As transfobias na história em quadrinhos “The Pervert” (2018) |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/07/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MISRRAHELLY PENA DO ESPIRITO SANTO
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Dolores Puga Alves de Sousa
- Eduardo Marks de Marques
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Resumo |
A história em quadrinhos The Pervert (2018), criada por Michelle Perez e desenhada por Remy Boydell, retrata de forma sensível as experiências de uma jovem mulher trans em Seattle, abordando temas como identidade de gênero, exclusão social e os efeitos cotidianos da transfobia por meio de recursos próprios da narrativa sequencial. De acordo com Butler (1997, 2004, 2015) e Preciado (2018, 2023), as transfobias constituem um conjunto de práticas e discursos que produzem e sustentam a marginalização de sujeitos trans. Partindo dessa concepção, este estudo toma a transfobia como eixo central de análise, buscando compreender de que modo a história em quadrinhos The Pervert (2018) representa as violências simbólicas, físicas e institucionais vivenciadas pela protagonista, bem como as estratégias de resistência e autoconstrução por ela mobilizadas. Os objetivos específicos da pesquisa são analisar as estratégias visuais e textuais utilizadas para representar as vivências trans na obra, com ênfase na fragmentação da temporalidade, na animalização gráfica da personagem e na espacialidade urbana como cenário de exclusão. Para isso, adota-se uma metodologia qualitativa, com base na análise crítica de narrativas gráficas, fundamentada nos estudos de Will Eisner (1989), Hillary Chute (2010) e na teoria queer. A análise foi conduzida por meio do método de revisão integrativa (Whittemore; Knafl, 2005), que permite articular diferentes fontes teóricas e empíricas na investigação de fenômenos complexos. Os procedimentos analíticos seguem três etapas principais: (1) levantamento do estado da arte sobre transfobia, passabilidade e dispositivos de regulação dos corpos trans; (2) seleção e categorização de painéis da história em quadrinhos The Pervert (2018) que evidenciem essas temáticas; e (3) análise interpretativa dos elementos gráficos e narrativos selecionados, considerando os efeitos de sentido produzidos pela articulação entre texto e imagem no contexto da narrativa sequencial. A análise revelou que The Pervert (2018) tensiona os limites da representação tradicional ao desconstruir a linearidade narrativa e recusar leituras simplificadas da identidade de gênero, evidenciando a precariedade da existência trans em um contexto cisnormativo e hostil. Os resultados apontam que a história em quadrinhos oferece um espaço de elaboração simbólica das subjetividades dissidentes, permitindo o reconhecimento de experiências complexas e afetivas. A obra representa uma importante contribuição para os estudos de gênero e para o campo das narrativas gráficas, ao propor uma representação potente, crítica e ética das vivências trans, reafirmando os quadrinhos como instrumento de resistência e intervenção política. |
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A NECROPOLÍTICA E O PROJETO IMPERIAL DA MORTE EM SUA EXCELÊNCIA, DE CORPO PRESENTE, DE PEPETELA |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/07/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Carolina Barbosa Lima e Santos
- Christini Roman de Lima
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Maria da Glória Bordini
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Resumo |
Pepetela é o codinome do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, vencedor do prêmio Camões, em 1997, pelo conjunto de sua obra. Sua vasta produção literária apresenta aspectos importantes de Angola, nos períodos colonial e pós-colonial, cuja participação do autor se deu de forma direta, uma vez membro do Movimento Popular de Libertação de Angola – MPLA, durante a Guerra de Independência. Pepetela produz um discurso de resistência ao denunciar, em romances como As aventuras de Ngunga (2023), Mayombe (2019), Yaka (1984), A geração da utopia (2013), Predadores (2008) e Sua excelência, de corpo presente (2020), fatores relativos aos problemas internos que fragilizaram o movimento, bem como aqueles que endossam o discurso do colonizador português. Esta Dissertação tem como objeto de estudo a obra Sua excelência, de corpo presente, publicada em 2020, cujo protagonista, um ditador morto, revela as engrenagens do seu governo ditatorial que reitera o projeto imperial e sua política de morte. Assim, tem como objetivo analisar os principais fatores presentes na produção literária de Pepetela, que viriam a resultar no contexto necropolítico evidenciado pelo narrador-defunto em seu discurso. Durante a cerimônia de corpo presente, no Palácio Imperial, o ditador africano revela as estratégias do governo que resultam em uma política de desvalorização da vida dos menos favorecidos. Para a fundamentação desta pesquisa de cunho qualitativo, serão abordados os posicionamentos de Candido (2006) diante da Crítica Sociológica, na abordagem da literatura, considerando a relação de sentido dos elementos indissociáveis autor-obra-público, tendo em vista os fatores sociais de Angola convocados na obra de Pepetela. No campo da Necropolítica, tomaremos como referência os conceitos de Mbembe (2018), assim como as contribuições teóricas de Arendt (1998); Césaire (2020); Fanon (1968); Foulcault (1999, 2022); Hall (2022); Mata (2000) e Said (2011) para a argumentação acerca das questões políticas e culturais que recaíram sobre Angola, considerando o tratamento da democracia no cenário mundial. Dessa forma, será possível compreender como a necropolítica se desenvolve na figura do ditador e de seus dirigentes, mesmo após a independência. |
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O MITO DE PROMETEU NA ESCOLA: LEITURA DE HESÍODO E ÉSQUILO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/07/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Dolores Puga Alves de Sousa
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mara Cleia Barbosa de Farias Silvério
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Banca |
- Dolores Puga Alves de Sousa
- Henry Marcelo Martins da Silva
- Leandro Hecko
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- MARIA CECILIA COLOMBANI
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Resumo |
