O PAPEL DOS HEDGES EM AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS NO CONTEXTO PÓS-REFORMA LEGISLATIVA |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
29/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Júlia Augusta Oslei de Souza
|
Banca |
- Claudia Cristina Ferreira
- Gustavo Ribeiro Lourenco
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
|
|
OBSESSÃO PELA ESCRITA: NO TEMPO DOS PERSONAGENS RUISKA E VITTÓRIO, DE HILDA HILST |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
29/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Aline Leal Fernandes Barbosa
- Andréa Jamilly Rodrigues Leitão
- Carolina Barbosa Lima e Santos
- Joabson Lima Figueiredo
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Roberto Bezerra de Menezes
- Vivianny Bessao de Assis
|
Resumo |
|
|
Discursos e Imagens: A Representação do Negro nos Livros Didáticos do PNLD 2020 |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
28/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos
|
Banca |
- Elaine de Castro
- Leonardo Antonio Soares
- Marcelo Saparas
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
|
|
Textos Videossinalizados na Internet: Uma Descrição Centrada no Uso da Libras no Meio Eletrônico |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
28/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Cíntia Débora de Moraes Cinti
|
Banca |
- Audrei Gesser
- Elaine de Castro
- Marcelo Saparas
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
|
|
A “OUTRIDADE” NA POESIA SOCIAL E NA METAPOESIA DE FERREIRA GULLAR |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carina Marques Duarte
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- NISMÁRIA ALVES DAVID
- Rodrigo Garcia Barbosa
- Rony Marcio Cardoso Ferreira
- Vivianny Bessao de Assis
|
Resumo |
|
|
Saber, poder e resistência: Beleza negra e a construção identitária de negras(os) racializadas(os) |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amanda Batista Braga
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Cintia Santos Diallo
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
- Icleia Caires Moreira
- Michelle Sousa Mussato
|
Resumo |
|
|
DIÁRIO DE BITITA: UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO FEMINISMO NEGRO |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
25/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Jorlaine Monteiro Girão de Almeida
|
Banca |
- ALAN SILUS DA CRUZ SILVA
- Carina Marques Duarte
- Cristina Maria da Costa Vieira
- GERMANA HENRIQUES PEREIRA
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Rony Marcio Cardoso Ferreira
- Yurgel Pantoja Caldas
|
Resumo |
|
|
O RISO CÉTICO EM ADALGISA NERY E LOURENÇO MUTARELLI |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
22/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MARCOS ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS
|
Banca |
- Andre Rezende Benatti
- Carina Marques Duarte
- João Adalberto Campato Junior
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
|
Resumo |
|
|
RELAÇÕES ENTRE ESCOMBROS EM CONTOS DE ALCIENE RIBEIRO LEITE |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
19/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Andrè Dias
- Andre Rezende Benatti
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Enedir da Silva dos Santos
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
|
Resumo |
Neste estudo, analisamos o horizonte composicional da escritora Alciene Ribeiro Leite por meio do exame de alguns contos de seu primeiro livro, Eu choro do palhaço (Leite, 1978), que inclui as narrativas “Nem Gilda, nem Gildinha”, “Traduzem-se best-sellers”, “Vinte anos de Amélia”, “Natal crucificado”, “Pássaro sem asas” e “Eu Choro do Palhaço”. Além disso, analisamos também contos do livro brazil 2020 (Leite, 2020): “Emparedada” e “Arca de Noé”. Ao examinar os contos alcienianos, encontramos enredos que apresentam personagens em situações degradantes, imersos em solidão, abandono, assédio, censura e violência. Com isso, formulamos a hipótese de que, nessas histórias, possa existir um universo em ruínas. Compreendemos essas ruínas conectadas à tortura, à censura e ao autoritarismo, em contextos marcados pela violência, pela exposição à solidão em esferas pessoais e sociais, e pela anulação do eu em favor dos desejos impostos pela sociedade. Para discutir esse tema, fundamentamo-nos em estudiosos da literatura e filosofia, como Antonio Candido (2000), Benedito Nunes (1995), Mikhail Bakhtin (2003), Silviano Santiago (2002), Sandra Nitrini (2010), Gérard Genette (1972), Leyla Perrone-Moisés, Massaud Moisés (2012), Nádia Battella Gotlib (2006), Cabrera Infante (2001), Theodor Adorno (1951-1970), Edgar Allan Poe (2011), Julio Cortázar (2011), Hannah Arendt (2007-2021), Martin Heidegger (1999), Walter Benjamin (1987) e Michael Löwy (2005). A pesquisa sobre a escritora destaca a relevância da literatura no contexto histórico, analisando contos produzidos em períodos de crise, como a Ditadura Militar e a pandemia da Covid-19, e evidenciando como essas experiências moldam a subjetividade dos autores, reforçando a literatura como crítica às realidades sociais e como forma de resistência.
Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea; Contos; Autoritarismo; Ditadura Militar Brasileira; Estética. |
|
Itinerários de leitura: a construção de um currículo de leitura literária na e para além da sala de aula |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
18/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Andrè Dias
- Eunice Prudenciano de Souza
- Guilherme Magri da Rocha
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Lia Ciomar Macedo de Faria
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Vivianny Bessao de Assis
|
Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo examinar a concepção de literatura contida na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do estado de São Paulo, a fim de discutir as implementações pedagógicas necessárias para que o texto literário seja visto e concebido, nas unidades escolares do estado, como o centro das ações educacionais, por meio da criação de um currículo de leitura literária que apresente a literatura como objetivo educacional. Nesse sentido, esta tese, estruturada na abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, ressalta a carente escolarização apresentada nos documentos oficiais – BNCC e Currículo em Ação – em relação ao texto literário, para destacar a necessidade, em pleno século XXI, de inserir a literatura no centro das ações educacionais, através da elaboração de um itinerário de leitura literária planejado a partir dos conceitos de leitura autônoma, exploração de diversos gêneros e obras literárias (Dalvi, 2013), da continuidade e da progressão das obras selecionadas para a transformação reflexiva e crítica dos estudantes (Candido, 1995), por meio de práticas escolares ativas e dialógicas (Arroyo, 2013). Adaptável a diferentes turmas e necessidades, com referências bibliográficas e sequências de atividades basilares e complementares para as séries que compõem os anos finais do ensino fundamental II, o catálogo literário e os percursos de leitura literária propostos expressam caminhos possíveis para ressignificar as aprendizagens com o texto literário no ambiente educacional. Além disso, instituem ferramentas capazes de desenvolver a afetividade, suscitar percepções e fazer do espaço escolar um território de possibilidades, de desconstrução, de ampliações do humano, da vida e da existência de cada um. Desta forma, reitera que o direito à literatura só será transformador quando a concepção do valor que a literatura exerce no despertar da curiosidade, da criticidade, do conhecimento, dos sentimentos e das sensações de cada indivíduo for assegurada pelas práticas educacionais que priorizem o literário, a literatura pela literatura. |
|
AJU MUNDURUKU GASU JE? - uma análise discursiva de afirmação indígena transcultural |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
07/08/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
|
Coorientador(es) |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
|
Orientando(s) |
- Danielle Gonzaga de Brito
|
Banca |
- Claudete Cameschi de Souza
- Edson Machado de Brito
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- Icleia Caires Moreira
- Marcelo Rocha Barros Goncalves
- Michelle Sousa Mussato
- Ytanajé Coelho Cardoso
|
Resumo |
|
|
Os parâmetros da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Terena de Sinais sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
28/03/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Magno Pinheiro de Almeida
|
Banca |
- Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
- Lindinalva Zagoto Fernandes
- Marcelo Saparas
- Nelson Goettert
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
As línguas visuais-espaciais, como as línguas de sinais, têm historicamente recebido pouca atenção nos estudos linguísticos, especialmente no que diz respeito às suas variedades minoritárias. Apesar dos avanços recentes dos estudos aplicados que mobilizam teorias linguísticas para a análise de línguas sinalizadas, ainda existe uma lacuna significativa no estudo do funcionamento e das variações linguísticas dessas línguas no contexto brasileiro. Essa ausência limita o reconhecimento e a valorização dessa forma de comunicação. Diante desse cenário, a presente tese ampara-se na semiótica social, especificamente na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), para analisar as línguas de sinais em comunidades indígenas, comparando-as com o idioma sinalizado de maior uso no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo principal desta pesquisa é identificar e descrever as variações dos parâmetros linguísticos entre a Libras e a Língua Terena de Sinais, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional de dois grupos linguísticos: surdos urbanos e Terenas surdos aldeados. Sendo os objetivos específicos: (a) descrever comparativamente os padrões linguísticos da Libras e da Língua Terena de Sinais na representação da experiência; (b) analisar aspectos contextuais do grupo minoritário Terena; (c) correlacionar aspectos das variações linguísticas dos parâmetros da Libras pela aplicabilidade da Linguística Sistêmico-Funcional. A base teórica mobiliza conceitos da metafunção ideacional da LSF, enfocando a representação da experiência pelo sistema de transitividade (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), bem como análises da LSF aplicadas a línguas de sinais, como a análise de Rudge (2018) acerca da Língua Britânica de Sinais. Além disso, são utilizados estudos sobre parâmetros de sinalização (ALMEIDA, 2012, 2013, 2014; QUADROS; KARNOPP, 2004; QUADROS; SCHMIEDT, 2006) e sobre grupos indígenas minoritarizados (FUNASA, 2022). A metodologia segue protocolos éticos aprovados por Comitê de Ética e adota uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizados questionários semiestruturados e pesquisas de campo virtuais realizadas nas aldeias Terena e entre os sinalizantes urbanos. A análise dos dados foi estruturada em três etapas principais: análise do registro (contexto de situação), análise da sinalização e análise da metafunção ideacional. Na primeira etapa, descrevem-se os contextos situacionais das entrevistas; na segunda, analisa-se a sinalização com foco nos parâmetros linguísticos da Libras; e, na terceira, identificam-se os padrões e variações na construção da experiência dos entrevistados com base no sistema de transitividade. Os resultados do estudo revelaram que há necessidade de se aprofundar os estudos da LSF entre a Libras e a Língua Terena de Sinais. Em termos de contribuições, espera-se que esta pesquisa promova a visibilidade dos surdos urbanos e dos indígenas surdos Terena, contribuindo para o reconhecimento dessas comunidades e suas linguagens no contexto acadêmico e social.
