JOGO DA SENHA: Uma Abordagem Divertida para a Memorização de Conceitos Matemáticos |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
20/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Rosa Arlene da Silva Machado
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Banca |
- Adriana Wagner
- Alessandro Bagatini
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Resumo |
Este projeto de intervenção tem como objetivo incentivar os alunos do 8º ano que apresentam desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática. A falta de conhecimento prévio e de uma base sólida dificulta a compreensão da disciplina, tornando o processo de aprendizagem desafiador e desestimulante. A principal dificuldade observada é a ausência da memorização de conceitos fundamentais, como a tabuada, o que compromete o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Para combater a desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática, foi implementada uma estratégia diferente durante as aulas: a utilização de uma “senha” pré determinada e baseada na tabuada e que, se dita corretamente, liberaria a saída da sala de aula. Vale ressaltar que o uso da memorização não seria de maneira punitiva, mas sim como uma
brincadeira envolvendo todos os alunos do oitavo ano, matutino, da escola estadual Romalino Alves de Albres, localizada na rua João Leite Ribeiro, 1545 - centro, Anastácio - MS, 79210-000. Essa abordagem lúdica transformou a memorização da tabuada em um desafio divertido, incentivando o estudo contínuo e promovendo maior engajamento dos estudantes. Com o tempo, os alunos passaram a encarar a atividade como um jogo, ajudando-se mutuamente e fortalecendo sua base matemática de maneira mais natural e
eficaz. Embora diversos artigos questionem a eficácia da memorização no aprendizado, argumentando que o foco excessivo na repetição pode limitar a compreensão conceitual e a aplicação do conhecimento de maneira crítica e criativa, será feita uma análise referencial sobre o tema, investigando como a memorização, aliada a estratégias lúdicas e interativas, pode influenciar a retenção do conhecimento e contribuir para um aprendizado mais eficaz. |
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DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PASTOR REGINALDO MIGUEL HOYENÓ’O - ALUNOS INDÍGENAS TERENA |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
14/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Wagner
- Claudio Eduardo Pupim
- Thales Fernando Vilamaior Paiva
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino médio da escola Pastor Reginaldo Miguel Hoyenó’o em relação às operações matemáticas básicas. O interesse por essa temática surgiu a partir da minha experiência como educadora na própria instituição, localizada na aldeia Lagoinha PI Taunay/Ipegue, no município de Aquidauana. Percebi
que muitos alunos, oriundos de diversas aldeias e áreas de retomada, apresentam dificuldades significativas na compreensão da matemática básica. A escola atende estudantes que enfrentam longos deslocamentos: aqueles que moram em retomadas saem de casa às 5h da manhã e retornam por volta das 16h, podendo chegar até às 19h caso ocorram imprevistos, como problemas no ônibus. Desde 2022, a escola adotou o regime de tempo integral, atendendo a uma demanda de 7 aldeias, 1 distrito e 5 áreas de retomada, com cerca de 140 alunos matriculados. O público-alvo são estudantes da região Taunay/Ipegue. Para facilitar a compreensão dos conceitos, em alguns casos, foi necessário explicar em língua terena aos alunos cuja primeira língua é o terena. Diante disso, surge a pergunta: onde está a falha
no processo de ensino-aprendizagem? Para investigar, foi formulada a seguinte questão para os
alunos:
“Para você, que ingressou no 1º ano do ensino médio, qual foi sua maior dificuldade ao sair do
ensino fundamental e entrar no ensino médio? Quais dificuldades encontraram no ensino médio?” |
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DESAFIOS NAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: A PERSPECTIVA DE ALUNOS INDÍGENAS TERENAS |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
07/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Wagner
- Claudio Eduardo Pupim
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem nas operações básicas de adição e multiplicação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na Aldeia Água Branca, distrito de Taunay, no município de Aquidauana-MS. A pesquisa busca identificar onde essas dificuldades começam e como se manifestam na realização de operações básicas e na resolução de problemas matemáticos. A escola, que atende cerca de 160 alunos de 6 a 18 anos, além das disciplinas obrigatórias, promove o ensino da cultura terena, por meio de disciplinas como língua e arte cultura terena. Este contexto educativo valoriza a preservação cultural e o resgate linguístico, proporcionando um ambiente escolar que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. Com base em minha experiência docente, lecionando matemática para esta turma desde o 6º ano, foi possível observar que os alunos apresentam dificuldades em compreender algoritmos matemáticos, como o reagrupamento na adição com reserva, e a resolução de multiplicações com números de múltiplos algarismos. Além disso, enfrentam desafios na interpretação e compreensão de problemas matemáticos, dificultando a aplicação desses conceitos em situações práticas. A pesquisa visa investigar as causas dessas dificuldades e propor estratégias pedagógicas eficazes para superá-las, contribuindo para o aprimoramento do ensino da matemática e para a formação acadêmica dos alunos. |
