Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas

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Trabalhos

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TRABALHO Ações
Variação linguística na sala de aula: uma proposta de ensino para o 6° do Ensino Fundamental
Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
Data 24/05/2022
Área LETRAS
Orientador(es)
  • Daniela de Souza Silva Costa
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Sulamita de Sá Maia e Melo
    Banca
    • Beatriz Aparecida Alencar
    • Daniela de Souza Silva Costa
    • Michele Eduarda Brasil de Sa
    Resumo Este artigo apresenta resultados de uma análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental, ambos publicados em 2018 e presentes no Guia do PNLD 2020, acerca da abordagem do conteúdo de variação linguística. O estudo foi realizado à luz da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística Educacional e se ancorou, sobretudo, nos trabalhos de Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Bagno (2007), Camacho (2007) e Matta (2009). A análise dos resultados, de cunho qualitativo, permitiu observar que, por mais que, nos últimos anos, com o advento da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), tenha havido uma tendência de se aprimorar o ensino de Língua Portuguesa nos seus mais diversos aspectos, no que se refere ao estudo da variação linguística, notou-se que este ainda carece de maiores reflexões e adaptações dos materiais didáticos, uma vez que a maioria dos professores tende a reproduzir as concepções presentes nessas obras, como a estigmatização dos falares diferentes da variedade de prestígio, buscando apenas evidenciar a fala como “certa ou errada”. Como uma alternativa, pois, para tais reflexões, este Trabalho de Finalização de Curso, ao seu final, apresenta uma atividade complementar visando atingir os objetivos e habilidades descritos pela BNCC no que tange ao conteúdo em tela.
    A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO LEITOR LITERÁRIO
    Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
    Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
    Data 19/05/2022
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • Adriana Percilia Leite Recalde Rubio
    Coorientador(es)
      Orientando(s)
      • Taila Tácia Campos Oliveira
      Banca
      • Adriana Percilia Leite Recalde Rubio
      • ROZELY MARTINS COSTA
      • VERA LUCIA DIAS DOS SANTOS AUGUSTO
      Resumo O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir sobre a discussão do ensino de literatura em
      sala de aula na perspectiva interdisciplinar, além do aspecto da leitura, e propor através de um plano de ação
      ideias que exercitem e fomentem a criticidade dos alunos, levantando questões sobre as práticas metodológicas
      no ensino da língua materna, e como a escola exerce seu papel na formação do leitor literário num aspecto
      sociocultural desde os anos iniciais do ensino. A Literatura e a leitura não são deveres, são direitos, uma
      necessidade universal, não há um ser humano que não tenha sido tocado ou melhorado com a Literatura, e neste
      processo o aluno precisa ser protagonista, o papel de mediador do professor nesse processo é muito importante
      para que ele também seja beneficiado por uma pedagogia emancipadora. Entender que o eixo interdisciplinar
      possa transformar o ensino de literatura e de língua materna, ou até mesmo o desempenho escolar geral do aluno,
      é o que motiva a proposta de sequência didática apresentada como proposta de intervenção. As questões que
      norteiam este trabalho são as discussões levantadas por Geraldi (2010) sobre os procedimentos e aprendizagem
      da língua materna, tendo em vista a linguagem como prática social (BAKHTIN, 1997) e a importância de uma
      atitude interdisciplinar (FAZENDA, 1998).
      O GÊNERO FANFIC: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
      Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
      Data 19/05/2022
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • Michele Eduarda Brasil de Sa
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Victória da Silva Santana Araújo
        Banca
        • ANA CLAUDIA GAUTO DE SOUSA SOVERNIGO
        • Livia Carneiro Lima da Hora
        • Michele Eduarda Brasil de Sa
        Resumo O propósito do professor de língua portuguesa é garantir que seus alunos tenham acesso a práticas de leitura e escrita variadas, tornando-se proficiente no uso de sua própria língua. Com base nessa afirmação, o objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) para as aulas de produção textual com foco no gênero fanfic, a fim de aproximar práticas de leitura e escrita que ocorrem fora do contexto escolar do ensino formal de língua portuguesa. Para isso, esse trabalho pautou-se nos estudos de Cosson (2018), Oliveira e Manzano (2015), Alves (2015), Oliveira (2016) e Marcuschi (2008).
