Doutorado em Letras

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TRABALHO Ações
Os parâmetros da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Terena de Sinais sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional
Curso Doutorado em Letras
Tipo Tese
Data 28/03/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Magno Pinheiro de Almeida
    Banca
    • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
    • Lindinalva Zagoto Fernandes
    • Marcelo Saparas
    • Nelson Goettert
    • Sheyla Cristina Araujo Matoso
    • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
    • Vanessa Hagemeyer Burgo
    Resumo As línguas visuais-espaciais, como as línguas de sinais, têm historicamente recebido pouca atenção nos estudos linguísticos, especialmente no que diz respeito às suas variedades minoritárias. Apesar dos avanços recentes dos estudos aplicados que mobilizam teorias linguísticas para a análise de línguas sinalizadas, ainda existe uma lacuna significativa no estudo do funcionamento e das variações linguísticas dessas línguas no contexto brasileiro. Essa ausência limita o reconhecimento e a valorização dessa forma de comunicação. Diante desse cenário, a presente tese ampara-se na semiótica social, especificamente na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), para analisar as línguas de sinais em comunidades indígenas, comparando-as com o idioma sinalizado de maior uso no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo principal desta pesquisa é identificar e descrever as variações dos parâmetros linguísticos entre a Libras e a Língua Terena de Sinais, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional de dois grupos linguísticos: surdos urbanos e Terenas surdos aldeados. Sendo os objetivos específicos: (a) descrever comparativamente os padrões linguísticos da Libras e da Língua Terena de Sinais na representação da experiência; (b) analisar aspectos contextuais do grupo minoritário Terena; (c) correlacionar aspectos das variações linguísticas dos parâmetros da Libras pela aplicabilidade da Linguística Sistêmico-Funcional. A base teórica mobiliza conceitos da metafunção ideacional da LSF, enfocando a representação da experiência pelo sistema de transitividade (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), bem como análises da LSF aplicadas a línguas de sinais, como a análise de Rudge (2018) acerca da Língua Britânica de Sinais. Além disso, são utilizados estudos sobre parâmetros de sinalização (ALMEIDA, 2012, 2013, 2014; QUADROS; KARNOPP, 2004; QUADROS; SCHMIEDT, 2006) e sobre grupos indígenas minoritarizados (FUNASA, 2022). A metodologia segue protocolos éticos aprovados por Comitê de Ética e adota uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizados questionários semiestruturados e pesquisas de campo virtuais realizadas nas aldeias Terena e entre os sinalizantes urbanos. A análise dos dados foi estruturada em três etapas principais: análise do registro (contexto de situação), análise da sinalização e análise da metafunção ideacional. Na primeira etapa, descrevem-se os contextos situacionais das entrevistas; na segunda, analisa-se a sinalização com foco nos parâmetros linguísticos da Libras; e, na terceira, identificam-se os padrões e variações na construção da experiência dos entrevistados com base no sistema de transitividade. Os resultados do estudo revelaram que há necessidade de se aprofundar os estudos da LSF entre a Libras e a Língua Terena de Sinais. Em termos de contribuições, espera-se que esta pesquisa promova a visibilidade dos surdos urbanos e dos indígenas surdos Terena, contribuindo para o reconhecimento dessas comunidades e suas linguagens no contexto acadêmico e social.

    Palavras-chave: Libras; Língua Terena de Sinais; Linguística Sistêmico-Funcional; Minorias.
    BILINGUISMO, MULTILINGUISMO E A REPRESENTAÇÃO DO MIGRANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO DE BOA VISTA E PACARAIMA (RR)
    Curso Doutorado em Letras
    Tipo Tese
    Data 27/03/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • PATRICIA SOCORRO DA COSTA CUNHA
      Banca
      • Cariane do Nascimento Pimentel
      • Cristiane Fuzer
      • Lindinalva Zagoto Fernandes
      • Marcelo Saparas
      • Sheyla Cristina Araujo Matoso
      • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
      • Vanessa Hagemeyer Burgo
      Resumo
      As unidades menores que a palavra em dicionários escolares de língua portuguesa: um estudo metalexicográfico
      Curso Doutorado em Letras
      Tipo Tese
      Data 06/03/2025
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Renato Rodrigues Pereira
      Coorientador(es)
      • Aparecida Negri Isquerdo
      Orientando(s)
      • Raquel Di Fabio
      Banca
      • Beatriz Aparecida Alencar
      • Bruno Oliveira Maroneze
      • Claudia Zavaglia
      • Elizabete Aparecida Marques
      • Ieda Maria Alves
      • Odair Luiz Nadin da Silva
      • Renato Rodrigues Pereira
      Resumo O dicionário escolar é um importante material didático complementar porque proporciona, por meio do léxico da língua, além de registros linguísticos, dados culturais de uma sociedade, em cada período histórico, e, em conformidade com os objetivos da obra e as necessidades dos consulentes. O tratamento lexicográfico dado às “unidades menores que a palavra” (UMP) (Biderman, 2002; 2003; 2004) – elementos de composição, prefixos, sufixos – em dicionários de língua portuguesa, no entanto, nem sempre é homogêneo e didático. Por isso, justifica-se o desenvolvimento de uma pesquisa voltada para descrever e analisar alguns aspectos relevantes do registro lexicográfico para o aprendizado da língua materna em dicionários escolares, no caso deste estudo, as UMP. Outra possível justificativa é que, apesar dos muitos trabalhos voltados para a descrição crítica das obras lexicográficas no Brasil nos últimos anos, ainda há necessidade que se dê importância à prática metalexicográfica, a fim de que haja avanços na produção de melhores dicionários, ou ao aprimoramento dos existentes, especialmente aqueles voltados ao uso escolar. Para esta pesquisa, foram selecionadas as cinco obras direcionadas às séries finais do Ensino Fundamental (Bechara, 2011a; Ferreira, 2011; Geiger, 2011a; Ramos, 2011; Saraiva, 2010) e as quatro ao Ensino Médio (Bechara, 2011b; Borba, 2011; Geiger, 2011b; Houaiss, 2011), enviadas para as escolas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2012), como forma de identificar potencialidades e fragilidades relacionadas às necessidades do público-alvo dessas obras. Objetivou-se, para tanto, examinar como se dá o tratamento dessas unidades em dicionários escolares de tipos 3 e 4, com vistas a verificar se os registros das UMP são coerentes com os princípios da Lexicografia Pedagógica (LEXPED) e com as necessidades dos estudantes dessa etapa do ensino, como a linguagem acessível e se contemplam os conteúdos prescritos pelos documentos oficiais. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar se há orientações sobre o tratamento lexicográfico referentes às UMP na front matter e se elas são apresentadas de forma didática para que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura das obras analisadas; ii) analisar como são os registros das UMP nos elementos constituintes da macroestrutura: a entrada com sua microestrutura, a middle matter e a medioestrutura; iii) examinar se na back matter há algum tipo de registro sobre as UMP que possam servir de apoio ao consulente; iv) identificar aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares tipos 3 e 4; v) elaborar parâmetros para as informações dadas ao consulente na front matter, bem como de registro de verbetes, tanto em relação à entrada como a sua microestrutura que sirvam de aprimoramento para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentar propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Além disso, foram elaboradas algumas perguntas norteadoras: 1) Por que nos dicionários escolares devem ser registradas UMP e que benefício podem trazer para o consulente, sobretudo quanto ao desenvolvimento de sua competência linguística, se feito de maneira didática?; 2) Como são disponibilizados os registros das UMP tanto nos dicionários escolares, quanto nos gerais?; 3) Há diferença no tratamento dado pelos impressos e pelos on-line?; 4) Existem explicações acerca de UMP, na front matter dos escolares? São didáticas, condizentes com o nível escolar dos consulentes?; 5) As UMP estão inseridas na macroestrutura de todas as obras analisadas?; 6) As definições das UMP são registradas de forma didática? Se não, como poderiam ser registradas?; 7) Como se dá a exemplificação, bem como demais explicações das UMP? São suficientes e/ou adequadas? Se não, como podem ser aprimoradas? Para cumprir com os objetivos estipulados, foram adotados