Palavras-chave: Libras; Língua Terena de Sinais; Linguística Sistêmico-Funcional; Minorias. |
|
BILINGUISMO, MULTILINGUISMO E A REPRESENTAÇÃO DO MIGRANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DE BOA VISTA E PACARAIMA (RR) |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/03/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- PATRICIA SOCORRO DA COSTA CUNHA
|
Banca |
- Cariane do Nascimento Pimentel
- Cristiane Fuzer
- Lindinalva Zagoto Fernandes
- Marcelo Saparas
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
Crises econômicas, políticas e sociais impulsionam a migração e o deslocamento de muitos migrantes e refugiados em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida em países diferentes de suas origens. No contexto brasileiro, um grande fluxo de migrantes venezuelanos tem sido registrado nas cidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima) nos últimos anos. Dentre tais indivíduos, crianças migrantes e refugiadas, frequentemente carecem de proteção adequada, acesso à educação e representação jurídica, devido a diversos motivos, entre os quais, enfocam-se ambiguidades na hermenêutica jurídica causadas pela linguagem nas leis de migração. Destarte, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão do amparo legal ao migrante – especialmente no que diz respeito ao acesso à educação, que é um princípio fundamental e constitucional no Brasil, e materializado na linguagem da legislação nacional, em todos os seus níveis. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar traços de bilinguismo, multilinguismo e a representação ideológica do migrante no discurso presente na legislação brasileira, com ênfase na orientação educacional e foco nas realidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima). Para compreender o texto inserido em seu contexto de uso, recorre-se à perspectiva Sistêmico-Funcional da linguagem (Halliday, 1994; Halliday; Mathiessen, 2014), que considera tanto o contexto cultural e ideológico quanto o contexto situacional como essenciais para a compreensão da linguagem. Além da Linguística Sistêmico-Funcional, para a análise da representação ideológica do migrante no arcabouço legal, utiliza-se da Teoria (sistema) da Avaliatividade (Martin, 2000), que trata da semântica da avaliação. Por fim, são considerados diversos estudos no escopo da Linguística Forense, uma vez que os fenômenos linguísticos influenciam e moldam as dinâmicas sociais, englobando o ordenamento jurídico, que estão ligadas ao conceito de norma do comportamento humano, à lei ética, moral ou humana. Metodologicamente, esta pesquisa é documental e exploratória, com o objetivo de selecionar as variáveis capazes de influenciar o estudo e adota uma abordagem crítica e diacrônica, de caráter indutivo e descritivo, para responder às perguntas norteadoras: como o arcabouço legal brasileiro considera o migrante, o bilinguismo e o multilinguismo em sua linguagem? e de que forma as escolhas léxico-gramaticais deste arcabouço jurídico afeta a representação ideológica do migrante nesse contexto, com ênfase na orientação educacional e foco nas realidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima)? Os resultados indicam que a Constituição Federal de 1988 oferece respaldo para que as leis infraconstitucionais, como a Lei de Migração (Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017), contemplem mecanismos interpretativos que garantam ao migrante o direito à diversidade linguística, à identidade cultural, e corroborem a superação da imagem estigmatizada do migrante prevalente no ordenamento jurídico brasileiro desde a vigência do Estatuto do Estrangeiro. Contudo, ainda são escassos os subsídios legais no campo da orientação educacional que abordem de forma eficaz o bilinguismo e o multilinguismo como políticas de inclusão linguística voltadas para os migrantes. Logo, essa ausência de políticas públicas claras e específicas para esse contexto de diversidade linguística e cultural dificulta, assim, a plena integração dos migrantes no sistema educacional. |
|
As unidades menores que a palavra em dicionários escolares de língua portuguesa: um estudo metalexicográfico |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
06/03/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Beatriz Aparecida Alencar
- Bruno Oliveira Maroneze
- Claudia Zavaglia
- Elizabete Aparecida Marques
- Ieda Maria Alves
- Odair Luiz Nadin da Silva
- Renato Rodrigues Pereira
|
Resumo |