A presente dissertação tem por objetivo propor uma abordagem pedagógica para o ensino de linguagens na educação básica capaz de contemplar a formação integral dos estudantes. Para tanto, toma como corpus o mito de Prometeu, nas versões de Hesíodo (Teogonia e Trabalhos e Dias) e de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), a fim de refletir sobre temas universais da condição humana — como ética, justiça, obediência…— por meio de uma mediação literária que articula a poesia e a tragédia grega à realidade dos alunos da escola pública. Ancorado em técnicas de cunho qualitativo, especialmente a pesquisa-ação (Tripp, 2005), bem como a pesquisa bibliográfica (Marconi; Lakatos, 1992), o estudo foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Afonso Pena (Três Lagoas/MS), articulando as etapas teórica e prática. A fundamentação teórica está alicerçada em análise simbólica da linguagem, trazendo a perspectiva de diversos autores sobre toda conjuntura micro e macrocósmica das obras de Hesíodo e de Ésquilo. A literatura é abordada em sua dimensão estética, ética e formativa, conforme a perspectiva de CândidoCandido (2006) e outros autores, sendo compreendida sendo concebida como uma instância mediadora capaz de articular e mobilizar os aspectos biopsicossociais do educando. A pesquisa busca promover o diálogo entre diferentes suportes textuais e contextos históricos, possibilitando uma leitura comparativa entre representações diferenciadas do mesmo mito. Nessa perspectiva, o estudo analisa criticamente o Prometeu de Hesíodo, que atua como mediador entre homens e deuses, e o Prometeu trágico de Ésquilo, símbolo da resistência e da transgressão ética diante da tirania, iluminando as transformações da visão moral e política na Grécia antiga. Os resultados evidenciaram que a utilização do mito grego como estratégia didático-pedagógica favorece significativamente o desenvolvimento da leitura crítica e simbólica, da expressão oral e corporal, e do pensamento reflexivo dos discentes. Além disso, constata que, mesmo em contextos educacionais com recursos limitados, é possível implementar práticas significativas de ensino literário que articulem tradição e contemporaneidade, promovendo o protagonismo estudantil e contribuindo para a formação ética e estética dos sujeitos, em consonância com o ideal de educação integral.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica; Literatura; Mitologia Grega; Hesíodo; Ésquilo. |
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Marcas diatécnicas em dicionários do PNLD tipo 4: um estudo metalexicográfico |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/05/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Claudia Castiglioni
- Aparecida Negri Isquerdo
- Cleci Regina Bevilacqua
- Elizabete Aparecida Marques
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
As marcas diatécnicas costumam estar presentes em diversos dicionários, demarcando áreas de uso especializado. Na tradição lexicográfica, esse tipo de registro, geralmente, é apresentado por meio de abreviações que estão registradas antes da definição. Fajardo (1997), Garriga Escribano (2003) e Carevic´ (2018) consideram que essas marcas costumam não estar registradas de forma adequada nas obras lexicográficas, principalmente nos dicionários pedagógicos. Considerando tais apontamentos, definimos como objetivo geral analisar o tratamento lexicográfico dado às marcas diatécnicas em três dicionário do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do tipo 4: Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa (2011), Dicionário Houaiss Conciso (1ª edição, 2011) e Dicionário da Língua Portuguesa – Evanildo Bechara (1ª edição, 2011), com vistas a identificar potencialidades e fragilidades relacionadas ao registro dessas informações nas obras, considerando, para tanto, o contexto didático no Ensino Médio. Como objetivos específicos, estabelecemos: i) revisar o conceito de marcas diatécnicas no âmbito da Lexicografia, levando em conta as suas particularidades em comparação às outras marcas de uso; ii) discorrer sobre os princípios da Lexicografia Pedagógica e a possibilidade de ajustes no registro das marcas diatécnicas em dicionários direcionados ao Ensino Médio; iii) examinar o registro de informações sobre termos usados em disciplinas do Ensino Médio, analisando, desse modo, todas as partes que compõem um dicionário escolar. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, além de nos orientarmos por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica (LEXPED), buscamos responder às seguintes perguntas: i) as marcas diatécnicas são registradas nas obras lexicográficas escolhidas para a pesquisa? ii) o tratamento lexicográfico referente às marcas diatécnicas nos dicionários do PNLD tipo 4 atendem às necessidades dos alunos do Ensino Médio? iii) haveria a necessidade de pensar em parâmetros lexicográficos mais didáticos para o registro desse tipo de informação em dicionários escolares? Orientou ainda nossa pesquisa a hipótese de que as marcas diatécnicas não recebem a atenção devida em todas as áreas do conhecimento, o que sugere um olhar mais atento para esse tipo de registro em dicionários pedagógicos. Os resultados das análises demonstram que não são todas as unidades léxicas em função também de termos que recebem o registro de uma marcação que indique sua área especializada nesses dicionários, o que nos instigou à proposição de parâmetros organizacionais didáticos das marcas diatécnicas em dicionários. Por fim, esperamos que esta dissertação contribua para o desenvolvimento das pesquisas na área da Lexicografia, com foco para LEXPED.
Palavras-chave: Lexicográfica Pedagógica; Marcas de uso; Marcas Diatécnicas; Dicionários Pedagógicos.
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DENOMINAÇÕES PARA PICADA E TRILHA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO ALiB: UM ESTUDO DIATÓPICO E LÉXICO-SEMÂNTICO |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/04/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Beatriz Aparecida Alencar
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Julia Stéfane Rodrigues Tosta Valente Oliveira
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Banca |
- Aparecida Negri Isquerdo
- Beatriz Aparecida Alencar
- Daniela de Souza Silva Costa
- Greize Alves da Silva
- Renato Rodrigues Pereira
- Silvana Soares Costa Ribeiro
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Resumo |
A história do Brasil é marcada por uma significativa transição do ambiente rural para o urbano, evidenciando profundas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas em nossa sociedade. Diante desse contexto, o presente estudo se propôs a refletir sobre as repercussões que tais mudanças ocasionaram no âmbito linguístico, em especial no que diz respeito a área semântica das atividades agropastoris. O objetivo principal constituiu-se em analisar, sob as perspectivas diatópica e léxico-semântica, as denominações fornecidas pelos informantes do Projeto Atlas Linguístico do Brasil -ALiB na Região Norte do Brasil, em resposta às questões 062/QSL “O que é que se abre com o facão, a foice para passar por um mato fechado?” e 063/QSL “Como se chama o caminho no pasto, onde não nasce mais grama de tanto o animal ou o homem passarem por ali?” (Comitê Nacional do Projeto ALiB, 2001, p. 25). A investigação fundamentou-se nos princípios teóricos da Dialetologia e da Geolinguística, com base em autores como Coseriu (1965; 1973; 1982), Rossi (1967), Brandão (1991), Chambers e Trudgill (1991), Ferreira e Cardoso (1994), Mouton (2009), Cardoso (2010) e Romano (2013), destacando a relevância desses estudos para a análise linguística. Além disso, os pressupostos da Lexicologia e da Semântica foram empregados, valendo-se das contribuições de Biderman (1981; 1987; 1996; 1998; 2002), Isquerdo (1996; 1998; 2003; 2006; 2008; 2009; 2012) e Oliveira (2012) para interpretar os fenômenos observados. Para a complementação da análise dos dados, foram utilizados dicionários: contemporâneos, como Houaiss (2001) e Aulete Digital (2014); obras dos séculos XVII, XVIII e XIX como Silva; Bluteau (1789) e Pinto (1832) e; etimológicas, como os trabalhos de Bueno (1968) e Cunha (2019). Além disso, foram consultadas obras especializadas em ruralidade como Souza (1939). Conduziu-se, ainda, um estudo comparativo, fundamentado nos trabalhos de Santos (2019) e Fernandes (2021), com o intuito de analisar as informações obtidas