Mestrado em Química em Rede Nacional

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Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO E-BOOK “UMA PROPOSTA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE AVOGADRO POR MEIO DA ELETRÓLISE DA ÁGUA”
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 06/03/2023
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Onofre Salgado Siqueira
Orientando(s)
  • José Alberto Melão dos Santos
Banca
  • Daniele Correia
  • Jorge Luiz Raposo Junior
  • Lincoln Carlos Silva de Oliveira
  • Marco Antonio Utrera Martines
  • Onofre Salgado Siqueira
Resumo
RADIOATIVIDADE: uma proposta para a aprendizagem significativa para o ensino de química.
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 20/01/2023
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Marco Antonio Utrera Martines
Orientando(s)
  • CLAUDEMAR FREDERICE
Banca
  • Adriana da Silva Posso
  • Adriana Pereira Duarte
  • Juliana Jorge
  • Luzinatia Ramos Soares
  • Marco Antonio Utrera Martines
Resumo Nos últimos anos a educação básica está passando por grande mudança. A Base Nacional
Comum Curricular tem como objetivo buscar nos alunos um projeto de vida de forma que
desenvolvam princípios éticos e políticos, sempre trabalhando o lado socioemocional para a
formação humana integral tendo como resultado o protagonismo estudantil. A disciplina de
Química requer uma atenção especial, pois além da teoria deve-se priorizar a prática, porque é
nesse momento que o aluno é estimulado a usar a imaginação na busca de uma explicação para
o fenômeno que está acontecendo. Além de chamar a atenção, a prática deve estar de acordo
com os objetivos a serem alcançados e assim enriquecer o saber de nossos alunos. Alguns
conteúdos, como a Radioatividade, por exemplo, são difíceis de serem demonstrados
experimentalmente por conta de sua complexidade experimental e custos elevados. Nos últimos
anos, a Plataforma Arduino, que consiste em uma placa projetada com um microcontrolador e
software livre, tem sido proposta como ferramenta no ensino, principalmente pelo seu baixo
custo e fácil programação. Assim sendo, este trabalho de dissertação de mestrado envolve o
desenvolvimento de metodologia para aula teórica e experimental de Radioatividade como uma
proposta didática significativa de aprendizagem do aluno para o ensino na disciplina de Química
do Ensino Médio. O objetivo é montar um produto teórico e prático, testando a Plataforma
Arduino, já programada para ser utilizada como contador Geiger-Müller em aulas experimentais
de Radioatividade para detectar radiação de objetos e minerais naturais brasileiros através de
pesquisa exploratória. O material foi aplicado a professores das escolas estaduais na Rede
Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – MS, e que avaliaram e validaram a eficácia do
produto. A avaliação e validação foi por meio de um questionário elaborado por mim, onde os
resultados dos dados analisados se deu por meio de somatória dos valores das respostas,
divididos pelo número de participantes, sendo que sessenta a cem por cento foi considerado
satisfatório, quarenta a cinquenta e nove por cento como insatisfatório, com revisão e alteração
de alguns pontos indesejados e abaixo de quarenta por cento como totalmente ruim e o projeto
repensado. Ao final do projeto, produzi um kit como material didático de baixo custo com parte
teórica e prática, contendo um contador Geiger-Müller e objetos que emitem radiação para serem
identificados em aulas experimentais de radioatividade.
Palavra-chave: Arduino; Material Didático; Experimento de Radioatividade; Ensino de
Química; Contador Geiger-Müller.
O Produto Educacional as Contribuições de Dalton para o Ensino de Química: o que Dizem os Professores de Química da Educação Básica?
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 19/12/2022
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Taniel Ferreira da Cruz
Banca
  • Daniele Correia
  • Marco Antonio Utrera Martines
  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
  • Rafael do Prado Apparecido
  • Saul Benhur Schirmer
Resumo O ensino do modelo de Dalton ainda é um desafio para professores da educação básica, pois, geralmente, limita-se à mera apresentação do modelo ou ainda a uma simplificação desse modelo por meio de analogias. Assim, o presente trabalho teve como objetivo produzir o produto educacional “Dalton e suas contribuições para o ensino de Química: uma proposta de Guia Didático” e avaliá-lo por professores de Química da educação básica de MS. O produto educacional foi construído com base nos conceitos das metodologias ativas de aprendizagem (MAA) com ênfase na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O produto educacional proposto configura-se como um guia didático e apresenta, de forma diferenciada, a abordagem das principais contribuições de Dalton para a Química, oferecendo ao professor atividades diversificadas. A pesquisa quanto à abordagem foi qualitativa sem intervenção. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, o inicial e o final, tendo o primeiro o objetivo de levantar o perfil dos professores participantes da pesquisa, e o segundo, investigar a visão dos professores de Química sobre o produto educacional. Com base nos resultados da pesquisa, é possível inferir que os professores contribuíram de forma significativa com questões didático-pedagógicas, discussões aprofundadas sobre a História da Ciência, sobre a epistemologia da ciência e com questões relacionadas ao cotidiano das escolas. Com relação ao potencial do material avaliado, os professores elencaram potencialidades como apresentar outras contribuições de Dalton que não seja somente o modelo representacional do átomo, a dinamicidade do material com a presença de links e QR Codes que facilita o manuseio do material e a forma como o material é apresentado. Por fim, defende-se a necessária participação de professores que estão lecionando na educação básica para a avaliação dos produtos educacionais como etapa fundamental na elaboração de materiais didáticos.
