Especialização em Ensino de Sociologia

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
DA SOCIOLOGIA INTERMITENTE À INTERMITÊNCIA DISCIPLINAR
Curso Especialização em Ensino de Sociologia
Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
Data 29/07/2022
Área SOCIOLOGIA
Orientador(es)
  • Andre Soares Ferreira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Bruno Gomes Arantes
    Banca
    • Andre Soares Ferreira
    • Divino Marcos de Sena
    • Luciene Clea da Silva
    Resumo A história do ensino de Sociologia na educação básica brasileira é marcada pela intermitência.
    A Sociologia brasileira desenvolveu reflexões sobre essa condição, que a partir da nova LDB
    se viu enredada aos conceitos de cidadania e interdisciplinaridade. A evolução da estruturação
    do sistema educacional traz a implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC. Pretendemos
    participar do atual debate sobre a necessidade de reformas educacionais.
    O CURRÍCULO COMO MECANISMO DE SOCIALIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS A PARTIR DA BNCC
    Curso Especialização em Ensino de Sociologia
    Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
    Data 27/07/2022
    Área SOCIOLOGIA
    Orientador(es)
    • Andre Soares Ferreira
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Maria Cristina de Paula Sousa
      Banca
      • Andre Soares Ferreira
      • Merilyn Escobar de Oliveira
      • Tatiana Braz Ribeiral
      Resumo O presente artigo, fruto de um trabalho de conclusão de pós-graduação, tem por objetivo analisar o currículo escolar como mecanismo de socialização do indivíduo, utilizando a BNCC como parte primordial desse processo, analisando as unidades temáticas e as habilidades do Ensino Fundamental 1°, 2° e 3° ano. O nosso estudo se justifica pelo interesse de se compreender a Sociologia e como se estabeleceu seu início como matéria até os dias atuais e a importância da escola no processo educativo para formação da criança. Utilizamos o componente curricular de Geografia, no qual trabalha o Eu e a relação do sujeito com o mundo. A metodologia utilizada é revisão bibliográfica com destaque para os conceitos de educação entendida como processo de socialização dos indivíduos. Assim, considerando o contexto da pesquisa, entende-se que o presente estudo pode ajudar a entender a importância do papel da escola no processo de formação das crianças do Ensino Fundamental I e o desenvolvimento de um pensamento socialmente situado construído de forma interdependente em sala de aula e na realidade vivenciada.
      Histórias Infantis e a educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil
      Curso Especialização em Ensino de Sociologia
      Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
      Data 25/07/2022
      Área SOCIOLOGIA
      Orientador(es)
      • Francesco Romizi
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Sheila Azevêdo Pereira
        Banca
        • Francesco Romizi
        • Larissa Mattos Diniz
        • Maria Raquel da Cruz Duran
        Resumo
        POLÍTICAS PÚBLICAS E O PAPEL DA CIÊNCIAS SOCIAIS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DO JOVEM EM SITUAÇÃO DE CONFLITO COM A LEI
        Curso Especialização em Ensino de Sociologia
        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
        Data 19/07/2022
        Área SOCIOLOGIA
        Orientador(es)
        • Tatiana Braz Ribeiral
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Gabriel Lucas Lemos Maia
          Banca
          • Márcia Machado
          • Merilyn Escobar de Oliveira
          • Tatiana Braz Ribeiral
          Resumo O presente trabalho defende que as políticas públicas de ressocialização dos jovens em
          conflito com a lei, bem como os aparelhos institucionais de atendimento socioeducativo,
          devem estimular o contato dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social com os
          conteúdos de Ciências Sociais, em geral, e com o tema dos direitos de cidadania, mais
          especificamente. A pesquisa procura contribuir para que os cientistas sociais venham a ser
          mais reconhecidos no que diz respeito ao valor que podem agregar na educação de jovens em
          processo de ressocialização. No artigo foram analisadas as legislações que ampararam o
          Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE); o Estatuto da Criança e do
          Adolescente (ECA) e a Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, desenvolvida
          pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (SUPEC) de Minas Gerais.
          APONTAMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DA BNCC
          Curso Especialização em Ensino de Sociologia
          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
          Data 19/07/2022
          Área SOCIOLOGIA
          Orientador(es)
          • Tatiana Braz Ribeiral
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Éder Mauricio Oliveira Barroso
            • Robson Mendes Guilherme
            Banca
            • Andrey Minin Martin
            • Larissa Wayhs Trein Montiel
            • Tatiana Braz Ribeiral
            Resumo A formação docente é definida a partir de legislações e de políticas públicas
            que regem o ensino básico, fundamental e superior. Este artigo tem por objetivo realizar
            apontamentos e reflexões acerca das implicações a partir da aprovação da Base
            Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Sociologia, em especial, no estado
            do Mato Grosso do Sul (MS). Para tanto, foi realizada uma análise documental das
            mudanças normativas observadas no currículo de Sociologia nos últimos anos. Analisar
            o currículo é compreender que este representa um território de disputa ideológica e de
            hierarquização de saberes. Os resultados apontam para a adequação dos currículos a
            uma concepção de educação “flexível”, de forma a adaptar-se ao mercado de trabalho
            concebido por uma dada forma de organização econômica capitalista e neoliberal.
            Qual será o espaço da Sociologia no Novo Ensino Médio? Reflexões sobre os itinerários formativos
            Curso Especialização em Ensino de Sociologia
            Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
            Data 19/07/2022
            Área SOCIOLOGIA
            Orientador(es)
            • Veronildes Batista dos Santos
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Cristiano Gradilone Pedro
              Banca
              • Michelle Alves Muller Proenca
              • Veronice Batista dos Santos
              • Veronildes Batista dos Santos
              Resumo O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre o papel da disciplina de Sociologia na reforma educacional chamada de: “Novo Ensino Médio”, bem como as contribuições e prejuízos que esta reforma poderá acarretar para a Sociologia enquanto disciplina no Ensino Médio. Considerando a importância desta disciplina para a formação integral do cidadão, para sua visão de mundo e a construção de seu senso crítico, iremos analisar a estrutura do currículo atual e as propostas dos itinerários formativos, apresentadas nesta reformulação. Levantaremos uma reflexão sobre o impacto destas mudanças no currículo da disciplina de Sociologia, na formação dos professores e no processo de ensino e aprendizagem para os estudantes. Esperamos oferecer uma contribuição no campo da reflexão e da ação para professores, estudantes de graduação e de Ensino Médio interessados nesta temática, contribuição esta que nos leve a refletir sobre o papel destas mudanças e o espaço da disciplina de Sociologia mediante a estas transformações.
              EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA PARA ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR: 18 anos de atuação do Parlamento Jovem Minas
              Curso Especialização em Ensino de Sociologia
              Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
              Data 18/07/2022
              Área SOCIOLOGIA
              Orientador(es)
              • Merilyn Escobar de Oliveira
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Zara Rêgo de Souza
                Banca
                • Andrey Minin Martin
                • Merilyn Escobar de Oliveira
                • Tatiana Braz Ribeiral
                Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da atuação do Parlamento
                Jovem Minas em seus 18 anos de funcionamento (2004-2022). O Parlamento Jovem
                Minas é um programa de formação política e educação legislativa voltado aos
                estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas,
                sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o Poder Legislativo.
                Analisou-se o modelo de educação para a cidadania utilizado no programa, assim como
                a sua forma de trabalho ao longo dos anos. A metodologia utilizada foi a revisão
                bibliográfica na produção acadêmica brasileira e a consulta dos documentos oficiais do
                projeto. Os resultados demonstram a efetividade do projeto ao proporcionar uma
                educação cidadã para seus participantes, contribuindo ainda para o estabelecimento de
                uma cultura cívica.