O dicionário escolar é um importante material didático complementar porque proporciona, por meio do léxico da língua, além de registros linguísticos, dados culturais de uma sociedade, em cada período histórico, e, em conformidade com os objetivos da obra e as necessidades dos consulentes. O tratamento lexicográfico dado às “unidades menores que a palavra” (UMP) (Biderman, 2002; 2003; 2004) – elementos de composição, prefixos, sufixos – em dicionários de língua portuguesa, no entanto, nem sempre é homogêneo e didático. Por isso, justifica-se o desenvolvimento de uma pesquisa voltada para descrever e analisar alguns aspectos relevantes do registro lexicográfico para o aprendizado da língua materna em dicionários escolares, no caso deste estudo, as UMP. Outra possível justificativa é que, apesar dos muitos trabalhos voltados para a descrição crítica das obras lexicográficas no Brasil nos últimos anos, ainda há necessidade que se dê importância à prática metalexicográfica, a fim de que haja avanços na produção de melhores dicionários, ou ao aprimoramento dos existentes, especialmente aqueles voltados ao uso escolar. Para esta pesquisa, foram selecionadas as cinco obras direcionadas às séries finais do Ensino Fundamental (Bechara, 2011a; Ferreira, 2011; Geiger, 2011a; Ramos, 2011; Saraiva, 2010) e as quatro ao Ensino Médio (Bechara, 2011b; Borba, 2011; Geiger, 2011b; Houaiss, 2011), enviadas para as escolas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2012), como forma de identificar potencialidades e fragilidades relacionadas às necessidades do público-alvo dessas obras. Objetivou-se, para tanto, examinar como se dá o tratamento dessas unidades em dicionários escolares de tipos 3 e 4, com vistas a verificar se os registros das UMP são coerentes com os princípios da Lexicografia Pedagógica (LEXPED) e com as necessidades dos estudantes dessa etapa do ensino, como a linguagem acessível e se contemplam os conteúdos prescritos pelos documentos oficiais. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar se há orientações sobre o tratamento lexicográfico referentes às UMP na front matter e se elas são apresentadas de forma didática para que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura das obras analisadas; ii) analisar como são os registros das UMP nos elementos constituintes da macroestrutura: a entrada com sua microestrutura, a middle matter e a medioestrutura; iii) examinar se na back matter há algum tipo de registro sobre as UMP que possam servir de apoio ao consulente; iv) identificar aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares tipos 3 e 4; v) elaborar parâmetros para as informações dadas ao consulente na front matter, bem como de registro de verbetes, tanto em relação à entrada como a sua microestrutura que sirvam de aprimoramento para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentar propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Além disso, foram elaboradas algumas perguntas norteadoras: 1) Por que nos dicionários escolares devem ser registradas UMP e que benefício podem trazer para o consulente, sobretudo quanto ao desenvolvimento de sua competência linguística, se feito de maneira didática?; 2) Como são disponibilizados os registros das UMP tanto nos dicionários escolares, quanto nos gerais?; 3) Há diferença no tratamento dado pelos impressos e pelos on-line?; 4) Existem explicações acerca de UMP, na front matter dos escolares? São didáticas, condizentes com o nível escolar dos consulentes?; 5) As UMP estão inseridas na macroestrutura de todas as obras analisadas?; 6) As definições das UMP são registradas de forma didática? Se não, como poderiam ser registradas?; 7) Como se dá a exemplificação, bem como demais explicações das UMP? São suficientes e/ou adequadas? Se não, como podem ser aprimoradas? Para cumprir com os objetivos estipulados, foram adotados os subsequentes procedimentos metodológicos: i) na front matter, averiguação se as explicações sobre o tratamento lexicográfico dado às UMP são didáticas com o fim de que os consulentes consigam compreender, além da forma, como são registradas na macroestrutura; ii) quanto à macroestrutura, exame de como as UMP constam em cada dicionário, assim como os tipos de explicações disponíveis tanto na microestrutura, como na middle matter ou na medioestrutura; iii) verificação se, na back matter, há menção às UMP; iv) identificação de aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares dos tipos 3 e 4; v) elaboração de parâmetros para as explicações da front matter e de verbete com UMP e que sejam adequados para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentação de propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Como pressupostos teóricos e