EXPLORANDO AS DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS: GESTÃO DE PESSOAS, TRABALHO REMOTO E TECNOLOGIA |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/11/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Solange Fachin
|
Resumo |
Este artigo adota uma abordagem de pesquisa bibliográfica exploratória, fundamentada em um método hipotético dedutivo. O objetivo principal é investigar e analisar as relações entre a gestão de pessoas, o trabalho remoto e a tecnologia, considerando as tendências contemporâneas no ambiente organizacional. A pesquisa abrangeu uma revisão de literatura, incluindo artigos científicos e livros visando identificar conceitos, teorias e práticas fundamentais. A metodologia envolveu o estabelecimento de hipóteses, baseadas na revisão inicial, seguido por uma análise crítica e ajustes conforme necessário. A coleta e seleção de dados priorizaram fontes confiáveis para fundamentar as análises. A análise e interpretação dos dados aplicaram técnicas analíticas para identificar padrões e correlações entre gestão de pessoas, trabalho remoto e tecnologia. A conclusão resultou na elaboração de conclusões e recomendações, sintetizando as descobertas e propondo sugestões práticas. A abordagem utilizada visou contribuir para a compreensão teórica e prática das dinâmicas contemporâneas das relações de trabalho remoto e a atuação da gestão de pessoas. |
|
Os desafios do processo de implantação de Gestão de Pessoas por Competências em uma empresa de pequeno porte do ramo de incorporação e construção civil na cidade de Campo Grande - MS |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
17/11/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marta Luciana Miranda de Almeida Brissov
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Solange Fachin
|
Resumo |
Este trabalho tem por finalidade explorar o conceito de Gestão de Pessoas por Competências e como é considerado dentro da organização estudada, criando relação aos entre os seus colaboradores e a gestão. O estudo explora fatores que influenciam no processo de gerenciamento adequado das atividades de engajamento por meio da comunicação de responsabilidades, ações de liderança e divulgação da cultura organizacional. A investigação de elementos que influenciam no alinhamento de interesses dos colaboradores e da organização, por meio dos processos de recrutamento, seleção, retenção e desenvolvimento de talentos, bem como da comunicação interna, treinamentos e ações de endomarketing. Foi realizado o estudo de caso em uma empresa da área de construção civil de natureza observacional e qualitativa que decorreu entre outubro de 2022 e outubro de 2023, por meio da atuação da gestora de pessoas. Durante esse período foram aplicadas pesquisas de clima organizacional que ofereceram a oportunidade de analisar de forma direta a proposta do artigo com o objetivo de obter sugestões de situações valiosas para as empresas da mesma área. |
|
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
10/11/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Jhoel Estebany Sandoval Gutierrez
- Luciana Codognoto da Silva
|
Resumo |
Esse artigo apresenta a importância do estudo da sociologia aplicado às organizações. A Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, que engloba todas as relações na sociedade, como a cultura, a educação, o impacto ambiental, a religião, o
comportamento social e a relação de trabalho. Por se uma ciência muito abrangente,
o objetivo geral desse estudo é compreender, por meio da pesquisa bibliográfica, a
importância do estudo da sociologia para as organizações. Portanto, através do estudo da disciplina sociologia, é possível aplicar nas organizações para que possam
se reorganizarem e direcionarem, de novo, para o caminho do progresso e se tornarem um novo modelo de sociedade. |
|
FATORES QUE INFLUENCIAM NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
31/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amelia de Lorena Stanzani
- Fabiano Greter Moreira
- Silvana Dalmutt Kruger
|
Resumo |
O presente trabalho buscou identificar quais as principais causas que afetam no índice de rotatividade das organizações. A partir de uma pesquisa bibliográfica, com a leitura de artigos, livros e revistas relacionadas ao tema, foram elencados os principais fundamentos que possuem relação direta com as causas dos desligamentos de colaboradores, sejam por decisão tomada pela empresa ou de iniciativa do próprio funcionário. Os indicadores pesquisados apontam que a motivação do colaborador para executar suas atividades é essencial para que a relação seja benéfica para ambas às partes, porém existem diversos fatores, muitas vezes subjetivos que influenciam nessa motivação. A gestão de pessoas, quando eficaz, pode contribuir utilizando de conceitos e ferramentas para diminuir o turnover nas organizações. |
|
Engajamento Organizacional: fatores determinantes para engajamento em uma organização contábil |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
30/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Thales Cavalcante Conrado
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Gemael Chaebo
