Construção da identidade docente de uma professora alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Daiani Damm Tonetto Riedner
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Aline Estigarribia Macedo de Souza
|
Banca |
- Ana Carolina Pontes Costa
- Daiani Damm Tonetto Riedner
- Fabricia Pereira Stein Jubrica
|
Resumo |
O presente trabalho trata da jornada da descoberta e da construção da identidade docente de uma professora alfabetizadora. Através de um memorial, o texto apresenta a trajetória constituída de memórias do início da escolarização, o processo de alfabetização, as trajetórias de formação acadêmica, os cursos de extensão, as experiências presenciadas em estágios, reflexões sobre o crescimento profissional e sobre a prática docente. Apresenta também as vivências escolares que moldaram a prática e a constituição da identidade de um professor alfabetizador, bem como as reflexões levantadas através de provocações pertinentes trazidas no Curso de Especialização de Alfabetização e Letramento. |
Download |
|
|
Minha experiência de formação e constituição da profissão de professora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Elisete Salvador Lima Montenegro
|
Banca |
- Bruno Marini Bruneri
- Fabiano Antonio dos Santos
- Hellen Jaqueline Marques
|
Resumo |
Esta narrativa trata da experiência de vida desde a formação do ensino fundamental, marcado por traumas vivenciados no ambiente escolar; passando por duas etapas até a conclusão do ensino médio. Anos depois, realizando o sonho de fazer uma graduação passando pelo processo do vestibular; ingressando em uma universidade pública no curso de pedagogia; vencendo desafios pessoais internos, e obtendo novos conhecimentos teóricos. Após a conclusão do curso, muitas experiências foram vividas como professora até o momento atual, onde, sou concursada pela Prefeitura Municipal de Corumbá como profissional de educação, e realizando um curso de especialização continuada na área da alfabetização de letramento. As experiências são apresentadas à luz dos autores de referência da área da educação constituindo, assim, uma reflexão dialogada entre experiências cotidianas e material bibliográfico. Como conclusão, apresenta-se a importância de todas essas experiências na formação docente, especialmente no campo da alfabetização e letramento. |
Download |
|
|
Memórias, reflexões e trajetórias de uma professora de séries iniciais |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Daiani Damm Tonetto Riedner
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Ana Carolina Pontes Costa
- Daiani Damm Tonetto Riedner
- Fabricia Pereira Stein Jubrica
|
Resumo |
O presente trabalho remete às memórias biográficas da trajetória que constitui a professora das séries iniciais de hoje. Retrata a evolução da acadêmica, conforme os anos foram sendo experienciados em sala de aula e/ou participações em cursos de formação continuada; Os desafios encontrados no caminho, percalços superados e a contribuição destes para o crescimento profissional no magistério. Traz lugares, momentos, situações, transformações e adaptações quais proporcionam um panorama temporal, partindo do encontro com a alfabetização à pós graduação em Alfabetização e Letramento; Caminhos e processos indeléveis que foram constituindo sua história identitária, evoluindo ,conforme os desafios se apresentavam. Ora levada pelas circunstâncias da vida ora por momentos - produtos das próprias escolhas. |
Download |
|
|
Reflexões e memórias da professora alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Luciana do Nascimento Pinto Alves
|
Banca |
- Bruno Marini Bruneri
- Fabiano Antonio dos Santos
- Hellen Jaqueline Marques
|
Resumo |
Este presente trabalho é apresentado como produto final da pós-graduação em Alfabetização e letramento, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a autobiografia, através do resgate das memórias de infância, passando por todo processo de alfabetização e letramento, formação acadêmica e profissional. Ao mesmo tempo em que resgatamos nossa trajetória acadêmico/estudantil, relacionamos com autores que tratam do tema. Assim, o objetivo desta narrativa foi compreender como se formou a identidade da professora alfabetizadora que hoje atua em uma sala de aula por meio de suas mais diferentes experiências formativas. Concluímos que a trajetória formativa apresentada é rica justamente porque demonstra a capacidade de auxiliar na formação humana em primeiro lugar e na formação docente em instância final. |
Download |
|
|
Memórias de uma professora alfabetizadora: luta, persistência e muita vontade de vencer |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Daiani Damm Tonetto Riedner
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Nerly Monteiro de Oliveira
|
Banca |
- Ana Carolina Pontes Costa
- Daiani Damm Tonetto Riedner
- Fabricia Pereira Stein Jubrica
|
