|
20003056: Abordagens Curriculares para a Educação da primeira infância - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Examinar algumas das diversas abordagens curriculares de educação da primeira infância existentes, buscando realizar sua articulação com o contexto em que são formuladas e implementadas as políticas educacionais no Brasil. Merecerão destaque questões presentes na agenda das políticas de currículo como: o direito à educação de qualidade na primeira infância; políticas educacionais atuais para a primeira infância, bem como as relações entre as políticas docentes e as políticas de currículo para a primeira infância. A análise privilegiará a dimensão conceitual e as políticas públicas e práticas escolares.
|
|
|
20003054: Abordagens Epistemológicas do Brincar - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Taxonomia do brincar. Diferentes abordagens teóricas (psicológicas, filosóficas, sócio-antropológicas e pedagógicas) e vertentes epistemológicas do brincar. A polissemia do conceito brincar e seus desdobramentos nos conceitos de jogo, brinquedo, brincadeira, ludicidade e culturas infantis.
|
|
|
20003066: Atividades Especiais I - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003067: Atividades Especiais II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003068: Atividades Especiais III - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003069: Atividades Especiais IV - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003070: Atividades Especiais VI - 75h |
75 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003071: Atividades Especiais VII - 90h |
90 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.
|
|
|
20003042: Currículo, conhecimento e cultura escolar - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Teorias curriculares: tradicionais, criticas e pós-criticas. Modernidade e pós-modernidade: implicações curriculares História das disciplinas escolares; cultura escolar; tradição; cultura escrita. A cultura e disciplinarização dos saberes escolares. Cultura escolar moderna: novos saberes e práticas escolares.
|
|
|
20003002: Defesa de dissertação - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Ato de defender a dissertação perante banca. As bibliografias serão pertinente a cada projeto
individualmente.
|
|
|
20003036: Educação e diversidades sociais - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A cultura sob a ótica das Ciências Sociais. As abordagens sociológicas da cultura. Interfaces entre Cultura e Educação na Teoria Crítica da Sociedade. O diálogo com o culturalismo à problemática da(s) identidade(s). Interculturalidade, diversidades culturais, gênero, sociais, econômicas, geracionais, sexuais, étnicas, raciais na contemporaneidade. Globalização, globalismo e localidade. As políticas de reconhecimento - questões de igualdade e de diferença.
|
|
|
20003057: Educação Escolar – diferença e inclusão - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Marcos históricos da Educação Especial no Brasil. A diferença segundo Gilles Deleuze. A diferença nos espaços escolares. Políticas públicas de inclusão. O ensinar, o aprender e o avaliar na concepção inclusiva. Recursos e serviços da educação especial na perspectiva inclusiva.
|
|
|
20003046: Educação e sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Os dispositivos sociais através das interfaces entre Educação e Sociedade; Ideologia e conhecimento; Processos sociais, Cultura e sociedade; Autores clássicos da sociologia – Émille Durkheim, Marx Weber e Karl Marx dentre outros; Relações escola e sociedade na perspectiva da sociologia; Educação e sociedade; Interface Educação, Cultura e Sociedade em pensadores contemporâneos.
|
|
|
20003051: Educação, etnia, gênero e classe - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Reflexão sobre os conceitos de igualdade, diversidade, identidade, diferença e alteridade. As diferenças culturais na escola. Educar para a diversidade. Práticas educacionais inclusivas e a diversidade. O respeito à diversidade e a promoção da igualdade. Teorias feministas, gênero e diversidade sexual; práticas pedagógicas promotoras da igualdade de gênero; Educação e relações de gênero; Educação e os dispositivos culturais no contexto brasileiro.
|
|
|
20003040: Educação infantil e as Políticas públicas - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Gênese e concepções das políticas no Brasil: Estado, sociedade e ideologia. Políticas educacionais contemporâneas. As condições de vida das crianças excluídas do sistema educacional. Política de proteção especial desenvolvida pelo Estado. As diferentes instituições (públicas e privadas).
|
|
|
20003050: Estudos culturais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Diversidade, processos de formação da Nação (Brasil), Educação, relações sociais, e dispositivos culturais.
|
|
|
20003041: Formação de professores e desenvolvimento - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
A perspectiva histórico-cultural é tomada como referencial teórico nuclear para a formação docente. Os conceitos de trabalho e atividade compõem o núcleo das discussões com foco em suas implicações para a organização e elaboração de propostas de formação docente nas quais os professores apropriem-se dos processos formativos relacionados ao ensino, aprendizagem e desenvolvimento.
|
|
|
20003044: Formação de professores e tecnologias educacionais - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Educação a distância. Tecnologias educacionais. Ambientes de aprendizagem. Ferramentas de aprendizagem em meios eletrônicos.
|
|
|
20003055: Formação, Identidade e Profissionalização Docente - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Formação e trabalho docente. Identidade profissional para docência. Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias.
|
|
|
20003037: Fundamentos históricos e epistemológicos da Educação da infância - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Epistemologia. História. Educação. Infância. História do atendimento à infância brasileira. A concepção de infância na formação do pensamento pedagógico a partir das contribuições de Rousseau, Pestalozzi, Montessori, Froebel e Dewey. Sociedade, Modernidade, Educação e Infância. Educação Infantil e suas implicações no trabalho educativo com crianças de zero a cinco anos. Política Nacional de Educação Infantil. Profissionais da Educação Infantil: caracterização, formação e práticas.
