Especialização em Ensino de Matemática

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Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
JOGO DA SENHA: Uma Abordagem Divertida para a Memorização de Conceitos Matemáticos
Curso Especialização em Ensino de Matemática
Tipo Monografia
Data 20/03/2025
Área MATEMÁTICA
Orientador(es)
  • Alessandro Bagatini
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Rosa Arlene da Silva Machado
    Banca
    • Adriana Wagner
    • Alessandro Bagatini
    • Susilene Garcia da Silva Oliveira
    Resumo Este projeto de intervenção tem como objetivo incentivar os alunos do 8º ano que apresentam desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática. A falta de conhecimento prévio e de uma base sólida dificulta a compreensão da disciplina, tornando o processo de aprendizagem desafiador e desestimulante. A principal dificuldade observada é a ausência da memorização de conceitos fundamentais, como a tabuada, o que compromete o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Para combater a desmotivação e resistência ao aprendizado da matemática, foi implementada uma estratégia diferente durante as aulas: a utilização de uma “senha” pré determinada e baseada na tabuada e que, se dita corretamente, liberaria a saída da sala de aula. Vale ressaltar que o uso da memorização não seria de maneira punitiva, mas sim como uma
    brincadeira envolvendo todos os alunos do oitavo ano, matutino, da escola estadual Romalino Alves de Albres, localizada na rua João Leite Ribeiro, 1545 - centro, Anastácio - MS, 79210-000. Essa abordagem lúdica transformou a memorização da tabuada em um desafio divertido, incentivando o estudo contínuo e promovendo maior engajamento dos estudantes. Com o tempo, os alunos passaram a encarar a atividade como um jogo, ajudando-se mutuamente e fortalecendo sua base matemática de maneira mais natural e
    eficaz. Embora diversos artigos questionem a eficácia da memorização no aprendizado, argumentando que o foco excessivo na repetição pode limitar a compreensão conceitual e a aplicação do conhecimento de maneira crítica e criativa, será feita uma análise referencial sobre o tema, investigando como a memorização, aliada a estratégias lúdicas e interativas, pode influenciar a retenção do conhecimento e contribuir para um aprendizado mais eficaz.
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      DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PASTOR REGINALDO MIGUEL HOYENÓ’O - ALUNOS INDÍGENAS TERENA
      Curso Especialização em Ensino de Matemática
      Tipo Monografia
      Data 14/03/2025
      Área MATEMÁTICA
      Orientador(es)
      • Claudio Eduardo Pupim
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Ruthe Fernandes da Silva
        Banca
        • Adriana Wagner
        • Claudio Eduardo Pupim
        • Thales Fernando Vilamaior Paiva
        Resumo Este trabalho tem como objetivo entender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino médio da escola Pastor Reginaldo Miguel Hoyenó’o em relação às operações matemáticas básicas. O interesse por essa temática surgiu a partir da minha experiência como educadora na própria instituição, localizada na aldeia Lagoinha PI Taunay/Ipegue, no município de Aquidauana. Percebi
        que muitos alunos, oriundos de diversas aldeias e áreas de retomada, apresentam dificuldades significativas na compreensão da matemática básica. A escola atende estudantes que enfrentam longos deslocamentos: aqueles que moram em retomadas saem de casa às 5h da manhã e retornam por volta das 16h, podendo chegar até às 19h caso ocorram imprevistos, como problemas no ônibus. Desde 2022, a escola adotou o regime de tempo integral, atendendo a uma demanda de 7 aldeias, 1 distrito e 5 áreas de retomada, com cerca de 140 alunos matriculados. O público-alvo são estudantes da região Taunay/Ipegue. Para facilitar a compreensão dos conceitos, em alguns casos, foi necessário explicar em língua terena aos alunos cuja primeira língua é o terena. Diante disso, surge a pergunta: onde está a falha
        no processo de ensino-aprendizagem? Para investigar, foi formulada a seguinte questão para os
        alunos:
        “Para você, que ingressou no 1º ano do ensino médio, qual foi sua maior dificuldade ao sair do
        ensino fundamental e entrar no ensino médio? Quais dificuldades encontraram no ensino médio?”
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          DESAFIOS NAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: A PERSPECTIVA DE ALUNOS INDÍGENAS TERENAS
          Curso Especialização em Ensino de Matemática
          Tipo Monografia
          Data 07/03/2025
          Área MATEMÁTICA
          Orientador(es)
          • Susilene Garcia da Silva Oliveira
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Elohayna Estevão Tiago
            Banca
            • Adriana Wagner
            • Claudio Eduardo Pupim
            • Susilene Garcia da Silva Oliveira
            Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem nas operações básicas de adição e multiplicação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na Aldeia Água Branca, distrito de Taunay, no município de Aquidauana-MS. A pesquisa busca identificar onde essas dificuldades começam e como se manifestam na realização de operações básicas e na resolução de problemas matemáticos. A escola, que atende cerca de 160 alunos de 6 a 18 anos, além das disciplinas obrigatórias, promove o ensino da cultura terena, por meio de disciplinas como língua e arte cultura terena. Este contexto educativo valoriza a preservação cultural e o resgate linguístico, proporcionando um ambiente escolar que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes. Com base em minha experiência docente, lecionando matemática para esta turma desde o 6º ano, foi possível observar que os alunos apresentam dificuldades em compreender algoritmos matemáticos, como o reagrupamento na adição com reserva, e a resolução de multiplicações com números de múltiplos algarismos. Além disso, enfrentam desafios na interpretação e compreensão de problemas matemáticos, dificultando a aplicação desses conceitos em situações práticas. A pesquisa visa investigar as causas dessas dificuldades e propor estratégias pedagógicas eficazes para superá-las, contribuindo para o aprimoramento do ensino da matemática e para a formação acadêmica dos alunos.
