Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE CULTURAL
Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
Tipo Trabalho Final de Curso
Data 02/07/2025
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • Victor Hugo Naglis Vieira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • ANGELA DOS SANTOS SILVA NEVES
    Banca
    • CAMILA GONÇALVES DA COSTA
    • MARCIO GONCALVES
    • Victor Hugo Naglis Vieira
    Resumo A língua espanhola como língua global na sociedade contemporânea
    Download
      O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRELADO À PRÁTICAS DE ENSINO.
      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
      Tipo Trabalho Final de Curso
      Data 02/07/2025
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Abigail Priscila de Araújo
        Banca
        • Ana Karla Pereira de Miranda
        • Monica Alvarez Gomes
        • Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
        Resumo Trabalhar a linguagem na perspectiva interdisciplinar
        Download
          LEITURA CRÍTICA E IDENTIDADE CULTURAL NO 9 ANO.
          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
          Tipo Trabalho Final de Curso
          Data 02/07/2025
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • Roosevelt Vicente Ferreira
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • MARIANA SILVA GONÇALVES DE LIMA
            Banca
            • DENIS MATEUS DE PAIVA
            • MARCIO GONCALVES
            • Roosevelt Vicente Ferreira
            Resumo Elaborar um material didático voltado para o aluno.
            Download
              COMO TORNAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MAIS ACESSÍVEL, CRÍTICA E SIGNIFICATIVA PARA ESTUDANTES OUVINTES E SURDOS
              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
              Tipo Trabalho Final de Curso
              Data 02/07/2025
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Glória Maria da Silva
                Banca
                • Alvaro Jose dos Santos Gomes
                • FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
                • RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
                Resumo O trabalho compõe um material didático interativo para o 9° ano do ensino Fundamental, apresentado como requisito para conclusão do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela UFMS. A pesquisa caracterizou-se como um estudo bibliográfico, pautados nos fundamentos teóricos de Ronice Quadros, no livro Educação para surdos: aquisição da linguagem, 1997; na Proposta Curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos, caderno III, referencial do MEC; Base Nacional Comum Curricular, 2018 e no ebook Linguagens e Identidades, 2024 de Daniela de Souza Silva Costa.
                Foi desenvolvido na perspectiva da Linguística Aplicada (LA), no sentido de direcionar a abordagem dos conteúdos para uma formação crítica e significativa, procurando valorizar as diversidades identitárias, culturais e linguísticas, de modo que os estudantes possam compreender a língua em sua função social. Entendendo, assim que o que aprendem em língua portuguesa não serve somente para a vida escolar, mas também, para suas interações e vivencias nas práticas sociais nos contextos em que estão inseridos.
                O trabalho tem como objetivo geral
                Desenvolver competências linguísticas envolvendo a integração da Libras e do português escrito, de forma a contribuir para uma formação crítica, humana e equitativa, pautada no respeito as diversidades linguísticas culturais e identitárias de alunos surdos e ouvintes.
                Metodologia
                O trabalho foi dividido em três módulos.
                O primeiro, foi direcionado para Leitura, compreensão e interpretação de textos multimodais e multisemióticos. Nele, foi apresentado, em português escrito e em Libras, a Lei nº 10.436 de 2002 e o Decreto 5.625/2005 e atividades interativas de compressão, interpretação e reflexão. Em seguida coloquei o link do Poema em Libras - "Quer trocar?", para apreciação a literatura surda. Depois, apresentei um texto sobre identidade e cultura geral, vídeos e textos sobre cultura e identidade surda, também com a atividades interativas de compressão, interpretação e reflexão, finalizando o modulo com uma atividade avaliativa.
                O segundo modulo, foi direcionado para produção de textos. Neste modulo foi exposto textos e vídeos explicativos sobre as diferenças estruturais entre Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), preconceito linguístico; gêneros textuais e coesão e coerência. Também foi apresentado textos exemplificativos e atividades interativas e avaliativas. Para produção escrita e oralidade foi proposto um debate, planejamento e escrita de um artigo de opinião, sobre um tema relevante para a comunidade escolar da turma.
