INTERFACES ENTRE LEXICOGRAFIA EDIALETOLOGIA: POR UM PROTÓTIPO DEVOCABULÁRIO DIALETAL ELETRÔNICO DAREGIÃO NORTE DO BRASIL |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/03/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- CONCEIÇÃO DE MARIA DE ARAUJO RAMOS
- DANIELA BARREIRO CLARO
- Elizabete Aparecida Marques
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
Esta Tese situa-se na intersecção da Lexicografia com a Dialetologia e a Linguística
Computacional e surge da necessidade de contribuir para o preenchimento da lacuna
relacionada ao tratamento lexicográfico e eletrônico dos dados dialetais do Projeto Atlas
Linguístico do Brasil (ALiB), no caso, os documentados nas 18 localidades que
compõem a rede de pontos do Projeto ALiB, no interior da região Norte do Brasil e, por
extensão, colaborar com o Dicionário Dialetal Brasileiro (MACHADO FILHO, 2010)
que tem como propósito produzir um dicionário dialetal a partir dos dados do ALiB. O
estudo tem como objetivo principal produzir e apresentar um protótipo lexicográfico
digital desenvolvido a partir do corpus dialetal do Projeto ALiB documentado no
interior da região Norte do país. Assim, o produto final desta Tese se caracteriza por um
conjunto de ferramentas eletrônicas que formam o protótipo do Vocabulário Dialetal da
região Norte do Brasil (VoDiNorte), disponível no link .
Essas ferramentas, por sua vez, são capazes de recuperar informações dialetais
estruturadas em um banco de dados em XML (Extensible Markup Language) e
apresentá-las ao usuário em uma organização lexicográfica. Destacamos, ainda, que
essas ferramentas estão classificadas em dois grupos, a saber: i) ferramentas prototípicas
– destinadas ao usuário comum e intermediário e que se assemelham aos produtos
lexicográficos eletrônicos convencionais e, ii) um motor de busca avançada no corpus
de pesquisa, voltado para atender ao usuário avançado, que se caracteriza como um
produto inovador do ponto de vista da Lexicografia Eletrônica. Além disso, a Tese
apresenta a metodologia empregada com o objetivo de encorajar pesquisadores do ramo
da Linguística a repensarem a terceirização de serviços relacionados à programação de
softwares de baixa complexidade, abrindo espaço para a exploração de um novo
horizonte em que o estudioso pode investir em conhecimentos pontuais para
desenvolver suas próprias ferramentas computacionais, ou seja, a criação de soluções
informatizadas que atendam a objetivos específicos de uma determinada pesquisa
científica. Em síntese, esta Tese demonstra não apenas as funcionalidades do protótipo
do VoDiNorte, como também estende um convite aos pesquisadores das áreas
relacionadas à Linguística, para que possam considerar a possibilidade de criarem seus
corpora de pesquisa em XML experimentando, assim, as maneiras de manipulação de
dados e de recuperação de informação de forma automatizada e personalizada a
exemplo do protótipo do VoDiNorte que pode ser visto, sob um viés técnico, como uma
aplicação web que funciona a partir de uma base de dados em XML. Além disso, o
banco de dados desta Tese pode servir de base para outros produtos e/ou integrar outros
projetos como, por exemplo, o Dicionário Dialetal Brasileiro (MACHADO FILHO,
2010) tendo em vista que o XML é uma linguagem compatível e de fácil utilização junto
a outros sistemas informatizados. Destacamos, ainda, que esta pesquisa está
fundamentada na Lexicografia (TARP, 2019; 2018; 2011; 2008); (FUERTES-
OLIVERA; BERGENHOLTZ, 2015); (FUERTES-OLIVERA; TARP, 2014);
(LEROYER, 2011); (PORTO DAPENA, 2004), na Dialetologia (CARDOSO, 2010);
(RADTKE; THUN, 1996); (CHAMBERS; TRUDGILL, 1994); Linguística de Corpus (McENERY; HARDIE, 2012); (O‟KEEFFE; McCARTHY, 2010); (BERBER
SARDINHA, 2004); (SINCLAIR, 1991) e na Linguística Computacional (KEDIA;
RASU, 2020); (SRINIVASA-DESIKAN, 2018); (HARERT, 2004; 2005). Por fim, a pesquisa demonstrou que a criação de bases de dados em XML para o processamento de
dados lexicais fornece ao pesquisador subsídios para o desenvolvimento de ferramentas
computacionais que podem ser úteis aos estudos linguísticos, além de possibilitarem a
criação de produtos digitais a partir de dados de uma pesquisa científica.
Palavras-chave: Projeto ALiB; Lexicografia; Dialetologia; banco de dados em XML
ferramentas computacionais. |
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"Vocabulário dialetal: protótipo de um produto lexicográfico eletrônico a partir de dados geolinguísticos da região Norte do Brasil |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/03/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Elizabete Aparecida Marques
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
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Sintagmas verbais fraseológicos somáticos da língua portuguesa: um estudo diacrônico-fraseográfico |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
03/03/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Elizabete Aparecida Marques
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Orientando(s) |
- Roosevelt Vicente Ferreira
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- Francisco Pedro Pla Colomer
- Marcela Moura Torres Paim
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
Esta tese compreende uma investigação de perspectiva diacrônico-fraseográfica, sob a abordagem prospectiva, do caminho diacrônico de 81 (oitenta e um) sintagmas verbais fraseológicos compostos pelos substantivos somáticos ‘boca’, ‘mão’, ‘nariz’, ‘olho’ e ‘orelha’, nas variedades da língua portuguesa brasileira e lusitana, nos aspectos fraseológicos da fixação, idiomaticidade e relações semânticas. A hipótese levantada foi de que as combinações léxicas percorreriam caminhos fixacionais e idiomáticos diferentes e estabeleceriam relações semânticas também desiguais, nas duas línguas irmãs, influenciadas por questões geográficas e socioculturais distintas. O aspecto da universalidade linguística contribuiu para a opção das análises de somatismos que são representados em um maior alcance pelos paradigmas verbais. O inventário inicial foi extraído da obra lexicográfica de Silva (1789) e teve como corpus investigativo as obras lusitanas de Silva (1813), Silva (1823), Pinto (1832), Vieira (1871-1874), Aulete (1881) e Figueiredo (1899) no momento sincrônico do século XIX. A fotografia sincrônica do século XX albergou as obras lusitanas de Lemos (1900-1909), Bivar (1948) e Silva (1949) e os dicionários brasileiros Lima; Barroso (1938), Freire (1939), Nascentes (1961), Ferreira (1975), Michaelis (1998) e Ferreira (1999), e a a-historicidade contemporânea do século