Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Análise da Educação Financeira dos Colaboradores de uma Empresa Frigorífica de Naviraí, MS.
Curso Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Tipo Artigo Científico
Data 07/10/2024
Área ADMINISTRAÇÃO
Orientador(es)
  • Rafael Pazeto Alvarenga
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • GISELE GIMENES DO AMARAL
    Banca
    • Fabiano Martin Tiossi
    • Gabrielly Martins dos Santos
    • Odirlei Fernando Dal Moro
    Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar a compreensão sobre educação financeira dos
    colaboradores de uma empresa frigorífica localizada em Naviraí, MS. Em termos específicos
    buscou-se levantar sobre as vantagens geradas pela educação financeira, captar as percepções
    e analisar como elas impactam o desenvolvimento no trabalho. A justificativa se fundamenta
    na necessidade de mitigar as preocupações dos colaboradores com questões externas,
    melhorando seu desempenho. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário aos
    colaboradores do setor administrativo. Os resultados indicaram que 72,4% possuem ensino
    superior, a maioria tem entre 22 e 40 anos. Os pais dos respondentes têm apenas o ensino
    fundamental incompleto, porém, conseguiram passar alguns ensinamentos aos filhos. A
    maioria não recebeu educação financeira no ensino fundamental e médio, possuem
    conhecimento através de experiências vividas e conteúdos disponíveis na internet. Apenas
    15,5% recebe menos de dois salários mínimos, mas a maioria, 69%, não possui investimentos
    no mercado financeiro. Os participantes têm dificuldades para guardar dinheiro, mas 67,2% se
    consideram controlados financeiramente apesar de 43,1% não terem formas de registro. A
    pesquisa levantou que 51,7% dos respondentes acreditam que as finanças têm atrapalhado seu
    desenvolvimento, a maioria, 93,1%, crê que as empresas deveriam ter um programa de
    educação financeira.
    COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DE SOLVÊNCIA DE KANITZ E ELIZABETSKY: ESTUDO DE CASO DA LOJAS AMERICANAS.
    Curso Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios
    Tipo Artigo Científico
    Data 04/10/2024
    Área ADMINISTRAÇÃO
    Orientador(es)
    • Richardson Coimbra Borges
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Diego Hernandes de Souza
      Banca
      • Carlos Rodrigues da Silva
      • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
      • Richardson Coimbra Borges
      Resumo O presente trabalho buscou-se realizar uma análise quantitativa dos dados disponíveis
      dos demonstrativos financeiros da empresa Lojas Americanas pelo período de 2006 a 2019.
      Para essa análise utilizou-se dois modelos de insolvência mais utilizados para avaliação de
      empresa, foram utilizados os modelos de Kanitz e Elizabetsky. O trabalho buscou verificar o
      desempenho dos modelos na previsão de solvência da empresa visto que em 2023 houve o
      suposta fraude dos demonstrativos contábeis da empresa. Utilizando-se de busca bibliográfica
      para entendimento do funcionamento dos modelos e da forma de análise, porém chegou-se ao
      resultado de que os modelos apresentaram formas oposta de verificação. Para o modelo de
      Kanitz apresentou oscilações dentre o período estudado, mas que ao longo dos anos o indicador
      de Kanitz aponta para resultados que indicam solvência da empresa. No entanto para o modelo
      de Elizabetsky houve o oposto, onde todos os anos apresentaram insolvência para empresa.
      Quando comprado com os trabalhos publicados que utilizaram ambos os modelos, obtiveram a
      mesma percepção em que os resultados foram opostos. Demonstrando que cada modelo utiliza
      uma métrica diferente de avaliação e que torna difícil a comparação entre eles.
      AUDITORIA AMBIENTAL E CONTÁBIL, CASO AMERICANAS S.A E VALE S.A.
      Curso Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios
      Tipo Artigo Científico
      Data 01/10/2024
      Área ADMINISTRAÇÃO
      Orientador(es)
      • Elton Gean Araujo
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Gabriel Oliveira Barbosa
        Banca
        • Elton Gean Araujo
        • JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
        • Odirlei Fernando Dal Moro
        Resumo O presente trabalho visa destacar a importância da auditoria Contábil e Ambiental correlacionando os resultados obtidos referenciando caso das Americanas S.A. e Vale S.A, como pilar para construção de elementos chaves e fundamentais acerca da temática abordada, bem como, garantias de sua utilidade, a qual, quando bem aplicada, proporciona a prevenção e minimização dos riscos de imagem, assim como, perdas de ativos financeiros, ou outros recursos de caráter social, jurídico ou econômico, que por sua vez, são indicadores de extrema importância, pois são ferramentas fundamentais à sobrevivência de uma entidade, as quais servem como engrenagem para o desenvolvimento de suas atividades
        Aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro na Gestão de um Posto de Combustíveis: Estudo de Caso em Campo Grande/MS.
        Curso Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios
        Tipo Artigo Científico
        Data 01/10/2024
        Área ADMINISTRAÇÃO
        Orientador(es)
        • Richardson Coimbra Borges
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Kirlei da Silva Neves
          Banca
          • Elton Gean Araujo
          • Rafael Pazeto Alvarenga
          • Richardson Coimbra Borges
          Resumo Instabilidade econômica, concorrência acirrada, tecnologia e clientes exigentes, vem
          obrigando as empresas a trabalharem cada vez com menos margens de lucro, e os gestores
          precisam estar atentos a cada detalhe. Este artigo é um estudo de caso aplicando-se a
          ferramenta Análise Custo/Volume/Lucro – CVL em um posto de combustíveis. O presente
          estudo objetivou, através da análise Custo/Volume/Lucro, oferecer informações de extrema
          importância aos gestores, e a identificar a rentabilidade dos combustíveis, bem como o ponto
          de equilíbrio e a margem de segurança do negócio. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta
          de dados foi por meio documental, num posto de combustíveis, visando demonstrar a
          aplicação da análise Custo/Volume/Lucro num estabelecimento desta natureza. O estudo
          mostra a importância e relevância de um sistema de custeio que propicie o correto
          gerenciamento dos gastos para a empresa otimizar a sua lucratividade. Como exemplo, muitos
          postos fazem “promoções” e oferecem “cashback” para atraírem seus clientes. Tendo ciência
          do seu ponto de equilíbrio, o posto vai saber até que ponto vale a pena tais incentivos. Se o
          posto oferecer um desconto de R$ 0,05 por litro vendido, isso corresponderia a
          aproximadamente 20% do seu lucro, o que levaria o proprietário a repensar de realmente vale
          a pena oferecer tal atrativo para seus clientes.
          Página 1 de 1 (4 de 4 registros).