                O terceiro modulo, foi direcionado para análise linguística e semiótica, nele foi aprofundado os conteúdos abordados no segundo modulo, analisando as características estruturais; e os recursos morfossintáticos, semânticos e semióticos dos gêneros textuais apresentados. A abordagem dos conteúdos foi feita através de textos e vídeos explicativos e atividades interativas, elaboradas com base nos textos em estudo. o modulo foi finalizado com uma atividade avaliativa.
                Por fim, espero que o trabalho contribua para o desenvolvimento das competências gerais 4 e 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das competências especificas de língua portuguesa 1 e 2, também da BNCC.
                Download
                  UM PORTFÓLIO REFLEXIVO
                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                  Tipo Trabalho Final de Curso
                  Data 02/07/2025
                  Área EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Aline Cristina Maziero
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Graziele Moreira Nazario Alves
                    Banca
                    • Aline Cristina Maziero
                    • Monica Alvarez Gomes
                    • Stella Sanches de Oliveira Silva
                    Resumo A proposta do material didático digital elaborado no âmbito do TFC tem como objetivo central contribuir para a formação docente em línguas, por meio da construção de uma unidade didática que integre teoria e prática de forma articulada e significativa. Com base nas orientações recebidas, o desenvolvimento do material foi guiado por princípios de ensino-aprendizagem que valorizam a contextualização, a interdisciplinaridade, a reflexão crítica e a atuação pedagógica consciente. A unidade didática proposta busca promover a autonomia docente, oferecendo subsídios teóricos e sugestões práticas para o trabalho em sala de aula. Para isso, o material contempla atividades diversificadas, que dialogam com as competências linguísticas, culturais e comunicativas dos alunos, além de incorporar recursos digitais e metodologias ativas que favorecem a participação e o protagonismo discente. Outro eixo importante do material é o compromisso com a formação crítica e humanizadora, incentivando os futuros professores a compreenderem seu papel como mediadores de saberes, atentos às demandas socioculturais do contexto educacional. Assim, o material didático elaborado se propõe não apenas como um instrumento de aplicação, mas como um mediador de reflexão sobre a prática docente em línguas.
                    Download
                      A PROFUNDIDADE DA NATUREZA: A LUTA PELA HARMONIA AMBIENTAL EM 'THE LITTLE MERMAID'
                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                      Tipo Trabalho Final de Curso
                      Data 02/07/2025
                      Área EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Acássio da Silva Neo
                        Banca
                        • Daiani Damm Tonetto Riedner
                        • FERNANDO VIEIRA DA CRUZ
                        • Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
                        Resumo O material visa destacar problemáticas ambientais de maneira interdisciplinar, correlacionando contos de fada com os problemas contemporâneos no meio ambiente. Nesse material, atividades foram elaboradas de maneira a refletir sobre o imbróglio apresentado, ao mesmo tempo que se analisa a língua em sua estrutura - fazendo-se uso dos linking words - e ainda a concebe por meio de textos multimodais. Ao final dessa unidade, espera-se que o aluno tenha se aprofundado ainda mais nos seus conhecimentos sobre a língua inglesa, de maneira ampla, além de refletir criticamente sobre o comportamento da sociedade com o meio ambiente, e propor estratégias para resolver o problema.
                        Download
                          REFLETINDO AO ENSINAR: UM DIÁRIO DIGITAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO
                          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                          Tipo Trabalho Final de Curso
                          Data 02/07/2025
                          Área EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Aline Cristina Maziero
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Amanda Ferreira Santos
                            Banca
                            • Aline Cristina Maziero
                            • GLAUBER MORAES SILVA
                            • Stella Sanches de Oliveira Silva
                            Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um material didático interativo, elaborado na plataforma Genially, voltado para professores de inglês em formação inicial. Intitulado “Refletindo ao ensinar: um diário digital para professores de inglês em formação”, o material tem como objetivo principal estimular a prática reflexiva docente, promovendo o desenvolvimento profissional e a autonomia crítica dos futuros professores.
                            O material está estruturado em cinco semanas temáticas, abordando questões essenciais da formação docente, como identidade profissional, estratégias de ensino, desenvolvimento de habilidades linguísticas, planejamento pedagógico e colaboração entre pares. A proposta está alinhada à Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação, 2019), especialmente nas dimensões que tratam da prática como componente curricular e do desenvolvimento profissional contínuo.
