Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
10134006: Análise Estratégica de Conjuntura Econômica Aplicado aos Negócios - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre as formas de estruturação e análise de dados da conjuntura econômica com vistas a analisar seus impactos à dinâmica das organizações.

10134011: Análise Estratégica de Demonstrações Financeiras e de cenários - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Análise Crítica das Demonstrações Contábeis: Análise Fundamentalista. Análise da Alavancagem. Análise
das Taxas de Retorno e seus Desdobramentos. Análise de Múltiplos. Análise detalhada da Liquidez e do Capital de Giro. Análise de Risco e Retorno. Modelo Dinâmico de Análise Financeira: necessidade de capital de giro.

10134007: Economia Brasileira Contemporânea e impactos aos Negócios - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre a dinâmica da economia brasileira a partir da década de 1990 e seus impactos nas organizações.

10134008: Educação Financeira - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre Educação Financeira e sua relevância na vida pessoal e nas organizações.

10134013: Estudo de Práticas Empreendedoras - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Desenvolvendo o modelo de negócio. Customer Development. Lean Startup. Validando o modelo de
negócio. Geração e gestão de negócios inovadores.

10134016: Ética, compliance e governança corporativa - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre Ética e compliance. Compliance financeiro. Crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Exigências legais. Compliance financeiro de demais áreas da empresa. Governança Corporativa.

10134017: Finanças comportamentais - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Finanças comportamentais; Psicologia e Prospect Theory; A influência das emoções nas decisões financeiras. Planejamento financeiro pessoal.

10134019: Gestão de Conflitos nas organizações - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conflito e Negociação Nas Organizações. Identificação de Fontes do Conflito. Transições na Conceituação de conflitos. O processo do Conflito. Estratégia de Negociação: usando a persuasão. Gestão e Mediação de Conflito.

10134018: Gestão de pessoas e comunicação empresarial - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

O processo de comunicação nas organizações; Redação empresarial; Habilidades linguísticas básicas de produção textual oral e escrita. A argumentação oral e escrita.

10134001: Gestão Estratégica de Inovação - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo das ferramentas de análise sobre os processos de inovação, especificamente sobre as suas relações com a gestão, com os contextos, com as estratégias, com os modelos e com os sistemas nacionais (ou regionais) de inovação. Especificamente, análise dos tipos e modelos de inovação, propriedade intelectual,
sistemas nacionais de inovação e internacionalização.

10134012: Gestão estratégica de investimentos: ações, renda fixa e moedas digitais - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo das características gerais da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Análise das operações
financeiras realizadas no mercado de capitais nacional. Compreensão das características gerais dos ativos financeiros negociados no País. Aplicação das principais técnicas de análise de investimentos do mercado de capitais.

10134009: Gestão Estratégica de Logística e da Produção - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre os seguintes fatores que contribuem para o entendimento das problemáticas envolvendo a
Administração da Produção e o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: i) papel estratégico da produção; ii) gargalos dos sistemas de produção; iii) cadeia de suprimentos.

10134003: Gestão Estratégica de Marketing, marketing digital e mídias sociais - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo do papel estratégico do marketing na gestão das organizações, na compreensão dos mercados, da sociedade e do comportamento do consumidor.

10134010: Gestão Estratégica de Projetos - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre a gestão estratégica e de negócios aplicados a projetos.

10134005: Métodos quantitativos aplicados à área de negócios - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Metodologia científica e sua aplicabilidade na construção do conhecimento na área de Negócios. Coleta
de Dados. Introdução aos Métodos Quantitativos Aplicados à área de Negócios. Interpretação e Apresentação dos Resultados. Interpretação e Apresentação dos Resultados. Exemplos e Aplicações na Área de Negócios.

10134004: Pesquisa Estratégica de Marketing - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre a pesquisa estratégica de marketing aplicado a dinâmica das organizações.

10134014: Tópicos Contemporâneos em Empreendedorismo - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Empreendedorismo no Brasil e no mundo: a nova realidade dos negócios; O Empreendedor e o
empreendedorismo. O Intraempreendedor e o intraempreendedorismo. O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações; Reconhecimento de oportunidades: dos negócios tradicionais aos de base tecnológica;

10134020: Trabalho Final de Curso - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Trabalho Final de Curso

10134002: Transformação Digital e inovação na era do conhecimento - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo sobre a transformação digital e a inovação na era do conhecimento e seus impactos as organizações.

10134015: Valuation - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Introdução à valuation; Modelos de avaliação de empresa; Tópicos em valuation; Mercado agregado de ações.