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo dialogar com minha formação docente desde meu ingresso na alfabetização, minha formação na Pedagogia e minha atuação como professora efetiva na Rede Pública de Ensino. Esta pesquisa desenvolveu-se à luz da narrativa autobiográfica sob a forma de pesquisa-formação, discutindo medos e incertezas, assim como persistência e luta desta educadora. É nesta perspectiva que foram surgindo as memórias, as histórias de vida que perpassam a minha carreira docente. Assim, este memorial trata-se de um importante instrumento investigativo, uma vez que confere ao narrador uma posição de protagonista da sua própria trajetória. Este trabalho apoia-se teoricamente em estudos sobre autonarrativas que auxiliará na compreensão de como se construiu o início da nossa caminhada. |
Download |
|
|
Memórias de uma docente brincante |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
25/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Fabiano Antonio dos Santos
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Mauriceia de Campos Gomes Santos
|
Banca |
- Bruno Marini Bruneri
- Fabiano Antonio dos Santos
- Hellen Jaqueline Marques
|
Resumo |
Este trabalho é uma narrativa sobre minhas experiências docentes no processo de alfabetização e letramento, elaborado por meio de um diálogo reflexivo com os vários autores da área da educação, na intenção de compreender como foi se constituindo a identidade docente, o profissionalismo e a profissionalidade. No primeiro momento descrevo breves memórias de minha trajetória estudantil e acadêmica desde a educação infantil até a conclusão do ensino superior. Na segunda parte relato algumas lembranças da minha trajetória docente. E, por fim, conclui-se que esse curso de especialização não contribuiu somente no meu processo de formação profissional, mas ajudou-me a compreender a pessoa que sou hoje, e naquilo que preciso melhorar, a partir do momento que se inicia um trabalho sua vida muda. Quando criança observava o trem chegando e partindo todos os dias, ficava pensando para onde ele vai? Por onde andou? Só via que ele voltava. Na verdade, eu conhecia parte do caminho, mas era muito criança para lembrar os detalhes. E assim é a nossa constituição docente, um caminho que está em pleno movimento, que passa por muitas paisagens e paragens, ciclos que são reconstruídos constantemente. |
Download |
|
|
Memórias de uma alfabetizadora em construção, desconstrução e reconstrução |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Elisa de Fátima Nascimento Jatobá
|
Banca |
- Barbara Amaral Martins
- Bruno Marini Bruneri
- Reinaldo Ortiz de Sousa
|
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo contar, em um moderado relato, as memórias de uma jovem senhora, em seus trinta e poucos anos, atuando há onze anos no magistério, sendo sete anos desses dentro das salas de aula nas escolas de Corumbá-MS e Ladário-MS. Começo a narrativa ao receber a informação que o campus onde formei em Pedagogia, ofereceria gratuitamente uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Pós-graduação pensada, desenvolvida e fruto de um acordo entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Secretárias de Educação dos Municípios. Início minha escrita contando da minha infância na zona rural, com a primeira ideia de escolarização que tive através de uma sala multisseriada com meu primeiro professor a quem sua prática servia-se de métodos tradicionais, repetitivos e com o uso de uma cartilha e finalizo com as reflexões do estudo na pós e com o momento que vivencio hoje na minha carreira como professora coordenadora durante o ano de dois mil e vinte um. |
Download |
|
|
Narrativa autobiográfica da minha alfabetização e do ser alfabetizador |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Marta Janice da Silva Rodrigues Oliveira
|
Banca |
- Bruno Marini Bruneri
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
- Regina Baruki Fonseca
|
Resumo |
Neste trabalho final do curso de pós-graduação lato sensu, Especialização em Alfabetização e Letramento, a proposta é criar, por meio da abordagem (auto)biográfica, um memorial narrativo, tratando da minha história de vida. Após a exposição sobre o meu processo de alfabetização, relato toda a minha trajetória escolar e a minha formação superior inicial e continuada. Em seguida, teço comentários sobre a minha experiência como professora, refletindo sobre a constituição do meu fazer docente na alfabetização. |
Download |
|
|
Da formação inicial à capacitação profissional: trajetória de ser alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Josiane Aparecida da Silva Xavier de Moura
|
Banca |
- Andressa Santos Rebelo
- Barbara Amaral Martins
- JEANNY MONTEIRO URQUIZA
|
Resumo |
