Mestrado em Educação

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
20003056: Abordagens Curriculares para a Educação da primeira infância - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Examinar algumas das diversas abordagens curriculares de educação da primeira infância existentes, buscando realizar sua articulação com o contexto em que são formuladas e implementadas as políticas educacionais no Brasil. Merecerão destaque questões presentes na agenda das políticas de currículo como: o direito à educação de qualidade na primeira infância; políticas educacionais atuais para a primeira infância, bem como as relações entre as políticas docentes e as políticas de currículo para a primeira infância. A análise privilegiará a dimensão conceitual e as políticas públicas e práticas escolares.

20003054: Abordagens Epistemológicas do Brincar - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Taxonomia do brincar. Diferentes abordagens teóricas (psicológicas, filosóficas, sócio-antropológicas e pedagógicas) e vertentes epistemológicas do brincar. A polissemia do conceito brincar e seus desdobramentos nos conceitos de jogo, brinquedo, brincadeira, ludicidade e culturas infantis.

20003066: Atividades Especiais I - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003067: Atividades Especiais II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003068: Atividades Especiais III - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003069: Atividades Especiais IV - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003070: Atividades Especiais VI - 75h 75 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003071: Atividades Especiais VII - 90h 90 Optativa
Ementa da Disciplina

Atividades extracurriculares apresentadas por estudantes durante o curso.

20003042: Currículo, conhecimento e cultura escolar - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Teorias curriculares: tradicionais, criticas e pós-criticas. Modernidade e pós-modernidade: implicações curriculares História das disciplinas escolares; cultura escolar; tradição; cultura escrita. A cultura e disciplinarização dos saberes escolares. Cultura escolar moderna: novos saberes e práticas escolares.

20003002: Defesa de dissertação - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Ato de defender a dissertação perante banca. As bibliografias serão pertinente a cada projeto
individualmente.

20003036: Educação e diversidades sociais - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A cultura sob a ótica das Ciências Sociais. As abordagens sociológicas da cultura. Interfaces entre Cultura e Educação na Teoria Crítica da Sociedade. O diálogo com o culturalismo à problemática da(s) identidade(s). Interculturalidade, diversidades culturais, gênero, sociais, econômicas, geracionais, sexuais, étnicas, raciais na contemporaneidade. Globalização, globalismo e localidade. As políticas de reconhecimento - questões de igualdade e de diferença.

20003057: Educação Escolar – diferença e inclusão - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Marcos históricos da Educação Especial no Brasil. A diferença segundo Gilles Deleuze. A diferença nos espaços escolares. Políticas públicas de inclusão. O ensinar, o aprender e o avaliar na concepção inclusiva. Recursos e serviços da educação especial na perspectiva inclusiva.

20003046: Educação e sociedade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Os dispositivos sociais através das interfaces entre Educação e Sociedade; Ideologia e conhecimento; Processos sociais, Cultura e sociedade; Autores clássicos da sociologia – Émille Durkheim, Marx Weber e Karl Marx dentre outros; Relações escola e sociedade na perspectiva da sociologia; Educação e sociedade; Interface Educação, Cultura e Sociedade em pensadores contemporâneos.

20003051: Educação, etnia, gênero e classe - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Reflexão sobre os conceitos de igualdade, diversidade, identidade, diferença e alteridade. As diferenças culturais na escola. Educar para a diversidade. Práticas educacionais inclusivas e a diversidade. O respeito à diversidade e a promoção da igualdade. Teorias feministas, gênero e diversidade sexual; práticas pedagógicas promotoras da igualdade de gênero; Educação e relações de gênero; Educação e os dispositivos culturais no contexto brasileiro.

20003040: Educação infantil e as Políticas públicas - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Gênese e concepções das políticas no Brasil: Estado, sociedade e ideologia. Políticas educacionais contemporâneas. As condições de vida das crianças excluídas do sistema educacional. Política de proteção especial desenvolvida pelo Estado. As diferentes instituições (públicas e privadas).

20003050: Estudos culturais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Diversidade, processos de formação da Nação (Brasil), Educação, relações sociais, e dispositivos culturais.

20003041: Formação de professores e desenvolvimento - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

A perspectiva histórico-cultural é tomada como referencial teórico nuclear para a formação docente. Os conceitos de trabalho e atividade compõem o núcleo das discussões com foco em suas implicações para a organização e elaboração de propostas de formação docente nas quais os professores apropriem-se dos processos formativos relacionados ao ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

20003044: Formação de professores e tecnologias educacionais - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Educação a distância. Tecnologias educacionais. Ambientes de aprendizagem. Ferramentas de aprendizagem em meios eletrônicos.

20003055: Formação, Identidade e Profissionalização Docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Formação e trabalho docente. Identidade profissional para docência. Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias.

20003037: Fundamentos históricos e epistemológicos da Educação da infância - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Epistemologia. História. Educação. Infância. História do atendimento à infância brasileira. A concepção de infância na formação do pensamento pedagógico a partir das contribuições de Rousseau, Pestalozzi, Montessori, Froebel e Dewey. Sociedade, Modernidade, Educação e Infância. Educação Infantil e suas implicações no trabalho educativo com crianças de zero a cinco anos. Política Nacional de Educação Infantil. Profissionais da Educação Infantil: caracterização, formação e práticas.

