EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E DIVERSIDADE CULTURAL |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Victor Hugo Naglis Vieira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ANGELA DOS SANTOS SILVA NEVES
|
Banca |
- CAMILA GONÇALVES DA COSTA
- MARCIO GONCALVES
- Victor Hugo Naglis Vieira
|
Resumo |
A língua espanhola como língua global na sociedade contemporânea |
Download |
|
|
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRELADO À PRÁTICAS DE ENSINO. |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Abigail Priscila de Araújo
|
Banca |
- Ana Karla Pereira de Miranda
- Monica Alvarez Gomes
- Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
|
Resumo |
Trabalhar a linguagem na perspectiva interdisciplinar |
Download |
|
|
LEITURA CRÍTICA E IDENTIDADE CULTURAL NO 9 ANO. |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Roosevelt Vicente Ferreira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MARIANA SILVA GONÇALVES DE LIMA
|
Banca |
- DENIS MATEUS DE PAIVA
- MARCIO GONCALVES
- Roosevelt Vicente Ferreira
|
Resumo |
Elaborar um material didático voltado para o aluno. |
Download |
|
|
COMO TORNAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA MAIS ACESSÍVEL, CRÍTICA E SIGNIFICATIVA PARA ESTUDANTES OUVINTES E SURDOS |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alvaro Jose dos Santos Gomes
- FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
- RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
|
Resumo |
O trabalho compõe um material didático interativo para o 9° ano do ensino Fundamental, apresentado como requisito para conclusão do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela UFMS. A pesquisa caracterizou-se como um estudo bibliográfico, pautados nos fundamentos teóricos de Ronice Quadros, no livro Educação para surdos: aquisição da linguagem, 1997; na Proposta Curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos, caderno III, referencial do MEC; Base Nacional Comum Curricular, 2018 e no ebook Linguagens e Identidades, 2024 de Daniela de Souza Silva Costa. Foi desenvolvido na perspectiva da Linguística Aplicada (LA), no sentido de direcionar a abordagem dos conteúdos para uma formação crítica e significativa, procurando valorizar as diversidades identitárias, culturais e linguísticas, de modo que os estudantes possam compreender a língua em sua função social. Entendendo, assim que o que aprendem em língua portuguesa não serve somente para a vida escolar, mas também, para suas interações e vivencias nas práticas sociais nos contextos em que estão inseridos. O trabalho tem como objetivo geral Desenvolver competências linguísticas envolvendo a integração da Libras e do português escrito, de forma a contribuir para uma formação crítica, humana e equitativa, pautada no respeito as diversidades linguísticas culturais e identitárias de alunos surdos e ouvintes. Metodologia O trabalho foi dividido em três módulos. O primeiro, foi direcionado para Leitura, compreensão e interpretação de textos multimodais e multisemióticos. Nele, foi apresentado, em português escrito e em Libras, a Lei nº 10.436 de 2002 e o Decreto 5.625/2005 e atividades interativas de compressão, interpretação e reflexão. Em seguida coloquei o link do Poema em Libras - "Quer trocar?", para apreciação a literatura surda. Depois, apresentei um texto sobre identidade e cultura geral, vídeos e textos sobre cultura e identidade surda, também com a atividades interativas de compressão, interpretação e reflexão, finalizando o modulo com uma atividade avaliativa. O segundo modulo, foi direcionado para produção de textos. Neste modulo foi exposto textos e vídeos explicativos sobre as diferenças estruturais entre Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), preconceito linguístico; gêneros textuais e coesão e coerência. Também foi apresentado textos exemplificativos e atividades interativas e avaliativas. Para produção escrita e oralidade foi proposto um debate, planejamento e escrita de um artigo de opinião, sobre um tema relevante para a comunidade escolar da turma. O terceiro modulo, foi direcionado para análise linguística e semiótica, nele foi aprofundado os conteúdos abordados no segundo modulo, analisando as características estruturais; e os recursos morfossintáticos, semânticos e semióticos dos gêneros textuais apresentados. A abordagem dos conteúdos foi feita através de textos e vídeos explicativos e atividades interativas, elaboradas com base nos textos em estudo. o modulo foi finalizado com uma atividade avaliativa. Por fim, espero que o trabalho contribua para o desenvolvimento das competências gerais 4 e 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das competências especificas de língua portuguesa 1 e 2, também da BNCC. |
Download |
|
|
UM PORTFÓLIO REFLEXIVO |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Graziele Moreira Nazario Alves
|
Banca |
- Aline Cristina Maziero
- Monica Alvarez Gomes
- Stella Sanches de Oliveira Silva
|
Resumo |