- Paulo Cesar Schotten
|
Resumo |
Este artigo examina o conceito de engajamento organizacional e como ele está
relacionado à motivação dos seus colaboradores. Além disso, explora outros fatores
determinantes que afetam o engajamento, incluindo liderança, cultura
organizacional, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento. A pesquisa
investiga como esses elementos interagem e influenciam a produtividade e a
satisfação dos colaboradores. Para avaliar esse conceito foi realizado o estudo de
caso em uma empresa prestadora de serviços contábeis de natureza observacional
e qualitativa que decorreu entre Setembro a Outubro de 2023. Onde se entrevistou
os funcionários da organização que por se tratar de um ambiente de trabalho
multifacetado oferece a oportunidade para analisar de forma dinâmica a proposta do
artigo podendo fornecer insights valiosos para as empresas modernas. |
|
ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO EM SERVIÇOS MÉDICOS: RELATO DE CASO |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
28/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Maria do Rosario Sousa dos Santos
|
Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Lia Moretti e Silva
- Paulo Cesar Schotten
|
Resumo |
O objetivo do artigo busca mostrar a questão de estratégia de segmentação de
mercado, especificamente na área médica, utilizando como objeto de estudo, o estudo
de caso sobre segmentação da médica Claudia Pedroso, por meio dessa estratégia
utilizada por ela, podemos observar o que mudou em seus atendimentos com essa
implementação de segmento de mercado, alcançando assim o público alvo desejado,
ou seja, pacientes no climatério e pós menopausa. O presente artigo relata ainda a
história da profissional de medicina, Cláudia Pedroso, sua trajetória pessoal e
profissional e a importante parcela de contribuição, por meio de seus serviços, como
palestras, lives, publicações abordando assuntos relevantes, e direcionados
principalmente ao público feminino sobre saúde intima da mulher e bem-estar. |
|
O EFEITO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS DE NOVA ANDRADINA-MS |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
28/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Mayra Fernanda Figueredo do Nascimento
|
Banca |
- Alexandre Honig Goncalves
- Lia Moretti e Silva
- Paulo Cesar Schotten
|
Resumo |
Tendo em vista que pesquisar sobre marketing de influência considera-se importante,
pois compreende um tema contemporâneo e de interesse econômico, haja visto que,
trata-se de uma ferramenta estratégica para as organizações quanto à sua imposição
no mercado perante os segmentos em que atuam. Pesquisa-se sobre marketing de
influência, a fim de analisar e demostrar o efeito do marketing de influência na decisão
de compra dos consumidores universitários. Realiza-se, então, uma pesquisa de
finalidade descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando para a coleta de dados a
aplicação de questionário online em acadêmicos da Universidade Federal do Mato
Grosso do Sul – UFMS, campus Nova Andradina-MS. Diante disso, destaca-se o
quanto os consumidores confiam e acreditam na opinião e experiência dos
influenciadores digitais, sendo que 82,7% dos participantes declararam acompanhar
digitais influencers em suas redes sociais, sendo o WhatsApp, Instagram, Facebook,
YouTube e TikTok as principais plataformas em que esses consumidores estabelecem
conexão com o meio digital, promovendo a relação de troca entre marcas e
consumidores, por intermédio dos influenciadores digitais. Por fim, evidencia-se que
o marketing de influência tem efeito na decisão de compra dos consumidores. |
|
ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE) – BATAGUASSU E AS EXIGÊNCIAS ATUAIS PARA A EMPRESA INTERESSADA |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
19/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Lia Moretti e Silva
- Priscila Lini
- Solange Fachin
|
Resumo |
: O presente artigo tem por finalidade analisar, através do estudo sistemático das
normas referentes ao regime aduaneiro especial da Zona de Processamento de Exportação
(ZPE), os principais benefícios fiscais concedidos às empresas conjuntamente aos requisitos
exigidos para a instalação das empresas de natureza industrial na ZPE e a obtenção ao regime
jurídico especial. Trata também da recente ampliação para a inclusão das empresas de serviços
como beneficiárias do regime jurídico especial, que visa inserir no interior do Brasil a cultura
exportadora. Em um segundo momento pontua o histórico da ZPE escolhendo-se o recorte
espacial do município de Bataguassu no estado de Mato Grosso do Sul e quais são os
diferenciais para a escolha da localidade e possíveis deméritos para a escolha dela como um
local para a instalação da empresa. A pesquisa foi realizada pelo método indutivo, de perfil
descritivo, mediante fontes bibliográficas, documentais e normativas, a partir da seguinte
hipótese: a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são uma alternativa
economicamente viável para as empresas? Seus incentivos são suficientes e adequados para a