|
|
|
20003059: Fundamentos teóricos e práticos da educação infantil - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil. Pedagogias da infância e da pequenina infância. A formação e o papel do professor na Educação Infantil.
|
|
|
20003039: Gestão dos sistemas de ensino - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
O Regime de Colaboração: Sistema Nacional articulado. Sistema Estadual e Sistema Municipal de Educação. Autonomia e Regime de Colaboração; o município; os Conselhos estaduais e Municipais de educação. A gestão democrática: conselho escolar e eleição de diretores.
|
|
|
20003047: História da educação brasileira e ensino - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Trajetória da educação no Brasil e seu ensino: Raízes históricas, filosóficas e ideológicas. Determinantes políticos, econômicos, sociais e culturais da educação brasileira.
|
|
|
20003048: História e memória da profissão docente - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Uso da memória e história oral na Educação. Memórias docentes/ testemunhos orais e escritos como campo de pesquisa em História da Educação. Fontes iconográficas e possibilidades de uso para a escrita da história da profissão docente. Fontes materiais em acervos escolares: instituições escolares, museus, casas de cultura. O papel da Legislação na constituição da história da profissão docente. CATANI, Denice Barbara. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo (1902-1919).
|
|
|
20003052: Linguagens e educação - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos de linguagem, leitura e escrita. O desenvolvimento da linguagem na criança, segundo alguns teóricos. Triplo protagonismo no processo de conhecimento: criança, adulto/professor e cultura oral e escrita. Conceitos como humanização e desenvolvimento, concepção de infância, criança, situação social de desenvolvimento, internalização, zona de desenvolvimento próximo, diferentes linguagens, cultura, escrita e as implicações pedagógicas para orientar o pensar e o agir docentes em relação à organização e uso do espaço e do tempo, às relações.
|
|
|
20003043: Literatura, infancias e diversidades - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Leitura e cultura. Importância social da literatura. O que é literatura infantil. A leitura na escola e a literatura infantil. Estabelece as relações de identidade entre o popular e o infantil pela apreensão da realidade através do sensível, do emotivo, da intuição revelados na literatura. Pretende ainda ressaltar o importante papel da Literatura Infantil na formação do ser e na conquista do leitor.
|
|
|
20003045: Política educacional e gestão escolar - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Política educacional e o princípio da gestão democrática. A escola e a sala de aula como o locus de materialização da política educacional. Financiamento da educação escolar pública: pressupostos, implicações e sua relação com a organização do trabalho escolar e com o direito à educação.
|
|
|
20003038: Políticas educacionais para a formação de professores - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A educação como prática social e regulada pelo Estado; a relação entre Estado e Políticas educacionais; a política educacional no contexto das políticas públicas; a estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 1990; a organização do sistema educacional e da educação básica; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação.
|
|
|
20003058: Políticas públicas e formação de professores em educação do campo - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Concepções da Educação do/no Campo; História da Educação do Campo; Educação do Campo como Movimento Social e a Pedagogia do Movimento; Diretrizes e políticas públicas de Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Escolas do Campo e Licenciaturas específicas: saberes, currículos, experiências e perspectivas.
|
|
|
20003007: Seminário de dissertação I - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estudos metodológicos e epistêmicos em educação específicos aos projetos de pesquisa dos/as discentes por linha de pesquisa.
|
|
|
20003008: Seminário de dissertação II - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estudos metodológicos e epistêmicos em educação específicos à elaboração da dissertação dos/as discentes por linha de pesquisa.
|
|
|
20003072: Sociologia da Infância - 60h |
60 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Surgimento da infância no contexto histórico, social, econômico e cultural. Os grandes pensadores e a Educação da Infância. Educação e Infância no contexto contemporâneo Desenvolvimento histórico da Educação Infantil no contexto da globalização.
|
|
|
20003053: Tópicos Especiais em educação e psicologia - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Estudo da Psicologia como área de conhecimento e suas matrizes epistemológicas. Análise das contribuições e implicações da Psicologia para a Educação. Caracterização da educação como atividade social e psicológica. Avaliação das contribuições e implicações da Psicologia para a Educação e para a prática Pedagógica. Estudos sobre a Psicologia e a Educação para a Infância. Reflexão sobre as Temáticas da vida contemporânea e suas implicações para o desenvolvimento, a afetividade e cognição. Análise do papel da Psicologia e os desafios para a Prática Escolar.
|
|
|
20003060: Tópicos Especiais em Educação I - 15h |
15 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003061: Tópicos Especiais em Educação II - 30h |
30 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003062: Tópicos Especiais em Educação III - 45h |
45 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003063: Tópicos Especiais em Educação IV - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003064: Tópicos Especiais em Educação VI - 75h |
75 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003065: Tópicos Especiais em Educação VII - 90h |
90 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.
|
|
|
20003049: Tópicos Especiais em Infância e modernidade - 60h |
60 |
Optativa |
|
Ementa da Disciplina |
Transformações sócio-econômicas e culturais em relação à construção do sentimento de infância. Diferentes modos de viver a infância e as práticas educacionais institucionais decorrentes destas concepções. Conceito de infância na sua diversidade destacando as questões de desigualdade social. Problematização das políticas públicas na área de educação dirigidas à infância.
|
|