metodológicos, orientou-se por epistemologias da Lexicografia e da LEXPED, em especial nas contribuições de Funtes Morán (1997), Biderman (1998; 2002; 2003; 2004), Hartmann (2001), Prado Aragonés (2005), Molina García (2006), Rodrigues-Pereira (2020) entre outros. Como conclusão, constata-se que, apesar dos aspectos positivos, há algumas fragilidades nas obras lexicográficas que fazem parte do corpus da pesquisa, as quais poderiam ser sanadas para que fiquem realmente didáticas no que concerne ao tratamento dado às UMP, a fim de que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura. Por esse motivo, foram elaborados parâmetros e propostas de explicações na front matter e de verbetes com o intuito de oferecer contribuições de aprimoramento aos dicionários escolares de tipos 3 e 4. |
|
PROPOSTAS DE LEITURAS LITERÁRIAS (FEMININA, INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E LGBTQIA+) PARA A SALA DE AULA |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
27/02/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Edilva Bandeira Sousa Antunes
|
Banca |
- Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
- Guilherme Magri da Rocha
- João Adalberto Campato Junior
- Luís Carlos Alves de Melo
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
Este trabalho se propôs a desenvolver roteiros de atividades de leituras literárias para serem aplicadas em sala de aula para turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As atividades abrangem leituras de variados textos literários de diferentes gêneros (contos, romances, relatos e poemas), sempre numa perspectiva intertextual, que considera o texto literário como objeto estético plurissignificativo, carregado das dimensões de linguagem, estruturas específicas de forma, conteúdo, contexto histórico e de produção. As leituras serão articuladas em atividades didáticas de leitura, que abordam diferentes situações práticas de leituras, tais como: oral, coletiva, individual, silenciosa e compartilhada. Sempre partindo dos textos literários de variados autores e autoras adequados para as turmas de 9º ano e 1ª série do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi produzir material didático de atividades literárias que contribua para o enriquecimento das atividades que envolvem literatura em sala de aula. O aporte teórico teve como base metodológica a estrutura de leituras literárias propostas no Currículo Paulista e na BNCC, o modelo interacional que considera a leitura literária como resultado de uma integração profunda entre o texto e o leitor, o método recepcional, sistematizado pelas pesquisadoras e autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar na obra “Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas” (1993) e letramento literário, método proposto por Rildo Cosson na obra “Letramento Literário: teoria e prática” (2014). Neste trabalho consta dezesseis atividades de leituras literárias, sendo quatro de cada uma das vertentes literárias propostas (feminina, indígena, afro-brasileira e LGBTQIA+), cada uma estudada e analisada por suas próprias características e no entanto, inseridas na perspectiva de textos da literatura brasileira. O resultado esperado é a ampliação do repertório de leituras literárias dos estudantes e desenvolvimento das competências leitora e escritora.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Literaturas; Resistência; Reexistência |
|
As preposições no par de línguas português/espanhol: proposta de verbete bilíngue contrativo |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
25/10/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- CAROLINE EMANUELE DE OLIVEIRA BORSALLI
|
Banca |
- Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Elizabete Aparecida Marques
- Odair Luiz Nadin da Silva
- Regiani Aparecida Santos Zacarias
- Renato Rodrigues Pereira
|
Resumo |
Nesta pesquisa, apresentamos uma proposta de verbete de preposição bilíngue contrastivo no par de línguas português/espanhol. Justifica-se a necessidade desta pesquisa pela ausência de materiais desse tipo tanto na língua portuguesa quanto na espanhola, visto que os dicionários especiais de preposições partem da regência verbal ou nominal e não da preposição como palavra-entrada. Considerando as informações que podem ser registradas em todas as partes que compõem a hiperestrutura de um dicionário, orientamos nossa análise pelas seguintes questões norteadoras: i) como as preposições são registradas nos repertórios lexicográficos escolhidos para serem analisados? ii) há coerência entre as informações da front matter e os registros na word list (macroestrutura) das