UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/07/2023 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ana Claudia Tasinaffo Alves
- Ivo Leite Filho
- María Elena Infante-Malachias
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
As metodologias ativas têm sido muito sugeridas como estratégias para melhoria da qualidade da educação básica, pois a escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de sujeitos autônomos e que tenham a capacidade na resolução de problemas ao qual nos deparamos constantemente. Porém tem sido observado que em muitas escolas o modelo que ainda persiste é a metodologia expositiva, com a preocupação apenas na transmissão de conteúdos e centrado no professor. Diante das propostas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que compreende um conjunto de orientações que visa conduzir as equipes pedagógicas na construção dos currículos na Educação Básica de forma mais integradora, e sendo esse um tema constante em reuniões entre professores e gestores escolares, existe a necessidade de buscar efetivar essas novas metodologias, a qual na prática impõem muitos desafios para a sua implementação. Embora a BNCC não mencione uma prescrição de uma metodologia de ensino específica, faz algumas orientações gerais sobre como as aprendizagens podem ser desenvolvidas. Uma metodologia que pode ser utilizada para desenvolver as aprendizagens indicadas pela BNCC é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj). Essa metodologia consiste em propor um projeto desafiador aos estudantes, que exige a aplicação de conhecimentos e habilidades em um contexto real. Ao utilizar a ABPj em sua prática pedagógica, o professor pode adaptar a metodologia para atender às necessidades e características dos estudantes, levando em consideração suas experiências, interesses e potencialidades. Neste trabalho de pesquisa analisou-se cinco dissertações de mestrado que previamente foram selecionadas a partir do Repositório de Teses e Dissertações da Capes, com base nas palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Médio e Química. Esta pesquisa é classificada predominantemente como bibliográfica e de caráter qualitativo que teve por objetivo analisar os principais resultados obtidos sobre o uso da metodologia ativa ABPj no contexto escolar no Ensino de Química. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou à elaboração de um produto educacional na forma de um manual instrucional abordando o tema “A História da Espectroscopia na Descoberta dos Elementos Químicos” com orientações balizadoras, seguindo a abordagem da metodologia ativa ABPj, sendo destinada principalmente aos professores de Química que atuam no Ensino Médio. |
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ALGUNS ELEMENTOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: Análise da proposta do AUTOLABOR como Laboratório Didático Móvel na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
10/07/2023 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Carolina Teixeira Laranjo Breda
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Banca |
- Ana Claudia Tasinaffo Alves
- Daniele Correia
- Ivo Leite Filho
- María Elena Infante-Malachias
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
A formação integral de um estudante do Ensino Médio abrange diversas modalidades. Entre elas, está o desenvolvimento de habilidades e competências que promovem o cientificismo aplicado às Ciências da Natureza. Os Laboratórios Didáticos são importantes ferramentas educacionais, englobando, entre outras áreas, as Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo desta pesquisa é compreender as Políticas Públicas que promovem a aquisição e manutenção dos Laboratórios Didáticos, responsáveis por fornecer suporte às atividades práticas das disciplinas das Ciências da Natureza. A presente pesquisa traz um panorama do Ensino de Ciências no contexto educacional brasileiro, por meio do estudo das principais legislações vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, considera o contexto educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), conforme a revisão da Constituição Estadual e do Plano Estadual de Educação. Para abordar essas políticas e compreender como elas têm sido aplicadas atualmente, considerando a utilização da ferramenta educacional adotada pela Secretaria Estadual do MS, o AUTOLABOR, realizamos um levantamento histórico dos Laboratórios Didáticos Móveis adotados pela Rede Estadual de Ensino. Também destacamos a importância dos Laboratórios de Ensino para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em relação às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. A fim de entender a ferramenta, analisamos sua proposta e especificações e, por fim, realizamos uma avaliação e simulação para identificar suas fragilidades. Constatamos que o AUTOLABOR, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação do estado de Mato Grosso do Sul em todas as escolas estaduais, está em conformidade com as Políticas Educacionais vigentes. Identificamos algumas fragilidades ao realizar a simulação de uso dessa ferramenta didática, incluindo o tempo necessário para planejamento, teste e execução das atividades experimentais sugeridas pelo Manual de Atividades Práticas de Química. Para contribuir com a continuidade dessa proposta, elaboramos como produto desta dissertação um Catálogo de Reagentes que apresenta informações técnicas sobre os reagentes disponíveis no AUTOLABOR. Essas informações, como nome científico, nome comercial, massa molar, fórmula molecular e estrutural, dados físico-químicos, reatividade, periculosidade, contextualização, armazenamento, descarte, entre outros, agilizam o tempo de estudo e planejamento, tornando-se uma ferramenta facilitadora para o professor no exercício de sua prática docente. |
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CARACTERIZAÇÃO DOS PROJETOS FINALISTAS DE QUÍMICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA-FEBRACE (2010 A 2021) |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/06/2023 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- FREDERICO FERREIRA MARTINS
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Banca |
- Ana Claudia Tasinaffo Alves
- Ivo Leite Filho
- María Elena Infante-Malachias
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Resumo |
