Doutorado em Letras

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
O PAPEL DOS HEDGES EM AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS NO CONTEXTO PÓS-REFORMA LEGISLATIVA
Curso Doutorado em Letras
Tipo Tese
Data 29/08/2025
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Vanessa Hagemeyer Burgo
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Júlia Augusta Oslei de Souza
    Banca
    • Claudia Cristina Ferreira
    • Gustavo Ribeiro Lourenco
    • LETÍCIA JOVELINA STORTO
    • Ricardo Magalhaes Bulhoes
    • Sheyla Cristina Araujo Matoso
    • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
    • Vanessa Hagemeyer Burgo
    Resumo O objetivo geral desta tese é evidenciar, dentro de uma perspectiva sociointeracional da língua falada, a presença de marcadores conversacionais de atenuação em audiências judiciais trabalhistas ocorridas em diversas comarcas do 24º Tribunal Regional do Trabalho (Mato Grosso do Sul), a fim de discutir o papel dos recursos linguísticos que operam como estratégias de atenuação, polidez e preservação da face na fala dos participantes das audiências. O aporte teórico desta pesquisa está fundamentado nos princípios da Análise da Conversação em relação de interface com a Linguística Forense, o Direito e o Processo do Trabalho, com base especialmente nos trabalhos de Rosa (1992), Marcuschi (1986), Caldas-Coulthard (2014), Coulthard e Johnson (2010) e Coulthard (2014). No que concerne à estrutura, a tese está dividida em sete seções, incluindo a introdução e as conclusões. Na seção dois, apresentamos questões pertinentes à língua falada; a terceira seção trata de marcadores conversacionais, face, polidez, marcadores de atenuação e hedges; a quarta, da Linguística Forense e da interação em contextos legais, com olhar específico para a reforma trabalhista. Na quinta seção, descrevemos a metodologia e a constituição do corpus; na sexta, constam a análise e a discussão dos dados. Por fim, apresentamos as conclusões a respeito da pesquisa, composta pela discussão de 30 excertos extraídos de dez audiências distintas. De acordo com os resultados, assinalamos que os interactantes no contexto forense trabalhista, ainda que aparentemente engessado e muito formal, lançam mão do uso dos marcadores conversacionais de atenuação, uma vez que colaboram para abrandar situações difíceis e minimizar a carga problemática de determinados assuntos em uma interação verbal. Especialmente quanto aos hedges, as análises permitiram confirmar que os participantes das audiências trabalhistas fazem uso desses marcadores, a fim de modificar o valor ilocutório de um enunciado. Dentre esses marcadores interessam, nesta tese, os que atuam como atenuadores, modificando a força assertiva dos enunciados, como os hedges que sinalizam atividades de planejamento verbal (“assim”, “quer dizer”, “digamos”, “vamos dizer”) e os que exprimem incerteza (Rosa, 1992, p. 48), os quais geralmente ocupam uma posição parentética nos enunciados.
    OBSESSÃO PELA ESCRITA: NO TEMPO DOS PERSONAGENS RUISKA E VITTÓRIO, DE HILDA HILST
    Curso Doutorado em Letras
    Tipo Tese
    Data 29/08/2025
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Kelcilene Gracia Rodrigues
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • MALANE APOLONIO DA SILVA
      Banca
      • Aline Leal Fernandes Barbosa
      • Andréa Jamilly Rodrigues Leitão
      • Carolina Barbosa Lima e Santos
      • Joabson Lima Figueiredo
      • Kelcilene Gracia Rodrigues
      • Roberto Bezerra de Menezes
      • Vivianny Bessao de Assis
      Resumo Esta pesquisa une as obras Fluxo-Floema (1970), com o texto “Fluxo”, e Estar Sendo. Ter Sido (1997) de Hilda Hilst, com o objetivo de investigar como a obsessão pela escrita se manifesta na ficção de seus personagens Ruiska e Vittório, ambos envolvidos no fazer literário. Trata-se, respectivamente, dos personagens-escritores do primeiro e do último livro publicados por Hilst. A problemática da pesquisa se concentra na seguinte questão: como os personagens-escritores, tensionam os limites da narrativa e elaboram uma figura autoral de si própria que problematiza as formas de subjetividade de seu tempo? Parte-se da hipótese de que o tempo se configura como espaço de entrelaçamento entre os personagens escritores e a narração de si, funcionando como operador da consciência e da criação. Assim, os personagens são construídos de forma autorreflexiva, instaurando uma dimensão metaficcional em que a escrita se torna também objeto da narrativa. Esta análise estabelece um diálogo entre literatura e filosofia, com base em autores como Octavio Paz em O arco e a lira (2009) Maurice Blanchot e A parte do fogo (1999) e O espaço literário (1998), Gaston Bachelard em Poética do espaço (1999); A intuição do instante (1999); Poética do devaneio (2000), Linda Hutcheon em Poética do Pós-modernismo (1991) e Deleuze e Guattari, O Anti-Édipo. Capitalismo e Esquizofrenia 2 (2012) e Crítica e Clínica (2011), além de estudos críticos sobre a fortuna crítica de Hilda Hilst. A abordagem é de caráter bibliográfico e teórico-analítico.
      Discursos e Imagens: A Representação do Negro nos Livros Didáticos do PNLD 2020
      Curso Doutorado em Letras
      Tipo Tese
      Data 28/08/2025
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes Santos
        Banca
        • Elaine de Castro
        • Leonardo Antonio Soares
        • Marcelo Saparas
        • Ricardo Magalhaes Bulhoes
        • Sheyla Cristina Araujo Matoso
        • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
        • Vanessa Hagemeyer Burgo
        Resumo A presente tese tem como tema de pesquisa a representação do negro no livro didático de Língua Portuguesa. Para tanto, investiga, nos textos multimodais veiculados nesse material, o uso de elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de significados que remetem à imagem do negro. Os fundamentos teóricos estão pautados nos estudos sobre relações étnico-raciais (Wieviorka, 1995; Fernandes, 2007; Munanga, 2020; Pinsky, 2022); na natureza do livro didático e seu papel no contexto escolar (Coracini, 1999; Batista, 2009; Coracini e Cavallari, 2016; Oliveira, 2017; Emediato, 2009); e na teoria da multimodalidade, com enfoque nos elementos verbais a partir da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004) e da Teoria da Avaliatividade (Martin, 1992), e nos elementos visuais por meio da Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006). Quanto à metodologia, a pesquisa analisa os elementos linguísticos e visuais que compõem os textos multimodais do corpus, contribuindo para a construção da representação do negro. As análises linguísticas seguem as etapas da Gramática Sistêmico-Funcional, com foco nas metafunções ideacional, interpessoal e textual; a Teoria da Avaliatividade, pelos subsistemas de Atitude e Graduação; e, a Gramática do Design Visual no exame das funções representacional, interacional e composicional das imagens. O objetivo do estudo é descrever e analisar como os elementos linguísticos e visuais articulam-se nos textos multimodais para construir sentidos que fundamentam o discurso sobre a representação do negro em livros didáticos de Língua Portuguesa do Programa Nacional do Livro Didático de 2020 para o nono ano do ensino fundamental. Para isso, busca-se identificar como os elementos linguísticos nos textos escritos contribuem para a construção de significados que representam o negro como participante em relação aos processos previstos na Gramática Sistêmico-Funcional; analisar, a partir das funções da Gramática do Design Visual, como as imagens representam os negros e quais significados e/ou estereótipos são comunicados; e identificar a presença de avaliações e julgamentos sobre o negro expressos nos textos multimodais, com base nos parâmetros analíticos da Teoria da Avaliatividade. Os resultados do estudo indicam que, predominantemente nos textos multimodais analisados, tanto os elementos linguísticos quanto os visuais corroboram para a construção positiva de elementos de representação do negro nos LDs/LP. A análise dos enunciados escritos identificou que 80% dos termos léxico-gramaticais agregam valor positivo no discurso sobre o negro. Quanto aos elementos visuais, a pesquisa apontou uma predominância de registros positivos da imagem do negro no corpus analisado.