obras? iii) no caso dos dicionários bilíngues, além da equivalência, há exemplos de uso, registros na middle matter ou mesmo informações contrastivas em ambos os idiomas? A partir dos questionamentos apontados, a seguinte hipótese foi levantada: os dicionários bilíngues português/espanhol e espanhol/português, assim como os de preposições não contemplam informações contrastivas sobre os usos das preposições nesse par de língua. Assim, estabelecemos como objetivo geral elaborar um protótipo de verbete de preposição bilíngue contrastivo, tomando a preposição como palavra-entrada e tendo como público-alvo brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira (ELE), nos níveis básico e intermediário; e como objetivos específicos: i) discorrer sobre o desenvolvimento da competência comunicativa, com foco na competência léxico-gramatical; ii) apresentar os princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue e da Lexicografia Bilíngue Contrastiva que alicerçam nossa proposta lexicográfica; iii) verificar como ocorre o tratamento das preposições em dicionários bilíngues espanhol/português e português/espanhol, dicionários monolíngues pedagógicos e gerais das línguas espanhola e portuguesa, bem como dicionários especiais de preposição da língua espanhola com o propósito de evidenciar potencialidades e fragilidades relacionadas ao registro lexicográfico dessas unidades da língua; iv) buscar, por meio da análise do tratamento lexicográfico de preposições nos dicionários bilíngues, monolíngues e de preposição, modelos que possam servir de orientação no processo de elaboração do protótipo de verbete almejado nesta tese. A pesquisa foi conduzida com base nos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue, da Lexicografia Bilíngue Contrastiva, assim como nos referentes à Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Para responder os questionamentos levantados e cumprir com os objetivos apresentados, analisamos sete dicionários bilíngues nas duas direções, espanhol/português e português/espanhol, quatro monolíngues pedagógicos, quatro monolíngues gerais e dois de preposição apenas da língua espanhola. À luz do estudo desenvolvido, apontamos que grande parte das obras analisadas não contemplam informações sobre as preposições na front matter ou back matter, apenas em na word list e que vários dos verbetes analisados propõem apenas a equivalência da preposição, sem exemplos de uso ou informações contrastivas. Além disso, verificamos que os dicionários de preposição partem do verbo, do substantivo, do adjetivo ou do advérbio como palavra-entrada. Diante do averiguado, aspiramos que o resultado desta pesquisa possa somar às pesquisas metalexicográficas que tem sido realizadas em diferentes contextos acadêmicos e, consequentemente, sirva como base para a elaboração e/ou reorganização de repertórios lexicográficos destinados a aprendizes de espanhol como língua estrangeira.
Palavras-chave: Verbete de Preposição Bilíngue Contrastivo; Lexicografia Pedagógica; Lexicografia Bilíngue Contrastiva; Competência Léxico-Gramatical.
|
|
O SISTEMA POÉTICO PRIMITIVISTA DE MANOEL DE BARROS |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Kelcilene Gracia Rodrigues
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Maria Adelia Menegazzo
- NISMÁRIA ALVES DAVID
- Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
|
Resumo |
A obra de Manoel de Barros ocupa um lugar singular na literatura brasileira contemporânea, oferecendo uma excursão poética ao Pantanal. Esta tese explora o Sistema Poético Primitivista de Barros, um conjunto de princípios e práticas poéticas que estruturam sua obra. Utilizando o Livro de pré-coisas como objeto de estudo, observa-se a interdependência entre tempo, espaço e personagens, bem como uma simbiose entre memória e imaginação. Com base na filosofia de Giambattista Vico, que vê a poesia como uma forma primitiva de linguagem, analisa-se como Barros emprega esses elementos para recriar um mundo natural mítico e atemporal. No primeiro capítulo, define-se o primitivismo na obra de Barros, abordando sua relação com a natureza. No segundo capítulo, desenvolve-se o conceito de Sistema Poético Primitivista, fundamentado nas ideias de Vico. No terceiro capítulo, foca-se no Livro de pré-coisas e na figura de Bernardo da Mata, o alter ego do poeta, o qual sintetiza a unidade entre homem e natureza. Conclui-se que a poesia de Barros, permeada por suas experiências de vida, atua como uma forma de autoficção, celebrando a linguagem, a memória e a imaginação, e propondo uma nova maneira de habitar e interagir com o mundo.
