Especialização em Gestão Organizacional e Negócios

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
EXPLORANDO AS DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS: GESTÃO DE PESSOAS, TRABALHO REMOTO E TECNOLOGIA
Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
Tipo Artigo Científico
Data 17/11/2023
Área ADMINISTRAÇÃO
Orientador(es)
  • Fabiano Greter Moreira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Luana Tayná Duarte
    Banca
    • Fabiano Greter Moreira
    • Luciana Codognoto da Silva
    • Solange Fachin
    Resumo Este artigo adota uma abordagem de pesquisa bibliográfica exploratória, fundamentada em um método hipotético dedutivo. O objetivo principal é investigar e analisar as relações entre a gestão de pessoas, o trabalho remoto e a tecnologia, considerando as tendências contemporâneas no ambiente organizacional. A pesquisa abrangeu uma revisão de literatura, incluindo artigos científicos e livros visando identificar conceitos, teorias e práticas fundamentais. A metodologia envolveu o estabelecimento de hipóteses, baseadas na revisão inicial, seguido por uma análise crítica e ajustes conforme necessário. A coleta e seleção de dados priorizaram fontes confiáveis para fundamentar as análises. A análise e interpretação dos dados aplicaram técnicas analíticas para identificar padrões e correlações entre gestão de pessoas, trabalho remoto e tecnologia. A conclusão resultou na elaboração de conclusões e recomendações, sintetizando as descobertas e propondo sugestões práticas. A abordagem utilizada visou contribuir para a compreensão teórica e prática das dinâmicas contemporâneas das relações de trabalho remoto e a atuação da gestão de pessoas.
    Os desafios do processo de implantação de Gestão de Pessoas por Competências em uma empresa de pequeno porte do ramo de incorporação e construção civil na cidade de Campo Grande - MS
    Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
    Tipo Artigo Científico
    Data 17/11/2023
    Área ADMINISTRAÇÃO
    Orientador(es)
    • Solange Fachin
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Marta Luciana Miranda de Almeida Brissov
      Banca
      • Fabiano Greter Moreira
      • Luciana Codognoto da Silva
      • Solange Fachin
      Resumo Este trabalho tem por finalidade explorar o conceito de Gestão de Pessoas por Competências e como é considerado dentro da organização estudada, criando relação aos entre os seus colaboradores e a gestão. O estudo explora fatores que influenciam no processo de gerenciamento adequado das atividades de engajamento por meio da comunicação de responsabilidades, ações de liderança e divulgação da cultura organizacional. A investigação de elementos que influenciam no alinhamento de interesses dos colaboradores e da organização, por meio dos processos de recrutamento, seleção, retenção e desenvolvimento de talentos, bem como da comunicação interna, treinamentos e ações de endomarketing. Foi realizado o estudo de caso em uma empresa da área de construção civil de natureza observacional e qualitativa que decorreu entre outubro de 2022 e outubro de 2023, por meio da atuação da gestora de pessoas. Durante esse período foram aplicadas pesquisas de clima organizacional que ofereceram a oportunidade de analisar de forma direta a proposta do artigo com o objetivo de obter sugestões de situações valiosas para as empresas da mesma área.
      A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES
      Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
      Tipo Artigo Científico
      Data 10/11/2023
      Área ADMINISTRAÇÃO
      Orientador(es)
      • Luciana Codognoto da Silva
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Belmiro Crispim
        Banca
        • Fabiano Greter Moreira
        • Jhoel Estebany Sandoval Gutierrez
        • Luciana Codognoto da Silva
        Resumo Esse artigo apresenta a importância do estudo da sociologia aplicado às organizações. A Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, que engloba todas as relações na sociedade, como a cultura, a educação, o impacto ambiental, a religião, o
        comportamento social e a relação de trabalho. Por se uma ciência muito abrangente,
        o objetivo geral desse estudo é compreender, por meio da pesquisa bibliográfica, a
        importância do estudo da sociologia para as organizações. Portanto, através do estudo da disciplina sociologia, é possível aplicar nas organizações para que possam
        se reorganizarem e direcionarem, de novo, para o caminho do progresso e se tornarem um novo modelo de sociedade.
        FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
        Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
        Tipo Artigo Científico
        Data 31/10/2023
        Área ADMINISTRAÇÃO
        Orientador(es)
        • Fabiano Greter Moreira
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Luana da Silva Nantes
          Banca
          • Amelia de Lorena Stanzani
          • Fabiano Greter Moreira
          • Silvana Dalmutt Kruger
          Resumo O presente trabalho buscou identificar quais as principais causas que afetam no índice de rotatividade das organizações. A partir de uma pesquisa bibliográfica, com a leitura de artigos, livros e revistas relacionadas ao tema, foram elencados os principais fundamentos que possuem relação direta com as causas dos desligamentos de colaboradores, sejam por decisão tomada pela empresa ou de iniciativa do próprio funcionário. Os indicadores pesquisados apontam que a motivação do colaborador para executar suas atividades é essencial para que a relação seja benéfica para ambas às partes, porém existem diversos fatores, muitas vezes subjetivos que influenciam nessa motivação. A gestão de pessoas, quando eficaz, pode contribuir utilizando de conceitos e ferramentas para diminuir o turnover nas organizações.
          Engajamento Organizacional: fatores determinantes para engajamento em uma organização contábil
          Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
          Tipo Artigo Científico
          Data 30/10/2023
          Área ADMINISTRAÇÃO
          Orientador(es)
          • Gemael Chaebo
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Thales Cavalcante Conrado
            Banca
            • Fabiano Greter Moreira
            • Gemael Chaebo
            • Paulo Cesar Schotten
            Resumo Este artigo examina o conceito de engajamento organizacional e como ele está
            relacionado à motivação dos seus colaboradores. Além disso, explora outros fatores
            determinantes que afetam o engajamento, incluindo liderança, cultura
            organizacional, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento. A pesquisa
            investiga como esses elementos interagem e influenciam a produtividade e a
            satisfação dos colaboradores. Para avaliar esse conceito foi realizado o estudo de
            caso em uma empresa prestadora de serviços contábeis de natureza observacional
            e qualitativa que decorreu entre Setembro a Outubro de 2023. Onde se entrevistou
            os funcionários da organização que por se tratar de um ambiente de trabalho
            multifacetado oferece a oportunidade para analisar de forma dinâmica a proposta do
            artigo podendo fornecer insights valiosos para as empresas modernas.
            ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO EM SERVIÇOS MÉDICOS: RELATO DE CASO
            Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
            Tipo Artigo Científico
            Data 28/10/2023
            Área ADMINISTRAÇÃO
            Orientador(es)
            • Lia Moretti e Silva
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Maria do Rosario Sousa dos Santos
              Banca
              • Alexandre Honig Goncalves
              • Lia Moretti e Silva
              • Paulo Cesar Schotten
              Resumo O objetivo do artigo busca mostrar a questão de estratégia de segmentação de
              mercado, especificamente na área médica, utilizando como objeto de estudo, o estudo
              de caso sobre segmentação da médica Claudia Pedroso, por meio dessa estratégia
              utilizada por ela, podemos observar o que mudou em seus atendimentos com essa
              implementação de segmento de mercado, alcançando assim o público alvo desejado,
              ou seja, pacientes no climatério e pós menopausa. O presente artigo relata ainda a
              história da profissional de medicina, Cláudia Pedroso, sua trajetória pessoal e
              profissional e a importante parcela de contribuição, por meio de seus serviços, como
              palestras, lives, publicações abordando assuntos relevantes, e direcionados
              principalmente ao público feminino sobre saúde intima da mulher e bem-estar.
              O EFEITO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS DE NOVA ANDRADINA-MS
              Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
              Tipo Artigo Científico
              Data 28/10/2023
              Área ADMINISTRAÇÃO
              Orientador(es)
              • Lia Moretti e Silva
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Mayra Fernanda Figueredo do Nascimento
                Banca
                • Alexandre Honig Goncalves
                • Lia Moretti e Silva
                • Paulo Cesar Schotten
                Resumo Tendo em vista que pesquisar sobre marketing de influência considera-se importante,
                pois compreende um tema contemporâneo e de interesse econômico, haja visto que,
                trata-se de uma ferramenta estratégica para as organizações quanto à sua imposição
                no mercado perante os segmentos em que atuam. Pesquisa-se sobre marketing de
                influência, a fim de analisar e demostrar o efeito do marketing de influência na decisão
                de compra dos consumidores universitários. Realiza-se, então, uma pesquisa de
                finalidade descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando para a coleta de dados a
                aplicação de questionário online em acadêmicos da Universidade Federal do Mato
                Grosso do Sul – UFMS, campus Nova Andradina-MS. Diante disso, destaca-se o
                quanto os consumidores confiam e acreditam na opinião e experiência dos
                influenciadores digitais, sendo que 82,7% dos participantes declararam acompanhar
                digitais influencers em suas redes sociais, sendo o WhatsApp, Instagram, Facebook,
                YouTube e TikTok as principais plataformas em que esses consumidores estabelecem
                conexão com o meio digital, promovendo a relação de troca entre marcas e
                consumidores, por intermédio dos influenciadores digitais. Por fim, evidencia-se que
                o marketing de influência tem efeito na decisão de compra dos consumidores.
                ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE) – BATAGUASSU E AS EXIGÊNCIAS ATUAIS PARA A EMPRESA INTERESSADA
                Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                Tipo Artigo Científico
                Data 19/10/2023
                Área ADMINISTRAÇÃO
                Orientador(es)
                • Priscila Lini
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Carolina Faria
                  Banca
                  • Lia Moretti e Silva
                  • Priscila Lini
                  • Solange Fachin
                  Resumo : O presente artigo tem por finalidade analisar, através do estudo sistemático das
                  normas referentes ao regime aduaneiro especial da Zona de Processamento de Exportação
                  (ZPE), os principais benefícios fiscais concedidos às empresas conjuntamente aos requisitos
                  exigidos para a instalação das empresas de natureza industrial na ZPE e a obtenção ao regime
                  jurídico especial. Trata também da recente ampliação para a inclusão das empresas de serviços
                  como beneficiárias do regime jurídico especial, que visa inserir no interior do Brasil a cultura
                  exportadora. Em um segundo momento pontua o histórico da ZPE escolhendo-se o recorte
                  espacial do município de Bataguassu no estado de Mato Grosso do Sul e quais são os
                  diferenciais para a escolha da localidade e possíveis deméritos para a escolha dela como um
                  local para a instalação da empresa. A pesquisa foi realizada pelo método indutivo, de perfil
                  descritivo, mediante fontes bibliográficas, documentais e normativas, a partir da seguinte
                  hipótese: a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são uma alternativa
                  economicamente viável para as empresas? Seus incentivos são suficientes e adequados para a
                  interiorização da produção voltada à exportação? A partir de tais questionamentos, este artigo
                  intenta, sem a pretensão de esgotar o tema, discutir este regime jurídico especial.
                  GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS: identificação dos mecanismos de gestão de uma cooperativa agroindustrial
                  Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 16/10/2023
                  Área ADMINISTRAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Vitor Cardoso da Silveira
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Tamiris Nogueira da Silva
                    Banca
                    • Antonio Sergio Eduardo
                    • Paulo Cesar Schotten
                    • Vitor Cardoso da Silveira
                    Resumo Boas práticas de governança corporativa trazem benefícios as cooperativas, diminuindo ações oportunistas e trazendo maior transparência as ações, aumentando a confiabilidade dos cooperados e instituições de interesse. As cooperativas são sociedades de natureza civil com objetivos econômicos e sociais comuns, essas surgem para atender os cooperados e fortalecer o poder de negociação e espaço no mercado. Existem diversos mecanismos de gestão corporativa que podem ser observados nas empresas, necessitando desses mecanismos para proteger os interesses dos envolvidos. O presente estudo visa identificar os principais mecanismos de gestão em uma cooperativa agroindustrial. Para isso, parte-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como fonte de pesquisa uma análise documental abrangendo toda a estrutura de governança da Cocamar, estudando seu Estatuto, relatórios de gestão e histórico de negócios. Verifica-se nos resultados da pesquisa a presença de uma estrutura de governança sólida com
                    mudanças de estratégia ocorridas ao longo do tempo, surgindo estratégias que levaram a profissionalização da cooperativa em busca de sua longevidade, como foco nas demandas de mercado do setor de atuação.
