PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE AS AÇÕES DO PÓS-VENDA EM CONCESSIONÁRIAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E SEU EFEITO NA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Gemael Chaebo
- Lia Moretti e Silva
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Resumo |
Este trabalho analisa a percepção dos clientes sobre as ações de pós-venda em
concessionárias de máquinas agrícolas e seu efeito na satisfação e fidelização.
Diante da crescente competitividade do setor agrícola, o pós-venda se destaca como
uma ferramenta estratégica para garantir que os produtores rurais mantenham suas
máquinas em pleno funcionamento, minimizando perdas e maximizando a
produtividade. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa exploratória de
caráter qualitativo, explorando a relação entre marketing de relacionamento,
fidelização de clientes e a importância de um serviço de pós-venda. A análise dos
resultados demonstra que fatores como a rapidez no fornecimento de peças, a
manutenção preventiva e a personalização do atendimento são essenciais para
garantir a satisfação dos clientes. Além disso, a pesquisa revelou que o pós-venda
focado no cliente, que leva em consideração suas necessidades específicas, é mais
eficaz na fidelização do cliente em comparação com o pós-venda focado apenas no
produto. Conclui-se que as concessionárias que investem em um serviço de pósvenda
estruturado e personalizado têm maiores chances de garantir a fidelização
dos clientes, contribuindo para sua competitividade no mercado. A abordagem
centrada no cliente se mostrou fundamental para a criação de relacionamentos
comerciais duradouros, além de fortalecer a imagem da marca no setor agrícola. |
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Marketing de Conteúdo: O Impacto das Redes Sociais Sobre a Decisão dos Consumidores na Contratação de Profissionais do Setor de Estética |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Gemael Chaebo
- Lia Moretti e Silva
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Resumo |
O marketing de conteúdo corresponde a um processo essencial na construção de
valor de marca e para captação de clientes em diversos segmentos, incluindo o setor
de estética. Considerando esse cenário, o presente estudo teve como objetivo
identificar a influência do marketing de conteúdo nas redes sociais sobre a decisão de
contratação de um profissional da área da estética. Metodologicamente, a pesquisa
caracteriza-se como quantitativa e descritiva, sendo realizada por meio da aplicação
de um questionário online direcionado ao público consumidor desse setor. Foi
realizada uma análise do impacto de diferentes formatos de conteúdo na percepção e
na confiança dos consumidores em relação aos profissionais. Os resultados
demonstraram que a qualidade e a relevância das publicações são fatores
determinantes para a atração e fidelização de clientes, bem como a interação dos
profissionais com o público, por meio de conteúdos informativos e humanizados. Por
fim, conclui-se que o marketing de conteúdo nas redes sociais é uma ferramenta
fundamental para profissionais da estética, exercendo influência significativa na
decisão dos consumidores. |
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A realidade do teletrabalho em duas instituições de ensino de referência em Nova Andradina - MS |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Juliano Ferreira dos Santos Silva
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Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Gemael Chaebo
- Lia Moretti e Silva
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Resumo |
O presente artigo busca compreender a percepção de profissionais da educação
que realizam teletrabalho em Nova Andradina – MS. É uma modalidade de trabalho
que pode ser adotado tanto por instituições privadas como públicas, que pode
contribuir na qualidade de vida dos colaboradores, além de refletir para que as
organizações economizem nos seus gastos. É um fato que tem ganhado cada vez
mais espaço nas empresas e órgãos públicos e que a evolução tecnológica tem
levado as organizações a se adaptarem as novas ferramentas com atendimentos
mais eficientes. Toda organização também precisa entender da importância de se
investir no bem-estar e na qualidade de vida de seus trabalhadores. O teletrabalho
é uma realidade pós-pandemia que tem sido uma prática dentro das organizações e
das instituições públicas e que tem auxiliado inclusive para desafogar o trânsito das
cidades. |
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Psicologia do Consumo: uma abordagem teórica sobre estratégias para um mercado em transformação |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Gemael Chaebo
- Lia Moretti e Silva
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Resumo |
O estudo da psicologia e o comportamento do consumidor permite
entender os diversos fatores que envolvem a decisão de compra, desta forma o
objetivo deste estudo é destacar a importância das emoções e os fatores
psicológicos que envolvem esse processo, para tanto o trabalho explora como
estratégias de marketing são moldadas por influências sociais, culturais e
tecnológicas, enfatizando a evolução do mercado digital ,baseado em um apanhado
de teorias que analisam as mudanças no perfil do consumidor e suas motivações.