        Textos Videossinalizados na Internet: Uma Descrição Centrada no Uso da Libras no Meio Eletrônico
        Curso Doutorado em Letras
        Tipo Tese
        Data 28/08/2025
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Cíntia Debora de Moraes Cinti
          Banca
          • Audrei Gesser
          • Elaine de Castro
          • Marcelo Saparas
          • Ricardo Magalhaes Bulhoes
          • Sheyla Cristina Araujo Matoso
          • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
          • Vanessa Hagemeyer Burgo
          Resumo A crescente participação de pessoas surdas na sociedade tem ampliado as possibilidades de difusão das línguas de sinais, imersão cultural e linguística, construção de identidades e troca de experiências entre surdos. Esses encontros, durante a história, se limitavam às igrejas, comunidades e associações de surdos, ganham novos espaços, graças à formulação de políticas linguísticas e públicas voltadas para pessoas surdas e, sobretudo, pelo advento da tecnologia. A internet, enquanto produto significativo dos avanços tecnológicos, tem se consolidado como espaço potencial de engajamento entre usuários sinalizantes, impulsionando novas dinâmicas de comunicação e interação. Nas palavras de Marcuschi (2010a, p. 16) “a internet é uma espécie de protótipo de novas formas de comportamento comunicativo” e constitui o maior corpus linguístico já existente (Crystal, 2011). Sua capacidade de armazenamento de dados e os recursos de gerenciamento, cada vez mais interativos, têm favorecido a manifestação de diversas formas de linguagem e, principalmente, a acomodação de sistemas linguísticos complexos como os de modalidade visual-espaciais. Diante disso, esta pesquisa se volta para situações de uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no meio eletrônico visando ampliar a visibilidade sobre a Libras, seus sinalizantes e sobre os recursos de expansão de força política, linguística e social. Esta tese tem por objetivo caracterizar como as categorias de fala, escrita e interação com surdos afetam a realização linguística da Libras no contexto da internet, além de apresentar uma descrição sobre o modo como a Libras tem incorporado as propriedades do meio eletrônico à sua experiência de linguagem, haja vista que a internet dispõe de regras específicas de circulação e de difusão de textos de acesso online. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza aplicada, vinculada à linha de pesquisa “Análise e Descrição de Línguas” e fundamentada pela Linguística da Internet (Crystal, 2011) e Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday (1994). A Linguística da Internet procura reconhecer, teorizar e descrever os princípios teóricos e metodológicos das propriedades formais da linguagem da internet, sob os quais a Libras está sujeita. A Linguística Sistêmico-Funcional, por sua vez, entende a linguagem como recurso em que os significados são criados e materializados na gramática segundo padrões sistêmicos de escolhas, cuja organização depende da relação entre texto, contexto e práticas sociais para caracterização da experiência humana, onli Halliday e Matthiessen (2014). O corpus de análise é constituído por uma seleção de textos videossinalizados, contidos em repositórios públicos de textos de acesso online. O reconhecimento e a descrição do modo como a Libras se realiza, segundo as propriedades da linguagem da internet, nos fornece parâmetros para entender as transformações linguísticas, culturais e sociais da Língua de Sinais Brasileira, assim como as nuances desse sistema linguístico dentro dos modos de comunicação humana. Os resultados de nossas análises indicam que as principais implicações para a realização da Libras na internet residem (i) na acomodação de recursos multissemióticos atrelados aos modos dinâmicos de fala, escrita e sinalização; (ii) na adaptação dos parâmetros linguísticos às características do meio eletrônico, (iii) na orientação fluida e acelerada de difusão dos textos videossinalizados e, sobretudo, (iv) na codificação cultural que orienta os propósitos e as necessidades comunicativas dos sinalizantes, resultando em fenômenos de variações de pronúncia, economia linguística, hibridismo entre fala, escrita e sinalização, neologismos e gírias, acessibilidade linguística ampliada por recursos tecnológicos, além de novas dinâmicas de interação e construção de significados.
          A “OUTRIDADE” NA POESIA SOCIAL E NA METAPOESIA DE FERREIRA GULLAR
          Curso Doutorado em Letras
          Tipo Tese
          Data 27/08/2025
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Kelcilene Gracia Rodrigues
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Zenilda Durci
            Banca
            • Carina Marques Duarte
            • Kelcilene Gracia Rodrigues
            • NISMÁRIA ALVES DAVID
            • Rodrigo Garcia Barbosa
            • Rony Marcio Cardoso Ferreira
            • Vivianny Bessao de Assis
            Resumo A presente pesquisa tem como objetivo tratar sobre a questão da “outridade”, termo adotado de Octavio Paz, além de um diálogo com o conceito de Michel Collot, presente em poemas que apresentam os temas de cunho social e metapoético nas obras Dentro da noite veloz (1975), Barulhos (1987) e Em alguma parte alguma (2010), de Ferreira Gullar (1930-2016). A relevância das obras mencionadas e do próprio poeta ficam eminentes ao observarmos nos três livros escolhidos para compor o estudo, que foram publicados em momentos históricos diferentes: em Dentro da noite veloz, Gullar reuniu poemas escritos entre os anos de 1962 e 1974, durante o regime militar, que representam momentos de protesto e de recordação. Posteriormente, em Barulhos, há a produção de vários metapoemas e a reflexão sobre o fazer poético, em que o autor demonstra uma postura bastante crítica em relação ao mundo das letras. E Em alguma parte alguma, que ocupará boa parte deste estudo, Gullar passa a refletir, principalmente, sobre assuntos existenciais e retorna questões de metapoesia, com arroubos de questões sociais. A partir dessas obras é possível refletir sobre a “outridade” na poesia do escritor, a partir das questões sociais, escolhas vocabulares, de linguagem e metalinguagem. A pesquisa justifica-se pela relevância de Ferreira Gullar na poesia brasileira contemporânea e pela relevância do conceito de “outridade”. O recorte das três obras permite observar a relação entre engajamento social, reflexão metapoética e questões existenciais, que marcam os pontos mais importantes da poética do autor. Apesar dos muitos estudos existentes sobre o autor e sua obra, este estudo justifica-se também pela escolha singular do corpus e enfoque do viés da “outridade”. Estes estudos integram linha de pesquisa Historiografia Literária: recepção e crítica.