os subsequentes procedimentos metodológicos: i) na front matter, averiguação se as explicações sobre o tratamento lexicográfico dado às UMP são didáticas com o fim de que os consulentes consigam compreender, além da forma, como são registradas na macroestrutura; ii) quanto à macroestrutura, exame de como as UMP constam em cada dicionário, assim como os tipos de explicações disponíveis tanto na microestrutura, como na middle matter ou na medioestrutura; iii) verificação se, na back matter, há menção às UMP; iv) identificação de aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares dos tipos 3 e 4; v) elaboração de parâmetros para as explicações da front matter e de verbete com UMP e que sejam adequados para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentação de propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Como pressupostos teóricos e metodológicos, orientou-se por epistemologias da Lexicografia e da LEXPED, em especial nas contribuições de Funtes Morán (1997), Biderman (1998; 2002; 2003; 2004), Hartmann (2001), Prado Aragonés (2005), Molina García (2006), Rodrigues-Pereira (2020) entre outros. Como conclusão, constata-se que, apesar dos aspectos positivos, há algumas fragilidades nas obras lexicográficas que fazem parte do corpus da pesquisa, as quais poderiam ser sanadas para que fiquem realmente didáticas no que concerne ao tratamento dado às UMP, a fim de que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura. Por esse motivo, foram elaborados parâmetros e propostas de explicações na front matter e de verbetes com o intuito de oferecer contribuições de aprimoramento aos dicionários escolares de tipos 3 e 4.
      PROPOSTAS DE LEITURAS LITERÁRIAS (FEMININA, INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E LGBTQIA+) PARA A SALA DE AULA
      Curso Doutorado em Letras
      Tipo Tese
      Data 27/02/2025
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Ricardo Magalhaes Bulhoes
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Edilva Bandeira Sousa
        Banca
        • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
        • Guilherme Magri da Rocha
        • João Adalberto Campato Junior
        • Luís Carlos Alves de Melo
        • Ricardo Magalhaes Bulhoes
        • Sheyla Cristina Araujo Matoso
        • Vanessa Hagemeyer Burgo
        Resumo Este trabalho se propôs a desenvolver roteiros de atividades de leituras literárias para serem aplicadas em sala de aula para turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As atividades abrangem leituras de variados textos literários de diferentes gêneros (contos, romances, relatos e poemas), sempre numa perspectiva intertextual, que considera o texto literário como objeto estético plurissignificativo, carregado das dimensões de linguagem, estruturas específicas de forma, conteúdo, contexto histórico e de produção. As leituras serão articuladas em atividades didáticas de leitura, que abordam diferentes situações práticas de leituras, tais como: oral, coletiva, individual, silenciosa e compartilhada. Sempre partindo dos textos literários de variados autores e autoras adequados para as turmas de 9º ano e 1ª série do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi produzir material didático de atividades literárias que contribua para o enriquecimento das atividades que envolvem literatura em sala de aula. O aporte teórico teve como base metodológica a estrutura de leituras literárias propostas no Currículo Paulista e na BNCC, o modelo interacional que considera a leitura literária como resultado de uma integração profunda entre o texto e o leitor, o método recepcional, sistematizado pelas pesquisadoras e autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar na obra “Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas” (1993) e letramento literário, método proposto por Rildo Cosson na obra “Letramento Literário: teoria e prática” (2014). Neste trabalho consta dezesseis atividades de leituras literárias, sendo quatro de cada uma das vertentes literárias propostas (feminina, indígena, afro-brasileira e LGBTQIA+), cada uma estudada e analisada por suas próprias características e no entanto, inseridas na perspectiva de textos da literatura brasileira. O resultado esperado é a ampliação do repertório de leituras literárias dos estudantes e desenvolvimento das competências leitora e escritora.
        PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Literaturas; Resistência; Reexistência
        As preposições no par de línguas português/espanhol: proposta de verbete bilíngue contrativo
        Curso Doutorado em Letras
        Tipo Tese
        Data 25/10/2024
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Renato Rodrigues Pereira
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • CAROLINE EMANUELE DE OLIVEIRA BORSALLI
          Banca
          • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
          • Aparecida Negri Isquerdo
          • Beatriz Aparecida Alencar
          • Elizabete Aparecida Marques
          • Odair Luiz Nadin da Silva
          • Regiani Aparecida Santos Zacarias
          • Renato Rodrigues Pereira
          Resumo Nesta pesquisa, apresentamos uma proposta de verbete de preposição bilíngue contrastivo no par de línguas português/espanhol. Justifica-se a necessidade desta pesquisa pela ausência de materiais desse tipo tanto na língua portuguesa quanto na espanhola, visto que os dicionários especiais de preposições partem da regência verbal ou nominal e não da preposição como palavra-entrada. Considerando as informações que podem ser registradas em todas as partes que compõem a hiperestrutura de um dicionário, orientamos nossa análise pelas seguintes questões norteadoras: i) como as preposições são registradas nos repertórios lexicográficos escolhidos para serem analisados? ii) há coerência entre as informações da front matter e os registros na word list (macroestrutura) das obras? iii) no caso dos dicionários bilíngues, além da equivalência, há exemplos de uso, registros na middle matter ou mesmo informações contrastivas em ambos os idiomas? A partir dos questionamentos apontados, a seguinte hipótese foi levantada: os dicionários bilíngues português/espanhol e espanhol/português, assim como os de preposições não contemplam informações contrastivas sobre os usos das preposições nesse par de língua. Assim, estabelecemos como objetivo geral elaborar um protótipo de verbete de preposição bilíngue contrastivo, tomando a preposição como palavra-entrada e tendo como público-alvo brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira (ELE), nos níveis básico e intermediário; e como objetivos específicos: i) discorrer sobre o desenvolvimento da competência comunicativa, com foco na competência léxico-gramatical; ii) apresentar os princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue e da Lexicografia Bilíngue Contrastiva que alicerçam nossa proposta lexicográfica; iii) verificar como ocorre o tratamento das preposições em dicionários bilíngues espanhol/português e português/espanhol, dicionários monolíngues pedagógicos e gerais das línguas espanhola e portuguesa, bem como dicionários especiais de preposição da língua espanhola com o propósito de evidenciar potencialidades e fragilidades relacionadas ao registro lexicográfico dessas unidades da língua; iv) buscar, por meio da análise do tratamento lexicográfico de preposições nos dicionários bilíngues, monolíngues e de preposição, modelos que possam servir de orientação no processo de elaboração do protótipo de verbete almejado nesta tese. A pesquisa foi conduzida com base nos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue, da Lexicografia Bilíngue Contrastiva, assim como nos referentes à Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Para responder os questionamentos levantados e cumprir com os objetivos apresentados, analisamos sete dicionários bilíngues nas duas direções, espanhol/português e português/espanhol, quatro monolíngues pedagógicos, quatro monolíngues gerais e dois de preposição apenas da língua espanhola. À luz do estudo desenvolvido, apontamos que grande parte das obras analisadas não contemplam informações sobre as preposições na front matter ou back matter, apenas em na word list e que vários dos verbetes analisados propõem apenas a equivalência da preposição, sem exemplos de uso ou informações contrastivas. Além disso, verificamos que os dicionários de preposição partem do verbo, do substantivo, do adjetivo ou do advérbio como palavra-entrada. Diante do averiguado, aspiramos que o resultado desta pesquisa possa somar às pesquisas metalexicográficas que tem sido realizadas em diferentes contextos acadêmicos e, consequentemente, sirva como base para a elaboração e/ou reorganização de repertórios lexicográficos destinados a aprendizes de espanhol como língua estrangeira.