As Feiras de Ciências desempenham papel fundamental para o desenvolvimento científico de jovens estudantes. Através das Feiras as instituições de ensino, professores e estudantes podem dialogar com o ensino, a pesquisa e a extensão. As Feiras de Ciências, em especial a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é capaz de estimular e divulgar a cultura científica nos estudantes do ensino fundamental e médio. Neste contexto, os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, criados em 2008, com o objetivo de levar, prioritariamente, ensino técnico em nível médio com foco no Ensino, Pesquisa e Extensão surge como uma instituição apta a desenvolver projetos de Feira de Ciências. Esta aptidão se dá pelo fato dos Campi possuírem quadro de docentes com formação específica, laboratórios bem equipados e recursos destinados à participação em eventos. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a representatividade dos Institutos Federais em relação aos projetos de Química finalistas da FEBRACE entre os anos de 2010 a 2021, fazendo o levantamento quantitativo do número de projetos finalistas, identificando as palavras-chave mais recorrentes e criando uma plataforma que contenha todos os dados e resumos referentes à Química na FEBRACE. Este estudo foi desenvolvido utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa qualitativa. Como características bibliográficas foram consultados livros, artigos e revistas, os quais deram embasamento à pesquisa realizada, pois, o material teórico apreendido na fase bibliográfica, guiou as incursões qualitativas. Com base nos dados coletados e tratados, evidenciou-se que o Instituto Federal é o maior participante da FEBRACE em números relativos, quando se leva em conta o número de unidades existentes em relação às outras redes de Ensino. Isso nos mostra que o investimento em educação voltada para atender os arranjos produtivos locais e que tenha como fundamento o ensino, pesquisa e extensão contribui muito para o despertar dos jovens para o fazer científico, observando, criando hipóteses, testando, coletando dados, discutindo resultados e chegando a conclusões a respeito de determinado fenômeno. |
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ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO E-BOOK “UMA PROPOSTA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE AVOGADRO POR MEIO DA ELETRÓLISE DA ÁGUA” |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/02/2023 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- José Alberto Melão dos Santos
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Banca |
- Daniele Correia
- Jorge Luiz Raposo Junior
- Lincoln Carlos Silva de Oliveira
- Marco Antonio Utrera Martines
- Onofre Salgado Siqueira
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Resumo |
A pesquisa desenvolvida refere-se à elaboração, desenvolvimento e avaliação de um material didático (produto educacional) destinado para o ensino médio na disciplina de Química visando a determinação do valor numérico da constante de Avogadro empregando o processo de eletrólise com enlace no conteúdo de eletroquímica, abrangendo os conceitos básicos de eletricidade, quantidade de matéria e estado de oxidação. A proposta corresponde a um e-book onde apresenta um roteiro experimental para determinação do valor numérico da constante de Avogadro, juntamente com uma série de sugestões de artigos, páginas da web, experimentos auxiliares que destaca pontos importantes dos conteúdos em eletroquímica (células galvânicas e eletrolíticas), estado de oxidação e noções de eletricidade. Este e-book alinha-se aos princípios da aprendizagem significativa na visão de Ausubel e Novak sendo destinado a auxiliar os educadores (professores) que atuam na disciplina de Química, independentemente de sua formação acadêmica, atendendo também aos estudantes, pois além de apresentar o roteiro experimental conta-se com passo a passo para seu desenvolvimento. Como parte integrante da pesquisa qualitativa de caráter aplicado, o e-book foi avaliado por meio do instrumento avaliativo, este constituído de questões abertas que proporciona maior liberdade aos avaliadores. A avaliação ocorreu a partir dos apontamentos feitos pelos professores da rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul que atuam na disciplina de Química, nossos consultores Ah doc, quanto à possível utilização do e-book como material didático. Os dados obtidos foram analisados através da análise de conteúdo seguindo as orientações Gil (2002), utilizando a priori a categorização “aspectos positivos”, “aspectos negativos” e “sugestões”. Com esta avaliação foi evidenciado que o produto apresenta potencial de material didático tanto pelo professor quanto pelo estudante, sendo destacado pelos consultadores como pontos positivos a linguagem simples e clara; a sugestão de vários conteúdos e como trabalhá-los, a inclusão e sugestão de vários recursos tecnológicos; os mapas conceituais, dentre outros. Mas carecendo de ajustes para a versão final. Espera-se que este e-book possa contribuir como recurso pedagógico ao educador de forma a facilitar a aprendizagem do estudante nos conteúdos de eletroquímica, eletricidade e quantidade de matéria, evidenciando também as diversas aplicações da eletroquímica no cotidiano, motivando a reflexão sobre a aprendizagem significativa e as atividades experimentais em sala de aula como uma abordagem viável na prática de ensino. |
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RADIOATIVIDADE: uma proposta para a aprendizagem significativa para o ensino de química. |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/01/2023 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
- Marco Antonio Utrera Martines
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana da Silva Posso
- Adriana Pereira Duarte
- Juliana Jorge
- Luzinatia Ramos Soares
- Marco Antonio Utrera Martines
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Resumo |
Nos últimos anos a educação básica está passando por grande mudança. A Base Nacional
Comum Curricular tem como objetivo buscar nos alunos um projeto de vida de forma que
desenvolvam princípios éticos e políticos, sempre trabalhando o lado socioemocional para a
formação humana integral tendo como resultado o protagonismo estudantil. A disciplina de
Química requer uma atenção especial, pois além da teoria deve-se priorizar a prática, porque é
nesse momento que o aluno é estimulado a usar a imaginação na busca de uma explicação para
o fenômeno que está acontecendo. Além de chamar a atenção, a prática deve estar de acordo
com os objetivos a serem alcançados e assim enriquecer o saber de nossos alunos. Alguns
conteúdos, como a Radioatividade, por exemplo, são difíceis de serem demonstrados
experimentalmente por conta de sua complexidade experimental e custos elevados. Nos últimos