XXI englobou as obras portuguesas (ACADEMIA..., 2001), Houaiss (2011) e (P. EDITORA..., 2013), e as brasileiras Houaiss (2001), Borba (2004), Houaiss (2009) e Ferreira (2010). A base teórica de caráter geral visita os pressupostos da Linguística Histórica e os meandros da Linguística Estrutural que semeiam as conjeturas da Linguística Sincrônica e Linguística Diacrônica. As teorizações da Fraseologia Sincrônica e Fraseologia Diacrônica da vertente espanhola, esta última representada pelos estudos de Echenique Elizondo (2003, 2005, 2016, 2017, 2021a e 2021b) que consubstanciam o método filológico, fundamentaram as análises sincrônicas e diacrônicas particulares e global da trajetória histórica dos sintagmas verbais fraseológicos somáticos na perspectiva lusitana e brasileira. A metodologia perpassa pela organização dos dados que integram a digitalização dos verbetes somáticos das obras que compõem o corpus, a preparação de tabelas organizativas e preenchimento de fichas de apoio às análises diacrônico-fraseográficas, e os procedimentos de análises que sedimentam os aspectos sincrônicos e diacrônicos. As análises particulares mostraram o grande dinamismo e diversidade que permeiam os aspectos fixacionais e idiomáticos nos sintagmas verbais fraseológicos somáticos, institucionalizados em codificações brasileiras e lusitanas entre os séculos XVIII e XXI, nas perspectivas sincrônica e diacrônica. Por sua vez, a visão global concedeu a possibilidade de inferir como processo fixacional as alternâncias dos componentes externos ou suas generalizações pelo uso de preposições, e como generalização idiomática, o enriquecimento da carga figurativa pelos reforços na gramaticalização ao longo dos momentos sincrônicos, com o aparecimento, também, de novas bases definicionais de sentidos literais. Essas considerações estabelecidas sob nosso ponto de vista ainda em desenvolvimento nas causas da Fraseologia Histórica, somadas ao fato de que 67,90% dos sintagmas verbais fraseológicos somáticos, de índole lusitana, foram codificados na variante brasileira, e a não apresentação, por parte do repertório, de processos fixacionais e idiomáticos com diferenças significativas, levam-nos a crer prematura a possibilidade de se afirmar que as combinações léxicas percorreram caminhos fixacionais e idiomáticos distintos. Como observações pertinentes, registramos a possibilidade de que as bases analíticas tenham sido prejudicadas pelas atualizações de diversas obras componentes das fontes de investigação, pela possibilidade de mascaramento de algumas institucionalizações pela repetição de codificações não pertinentes ao real contexto temporal, e o sentimento de que uma análise diacrônica de um pouco mais de dois séculos pode ser insuficiente para o encontro de variações substanciais em paradigmas verbais fraseológicos da língua portuguesa. Por fim, esperamos que o produto desta pesquisa possa contribuir para o afloramento de novos estudos da Fraseologia Histórica no âmbito da variante brasileira da língua portuguesa, de modo que no futuro tenhamos uma metodologia fraseológica específica construída sobre uma base científica inerente aos aspectos socioculturais do Brasil. |
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A EMERGÊNCIA DO CONECTIVO CONDICIONAL “CASO” NO PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONAL |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/02/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Camila Fernandes da Silva
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Banca |
- Angelica Terezinha Carmo Rodrigues
- Cibele Naidhig de Souza
- Elizabete Aparecida Marques
- Juliano Desiderato Antônio
- Michel Gustavo Fontes
- Sebastião Carlos Leite Gonçalves
- Taisa Peres de Oliveira
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Resumo |
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A ESTIGMATIZAÇÃO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONAL A PARTIR DE SEUS RELATOS ORAIS |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
01/12/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Claudia Cristina Ferreira
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Marcelo Saparas
- Mirian Ruffini
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
Nesta pesquisa, investigamos, por meio da interface entre linguagem e sociedade, o impacto da violência de gênero na estigmatização de mulheres que sofreram violência doméstica antes e durante a pandemia de COVID-19. O objetivo geral deste trabalho é analisar os relatos pessoais orais produzidos espontaneamente por essas mulheres a fim de verificar a forma como os atributos que as diferenciam em suas relações contribuem para a construção do estigma da violência no contexto doméstico e familiar. Evidenciam-se como objetivos específicos: descrever como a polidez e a preservação da face são empregadas por elas para a construção de uma nova identidade social em razão da violência; estabelecer relações entre os procedimentos de preservação da face e estratégias de polidez por meio do estudo do estigma social; e, por fim, identificar os recursos linguísticos recorrentes nos relatos orais das mulheres vítimas de abusos, analisando os efeitos de sentido produzidos pelo comportamento funcional desses recursos no contexto específico de violência doméstica e familiar. O trabalho está fundamentado, especialmente, no aporte teórico da Análise da Conversação (AC), numa perspectiva sociointeracional. O corpus é formado por relatos orais de 13 vítimas que sofreram diversos tipos de violência tipificados na Lei Maria da Penha (BRASIL, 2006) por parte de seus parceiros íntimos; os relatos orais foram selecionados na rede mundial de computadores, com acesso público, no período entre 2019 e 2021 – e transcritos segundo Preti (2002). Os resultados mostram que houve ameaça à face da vítima, uma vez que o parceiro agressor invade o território individual da mulher. No que concerne às regras de polidez, observamos que não houve intenção, nos depoimentos das mulheres, de promover discordâncias ou gerar confrontos na interação. No entanto, salientamos que as falantes procuraram empregar os procedimentos de polidez no sentido de poupar seus agressores, atenuando situações de confronto em interações que poderiam ameaçar a face de seus parceiros. Assim, todos os pontos elencados acima colaboraram de modo direto com o desejo intencional do parceiro de humilhar a mulher, diminuindo sua existência e reduzindo seu espaço a um pequeno reduto, impedindo-a de viver dignamente e cooperando, portanto, para estabelecer e fortalecer o estigma da violência.