                IGUALDADE DE GENERO: LEVANDO A LEI MARIA DA PENHA AS ESCOLAS
                Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                Data 15/07/2022
                Área SOCIOLOGIA
                Orientador(es)
                • Marco Antonio Costa da Silva
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Mayara Christine Duarte Biscarra
                  Banca
                  • Geraldino Carneiro de Araujo
                  • Marco Antonio Costa da Silva
                  • Telma Romilda Duarte Vaz
                  Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a importância da violência de gênero na atualidade e promover uma reflexão sobre o objetivo da desconstrução de uma violência de gênero como uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Além de ressaltar, na prática inclusive, que o ensino, a reflexão deve ser trabalhada pelo ambiente escolar de maneira dinâmica e produtiva explorando a percepção, a comunicação, a concentração, a criatividade, a responsabilidade, a sensibilidade. O artigo reflete sobre a utilização de Projetos, como “Maria da Penha vai à Escola” como importante estratégia junto estudantes. Trata-se de uma revisão bibliográfica. O artigo evidencia que os profissionais da educação podem contribuir para garantir o direito e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulheres e dos demais indivíduos que necessitam de proteção.
                  Ensinando Democracia: conceito, percepções e aplicabilidade em sala de aula
                  Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                  Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                  Data 30/06/2022
                  Área TEORIA SOCIOLÓGICA
                  Orientador(es)
                  • Jaiane Aparecida Pereira
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Juliana Cristina dos Santos Duarte
                    • Suzane da Silva Falconieri
                    Banca
                    • Cleia Renata Teixeira de Souza
                    • Fabio da Silva Rodrigues
                    • Jaiane Aparecida Pereira
                    Resumo Vivemos em um Estado Democrático de Direito, o que significa que a soberania é popular,
                    pelo menos no papel. Neste artigo, vamos nos encaminhar para o contexto da sala de aula, e a
                    partir de respostas dadas por professores e professoras de Sociologia aprofundar a
                    aplicabilidade do conceito durante as aulas. Sendo assim, nosso objetivo geral é analisar
                    concepções de professores e professoras a respeito do conceito de Democracia. A
                    metodologia utilizada para alcançá-lo foi o método qualitativo de pesquisa denominado “bola
                    de neve”, por meio de um questionário disponibilizado às pessoas participantes, em que
                    abordamos as percepções de professores e professoras de sociologia a respeito do conceito de
                    democracia e sua aplicabilidade em sala de aula. Concluímos que a escola deve ser uma
                    instituição democrática, propiciando a educação democrática. A sala de aula, é então o
                    ambiente em que alunos e alunas entrarão em contato com os princípios democráticos,
                    facilitando conhecimentos sobre si, sua comunidade e a sociedade circundante, o que pode vir
                    a efetivar uma cidadania ativa.
                    O livro didático e a palavra “religião”: ausência e superficialidade no material pedagógico de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
                    Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                    Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                    Data 27/06/2022
                    Área SOCIOLOGIA
                    Orientador(es)
                    • Tatiana Braz Ribeiral
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Renato Amorim
                      Banca
                      • Márcia Machado
                      • Tatiana Braz Ribeiral
                      • Telma Romilda Duarte Vaz
                      Resumo O artigo procura associar a ausência do debate sobre religião no livro didático Vamos Juntos, Profe!, da área de Ciências Humanas Sociais Aplicadas, pesquisado às mudanças legais impostas recentemente com a não obrigatoriedade disciplinar da Sociologia, dos novos itinerários formativos e de seu impacto na definição do material didático. O livro didático pesquisado não apresenta ao professor de humanidades e ciências sociais, sobretudo ao sociólogo, a possibilidade de trabalhar conceitos e abordagens que reflitam acerca da diversidade religiosa, da necessidade de tolerância e, consequentemente, não auxilia no combate aos inúmeros preconceitos religiosos existentes no país O resultado encontrado evidenciou que essa palavra, repleta de significados e sentidos, foi tratada de forma suprimida e superficial, sem as devidas referências teóricas.
