|
10073004: Cultura, Identidade e Diversidade - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Estranhamento e identificação cultural. Conceito antropológico de cultura. Cultura e
Identidade. Cultura e espaço escolar: cultura do espaço escolar, currículo e cultura escolar,
a cultura escolar brasileira, a pluralidade do espaço escolar, a construção da identidade e a
relativização das diferenças no espaço escolar, dimensões coletivas e individuais das
diferentes culturas do espaço escolar. Cultura e nacionalidade: o nacional, o regional e o
local. Cultura brasileira. Indústria cultural.
|
|
|
10073008: Ensino de Sociologia: conteúdos e metodologias específicas - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A Sociologia no Ensino Médio ontem e hoje: histórico da inserção da Sociologia como
disciplina na educação de jovens. Parâmetros curriculares nacionais: as novas diretrizes da
Educação Básica e o papel da Sociologia. O cotidiano escolar e a importância do ensino de
Sociologia no Ensino Médio; O uso da literatura, teatro, cinema e iconografia como
recursos didáticos no ensino de Sociologia. O uso do livro didático e as formas de avaliação.
|
|
|
10073005: Estrutura e Mudanças Sociais - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Conceitos de estrutura e estratificação social. Processos de institucionalização. Instituição e
processo de socialização. Relações de poder no interior das instituições. A escola como uma
instituição social. Teorias sociológicas da mudança social. Educação e mudança social no
mundo contemporâneo.
|
|
|
10073002: História do Ensino de Sociologia no Brasil - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
História do ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. Fundamentos teóricometodológicos e finalidades do ensino de Sociologia nesse nível de ensino. Modelos e
possibilidades para a prática de ensino da disciplina.
|
|
|
10073003: Identidade e Prática Docente - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A construção da identidade profissional: as características individuais e coletivas da
formação do professor que atua na Educação Básica. O cotidiano escolar e a ação docente.
O planejamento e a organização do processo ensino – aprendizagem e a avaliação.
|
|
|
10073001: Introdução ao Ensino a Distância - 30h |
30 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Introdução Conceitual a Educação Aberta e a Distância – EAD; Recursos tecnológicos para a
EAD e Ferramenta Moodle; A instituição, o estudante e o professor em EAD; O ambiente
virtual de aprendizagem.
|
|
|
10073009: Metodologia do Ensino em Ciências Sociais - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A disciplina introduz o/a estudante à especificidade do conhecimento científico nas ciências
sociais, destacando: 1) a distinção entre conhecimento científico e senso comum; 2) o
caráter científico do conhecimento e as ciências sociais; 3) a distinção entre ciências sociais
e ciências naturais, e a questão da objetividade; e, 4) os principais métodos e abordagens
na investigação em ciências sociais.
|
|
|
10073006: Participação Política e Cidadania - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
A participação política na História. Movimentos sociais. Representação política e voto.
Juventude e poder político. A presença política das minorias no Brasil. Canais de
participação e construção da cidadania. Especificidade da política e o pensamento político
brasileiro.
|
|
|
10073007: Tecnologias de Ensino e Aprendizagem - 45h |
45 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Abordar algumas tecnologias e recursos digitais e presenciais para utilização no ensino e
aprendizagem.
|
|
|
10073010: Trabalho Final de Curso - 0h |
0 |
Obrigatória |
|
Ementa da Disciplina |
Trabalho Final de Curso.
|
|