Este Trabalho Final de Curso consiste em reflexões sobre o processo integrante do ser docente alfabetizadora, sua formação, construção da identidade profissional, sua profissionalização e profissionalidade. Sua elaboração parte de uma narrativa autobiográfica, discutida no diálogo com diferentes autores. Trata-se de uma produção com caráter formativo, na qual a autora analisa sobre sua própria constituição docente, com o objetivo de refletir sobre a prática e a maneira como vai se compondo nessa trajetória, forjando sua identidade como professora alfabetizadora, de modo a analisar os caminhos e significados que constituíram sua formação, identidade profissional, profissionalização e profissionalidade, constituindo uma autorreflexão da práxis do ser professora alfabetizadora. |
Download |
|
|
O professor alfabetizador e seus processos de construção |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Fabiano Antonio dos Santos
- Hellen Jaqueline Marques
- Nicole Claro Moreira de Morais
|
Resumo |
O trabalho do professor é construído por ele e por outros que vieram antes dele. É construído pela História da educação no Brasil e mundo. No Brasil, perpassa pelos Jesuítas com suas sabatinas chegando ao construtivismo. Desde a chegada dos Jesuítas a alfabetização mostrou sua importância para a formação da sociedade. Com a desestruturação da escola Jesuíta, com instalação do ensino público os professores passaram a ser a figura central no processo de ensino. Assim o professor vem se formando ao logo do tempo; conhecendo histórias e práticas que se confundem com as suas, conhecendo métodos, construindo e desconstruindo sua prática. Com o objetivo de refletir sobre sua história e a importância desta para seu trabalho como professor alfabetizador este trabalho apresenta a história de como me tornei professora e de como estou me formando professora alfabetizadora. Aqui relato desde a minha infância chegando ao momento atual, os impactos e os acontecimentos que marcaram meu processo de formação profissional. |
Download |
|
|
Memorial acadêmico: a trajetória de uma professora, suas memórias afetivas e profissionais |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Nazira Mohd Abdel Jaber Abdullah Costa
|
Banca |
- Fabiano Antonio dos Santos
- Hellen Jaqueline Marques
- Nicole Claro Moreira de Morais
|
Resumo |
Este trabalho de conclusão de curso será realizado em forma de Memorial para destacar a história da autora e seu desenvolvimento educacional desde o momento do ingresso na escola, passando por sua formação inicial, até quando concluiu o Magistério e iniciou seu período profissional como professora, primeiro na Educação Infantil, depois na Educação de Jovens e Adultos, Marinha do Brasil e atualmente nas séries iniciais. A trajetória acadêmica perpassa pela compreensão das dificuldades do ensino-aprendizagem, a necessidade de aperfeiçoamento e da valorização da profissão de professor, sem perder de vista os aspectos concernentes da teoria à prática educativa, destacados por autores que pesquisaram e desenvolveram seus métodos a partir da experiência em sala de aula. |
Download |
|
|
Caminhos... Processos reflexivos e formativos da identidade alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
24/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Claudiana Leite dos Santos
|
Banca |
- Alexandre Cougo de Cougo
- Ana Laura Salcedo de Medeiros
- Cleuza Maria Sobral Dias
|
Resumo |
O presente trabalho apresentado faz parte do requisito para obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento, o qual consta a narrativa e trajetória do processo de formação da minha identidade profissional. Tem por objetivo narrar experiências que fizeram parte do meu processo identitário como professora alfabetizadora. Foi proposto a escrita de um texto memorialístico docente, no estilo narrativo reflexivo, que conste as principais experiências desde a infância, passando pelos processos formativos e práticas que mais foram significativos na formação da minha identidade de professora alfabetizadora. Após discussões, leituras e escritas realizadas durante o curso, pude perceber a minha identidade, fruto de minhas experiências, estando pautada no dialogismo, na afetividade e no respeito à vivência dos educandos como fator de desenvolvimento de suas potencialidades e autonomia. |
Download |
|
|
Memórias e reflexões de uma professora alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
23/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Leide Laura de Almeida Cruz
|
Banca |
- Alexandre Cougo de Cougo
- Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio
- Maria do Carmo Galiazzi
|
Resumo |