                      OS KAIOWÁ E GUARANI E A COLONIZAÇÃO DE SEUS TERRITÓRIOS NAS PÁGINAS DO JORNAL O PROGRESSO DE PONTA PORÃ E DOURADOS
                      Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                      Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                      Data 16/05/2022
                      Área SOCIOLOGIA
                      Orientador(es)
                      • Victor Ferri Mauro
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Rafael Rondis Nunes de Abreu
                        Banca
                        • Francesco Romizi
                        • Maria Raquel da Cruz Duran
                        • Victor Ferri Mauro
                        Resumo Este artigo analisa as publicações relacionadas à colonização do atual sul do
                        Mato Grosso do Sul e os Kaiowá e Guarani nos jornais O Progresso de Ponta Porã e O
                        Progresso de Dourados. Embora sejam periódicos distintos, que circularam em épocas e
                        cidades diferentes, pertencem a uma mesma família. Serão analisadas as posições
                        tomadas pelos jornais no decorrer das trajetórias de veiculação em distintos períodos e
                        como estes discursos historicamente relatados pelos jornais ajudaram a formar e
                        consolidar a opinião pública acerca da temática colonização e da temática indígena. Os
                        arquivos de ambos os periódicos estão disponíveis no Centro de Documentação
                        Regional da Universidade Federal da Grande Dourados. O Progresso de Ponta Porã
                        circulou de 1920 a 1927, inicialmente pertencia a Militão Viriato Baptista, mas alguns
                        meses depois de sua fundação foi comprado pelo advogado Rangel Torres. Algumas
                        décadas depois, em 1951, o filho de Rangel, Weimar Torres decide recriar o jornal que
                        pertencia ao seu pai na cidade de Dourados, a partir da ideia de “revivência”. As
                        publicações relacionadas aos Kaiowá e Guarani oscilaram muito ao longo das diversas
                        décadas de divulgação, porém, a partir dos anos 2000 O Progresso de Dourados devido
                        a vários fatores, assume uma posição contrária à demarcação dos territórios Kaiowá e
                        Guarani e refuta incansavelmente a tese do genocídio Guarani e Kaiowá.
                        CORPO FEMININO: MANIPULAÇÃO E ALIENAÇÃO NA HISTÓRIA BRASILEIRA
                        Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                        Data 27/04/2022
                        Área SOCIOLOGIA
                        Orientador(es)
                        • Camila Gonçalves da Costa
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Mariana Fernandes Parreira
                          Banca
                          • Ana Paula Machado Baptista
                          • Camila Gonçalves da Costa
                          • Juliany Fraide Nunes
                          Resumo O tema central deste artigo é a questão de gênero por meio da análise da tradição misógina ocidental que construiu no imaginário brasileiro um conceito da mulher que reproduz padrões de comportamento e de beleza que foram modificados de acordo com o período histórico, e outros que permaneceram e que ainda caracterizam nossa moralidade atual. Para tanto, será utilizado como objeto de estudo o livro Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil, escrito por Mary Del Priore (2011), o objetivo principal desta análise trata-se em compreender a edificação da subjetividade feminina a partir da manipulação dos corpos femininos
                          O “NOVO” ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: A CONSAGRAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO CAMPO EDUCACIONAL
                          Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                          Data 20/04/2022
                          Área SOCIOLOGIA
                          Orientador(es)
                          • Tatiana Braz Ribeiral
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Priscilla dos Santos Vasconcelos
                            • Matheus Bortoleto Rodrigues
                            Banca
                            • Silvino Areco
                            • Tatiana Braz Ribeiral
                            • Telma Romilda Duarte Vaz
                            Resumo
                            ENSINO DE SOCIOLOGIA: AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE A LITERATURA E AS PRÁTICAS CULTURAIS EM USO VEICULADAS EM VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS SOCIAIS
                            Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                            Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                            Data 18/04/2022
                            Área SOCIOLOGIA
                            Orientador(es)
                            • Camila Gonçalves da Costa
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Edson Lopes Domingos
                              Banca
                              • Ana Paula Machado Baptista
                              • Camila Gonçalves da Costa
                              • Juliany Fraide Nunes
                              Resumo
                              DECOLONIALIDADE E LEI 11.645/08: AVANÇOS E IMPEDIMENTOS
                              Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 14/04/2022
                              Área SOCIOLOGIA
                              Orientador(es)
                              • Patrícia Benedita Aparecida
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Aline Nóbrega de Oliveira
                                Banca
                                • Francesco Romizi
                                • Maria Raquel da Cruz Duran
                                • Patrícia Benedita Aparecida
                                Resumo Este artigo teórico de caráter normativo/político, metodologicamente ancorado na análise bibliográfica sobre currículo e um caso empírico de formação docente fundamentado na perspectiva teórica-política decolonial, especialmente nas análises de Aníbal Quijano e Boaventura de Sousa Santos sobre os efeitos do colonialismo na construção do saber, por meio dos conceitos de colonialidade do saber e epistemologias do sul, busca refletir os avanços e impedimentos envoltos à efetividade da lei 11.645/08. O avanço da lei é um marco na superação da narrativa histórica e de desigualdades latentes que envolvem grupos originários, contudo a efetividade da lei ainda é uma reivindicação, pois no universo educacional a lei é marcada por silenciamentos e ausências e, quando existente, permeada por lógicas coloniais, seja nos currículos da Educação básica e superior ou na perpetuação de estereótipos em materiais didáticos, na formação docente, dentre outros.