Alimentos e a Química: Uma Abordagem Investigativa voltada para Estudantes Surdos
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 15/12/2022
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Miriã Francine dos Santos Codignola
Banca
  • Carla Busato Zandavalli
  • Daniele Correia
  • Dario Xavier Pires
  • Sinara München
  • Walmir Silva Garcez
Resumo O ensino de química voltado a estudantes surdos deve oportunizar vivências que motivem o interesse pela cultura científica e contribuam para a formação de cidadãos críticos e corresponsáveis por solucionarem problemas do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo, analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a temática de alimentos e suas relações com o estudo introdutório de macronutrientes voltada a estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue. A pesquisa se deu no escopo da abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação participante, da gravação das aulas, das produções dos estudantes, dos questionários aplicados antes e após a SEI e da entrevista semiestruturada da tradutora intérprete da língua de sinais (TILS). Em cada etapa, buscou-se analisar as possibilidades de construção dos significados dos termos carboidratos, lipídios e proteínas a partir da temática de alimentos. Os resultados indicaram que a SEI possibilitou aos estudantes uma argumentação mais fundamentada e crítica, contribuindo para a identificação de macronutrientes nas refeições diárias e para a conscientização da importância de uma alimentação equilibrada em macronutrientes para o funcionamento do corpo, promovendo desenvolvimento intelectual e autonomia. Além disso, no contexto da sala de aula, o debate sobre a temática de alimentos e sua composição química, bem como a comunicação em uma perspectiva de ensino bilingue, mobilizaram processos de construção de conceitos científicos e promoveram maior envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades investigativas. Por fim, destacamos como resultado desta dissertação a produção do produto educacional intitulado “Uma sequência didática sobre carboidratos, lipídios e proteínas para estudantes surdos”, oferecendo aos professores de química que lecionam na educação básica um material complementar para aulas sobre introdução à composição química dos alimentos voltado a estudantes surdos.
PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA LEITE
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 12/01/2022
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Ivo Leite Filho
Orientando(s)
  • CENIR MORAES DE MIRANDA
Banca
  • Ivo Leite Filho
  • Nidia Franca Roque
  • Priscila Aiko Hiane
  • Raquel Pires Campos
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Da aproximação do homem mesolítico com o animal iniciou-se o processo de domesticação. Juntamente com a proteção oferecida, a pele, o osso e o leite animal passaram a fazer parte da rotina humana. Atualmente, a posição nacional em produção e consumo de leite assumem uma significação que não se reflete na realidade social ao que se refere a conhecimento técnico sobre essa matéria prima, uma vez que, apesar de crescente, o número de produtores leiteiros tem reduzido, notoriamente. Nas escolas de ensino médio, o livro didático, um dos principais instrumentos de ensino, utilizado por professores apresenta uma abordagem tímida sobre o tema sendo insuficiente para suprir a necessidade dos estudantes acerca do assunto. O leite faz parte da realidade social brasileira e isso também é notado no estado do Mato Grosso do Sul pela sua numerosa população rural, pelo desenvolvimento promissor da economia leiteira e pelas propostas de ensino da nova BNCC focada em projetos, regionalização e significação. Com objetivo de descrever a abordagem do tema leite nos livros do PNLD/2018 e elaborar ferramenta de ensino para suprir as lacunas encontradas acerca de identificação e nutrição alinhados a este produto, sob o olhar da ciência Química, este trabalho encontra afinidade com os conceitos da teoria da aprendizagem de Jerome Bruner, para fundamentar estudos de natureza qualitativa, que se fizeram por pesquisa bibliográfica. As 06 (seis) coleções em 03 (três) volumes que participaram do Guia do Livro Didático/2018 foram avaliadas sob o olhar dos "Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Química” que é um critério classificatório para inclusão do livro didático no GLD. Como parte complementar desta análise foi produzido um mapa mental baseado na transcrição de questionamentos formulados nos 03 (três) anos de ensino do Ensino Médio do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) durante anos de 2017 a 2019 e sob o prisma dos estudos de Buzan. Ao utilizar analise dos livros didáticos do PNDL/2018, ficou sedimentado que a análise de realidades em ambiente de aprendizagem, seja esse a sala de aula ou laboratório das escolas, acerca da temática leite, exerce uma possibilidade de relevância em discutir inúmeros conceitos de conhecimento da química. Estudos sobre a temática leite foi apresentado como Produto de ensino tendo como origem a presente dissertação de mestrado.
Palavras chave: Leite, livro didático, projetos

A Química das Especiarias e suas Correlações
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 29/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Walmir Silva Garcez
Orientando(s)
  • Julia Estéfane Martins de Abreu
Banca
  • Alex Fonseca Souza
  • Aloízio de Oliveira Soares
  • Ivo Leite Filho
  • Patricia de Oliveira Figueiredo
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Especiarias é um tema que imediatamente remete ao período das Grandes Navegações e à importância destes produtos para fomentar o comércio e a busca de riquezas. Disto decorreu a descoberta de rotas marítimas, de novas terras e uma visão integrada do planeta. “As Especiarias e suas Correlações com a Química Orgânica” é um produto educacional voltado para alunos do Ensino Médio que tem como ponto de partida as Especiarias e que se propõe a situar o leitor frente aos responsáveis pelas propriedades das Especiarias e outras plantas, de acordo com as substâncias químicas nelas presentes. Estas são designadas como metabólitos secundários e organizadas em classes, como alcaloides, terpenos, flavonoides, etc... Cada classe é produzida por uma rota metabólica própria, a partir de precursores, sendo o processo de produção designado como biossíntese. Numa planta as substâncias ocorrem em misturas complexas e para sua caracterização é necessário que ela seja purificada. A cromatografia, em suas diversas variáveis, é a técnica principal empregada na purificação destas substâncias. Uma vez purificada, a caracterização de sua estrutura química requer o uso de métodos físicos de análise, entre os quais se destaca a espectroscopia de ressonância magnética nuclear. São estes os temas abordados neste produto educacional, de uma maneira leve, numa forma mais gráfica que textual, tornando esse conjunto de informações, mediado pelo professor, acessível a um aluno do Ensino Médio.