        ENSINO DO FONGBÈ EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
        Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
        Tipo Artigo Científico
        Data 21/02/2022
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • Rogerio Vicente Ferreira
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Alex Kevin Ouessou Idrissou
          Banca
          • Bruno Roberto Nantes Araujo
          • Caroline Pereira de Oliveira
          • Rogerio Vicente Ferreira
          Resumo O presente artigo aborda o estudo e ensino de uma língua africana em uma universidade brasileira, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A língua de que se trata aqui é o fongbè (Tronco Niger-Congolês, da família Kwa, do grupo Gbe). Trata-se de uma língua encontrada na República do Benim, que na época colonial brasileira esse povo teve uma representatividade. Inúmeras pesquisas no Brasil foram feitas mostrando a presença de africanias, as influências das línguas e das culturas africanas na língua português e cultura brasileira. Podemos citar algumas como Bonvini (2008, 2008a), Castro (2005, 2002, 2001, 1980), Rodrigues (1980), entre outros. Como as outras línguas africanas, ele deixou suas marcas no universo sociolinguístico, cultural e religioso afro-brasileiro e de uma certa maneira continua influenciando o português brasileiro falado hoje. Este trabalho tem como foco apenas o relato de experiência de um estudante intercambista africano em um laboratório de línguas africanas em uma universidade brasileira (Laliafro/Fale/UFMG).
          REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA COM PENSAMENTOS TRANSCULTURAIS
          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
          Data 18/02/2022
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Luzia dos Santos Sobral Marques
            Banca
            • ALINE RODRIGUES DA SILVA
            • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
            • Sérgio Ifa
            Resumo Este texto descreve algumas reflexões sobre minhas práticas em sala de aula e
            problematizações acerca do ensino de língua estrangeira em um contexto público no
            estado de Mato Grosso do Sul por meio de discussões que dialogam com teorias
            acerca da transculturalidade. Desta forma, tento problematizar o ensino e
            aprendizagem de língua estrangeira, na visão de professora, como um processo
            constante de construção e desconstrução de saberes. Por meio de atividades
            realizadas em sala de aula, em forma de projeto escolar, assim como pela minha
            observação do comportamento dos alunos, busco relacionar e contrastar teorias sobre
            a transculturalidade. Escolhi dois projetos desenvolvidos por mim nos anos de 2018 e
            2019 como referência para este trabalho, um que se refere ao Halloween e outro ao
            Thanksgiving, os quais fazem parte do Projeto Político Pedagógico da Escola; também
            relato sobre o meu caminho até à docência, minha experiência como professora nas
            escolas públicas municipais e estaduais nas quais trabalhei, assim como, das
            conquistas que obtive junto a um grupo de professores de língua inglesa no município
            e como a nossa união nos ajudou a conseguir melhorias para nossas aulas. Deste
            modo, procuro demonstrar nessa proposta de investigação, como algumas práticas
            vistas sob o olhar da transculturalidade tornaram, a meu ver, minhas aulas de Língua
            Inglesa muito mais inclusivas e interessantes.
