte (2018). Para discutir Políticas Públicas no contexto educacional, buscou-se apoio em Lopes (2006, 2018); Marx (2008); Rodriguéz (2010); Mészáros (2011); Macedo (2016, 2018), dentre outros. O desdobramento da pesquisa ocorreu em três etapas: a primeira etapa consistiu no levantamento bibliográfico e documental, assim foram examinadas por meio da realização do estado de conhecimento prévio nas bases indexadoras de trabalhos científicos, sendo elas: (Scielo.br, Scholar Google, Banco de Teses e Dissertações da CAPES, e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) verificou-se que não havia trabalhos com a mesma temática investigativa. No levamento documental, foram consultados documentos curriculares anteriores ao CRMSEF, Resoluções e Decretos do Estado de MS que tratam da atividade de coordenação pedagógica, o próprio CRMSEF, certificados emitidos pela Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e a BNCC. A segunda fase da pesquisa, consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto às coordenadoras pedagógicas da rede estadual no município de Três Lagoas/MS nas escolas de ensino fundamental anos iniciais. Na última fase foi realizado o tratamento das informações coletadas em campo à luz da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados da pesquisa ratificam que o CRMSEF foi elaborado para atender ao modelo educacional proposto pelas políticas curriculares que se materializaram na BNCC, documento este de natureza normativa e centralizadora. Constatou-se que o CRMSEF se alinha à BNCC e há poucas diferenças entre os dois documentos. Identificou-se que não houve autonomia na participação dos sujeitos escolares na construção da proposta curricular, uma vez que poucos elementos poderiam ser alterados. Na percepção das participantes, o CRMSEF tem a função de viabilizar a implementação da BNCC. Percebeu-se que há incertezas por parte das educadoras em relação à implementação da proposta curricular estadual no que se refere à promoção da equidade, uma vez que o entendimento sobre o documento, certamente, não será o mesmo em todas as unidades escolares, pois cada escola tem suas particularidades. Concluiu-se que o CRMSEF, na esteira da BNCC, alinha-se às políticas educacionais traçadas pelos organismos multilaterais, em desenvolvimento no Brasil desde os anos 1990, como expressão da globalização do capitalismo, reforçando a necessidade da configuração de resistências no âmbito educacional, algo que pode se dar também por meio das ações da coordenação pedagógica.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul; Ensino Fundamental; Coordenadores(as) Pedagógicos(as).
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Relações étnicas e “raciaIs” no contexto indígena: as práticas educativas na aldeia Ofaié-MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2022 |
Área |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Vanessa Aparecida Camperlingo Serra
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Banca |
- Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
- Christian Muleka Mwewa
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Natalia Cristina de Oliveira
- Renata Marques Rodrigues
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Resumo |
Este estudo assume como objetivo geral investigar e analisar, sob as práticas pedagógicas no contexto educacional, as relações vivenciadas pelos professores indígenas da Escola Ofaié-E-Iniecheki, localizada em Brasilândia, Mato Grosso do Sul. Para tanto, tivemos como pano de fundo compreender o papel das relações interpessoais no processo escolar por meio da entrevista online (Google Meet) com o Professor da Aldeia Ofaié, Silvano de Moraes. Além do uso de fontes primárias, como a utilização dos Relatórios de Província do século XIX e de documentos avulsos, nos debruçamos nas redes sociais de alguns dos membros da Aldeia Ofaié, por exemplo, o Professor, o Cacique e a esposa do Professor, que têm um papel fundamental na relação com os alunos. A centralidade no Professor se justifica por tomá-lo como um paradigma na educação do Povo Ofaié de Brasilândia. A nossa questão central foi: como o Professor lida e organiza as relações escolares com os seus educandos? Ao longo da pesquisa, trabalhamos com referências relevantes no diálogo com os procedimentos teóricos e metodológicos que tratam das relações escolares, as práticas educacionais e as demais relações sociais. Concluímos que é necessária a observação e o reconhecimento de que os Ofaié-E-Iniecheki (populações indígenas) são parte dos povos com direitos à conservação de sua cultura para a criação de espaços formativos e políticos próprios onde possam desenvolver suas tradições culturais de forma autônoma, em diálogo permanente com os contextos que os cercam. |
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MATERNIDADES LÉSBICAS E SUBVERSIVIDADES: IDENTIDADES DE GÊNEROS EM CONTEXTOS ADVERSOS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Marcelo Victor da Rosa
- Miriam Pillar Grossi
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Resumo |
A família é importante influenciadora da formação do sujeito e suas ações por ser um ambiente educativo o qual transmite à criança a prática social e cultural, e que por tanto, deveria ser livre de violências simbólicas. Diante desse espectro a formação das identidades de gênero passam a ser construídas por meio de falar de outrem, na excelência da terminologia kantiana ao se referir à menoridade que agrega valores tradicionais. Nos apoiamos nos estudos feministas (em especial, no que tange à maternidade lésbica) e de gênero para atender ao nosso objetivo. Optamos por entrevistar três (3) famílias homoafetivas com o objetivo de compreender e analisar as concepções que tangem às questões da educação/formação da criança no contexto familiar (primeira socialização) para e na construção das identidades de gênero. As entrevistas ocorreram de forma online por meio da plataforma do Google Meet, essa escolha se deu por consequências da pandemia de Covid-19 que se alastrou por todo mundo, para poder oferecer uma forma segura para todos envolvidos nesta pesquisa, os instrumentos digitais se tornaram grandes aliados durante todo procedimento investigativo. A pesquisa se justificou, pois, as diversidades de gêneros estão ganhando mais visibilidade no contexto social por meio dos movimentos de luta, ampliando as classificações dos sujeitos antes classificados apenas dentro dos gêneros binários, visibilizando a pluralidade social existente e problematizando diversas situações em que de modo consciente ou não, os sujeitos se enquadram apenas por aceitar a heterossexualidade compulsória como algo universal. A maternidade lésbica passou a ser o locus privilegiado dessas ações, pois este tipo de maternidade atua de forma subversiva à imposição de gênero durante a infância. A maternidade lésbica, de forma geral, atua dessa mesma forma com suas crianças? Provavelmente não, ter uma consciência esclarecida sobre sua realidade social nem sempre é um processo simples e rápido, os sujeitos carregam dentro de si diversas identidades, muitas vezes conflituosas. A militância auxilia o processo emancipatório do indivíduo, e nem todos os casais lésbicos fazem parte dela. A subjetividade do indivíduo é conflituosa e a formação familiar em si não é capaz de resolver tais conflitos.