          Palavras-chave: Verbete de Preposição Bilíngue Contrastivo; Lexicografia Pedagógica; Lexicografia Bilíngue Contrastiva; Competência Léxico-Gramatical.
          O SISTEMA POÉTICO PRIMITIVISTA DE MANOEL DE BARROS
          Curso Doutorado em Letras
          Tipo Tese
          Data 30/08/2024
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Kelcilene Gracia Rodrigues
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Paulo Sérgio Martins
            Banca
            • Carlos Eduardo de Araujo Placido
            • Kelcilene Gracia Rodrigues
            • Marcos Rogerio Heck Dorneles
            • Maria Adelia Menegazzo
            • NISMÁRIA ALVES DAVID
            • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
            Resumo A obra de Manoel de Barros ocupa um lugar singular na literatura brasileira contemporânea, oferecendo uma excursão poética ao Pantanal. Esta tese explora o Sistema Poético Primitivista de Barros, um conjunto de princípios e práticas poéticas que estruturam sua obra. Utilizando o Livro de pré-coisas como objeto de estudo, observa-se a interdependência entre tempo, espaço e personagens, bem como uma simbiose entre memória e imaginação. Com base na filosofia de Giambattista Vico, que vê a poesia como uma forma primitiva de linguagem, analisa-se como Barros emprega esses elementos para recriar um mundo natural mítico e atemporal. No primeiro capítulo, define-se o primitivismo na obra de Barros, abordando sua relação com a natureza. No segundo capítulo, desenvolve-se o conceito de Sistema Poético Primitivista, fundamentado nas ideias de Vico. No terceiro capítulo, foca-se no Livro de pré-coisas e na figura de Bernardo da Mata, o alter ego do poeta, o qual sintetiza a unidade entre homem e natureza. Conclui-se que a poesia de Barros, permeada por suas experiências de vida, atua como uma forma de autoficção, celebrando a linguagem, a memória e a imaginação, e propondo uma nova maneira de habitar e interagir com o mundo.

            Palavras-chave: Manoel de Barros; Sistema Poético Primitivista; Livro de pré-coisas.
            Música em Mato Grosso do Sul: territórios, povos e narrativas nas canções de Paulo Simões e parceiros (1960 – 1990)
            Curso Doutorado em Letras
            Tipo Tese
            Data 30/08/2024
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Claudete Cameschi de Souza
            Coorientador(es)
            • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
            Orientando(s)
            • Flávio Zancheta Faccioni
            Banca
            • Claudete Cameschi de Souza
            • Clemilton Pereira dos Santos
            • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
            • Icleia Caires Moreira
            • Kelcilene Gracia Rodrigues
            • Maria Adelia Menegazzo
            • Silvane Aparecida de Freitas
            • Souzana Mizan
            Resumo O objetivo geral desta tese é observar, identificar e problematizar os territórios, os povos, as narrativas e as culturas em/de Mato Grosso do Sul; e os objetivos específicos são refletir sobre os processos identificatórios sul-mato-grossenses a partir das músicas; registrar as formações discursivas e as regularidades presentes nas canções; e debater a história, memória e povos em/de Mato Grosso do Sul. Parto da hipótese que durante as décadas de 1960 a 1990, Paulo Simões e parceiros, motivados e inquietados pela divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, compuseram canções que possibilitam a construção cultural sul-mato-grossense. As questões que guiam meu gesto analítico se dividem entre se a construção cultural estaria situada no momento histórico-social da divisão do Mato Grosso Uno e se as músicas compostas nestas décadas são direcionadas a um público específico. Para alcançar os objetivos, questionar a hipótese e discutir as questões de pesquisa, vinculo-me à Análise do Discurso de linha francesa, assim como aos estudos da Geografia, Antropologia, História e Música, tendo a arqueogenealogia foucaultiana como norte para realizar os procedimentos teórico-metodológicos. Divido a tese em três partes, sendo que na Parte I apresento as condições de produção e os caminhos da cultura; na Parte II alinhavo os conceitos e os procedimentos metodológicos; por fim, na parte III procedo meu gesto analítico. A partir das escavações e das desestabilizações, identifiquei que as canções analisadas cantam os territórios, os povos, as narrativas e as culturas das mesorregiões dos Pantanais, Sudoeste e Centro Norte. Ainda que se ouça “cultura sul-mato-grossense”, observo que há vários processos identificatórios que constituem esta definição.

            Palavras-chave: Discurso; Materialidade linguística; Processos identificatórios; Construção cultural.
            CERTIDÕES DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO: UM PERCURSO COM BASE EM CORPUS COMPARÁVEL PARA A EXTRAÇÃO DE FRASEOLOGIAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS
            Curso Doutorado em Letras
            Tipo Tese
            Data 30/08/2024
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Vanessa Hagemeyer Burgo
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Eduardo Francisco Ferreira
              Banca
              • Claudia Cristina Ferreira
              • ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
              • LETÍCIA JOVELINA STORTO
              • Ricardo Magalhaes Bulhoes
              • Sheyla Cristina Araujo Matoso
              • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
              • Vanessa Hagemeyer Burgo
              Resumo RESUMO

              O trabalho tradutório não é tão simples como acessar o vocabulário do texto fonte e substituí-lo por aquele a ser apresentado no texto de chegada. Além dessa visão ingênua, existem outros elementos que devem ser levados em conta ao deslocarmos elementos comunicativos de uma língua para outra. Nesse viés, o tradutor, além de avançado conhecimento linguístico, precisa estar equipado com outros fatores envolvidos nesse processo para que o texto traduzido se encaixe adequadamente na língua de chegada, e lá consiga obter o mesmo benefício de que dispunha na língua de partida. Com o desenvolvimento tecnológico, o avanço das pesquisas, muitas interfaces são criadas, desvendando novas searas para estudos e, com isso, gerando a necessidade de produtos terminológicos que possam atender o tradutor ao se deparar com textos especializados. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar um percurso, com base em corpus comparável, para a compilação de um glossário a partir do texto contido em certidões e traduções juramentadas de certidões de nascimento, casamento e óbito brasileiras e americanas, realizadas por tradutores juramentados brasileiros. O arcabouço teórico está fundamentado nos postulados da Terminologia, associados aos da Linguística de Corpus e aos dos Estudos da Tradução. Nossos resultados mostram a existência de um caminho que pode ser desenhado na interface entre a Terminologia, Estudos da Tradução, mais especificamente a tradução técnica, e Linguística de Corpus, áreas de estudo ainda jovens, mas que, ao compartilhar elementos e objetivos, podem chegar a um produto que satisfaça o consulente na tarefa de superar desafios tradutórios. As análises foram realizadas em direção ao desenho do verbete considerado ideal para atender o tradutor na tarefa de localizar termos e fraseologias de certidões na cultura de chegada.