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              DESCOMPLICANDO AS FRAÇÕES
              Curso Especialização em Ensino de Matemática
              Tipo Monografia
              Data 07/03/2025
              Área MATEMÁTICA
              Orientador(es)
              • Adriana Wagner
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Eduarda Vilharva Cardoso
                Banca
                • Adriana Wagner
                • Claudio Eduardo Pupim
                • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                Resumo Nesse Trabalho Final de Curso apresentamos o projeto de intervenção "Descomplicando as Frações" que tem como objetivo principal desenvolver a compreensão de frações entre alunos do 6º ano da Escola Polo Pantaneira Ensino Fundamental, aplicando o conceito de maneira prática e relacionada ao dia a dia. Através de atividades interativas, os alunos aprenderão a identificar, comparar e operar com frações de forma contextualizada. O projeto será realizado ao longo de quatro semanas, abordando tópicos como a definição
                de frações, representações visuais, operações básicas (soma, subtração, multiplicação) e a aplicação de frações em situações cotidianas, como dividir alimentos ou calcular descontos. A metodologia inclui aulas expositivas, atividades práticas, jogos matemáticos e projetos em grupo, estimulando o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.
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                  HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM A TERCEIRA IDADE
                  Curso Especialização em Ensino de Matemática
                  Tipo Monografia
                  Data 07/03/2025
                  Área MATEMÁTICA
                  Orientador(es)
                  • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Nicéa Aparecida dos Santos Mayer
                    Banca
                    • Adriana Wagner
                    • Claudio Eduardo Pupim
                    • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                    Resumo O presente trabalho tem como foco ressaltar a importância do Ensino da Educação Financeira na terceira idade e como o conhecimento sobre a aplicação de juros para os bancos pode impactar positivamente ou negativamente na vida financeira dos indivíduos, sendo nesse caso dos idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada na UnAPI durante as aulas de
                    matemática e a turma é composta por alunos com a faixa etária de 59 a 80 anos e com baixo nível de escolaridade. A aula ministrada teve o intuito orientar e explicar as diversas modalidades de crédito ofertadas pelas instituições financeiras na atualidade e levantar o
                    questionamento se é viável resolver problemas financeiros através do empréstimo. O trabalho foi baseado no conhecimento empírico adquirido pela pós graduanda Nicéa Mayer durante o período em que trabalhou em uma instituição de liberação de crédito como consultora de negócios relacionando assim o conhecimento prático com o teórico. Para finalizar, a pesquisa prevê que o indivíduo que obtém acesso ao conhecimento sobre Educação Financeira ao se deparar com uma situação em que precisa de ajuda financeira consiga identificar qual a modalidade de crédito possui melhor vantagem para o indivíduo e que possa a médio e/ou longo prazo tornar-se poupador a partir da mudança de hábitos.
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                      PROBLEMAS ABERTOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE POLYA
                      Curso Especialização em Ensino de Matemática
                      Tipo Monografia
                      Data 16/01/2025
                      Área MATEMÁTICA
                      Orientador(es)
                      • Juliana Alves de Souza
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Érica de Oliveira Pacheco
                        Banca
                        • Juliana Alves de Souza
                        • Ludier Mariano Rosa
                        • Susilene Garcia da Silva Oliveira
                        Resumo Este texto refere-se ao trabalho final do Curso de Especialização em Ensino de Matemática da UFMS, Campus de Aquidauana, e tem por objetivo investigar como uma abordagem com problemas abertos, fundamentada nas orientações de Polya, pode ser utilizada em favor da formação de futuros professores de Matemática. A investigação foi realizada com estudantes de 4º semestre de um curso de licenciatura em Matemática. Foram propostos problemas classificados como abertos segundo Thomas Butts (1998) e Freitas e Mongelli (2008) e encaminhados na perspectiva de George Polya (2006) que estabelece quatro fases para a resolução: compreensão do problema, elaboração de um plano, execução e retrospecto. A análise qualitativa focou nas estratégias adotadas pelas duplas e nos indícios de aprendizagens registrados. Ao final, destacam-se as aprendizagens significativas tanto para os licenciandos quanto para a pesquisadora, que enfrentou desafios pessoais e profissionais. O trabalho com problemas abertos na perspectiva de Polya, revelou potencialidades para a formação do futuro professor de matemática quanto a elaboração de novas tarefas, desenvolvimento de autonomia, aprofundamento de suas compreensões e ampliação de seus repertórios de experiências.
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