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POLÍTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, MS: A ANÁLISE DOS(AS) COORDENADORES(AS) QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO DE ALFABETIZAÇÃO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Angela Bezerra dos Santos Andrade
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Mariana Esteves de Oliveira
- Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O objeto desta pesquisa envolveu as políticas e ações de formação continuada de professores, propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas-MS. O objetivo geral foi o de analisar a compreensão dos coordenadores técnicos da SEMEC e dos coordenadores que trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental (ciclo de alfabetização), na rede municipal urbana de ensino de Três Lagoas, sobre a importância e utilidade das políticas de formação continuada no município, nos últimos cinco anos. A investigação foi realizada em três etapas: bibliográfica e documental, coleta em campo e organização e análise de resultados. A etapa bibliográfica e documental abrangeu levantamentos nas bases de indexação da produção científica nacional, levantamentos de atos normativos e a legislação relativa às principais políticas de formação continuada de professores no Brasil e no Município de Três Lagoas. Na etapa da coleta em campo foram realizados dois grupos focais conforme orientações de Berenger, Elliot e Parreira (2012) com uso de roteiros de debate: (1) os técnicos da SEMEC; (2) professores coordenadores e especialistas em educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e usou-se um questionário on-line, que precedeu os grupos focais para traçar o perfil dos participantes. As reuniões dos grupos focais foram realizadas por meio do Google Meet, gravadas e posteriormente transcritas, utilizando-se as codificações orientadas por Pretti (1999). As informações obtidas na investigação foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Partindo das definições do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor (2014-2024), compreendeu-se, que no âmbito normativo, as políticas educacionais objetivam fomentar a formação continuada, visando a melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos professores. As reflexões propiciadas por Gatti (2008, 2021), Freitas (1992, 2012, 2014), Imbernón (2004, 2010), Libâneo (2004, 2015), Scheibe (2010), entre outros autores foram essenciais para a discussão do assunto. Nesta investigação, tomou-se a concepção de Estado na acepção de Estado Integral de Gramsci (2007). As análises possibilitaram constatar que as participantes consideram as políticas de formação continuada úteis e importantes, pois a SEMEC tem valorizado as formações continuadas nas próprias instituições de ensino e, vem propiciando o início de uma nova cultura formadora. Porém, foram observadas lacunas no conhecimento das coordenadoras participantes em relação às metas propostas no PNE para realizar estudos em nível stricto sensu. Percebeu-se neste estudo o papel indutor do Estado brasileiro influenciando as políticas de formação continuada e seu cumprimento na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas.
Palavras-chave: Políticas de Formação Continuada de Professores. Coordenação Pedagógica. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Rede Municipal de Ensino. |
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O HORÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/07/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Camila Alberto Vicente de Oliveira
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa objetiva analisar o Horário de Formação Continuada em Serviço (HFCS), a partir de 2013 e compreender o papel da coordenação pedagógica neste espaço. Nesse sentido, a problematização da investigação indaga como se deu o processo de implantação e implementação do HFCS; se ele favorece um processo de construção permanente de conhecimento e de desenvolvimento profissional; quais seus reflexos na formação docente e qual o papel da coordenação pedagógica nestes processos? Para tanto, elegeu como lócus seis escolas públicas do município de Andradina/SP, nas quais foram realizadas - por meio de pesquisa qualitativa, pautada no método dialético, com ancoragem na análise de conteúdo e documental - entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras pedagógicas. Para um melhor entendimento deste processo a investigação se fundamentou em autores como: Domingues (2009), Teixeira (2020), Imbernón (2009), Saviani (2009), Bardin (2016) e em legislações pertinentes ao tema. Os resultados demonstram que o Horário de Formação Continuada em Serviço, vem sendo caraterizado pela instrumentalização da formação docente e treinamento em serviço. Este horário, exercido sob a égide da supervisão, fiscalização e controle, deixa de cumprir seu principal objetivo, que é aprimorar a prática docente através da formação continuada dos professores. Espera-se, assim que este trabalho colabore com os aperfeiçoamentos necessários ao Horário de Formação Continuada em Serviço e reavive discussões pertinentes sobre o papel da coordenação pedagógica na formação docente.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica; Horário de Formação Continuada em Serviço; Formação de professores.
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