Palavras-chave: Análise da Conversação; Linguagem; Sociedade; Estigma Social; Violência contra a Mulher. |
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UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM SAGARANA DE GUIMARÃES ROSA: UM ESTUDO DE TRAÇOS CULTURAIS EM TRADUÇÃO AO FRANCÊS |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
31/10/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Elizabete Aparecida Marques
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Orientando(s) |
- Quentin Olivier Branco Nunes
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- Elizabete Aparecida Marques
- Maria Angélica Deângeli
- MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
A literatura é parte do patrimônio cultural, assim como as outras manifestações artísticas que ocorrem em uma nação. As expressões fixas, ou fraseologismos, são uma das chaves para se entender uma língua. Imbuídas de marcas socioculturais, o entendimento delas necessita de um conhecimento avançado da cultura de onde elas nascem. João Guimarães Rosa é conhecido como um dos grandes autores de Minas Gerais justamente por ter colocado, em primeiro plano, os habitantes do sertão. Guimarães Rosa abre ao leitor uma porta de entrada a um mundo que já estava desaparecendo quando a primeira obra dele, Sagarana, foi publicada em 1946, tendo em vista que o sertão já estava em processo de modernização. Considerando essas premissas, pergunta-se: Em que medida o uso de unidades fraseológicas da obra participa da construção do universo cultural sertanejo da obra? Qual é a tipologia das unidades fraseológicas da obra Sagarana de Guimarães Rosa? Quais são os critérios científicos que permitem o reconhecimento e a análise dessas unidades? Como as unidades fraseológicas foram traduzidas em francês por Jacques Thiériot? O objetivo principal desta tese é analisar as unidades fraseológicas na obra Sagarana de Guimarães Rosa, com o intuito de demonstrar a pertinência desse fenômeno linguístico na prosa do autor mineiro e verificar como o tradutor para a língua francesa manteve (ou não) a recorrência dessas expressões na versão francesa. Nesta pesquisa, objetiva-se analisar e classificar as expressões fixas da primeira obra do autor: Sagarana publicada incialmente em 1946 a partir da edição Nova fronteira, de 2017. E, além disso, analisar o tratamento dessas expressões fixas na tradução francesa da obra de 1999. Nossa pesquisa serve para evidenciar a importância do domínio dos fraseologismos para entender um determinado enunciado e a (in)tradutibilidade de uma expressão fixa de uma língua para outra, a fim de refletir sobre as possibilidades de (re)transmissão do imaginário literário e cultural de Guimarães Rosa. Para realizar o estudo, foram realizadas uma classificação e uma tipologia dos diferentes tipos de fraseologismos encontrados no corpus, com um quadro teórico baseado na Fraseologia francesa (GROSS, 1996; MEJRI, 1997; 2011; BLANCO e MEJRI, 2018, entre outros), brasileira (MONTEIRO-PLANTIN, 2012; XATARA e SUCCI, 2013; MARQUES, 2018a; 2018b, entre outros) E, espanhóis (CORPAS PASTOR, 1996; GONZALEZ-REY, 2015; 2018 entre outros). Em um segundo momento, foi efetuado o estudo das traduções (do português para o francês) dos fraseologismos levantados, tendo por bases teóricas os estudos de Berman (1999) sobre a noção de tradução intercultural onde aparecem marcas da língua-fonte na língua-alvo. Nesta tese de doutorado a partir das potenciais unidades fraseológicas extraídas do corpus (ver anexos) foi analisada uma amostra de 51 provérbios, 10 pragmatemas e 10 expressões que apresentavam os critérios estabelecidos no quadro teórico por serem reconhecidos como unidades fraseológicas e que estavam marcados por traços culturais significativos. A dimensão cultural se mostra como um critério essencial de descrição das unidades fraseológicas, porque foi comprovado que mesmo se a estrutura morfossintática da unidade se perde na tradução, o traço cultural, muitas vezes em estrita relação com o sentido é mantido. O traço cultural aparece como ligado à dimensão metafórica dos demais fraseologismos, o que constitui, ainda, uma pista a ser explorada para comprovar a sua importância na descrição desse fenômeno. Por essa via, esta tese pretende estabelece mais uma ponte entre o Brasil e a França no que tange aos estudos fraseológicos, bem como abrir novas perspectivas analíticas a respeito da obra de Rosa.
Palavras Chaves: Guimarães Rosa; Fraseologia; Português brasileiro; Tradução ao francês; Cultura.
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METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS EM UNIVERSIDADES PARANAENSES |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
24/10/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
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Orientando(s) |
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Banca |
- Marcelo Saparas
- Michele Salles El Kadri
- Renato Rodrigues Pereira
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Vera Lúcia Lopes Cristovão
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Resumo |
Considerando a crescente demanda da Língua Inglesa (LI) nas relações econômicas, políticas e sociais em escala global, bem como suas implicações na esfera profissional de diversas áreas do conhecimento, a expansão do ensino e aprendizagem de LI encontra-se atrelada a essas mudanças, reforçando uma abordagem de ensino-aprendizagem voltada para fins específicos. Tomando como base o conceito de English for Specific Purposes (ESP), esse estudo apresenta um panorama do ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) em âmbito internacional e nacional, até a consolidação do ESP e seu espaço na pesquisa acadêmica e composição de currículos no Ensino Superior. Desse modo, como objetivo principal está a análise da oferta e execução de disciplinas de ESP em universidades públicas paranaenses, com enfoque em seus aspectos metodológicos, didáticos e organizacionais, bem como a prática docente de profissionais nelas inseridos. Para tanto, o percurso metodológico envolveu a Análise Documental de matrizes curriculares, projetos pedagógicos, ementas e planos de ensino disponíveis nos websites dos campi das universidades estaduais, visando a mapear disciplinas e cursos superiores os quais ofertam o ESP em sua grade. A partir da delimitação dos cursos de Turismo, Secretariado Executivo e Relações Internacionais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes inseridos em quatro instituições, as quais aceitaram participar do estudo, com o intuito de evidenciar como a abordagem de ESP é concebida e colocada em prática em seus contextos, sendo as transcrições analisadas sob o enfoque da Análise de Conteúdo e da Teoria da Avaliatividade, por meio de elementos linguísticos-discursivos e do significado interpessoal expressos pelos participantes. Mediante esses dados, foi realizada uma análise crítica e comparativa de currículos e programas de ESP nas instituições, sendo possível constatar que as práticas docentes apresentam similaridades quanto aos aspectos organizacionais referentes à carga horária e divisão de turmas e ao planejamento dos programas de disciplinas de ESP, sendo tais fatores impactados diretamente pelas demandas dos aprendizes e das necessidades da situação-alvo, além de elementos permeando esse processo, como o perfil discente e os recursos ofertados pelas próprias instituições. Nesse sentido, em consonância com os parâmetros teórico-metodológicos do ESP, são sugeridos alguns princípios de ação levando em consideração o modelo dos cursos e as necessidades de ensino-aprendizagem relatadas. Desse modo, com o presente trabalho, pretende-se oferecer caminhos e propostas para o fortalecimento dos programas analisados e, ainda, propor novas iniciativas de ESP para esses e outros cursos que contemplam essa abordagem.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Línguas; Língua Inglesa; English for Specific Purposes; Ensino Superior. |