A utilização de conceitos de química apresentados nos projetos finalistas da FETECMS como base do aplicativo para inserção de professores na ICJ
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 28/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Ivo Leite Filho
Orientando(s)
  • Fernando Henrique Dutra Pereira
Banca
  • Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  • Ivo Leite Filho
  • Luciano Elsinor Lopes
  • Onofre Salgado Siqueira
  • Walmir Silva Garcez
Resumo O presente trabalho trilha possibilidades de incentivar a metodologia da iniciação científica no
ensino de química e deriva de uma análise documental dos livros de resumo da Feira de
Tecnologia Engenharia e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), nas edições publicadas
entre o período de 2011 e 2019. A ciência e a tecnologia vêm cada vez mais fazendo parte do
conhecimento dos alunos e professores da educação básica. As feiras de ciências, por exemplo,
incentivam o crescimento pessoal e promovem meios para que o profissional estimule os
indivíduos ao aprendizado contínuo, capacitando-os para uma cultura científica e tecnológica
que pode colaborar significativamente no processo de educação dos jovens, tendo em vista que
a sala de aula não pode ser concebida apenas como espaço de reprodução dos conhecimentos
científicos já produzidos. Dessa forma, este trabalho almeja contribuir para inserção de novos
docentes na metodologia da ICJ (Iniciação Científica Júnior). A Iniciação Científica é a ocasião
em que o estudante, diante do que ele já conhece, utiliza-se desse conhecimento para produzir
ciência. É o momento da curiosidade conduzir a pesquisa na busca e na construção dos sentidos.
Em relação ao docente iniciante, o trabalho almeja propor uma forma mais simples de abordar
alguns temas e possibilitar o encontro com o resumo de projetos já desenvolvidos, por meio da
criação de um aplicativo. Para promover um alcance maior de pessoas, levando em
consideração que o smartphone está cada dia mais presente na vida dos cidadãos, este App tem
por objetivo propagar a ICJ no ensino de química, podendo também ser aplicado em outras
áreas do saber. Nesse aplicativo, o usuário terá possibilidade de localizar propostas de aula,
ideias para o início de um projeto, consultar diretamente o resumo do trabalho que lhe chamar
atenção, ou através de palavras-chave, a fim de proporcionar um aprendizado inicial aos
docentes que estão imergindo na ICJ.

Palavras-Chave: Incentivo. Ensino de Química. Iniciação Científica Júnior.
RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O SETOR SUCROALCOOLEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 27/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Ivo Leite Filho
Orientando(s)
  • Vagner Torres dos Santos
Banca
  • Alex Haroldo Jeller
  • Ivo Leite Filho
  • Luciano Elsinor Lopes
  • Onofre Salgado Siqueira
  • Walmir Silva Garcez
Resumo A temática sucroalcooleira é significativa no cenário nacional para educação em regiões com
esse perfil econômico. Isso é confirmado pela posição do Brasil no cenário mundial, onde
possui destaque por ser um dos maiores produtores de açúcar de cana-de-açúcar e etanol do
mundo. Em algumas regiões a presença de desse setor econômico é mais acentuada, como é o
caso da região Sudeste e Centro-Oeste do país. Os materiais didáticos, como os livros, não são
desenvolvidos levando em consideração as especificidades de cada região, pois, o Programa
Nacional de Livros Didáticos (PNLD), abrange a nível nacional a escolha dos Livros Didáticos
(LDs) aprovados. O presente trabalho objetivou a realização da análise dos experimentos de
Química, presentes em LDs de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LDCNT) e suas
relações com o setor sucroalcooleiro. O interesse para realização do desta dissertação partiu da
observação do pesquisador em sua experiência na indústria sucroalcooleira e como professor
de Química. Para alcançar o objetivo da dissertação, foi necessário identificar os LDs
pertencentes ao PNLD-2021, bem como os experimentos de Química presentes nos livros, para
então, proceder com a análise comparativa. Com os resultados da dissertação foi possível propor
um produto, Roteiro de Atividades Experimentais de Química sobre o Setor Sucroalcooleiro
para Ensino Médio, como ferramenta aos professores no ensino de Química. Para realização
deste trabalho, foram analisados 42 LDCNT, contemplando um total de 82 Atividades
experimentais de Química, sendo que, para análise foram feitas 10 questões que relacionam as
Atividades experimentais de Química com o setor sucroalcooleiro, bem como a relação com o
Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Os dados demonstraram, que a distribuição
das Atividades experimentais no decorrer dos LDs se apresenta forma não regular, além de
apresentarem muito superficialmente alguma relação com o setor sucroalcooleiro. Essas
lacunas, quanto a relação com as habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno e seu contexto
social, econômico e cultura, levou o pesquisador a propor um produto que venha a ser
ferramenta extra, aos professores de Química dessas regiões, onde a economia é voltada ao
setor sucroalcooleiro.