            GOOGLE WORKSPACE E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
            Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
            Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
            Data 18/02/2022
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • Michele Eduarda Brasil de Sa
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • Rafael Nascimento Temoteo
              Banca
              • Ana Maria Ribas de Jesus
              • Michele Eduarda Brasil de Sa
              • VERA LUCIA DIAS DOS SANTOS AUGUSTO
              Resumo O presente estudo é baseado em uma pesquisa sobre a utilização de ferramentas online nas aulas de Língua Inglesa com o objetivo de compreender como o uso dessas ferramentas pode contribuir no engajamento dos discentes e docentes envolvidos e na formação de novos espaços de aprendizagem. Foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema em questão e também breves estudos sobre as ferramentas digitais e as possibilidades de uso pedagógico. Ferramentas como o pacote Google workspace da Google que inclui o Google Drive, Google Forms e YouTube entre outros, bem como a criação de atividades dentro dessas plataformas com foco pedagógico além de alguns questionamentos e reflexões a respeito do assunto que nortearam a pesquisa, como “de que forma essas ferramentas podem contribuir no aprendizado dos alunos e torná-los mais participativos?” “É possível incluir todos dentro desses novos espaços de aprendizagem?”. Na segunda parte do trabalho, apresenta-se a descrição de atividades desenvolvidas dentro de algumas plataformas citadas com o objetivo de promover a participação dos alunos e o desenvolvimento de diferentes habilidades. O uso de ferramentas digitais tem se tornado um grande aliado não somente no contexto escolar, mas especificamente dentro desse contexto, pudemos perceber uma grande necessidade de adaptação, principalmente por conta da pandemia do Covid-19. Além de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, facilita o desenvolvimento de outras habilidades voltadas para a tecnologia (Palfrey & Gasser, 2011). Foi possível, através dessa experiência, refletir sobre a importância de adaptar as metodologias mais tradicionais a realidade atual e os impactos positivos que a inclusão de ferramentas digitais com o foco pedagógico pode causar, além da possibilidade do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para a colaboração, engajamento e compartilhamento de experiência entre os envolvidos.
              LITERATURA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ANA ELISA RIBEIRO E JARID ARRAES
              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
              Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
              Data 08/02/2022
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • Geovana Quinalha de Oliveira
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Taiane Silvério Camilo
                Banca
                • Eliane Santos da Silva
                • Geovana Quinalha de Oliveira
                • JULIA EVELYN MUNIZ BARRETO GUZMAN
                Resumo A presente pesquisa visa desenvolver uma leitura reflexiva de alguns contos breves escritos pelas autoras Ana Elisa Ribeiro e Jarid Arraes, a saber: “felizinhas”, “os nomes, não” e “Moto de mulher”, inseridos nos livros beijo, boa sorte e Redemoinho em dia quente, respectivamente. Tal seleção não se realizou de forma aleatória, mas justifica-se ao identificar um ponto comum que os enlaça, uma vez que abordam como tema central a persistência de paradigmas dominantes que sustentam as relações opressivas e violentas que cerceiam as mulheres, particularmente na sociedade brasileira. As personagens dos contos são retratadas sob a perspectiva de situações cotidianas em que é possível notar a sina do patriarcado a partir da violência em suas diversas faces. As narrativas de “felizinhas” e “os nomes, não”, trazem à tona a violência doméstica, o medo e o feminicídio, enquanto “moto de mulher” foca em questões como a inferiorização da mulher e as hierarquias de gênero que constituem assimetrias sociais e opressivas. Ao nosso ver, os projetos intelectuais de ambas as escritoras em relação ao temas escolhidos demonstram o quanto a literatura pode ser representativa diante da urgência de mudanças discursivas e de práticas sociais que possam desnudar ideologias dominantes, formações sociais opressoras e violências de gênero. Para discutir teoricamente essas questões, nosso estudo alia-se às concepções teóricas propostas por Heleieth Saffioti (2015), Gerda Lerner (2019) e Ana Maria Colling (2014) cujas pesquisas preocupam-se com questões acerca do patriarcado, das relações hierárquicas, da dominação, da opressão e da violência contra as mulheres. Por fim, o objetivo principal pautou-se na construção de uma leitura política, sociocultural, ética e estética dos contos buscando levantar interrogações acerca dos paradigmas sociais impostos pela cultura do patriarcado via literatura.