na Região Norte com os dados provenientes do Sudeste. No que tange ao corpus da pesquisa, este estudo discute os dados de falantes originados da Região Norte, considerando a divisão entre interior e capital, tendo como base inquéritos realizados com 120 informantes (60 homens e 60 mulheres), distribuídos em duas faixas etárias I (18-35) e II (50-65) anos, oriundos de 24 localidades (seis capitais e 18 no interior). O procedimento metodológico incluiu a audição e a transcrição das gravações, seguidas de um tratamento quantitativo representado por meio de cartas linguísticas, totalizando oito cartas, com o objetivo de apresentar uma análise diatópica das denominações obtidas. No que se refere aos objetivos específicos da pesquisa, buscou-se i) examinar as escolhas lexicais dos informantes da região selecionada, considerando a variação diatópica e as variáveis sexo, idade e escolaridade; ii) investigar as possíveis motivações envolvidas no processo de nomeação do referente buscado nas perguntas formuladas; iii) realizar uma comparação dos dados obtidos nas perguntas: 062/QSL/ALiB e 063/QSL/ALiB, com estudos da mesma área temática conduzidos em outras regiões do Brasil e; iv) analisar a interrelação entre o léxico e a história social das localidades investigadas. Mediante o estudo realizado, destaca-se que os dados evidenciaram uma influência significativa de fatores diatópicos e sociais na constituição do repertório lexical da região analisada. Observou-se que embora a Região Norte tenha características urbanas marcantes, ainda existem muitos traços de ruralidade, que podem ser observados nas falas dos informantes com idade superior aos 50 anos, além de evidenciar o modo em que o léxico reflete contextos em que a globalização e as mudanças tecnológicas influenciam diretamente na manutenção do vocabulário local. Com a conclusão deste trabalho, espera-se contribuir para a compreensão lexical, cultural e social da região, além de auxiliar em pesquisas futuras sobre as atividades agropastoris, área em que tais práticas têm sido progressivamente substituídas por ferramentas e métodos mais modernos. Por fim, busca-se fornecer subsídios para a descrição da Língua Portuguesa no Brasil, no que tange ao vocabulário selecionado. |
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Diálogos e tensões compositivas em contos de James Joyce e Luiz Vilela |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/02/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Clea Marcia Lourenço Carvalho
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Eunice Prudenciano de Souza
- Felipe Gonçalves Figueira
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
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Resumo |
Esta pesquisa busca efetuar associações críticas e reflexivas sobre a construção de características e procedimentos tensionais em determinadas produções contísticas de James Joyce e Luiz Vilela. Para tal, o trabalho almeja efetuar diálogos entre Joyce e Vilela com alguns horizontes da contística universal, conforme situa Ricardo Piglia (2004). Em relevo, destacam-se alguns aproveitamentos transformativos das propostas compositivas de Edgar Alan Poe (1999, 2004), Anton Tchekhov (2007) e Ernest Hemingway (2007). Especialmente, a pesquisa aponta para a compreensão e exame dos contos “Eveline” e “Os mortos”, de James Joyce (2012), e “Françoise” e “Os mortos que não morreram”, de Luiz Vilela (1999), principalmente, à luz da captação de uma constituição de epifania, na qual as personagens passam por transformações e, a partir disso, como podem ser reveladas ao leitor. Nesse âmbito, o estudo contará com as contribuições fornecidas por Paulo Vizioli (1991) no que diz respeito à elaboração epifânica (procedimento marcante na produção contística de Joyce), disposta nas três fases de apreensão estética, sendo elas a integridade, a harmonia e a iluminação. Nessa diretriz, ao reverberar as intertextualidades presentes no conto de Vilela, o estudo também pontua certas transformações das propostas joyceanas realizadas pelo contista mineiro sob uma perspectiva comparatista. Por outro lado, há de se observar de maneira semelhante a extensão filosófica da constituição das personagens, tal qual a alternância entre um pendor cético da figura do narrador e a premência da interação social presentes na escrita dos autores. |
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MÁXIMAS CONVERSACIONAIS DIRECIONADAS AO TRABALHO DE FACE EM DEPOIMENTOS DA CPI DA COVID-19 |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/01/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- MARIANA DOS SANTOS FREITAS
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Banca |
- Gustavo Ribeiro Lourenco
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
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Resumo |
Esta pesquisa investiga, sob a perspectiva da língua falada, as estratégias de linguagem utilizadas nas oitivas da CPI da Covid-19, com foco nos depoimentos dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Marcelo Queiroga e Eduardo Pazuello. O referencial teórico abrange os estudos da Pragmática, com base em autores como Grice (1975), Searle (1994), Fiorin (2021), Yule (1996), Pinto (2012); da Análise da Conversação, conforme Marcuschi (2001), Clark (2001), Cleyman e Heritage (2021), Koch (2006); e das teorias sobre Face e Polidez, fundamentadas em Goffman (1967), Brown e Levinson (1987), Kerbrat-Orecchioni (2006), Fávero, Andrade e Aquino (2000), entre outros autores considerados relevantes para a pesquisa. Além disso, o aporte teórico explora as especificidades de uma CPI e seu papel no ordenamento jurídico brasileiro. O corpus consiste nas transcrições dos vídeos disponíveis no canal da TV Senado no YouTube, realizadas conforme as diretrizes de Preti (2009). O objetivo geral deste trabalho é analisar o uso das máximas conversacionais em interface com os procedimentos de preservação da face nos depoimentos selecionados. Para atingi-lo, os objetivos específicos incluem: discutir o uso de estratégias linguísticas destinadas a reduzir a carga problemática de tópicos abordados nos depoimentos dos ex-ministros da Saúde; investigar as intenções subjacentes dos interlocutores e os efeitos de sentido produzidos nas interações da CPI; e analisar as dinâmicas discursivas emergentes a partir da adesão ou violação das máximas conversacionais. Após a transcrição dos depoimentos, a pesquisa adotou o método empírico-indutivo, fundamentado nas características da língua falada e na variabilidade inerente à interação espontânea em contextos reais (Galembeck, 1999). Alinhando-se à pesquisa qualitativa, buscamos descrever e interpretar o texto falado de depoentes e senadores, destacando padrões de significado com base no referencial teórico selecionado. Nas análises realizadas, os resultados evidenciam que as oitivas selecionadas são marcadas por estratégias conversacionais que refletem tentativas de preservar tanto a face positiva quanto a negativa, além de violações constantes das máximas conversacionais. Observa-se também uma dinâmica comunicativa frequentemente ineficaz, resultante de interações de caráter inquisitório entre senadores e depoentes. Dessa forma, os resultados contribuem para as áreas da Pragmática e Análise da Conversação ao oferecer uma compreensão mais aprofundada das estratégias conversacionais utilizadas em contextos institucionais altamente conflituoso.