              Palavras-chave: Certidões. Tradução. Corpus comparável. Fraseologia.
              Entre o efêmero e o perene: constituição, circulação e relações imagéticos-discursivas d(n)as tiras de Armandinho
              Curso Doutorado em Letras
              Tipo Tese
              Data 29/08/2024
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • Claudete Cameschi de Souza
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Anderson Jose de Paula
                Banca
                • Claudete Cameschi de Souza
                • Daniel Abrão
                • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                • Icleia Caires Moreira
                • Ilka de Oliveira Mota
                • Nataniel dos Santos Gomes
                • Silvane Aparecida de Freitas
                Resumo Esta pesquisa tem como objeto de estudo as tiras de Armandinho, de Alexandre Beck, cujo personagem tornou-se de grande expressividade nas redes sociais. O objetivo geral, é problematizar, pelo viés imagético-discursivo, a representação político-racial-pandêmica e os efeitos de sentido propostos pelas tiras de Armandinho no processo interacional ocorrido em sua fanpage homônima na rede social facebook. Especificamente, interessa a esta pesquisa: a) rastrear o processo constitutivo do texto verbo-visual por meio das condições de produção das tiras de Armandinho, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso de orientação francesa, doravante ADF, em interface com os Estudos dos Quadrinhos; b) investigar as representações e os efeitos de sentido imagéticos-discursivos; c) aproximar as tiras de Armandinho às noções de crônica imagético-discursiva e ironia pelo viés discursivo-desconstrutivista e d) verificar as acepções de efêmero e perene nos recortes discursivos do gesto analítico. Assim, a hipótese foi de que as tiras de Armandinho, por meio de uma linguagem (nada) leve e (tampouco) objetiva, tratam de temas polêmicos e complexos e introduzem o dissenso político e social, de forma efêmera e perene, com/pelo humor e de maneira irônica, aproximando as tiras à crônica imagético-discursiva. Formulo, pois, três questões de pesquisa: 1) Sobre o olhar imagético-discursivo, a constituição das tiras de Armandinho mobiliza que tipos de representação política e social e quais efeitos de sentido? 2) Como o processo constitutivo do texto verbo-visual aproxima as tiras às noções de crônica discursivo-imagética e de ironia pelo viés da teoria discursivo-desconstrutivista? 3) De que maneira as acepções de efêmero e perene perpassam os recortes presentes no gesto analítico? Para tanto, na fundamentação teórica (trans)disciplinar empreendida aqui, destacam-se a ADF (Pêcheux, 1997, 1997a, 1999, 2008), (Pêcheux e Fuchs, 1997), (Foucault, 1979, 1985, 1996, 1999, 2008), (Orlandi, 2001, 2002, 2009, 2012, 2014), a perspectiva discursiva-desconstrutivista (Coracini, 2007, 2010) e (Derrida, 2001, 2001a), as noções imagético-discursivas pelos estudos dos quadrinhos (Cirne, 2000), (Chinen, 2011), (Postema, 2018) e (Vergueiro, 2012), especificamente, as tiras (Ramos, 2010, 2017) e linguagem e semiótica (Cagnin, 1975, 2014). A metodologia encontra eco no pensamento de Foucault (1979, 1999, 2008) por meio da arqueogenealogia que me permite escavar a materialidade linguística e imagético-discursiva em busca da produção de sentidos outros. As tiras de Armandinho constituem este escrito desde o sumário, uma vez que o corpora desta pesquisa é composto de 181 tiras, publicadas entre março e setembro de 2020. Entretanto, para o gesto analítico-interpretativo elenco dois eixos, em dois recortes: R1M1 – Pandêmico; R1M2 – Político-Racial e R2 – Político-Pandêmico, em grupos de duas, três e seis tiras, respectivamente, publicadas entre março e setembro de 2020, dentro do arquivo Pandemia da COVID-19, os quais constituem o corpus de análise. Como há um volume de tiras, elas foram constituindo a tese e foram organizadas em grupos e por cores: tiras remissivas (amarelas), tiras interativas (rosa), sequência (verde) e recorte (azul). Logo, a tese é dividida em três partes. Na primeira parte, apresento no Capítulo 01 o lugar das tiras nos estudos dos quadrinhos e as condições de produção da constituição das tiras de Armandinho; já no Capítulo 02 caracterizo a personagem Armandinho e seu autor Alexandre Beck. Na segunda parte, recorro ao Capítulo 03 e trago a fundamentação teórica com base na ADF a fim de promover gestos de leituras e mobilizar efeitos de sentido. No outro Capítulo dessa parte, o quarto, suscito os pressupostos teóricos encontrados no arcabouço escolhido, além dos fios (trans)disciplinares. Mobilizo, ainda, o percurso metodológico a partir da arqueogenealogia foucaultiana. Na terceira parte, quinto capítulo, trago o percurso analítico em que os recortes analisados possibilitaram ver uma criança atravessada por discursos outros a fim de reconhecer, apontar, refletir e/ou denunciar os problemas político-pandêmico-raciais e apontam para um discurso midiático que funciona como uma reação, ora perene, ora efêmera, ao contexto sócio-histórico-político-cultural-ideológico vigentes à época em que são produzidas e publicadas as tiras. Além disso, em virtude dessa reação, aproximam-se da crônica imagético-discursiva e tendo humor como elemento disjuntor também aproximam-se da ironia pela perspectiva discursiva-desconstrutivista.

                Palavras-chave: Discurso, Linguagem verbo-visual, Tiras, Representação
                A ESTÉTICA DO TURBILHÃO: UM ASPECTO DO MODO DE NARRAR DE ALCIENE RIBEIRO
                Curso Doutorado em Letras
                Tipo Tese
                Data 29/08/2024
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Amanda Eliane Lamonica Araujo
                  Banca
                  • Andre Luiz do Amaral
                  • Francisco Cláudio Alves Marques
                  • João Adalberto Campato Junior
                  • Luís Carlos Alves de Melo
                  • Maria Cristina Maldonado Torres
                  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                  • Vanessa Hagemeyer Burgo
                  Resumo Alciene Ribeiro, uma autora e escritora contemporânea, ao utilizar-se da plasticidade do “ir-e-vir” constante na manipulação de diversos elementos da narrativa, gera o que se chama neste trabalho de “estética do turbilhão”. Com isso, esta pesquisa objetiva-se em comprovar ao leitor esta estética, mediante o modo peculiar de narrar da autora nas obras Filho de pinguço (Ribeiro, 1992), O mágico de olho verde (Ribeiro, 1984) e no conto “Pensar axilas”, do livro Mulher explícita (Ribeiro, 2019). O presente estudo sobre o “turbilhão” nas narrativas de Alciene Ribeiro contribui significativamente para a compreensão da técnica literária contemporânea e oferece percepções sobre a fragmentação dos elementos da narrativa, destacando a importância de olhar além da superfície para compreender verdadeiramente a profundidade e a riqueza da vida e das narrativas construídas por Alciene Ribeiro. Para esta pesquisa, foram utilizados teóricos dos elementos da narrativa, como Candido (2000), Cortázar (2008), Coelho (2002), Duarte (2010), Genette (1972; 1995) Leite (2007), Moisés (2004), Pereira (2018), Reis e Lopes (1989), Todorov (1971), e da teoria do conto. A estruturação deste trabalho firma-se em sete seções: introdução, fortuna crítica, teoria para as análises, Filho de pinguço, O mágico de olho verde e “Pensar axilas”, mais as considerações finais. Para se comprovar o “turbilhão”, as análises das obras seguem o caminho de descrição-análise-interpretação, seguindo o caminho de: enredo, narrador, personagem, cronotopo, metáforas e análise.

