Análise da Educação Financeira dos Colaboradores de uma Empresa Frigorífica de Naviraí, MS. |
|
Curso |
Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
07/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Martin Tiossi
- Gabrielly Martins dos Santos
- Odirlei Fernando Dal Moro
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho foi identificar a compreensão sobre educação financeira dos
colaboradores de uma empresa frigorífica localizada em Naviraí, MS. Em termos específicos
buscou-se levantar sobre as vantagens geradas pela educação financeira, captar as percepções
e analisar como elas impactam o desenvolvimento no trabalho. A justificativa se fundamenta
na necessidade de mitigar as preocupações dos colaboradores com questões externas,
melhorando seu desempenho. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário aos
colaboradores do setor administrativo. Os resultados indicaram que 72,4% possuem ensino
superior, a maioria tem entre 22 e 40 anos. Os pais dos respondentes têm apenas o ensino
fundamental incompleto, porém, conseguiram passar alguns ensinamentos aos filhos. A
maioria não recebeu educação financeira no ensino fundamental e médio, possuem
conhecimento através de experiências vividas e conteúdos disponíveis na internet. Apenas
15,5% recebe menos de dois salários mínimos, mas a maioria, 69%, não possui investimentos
no mercado financeiro. Os participantes têm dificuldades para guardar dinheiro, mas 67,2% se
consideram controlados financeiramente apesar de 43,1% não terem formas de registro. A
pesquisa levantou que 51,7% dos respondentes acreditam que as finanças têm atrapalhado seu
desenvolvimento, a maioria, 93,1%, crê que as empresas deveriam ter um programa de
educação financeira. |
|
COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DE SOLVÊNCIA DE KANITZ E ELIZABETSKY: ESTUDO DE CASO DA LOJAS AMERICANAS. |
|
Curso |
Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
04/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Richardson Coimbra Borges
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Carlos Rodrigues da Silva
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Richardson Coimbra Borges
|
Resumo |
O presente trabalho buscou-se realizar uma análise quantitativa dos dados disponíveis
dos demonstrativos financeiros da empresa Lojas Americanas pelo período de 2006 a 2019.
Para essa análise utilizou-se dois modelos de insolvência mais utilizados para avaliação de
empresa, foram utilizados os modelos de Kanitz e Elizabetsky. O trabalho buscou verificar o
desempenho dos modelos na previsão de solvência da empresa visto que em 2023 houve o
suposta fraude dos demonstrativos contábeis da empresa. Utilizando-se de busca bibliográfica
para entendimento do funcionamento dos modelos e da forma de análise, porém chegou-se ao
resultado de que os modelos apresentaram formas oposta de verificação. Para o modelo de
Kanitz apresentou oscilações dentre o período estudado, mas que ao longo dos anos o indicador
de Kanitz aponta para resultados que indicam solvência da empresa. No entanto para o modelo
de Elizabetsky houve o oposto, onde todos os anos apresentaram insolvência para empresa.
Quando comprado com os trabalhos publicados que utilizaram ambos os modelos, obtiveram a
mesma percepção em que os resultados foram opostos. Demonstrando que cada modelo utiliza
uma métrica diferente de avaliação e que torna difícil a comparação entre eles. |
|
AUDITORIA AMBIENTAL E CONTÁBIL, CASO AMERICANAS S.A E VALE S.A. |
|
Curso |
Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
01/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Elton Gean Araujo
- JÉSSICA ROMAGNOLI FREIRE CAMPOS
- Odirlei Fernando Dal Moro
|
Resumo |
O presente trabalho visa destacar a importância da auditoria Contábil e Ambiental correlacionando os resultados obtidos referenciando caso das Americanas S.A. e Vale S.A, como pilar para construção de elementos chaves e fundamentais acerca da temática abordada, bem como, garantias de sua utilidade, a qual, quando bem aplicada, proporciona a prevenção e minimização dos riscos de imagem, assim como, perdas de ativos financeiros, ou outros recursos de caráter social, jurídico ou econômico, que por sua vez, são indicadores de extrema importância, pois são ferramentas fundamentais à sobrevivência de uma entidade, as quais servem como engrenagem para o desenvolvimento de suas atividades |
|
Aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro na Gestão de um Posto de Combustíveis: Estudo de Caso em Campo Grande/MS. |
|
Curso |
Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
01/10/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Richardson Coimbra Borges
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Elton Gean Araujo
- Rafael Pazeto Alvarenga
- Richardson Coimbra Borges
|
Resumo |
Instabilidade econômica, concorrência acirrada, tecnologia e clientes exigentes, vem
obrigando as empresas a trabalharem cada vez com menos margens de lucro, e os gestores
precisam estar atentos a cada detalhe. Este artigo é um estudo de caso aplicando-se a
ferramenta Análise Custo/Volume/Lucro – CVL em um posto de combustíveis. O presente
estudo objetivou, através da análise Custo/Volume/Lucro, oferecer informações de extrema
importância aos gestores, e a identificar a rentabilidade dos combustíveis, bem como o ponto
de equilíbrio e a margem de segurança do negócio. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta
de dados foi por meio documental, num posto de combustíveis, visando demonstrar a
aplicação da análise Custo/Volume/Lucro num estabelecimento desta natureza. O estudo
mostra a importância e relevância de um sistema de custeio que propicie o correto
gerenciamento dos gastos para a empresa otimizar a sua lucratividade. Como exemplo, muitos
postos fazem “promoções” e oferecem “cashback” para atraírem seus clientes. Tendo ciência
do seu ponto de equilíbrio, o posto vai saber até que ponto vale a pena tais incentivos. Se o
posto oferecer um desconto de R$ 0,05 por litro vendido, isso corresponderia a
aproximadamente 20% do seu lucro, o que levaria o proprietário a repensar de realmente vale
a pena oferecer tal atrativo para seus clientes. |
|