Especialização em Alfabetização e Letramento

Atenção! O edital referente ao processo seletivo e arquivos pertinentes ao curso estão disponíveis no site do curso.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Estrutura Curricular

  Nome da Disciplina Carga Horária Modalidade Ações
10033001: Alfabetização e Letramento: Conceitos, Políticas, Direitos e Práticas I - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos, conceituais e pedagógicos da alfabetização e do letramento no contexto
educacional brasileiro. Diferentes abordagens teóricas sobre o ensino da escrita e da leitura. -
Memórias de alfabetização como processo formativo docente. Aspectos históricos e conceituais do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; pedagogia participativa e direitos humanos; alfabetização, oralidade e letramento em ações de educação formal e não formal. Política Nacional de Alfabetização (PNA).

10033015: Alfabetização e Letramento: Conceitos, Políticas, Direitos e Práticas II - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aspectos históricos, conceituais e pedagógicos da alfabetização e do letramento no contexto educacional brasileiro. Diferentes abordagens teóricas sobre o ensino da escrita e da leitura. - Memórias de alfabetização como processo formativo docente. Aspectos históricos e conceituais do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; pedagogia participativa e direitos humanos; alfabetização, oralidade e letramento em ações de educação formal e não formal. Política Nacional de Alfabetização (PNA).

10033007: Alfabetização e Letramento na Perspectiva da Educação Inclusiva - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Fundamentos legais e filosóficos que norteiam a proposta de inclusão escolar. Escolarização do público da educação especial: estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Alfabetização e letramento na perspectiva da educação inclusiva.
Estudo das principais dificuldades de aprendizagem encontradas no período de alfabetização. Identificação e análise de recursos didáticos e estratégias pedagógicas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Compreensão de aspectos relacionados à diferenciação pedagógica (atividade diferenciadas) e o processo de avaliação para alunos com dificuldades de aprendizagem.

10033008: Alfabetização e Linguística - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Princípios gerais da Linguística. Estudo dos aspectos linguísticos da alfabetização. Análise teórica da consciência fonológica. Compreensão das relações da fala e da escrita na alfabetização.

10033006: Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

O processo de alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental, através de exemplos da vida quotidiana, dos jogos e da resolução de problemas. A construção do número, as representações simbólicas espontâneas e a apropriação da linguagem dos signos matemáticos.

10033003: Avaliação do Processo de Alfabetização: Aspectos Diagnósticos, Processuais e Formativos I - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Avaliação como ferramenta diagnóstica, processual e formativa. Avaliação como instrumento contínuo de desenvolvimento profissional. Desenvolvimento das metas de aprendizagem e o papel da avaliação. Concepções e formas de avaliação e letramento. Dimensões sociais e individuais da alfabetização e do letramento e o uso da avaliação.

10033016: Avaliação do Processo de Alfabetização: Aspectos Diagnósticos, Processuais e Formativos II - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Avaliação como ferramenta diagnóstica, processual e formativa. Avaliação como instrumento contínuo de desenvolvimento profissional. Desenvolvimento das metas de aprendizagem e o papel da avaliação. Concepções e formas de avaliação e letramento. Dimensões sociais e individuais da alfabetização e do letramento e o uso da avaliação.

10033004: Caminhos Reflexivos da Investigação Pedagógica I - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Prática Docente e Investigação Pedagógica. O papel do Diário no registro reflexivo cotidiano da docência. Memorial Docente. Reflexões sobre a constituição do(a) docente alfabetizador(a) a partir da escrita. Questões iniciais para a definição do objeto de investigação.

10033010: Caminhos Reflexivos da Investigação Pedagógica II - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Sistematização do processo reflexivo investigativo e narrativo. Definição do objeto de investigação,
do instrumental teórico metodológico e das bases de registros da pesquisa. Partilha dialógica dos
registros das práticas docentes.

10033012: Caminhos Reflexivos da Investigação Pedagógica III - 15h 15 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Leitura compartilhada, ressignificação e organização da investigação pedagógica. Construção do projeto de Trabalho Final de Curso (TFC).

10033005: Didática e Tecnologias Digitais no processo de Alfabetização e Letramento - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

A relação pedagógica (professor, aluno, conteúdos e tecnologias) no processo ensino aprendizagem.
O planejamento pedagógico para alfabetização e letramento. Metodologias ativas de aprendizagem: ensino híbrido, gamificação e personalização. Avaliação da aprendizagem nos processos de alfabetização e letramento. Tecnologias digitais nas práticas de alfabetização e letramento. Cultura Digital, Letramento Digital e Mídia-educação.

10033009: Estratégias de Leitura e Escrita na Perspectiva do Letramento - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Estudo do texto como unidade básica de comunicação e interação social e identificação de diferentes gêneros textuais para práticas de produções de textos nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os processos que envolvem a produção de textos: escrita, leitura, revisão e reescrita.
Análise de recursos e práticas pedagógicas para produção de textos. A importância da literatura no
desenvolvimento da criança. A formação de leitores e o papel do professor. Estratégias de leitura e escrita na escola: concepções e metodologia.

10033002: Fundamentos Psicológicos do Desenvolvimento na Oralidade, Escrita e Leitura - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Aprendizagens e desenvolvimentos de funções psicológicas que fundamentam o processo de
compreensão e de domínio da oralidade, da linguagem escrita e da leitura. O desenvolvimento da
linguagem oral nas funções socializadora e de generalização. Jogo como via para a compreensão e
uso da simbolização, da criação narrativa, do controle da vontade própria, do desenvolvimento
corporal. Desenho como atividade de construção e forma de registro. Oralidade, desenho e jogo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições para o letramento e para a alfabetização.

10033011: Jogo, Ludicidade e Letramento - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Conceito de jogo e ludicidade. A importância do jogo para o desenvolvimento humano e das sociedades. Jogo na educação e na práxis dos pedagogos. Jogo na relação com a oralidade, escrita e leitura. Prática pedagógica na perspectiva da integração e como ato artístico. Conhecimento de diferentes tipos de jogos: Jogos de análise fonológica. Jogos para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético. Jogos para consolidação das correspondências grafofônicas.

10033013: Seminário Integrado de Pesquisa - 30h 30 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Discussão teórico-metodológica dos projetos de Trabalho Final de Curso (TFC). Socialização do
andamento do desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Seminário de socialização das
propostas de projetos de Trabalho Final de Curso (TFC).

10033014: Trabalho Final de Curso (TFC) - 0h 0 Obrigatória
Ementa da Disciplina

Trabalho Final de Curso (TFC).