Além disso, a pesquisa destaca a importância da personalização e inovação para
atender as novas demandas do mercado. |
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OS RESULTADOS DA UTILIZAÇÃO DO EBITDA NA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
13/03/2025 |
Área |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Fabiano Greter Moreira
- Vitor Cardoso da Silveira
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Resumo |
O presente estudo analisa a eficácia do EBITDA como indicador de mensuração na avaliação econômica das empresas, destacando seus benefícios e limitações. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica sobre o uso desta ferramenta na análise de desempenho financeiro e sua comparação com outras métricas, como lucro líquido e fluxo de caixa operacional. No entanto, sua aplicação isolada pode resultar em distorções, pois não considera variações no capital de giro, investimentos em ativos fixos e custos financeiros. A ausência de padronização na divulgação do EBITDA também possibilita manipulações contábeis, comprometendo sua confiabilidade. Com a pesquisa entende-se que, embora seja uma métrica útil, deve ser combinado com outros indicadores financeiros para uma avaliação mais precisa da situação econômico-financeira das empresas. |
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O Papel da Liderança nas Organizações: um estudo bibliográfico |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
06/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amelia de Lorena Stanzani
- Luciana Codognoto da Silva
- Vitor Cardoso da Silveira
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Resumo |
No ambiente empresarial, o papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver e promover um clima organizacional que contribua para a motivação, a satisfação e o empenho dos colaboradores, a fim de alcançar as metas traçadas. Por tal razão, os líderes são cada vez mais exigidos, em relação ao sucesso ou ao fracasso de suas equipes, uma vez que a influência do líder contribui de forma decisiva para o processo de avanço e de mudanças no contexto da administração. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é apresentar as principais características de um líder e a importância de sua atuação para uma boa gestão de pessoas e também nas organizações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada em autores da área de gestão de pessoas, como Robbins, Kotter, Chiavenato e Drucker, que abordaram as características e os tipos de liderança mais comuns. Os resultados demonstram que a liderança eficaz é essencial para motivar equipes, promover um ambiente organizacional saudável e impulsionar a produtividade. O estudo da literatura ressalta que um líder deve ser capaz de alinhar estratégias organizacionais às necessidades dos colaboradores, promovendo engajamento e inovação. A compreensão dos diferentes estilos de liderança permite uma gestão mais assertiva e adaptável às exigências do mercado. |
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GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Benefícios da Ferramenta na Organização |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Vitor Cardoso da Silveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Jorge Junior Contini Carvalho
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Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Fabiano Greter Moreira
- Vitor Cardoso da Silveira
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo propor o uso e abordagem da gestão de projetos com os benefícios de gerenciamento, que poderá ter sua relevância ajustada de acordo com a característica do projeto. A abordagem deste tema tem evoluído nos últimos anos e devido ao progresso dos projetos nas empresas de diferentes ramos, apostam em concepções de transformação para otimizar e garantir melhores resultados. Existe uma dependência nas organizações em gerenciar o comprometimento, os recursos humanos, a qualidade, os riscos, bem como orçamentos e evitar custos anormais com gastos financeiros excessivos, perda de tempo, o que prejudica a rentabilidade da organização. As empresas precisam constantemente de inovações de forma eficaz e eficiente para otimizar o controle e aperfeiçoamento destas transformações. Ferramentas com metodologias de gestão ágil, tem como o principal objetivo em agregar valor no negócio. Desta forma, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado e após a realização do estudo, conclui-se que para atingir o sucesso no gerenciamento de projetos, a gestão deve ser excelente e os benefícios dessa ferramenta na organização inclui as etapas de iniciação, planejamento, organização, execução, supervisão e controle e a finalização de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo para alcançar objetivos e valor sem custos excessivos. |
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ÊXODO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: Uma pesquisa bibliográfica sobre os problemas e causas desse fenômeno |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
03/03/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Amelia de Lorena Stanzani
- Fabiano Greter Moreira
- Gemael Chaebo
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Resumo |
O presente trabalho traz como tema o êxodo rural na agricultura familiar, uma
manifestação social que se intensificou ao longo das últimas décadas, resultando na
migração da população do campo para os centros urbanos. Esse processo atinge
diretamente a agricultura familiar que desempenha um papel fundamental na produção
de alimentos e seguimento das tradições rurais. Dessa forma o objetivo deste trabalho
é analisar os principais fatores que impulsionam o êxodo rural na agricultura familiar
brasileira, bem como as suas consequências para o desenvolvimento rural sustentável.