                                AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO FAMILIAR, ESCOLAR, E POBREZA NAS IDEAÇÕES SUICIDAS ENTRE ADOLESCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DO MS.
                                Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                                Tipo Artigo Científico
                                Data 22/03/2022
                                Área SOCIOLOGIA
                                Orientador(es)
                                • Cleia Renata Teixeira de Souza
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Claudia Antonia de Moura
                                  • Selma Braga dos Santos Rocha
                                  Banca
                                  • Ana Gláucia Seccato
                                  • Cleia Renata Teixeira de Souza
                                  • Silvino Areco
                                  Resumo O presente artigo apresenta reflexões sobre as possíveis implicações
                                  da educação e pobreza nas ideações suicidas entre adolescentes no contexto
                                  educacional do Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de entender como a família, a convivência no ambiente escolar, além dos demais fatores internos, externos
                                  e sociais que podem ajudar a compreender as problemáticas pelas quais o
                                  indivíduo chega a tais circunstâncias. Considerando que no Estado os índices
                                  de mortalidade por suicídio estão em alta desde 2015, em 2019, o MS foi
                                  escolhido pelo Ministério da Saúde para implementar o Comitê Estadual de
                                  Prevenção ao Suicídio, especificamente entre os jovens e adolescentes do
                                  Ensino Fundamentais, Ensino Médio e Técnico. Para tanto, o estudo é baseado
                                  em pesquisas bibliográficas, qualitativas, experiências profissionais das autoras
                                  no cotidiano escolar, conversas informais e entrevistas com adolescentes. Através das junções dos dados, foi possível compreender como os diversos
                                  tipos de violências, abusos, as vulnerabilidades sociais, dificuldade de se
                                  relacionar com a família, o sentimento de abandono, preconceitos, a
                                  impotência de ser “adolescente”, falta de representatividade, perspectiva de
                                  vida, políticas públicas efetivas além dos transtornos psiquiátricos como
                                  depressão e ansiedade contribuem nas pulsões da mortalidade por suicídio e
                                  como a educação pode contribuir para estabelecer estratégias preventivas e
                                  vinculo de acolhimentos dos adolescentes, dando-lhes direcionamentos para
                                  acessar as adversidades da vida, elaborá-las e superá-las.