A QUÍMICA DOS AGROTÓXICOS E INSETICIDAS NATURAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 17/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Walmir Silva Garcez
Orientando(s)
  • Lilian Lane de Sousa Lima
Banca
  • Ivo Leite Filho
  • Luzinatia Ramos Soares
  • Maria José Camargo
  • Patricia de Oliveira Figueiredo
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas na agricultura. Com o aumento da produção agrícola, o Brasil tornou-se um de seus maiores consumidores mundiais. Promover o conhecimento destas substâncias, suas propriedades, riscos e benefícios é fundamental, pois servirá de base para tomadas de decisões quanto a sua utilização, evitando-se assim prejuízos aos ecossistemas. Esses fatos mostram a necessidade de se explorar esse tema no ensino. O principal objetivo deste trabalho foi investigar quais agrotóxicos utilizados na comunidade local e selecionar alguns conceitos na química orgânica no ensino médio e avaliar quali e quantitativamente como o tema “agrotóxicos no ensino de química” tem sido abordado em salas de aula no Brasil. Constatou-se que a temática ainda é pouco explorada, tendo maior incidência no último ano do ensino médio regular e ocorrendo principalmente em escolas rurais ou escolas urbanas com público predominantemente oriundo do meio rural. A pesquisa corrobora a importância de se explorar temas do cotidiano do aluno, de forma que ele perceba a presença da química em sua vida.
DESENHO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA QUÍMICA DOS SOLOS: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM ATIVA
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 15/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Natália Costa Rodrigues
Banca
  • Daniele Correia
  • Lisiane Barcellos Calheiro
  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
  • Rodrigo Funabashi Jorge
  • Sinara München
Resumo O Ensino de Química ainda se apresenta de forma descontextualizada, fragmentada e desperta pouco interesse em grande parte dos estudantes. Visando romper esse contexto, as teorias construtivistas de aprendizagem propõem a construção de novos conhecimentos integrando-os aos prévios e que o estudante participe ativamente da construção de seu conhecimento. As Metodologias Ativas são baseadas em teorias construtivistas, que de maneira oposta ao método tradicional de ensino, têm como foco o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Nesse sentido, buscamos desenvolver, implementar e avaliar um Desenho Metodológico Sobre a Química dos solos envolvendo o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) associada a Histórias em Quadrinhos (HQ) e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, como ambiente virtual de aprendizagem foi criado um site para a organização e disponibilização gradual dos capítulos do produto educacional, o e-book − A Química dos Solos: Uma perspectiva de Aprendizagem Ativa, como material prévio de estudo para os estudantes. No contexto da temática trabalhada, foram desenvolvidas três histórias em quadrinhos, que foram trabalhadas em sala de aula. Este estudo quanto a abordagem é qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, fundamentado nos princípios da Pesquisa Baseada em Design, do inglês, Design-Based Research (DBR). A pesquisa foi desenvolvida com 28 alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Rondonópolis – MT. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários, avaliação diagnóstica e HQ com resolução de problemas. Com base na análise dos resultados obtidos evidenciou-se que, apesar dos percalços enfrentados pelo ensino remoto, o Desenho Metodológico sobre a Química do Solo desenvolvido por meio da SAI associada a HQ e TDIC, contribuiu para a aprendizagem dos conceitos de Química. Além disso, as HQ tornaram as aulas mais atrativas e motivaram o interesse dos estudantes para apresentarem a solução dos problemas apresentados.
RADIOATIVIDADE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 14/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Rodrigo Funabashi Jorge
Orientando(s)
  • Bruno Ximenes Prates
Banca
  • Alex Fonseca Souza
  • Aloízio de Oliveira Soares
  • Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  • Rodrigo Funabashi Jorge
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Simuladores são softwares computacionais programados para demonstrar situações análogas a conceitos científicos, representações submicroscópicas ou até fatos cotidianos por meio de imagens e animações, facilitando sua compreensão. A dificuldade na realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, seja por segurança, falta de estrutura, recursos ou mesmo por conta de o conteúdo tratar de um assunto complexo para a sua realização, pode ser resolvida pela utilização de simuladores computacionais, que necessitam de uma estrutura mais simples. Neste trabalho, buscamos realizar uma abordagem por dois meios, empregando a contextualização histórica juntamente com a utilização de simuladores para o ensino do conteúdo de Radioatividade. Em um primeiro momento, foram avaliados os livros didáticos aprovados para uso no ensino médio para compreender as diferentes maneiras propostas para trabalhar este conteúdo. Posteriormente, foram listadas e avaliadas as plataformas que oferecem simuladores gratuitos, assim como os simuladores nelas encontrados e que estão ligados diretamente ao conteúdo de Radioatividade. O intuito deste trabalho é incentivar a utilização dos simuladores como uma ferramenta para melhorar o ensino de química e não só do conteúdo proposto. Para tanto, foi elaborado um material didático, seguindo os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa, voltado ao professor de química, para utilização com seus alunos, propondo contextualização histórica por meio de textos, documentários contextualizados e vídeos explicativos que apresentam os recursos oferecidos pelas plataformas, bem como em seus simuladores, os quais podem ser acessados por meio dos QR Codes disponíveis no material.