                    O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA ORGANIZACIONAL: na Sorveteria Oficina do Gelatto em Nova Andradina - MS
                    Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                    Tipo Artigo Científico
                    Data 16/10/2023
                    Área ADMINISTRAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Paulo Cesar Schotten
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Luciana Daiane Aleixo de Freitas
                      Banca
                      • Antonio Sergio Eduardo
                      • Paulo Cesar Schotten
                      • Vitor Cardoso da Silveira
                      Resumo O planejamento desempenha um papel fundamental nas atividades empresariais,
                      contribuindo para a minimização de imprevistos considerando a influência de vários
                      fatores em direção aos objetivos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi
                      descrever o processo de planejamento estratégico adotado pela empresa Oficina do
                      Gelatto para transformar seu negócio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa
                      descritiva quanto ao objetivo e estudo de campo quanto aos procedimentos técnicos.
                      A forma de análise caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Operacionalmente
                      fez-se uma descrição do processo de desenvolvimento do Planejamento Estratégico
                      a partir dos aspectos filosóficos e análises ambientais, culminando na aplicação das
                      ferramentas 10 Ms e SWOT. Como consequência foi possível definir os objetivos e
                      estratégias para a organização. Por fim, apresenta-se uma análise do processo
                      sugerindo-se continuidade dos resultados apresentados.
                      PERCEPÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS PRATICADAS POR EMPRESAS DE NOVA ANDRADINA - MS
                      Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                      Tipo Artigo Científico
                      Data 16/10/2023
                      Área ADMINISTRAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Paulo Cesar Schotten
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Sidney Aparecido Falcão
                        Banca
                        • Antonio Sergio Eduardo
                        • Paulo Cesar Schotten
                        • Vitor Cardoso da Silveira
                        Resumo O objetivo do artigo foi estudar a percepção das ações sociais praticadas por
                        empresas localizadas em Nova Andradina-MS, mais precisamente identificar se as
                        pessoas percebem as ações sociais praticadas pelas empresas. Para que o objetivo
                        fosse atingido, bibliograficamente foi explorado sobre Responsabilidade Social,
                        empresas socialmente responsáveis e ações sociais praticadas por empresas
                        socialmente responsáveis. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva
                        quanto ao objetivo e levantamento quanto aos procedimentos técnicos. A pesquisa
                        aplicada atingiu 52 respondentes. Os dados pesquisados visavam entender a
                        percepção dos impactos considerando os aspectos sobre qualidade de vida, trabalho
                        infantil, discriminação social, condições de trabalho e portadores de deficiência. A
                        análise demonstrou que as ações sociais praticadas pelas empresas basicamente
                        estão relacionadas à prática de treinamentos, palestras, cursos, orientações internas
                        e em relação ao trabalho infantil o projeto Anjo da Guarda. Terminou-se por indicar a
                        divulgação de suas ações sociais e sugerir ações que podem ser praticadas pelas
                        organizações regionais.
                        FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO SANTA OLGA EM NOVA ANDRADINA/MS
                        Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 16/10/2023
                        Área ADMINISTRAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Fabiano Greter Moreira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Gabriel Moraes de Souza
                          Banca
                          • Fabiano Greter Moreira
                          • Luciana Codognoto da Silva
                          • Silvana Dalmutt Kruger
                          Resumo O estudo retrata a evolução da tecnologia na agricultura familiar durante os últimos
                          anos, e de que forma as mudanças tecnológicas podem repercurtir no cotidiano do
                          produtor familiar. O objetivo da pesquisa é apresentar os impactos da tecnologia
                          relatados pelos agricultores familiares residentes no projeto de assentamento Santa
                          Olga nos últimos 10 anos, a utilização de políticas publicas de desenvolvimento da
                          agricultura familiar e os benefícios ocorridos por esta modernização nos últimos
                          anos. A pesquisa utilizou o método de pesquisa qualitativa e busca evidenciar os
                          impactos provenientes da utilização de tecnologia para o trabalho na agricultura
                          familiar, como base o estudo conta com pesquisa bibliográfica sobre o assunto
                          abordado e em seguida analisa os resultados obtidos dentro da área de estudo que
                          foi o projeto de assentamento Santa Olga. Os principais indicadores da pesquisa,
                          traduziram que a internet impulsionou a produção com maior qualidade e estimulou a
                          comercialização dos produtos para o consumidor final que busca cada vez mais
                          melhores produtos em sua mesa.