Para isso será realizado uma pesquisa bibliográfica com base em estudos acadêmicos
que abordam a relação entre a migração rural urbana e os desafios enfrentados pela
agricultura familiar, visando compreender o fenômeno e propor reflexões para a
mitigação de seus efeitos. A busca por melhores condições de vida, acesso a serviços
essenciais, educação, oportunidades de empregos, falta de incentivos governamentais,
a modernização da agricultura e as adversidades climáticas são alguns dos principais
fatores que impulsionam essa migração. Esse êxodo provoca o envelhecimento da
população agrícola, a redução da mão de obra no campo e o enfraquecimento das
comunidades rurais. Os principais resultados mostram que para mitigar esses
impactos, políticas públicas externas para o fortalecimento da agricultura familiar, como
o acesso ao crédito rural, a assistência técnica, promover a valorização do campo e
melhorar a qualidade de vida no meio rural são estratégias fundamentais para conter o
êxodo rural e garantir a sustentabilidade da agricultura familiar. |
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A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR À LUZ DOS 4 Ps COM FOCO NO COMÉRCIO DE NOVA ANDRADINA – MS |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
28/02/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Ângela Cristina de Menezes
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Lia Moretti e Silva
- Paulo Cesar Schotten
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Resumo |
Estudos sobre a percepção dos consumidores com relação ao comércio é de extrema importância por trazer à tona subsídios para tomadas de decisões e planos de melhoria e desenvolvimento. Este artigo teve como objetivo identificar a percepção dos consumidores quanto ao atendimento prestado pelo comércio de Nova Andradina, tendo por objetivos específicos a identificação dos principais pontos geradores de insatisfação, e a apresentação de sugestões que possam ser aplicadas, de acordo com as necessidades. Bibliograficamente, para dar suporte à pesquisa foi descrito sobre comportamento e satisfação do consumidor e composto de marketing 4Ps, identificando preço, praça, produto e ponto de venda. Metodologicamente, classifica se essa pesquisa como descritiva quanto ao objetivo, estudo de campo em relação aos procedimentos técnicos e quantitativa quanto ao método de análise. Na pesquisa identificou-se aspectos relacionados ao composto praça, promoção, ponto de venda e preço, além de destacar alguns aspectos específicos do comércio de Nova Andradina. Analisados os resultados provenientes das respostas obtidas, foi possível destacar os pontos fortes do comercio e os pontos geradores de insatisfação, culminando na proposição de melhorias para serem implantadas. |
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ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO MARKETING COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
28/02/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mailza Aparecida de Paiva
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Lia Moretti e Silva
- Paulo Cesar Schotten
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Resumo |
Este artigo aborda o tema das tecnologias digitais aplicadas ao marketing, tendo como estudo uma microempresa local do ramo alimentício situado no Vale do Ivinhema. O objetivo principal foi identificar a aplicação de estratégias de marketing digital em uma microempresa do Vale do Ivinhema, tendo como objetivos específicos descrever quais e como são as estratégias aplicadas. A revisão bibliográfica incluiu conceitos de marketing, marketing digital e estratégias de marketing. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva deu-se através da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os proprietários da empresa. O estudo evidenciou quais estratégias de marketing foram utilizadas pela empresa e como estas são essenciais para o alcance de melhores resultados. Finaliza com as considerações finais por destacar a importância do marketing digital como uma ferramenta para o crescimento e a competitividade da microempresa em contexto interiorano, ao mesmo tempo ressalta a importância do investimento na coleta de feedbacks dos clientes, na análise contínua de resultados e no uso de aplicativos para mensuração de dados, que permitem monitorar o impacto das redes sociais no retorno financeiro, otimizando os resultados. |
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ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