HORTA ESCOLAR: UMA UEPS PARA O ENSINO DE ÁCIDOS, BASES E pH
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 13/12/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Claysson Xavier da Silva
Banca
  • Adriana Pereira Duarte
  • Daniele Correia
  • Dario Xavier Pires
  • Gleison Antonio Casagrande
  • Lisiane Barcellos Calheiro
Resumo As atuais orientações curriculares para o ensino de química demandam que os professores utilizem diferentes estratégias didáticas para promover a aprendizagem significativa. Nesse sentido, é cada vez maior a necessidade de contextualizar os conteúdos de Química de forma a cultivar o pensamento crítico dos estudantes sobre o mundo que os cerca. Nessa perspectiva, a horta escolar se mostra como um tema que desperta o interesse nos estudantes, podendo integrar a aprendizagem significativa como o cotidiano dos estudantes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi elaborar um produto educacional com a temática horta escolar para o ensino de ácidos, bases e pH e submetê-lo à avaliação de professores de química da educação básica. O produto educacional desenvolvido é voltado ao professor de química, e possui textos e atividades experimentais para serem aplicadas junto aos estudantes. Os materiais sugeridos nas atividades propostas são de fácil acesso, possibilitando a aplicação na maioria das escolas. Vídeos dos experimentos e os roteiros em formato para impressão estão disponíveis em QR Code. A pesquisa foi de cunho qualitativo sem a intervenção do pesquisador, e o instrumento de coleta de dados foi do tipo formulário aberto, possibilitando aos participantes expressar suas opiniões a respeito do produto educacional. A análise dos dados possibilitou concluir que o produto educacional elaborado possui linguagem acessível, diagramação adequada e pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos de ácidos, bases e pH.
POLARÍMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE ATIVIDADE ÓPTICA E ISOMERIA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 16/09/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Walmir Silva Garcez
Orientando(s)
  • Silvio Mendes Mazarin
Banca
  • Adriana Pereira Duarte
  • Alex Fonseca Souza
  • Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  • Onofre Salgado Siqueira
  • Walmir Silva Garcez
Resumo A contextualização dos conhecimentos de Química articulados com o cotidiano dos estudantes em uma abordagem experimental é uma prática pedagógica que tem sido amplamente discutida. Pesquisadores têm defendido as suas contribuições como estratégias facilitadoras para o aprendizado nas pesquisas de ensino de Química. Considerando a experimentação como recurso cognitivo capaz de aproximar o aprendizado de estereoquímica a um nível de maior compreensão para o estudante, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma técnica de aprendizagem significativa com a elaboração de material didático apropriado para uma atividade experimental utilizando um polarímetro de baixo custo desenvolvido para os estudos de atividade óptica e isomeria óptica em sala de aula. A pesquisa foi realizada com estudantes do Ensino Médio de diversas escolas públicas e privadas. Os pressupostos teóricos que orientam a elaboração da proposta consideram as perspectivas da aprendizagem significativa de David Ausubel, os princípios da pesquisa científica como metodologia de ensino orientando o desenvolvimento das atividades experimentais. Para a análise dos dados obtidos durante a pesquisa foi utilizado a análise de conteúdo do caderno de bordo e abordagem estatística dos questionários estruturados utilizados na investigação sobre a evolução conceitual. Os resultados mostraram a relevância da experimentação com o material didático desenvolvido e a importância da utilização do polarímetro na aprendizagem da estereoquímica como ferramenta facilitadora na construção e promoção da aprendizagem significativa.
ÁGUA: HIPERTEXTO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE MOL E MASSA MOLAR EM ABORDAGEM DO CTSA
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 27/01/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Ivo Leite Filho
Orientando(s)
  • Keoma Mateus Bezerra
Banca
  • Adriana Pereira Duarte
  • Ivo Leite Filho
  • Jandira Aparecida Simoneti
  • Marco Antonio Utrera Martines
  • Rodrigo Funabashi Jorge
Resumo Diversos trabalhos apontam que os conceitos de Mol e Massa Molar não são corretamente compreendidos pelos estudantes no Ensino Médio, onde as principais dificuldades estão ligadas com a forma de relacionar tais conceitos com o cotidiano além das aulas, onde a memorização por meio de exercícios repetitivos e abordagens ultrapassadas contidas nos livros didáticos se tornam o principal recurso. O entendimento correto torna-se importante, pois permite a compreensão de um mundo microscópico no que diz respeito às relações quantitativas entre as substâncias presentes em uma reação química. Este trabalho tem como objetivo elaborar um produto para o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, e para isso foi utilizado um Hipertexto usando o tema água como norteador sob a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). O tema água em uma abordagem CTSA foi escolhido como motivação, pois apresenta-se com grande potencial para a problematização de diversos assuntos. Para o Ensino de Química, o tema água pode ser responsável por fazer a ponte com diversos conteúdos, dando ênfase na aprendizagem de forma contextualizada. A utilização do hipertexto ocorre porque permite ao estudante realizar a leitura de forma não linear, trazendo contribuições como maior dinamicidade e proporcionando um percurso com melhor descoberta de novas informações. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde a intenção é descrever e interpretar fatos. Para a construção deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico em artigos, dissertações e teses, sendo observadas na literatura as principais discussões sobre o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, tendo como público alvo professores de Química do Ensino Básico de Educação e seus estudantes. A elaboração do Hipertexto foi realizada no Microsoft Office PowerPoint, permitindo acesso a diversas informações, onde os slides estão organizados de forma que o estudante tenha autonomia para poder decidir quais caminhos irá seguir. Essa dissertação foi dividida em Introdução, onde é abordado o tema água e sua importância, como recurso natural indispensável para a vida no planeta. Em seguida, o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar trabalhado a partir da construção histórica, analogias, exercícios, e exemplos na forma de preâmbulos. O hipertexto segue a proposta dos Três Momentos Pedagógicos a partir das concepções de Paulo Freire, propondo o encaminhamento de um tema para ser trabalhado em sala de aula obedecendo três etapas: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como resultado, espera-se que o Hipertexto seja utilizado pelos professores como subsídio para as aulas de Química, sendo parte ou todo da estratégia para o ensino dos conceitos de Mol e Massa Molar, mostrando-se como importante ferramenta a contribuir com o trabalho do professor.