            Saber, poder e resistência: Beleza negra e a construção identitária de negras(os) racializadas(os)
            Curso Doutorado em Letras
            Tipo Tese
            Data 27/08/2025
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Gilmar Ribeiro Pereira
              Banca
              • Amanda Batista Braga
              • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
              • Cintia Santos Diallo
              • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
              • GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
              • Icleia Caires Moreira
              • Michelle Sousa Mussato
              Resumo
              DIÁRIO DE BITITA: UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DO FEMINISMO NEGRO
              Curso Doutorado em Letras
              Tipo Tese
              Data 25/08/2025
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • Kelcilene Gracia Rodrigues
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Jorlaíne Monteiro Girão de Almeida
                Banca
                • ALAN SILUS DA CRUZ SILVA
                • Carina Marques Duarte
                • Cristina Maria da Costa Vieira
                • GERMANA HENRIQUES PEREIRA
                • Kelcilene Gracia Rodrigues
                • Rony Marcio Cardoso Ferreira
                • Yurgel Pantoja Caldas
                Resumo A presente tese tem como objetivo analisar na obra Diário de Bitita investigando como os espaços narrativos percorridos pela protagonista revelam experiências de violência, segregação racial e exclusão social, especialmente sob a perspectiva interseccional de gênero, raça e classe. A análise parte do entendimento de que a literatura produzida por mulheres negras no Brasil tem sido historicamente silenciada por exclusões estruturais e que a escrita autobiográfica de Carolina Maria de Jesus rompe com esse padrão ao transformar sua vivência em resistência narrativa. A partir da reflexão sobre os pressupostos do feminismo negro e da interseccionalidade, poderá ser possível entender a obra de Carolina como uma leitura política, vinculada às relações de poder existentes na sociedade. É uma pesquisa bibliográfica, de análise literária e social, tendo como principais bases teóricas os autores: Philippe Lejeune (2008), Regina Dalcastagnè (2023), Germana Sousa (2004), Lélia Gonzalez (2020), Sueli Carneiro (2011), Winnie Bueno (2020), Françoise Vergès (2020) e Patrícia Hill Collins (2019).
                O RISO CÉTICO EM ADALGISA NERY E LOURENÇO MUTARELLI
                Curso Doutorado em Letras
                Tipo Tese
                Data 22/08/2025
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • MARCOS ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS
                  Banca
                  • Andre Rezende Benatti
                  • Carina Marques Duarte
                  • João Adalberto Campato Junior
                  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                  • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                  • Vanessa Hagemeyer Burgo
                  • Wagner Corsino Enedino
                  Resumo Esta tese tem como objeto de investigação dois romances da literatura brasileira, os quais foram publicados em um período de trinta anos (1972-2002). Os romances em questão são Neblina (1972), de Adalgisa Nery; e O cheiro do ralo (2002), de Lourenço Mutarelli. Tais obras, resguardos os limites que as separam, tratam de temas em comum e levantam discussões fundamentais sobre o homem, a vida e até sobre a potência do literário. As narrativas são permeadas pela dúvida, o pensamento cético é eixo estruturante. Por sua vez, de suas leituras emana o riso literário, nem sempre agradável e engraçado. Ceticismo e riso foram questões que nos interessaram ao longo da leitura das referidas obras. O objetivo da pesquisa, portanto, foi explicitar que diferentes modos de narrar, de dois autores brasileiros, trabalham gradações do riso em representações disfóricas do período entre 1972 e 2002. Para a construção da pesquisa, foram utilizados teóricos como Candido (1989; 2004), Dalcastagnè (1996), Pellegrini (1996), Minois (2003), Freud (1996), Bergson (1991), Bakhtin (2008), entre outros. A abordagem metodológica baseou-se em procedimentos bibliográficos, de abordagem qualitativa e na leitura crítica dos textos literários. Apesar de cada obra analisada neste estudo apresentar características próprias, elas convergem ao manifestar um riso cético e contemplativo diante de realidades sociais, psicológicas e existenciais permeadas por repressão, vazio, descrença e desesperança. Em Adalgisa o riso é mais contido, em Mutarelli, mais agressivo. O ceticismo desse último é mais intenso. Assim, esses romances da literatura brasileira, por meio de formas narrativas singulares, elaboram distintas nuances do riso.
                  RELAÇÕES ENTRE ESCOMBROS EM CONTOS DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
                  Curso Doutorado em Letras
                  Tipo Tese
                  Data 19/08/2025
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Kelcilene Gracia Rodrigues
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Catia Mendes Pereira
                    Banca
                    • Andrè Dias
                    • Andre Rezende Benatti
                    • Carina Marques Duarte
                    • Carlos Eduardo de Araujo Placido
                    • Enedir da Silva dos Santos
                    • Kelcilene Gracia Rodrigues
                    • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                    Resumo Neste estudo, analisamos o horizonte composicional da escritora Alciene Ribeiro Leite por meio do exame de alguns contos de seu primeiro livro, Eu choro do palhaço (Leite, 1978), que inclui as narrativas “Nem Gilda, nem Gildinha”, “Traduzem-se best-sellers”, “Vinte anos de Amélia”, “Natal crucificado”, “Pássaro sem asas” e “Eu Choro do Palhaço”. Além disso, analisamos também contos do livro brazil 2020 (Leite, 2020): “Emparedada” e “Arca de Noé”. Ao examinar os contos alcienianos, encontramos enredos que apresentam personagens em situações degradantes, imersos em solidão, abandono, assédio, censura e violência. Com isso, formulamos a hipótese de que, nessas histórias, possa existir um universo em ruínas. Compreendemos essas ruínas conectadas à tortura, à censura e ao autoritarismo, em contextos marcados pela violência, pela exposição à solidão em esferas pessoais e sociais, e pela anulação do eu em favor dos desejos impostos pela sociedade. Para discutir esse tema, fundamentamo-nos em estudiosos da literatura e filosofia, como Antonio Candido (2000), Benedito Nunes (1995), Mikhail Bakhtin (2003), Silviano Santiago (2002), Sandra Nitrini (2010), Gérard Genette (1972), Leyla Perrone-Moisés, Massaud Moisés (2012), Nádia Battella Gotlib (2006), Cabrera Infante (2001), Theodor Adorno (1951-1970), Edgar Allan Poe (2011), Julio Cortázar (2011), Hannah Arendt (2007-2021), Martin Heidegger (1999), Walter Benjamin (1987) e Michael Löwy (2005). A pesquisa sobre a escritora destaca a relevância da literatura no contexto histórico, analisando contos produzidos em períodos de crise, como a Ditadura Militar e a pandemia da Covid-19, e evidenciando como essas experiências moldam a subjetividade dos autores, reforçando a literatura como crítica às realidades sociais e como forma de resistência.

                    Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea; Contos; Autoritarismo; Ditadura Militar Brasileira; Estética.