                            Ao longo das semanas, os professores em formação são convidados a realizar leituras, reflexões, atividades práticas e auto avaliações, além de manter um diário digital de aprendizagem. O material incorpora princípios da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas como prática social, utilizando estratégias de gamificação, interatividade e contextualização pedagógica.
                            O recurso didático visa fortalecer o papel do professor como agente transformador, que não apenas reproduz métodos, mas produz conhecimento, questiona sua prática e constrói caminhos mais críticos e significativos para o ensino de línguas.
                            Download
                              LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO
                              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                              Tipo Trabalho Final de Curso
                              Data 02/07/2025
                              Área EDUCAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • WASHINGTON BATISTA LEITE
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Adelane Brito Rodrigues
                                Banca
                                • Ana Carolina Pontes Costa
                                • DILMAR RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
                                • WASHINGTON BATISTA LEITE
                                Resumo Tendo como base a orientação de elaboração de um material didático, o respectivo material criado apresenta a proposta de abordar com os alunos do ensino médio os usos que eles fazem da internet, com foco em proporcionar uma reflexão sobre possíveis mudanças benéficas que podem ser adotadas.
                                Download
                                  O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LITERATURA
                                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                  Data 02/07/2025
                                  Área EDUCAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Roosevelt Vicente Ferreira
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • AMANDA KAREN CASTRO SOARES VARGAS
                                    Banca
                                    • DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS
                                    • Hercules da Costa Sandim
                                    • Roosevelt Vicente Ferreira
                                    Resumo O trabalho apresenta práticas do ensino de língua inglesa por meio da literatura, especialmente por contos de fadas.
                                    Download
                                      SENTIDOS EM JOGO: A LINGUAGEM COMO CAMPO DE POSICIONAMENTO NA MÍDIA
                                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                      Data 02/07/2025
                                      Área EDUCAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • LETÍCIA DE LEON CARRICONDE
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Amanda Lopes Bezerra
                                        Banca
                                        • André Luiz Regis de Oliveira
                                        • Deise Pereira Gonçalves Santos
                                        • LETÍCIA DE LEON CARRICONDE
                                        Resumo A proposta deste material didático digital consiste no desenvolvimento de um jogo interativo de perguntas e respostas com foco na análise de elementos linguísticos e semióticos utilizados em textos jornalísticos, conforme previsto na BNCC para o componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O objetivo principal é promover, de forma lúdica e crítica, a compreensão dos recursos empregados pelos meios de comunicação para produzir sentidos e influenciar a interpretação do leitor.

                                        Como base para a atividade, foi selecionada a notícia "Virginia Fonseca nega à CPI das Bets 'cláusula da desgraça' em contrato, mas diz que receberia 30% a mais se 'dobrasse lucros'", publicada no portal G1. O jogo propõe que os estudantes analisem o uso intencional de expressões, imagens, escolhas lexicais e estratégias discursivas utilizadas pelos jornalistas, refletindo sobre como esses elementos constroem sentidos, hierarquizam informações e orientam a leitura dos fatos.

                                        Ao transformar o conteúdo em um game digital, busca-se tornar o aprendizado mais atrativo, interativo e significativo, incentivando o pensamento crítico, a leitura reflexiva e a capacidade de interpretar textos multimodais, que articulam linguagem verbal e não verbal no contexto da cultura digital.
                                        Download
                                          VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
                                          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                          Data 02/07/2025
                                          Área EDUCAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Victor Hugo Naglis Vieira
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Antonio Marcos Santos Silva
                                            Banca
                                            • Daiani Damm Tonetto Riedner
                                            • DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS
                                            • Victor Hugo Naglis Vieira
                                            Resumo ENTENDER E CONHECER O DIFERENTE TAMBÉM É CERTO . QUANDO ESTAMOS FALANDO DE VARIAÇÕESLINGUÍSTICAS . POR QUE SOMOS E TEMOS CULTURAS ,HÁBITOS E CONHECIMENTOS DIFERENTES.