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Estudo léxico-semântico multilíngue das denominações especializadas da avifauna do Pantanal sul-mato-grossense: subsídios para a elaboração de um verbete (português-francês; francês-português) |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/09/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- MARIA CRISTINA PARREIRA DA SILVA
- Renato Rodrigues Pereira
- Sabrina Pereira de Abreu
- Solange de Carvalho Fortilli
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Resumo |
O Pantanal, uma ecorregião terrestre da América do Sul, submersa em mais de 80% de sua superfície durante a metade do ano, é um bioma importante de plantas, mamíferos, répteis, peixes e especialmente aves, abrigando mais de 40 % de todas as espécies da avifauna do Brasil. Apesar da importância da região, publicações científicas e obras populares voltadas para um público-alvo de pesquisadores e observadores francófonos são escassas ou até inexistentes. Com o intuito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, esta tese tem como objetivo mais amplo realizar um estudo dos nomes das aves do Pantanal Sul-mato-grossense, com base na teoria da Terminologia multilíngue de Thoiron (1994), que propõe a concepção de uma definição de aves, com os semas das denominações em um máximo de idiomas diferentes, nesta tese, 20 línguas. Como objetivos específicos se propôs a analisar semanticamente as denominações de aves num máximo de línguas diferentes, o que permite levantar semas, com intuito de elaborar definições mais precisas das denominações das aves da avifauna pantaneira; analisar as relações semânticas entre as denominações das aves do Pantanal do Mato Grosso do Sul, nas línguas latina, portuguesa e francesa, considerando também possíveis influências do bioma Pantanal no processo de nomeação; descrever as estruturas morfossintáticas das denominações nas mesmas três principais línguas que aparecem no futuro verbete e suas possíveis semelhanças ou diferenças; realizar um estudo dos aspectos histórico-socioculturais do Pantanal e sua influência nas denominações das aves, o que pode facilitar as relações entre cientistas/observadores de aves e o povo pantaneiro. Quatro hipóteses orientaram a pesquisa: i) a extração de semas das denominações em várias línguas permite a concepção de uma definição precisa, com base nas características da ave; ii) as denominações das aves possuem relação semântica com os pássaros; iii) as denominações das aves, em seus registros escritos em latim, português do Brasil e francês apresentam semelhanças morfossintáticas; iv) as denominações das aves possuem variantes motivadas por fatores socioculturais. Esta tese fundamenta-se nos estudos sobre o léxico (BIDERMAN, 1992), a denominação (PETIT, 2009), a Terminologia multilíngue (THOIRON, 1994), a Terminologia comunicativa (CABRÉ, 1998), a Socioterminologia (GAUDIN, 1996; FAULSTICH, 1995) e a Fraseologia (GONZÁLEZ-REY, 2015). O corpus analisado provém do banco de dados digital mundial da Ornitologia, Avibase, e de entrevistas orais realizadas com quatros informantes, habitantes nativos, em cada uma das oitos sub-regiões do Pantanal sul-mato-grossense. A análise do corpus definitório multilíngue das denominações provenientes do site Avibase permitiu extrair os semas que participam da elaboração das definições. O corpus das entrevistas possibilitou obter variações dos nomes vernaculares do português brasileiro, que vão integrar a proposta de verbete. A confirmação do método da construção de 93 definições, com base na teoria da Terminologia multilíngue de Thoiron (1994), foi atingida a partir da extração, seleção e análise morfossemântica dos 4.569 semas extraídos das 93 denominações em 20 línguas. Essa técnica permitiu observar que cada idioma contribui para a definição e para a produção de um texto definitório que caracterize a ave, da forma mais concisa e descritiva possível, dados confirmados pelo ornitólogo consultado nesta pesquisa. O número de idiomas estudados reveste-se de importância para a extração do máximo de semas, tanto qualitativa quanto quantitativamente. Enfim, cada cultura, cada visão dos referentes que a compõem, pelos povos de ambientes diversificados, participam da criação da definição e, mais ainda, cada língua a enriquece com sua cultura por meio das denominações, no caso, da avifauna pantaneira. Por fim, como produto da pesquisa, a Tese apresenta uma proposta de verbete para integrar o futuro Vocabulário bilíngue da avifauna dos pantanais do Mato Grosso do Sul (francês-português, português-francês), visando a facilitar as interações linguísticas entre os membros das duas comunidades. |
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A memória em Maria Valéria Rezende: do bios à palavra |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
12/09/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cristiane Rodrigues de Souza
- Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
- Francisco Cláudio Alves Marques
- João Adalberto Campato Junior
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
Esta tese propôs um estudo do papel de romancista da autora Maria Valéria Rezende no âmbito de seu projeto intelectual como um todo. Procurou-se apresentar seus romances contemporâneos publicados em 2014, atrelando-os à vida da autora cujos prêmios recebidos a tem feito ser notada pela crítica literária brasileira contemporânea. Nesse sentido, ao traçar um perfil biográfico da autora, buscou-se pôr em discussão uma face de seu projeto que aparece em suas obras, o trabalho como educadora popular de jovens e adultos no interior do Brasil por meio da articulação da memória. Enquanto um lado do seu trabalho, a saber, o feminino, as pessoas marginalizadas, o seu papel como criadora do Mulherio das letras têm ganhado força e aumentado a sua fortuna crítica; de outro a relação entre a vida e obra mediada pelo risco da memória permanece à espera de um trabalho mais apurado. Assim, esta tese averiguou a hipótese de que a vida da autora contribuiu para com o seu projeto literário e que a memória não passa incólume em seu trabalho como romancista. Sob essa égide, analisou-se dois romances de Maria Valéria Rezende com o objetivo de realizar uma leitura crítico-biográfica deles e apresentar em que medida a memória é utilizada como artífice da ficção. Nesse sentido, a presente tese deteve-se no exame dos seguintes romances O voo da guará vermelha e Quarenta dias. Para tanto, tomou-se como aporte teórico os estudos de crítica biográfica literária, literatura pós-ocidental e literatura contemporânea, com ênfase nos estudos de Eneida Maria de Souza, Silviano Santiago, Leonor Arfuch, Diana Klinger, Walter Mignolo, Regina Dalcastagné e Beatriz Resende.
Palavras-chave: Maria Valéria Rezende; Memória; Narrativa; Palavra.