interiorização da produção voltada à exportação? A partir de tais questionamentos, este artigo
intenta, sem a pretensão de esgotar o tema, discutir este regime jurídico especial. |
|
GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS: identificação dos mecanismos de gestão de uma cooperativa agroindustrial |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Vitor Cardoso da Silveira
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Tamiris Nogueira da Silva
|
Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Paulo Cesar Schotten
- Vitor Cardoso da Silveira
|
Resumo |
Boas práticas de governança corporativa trazem benefícios as cooperativas, diminuindo ações oportunistas e trazendo maior transparência as ações, aumentando a confiabilidade dos cooperados e instituições de interesse. As cooperativas são sociedades de natureza civil com objetivos econômicos e sociais comuns, essas surgem para atender os cooperados e fortalecer o poder de negociação e espaço no mercado. Existem diversos mecanismos de gestão corporativa que podem ser observados nas empresas, necessitando desses mecanismos para proteger os interesses dos envolvidos. O presente estudo visa identificar os principais mecanismos de gestão em uma cooperativa agroindustrial. Para isso, parte-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como fonte de pesquisa uma análise documental abrangendo toda a estrutura de governança da Cocamar, estudando seu Estatuto, relatórios de gestão e histórico de negócios. Verifica-se nos resultados da pesquisa a presença de uma estrutura de governança sólida com
mudanças de estratégia ocorridas ao longo do tempo, surgindo estratégias que levaram a profissionalização da cooperativa em busca de sua longevidade, como foco nas demandas de mercado do setor de atuação.
|
|
O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA ORGANIZACIONAL: na Sorveteria Oficina do Gelatto em Nova Andradina - MS |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Luciana Daiane Aleixo de Freitas
|
Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Paulo Cesar Schotten
- Vitor Cardoso da Silveira
|
Resumo |
O planejamento desempenha um papel fundamental nas atividades empresariais,
contribuindo para a minimização de imprevistos considerando a influência de vários
fatores em direção aos objetivos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi
descrever o processo de planejamento estratégico adotado pela empresa Oficina do
Gelatto para transformar seu negócio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa
descritiva quanto ao objetivo e estudo de campo quanto aos procedimentos técnicos.
A forma de análise caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Operacionalmente
fez-se uma descrição do processo de desenvolvimento do Planejamento Estratégico
a partir dos aspectos filosóficos e análises ambientais, culminando na aplicação das
ferramentas 10 Ms e SWOT. Como consequência foi possível definir os objetivos e
estratégias para a organização. Por fim, apresenta-se uma análise do processo
sugerindo-se continuidade dos resultados apresentados. |
|
PERCEPÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS PRATICADAS POR EMPRESAS DE NOVA ANDRADINA - MS |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Paulo Cesar Schotten
- Vitor Cardoso da Silveira
|
Resumo |
O objetivo do artigo foi estudar a percepção das ações sociais praticadas por
empresas localizadas em Nova Andradina-MS, mais precisamente identificar se as
pessoas percebem as ações sociais praticadas pelas empresas. Para que o objetivo
fosse atingido, bibliograficamente foi explorado sobre Responsabilidade Social,
empresas socialmente responsáveis e ações sociais praticadas por empresas
socialmente responsáveis. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva
quanto ao objetivo e levantamento quanto aos procedimentos técnicos. A pesquisa
aplicada atingiu 52 respondentes. Os dados pesquisados visavam entender a
percepção dos impactos considerando os aspectos sobre qualidade de vida, trabalho
infantil, discriminação social, condições de trabalho e portadores de deficiência. A
análise demonstrou que as ações sociais praticadas pelas empresas basicamente
estão relacionadas à prática de treinamentos, palestras, cursos, orientações internas
e em relação ao trabalho infantil o projeto Anjo da Guarda. Terminou-se por indicar a
divulgação de suas ações sociais e sugerir ações que podem ser praticadas pelas
organizações regionais. |
|
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO SANTA OLGA EM NOVA ANDRADINA/MS |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
- Silvana Dalmutt Kruger
|
Resumo |
O estudo retrata a evolução da tecnologia na agricultura familiar durante os últimos
anos, e de que forma as mudanças tecnológicas podem repercurtir no cotidiano do
produtor familiar. O objetivo da pesquisa é apresentar os impactos da tecnologia
relatados pelos agricultores familiares residentes no projeto de assentamento Santa
Olga nos últimos 10 anos, a utilização de políticas publicas de desenvolvimento da
agricultura familiar e os benefícios ocorridos por esta modernização nos últimos
anos. A pesquisa utilizou o método de pesquisa qualitativa e busca evidenciar os