O presente trabalho é resultado de um caminhar memorialístico produzido em disciplinas do curso de Alfabetização e Letramento realizado por professores da Rede Municipal de Ensino com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, onde falo sobre meu processo de alfabetização e trajetória na escola, passando pela Universidade, experiências em sala de aula como professora alfabetizadora e minhas formações ao longo de toda a carreira. Foi feito com reflexões e sentimentos sobre o próprio processo de aprendizagem e sobre o trabalho em sala de aula. Com essa escrita pude reviver minha alfabetização, toda a trajetória que me fez chegar à profissão docente e minha evolução dentro da docência, fez com que eu tivesse uma sensação de plenitude por tudo aquilo que já conquistei e aquilo que preciso realizar ou melhorar em relação ao ensino - aprendizagem dos meus alunos. |
Download |
|
|
No túnel do tempo - experiências vivenciadas: uma professora se desafiando |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
23/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Alexandre Cougo de Cougo
- Elena Maria Billig Mello
- Sabrina das Neves Barreto
|
Resumo |
O presente texto memorialístico de finalização do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento descreve a minha vida profissional em contínuo processo de ensino e aprendizagem, o qual esteve presente na minha trajetória, direcionado por fatos e es colhas pessoais. A minha formação acadêmica é em Pedagogia. Sou professora, profissional da Rede Municipal de Educação da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. O objetivo do trabalho foi revisitar os meus movimentos e experiências pessoais e profissionais de formação e, em ordem cronológica falarei da minha experiência e de como a reflito e, refletindo, escrevo e aprendo. Foram momentos de diálogos, troca de experiências, estudos teóricos-metodológicos, que oportunizaram reflexões sobre contribuições que poderão ajudar na formação dos professores que atuam nas salas de alfabetização e o currículo da educação integral em que a parte diversificada são disciplinas que favorecem no desenvolvimento das atividades dos alunos em processo de alfabetização. Portanto, refletir sobre o currículo é ir além dos conteúdos ou métodos, ensinando também às crianças valores, habilidades, visão do presente, passado, futuro e, principalmente que tipo de sociedade e ideologias são esperadas a partir de determinados processos. São muitos os desafios e isso me instiga a movimentar em busca de uma educação que tenha sentido para nossos alunos. O curso de alfabetização e letramento trouxe muitas contribuições que poderão me ajudar na formação dos professores que atuam nas salas de alfabetização. |
Download |
|
|
Minha caminhada alfabetizadora: lágrimas, flores e reflexões |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
17/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Verônica Aparecida Gavilán de Ferra
|
Banca |
- Claudia Araujo de Lima
- JEANNY MONTEIRO URQUIZA
- Lene Cristina Salles da Cruz
|
Resumo |
Este trabalho de finalização de curso tem como objetivo analisar a concepção de letramento e alfabetização a partir de memorial docente, em que pode ser percebida a importância e contribuição de vários filósofos pedagogos para situações corriqueiras em sala de aula. É analisada e relembrada situações marcantes na vida da criança quando estudante e também da professora permanentemente estudante, evidenciando grande relevância entre os estudos para ampliação e constante transformação como profissional e como pessoa, e principalmente demonstrando mudanças nas práticas anteriormente vinculadas à alfabetização e letramento. |
Download |
|
|
Guardados: formação e docência de uma professora alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
16/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Josilene da Silva Augusto
|
Banca |
- Anamaria Santana da Silva
- Leidiane Garcia
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Resumo |
Este artigo é trabalho final do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, no qual apresento reflexões a partir de minhas narrativas de formação e atuação como professora alfabetizadora. Para tanto, utilizei como abordagem teórica e metodológica a (auto)biografia e o memorial. Ao narrar sobre a minha formação fui transportada, ao mesmo tempo, a dados da minha trajetória de vida, e, a remexer em meus guardados das provocações dos diálogos formativos reflexivos da minha profissão, tomando como referência Bragança (2011) e Sousa (2003). Contudo, percebo que a reflexão provocada sobre o fazer docente, considerando as dimensões pessoal, profissional e institucional, não se separam, mas potencializam o processo formativo docente e subsidiam a mudança na minha atuação. |
Download |
|
|
Reflexões de uma educadora alfabetizadora em contexto escolar |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
16/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jorge Luis Mazzeo Mariano
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Amanda de Mattos Pereira Mano
- Elaine Gomes Ferro
- Jorge Luis Mazzeo Mariano
|
Resumo |