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Surdo-Terena: a (in)existência de sujeitos (s)em política(s) linguística(s) |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
09/09/2022 |
Área |
LÍNGUAS INDÍGENAS |
Orientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Paula Martinez Duboc
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Claudete Cameschi de Souza
- Cristine Gorski Severo
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- Ilka de Oliveira Mota
- Ruberval Franco Maciel
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Resumo |
Ao lançar um olhar sobre os discursos dos sujeitos surdos da etnia Terena, apresenta-se uma diversidade
de representações, construções, deslocamentos e traços identitários atravessados por relações de saberpoder. Vejo que os surdos terena são alocados à margem da sociedade hegemônica numa dupla exclusão,
uma vez que não se encontra uma discursividade que os legitime, que os inscreve como índio surdo,
instigando-me a iniciar uma pesquisa sob a hipótese de que a falta de visibilidade às políticas linguísticas
que contemplam os aspectos sócio histórico e cultural dos surdos terena, via língua, reforçam as marcas
de colonialidade dos sujeitos, frente a interposição da(s) cultura(s) e língua(s) do outro(s). Assim esta
pesquisa tem por objetivo geral compreender como a (falta de) política linguística afeta a constituição
subjetiva dos sujeitos surdos terena. Especificamente, interessa-nos investigar o atravessamento de
políticas linguísticas que perpassam o processo de constituição identitária dos surdos terena; identificar
os acontecimentos discursivos que denotam o processo de (in)existência do surdo indígena da Aldeia de
Cachoeirinha frente às representações de sujeito e do processo educacional; problematizar os
dispositivos de poder-saber e as estratégias de (de)colonialidade a partir do gesto interpretativo das
representações de si e do outro do/sobre o surdo terena. Para tanto, elencamos uma pluralidade teórica
transdisciplinar que, dentre os conceitos trabalhados, destaco a (re)significação de sujeito, discurso,
formação discursiva, interdiscurso, memória discursiva, heterogeneidade a partir de autores que
corroboram e constituem a Análise do Discurso de origem Francesa (FOUCAULT, 1987; 1990; 1996;
1997; 1999a e b; 2005; 2007; PÊCHEUX, 1990, 1997, 2006; CORACINI, 2003, 2007, 2010;
AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998), o método arqueogenealógico de Foucault (1990) e os estudos sulistas,
sob a perspectiva da desobediência/ transgressão epistêmica, que agregam saberes locais ao conferir
uma reflexão crítica contra hegemônica frente aos processos de (de)colonialidade, abissalidade
(SOUZA-SANTOS, 2002, 2008, 2010; CASTRO-GOMÉZ, 2005, 2007; MIGNOLO, 2003, 2005;
QUIJANO, 2007) frente às práticas translíngues (CANAGARAJAH, 2004, 2011, 2013) e transculturais
(COX, ASSIS-PETERSON, 2007; ORTIZ, 1983) imersas nesse habitar transterritorial (HAESBEART,
MONDARDO, 2010) ao qual o índio surdo de etnia terena se encontra. O corpora, dessa forma, se
constitui das entrevistas concedidas por surdos (dois) e ouvintes (três) indígenas que participam n(d)esse
processo (sócio cultural, educacional e institucional). |
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A POLÍTICA EXPRESSA NA LÍNGUA: CONSTRUÇÕES LEXICAIS NA LINGUAGEM POLÍTICA |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
09/09/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
- Ieda Maria Alves
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Taisa Peres de Oliveira
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
O presente trabalho apresenta ocorrências de processos neológicos na linguagem política expressos, em sua maioria, em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e TikTok) e textos jornalísticos de caráter ou de intenções políticas, encontrados em meio digital, tendo em vista a classificação das palavras aí discriminadas. Para tanto, levou-se em consideração a natureza dinâmica da língua, destacando-se a inovação lexical – neste caso, do português – por meio dos variados processos neológicos que os falantes da língua portuguesa têm utilizado na formação de novas palavras. Alves (2004) salienta que os neologismos podem ser formados por recursos da própria língua, chamados de processos autóctones, ou por itens léxicos provenientes de outros sistemas linguísticos. Assim, os estudos neológicos contribuem para mostrar a dinamicidade da língua e como ela se renova em virtude das relações sociais e culturais em que os indivíduos interagem. Escolheu-se o contexto político como fonte de origem de tais palavras devido à sua dinamicidade, que abriria espaço para a criação de novas formas de expressão e de novas noções acerca da realidade. Assim, buscou-se descrever o processo de formação de novas palavras na linguagem política brasileira por meio dos processos neológicos pelos quais tais palavras poderiam ter passado, como: neologismos fonológicos, neologismos sintáticos, neologismos semânticos, neologismos por empréstimo e outros processos, como palavra-valise e truncação. O trabalho está fundamentado nas pesquisas de Alves (2007), Biderman (1978, 2001), Borba (2003), Carvalho (2009, 2012), Correia e Almeida (2012) etc. A partir desta análise, pudemos concluir que a utilização da neologia está presente na interação dos falantes brasileiros em contextos políticos formais e informais e nas mais diversas situações comunicativas. Este trabalho registrou a criação de 135 formações neológicas.
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Representações de mulheres vítimas de violência doméstica em veículos midiáticos sul-mato-grossenses: o empoderamento feminino em desconstrução |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
05/09/2022 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
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Orientando(s) |
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Banca |
- Claudete Cameschi de Souza
- Ilka de Oliveira Mota
- José Antonio De Souza
- Marlene Durigan
- Silvane Aparecida de Freitas
- Silvelena Cosmo Dias
- Vania Maria Lescano Guerra
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Resumo |
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DO CORPO OBJETO AO CORPO LIVRE: UMA LEITURA FEMINISTA DE ALCIENE RIBEIRO LEITE |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
31/08/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
- Eunice Prudenciano de Souza
- Felipe Gonçalves Figueira
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Rauer Ribeiro Rodrigues
- Samuel Lima da Silva
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar diacronicamente a produção contística de
Alciene Ribeiro Leite, a partir do recorte das publicações de 1977 até 2019. Observamos
que a obra da autora supracitada pode ser demarcada em duas fases distintas, sendo a
primeira compreendida pelas décadas de 1970 a 1990, e a segunda pelas décadas de 2000
a 2010. Ainda que permaneçam constantes temáticas na obra, em especial as relações de
gênero, que permeiam os contos analisados nesta tese, notamos que a forma como a
ideologia do narrador se manifesta no discurso literário se modifica ao longo do tempo,
com grande alteração de uma fase para outra – tal mudança, cremos, relaciona-se
diretamente com a forma como a sociedade trata das relações de gênero nos diferentes
momentos de publicação dos contos. A fim de testar a hipótese, foram selecionados oito
contos, sendo quatro da primeira fase de produção, e quatro da segunda fase de produção.
Os contos foram então divididos em duplas, considerando sua temática, e organizados de
acordo com o grau de consciência das personagens. Então, no primeiro capítulo, temos
os contos “Teúda e Manteúda” (publicado originalmente em 1978) e “Aviso Prévio”
(2019), que tratam de relações laborais e de gênero, com patrões homens e mulheres
empregadas. No segundo capítulo, “Ave Maria das Graças Santos” (1984) e
“Independência e Morte” (2019), dois contos que narram feminicídios decorrentes de
violência doméstica. No terceiro, “Vinte anos de Amélia” (1977) e “Plenilúnio” (2003),
nos quais as personagens refletem sobre sua condição de mulher. No último capítulo,
“Transa” (1982) e “Pensar axilas” (2019), temos duas protagonistas na busca por viverem
sua sexualidade de forma livre. Como aporte teórico, utilizamos, além da técnica do close
reading, a teoria do iceberg de Hemingway, as teses do conto de Piglia, o palimpsesto de
Gilbert e Gubar, e as reflexões feministas de Simone de Beauvoir.