Palavras-chaves: Ensino, Mol, Massa Molar, Hipertexto, Água.
"PRESSÃO DE VAPOR": UMA PROPRIEDADE IMPORTANTE  DA SUBSTÂNCIA
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 25/01/2021
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Rodrigo Funabashi Jorge
Orientando(s)
  • Cecilia de Souza
Banca
  • Alex Fonseca Souza
  • Luzinatia Ramos Soares
  • Patricia de Oliveira Figueiredo
  • Rodrigo Funabashi Jorge
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre
eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de
pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns
métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos
corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano
do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades
coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas
do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma
sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a
utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de
Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer,
a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de
química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma
mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem”
em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à
história da pressão atmosférica, às unidades de Em nosso dia a dia, é comum observarmos diversos processos químicos, dentre
eles a evaporação, que está diretamente ligada ao que, em química, chamamos de
pressão de vapor. Trata-se de um conceito importante para entender alguns
métodos de obtenção de substâncias na indústria e compreender fenômenos
corriqueiros. Esse conceito geralmente é apresentado aos alunos do segundo ano
do ensino médio, dentro do referencial curricular, no conteúdo de propriedades
coligativas. Porém, esse conteúdo não faz parte dos currículos das escolas públicas
do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Deste modo, o presente trabalho é uma
sugestão para ser posta em prática no primeiro ano do ensino médio, com a
utilização de um recurso acessível. O produto apresentado ao Programa de
Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) objetiva oferecer,
a professores e estudantes, o uso de um hipertexto envolvendo conceitos de
química, a fim de auxiliar na construção do conhecimento pelos alunos de forma
mais significativa. O hipertexto foi escolhido por propor uma “trilha de aprendizagem”
em que o aluno, ao percorrê-la, terá acesso a conceitos de pressão de vapor, à
história da pressão atmosférica, às unidades de pressão e também a uma
“simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas
brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis
relacionados ao tema pressão de vapor.pressão e também a uma
“simulação”, completando, assim, os recursos presentes nas escolas públicas
brasileiras e sanando, até certo ponto, a escassez de materiais disponíveis
relacionados ao tema pressão de vapor.
A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: OS DILEMAS E AS SUPERAÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 22/12/2020
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Wilian da Silva Nunes
Banca
  • Daniele Correia
  • Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  • Ivo Leite Filho
  • Maria Ines de Affonseca Jardim
  • Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
Resumo A função da escola tem sido repensada constantemente, à medida que surgem novas demandas
para o educando do século XXI. A formação pretendida neste novo formato apresenta caráter
pluralista e dinâmica, com enfoque na autonomia e no protagonismo do estudante. Nesta
perspectiva, o desenvolvimento da pesquisa científica no ensino médio surge como ferramenta
pedagógica para o aprimoramento de habilidades cognitivas, estímulo à criatividade, formação
de senso crítico e reflexivo, além da concepção de respeito e de liberdade social. Por outro lado,
o estabelecimento da investigação científica na educação básica esbarra, entre muitos fatores,
na incapacidade do professor se identificar como pesquisador, e esta é muitas vezes oriunda de
uma formação em um ensino superior que não incentiva e prestigia o caráter pesquisador que
constitui a docência. Diante desta problemática, a presente pesquisa teve como objetivo
proporcionar a professores em formação, do curso de Licenciatura Plena em Química da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a experiência de planejar projetos de pesquisa
para futura aplicação e orientação em escolas da educação básica, além de avaliar as possíveis
contribuições dessa atividade para a formação destes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa
do tipo participante, foi realizada com treze acadêmicos matriculados na disciplina de Prática
de Ensino em Química III, que foram orientados entre os meses de outubro e dezembro de 2018,
a produzirem projetos de pesquisas sobre temas relacionados à química e viáveis de serem
desenvolvidos com estudantes do ensino médio. As intervenções contemplaram atividades
teóricas fundamentadas em materiais de apoio (que originaram o produto desta dissertação),
estudo dirigido, seminários e rodas de conversa. Ao final da disciplina, os licenciandos
entregaram e apresentaram seus projetos na forma de seminários. Os instrumentos de coleta de
dados foram questionários, entrevistas e diário de bordo. Os dados foram analisados por meio
da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a percepção dos licenciandos
sobre a importância da valorização e preparo do professor para o desenvolvimento de pesquisas
na educação básica. Com relação aos projetos de pesquisa, inicialmente, os licenciandos
apresentaram dificuldades que foram superadas ao longo das atividades de intervenção, como
a delimitação do tema, a escolha do problema e elaboração das hipóteses, além da busca e da
leitura de artigos científicos, bem como a escrita científica e o planejamento de ideias aplicáveis
na educação básica. Também, os licenciandos demonstraram interesse em uma futura aplicação
destes projetos na escola. Constatamos, que as ações realizadas ao longo das intervenções,
mudaram os hábitos de leitura e escrita dos acadêmicos durante a elaboração dos projetos, uma
vez que, inicialmente havia poucos relatos acerca da apreciação de textos científicos pelos
mesmos. Por fim, o material de apoio utilizado nas atividades de intervenção com os
licenciandos, foi transformado em um livro visando orientar os professores atuantes e em
formação sobre como desenvolver pesquisa científica na educação básica. Assim, espera-se que
as discussões proporcionadas por meio desta pesquisa, bem como o produto (fruto desta
dissertação), possam inspirar novos estudos sobre a inserção e valorização da pesquisa na
formação docente, contribuindo para o desenvolvimento profissional do professor, preparando-o para implementar a pesquisa na educação básica, e consequentemente, oportunizar aos
estudantes o contato com a iniciação científica.
CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PANC PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO PESQUISADOR
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 22/12/2020
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Rozemeire Corrêa da Silva
Banca
  • Daniele Correia
  • Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  • Ieda Maria Bortolotto
  • Lisiane Barcellos Calheiro
  • Walmir Silva Garcez
Resumo Esta pesquisa relata a proposta e os resultados do Projeto Contribuições do Projeto PANC para a Formação do Aluno Pesquisador, o qual foi desenvolvido na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, e envolveu a participação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo do projeto foi desenvolver práticas interdisciplinares associadas à metodologias ativas para identificar, reconhecer e estudar as PANC encontradas no entorno da escola com o intuito de fornecer um conhecimento inovador que inclua interpretação própria, formulação pessoal, saber pensar e aprender a aprender; entender que as plantas alimentícias podem ajudar a resolver o problema da fome no Brasil e no mundo. Após a implementação do projeto PANC, como produto final foi confeccionado um livro que apresenta o planejamento de todas as atividades interdisciplinares e um relato da experiência desenvolvida na escola destacando ainda, as plantas alimentícias não-convencionais mais encontradas na região do Bairro Monte Castelo. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram utilizados registros fotográficos, fichas de coleta de dados, e para a análise de dados foram utilizadas tarefas, textos dissertativos e questionários. Podemos destacar como resultados, a maior interação entre os alunos, uma evolução quanto a desenvoltura, escrita, participação em relação às disciplinas envolvidas contribuindo assim para a formação de alunos mais autônomos, seguros e preparados para realizar novas pesquisas, o que sinaliza que a proposta interdisciplinar associada ao uso de metodologias ativas contribuiu na Química para a identificação da composição química de algumas substâncias presentes nas PANC, associando a fórmula estrutural de pelo menos um de seus compostos orgânicos às funções orgânicas; na Biologia com o estudo de sua taxonomia e qual parte da PANC pode ser consumida; na Língua Portuguesa com a produção de textos científicos e dissertativos; na Geografia com o estudo da região delimitada, objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estudo da fome no mundo e no Brasil; na Informática pesquisa em sites confiáveis e estudos sobre as PANC.

Palavras-chave: Educar pela pesquisa; Plantas alimentícias não-convencionais; metodologias ativas; aluno pesquisador; interdisciplinaridade.
EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADE E DESAFIOS
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 21/12/2020
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Higor Ribeiro Borher
Banca
  • Daniele Correia
  • Ivo Leite Filho
  • Lisiane Barcellos Calheiro
  • Marco Antonio Utrera Martines
  • Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
Resumo A presente pesquisa apresenta possibilidades de inserção da experimentação investigativa na formação inicial de professores de Química. Para tanto, foi realizada uma intervenção didática na disciplina de estágio obrigatório I, do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo da pesquisa foi oportunizar aos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMS, a experiência de vivenciar, elaborar e aplicar aulas experimentais investigativas, no contexto do estágio o obrigatório. Este estudo é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante e utilizou como instrumentos de coleta de dados, depoimentos, entrevistas, questionários, diários de bordos e relatórios. Os dados foram analisados a partir das situações-limite propostas por Paulo Freire e referenciais teóricos da área de Química. Com base na análise dos resultados, podemos inferir que, inicialmente, os licenciandos desconheciam o que é e como se elabora uma atividade experimental investigativa, bem como, apresentaram insegurança e dificuldades na elaboração de roteiros experimentais investigativos, principalmente, na criação das situações-problema. Tais dificuldades foram superadas à medida que os licenciandos vivenciaram práticas experimentais de diferentes níveis de investigação, desenvolvidas ao longo da intervenção na disciplina de estágio obrigatório I, e foram desafiados a elaborar e implementar atividades investigativas de nível 1 na regência em sala de aula. Assim, quando ao futuro professor é oportunizado vivenciar práticas investigativas na formação inicial, possivelmente, ele será um disseminador de tais práticas quando estiver atuando na escola. Esperamos que os resultados deste estudo, possam inspirar novas pesquisas sobre a experimentação investigativa na formação do professor de Química. Por fim, entendemos que as atividades investigativas devem ser incentivadas e valorizadas no contexto da formação inicial e, que o licenciando seja preparado para desenvolvê-las nas condições reais de ensino.