                                            Download
                                              ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO LEXICAL EM LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                                              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                              Data 02/07/2025
                                              Área EDUCAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                              • Lemuel de Faria Diniz
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • ADRIANA PILONETO
                                                Banca
                                                • Hercules da Costa Sandim
                                                • Lemuel de Faria Diniz
                                                • MIRIAM REGIANE DUTRA
                                                Resumo Criação de uma Sequência Didática composta por 3 módulos para ensino aprendizagem do objeto do conhecimento : Daily Routine a partir de interações digitais.
                                                Download
                                                  MATERIAL ADAPTADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS DO 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                                                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                                  Data 02/07/2025
                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                  Orientador(es)
                                                  • FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • ARLANE GABRIELA ALVES NASCIMENTO BARROS
                                                    Banca
                                                    • FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
                                                    • Hercules da Costa Sandim
                                                    • PATRICIA SOCORRO DA COSTA CUNHA
                                                    Resumo Os materiais sapatos são essenciais no processo de ensino aprendizagem de crianças autistas, a proposta desse trabalho foi para facilitar a compreensão desses alunos.
                                                    Download
                                                      ROTINA DIÁRIA: PARTES DA CASA (CONHECENDO VOCÁBULOS EM INGLÊS)
                                                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                                      Data 02/07/2025
                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                      Orientador(es)
                                                      • WASHINGTON BATISTA LEITE
                                                      Coorientador(es)
                                                        Orientando(s)
                                                        • Guilherme Escolarte de Oliveira
                                                        Banca
                                                        • CAIO LEONARDO DA SILVA SOUSA
                                                        • Hercules da Costa Sandim
                                                        • WASHINGTON BATISTA LEITE
                                                        Resumo Promover uma didática diferente para que os alunos possam desenvolver melhor seus conhecimentos acerca da língua estrangeira estudada (no caso, língua inglesa).
                                                        Download
                                                          PORTINGLÊS..? – O PAPEL DOS ESTRANGEIRISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA MODERNA E TECNOLÓGICA
                                                          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                                          Data 02/07/2025
                                                          Área EDUCAÇÃO
                                                          Orientador(es)
                                                          • Magno Pinheiro de Almeida
                                                          Coorientador(es)
                                                            Orientando(s)
                                                            • Arthur Martino de Castro Machado
                                                            Banca
                                                            • André Luiz Regis de Oliveira
                                                            • LEANDRO MENDES DE ANDRADE
                                                            • Magno Pinheiro de Almeida
                                                            Resumo Apresentar os estrangeirismos na língua portuguesa moderna, com especial enfoque nos anglicismos, a partir da linguagem tecnológica na qual o aluno já está inserido, suscitando, desse modo, debates a respeito da pertinência de tais termos.
                                                            Download
                                                              ANIMALES DE AMÉRICA: RAÍCES INDÍGENAS Y RELATOS QUE NOS CUENTAN
                                                              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                                              Data 02/07/2025
                                                              Área EDUCAÇÃO
                                                              Orientador(es)
                                                              • Jucara Zanoni do Nascimento
                                                              Coorientador(es)
                                                                Orientando(s)
                                                                • Guilherme Tardelli Fujikawa
                                                                Banca
                                                                • André Luiz Regis de Oliveira
                                                                • Jucara Zanoni do Nascimento
                                                                • NILMA ALVES ADRIANO
                                                                Resumo A unidade didática “Animales de América: raíces indígenas y relatos que nos cuentan” tem como objetivo articular o ensino da língua espanhola com a valorização das culturas indígenas latino-americanas, através da leitura, escuta e exploração do mito de criação e do vocabulário relacionado a animais nativos da América Latina com nomes de origem indígena.
                                                                Dirigida a estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta considera as diretrizes da BNCC, os descritores do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), e os princípios da Linguística Aplicada em uma perspectiva crítica, intercultural e inclusiva.
                                                                Inspirado pelos estudos de multiletramentos (Rojo, 2012), o trabalho parte da narrativa oral indígena como forma de arte, conhecimento e identidade. O mito “O Sopro de Tupã”, da tradição tupi-guarani, é apresentado aos alunos em versões acessíveis e adaptadas, com apoio de recursos audiovisuais e interativos. Por meio desse relato fundador dos povos originários, os estudantes entram em contato com formas ancestrais de explicar o mundo, os seres humanos, os elementos da natureza e o papel simbólico dos animais, não apenas o léxico, mas o significado.