Palavras-chave: Manoel de Barros; Sistema Poético Primitivista; Livro de pré-coisas. |
|
Música em Mato Grosso do Sul: territórios, povos e narrativas nas canções de Paulo Simões e parceiros (1960 – 1990) |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
|
Coorientador(es) |
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Claudete Cameschi de Souza
- Clemilton Pereira dos Santos
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- Icleia Caires Moreira
- Kelcilene Gracia Rodrigues
- Maria Adelia Menegazzo
- Silvane Aparecida de Freitas
- Souzana Mizan
|
Resumo |
O objetivo geral desta tese é observar, identificar e problematizar os territórios, os povos, as narrativas e as culturas em/de Mato Grosso do Sul; e os objetivos específicos são refletir sobre os processos identificatórios sul-mato-grossenses a partir das músicas; registrar as formações discursivas e as regularidades presentes nas canções; e debater a história, memória e povos em/de Mato Grosso do Sul. Parto da hipótese que durante as décadas de 1960 a 1990, Paulo Simões e parceiros, motivados e inquietados pela divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, compuseram canções que possibilitam a construção cultural sul-mato-grossense. As questões que guiam meu gesto analítico se dividem entre se a construção cultural estaria situada no momento histórico-social da divisão do Mato Grosso Uno e se as músicas compostas nestas décadas são direcionadas a um público específico. Para alcançar os objetivos, questionar a hipótese e discutir as questões de pesquisa, vinculo-me à Análise do Discurso de linha francesa, assim como aos estudos da Geografia, Antropologia, História e Música, tendo a arqueogenealogia foucaultiana como norte para realizar os procedimentos teórico-metodológicos. Divido a tese em três partes, sendo que na Parte I apresento as condições de produção e os caminhos da cultura; na Parte II alinhavo os conceitos e os procedimentos metodológicos; por fim, na parte III procedo meu gesto analítico. A partir das escavações e das desestabilizações, identifiquei que as canções analisadas cantam os territórios, os povos, as narrativas e as culturas das mesorregiões dos Pantanais, Sudoeste e Centro Norte. Ainda que se ouça “cultura sul-mato-grossense”, observo que há vários processos identificatórios que constituem esta definição.
Palavras-chave: Discurso; Materialidade linguística; Processos identificatórios; Construção cultural. |
|
CERTIDÕES DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO: UM PERCURSO COM BASE EM CORPUS COMPARÁVEL PARA A EXTRAÇÃO DE FRASEOLOGIAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
30/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Eduardo Francisco Ferreira
|
Banca |
- Claudia Cristina Ferreira
- ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
|
Resumo |
RESUMO
O trabalho tradutório não é tão simples como acessar o vocabulário do texto fonte e substituí-lo por aquele a ser apresentado no texto de chegada. Além dessa visão ingênua, existem outros elementos que devem ser levados em conta ao deslocarmos elementos comunicativos de uma língua para outra. Nesse viés, o tradutor, além de avançado conhecimento linguístico, precisa estar equipado com outros fatores envolvidos nesse processo para que o texto traduzido se encaixe adequadamente na língua de chegada, e lá consiga obter o mesmo benefício de que dispunha na língua de partida. Com o desenvolvimento tecnológico, o avanço das pesquisas, muitas interfaces são criadas, desvendando novas searas para estudos e, com isso, gerando a necessidade de produtos terminológicos que possam atender o tradutor ao se deparar com textos especializados. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar um percurso, com base em corpus comparável, para a compilação de um glossário a partir do texto contido em certidões e traduções juramentadas de certidões de nascimento, casamento e óbito brasileiras e americanas, realizadas por tradutores juramentados brasileiros. O arcabouço teórico está fundamentado nos postulados da Terminologia, associados aos da Linguística de Corpus e aos dos Estudos da Tradução. Nossos resultados mostram a existência de um caminho que pode ser desenhado na interface entre a Terminologia, Estudos da Tradução, mais especificamente a tradução técnica, e Linguística de Corpus, áreas de estudo ainda jovens, mas que, ao compartilhar elementos e objetivos, podem chegar a um produto que satisfaça o consulente na tarefa de superar desafios tradutórios. As análises foram realizadas em direção ao desenho do verbete considerado ideal para atender o tradutor na tarefa de localizar termos e fraseologias de certidões na cultura de chegada.