                  Palavras-chave: Análise literária. Construção narrativa. Estética do turbilhão.
                  Alciene Ribeiro.
                  APRIMORAMENTO DA CONSCIÊNCIA SINTÁTICA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE ARGUMENTATIVA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
                  Curso Doutorado em Letras
                  Tipo Tese
                  Data 29/08/2024
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Solange de Carvalho Fortilli
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • ANA PAULA TEIXEIRA DE AMORIN RODRIGUES
                    Banca
                    • Cássio Florêncio Rubio
                    • Cibele Naidhig de Souza
                    • Marcos Luiz Wiedemer
                    • Michel Gustavo Fontes
                    • Renato Rodrigues Pereira
                    • Solange de Carvalho Fortilli
                    • Taisa Peres de Oliveira
                    Resumo Desenvolvida em consonância com a ideia de um ensino mais reflexivo da análise linguística nas aulas de língua portuguesa, esta tese tem como objeto de estudo a influência do desenvolvimento da consciência sintática (Vieira; Faraco, 2020) na habilidade argumentativa de alunos recém-ingressos no ensino médio, dentro de um ensino funcionalmente planejado (Neves, 2018). Parte-se da hipótese de que, ao construírem seus textos, os estudantes apresentam certas imprecisões sintático-semânticas e/ou empobrecimento da ligação entre as ideias, pois acionam aspectos sintáticos insuficientes na construção das partes textuais. Destacam-se as orações complexas, que são mais favoráveis ao texto dissertativo-argumentativo, por seu potencial de articular ideias e raciocínios mais elaborados. Tais aspectos são geralmente mediados baseados em uma gramática tradicional, impedindo os estudantes de conhecer suas funções autênticas na produção textual. Logo, esses aspectos podem ser melhorados se apresentados de uma maneira mais funcional. O objetivo principal é, portanto, analisar a relação entre o aprimoramento da consciência sintática e a habilidade de argumentar consistentemente em textos escritos, identificando como essa relação se reflete no aumento do nível de informatividade e no progresso argumentativo dos textos. Os objetivos específicos são: a) Comparar, em diferentes momentos da trajetória escolar, os traços que indicam o desenvolvimento da consciência sintática dos estudantes, observados na escrita de textos dissertativo-argumentativos; b) Descrever, de forma qualitativa e quantitativa, os diferentes mecanismos sintáticos que evidenciam operações sintático-semânticas ativadas pelos alunos, considerando o gênero textual e a Sequência Didática de que participaram; e c) Demonstrar como esses mecanismos podem potencializar a natureza persuasiva esperada para o gênero textual, por meio da observação dos níveis de informatividade e argumentatividade das produções dos estudantes. Para um acompanhamento mais longitudinal dos estudantes, foi realizada uma Sequência Didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004), organizada em torno do gênero “texto dissertativo-argumentativo”, adotado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e de exercícios que privilegiavam aspectos sintáticos da língua escrita. As produções geradas revelaram dois pontos principais: (i) a progressão da consciência sintática, que não é estática, mas apresenta um desenvolvimento contínuo que influencia a organização textual e a estrutura geral do texto; e (ii) o potencial argumentativo e discursivo dos textos, uma vez que uma boa organização sintática não apenas melhora a clareza e a coesão, mas também pode elevar o texto a um novo patamar de persuasão, tornando-o mais eficaz para convencer o leitor. Os resultados destacam a importância da articulação dos períodos e das partes do texto, assim como das relações sintáticas e semânticas estabelecidas, fatores que contribuem diretamente para a persuasão ao fortalecer a informatividade e a progressão argumentativa do texto.

                    Palavras-chave: Consciência Sintática. Texto Dissertativo-Argumentativo. Sequência Didática. Educação Básica. ENEM.
                    PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESPETACULARIZAÇÃO DE MULHERES QUE USAM DROGAS: uma história do presente
                    Curso Doutorado em Letras
                    Tipo Tese
                    Data 29/08/2024
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Aline Rodrigues da Silva
                      Banca
                      • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                      • Claudete Cameschi de Souza
                      • Daniella Rubbo Rodrigues Rondelli
                      • Ednaldo Tartaglia Santos
                      • Marcelo Rocha Barros Goncalves
                      • Marluza da Rosa
                      • Silvane Aparecida de Freitas
                      • Silvelena Cosmo Dias
                      Resumo Este estudo problematiza as práticas discursivas que associam o feminino às drogas, destacando como a mídia social, em particular o Facebook, atua na produção e circulação de significados que moldam percepções públicas. Na tese central, partimos da hipótese, que na história do presente, a estigmatização das mulheres que usam drogas seja espetacularizada e constituída a partir de discursos inscritos em normas de gênero, estereótipos sociais e relações de poder. Isto posto, tencionamos discutir as seguintes perguntas de pesquisa: como os discursos sobre o feminino e as drogas são produzidos e circulados na mídia Facebook? De que maneira esses discursos moldam a percepção pública sobre mulheres e consumo de drogas? Como as práticas discursivas contribuem para a construção da história do presente das mulheres que usam e abusam de substâncias psicoativas? Para discuti-las, esta pesquisa tem como objetivo geral problematizar as práticas discursivas entre o feminino e as drogas, concentrando-se na produção e circulação de sentidos por meio da mídia social Facebook. Os objetivos específicos incluem 1. Discutir como e quais marcas linguísticas de subjetividade aparecem nos dizeres; 2. compreender como os discursos constroem “verdades” sobre as mulheres; 3. problematizar essas supostas verdades em relação ao poder e saber e, 4. investigar as práticas discursivas e sua influência na história e memória. Baseamo-nos na proposta discursivo-desconstrutiva (Coracini, 2007; Foucault, 2007; Derrida, 1995; Lacan, 1985b) e na perspectiva arqueogenealógica, desenvolvida nas pesquisas de Foucault (1979; 2007). O corpus consiste em transcrições de dois vídeos transmitidos ao vivo pela página do Facebook "Pai resgatando vidas", uma instituição que acolhe pessoas em situação de uso/abuso de drogas, frequentemente em situação de rua, em uma casa monitorada por câmeras. A circulação das práticas que associam o feminino às drogas é intensificada pelos mecanismos de compartilhamento e curtidas, que priorizam conteúdos que evocam reações emocionais e criam bolhas de filtragem, reforçando crenças preexistentes e potencializando a disseminação de estigmas. Os resultados demonstram que a espetacularização das vidas privadas em redes sociais, especialmente nas lives, é interpretada como uma manifestação de poder que transforma eventos privados em performances públicas, caracterizando identidades e comportamentos de acordo com as expectativas sociais. A pesquisa é dividida em quatro partes: a primeira, “Do estado da arte à metodologia de pesquisa”, revisa estudos sobre a relação entre o feminino e as drogas, justificando a relevância da tese e apresentando sua metodologia; a segunda, “Imbricamentos históricos: entre o feminino e as drogas”, analisa como a mídia, especialmente o Facebook, constrói narrativas sobre mulheres usuárias de drogas; a terceira, “Práticas de si: uma análise das subjetividades em jogo”, investiga as práticas discursivas e as relações de poder envolvidas; e a quarta, “Acontecimento discursivo: uma análise sobre a espetacularização da vida”, explora a espetacularização da vida do outro e seu impacto na memória coletiva. Dessa forma, a pesquisa integra o debate sobre gênero, mídia e poder, além de oferecer um olhar crítico sobre as práticas discursivas que constroem a história e a memória das mulheres no contexto do uso de drogas.