                    Itinerários de leitura: a construção de um currículo de leitura literária na e para além da sala de aula
                    Curso Doutorado em Letras
                    Tipo Tese
                    Data 18/08/2025
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Kelcilene Gracia Rodrigues
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Karina Torres Machado
                      Banca
                      • Andrè Dias
                      • Eunice Prudenciano de Souza
                      • Guilherme Magri da Rocha
                      • Kelcilene Gracia Rodrigues
                      • Lia Ciomar Macedo de Faria
                      • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                      • Vivianny Bessao de Assis
                      Resumo O presente trabalho tem por objetivo examinar a concepção de literatura contida na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do estado de São Paulo, a fim de discutir as implementações pedagógicas necessárias para que o texto literário seja visto e concebido, nas unidades escolares do estado, como o centro das ações educacionais, por meio da criação de um currículo de leitura literária que apresente a literatura como objetivo educacional. Nesse sentido, esta tese, estruturada na abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, ressalta a carente escolarização apresentada nos documentos oficiais – BNCC e Currículo em Ação – em relação ao texto literário, para destacar a necessidade, em pleno século XXI, de inserir a literatura no centro das ações educacionais, através da elaboração de um itinerário de leitura literária planejado a partir dos conceitos de leitura autônoma, exploração de diversos gêneros e obras literárias (Dalvi, 2013), da continuidade e da progressão das obras selecionadas para a transformação reflexiva e crítica dos estudantes (Candido, 1995), por meio de práticas escolares ativas e dialógicas (Arroyo, 2013). Adaptável a diferentes turmas e necessidades, com referências bibliográficas e sequências de atividades basilares e complementares para as séries que compõem os anos finais do ensino fundamental II, o catálogo literário e os percursos de leitura literária propostos expressam caminhos possíveis para ressignificar as aprendizagens com o texto literário no ambiente educacional. Além disso, instituem ferramentas capazes de desenvolver a afetividade, suscitar percepções e fazer do espaço escolar um território de possibilidades, de desconstrução, de ampliações do humano, da vida e da existência de cada um. Desta forma, reitera que o direito à literatura só será transformador quando a concepção do valor que a literatura exerce no despertar da curiosidade, da criticidade, do conhecimento, dos sentimentos e das sensações de cada indivíduo for assegurada pelas práticas educacionais que priorizem o literário, a literatura pela literatura.
                      AJU MUNDURUKU GASU JE? - uma análise discursiva de afirmação indígena transcultural
                      Curso Doutorado em Letras
                      Tipo Tese
                      Data 07/08/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Claudete Cameschi de Souza
                      Coorientador(es)
                      • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
                      Orientando(s)
                      • Danielle Gonzaga de Brito
                      Banca
                      • Claudete Cameschi de Souza
                      • Edson Machado de Brito
                      • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                      • Icleia Caires Moreira
                      • Marcelo Rocha Barros Goncalves
                      • Michelle Sousa Mussato
                      • Ytanajé Coelho Cardoso
                      Resumo A partir das minhas experiências, dores e crises existenciais, me amparo na perspectiva discursiva-desconstrutivista (Foucault, Derrida e Lacan), a presente pesquisa objetiva desenvolver um gesto discursivo, com narrativas de Histórias e Memórias dos próprios sujeitos indígenas, que problematize possíveis efeitos de sentidos na solidificação de afirmações indígenas, sejam elas materiais ou imateriais. Dois são os objetivos específicos, a saber: 1) Rastrear, nos recortes discursivos das narrativas dos próprios sujeitos indígenas, formações discursivas e discursos constituídos por marcas de memória histórica nos traços que descrevem processos identitários que estabelecem as relações entre poder-saber e seus processos de resistência. Para tanto, proponho o uso da arqueogenealogia (Foucault, 2012) e de referências cruzadas (Santos, 2015) nas três perspectivas indígenas de base epistemológicas: Sujeitos de Constelação (Krenak, 2018), Corpo-Território (B217mBaniwa, 2023) e Corpo-Memória (Kopenawa, 2015; Krenak, 2023); 2) Interpretar as marcas linguísticas que materializam efeitos de sentidos em relação ao indígena presente nas narrativas de primeiro contato com o povo munduruku (colonizador/colonizado), como arquivo de partida para uma primeira manifestação de imaginário discursivo na idealização dos povos originários. Interessa-me as regularidades enunciativas que me possibilitem rastrear, sempre pela materialidade linguística, os diferentes efeitos de sentido possíveis, as formações discursivas e os interdiscursos que perpassam os discursos que constituem o corpus aos quais mergulho. Minha hipótese é que mesmo em processos de retomadas da língua e de alguns aspectos culturais, na tentativa de defesa e permanência do território, além do fortalecimento do movimento indígena e suas organizações, o povo munduruku da TI Kwatá-Laranjal, evocando memórias nativas, deixa escapar no fio discursivo, determinado modelo de arquivo (Derrida, 2001) que orientado por condições histórico-político-sociais apresenta um tensionamento de sentido entre o verdadeiro/falso indígena como resultado dos diferentes dispositivos da colonialidade. Para conduzir meus passos, me oriento nas seguintes questões heurísticas de pesquisa: 1) Como a História, enquanto disciplina e categoria de saber, produz o que conhecemos e sabemos sobre o povo Munduruku e sua possível origem? 2) De que maneira as relações de poder interferem na tensão entre memória nativa/ancestral e memória atual dos sujeitos munduruku nos diferentes processos de afirmações indígenas? 3) Quais práticas do cotidiano foram e são responsáveis pelos processos de subjetivação do povo munduruku da TI Kwatá-Laranjal que permitem discursivamente enumerar características do verdadeiro munduruku que não outras? 4) Dos rastros e marcas linguísticas na idealização do sujeito indígena, existem relações de poder-saber e, consequentemente, de resistência, de que maneira as relações de poder interferem na tensão entre memória nativa/ancestral e memória atual dos sujeitos munduruku nos diferentes processos de afirmação indígena?
                      Palavras-chave: Discurso; Materialidade linguística; História e Memória; Afirmação Indígena; Povo Munduruku.
                      Os parâmetros da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Terena de Sinais sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional
                      Curso Doutorado em Letras
                      Tipo Tese
                      Data 28/03/2025
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Magno Pinheiro de Almeida
                        Banca
                        • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
                        • Lindinalva Zagoto Fernandes
                        • Marcelo Saparas
                        • Nelson Goettert
                        • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                        • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                        • Vanessa Hagemeyer Burgo
                        Resumo As línguas visuais-espaciais, como as línguas de sinais, têm historicamente recebido pouca atenção nos estudos linguísticos, especialmente no que diz respeito às suas variedades minoritárias. Apesar dos avanços recentes dos estudos aplicados que mobilizam teorias linguísticas para a análise de línguas sinalizadas, ainda existe uma lacuna significativa no estudo do funcionamento e das variações linguísticas dessas línguas no contexto brasileiro. Essa ausência limita o reconhecimento e a valorização dessa forma de comunicação. Diante desse cenário, a presente tese ampara-se na semiótica social, especificamente na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), para analisar as línguas de sinais em comunidades indígenas, comparando-as com o idioma sinalizado de maior uso no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo principal desta pesquisa é identificar e descrever as variações dos parâmetros linguísticos entre a Libras e a Língua Terena de Sinais, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional de dois grupos linguísticos: surdos urbanos e Terenas surdos aldeados. Sendo os objetivos específicos: (a) descrever comparativamente os padrões linguísticos da Libras e da Língua Terena de Sinais na representação da experiência; (b) analisar aspectos contextuais do grupo minoritário Terena; (c) correlacionar aspectos das variações linguísticas dos parâmetros da Libras pela aplicabilidade da Linguística Sistêmico-Funcional. A base teórica mobiliza conceitos da metafunção ideacional da LSF, enfocando a representação da experiência pelo sistema de transitividade (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014), bem como análises da LSF aplicadas a línguas de sinais, como a análise de Rudge (2018) acerca da Língua Britânica de Sinais. Além disso, são utilizados estudos sobre parâmetros de sinalização (ALMEIDA, 2012, 2013, 2014; QUADROS; KARNOPP, 2004; QUADROS; SCHMIEDT, 2006) e sobre grupos indígenas minoritarizados (FUNASA, 2022). A metodologia segue protocolos éticos aprovados por Comitê de Ética e adota uma abordagem qualitativa exploratória. Foram utilizados questionários semiestruturados e pesquisas de campo virtuais realizadas nas aldeias Terena e entre os sinalizantes urbanos. A análise dos dados foi estruturada em três etapas principais: análise do registro (contexto de situação), análise da sinalização e análise da metafunção ideacional. Na primeira etapa, descrevem-se os contextos situacionais das entrevistas; na segunda, analisa-se a sinalização com foco nos parâmetros linguísticos da Libras; e, na terceira, identificam-se os padrões e variações na construção da experiência dos entrevistados com base no sistema de transitividade. Os resultados do estudo revelaram que há necessidade de se aprofundar os estudos da LSF entre a Libras e a Língua Terena de Sinais. Em termos de contribuições, espera-se que esta pesquisa promova a visibilidade dos surdos urbanos e dos indígenas surdos Terena, contribuindo para o reconhecimento dessas comunidades e suas linguagens no contexto acadêmico e social.