Palavras-chave: Certidões. Tradução. Corpus comparável. Fraseologia. |
|
Entre o efêmero e o perene: constituição, circulação e relações imagéticos-discursivas d(n)as tiras de Armandinho |
|
Curso |
Doutorado em Letras |
Tipo |
Tese |
Data |
29/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Claudete Cameschi de Souza
- Daniel Abrão
- Fabricio Tetsuya Parreira Ono
- Icleia Caires Moreira
- Ilka de Oliveira Mota
- Nataniel dos Santos Gomes
- Silvane Aparecida de Freitas
|
Resumo |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as tiras de Armandinho, de Alexandre Beck, cujo personagem tornou-se de grande expressividade nas redes sociais. O objetivo geral, é problematizar, pelo viés imagético-discursivo, a representação político-racial-pandêmica e os efeitos de sentido propostos pelas tiras de Armandinho no processo interacional ocorrido em sua fanpage homônima na rede social facebook. Especificamente, interessa a esta pesquisa: a) rastrear o processo constitutivo do texto verbo-visual por meio das condições de produção das tiras de Armandinho, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso de orientação francesa, doravante ADF, em interface com os Estudos dos Quadrinhos; b) investigar as representações e os efeitos de sentido imagéticos-discursivos; c) aproximar as tiras de Armandinho às noções de crônica imagético-discursiva e ironia pelo viés discursivo-desconstrutivista e d) verificar as acepções de efêmero e perene nos recortes discursivos do gesto analítico. Assim, a hipótese foi de que as tiras de Armandinho, por meio de uma linguagem (nada) leve e (tampouco) objetiva, tratam de temas polêmicos e complexos e introduzem o dissenso político e social, de forma efêmera e perene, com/pelo humor e de maneira irônica, aproximando as tiras à crônica imagético-discursiva. Formulo, pois, três questões de pesquisa: 1) Sobre o olhar imagético-discursivo, a constituição das tiras de Armandinho mobiliza que tipos de representação política e social e quais efeitos de sentido? 2) Como o processo constitutivo do texto verbo-visual aproxima as tiras às noções de crônica discursivo-imagética e de ironia pelo viés da teoria discursivo-desconstrutivista? 3) De que maneira as acepções de efêmero e perene perpassam os recortes presentes no gesto analítico? Para tanto, na fundamentação teórica (trans)disciplinar empreendida aqui, destacam-se a ADF (Pêcheux, 1997, 1997a, 1999, 2008), (Pêcheux e Fuchs, 1997), (Foucault, 1979, 1985, 1996, 1999, 2008), (Orlandi, 2001, 2002, 2009, 2012, 2014), a perspectiva discursiva-desconstrutivista (Coracini, 2007, 2010) e (Derrida, 2001, 2001a), as noções imagético-discursivas pelos estudos dos quadrinhos (Cirne, 2000), (Chinen, 2011), (Postema, 2018) e (Vergueiro, 2012), especificamente, as tiras (Ramos, 2010, 2017) e linguagem e semiótica (Cagnin, 1975, 2014). A metodologia encontra eco no pensamento de Foucault (1979, 1999, 2008) por meio da arqueogenealogia que me permite escavar a materialidade linguística e imagético-discursiva em busca da produção de sentidos outros. As tiras de Armandinho constituem este escrito desde o sumário, uma vez que o corpora desta pesquisa é composto de 181 tiras, publicadas entre março e setembro de 2020. Entretanto, para o gesto analítico-interpretativo elenco dois eixos, em dois recortes: R1M1 – Pandêmico; R1M2 – Político-Racial e R2 – Político-Pandêmico, em grupos de duas, três e seis tiras, respectivamente, publicadas entre março e setembro de 2020, dentro do arquivo Pandemia da COVID-19, os quais constituem o corpus de análise. Como há um volume de tiras, elas foram constituindo a tese e foram organizadas em grupos e por cores: tiras remissivas (amarelas), tiras interativas (rosa), sequência (verde) e recorte (azul). Logo, a tese é dividida em três partes. Na primeira parte, apresento no Capítulo 01 o lugar das tiras nos estudos dos quadrinhos e as condições de produção da constituição das tiras de Armandinho; já no Capítulo 02 caracterizo a personagem Armandinho e seu autor Alexandre Beck. Na segunda parte, recorro ao Capítulo 03 e trago a fundamentação teórica com base na ADF a fim de promover gestos de leituras e mobilizar efeitos de sentido. No outro Capítulo dessa parte, o quarto, suscito os pressupostos teóricos encontrados no arcabouço escolhido, além dos fios (trans)disciplinares. Mobilizo, ainda, o percurso metodológico a partir da arqueogenealogia foucaultiana. Na terceira parte, quinto capítulo, trago o percurso analítico em que os recortes analisados possibilitaram ver uma criança atravessada por discursos outros a fim de reconhecer, apontar, refletir e/ou denunciar os problemas político-pandêmico-raciais e apontam para um discurso midiático que funciona como uma reação, ora perene, ora efêmera, ao contexto sócio-histórico-político-cultural-ideológico vigentes à época em que são produzidas e publicadas as tiras. Além disso, em virtude dessa reação, aproximam-se da crônica imagético-discursiva e tendo humor como elemento disjuntor também aproximam-se da ironia pela perspectiva discursiva-desconstrutivista.
Palavras-chave: Discurso, Linguagem verbo-visual, Tiras, Representação |
|