Palavras-chave: Máximas conversacionais; CPI; Covid-19. |
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As múltiplas facetas da violência na HQ Castanha do Pará (2016) |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/12/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- JANICE INÊS NODARI
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Nataniel dos Santos Gomes
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Resumo |
Este trabalho propõe examinar o impacto da violência na formação da identidade dos personagens da novela gráfica Castanha do Pará, de Gidalti Moura Jr., e sua relação com a sujeição do sujeito na pós-modernidade. O objetivo principal é analisar como as experiências violentas moldam a voz narrativa e a subjetividade dos personagens da HQ em um contexto pós-moderno. A metodologia consiste em uma análise aprofundada da violência presente na obra, fundamentada teoricamente nos conceitos de violência e sujeição do sujeito na pós-modernidade, apoiando-se em autores como Krug (2002), Chauí (2004), Minayo (2006), Jameson (2006), Bonamigo (2008) Ginzburg (2012), Han (2017). Espera-se que este estudo proporcione uma compreensão mais profunda das relações entre a sujeição do sujeito, violência e pós-modernidade, oferecendo insights relevantes para o debate acadêmico. A pesquisa busca responder como a violência influencia a construção da identidade e da subjetividade dos personagens em um contexto de sujeição, explorando as formas pelas quais os sujeitos agem em situações de violência e o impacto dessas narrativas na compreensão da sujeição e da liberdade individual.
Palavras-chave: Castanha do Pará; Pós-modernidade; Quadrinhos; Sujeição do Sujeito; Violência. |
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A FRUIÇÃO E A FUNÇÃO HUMANIZADORA DA LITERATURA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM CONTOS DE MIA COUTO |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/12/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- VIVIANA MÁRCIA PEREIRA CAVALARI
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Carolina Barbosa Lima e Santos
- Christini Roman de Lima
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Maria da Glória Bordini
- Rauer Ribeiro Rodrigues
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Resumo |
Esta dissertação investiga a fruição literária e sua função humanizadora na formação de leitores críticos no contexto escolar, a partir da análise de contos do escritor moçambicano Mia Couto. O objetivo é refletir sobre como a literatura pode sensibilizar os estudantes para a alteridade e fortalecer seu processo formativo, permitindo uma compreensão ampliada de diferentes realidades culturais e sociais. A pesquisa baseia-se em Candido (2011) e Zilberman (2008) para discutir a função humanizadora da literatura e sua relevância na educação. Além disso, são utilizados os conceitos de identidade e memória de Hall (2006) e Pollak (1992) para explorar como as narrativas de Mia Couto refletem a identidade moçambicana. A investigação foi realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, utilizando uma sequência didática com a leitura de três contos: “O dia em que explodiu Mabata-bata”, “A menina de futuro torcido” e “A menina sem palavras”. A metodologia adotada é a qualitativa, combinando análise bibliográfica e aplicação prática em sala de aula. Os resultados mostram que a literatura contribui para o desenvolvimento da empatia e da crítica nos estudantes, configurando-se como um recurso pedagógico essencial para a formação integral.
Palavras-chave: ensino de literatura na escola; letramento literário; sensibilização pela literatura; literatura moçambicana; Mia Couto. |
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OS OLHARES MELANCÓLICOS NA GRAPHIC NOVEL THE MAGIC FISH (2020) |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/12/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliano de Mesquita Pinheiro
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Elton Luiz Aliandro Furlanetto
- JANICE INÊS NODARI
- Marcos Rogerio Heck Dorneles
- Nataniel dos Santos Gomes
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Resumo |
Esta pesquisa tem como foco a análise da obra The Magic Fish (2020), do autor Trung Le Nguyen, por meio de uma abordagem interdisciplinar que une os estudos da narrativa sequencial, marginalidades e o olhar melancólico no contexto das HQs (histórias em quadrinhos). A investigação propõe examinar como os elementos textuais e visuais da narrativa constroem representações de subjetividade, deslocamento cultural e identidade no contexto pós-moderno. A pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos de Piotr Śniedziewski (The Melancholic Gaze, 2018), Lyotard (O Pós-Moderno, 2022) e Bauman (Modernidade Líquida, 2000), articulando-os à análise de narrativas gráficas e às particularidades da literatura fantástica. A metodologia utilizada combina pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, conforme os princípios de Bardin, buscando identificar as relações entre imagem e texto e sua contribuição para a construção de subjetividades fragmentadas e vulneráveis. O estudo também explora a iconografia da melancolia na narrativa, considerando aspectos como diáspora, marginalização e identidade de gênero. Os resultados indicam que The Magic Fish possui características que vão além da literatura infantojuvenil, apresentando-se como uma narrativa rica e multifacetada, que problematiza as noções de pertencimento e exclusão. Dessa forma, a pesquisa contribui para os estudos literários e culturais, reforçando a relevância de obras gráficas na formação de leitores críticos e no debate sobre questões identitárias e emocionais em contextos contemporâneos. |
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Uma análise cinematográfica da película Árvores da Paz (2022) |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/10/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Naiara Morena Roque Arcas
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Banca |
- Carina Marques Duarte
- Carlos Eduardo de Araujo Placido
- Elton Luiz Aliandro Furlanetto
- JANICE INÊS NODARI
- Nataniel dos Santos Gomes
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Resumo |
O longa-metragem “Árvores da Paz” (2022) é uma produção cinematográfica independente de Alanna Brown que narra o cotidiano de quatro mulheres das etnias hutu, tutsi e estadunidense (Annick, Jeanette, Mutesi e Peyton). As protagonistas passaram cerca de 80 dias em um pequeno esconderijo a fim de sobreviver durante o Genocídio de Ruanda (1994). A dominação europeia intensificou a distinção étnica e a hostilidade entre as etnias hutu e tutsi, levando ao Genocídio de Ruanda e estima-se que num período de 100 dias, a etnia hutu assassinou cerca de 660 mil tutsis (Melvern, 2020; Vecchia, 2023). O filme “Árvores da Paz” (2022) traz um olhar feminino e protagoniza as mulheres que frequentemente são marginalizadas em narrativas históricas. Além disso, o filme explora a experiência feminina e as implicações do nacionalismo étnico em contexto de guerra. Nesse sentido, buscamos compreender de que maneira o gênero e o nacionalismo étnico são representados em “Árvores da Paz” (2022)? Para responder esse questionamento, nosso objetivo foi identificar e analisar aspectos do gênero e do nacionalismo étnico na narrativa cinematográfica de “Árvores da Paz” (2022) sob a égide do pós-modernismo. Realizamos uma análise fílmica do recorte definido pelos métodos de meta-análise e sistemática. Os resultados apontam que ao conhecer a história uma das outras, Anick, Jeanette, Mutesi e Peyton colaboram para o desmantelamento das metanarrativas associadas à identidade feminina, nacionalidade étnica e religião única. Além disso, notamos que a ludicidade e a empatia exerceram papéis essenciais para a sobrevivência e a manutenção da saúde mental das protagonistas.