                Linguística Clínica: Ontem, hoje e amanhã
                Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                Data 07/02/2022
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • Caroline Pereira de Oliveira
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • Delmir Rildo Alves
                  Banca
                  • Bruno Roberto Nantes Araujo
                  • Caroline Pereira de Oliveira
                  • Rogerio Vicente Ferreira
                  Resumo Considerada uma subdisciplina da Linguística Aplicada, a linguística clínica é uma área nova, mas que tem se expandido nas últimas décadas. Nesta pesquisa bibliográfica tivemos como objetivo conhecer os antecedentes da linguística clínica, seu surgimento enquanto subdisciplina da linguística aplicada e seu desenvolvimento. A linguística clínica começa a se delinear como uma área de estudo com o trabalho pioneiro do linguista David Crystal na segunda metade do século XX, no entanto, estudos relacionados à linguagem, ao cérebro e à mente já vinham sendo desenvolvidos, sobretudo no século XIX. Por meio da pesquisa bibliográfica, pudemos verificar que a área da linguística clínica vem crescendo nos últimos anos e isso pode ser comprovado por meio de publicações específicas na área. A linguística clínica contribui para áreas tanto da saúde como, por exemplo, a fonoaudiologia, quanto para a educação, sobretudo a educação especial, que oferece o atendimento educacional especializado a alunos com alguma necessidade educacional específica. Além disso, mas não menos importante, os estudos na área da linguística clínica, como os estudos sobre as patologias da linguagem de modo geral, contribuem para a ampliação da compreensão e da descrição da linguagem como um todo.
                  O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE APLICADO ÀS COMPENTÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRODUÇÃO DE CARTAS
                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                  Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                  Data 01/02/2022
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • Claudia Poliana de Escobar de Araujo
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Verônica do Nascimento Ferreira
                    Banca
                    • Claudia Poliana de Escobar de Araujo
                    • Michele Eduarda Brasil de Sa
                    • Renata Aparecida Ianesko
                    Resumo Considerando as mudanças no contexto educacional brasileiro após a
                    homologação da Base Nacional Comum Curricular, que ocorreu em 2018, bem
                    como a necessidade de refletir sobre novas demandas no sistema de ensino,
                    este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de estratégias a partir
                    dos recursos etnográficos para a implementação das Competências
                    socioemocinais no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, é proposto um
                    Projeto Didático de Gênero, que tem como eixo o gênero epistolar carta
                    descritiva, pois este se enquadra na perspectiva do Sistema de Avaliatividade
                    proposto por Vian Jr. (2009) em função do caráter dialógico. O artigo foi
                    constituído por meio de pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental,
                    definidas por Severino (2007). A fundamentação teórica pautou-se na definição
                    da etnografia, bem como de seus recursos e de suas características, por meio
                    dos apontamentos de André (2007); na reflexão acerca da criação e da
                    homologação da Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2018), documento
                    de caráter normativo que rege os parâmetros educacionais no país e nos
                    estudos referentes às Competências Socioemocionais, Senna (2020), de
                    maneira que foi possível elaborar uma proposta de sistematização dos
                    aspectos emocionais a partir da representação por meio de mecanismos
                    linguísticos presentes nas cartas, possibilitando assim o planejamento de um
                    ensino direcionado e intencional destas competências. As pesquisas realizadas
                    sugerem que tal associação possa beneficiar o corpo docente, tendo em vista
                    que novas perspectivas exigem novas práticas, desta forma, é essencial
                    pensar, planejar e oferecer formações sobre o assunto, de maneira a contribuir
                    com o trabalho dos professores neste desafio.