O presente texto foi elaborado como Trabalho Final do curso de Alfabetização em Letramento tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre educação e em especial sobre a alfabetização a partir da narrativa autobiográfica como recurso metodológico. A narrativa autobiográfica se apresentou como um recurso metodológico relevante na medida que proporcionou uma reflexão acerca da trajetória de vida e profissional. Sendo assim, por meio da elaboração de um memorial destacou-se diferentes momentos da vida de uma docente alfabetizadora, a partir de um recorte temático cujo foco se volta para as suas experiências educativas. Nesse sentido, abordou-se as suas primeiras experiências escolares, passando pelo seu processo de formação docente e atuação em sala de aula, com especial destaque a sua participação no PNAIC. A partir desse relato pessoal foi possível estabelecer algumas reflexões sobre educação e alfabetização promovida pela análise da própria prática como também pelas leituras, discussões e conhecimentos potencializados no grupo. Ao final, conclui-se que o curso de Espacialização Alfabetização e Letramento me proporcionou mais do que a possibilidade de aquisição de um diploma e acesso a conhecimentos relevantes sobre o processo e alfabetização, o que, em última instância, capacitou-me para ser agente transformadora na escola em que atuo |
Download |
|
|
Identidade docente: superando barreiras através da educação |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
16/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Cecilia Ortigoza Romero Vaz
|
Banca |
- Barbara Amaral Martins
- Bruno Marini Bruneri
- JEANNY MONTEIRO URQUIZA
|
Resumo |
Este trabalho, em formato de memorial, foi proposto e elaborado como requisito básico para a conclusão do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS-CPAN). No referido trabalho, que tem por objetivo descrever o processo de constituição de minha identidade enquanto professora alfabetizadora, são apresentados relatos de experiências pessoais que deixaram marcas e que de alguma forma, contribuíram para a constituição identitária. Este percurso, cercado por longos períodos de situações de vulnerabilidade social, privações e renúncias, até o momento da percepção e da necessidade de buscar uma mudança na trajetória de vida, aqui são narradas e revividas, ganhando novos significados. Desse modo, narrar nossas histórias nos permite refletir sobre o vivido com os olhos do presente e prospectar para o futuro, novas e significativas experiências. |
Download |
|
|
Uma luta, uma vida: trajetórias de uma professora alfabetizadora |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Artigo Científico |
Data |
16/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Bruno Marini Bruneri
- Erika Natacha Fernandes de Andrade
- Marcia Regina do Nascimento Sambugari
|
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória enquanto educadora e alfabetizadora, perpassando determinados momentos da vida pessoal e vivências no exercício docente relevantes para a construção de uma profissional da educação capaz de contribuir para a transformação de realidades. Reflete também sobre a práxis pedagógica adotada nesse processo, com base nas teorias dos estudos da educação e de acordo com a prática da narrativa pedagógica autobiográfica. O estudo ancora-se em trabalhos de teóricos da pedagogia como José Carlos Libâneo, Paulo Freire e Isabel Parolin, e textos sobre a narrativa pedagógica autobiográfica de autores como Maria da Conceição Passegi, Sara Borba e Inês Bragança, além de outros correlatos. |
Download |
|
|
Alfabetização e letramento: as trajetórias que me levaram à docência |
|
Curso |
Especialização em Alfabetização e Letramento |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
16/02/2022 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Coorientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Leandro Aparecido de Souza
- Silvia Adriana Rodrigues
- Vera Luisa de Sousa
|
Resumo |
Este texto, Trabalho de Finalização de Curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, tem como foco apresentar os caminhos de minha construção identitária como docente. A metodologia utilizada foi a autobiográfica, com apoio de autores que discutem a formação de professores, alfabetização, letramento e leitura, dentre outros. O uso da narrativa autobiográfica durante o curso de pós-graduação em questão permitiu a reflexão sobre a ressignificação da experiência (não só profissional), no contexto da formação docente. Desta maneira narra-se aqui como o curso levou-nos a rever nossas trajetórias para pensar em práticas que vão sendo construídas através das experiências e também nos conscientizarmos sobre o que do nosso passado trouxemos e que precisa ser repensado para não repetirmos com nossos alunos. Concluo apontando a importância desse curso de pós-graduação para o nosso desenvolvimento profissional no sentido de permitir ressignificar nossa prática para não repetir ações que de alguma maneira nos torturavam. |
Download |
|
|