Palavras-chave: “Árvores da Paz” (2022); Gênero, Nacionalismo étnico; Pós-Modernismo. |
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DIZERES QUE (D)ENUNCIAM O "CHÃO DA ESCOLA: relações de saber-poder e resistência da/na Educação do Campo |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
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Coorientador(es) |
- Claudete Cameschi de Souza
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Orientando(s) |
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Banca |
- Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
- Elza Sabino Da Silva Bueno
- Icleia Caires Moreira
- Marcelo Rocha Barros Goncalves
- Michelle Sousa Mussato
- Paulo Fioravante Giareta
- Romilda Meira De Souza Barbosa
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Resumo |
SILVA, Patrícia Farias da. Dizeres Que (D)Enunciam O “Chão Da Escola”: relações de saber-poder e resistência da/na Educação do Campo. Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2024. (Dissertação de Mestrado)
Com as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovadas em dezembro de 2017, surgiram inquietações e questionamentos por parte das práticas docentes que desenvolvo há três anos, e também, enquanto mãe de adolescentes. Questionamento derivados de diferentes classes sociais que, ao integrarem essa nova política educacional de ensino, proposta, sancionada e iniciada em 2018, com o prazo de atingir todo o território nacional até o ano de 2022, não encontram resolutividades (em práticas discursivas Foucault, 2005). Objetivamos, de modo geral, interpretar os dizeres dos sujeitos estudantes, professores e coordenadoras, que vivenciam o processo de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Especificamente: 1 Analisar como são construídos os dizeres dos sujeitos envolvidos, e que tipos de discursos surgem; e, 2. Discutir relações de saber, poder e resistência e seus efeitos de sentido. Por isso, é com base nas discussões de Gregolin (2003, p. 10), ao mencionar que tais textos “[…] constroem discursivamente uma espetacularização dos acontecimentos”, tornam-se questões de pesquisa: Até que ponto pode haver (im)pactos e/ou silenciamentos nas mudanças implementadas pelo MEC, considerando os dizeres dos sujeitos envolvidos? O que há nos entremeios entre dizeres dos pesquisados, documento oficial e publicidade do MEC? Esta pesquisa, de cunho qualitativa via Linguística Aplicada transdisciplinarizada com postulações discursivo desconstrutivista alicerça-se, a partir de Coracini (2003, 2006), em noções de processos de interpretação, autoria, na interface com Foucault (2005, 2006) e seu conceito de discurso, saber/poder/resistência e sujeito e, em Gregolin (2003), alinha-se a questões discursivas na/da mídia, via espetacularização. A coleta dos dados é feita numa escola agrícola no interior de São Paulo, por meio de um roteiro temático de investigação enviado pelo google forms a professores, estudantes do ensino médio e coordenadora, dizeres esses problematizado junto ao item Linguagens e suas Tecnologias contido na diretriz, e diálogos (im)possíveis com dois textos publicitários oficiais que espetaculariza a relevância de tal implementação. Resultante do gesto analítico, efeitos de sentido indicam que há um descompasso entre o que é prometido oficialmente e a realidade vivida nas escolas. O estudo não pretende generalizar, nem ao menos esgotar o manifesto interpretativo, focando especificamente em uma escola técnica agrícola em São Paulo e suas dinâmicas internas. Conclui-se, de momento, que tanto alunos quanto professores demonstram desconforto com o Novo Ensino Médio, (d)enunciando que as relações de saber-poder empreendidas no fazer educacional ainda ancoram-se mais em falhas do que benefícios em relação às expectativas de equidade e oportunidades de construção coletiva do conhecimento, sobretudo da relação saber-poder-resistência entretecida pelo corpo educacional em toda a sua gestão (local, regional e nacional). Organiza-se, assim, em um primeiro capítulo apresentando as condições de produção que reúne a materialidade do documento da BNCC, os dizeres de duas propagandas publicitárias sobre a implementação do Novo Ensino Médio e a apresentação da escola agrícola e como foi realizada a coleta de corpus. O segundo capítulo concentra-se nas noções conceituais debatidas acerca de língua, sujeito, discurso sob o olhar de Foucault (1988, 1999, 2004, 2005, 206, 2012), da interpretação e autoria explanados a partir de Coracini (2010, 2011) e o gesto de espetacularização discursivo midiático a partir de Gregolin (2003) e Cechinel e Mueller (2022). Por fim, o terceiro e último capítulo tem o empreendimento analítico cunhado a partir da análise das regularidades enunciativas apresentadas nos enunciados coletados. |
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O golpe de Estado de 2016 nas charges de Carlos Latuff: Uma análise discursiva. |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- NAYARA ALVES SILVA MENDES VILELA DE SOUSA BRITO
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Banca |
- Ilka de Oliveira Mota
- Joelma Aparecida Bressanin
- Marcelo Rocha Barros Goncalves
- MARIA NORMA LOPES SOUZA SILVA
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Resumo |
Apoiada no aparato teórico metodológico da Análise de Discurso francesa e brasileira (AD
doravante), esta dissertação investigou o funcionamento discursivo das charges de Carlos
Latuff a partir das condições de produção do impeachment contra a ex-presidenta Dilma
Rousseff perpetrado em 2016. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar como as
charges representam o tema do impeachment de 2016, a partir de um corpus discursivo
constituído de 15 charges recortadas de mídias alternativas brasileiras. Para tal, erigimos os
seguintes objetivos específicos, a saber: 1) Compreender o modo de funcionamento discursivo
das charges em geral; 2) Analisar como as charges de Carlos Latuff funcionam discursivamente,
procurando levantar as suas regularidades e efeitos de sentido; 3) Analisar e discutir as
representações sobre o golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff, e, finalmente, 4)
Discutir a natureza discursiva das possíveis relações entre as charges de Latuff e a interpretação
hegemônica da mídia burguesa brasileira sobre o Golpe de Estado de 2016. Noutros termos,
interessou-nos compreender a memória discursiva que informam as charges estudadas em
contexto sócio-histórico determinado. O impeachment de Dilma Rousseff, justificado em
virtude de "pedaladas fiscais", é explorado por meio de textos chargísticos, que desempenharam