A proposta do material didático digital elaborado no âmbito do TFC tem como objetivo central contribuir para a formação docente em línguas, por meio da construção de uma unidade didática que integre teoria e prática de forma articulada e significativa. Com base nas orientações recebidas, o desenvolvimento do material foi guiado por princípios de ensino-aprendizagem que valorizam a contextualização, a interdisciplinaridade, a reflexão crítica e a atuação pedagógica consciente. A unidade didática proposta busca promover a autonomia docente, oferecendo subsídios teóricos e sugestões práticas para o trabalho em sala de aula. Para isso, o material contempla atividades diversificadas, que dialogam com as competências linguísticas, culturais e comunicativas dos alunos, além de incorporar recursos digitais e metodologias ativas que favorecem a participação e o protagonismo discente. Outro eixo importante do material é o compromisso com a formação crítica e humanizadora, incentivando os futuros professores a compreenderem seu papel como mediadores de saberes, atentos às demandas socioculturais do contexto educacional. Assim, o material didático elaborado se propõe não apenas como um instrumento de aplicação, mas como um mediador de reflexão sobre a prática docente em línguas. |
Download |
|
|
A PROFUNDIDADE DA NATUREZA: A LUTA PELA HARMONIA AMBIENTAL EM 'THE LITTLE MERMAID' |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Daiani Damm Tonetto Riedner
- FERNANDO VIEIRA DA CRUZ
- Tamires Dantas Pereira Candido Gonzales
|
Resumo |
O material visa destacar problemáticas ambientais de maneira interdisciplinar, correlacionando contos de fada com os problemas contemporâneos no meio ambiente. Nesse material, atividades foram elaboradas de maneira a refletir sobre o imbróglio apresentado, ao mesmo tempo que se analisa a língua em sua estrutura - fazendo-se uso dos linking words - e ainda a concebe por meio de textos multimodais. Ao final dessa unidade, espera-se que o aluno tenha se aprofundado ainda mais nos seus conhecimentos sobre a língua inglesa, de maneira ampla, além de refletir criticamente sobre o comportamento da sociedade com o meio ambiente, e propor estratégias para resolver o problema. |
Download |
|
|
REFLETINDO AO ENSINAR: UM DIÁRIO DIGITAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Aline Cristina Maziero
- GLAUBER MORAES SILVA
- Stella Sanches de Oliveira Silva
|
Resumo |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um material didático interativo, elaborado na plataforma Genially, voltado para professores de inglês em formação inicial. Intitulado “Refletindo ao ensinar: um diário digital para professores de inglês em formação”, o material tem como objetivo principal estimular a prática reflexiva docente, promovendo o desenvolvimento profissional e a autonomia crítica dos futuros professores. O material está estruturado em cinco semanas temáticas, abordando questões essenciais da formação docente, como identidade profissional, estratégias de ensino, desenvolvimento de habilidades linguísticas, planejamento pedagógico e colaboração entre pares. A proposta está alinhada à Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação, 2019), especialmente nas dimensões que tratam da prática como componente curricular e do desenvolvimento profissional contínuo. Ao longo das semanas, os professores em formação são convidados a realizar leituras, reflexões, atividades práticas e auto avaliações, além de manter um diário digital de aprendizagem. O material incorpora princípios da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas como prática social, utilizando estratégias de gamificação, interatividade e contextualização pedagógica. O recurso didático visa fortalecer o papel do professor como agente transformador, que não apenas reproduz métodos, mas produz conhecimento, questiona sua prática e constrói caminhos mais críticos e significativos para o ensino de línguas. |
Download |
|
|
LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ana Carolina Pontes Costa
- DILMAR RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
- WASHINGTON BATISTA LEITE
|
Resumo |
Tendo como base a orientação de elaboração de um material didático, o respectivo material criado apresenta a proposta de abordar com os alunos do ensino médio os usos que eles fazem da internet, com foco em proporcionar uma reflexão sobre possíveis mudanças benéficas que podem ser adotadas. |
Download |
|
|
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA LITERATURA |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Roosevelt Vicente Ferreira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- AMANDA KAREN CASTRO SOARES VARGAS
|
Banca |
- DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS
- Hercules da Costa Sandim
- Roosevelt Vicente Ferreira
|
Resumo |
O trabalho apresenta práticas do ensino de língua inglesa por meio da literatura, especialmente por contos de fadas. |
Download |
|
|
SENTIDOS EM JOGO: A LINGUAGEM COMO CAMPO DE POSICIONAMENTO NA MÍDIA |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- LETÍCIA DE LEON CARRICONDE
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- André Luiz Regis de Oliveira
- Deise Pereira Gonçalves Santos
- LETÍCIA DE LEON CARRICONDE
|
Resumo |
A proposta deste material didático digital consiste no desenvolvimento de um jogo interativo de perguntas e respostas com foco na análise de elementos linguísticos e semióticos utilizados em textos jornalísticos, conforme previsto na BNCC para o componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O objetivo principal é promover, de forma lúdica e crítica, a compreensão dos recursos empregados pelos meios de comunicação para produzir sentidos e influenciar a interpretação do leitor.