                                                                A literatura aqui é entendida como espaço de encontro entre culturas, aqui, pensando em uma unidade comum: povos tupi-guaranis viventes na América do Sul. Ao trabalhar com mitologia indígena, a proposta promove não apenas o desenvolvimento e da leitura e da escuta em espanhol, mas também a reflexão sobre diversidade, espiritualidade, oralidade e pertencimento, trabalhando a interculturalidade.
                                                                Download
                                                                  ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS CULTURAIS
                                                                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                                  Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                  Data 02/07/2025
                                                                  Área EDUCAÇÃO
                                                                  Orientador(es)
                                                                  • Magno Pinheiro de Almeida
                                                                  Coorientador(es)
                                                                    Orientando(s)
                                                                    • Fernanda Vieira Gonçalves
                                                                    Banca
                                                                    • ALLISSON ROBERTO ISIDORIO
                                                                    • Magno Pinheiro de Almeida
                                                                    • Natalia Cristina de Oliveira
                                                                    Resumo Identificar e analisar manifestações culturais presentes em textos orais e escritos, reconhecer e valorizar variações linguísticas regionais, produzir textos autorais com base em elementos da cultura popular brasileira e desenvolver a oralidade, a escuta ativa e a apreciação estética.
                                                                    Download
                                                                      REESCRITA: CHAPEUZINHO E O LEÃO FAMINTO
                                                                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                                      Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                      Data 02/07/2025
                                                                      Área EDUCAÇÃO
                                                                      Orientador(es)
                                                                      • Jucara Zanoni do Nascimento
                                                                      Coorientador(es)
                                                                        Orientando(s)
                                                                        • Adriana Vieira dos Santos dias
                                                                        Banca
                                                                        • André Luiz Regis de Oliveira
                                                                        • Jucara Zanoni do Nascimento
                                                                        • MARCIO RAMOS DE SOUZA
                                                                        Resumo A proposta do material didático foi desenvolver um recurso interativo, atrativo e eficaz para a aprendizagem. Ele foi estruturado em seções temáticas com uma sequência didática clara, incorporando diferentes mídias e estratégias pedagógicas para favorecer a participação ativa dos alunos. A verificação da aprendizagem é feita por meio de atividades como quizzes com feedback imediato pela ferramenta Genially.
                                                                        Download
                                                                          THE PRONOUNS GAME
                                                                          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                                          Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                          Data 02/07/2025
                                                                          Área EDUCAÇÃO
                                                                          Orientador(es)
                                                                          • Lemuel de Faria Diniz
                                                                          Coorientador(es)
                                                                            Orientando(s)
                                                                            • Francisco Washington Freire do Nascimento
                                                                            Banca
                                                                            • EWERTON DA SILVA FERREIRA
                                                                            • Lemuel de Faria Diniz
                                                                            • MARCIO GONCALVES
                                                                            Resumo O material é uma proposta aos professores de ensino de Língua Inglesa de 6º anos, que precisam trabalhar vocabulários e pronomes de sujeito. Enquanto ensinam gramática, há também palavras que possibilitam ganho vocabular para os alunos com a ajuda do professor.
                                                                            Download
                                                                              SKIMMING & SCANNING: JOGOS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA.
                                                                              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                                                              Tipo Trabalho Final de Curso
                                                                              Data 02/07/2025
                                                                              Área EDUCAÇÃO
                                                                              Orientador(es)
                                                                              • WASHINGTON BATISTA LEITE
                                                                              Coorientador(es)
                                                                                Orientando(s)
                                                                                • Alan dos Remédios Freitas
                                                                                Banca
                                                                                • Alvaro Jose dos Santos Gomes
                                                                                • RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
                                                                                • WASHINGTON BATISTA LEITE
                                                                                Resumo Por meio de jogos, quizzes e desafios interativos, a proposta deste material é estimular o uso de recursos multimodais para criar estratégias de leitura em língua inglesa.
                                                                                Download
                                                                                  Página 1 de 36 (20 de 701 registros).