impactos provenientes da utilização de tecnologia para o trabalho na agricultura
familiar, como base o estudo conta com pesquisa bibliográfica sobre o assunto
abordado e em seguida analisa os resultados obtidos dentro da área de estudo que
foi o projeto de assentamento Santa Olga. Os principais indicadores da pesquisa,
traduziram que a internet impulsionou a produção com maior qualidade e estimulou a
comercialização dos produtos para o consumidor final que busca cada vez mais
melhores produtos em sua mesa. |
|
PERCEPÇÕES DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARREIRA SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA PREFEITURA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
02/10/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Greter Moreira
- Silvana Dalmutt Kruger
|
Resumo |
O presente artigo consiste em investigar a percepção dos servidores municipais de carreira quanto aos aspectos de seu ambiente organizacional em uma Prefeitura Municipal localizada no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, utilizou-se como método uma pesquisa de campo de caráter descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário contendo questões abertas e fechadas. Foram distribuídos 32 questionários entre os servidores concursados, no total, obteve-se 28 respondentes. Os resultados revelaram que o clima da organização pode ser considerado favorável, mas com ressalvas, que devem ser analisadas pela instituição. A variável relacionamento interpessoal entre os colegas e a chefia obteve um alto índice de satisfação entre os participantes, a comunicação também foi considerada como positiva, mas com possibilidades de melhorias. Também foi identificado que alguns servidores não estão satisfeitos em relação a ausência de benefícios que poderiam ser concedidos pela administração municipal, o que pode provocar um sentimento de falta de reconhecimento entre os trabalhadores. De forma geral, o estudo destaca a importância da valorização dos servidores públicos e do clima organizacional para as entidades públicas. |
|
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
25/09/2023 |
Área |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Sandra Maria de Menezes Mendonça
|
Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Fabiano Greter Moreira
- Luciana Codognoto da Silva
|
Resumo |
Conhecer e planejar uma empresa de um determinado setor de serviços é o objetivo principal desse trabalho. Dessa forma, a empresa discutida nesse breve estudo é um hotel, no interior do Mato Grosso do Sul, que se caracteriza como gerenciamento familiar, que tem pretensão de se profissionalizar para dar ao negócio condições de sustentabilidade no tempo. Embora seja uma empresa bastante reconhecida por ofertar bons serviços e ter conseguido superar obstáculos e dificuldades, chegou o momento de se adequar a perspectivas gerenciais diferentes das que até agora tiveram e que sustentaram sua permanência no mercado. Isso se deve justamente, por mudanças de paradigmas e visão do setor de serviços que a tecnologia e o conhecimento impõem. Foram elencados os pontos fortes e os fracos e sugerida a ferramenta de análise SWOT para fundamentar a implementação de um plano estratégico para a empresa. Para isso foram utilizados um estudo bibliográfico e pesquisa de campo, para análise do ambiente de trabalho. |
|
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL |
|
Curso |
Especialização em Gestão Organizacional e Negócios |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
28/04/2023 |
Área |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Orientador(es) |
- Luciana Codognoto da Silva
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- André Júnior Santi Ortelan
|
Banca |
- Antonio Sergio Eduardo
- Fabiano Greter Moreira
|
Resumo |
A busca por relatórios e demonstrações que ajudem os gestores a mensurar a
lucratividade, evolução e contribuição econômica das entidades, levou ao
surgimento da Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Regulamentada pela
Lei n. 11.638/2007, tem o propósito de evidenciar a formação e distribuição da
riqueza das entidades. Porém, observa-se uma dificuldade na compreensão e
utilização dessa demonstração em sua totalidade, visto que, a não
obrigatoriedade e bem como a grande parte das empresas, principalmente micro
e pequenas, desconhecem sua utilidade e, de certa forma, ignoram seu uso.
Este trabalho objetiva evidenciar a importância da DVA como ferramenta
gerencial na tomada de decisão pelos gestores e sua relevância como
instrumento informativo da riqueza gerada e distribuída pelas organizações de
pequeno porte. Utilizando de procedimentos técnicos como estudo de caso, este
trabalho classifica-se como estudo de natureza descritiva. As informações de pesquisa foram extraídas de uma empresa de pequeno porte do ramo de
comércio e serviços, estabelecida no município de Nova Andradina, estado de
Mato Grosso do Sul. Através de informações contábeis fornecidas, foi possível
elaborar a DVA e identificar sua importância como ferramenta gerencial na
tomada de decisão pela empresa e a distribuição de sua riqueza gerada. |
|