Como base para a atividade, foi selecionada a notícia "Virginia Fonseca nega à CPI das Bets 'cláusula da desgraça' em contrato, mas diz que receberia 30% a mais se 'dobrasse lucros'", publicada no portal G1. O jogo propõe que os estudantes analisem o uso intencional de expressões, imagens, escolhas lexicais e estratégias discursivas utilizadas pelos jornalistas, refletindo sobre como esses elementos constroem sentidos, hierarquizam informações e orientam a leitura dos fatos.
Ao transformar o conteúdo em um game digital, busca-se tornar o aprendizado mais atrativo, interativo e significativo, incentivando o pensamento crítico, a leitura reflexiva e a capacidade de interpretar textos multimodais, que articulam linguagem verbal e não verbal no contexto da cultura digital. |
Download |
|
|
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Victor Hugo Naglis Vieira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Antonio Marcos Santos Silva
|
Banca |
- Daiani Damm Tonetto Riedner
- DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS
- Victor Hugo Naglis Vieira
|
Resumo |
ENTENDER E CONHECER O DIFERENTE TAMBÉM É CERTO . QUANDO ESTAMOS FALANDO DE VARIAÇÕESLINGUÍSTICAS . POR QUE SOMOS E TEMOS CULTURAS ,HÁBITOS E CONHECIMENTOS DIFERENTES. |
Download |
|
|
ESTUDO E CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO LEXICAL EM LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Hercules da Costa Sandim
- Lemuel de Faria Diniz
- MIRIAM REGIANE DUTRA
|
Resumo |
Criação de uma Sequência Didática composta por 3 módulos para ensino aprendizagem do objeto do conhecimento : Daily Routine a partir de interações digitais. |
Download |
|
|
MATERIAL ADAPTADO PARA CRIANÇAS AUTISTAS DO 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ARLANE GABRIELA ALVES NASCIMENTO BARROS
|
Banca |
- FLÁVIA MARTINS MALAQUIAS
- Hercules da Costa Sandim
- PATRICIA SOCORRO DA COSTA CUNHA
|
Resumo |
Os materiais sapatos são essenciais no processo de ensino aprendizagem de crianças autistas, a proposta desse trabalho foi para facilitar a compreensão desses alunos. |
Download |
|
|
ROTINA DIÁRIA: PARTES DA CASA (CONHECENDO VOCÁBULOS EM INGLÊS) |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Guilherme Escolarte de Oliveira
|
Banca |
- CAIO LEONARDO DA SILVA SOUSA
- Hercules da Costa Sandim
- WASHINGTON BATISTA LEITE
|
Resumo |
Promover uma didática diferente para que os alunos possam desenvolver melhor seus conhecimentos acerca da língua estrangeira estudada (no caso, língua inglesa). |
Download |
|
|
PORTINGLÊS..? – O PAPEL DOS ESTRANGEIRISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA MODERNA E TECNOLÓGICA |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Magno Pinheiro de Almeida
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Arthur Martino de Castro Machado
|
Banca |
- André Luiz Regis de Oliveira
- LEANDRO MENDES DE ANDRADE
- Magno Pinheiro de Almeida
|
Resumo |
Apresentar os estrangeirismos na língua portuguesa moderna, com especial enfoque nos anglicismos, a partir da linguagem tecnológica na qual o aluno já está inserido, suscitando, desse modo, debates a respeito da pertinência de tais termos. |
Download |
|
|
ANIMALES DE AMÉRICA: RAÍCES INDÍGENAS Y RELATOS QUE NOS CUENTAN |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jucara Zanoni do Nascimento
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Guilherme Tardelli Fujikawa
|
Banca |
- André Luiz Regis de Oliveira
- Jucara Zanoni do Nascimento
- NILMA ALVES ADRIANO
|
Resumo |