                    ENSINO DE ITALIANO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO À LUZ DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS
                    Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                    Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                    Data 29/01/2022
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • Adriana Viana Postigo Paravisine
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Suélen Najara de Mello
                      Banca
                      • Adriana Viana Postigo Paravisine
                      • Danielle Urt Mansur Bumlai
                      • Kelly Priscilla Lóddo Cezar
                      Resumo Este Trabalho Final de Curso (TFC), inserido na Área da Linguística Aplicada, tem o
                      propósito de refletir sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras por alunos surdos almejando uma Educação Linguística que possibilite o direito e o acesso à língua e cultura italianas nos cursos oferecidos nas escolas/universidades no contexto brasileiro. Há muitos anos fala-se sobre o ensino inclusivo, mas no que tange o ensino de línguas estrangeiras ainda é incipiente os estudos nesta área, onde, até o momento, as publicações existentes, majoritariamente, estão situadas nas experiências obtidas com o inglês, em poucos casos com o espanhol, portanto se faz necessário trazer à luz das teorias, os êxitos neste cenário e reflexões sobre o ensino aprendizagem de língua e cultura italianas na modalidade inclusiva, seja no contexto brasileiro que no contexto italiano. Ressaltando a importância da Constituição Federal do Brasil (1988), resultado de um longo processo de elaboração, tivemos a garantia de direitos sociais, como a educação, assegurada no Artigo 205, do Brasil que a educação é um direito de todos, apesar de que após se passarem quase três décadas esse direito ainda parecer distanciado do que se almeja e se assegura para que todos tenham acesso à educação gratuita e de qualidade. Por fim, espera-se que esta pesquisa seja inspiração para novos trabalhos na área, para a construção de materiais didáticos adaptados para o contexto inclusivo e a criação de um Plano de Educação Individual que respeite a pluralidade do aluno e auxilie o professor na elaboração das atividades propostas em sala de aula.
                      Dicionários escolares como ferramenta didática: propostas de atividades para aulas de Língua Portuguesa
                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                      Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                      Data 28/01/2022
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • Daniela de Souza Silva Costa
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Kamilla de Lima Vieira
                        Banca
                        • Aparecida Negri Isquerdo
                        • Daniela de Souza Silva Costa
                        • Renata Borba Fagundes
                        Resumo Este trabalho tem por finalidade discutir a importância dos dicionários escolares nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista o seu potencial didático, se bem aproveitados em sala. Nessa perspectiva, o estudo, fundamentado em pressupostos teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica, doravante LEXPED, busca apresentar os dicionários de Tipo 4 aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Dicionários, ressaltando a relevância dessas obras para a prática do letramento lexicográfico com alunos do Ensino Médio nas aulas de língua materna. Para isso, foi proposta uma atividade norteadora, com o intuito de contribuir com os professores que tiveram ou não acesso a conhecimentos lexicográficos durante a formação acadêmica e, por conseguinte, estimular a criatividade na/para a elaboração de novas atividades com um uso mais proveitoso dos materiais lexicográficos em contexto escolar.
                        Literatura africana em língua portuguesa: sugestão de leitura e ensino
                        Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                        Data 28/01/2022
                        Área LETRAS
                        Orientador(es)
                        • Rony Marcio Cardoso Ferreira
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Jaqueline Ferreira de Oliveira
                          Banca
                          • CHRISTIANE SILVEIRA BATISTA
                          • Edna Pagliari Brun
                          • Michele Eduarda Brasil de Sa
                          Resumo O presente artigo tem como objetivo trazer a importância do ensino de literatura de língua portuguesa produzida em África. É por meio da leitura que se busca ampliar os horizontes das crianças através de experiências sólidas que possam reconhecer a diversidade afro-brasileira retomando símbolos da cultura africana como determina a Lei 10.639/03. O ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” integrou o quadro de ensino obrigatório, o que possibilita a construção na prática para o trabalho das questões étnico-raciais. A partir disso o estudo busca apresentar reflexões e o nascimento da literatura afro-brasileira como parte da formação do brasileiro buscando as origens na literatura africana de língua portuguesa para a contribuição da diversidade social. Fundamentado na proposta da obra africana do escritor angolano Ndalu de Almeida, conhecido como Ondjaki, será apresentada uma proposta de atividade do livro A bicicleta que tinha bigodes da trilogia Estórias sem luz elétrica em Luanda. Sendo assim, espera-se que o texto literário indicado possa mediar aspectos que contribuam para conectar o docente, o aluno, a cultura, a história e a literatura africana ao ensino brasileiro ampliando as possibilidades e expectativas de uma leitura com um olhar voltado à desconstrução de valores predeterminados, e o despertar para uma concepção transformadora.