                        Palavras-chave: Libras; Língua Terena de Sinais; Linguística Sistêmico-Funcional; Minorias.
                        BILINGUISMO, MULTILINGUISMO E A REPRESENTAÇÃO DO MIGRANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO DE BOA VISTA E PACARAIMA (RR)
                        Curso Doutorado em Letras
                        Tipo Tese
                        Data 27/03/2025
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • PATRICIA SOCORRO DA COSTA CUNHA
                          Banca
                          • Cariane do Nascimento Pimentel
                          • Cristiane Fuzer
                          • Lindinalva Zagoto Fernandes
                          • Marcelo Saparas
                          • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                          • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                          • Vanessa Hagemeyer Burgo
                          Resumo Crises econômicas, políticas e sociais impulsionam a migração e o deslocamento de muitos migrantes e refugiados em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida em países diferentes de suas origens. No contexto brasileiro, um grande fluxo de migrantes venezuelanos tem sido registrado nas cidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima) nos últimos anos. Dentre tais indivíduos, crianças migrantes e refugiadas, frequentemente carecem de proteção adequada, acesso à educação e representação jurídica, devido a diversos motivos, entre os quais, enfocam-se ambiguidades na hermenêutica jurídica causadas pela linguagem nas leis de migração. Destarte, esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão do amparo legal ao migrante – especialmente no que diz respeito ao acesso à educação, que é um princípio fundamental e constitucional no Brasil, e materializado na linguagem da legislação nacional, em todos os seus níveis. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar traços de bilinguismo, multilinguismo e a representação ideológica do migrante no discurso presente na legislação brasileira, com ênfase na orientação educacional e foco nas realidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima). Para compreender o texto inserido em seu contexto de uso, recorre-se à perspectiva Sistêmico-Funcional da linguagem (Halliday, 1994; Halliday; Mathiessen, 2014), que considera tanto o contexto cultural e ideológico quanto o contexto situacional como essenciais para a compreensão da linguagem. Além da Linguística Sistêmico-Funcional, para a análise da representação ideológica do migrante no arcabouço legal, utiliza-se da Teoria (sistema) da Avaliatividade (Martin, 2000), que trata da semântica da avaliação. Por fim, são considerados diversos estudos no escopo da Linguística Forense, uma vez que os fenômenos linguísticos influenciam e moldam as dinâmicas sociais, englobando o ordenamento jurídico, que estão ligadas ao conceito de norma do comportamento humano, à lei ética, moral ou humana. Metodologicamente, esta pesquisa é documental e exploratória, com o objetivo de selecionar as variáveis capazes de influenciar o estudo e adota uma abordagem crítica e diacrônica, de caráter indutivo e descritivo, para responder às perguntas norteadoras: como o arcabouço legal brasileiro considera o migrante, o bilinguismo e o multilinguismo em sua linguagem? e de que forma as escolhas léxico-gramaticais deste arcabouço jurídico afeta a representação ideológica do migrante nesse contexto, com ênfase na orientação educacional e foco nas realidades de Boa Vista e Pacaraima (Roraima)? Os resultados indicam que a Constituição Federal de 1988 oferece respaldo para que as leis infraconstitucionais, como a Lei de Migração (Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017), contemplem mecanismos interpretativos que garantam ao migrante o direito à diversidade linguística, à identidade cultural, e corroborem a superação da imagem estigmatizada do migrante prevalente no ordenamento jurídico brasileiro desde a vigência do Estatuto do Estrangeiro. Contudo, ainda são escassos os subsídios legais no campo da orientação educacional que abordem de forma eficaz o bilinguismo e o multilinguismo como políticas de inclusão linguística voltadas para os migrantes. Logo, essa ausência de políticas públicas claras e específicas para esse contexto de diversidade linguística e cultural dificulta, assim, a plena integração dos migrantes no sistema educacional.
                          As unidades menores que a palavra em dicionários escolares de língua portuguesa: um estudo metalexicográfico
                          Curso Doutorado em Letras
                          Tipo Tese
                          Data 06/03/2025
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Renato Rodrigues Pereira
                          Coorientador(es)
                          • Aparecida Negri Isquerdo
                          Orientando(s)
                          • Raquel Di Fabio
                          Banca
                          • Beatriz Aparecida Alencar
                          • Bruno Oliveira Maroneze
                          • Claudia Zavaglia
                          • Elizabete Aparecida Marques
                          • Ieda Maria Alves
                          • Odair Luiz Nadin da Silva
                          • Renato Rodrigues Pereira
                          Resumo O dicionário escolar é um importante material didático complementar porque proporciona, por meio do léxico da língua, além de registros linguísticos, dados culturais de uma sociedade, em cada período histórico, e, em conformidade com os objetivos da obra e as necessidades dos consulentes. O tratamento lexicográfico dado às “unidades menores que a palavra” (UMP) (Biderman, 2002; 2003; 2004) – elementos de composição, prefixos, sufixos – em dicionários de língua portuguesa, no entanto, nem sempre é homogêneo e didático. Por isso, justifica-se o desenvolvimento de uma pesquisa voltada para descrever e analisar alguns aspectos relevantes do registro lexicográfico para o aprendizado da língua materna em dicionários escolares, no caso deste estudo, as UMP. Outra possível justificativa é que, apesar dos muitos trabalhos voltados para a descrição crítica das obras lexicográficas no Brasil nos últimos anos, ainda há necessidade que se dê importância à prática metalexicográfica, a fim de que haja avanços na produção de melhores dicionários, ou ao aprimoramento dos existentes, especialmente aqueles voltados ao uso escolar. Para esta pesquisa, foram selecionadas as cinco obras direcionadas às séries finais do Ensino Fundamental (Bechara, 2011a; Ferreira, 2011; Geiger, 2011a; Ramos, 2011; Saraiva, 2010) e as quatro ao Ensino Médio (Bechara, 2011b; Borba, 2011; Geiger, 2011b; Houaiss, 2011), enviadas para as escolas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD, 2012), como forma de identificar potencialidades e fragilidades relacionadas às necessidades do público-alvo dessas obras. Objetivou-se, para tanto, examinar como se dá o tratamento dessas unidades em dicionários escolares de tipos 3 e 4, com vistas a verificar se os registros das UMP são coerentes com os princípios da Lexicografia Pedagógica (LEXPED) e com as necessidades dos estudantes dessa etapa do ensino, como a linguagem acessível e se contemplam os conteúdos prescritos pelos documentos oficiais. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar se há orientações sobre o tratamento lexicográfico referentes às UMP na front matter e se elas são apresentadas de forma didática para que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura das obras analisadas; ii) analisar como são os registros das UMP nos elementos constituintes da macroestrutura: a entrada com sua microestrutura, a middle matter e a medioestrutura; iii) examinar se na back matter há algum tipo de registro sobre as UMP que possam servir de apoio ao consulente; iv) identificar aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares tipos 3 e 4; v) elaborar parâmetros para as informações dadas ao consulente na front matter, bem como de registro de verbetes, tanto em relação à entrada como a sua microestrutura que sirvam de aprimoramento para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentar propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Além disso, foram elaboradas algumas perguntas norteadoras: 1) Por que nos dicionários escolares devem ser registradas UMP e que benefício podem trazer para o consulente, sobretudo quanto ao desenvolvimento de sua competência linguística, se feito de maneira didática?; 2) Como são disponibilizados os registros das UMP tanto nos dicionários escolares, quanto nos gerais?; 3) Há diferença no tratamento dado pelos impressos e pelos on-line?; 4) Existem explicações acerca de UMP, na front matter dos escolares? São didáticas, condizentes com o nível escolar dos consulentes?; 5) As UMP estão inseridas na macroestrutura de todas as obras analisadas?; 6) As definições das UMP são registradas de forma didática? Se não, como poderiam ser registradas?; 7) Como se dá a exemplificação, bem como demais explicações das UMP? São suficientes e/ou adequadas? Se não, como podem ser aprimoradas? Para cumprir com os objetivos estipulados, foram adotados os subsequentes procedimentos metodológicos: i) na front matter, averiguação se as explicações sobre o tratamento lexicográfico dado às UMP são didáticas com o fim de que os consulentes consigam compreender, além da forma, como são registradas na macroestrutura; ii) quanto à macroestrutura, exame de como as UMP constam em cada dicionário, assim como os tipos de explicações disponíveis tanto na microestrutura, como na middle matter ou na medioestrutura; iii) verificação se, na back matter, há menção às UMP; iv) identificação de aspectos que eventualmente sejam proveitosos para a consulta e/ou aproveitáveis na elaboração das explicações sobre as UMP e/ou na construção dos verbetes nos dicionários escolares dos tipos 3 e 4; v) elaboração de parâmetros para as explicações da front matter e de verbete com UMP e que sejam adequados para dicionários escolares dos tipos 3 e 4; vi) apresentação de propostas de explicações na front matter e de verbetes com base nos parâmetros estabelecidos. Como pressupostos teóricos e metodológicos, orientou-se por epistemologias da Lexicografia e da LEXPED, em especial nas contribuições de Funtes Morán (1997), Biderman (1998; 2002; 2003; 2004), Hartmann (2001), Prado Aragonés (2005), Molina García (2006), Rodrigues-Pereira (2020) entre outros. Como conclusão, constata-se que, apesar dos aspectos positivos, há algumas fragilidades nas obras lexicográficas que fazem parte do corpus da pesquisa, as quais poderiam ser sanadas para que fiquem realmente didáticas no que concerne ao tratamento dado às UMP, a fim de que os consulentes consigam compreender tanto seus sentidos e funções como o seu registro na macroestrutura. Por esse motivo, foram elaborados parâmetros e propostas de explicações na front matter e de verbetes com o intuito de oferecer contribuições de aprimoramento aos dicionários escolares de tipos 3 e 4.
                          PROPOSTAS DE LEITURAS LITERÁRIAS (FEMININA, INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E LGBTQIA+) PARA A SALA DE AULA
                          Curso Doutorado em Letras
                          Tipo Tese
                          Data 27/02/2025
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Edilva Bandeira Sousa Antunes
                            Banca
                            • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira
                            • Guilherme Magri da Rocha
                            • João Adalberto Campato Junior
                            • Luís Carlos Alves de Melo
                            • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                            • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                            • Vanessa Hagemeyer Burgo
                            Resumo Este trabalho se propôs a desenvolver roteiros de atividades de leituras literárias para serem aplicadas em sala de aula para turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As atividades abrangem leituras de variados textos literários de diferentes gêneros (contos, romances, relatos e poemas), sempre numa perspectiva intertextual, que considera o texto literário como objeto estético plurissignificativo, carregado das dimensões de linguagem, estruturas específicas de forma, conteúdo, contexto histórico e de produção. As leituras serão articuladas em atividades didáticas de leitura, que abordam diferentes situações práticas de leituras, tais como: oral, coletiva, individual, silenciosa e compartilhada. Sempre partindo dos textos literários de variados autores e autoras adequados para as turmas de 9º ano e 1ª série do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi produzir material didático de atividades literárias que contribua para o enriquecimento das atividades que envolvem literatura em sala de aula. O aporte teórico teve como base metodológica a estrutura de leituras literárias propostas no Currículo Paulista e na BNCC, o modelo interacional que considera a leitura literária como resultado de uma integração profunda entre o texto e o leitor, o método recepcional, sistematizado pelas pesquisadoras e autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar na obra “Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas” (1993) e letramento literário, método proposto por Rildo Cosson na obra “Letramento Literário: teoria e prática” (2014). Neste trabalho consta dezesseis atividades de leituras literárias, sendo quatro de cada uma das vertentes literárias propostas (feminina, indígena, afro-brasileira e LGBTQIA+), cada uma estudada e analisada por suas próprias características e no entanto, inseridas na perspectiva de textos da literatura brasileira. O resultado esperado é a ampliação do repertório de leituras literárias dos estudantes e desenvolvimento das competências leitora e escritora.