20003059: Fundamentos teóricos e práticos da educação infantil - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil. Pedagogias da infância e da pequenina infância. A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

20003039: Gestão dos sistemas de ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

O Regime de Colaboração: Sistema Nacional articulado. Sistema Estadual e Sistema Municipal de Educação. Autonomia e Regime de Colaboração; o município; os Conselhos estaduais e Municipais de educação. A gestão democrática: conselho escolar e eleição de diretores.

20003047: História da educação brasileira e ensino - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Trajetória da educação no Brasil e seu ensino: Raízes históricas, filosóficas e ideológicas. Determinantes políticos, econômicos, sociais e culturais da educação brasileira.

20003048: História e memória da profissão docente - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Uso da memória e história oral na Educação. Memórias docentes/ testemunhos orais e escritos como campo de pesquisa em História da Educação. Fontes iconográficas e possibilidades de uso para a escrita da história da profissão docente. Fontes materiais em acervos escolares: instituições escolares, museus, casas de cultura. O papel da Legislação na constituição da história da profissão docente. CATANI, Denice Barbara. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo (1902-1919).

20003052: Linguagens e educação - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Conceitos de linguagem, leitura e escrita. O desenvolvimento da linguagem na criança, segundo alguns teóricos. Triplo protagonismo no processo de conhecimento: criança, adulto/professor e cultura oral e escrita. Conceitos como humanização e desenvolvimento, concepção de infância, criança, situação social de desenvolvimento, internalização, zona de desenvolvimento próximo, diferentes linguagens, cultura, escrita e as implicações pedagógicas para orientar o pensar e o agir docentes em relação à organização e uso do espaço e do tempo, às relações.

20003043: Literatura, infancias e diversidades - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Leitura e cultura. Importância social da literatura. O que é literatura infantil. A leitura na escola e a literatura infantil. Estabelece as relações de identidade entre o popular e o infantil pela apreensão da realidade através do sensível, do emotivo, da intuição revelados na literatura. Pretende ainda ressaltar o importante papel da Literatura Infantil na formação do ser e na conquista do leitor.

20003045: Política educacional e gestão escolar - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Política educacional e o princípio da gestão democrática. A escola e a sala de aula como o locus de materialização da política educacional. Financiamento da educação escolar pública: pressupostos, implicações e sua relação com a organização do trabalho escolar e com o direito à educação.

20003038: Políticas educacionais para a formação de professores - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A educação como prática social e regulada pelo Estado; a relação entre Estado e Políticas educacionais; a política educacional no contexto das políticas públicas; a estrutura e organização da educação escolar no Brasil a partir da década de 1990; a organização do sistema educacional e da educação básica; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação.

20003058: Políticas públicas e formação de professores em educação do campo - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Concepções da Educação do/no Campo; História da Educação do Campo; Educação do Campo como Movimento Social e a Pedagogia do Movimento; Diretrizes e políticas públicas de Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Escolas do Campo e Licenciaturas específicas: saberes, currículos, experiências e perspectivas.

20003007: Seminário de dissertação I - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudos metodológicos e epistêmicos em educação específicos aos projetos de pesquisa dos/as discentes por linha de pesquisa.

20003008: Seminário de dissertação II - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudos metodológicos e epistêmicos em educação específicos à elaboração da dissertação dos/as discentes por linha de pesquisa.

20003072: Sociologia da Infância - 60h 60 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Surgimento da infância no contexto histórico, social, econômico e cultural. Os grandes pensadores e a Educação da Infância. Educação e Infância no contexto contemporâneo Desenvolvimento histórico da Educação Infantil no contexto da globalização.

20003053: Tópicos Especiais em educação e psicologia - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Estudo da Psicologia como área de conhecimento e suas matrizes epistemológicas. Análise das contribuições e implicações da Psicologia para a Educação. Caracterização da educação como atividade social e psicológica. Avaliação das contribuições e implicações da Psicologia para a Educação e para a prática Pedagógica. Estudos sobre a Psicologia e a Educação para a Infância. Reflexão sobre as Temáticas da vida contemporânea e suas implicações para o desenvolvimento, a afetividade e cognição. Análise do papel da Psicologia e os desafios para a Prática Escolar.

20003060: Tópicos Especiais em Educação I - 15h 15 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003061: Tópicos Especiais em Educação II - 30h 30 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003062: Tópicos Especiais em Educação III - 45h 45 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003063: Tópicos Especiais em Educação IV - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003064: Tópicos Especiais em Educação VI - 75h 75 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003065: Tópicos Especiais em Educação VII - 90h 90 Optativa
Ementa da Disciplina

Tópicos especiais sobre educação vinculados a temáticas conexas às linhas de pesquisa e à proposta geral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/CPTL, conforme proposta do docente responsável.

20003049: Tópicos Especiais em Infância e modernidade - 60h 60 Optativa
Ementa da Disciplina

Transformações sócio-econômicas e culturais em relação à construção do sentimento de infância. Diferentes modos de viver a infância e as práticas educacionais institucionais decorrentes destas concepções. Conceito de infância na sua diversidade destacando as questões de desigualdade social. Problematização das políticas públicas na área de educação dirigidas à infância.