Mestrado em Educação

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TRABALHO Ações
O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES NEGROS COTISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 28/02/2020
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Carina Elisabeth Maciel
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Joelma Inês Evangelista
    Banca
    • Carina Elisabeth Maciel
    • Maria José de Jesus Alves Cordeiro
    • Solange Jarcem Fernandes
    Resumo Esse estudo possui como objeto o perfil socioeconômico dos estudantes negros cotistas da Universidade
    Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no período de 2013 a 2018, tendo como objetivo geral
    identificar e analisar qual o perfil socioeconômico desses estudantes. Nesse estudo compreende-se que
    o perfil socioeconômico afeta o acesso à educação superior dos estudantes negros cotistas. Desta forma,
    desvelar o perfil socioeconômico pode contribuir para o desenvolvimento de políticas sociais que
    auxiliem no acesso, permanência e à conclusão do curso. Estabeleceu-se como recorte para essa
    investigação o acesso por meio das linhas raciais da política de cotas, ou seja, os estudantes negros,
    autodeclarados como pretos e pardos. Para compreender o acesso da população negra na educação
    superior, desenvolveu-se um estudo a partir de referenciais que promovem discussões no campo de
    estudo das questões raciais e de dados públicos, que permitiram evidenciar a luta da população negra
    pelo direito de ter acesso à educação superior, evidenciando a mobilização e a luta do movimento negro,
    pela implementação da política de cotas como lei federal. Para identificar o perfil socioeconômico dos
    estudantes negros cotistas, foi utilizado o questionário preenchido pelos estudantes no ato da
    matrícula, respondido por meio do Sistema Acadêmico e Docente (SISCAD/UFMS), posteriormente
    armazenado pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC/UFMS). Para
    análise e organização dos resultados obtidos, desenvolveu-se tabelas, gráficos e quadros que
    permitiram identificar o perfil socioeconômico dos estudantes cotistas negros, com vistas a estabelecer
    correlações entre os resultados. Os resultados da pesquisa evidenciaram: o aumento do acesso de
    estudantes negros na UFMS, mais que a metade se autodeclara como pardo, o ingresso do sexo
    masculino é maior doque o feminino, a faixa etária da maioria dos estudantes negros cotistas está entre
    19 e 28 anos, o estado civil que se destacou foi solteiro e sem filhos, a maior parcela dos pais, mães e
    responsáveis dos estudantes negros cotistas não tiveram acesso à educação superior, o acesso dos
    estudantes negros cotistas na UFMS tem ocorrido principalmente em cursos antes, considerados de
    supremacia branca, e identificamos ainda que as cotas tem contribuído para oportunizar o ingresso
    para aqueles que não tiveram acesso à educação superior na faixa etária de 18 a 24 anos.
    Palavras-chave: Perfil Socioeconômico; Estudantes Negros Cotista; Educação Superior; Política de
    Cotas.
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