um papel importante no debate público ao expressar ora críticas ora aderências. A pesquisa
abordou aspectos fundamentais e constitutivos das charges: seu funcionamento discursivo, a
comicidade e sua relação com o político. Dentre os elementos constitutivos das charges de
Carlos Latuff, a ironia e o ethos discursivo são regulares em sua arte, produzindo efeitos de
sentido. A análise buscou compreender como as charges de Latuff produzem sentido e suas
implicações discursivas, propondo que elas refletem lutas de classes e posicionamentos
ideológicos. Este estudo, inscrito na Análise de Discurso Materialista, considera a opacidade
da linguagem e a relação entre o dito e o não dito. A dissertação está estruturada em três
capítulos: teoria da AD, contexto do golpe de 2016, e análise das charges, seguidos de
considerações finais e referências bibliográficas. |
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Territorialidade e Poder: Uma Análise do Discurso na (re)constituição Identitária do Povo Ofaié |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- Vania Maria Lescano Guerra
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Luzinete Cosmo de Noronha
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Banca |
- Edgar Cezar Nolasco dos Santos
- Joao Paulo Ferreira Tinoco Machado
- Vania Maria Lescano Guerra
- Willian Diego de Almeida
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Resumo |
A partir do pressuposto de que a identidade e posse territorial dão mais empoderamento ao ser
humano, elaboramos a hipótese de que por meio do registro histórico é possível
identificarmos traços de subjetividade do povo Ofaié. Assim, para que esta pesquisa fosse
desenvolvida, traçaram-se as seguintes perguntas: O registro da trajetória histórica do povo
Ofaié contribuiu para que essa etnia não fosse esquecida? A identificação dos traços de
subjetividade do povo Ofaié está intrínseco no discurso de outros? O registro da história do
povo Ofaié permitiu a (re)constituição de sua identidade? A partir dessas questões, elaborouse o objetivo geral desse trabalho que é problematizar a representação do sujeito indígena
Ofaié, e do sujeito branco a partir da releitura do livro “O território OFAIÉ: pelos caminhos
da história”. Como objetivos específicos, foram propostos: a) mostrar a importância do
registro da língua desse povo, no intuito de contribuir com a sua preservação e identificar
traços da cultura Ofaié; b) analisar as influências sofridas pelos Ofaié em sua trajetória e
como isso contribuiu para a (re)constituição de sua identidade; c) analisar os traços de
subjetividade do povo Ofaié na perspectiva do homem branco, por meio de recortes trazidos
do livro mencionado. Para sustentação desta pesquisa, orientou-se pelos seguintes
pressupostos teóricos: Foucault (1992), Coracini (2010), Pêcheux (1988), Orlandi (2008) e
Guerra (2015). Como acréscimo a esta pesquisa, trouxemos um exemplo de (re)constituição,
de valorização e de perpetuação da etnia, um projeto criado junto aos alunos e comunidade
indígena, em forma de verbete, intitulado “Dicionário Ofaié”, trazendo palavras indígenas e
suas traduções para a língua portuguesa, junto à figura. Pautada na arqueogenealogia
foucaultiana, buscamos compreender e problematizar o papel da linguagem no meio dos
processos sociais, culturais e históricos dos povos indígenas, no caso, os Ofaié, trazidos pelo
livro citado. Nesse sentido, verificou-se uma relação de saber-poder, a exemplo de Guerra
(2015) que, também, busca identificar como as estruturas linguísticas refletem e perpetuam as
relações de poder na sociedade. Este trabalho apresenta-se em três capítulos. O primeiro fala
do percurso histórico, da memória cultural e social desse povo e do processo de colonização;
o segundo apresenta os procedimentos teóricos metodológicos, os objetivos propostos e, por
fim, trazemos a análise de dados e a aplicabilidade da Linguística Aplicada tendo como
prioridade a língua e cultura dos povos originários, a partir do discurso de fronteira, conflitos
e resultados da análise dos recortes discursivos.
Palavras-chave: Identidade. Ofaié. (Re)constituição. Relações de poder. |
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REFORMULAÇÕES DE PERGUNTAS A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES DE OBJEÇÃO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADUNIDENSE: UM ESTUDO DE CASO |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/08/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Claudia Prospero de Santana
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Banca |
- Claudia Cristina Ferreira
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
- Wagner Corsino Enedino
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Resumo |
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é analisar as reformulações de perguntas a partir das manifestações de objeções (protestos) em um tribunal de justiça americano no Condado de Orange, Flórida, observando a forma como o promotor refaz suas perguntas durante a fase interrogatória. O aporte teórico está fundamentado nos conceitos da Análise da Conversação em relação de interface com a Linguística Forense, e o corpus é formado por gravações do julgamento de Danielle Redlick, que foi acusada de ter assassinado o marido no ano de 2019. O inquérito foi constituído por cinco dias de julgamento e variaram entre duas e oito horas. Os vídeos estão disponibilizados na plataforma YouTube na internet, e as gravações foram transcritas conforme Preti (2003). Este trabalho seguiu o método empírico-indutivo, considerando-se que os textos analisados foram obtidos em situação real de interação, formulados no momento da fala, trazendo, portanto, elementos típicos da língua falada. Trata-se de um estudo de caso em que utilizamos, também, as pesquisas bibliográfica e descritiva como técnicas auxiliares na análise do corpus. De acordo com os resulados, na etapa de acusação, as objeções mais frequentes foram: relevância, narrativa, argumentativa, distorção de evidências e especulação. Houve a predominância das objeções apresentadas pelo promotor com intuito de obter respostas mais convenientes aos propósitos de condenação da ré, reformulando suas perguntas das seguintes formas: por apagamento completo da pergunta original; por apagamento parcial do conteúdo anterior; por transformação, em partes, do que foi dito; e por preservação do que foi dito. Embora esta última não tenha aparecido com tanta frequência, também cumpriu a função de empenhar o esforço do promotor em condenar a ré, promovendo justiça e garantia ao cumprimento das leis.