Palavras-chave: conto; feminismo; literatura brasileira contemporânea; Alciene Ribeiro
Leite |
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CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE NA INTERAÇÃO JUIZ E RÉU: A CONSTRUÇÃO DA INFORMATIVIDADE E INTENCIONALIDADE NO TEXTO FALADO NO TRIBUNAL DE JÚRI |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
31/08/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Nayra Modesto dos Santos Nunes
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Banca |
- Claudia Cristina Ferreira
- ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Solange de Carvalho Fortilli
- Taisa Peres de Oliveira
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
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Resumo |
Este trabalho objetiva analisar a construção dos critérios de textualidade, entendidos como propriedades que asseguram que um enunciado seja texto, conforme desenvolvidos por Beaugrande e Dressler (1981), Beaugrande (2011), Costa Val (2006), Koch (2016 e 2017) e Marcuschi (2008), com foco textual na microdiscursividade da construção do texto falado pela interação entre juiz e réu, por meio de audiências judiciais reais, de instrução e julgamento, perante o tribunal de júri, em lides de homicídio e tentativa de homicídio. Consideramos o contexto das audiências de instrução e julgamento perante o tribunal de júri, o qual acaba por revelar uma organização textual peculiar, característica nesse público especial, determinando o desenvolver da atividade interacional entre juiz e réu. Dessa maneira, as perguntas de pesquisa que nos guiaram nos textos analisados foram: (i.) Como as propriedades do texto se inter-relacionam no tribunal de júri, na peculiaridade dessa situação de comunicação? (ii.) Do ponto de vista da combinação das propriedades, que são do texto, o que fica mais relevante e diferencia a situação discursiva no tribunal de júri de qualquer outra situação? Para tanto, propomos a análise de quatro audiências judiciais reais, tidas como corpus, por meio de gravações de domínio público disponibilizadas em áudios e vídeos na plataforma digital intitulada “Audiências on-line”, realizadas no Plenário do tribunal de júri na Comarca de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, em período compreendido entre o final de 2016 e o início de 2017. Para tanto, consideramos a língua em uso, possibilitando, assim, a pesquisa com fundamentação teórica pela perspectiva do estudo linguístico atrelado às áreas de interface Análise da Conversação – com relação aos processos constitutivos do texto falado; Linguística Textual – com base nos critérios de textualidade; e Linguística Forense – referindo-se à linguagem e à lei. Em suma, vemos de que modo os critérios de textualidade se organizam nos textos do gênero audiências de instrução e julgamento perante o tribunal do júri e partimos da hipótese de que nesse gênero e situação comunicativa, a construção da informatividade e intencionalidade em interação com alguns processos constitutivos do texto é peculiar. Assim, detectamos as finalidades específicas que essa situação enseja na sua elaboração. O procedimento metodológico para transcrição, compilação e análise dos dados está respaldado na abordagem empírico-indutiva, visto que os textos analisados foram obtidos em situação real de interação e partiram do exame das ocorrências para as interpretações qualitativas. À vista disso, realizamos a transcrição das audiências de instrução e julgamento perante o tribunal de júri, de acordo com as normas sugeridas pelo Projeto Normas Urbanas Cultas (NURC) núcleo USP, coordenado por Preti (2008), e procedemos à seleção dos excertos para verificar o processo decorrente, a partir da (re)construção dos fatos, pelas categorias analíticas dos critérios de textualidade na construção da informatividade e intencionalidade entrelaçados a processos que organizam a língua falada e, sobretudo, permitem que os interactantes atinjam seus propósitos comunicativos. Junto às categorias de análise, os objetivos específicos visam buscar materialidade textual na construção da informatividade e intencionalidade; e averiguar a interação da informatividade e intencionalidade com alguns processos constitutivos do texto. O resultado aponta que no gênero, audiências do tribunal de júri, é característica manifestações que sistematizam as propriedades e processos resultantes da construção no texto falado, por sua dimensão interacional, uma vez que servem à reflexão da Linguagem, Direito e Sociedade. |
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Compleição do migrante em Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
24/08/2022 |
Área |
LITERATURA BRASILEIRA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Eunice Prudenciano de Souza
- Felipe Gonçalves Figueira
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Rauer Ribeiro Rodrigues
- Roberto Acízelo Quelha de Souza
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Resumo |
O presente trabalho analisa a obra Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato, a fim de perceber o desenvolvimento da compleição do migrante. Partindo de uma leitura cerrada, decompomos analiticamente os elementos que se mostraram mais profícuos para o entendimento dos muitos sentidos que a obra evoca. Além de referencial do campo dos Estudos Literários, mantivemos diálogo interdisciplinar com três conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu: “habitus”, “campo” e “capital”. O processo de estudo levou-nos a detectar três topoi simbólicos centrais na obra: ingenuidade, pensamento mágico e uma noção antagônica entre progresso e decadência. Uma vez no país de recepção, e então um migrante propriamente dito, as personagens migrantes, em especial o protagonista Serginho, encontram-se em novas condições que os levam a desenvolver o que chamamos de compleição do migrante. Durante esse período, eles precisam lidar com: condições materiais precárias, redes sociais, perspectiva de retorno e provisoriedade e relações de alteridade com outros atores sociais – nacionais e outros migrantes. Sendo assim, assumimos, como hipótese, que o processo migratório transforma o indivíduo que migra, fazendo-o se deslocar não apenas espacialmente, mas também em termos de suas crenças e ações. Eles partem de uma condição ingênua e, com o passar do tempo, experiência e condições modificando-se, atingem uma nova condição diferente da inicial: desamparada e sem perspectivas. Esse processo de transformação é o que chamamos de compleição do migrante. Isso é revelado tanto pelos elementos de conteúdo e forma da obra, quanto pela cosmovisão do autor, que denuncia as péssimas condições da classe média baixa urbana no Brasil, que sonha com a possibilidade de ascender socioeconomicamente pela migração. |
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A INTERAÇÃO ENTRE SURDOS: FUNÇÕES DOS MARCADORES DISCURSIVOS EM LIBRAS |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
29/04/2022 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Sheyla Cristina Araujo Matoso Silva
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Banca |
- Audrei Gesser
- Claudia Cristina Ferreira
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Marlene Durigan
- Taisa Peres de Oliveira
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