anos, a Plataforma Arduino, que consiste em uma placa projetada com um microcontrolador e
software livre, tem sido proposta como ferramenta no ensino, principalmente pelo seu baixo
custo e fácil programação. Assim sendo, este trabalho de dissertação de mestrado envolve o
desenvolvimento de metodologia para aula teórica e experimental de Radioatividade como uma
proposta didática significativa de aprendizagem do aluno para o ensino na disciplina de Química
do Ensino Médio. O objetivo é montar um produto teórico e prático, testando a Plataforma
Arduino, já programada para ser utilizada como contador Geiger-Müller em aulas experimentais
de Radioatividade para detectar radiação de objetos e minerais naturais brasileiros através de
pesquisa exploratória. O material foi aplicado a professores das escolas estaduais na Rede
Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – MS, e que avaliaram e validaram a eficácia do
produto. A avaliação e validação foi por meio de um questionário elaborado por mim, onde os
resultados dos dados analisados se deu por meio de somatória dos valores das respostas,
divididos pelo número de participantes, sendo que sessenta a cem por cento foi considerado
satisfatório, quarenta a cinquenta e nove por cento como insatisfatório, com revisão e alteração
de alguns pontos indesejados e abaixo de quarenta por cento como totalmente ruim e o projeto
repensado. Ao final do projeto, produzi um kit como material didático de baixo custo com parte
teórica e prática, contendo um contador Geiger-Müller e objetos que emitem radiação para serem
identificados em aulas experimentais de radioatividade.
Palavra-chave: Arduino; Material Didático; Experimento de Radioatividade; Ensino de
Química; Contador Geiger-Müller.
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O Produto Educacional as Contribuições de Dalton para o Ensino de Química: o que Dizem os Professores de Química da Educação Básica? |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/12/2022 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniele Correia
- Marco Antonio Utrera Martines
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Rafael do Prado Apparecido
- Saul Benhur Schirmer
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Resumo |
O ensino do modelo de Dalton ainda é um desafio para professores da educação básica, pois, geralmente, limita-se à mera apresentação do modelo ou ainda a uma simplificação desse modelo por meio de analogias. Assim, o presente trabalho teve como objetivo produzir o produto educacional “Dalton e suas contribuições para o ensino de Química: uma proposta de Guia Didático” e avaliá-lo por professores de Química da educação básica de MS. O produto educacional foi construído com base nos conceitos das metodologias ativas de aprendizagem (MAA) com ênfase na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O produto educacional proposto configura-se como um guia didático e apresenta, de forma diferenciada, a abordagem das principais contribuições de Dalton para a Química, oferecendo ao professor atividades diversificadas. A pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa sem intervenção. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, o inicial e o final, tendo o primeiro o objetivo de levantar o perfil dos professores participantes da pesquisa, e o segundo, investigar a visão dos professores de Química sobre o produto educacional. Com base nos resultados da pesquisa, é possível inferir que os professores contribuíram de forma significativa com questões didático-pedagógicas, discussões aprofundadas sobre a História da Ciência, sobre a epistemologia da ciência e com questões relacionadas ao cotidiano das escolas. Com relação ao potencial do material avaliado, os professores elencaram potencialidades como apresentar outras contribuições de Dalton que não seja somente o modelo representacional do átomo, a dinamicidade do material com a presença de links e QR Codes que facilita o manuseio do material e a forma como o material é apresentado. Por fim, defende-se a necessária participação de professores que estão lecionando na educação básica para a avaliação dos produtos educacionais como etapa fundamental na elaboração de materiais didáticos. |
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Alimentos e a Química: Uma Abordagem Investigativa voltada para Estudantes Surdos |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/12/2022 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Miriã Francine dos Santos Codignola
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Banca |
- Carla Busato Zandavalli
- Daniele Correia
- Dario Xavier Pires
- Sinara München
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
O ensino de química voltado a estudantes surdos deve oportunizar vivências que motivem o interesse pela cultura científica e contribuam para a formação de cidadãos críticos e corresponsáveis por solucionarem problemas do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo, analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a temática de alimentos e suas relações com o estudo introdutório de macronutrientes voltada a estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue. A pesquisa se deu no escopo da abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação participante, da gravação das aulas, das produções dos estudantes, dos questionários aplicados antes e após a SEI e da entrevista semiestruturada da tradutora intérprete da língua de sinais (TILS). Em cada etapa, buscou-se analisar as possibilidades de construção dos significados dos termos carboidratos, lipídios e proteínas a partir da temática de alimentos. Os resultados indicaram que a SEI possibilitou aos estudantes uma argumentação mais fundamentada e crítica, contribuindo para a identificação de macronutrientes nas refeições diárias e para a conscientização da importância de uma alimentação equilibrada em macronutrientes para o funcionamento do corpo, promovendo desenvolvimento intelectual e autonomia. Além disso, no contexto da sala de aula, o debate sobre a temática de alimentos e sua composição química, bem como a comunicação em uma perspectiva de ensino bilingue, mobilizaram processos de construção de conceitos científicos e promoveram maior envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades investigativas. Por fim, destacamos como resultado desta dissertação a produção do produto educacional intitulado “Uma sequência didática sobre carboidratos, lipídios e proteínas para estudantes surdos”, oferecendo aos professores de química que lecionam na educação básica um material complementar para aulas sobre introdução à composição química dos alimentos voltado a estudantes surdos. |