                          Avaliação de protótipos de ensino e recursos educacionais abertos para o ensino e aprendizagem de língua materna com games, gamificação e cultura maker
                          Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                          Data 28/01/2022
                          Área LETRAS
                          Orientador(es)
                          • Vinicius Oliveira de Oliveira
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Geraldo José Rodrigues Liska
                            Banca
                            • Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
                            • Nathalia Lopes da Silva
                            • Vinicius Oliveira de Oliveira
                            Resumo Pensando na importância do uso de tecnologias na sala de aula, o objetivo deste artigo é examinar protótipos de ensino (PE) e recursos educacionais abertos para ensino de língua materna por meio de games. O referencial teórico é composto de estudos de Benvindo (2019) e Borges (2013), com experiências sobre uso de tecnologias e gamificação; Vygotsky (1999), sobre a importância de um espaço colaborativo para a aprendizagem e Rojo (2012; 2016), nos estudos dos letramentos e protótipos de ensino. Seguimos também os pressupostos de Gee (2003, 2004, 2005 e 2014), sobre gamificação e design de games, e de Leffa (2012, 2020), sobre o uso de jogos digitais no ensino de línguas associando-os às habilidades de linguagens na BNCC (BRASIL, 2017). Neste estudo, focamos nas aulas de Português, mas o assunto pode ser expandido para demais componentes curriculares.
                            PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
                            Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                            Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                            Data 28/01/2022
                            Área LETRAS
                            Orientador(es)
                            • Vinicius Oliveira de Oliveira
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Jéssica Gregorio Pereira Juvencio
                              Banca
                              • Geraldo Jose Rodrigues Liska
                              • Samuel de Sousa Silva
                              • Vinicius Oliveira de Oliveira
                              Resumo No início de 2020, o mundo se viu em um contexto educacional muito distinto de anos anteriores. Escolas fechadas, professores e alunos inseridos em uma quarentena que foi muito além dos quarenta dias ligados à semântica da palavra: estávamos em uma pandemia. Com esse novo cenário pedagógico, a busca por recursos que pudessem encurtar a distância criada pela COVID -19 aumentou significativamente, com professores despreparados no formato digital para passar seus conteúdos de forma totalmente remota. Docentes que precisaram se tornar protagonistas, criando materiais didáticos sem muito domínio dos recursos tecnológicos, e em pouco tempo, para que a instituição Escola, de fato, não parasse. Essa nova realidade só acentuou um problema que já vem se arrastando há bastante tempo. O objetivo deste trabalho é demonstrar como a ideia de existir um ambiente, principalmente no meio virtual, em que se pode acessar conteúdos, atividades, slides, exercícios e recursos de mídia, por exemplo, relacionados à língua portuguesa, de forma gratuita e que, ainda, seja possível fazer alterações de forma a adaptá-las a cada circunstância, apesar de parecer simples, apresenta uma grande dificuldade, principalmente quanto a incentivos para que cada vez mais pessoas criem e disponibilizem tais materiais. A metodologia utilizada neste artigo foi a bibliográfica exploratória, e a natureza desta proposta é de uma pesquisa-ação – ou seja, estudado o tema e comprovada a carência do material que é objeto deste estudo, foi pensado um meio para facilitar as pesquisas referentes à língua portuguesa e a possibilidade de ser disponibilizado como REA.
                              UMA ABORDAGEM DECOLONIAL DA FÁBULA A CIGARRA E A FORMIGA
                              Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                              Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                              Data 28/01/2022
                              Área LETRAS
                              Orientador(es)
                              • Jany Baena Fernandez
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Virginia Ferreira de Castro
                                Banca
                                • Berenice Alves da Silva Altafini
                                • Jany Baena Fernandez
                                • Simone dos Santos Franca
                                Resumo Este artigo tem o propósito de revisitar a fábula A cigarra e a formiga, com uma proposta de abordagem decolonial, desconstruindo os valores prescritos na versão de La Fontaine e apresentando uma nova perspectiva ao trazer como exemplo a releitura construída por Gloria Kirinus na obra Formigarra Cigamiga, sem que com isso seja estabelecida outra interpretação imposta, e sim que haja o desenvolvimento de uma leitura crítica. Nossa intenção é ampliar as possíveis leituras e interpretações da fábula em questão, apontando que mesmo uma narrativa que surgiu sob uma visão de mundo hegemônica pode ser ressignificada para o nosso contexto histórico-social, visto que essa fábula há muito tempo compõe o repertório literário intato-juvenil trabalhado na Educação Básica e faz parte do nosso imaginário. Nessa abordagem de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, iremos trabalhar com conceitos pós-colonialismo, colonialidade do poder e decolonialidade. Para isso traremos os conceitos colonialidade do poder e colonialidade do saber desenvolvidos pioneiramente por Aníbal Quijano e, posteriormente, pelo Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C). Este artigo ainda pretende demonstrar que é possível desenvolver um ensino-aprendizagem que proporcione o surgimento de um leitor crítico capaz de depreender da leitura a sua própria interpretação, sem que seja necessária uma declaração de uma moral da história pré-estabelecida como geralmente é feita nos trabalhos realizados com fábulas.