Apesar do crescimento de trabalhos que discutem os aspectos linguísticos e funcionais das línguas de sinais, estes ainda são escassos quando comparados a outras línguas de modalidade oral. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar o emprego dos marcadores discursivos na língua brasileira de sinais (Libras) e as funções que desempenham na interação entre pessoas surdas. O aporte teórico está fundamentado nos estudos da Análise da Conversação, desenvolvidos, principalmente, por Marcuschi (1989; 2003), Preti (2000; 2002; 2003; 2005), Castilho (1989; 1994; 2020), Urbano (1999), Barros (2005), Fraser (1994), Galembeck e Blanco (2001), Koch e Barros (1997), Risso, Silva e Urbano (2015) e Schiffrin (1987). No que concerne à área de Libras, destacamos os trabalhos de Gesser (2009; 2012), Quadros (2013; 2019), Quadros e Karnopp (2004) e Leite (2008), entre outros autores e autoras que desenvolvem renomados estudos nas duas áreas mencionadas. O corpus desta pesquisa é formado por vídeos disponíveis na Internet pelo projeto da Universidade Federal de Santa Catarina denominado Corpus de Libras. Em relação aos procedimentos metodológicos para transcrição dos dados, utilizamos o software ELAN (Eudico Language Annotator) desenvolvido pelo Max Plank Institute, que permite a segmentação e a análise dos vídeos de forma mais detalhada e fornece alguns recursos que colaboram para o processo de transcrição e tradução da língua de sinais. Dessa forma, optamos pela seleção dos vídeos que apresentavam tópicos discursivos livres a fim de analisarmos a conversação em Libras de maneira mais espontânea. Após o exame e a escolha dos vídeos, realizamos a transcrição e a tradução dos excertos para a língua portuguesa. A análise dos dados demonstra que, assim como as línguas orais, a libras também dispõe de marcadores discursivos com funções definidas em um evento comunicativo: atuam na organização, estruturação e articulação do texto, atribuem dinamicidade ao diálogo e contribuem para a construção e gestão do ato conversacional. De acordo com os resultados obtidos por meio da análise dos diálogos em duplas, constituídos por 22 (vinte e dois) vídeos selecionados, indicamos 85 (oitenta e cinco) ocorrências, apontando o momento onde esses elementos linguísticos foram acionados pelos sinalizantes de Libras. Dentre todos os exemplos, observamos maior frequência dos marcadores relacionados à função ideacional, que fazem alusão à organização do texto durante a sinalização, totalizando 60 (sessenta) vezes nesta função e 25 (vinte e cinco) na função interacional. É importante evidenciar que, tal como ocorre nas línguas orais, os interactantes fazem uso destes elementos linguísticos na Libras com base nos objetivos que possuem no ato conversacional, tais como: envolvimento do ouvinte, busca de aprovação discursiva, planejamento verbal, manifestação de opinião, atenuação linguística e movimentação dos tópicos discursivos. O presente estudo contribui, portanto, para os estudos da linguagem no que tange à organização da fala por parte de surdos fluentes em Libras e o uso de marcadores discursivos em diferentes contextos de uso.
Palavras-chave: Marcadores Discursivos, Libras, Pessoas Surdas. |
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(RE)PENSANDO SUBJETIVIDADES MARGINALIZADAS NO E PELO DISCURSO LITERÁRIO DE GEOVANI MARTINS |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
17/03/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
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Orientando(s) |
- ÉLIDA CRISTINA DE CARVALHO CASTILHO
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Banca |
- Angela Derlise Stübe
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Fabiana Pocas Biondo Araujo
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- Paulo Roberto Tonani do Patrocínio
- Silvelena Cosmo Dias
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Resumo |
Esta pesquisa teve por objetivo discutir como a linguagem do texto literário do escritor Marginal Geovani Martins, em seu primeiro livro de contos, O Sol na Cabeça (2018), constrói discursos sobre personagens em cenas cotidianas da favela e como um grupo de alunos-leitores interpretam essas construções discursivas. O texto literário, enquanto construção social (FOUCAULT, 2016a), é capaz de produzir e, sobretudo, reproduzir discursos sobre representações identitárias, que, a depender do sujeito enunciador, pode reafirmar expressões de uma lógica vertical das relações de poder. A partir do pressuposto de que o texto de Geovani Martins, em O Sol na Cabeça, perpassado por discursos da alteridade, possibilita outros modos de significar e ser significado da/na construção identitária dos personagens, em face das marcas históricas de representações, formulamos a hipótese de que o olhar desse discurso de alteridade não é apropriado pelo grupo de alunos-leitores, pelo fato deles interpretarem o texto sobre/dos sujeitos/personagens marginalizados, enquanto não constituído histórico e ideologicamente pelo outro, ou seja; compreendem pela lógica da legibilidade (HAROCHE, 1992). Os objetivos específicos são: i) discutir como são construídas as representações de si – dos jovens personagens e do outro/morador do asfalto; ii) analisar como um grupo de alunos significa, pelo olhar do outro e pelo olhar de si, as representações subjetivas dos personagens da obra e, iii) compreender/interpretar as formações discursivas nos dizeres da obra e nas produções dos alunos, que incidem sobre a constituição identitária de personagens/sujeitos marginalizados e os possíveis efeitos de sentido dessas representações. Como perguntas de pesquisa, perpassamos por: a) Como se vê e é visto, nas produções literárias Marginais contemporâneas, os personagens marginalizados e que discursos atravessam o seu dizer? b) Quais estratégias linguístico-discursivas utilizam, tanto na linguagem da obra quanto nas produções escritas dos alunos, para interpretar como é construída a constituição identitária dos personagens, em face das marcas clássicas de representações? c) De que modo as representações identitárias dos sujeitos/personagens marginalizados, materializadas nas produções escritas dos alunos, desloca sentidos para o processo de subjetivação desses alunos-leitores? O aporte teórico parte da Linguística Aplicada, ancorada na perspectiva dos estudos da crítica discursivo-desconstrutiva (CORACINI, 2003, 2007, 2010), que no e pelos estudos do discurso, na articulação entre o pensamento de Foucault, Derrida e Lacan, fornece subsídios para compreendermos as noções de linguagem, subjetividade e discurso que permitem a sustentação da temática da tese. Construído em dois momentos diferentes mas, que se imbricam, o corpus constitui-se do conjunto de enunciados dos treze contos de Geovani Martins, na obra O Sol na Cabeça e pelas leituras/interpretações escritas desses contos por alunos-leitores, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Mecatrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Avaré. Enquanto resultado, notamos que a construção identitária dos personagens, são assinaladas, na obra, por discursos de alteridade, que (re)conhecem na coletividade das situações narradas/vivenciadas, as singularidades na diferença. Embora, nem todos os alunos-leitores tenham interpretado esses discursos, àqueles que, de certa forma, aproximaram-se deles, demonstram que, ainda, há muito o que se percorrer, mas os passos estão sendo dados. |
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Metodologias aplicadas ao ensino-aprendizagem de língua inglesa para fins específicos em universidades paranaenses |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