                            PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Literaturas; Resistência; Reexistência
                            As preposições no par de línguas português/espanhol: proposta de verbete bilíngue contrativo
                            Curso Doutorado em Letras
                            Tipo Tese
                            Data 25/10/2024
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Renato Rodrigues Pereira
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • CAROLINE EMANUELE DE OLIVEIRA BORSALLI
                              Banca
                              • Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
                              • Aparecida Negri Isquerdo
                              • Beatriz Aparecida Alencar
                              • Elizabete Aparecida Marques
                              • Odair Luiz Nadin da Silva
                              • Regiani Aparecida Santos Zacarias
                              • Renato Rodrigues Pereira
                              Resumo Nesta pesquisa, apresentamos uma proposta de verbete de preposição bilíngue contrastivo no par de línguas português/espanhol. Justifica-se a necessidade desta pesquisa pela ausência de materiais desse tipo tanto na língua portuguesa quanto na espanhola, visto que os dicionários especiais de preposições partem da regência verbal ou nominal e não da preposição como palavra-entrada. Considerando as informações que podem ser registradas em todas as partes que compõem a hiperestrutura de um dicionário, orientamos nossa análise pelas seguintes questões norteadoras: i) como as preposições são registradas nos repertórios lexicográficos escolhidos para serem analisados? ii) há coerência entre as informações da front matter e os registros na word list (macroestrutura) das obras? iii) no caso dos dicionários bilíngues, além da equivalência, há exemplos de uso, registros na middle matter ou mesmo informações contrastivas em ambos os idiomas? A partir dos questionamentos apontados, a seguinte hipótese foi levantada: os dicionários bilíngues português/espanhol e espanhol/português, assim como os de preposições não contemplam informações contrastivas sobre os usos das preposições nesse par de língua. Assim, estabelecemos como objetivo geral elaborar um protótipo de verbete de preposição bilíngue contrastivo, tomando a preposição como palavra-entrada e tendo como público-alvo brasileiros aprendizes de espanhol como língua estrangeira (ELE), nos níveis básico e intermediário; e como objetivos específicos: i) discorrer sobre o desenvolvimento da competência comunicativa, com foco na competência léxico-gramatical; ii) apresentar os princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue e da Lexicografia Bilíngue Contrastiva que alicerçam nossa proposta lexicográfica; iii) verificar como ocorre o tratamento das preposições em dicionários bilíngues espanhol/português e português/espanhol, dicionários monolíngues pedagógicos e gerais das línguas espanhola e portuguesa, bem como dicionários especiais de preposição da língua espanhola com o propósito de evidenciar potencialidades e fragilidades relacionadas ao registro lexicográfico dessas unidades da língua; iv) buscar, por meio da análise do tratamento lexicográfico de preposições nos dicionários bilíngues, monolíngues e de preposição, modelos que possam servir de orientação no processo de elaboração do protótipo de verbete almejado nesta tese. A pesquisa foi conduzida com base nos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, da Lexicografia Bilíngue, da Lexicografia Bilíngue Contrastiva, assim como nos referentes à Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Para responder os questionamentos levantados e cumprir com os objetivos apresentados, analisamos sete dicionários bilíngues nas duas direções, espanhol/português e português/espanhol, quatro monolíngues pedagógicos, quatro monolíngues gerais e dois de preposição apenas da língua espanhola. À luz do estudo desenvolvido, apontamos que grande parte das obras analisadas não contemplam informações sobre as preposições na front matter ou back matter, apenas em na word list e que vários dos verbetes analisados propõem apenas a equivalência da preposição, sem exemplos de uso ou informações contrastivas. Além disso, verificamos que os dicionários de preposição partem do verbo, do substantivo, do adjetivo ou do advérbio como palavra-entrada. Diante do averiguado, aspiramos que o resultado desta pesquisa possa somar às pesquisas metalexicográficas que tem sido realizadas em diferentes contextos acadêmicos e, consequentemente, sirva como base para a elaboração e/ou reorganização de repertórios lexicográficos destinados a aprendizes de espanhol como língua estrangeira.

                              Palavras-chave: Verbete de Preposição Bilíngue Contrastivo; Lexicografia Pedagógica; Lexicografia Bilíngue Contrastiva; Competência Léxico-Gramatical.
                              O SISTEMA POÉTICO PRIMITIVISTA DE MANOEL DE BARROS
                              Curso Doutorado em Letras
                              Tipo Tese
                              Data 30/08/2024
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Kelcilene Gracia Rodrigues
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Paulo Sérgio Martins
                                Banca
                                • Carlos Eduardo de Araujo Placido
                                • Kelcilene Gracia Rodrigues
                                • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                • Maria Adelia Menegazzo
                                • NISMÁRIA ALVES DAVID
                                • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
                                Resumo A obra de Manoel de Barros ocupa um lugar singular na literatura brasileira contemporânea, oferecendo uma excursão poética ao Pantanal. Esta tese explora o Sistema Poético Primitivista de Barros, um conjunto de princípios e práticas poéticas que estruturam sua obra. Utilizando o Livro de pré-coisas como objeto de estudo, observa-se a interdependência entre tempo, espaço e personagens, bem como uma simbiose entre memória e imaginação. Com base na filosofia de Giambattista Vico, que vê a poesia como uma forma primitiva de linguagem, analisa-se como Barros emprega esses elementos para recriar um mundo natural mítico e atemporal. No primeiro capítulo, define-se o primitivismo na obra de Barros, abordando sua relação com a natureza. No segundo capítulo, desenvolve-se o conceito de Sistema Poético Primitivista, fundamentado nas ideias de Vico. No terceiro capítulo, foca-se no Livro de pré-coisas e na figura de Bernardo da Mata, o alter ego do poeta, o qual sintetiza a unidade entre homem e natureza. Conclui-se que a poesia de Barros, permeada por suas experiências de vida, atua como uma forma de autoficção, celebrando a linguagem, a memória e a imaginação, e propondo uma nova maneira de habitar e interagir com o mundo.

                                Palavras-chave: Manoel de Barros; Sistema Poético Primitivista; Livro de pré-coisas.
                                Música em Mato Grosso do Sul: territórios, povos e narrativas nas canções de Paulo Simões e parceiros (1960 – 1990)
                                Curso Doutorado em Letras
                                Tipo Tese
                                Data 30/08/2024
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Claudete Cameschi de Souza
                                Coorientador(es)
                                • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                Orientando(s)
                                • Flávio Zancheta Faccioni
                                Banca
                                • Claudete Cameschi de Souza
                                • Clemilton Pereira dos Santos
                                • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                • Icleia Caires Moreira
                                • Kelcilene Gracia Rodrigues
                                • Maria Adelia Menegazzo
                                • Silvane Aparecida de Freitas
                                • Souzana Mizan
                                Resumo O objetivo geral desta tese é observar, identificar e problematizar os territórios, os povos, as narrativas e as culturas em/de Mato Grosso do Sul; e os objetivos específicos são refletir sobre os processos identificatórios sul-mato-grossenses a partir das músicas; registrar as formações discursivas e as regularidades presentes nas canções; e debater a história, memória e povos em/de Mato Grosso do Sul. Parto da hipótese que durante as décadas de 1960 a 1990, Paulo Simões e parceiros, motivados e inquietados pela divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, compuseram canções que possibilitam a construção cultural sul-mato-grossense. As questões que guiam meu gesto analítico se dividem entre se a construção cultural estaria situada no momento histórico-social da divisão do Mato Grosso Uno e se as músicas compostas nestas décadas são direcionadas a um público específico. Para alcançar os objetivos, questionar a hipótese e discutir as questões de pesquisa, vinculo-me à Análise do Discurso de linha francesa, assim como aos estudos da Geografia, Antropologia, História e Música, tendo a arqueogenealogia foucaultiana como norte para realizar os procedimentos teórico-metodológicos. Divido a tese em três partes, sendo que na Parte I apresento as condições de produção e os caminhos da cultura; na Parte II alinhavo os conceitos e os procedimentos metodológicos; por fim, na parte III procedo meu gesto analítico. A partir das escavações e das desestabilizações, identifiquei que as canções analisadas cantam os territórios, os povos, as narrativas e as culturas das mesorregiões dos Pantanais, Sudoeste e Centro Norte. Ainda que se ouça “cultura sul-mato-grossense”, observo que há vários processos identificatórios que constituem esta definição.

                                Palavras-chave: Discurso; Materialidade linguística; Processos identificatórios; Construção cultural.