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PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA LEITE |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/01/2022 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Ivo Leite Filho
- Nidia Franca Roque
- Priscila Aiko Hiane Siroma
- Raquel Pires Campos
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Da aproximação do homem mesolítico com o animal iniciou-se o processo de domesticação. Juntamente com a proteção oferecida, a pele, o osso e o leite animal passaram a fazer parte da rotina humana. Atualmente, a posição nacional em produção e consumo de leite assumem uma significação que não se reflete na realidade social ao que se refere a conhecimento técnico sobre essa matéria prima, uma vez que, apesar de crescente, o número de produtores leiteiros tem reduzido, notoriamente. Nas escolas de ensino médio, o livro didático, um dos principais instrumentos de ensino, utilizado por professores apresenta uma abordagem tímida sobre o tema sendo insuficiente para suprir a necessidade dos estudantes acerca do assunto. O leite faz parte da realidade social brasileira e isso também é notado no estado do Mato Grosso do Sul pela sua numerosa população rural, pelo desenvolvimento promissor da economia leiteira e pelas propostas de ensino da nova BNCC focada em projetos, regionalização e significação. Com objetivo de descrever a abordagem do tema leite nos livros do PNLD/2018 e elaborar ferramenta de ensino para suprir as lacunas encontradas acerca de identificação e nutrição alinhados a este produto, sob o olhar da ciência Química, este trabalho encontra afinidade com os conceitos da teoria da aprendizagem de Jerome Bruner, para fundamentar estudos de natureza qualitativa, que se fizeram por pesquisa bibliográfica. As 06 (seis) coleções em 03 (três) volumes que participaram do Guia do Livro Didático/2018 foram avaliadas sob o olhar dos "Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Química” que é um critério classificatório para inclusão do livro didático no GLD. Como parte complementar desta análise foi produzido um mapa mental baseado na transcrição de questionamentos formulados nos 03 (três) anos de ensino do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) durante anos de 2017 a 2019 e sob o prisma dos estudos de Buzan. Ao utilizar analise dos livros didáticos do PNDL/2018, ficou sedimentado que a análise de realidades em ambiente de aprendizagem, seja esse a sala de aula ou laboratório das escolas, acerca da temática leite, exerce uma possibilidade de relevância em discutir inúmeros conceitos de conhecimento da química. Estudos sobre a temática leite foi apresentado como Produto de ensino tendo como origem a presente dissertação de mestrado.
Palavras chave: Leite, livro didático, projetos
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A Química das Especiarias e suas Correlações |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
29/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Julia Estéfane Martins de Abreu
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Banca |
- Alex Fonseca Souza
- Aloízio de Oliveira Soares
- Ivo Leite Filho
- Patricia de Oliveira Figueiredo
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Especiarias é um tema que imediatamente remete ao período das Grandes Navegações e à importância destes produtos para fomentar o comércio e a busca de riquezas. Disto decorreu a descoberta de rotas marítimas, de novas terras e uma visão integrada do planeta. “As Especiarias e suas Correlações com a Química Orgânica” é um produto educacional voltado para alunos do Ensino Médio que tem como ponto de partida as Especiarias e que se propõe a situar o leitor frente aos responsáveis pelas propriedades das Especiarias e outras plantas, de acordo com as substâncias químicas nelas presentes. Estas são designadas como metabólitos secundários e organizadas em classes, como alcaloides, terpenos, flavonoides, etc... Cada classe é produzida por uma rota metabólica própria, a partir de precursores, sendo o processo de produção designado como biossíntese. Numa planta as substâncias ocorrem em misturas complexas e para sua caracterização é necessário que ela seja purificada. A cromatografia, em suas diversas variáveis, é a técnica principal empregada na purificação destas substâncias. Uma vez purificada, a caracterização de sua estrutura química requer o uso de métodos físicos de análise, entre os quais se destaca a espectroscopia de ressonância magnética nuclear. São estes os temas abordados neste produto educacional, de uma maneira leve, numa forma mais gráfica que textual, tornando esse conjunto de informações, mediado pelo professor, acessível a um aluno do Ensino Médio. |
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A utilização de conceitos de química apresentados nos projetos finalistas da FETECMS como base do aplicativo para inserção de professores na ICJ |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Fernando Henrique Dutra Pereira
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Banca |
- Eduardo Luis Figueiredo de Lima
- Ivo Leite Filho
- Luciano Elsinor Lopes
- Onofre Salgado Siqueira
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
O presente trabalho trilha possibilidades de incentivar a metodologia da iniciação científica no
ensino de química e deriva de uma análise documental dos livros de resumo da Feira de
Tecnologia Engenharia e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), nas edições publicadas
entre o período de 2011 e 2019. A ciência e a tecnologia vêm cada vez mais fazendo parte do
conhecimento dos alunos e professores da educação básica. As feiras de ciências, por exemplo,
incentivam o crescimento pessoal e promovem meios para que o profissional estimule os
indivíduos ao aprendizado contínuo, capacitando-os para uma cultura científica e tecnológica
que pode colaborar significativamente no processo de educação dos jovens, tendo em vista que
a sala de aula não pode ser concebida apenas como espaço de reprodução dos conhecimentos
científicos já produzidos. Dessa forma, este trabalho almeja contribuir para inserção de novos
docentes na metodologia da ICJ (Iniciação Científica Júnior). A Iniciação Científica é a ocasião
em que o estudante, diante do que ele já conhece, utiliza-se desse conhecimento para produzir
ciência. É o momento da curiosidade conduzir a pesquisa na busca e na construção dos sentidos.