                      Palavras-chave: Práticas discursivas; Espetacularização; Feminino; Drogas.
                      OLHOS QUE ESCUTAM, MÃOS QUE FALAM: Modos de subjetivação em poesias surdas
                      Curso Doutorado em Letras
                      Tipo Tese
                      Data 28/08/2024
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Sandra Teresinha Demamann
                        Banca
                        • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                        • Fabiana Pocas Biondo
                        • Icleia Caires Moreira
                        • Michelle Sousa Mussato
                        • Ruth Maria Rodrigues Garé
                        • Silvelena Cosmo Dias
                        Resumo Apaixonada pelo trabalho com pessoas com deficiência e sempre estudiosa em pesquisas na área de Linguística e Educação sobre a Literatura Surda (Karnopp, 2006, 2008); (Mourão, 2011, 2016); (Rosa, 2006, 2011, 2017), em especial, sobre as poesias surdas (Quadros e Sutton-Spence, 2006); (Bosse e Karnopp, 2018), (Klamt, 2014), (Lucena, 2017), somadas às necessidades de outros recursos didáticos que promovam práticas literárias aos alunos surdos em minha sala de aula, tanto na escola de surdos, quanto na inclusão, bem como meu interesse pessoal para com as produções culturais da comunidade surda, constituo a investigação dessa temática para fins de aprofundamento científico e corroboração ao universo surdo. Para isso, parto do pressuposto que as poesias surdas, se inscrevem em um discurso cultural e identitário, com a afirmação da cultura e da identidade surda, formulo a hipótese de que essas obras são carregadas por dizeres acerca do que é ser surdo, bem como das lutas e das barreiras a essa comunidade imposta. Ademais, essas poesias, ao romperem com o silenciamento dos surdos, compõem modos de existir e resistir, retratam a defesa e enaltecimento de sua língua, sua identidade e cultura surda, constituem escrit(ur)as de si, como formas de cuidado de si, práticas de si, enfim, atuam como exercício de si no pensamento, e por isso elaboram uma ascese surda, promovendo modos de subjetivação. Ao olhar e sentir as poesias surdas, questiono: 1. De que forma as poesias surdas, enquanto manifestações artísticas/culturais da comunidade surda, têm se constituído discursivamente? 2. Quais regularidades enunciativas e que dispersões se materializam nestas obras acerca de si e do outro? 3. Como os dizeres das poesias, enquanto escritas de si, se processam na subjetivação do sujeito surdo? 4. Quais os sentidos que emergem nas obras que articulam uma estética da existência surda? O objetivo geral visa problematizar as representações e as memórias (pela noção de arquivo foucaultiana) que emergem nas poesias surdas enquanto escrit(ur)as de si, constituintes de subjetividades da/na produção de uma “Estética de Existência” surda. Como objetivos específicos proponho: i) Interpretar as lacunas, os interditos, os silenciamentos que expõem a colonialidade ouvintista e sua vontade de verdade; ii) Discutir os efeitos de sentido que emergem e deslizam das poesias surdas, compreendendo essas enunciações como processos de subjetivação e produção de uma “Estética de Existência” surda; iii) Compreender relações de saber/poder e resistência perpassados nos dizeres das poesias; iv) Analisar as noções como inclusão/exclusão, normalidade/anormalidade, diferença, alteridade, resistência (Foucault, 2002) e “Estética da Existência”. O recorte teórico-metodológico filia-se no viés discursivo transdisciplinar na interface com os estudos foucaultianos (Foucault, 2002, 2008, 2016); (Coracini, 2003, 2007); (Eckert-Hoff, 2008) e os estudos surdos (Skliar,1997, 1998); (Lopes, 2007, 2011); (Karnopp, 2008, 2011). Para isso, ancorei na proposta metodológica arqueogenealogia foucaultiana (1996, 2008, 2011a), em que o corpus se constitui de (onze) poesias surdas publicadas no YouTube. Os resultados indicam que as poesias surdas se constituem discursivamente em um campo marcado por tensões históricas, políticas e identitárias, articulando elementos de resistência, empoderamento e reconfiguração dos espaços de representação social. Essas produções se inserem principalmente na Formação Discursiva (FD) socioantropológicas da surdez e se (des)identificam com a FD oralista. Essas criações são escrit(ur)as de si, em que o sujeito surdo se (re)costura e (re)faz sua existência (Eckert - Hoff, 2008), subjetivando-se na/pela heterogeneidade e alteridade. Por fim, ao sinalizar ou escrever suas poesias e publicá-las no YouTube, os surdos denunciam e rompem com as interdições, silenciamento a eles imposto, bem como compõem modos outros de existir e resistir.
                        A PENTALOGIA HOMOTEXTUAL EM MÁRCIO EL-JAICK
                        Curso Doutorado em Letras
                        Tipo Tese
                        Data 26/08/2024
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • Kelcilene Gracia Rodrigues
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Estéfano Rogério Santana Oliveira
                          Banca
                          • Carlos Eduardo de Araujo Placido
                          • Enedir da Silva dos Santos
                          • Eunice Prudenciano de Souza
                          • João Claudio Arendt
                          • Kelcilene Gracia Rodrigues
                          • Marcio Antonio de Souza Maciel
                          • Rony Marcio Cardoso Ferreira
                          Resumo A literatura é a manifestação artística do ser humano através da escrita. Dentre as possibilidades de temas que a própria literatura pode apresentar para a sociedade contemporânea, o homoerotismo, de maneira muito tímida tem apresentado alguns
                          autores que ficcionalizam esse universo desde séculos anteriores e encontravam-se à margem do cânone literário. A literatura brasileira contemporânea inicia um processo de divulgar as novas produções homoeróticas, como também os autores que se encontram nessa dita marginalidade literária buscam a ratificação dos seus textos ampliando deste modo, o campo de estudos sobre o homoerotismo na literatura nacional. Contudo, este trabalho foi dividido da seguinte forma o primeiro capitulo apresenta o escritor Márcio El-Jaick e todo seu percurso enquanto escritor, no secundo capitulo tratamos da abordagem do homoerotismo na literatura e também da homotextualidade, e o terceiro capitulo é a analise dos cinco romances escritos construindo a sua pentalogia literária. O
                          autor fluminense Márcio El-Jaick, jornalista de formação, com um prêmio literário no seu histórico, surge com sua escrita ficcional no ano de 1999, trazendo uma nova forma de refletir sobre o comportamento dos sujeitos homoeróticos e suas vivências. A partir dessa inquietação, as cinco produções que serão aqui apresentadas podem ser classificadas como homotexto? Embora o autor desenvolva sobre a temática do homoerotismo masculino, tal fato é considerado ainda um tema inadequado para alguns críticos literários na academia. Por isso, queremos conformar os cinco textos dentro das categorias defendidas pelo teórico estadunidense Jacob Stockinger, no seu texto Homotextuality: a proporsal, de 1978. Também, como cada um dos textos apresentados e analisados dentro do projeto de pentalogia literária, se enquadram nas categorias dispostas por Stockinger, convém citar que esse projeto de estudos a partir de uma pentalogia, já foi organizado por Rodrigo Silva Cerqueira, em Literatura como projeto, em 2018. Finalmente, nosso objetivo é congregar a pentalogia de El-Jaick sob a ótica da pesquisa explicativa e bibliográfica, ligando-os a um único viés que é o homoerotismo,
                          como finalidade abrir o campo de pesquisa para a constituição de uma fortuna crítica e possibilitar futuros estudos sobre a produção literária do escritor Márcio El-Jaick.