                                O DIREITO AO ACESSO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA DISCENTES SURDOS
                                Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                                Data 28/01/2022
                                Área LETRAS
                                Orientador(es)
                                • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Leonardo Ribeiro de Barros
                                  Banca
                                  • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                  • Michelle Sousa Mussato
                                  • Teresa Cristina Leança Soares Alves
                                  Resumo O presente artigo discute aspectos relacionados a algumas especificidades particulares envolvendo como os surdos brasileiros desenvolvem-se na aprendizagem do inglês. Nesse sentido, são apresentadas informações que explicam qual a relação entre aprender uma língua e aprender sua forma escrita, seja ela de seu país ou estrangeira. Línguas como o Português, Inglês e LIBRAS compartilham o mesmo espaço / tempo em diferentes esferas de atividades. Esta característica linguístico-discursiva relaciona as práticas de alfabetização em tais línguas, estabelecendo, dentro delas, um diálogo entre línguas / culturas. Embora ainda em estágio inicial, esse processo pode (re) significar e mudar a relação histórica que vem constituindo o diálogo que os surdos estabeleceram com o português e inglês, assim como quaisquer outras línguas que sejam objeto de interesse.
                                  A VARIEDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS E A SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA CARTA LINGUÍSTICA L07E DO ALiB
                                  Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                  Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                                  Data 27/01/2022
                                  Área LETRAS
                                  Orientador(es)
                                  • Daniela de Souza Silva Costa
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Jaqueline Ricarde Vital Almeida
                                    Banca
                                    • Beatriz Aparecida Alencar
                                    • Daniela de Souza Silva Costa
                                    • Valeska Gracioso Carlos
                                    Resumo O processo comunicativo é amplo e diverso, originando a heterogeneidade linguística que decorre, dentre outros fatores, de eventos sociais com base em fatores externos. Sendo assim, o estudo dessas relações entre divisões sociais e variedades de língua podem fomentar discussões diversas e o enriquecimento do conhecimento linguístico por parte dos falantes e, neste caso, de estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, este Trabalho de Finalização de Curso tem como objetivo propor uma atividade didática para trabalhar, no primeiro ano do Ensino Médio, a variação linguística do português brasileiro, com base em dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB- (Carta L-07), que apresenta os nomes para “a ponta roxa no cacho da banana” (CARDOSO et al, 2014, p. 484). Com essa exposição, pretende-se também lutar contra o preconceito que está enraizado na sociedade e no ambiente escolar, promovendo o conhecimento das variedades linguísticas e a diminuição do preconceito diante de variantes menos privilegiadas.