Em relação ao docente iniciante, o trabalho almeja propor uma forma mais simples de abordar
alguns temas e possibilitar o encontro com o resumo de projetos já desenvolvidos, por meio da
criação de um aplicativo. Para promover um alcance maior de pessoas, levando em
consideração que o smartphone está cada dia mais presente na vida dos cidadãos, este App tem
por objetivo propagar a ICJ no ensino de química, podendo também ser aplicado em outras
áreas do saber. Nesse aplicativo, o usuário terá possibilidade de localizar propostas de aula,
ideias para o início de um projeto, consultar diretamente o resumo do trabalho que lhe chamar
atenção, ou através de palavras-chave, a fim de proporcionar um aprendizado inicial aos
docentes que estão imergindo na ICJ.
Palavras-Chave: Incentivo. Ensino de Química. Iniciação Científica Júnior. |
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RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O SETOR SUCROALCOOLEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alex Haroldo Jeller
- Ivo Leite Filho
- Luciano Elsinor Lopes
- Onofre Salgado Siqueira
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
A temática sucroalcooleira é significativa no cenário nacional para educação em regiões com
esse perfil econômico. Isso é confirmado pela posição do Brasil no cenário mundial, onde
possui destaque por ser um dos maiores produtores de açúcar de cana-de-açúcar e etanol do
mundo. Em algumas regiões a presença de desse setor econômico é mais acentuada, como é o
caso da região Sudeste e Centro-Oeste do país. Os materiais didáticos, como os livros, não são
desenvolvidos levando em consideração as especificidades de cada região, pois, o Programa
Nacional de Livros Didáticos (PNLD), abrange a nível nacional a escolha dos Livros Didáticos
(LDs) aprovados. O presente trabalho objetivou a realização da análise dos experimentos de
Química, presentes em LDs de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LDCNT) e suas
relações com o setor sucroalcooleiro. O interesse para realização do desta dissertação partiu da
observação do pesquisador em sua experiência na indústria sucroalcooleira e como professor
de Química. Para alcançar o objetivo da dissertação, foi necessário identificar os LDs
pertencentes ao PNLD-2021, bem como os experimentos de Química presentes nos livros, para
então, proceder com a análise comparativa. Com os resultados da dissertação foi possível propor
um produto, Roteiro de Atividades Experimentais de Química sobre o Setor Sucroalcooleiro
para Ensino Médio, como ferramenta aos professores no ensino de Química. Para realização
deste trabalho, foram analisados 42 LDCNT, contemplando um total de 82 Atividades
experimentais de Química, sendo que, para análise foram feitas 10 questões que relacionam as
Atividades experimentais de Química com o setor sucroalcooleiro, bem como a relação com o
Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Os dados demonstraram, que a distribuição
das Atividades experimentais no decorrer dos LDs se apresenta forma não regular, além de
apresentarem muito superficialmente alguma relação com o setor sucroalcooleiro. Essas
lacunas, quanto a relação com as habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno e seu contexto
social, econômico e cultura, levou o pesquisador a propor um produto que venha a ser
ferramenta extra, aos professores de Química dessas regiões, onde a economia é voltada ao
setor sucroalcooleiro. |
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A QUÍMICA DOS AGROTÓXICOS E INSETICIDAS NATURAIS PARA O ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Lilian Lane de Sousa Lima
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Banca |
- Ivo Leite Filho
- Luzinatia Ramos Soares
- Maria José Camargo
- Patricia de Oliveira Figueiredo
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas na agricultura. Com o aumento da produção agrícola, o Brasil tornou-se um de seus maiores consumidores mundiais. Promover o conhecimento destas substâncias, suas propriedades, riscos e benefícios é fundamental, pois servirá de base para tomadas de decisões quanto a sua utilização, evitando-se assim prejuízos aos ecossistemas. Esses fatos mostram a necessidade de se explorar esse tema no ensino. O principal objetivo deste trabalho foi investigar quais agrotóxicos utilizados na comunidade local e selecionar alguns conceitos na química orgânica no ensino médio e avaliar quali e quantitativamente como o tema “agrotóxicos no ensino de química” tem sido abordado em salas de aula no Brasil. Constatou-se que a temática ainda é pouco explorada, tendo maior incidência no último ano do ensino médio regular e ocorrendo principalmente em escolas rurais ou escolas urbanas com público predominantemente oriundo do meio rural. A pesquisa corrobora a importância de se explorar temas do cotidiano do aluno, de forma que ele perceba a presença da química em sua vida. |
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DESENHO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA DOS SOLOS: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM ATIVA |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniele Correia
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
- Rodrigo Funabashi Jorge
- Sinara München
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Resumo |