24/02/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Luciana Codognoto da Silva
- Silvana Dalmutt Kruger
- Solange Fachin
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Resumo |
O estudo tem por objetivo identificar estratégias para atrair e reter colaboradores nas organizações, na
percepção de gestores. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de questionário, com
perguntas abertas, por meio eletrônico, enviado via e-mail e whatsapp para preenchimento na
plataforma Google Forms. Tivemos a participação de 36 profissionais de recursos humanos e 35
profissionais atuantes em áreas de gestão e processos. Os resultados indicam que os principais
desafios da atração de talentos se referem à divulgação das vagas (Redes sociais/Agência e site de
emprego/ Propaganda Volante/Diversos meio de comunicação), política de cargos, salários e carreira,
benefícios e salários atrativos, enquanto os aspectos de retenção evidenciados pelos respondentes se
referem salários (49%), benefícios (43%), política de cargos e salários e carreira (40%), programa de
qualificação (40%). Os resultados indicam, de forma geral, que a atração e retenção de talentos tanto
na visão dos profissionais de recursos humanos como dos profissionais de processos, é influenciada
principalmente pelas estratégias financeiras que as organizações adotam no processo de gestão de
pessoas. |
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INDICADORES DO BALANCED SCORECARD PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
24/02/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mara Lucia Martins Perigo Cararo
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Paulo Cesar Schotten
- Silvana Dalmutt Kruger
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Resumo |
O estudo tem por objetivo propor um conjunto de iniciativas para o planejamento estratégico de uma transportadora a partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com análise qualitativa. Para o desenvolvimento foi feito um estudo aprofundado da literatura básica e análise de estudos correlatos na área de transportes em que as perspectivas do BSC foram aplicadas, bem como a abordagem da análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação a atuação da empresa, desenvolvida com base em uma pesquisa realizada com colaboradores de diferentes cargos e funções da empresa para coleta de dados. Os resultados indicaram que a adaptação pela transportadora das linhas mestras do BSC podem auxiliar a empresa para o alcance da estratégia definida, por meio do monitoramento dos pontos críticos para o sucesso da organização, destacando-se que a aplicação do BSC é uma proposta para que a transportadora possa concentrar esforços e gerar aperfeiçoamentos no seu sistema de gestão estratégica e avaliação de desempenho. |
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APLICAÇÃO DO JUST IN TIME NA GESTÃO DE ESTOQUES: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA RAMO ENERGÉTICO |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
24/02/2025 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Lilia Roberta Pereira Batista
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Silvana Dalmutt Kruger
- Vitor Cardoso da Silveira
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Resumo |
O estudo tem por objetivo analisar à aplicação da metodologia Just in Time em uma organização ramo energético. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com análise de cunho qualitativo. A empresa estudada possui cerca de 3.500 itens em estoque, os quais são controlados por meio da parametrização sistemática de estoques mínimos e máximos. Os resultados do estudo evidenciam como principais vantagens da implementação do Just in Time a redução de custos associados ao armazenamento e a manutenção dos estoques, bem como a diminuição dos riscos e atrasos de entregas de fornecedores, o que favorece a gestão de estoques mínimos e justos, com reposições sem desperdícios e sem aumentar o nível de recursos financeiros em estoques. No entanto, identificou-se que a metodologia Just in Time exige uma cadeia de suprimentos extremamente confiável e flexível, para evitar transtornos e atrasos em processos de produção, diante das reposições. De forma geral, a gestão de estoques por meio da metodologia Just in Time requer uma cultura organizacional engajada com seus objetivos e a gestão de todos os elos da cadeia de suprimentos. |