Palavras-chave: Análise da Conversação. Objeção. Reformulações. Tribunal de justiça americano. |
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APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR ESTUDANTES SURDOS: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA REDE MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/08/2023 |
Área |
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Orientador(es) |
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Patrícia Ferreira de Brito
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Banca |
- Lindinalva Zagoto Fernandes
- Marcelo Saparas
- Sheyla Cristina Araujo Matoso
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
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Resumo |
A inclusão do aluno surdo na escola regular tem sido um tema amplamente analisado nos últimos anos. Nesse sentido, grande parte das pesquisas têm tematizado práticas pedagógicas, estratégias de ensino, materiais didáticos, interações professor-aluno e aluno-aluno, entre outros. Contudo, ao nos depararmos com realidades brasileiras locais, outras questões de ordem políticas, administrativas, culturais e sociais impactam a experiência destes alunos no espaço de ensino. A presente pesquisa se justifica na importância e no interesse pelas práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de Inglês ministradas a estudantes surdos ao longo dos anos escolares, no contexto da realidade específica do município de Três Lagoas (MS). Sendo que a presente pesquisa tem o objetivo geral de evidenciar e analisar o ensino de Língua Inglesa (LI) como Língua Estrangeira (LE) para estudantes surdos da Rede Municipal de Educação de Três Lagoas, assim como analisar a perspectiva e desafios dos professores de LI ao ministrar aulas para estudantes surdos, bem como a dinâmica entre esses professores e os intérpretes de Libras no espaço escolar. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com objetivos específicos de: (1) realizar o mapeamento do acesso e da permanência destes alunos surdos nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I; (2) identificar e descrever as práticas pedagógicas mais utilizadas pelos professores de LI para o ensino de estudantes surdos; e (3) verificar algumas implicações sociais, cognitivas e afetivas no discurso dos professores de LI e intérpretes, por meio da análise linguística de entrevistas pela perspectiva da Análise de conteúdo e Teoria da Avaliatividade. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa quali-quantitativa. Por considerar entrevistas e trabalho de campo, o presente projeto foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Esta pesquisa permitiu dar visibilidade à comunidade surda, ampliar os estudos sobre práticas de ensino de LI para alunos surdos e, por fim, promover o conhecimento acerca de políticas públicas empregadas para incluir o aluno surdo, assim como os impactos sociais, afetivos e cognitivos sobre ele. Os resultados da pesquisa indicaram, por meio da análise crítica e comparativa das legislações vigentes, que os documentos legais estaduais e municipais são carentes em normativas que descrevam situações legais específicas para a comunidade surda, o que também afeta as orientações aos professores do ensino regular. As análises das entrevistas corroboraram a falta de instruções pedagógicas aos docentes para planejar, ministrar aulas e avaliar o estudante surdo. A partir dos resultados, foram sugeridos alguns princípios de ação pedagógica para atender as demandas educacionais vinculadas ao tema. Desse modo, com o presente trabalho, apresentamos caminhos e propostas para o fortalecimento das práticas pedagógicas realizadas pelos professores de LI e, ainda, propor iniciativas para o ensino de Inglês para os estudantes surdos destas etapas de ensino.
Palavras-chave: Língua Inglesa; surdos; Educação Infantil; Ensino Fundamental |
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UM ESTUDO DE [VAI SABER] NO PORTUGUÊS EM PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/08/2023 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
- Solange de Carvalho Fortilli
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Eduardo Penhavel de Souza
- Joceli Catarina Stassi Se
- Michel Gustavo Fontes
- Solange de Carvalho Fortilli
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
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Resumo |
O presente trabalho centra-se na análise da construção [vai saber], considerando seus diferentes usos e atribuindo especial atenção àquele que se mostra como Marcador Discursivo. Considerando os pressupostos gerais da corrente funcionalista de estudos da linguagem, a vertente denominada Modelos Baseados no Uso (BYBEE, 2016) e a Gramática de Construções, assume-se, nesse trabalho, que a forma básica de análise da língua é a construção, considerada um pareamento simbólico de uma estrutura com seu significado. O objetivo principal da dissertação é descrever a interação de três usos de [vai saber]: perífrase com significado de futuridade, marcador dubitativo e Marcador Discursivo, frisando traços desse último. Para isso, nos baseamos nos conceitos de construcionalização de Traugott e Trousdale (2021) e, no que tange o estudo de Marcadores Discursivos, recorremos às pesquisas de Traugott (2021) e de Risso, Silva e Urbano (2006). A fim de caracterizar a construção e descrever os usos de maneira sincrônica, trilhamos caminhos que possibilitam: a) mapear as propriedades definidoras das construções: composicionalidade, esquematicidade e produtividade (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2021; BYBEE, 2016); b) investigar e descrever traços que constituem [vai saber] como um Marcador Discursivo a partir de variáveis definidoras, como as propostas por Risso, Silva e Urbano (2006), em convergência com outras abordagens; e c) verificar a funcionalidade de vai saber em diferentes contextos de uso. O estudo adota uma perspectiva sincrônica a partir da análise de dados coletados da aba Web/Dialetos do Corpus do Português-CP (FEREIRA; DAVIES, 2006). Os resultados mostram que: a) quando perífrase de futuro, [vai saber], assim como outras expressões semelhantes, pode se conectar com termo, Esco ou Proposição. Amparada em uma base verbal ainda preservada, a construção [vai saber]PERFUT apresenta sujeito e escopa um elemento simples, um evento real ou um fato possível; b) em seu uso como marcador dubitativo, [vai saber] já demonstra “restrições”: não há um sujeito e as pistas de força ilocucionária sugerem contorno interrogativo, o que se combina com a escopagem de Proposição, mais especificamente, um fato hipotético e incerto; c) como MD, [vai saber] se relaciona sempre com Proposições/fatos possíveis, cuja realização é incerta. Essa vinculação ao não-factual se coaduna à total inexistência de sujeito, à desconexão sintática e a questões relacionadas à força ilocucionária. A presença desses diferentes usos na língua, calcados em divergências formais e funcionais, evidencia, sincronicamente, mudanças construcionais em [vai saber].