O Ensino de Química ainda se apresenta de forma descontextualizada, fragmentada e desperta pouco interesse em grande parte dos estudantes. Visando romper esse contexto, as teorias construtivistas de aprendizagem propõem a construção de novos conhecimentos integrando-os aos prévios e que o estudante participe ativamente da construção de seu conhecimento. As Metodologias Ativas são baseadas em teorias construtivistas, que de maneira oposta ao método tradicional de ensino, têm como foco o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Nesse sentido, buscamos desenvolver, implementar e avaliar um Desenho Metodológico Sobre a Química dos solos envolvendo o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) associada a Histórias em Quadrinhos (HQ) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, como ambiente virtual de aprendizagem foi criado um site para a organização e disponibilização gradual dos capítulos do produto educacional, o e-book − A Química dos Solos: Uma perspectiva de Aprendizagem Ativa, como material prévio de estudo para os estudantes. No contexto da temática trabalhada, foram desenvolvidas três histórias em quadrinhos, que foram trabalhadas em sala de aula. Este estudo quanto a abordagem é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, fundamentado nos princípios da Pesquisa Baseada em Design, do inglês, Design-Based Research (DBR). A pesquisa foi desenvolvida com 28 alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Rondonópolis – MT. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários, avaliação diagnóstica e HQ com resolução de problemas. Com base na análise dos resultados obtidos evidenciou-se que, apesar dos percalços enfrentados pelo ensino remoto, o Desenho Metodológico sobre a Química do Solo desenvolvido por meio da SAI associada a HQ e TDIC, contribuiu para a aprendizagem dos conceitos de Química. Além disso, as HQ tornaram as aulas mais atrativas e motivaram o interesse dos estudantes para apresentarem a solução dos problemas apresentados. |
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RADIOATIVIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alex Fonseca Souza
- Aloízio de Oliveira Soares
- Eduardo Luis Figueiredo de Lima
- Rodrigo Funabashi Jorge
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Simuladores são softwares computacionais programados para demonstrar situações análogas a conceitos científicos, representações submicroscópicas ou até fatos cotidianos por meio de imagens e animações, facilitando sua compreensão. A dificuldade na realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, seja por segurança, falta de estrutura, recursos ou mesmo por conta de o conteúdo tratar de um assunto complexo para a sua realização, pode ser resolvida pela utilização de simuladores computacionais, que necessitam de uma estrutura mais simples. Neste trabalho, buscamos realizar uma abordagem por dois meios, empregando a contextualização histórica juntamente com a utilização de simuladores para o ensino do conteúdo de Radioatividade. Em um primeiro momento, foram avaliados os livros didáticos aprovados para uso no ensino médio para compreender as diferentes maneiras propostas para trabalhar este conteúdo. Posteriormente, foram listadas e avaliadas as plataformas que oferecem simuladores gratuitos, assim como os simuladores nelas encontrados e que estão ligados diretamente ao conteúdo de Radioatividade. O intuito deste trabalho é incentivar a utilização dos simuladores como uma ferramenta para melhorar o ensino de química e não só do conteúdo proposto. Para tanto, foi elaborado um material didático, seguindo os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa, voltado ao professor de química, para utilização com seus alunos, propondo contextualização histórica por meio de textos, documentários contextualizados e vídeos explicativos que apresentam os recursos oferecidos pelas plataformas, bem como em seus simuladores, os quais podem ser acessados por meio dos QR Codes disponíveis no material. |
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HORTA ESCOLAR: UMA UEPS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS, BASES E pH |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
13/12/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pereira Duarte
- Daniele Correia
- Dario Xavier Pires
- Gleison Antonio Casagrande
- Lisiane Barcellos Calheiro
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Resumo |
As atuais orientações curriculares para o ensino de química demandam que os professores utilizem diferentes estratégias didáticas para promover a aprendizagem significativa. Nesse sentido, é cada vez maior a necessidade de contextualizar os conteúdos de Química de forma a cultivar o pensamento crítico dos estudantes sobre o mundo que os cerca. Nessa perspectiva, a horta escolar se mostra como um tema que desperta o interesse nos estudantes, podendo integrar a aprendizagem significativa como o cotidiano dos estudantes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um produto educacional com a temática horta escolar para o ensino de ácidos, bases e pH e submetê-lo à avaliação de professores de química da educação básica. O produto educacional desenvolvido é voltado ao professor de química, e possui textos e atividades experimentais para serem aplicadas junto aos estudantes. Os materiais sugeridos nas atividades propostas são de fácil acesso, possibilitando a aplicação na maioria das escolas. Vídeos dos experimentos e os roteiros em formato para impressão estão disponíveis em QR Code. A pesquisa foi de cunho qualitativo sem a intervenção do pesquisador, e o instrumento de coleta de dados foi do tipo formulário aberto, possibilitando aos participantes expressar suas opiniões a respeito do produto educacional. A análise dos dados possibilitou concluir que o produto educacional elaborado possui linguagem acessível, diagramação adequada e pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos de ácidos, bases e pH. |