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DESCOMPLICANDO AS FRAÇÕES |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
07/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Wagner
- Claudio Eduardo Pupim
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Resumo |
Nesse Trabalho Final de Curso apresentamos o projeto de intervenção "Descomplicando as Frações" que tem como objetivo principal desenvolver a compreensão de frações entre alunos do 6º ano da Escola Polo Pantaneira Ensino Fundamental, aplicando o conceito de maneira prática e relacionada ao dia a dia. Através de atividades interativas, os alunos aprenderão a identificar, comparar e operar com frações de forma contextualizada. O projeto será realizado ao longo de quatro semanas, abordando tópicos como a definição
de frações, representações visuais, operações básicas (soma, subtração, multiplicação) e a aplicação de frações em situações cotidianas, como dividir alimentos ou calcular descontos. A metodologia inclui aulas expositivas, atividades práticas, jogos matemáticos e projetos em grupo, estimulando o trabalho colaborativo e a resolução de problemas. |
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HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM A TERCEIRA IDADE |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
07/03/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Nicéa Aparecida dos Santos Mayer
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Banca |
- Adriana Wagner
- Claudio Eduardo Pupim
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Resumo |
O presente trabalho tem como foco ressaltar a importância do Ensino da Educação Financeira na terceira idade e como o conhecimento sobre a aplicação de juros para os bancos pode impactar positivamente ou negativamente na vida financeira dos indivíduos, sendo nesse caso dos idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada na UnAPI durante as aulas de
matemática e a turma é composta por alunos com a faixa etária de 59 a 80 anos e com baixo nível de escolaridade. A aula ministrada teve o intuito orientar e explicar as diversas modalidades de crédito ofertadas pelas instituições financeiras na atualidade e levantar o
questionamento se é viável resolver problemas financeiros através do empréstimo. O trabalho foi baseado no conhecimento empírico adquirido pela pós graduanda Nicéa Mayer durante o período em que trabalhou em uma instituição de liberação de crédito como consultora de negócios relacionando assim o conhecimento prático com o teórico. Para finalizar, a pesquisa prevê que o indivíduo que obtém acesso ao conhecimento sobre Educação Financeira ao se deparar com uma situação em que precisa de ajuda financeira consiga identificar qual a modalidade de crédito possui melhor vantagem para o indivíduo e que possa a médio e/ou longo prazo tornar-se poupador a partir da mudança de hábitos. |
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PROBLEMAS ABERTOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE POLYA |
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Curso |
Especialização em Ensino de Matemática |
Tipo |
Monografia |
Data |
16/01/2025 |
Área |
MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Érica de Oliveira Pacheco
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Banca |
- Juliana Alves de Souza
- Ludier Mariano Rosa
- Susilene Garcia da Silva Oliveira
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Resumo |
Este texto refere-se ao trabalho final do Curso de Especialização em Ensino de Matemática da UFMS, Campus de Aquidauana, e tem por objetivo investigar como uma abordagem com problemas abertos, fundamentada nas orientações de Polya, pode ser utilizada em favor da formação de futuros professores de Matemática. A investigação foi realizada com estudantes de 4º semestre de um curso de licenciatura em Matemática. Foram propostos problemas classificados como abertos segundo Thomas Butts (1998) e Freitas e Mongelli (2008) e encaminhados na perspectiva de George Polya (2006) que estabelece quatro fases para a resolução: compreensão do problema, elaboração de um plano, execução e retrospecto. A análise qualitativa focou nas estratégias adotadas pelas duplas e nos indícios de aprendizagens registrados. Ao final, destacam-se as aprendizagens significativas tanto para os licenciandos quanto para a pesquisadora, que enfrentou desafios pessoais e profissionais. O trabalho com problemas abertos na perspectiva de Polya, revelou potencialidades para a formação do futuro professor de matemática quanto a elaboração de novas tarefas, desenvolvimento de autonomia, aprofundamento de suas compreensões e ampliação de seus repertórios de experiências. |
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