                          Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; Homoerotismo masculino; Homotextualidade; Pentalogia literária; Márcio El-Jaick.
                          A musicalidade presente na poesia de Manoel de Barros
                          Curso Doutorado em Letras
                          Tipo Tese
                          Data 26/08/2024
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Kelcilene Gracia Rodrigues
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Paulo Cezar Pardim de Sousa
                            Banca
                            • Carina Marques Duarte
                            • José Antonio De Souza
                            • Kelcilene Gracia Rodrigues
                            • Maria Adelia Menegazzo
                            • NISMÁRIA ALVES DAVID
                            • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                            • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
                            Resumo Este trabalho teve como objetivo buscar, na poesia de Manoel de Barros, elementos narrativos relacionados à musicalidade. As obras do poeta foram criadas com base em características culturais nacionais, que há décadas vêm fazendo parte do cânone literário brasileiro. Os textos narram episódios com protagonistas diversos, como homens, mulheres, crianças, animais, objetos e elementos da natureza (paisagens). A métrica, a rima e a sonoridade presentes nos textos contribuem para a musicalidade. A sensibilidade do sujeito lírico, corroído pela dor, e o ato de brincar com as palavras, em determinados textos, produzem uma relação orgástica com a linguagem, criando no autor uma espécie de encantamento poético e a rememoração nostálgica da infância. O intuito foi analisar pontos de convergência entre literatura e musicalidade, a partir dos parâmetros definidos pela Melopoética, de Solange Oliveira (2002, 2003). Na análise, também foram verificadas características como o ritmo e a sonoridade das palavras e versos dentro do poema, considerados padrões da construção poética que criam efeitos sonoros e estéticos. O corpus principal desta pesquisa é composto por diversos poemas do autor, incluindo alguns que foram musicalizados. Sendo assim, para desenvolver a presente pesquisa, de caráter crítico-bibliográfico, foi necessário recorrer a estudos de autores que já se ocuparam da análise de poesia, composição musical e estruturas de versos em poemas. Para tanto, utilizamos o aporte teórico dos estudos de Candido (1986), Rodrigues (2015), Ferraz (2006), Chartier (2002), Paz (1982), Compagnon (2010), Barbosa (1986) e Penna (2005). Por fim, destaca-se o papel central da literatura no panorama das artes, sendo um meio expressivo de lutas e resistência ao longo de diversos períodos da nossa história.

                            Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea; Poesia; Literatura e Música; Melopoética.
                            REFLEXÕES SOBRE O SAGRADO E O PROFANO EM PERDIÇÃO, DE LUIZ VILELA.
                            Curso Doutorado em Letras
                            Tipo Tese
                            Data 22/08/2024
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Kelcilene Gracia Rodrigues
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Elcione Ferreira Silva
                              Banca
                              • Carlos Eduardo de Araujo Placido
                              • Danglei de Castro Pereira
                              • Enedir da Silva dos Santos
                              • Eunice Prudenciano de Souza
                              • Kelcilene Gracia Rodrigues
                              • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                              • Samuel Lima da Silva
                              Resumo A produção literária de Luiz Vilela é examinada em diversas vertentes acadêmicas, destacando-se sua maestria na construção de diálogos, na dissecação de temas do cotidiano, no estilo literário marcado pela oralidade, na complexidade da condição humana, na configuração de temáticas religiosas, eróticas, políticas e sociais, bem como no constructo dos narradores e demais elementos estruturais da narrativa. O presente estudo visa evidenciar as tensões entre o sagrado e o profano, a devoção espiritual versus os impulsos seculares, a dessacralização e a comercialização da fé, e o sincretismo religioso, todos refletindo ressonâncias bíblicas de maneira singular e desempenhando um papel basilar na arquitetura literária do romance Perdição (2011), de Luiz Vilela. A pesquisa também examina a recepção crítica de Perdição, sobrelevando o aparato teórico de estudiosos que abordam temas relacionados à religião, ao sagrado e ao profano, como Holanda Ferreira, Mircea Eliade, Kuchenbecker, Jean-Pierre Vernant, Ortega Y Gasset, Émile Durkheim, Rudolf Otto, Georges Bataille, Octavio Paz, entre outros. Esses estudiosos arrazoam os procedimentos narrativos, como Osman Lins e Norman Friedman; as interconexões entre narrativas bíblicas e literárias, abordadas por Northrop Frye; e a cultura contemporânea do luxo, discutida por Gilles Lipovetsky e Elyette Roux. A análise conclui que Perdição interpela de maneira incisiva o jogo tensivo entre o sacro e o profano por meio de seus personagens, espaços e narrador que adota uma perspectiva cética. A obra do escritor mineiro critica as crenças e instituições religiosas, incitando reflexões sobre a religiosidade contemporânea e a exploração econômica da fé.

                              Palavras-chave: Ficção Brasileira Contemporânea; Recepção Crítica; Estilo; Religião; Dessacralização.