11/03/2022 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
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Resumo |
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Luz, câmera, palco, ação: a presença de Plínio Marcos no teatro e no cinema |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
09/12/2021 |
Área |
LITERATURA COMPARADA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Agnaldo Rodrigues da Silva
- Augusto Rodrigues da Silva Junior
- Cristiane Rodrigues de Souza
- João Adalberto Campato Junior
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
Ancorada em Prado (1987), Magaldi (2004, 2008), Pallottini (1989, 2006), Faria (1998) e Enedino (2009), no que se refere à constituição do discurso teatral; nos pressupostos teóricos de Jullier e Marie (2009), Aumont e Marie (2009), Xavier (1983) e Gomes (1987), para a abordagem da linguagem audiovisual do cinema, e em Hutcheon (2011), Corseuil (2019), Gomes (2008) e Guido e Estevinho-Guido (2012) acerca de adaptação cinematográfica, esta pesquisa evidencia sobre o processo de transposição dos textos dramáticos Dois perdidos numa noite suja (1966) e Navalha na carne (1967), de Plínio Marcos, para o cinema brasileiro. Para atingir esse objeto geral, serão listados os seguintes objetivos específicos: 1) contextualizar e descrever os textos dramáticos de Plínio Marcos; 2) contextualizar e descrever os respectivos textos cinematográficos; 3) identificar semelhanças e diferenças entre os textos-fonte e as produções adaptadas. A escolha do tema decorreu do interesse pelas relações interdiscursivas e intersemióticas entre a literatura e outras artes, focalizando as linguagens oral, escrita e audiovisual, mas sem descartar a representacionalidade dramática (mimese) e a instância narrativa épica (diegese). Nesse segmento, esta tese se inscreve na perspectiva da Literatura Comparada, espaço reflexivo e multidisciplinar privilegiado para a tomada de consciência da natureza múltipla (histórica, teórica e cultural) do fenômeno artístico-literário. Defendemos que a transposição de textos dramáticos para o cinema é potencializada pelas condições de produção dessas obras artísticas, gerando representações (ideológica, social e culturalmente) díspares ou até conflitantes. Com efeito, na esteira de pensamento crítico-teórico, destaca-se que a Literatura Comparada é um processo e não um mero produto e, por extensão, cabe ao pesquisador ter em mente que trabalhar com adaptações significa, antes de tudo, “pensá-las como obras inerentemente ‘palimpsestuosas’ [...] assombradas a todo instante pelos textos adaptados” (HUTCHEON, 2011, p.27). A pesquisa assenta-se sobre leituras já existentes, mas mantém, como fio condutor, a abordagem dos próprios textos/filmes, procurando compreendê-los a partir de sua configuração interna e dos parâmetros construtivos adotados. Na seção “A arte como representação: o artista e a recriação da realidade”, estuda-se a história, os conceitos e as reflexões sobre a arte, a literatura, o teatro, o cinema e as adaptações cinematográficas. Também traz à baila a biografia e as obras do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. “Por entre palcos e telas: em cena, Dois perdidos numa noite suja” é a seção em que despontam reflexões acerca de uma leitura da peça Dois perdidos numa noite suja e duas adaptações cinematográficas. Na seção “A contemporaneidade pelo fio de uma navalha”, toma lugar uma análise da peça Navalha na carne e suas transposições para a sétima arte. Verifica-se que as diferenças entre as peças e as respectivas adaptações assentam- se, em especial, nas configurações das personagens e dos espaços em que se movimentam, de que deriva, em geral, a dispersão de temas, e só eventualmente, a manutenção das mazelas sociais, ratificando-se, assim, a indissolúvel relação entre representação artística e sociedade. |
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ESTRATÉGIAS DISCURSIVO- ARGUMENTATIVAS EM TOMADAS DE DEPOIMENTOS NA OPERAÇÃO LAVA JATO: LULA VERSUS OPERADORES DO DIREITO |
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Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
11/11/2021 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
- Isabel Cristina Cordeiro
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Marlene Durigan
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar os procedimentos enunciativos utilizados pelos interlocutores e os efeitos de sentido produzidos em situações específicas de tomadas de depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Operação Lava Jato. Como objetivos específicos, delineamos os seguintes: desvelar e descrever os mecanismos discursivo-argumentativos empregados pelo ex-presidente e pelos operadores do Direito envolvidos na cena enunciativa; identificar regularidades e dispersões na configuração do gênero tomada de depoimento; evidenciar quais características da língua falada estão presentes no gênero discursivo-textual tomada de depoimento e qual seu papel ou função no processo de preservação/manutenção da face, tanto no polo do depoente quanto no dos operadores do Direito envolvidos na interação. Recorremos a uma abordagem textual-interativa da língua falada, alicerçada na Análise da Conversação (AC), em trabalho de interface com a Linguística Forense, além de contribuições de outras áreas do saber. Os depoimentos, em um total de quatro, foram recortados, mediante seleção de enunciados pertinentes aos objetivos da pesquisa, e transcritos segundo convenções da AC estabelecidas por Preti (2002, p. 15-16), resultando em um corpus de análise composto por 23 recortes (R) dos quatro depoimentos, prestados a diferentes interlocutores/operadores do direito e em diferentes fases/datas da Operação. Desse modo, esta tese se organizou em seis seções, das quais a primeira é a Introdução, em que expomos nossa proposta de trabalho. Na segunda seção, situamos os estudos a respeito das tomadas de depoimento no cenário nacional. Na terceira, apresentamos os contextos de produção dos dizeres. Na quarta, discorremos sobre a relação entre Linguagem e Direito, trazendo os princípios da Análise da Conversação e da Linguística Forense, entre outros construtos. Na quinta seção, delineamos os caminhos da pesquisa e realizamos a análise e a discussão dos dados assim como apresentamos um arremate dos fios analíticos. Por fim, na seção seis, trouxemos as respostas às questões problematizadas neste trabalho, destacando que a maioria das estratégias argumentativo-discursivas empregadas pelo ex-presidente na construção dos depoimentos foram: criação de efeitos de credibilidade, uso de preterição, do grau de gravidade, de recursos linguísticos da Retórica, além da autovitimização, autoexaltação e culpabilização do outro, visando à manutenção ou realce de sua face positiva, bem como à mitigação de possíveis efeitos negativos à sua imagem pública de modo a obter duplo sucesso: dentro e fora do tribunal, dado que o contexto virtual se sobrepôs ao contexto imediato (aqui/agora) nas interações analisadas. Assim, reconhecido o papel do contexto das interações na evidenciação de relações de poder (LINDSTROM, 1992), validamos a tese de que o efeito do interlocutor in absentia no contexto das tomadas de depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrepõe-se ao contexto imediato das interações face a face.
Palavras-chave: Análise da Conversação; Linguagem e Direito; interações face a face em contexto forense; Operação Lava Jato.
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