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POLARÍMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE ATIVIDADE ÓPTICA E ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/09/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pereira Duarte
- Alex Fonseca Souza
- Eduardo Luis Figueiredo de Lima
- Onofre Salgado Siqueira
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
A contextualização dos conhecimentos de Química articulados com o cotidiano dos estudantes em uma abordagem experimental é uma prática pedagógica que tem sido amplamente discutida. Pesquisadores têm defendido as suas contribuições como estratégias facilitadoras para o aprendizado nas pesquisas de ensino de Química. Considerando a experimentação como recurso cognitivo capaz de aproximar o aprendizado de estereoquímica a um nível de maior compreensão para o estudante, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma técnica de aprendizagem significativa com a elaboração de material didático apropriado para uma atividade experimental utilizando um polarímetro de baixo custo desenvolvido para os estudos de atividade óptica e isomeria óptica em sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio de diversas escolas públicas e privadas. Os pressupostos teóricos que orientam a elaboração da proposta consideram as perspectivas da aprendizagem significativa de David Ausubel, os princípios da pesquisa científica como metodologia de ensino orientando o desenvolvimento das atividades experimentais. Para a análise dos dados obtidos durante a pesquisa foi utilizado a análise de conteúdo do caderno de bordo e abordagem estatística dos questionários estruturados utilizados na investigação sobre a evolução conceitual. Os resultados mostraram a relevância da experimentação com o material didático desenvolvido e a importância da utilização do polarímetro na aprendizagem da estereoquímica como ferramenta facilitadora na construção e promoção da aprendizagem significativa. |
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ÁGUA: HIPERTEXTO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE MOL E MASSA MOLAR EM ABORDAGEM DO CTSA |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/01/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Adriana Pereira Duarte
- Ivo Leite Filho
- Jandira Aparecida Simoneti
- Marco Antonio Utrera Martines
- Rodrigo Funabashi Jorge
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Resumo |
Diversos trabalhos apontam que os conceitos de Mol e Massa Molar não são corretamente compreendidos pelos estudantes no Ensino Médio, onde as principais dificuldades estão ligadas com a forma de relacionar tais conceitos com o cotidiano além das aulas, onde a memorização por meio de exercícios repetitivos e abordagens ultrapassadas contidas nos livros didáticos se tornam o principal recurso. O entendimento correto torna-se importante, pois permite a compreensão de um mundo microscópico no que diz respeito às relações quantitativas entre as substâncias presentes em uma reação química. Este trabalho tem como objetivo elaborar um produto para o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, e para isso foi utilizado um Hipertexto usando o tema água como norteador sob a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). O tema água em uma abordagem CTSA foi escolhido como motivação, pois apresenta-se com grande potencial para a problematização de diversos assuntos. Para o Ensino de Química, o tema água pode ser responsável por fazer a ponte com diversos conteúdos, dando ênfase na aprendizagem de forma contextualizada. A utilização do hipertexto ocorre porque permite ao estudante realizar a leitura de forma não linear, trazendo contribuições como maior dinamicidade e proporcionando um percurso com melhor descoberta de novas informações. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde a intenção é descrever e interpretar fatos. Para a construção deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico em artigos, dissertações e teses, sendo observadas na literatura as principais discussões sobre o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, tendo como público alvo professores de Química do Ensino Básico de Educação e seus estudantes. A elaboração do Hipertexto foi realizada no Microsoft Office PowerPoint, permitindo acesso a diversas informações, onde os slides estão organizados de forma que o estudante tenha autonomia para poder decidir quais caminhos irá seguir. Essa dissertação foi dividida em Introdução, onde é abordado o tema água e sua importância, como recurso natural indispensável para a vida no planeta. Em seguida, o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar trabalhado a partir da construção histórica, analogias, exercícios, e exemplos na forma de preâmbulos. O hipertexto segue a proposta dos Três Momentos Pedagógicos a partir das concepções de Paulo Freire, propondo o encaminhamento de um tema para ser trabalhado em sala de aula obedecendo três etapas: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como resultado, espera-se que o Hipertexto seja utilizado pelos professores como subsídio para as aulas de Química, sendo parte ou todo da estratégia para o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, mostrando-se como importante ferramenta a contribuir com o trabalho do professor.
Palavras-chaves: Ensino, Mol, Massa Molar, Hipertexto, Água.