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SUCESSÃO FAMILIAR EM PROPRIEDADES RURAIS: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE ANAURILÂNDIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/12/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Silvana Dalmutt Kruger
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Resumo |
O objetivo do presente estudo é avaliar a sucessão familiar em propriedades rurais no município de Anaurilândia/MS, avaliar a continuidade no campo, bem como os elementos que asseguram a sucessão dos filhos dos produtores rurais e/ou possíveis sucessores. Explorando as perspectivas, motivações e desafios enfrentados para permanecer, utilizou-se como método, uma pesquisa qualitativa, com questionários semiestruturados, a pesquisa realizada pelo Google formulários e enviados via WhatsApp, para entender os fatores que impactam a sucessão familiar nas propriedades. O perfil dos participantes revela uma variação de condições demográficas e socioeconômicas, proporcionando várias opções de carreira além do contexto rural. A pesquisa demonstrou que a maior parte dos participantes compreende a importância de abordar a sucessão, no entanto, alguns ainda não formalizaram esse procedimento, podendo comprometer a continuidade do negócio familiar. O estudo destaca a importância da comunicação entre familiares, podendo fortalecer a continuidade da propriedade rural, promovendo o desenvolvimento familiar. |
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IMPACTOS E PRÁTICAS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
06/12/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Amanda Caroline Oliveira Duarte
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Simone Geitenes Colombo
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Resumo |
Este estudo aborda a gestão de pessoas com foco na rotatividade de colaboradores (turnover) e no absenteísmo, fatores que influenciam diretamente o desempenho organizacional. A pesquisa analisa a entrada e saída de funcionários e as ausências recorrentes, identificando causas internas e externas, como oportunidades de crescimento, clima organizacional, política salarial e benefícios. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica, com análise de obras relevantes que fundamentam o papel da área de recursos humanos em criar um ambiente de trabalho atrativo e motivador. Os resultados apontam que organizações que oferecem melhores condições de trabalho, capacitação e oportunidades de carreira conseguem minimizar os índices de rotatividade e absenteísmo, promovendo um clima organizacional saudável e alcançando maior produtividade. Assim, a pesquisa ressalta que investir em políticas eficazes de gestão de pessoas é essencial para retenção de talentos e para o sucesso organizacional. |
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Liderança e Clima Organizacional: Uma Análise dos Impactos dos Estilos de Liderança em uma Loja de Varejo no Município de Nova Andradina/MS |
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Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
05/12/2024 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Patrícia Martins de Souza
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Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Simone Geitenes Colombo
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Resumo |
Esse estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre como os diferentes estilos de liderança impactam no clima organizacional de uma loja de varejo situada no município de Nova Andradina - MS. Utilizamos uma metodologia de entrevista qualitativa. Os estilos abordados foram restritos apenas à liderança autocrática e à liderança democrática. Este estudo mostrou, de forma clara e objetiva, a importância de saber quais estilos de liderança contribuem para um ambiente favorável ou para um ambiente desfavorável. Concluímos que cada estilo de liderança contribui para um determinado comportamento da equipe: é como se o líder tivesse um papel crucial em moldar todo o seio empresarial, por meio das relações e interações entre ele e a equipe. Notamos que liderança autocrática contribuiu para um clima organizacional desfavorável. Em contrapartida, a liderança democrática contribuiu para um clima organizacional favorável. Por fim, no quesito de metas, observamos que a liderança autocrática impactou negativamente nos resultados, enquanto que a liderança democrática entregou acima do esperado. |
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