A unidade didática “Animales de América: raíces indígenas y relatos que nos cuentan” tem como objetivo articular o ensino da língua espanhola com a valorização das culturas indígenas latino-americanas, através da leitura, escuta e exploração do mito de criação e do vocabulário relacionado a animais nativos da América Latina com nomes de origem indígena. Dirigida a estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta considera as diretrizes da BNCC, os descritores do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), e os princípios da Linguística Aplicada em uma perspectiva crítica, intercultural e inclusiva. Inspirado pelos estudos de multiletramentos (Rojo, 2012), o trabalho parte da narrativa oral indígena como forma de arte, conhecimento e identidade. O mito “O Sopro de Tupã”, da tradição tupi-guarani, é apresentado aos alunos em versões acessíveis e adaptadas, com apoio de recursos audiovisuais e interativos. Por meio desse relato fundador dos povos originários, os estudantes entram em contato com formas ancestrais de explicar o mundo, os seres humanos, os elementos da natureza e o papel simbólico dos animais, não apenas o léxico, mas o significado. A literatura aqui é entendida como espaço de encontro entre culturas, aqui, pensando em uma unidade comum: povos tupi-guaranis viventes na América do Sul. Ao trabalhar com mitologia indígena, a proposta promove não apenas o desenvolvimento e da leitura e da escuta em espanhol, mas também a reflexão sobre diversidade, espiritualidade, oralidade e pertencimento, trabalhando a interculturalidade. |
Download |
|
|
ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS CULTURAIS |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Magno Pinheiro de Almeida
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Fernanda Vieira Gonçalves
|
Banca |
- ALLISSON ROBERTO ISIDORIO
- Magno Pinheiro de Almeida
- Natalia Cristina de Oliveira
|
Resumo |
Identificar e analisar manifestações culturais presentes em textos orais e escritos, reconhecer e valorizar variações linguísticas regionais, produzir textos autorais com base em elementos da cultura popular brasileira e desenvolver a oralidade, a escuta ativa e a apreciação estética. |
Download |
|
|
REESCRITA: CHAPEUZINHO E O LEÃO FAMINTO |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jucara Zanoni do Nascimento
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Adriana Vieira dos Santos dias
|
Banca |
- André Luiz Regis de Oliveira
- Jucara Zanoni do Nascimento
- MARCIO RAMOS DE SOUZA
|
Resumo |
A proposta do material didático foi desenvolver um recurso interativo, atrativo e eficaz para a aprendizagem. Ele foi estruturado em seções temáticas com uma sequência didática clara, incorporando diferentes mídias e estratégias pedagógicas para favorecer a participação ativa dos alunos. A verificação da aprendizagem é feita por meio de atividades como quizzes com feedback imediato pela ferramenta Genially. |
Download |
|
|
THE PRONOUNS GAME |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Francisco Washington Freire do Nascimento
|
Banca |
- EWERTON DA SILVA FERREIRA
- Lemuel de Faria Diniz
- MARCIO GONCALVES
|
Resumo |
O material é uma proposta aos professores de ensino de Língua Inglesa de 6º anos, que precisam trabalhar vocabulários e pronomes de sujeito. Enquanto ensinam gramática, há também palavras que possibilitam ganho vocabular para os alunos com a ajuda do professor. |
Download |
|
|
SKIMMING & SCANNING: JOGOS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA. |
|
Curso |
Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas |
Tipo |
Trabalho Final de Curso |
Data |
02/07/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Alan dos Remédios Freitas
|
Banca |
- Alvaro Jose dos Santos Gomes
- RAIMUNDA NONATA PAIVA ANDRADE
- WASHINGTON BATISTA LEITE
|
Resumo |
Por meio de jogos, quizzes e desafios interativos, a proposta deste material é estimular o uso de recursos multimodais para criar estratégias de leitura em língua inglesa. |
Download |
|
|