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FACE E POLIDEZ EM ENTREVISTA TELEVISIVA NO PERÍODO DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2023 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- LETÍCIA JOVELINA STORTO
- Mirian Ruffini
- Ricardo Magalhaes Bulhoes
- Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira
- Vanessa Hagemeyer Burgo
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Resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar estratégias de polidez e de preservação da face empregadas por Jair Bolsonaro em uma interação verbal. Pretendemos evidenciar os mecanismos linguísticos utilizados por ele para se esquivar de perguntas que ameaçam a sua face. Para tanto, o corpus é formado por uma entrevista televisiva concedida ao Jornal Nacional, exibida pela TV Globo durante as eleições presidenciais do ano de 2022. O aporte teórico tem como base os princípios da Análise da Conversação, principalmente nos estudos de Goffman (1967), Brown e Levinson (1987), Marcuschi (2003), Kerbrat- Orecchioni (2006), Preti (2003), entre outros. A entrevista em questão foi exibida no dia 22 de agosto de 2022 e abriu a série de entrevistas de Willian Bonner e Renata Vasconcellos aos candidatos à Presidência da República para o mandato de 2023 a 2026. Os temas principais da entrevista foram: o combate à corrupção, a pandemia, a economia, fake news nas redes sociais, entre outros. De acordo com os resultados, assinalamos que os procedimentos usados por Bolsonaro buscaram amenizar possíveis situações negativas, distanciando-o dos assuntos que poderiam ameaçar sua imagem positiva, no sentido de promover o envolvimento e identificação com os telespectadores, os quais, em última instância, são os eleitores.
PALAVRAS-CHAVE: Face; Polidez; Entrevista; Eleições Presidenciais |
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AS CONSTRUÇÕES BINOMINAIS QUALITATIVAS COM NÚCLEO SINTÁTICO-SEMÂNTICO EM N2 |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/08/2023 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Cibele Naidhig de Souza
- Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale
- Michel Gustavo Fontes
- Renato Rodrigues Pereira
- Taisa Peres de Oliveira
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Resumo |
O presente trabalho analisa as construções binominais do tipo [SN1 de SN2], especificamente as construções qualitativas [ANJO DE] N2]QUALIFICADOR, [AMOR DE] N2]QUALIFICADOR, [DROGA DE] N2]QUALIFICADOR e [MERDA DE] N2]QUALIFICADOR. Nesse sentido, objetiva-se realizar a caracterização desse padrão construcional no português brasileiro a partir da análise descritiva de suas propriedades formais e funcionais pelo método de análise colostrucional, a fim de verificar a produtividade e a convencionalização das microconstruções. Para a realização dessa tarefa, o estudo se baseia nos Modelos Baseados no Uso, especificamente na Gramática de Construções, tal como se vê em Goldberg (2006), Bybee (2016) e Traugott e Trousdale (2021). Para essa análise, são considerados os seguintes parâmetros: (i) núcleo disparador de concordância, (ii) natureza morfossintática de N2, (iii) potencial referencial dos nomes, (iv) potencial qualificativo dos nomes, (v) presença de material interveniente e (vi) natureza sintática dos termos satélite. A análise revela um rearranjo na fronteira sintática da construção [N1 [prep N2], já que se nota a transferência da nuclearidade de N1 para N2, devido ao fato de que, agora, a preposição “de” perdeu sua característica de introduzir algo com ideia partitiva ou possessiva (AARTS, 1998), o que leva à emergência do subesquema qualitativo [[N1 de] N2.]QUALITATIVO. Isso posto, é importante salientar que este estudo assume uma perspectiva sincrônica, por abordar fatos de língua no século XXI, a partir da análise de dados coletados no Corpus do Português, no segmento Web/Dialetos. |
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Definição lexicográfica em dicionários escolares do tipo 3 e 4 do PNLD: um estudo metalexicográfico |
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Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/08/2023 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ludymilla Tessari Dutra Rodrigues
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Banca |
- Ana Claudia Castiglioni
- Beatriz Aparecida Alencar
- Elizabete Aparecida Marques
- Odair Luiz Nadin da Silva
- Renato Rodrigues Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa, subsidiada por princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica (LEXPED), em especial, das contribuições de Biderman (1991), Almeida e Gomes (2012), Krieger (2006), Pontes (2009), entre outros, apresenta um estudo metalexicográfico sobre o aspecto semântico da microestrutura do verbete. Com este estudo, investigamos as definições em dicionários escolares do PNLD, que são consideradas por autores, como, Seco (1978) e Lara (1989) um dos aspectos centrais dentre os estudos lexicográficos. O principal objetivo foi verificar se as definições de unidades léxicas registradas em quatro dicionários pedagógicos conseguem atender às necessidades de compreensão do consulente. Os objetivos específicos estabelecidos foram: i) discorrer sobre os tipos de definição à luz dos princípios da Lexicografia; ii) refletir sobre as definições lexicográficas a partir da LEXPED, como forma de evidenciar suas características e funcionalidades, de acordo com o nível da competência comunicativa dos alunos; iii) avaliar se as definições registradas nos dicionários utilizados na educação básica conseguem proporcionar aos estudantes entendimento claro sobre o significado do lema abordado; iv) averiguar se há diferença em relação à tipologia de definição e ao registro utilizado, considerando os dicionários do tipo 3 – propostos a alunos do 6º ao 9º ano, e os de tipos 4 – destinados a estudantes do Ensino Médio. Para tanto, são examinadas as definições de palavras lexicais do campo semântico lida com gado nos dicionários de Evanildo Bechara tipo 3 e 4 e nos dicionários de Caldas Aulete tipo 3 e 4, de forma a investigar se alunos do Ensino Fundamental e médio conseguem identificar um lema, desfrutando apenas de sua definição. As lexias analisadas foram extraídas de dicionários escolares monolíngues distribuídos pelo PNLD (2012), os quais, devido a sua marca característica didática e à intenção de seus autores que os conceberam como auxiliadores para aprendizagem, nos motivou a verificar se essas obras atendem às necessidades de alunos do ensino básico e médio. Esta dissertação pretende contribuir com a organização lexicográfica para obras escolares.
Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Definições lexicográfica. PNLD.
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