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"PRESSÃO DE VAPOR": UMA PROPRIEDADE IMPORTANTE DA SUBSTÂNCIA |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/01/2021 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Alex Fonseca Souza
- Luzinatia Ramos Soares
- Patricia de Oliveira Figueiredo
- Rodrigo Funabashi Jorge
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre
eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de
pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns
métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos
corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano
do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades
coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas
do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma
sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a
utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de
Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer,
a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de
química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma
mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem”
em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à
história da pressão atmosférica, às unidades de Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre
eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de
pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns
métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos
corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano
do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades
coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas
do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma
sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a
utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de
Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer,
a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de
química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma
mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem”
em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à
história da pressão atmosférica, às unidades de pressão e também a uma
“simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas
brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis
relacionados ao tema pressão de vapor.pressão e também a uma
“simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas
brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis
relacionados ao tema pressão de vapor. |
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A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: OS DILEMAS E AS SUPERAÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/12/2020 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Daniele Correia
- Eduardo Luis Figueiredo de Lima
- Ivo Leite Filho
- Maria Ines de Affonseca Jardim
- Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
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Resumo |
A função da escola tem sido repensada constantemente, à medida que surgem novas demandas
para o educando do século XXI. A formação pretendida neste novo formato apresenta caráter
pluralista e dinâmica, com enfoque na autonomia e no protagonismo do estudante. Nesta
perspectiva, o desenvolvimento da pesquisa científica no ensino médio surge como ferramenta
pedagógica para o aprimoramento de habilidades cognitivas, estímulo à criatividade, formação
de senso crítico e reflexivo, além da concepção de respeito e de liberdade social. Por outro lado,
o estabelecimento da investigação científica na educação básica esbarra, entre muitos fatores,
na incapacidade do professor se identificar como pesquisador, e esta é muitas vezes oriunda de
uma formação em um ensino superior que não incentiva e prestigia o caráter pesquisador que
constitui a docência. Diante desta problemática, a presente pesquisa teve como objetivo
proporcionar a professores em formação, do curso de Licenciatura Plena em Química da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a experiência de planejar projetos de pesquisa
para futura aplicação e orientação em escolas da educação básica, além de avaliar as possíveis
contribuições dessa atividade para a formação destes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa
do tipo participante, foi realizada com treze acadêmicos matriculados na disciplina de Prática
de Ensino em Química III, que foram orientados entre os meses de outubro e dezembro de 2018,
a produzirem projetos de pesquisas sobre temas relacionados à química e viáveis de serem
desenvolvidos com estudantes do ensino médio. As intervenções contemplaram atividades
teóricas fundamentadas em materiais de apoio (que originaram o produto desta dissertação),
estudo dirigido, seminários e rodas de conversa. Ao final da disciplina, os licenciandos
entregaram e apresentaram seus projetos na forma de seminários. Os instrumentos de coleta de
dados foram questionários, entrevistas e diário de bordo. Os dados foram analisados por meio
da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a percepção dos licenciandos
sobre a importância da valorização e preparo do professor para o desenvolvimento de pesquisas
na educação básica. Com relação aos projetos de pesquisa, inicialmente, os licenciandos
apresentaram dificuldades que foram superadas ao longo das atividades de intervenção, como
a delimitação do tema, a escolha do problema e elaboração das hipóteses, além da busca e da
leitura de artigos científicos, bem como a escrita científica e o planejamento de ideias aplicáveis
na educação básica. Também, os licenciandos demonstraram interesse em uma futura aplicação
destes projetos na escola. Constatamos, que as ações realizadas ao longo das intervenções,
mudaram os hábitos de leitura e escrita dos acadêmicos durante a elaboração dos projetos, uma
vez que, inicialmente havia poucos relatos acerca da apreciação de textos científicos pelos
mesmos. Por fim, o material de apoio utilizado nas atividades de intervenção com os
licenciandos, foi transformado em um livro visando orientar os professores atuantes e em
formação sobre como desenvolver pesquisa científica na educação básica. Assim, espera-se que
as discussões proporcionadas por meio desta pesquisa, bem como o produto (fruto desta
dissertação), possam inspirar novos estudos sobre a inserção e valorização da pesquisa na
formação docente, contribuindo para o desenvolvimento profissional do professor, preparando-o para implementar a pesquisa na educação básica, e consequentemente, oportunizar aos
estudantes o contato com a iniciação científica. |
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CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PANC PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO PESQUISADOR |
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Curso |
Mestrado em Química em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/12/2020 |
Área |
QUÍMICA |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Rozemeire Corrêa da Silva
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Banca |
- Daniele Correia
- Eduardo Luis Figueiredo de Lima
- Ieda Maria Bortolotto
- Lisiane Barcellos Calheiro
- Walmir Silva Garcez
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Resumo |
Esta pesquisa relata a proposta e os resultados do Projeto Contribuições do Projeto PANC para a Formação do Aluno Pesquisador, o qual foi desenvolvido na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, e envolveu a participação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do projeto foi desenvolver práticas interdisciplinares associadas à metodologias ativas para identificar, reconhecer e estudar as PANC encontradas no entorno da escola com o intuito de fornecer um conhecimento inovador que inclua interpretação própria, formulação pessoal, saber pensar e aprender a aprender; entender que as plantas alimentícias podem ajudar a resolver o problema da fome no Brasil e no mundo. Após a implementação do projeto PANC, como produto final foi confeccionado um livro que apresenta o planejamento de todas as atividades interdisciplinares e um relato da experiência desenvolvida na escola destacando ainda, as plantas alimentícias não-convencionais mais encontradas na região do Bairro Monte Castelo. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos, fichas de coleta de dados, e para a análise de dados foram utilizadas tarefas, textos dissertativos e questionários. Podemos destacar como resultados, a maior interação entre os alunos, uma evolução quanto a desenvoltura, escrita, participação em relação às disciplinas envolvidas contribuindo assim para a formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas, o que sinaliza que a proposta interdisciplinar associada ao uso de metodologias ativas contribuiu na Química para a identificação da composição química de algumas substâncias presentes nas PANC, associando a fórmula estrutural de pelo menos um de seus compostos orgânicos às funções orgânicas; na Biologia com o estudo de sua taxonomia e qual parte da PANC pode ser consumida; na Língua Portuguesa com a produção de textos científicos e dissertativos; na Geografia com o estudo da região delimitada, objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estudo da fome no mundo e no Brasil; na Informática pesquisa em sites confiáveis e estudos sobre as PANC.
Palavras-chave: Educar pela pesquisa; Plantas alimentícias não-convencionais; metodologias ativas; aluno pesquisador; interdisciplinaridade.
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