                          PERCEPÇÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARREIRA SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA PREFEITURA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
                          Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 02/10/2023
                          Área ADMINISTRAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Luciana Codognoto da Silva
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Thais Nogueira da Silva
                            Banca
                            • Fabiano Greter Moreira
                            • Silvana Dalmutt Kruger
                            Resumo O presente artigo consiste em investigar a percepção dos servidores municipais de carreira quanto aos aspectos de seu ambiente organizacional em uma Prefeitura Municipal localizada no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, utilizou-se como método uma pesquisa de campo de caráter descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário contendo questões abertas e fechadas. Foram distribuídos 32 questionários entre os servidores concursados, no total, obteve-se 28 respondentes. Os resultados revelaram que o clima da organização pode ser considerado favorável, mas com ressalvas, que devem ser analisadas pela instituição. A variável relacionamento interpessoal entre os colegas e a chefia obteve um alto índice de satisfação entre os participantes, a comunicação também foi considerada como positiva, mas com possibilidades de melhorias. Também foi identificado que alguns servidores não estão satisfeitos em relação a ausência de benefícios que poderiam ser concedidos pela administração municipal, o que pode provocar um sentimento de falta de reconhecimento entre os trabalhadores. De forma geral, o estudo destaca a importância da valorização dos servidores públicos e do clima organizacional para as entidades públicas.
                            PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL
                            Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                            Tipo Artigo Científico
                            Data 25/09/2023
                            Área ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
                            Orientador(es)
                            • Fabiano Greter Moreira
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Sandra Maria de Menezes Mendonça
                              Banca
                              • Antonio Sergio Eduardo
                              • Fabiano Greter Moreira
                              • Luciana Codognoto da Silva
                              Resumo Conhecer e planejar uma empresa de um determinado setor de serviços é o objetivo principal desse trabalho. Dessa forma, a empresa discutida nesse breve estudo é um hotel, no interior do Mato Grosso do Sul, que se caracteriza como gerenciamento familiar, que tem pretensão de se profissionalizar para dar ao negócio condições de sustentabilidade no tempo. Embora seja uma empresa bastante reconhecida por ofertar bons serviços e ter conseguido superar obstáculos e dificuldades, chegou o momento de se adequar a perspectivas gerenciais diferentes das que até agora tiveram e que sustentaram sua permanência no mercado. Isso se deve justamente, por mudanças de paradigmas e visão do setor de serviços que a tecnologia e o conhecimento impõem. Foram elencados os pontos fortes e os fracos e sugerida a ferramenta de análise SWOT para fundamentar a implementação de um plano estratégico para a empresa. Para isso foram utilizados um estudo bibliográfico e pesquisa de campo, para análise do ambiente de trabalho.
                              DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL
                              Curso Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 28/04/2023
                              Área CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
                              Orientador(es)
                              • Luciana Codognoto da Silva
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • André Júnior Santi Ortelan
                                Banca
                                • Antonio Sergio Eduardo
                                • Fabiano Greter Moreira
                                Resumo A busca por relatórios e demonstrações que ajudem os gestores a mensurar a
                                lucratividade, evolução e contribuição econômica das entidades, levou ao
                                surgimento da Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Regulamentada pela
                                Lei n. 11.638/2007, tem o propósito de evidenciar a formação e distribuição da
                                riqueza das entidades. Porém, observa-se uma dificuldade na compreensão e
                                utilização dessa demonstração em sua totalidade, visto que, a não
                                obrigatoriedade e bem como a grande parte das empresas, principalmente micro
                                e pequenas, desconhecem sua utilidade e, de certa forma, ignoram seu uso.
                                Este trabalho objetiva evidenciar a importância da DVA como ferramenta
                                gerencial na tomada de decisão pelos gestores e sua relevância como
                                instrumento informativo da riqueza gerada e distribuída pelas organizações de
                                pequeno porte. Utilizando de procedimentos técnicos como estudo de caso, este
                                trabalho classifica-se como estudo de natureza descritiva. As informações de pesquisa foram extraídas de uma empresa de pequeno porte do ramo de
                                comércio e serviços, estabelecida no município de Nova Andradina, estado de
                                Mato Grosso do Sul. Através de informações contábeis fornecidas, foi possível
                                elaborar a DVA e identificar sua importância como ferramenta gerencial na
                                tomada de decisão pela empresa e a distribuição de sua riqueza gerada.
                                Página 1 de 1 (15 de 15 registros).