Palavras-chaves: experimentação investigativa; ensino de química; ensino superior; estágio obrigatório.
QUÍMICA FORENSE E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA AS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 21/12/2020
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Daniele Correia
Orientando(s)
  • Carla Cristina Francez
Banca
  • Daniele Correia
  • Dario Xavier Pires
  • Ivo Leite Filho
  • Sinara München
  • Walmir Silva Garcez
Resumo A ciência forense é uma área que fornece suporte às investigações, civis e criminais, de
forma que crimes e conflitos possam ser solucionados a partir de métodos e técnicas de
análise de vestígios, possuindo diversos segmentos, como engenharia forense,
arqueologia forense, entre outros. Neste trabalho, escolhemos uma das ramificações
dessa ciência como objeto de estudo: a química forense, que utiliza conceitos químicos
para análise, classificação e determinação de substâncias presentes em locais de
possíveis crimes, buscando desvendá-los. A química forense possibilita elo entre a
disciplina de química do ensino médio em diversas atividades, sendo assim, buscamos
em um levantamento bibliográfico compreender como essa área forense tem sido
explorada no âmbito educacional, percebemos a carência de trabalhos que abordem
conteúdos de química de maneira contextualizada com a área forense e que não sejam
apenas atividades lúdicas, como experimentos forenses desvinculados do conteúdo
químico, mas sim que agreguem na construção do conhecimento científico. Logo,
desenvolvemos um material com potencial para proporcionar aproximação da disciplina
de química a situações relacionadas a realidade do aluno, utilizando a química forense
como norte, onde através do estímulo da curiosidade e da investigação possibilite
favorecer a aprendizagem de conteúdos da disciplina. Para tanto, construímos um
produto educacional, voltado ao professor de química, para aplicação com seus alunos,
com foco em atividades experimentais investigativas e estudo de casos aliadas à química
forense. Nos preocupamos em fornecer um material com diversas atividades e que se
adequasse a realidade de muitas escolas, onde não há laboratório de química ou o acesso
a reagentes é limitado. Por isso, vídeos dos experimentos forenses estão disponíveis em
QR Code no material, além dos roteiros dos experimentos, no formato para impressão,
em QR Code, entrevista com um perito criminal, análise de seriados investigativos
forenses e estudo de casos. Dessa maneira, as atividades aqui propostas buscam oferecer
autonomia aos estudantes, valorizando a experimentação investigativa associada ao
estudos de casos, como forma de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos
conteúdos químicos.
Palavras-chave: química forense, ciência forense, ensino de química, experimentação
investigativa, estudo de casos.
QUÍMICA ORGÂNICA: UMA ABORDAGEM COMPLEMENTAR POR INSTRUÇÃO PROGRAMADA
Curso Mestrado em Química em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 27/10/2020
Área QUÍMICA
Orientador(es)
  • Walmir Silva Garcez
Orientando(s)
  • Vitor Paulo Vianna
Banca
  • Alex Fonseca Souza
  • Ivo Leite Filho
  • Marco Antonio Utrera Martines
  • Nidia Franca Roque
  • Walmir Silva Garcez
Resumo O presente trabalho tem por objetivo oferecer um instrumento de auxílio no processo
de ensino/apredizagem de Química Orgânica no Ensino Médio. Ele é organizado em
duas partes, sendo que a parte inicial corresponde à apresentação geral, situando-o
no contexto teórico, e aos resultados da avaliação de tópicos selecionados, por
professores de Química do Ensino Médio. A segunda parte consiste num material
instrucional destinado a alunos do terceiro ano, que já tiveram acesso aos
fundamentos de Química Orgânica. Constitui-se numa ferramenta de revisão e
complementação das aulas, mas pode ser útil aos professores, também, trazendo
uma sequência que sugere a abordagem a ser adotada no desenvolvimento das aulas
desta disciplina. Esta segunda parte é estruturada com uma introdução e o
desenvolvimento dos tópicos, contendo um pequeno texto de apresentação e
fundamentação e, a seguir, uma sequência de perguntas e respostas dispostas em
uma tabela com duas colunas. A coluna da esquerda contém as perguntas e a da
direita tem as respostas. Porém, as respostas são posicionadas numa linha abaixo
em relação às perguntas correspondentes, de forma que, utilizando um cartão ou folha
cobrindo a linha da resposta, o leitor poderá ler a pergunta e tentar respondê-la. A
seguir, deverá deslocar o cartão ou folha para a próxima linha, onde terá acesso à
resposta, na coluna da direita, e à nova pergunta, na coluna da esquerda. São 13
capítulos tratando das principais funções orgânicas e um capítulo final relacionando
as estruturas de medicamentos com aspectos gerais da disciplina. A avaliação pelos
pares indicou que o material é útil para ser utilizado por alunos do Ensino Médio,
apresentando sequência lógica em seus tópicos, e o nível dos textos foi considerado
apropriado para o ensino de Química Orgânica. A disposição das perguntas e
respostas nas tabelas, como sugerido por Skinner, a chamada Instrução Programada,
conduz o aluno, evoluindo de forma gradual numa complexidade crescente, de uma
forma prática. Assim, os conceitos são revisados e informações conexas são tornadas
acessíveis.
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