                                    O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE VICENTE DE ALMEIDA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
                                    Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                    Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                                    Data 27/01/2022
                                    Área LETRAS
                                    Orientador(es)
                                    • Veronice Batista dos Santos
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Cireli da Silva Stete
                                      Banca
                                      • Ivanildo Jose da Silva
                                      • Michele Eduarda Brasil de Sa
                                      • Veronice Batista dos Santos
                                      Resumo O presente artigo advém da experiência do ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia nos anos de 2020 e 2021 na escola indígena da Aldeia Passarinho Cacique Vicente de Almeida no município de Miranda do estado de Mato Grosso do Sul. Assim, realizamos uma exposição da organização da escola nos diferentes momentos de ensino: remoto, híbrido e presencial. Pautados nos documentos legais como a constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Base Nacional Comum Curricular (2017), Plano Nacional de Educação (10.172), além de deliberações e Decretos que tratam especificamente da Educação Escolar Indígena (Decreto nº 6.861, Deliberação CEE/MS 10.647), discutimos o que a legislação assegura para os alunos indígenas. Além disso, ancoramo-nos nos estudos de Gomes (2010) e Baniwa (2019) sobre a educação indígena no Brasil, e enfatizamos uma das estratégias desenvolvidas no contexto de pandemia que é a metodologia da Busca Ativa, uma prática que mobiliza toda equipe escolar com objetivo de monitorar os índices de evasão e promover o fortalecimento de vínculos entre estudantes e a escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório do tipo estudo de caso em que utilizamos algumas atividades para analisar o nível de competência dos alunos do ensino médio para a produção de texto na perspectiva de Marcuschi (2008), Geraldi (2012), Koch (2002), Costa Val (1991). Concluímos que a pandemia apenas acentuou
                                      problemas já existentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos indígenas e apontamos como solução, maiores investimentos na infraestrutura, nas tecnologias digitais e formação de professores.
                                      PROPOSTA DE ATIVIDADE FORMATIVA COM DOCENTES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL, ESTADO DO CEARÁ
                                      Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                      Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                                      Data 27/01/2022
                                      Área LETRAS
                                      Orientador(es)
                                      • Michele Eduarda Brasil de Sa
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Francisco Carlos Xavier da Silva
                                        Banca
                                        • Livia Carneiro Lima da Hora
                                        • Michele Eduarda Brasil de Sa
                                        • Veronice Batista dos Santos
                                        Resumo O presente trabalho tem como temática uma proposta de atividade formativa com docentes sobre o ensino da língua inglesa nas escolas municipais de Cascavel, Estado do Ceará. A escolha deste tema se deu pela constante observação de que o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e municipais no contexto delimitado, ainda é bastante precário. Por esta razão, a pesquisa surgiu por se tratar de língua universal, pela necessidade de mostrar as dificuldades que o ensino da LI apresenta nas escolas municipais de Cascavel.
                                        Decolonialidade, Letramento e Pensamento Crítico: a questão do gênero no livro didático “Cercanía Joven”
                                        Curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
                                        Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
                                        Data 27/01/2022
                                        Área LETRAS
                                        Orientador(es)
                                        • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Mayara Oliveira Feitosa
                                          Banca
                                          • Fabricio Tetsuya Parreira Ono
                                          • JOÃO PEDRO FERNANDES GOMES
                                          • Karla Ferreira da Costa
                                          Resumo A escolha em analisar os pressupostos teóricos dos estudos decoloniais, bem como dos estudos sobre Letramento Crítico parte do caráter desafiador que permite repensar da relação entre universidade e escola a partir de um olhar crítico e decolonial. Este trabalho tem como objetivo analisar propostas para o ensino de língua espanhola na Educação Básica brasileira, a partir de uma perspectiva decolonial. Serão apresentados pressupostos da decolonialidade como Grosfoguel (2012), Quijano (2005) e Castro-Gómez (2007), bem como pressupostos do letramento crítico tais como Duboc (2012), Menezes de Souza (2011) e Monte Mór (2015). Neste estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa que, na perspectiva de Minayo (1992). O tipo de análise nesta pesquisa é de caráter documental. A análise documental é composta pela exploração do material e tratamento dos resultados. A primeira etapa é composta pela escolha do
                                          material a ser estudado e as referências teóricas. A etapa de exploração dos materiais consiste na análise de textos presentes no livro didático Cercanía Joven, a partir de critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (BRASIL, 2018). Na terceira etapa, serão interpretados os resultados dos dados a partir das concepções teóricas das perspectivas decoloniais. Assim, este trabalho possui
                                          abordagem qualitativa, interpretativista do tipo análise documental de objetivo exploratório.
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