                                CERTIDÕES DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO: UM PERCURSO COM BASE EM CORPUS COMPARÁVEL PARA A EXTRAÇÃO DE FRASEOLOGIAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS
                                Curso Doutorado em Letras
                                Tipo Tese
                                Data 30/08/2024
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Vanessa Hagemeyer Burgo
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Eduardo Francisco Ferreira
                                  Banca
                                  • Claudia Cristina Ferreira
                                  • ELIANE VITORINO DE MOURA OLIVEIRA
                                  • LETÍCIA JOVELINA STORTO
                                  • Ricardo Magalhaes Bulhoes
                                  • Sheyla Cristina Araujo Matoso
                                  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
                                  • Vanessa Hagemeyer Burgo
                                  Resumo RESUMO

                                  O trabalho tradutório não é tão simples como acessar o vocabulário do texto fonte e substituí-lo por aquele a ser apresentado no texto de chegada. Além dessa visão ingênua, existem outros elementos que devem ser levados em conta ao deslocarmos elementos comunicativos de uma língua para outra. Nesse viés, o tradutor, além de avançado conhecimento linguístico, precisa estar equipado com outros fatores envolvidos nesse processo para que o texto traduzido se encaixe adequadamente na língua de chegada, e lá consiga obter o mesmo benefício de que dispunha na língua de partida. Com o desenvolvimento tecnológico, o avanço das pesquisas, muitas interfaces são criadas, desvendando novas searas para estudos e, com isso, gerando a necessidade de produtos terminológicos que possam atender o tradutor ao se deparar com textos especializados. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar um percurso, com base em corpus comparável, para a compilação de um glossário a partir do texto contido em certidões e traduções juramentadas de certidões de nascimento, casamento e óbito brasileiras e americanas, realizadas por tradutores juramentados brasileiros. O arcabouço teórico está fundamentado nos postulados da Terminologia, associados aos da Linguística de Corpus e aos dos Estudos da Tradução. Nossos resultados mostram a existência de um caminho que pode ser desenhado na interface entre a Terminologia, Estudos da Tradução, mais especificamente a tradução técnica, e Linguística de Corpus, áreas de estudo ainda jovens, mas que, ao compartilhar elementos e objetivos, podem chegar a um produto que satisfaça o consulente na tarefa de superar desafios tradutórios. As análises foram realizadas em direção ao desenho do verbete considerado ideal para atender o tradutor na tarefa de localizar termos e fraseologias de certidões na cultura de chegada.

                                  Palavras-chave: Certidões. Tradução. Corpus comparável. Fraseologia.
                                  Entre o efêmero e o perene: constituição, circulação e relações imagéticos-discursivas d(n)as tiras de Armandinho
                                  Curso Doutorado em Letras
                                  Tipo Tese
                                  Data 29/08/2024
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                  • Claudete Cameschi de Souza
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Anderson Jose de Paula
                                    Banca
                                    • Claudete Cameschi de Souza
                                    • Daniel Abrão
                                    • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                    • Icleia Caires Moreira
                                    • Ilka de Oliveira Mota
                                    • Nataniel dos Santos Gomes
                                    • Silvane Aparecida de Freitas
                                    Resumo Esta pesquisa tem como objeto de estudo as tiras de Armandinho, de Alexandre Beck, cujo personagem tornou-se de grande expressividade nas redes sociais. O objetivo geral, é problematizar, pelo viés imagético-discursivo, a representação político-racial-pandêmica e os efeitos de sentido propostos pelas tiras de Armandinho no processo interacional ocorrido em sua fanpage homônima na rede social facebook. Especificamente, interessa a esta pesquisa: a) rastrear o processo constitutivo do texto verbo-visual por meio das condições de produção das tiras de Armandinho, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso de orientação francesa, doravante ADF, em interface com os Estudos dos Quadrinhos; b) investigar as representações e os efeitos de sentido imagéticos-discursivos; c) aproximar as tiras de Armandinho às noções de crônica imagético-discursiva e ironia pelo viés discursivo-desconstrutivista e d) verificar as acepções de efêmero e perene nos recortes discursivos do gesto analítico. Assim, a hipótese foi de que as tiras de Armandinho, por meio de uma linguagem (nada) leve e (tampouco) objetiva, tratam de temas polêmicos e complexos e introduzem o dissenso político e social, de forma efêmera e perene, com/pelo humor e de maneira irônica, aproximando as tiras à crônica imagético-discursiva. Formulo, pois, três questões de pesquisa: 1) Sobre o olhar imagético-discursivo, a constituição das tiras de Armandinho mobiliza que tipos de representação política e social e quais efeitos de sentido? 2) Como o processo constitutivo do texto verbo-visual aproxima as tiras às noções de crônica discursivo-imagética e de ironia pelo viés da teoria discursivo-desconstrutivista? 3) De que maneira as acepções de efêmero e perene perpassam os recortes presentes no gesto analítico? Para tanto, na fundamentação teórica (trans)disciplinar empreendida aqui, destacam-se a ADF (Pêcheux, 1997, 1997a, 1999, 2008), (Pêcheux e Fuchs, 1997), (Foucault, 1979, 1985, 1996, 1999, 2008), (Orlandi, 2001, 2002, 2009, 2012, 2014), a perspectiva discursiva-desconstrutivista (Coracini, 2007, 2010) e (Derrida, 2001, 2001a), as noções imagético-discursivas pelos estudos dos quadrinhos (Cirne, 2000), (Chinen, 2011), (Postema, 2018) e (Vergueiro, 2012), especificamente, as tiras (Ramos, 2010, 2017) e linguagem e semiótica (Cagnin, 1975, 2014). A metodologia encontra eco no pensamento de Foucault (1979, 1999, 2008) por meio da arqueogenealogia que me permite escavar a materialidade linguística e imagético-discursiva em busca da produção de sentidos outros. As tiras de Armandinho constituem este escrito desde o sumário, uma vez que o corpora desta pesquisa é composto de 181 tiras, publicadas entre março e setembro de 2020. Entretanto, para o gesto analítico-interpretativo elenco dois eixos, em dois recortes: R1M1 – Pandêmico; R1M2 – Político-Racial e R2 – Político-Pandêmico, em grupos de duas, três e seis tiras, respectivamente, publicadas entre março e setembro de 2020, dentro do arquivo Pandemia da COVID-19, os quais constituem o corpus de análise. Como há um volume de tiras, elas foram constituindo a tese e foram organizadas em grupos e por cores: tiras remissivas (amarelas), tiras interativas (rosa), sequência (verde) e recorte (azul). Logo, a tese é dividida em três partes. Na primeira parte, apresento no Capítulo 01 o lugar das tiras nos estudos dos quadrinhos e as condições de produção da constituição das tiras de Armandinho; já no Capítulo 02 caracterizo a personagem Armandinho e seu autor Alexandre Beck. Na segunda parte, recorro ao Capítulo 03 e trago a fundamentação teórica com base na ADF a fim de promover gestos de leituras e mobilizar efeitos de sentido. No outro Capítulo dessa parte, o quarto, suscito os pressupostos teóricos encontrados no arcabouço escolhido, além dos fios (trans)disciplinares. Mobilizo, ainda, o percurso metodológico a partir da arqueogenealogia foucaultiana. Na terceira parte, quinto capítulo, trago o percurso analítico em que os recortes analisados possibilitaram ver uma criança atravessada por discursos outros a fim de reconhecer, apontar, refletir e/ou denunciar os problemas político-pandêmico-raciais e apontam para um discurso midiático que funciona como uma reação, ora perene, ora efêmera, ao contexto sócio-histórico-político-cultural-ideológico vigentes à época em que são produzidas e publicadas as tiras. Além disso, em virtude dessa reação, aproximam-se da crônica imagético-discursiva e tendo humor como elemento disjuntor também aproximam-se da ironia pela perspectiva discursiva-desconstrutivista.

                                    Palavras-chave: Discurso, Linguagem verbo-visual, Tiras, Representação
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