                                  O currículo de sociologia em Mato Grosso do Sul: aspectos e tendências
                                  Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                                  Tipo Artigo Científico
                                  Data 22/03/2022
                                  Área SOCIOLOGIA
                                  Orientador(es)
                                  • Veronildes Batista dos Santos
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Douglas de Melo Justino da Silva
                                    Banca
                                    • Michelle Alves Muller Proenca
                                    • Veronice Batista dos Santos
                                    • Veronildes Batista dos Santos
                                    Resumo
                                    DIFICULDADES DISCENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise dos cursos de licenciatura
                                    Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 22/03/2022
                                    Área SOCIOLOGIA
                                    Orientador(es)
                                    • Jaiane Aparecida Pereira
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Clélia Rosilene Bergo Martins
                                      Banca
                                      • Jaiane Aparecida Pereira
                                      • Marco Antonio Costa da Silva
                                      • Sibelly Resch
                                      Resumo O objetivo do presente trabalho foi investigar as dificuldades dos discentes na área de licenciatura em relação à formação acadêmica. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, que culminou discutindo os seguintes temas: processo de formação docente, os cursos de licenciatura e dificuldades de formação docente. Como resultados podemos destacar as seguintes dificuldades: dificuldades financeiras dos estudantes, que precisam trabalhar durante a graduação, ficando pouco tempo para se dedicar aos estudos; baixos salários e condição precária da profissão, que não motivam os ingressantes dos cursos de licenciatura; e formação diferente das demandas da escola, que formam profissionais despreparados para a profissão. Sendo assim, concluímos que para além das dificuldades discentes, falta a gestão eficiente dos investimentos em Educação, pois há problemas de distribuição dos recursos, que muitas vezes não consideram as especificidades de cada localidade do país. Além disso, a falta de investimentos na qualificação profissional dos docentes juntamente com a baixa remuneração, não auxiliam na buscar por melhoria profissional.
                                      A TRANSVERSALIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO “NOVO” ENSINO MÉDIO
                                      Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 21/03/2022
                                      Área SOCIOLOGIA
                                      Orientador(es)
                                      • Veronildes Batista dos Santos
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Maysa Lima de Souza
                                        Banca
                                        • Michelle Alves Muller Proenca
                                        • Veronice Batista dos Santos
                                        • Veronildes Batista dos Santos
                                        Resumo O “novo” Ensino Médio se tornou uma realidade ao final do ano de 2018 com a homologação definitiva da nova
                                        Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Antes disso, a base fora reformulada por diversas vezes, além de
                                        aprovação e homologação de leis e emendas constitucionais que em certo grau também afetaram a educação
                                        básica como: a Emenda Constitucional n. 95/2016, a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e a
                                        Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467/2017). As mudanças na etapa do “novo” Ensino Médio – etapa que mais
                                        sofreu alterações – foram baseadas em problemáticas como as dificuldades que as escolas de Ensino Médio têm
                                        em garantir as aprendizagens e o engajamento dos estudantes que ora não veem sentido em continuar estudando,
                                        ora não se identificam com o curso e acabam evadindo-se. Ademais, o presente exposto objetiva compreender a
                                        nova Base Nacional Comum Curricular (2018), sua transversalidade e a sua aplicabilidade no “novo” ensino
                                        médio, por meio dos seguintes passos. Para tal, seguiremos o percurso de: 1) Analisar os documentos referentes
                                        a Educação Básica, como a BNCC, LDBEN, PNE, a Lei n. 13.415/2017 e o Guia de Implementação do Novo
                                        Ensino Médio; 2) Interpretar a “reorganização” do “novo ensino médio” e elucidar o que há de novo; e 3)
                                        Diferenciar os conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade.
                                        A FORMAÇÃO DOCENTE E O CURRÍCULO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
                                        Curso Especialização em Ensino de Sociologia
                                        Tipo Artigo Científico
                                        Data 21/03/2022
                                        Área SOCIOLOGIA
                                        Orientador(es)
                                        • Veronildes Batista dos Santos
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • José Nilton Ezequiel de Lima
                                          Banca
                                          • Michelle Alves Muller Proenca
                                          • Veronice Batista dos Santos
                                          • Veronildes Batista dos Santos
                                          Resumo O referido artigo de Trabalho Final de Curso (TFC) traz a busca pela intensificação da luta nacional pela volta da
                                          Sociologia ao currículo escolar que houve uma retomada dos temas relacionados à Sociologia da Educação como
                                          objeto de estudo no campo das Ciências Sociais e um reposicionamento das pesquisas sobre o ensino de Sociologia
                                          neste campo e no da Educação e em linhas gerais, como se desenvolve a formação dos professores de Sociologia e,
                                          dessa forma, inferir sobre os modelos formativos dos cursos de Ciências Sociais e as concepções de formação desses
                                          docentes, presentes nas instituições de ensino superior brasileiras, onde sua temática principal é a formação inicial
                                          docente do profissional em Ciências Sociais/Sociologia.
                                          Página 1 de 5 (20 de 99 registros).