                              A CICATRIZ DO GROTESCO NA LITERATURA DE BERNARDO KUCINSKI
                              Curso Doutorado em Letras
                              Tipo Tese
                              Data 16/08/2024
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Kelcilene Gracia Rodrigues
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Fernanda Amélia Leal Borges Duarte
                                Banca
                                • Carlos Eduardo de Araujo Placido
                                • Dolores Puga Alves de Sousa
                                • Enedir da Silva dos Santos
                                • Eunice Prudenciano de Souza
                                • Fabíola Simão Padilha Trefzger
                                • Kelcilene Gracia Rodrigues
                                • Rony Marcio Cardoso Ferreira
                                Resumo A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar e compreender o uso do estilo grotesco na literatura contemporânea sob o aspecto da violência estatal e suas consequências, a partir dos contos de Bernardo Kucinski. As narrativas analisadas foram: “Uma saga de dois irmãos”, “Um domingo no pomar do tio Herch”, “Achuzat Bait” e “Recordações de Elias Almada”, publicados na obra A cicatriz e outras histórias: (quase) todos os contos de Bernardo Kucinski, pela editora Alameda, em 2021. Ao longo da pesquisa, a fundamentação teórica esteve centrada na teoria da literatura com o propósito de se aprofundar na análise dos textos escolhidos; para isso, os principais estudiosos que nortearam os seguimentos da investigação foram: Paul Ricoeur e Luiz Costa Lima, cujos escritos foram utilizados com a finalidade de entender o diálogo entre a história e literatura. A escrita de Ricardo Piglia serviu de base para estabelecer a metodologia de análise estrutural do conto; recorreu-se ao estudo das obras de Wolfgang Johannes Kayser, Victor Hugo e Mikhail Bakhtin com a intenção de compreender as inúmeras formas de manusear o estilo grotesco na literatura; por fim, seguiu-se a teoria dos estudos de Jaime Ginzburg, que analisa a violência e o trauma na literatura brasileira. Também foram necessários os estudos sobre a função das personagens na estrutura da narrativa para identificar a estilística do grotesco nos contos contemporâneos do escritor Bernardo Kucinski. Dessa forma, as discussões concentram-se na fundamentação teórica da narrativa do conto, nos conceitos de memória, testemunho, grotesco e no debate entre a história e a literatura. Por conseguinte, nesta pesquisa, observou-se que o teor da literatura de testemunho está presente na arte literária do escritor e que o engajamento político no corpus literário é relevante para o conhecimento da história do Brasil e da América no contexto das Ditaduras Militares nas décadas de 60, 70 e 80; e para a história da comunidade judaica, pois estabelecem um diálogo entre a história e a literatura.

                                Palavras-chave: Ficção contemporânea brasileira; Literatura, História e Memória; Testemunho; Personagens; Antissemitismo.
                                Orixalidades: questões religiosas em três autoras da literatura afro-brasileira contemporânea
                                Curso Doutorado em Letras
                                Tipo Tese
                                Data 22/02/2024
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Gislaine Imaculada de Matos Silva
                                  Banca
                                  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
                                  • Francisco Cláudio Alves Marques
                                  • João Adalberto Campato Junior
                                  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                  • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                                  • Vanessa Hagemeyer Burgo
                                  • Wagner Corsino Enedino
                                  Resumo A literatura feita por mulheres negras ainda passa por um processo de invisibilidade no mercado editorial. A presente tese tem como intenção dar voz para a literatura afro-brasileira escrita por mulheres, por meio da análise textual de três autoras, sendo elas: Mãe Beata de Yemonjá, Cidinha da Silva e Ruth Guimarães. Além disso, um ponto específico será abordado, sendo a orixalidade o fio condutor desta pesquisa. Como orixalidade, entende-se em suma como elementos de religiões afro-brasileiras (como Umbanda e Candomblé) presentes na textualidade, como a presença de orixás, entidades e encantados, além de objetos e musicalidade utilizadas em ritos afro-brasileiros. Apresentam-se os aspectos que se configuram a literatura afro-brasileira a partir de Duarte (2019). Outros pesquisadores, como Cuti (2010) e Dalcastagnè (2017) também introduzem essa temática. Destaca-se que a questão da orixalidade é sempre cerceada também de assuntos como religiosidade afro-brasileira, africanidades, ancestralidades e negritude. Os textos a serem trabalhados são provenientes das seguintes obras: Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros (2002), de Mãe Beata de Yemonjá; Os nove pentes d'África (2009) e Um Exu em Nova York (2018), de Cidinha da Silva e Contos negros (2020) de Ruth Guimarães. Outro ponto que merece destaque é o fato de que as religiões de matriz africanas ou afro-brasileiras, como a Umbanda e Candomblé, sofrem muito racismo religioso. A literatura pode, por meio das orixalidades na textualidade, auxiliar na quebra de preconceito contra essas religiões. Dessa forma, esta pesquisa contribui na compreensão de que a orixalidade enfatiza a valorização da herança africana, incluindo mitos, rituais, símbolos e a presença de divindades conhecidas como Orixás. Além disso, a pesquisa busca romper com estereótipos e representações negativas associadas às religiões de matriz africana, oferecendo uma visão mais autêntica e respeitosa dessas tradições. Escritores e escritoras afro-brasileiras, muitas vezes, exploram a riqueza simbólica e espiritual dessas religiões em suas obras, colaborando para a construção de uma identidade cultural mais positiva e empoderada. A orixalidade na literatura afro-brasileira, assim, desempenha um papel significativo na promoção da inclusão e na celebração da diversidade religiosa e cultural do Brasil, observados, aqui, nos textos de Ruth Guimarães, Cidinha da Silva e Mãe Beata de Yemonjá.
                                  ORIXALIDADES: QUESTÕES RELIGIOSAS EM TRÊS AUTORAS DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
                                  Curso Doutorado em Letras
                                  Tipo Tese
                                  Data 22/02/2024
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                    Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                      Banca
                                      • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
                                      • Francisco Cláudio Alves Marques
                                      • João Adalberto Campato Junior
                                      • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                      • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                                      • Vanessa Hagemeyer Burgo
                                      • Wagner Corsino Enedino
                                      Resumo
                                      CONSTRUÇÃO E DESVELAMENTO: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS EM “MULHER EXPLÍCITA”, DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
                                      Curso Doutorado em Letras
                                      Tipo Tese
                                      Data 22/02/2024
                                      Área LETRAS
                                      Orientador(es)
                                      • Rauer Ribeiro Rodrigues
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Maisa Cristina Santos
                                        Banca
                                        • Andrè Dias
                                        • Carina Marques Duarte
                                        • Felipe Gonçalves Figueira
                                        • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                        • Maria Adelia Menegazzo
                                        • Natalia Tano Portela
                                        • Rauer Ribeiro Rodrigues
                                        • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
                                        Resumo Da literatura clássica à contemporânea, é possível perceber que a personagem feminina sofreu mudanças significativas. De sujeito submisso e silenciado, a personagem hoje conta com voz, presença e posicionamento crítico, demandando estudos específicos capazes de destrinçar como se dá esse protagonismo na literatura. Por essa razão, o objetivo do presente trabalho é analisar o processo de ressignificação feminina na obra “Mulher explícita”, de Alciene Ribeiro. Para tanto, alguns de os vinte e três contos foram selecionados justamente por desafiarem as fronteiras tradicionais da narrativa, fornecendo uma experiência estética singular. A relevância do presente trabalho encontra respaldo na possibilidade de traçar um panorama mais amplo acerca dessa nova perspectiva e possíveis implicações para a literatura. Nesse desiderato, a metodologia sedimentou-se no levantamento bibliográfico de materiais correlacionados ao tema, na realização de resumos e fichamentos para que, por fim, o cruzamento de fontes proporcionasse uma visão macrossistêmica da análise narratológica a ser realizada. Cada capítulo demandou obras específicas considerando os objetivos almejados, mas como norte teórico, a narrativa foi estudada sob a égide da obra “Discurso da Narrativa”, de Gérard Genette”. Com a organização dos materiais, a ordenação dos capítulos e subtópicos foi realizada objetivando abordar todos os temas que se fizessem necessários à comprovação da tese. Como resultado, fez-se possível concluir pela existência da ressignificação nas personagens em “Mulher explícita”, bem como a natureza dual do conceito proposto.
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